Academic literature on the topic 'Sistemas elétricos de potência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistemas elétricos de potência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistemas elétricos de potência"

1

Oliveira, Ricardo Vasques de, Rodrigo Andrade Ramos, and Newton Geraldo Bretas. "Controlador robusto multiobjetivo para o amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 16, no. 3 (September 2005): 290–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592005000300003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe a aplicação de técnicas de controle robusto para o desenvolvimento de uma metodologia sistemática de projeto de controladores multiobjetivo para o amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. A técnica de controle adotada considera as incertezas referentes às variações das condições de operação do sistema elétrico de potência. A imposição de um limite superior para a energia da saída do sistema em malha fechada e o posicionamento regional de pólos são utilizados como objetivos de projeto na metodologia proposta. O limite superior para a energia da saída é proposto como índice de desempenho no projeto de controlador de amortecimento para sistemas de potência. A metodologia de projeto é estruturada de forma a gerar controladores que atendam a vários requisitos práticos do problema de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. Os resultados obtidos demonstram a eficiência dos controladores projetados pela metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Christo, Eliane da Silva, and Reinaldo Castro Souza. "Uma abordagem estatística para a previsão de potência reativa em sistemas elétricos." Pesquisa Operacional 26, no. 2 (August 2006): 361–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382006000200008.

Full text
Abstract:
As previsões das potências ativa e reativa se constituem numa ferramenta de extremo valor na monitoração de Sistemas de Energia Elétrica. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo, apresentar uma nova técnica de previsão horária de potência reativa a curto prazo, por subestação, baseado na linearidade existente entre as potências ativa e reativa, ou seja, a potência reativa pode ser explicada diretamente pela potência ativa através de uma regressão linear. A fim de melhorar o desempenho da previsão, são incorporadas ao modelo simples, variáveis defasadas das potências acopladas a uma correção para autocorrelação serial (Método Iterativo de Cochrane-Orcutt). E, além disso, como os dados de potência reativa apresentam comportamento heterocedástico, o método de estimação dos coeficientes do modelo por mínimos quadrados não se mostra adequado, por isso, foi utilizada uma solução robusta conhecida como mínimos quadrados reponderados iterativamente (IRLS). A previsão de potência reativa a curto-prazo é dividida em "in sample" e "out of sample", onde esta é aplicada a períodos horários em até um mês à frente. Com intuito de aumentar a precisão dos resultados, os dados são classificados através de uma rede neural não supervisionada conhecida como mapas auto-organizáveis de Kohonen (SOM).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

VIAN, ÂNGELO. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Sistemas de transmissão e a transmissão a longa distância: conceitos básicos." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 42–45. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1949.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda, em termos gerais, os sistemas de transmissão de energia elétrica em vários de seus aspectos mais importantes, sob os pontos de vista técnico e econômico. Relativamente a este último, procura-se dar um panorama amplo do problema, considerando-se sempre duas alternativas de geração de energia elétrica: localmente, junto aos centros de consumo, ou remotamente, onde se verifica a existência de recursos energéticos exploráveis a baixo custo. Sem se aprofundar em nenhum dos tópicos abordados, oferece-se uma visão geral sobre a estrutura de um sistema elétrico de potência, sobre sistemas elétricos isolados e interligados e sobre alguns aspectos operativos de uma rede elétrica. Também são abordados os tipos básicos de transmissão (em corrente alternada e em contínua). Um enfoque especial é dado à transmissão a distâncias extremamente longas (acima de 1000 km), aqui designada por "muito longa distância", associados de interesses, exemplos envolvendo o sistema elétrico nacional brasileiro são mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Junior, Jason Paulo Tavares Faria. "Laboratório Virtual de um Sistema Elétrico de Alta Potência Virtual laboratory of an Electrical system of High Power." Cadernos UniFOA 4, no. 10 (March 27, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v4i10.962.

Full text
Abstract:
Neste Trabalho foi utilizado a Realidade Virtual (Oh, Ji-Young e Stverzlinger, Wolfgang) e suas aplicações no processo de ensino/aprendizado (Pinheiro, C.D.B., Ribeiro Filho, M.), onde se pretende utilizar as potencialidades provenientes da Realidade Virtual (RV) para auxiliar o ensino e o treinamento de profissionais da área de sistemas elétricos de alta potência. O usuário poderá observar o comportamento do sistema em tempo real, alterando a potência elétrica e a posição da visualização dos fenômenos com total segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bizarria, Francisco Carlos Parquet, José Walter Parquet Bizarria, Rogerio Oliveira De Paula, and Mauricio Dos Santos. "INTERFACE GRÁFICA PARA SUPERVISIONAR POTÊNCIAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS." Engevista 19, no. 4 (October 9, 2017): 1065. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i4.926.

Full text
Abstract:
A energia elétrica é um dos insumos básicos que as atuais indústrias utilizam com a finalidade de fabricar bens para atender os mercados consumidores. Decorrente dos elevados custos financeiros que estão envolvidos na implantação e utilização dos sistemas de potência elétrica, as concessionárias instituem regulamentos que devem ser atendidos pelos seus clientes para o consumo dessa energia, sob pena de aplicação de multas. Dentre esses regulamentos, há uma categoria que está relacionada com o valor da demanda contratada pelo cliente. Esse valor pode ser utilizado de maneira contínua no período estabelecido em contrato, entretanto, se for ultrapassado, será cobrada multa do cliente. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de interface gráfica para supervisionar as potências de circuitos elétricos, a fim de auxiliar a identificação de horários, períodos e cargas que excedem os valores preestabelecidos para consumos de potências. As janelas dessa interface gráfica contêm recursos que permitem ao seu usuário parametrizar faixas de valores de potências que são consideradas normais e anômalas, supervisionar o consumo de potências dos circuitos, gerar arquivo com histórico do consumo de potência, e sinalizar a ocorrência de alarmes. A validação dos recursos da interface gráfica foi obtida por meio de testes práticos executados em protótipo dedicado para esse fim. Os resultados positivos obtidos nesses testes sugerem que a interface proposta, quando for integrada no sistema de distribuição de energia elétrica, será capaz de auxiliar a tarefa de identificar os circuitos que excedem valores preestabelecidos de potências, e dessa forma, contribuir para minimizar a incidência de multas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreto, Miguel, and Jacqueline G. Rolim. "Análise automática de oscilografias em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 4 (August 2010): 347–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000400003.

Full text
Abstract:
Atualmente os registradores digitais de perturbação estão presentes na maioria das instalações dos sistemas elétricos de potência. Estes equipamentos realizam um monitoramento constante do sistema buscando registrar eventuais distúrbios significativos em grandezas como tensões e correntes. A análise da grande quantidade de dados fornecida por estes equipamentos tem se tornado um desafio para os engenheiros analistas, os quais devem priorizar parte dos registros uma vez que não há tempo hábil para que todos os dados sejam verificados. Desta forma, os registros relativos a ocorrências graves, como desligamentos de geradores ou linhas de transmissão, devem ser analisados em primeira instância. Neste artigo é apresentada uma abrangente revisão bibliográfica relacionada com aplicações de metodologias de análise automática de oscilografias e das técnicas mais utilizadas atualmente. Assim, espera-se que a partir deste artigo o leitor possa adquirir os fundamentos necessários para iniciar o desenvolvimento de esquemas que visem auxiliar os engenheiros especialistas na árdua tarefa de analisar e classificar oscilografias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Luiz F. C. de, Regis de C. Ferreira, Rogério de A. Almeida, Engler J. V. Lobato, and Antônio M. de M. Medeiros. "Potencial de redução do consumo de energia elétrica pela utilização de aquecedores solares no Estado de Goiás." Engenharia Agrícola 28, no. 3 (September 2008): 406–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000300002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a viabilidade técnica da redução do uso de energia elétrica pela substituição dos chuveiros elétricos por aquecedores solares e apresenta uma análise da redução do custo mensal de energia elétrica para os diferentes municípios de Goiás. Por meio do processamento de dados climatológicos e com o auxílio do aplicativo de informações geográficas SPRING®, foram calculados os valores de irradiâncias (MJ m-2 anual-1) e do número de horas anuais de brilho solar sobre a superfície da Terra e no topo da atmosfera, respectivamente, para os municípios do Estado de Goiás. Com base em dados censitários, calcularam-se o consumo médio de energia elétrica mensal por domicílio (kWh mês-1) e o total anual (kWh ano-1). Analisou-se a redução do custo mensal de energia elétrica por domicílio pela substituição de chuveiros elétricos com diferentes potências comerciais por aquecedores solares. Analisaram-se, ainda, a redução da vazão que passa na turbina (m³ s-1) da principal usina hidrelétrica de Goiás e a relação entre a redução da potência total anual (kW) e a potência gerada por essa usina (kW). Procedeu-se, finalmente, à análise econômica, avaliando-se a relação custo/benefício da substituição proposta. Os resultados mostraram redução média mensal da conta de energia de R$ 36,92 e média de 13 meses para o retorno do capital investido. Pôde-se concluir pela viabilidade técnica, econômica e ambiental da substituição dos chuveiros elétricos pelos sistemas aquecedores/reservatórios térmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Flávio V., Márcio P. Vinagre, José L. R. Pereira, and Paulo N. Garcia. "Fluxo de carga em sistemas que apresentam linhas de potência natural elevada (LPNE)." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 3 (September 2002): 290–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000300007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um procedimento preciso para o cálculo de fluxo de carga em sistemas elétricos de potência nos quais estão presentes linhas de potência natural elevada (LPNE). A metodologia consiste no uso do fluxo de potência trifásico em coordenadas de fase para solução de um subsistema onde os efeitos dos desequilíbrios causados pelas linhas LPNEs são mais acentuados. Para o restante do sistema adota-se o tradicional fluxo de carga de seqüência positiva. O modelo proposto foi validado usando-se o sistema de 57 barras do IEEE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barreiros, José A. L., André M. D. Ferreira, Walter Barra Jr., Carlos Tavares-da-Costa Jr., and Rafael Suzuki Bayma. "Estabilizador neural não-linear para sistemas de potência treinado por rede de controladores lineares." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 2 (June 2006): 115–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000200001.

Full text
Abstract:
A utilização de Estabilizadores de Sistemas de Potência (ESP), para amortecer oscilações eletromecânicas de pequena magnitude e baixa freqüência, é cada vez mais importante na operação dos modernos sistemas elétricos. Estabilizadores convencionais, com estrutura e parâmetros fixos, têm sido utilizados com essa finalidade há algumas décadas, porém existem regiões de operação do sistema nas quais esses estabilizadores lineares não são tão eficientes, especialmente quando comparados com estabilizadores projetados através de modernas técnicas de controle. Um ESP Neural, treinado a partir de um conjunto de controladores lineares locais, é utilizado para investigar em quais regiões de operação do sistema elétrico o desempenho do estabilizador a parâmetros fixos é deteriorada. O melhor desempenho do ESP Neural nessas regiões de operação, quando comparado com o ESP convencional, é demonstrado através de simulações digitais não-lineares de um sistema do tipo máquina síncrona conectada a um barramento infinito e de um sistema com quatro geradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Daniel, Renato M. Monaro, Denis V. Coury, and Mário Oleskovicz. "Filtragem adaptativa para a estimação da freqüência em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 2 (June 2008): 226–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000200010.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta um método para a estimação da freqüência em sistemas elétricos de potência utilizando filtros adaptativos baseados no método dos mínimos quadrados (MMQ). A análise do sistema de potência é realizada através da conversão das tensões trifásicas em um sinal complexo pela aplicação da transformada α β, sendo este direcionado ao algoritmo de filtragem adaptativa. As simulações computacionais, assim como a modelagem dos equipamentos, foram realizadas utilizando-se do software ATP (Alternative Transients Program). Este teve por objetivo, gerar dados das mais diversas e distintas situações para a verificação e análise da metodologia proposta, em comparação a resultados obtidos de um determinado relé comercial, habilitado à supervisão da freqüência do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistemas elétricos de potência"

1

Silva, Lazaro Eduardo da. "Tecnologias WEB aplicadas aos sistemas elétricos de potência." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18154/tde-04102010-153801/.

Full text
Abstract:
A utilização de equipamentos digitais e de meios de comunicação de dados, na conexão entre os dispositivos de uma subestação de energia elétrica oportunizam o uso de tecnologias para aprimorar e elevar as potencialidades de controle e supervisão do sistema elétrico de potência. As concessionárias de energia elétrica demandam altos investimentos na construção e implantação de sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados. A partir destes sistemas é possível visualizar em um mapa da rede elétrica, os pontos de instalação dos relés e os status do seu funcionamento, possibilitando a concretização de um diagnóstico e o controle destes equipamentos. A World Wide Web se tornou um meio conveniente para acesso às informações devido ao fato dos browsers serem capazes de integrar diferentes serviços de rede em uma única e amigável interface com o usuário. A implementação de um sistema de supervisão e controle utilizando tecnologias web gratuitas pode, com custo competitivo, agregar dados que estejam dispostos geograficamente, em uma plataforma computacional ergonômica, coesa e flexível, provendo acesso aos mesmos a partir de qualquer dispositivo conectado a Internet. Como resultado deste trabalho, foi implementado um sistema Web de controle e supervisão de um bay típico de saída de linha com interface simples, geração de relatórios pertinentes e anunciação de eventos. Foi implementado um segundo sistema Web de supervisão de uma lógica de corte e restabelecimento de cargas conhecido como ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) que, utilizando recursos distribuídos, exibe em uma interface intuitiva as regiões de atuação dos estágios de cortes, anunciando os eventos e gerando relatórios de interesse. Por fim, foi desenvolvido um sistema de aquisição de dados de frequência e tensão de um medidor de qualidade da energia elétrica, construção de gráficos com os dados variantes no tempo, exportação dos dados de acordo com um período selecionado e implementação de uma rede neural perceptron multicamadas Time Delay Neural Network para predição dos valores de frequência futuros. As aplicações de supervisão e controle do sistema elétrico foram desenvolvidas com tecnologias Web e testadas em uma rede Intranet, de forma a avaliar a pertinência da implementação de aplicações para o sistema elétrico de potência, que podem ser acessadas de um browser padrão. Cabe ressaltar que todo sistema desenvolvido foi testado em equipamentos reais que fazem parte de uma estrutura laboratorial disponível, aos alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica onde duas subestações com relés digitais comerciais são simuladas em bastidores interligados por um backbone de fibra óptica, os quais estão conectados a rede local do laboratório, permitindo o acesso remoto aos equipamentos. Tais sistemas, por estarem em plataforma Web, podem agregar recursos, que estão distribuídos, na construção de interfaces amigáveis e intuitivas, além da disponibilidade de acesso a informação de qualquer ponto conectado à Internet que uma aplicação Web oportuniza.
The use of digital equipment and data communication for the connection of the devices in an electric power substation provides the implementation of new technologies to improve and upgrade the potentialities of control and supervision of an electrical power system. The utilities demand high investments in the establishment and implementation of supervision, control and data acquisition systems. Based on these systems, it is possible to visualize a map of the electrical network, the installation points of digital relays and the status of their functions, making it possible the diagnosis and control of such equipment. The World Wide Web started a convenient access to information due to the friendly interface with the user. The implementation of a supervising and control system using free web technologies can, in a competitive cost, join data which are geographically available to an ergonomic computational platform and also provides access to the users from any device connected to the web. As a result of this work, a supervision Web control System of a typical bay with a simple interface was set up, as well as the development of reports and announcement of events. A second network supervision system for cutting load and for power reestablishment, known as regional load relief scheme, was implemented. Finally, a voltage and frequency data acquisition system from a power quality equipment with time varying graphics was developed as well as a implementation of a multiple neural perception net (Time Delay Neural Network) in order to predict future values of the frequency. The supervision and control applications were developed with web technologies and tested using an intranet in order assure the application on the electrical power system, which can be accessed by a standard browser. It is relevant to mention that the whole system was tested in actual equipment which belongs to a laboratorial structure available to the post graduation students at the University of São Paulo, School of Engineering of São Carlos, Power Systems Laboratory where two substations with commercial digital relays are simulated and interconnected by a fiber optics backbone and also connected to the local laboratory network which allows remote access to the equipment. Such system as set up in a web platform that can add resources which are distributed in the development of a friendly and intuitive interface in addition to the availability of access to the information from any point connected to the web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Roberval Madeira da. "Análise de estabilidade transitória na otimização de sistemas elétricos de potência." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22295.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2017-01-26T17:10:30Z No. of bitstreams: 1 2009_RobervalMadeiraDaSilva.pdf: 1848670 bytes, checksum: 0aad4f72191abc216c7f7112596179ac (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2017-01-29T10:43:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_RobervalMadeiraDaSilva.pdf: 1848670 bytes, checksum: 0aad4f72191abc216c7f7112596179ac (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-29T10:43:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_RobervalMadeiraDaSilva.pdf: 1848670 bytes, checksum: 0aad4f72191abc216c7f7112596179ac (MD5)
Esta dissertação apresenta uma metodologia para associação de estudos de estabilidade transitória de ângulo de rotor com estudos de otimização de sistemas elétricos de potência. Nesta metodologia, são alterados, nas restrições do Fluxo de Potência Ótimo (FPO), os limites de potência ativa do(s) gerador(es) previamente identificado(s) através do cálculo da diferença angular entre cada gerador e o Centro de Inércia (Cl), na condição préperturbação. O FPO é utilizado para calcular o despacho que resulte no menor valor de perdas elétricas na transmissão, do ponto de vista estático. Em seguida, são realizadas diversas simulações de estabilidade transitória, avaliando o comportamento dos ângulos de rotor frente aos critérios de segurança dinâmica estabelecidos. Caso os critérios de segurança sejam violados, será necessário repetir a execução do FPO até que seja encontrado um ponto de operação que atenda aos critérios do FPO e aos critérios de segurança dinâmica. Com o cálculo da diferença angular entre os geradores e o Cl, a repetição do FPO deixa de utilizar o método de “tentativa e erro”, uma vez que é possível estabelecer o sentido da variação na potência ativa do(s) gerador(es) mais crítico(s). Os geradores que possuem maior defasagem angular em relação ao Cl terão seu despacho de potência ativa restringido a valores próximos ao seu limite inferior, nas situações em que o ângulo do gerador for maior que o ângulo do Cl, ou ao seu limite superior (ângulo do gerador menor que o ângulo do Cl). Esta metodologia foi testada em uma rede de 9 barras e em um sistema real de 41 barras.
This dissertation presents a methodology to associate angle transitory stability analysis with electric power system optimization studies. Whenever dynamic security criteria are violated in a pre-disturbance condition, the active power generation capacity constraints are modified in the optimal power flow (OPF) for generators previously selected. The selection is based on the calculation of the angular displacement between each generator and the Inertial Center (IC). The OPF is used for dispatch calculation which results in lowest transmission losses, concerning the static point of view. Then, several transitory stability simulations are accomplished to evaluate the rotor's angle behavior in relation to established dynamic security criteria. In the occurrence of security criteria violations, a new optimal dispatch is calculated, and the process is repeated until reaching an operation point with no violations. Once the presented methodology makes use of angular displacement calculations to select which generators are candidates to solve the security problem, the usual empiric check-and-bound methods are not utilized. The method presented in this work allows to identifying the generators with greater angular displacements, choosing them and changing their active power constraint. The constraint is changed to a value close to the generator’s lower limit of generation capacity if the generator's angle is larger than the IC's angle. On the contrary, the generator's active power constraint is changed to its upper generation capacity limit. The methodology was tested with a 9-bus network and a real 41-bus system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Carlos Frederico Meschini. "Fontes distribuídas de harmônicos em sistemas elétricos de potência." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-22032012-120241/.

Full text
Abstract:
A tendência crescente na geração de harmônicos nos sistemas elétricos de potência tem ganhado atenção especial no planejamento das redes de transporte de energia elétrica, uma vez que os crescimentos observados acontecem em regiões que antes não representavam qualquer tipo de preocupação. Um dos principais fatores que contribuíram para esse novo contexto é a característica distribuída da geração de harmônicos. Devido a essa nova realidade, métodos mais aprimorados para avaliação de desempenho e modelos mais precisos para a representação de equipamentos tornaram-se necessários. Sendo assim, a pesquisa realizada para a elaboração da presente tese fundamentou a sua investigação em três tópicos com o intuído de fornecer contribuições que permitissem uma avaliação mais precisa das redes elétricas, proporcionando, assim, resultados mais aderentes com a realidade existente: Modelagem Agregada de Carga; Equivalentes de Redes; Estimação de Estados das Distorções Harmônicas. Através das contribuições feitas nesses tópicos, torna-se possível a consideração de aspectos que antes eram ignorados na avaliação harmônica das redes de transporte de energia elétrica e, assim, permite-se uma verificação precisa dos impactos da característica distribuída da geração de harmônicos nos sistemas elétricos de potência.
The growing rate of harmonic generation present in the electric power systems has gained special attention in the planning process of power networks. The major factor that contributed for this new context is the increasing harmonic generation observed in regions that did not use to represent any concern in the past. One of the main causes for this new trend is the distributed characteristic of the harmonic generation. In this new environment, sophisticated methods and models have become necessary, in order to precisely represent the electric elements behaviour and to accurately evaluate the systems performance. As a result, the research work presented in this thesis focused in three different topics, in order to provide contributions that would lead to a more accurate performance evaluation of the power networks and that would provide results closer to the values found in the field: Aggregate Load Modeling; Network Equivalents; Harmonic State Estimation. These contributions would allow the consideration of aspects that normally are ignored in the harmonic assessment of power systems. Consequently, the evaluation of the impacts caused by the distributed generation of harmonics becomes more accurate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marchesan, Gustavo. "Estimadores de frequência aplicados a sistemas elétricos de potência." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8523.

Full text
Abstract:
The frequency estimation is a problem widely studied in many fields including electric power systems. Several methods have been proposed for this purpose, and most of them perform well when the signal is not distorted by harmonics or noises. This paper presents two new methods based on Artificial Neural Networks for frequency estimation. Both use Clarck s transform to generate a phasor that represent the system s signal. In the first methodology this phasor is normalized and feeds the Generalized Regression Neural Network, that ponders the values. At the end it s obtained a phasor where noisy and harmonics are attenuated. The neural network output is then used to calculate the electrical system frequency. Otherwise, the second methodology uses the Adaptive Linear Neural Network. This work tested also various methodologies of frequency estimation proposed in other knowledge fields such as radar, sonar, communications, biomedicine and aviation however with electrical power systems signals. These methods are: Lavopa (proposed by Lavopa et al. 2007), Quinn (proposed by Quinn, 1994), Jacobsen (proposed by Jacobsen e Kootsookos, 2007), Candan (proposed by Candan, 2011), Macleod (proposed by Macleod, 1998), Aboutanios (proposed by Aboutanios, 2004), Mulgrew (proposed by Aboutanios e Mulgrew, 2005), Ferreira (proposed by Ferreira 2001) e DPLL (proposed by Sithamparanathan, 2008). With the exception of DPLL the remaining methods are based on the Discrete Fourier Transform and seek the spectrum frequency peak to than find the fundamental frequency. The nine methodologies are compared with the proposed methods and with the commonly techniques used or studied for electric power systems. Tests include noisy signals, harmonics, sub-harmonics, frequency variations on step, ramp and sinusoidal, also variations on voltage and phase are considered. The tests also include a simulated signal where a load block is inserted and immediately after removed from the system. At the end a comparison is made between the techniques, been able to point each technique advantage and disadvantage trough the comparison identify the best methods to be applied on electrical power systems.
A estimação de frequência é um problema muito estudado em diversas áreas, dentre elas a dos sistemas elétricos de potência. Inúmeras metodologias foram propostas para esse fim, sendo que a maioria delas apresenta bom desempenho quando o sinal não está distorcido por componentes harmônicas ou ruídos. Este trabalho propõe duas novas metodologias fundamentadas em Redes Neurais Artificiais, de modo a estimar a frequência. Elas utilizam a transformada de Clarck para gerar um fasor que representa o sinal trifásico do sistema. Na primeira metodologia, esse fasor é normalizado e alimenta a Rede Neural de Regressão Generalizada, que faz a ponderação dos valores. Ao final, obtém-se um fasor em que ruídos e harmônicas são atenuados. A saída da rede neural é, então, utilizada para o cálculo da frequência do sistema elétrico. A segunda metodologia utiliza a Rede Neural Linear Adaptativa. Neste trabalho, também são testadas, para uso em sistemas elétricos de potência, diversas metodologias propostas em outras áreas de conhecimento, tais como radar, sonar, comunicação, biomedicina e aviação. São elas: Lavopa (proposta por Lavopa et al. 2007), Quinn (proposta por Quinn, 1994), Jacobsen (proposta por Jacobsen e Kootsookos, 2007), Candan (proposta por Candan, 2011), Macleod (proposta por Macleod, 1998), Aboutanios (proposta por Aboutanios, 2004), Mulgrew (proposta por Aboutanios e Mulgrew, 2005), Ferreira (proposta por Ferreira 2001) e DPLL (proposta por Sithamparanathan, 2008). Com exceção da DPLL, os demais métodos são fundamentados na transformada discreta de Fourier e buscam encontrar o pico do espectro de frequências, para, então, encontrar a frequência fundamental. As nove metodologias são comparadas juntamente com os métodos propostos e as técnicas já comumente usadas ou estudadas para sistemas elétricos. Os testes incluem sinais com ruídos, harmônicas, sub-harmônicas, variações de frequência em degrau, rampa e senoidal, variações de fase e tensão em degrau. Os testes ainda incluem um sinal provindo de simulação em que um bloco de carga é inserido e logo após retirado do sistema. Ao final é realizada uma comparação entre as técnicas, sendo possível identificar as vantagens e desvantagens de cada uma e, assim, indicar as melhores a serem usadas em sistemas elétricos de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lerm, Andre Arthur Perleberg. "Análise de bifurcações locais em sistemas elétricos de potência." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79174.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T00:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:02:52Z : No. of bitstreams: 1 170964.pdf: 3996205 bytes, checksum: 57ef03befbe88ec8a3a07c302dad9fb3 (MD5)
Este trabalho apresenta uma metodologia para a determinação de diagramas de bifurcação em sistemas elétricos de potência reais. Esta metodologia prevê a determinação dos pontos de equilíbrio de um sistema elétrico a partir do seu conjunto de equações algébrico-diferencial, em que os valores de referência dos reguladores automáticos de tensão e outros controladores sejam mantidos constantes ao longo de toda a análise efetuada. Este procedimento permite que as curvas potência/tensão obtidas sejam equivalentes aos diagramas de bifurcação da teoria de bifurcações, tornando a análise coerente com esta. A proposição de análise de sistemas reais, por outro lado, fundamenta-se no uso de uma modelagem realista dos componentes que possuem uma participação decisiva no processo de instabilidade de um sistema, tais como reguladores de tensão, limitadores de sobrecorrente de campo, limitadores de subcorrente de campo e compensadores de corrente reativa. A metodologia proposta é utilizada na simulação de dois sistemas elétricos. O primeiro, refere-se a um sistema hipotético de 3 barras, útil para a compreensão de alguns fenômenos relacionados ao processo de instabilidade de um sistema elétrico. O segundo sistema refere-se ao sistema sul brasileiro reduzido, com a representação de 213 barras e 20 geradores. Os geradores deste sistema possuem representação detalhada de RATs, ESPs, limitadores de tensão e corrente de campo, bem como limites de corrente de armadura. Os resultados obtidos e apresentados através de diversas figuras demonstram a importância da modelagem proposta no processo de identificação de margens de estabilidade realistas para um sistema elétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vargas, Germán Andrés López. "Análises de sistemas elétricos de potência com aerogeradores utilizando fluxo de potência ótimo." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2015.

Find full text
Abstract:
Orientador: Prof. Dr. Edmarcio Antonio Belati
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2015.
Este trabalho visa à operação ótima de um sistema de energia elétrica com a presença de aerogeradores. Considerando as injeções de potência ativa e reativa para a geração eólica, será analisado o comportamento da rede por meio de um Fluxo de Potência Ótimo Multiobjetivo (FPO - MO). A metodologia consiste na modelagem da rede elétrica, inserindo as características do gerador eólico na formulação do FPO - MO, objetivando minimizar as perdas ativas em conjunto com o perfil de tensão por meio do despacho ótimo de potência ativa e reativa. O problema modelado como um FPO - MO reativo é resolvido com auxilio do AMPL (Modeling Language for Mathematical Programming) e do solver Knitro. Estudos realizados com os sistemas IEEE de 14, 30, 57 e 118 barras evidenciam os benefícios da utilização da geração eólica aliada ao FPO - MO.
This approach aims optimal operation of power system with wind turbines. Considering the active and reactive power injections for wind generation, network behavior is analyzed using a multi-objective Optimal Power Flow (OPF - MO). The methodology consists in modeling the electrical network by entering characteristics of wind generator in the formulation of the FPO - MO, aiming to minimize active power losses in conjunction with the voltage profile through the optimal dispatch of active and reactive power. The problem modeled as a FPO - MO reactive is solved with the aid of AMPL (Modeling Language for Mathematical Programming) and Knitro solver. Studies with the IEEE 14, 30, 57 and 118 modified system show the benefits of using wind power combined with the FPO - MO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Altran, Alessandra Bonato [UNESP]. "Sistema inteligente para previsão de carga multinodal em sistemas elétricos de potência." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/100304.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-11-27Bitstream added on 2014-06-13T19:47:13Z : No. of bitstreams: 1 altran_ab_dr_ilha.pdf: 733564 bytes, checksum: 382a61569b0f5da4ceb6a2f45c0815a4 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A previsão de carga, em sistemas de energia elétrica, constitui-se numa atividade de grande importância, tendo em vista que a maioria dos estudos realizados (fluxo de potência, despacho econômico, planejamento da expansão, compra e venda de energia, etc.) somente poderá ser efetivada se houver a disponibilidade de uma boa estimativa da carga a ser atendida. Deste modo, visando contribuir para que o planejamento e operação dos sistemas de energia elétrica ocorram de forma segura, confiável e econômica, foi desenvolvida uma metodologia para previsão de carga, a previsão multinodal, que pode ser entendida como um sistema inteligente que considera vários pontos da rede elétrica durante a realização da previsão. O sistema desenvolvido conta com o uso de uma rede neural artificial composta por vários módulos, sendo esta do tipo perceptron multicamadas, cujo treinamento é baseado no algoritmo retropropagação. Porém, foi realizada uma modificação na função de ativação da rede, em substituição à função usual, a função sigmoide, foram utilizadas as funções de base radial. Tal metodologia foi aplicada ao problema de previsão de cargas elétricas a curto-prazo (24 horas à frente)
Load forecasting in electric power systems is a very important activity due to several studies, e.g. power flow, economic dispatch, expansion planning, purchase and sale of energy that are extremely dependent on a good estimate of the load. Thus, contributing to a safe, reliable, economic and secure operation and planning this work is developed, which is an intelligent system for multinodal electric load forecasting considering several points of the network. The multinodal system is based on an artificial neural network composed of several modules. The neural network is a multilayer perceptron trained by backpropagation where the traditional sigmoide is substituted by radial basis functions. The methodology is applied to forecast loads 24 hours in advance
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Altran, Alessandra Bonato. "Sistema inteligente para previsão de carga multinodal em sistemas elétricos de potência /." Ilha Solteira : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/100304.

Full text
Abstract:
Resumo: A previsão de carga, em sistemas de energia elétrica, constitui-se numa atividade de grande importância, tendo em vista que a maioria dos estudos realizados (fluxo de potência, despacho econômico, planejamento da expansão, compra e venda de energia, etc.) somente poderá ser efetivada se houver a disponibilidade de uma boa estimativa da carga a ser atendida. Deste modo, visando contribuir para que o planejamento e operação dos sistemas de energia elétrica ocorram de forma segura, confiável e econômica, foi desenvolvida uma metodologia para previsão de carga, a previsão multinodal, que pode ser entendida como um sistema inteligente que considera vários pontos da rede elétrica durante a realização da previsão. O sistema desenvolvido conta com o uso de uma rede neural artificial composta por vários módulos, sendo esta do tipo perceptron multicamadas, cujo treinamento é baseado no algoritmo retropropagação. Porém, foi realizada uma modificação na função de ativação da rede, em substituição à função usual, a função sigmoide, foram utilizadas as funções de base radial. Tal metodologia foi aplicada ao problema de previsão de cargas elétricas a curto-prazo (24 horas à frente)
Abstract: Load forecasting in electric power systems is a very important activity due to several studies, e.g. power flow, economic dispatch, expansion planning, purchase and sale of energy that are extremely dependent on a good estimate of the load. Thus, contributing to a safe, reliable, economic and secure operation and planning this work is developed, which is an intelligent system for multinodal electric load forecasting considering several points of the network. The multinodal system is based on an artificial neural network composed of several modules. The neural network is a multilayer perceptron trained by backpropagation where the traditional sigmoide is substituted by radial basis functions. The methodology is applied to forecast loads 24 hours in advance
Orientador: Carlos Roberto. Minussi
Coorientador: Francisco Villarreal Alvarado
Banca: Anna Diva Plasencia Lotufo
Banca: Maria do Carmo Gomes da Silveira
Banca: Gelson da Cruz Junior
Banca: Edmárcio Antonio Belati
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vianna, Marcelo Pinto. "Gerenciamento de potência reativa em sistemas de distribuição utilizando controlador fuzzy de fator de potência." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/3217.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000412367-Texto+Completo-0.pdf: 787019 bytes, checksum: 03a6312b4b2842e6cdfc928ff5fbb9ec (MD5) Previous issue date: 2009
This dissertation tackles the management of reactive power in distribution systems using the concept of centralized control of power factor as a DMS (Distribution Management System) function. The methodology developed uses two fuzzy controllers in cascade with the purpose to coordinate the operation of capacitor banks and synchronous generators in the medium voltage distribution network. The aim is to ensure an adequate range of power factor and reactive power, using as control variables the power factor violation, the sensitivity of the equipment and the positions of control devices. The methodology was implemented in Matlab using the fuzzy logic toolbox. The voltage control is treated as a local controller and it is provide for voltage regulators and under load tap change transformer. Power factor violations, voltage levels and overloads are monitored for a power flow routine. The results and analysis of simulations of two distribution tests systems showed the effectiveness of the proposed model to maintain the operational limits within ranges suitable for both the electric utility and costumers.
Esta dissertação aborda o gerenciamento de potência reativa em sistemas de distribuição, utilizando o conceito de controle centralizado de fator de potência como uma função do DMS (Distribution Management System). A metodologia desenvolvida utiliza dois controladores fuzzy em cascata para coordenar a operação de bancos de capacitores e geradores síncronos existentes na rede de distribuição de média tensão, com o objetivo de assegurar uma faixa adequada de fator de potência e potência reativa, utilizando como variáveis de controle a violação do fator de potência, a sensibilidade dos equipamentos e a posição dos dispositivos de controle. A metodologia foi implementada no toolbox de lógica fuzzy do Matlab. O controle de tensão foi realizado de forma local pelos reguladores de tensão e pelo transformador com mudança de tap da subestação. As violações de fator de potência e os níveis de tensão e carregamento são verificados por uma rotina de fluxo de potência. São apresentados os resultados e análises das simulações de dois sistemas testes de distribuição que demonstraram a eficácia do modelo proposto para manter os limites operacionais dentro de faixas adequadas tanto para a concessionária de energia como para os consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martin, Claudio. "Prognóstico de demanda de potência elétrica para planejamento e operação de sistemas elétricos." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101749.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 224285.pdf: 2388221 bytes, checksum: c158e3cabf9161b337f2c705f9867968 (MD5)
O objeto da pesquisa é o estudo das técnicas utilizadas para o prognóstico de demandas de potência elétrica, apresentadas na forma de séries temporais, motivado pela necessidade de definir valores futuros com base em valores históricos, visando a utilização em estudos de planejamento de curto prazo de sistemas elétricos, utilizando a máquina de vetor de suporte como ferramenta de treinamento e prognóstico. A máquina de vetor de suporte desenvolvida nos anos 90, baseada na teoria estatística da aprendizagem se apresenta como uma máquina de aprendizagem universal, em que não é necessário determinar a priori o número de neurônios da camada de entrada, o qual é definido ao longo do processo. O projeto da máquina depende da extração de um subconjunto, dos dados de treinamento, que servirão como vetores suporte, representando uma característica estável do conjunto de dados de treinamento, evitando o excesso de ajuste da máquina de aprendizagem. A pesquisa efetuada apresenta as principais formulações existentes para regressão de séries temporais, focando sobre o desenvolvimento da máquina de vetor de suporte, apresentando um estudo de caso com série temporal de demanda de potência. Os resultados encontrados com a utilização da máquina de vetor de suporte são compatíveis com as necessidades do planejamento e operação de sistemas elétricos, apresentando erros de prognóstico menores, na ordem de 16,3% para os prognósticos dos perfis de demanda de meio de semana(terça a sexta-feira), e, de 37,3% para os prognósticos dos perfis de final de semana(sábado, domingo e segunda-feira), comparativamente com aqueles obtidos com a rede de função de base radial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistemas elétricos de potência"

1

Momoh, James A. Electric power system applications of optimization. 2nd ed. Boca Raton: Taylor & Francis, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Electric power system applications of optimization. New York: Marcel Dekker, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

H, Billings Keith, and Morey Taylor, eds. Switching power supply design. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Switching power supply design. New York: McGraw-Hill, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Switching power supply design. 2nd ed. New York: McGraw-Hill, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Introdução à Sistemas Elétricos de Potência: Componentes Simétricas. 2nd ed. Edgard Blucher, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Electrical Energy Systems (Power Engineering). CRC, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Electric Power System Applications of Optimization, Second Edition. 2nd ed. CRC, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Proteção de Sistemas Elétricos. Interciência, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas de Potência. EDUSP, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sistemas elétricos de potência"

1

Molina Rodriguez, Yuri Percy, Vanessa de Oliveira Campos, Carlos Enrique Portugal Poma, Marco Antonio Bressanelli, and Jhonatan de Oliveira Silva. "MÉTODO BDF PARA SIMULAÇÃO DINÂMICA DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA." In Engenharia de produção: produtividade e competitividade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200400785.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tonini, Luiz Guilherme Riva, Oureste Elias Batista, Augusto César Rueda Medina, and Andrei Carlos Bastos. "SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA ENSINO DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA." In Possibilidades e Enfoques para o Ensino das Engenharias 2, 190–202. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.73919220417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lunarti, Lucas Luiz, and Maury Meirelles Gouvêa Júnior. "ALGORITMO EVOLUCIONÁRIO ADAPTATIVO APLICADO NA ESTIMAÇÃO DE ESTADO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA EM WAMS." In Engenharia elétrica: Desenvolvimento e inovação tecnológica 2, 109–16. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3332117069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Flórez, Hugo Andrés Ruiz, Diogo Marujo, Gloria Patricia Lopez Sepulveda, and Alexander Molina Cabrera. "FLUXO DE CARGA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA – UM ESTUDO DE CASO USANDO A LINGUAGEM AMPL." In Coleção desafios das engenharias: Engenharia elétrica, 47–61. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6062122074.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daniel, Luciano de Oliveira, and Sergio Luis Varricchio. "FERRAMENTAS DE PROTOTIPAÇÃO APLICADAS A SISTEMAS DE POTÊNCIA: MATLAB VERSUS PYTHON." In Engenharia Elétrica: Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, 224–39. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.73421220217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Siqueira, Vitor Francisco Bassi de Franchi, and Romeu Reginatto. "ANÁLISE DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO PADRÃO COM ESTRATÉGIA DE CONTROLE DE TENSÃO NO MODO TENSÃO-POTÊNCIA ATIVA." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 89–102. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3732123028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neto, Alfredo Bonini, Jhonatan Cabrera Piazentin Piazentin, Cristina Coutinho de Oliveira, and Dilson Amancio Alves. "MELHORIAS NO DESEMPENHO DOS SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA PEQUENAS MUDANÇAS NO FLUXO DE CARGA CONTINUADO BASEADO NO PLANO SUMÁRIO DETERMINADO PELAS VARIÁVEIS ÂNGULO E MAGNITUDE DA TENSÃO." In Engenharias: Metodologias e Práticas de Caráter Multidisciplinar 3, 120–35. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93921160311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Flórez, Hugo Andrés Ruiz, Cristiane Lionço Zeferino, Leandro Antonio Pasa, Gloria Patricia Lopez Sepulveda, and Eduarda Abatti Dahlem. "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE NEWTON-RAPHSON E DE SOMA DE CORRENTES PARA SOLUÇÃO DO FLUXO DE POTÊNCIA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA." In Engenharia elétrica: Desenvolvimento e inovação tecnológica 2, 15–28. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3332117062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vian, Ângelo, Carlos Marcio Vieira Tahan, Guido Javier Rostegui Aguilar, Marcos Roberto Gouvea, and Matheus Mingatos Fernandes Gemignani. "Tendências na Evolução dos Sistemas Elétricos." In Armazenamento de Energia Fundamentos Tecnologia e Aplicações, 53–62. Editora Blucher, 2021. http://dx.doi.org/10.5151/9786555500578-03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miotto, Ednei Luiz, Bruno Rafael Gamino, Elenilson de Vargas Fortes, Percival Bueno de Araujo, and Luís Fabiano Barone Martins. "ANÁLISE ESTÁTICA E DINÂMICA DA INFLUÊNCIA DO GENERALIZED UNIFIED POWER FLOW CONTROLLER NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA." In Engenharia elétrica: Desenvolvimento e inovação tecnológica 2, 41–54. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3332117064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistemas elétricos de potência"

1

Canedo de Souza, Lallamand, Lélio Ribeiro Soares Júnior, Fernando Cardoso Melo, and Elias Barbosa de Alvarenga. "Análise e Implementação de um Amplificador Bidirecional Trifásico no Contexto de Simulações Power Hardware-in-the-Loop (PHIL)." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2430.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a implementação de um amplificador de potência bidirecional trifásico, o qual possibilitará simular interações de um sistema elétrico real com um virtual. O amplificador funciona como interface de potência entre o dispositivo elétrico estático (ou eletromecânico) de potência e o Simulador em Tempo Real (STR) de sistemas elétricos da OPAL®. Será apresentada a estrutura laboratorial, ainda em desenvolvimento, que permitirá a simulação PHIL a partir da inserção de um sistema de geração distribuída, composto por um arranjo fotovoltaico e um microinversor, em uma rede elétrica modelada computacionalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De A. Coelho, Rodrigo, Núbia S. D. Brito, and Érica M. Lima. "Um estudo sobre os efeitos da distorção harmônica da tensão no cálculo de potência." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2479.

Full text
Abstract:
A disseminação de harmônicos no sistema elétrico de potência tem alavancado a área de qualidade da energia elétrica, na qual se destacam as pesquisas relacionadas à interpretação da potência elétrica em condições não-senoidais, visto que, para sinais distorcidos, o cálculo de potência tradicional é inadequado. Este fato tem motivado o desenvolvimento de diversas teorias de potência que contemplam a existência de sinais distorcidos em um circuito. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo analisar os efeitos da distorção harmônica da tensão no cálculo de potência segundo duas teorias, a Teoria CPC e a Norma IEEE 1459. A partir de um circuito não-linear, analisou-se as potências definidas em cada teoria. Os resultados evidenciaram que a análise das potências deve ser efetuada em conjunto com a característica de operação do circuito, de modo a evitar interpretações equivocadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza Moura, Renan, Valter Garcia, Paulo Raimundo Gomes de Lima, and Antonio Carlos Zambroni de Souza. "Influência de correntes harmônicas em estudos de estabilidade de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2351.

Full text
Abstract:
A utilização de equipamentos baseados em eletrônica de potência, com a finalidade de efetuar algum tipo de controle, pode fornecer correntes elétricas não-senoidais para os sistemas elétricos. Dependendo do quanto distorcida é esta forma de onda não senoidal, problemas como o aquecimento indevido de condutores, torque magnético contrário ao sentido de rotação em máquinas rotativas, atuações indevidas de equipamentos de proteção, entre outros fenômenos, podem ocorrer e ainda resultar em níveis de tensão indesejáveis. Dentro deste contexto, este artigo demonstra a influência de correntes harmônicas em estudos de estabilidade de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica. Mais precisamente, a curva QV, que descreve a relação entre a potência reativa e o nível de tensão, será adaptada para os sistemas de distribuição de energia elétrica e obtida sem e com a presença de correntes harmônicas. Os resultados demonstraram que correntes harmônicas diminuem a margem de potência reativa fornecida pela curva QV em um sistema teste do IEEE com todos os limites operacionais considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias Xavier Filho, Wanderley, José Maria de Carvalho Filho, and Frederico Oliveira Passos. "Influência do Compensador Estático de Reativos no Localizador de Afundamentos Momentâneos de Tensão baseado em Fluxo de Potência." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2368.

Full text
Abstract:
No atual cenário de sistemas elétricos de potência, a Qualidade da Energia Elétrica (QEE) recebe cada vez mais notoriedade. Dentre os problemas de QEE, os Afundamentos Momentâneos de Tensão (AMTs) causam prejuízos financeiros consideráveis e localizar e mitigar as fontes de AMTs são um dos maiores desafios das concessionárias de energia elétrica. Nesse contexto, a tese proposta por (Passos, 2015) aborda um localizador o qual identifica de forma qualitativa (agente causador) a origem da fonte do AMT. Contudo, como sistemas elétricos de grande porte e malhados são mais complexos e com gradativo aumento de dispositivos não lineares, esse trabalho tem o encargo de avaliar tal localizador, através da modelagem de um sistema elétrico real de 92 barras e com a inserção de um compensador estático de reativos. Para tal estudo, a plataforma RTDS® (Real Time Digital Simulator) será requisitada para modelar o sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Furquim Junior, Rafael, Niraldo Roberto Ferreira., and Fernando Augusto Moreira. "Álgebra de Clifford aplicada a análise da potência elétrica em sistemas monofásicos sob condições não sonoidais." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2355.

Full text
Abstract:
A primeira teoria criada para fazer a análise da potência em circuitos elétricos no regime permanente não senoidal foi devida a Budeanu em 1927. Ela se baseia numa extrapolação do método clássico utilizado para o regime puramente senoidal. Por não explicar apropriadamente alguns aspectos do comportamento do fluxo de potências permitiu a proposição de diversas outras teorias. Entre as mais recentes está a proposta de Castro-Núñez, que para modelar adequadamente a potência não ativa e o caráter multivetorial da potência elétrica utiliza uma ferramenta matemática chamada Álgebra de Clifford ou Álgebra Geométrica. Neste artigo apresenta-se uma abordagem modificada da Álgebra Geométrica que se mostra capaz de reproduzir os resultados da análise da potência instantânea no domínio do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pamela S. S. Souza and Helon D. M. Braz. "Fluxo de Potência para Redes Fracamente Malhadas: Modificação do Método da Soma de Potências." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil: Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Elétricos Industriais – OSSEI, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sbse2016-0227.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tessaro, Heitor José, Ricardo Vasques de Oliveira, and Darlei Feldmann. "Controle Inercial e de Frequência para Sistemas com Dominância da Geração Eólica e Fotovoltaica Centralizada." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2378.

Full text
Abstract:
A geração renovável intermitente e centralizada, representada principalmente pelas fazendas eólicas e fotovoltaicas, tem apresentado percentuais de inserção significativos e crescentes nos sistemas de potência. Acompanhado dessa expansão, surgem problemas operacionais atrelados à resposta inercial e à margem de potência dos sistemas de potência. Nesse contexto, este trabalho avalia a capacidade da geração eólica e fotovoltaica em fornecer resposta inercial, operar com margem de potência e participar do controle da frequência, bem como o impacto dessa estratégia operacional sobre a frequência do sistema. Os resultados obtidos mostram que a estratégia operacional e de controle melhora significativamente a resposta da frequência do sistema ao mesmo tempo que minimiza o impacto das variações da velocidade de vento e irradiância solar na frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

C. Costa, Reinaldo, Eduardo J. Araújo, and Marlon L. G. Salmento. "Análise Computacional da Distorção Harmônica de Lâmpadas LED." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2157.

Full text
Abstract:
O uso de lâmpadas LED tem aumentado nos últimos anos em virtude principalmente da sua elevada eficácia luminosa e longa vida útil. Contudo, a natureza não linear deste tipo de carga resulta em uma significativa geração de harmônicos. Desta forma, o presente artigo busca compreender com mais detalhes o impacto da iluminação de LED na rede de energia elétrica. Assim, um modelo computacional foi implementado no software MatLabMR a partir das componentes harmônicas de diferentes lâmpadas obtidas experimentalmente. O modelo possibilita a análise das componentes harmônicas e do fator de potência das combinações de lâmpadas LED de diferentes potências e fabricantes, agregando dinamismo à análise de um sistema de energia elétrica com diversas lâmpadas LED conectadas. Foram realizadas simulações com as combinações de 9 lâmpadas e selecionados os seis casos mais críticos. A combinação mais crítica de lâmpadas resultou em uma distorção harmônica total de até 114,5% com fator de potência de 0,648. Neste caso, a implementação de um filtro passivo possibilitou a redução da distorção harmônica para valores abaixo de 0,2% com fator de potência de 0,987.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

A. F. Pelacini, Douglas, João V. G. Kasper, Cyntia C. C. B. de Aquino, João A. Vilela, Jr, and Gustavo H. C. Oliveira. "Análise de Microrrede Ilhada Utilizando Inversores em Paralelo com Droop." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2321.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise de resposta dinâmica de microrredes trifásicas operando ilhadas através de um controle apropriado, cuja função é controlar a tensão e a frequência no caso de ilhamento a fim de manter o perfil dessas duas grandezas em patamares operativos semelhantes de quando conectadas. Para isso, uma proposta de controle decentralizado é apresentada. Nesta microrrede, os inversores fazem a conexão de sistemas de geração e armazenamento de energia. O controle droop empregado na operação de geradores síncronos é utilizado para que estes inversores conectados à microrrede compartilhem a potência demandada pelas instalação ou pelas cargas operando de duas formas: na primeira o inversor mede a potência ativa e reativa do sistema e com esses sinais gera a frequência, bem como a referência de tensão, e na segunda a tensão e a frequência são medidas e assim, determinando o quanto de potência ativa e reativa é injetada por este inversor. Para avaliar a resposta dos inversores operando ilhados, uma curva de carga é considerada. Resultados mostram a operação dos dois inversores em paralelo compartilhando potências ativas e reativa de acordo a variação de carga, garantindo eficiência ao controle utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peres, Wesley, Bruna C. Ferreira, Fabrício C. Gonçalves, Felipe L. S. Magalhães, Junior N. N. Costa, Paulo S. P. Pessin, Rafael P. Souza, Samuel J. S. Silva, Victor F. Carvalho, and Anderson S. Santos. "Ajuste Ótimo de ESP e SVC-POD para Amortecimento de Oscilações." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2435.

Full text
Abstract:
O amortecimento de oscilações de potência é essencial na operação de sistemas de potência. Oscilações não amortecidas ou fracamente amortecidas podem limitar a capacidade de transferência de potência e causar blecautes. Para resolver esse problema, estabilizadores de sistemas de potência (ESP) instalados em geradores síncronos têm sido utilizados desde a década de setenta. Outra opção é utilizar um controlador denominado Power Oscillation Damper (POD) em dispositivos FACTS tais como o Compensador Estático de Reativos (CER). Com o objetivo de melhorar a estabilidade dos sistemas de potência, um projeto ótimo e robusto de ESP e POD deve ser realizado. Considerado as soluções de boa qualidade fornecidas por metaheurísticas, esse artigo compara quatro técnicas (Whale Optimization Algorithm, Grey Wolf Optimization, Gravitational Search Algorithm e Algoritmos Genéticos) na solução do problema de otimização mencionado. O ajuste de controladores ESP e POD é formulado como um problema de otimização com o objetivo de maximizar o coeficiente de amortecimento do autovalor dominante em malha fechada considerando vários pontos de operação para garantia de robustez. Resultados para um sistema de duas áreas são discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography