Academic literature on the topic 'Sistemas Inter-Organizacionais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistemas Inter-Organizacionais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistemas Inter-Organizacionais"

1

Erdmann, Alacoque Lorenzini, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello, Betina Hörner Schlindwein Meirelles, and Selma Regina de Andrade Marino. "As organizações de saúde na perspectiva da complexidade dos sistemas de cuidado." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 4 (August 2004): 467–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000400016.

Full text
Abstract:
A construção de novas práticas de cuidado pressupõe um novo olhar para as organizações de saúde. O objetivo é interpretar o tema da complexidade na saúde e na Enfermagem na perspectiva dos sistemas de cuidado, buscando um repensar das práticas de cuidado no contexto das organizações de saúde. O pensamento complexo traz consigo uma nova maneira de conceber a ação e a condição humana sob diferentes perspectivas. Surge como possibilidade para visualizar o sistema de cuidado como sistema complexo nas suas estruturas e propriedades, nos movimentos de inter-retroações nos espaços organizacionais e nos seus processos auto-organizadores. Espera-se uma ação transformadora das organizações de saúde que considere as ambigüidades, as incertezas e a dinâmica social contemporânea para um viver mais saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Cássia Regina Bassan de, Marta Lígia Pomim Valentim, and Leonardo Pereira Pinheiro de Souza. "Recursos informacionais para a construção do conhecimento em empresas de software." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 3 (September 27, 2019): 14–25. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.03.p14.

Full text
Abstract:
Partindo-se do uso da abordagem sistêmica, realizou-se uma discussão sobre a questão da gestão com pessoas, com vistas à construção de conhecimento em ambientes organizacionais. Para tanto, num primeiro momento, são detalhados elementos da abordagem sistêmica; na sequência, abordam-se questões da gestão com pessoas que poderiam redundar na construção do conhecimento em ambientes organizacionais, dando-se ênfase ao comportamento informacional. A presente pesquisa enfoca o âmbito das empresas de Tecnologia da Informação que se dedicam ao desenvolvimento de softwares, salientando sua caracterização enquanto sistemas sociotécnicos complexos. Salienta-se também a complexidade envolvida nos projetos de software e as inter-relações entre programadores em suas equipes, clientes e stakeholders, estrutura organizacional e aspectos da Engenharia de Software. Consideram-se os fluxos informacionais tanto formais quanto informais, como sendo o elemento agregador dos distintos componentes do sistema sociotecnico, que permite a eficácia na realização do trabalho. Portanto, foi efetuado um estudo de casos múltiplos em duas organizações de desenvolvimento de software para verificar a consistência dos fluxos informacionais, referentes ao compartilhamento da informação e sua formalização, especificamente. A abordagem utilizada foi a quantitativa, aplicando-se questionários com escala de Likert para os colaboradores das empresas, que foram analisados mediante a estatística descritiva. Apurou-se, desta forma, a necessidade de equilibrar os fluxos informacionais, principalmente melhorando o aspecto do registro ou documentação de informações. Por fim, são feitas as considerações finais, com o intuito de se busca inter-relacionar os elementos abordados no estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Añez, Miguel Eduardo Moreno, Josué Vitor de Medeiros Júnior, and Fernando Porfírio Soares de Oliveira. "Modelagem e simulação empresarial aplicada ao ensino da administração." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 6, no. 2 (November 20, 2007): 1–11. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.20070602005.

Full text
Abstract:
Apresenta uma metodologia didática de modelagem e simulação empresarial, que compreende atividades de compreensão de problemas organizacionais, construção de modelos causais e de modelos de simulação, através do software de simulação empresarial SIMADM. Através desta metodologia de fixação dos conteúdos lecionados em sala de aula e/ou à distância nas disciplinas do curso de administração, pretende-se estimular o exercício do pensamento sistêmico por parte de alunos e professores, disponibilizando não apenas a simulação, mas uma dinâmica de construção do conhecimento que permita a compreensão das inter-relações determinantes no comportamento dos sistemas e como decisões em partes específicas do sistema impactam em outras partes, no tempo e espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica auto-dirigida em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes, num exercício de experimentação baseado na construção de modelos de simulação de uma “realidade” caracterizada pela complexidade dinâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wanderley, Cláudio de Araújo, and John Cullen. "Um caso de mudança na contabilidade gerencial: a dinâmica política e social." Revista Contabilidade & Finanças 23, no. 60 (December 2012): 161–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772012000300002.

Full text
Abstract:
O principal objetivo do presente estudo é explicar a dinâmica política e social do processo de mudança na contabilidade gerencial em uma companhia de distribuição elétrica brasileira privatizada, articulando e estudando as interconexões entre os ambientes inter e intra-organizacionais (nível político e econômico; nível do campo organizacional e nível intra-organizacional). Este trabalho adota o estudo de caso interpretativo como método de pesquisa para analisar as mudanças na contabilidade gerencial que aconteceram na companhia estudada durante um período de 8 anos, isto é, entre 2000 (o ano de privatização) até 2007. Este artigo defende que, para compreender essas mudanças na contabilidade gerencial, é importante discutir e entender a dinâmica social e política do ambiente inter e intra-organizacional, já que as práticas e os critérios no nível do campo organizacional, em combinação com a lógica intra-organizacional, formaram o sistema de contabilidade gerencial da companhia. Para explicar as mudanças na organização sob análise, este trabalho fundamentou-se nos construtos propostos por Dillard, Rigsby et al. (2004) para articular e compreender os três níveis do sistema social e político. Esses construtos são baseados nos eixos de tensão de Weber e na teoria de estruturação de Giddens. A análise deste caso indica que aconteceram profundas mudanças nos sistemas gerenciais da companhia após o processo de privatização, particularmente no sistema orçamentário, no sistema de medida de desempenho e na forma de uso da informação contábil gerencial pelos administradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Washington José de, Lia Sales Serafim, and Thiago Ferreira Dias. "Representações sociais do papel de gestores de organizações não-governamentais." Organizações & Sociedade 17, no. 53 (June 2010): 363–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302010000200008.

Full text
Abstract:
O artigo descreve dimensões da gestão social a partir de noções que gestores de organizações não-governamentais elaboram acerca do papel que exercem. Foi utilizada abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo categorial e referencial teórico fundado na Teoria da Representação Social, na tentativa de revelar processos intra-individuais, inter-individuais e situacionais, sob a forma de sistemas de crenças, valores, símbolos e histórias que dão sentido à existência das organizações estudadas, de acordo com interpretações dos gestores. A análise dos resultados evidencia uma diversidade de papéis assumidos pelos gestores pesquisados, pois há leituras e estratégias adotadas na condução das organizações que aparecem mediadas pelo estilo do líder. A formação profissional e aspectos relacionados à inserção social do gestor são determinantes no delineamento das representações sociais. Como conclusão, é pertinente afirmar que os papéis assumidos pelos gestores aparecem ancorados em leituras particulares da missão e dos objetivos organizacionais, imprimindo à Gestão Social caráter dinâmico contingencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Renato Borges, Luiz Marcelo Antonialli, Custódio Genésio da Costa Filho, and Ronaldo Pereira Caixeta. "A utilização de sistemas de erp como antecedente da eficiência e eficácia (inter)organizacional: um estudo em dimensões estratégicas em pequenas e médias empresas." Revista Produção Online 15, no. 4 (December 15, 2015): 1351. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1954.

Full text
Abstract:
<p class="Corpo-Artigo">Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da utilização de sistemas de ERP na eficiência e eficácia organizacional e eficiência interorganizacional de empresas de pequeno e médio portes do município de Patos de Minas. Utilizando-se de um survey adaptado de Saccol et al. (2004), o estudo avaliou as dimensões estratégicas de clientes e consumidores, de fornecedores, de mercado e de rivalidade competitiva e sua relação com eficiência e eficácia organizacionais e com eficiência interorganizacional, quando todas são auxiliadas por sistemas de ERP. Os resultados demonstraram leve relação positiva na explicação da eficiência e eficácia organizacional e um pouco maior na eficiência interorganizacional. Conclui-se que os sistemas de ERP possuem baixa relevância para os aspectos estratégicos em pequenas e médias empresas, confirmando-se a tese da necessidade de maturidade na utilização de sistemas de informação para extrair benefícios estratégicos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seligmann-Silva, Edith. "Saúde mental e automação: a propósito de um estudo de caso no setor ferroviário." Cadernos de Saúde Pública 13, suppl 2 (1997): S95—S109. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000600009.

Full text
Abstract:
O propósito deste trabalho é enfocar algumas inter-relações entre Saúde Mental e as transformações contemporâneas do trabalho pelas mudanças técnicas, organizacionais e contextuais. Apresenta algumas características em um estudo de caso. O artigo examina os impactos da situação de trabalho em uma empresa ferroviária sobre controladores e maquinistas de um sistema computadorizado e automatizado. As implicações para a segurança de todo o sistema, inclusive para os passageiros, são também apontadas e discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Maia, Leonardo Caixeta de Castro, Daniel Masini Espíndola, and Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga. "Práticas de saúde e segurança do trabalho (SST) na área de manufatura: um modelo teórico." Organizações e Sustentabilidade 6, no. 2 (July 12, 2018): 89. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p89.

Full text
Abstract:
As práticas de saúde e segurança do trabalho (SST) apresentam, em uma primeira análise, um mecanismo de redução do desempenho operacional. Contudo, as práticas SST também oferecem melhores níveis eficiência, melhor ambiente de trabalho e menor rotatividade de funcionários. Assim, o objetivo desse artigo é retratar um conjunto de constructos relacionados sobre as práticas de SST a fim de apresentar um modelo teórico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática com as palavras-chave: segurança, responsabilidade social, sustentabilidade e manufatura em periódicos da área de produção e manufatura. Avaliou-se também as teorias organizacionais que alicerçam e auxiliam na interpretação dos comportamentos e das relações inter e intraorganizacionais. Observou-se as tendências quanto à necessidade de consolidar os dados do processo fabril e também dos recursos humanos por meio de um sistema integrado de controle; de estabelecer ferramentas de melhoria contínua e de monitorar e de reavaliar os valores organizacionais sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cordeiro, João. "Comportamentos de comprometimento organizacional e de cidadania orgnizacional." Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 5 (April 4, 2014). http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2224.

Full text
Abstract:
O contexto de instabilidade atual, ao nível económico, financeiro e social trouxe consigo uma maior insegurança laboral para os trabalhadores a quem é exigida mais flexibilidade, extinguindo-se o “emprego para a vida”. Neste âmbito, Meyer e Allen (1997) reforçam a necessidade dos trabalhadores se manterem empregáveis para, na eventualidade de serem dispensados, reunirem condições para se empregarem noutra organização. No entanto, a pressão imposta pela procura de empregabilidade pode fazer com que o indivíduo se sinta mais comprometido com a sua carreira do que com a organização onde trabalha (Cabral-Cardoso, 2000). Meyer e Allen (1997) referem que o estudo do Comprometimento organizacional não perde oportunidades, nem pertinência, ainda que esteja condicionado por todas as mudanças na estrutura e configuração das organizações. Mais do que nunca, possuir uma força de trabalho comprometida com a organização afigura-se um fator preponderante de vantagem competitiva, sendo, portanto, fundamental que as organizações compreendam o mecanismo pelo qual o comprometimento se desenvolve e como este influencia atitudes e comportamentos.Associado ao Comprometimento Organizacional surgem os Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes constituem comportamentos discricionários, não direta ou explicitamente reconhecidos pelo sistema de recompensa formal, e que, no seu conjunto, promovem o funcionamento eficaz da organização (Organ, 1988, cit. in Rego, 2002). O Comprometimento Organizacional aparece como uma variável potencialmente explicativa dos Comportamentos de Cidadania Organizacional (Caetano e Tavares, 2000; Jarros, 1997; Organ e Ryan, 1995, cit. in Ribeiro, 2009). Os Comportamentos de Cidadania Organizacional são hoje vistos como comportamentos necessários para a sobrevivência das organizações, uma vez que não faz sentido que os membros organizacionais apenas executem as tarefas que lhes estão consignadas na descrição das suas funções. Por um lado, porque num ambiente turbulento como vive o atual mundo empresarial, haverá necessidade de Comportamentos deste tipo (espontâneos, cooperativos e inovadores) que contribuam para responder às contingências e imprevisibilidades organizacionais (Cunha et al., 2007). Por outro lado, “qualquer organização que dependa apenas de comportamentos prescritos é um sistema muito frágil” (Cunha et al., 2007: 304). As organizações precisam de pessoas que desenvolvam atividades espontâneas, inovadoras e cooperativas como forma de melhor atingir as finalidades organizacionais. Constituem pois comportamentos cruciais para o bom funcionamento dos grupos e das próprias organizações.Tendo em consideração a problemática anunciada, o presente estudo pretende analisar os “COMPORTAMENTOS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL”. O objetivo geral do estudo é, assim, analisar o «Comprometimento Organizacional» e os «Comportamentos de Cidadania Organizacional», ou seja, discutir e analisar em que medida o Comprometimento Organizacional profissionais se relaciona com os Comportamentos de Cidadania Organizacional, e consequentemente verificar se o Comprometimento Organizacional é ou não uma variável explicativa dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. O objeto central do estudo é uma instituição de ensino superior, nomeadamente o seu corpo docente. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário constituído por três partes: a primeira parte incidiu sobre as dimensões de comprometimento organizacional; a segunda parte sobre os comportamentos de cidadania organizacional; a terceira parte sobre as variáveis sociodemográficas dos inquiridos. A amostra é constituída por 49 profissionais (35%).A opção por estudar uma instituição do ensino superior deve-se ao facto destas instituições estarem a viver, de há uns anos para cá, tempos muito confusos e difíceis, que adquirem uma particular expressão no contexto de crise financeira atual. A evolução centrada no conhecimento colocou as instituições de ensino superior no centro do debate, nem sempre pelas melhores razões, sendo indiscutível, porém, o seu cada vez mais importante papel no aumento da capacidade competitiva dos países. Todavia, e paradoxalmente, princípios como os da autonomia das instituições de ensino superior, autonomia institucional, liberdade académica, estabilidade do corpo docente, etc. podem estar a ser postos em causa. Esta situação tem, inevitavelmente, impacto num dos vetores fundamentais destas instituições – o seu corpo docente. Analisar de que forma se encontram “comprometidos” com a instituição e que tipo de comportamentos de cidadania organizacional preconizam são questões que se colocam na atualidade. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras do Comprometimento Organizacional destes profissionais (normativo, afetivo e instrumental), está na base de modelos contrastantes ao nível dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Conclui-se, assim, que os docentes possuem diferentes níveis de Comprometimento Organizacional, os quais ancorados por diferentes Comportamentos de Cidadania Organizacional. Comprometimento Organizacional e Comportamentos de Cidadania Organizacional sustentam e são sustentados num processo de inter-relação mútua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Sistemas Inter-Organizacionais"

1

Fernandes, Mário Nuno de Oliveira. "Benefícios dos sistemas de informação inter-organizacionais : o caso da receita médica electrónica." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2007. http://hdl.handle.net/10400.5/18915.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Actualmente, poucas são as organizações que conseguem sobreviver sem estabelecerem parcerias de negócio com outras organizações. A utilização de sistemas de informação inter-organizacionais como suporte para o estabelecimento dessas relações traz grandes benefícios para as partes envolvidas. Um desafio crítico para os gestores seniores de uma organização é determinar quais os melhores investimentos para a sua arquitectura de sistemas de informação. A identificação dos potenciais benefícios que um investimento num novo sistema de informação possa proporcionar toma-se num processo fundamental, ajudando a organização a obter um melhor portfolio aplicacional e a maximizar os proveitos do investimento. Este trabalho de investigação procura contribuir para uma melhoria no processo de identificação dos potenciais benefícios que a introdução de um sistema de informação inter-organizacional pode proporcionar às organizações envolvidas. É analisado o caso da implementação do sistema de informação inter-organizacional da receita médica electrónica no território português. Este sistema de informação permite a troca de informação sobre receitas médicas entre os sistemas de saúde, as entidades prescritoras, as farmácias e os utentes. Para identificar os potenciais benefícios do sistema de informação, foi desenvolvido um framework, específico para os sistemas de informação inter-organizacionais que ajuda os gestores no processo de identificação dos potenciais benefícios que a implementação de um sistema deste tipo pode proporcionar.
Very few organizations are nowadays able to survive without establishing partnerships with other organizations. Therefore, the utilization of inter-organizacional information systems, used to support those partnerships, will bring huge benefits to ali parties involved. A difficult challenge for any sénior manager of an organization is to determine whose the best investments are suitable for the existent information systems architecture. The identification of ali potential benefits that the investment made in a new information system may bring, is itself a fundamental work that will help the organization to have a better application portfolio and to maximize the investment made. This investigation study aims to contribute finding a better process of identifying the potential benefits that the introduction of a new inter-organizacional information system may offer to the entities involved. It is studied the case of the implementation of an inter-organizacional information system of electronic medicai prescription in Portuguese territory. The information system in analysis allows the interchange of information conceming medicai prescriptions, between the health care system, the prescriptive entities, the pharmacies and the patients. In order to identify the potential benefits of that information system, it was developed a framework, specially designed for inter-organizacional information systems, that helps the managers in the process of identifying the potential benefits arisen by the implementation of a system like this.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Atouguia, Paula Maria Alves Pereira. "Políticas sociais territoriais e sistemas de informação para produção de diagnósticos sociais: o caso do programa Rede Social em Portugal." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/1761.

Full text
Abstract:
Mestrado em Economia e Política Social
Partindo da identificação de problemas inerentes aos processos de produção de Diagnósticos Sociais no âmbito da Rede Social, o estudo coloca em evidência a fragilidade e inconsistência dos mesmos associados à concepção de políticas sociais e programas de intervenção ao nível local. Seguindo o percurso proposto pela orientação metodológica da investigação-acção apresentado na primeira parte, faz-se a descrição do programa Rede Social e implementação na Grande Lisboa e procura-se de seguida, compreender o contexto onde se insere, procedendo-se a uma breve revisão teórica sobre a concepção da política social e do papel do Estado ao longo dos tempos, concluindo com a noção de território como o novo paradigma da política social na actualidade. Na terceira parte e na assumpção do Desenvolvimento Social Territorial enquanto matriz da intervenção social local, analisam-se os mecanismos de produção dos Diagnósticos Sociais da Grande Lisboa e apresentam-se os resultados. Com a Equipa de Trabalho Intermunicipal criada no âmbito da Plataforma Supraconcelhia da Rede Social da Grande Lisboa desenvolve-se um processo de reflexão em torno dos mesmos e numa tentativa de incorporar esta reflexão na mudança das práticas profissionais e na natureza da própria intervenção social, definem-se contributos para a concepção de um sistema de informação que melhor se adeqúe e responda às necessidades identificadas ao nível da produção de diagnósticos sociais sempre que um profissional, um dirigente ou um decisor político deva tomar decisões ao nível da definição de medidas de política social e programas de intervenção ao nível local.
Starting from the identification of several problems with production processes of Social Diagnostics under the Social Network, the study highlights the fragility and inconsistency of information systems related to the design of social policies and programs of action at local level. Following the direction proposed by the methodological guidance of research-action presented at first, then tries to understand the context in which falls the Social Network program, proceeding to a brief review on the theoretical concept of social policy and the role of the state over time, concluding with the notion of territory as the new paradigm of social intervention at present. Thirdly, on the assumption of Social Development Territorial matrix of social intervention as a local study, were analysed the mechanisms of production of Social Diagnostics in the Great Lisbon area and presented the results of the study conducted by the team involved. With the Intermunicipal Task Team involved a process of reflection is developed on the results and an attempt to incorporate this thinking in changing professional practice and the nature of social intervention itself, contributions are defined to the design of an information system that best suits and meets the needs identified at the production of diagnostic units each time that a professional, a leader or a policy maker has to make decisions in the definition of social policy measures and intervention programs at the local level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amaral, Rafael Oliveira do. "Análise da transação de suprimento de cana-de-açúcar e os relacionamentos inter-organizacionais." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-05052009-140311/.

Full text
Abstract:
O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar já faz parte da matriz energética do Brasil há tempo considerável. Agora, com a perspectiva de escassez de petróleo, o etanol passa a ser uma opção de combustível para muitas outras nações no mundo. No entanto, para que isto ocorra, existe uma forte pressão para que este combustível se adéqüe a formas de produção que prezem pela sustentabilidade do sistema, com base no tripé: econômico, ambiental e social. Soma-se a isso um brutal aumento da demanda pelo combustível, o que leva os grupos do setor sucroalcooleiro a buscarem melhor formas para aumentar a competitividade do produto. Com isso os produtores independentes de cana-de-açúcar passam a ser vistos como um agente importante para o crescimento deste sistema. Um setor que é conhecido por verticalizar o processo da produção passa a encontrar nestes fornecedores independentes uma fonte de fornecimento de matéria-prima competitiva e fundamental. Este trabalho tem o objetivo de analisar a estrutura de governança utilizada pelos grupos do setor sucroalcooleiro, bem como eles gerenciam o relacionamento com fornecedores. Isto foi alcançado através de uma pesquisa desk research, com foco na teoria da Economia dos Custos de Transação, modelos eficientes de estrutura de governança e uma análise do sistema agroindustrial da cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, junto com um estudo multi-casos com 4 grupos do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos evidenciam que a definição da estrutura de governança utilizada pelos grupos não ocorre de maneira pontual, e sim levando em conta aspectos ligados a capacidade dos fornecedores e a capacidade das usinas em lidar com esses relacionamentos. Outro resultado obtido diz respeito ao fato que a maior participação desses fornecedores acaba por estimular a especialização do agentes em sua atividade fim.
Sugar-cane ethanol has long been part of Brazils energy matrix. Recently, with the prospect of oil shortages, ethanol has become an option of fuel for many other nations around the world. Nevertheless, for this to occur, the ethanol industry has been pressured to adopt sustainable production processes, based on the tripod of sustainability: profit, environment and society. In addition to that, the blast on the demand for this fuel has been leading the industry towards enhancing the products competitiveness. Therefore, independent sugar-cane producers have become important players for the growth of the system. A sector known for verticalizing the production process now finds on these suppliers an important source of competitive rawmaterial. This paper aims to analyze the governance structure utilized by the sugar and ethanol industry, as well as the way it manages the relationship with suppliers. This has been reached through a desk research focused on the Theory of Transaction Costs, efficient models of governance structures and an analysis of the sugarcane commodity system in Central- Southern Brazil, along with a multi-case study involving 4 groups of the sugar and ethanol industry of the State of Sao Paulo. The results show that the definition of the governance structure utilized by the groups do not occur out of a context, but taking into account aspects related to the capacity of suppliers and mills in dealing with these relationships. Another result regards the fact that the participation of suppliers stimulates the specialization of the agents in their own core business.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography