To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas geoambientais.

Journal articles on the topic 'Sistemas geoambientais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistemas geoambientais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dias, Daniélli Flores, Romario Trentin, and Anderson Augusto Volpato Sccoti. "ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE MATA/RS: SÍNTESE DAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES." Geography Department University of Sao Paulo 30 (December 15, 2015): 132. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v30i0.98406.

Full text
Abstract:
Os estudos geoambientais, embora recentes, cada vez mais ganham espaço nas discussões que norteiam a Geografia, pois apresentam como característica fundamental a integração entre os aspectos que compõem o meio natural, diante da presença de ocupação e das atividades antrópicas. O presente trabalho tem como objetivo, construir e disponibilizar uma ferramenta que venha a subsidiar o planejamento e a tomada de decisões do Poder Público, bem como, um melhor conhecimento a respeito da área de estudo, mesclando informações novas, obtidas a partir das reflexões que serão realizadas com essa proposta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Flores Dias, Daniélli, Romario Trentin, and Luís Eduardo De Souza Robaina. "ANÁLISE E ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO SUL - RS: POTENCIALIDADES E SUSCETIBILIDADES." REVISTA GEOGRAFAR 14, no. 1 (2019): 70. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v14i1.60208.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo realizar um zoneamento geoambiental aplicado ao estudo das potencialidades e suscetibilidades ambientais e de uso e ocupação no município de Rosário do Sul, que localiza-se na porção sudoeste do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada adotou o método de investigação da abordagem sistêmica e dividiu-se nas etapas de levantamento e produção de dados, cruzamento de informações e zoneamento geoambiental. Como resultados, realizou-se primeiramente a caracterização do ambiente natural, a partir do cruzamento entre as informações referentes ao relevo e as li
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Andrade Meireles, Antonio Jeovah, José Arimatea da Silva, and Wallason Farias de Souza. "Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra Grande em Icapuí-CE: Caminhos para a Sustentabilidade." Conexões - Ciência e Tecnologia 11, no. 5 (2017): 90. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i5.1352.

Full text
Abstract:
O estuário Barra Grande, localizado no litoral de Icapuí, extremo Leste do Ceará, é composto por sistemas ambientais de extrema importância socioeconômica para o litoral cearense. Está inserido na diversidade de componentes geoambientais e ecológicos da planície costeira, tendo o ecossistema manguezal como síntese das conexões entre os componentes tipicamente costeiros (planície de maré, laguna, dunas, falésias e praias), com os marinhos (delta de maré e bancos de algas). O objetivo da pesquisa foi realizar zoneamento ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra Grande, envolvendo os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Cleyber Nascimento de, and Marcos José Nogueira De Souza. "Mapeamento dos Sistemas Ambientais do Município de Caucaia (CE) utilizando Sistema de Informação Geográfica (SIG): Subsídios para o Planejamento Territorial (Mapping of the Environmental Systems of the Municipality of Caucaia (CE) using Geographic...)." Revista Brasileira de Geografia Física 8, no. 1 (2015): 025. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.1.p025-040.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou analisar aspectos geoambientais de Caucaia, localizado no Estado do Ceará. O município vem apresentado nos últimos anos um elevado crescimento populacional, suscitando uma forte pressão sobre os recursos naturais, justificando assim a necessidade de se identificar as áreas mais e menos vulneráveis ambientalmente ao adensamento populacional, gerando com isto elementos para o planejamento territorial. Desse modo, procedeu-se a caracterização geoambiental criando os mapas de sistemas ambientais e de vulnerabilidade ambiental. Constatou-se que 21% do território têm alta vul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vidal, Maria Rita, Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Diemison Ladislau Alencar, and Andréa Regina de Britto Costa Lopes. "TEMAS E TEMÁTICAS PARA ZONEAMENTO DE SISTEMAS CÁRSTICOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL-BRASIL." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 3 (2019): 97–115. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.615.

Full text
Abstract:
Representativos ambientes cársticos podem ser observados no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (PESAM) no Estado do Pará. A partir de uma visão interdisciplinar, apoiada em recursos geoinformativos (sistemas de informação geográficas), foi elaborado um roteiro de temas e temáticas geoambientais que permitem propor zonas de proteção e uso sustentável de trilhas em ambientes cársticos no PESAM. Para a compartimentação ambiental foi adotada a Geoecologia das Paisagens como suporte à delimitação das unidades de paisagem. Estas unidades são a base para a definição de trilhas que possibi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Azevedo, Dayse Gomes, Ronaldo Lima Gomes, and Maria Eugênia Bruck De Moraes. "ESTUDOS DA FRAGMENTAÇÃO DA PAISAGEM NA DEFINIÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BURANHÉM." Boletim de Geografia 34, no. 2 (2016): 127. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i2.25554.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o objetivo de identificar áreas prioritárias para recuperação ambiental na bacia hidrográfica do Rio Buranhém (BHRB), a partir da análise das características dos atributos físico-ambientais e de uso e ocupação do solo da bacia, aliada a análise da fragmentação florestal obtida a partir da utilização de conceitos e métricas da Ecologia da Paisagem. Para tanto a metodologia adotada inicialmente consolidou, em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), as informações dos atributos físico-ambientais a exemplo de formas de relevo, substrato rochoso e solos, e de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Messias, Cassiano Gustavo, and Marcos César Ferreira. "Modelo Geoespacial para a Identificação de Áreas com Perigo de Propagação de Queimadas no Parque Nacional da Serra da Canastra." Geography Department University of Sao Paulo 38 (December 10, 2019): 154–68. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v38i1.153493.

Full text
Abstract:
Apesar do fogo ser parte da dinâmica e evolução do Cerrado, queimadas de forma indiscriminada são um problema para a longevidade de Unidades de Conservação (UC). O Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), localizado a Sudoeste do estado de Minas Gerais, Brasil, tem o fogo como uma das principais atividades conflitantes. Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia para a geração de um modelo de perigo potencial de propagação de queimadas, aplicado no PNSC. Para isto, foram mapeadas variáveis geoambientais associadas à propagação do fogo, sendo elas: hipsometria, declividade, efeit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Sérgio Domiciano Gomes de, Anny Catarina Nobre de Souza, and Maria Losângela Martins de Sousa. "Na interface do embasamento, solos e cobertura: a suscetibilidade à desertificação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo, Ceará." Caderno de Geografia 31, no. 66 (2021): 682. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2021v31n66p682.

Full text
Abstract:
A desertificação é um problema ambiental grave que afeta as zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta Terra. Por essa razão, o trabalho visa analisar como a geologia, os solos e a vegetação indicam a suscetibilidade à desertificação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo (SBHRF). Assim, buscou-se conhecer as condições geoambientais da área a partir dos sistemas ambientais; verificar a permoporosidade das rochas presentes na sub-bacia; identificar as principais associações de solos; observar a vulnerabilidade dos sistemas ambientais à erosão, bem como o uso e cobertura do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lemos, Ediu Lopes. "ANÁLISE DAS RESERVAS, POTENCIALIDADES E DISPONIBILIDADES DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM MARACANAÚ-CEARÁ." Revista Ifes Ciência 4, no. 2 (2018): 84–94. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v4i2.346.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento econômico e populacional verificado no município de Maracanaú localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) desencadeou uma demanda progressiva de água para o abastecimento. O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma análise quanto as reservas, potencialidades e disponibilidades das águas subterrâneas no município. Inicialmente, se fez uma revisão bibliográfica para compreensão dos aspectos socioeconômicos, geoambientais e hidrogeológicos da área de estudo, em seguida, se obteve dados técnicos dos poços que auxiliaram na caracterização dos sistemas aquíferos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mendes, Rodolfo Moreda, Mario Valerio Filho, and Vania Aparecida Dos Santos. "IMPEDIMENTOS GEOAMBIENTAIS PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ÁREAS DE RISCO A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP." Revista Univap 22, no. 41 (2017): 13. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i41.375.

Full text
Abstract:
O trabalho buscou analisar os principais aspectos geoambientais do município de São José dos Campos/SP, que podem ser considerados impedimentos para a efetiva aplicação do processo de regularização fundiária em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) que apresentam caracteristicas ambientais de alta suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos. Para tanto, foram coletados e analisados alguns dados geológico-geotécnicos, levantamentos de normas técnico-jurídicas relacionadas ao tema e fatores antrópicos que potencializam a ocorrência dos deslizamentos. Constatou-se que: algumas ZEIS estão s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Medeiros, Rafael Brugnolli, and André Luiz Pinto. "INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS GEOAMBIENTAIS SOBRE O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS." Boletim de Geografia 33 (May 14, 2016): 13. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i0.31924.

Full text
Abstract:
Os sistemas ambientais possuem diversos componentes decorrentes das interações dos elementos naturais, mantendo relações mútuas entre si. Dessa forma, o presente artigo trata das características geoambientais da Bacia Hidrográfica do Córrego Moeda, Três Lagoas/MS, buscando analisar a influência desses elementos sobre o transporte de sedimentos em suspensão ao longo de onze pontos de coletas de água, durante as estações de 2012 (verão, outono, inverno e primavera). Foram levantados dados através de softwares como Spring 5.0.6 e ArcGis 10 e informações disponibilizadas pela Fibria-MS Celulose Lt
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, José Kelton, Renato Oliveira Barros, and Ernane Cortez Lima. "USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA CIDADE DE SOBRAL-CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (2019): 540–49. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.594.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foi realizado uma análise em torno das unidades geoambientais e do uso e ocupação do solo na cidade de Sobral-CE. A área da pesquisa está inserida na Bacia hidrográfica do rio Acaraú-CE, mais precisamente em seu médio curso. O estudo tomou por base as técnicas de Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto que permitem a obtenção de resultados confiáveis, onde, por meio da visualização da superfície terrestre e das imagens orbitais, as mesmas apresentaram-se como indispensável no decorrer da pesquisa. A metodologia consiste na descrição dos aspectos geomorfológicos e do uso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Marcio Felisberto da, Vanderlei Maniesi, and Reginaldo Martins da Silva de Souza. "Vulnerabilidade a erosão e aplicações socioambientais no Baixo Interflúvio Madeira-Purus, AM/RO." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (2021): 598–612. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0048.

Full text
Abstract:
A ocupação no Baixo Interflúvio Madeira-Purus tem gerado reflexões com relação de sustentabilidade ambiental. Umas das principais preocupações é que a revitalização da BR-319 provoque: conexão desta área com o arco de desmatamento e vigorosa antropização. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a morfodinâmica da paisagem com o funcionamento dinâmico entre os sistemas geoambientais envolvidos do Baixo Interflúvio Madeira-Purus, identificando restrições de porções do terreno com relação vulnerabilidade a erosão e aplicações socioambientais. O método utilizou o princípio da ecodinâ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo Foli, Ana Cristina, and Gislaine Cristina Luiz. "VARIAÇÃO TERMO-HIGROMÉTRICA ENTRE AMBIENTES URBANOS DE ÁREA TROPICAL CONTINENTAL: ANÁLISE DA PRIMAVERA DE 2018 EM ITUIUTABA - MG." Geoambiente On-line, no. 35 (December 29, 2019): 271–92. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.59875.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta análise sobre o clima urbano de Ituiutaba-MG, cidade de porte médio, com o objetivo de relacionar fatores geoambientais e urbanos na estrutura termo-higrométrica da cidade e na identificação de ilhas de calor urbana. A metodologia para as medidas da temperatura e da umidade relativa do ar foi a do transecto móvel (MONTEIRO, 1976; MENDONÇA, 1994) e, em dois pontos fixos, de 18 a 25 de outubro de 2018 às 09h00, 15h00 e 21h00. Obteve-se informações da Estação Meteorológica do INMET e cartas sinóticas, obtidas no site da Marinha do Brasil, com o objetivo de identificar os sis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Squissato, Bianca Vazzoler Alves de Oliveira, and Chang Hung Kiang. "APLICATIVO PARA USO DE ARCGIS 10 NA ANÁLISE E INTEGRAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS." Holos Environment 13, no. 2 (2013): 141. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v13i2.6316.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa trata do uso de sistemas de informações geográficas no gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase na avaliação de risco à saúde humana. Neste estudo foi desenvolvido um aplicativo em ambiente ArcGIS Desktop 10.0®, com os objetivos de integrar informações geoambientais de uma área, em um único banco de dados, e quantificar o risco à saúde humana em função da presença de contaminantes nesse local. Para essas finalidades, a modelagem do banco de dados e posterior criação foram realizadas utilizando ArcCatalog, o qual possibilitou o cadastro de informações tais como: caracteriza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Macêdo, Joalana Araújo, Giovanna De Castro Silva, Francisco Samuel Nobre Ramos, and Francisco Davy Braz Rabelo. "ANÁLISE HIDROCLIMATOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: PROPOSTAS PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DE QUIXERAMOBIM – CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (2019): 581–99. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.529.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar as condições hidrológicas associadas ao clima predominante no município de Quixeramobim, localizado na Mesorregião do Sertão Central no estado do Ceará. Além de identificar os principais impactos ambientais, com intuito de contribuir para a gestão adequada dos recursos hídricos do município. Quanto ao método, constituiu-se em abordagem qualiqualitativa, observações sistemáticas dos recursos hídricos, entre outros componentes naturais do município, e utilizações de técnicas para a identificação dos principais impactos resultantes das ações antrópicas na reg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Anjos, Adineide Oliveira dos, and Márcia Eliane Silva Carvalho. "Zoneamento geoambiental do município de Barrocas/BA: contribuições para o ordenamento territorial." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 4 (2020): 1700. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.4.p1700-1719.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo realizar o Zoneamento Geoambiental do município de Barrocas/BA, pautado na identificação dos geossistemas e das geofácies presentes no território municipal, buscando analisar a inter-relação dinâmica entre os elementos do meio físico-natural e a intervenção antrópica, como subsidio ao ordenamento territorial. Para se chegar ao objetivo proposto, foi preciso seguir a hierarquização taxonômica e sistêmica proposta por Georges Bertrand, tomando por base a morfologia. Por meio de ferramentas georreferênciadas e modelos de relevo sombreado pôde-se analisar os padrões
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dellargine, Felipe Lanzoni, Denise Silva Leão de Souza, Italo Rafael Costa de Mira, Gabriel Teófilo Guedes Silva, and Márcio Luiz Silva. "Análise da Vulnerabilidade Ambiental do Município de Inconfidentes - MG." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (2020): 3602. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3602-3624.

Full text
Abstract:
A crescente ocupação de forma desordenada e desigual nos municípios brasileiros tem desencadeando desequilíbrios nos sistemas ambientais, gerando problemas de ordem funcional e estrutural no meio. Numa política que prima pela conservação e preservação ambiental, essa realidade demanda, cada vez mais, estudos prévios considerando as potencialidades e limitações dos sistemas naturais, como subsídios para o planejamento e gestão territorial. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo realizar a análise e mapeamento da vulnerabilidade ambiental do Município de Inconfidentes – MG, segundo a meto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Roig-Munar, Francesc Xavier, Josep Pintó, José Ángel Martín-Prieto, and Antonio Rodríguez-Perea. "Evolución espacio temporal de las playas con Bandera Azul en las Islas Baleares (1987-2018), consecuencias en su mejora y recuperación morfológica." Investigaciones Geográficas, no. 70 (December 19, 2018): 111. http://dx.doi.org/10.14198/ingeo2018.70.06.

Full text
Abstract:
La condición de Bandera Azul en las playas urbanas o semiurbanas se viene otorgando desde finales del siglo XX con el objetivo de premiar normas de calidad ambiental en sistemas donde el medio ambiente se había visto reducido por la aplicación de medidaks de planificación, ordenación y/o gestión que no incluían, en muchos casos, criterios geomorfológicos. El estudio analiza, mediante variables geoambientales, la evolución espacio-temporal de 20 playas de las islas Baleares distinguidas con la Bandera Azul entre 1987 y 2018, demostrando que el galardón, por sí mismo, no ha contribuido a la mejo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira, Washington. "Condicionantes geoambientais da localização da infraestrutura portuária, faroleira, militar e baleeira da ilha de Santa Catarina." Revista Arqueologia Pública 9, no. 3 (2015): 93. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i3.8641287.

Full text
Abstract:
Procurou-se estabelecer uma aproximação entre a História Ambiental e o Gerenciamento Costeiro, para a análise do papel dos condicionantes geoambientais na seleção dos sítios para a instalação da infraestrutura de um conjunto de atividades socioeconômicas interligadas (navegação, defesa, caça a baleia e comércio portuário), na Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil. Nesta aproximação, promoveu-se a sobreposição de três camadas de informação (cartas náuticas, mapas temáticos ambientais, vestígios arqueológicos) em um sistema de informações geográficas, simultaneamente a análise documental de uma sér
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferraz de Oliveira Silva, Maíra, Nelma Lima Bruno, Paulo César Bahia de Aguiar, et al. "ANÁLISE-DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS AGRÁRIOS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE BAIXO SUL DA BAHIA, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (2020): 64. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e4202064-97.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como principal objetivo apresentar alguns aspectos do sistema agrário no qual estão inseridos os municípios do Território de Identidade Baixo Sul da Bahia, analisando de forma mais específica aspectos socioambientais característicos da comunidade rural Buris, localizada no município de Ibirapitanga, traçando, assim, um panorama do seu sistema agrário. Para tanto, utilizando-se de aspectos da metodologia “análise-diagnóstico de sistemas agrários”, realiza-se leitura interpretativa do mosaico da paisagem dessa comunidade; traça-se breve panorama histórico de formação do sistema a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nardin, Dionara De, and Luís Eduardo de Souza Robaina. "Zoneamento geoambiental no oeste do Rio Grande do Sul: um estudo em bacias hidrográficas em processo de arenização." Sociedade & Natureza 22, no. 3 (2010): 487–502. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000300006.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como tema o zoneamento geoambiental de bacias hidrográficas afluentes do Rio Ibicuí, no sudoeste do Rio Grande do Sul. A metodologia empregada inclui mapeamentos temáticos, com o auxílio de SIGs (Sistemas de Informação Geográfica), e trabalhos de campo e de laboratório, que servem de base para o zoneamento. Os dados levantados indicam que as zonas de maior fragilidade ocorrem no Sistema Sanga da Areia, no qual se desenvolvem com frequência areais e voçorocas e onde se identificam os primeiros plantios de espécies arbóreas exóticas. Destaca-se a contribuição da vegetação n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Leão de Souza, Denise Silva, Felipe Lanzoni Dellargine, Italo Rafael Costa de Mira, Gabriel Teófilo Guedes Silva, and Márcio Luiz Silva. "Análise e Mapeamento da Fragilidade Ambiental no Município de Inconfidentes – MG." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 5 (2020): 2269. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.5.p2269-2292.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a fragilidade ambiental potencial e emergente do Município de Inconfidentes - MG, baseado no método prescrito por Ross (2012). A metodologia abrangeu, além de atividades de campo, interpolação geoestatística, processamento digital de imagens e análise geoespacial, por meio de álgebra de mapas. Após mapeamento, foram definidas as classes e graus de fragilidade para as variáveis unidades litoestratigráficas, declividades, precipitação pluviométrica, solos e classes de uso da terra e cobertura vegetal. O índice de dissecação do relevo foi determinado segu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rabelo, Thiara Oliveira, Zuleide Maria Carvalho Lima, and Marcos Antônio Leite do Nascimento. "DELIMITAÇÃO DAS UNIDADES GEOAMBIENTAIS DA GEODIVERSIDADE DO SETOR COSTEIRO SUDESTE DA ILHA DO MARANHÃO, MA- BRASIL." Revista de Geociências do Nordeste 6, no. 2 (2020): 236–43. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2id18750.

Full text
Abstract:
A geodiversidade, que corresponde à variedade de elementos como rochas, minerais, feições geomorfológicas e solos, se constitui como parte importante do sistema ambiental. A divisão de unidades geoambientais com base nas características da geodiversidade apresenta-se como ferramenta de pesquisa essencial para conhecer os processos e interações dos elementos abióticos de uma área, como é o caso setor sudeste da Ilha do Maranhão, que apresenta poucos estudos voltados para a sua geodiversidade. O objetivo da pesquisa foi delimitar as principais unidades geomabientais da área com base na geodivers
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Isabela Pereira de, Adevair Henrique da Fonseca, Andrea Kill Silveira, Maria Hilde De Barros Goes, Jorge Xavier da Silva, and Maria Julia Salim Pereira. "Spatial analysis of areas likely to harbor American cutaneous leishmaniasis in Seropédica, Rio de Janeiro State, Brazil." Semina: Ciências Agrárias 37, no. 1 (2016): 193. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p193.

Full text
Abstract:
<p class="Default">O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição espacial de leishmaniose tegumentar americana (LTA) no município de Seropédica, segundo graus de favorabilidade para sua ocorrência. O Sistema de Análise Geoambiental Vista-SAGA foi utilizado na preparação das bases de dados (mapas temáticos), análise ambiental, assinaturas e combinação. Os graus de favorabilidade foram obtidos por avaliações procedidas sobre os fatores uso do solo e cobertura vegetal, tipo de solo e geomorfologia (fatores geoambientais) e altitude e declividade (fatores topográficos). Os fatores utili
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Martínez Rivillas, Alexander. "Análisis multicriterio geoambiental del paisaje de abanico de Ibagué, Colombia, mediante la determinación de geosistemas, geofacies y geotopos." Estudios Geográficos 82, no. 290 (2021): e068. http://dx.doi.org/10.3989/estgeogr.202080.0780.

Full text
Abstract:
Se propone una metodología de análisis multicriterio geoambiental de un paisaje a diferentes escalas, a partir de estudios previos y del levantamiento biogeográfico/socioecológico del geosistema de abanico de Ibagué, de la geofacies serrana (ubicada en este geosistema), y de dos geotopos (ganadero y turístico) inscritos en esta geofacies. El método empleado integró cuatro estrategias: en lo geográfico, el enfoque ecológico del sistema GTP de G. Bertrand; en lo biogeográfico, la técnica “BioBlitz” de levantamientos de flora y fauna; en lo socioecológico, la sistematización de entrevistas en pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Amorim, John Eric Lemos. "Características geoambientais da bacia hidrográfica do Igarapé água boa do bom intento, Boa Vista, Roraima." Geosaberes 9, no. 17 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.592.

Full text
Abstract:
Roraima apresenta uma diversidade de paisagens, com fitofisionomias distintas como florestas, campinas-campinaranas e savanas, o qual constitui a maior área de campos naturais da Amazônia. O estudo dos fatores que possam causar perturbações ao ambiente aquático é fundamental para discussões e ações relacionadas a sua conservação. O objetivo do trabalho é realizar um levantamento dos fatores geoambientais que envolvem a bacia do Igarapé Água Boa do Bom Intento. As características geoambientais demostram que a bacia do Igarapé apresentam quatro tipos de solos, predominando o Argissolo Amarelo e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gomes, Daniel Dantas Moreira, Djenane Regina Maia de Lima, Cynthia Romariz Duarte, and César Ulisses Vieira Veríssimo. "Mapeamento e caracterização dos sistemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mundaú - PE/AL." Caderno de Geografia 26, no. 2 (2016): 272. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p272.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho objetivou elaborar o mapeamento e caracterização dos sistemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mundaú, localizada entre a mesorregião do Agreste Pernambucano e o Leste Alagoano. Para tanto, foram utilizadas técnicas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e trabalhos de campo para elaboração do mapeamento dos sistemas ambientais na mencionada bacia hidrográfica, a partir da sistematização e da inter-relação que se dá entre Sociedade-Natureza na perspectiva do uso racional dos sistemas ambientais, levando em consideração as potencialidades e limitações. Os result
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira Lima, Cibele, and Regina Celia De Oliveira. "Proposta de zoneamento geoambiental para o município de Caraguatatuba - SP." Geosul 33, no. 67 (2018): 140–61. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n67p140.

Full text
Abstract:
O município de Caraguatatuba sempre apresentou diversidade de uso e ocupação da terra, que ao longo dos anos resultou em diversos níveis de impactos modificando a dinâmica natural. Esse artigo propõe a implementação de um padrão espacial que leve em consideração uma estrutura especial de ordenamento territorial, e seja coerente com as potencialidades e limitações locais. Considerando a necessidade de uso dos recursos e serviços, desde que ocorram sempre de forma racional, buscou-se a estabilidade da dinâmica dos sistemas, através da limitação da ação dos processos ambientais degradantes. A par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Morais, Maria Carolina de, Paulo Martins Pereira Junior, and Waldir Renato Paradella. "Informações geoambientais derivadas de imagens de radar (R99B/SIPAM) e ópticas (LANDSAT/TM5) em jazimento de minério de ferro em Carajás." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 2 (2009): 131–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000200003.

Full text
Abstract:
Um dos impactos ambientais mais significativos em minerações de ferro está associado com as modificações da paisagem, especialmente em regiões de floresta equatorial, como no depósito N1, localizado na Província Mineral de Carajás. O uso da tecnologia do sensoriamento remoto tem mostrado muita eficiência e baixo custo no levantamento de informações ambientais nessa região. Imagens ópticas e de radar permitem a extração de informações complementares sobre a cobertura superficial e as alterações antrópicas, sob uma visão sinóptica do tratamento desses impactos. O principal objetivo dessa pesquis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fagundes, Marcelo, Mirian Liza Forancelli Pacheco, Hernando Baggio Filho, Alexandre Christófaro Silva, and Fábio Henrique Alves Bispo. "A área arqueológica de Serra Negra." Revista de Arqueologia 27, no. 2 (2014): 100–124. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v27i2.406.

Full text
Abstract:
A Área Arqueológica de Serra Negra está localizada na face leste da Serra do Espinhaço Meridional, Minas Gerais. Está constituída por 56 sítios, sendo todos abrigos sob rocha, a maioria com presença de painéis rupestres. Este artigo tem como objetivo apresentar as principais características da área, discutindo questões referentes à implantação dos sítios na paisagem, características geoambientais e repertório cultural. Como norte teórico optou-se em discutir acerca do conceito de paisagem, baseado, principalmente, no de lugarespersistentes. Para tanto, foi necessário adotar a multidisciplinari
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias, Herly Carlos Teixeira, Elpídio Inácio Fernandes Filho, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Luiz Eduardo Ferreira Fontes, and Leonardo Barros Ventorim. "Geoambientes do Parque Estadual do Ibitipoca, município de Lima Duarte-MG." Revista Árvore 26, no. 6 (2002): 777–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622002000600014.

Full text
Abstract:
Foram identificados, mapeados e caracterizados os geoambientes do Parque Estadual do Ibitipoca (PEI), Minas Gerais, com o objetivo de subsidiar o manejo ecológico da área. Para este fim, realizaram-se coletas de solos, em pontos georreferenciados por GPS (Global Positioning System), fotointerpretações a partir de ortofotos e uso de mapas planialtimétricos, além de intenso reconhecimento de solos no campo. Oito geoambientes foram identificados e caracterizados: (1) Patamares com Espodossolos, 2) Cristas Ravinadas, 3) Escarpas, 4) Grotas, 5) Mata Baixa com Candeia, 6) Mata Alta sobre Xisto, 7) T
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Andrade-Oliveira, Débora Paula, Juliete Barros-Santos, Meirilane Rodrigues-Maia, Edvaldo Oliveira, and Espedito Maia-Lima. "Geoprocessamento aplicado a análise geoambiental no Município De Vitória da Conquista-Bahia." Revista Geográfica de América Central 1, no. 60 (2018): 329. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.60-1.12.

Full text
Abstract:
El propósito de este estudio fue analizar las características geoambientales en la ciudad de Vitória da Conquista a través del geoprocesamiento, especialmente con el uso de teledetección y SIG, para presentar posibles subsidios a la planificación ambiental del municipio. A nivel metodológico, realizamos una discusión teórica y, en paralelo, el diseño y la preparación del plotter de proyecto y el análisis empírico. Los datos geográficos utilizados fueron el formato vectorial de shapefile y los rásteres de datos, con imágenes del satélite Landsat 8 y del radar SRTM, ingresados y procesados en el
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fraile-Jurado, Pablo. "Reseña de La gestión integrada de playas y dunas: experiencias en Latinoamérica y Europa." Investigaciones Geográficas, no. 67 (June 28, 2017): 233. http://dx.doi.org/10.14198/ingeo2017.67.14.

Full text
Abstract:
La Societat de Historia Natural de Balears presentó en el año 2012 un monográfico sobre gestión integrada de playas y dunas con una visión amplia de la gestión analizada en países de Europa e Iberoamérica, tomando como referencia diferentes casos de estudio. Este volumen establece un escenario de debate científico, técnico y profesional basado en experiencias y trabajos de investigación en el ámbito litoral de Latinoamérica y Europa, con casi 60 autores que aportan su visión y experiencia sobre el manejo integrado del litoral. Este monográfico lo componen 25 capítulos de diversa temática, desd
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Souza, F. S., A. H. Fonseca, M. J. S. Pereira, J. X. Silva, and M. H. B. Goes. "Geoprocessamento aplicado à observação da sazonalidade das larvas da mosca Dermatobia hominis no município de Seropédica - RJ." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (2007): 889–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400011.

Full text
Abstract:
Associações espaço-temporais entre os fatores envolvidos na distribuição sazonal das larvas da mosca do berne - Dermatobia hominis (Linnaeus Jr., 1781) (Diptera: Cuterebridae) - em bovinos foram analisadas por geoprocessamento, utilizando-se o sistema de análise geoambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no município de Seropédica, RJ. Na primavera, 50% da área do município foi muito favorável ao desenvolvimento dessa miíase. Esse grau de favorabilidade reduziu-se para 35%, 23% e 12% no verão, outono e inverno, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Marques Neto, Roberto, Geovane Caon De Oliveira, and Johnny Souza Dias. "GEOSSISTEMAS EM AMBIENTES MONTANHOSOS: A REVELAÇÃO DA PAISAGEM NA SERRA DO CAPARAÓ (MG/ES)." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 38 (December 12, 2016): 269. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v38i0.43740.

Full text
Abstract:
Em ambientes montanhosos a estrutura e dinâmica dos geoambientes é fortemente controlada pela altitude, posto que se formata uma sucessão altitudinal de microclimas, das fitofisionomias e dos sistemas de transformação pedológica, fazendo com que a influência do relevo na definição dos geossistemas ocorrentes seja das mais significativas, interpenetrando elementos azonais ao controle forjado pela zonalidade climática. A partir de tais premissas, o presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados logrados a partir do estudo dos geossistemas existentes na Serra do Caparaó (MG/ES), interp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Calderano Filho, Braz, Helena Polivanov, Antônio José Teixeira Guerra, Cesar da Silva Chagas, Waldir de Carvalho Júnior, and Sebastião Barreiros Calderano. "Estudo geoambiental do município de Bom Jardim - RJ, com suporte de geotecnologias: subsídios ao planejamento de paisagens rurais montanhosas." Sociedade & Natureza 22, no. 1 (2010): 55–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000100005.

Full text
Abstract:
O estudo teve o objetivo de produzir informações físico-bióticas dos elementos componentes da paisagem, visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental de paisagens rurais montanhosas na serra dos Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Com suporte de geotecnologias, o trabalho combinou técnicas de mapeamento digital, produtos de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica (SIG) e modelo digital de elevação (MDE), buscando otimizar os mapeamentos temáticos no campo e facilitar a geração de mapas derivados e interpretações úteis ao planejamento da área. Os procedimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Andrade Martínez, Everardo, Emma María De Niz-Lara, Ingeniera, Miguel Ángel Benítez-Muñoz, et al. "Geoprocessamento aplicado a análise geoambiental no Município De Vitória da Conquista-Bahia." Revista Geográfica de América Central 1, no. 62 (2018): 1. http://dx.doi.org/10.15359/rgac.62-1.1.

Full text
Abstract:
En la actualidad existe escasa investigación sobre la identificación de áreas aptas para implementar la actividad agrícola de temporal utilizando los cultivos de maíz y frijol en la cuenca de Autlán. Para delimitar superficies idóneas en la zona de estudio, se empleó la metodología multicriterio (Proceso Analítico Jerárquico) y los Sistemas de Información Geográfica utilizando como fuente principal la información procedente de las encuestas semi-estructuradas. Los parámetros obtenidos reúnen las condiciones ideales de suelo y clima para el desarrollo del maíz y frijol en superficies con activi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pinton, Leandro de Godoi, and Cenira Maria Lupinacci da Cunha. "Diagnóstico do estado geoambiental da área urbana do município de Cubatão (SP)." Sociedade & Natureza 26, no. 2 (2014): 353–67. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320140211.

Full text
Abstract:
A degradação das paisagens que envolvem a área urbana do município de Cubatão (SP) é proveniente de organizações espaciais delineadas por transformações socioeconômicas seculares, especialmente pelo modelo de urbanização instaurado a partir da segunda metade do século XX. Neste contexto, a obtenção de dados sobre a capacidade de regulação das funções geoecológicas das paisagens segundo o grau de intervenção antrópica em seus componentes naturais se constitui em instrumento de auxílio ao planejamento ambiental. Assim, o presente artigo teve como objetivo discutir o diagnóstico do estado geoambi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza Albuquerque, Diêgo, and Maria Losângela Martins de Sousa. "ASPECTOS GEOAMBIENTAL DAS ÁREAS DE NASCENTES NO ALTO CURSO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO/CEARÁ." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 2, no. 02 (2020): 03–27. http://dx.doi.org/10.46551/rvg2675239520202327.

Full text
Abstract:
Os estudos destinados ao entendimento da dinâmica dos elementos (físicos e humanos) do ambiente são importantes para tomada de decisões sobre o uso dos resursos naturais. Nesse tocante, a compreensão do quadro físico e da ocupação humana de um dado espaço pode ser fundamental para a gestão daquele território. O presente estudo teve como objetivo principal fazer uma contextualização geoambiental das áreas de nascentes no alto curso da sub-bacia hidrográfica do rio Figueiredo, estado do Ceará. O trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos, levantamentos geocartográficos, técnicas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinto, Bismarque Lopes, and Gustavo Barreto Franco. "AVALIAÇÃO DAS AÇÕES ANTROPOGÊNICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA DO RIACHO DA CRUZ – SEMIÁRIDO BAIANO." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 8 (2017): 83. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n8p83-106.

Full text
Abstract:
EVALUATION OF ANTHROPOGENIC ACTIONS AND THEIR IMPLICATIONS FOR THE ENVIRONMENTAL PLANNING OF RIACHO DA CRUZ WATERSHED – SEMIARID REGIONEVALUACIÓN DE LA POBLACIÓN ANTROPOGÉNICO E IMPLICACIONES PARA LA PLANIFICACIÓN AMBIENTAL DE LA CUENCA DEL RIACHO DA CRUZ – SEMIÁRIDO BAIANOAs intervenções antropogênicas no meio natural têm aumentado progressivamente. Cada paisagem possui sistemas ambientais particulares e que respondem de maneira diferente às ações humanas. Entender essas ações na paisagem significa ampliar os horizontes em relação à interdisciplinaridade do conceito de degradação. As crescent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Daiane Evangelista de, and Cassia de Castro Martins Ferreira. "UTILIZAÇÃO DE SIG NA CRIAÇÃO DE UM INVENTÁRIO CARTOGRÁFICO E A DEFINIÇÃO DE UNIDADES GEOAMBIENTAIS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PRETO - MG/RJ." Revista de Geografia - PPGEO - UFJF 9, no. 2 (2020): 230–54. http://dx.doi.org/10.34019/2236-837x.2019.v9.18089.

Full text
Abstract:
Objetivou-se realizar um levantamento das principais unidades geoambientais da bacia do Rio Preto – MG/RJ, com a criação de um inventário cartográfico. Para tal realizou-se o mapeamento dos atributos caracterizadores do ambiente e que através de um complexo sistema de relações o formam, estes são: aspectos hídricos (rede hidrográfica e sub-bacias), aspectos morfológicos (altitude, declividade e orientação das faces das vertentes do relevo), aspectos climáticos (radiação, precipitação e temperatura), aspectos antrópicos (cobertura da terra e população) e aspectos vegetacionais (cobertura vegeta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Nascimento, Paulo Sérgio Rezende, Reinaldo Antônio Petta, Malco Jeiel Oliveira Alexandre, and Danile Vitor Gomes Silva. "BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS NO SPRING VISANDO A ANÁLISE GEOAMBIENTAL NA REGIÃO DO SERIDÓ." HOLOS 2 (November 17, 2008): 45. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2008.120.

Full text
Abstract:
A Província Pegmatítica da Borborema é uma das mais importantes áreas geoeconômicas dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, decorrente das inúmeras ocorrências minerais. Esta atividade econômica induz a produção de uma enorme quantidade de dados espaciais e não-espaciais, porém de maneira isolada e em diversos formatos. Desta forma, se faz necessário a organização destes dados visando armazenar, consultar, visualizar, manipular e gerar informações para variados fins. Assim, este trabalho tem como objetivos específicos: gerar mapas temáticos contendo informações dos componentes dos meios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Calderano, Braz, Helena Polivanov, Waldir De Carvalho Junior, Cesar Da Silva Chagas, and Sebastião Barreiros Calderano. "Avaliação da Vulnerabilidade Ambiental de Regiões Tropicais Montanhosas com Suporte de SIG." Revista de Geografia 35, no. 3 (2018): 269. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229362.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi aplicar uma metodologia para estimar áreas propensas a vulnerabilidade ambiental na região serrana do estado do Rio de Janeiro, utilizando análise multicritério e modelagem em (SIG), através da álgebra de mapas. Os procedimentos utilizados envolveram a aquisição, conversão, armazenamento digital de dados básicos de solo, litologia, relevo, declive, uso da terra, vegetação e pluviosidade, confecção de base de dados, modelo digital de elevação e superposição temática em SIG, com base na interação, ponderação e atribuição de valores específicos a cada fator condicionant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

TEIXEIRA, Gustavo Costa, André dos Santos RIBEIRO, and Ronaldo Luiz MINCATO. "ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANDU, SUL DE MINAS GERAIS, PELA GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS." Geosciences = Geociências 37, no. 2 (2018): 315–30. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.11873.

Full text
Abstract:
O atual processo de acelerada urbanização, de concentração de pessoas e de atividades econômicas no Brasil causa pressões, altera e impacta de forma deletéria e direta os diferentes ambientes locais, especialmente as sub-bacias hidrográficas. Neste cenário, foi elaborado o Zoneamento Geoambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Mandu, na Região Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi feito a partir da concepção de Geoecologia das Paisagens, baseada no conceito de geossistemas, no qual a paisagem é estudada sob perspectiva sistêmica, que considera as relações entre natureza, economia, so
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Mariângela Pacheco da, Melchior Carlos do Nascimento, and José Antônio Cavalcante Cerqueira. "AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA COBERTURA VEGETAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE SANTA RITA." Revista Contexto Geográfico 1, no. 2 (2018): 107. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v1i2.6098.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos ambientais sobre a cobertura vegetal da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita – APASR, no período compreendido entre 1985 a 2005. Foram adotadas técnicas de geoprocessamento por meio do Sistema de Análise Geoambiental – SAGA/UFRJ. Como principais resultados, foram observados que 49,54% da APASR sofreu alterações, sendo a floresta estacional a mais afetada. Com relação aos impactos ambientais negativos sobre o volume de fitomassa 8,09% foram considerados fracos, 3,61% médios, 1,31% fortes e 1,44% muito fortes. Já os impactos ambientais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Costa, Luis Ricardo Fernandes da, and Vládia Pinto Vidal de Oliveira. "Sistemas ambientais, vulnerabilidade ambiental e uso e ocupação da sub-bacia hidrográfica do riacho Santa Rosa – Nordeste do Brasil (Environmental systems, vulnerability environmental and use and occupation of Santa Rosa river basin- Northeast Brazil)." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 4 (2019): 1525. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.4.p1525-1537.

Full text
Abstract:
O trabalho, com base nos estudos integrados, discute elementos que proporcionam subsídios para o diagnóstico ambiental integrado, caracteriza os sistemas ambientais, a vulnerabilidade ambiental e uso e ocupação da sub-bacia hidrográfica do riacho Santa Rosa. As bases conceituais estão elencadas na concepção holística, orientada para uma visão integrativa dos elementos da paisagem. Do ponto de vista metodológico o trabalho foi executado em três etapas: 1 - análise de material bibliográfico, cartográfico e imagens de satélite; 2 - produção de mapas para auxílio no campo e 3 - trabalhos de campo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Antonio Joaquim da, José Luís Lopes Araújo, and Roseli Farias Melo de Barros. "O DESAFIO DO BABAÇU (ORBIGNYA SPECIOSA MART. EX SPRENG) NO PIAUÍ." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 33 (June 1, 2015): 44. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v33i0.31960.

Full text
Abstract:
A situação pela qual passam as populações agroextrativistas babaçueiras no Estado do Piauí merece reflexão. A dinâmica econômica atribuída pela atividade produtiva do coco babaçu (Orbignya speciosa Mart. ex Spreng, recentemente denominado de Attalea speciosa Mart. ex Spreng) à sociedade piauiense se enfatiza aos períodos pujantes da comercialização da amêndoa no mercado internacional. Em anos recentes, o desafio atribuído à cadeia produtiva do coco babaçu é superar o imobilismo das políticas públicas à atividade, principalmente nos espaços rurais. Nesse sentido, esta análise se funde sobre a r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Benítez Martínez, Gabriela Ethel. "El entorno local como objeto de estudio y de aplicación del saber geoambiental. Una experiencia práctica en Colonia del Sacramento, Uruguay." Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, no. 18 (January 1, 2009): 35–44. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.n18.13002.

Full text
Abstract:
Este texto presenta la importancia de los métodos de aprendizaje, tanto para la enseñanza de la geografía, como para la prevención y atención de problemas socioambientales concretos. Para este propósito, se expondrá el análisis de una experiencia pedagógica llevada a cabo con estudiantes de secundaria, en torno al impacto de las acciones humanas avaladas, en forma directa e indirecta, por las autoridades gubernamentales locales y nacionales sobre el sistema de humedales que forman parte de la franja costera de la ciudad de Colonia del Sacramento, Uruguay. Se espera demostrar cómo la enseñanza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Barros, Renato Oliveira, and Ernane Cortez Lima. "Compartimentação geomorfológica da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho Bilheira, Taperuaba-CE, como subsídio ao planejamento ambiental." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 3, no. 5 (2016): 165. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.030506.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva realizar uma compartimentação geomorfológica a partir de uma análise geoambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho Bilheira. A área em estudo está localizada a noroeste do Estado do Ceará, trata-se de uma área de aproximadamente 75 km2, inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Aracatiaçu, que por sua vez concerne a região hidrográfica do litoral, totalmente dentro dos limites do Município de Sobral, mais especificamente dentro dos Distritos de Taperuaba e Aracatiaçu. A escolha da área deve-se a sua importância em meio ao contexto Semiárido no qual se insere e pela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!