To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas elétricos de potência.

Journal articles on the topic 'Sistemas elétricos de potência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistemas elétricos de potência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Ricardo Vasques de, Rodrigo Andrade Ramos, and Newton Geraldo Bretas. "Controlador robusto multiobjetivo para o amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 16, no. 3 (September 2005): 290–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592005000300003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe a aplicação de técnicas de controle robusto para o desenvolvimento de uma metodologia sistemática de projeto de controladores multiobjetivo para o amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. A técnica de controle adotada considera as incertezas referentes às variações das condições de operação do sistema elétrico de potência. A imposição de um limite superior para a energia da saída do sistema em malha fechada e o posicionamento regional de pólos são utilizados como objetivos de projeto na metodologia proposta. O limite superior para a energia da saída é proposto como índice de desempenho no projeto de controlador de amortecimento para sistemas de potência. A metodologia de projeto é estruturada de forma a gerar controladores que atendam a vários requisitos práticos do problema de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. Os resultados obtidos demonstram a eficiência dos controladores projetados pela metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Christo, Eliane da Silva, and Reinaldo Castro Souza. "Uma abordagem estatística para a previsão de potência reativa em sistemas elétricos." Pesquisa Operacional 26, no. 2 (August 2006): 361–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382006000200008.

Full text
Abstract:
As previsões das potências ativa e reativa se constituem numa ferramenta de extremo valor na monitoração de Sistemas de Energia Elétrica. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo, apresentar uma nova técnica de previsão horária de potência reativa a curto prazo, por subestação, baseado na linearidade existente entre as potências ativa e reativa, ou seja, a potência reativa pode ser explicada diretamente pela potência ativa através de uma regressão linear. A fim de melhorar o desempenho da previsão, são incorporadas ao modelo simples, variáveis defasadas das potências acopladas a uma correção para autocorrelação serial (Método Iterativo de Cochrane-Orcutt). E, além disso, como os dados de potência reativa apresentam comportamento heterocedástico, o método de estimação dos coeficientes do modelo por mínimos quadrados não se mostra adequado, por isso, foi utilizada uma solução robusta conhecida como mínimos quadrados reponderados iterativamente (IRLS). A previsão de potência reativa a curto-prazo é dividida em "in sample" e "out of sample", onde esta é aplicada a períodos horários em até um mês à frente. Com intuito de aumentar a precisão dos resultados, os dados são classificados através de uma rede neural não supervisionada conhecida como mapas auto-organizáveis de Kohonen (SOM).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

VIAN, ÂNGELO. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Sistemas de transmissão e a transmissão a longa distância: conceitos básicos." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 42–45. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1949.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda, em termos gerais, os sistemas de transmissão de energia elétrica em vários de seus aspectos mais importantes, sob os pontos de vista técnico e econômico. Relativamente a este último, procura-se dar um panorama amplo do problema, considerando-se sempre duas alternativas de geração de energia elétrica: localmente, junto aos centros de consumo, ou remotamente, onde se verifica a existência de recursos energéticos exploráveis a baixo custo. Sem se aprofundar em nenhum dos tópicos abordados, oferece-se uma visão geral sobre a estrutura de um sistema elétrico de potência, sobre sistemas elétricos isolados e interligados e sobre alguns aspectos operativos de uma rede elétrica. Também são abordados os tipos básicos de transmissão (em corrente alternada e em contínua). Um enfoque especial é dado à transmissão a distâncias extremamente longas (acima de 1000 km), aqui designada por "muito longa distância", associados de interesses, exemplos envolvendo o sistema elétrico nacional brasileiro são mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Junior, Jason Paulo Tavares Faria. "Laboratório Virtual de um Sistema Elétrico de Alta Potência Virtual laboratory of an Electrical system of High Power." Cadernos UniFOA 4, no. 10 (March 27, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v4i10.962.

Full text
Abstract:
Neste Trabalho foi utilizado a Realidade Virtual (Oh, Ji-Young e Stverzlinger, Wolfgang) e suas aplicações no processo de ensino/aprendizado (Pinheiro, C.D.B., Ribeiro Filho, M.), onde se pretende utilizar as potencialidades provenientes da Realidade Virtual (RV) para auxiliar o ensino e o treinamento de profissionais da área de sistemas elétricos de alta potência. O usuário poderá observar o comportamento do sistema em tempo real, alterando a potência elétrica e a posição da visualização dos fenômenos com total segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bizarria, Francisco Carlos Parquet, José Walter Parquet Bizarria, Rogerio Oliveira De Paula, and Mauricio Dos Santos. "INTERFACE GRÁFICA PARA SUPERVISIONAR POTÊNCIAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS." Engevista 19, no. 4 (October 9, 2017): 1065. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i4.926.

Full text
Abstract:
A energia elétrica é um dos insumos básicos que as atuais indústrias utilizam com a finalidade de fabricar bens para atender os mercados consumidores. Decorrente dos elevados custos financeiros que estão envolvidos na implantação e utilização dos sistemas de potência elétrica, as concessionárias instituem regulamentos que devem ser atendidos pelos seus clientes para o consumo dessa energia, sob pena de aplicação de multas. Dentre esses regulamentos, há uma categoria que está relacionada com o valor da demanda contratada pelo cliente. Esse valor pode ser utilizado de maneira contínua no período estabelecido em contrato, entretanto, se for ultrapassado, será cobrada multa do cliente. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de interface gráfica para supervisionar as potências de circuitos elétricos, a fim de auxiliar a identificação de horários, períodos e cargas que excedem os valores preestabelecidos para consumos de potências. As janelas dessa interface gráfica contêm recursos que permitem ao seu usuário parametrizar faixas de valores de potências que são consideradas normais e anômalas, supervisionar o consumo de potências dos circuitos, gerar arquivo com histórico do consumo de potência, e sinalizar a ocorrência de alarmes. A validação dos recursos da interface gráfica foi obtida por meio de testes práticos executados em protótipo dedicado para esse fim. Os resultados positivos obtidos nesses testes sugerem que a interface proposta, quando for integrada no sistema de distribuição de energia elétrica, será capaz de auxiliar a tarefa de identificar os circuitos que excedem valores preestabelecidos de potências, e dessa forma, contribuir para minimizar a incidência de multas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreto, Miguel, and Jacqueline G. Rolim. "Análise automática de oscilografias em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 4 (August 2010): 347–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000400003.

Full text
Abstract:
Atualmente os registradores digitais de perturbação estão presentes na maioria das instalações dos sistemas elétricos de potência. Estes equipamentos realizam um monitoramento constante do sistema buscando registrar eventuais distúrbios significativos em grandezas como tensões e correntes. A análise da grande quantidade de dados fornecida por estes equipamentos tem se tornado um desafio para os engenheiros analistas, os quais devem priorizar parte dos registros uma vez que não há tempo hábil para que todos os dados sejam verificados. Desta forma, os registros relativos a ocorrências graves, como desligamentos de geradores ou linhas de transmissão, devem ser analisados em primeira instância. Neste artigo é apresentada uma abrangente revisão bibliográfica relacionada com aplicações de metodologias de análise automática de oscilografias e das técnicas mais utilizadas atualmente. Assim, espera-se que a partir deste artigo o leitor possa adquirir os fundamentos necessários para iniciar o desenvolvimento de esquemas que visem auxiliar os engenheiros especialistas na árdua tarefa de analisar e classificar oscilografias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Luiz F. C. de, Regis de C. Ferreira, Rogério de A. Almeida, Engler J. V. Lobato, and Antônio M. de M. Medeiros. "Potencial de redução do consumo de energia elétrica pela utilização de aquecedores solares no Estado de Goiás." Engenharia Agrícola 28, no. 3 (September 2008): 406–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000300002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a viabilidade técnica da redução do uso de energia elétrica pela substituição dos chuveiros elétricos por aquecedores solares e apresenta uma análise da redução do custo mensal de energia elétrica para os diferentes municípios de Goiás. Por meio do processamento de dados climatológicos e com o auxílio do aplicativo de informações geográficas SPRING®, foram calculados os valores de irradiâncias (MJ m-2 anual-1) e do número de horas anuais de brilho solar sobre a superfície da Terra e no topo da atmosfera, respectivamente, para os municípios do Estado de Goiás. Com base em dados censitários, calcularam-se o consumo médio de energia elétrica mensal por domicílio (kWh mês-1) e o total anual (kWh ano-1). Analisou-se a redução do custo mensal de energia elétrica por domicílio pela substituição de chuveiros elétricos com diferentes potências comerciais por aquecedores solares. Analisaram-se, ainda, a redução da vazão que passa na turbina (m³ s-1) da principal usina hidrelétrica de Goiás e a relação entre a redução da potência total anual (kW) e a potência gerada por essa usina (kW). Procedeu-se, finalmente, à análise econômica, avaliando-se a relação custo/benefício da substituição proposta. Os resultados mostraram redução média mensal da conta de energia de R$ 36,92 e média de 13 meses para o retorno do capital investido. Pôde-se concluir pela viabilidade técnica, econômica e ambiental da substituição dos chuveiros elétricos pelos sistemas aquecedores/reservatórios térmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Flávio V., Márcio P. Vinagre, José L. R. Pereira, and Paulo N. Garcia. "Fluxo de carga em sistemas que apresentam linhas de potência natural elevada (LPNE)." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 3 (September 2002): 290–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000300007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um procedimento preciso para o cálculo de fluxo de carga em sistemas elétricos de potência nos quais estão presentes linhas de potência natural elevada (LPNE). A metodologia consiste no uso do fluxo de potência trifásico em coordenadas de fase para solução de um subsistema onde os efeitos dos desequilíbrios causados pelas linhas LPNEs são mais acentuados. Para o restante do sistema adota-se o tradicional fluxo de carga de seqüência positiva. O modelo proposto foi validado usando-se o sistema de 57 barras do IEEE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barreiros, José A. L., André M. D. Ferreira, Walter Barra Jr., Carlos Tavares-da-Costa Jr., and Rafael Suzuki Bayma. "Estabilizador neural não-linear para sistemas de potência treinado por rede de controladores lineares." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 2 (June 2006): 115–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000200001.

Full text
Abstract:
A utilização de Estabilizadores de Sistemas de Potência (ESP), para amortecer oscilações eletromecânicas de pequena magnitude e baixa freqüência, é cada vez mais importante na operação dos modernos sistemas elétricos. Estabilizadores convencionais, com estrutura e parâmetros fixos, têm sido utilizados com essa finalidade há algumas décadas, porém existem regiões de operação do sistema nas quais esses estabilizadores lineares não são tão eficientes, especialmente quando comparados com estabilizadores projetados através de modernas técnicas de controle. Um ESP Neural, treinado a partir de um conjunto de controladores lineares locais, é utilizado para investigar em quais regiões de operação do sistema elétrico o desempenho do estabilizador a parâmetros fixos é deteriorada. O melhor desempenho do ESP Neural nessas regiões de operação, quando comparado com o ESP convencional, é demonstrado através de simulações digitais não-lineares de um sistema do tipo máquina síncrona conectada a um barramento infinito e de um sistema com quatro geradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Daniel, Renato M. Monaro, Denis V. Coury, and Mário Oleskovicz. "Filtragem adaptativa para a estimação da freqüência em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 2 (June 2008): 226–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000200010.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta um método para a estimação da freqüência em sistemas elétricos de potência utilizando filtros adaptativos baseados no método dos mínimos quadrados (MMQ). A análise do sistema de potência é realizada através da conversão das tensões trifásicas em um sinal complexo pela aplicação da transformada α β, sendo este direcionado ao algoritmo de filtragem adaptativa. As simulações computacionais, assim como a modelagem dos equipamentos, foram realizadas utilizando-se do software ATP (Alternative Transients Program). Este teve por objetivo, gerar dados das mais diversas e distintas situações para a verificação e análise da metodologia proposta, em comparação a resultados obtidos de um determinado relé comercial, habilitado à supervisão da freqüência do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mesquita, Arthur, Marcelo Lima, Thales Wulfert, Igor Delgado, Leandro Manso, Carlos Duque, and Abílio Variz. "Estimação de Fontes Harmônicas em Sistemas de Potência." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 20 (October 30, 2020): 11. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.30974.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia para a estimação de fontes de correntes harmônicas em sistemas elétricos de potência a partir do uso da Análise de Componentes Independentes (ICA). Através dos fasores de tensão harmônica complexa obtidos por PMUs (Phasor Measurement Units), os perfis harmônicos podem ser observados e considerados para a estimação das fontes. Um algoritmo baseado em um filtro de média móvel é responsável por dissociar as variações lentas e rápidas dos perfis harmônicos que são empregados à ICA para a estimação das fontes de corrente, rastreando-as ao longo do dia. Simulações computacionais no sistema IEEE 14 Barras são realizadas no intuito de validar a metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Variz, Abilio Manuel, Sandoval Carneiro Jr., José Luiz R. Pereira, and Pedro G. Barbosa. "Cálculo do fluxo de harmônicos em sistemas de potência trifásicos utilizando o método de injeção de correntes com solução iterativa." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 2 (June 2008): 178–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma metodologia, baseada nas equações de injeção de correntes (MICT), para o cálculo do fluxo de potência harmônico trifásico em sistemas elétricos equilibrados e desequilibrados (MICTH). A metodologia desenvolvida emprega o método iterativo de Newton-Raphson para obter a solução do sistema de equações não-lineares, onde o sistema matricial é formado por blocos relativos às freqüências harmônicas investigadas. Dessa maneira é possível representar as interações entre as componentes harmônicas de diferentes freqüências. Em paralelo foram desenvolvidos modelos dos principais dispositivos lineares e não-lineares conectados aos sistemas elétricos de potência. O MICTH (Método de Injeção de Correntes Trifásicas Harmônicas) e os modelos de componentes foram implementados em C++, com programação orientada a objetos, e utilizando técnicas de programação esparsa. Os resultados das simulações, no domínio da freqüência, obtidos com o programa MICTH foram validados a partir de comparações com resultados de simulações, no domínio do tempo, obtidos com o programa ATP/EMTP (Alternative Transients Program of Electromagnetic Transients Program).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Segatto, Ê. C., and D. V. Coury. "Redes neurais artificiais recorrentes aplicadas na correção de sinais distorcidos pela saturação de transformadores de corrente." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 4 (December 2006): 424–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000400004.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma técnica alternativa para a correção de ondas distorcidas provenientes da saturação dos transformadores de corrente (TCs) através de ferramentas inteligentes baseadas em Redes Neurais Artificiais (RNAs) recorrentes. Os TCs estão presentes em Sistemas Elétricos de Potência com a finalidade de proteção e medição, sendo altamente susceptíveis à saturação. O programa EMTP-ATP (Electromagnetic Transients Program) foi escolhido como ferramenta computacional para a simulação de um sistema elétrico utilizado na geração de dados de treinamento e testes para as RNAs. Muitas arquiteturas de redes neurais artificiais foram treinadas e testadas. Resultados promissores relativos ao novo método são apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barra Junior, Walter, José Augusto Lima Barreiros, Carlos Tavares da Costa Júnior, and André Maurício Damasceno Ferreira. "Controle Fuzzy aplicado à melhoria da estabilidade dinâmica em sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 16, no. 2 (June 2005): 173–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592005000200006.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma estratégia fuzzy, do tipo Rede de Controladores Locais, aplicável à melhoria da estabilidade dinâmica em sistemas elétricos de potência, visando compensar possíveis perdas de sintonia devido à ocorrência de variações nas condições operacionais da planta. A adaptação dos ganhos do controlador fuzzy é efetuada on-line, interpolando-se os ganhos de um conjunto finito de controladores locais fixos. Ao ocorrer variações nas condições operacionais da planta, os ganhos da lei de controle são ajustados automaticamente de modo a manter satisfatório o desempenho do sistema de controle. O desempenho do controle foi avaliado através de estudos de simulação, utilizando-se um modelo dinâmico não-linear, do tipo máquina barra infinita. Os resultados mostram que o emprego da estratégia proposta permite obter melhorias no desempenho dinâmico do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castro, Marcelo S., Hugo M. Ayres, Igor Kopcak, Vivaldo F. da Costa, and Luiz Carlos P. da Silva. "A influência do modo de operação do SSSC na estabilidade de ângulo de sistemas elétricos de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 18, no. 3 (September 2007): 347–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592007000300007.

Full text
Abstract:
Afim de realizar específicos objetivos de compensação, um SSSC (Static Synchronous Series Compensator) pode ser controlado de diferentes formas. Os modos de controle do SSSC mais discutidos na literatura são 1) modo de tensão constante, 2) modo de reatância constante, e 3) modo de potência constante. Enquanto os dois primeiros modos acima citados são usados para realizar apenas compensação série de potência reativa, o modo de potência constante também permite que o fluxo de potência na rede de transmissão seja controlado. Uma vez que esses modos podem causar diferentes impactos na estabilidade angular do sistema, o objetivo desse trabalho é investigar a influência do modo de operação do SSSC na estabilidade de ângulo a pequenas perturbações e na estabilidade transitória de sistemas de potência. O estudo é baseado na técnica de análise modal bem como em simulações no domínio do tempo, as quais são realizadas usando o PSAT (Power System Analysis Toolbox). Os resultados obtidos mostram que, quando realizando apenas compensação série de potência reativa, o uso do SSSC no modo de reatância constante é a melhor estratégia para melhorar a estabilidade de ângulo a pequenas perturbações bem como a estabilidade transitória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Medeiros, Ramon Rudá Brito, Arthur Vila Nova Albuquerque Lima, Gutembergy Ferreira Diniz, Vinicius Mafra Melo, Luiz Guilherme Meira de Souza, and Kelly Cristiane Gomes da Silva. "Estudo de desempenho de um sistema híbrido fotovoltaico/térmico." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e1210716156. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16156.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo de desempenho de um sistema híbrido fotovoltaico/térmico (PVT), comparando-o com um sistema fotovoltaico tradicional (PV). Foram analisadas a potência elétrica e térmica, a eficiência e a energia produzida pelos sistemas. O módulo fotovoltaico (PV) utilizado foi o MSX 77 da marca SOLAREX, composto por células solares policristalinas, cuja potência de pico é de 77 Watts. O sistema PVT analisado foi do tipo PVT-líquido, composto pelo mesmo módulo PV e um coletor solar plano do tipo placa, a alimentação de água do coletor foi do tipo forçada por gravidade. Para determinar as curvas características do módulo PV e por consequência a potência elétrica máxima gerada, foi desenvolvido um banco de carga formado por resistores de potência. A potência térmica foi quantificada aferindo a vazão da água que alimentava o coletor e a diferença de temperatura da água de entrada e saída. Com as potências e a radiação solar incidente sobre os sistemas, foram determinadas as eficiências. O sistema PVT proporcionou a redução da temperatura do módulo PV, aumentando a eficiência de geração elétrica, proporcionando um aumento na ordem dos 6,9% na energia elétrica média diária. O sistema PVT além de proporcionar um aumento de energia elétrica, ainda fornece energia térmica com uma eficiência superior à elétrica. A água aquecida pode ser utilizada para alimentar sistemas de aquecimento de água para banho, contribuindo para redução do consumo de energia elétrica de uma residência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Furini, Marcos Amorielle, and Percival Bueno de Araujo. "Melhora da estabilidade dinâmica de sistemas elétricos de potência multimáquinas usando o dispositivo facts "thyristor-controlled series capacitor - TCSC"." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 2 (June 2008): 214–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000200009.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho é analisar o desempenho dinâmico de um sistema elétrico de potência multimáquinas com a consideração do dispositivo FACTS TCSC (do inglês, "Thyristor Controlled Series Capacitor"). Para tanto será utilizado o Modelo de Sensibilidade de Potência para o sistema elétrico e será definido um modelo dinâmico para o TCSC. Através de simulações de um sistema teste serão obtidas informações a respeito da estabilidade do sistema elétrico de potência frente a pequenas perturbações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lopes da Costa, Israel Divan, Carlos Renato Magalhães Duarte, and Diego Santos Gonçalves. "ANALISE DE UM RETIFICADOR MONOFÁSICO COM ALTO FATOR DE POTÊNCIA UTILIZANDO O CONVERSOR BOOST INTERLEAVED DE DUAS FASES FRENTE ÀS NORMATIVAS IEC61000-3-2 (2009) CLASSE D." Engevista 20, no. 4 (October 1, 2018): 572. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v20i4.9558.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva-se a avaliar de maneira prática, a aplicação do conversor boost intercalado no modo pre-regulador de fator de potência, como solução ao problema de distorção harmônica e empobrecimento do fator de potência que os retificadores convencionais associados a filtro capacitivo, interface inicial entre a rede elétrica monofásica ou trifásica e muitos dos sistemas eletrônicos de potência, inserem no sistema elétrico. O baixo fator de potência, baixa eficiência energética, inserção de distorção harmônica e interferência eletromagnética se tornaram hoje os principais distúrbios gerados de maneira indireta pelas cargas que compõe o sistema elétrico de potência. Retificação com alto fator de potência se torna neste contexto, uma obrigatoriedade frente às normativas IEC61000-3-2 e IEEE519. A preocupação com a qualidade da energia elétrica levará a uma nova topologia, que trata da retificação em alto fator de potência utilizando-se da estratégia do PFC Ativo aplicando o conversor boost, e como otimização de eficiência desta estrutura será demostrado posteriormente o conversor em arranjo intercalado – Interleaved PFC. Ao analisarmos de maneira prática os resultados obtidos, percebe-se o quão benéfico se torna para o sistema elétrico de potencia, trabalhar-se com correção ativa de fator de potencia integrada a sistemas front-end em equipamentos eletroeletrônicos. A densidade de potencia de um equipamento pode melhorar significativamente ao se intercalar múltiplos conversores no que se relaciona a minimização dos elementos passivos filtrantes de componentes EMI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Edimar J. de, Rafael M. Fontoura, Nelson Martins, Leonardo Willer de Oliveira, and José L. R. Pereira. "Inclusão de restrições dinâmicas no problema de planejamento de potência reativa." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 1 (March 2008): 53–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma nova metodologia para o planejamento da operação dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP), na qual restrições dinâmicas de impactos em geradores são incorporadas ao problema de Fluxo de Potência Ótimo (FPO). Neste novo modelo, o transitório no instante da contingência é incorporado ao FPO como uma restrição operacional a fim de manter os impactos nos eixos dos geradores nos níveis recomendados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Desta forma o tradicional problema de planejamento de potencia reativa incorpora os impactos nos eixos dos geradores do SEP quando ocorre uma contingência. O problema é formulado usando a metodologia primal-dual de pontos interiores associada à técnica de decomposição matemática de Benders. Estudos de casos com os sistemas IEEE-14 e IEEE-118 são realizados para mostrar o desempenho da metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Penido, Débora Rosana Ribeiro, Leandro Ramos de Araujo, Sandoval Carneiro Jr., and José Luiz Rezende Pereira. "Metodologia para análise de sistemas elétricos a N Condutores pelo Método de Injeção de Correntes." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 3 (June 2010): 308–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000300008.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se uma nova metodologia para análise em regime permanente de sistemas elétricos a n-condutores, com capacidade de modelar diversas características de redes e componentes encontrados nos sistemas elétricos de potência. A metodologia tem se mostrado eficiente e robusta, possuindo aplicação bastante geral, podendo ser utilizada para analisar sistemas equilibrados ou desequilibrados, radiais ou reticulados, de transmissão, subtransmissão, distribuição ou industriais, inclusive sistemas de grande porte. A metodologia proposta foi chamada de Método de Injeção de Correntes a N Condutores - MICN e é baseada no Método de Injeção de Correntes em coordenadas retangulares, definida diretamente em coordenadas de fase e usa o método de Newton-Raphson no processo de solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Novais, Ariane Silva, Roberta Duarte Ferreira Chagas Comitra, and Élcio Nogueira. "Análise Teórica de Desempenho Térmico de Motores de Indução Elétrica Aletados." Cadernos UniFOA 9, no. 25 (August 10, 2014): 19. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v9i25.222.

Full text
Abstract:
Na indústria, os motores elétricos são largamente utilizados em função de sua simples construção e sua versatilidade, com relação à aplicação de cargas no mesmo. É muito comum o aquecimento excessivo do motor elétrico e sua consequente queima, em função da exposição a temperaturas ambientais elevadas e a ineficiência na dissipação do calor gerado através da diferença da potência útil fornecida pelo motor na ponta do eixo e a potência absorvida na linha de alimentação. Um dos fatores que contribuem para a ineficiência na troca de calor é a resistência térmica entre a carcaça e o núcleo do motor. Os modelos teóricos, que usam aletas para dissipação de calor em motores elétricos, não levam em consideração esta resistência interna e assumem que a temperatura da base da aleta, disposta na carcaça do motor, é igual à temperatura do núcleo. O presente trabalho demonstra que estes modelos não remetem à realidade e aplica os dados de um motor elétrico, apresentando soluções analíticas para seu desempenho térmico, utilizando sistemas de aletas com perfis retangulares e condição de fluxo de calor por convecção prescrito na base. Efetua uma comparação entre o desempenho de dois materiais diferentes na composição da carcaça e das aletas do motor, são eles, alumínio e ferro fundido. Os resultados teóricos obtidos demonstram que não se pode negligenciar o efeito da resistência térmica interna na solução de desempenho térmico dos motores elétricos, e que esta resistência térmica deve ser objeto de estudo experimental detalhado, vez que há escassez de resultados confiáveis na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Niquini, Filipe Magno Mayrink, Abilio Manuel Variz, José Luiz R. Pereira, Pedro G. Barbosa, and Sandoval Carneiro Jr. "Modelagem do elo de corrente contínua no domínio da frequência em sistemas assíncronos desequilibrados." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 4 (December 2009): 573–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000400010.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe a modelagem de Elos de Corrente Contínua (HVDC, High Voltage Direct Current Link) para análise harmônica em sistemas elétricos de potência através de uma formulação no domínio da freqüência com representação completa e explícita dos sistemas CA e CC, bem como das características não-lineares dos conversores de potência. O desenvolvimento do modelo proposto é baseado no Método de Injeção de Correntes Trifásico Harmônico (MICTH) e permite a simulação sistêmica de redes CA com elo CC de alta complexidade, como sistemas com conversores de 12 pulsos e assíncronos. Os resultados das simulações do modelo proposto, no domínio da freqüência, foram validados a partir de comparações com resultados obtidos pelo ATP (Alternative Transients Program) no domínio do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Donizeti Clementino, Luíz. "INCORPORAÇÃO DE SISTEMAS DE CO-GERAÇÃO AOS SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA: UM ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA." Revista Sinergia 1, no. 1 (December 31, 2000): 35–45. http://dx.doi.org/10.33780/issn.2177-451x.2000.v1.n1.p35-45.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva Neto, Carlos Alberto da, Marcus Th Schilling, Julio Cesar Stacchini Souza, and Marcelos Groetaers dos Santos. "Melhoria da segurança dinâmica baseada em análise estocástica e metaheurística." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 2 (April 2012): 216–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a avaliação da segurança dinâmica de sistemas elétricos de potência baseada na melhoria de um índice que representa o nível de risco operativo probabilístico da rede elétrica. Esse índice é obtido a partir de uma avaliação na qual são realizadas diversas simulações eletromecânicas, considerando as incertezas relacionadas a configurações topológicas, patamares de carga e perfis de intercâmbio, bem como tipos, locais e duração de defeitos. As simulações eletromecânicas com modelos detalhados permitem uma representação mais acurada dos elementos da rede elétrica resultando em um diagnóstico mais confiável. O processo de otimização é baseado na metaheurística denominada algoritmo Enxame de Partículas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Coury, Denis V., Alexandre C. B. Delbem, Mário Oleskovicz, Eduardo V. Simões, Daniel Barbosa, and Janison R. de Carvalho. "Algoritmo evolutivo para a estimação da frequência em sistemas elétricos utilizando FPGAS." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 5 (October 2011): 495–505. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000500005.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma técnica eficiente para a estimação da frequência em Sistemas Elétricos de Potência (SEPs) baseada em Algoritmos Genéticos (AGs). A estimação da frequência de um sinal elétrico é modelada como um problema de otimização. A motivação do uso de AGs nesta abordagem é a sua intrínseca robustez ao ruído presente nos sinais. O AG proposto é implementado em um dispositivo FPGA (Field-Programmable Gate Array) e 0 procedimento de estimação da frequência é realizado em tempo real. Isto é possível devido: (a) ao paralelismo implícito dos FPGAs no processamento das instruções, (b) a escolha de operadores apropriados dos AGs para explorar este paralelismo e (c) a determinação da arquitetura do circuito para FPGA que paraleliza o AG, assegurando um desempenho satisfatório. Para a avaliação do desempenho da metodologia proposta, um SEP com condições de operação típicas foi modelado através do software ATP (Alternative Transients Program). Os sinais gerados deste sistema foram processados pela abordagem AG/FPGA proposta, sendo as respostas decorrentes da mesma comparada às respostas de um relé comercial. Resultados bastante promissores foram alcançados com a metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rodríguez, Yuri Molina, Osvaldo R. Saavedra, and Ricardo B. Prada. "Minimização do custo do serviço de potência reativa fornecida pelos geradores levando em conta a reserva de potência: uma abordagem evolutiva." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 18, no. 2 (June 2007): 199–209. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592007000200006.

Full text
Abstract:
Na operação dos sistemas de transmissão de potência, os problemas de tensão/potência reativa podem ocorrer a qualquer momento devido a contingências e/ou alterações na demanda. Portanto, são necessários serviços ancilares de suporte de potência reativa em períodos de tempo relativamente pequenos para não comprometer a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico. Esse serviço pode ser contratado pelo Operador Independente do Sistema a agentes conectados ao sistema elétrico, tais como geradores e compensadores síncronos, e compensadores estáticos. Este artigo propõe uma metodologia para minimizar o custo do serviço de potência reativa provida por geradores considerando o acoplamento com o serviço de reservas de potência e com o mercado de energia. Considera-se o método de pagamento de "reserva atribuída"para o serviço de reserva de potência. Reportam-se resultados com os sistemas-teste IEEE 14-barras e IEEE 30-barras, ilustrando o acoplamento mencionado, assim como as implicações econômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira Filho, Delly, Carlos H. R. Ferenc, Carlos A. Teixeira, Gutemberg P. Dias, Roberto C. Milagres, and Carlos R. Pontes. "Uso de motores monofásicos acoplados mecanicamente em série, em irrigação por pivô central." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 1 (March 2005): 139–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000100022.

Full text
Abstract:
A utilização de sistemas de irrigação por pivô central requer elevada potência elétrica, o que, em geral, implica em alto investimento inicial. No Brasil, a maioria das fazendas é eletrificada no sistema monofásico, devido ao fato de sua implantação requerer cerca de 40% do investimento inicial exigido pelo sistema trifásico. Salienta-se que a maior potência disponível no mercado de motores monofásicos no Brasil é de 9,2 kW (12,5 cv). Para suprir demanda de potência acima desta com sistema monofásico, propõe-se acoplar os motores monofásicos mecanicamente em série. Este trabalho teve como objetivo estimar o rendimento de um sistema de acoplamento e sua viabilidade técnico-econômica, comparado-o com outras formas de fornecimento de energia, diesel e sistema elétrico trifásico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Portolann, César A., and Jorge M. Campagnolo. "Controle de frequência híbrido em sistemas elétricos com incidência de geração distribuída." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 5 (October 2010): 454–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000500002.

Full text
Abstract:
As mudanças estruturais ocorridas nos mercados de eletricidade, fizeram a economia ser tão importante quanto à segurança em sistemas elétricos. Assim, os investimentos são mais seletivos, geralmente não acompanhando o crescimento da demanda. Como resultado, os sistemas tendem a operar com a sua máxima utilização. Ao mesmo tempo, há um incentivo para o uso da geração distribuída, particularmente a geração eólica, que se por um lado melhora a capacidade de geração, por outro dificulta o controle da freqüência. Para utilizar a geração eólica, mantendo uma boa qualidade de freqüência, alguns recursos podem ser utilizados, tais como o aumento da reserva operativa, limitação da taxa de penetração da geração eólica, utilização de turbinas com controle do ângulo de pás, interfaces eletrônicas e armazenagem de potência ativa, porém, são soluções geralmente onerosas ou pouco eficientes. Assim, propõe-se a avaliação de uma solução híbrida, onde um alívio de carga modificado ajuda o controle convencional na regulação de freqüência. Este alívio de carga é visto como uma ferramenta operacional, que atua também em regime permanente e não somente como medida de emergência. Isto permite usufruir dos benefícios da geração eólica, contornando as suas implicações na freqüência, e ainda com custo compatível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, José V. Canto dos, and Ariovaldo V. Garcia. "Um método para auxiliar processos de restauração de sistemas de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 15, no. 1 (March 2004): 85–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592004000100011.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata de restauração de sistemas de potência, um dos principais problemas atuais da área de Engenharia Elétrica. Devido a grande dependência das sociedades industriais modernas de um fornecimento confiável de energia elétrica, este tema tem recebido grande atenção. Na restauração de sistemas após a ocorrência de blecautes, um problema básico é a determinação da configuração do sistema tendo como objetivo o atendimento de cargas prioritárias. Isso normalmente é feito em estágios sendo que em cada etapa atende-se um conjunto de cargas. Neste trabalho é apresentado um método para resolver este problema levando em conta os aspectos ativo e reativo dos sistemas e seus principais limites de operação. A abordagem de caráter geral desenvolvida utiliza, um novo modelo de fluxo de potência linearizado, programação linear, uma expansão do conceito de rede fictícia. e o modelo convencional de fluxo de potência. São apresentados resultados obtidos para um sistema teste e para um sistema real brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Matarucco, R. R., D. A. Alves, J. H. Canossa, L. C. P. da Silva, and C. A. Castro. "Método da continuação aplicado na análise de contingência de linhas de transmissão." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 17, no. 2 (June 2006): 138–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592006000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um método para a análise estática de contingências em Sistemas Elétricos de Potência utilizando o Método da Continuação. A margem de carregamento pós-contingência é obtida a partir do ponto de máximo carregamento do caso base. A magnitude de tensão de uma barra qualquer é usada como parâmetro na etapa de parametrização do fluxo de carga continuado. O ramo selecionado para avaliação da contingência é parametrizado por um fator de escalonamento que possibilita a remoção gradual do ramo e assegura a convergência nos casos em que o método diverge para a retirada total da linha de transmissão. Em geral, para a maioria das contingências analisadas são necessárias poucas iterações para a determinação do ponto de máximo carregamento pós-contingência. Mostra-se que o método pode ser usado como uma técnica alternativa para a averiguação e até mesmo para a obtenção da lista de contingências críticas fornecida pela função de análise de segurança de sistemas elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva Junior, Ivo Chaves da, Sandoval Carneiro Junior, Edimar José de Oliveira, José Luiz Rezende Pereira, and Paulo Augusto Nepomuceno Garcia. "Metodologia heurística construtiva para alocação de bancos de capacitores em sistemas de distribuição de energia elétrica." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 19, no. 1 (March 2008): 72–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592008000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um algoritmo heurístico construtivo para a resolução do problema referente à alocação ótima de bancos fixos de capacitores em sistemas de distribuição. Inicialmente a natureza discreta do problema de alocação de capacitores é mitigada através do uso de uma função sigmoidal no intervalo [0,1] que é incorporada ao problema de fluxo de potência ótimo (FPO) através de modificações nas equações de fluxo de potência. O algoritmo proposto utiliza a técnica primal-dual de pontos interiores como ferramenta de solução do FPO. Baseado na sensibilidade fornecida pela função sigmoidal ponderada pelo carregamento da potência reativa do sistema de distribuição, a metodologia heurística proposta determina passo a passo a localização, a capacidade e o número de capacitores a serem instalados no sistema. A técnica proposta é aplicada a dois sistemas de distribuição de energia. Os resultados são comparados com os resultados obitidos através de um algoritmo genético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Sarubbi, Juliana, Luiz A. Rossi, Daniella J. de Moura, Rafael A. de Oliveira, and Eduardo David. "Utilização de energia elétrica em diferentes sistemas de aquecimento para leitões desmamados." Engenharia Agrícola 30, no. 6 (December 2010): 1003–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000600002.

Full text
Abstract:
A eficiência do uso de energia elétrica no aquecimento de leitões em fase de creche e maternidade pode ser viabilizada sem prejudicar o conforto térmico dos suínos. Neste trabalho, foram comparadas três tecnologias de aquecimento de leitões em fase de creche, quanto ao uso de energia elétrica e ao ambiente térmico. Estudaram-se três tratamentos: resistências elétricas suspensas (TR), piso aquecido (TP) e aquecimento por convecção (TA). Os critérios de comparação foram: consumo de energia elétrica (kWh), demanda máxima de potência (kW), consumo específico (kWh/kg de suíno vivo produzido), a quantidade de energia elétrica consumida (kWh) para o aumento de 1ºC em 1m³ de ar, a temperatura de bulbo seco (ºC) e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU). O sistema de aquecimento por piso (TP) foi melhor sob o aspecto de uso de energia elétrica, e o sistema de aquecimento por resistências elétricas suspensas (TR) foi o que melhor atendeu às necessidades térmicas dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vieira, João Paulo Abreu, Ubiratan Holanda Bezerra, Walter Barra Jr., Marcus Vinicius Alves Nunes, and André Cavalcante do Nascimento. "Controladores fuzzy aplicados ao conversor de geradores de indução duplamente excitados em sistemas eólicos integrados a sistemas de potência." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 18, no. 1 (March 2007): 115–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592007000100009.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta novas estratégias de controle fuzzy aplicadas ao conversor estático interligado ao rotor dos geradores de indução duplamente excitados (DFIG), em esquemas eólicos de velocidade variável, integrados a redes elétricas reais. As estratégias de controle propostas são do tipo fuzzy "look-up-table" com supervisão. O desempenho de tais reguladores, baseados em inteligência computacional, é comparado com o obtido com controladores PI's a parâmetros fixos, na ocorrência de faltas no sistema elétrico de potência. Esses controladores fuzzy são destinados a garantir a continuidade da operação dos conversores, e melhorar o desempenho transitório do sistema, em relação aos controladores convencionais. Os resultados apresentados confirmam a eficácia das estratégias de controle adotadas. O modelo físico dos aerogeradores, consistindo de um grande número de turbinas eólicas, foi implementado através de uma ferramenta de simulação dinâmica, desenvolvida no ambiente computacional MATLAB TM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Marcos, Iván Patricio, and Armando Pereira Pontes Júnior. "Previsão do Consumo de Energia Elétrica na Região Nordeste do Brasil." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 3 (April 1, 2021): 21–30. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i3.1684.

Full text
Abstract:
Sistemas elétricos de potência coletam grandes volumes de dados que podem fornecer informações valiosas sobre o consumo de energia. As empresas elétricas podem usar esses dados históricos de consumo para auxílio no processo de tomada de decisões no que diz respeito ao planejamento da produção de energia, principalmente pelo lado da demanda (consumo de energia esperado). Neste trabalho o problema de previsão de consumo de energia foi modelado como sendo univariado com um passo temporal à frente. Foram utilizados os algoritmos Naive (Persistente, Média e Mediana), SARIMA, MLP, CNN e LSTM; e foi desempenhada uma busca gulosa de seus hiperparâmetros com o objetivo de encontrar a melhor configuração associada a cada algoritmo. Além disso, para comparação e escolha do melhor algoritmo de previsão foi utilizado a métrica MAPE e o teste de hipótese de Deibold-Mariano modificado. Para a prova de conceito da proposta metodológica, foram usados dados de consumo de energia da região Nordeste do Brasil entre os anos de 2004 a 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ferreira, Carlos Aparecido, and Ricardo Prada. "Modelo de transformador com tap variável adequado para estudos de estabilidade de tensão." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 6 (December 2012): 726–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000600006.

Full text
Abstract:
O modelo de transformador com tap variável utilizado mundialmente consiste de uma impedância, obtida através do ensaio em curto-circuito e com tap nominal, em série com um transformador ideal. Em estudos de estabilidade de tensão, o uso desse modelo leva a resultados qualitativamente errados. Para demonstração, utiliza-se um circuito pequeno e os conceitos de máxima potência transmitida, impedância equivalente da carga, e efeito do controle de tensão. Propõe-se um novo modelo coerente com os resultados obtidos em laboratório, com as leis de circuitos elétricos e com a teoria de estabilidade de tensão. Com sistemas-teste do IEEE, são mostrados resultados diferentes comparando-se os modelos usual e proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Jusimara Andrade, Welington Gonzaga do Vale, Edson Patto Pacheco, Aurélio Lima Barreto, and Adilson Machado Enes. "Adaptação de dosadores elétricos para distribuição precisa de fertilizantes com adubadora microtratorizada." Scientific Electronic Archives 14, no. 6 (May 31, 2021): 8–15. http://dx.doi.org/10.36560/14620211284.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata da adaptação de motores elétricos e eletrônica arduino em uma adubadora microtratorizada para distribuição precisa de fertilizantes com equipamentos de pequeno porte e baixa potência. O sistema de aplicação de fertilizante do protótipo projetado conta com um sistema controlador capaz de atuar na velocidade de rotação do motor de acionamento do dosador a partir dos dados enviados pelo operador via Bluetooth, e assim, aplicar de maneira controlada o fertilizante no solo. O microcontrolador usado foi o Arduino uno que coordena os dispositivos e realiza a manipulação dos dados obtidos, além de um circuito ponte H para controle dos motores elétricos. O mecanismo dosador utilizado foi do tipo helicoidal “rosca sem fim” construído em impressora 3D e conexões em PVC para os tubos de descarga. Com o protótipo pronto foram realizados ensaios de distribuição com atuador elétrico em laboratório para validação do dosador. A equação de calibração foi determinada por meio de dados estatísticos obtidos com os testes realizados para calibração. Com o fim do trabalho pode-se concluir que o sistema de dosadores é um equipamento de pequeno porte e de fácil operação e com custo acessível para pequenos e médios produtores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santana, Márcio Wladimir, and Daniel Furtado Leite. "Aprendizado de Máquina Fuzzy Incremental para Classificação de Faltas em Sistemas de Potência." Abakós 8, no. 2 (November 24, 2020): 03–28. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2020v8n2p03-28.

Full text
Abstract:
O conceito de Qualidade da Energia está relacionado a um conjunto de alterações que podem ocorrer no sistema elétrico. Tais alterações (distúrbios/faltas) podem ocorrer em várias partes do sistema de energia, sejam nas instalações elétricas dos consumidores ou no sistema supridor da concessionária, causando prejuízos financeiros a ambas as partes. Por isso, é de fundamental importância a detecção e classificação em tempo real desses distúrbios de modo automático. Para reconhecimento e classificação de padrões, são considerados modelos inteligentes evolutivos, ou seja, modelos equipados com algoritmos de aprendizado incrementais online capazes de alterar seus parâmetros e estrutura, conforme novas informações surgem em um fluxo de dados. Em particular, é considerada a modelagem evolutiva baseada em conjuntos fuzzy (FBeM). Para o pré-processamento dos dados mensurados, e extração de variáveis indicadoras da presença de distúrbios, é considerado o filtro Hodrick-Prescott, a técnica de transformada rápida de Fourier e o valor eficaz da tensão. O modelo desenvolvido neste trabalho tem alcançado um desempenho comparável àqueles de modelos estado da arte na área de qualidade de energia. Detecção e classificação de distúrbios tais como elevação de tensão, sub-harmônico, transitório oscilatório, spikes e notching, ocorrendo de forma simultânea ou não, são alcançadas com acurácia de, aproximadamente, 99%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Schilling, M. Th, T. M. L. Assis, D. S. T. Cárdenas, and R. P. D. Ross. "Tratamento computacional da topologia de grandes redes elétricas." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 3 (September 2009): 383–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a concepção de um novo aplicativo computacional (Anatopo) composto por diversos módulos, visando a identificação, diagnóstico e vários tipos de tratamento de configurações topológicas representativas de sistemas de potência descritos por grafos. Tais grafos são definidos por listas de nós (e.g. subestações ou barras), ramos longitudinais (e.g. linhas de transmissão, transformadores, elementos série) e transversais (e.g. cargas, injeções, capacitores e reatores em derivação). O utilitário proposto é útil para operações de pré-processamento de estudos convencionais de fluxo de potência, fluxo de potência ótimo, curto-circuito, confiabilidade, estimação de estado, estabilidade, ou para a avaliação de propriedades estruturais inerentes à topologia de redes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Celeste, Wanderley Cardoso, Bernardino Joaquim Quintas, William Vasconcelos Ferreira Lima, Hélder Roberto de Oliveira Rocha, and Daniel José Custódio Coura. "UM MODELO DE PREVISÃO DA POTÊNCIA ELÉTRICA EXTRAÍDA DE UMA TURBINA EÓLICA." Latin American Journal of Energy Research 3, no. 2 (June 25, 2017): 12–20. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2016.v3.n2.p12-20.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por energia tem exigido o desenvolvimento tecnológico para explorar novas fontes de energia renováveis. Nesse cenário, a energia eólica tem sido uma das mais utilizadas. Conhecer a dinâmica de funcionamento de sistemas/dispositivos que permitam a conversão de um tipo de energia para a energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento de tecnologias que tornem a exploração de tais fontes viável. Logo, este trabalho é dedicado ao levantamento experimental da curva de potência de um aerogerador de pequeno porte acionado por um túnel de vento. Tal plataforma foi projetada originalmente para demonstrações didáticas, porém foi convertida, neste trabalho, em uma plataforma experimental agregando-lhe um módulo de aquisição de dados de entrada e de saída, os quais são medidos por sensores específicos. Técnicas de pré-processamento de sinais e de identificação de sistemas foram aplicadas, a fim de obter um modelo preciso da curva de potência do sistema em função da velocidade do fluxo de vento incidente. Os resultados mostram que um modelo baseado em regressão linear para 12 intervalos é suficiente para uma boa previsão da potência extraída do aerogerador na faixa de 0 a 12 m/s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira Filho, Delly, Marcos C. Ribeiro, Everardo C. Mantovani, Antônio A. Soares, and Haroldo C. Fernandes. "Dimensionamento de motores para o bombeamento de água." Engenharia Agrícola 30, no. 6 (December 2010): 1012–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000600003.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de motores com potência acima da necessária acarreta maior custo inicial, menor rendimento e menor fator de potência. Desde 1996, que se fabricam no Brasil motores elétricos com fator de serviço maior do que a unidade, obedecendo a valores prescritos em norma. O fator de serviço informa a potência disponível do motor em regime contínuo para as condições de carga nominal. A literatura técnica de dimensionamento de motores para acionamento de bombas hidráulicas indica a necessidade da adoção de acréscimos na potência dos motores. Tanto o fator de serviço, quanto o acréscimo na potência constituem fatores de segurança para o dimensionamento. Estes fatores de segurança têm a função de suprir maior demanda de potência devido a variações nas condições de trabalho, como curvas características da bomba ou do motor, e a qualidade de energia, como oscilação e desequilíbrio do sinal de tensão. Conclui-se que não seja utilizado acréscimo na potência no dimensionamento de motores com fator de serviço maior do que a unidade para acionamento de bomba hidráulica, tendo em vista que o superdimensionamento pode acarretar redução de rendimento do sistema e maior custo inicial. O dimensionamento que considera, simultaneamente, os dois fatores de segurança, implica superdimensionamento de 15% a 88%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Casaro, Marcio Mendes, and Denizar Cruz Martins. "Processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica em sistemas conectados à rede elétrica." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 2 (April 2010): 159–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000200005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica comercial em configuração centralizada e construído com um inversor trifásico de dois estágios capaz de extrair a máxima potência do arranjo de painéis fotovoltaicos. O algoritmo P&O é adotado como técnica de MPPT. O isolamento é realizado por um transformador de alta frequência. O conversor que compõe o estágio CC-CC dispensa a estrutura de controle, pois funciona com razão cíclica e frequência constantes ao longo de toda a faixa de operação. Isto viabiliza o uso de conversores CC-CC ressonantes, cujo rendimento é elevado em altas frequências, favorecendo a compactação da estrutura de potência. Assim, o conversor trifásico série ressonante é escolhido para compor este estágio. O MPPT é transferido para o estágio CC-CA, que, invariavelmente, possui um controlador para a corrente injetada na rede elétrica. O inversor trifásico PWM alimentado em tensão, que compõe o estágio CC-CA, é controlado e modulado vetorialmente. O controle vetorial impõe a transformação de Park as correntes de linha, de onde resulta a corrente de eixo direto. O MPPT utiliza as mesmas variáveis do controlador de corrente e maximiza a corrente de eixo direto, a qual reflete a potência extraída do arranjo fotovoltaico. Assim, nenhuma medição específica para o MPPT é realizada, resultando em economia de sensores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bonini Neto, Alfredo, Leandro Souto de Oliveira, and Jhonatan Cabrera Piazentin. "Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensões." C.Q.D.– Revista Eletrônica Paulista de Matemática 14 (February 2019): 185–96. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol14ermac20192316966abnlsojcp185196.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Echeverri, Mauricio Granada, Marcos J. Rider, and José R. Sanches Mantovani. "Fluxo de potência AC para operação independente de áreas interligadas." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 4 (August 2011): 325–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000400001.

Full text
Abstract:
Neste artigo utiliza-se um método de decomposição matemática para resolver um problema de fluxo de carga AC em sistemas de potência compostos de áreas interligadas e administradas por diferentes operadores regionais do sistema elétrico (ORS). A estratégia proposta permite encontrar o ponto de operação de uma determinada área sem conhecer explicitamente os dados da rede das outras áreas interligadas, sendo necessária apenas a troca de informações de fronteira associadas às linhas de interligação. A metodologia baseia-se na decomposição das condições de otimalidade de primeira ordem do fluxo de potência AC que, por sua vez, é formulado como um problema de programação não-linear. Para visualizar melhor o conceito de operação independente de cada ORS, usou-se uma rede neural artificial para simular os cálculos das variáveis de fronteira dos ORS interligados. Um fluxo de carga multi-áreas pode ser visto como uma ferramenta básica que pode ser usada no âmbito de mercados competitivos multi-agentes. O sistema de teste IEEE RTS-96 é utilizado para demonstrar o funcionamento e a eficácia do fluxo de potência AC multi-áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Jorge, David Calhau, Jefferson Beethoven Martins, André Luiz Souza, and Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo. "SISTEMA MÓVEL ANALISADOR DE FALTA EM LINHAS DE ALTA TENSÃO." Revista Brasileira Multidisciplinar 19, no. 2 (July 1, 2016): 96. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2016.v19i2.416.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma ferramenta móvel desenvolvida para simular um relé de distância, dispositivo muito utilizado para acusar falhas em linhas de alta tensão. Os dados colhidos da rede elétrica são simulados por um microcontrolador, sendo posteriormente enviados a um celular com sistema operacional Android versão 2.3. Através de uma transmissão GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) os dados podem ser recebidos em qualquer lugar sendo encaminhados a uma rede neural que mostrará se a falta está em determinado trecho de proteção. O objetivo do trabalho não é mostrar apenas o software Android ou a rede neural, mas como a mobilidade pode dar significativa contribuição para o setor de energia elétrica. Além de simular o relé de distância, através da rede neural, os dados adquiridos são inseridos em um banco de dados, o que produz um repositório que traz informações sobre as falhas em uma rede de alta tensão. Através da geração de gráficos, torna-se possível analisar o histórico de eventos em determinada rede elétrica e até mesmo alterar os parâmetros de funcionamento do microcontrolador. O intuito do trabalho é mostrar que as redes neurais artificiais podem substituir, com eficiência, o tradicional cálculo de faltas em linhas e mostrar, também, que o atual estágio de software/hardware dos dispositivos móveis já permite executar aplicações pesadas, a priori utilizadas em computadores pessoais. Cálculos outrora feitos em desktops e mainframes podem migrar para plataformas móveis, o que traz mobilidade. Inúmeros aplicativos, como os jogos, exploram o poder de processamento destas novas gerações, porém ainda são poucos os programas focados em sistemas elétricos de potência que estão presentes em plataformas móveis. O uso de redes neurais artificiais aliadas aos dispositivos móveis representa grandes ganhos às empresas fornecedoras de energia, as quais realizam inúmeros cálculos, como o relé de distância, baseando-se, tradicionalmente em um modelo matemático (caixa-branca).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Henriques da Silva, José Eduardo, Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Rodrigo De Souza Campista Ferraz, and José Antônio Bento de Andrade. "EMI/EMC: princípios gerais, considerações para sistemas de potencia e aplicações com foco em subestações." Revista Eletrônica TECCEN 9, no. 1 (June 30, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v9i1.1030.

Full text
Abstract:
A crescente demanda de energia elétrica em tempos modernos exige sistemas de potência crescentemente confiáveis, em todos os segmentos envolvidos na geração, transmissão e distribuição. Neste sentido, perturbações eletromagnéticas, de origem externa - como as descargas atmosféricas e as oriundas de subsistemas vizinhos, bem como as originadas internamente nos equipamentos, representam constante preocupação. Subestações, em particular, que na atualidade apresentam equipamentos cada vez mais complexos em suas funções, e dependentes de dispositivos mais sensíveis a tais perturbações, exigem crescentes cuidados na obtenção de ambiente eletromagnético não prejudicial ao seu desempenho. Este artigo trata da interferência eletromagnética (EMI) e do processo de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), questões muito presentes em sistemas de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Da Silva, José Eduardo Henriques, Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Rodrigo De Souza Campista Ferraz, and José Antônio Bento De Andrade. "EMI/EMC: princípios gerais, considerações para sistemas de potência e aplicações com foco em subestações." Revista Eletrônica TECCEN 9, no. 1 (October 3, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v9i1.214.

Full text
Abstract:
A crescente demanda de energia elétrica em tempos modernos exige sistemas de potência crescentemente confiáveis, em todos os segmentos envolvidos na geração, transmissão e distribuição. Neste sentido, perturbações eletromagnéticas, de origem externa - como as descargas atmosféricas e as oriundas de subsistemas vizinhos, bem como as originadas internamente nos equipamentos, representam constante preocupação. Subestações, em particular, que na atualidade apresentam equipamentos cada vez mais complexos em suas funções, e dependentes de dispositivos mais sensíveis a tais perturbações, exigem crescentes cuidados na obtenção de ambiente eletromagnético não prejudicial ao seu desempenho. Este artigo trata da interferência eletromagnética (EMI) e do processo de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), questões muito presentes em sistemas de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pereira, Jose Antonio Maciel, and João Damasceno De Jesus. "CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE GERAÇÃO ÉLETRICA DOS FPSOs EM OPERAÇÃO NO BRASIL." Engevista 17, no. 3 (April 4, 2015): 433. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i3.675.

Full text
Abstract:
Com o advento da produção de petróleo e gás em áreas cada vez mais distantes da costa brasileira, o uso de FPSOsvem ganhando destaque devido a sua melhor adequação a esta demanda. Porém, necessitam de produção própria de energia elétrica para seus processos e, por conseguinte, possuem unidades autônomas de geração elétrica. Estas plantas de geração são identificadas em função da máquinamotriz e categorizadasem Tipo, Combinação, Potência Instalada, Quantidade e Fabricante.Verifica-se a predominância de turbinas a gás, com oportunidades de eficiência energética. Verifica-se um total de 1,7GW de potência instalada em FPSOs, que não parece ser considerada no inventário nacional pela EPE, bem como não possuem nenhum tipo de regulação específica. Três fabricantes estrangeiros dominam o fornecimento de máquinas-motrizes e são apresentadas sugestões de esforços coordenados dos usuários para busca de melhores práticas que possam reduzir esta dependência. Este trabalho é um estudo caso e adota a data de corte de março de 2013.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Jordan, Rodrigo A., and Maria H. F. Tavares. "Análise de diferentes sistemas de iluminação para aviários de produção de ovos férteis." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 3 (September 2005): 420–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000300019.

Full text
Abstract:
Excluindo-se a ração, o insumo mais utilizado na cadeia produtiva da avicultura é a energia elétrica, principalmente na produção de pintinhos de um dia, ocorrendo consumo em todas as fases, desde a obtenção do ovo até a incubação. Para a produção do ovo consome-se grande quantidade de energia elétrica nos sistemas de iluminação dos aviários, devido à necessidade de exposição da poedeira à luz no comprimento de cor amarela. A redução dos gastos com energia elétrica está ligada à melhoria dos sistemas de iluminação, já que o sistema usual é formado por lâmpadas incandescentes de grande potência, baixa eficiência e vida útil curta. Assim, através deste trabalho, desenvolvido em uma granja do Sudoeste do Paraná, objetivou-se desenvolver um sistema de iluminação em que se utilizasse menor quantidade de lâmpadas, demandasse menor carga de energia elétrica e apresentasse maior durabilidade. Foram montados, então, os sistemas de iluminação a vapor de sódio 70 W, vapor mista 250 W e fluorescente HO 110 W, obedecendo-se ao índice mínimo de iluminância de 40 lux. Análise técnico-econômica dos dados levantados durante o período de duração do lote demonstrou que o sistema a vapor de sódio é o mais econômico e durável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Medeiros Júnior, Manoel Firmino de, and Arrhenius Vinicius da Costa Oliveira. "Dedução de funções de alívio para estimar a influência de medidas de chaveamento na eliminação de sobrecargas a partir da técnica de injeção reversa." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 4 (August 2012): 489–507. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000400009.

Full text
Abstract:
Na operação de sistemas elétricos verificam-se, eventualmente, violações em limites de tensões em barramentos das subestações, ou de carregamentos de linhas de transmissão ou transformadores de potência em subestações. Caso o monitoramento dessas grandezas indique possíveis problemas, é necessário adotar medidas corretivas para eliminá-los ou atenuar sua intensidade, devendo a restrição de carga ser utilizada como último recurso. Uma medida de controle bastante eficaz é a técnica intitulada Chaveamentos Corretivos, capaz de influenciar o fluxo de potência de redes malhadas a partir de alterações em suas topologias, sem, entretanto, produzir qualquer custo operacional adicional. Em trabalhos anteriores, o cálculo desenvolvido para verificar a capacidade de uma determinada variante de chaveamento em eliminar a sobrecarga em um ramo específico era realizado através de redução de redes ou através de análises heurísticas. O presente trabalho objetiva a dedução analítica de equações para estimar a alteração de corrente em ramos sobrecarregados, após a realização de chaveamentos em subestações, mediante o emprego de poucos cálculos, decorrentes de aproximações lineares. Para o acoplamento de barras de subestações, as deduções serão baseadas na teoria de Curto-circuito e na metodologia da Função de Alívio. Já para a abertura de barras de subestações, será deduzida uma nova Função de Alívio, fundamentada na técnica de circuito equivalente. Embora sistemas de equações lineares sejam utilizados para fundamentar as deduções, sua solução formal para cada variante, em tempo real, não é necessária. A partir das estimativas realizadas, elabora-se uma lista de variantes prioritárias para teste final através de um cálculo exato de fluxo de carga. Por fim, apresentam-se resultados obtidos através de simulações em uma rede real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Medeiros, Romero Álamo Oliveira de, Bruno Golzio Navarro Winkeler, Juan Moisés Maurício Villanueva, Yuri Percy Molina Rodriguez, Euler Cássio Tavares de Macedo, and Helon David de Macedo. "Previsão de demanda a médio prazo aplicada em dados reais do sistema de distribuição: uma comparação entre RNA e Lógica Fuzzy." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 31 (December 22, 2016): 75. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p75-85.

Full text
Abstract:
<p>A previsão de demanda é uma importante ferramenta de apoio à decisão no planejamento de sistemas de energia, fornecendo informações necessárias para que os especialistas do setor elétrico possam alocar os recursos disponíveis. Métodos baseados em inteligência computacional vêm sendo utilizados para previsão há mais de vinte anos. As Redes Neurais Artificiais (RNA) e a Lógica Fuzzy estão entre as técnicas mais utilizadas. Neste trabalho, foram desenvolvidos dois sistemas de previsão de demanda para uma subestação real, por meio de uma RNA e um sistema de inferência Fuzzy. O caso estudado foi a subestação de Itaporanga, localizada na Paraíba/Brasil, e os valores de potência ativa entre os anos de 2008 e 2013, obtidos por meio de medições de um sistema de aquisição e monitoramento de dados (SCADA), que formaram os dados das séries temporais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography