Academic literature on the topic 'Sistemas mecânicos (modelagem matemática)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistemas mecânicos (modelagem matemática).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistemas mecânicos (modelagem matemática)"

1

Pinheiro, Vitor Pancieri, Natan Sian das Neves, Daniel Carvalho de Moura Candido, and Carlos Friedrich Loeffler Neto. "UMA ABORDAGEM CONCEITUAL DA MECÂNICA DO CONTÍNUO APLICADA AO PROCESSO DE MODELAGEM EM FÍSICA MATEMÁTICA." Revista Ifes Ciência 3, no. 1 (2017): 189–203. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v3i1.311.

Full text
Abstract:
Na seara da física matemática há uma ampla gama de modelos teóricos correlacionados aos mais diversos fenômenos físicos da natureza. Muitos destes fenômenos apresentam peculiaridades e características específicas, que por sua vez, tornam as análises e tratamentos matemáticos mais desafiadores em complexidade. Em virtude disto, o processo de modelagem deve seguir um sistema metódico sequencial, de forma a garantir como produto final um modelo adequadamente ajustado à aplicação demandada. Para tanto, pode-se, para uma grande diversidade de fenômenos, recorrer a conceitos físicos conservativos, direcionando o fluxo originário para uma ciência unificada. Portanto, o presente artigo busca induzir uma ótica conceitual generalista, expondo a mecânica do contínuo como um viés de convergência para a metodologia do processo de modelagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Marcelo Reicher. "Matemática e Complexidade." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1, no. 1 (2016): 63. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3413.

Full text
Abstract:
Discorre brevemente sobre a noção de sistemas complexos, é apresentada uma caracterização de tais sistemas a partir de algumas de suas propriedades inerentes comumente aceitas. A partir daí é traçado um paralelo entre essa abordagem dos sistemas complexos e o ceticismo metodológico de Descartes, descrito pelas regras de pensar corretamente que ele apresentou em seu Discours de la methode. Trataremos da abordagem matemática de complexidade de um sistema, que é feita, em geral, por meio do estudo de sistemas dinâmicos, nestes a modelagem dos fenômenos se dá basicamente utilizando-se os sistemas de equações diferenciais. Para ilustrar esse processo de modelagem fazemos uma apresentação, na qual se procura ser o mais intuitivo possível, do conceito de atrator estranho que está fundamentalmente associado às equações de Lorenz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Emerson Ravazzi Pires da, Marcelo C. M. Teixeira, Edvaldo Assunção, and Flávio Andrade Faria. "Estabilização de sistemas fuzzy T-S incertos usando realimentação derivativa." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 3 (2011): 273–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000300005.

Full text
Abstract:
Em alguns problemas práticos, por exemplo, no controle de vibrações de sistemas mecânicos, é mais fácil obter o sinal da derivada dos estados que o sinal dos estados. Assim, neste trabalho é proposto um método para o projeto da realimentação derivativa aplicada à sistemas não-lineares incertos. Durante a modelagem do problema os sistemas não-lineares são representados por modelos fuzzy Takagi-Sugeno, permitindo que o projeto do controlador seja realizado com Desigualdades Matriciais Lineares (em inglês, Linear Matrix Inequalities (LMIs)). Este tipo de modelagem facilita o projeto de controle, pois, LMIs são facilmente resolvidas utilizando técnicas de programação convexa. O projeto de controle visa a estabilização do sistema, com ou sem restrições na taxa de decaimento. A eficiência do método é ilustrada através de um exemplo numérico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcanti, Wilma S., Antonio G. B. de Lima, and Laura H. de Carvalho. "Sorção de agua em compósitos de poliéster insaturado reforçados com tecido de juta e juta/vidro modelagem, simulação e experimentação." Polímeros 20, no. 1 (2010): 78–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000007.

Full text
Abstract:
Estudos de compósitos reforçados com fibras naturais mostram que as dificuldades associadas ao uso de fibras vegetais como reforço em compósito de polímeros são freqüentemente relacionadas à absorção de umidade. A presença de umidade leva à impregnação e adesão interfacial fibra-matriz imperfeitas, que geram tensões internas, porosidade e falha prematura do sistema. Este problema pode ser reduzido usando fibra híbrida tramada ou tecidos tricotados. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar numérica e experimentalmente a sorção de água em compósitos de juta e juta/vidro. Os compósitos de poliéster insaturados moldados por compressão e reforçados com tecido de juta e tecido híbrido de juta-vidro têm composições em peso de: a) 26% de juta/74% poliéster insaturado; e b) 26% juta/32% vidro/42% poliéster insaturado, e dimensões de 20,00 × 20,00 × 2,30 mm³ e 20,00 × 20,00 × 2,82 mm³, respectivamente. Um modelo matemático tridimensional de difusão transiente foi desenvolvido para predizer a transferência de massa durante a absorção de água. A formulação matemática foi resolvida numericamente usando o método de volumes finitos e um esquema de interpolação totalmente implícito. Os resultados da distribuição do teor de umidade dentro destes compósitos e cinética de absorção de água são mostrados e analisados. O conhecimento da distribuição de umidade permite verificar áreas mais favoráveis a problemas de delaminação devido à fraqueza da interface fibra-matriz e, por conseguinte redução nas propriedades mecânicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teruel, Dioger Alexandre, Durval Dourado-Neto, Jan W. Hopmans, and Klaus Reichardt. "Modelagem matemática como metodologia de análise do crescimento e arquitetura de sistemas radiculares." Scientia Agricola 57, no. 4 (2000): 683–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162000000400014.

Full text
Abstract:
Devido à dificuldade de observação, quantificação e interpretação de sistemas radiculares, o estado da arte do conhecimento científico nesta área está aquém do desejável. Estas dificuldades tornam a análise e a interpretação da arquitetura de sistemas radiculares praticamente impossíveis de serem realizadas pela estatística tradicional, fazendo com que a modelagem matemática seja uma abordagem atrativa. Utilizou-se neste estudo plantas de soja, visto que a maioria dos trabalhos de pesquisa sobre a estrutura e funcionamento de sistemas radiculares de culturas comerciais tem sido realizada com um pequeno número de espécies, com ênfase nas monocotiledôneas, sendo muito poucos aqueles com dicotiledôneas herbáceas e espécies arbóreas. Estudou-se a influência da concentração de fósforo, nutriente freqüentemente deficiente nos solos brasileiros, sobre a arquitetura do sistema radicular da soja. A modelagem matemática apresentou-se como uma promissora metodologia de análise de dados de sistemas radiculares, possibilitando uma adequada visualização de diferentes estratégias adaptativas da planta, conforme refletidas pelas diferentes arquiteturas radiculares produzidas em cada condição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Marcelo Navarro, and Saddo Ag Almouloud. "Educação Comparada: uma análise dos Currículos prescritos de Matemática de Brasil e México Comparative Education: An Analysis of the Prescribed Mathematics Curricula of Brazil and Mexico." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 19, no. 3 (2017): 328. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p328-352.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata-se de resultados de um estudo comparativo dos Currículos prescritos de Matemática dos sistemas educativos de Brasil e México, porém, mais especificamente do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Superior no México. A análise comparativa buscou-se sinalizar as possíveis influências da Educação Matemática nos documentos oficias que regem os sistemas educacionais dos países comparados, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática no Brasil e os Programas de Estudos das Matemáticas no México, e constata-se certas similaridades e diferenças no sistema de ensino dos países comparados. As considerações do estudo indicam que as influências da Educação Matemática nos Currículos prescritos estão presentes, como, Didática da Matemática francesa, Interdisciplinaridade, Contextualização, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, uso da História da Matemática e de recursos tecnológicos, e a Matemática ensinada no Brasil tende a uma formação cidadã, caso diferente no México que está focada ao conhecimento matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Corrêa, Rodrigo Fernandes, and Acires Dias. "Modelagem matemática para otimização de periodicidade nos planos de manutenção preventiva." Gestão & Produção 23, no. 2 (2016): 267–78. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2001-15.

Full text
Abstract:
Resumo Propõe-se, com este trabalho, apresentar o desenvolvimento de um modelo de otimização de periodicidade dos planos de manutenção preventiva de ativos industriais por meio do estudo da vida útil dos sistemas, fundamentado pelo uso, tempo, condição, custos. A modelagem matemática utilizada foi implementada computacionalmente por meio do MATLAB. O objetivo do modelo é proporcionar maior confiabilidade às instalações, alinhadas ao resultado financeiro do negócio. A linha de pesquisa está integrada ao processo de gerenciamento de manutenção centrada em confiabilidade (MCC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barroso, Natália Maria Cordeiro, José Marques Soares, Giovanni Cordeiro Barroso, João Cesar Moura Mota, and Hermínio Borges Neto. "Modelagem de conceitos e processos matemáticos por redes de petri coloridas: o caso da integrabilidade de funções reais." Bolema: Boletim de Educação Matemática 27, no. 45 (2013): 75–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000100005.

Full text
Abstract:
As redes de Petri (RPs) constituem-se em uma ferramenta matemática e gráfica de uso geral. Sugere-se, neste trabalho, o uso de RPs como uma ferramenta de modelagem voltada para o ensino de noções matemáticas. A modelagem apoia-se no fato de as RPs terem como característica a representação de sistemas que utilizam forte base matemática. Como estudo de caso, apresenta-se uma modelagem para a organização do conteúdo de ensino sobre integrabilidade de funções reais baseada na evolução do conceito de integral. Para isto, considera-se uma função limitada, definida em um intervalo fechado e limitado da reta, que é analisada relativamente a condições que garantam ou excluam a sua integrabilidade por Cauchy, por Riemann, por Lebesgue ou por nenhum destes. A ideia de se modelar este conceito por RPs originou-se no contexto da sala de aula, por ocasião de seu ensino a alunos de primeiro ano de engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Faria, Lessandro C., Alberto Colombo, Henrique F. E. Oliveira, and Giuliani do Prado. "Simulação da uniformidade da irrigação de sistemas convencionais de aspersão operando sob diferentes condições de vento." Engenharia Agrícola 29, no. 1 (2009): 19–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162009000100003.

Full text
Abstract:
A uniformidade de aplicação de água é um importante fator a ser considerado na avaliação dos sistemas de irrigação por aspersão. A uniformidade em sistemas convencionais de aspersão depende de fatores como: o tipo de aspersor e suas condições operacionais, a disposição e o espaçamento entre aspersores no campo, e a velocidade e a direção do vento durante o período de aplicação de água. Tendo em visa que as complexas relações entre esses fatores e a uniformidade podem ser caracterizadas de forma mais eficiente com o auxílio da modelagem matemática, neste estudo, foram avaliadas simulações, fornecidas pelo modelo semiempírico de RICHARDS & WEATHERHEAD (1993), da distribuição espacial da água aplicada pelo canhão PLONA-RL250, operando sob diferentes condições de vento. Valores de uniformidade de Christiansen (CUC), obtidos com dados de ensaios de campo e em simulações digitais, foram comparados, mostrando-se, por meio de diversos índices (R² = 0,73; desvio absoluto médio de 4,1% e índice de desempenho de 0,78), que o modelo semiempírico avaliado fornece estimativas adequadas do CUC de sistemas convencionais de irrigação. Demonstra-se que a modelagem matemática permite reduzir o esforço e o tempo requeridos em trabalhos de campo envolvendo a avaliação da distribuição de água de canhões hidráulicos operando sob condições de vento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Heictor Alves de Oliveira, Denis Carlos Lima Costa, and Lair Aguiar de Meneses. "A interdisciplinaridade Aplicada ao Despacho Otimizado das Redes Integradas de Energia Elétrica e de Gás Natural utilizando o Algoritmo Genético." Research, Society and Development 10, no. 2 (2021): e42110212641. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12641.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe um método baseado em algoritmo genético (AG) para o despacho ótimo com restrição de segurança de redes integradas de energia elétrica e gás natural, considerando cenários operacionais em ambos os sistemas de energia, demonstrando a importância do ensino interdisciplinar nos conteúdos acadêmicos de Matemática, Física e Computação na modelagem de problemas das Engenharias. A formulação matemática do problema de otimização consiste em uma função multiobjetivo que visa minimizer, tanto os custos da geração térmica (utilizando processos baseados em óleo diesel e gás natural), quanto à produção e ao transporte do gás natural. O sistema gás-eletricidade é modelado por dois grupos separados de equações não lineares, que são resolvidos pela combinação do método de Newton com AG. A aplicabilidade do método proposto é testada na rede de gás belga integrada ao sistema de teste IEEE de 14 barras e em uma rede de gás natural de 15 nós integrada ao sistema de teste IEEE-118 barras. Os resultados demonstram, com excelentes níveis de precisão e acurácia, que o método proposto oferece soluções eficientes e seguras para diferentes cenários de operação em ambos os sistemas de energia, doravante o estudo de caso executado pelo grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional – GM²SC, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Ananindeua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistemas mecânicos (modelagem matemática)"

1

Santos, Breno Teixeira. "Modelagem do controle motor para minimização de geração de entropia em processos mecânicos periféricos." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-05122008-072813/.

Full text
Abstract:
Objetivos: Estudos clássicos mostraram que, na locomoção de vertebrados, a transição entre os tipos de passada ocorre justamente quando se inicia um aumento na demanda energética. Uma vez que o movimento muscular é realizado sob controle do sistema nervoso central, é este que determina o tipo de passada a ser utilizada. Portanto, essa estrutura consegue traduzir eventos mecânicos ligados a esses conceitos e, mais do que isso, consegue operar o sistema de modo a mantê-lo num ótimo de demanda. Nossa abordagem pretende criar um mapeamento, no sistema nervoso central, das aferências e eferências de um sistema mecânico de maneira a se modelar uma rede de controle motor. Com isso, estabelece-se um modelo cânon para encontrar a região de operação que minimiza a geração de entropia no sistema mecânico. Métodos: Modelos matemáticos para o funcionamento de músculos esqueléticos e tendões, acoplados em um sistema pendular e suas aferências, fusos e corpos tendinosos de Golgi, foram desenvolvidos e validados como plataforma biomecânica. Essas aferências foram então utilizadas como entradas para outro modelo descrevendo Redes Neurais Biológicas (BNNs, do inglês), o qual gera as eferências que são, então, utilizadas como sinais de controle para acionamento dos músculos. Todos os modelos foram baseados em equações diferenciais (ODEs), e sua resolução numérica realizada em ambiente Simulink. Resultados: A rede neural de controle proposta mostrou-se capaz de operar o sistema biomecânico levando-o a oscilar de forma similar a passadas, tendo como entrada sinais das fibras tipo Ib e Ia. Medidas de otimização baseadas no cálculo da geração de entalpia nos músculos mostraram que a rede é capaz de operar a maquinaria mecânica em regiões de melhor relação geração de entalpia por velocidade ou distância percorrida. Conclusões: Os resultados teóricos desse trabalho fornecem algumas questões experimentais interessantes, como relações entre perfil de ativação muscular e escala biológica, além de embasar a visão de que existem arquiteturas neurais básicas envolvidas no controle dos processos biológicos.<br>Objectives: Classical studies showed that the transition among gait patterns, in vertebrate locomotion, occur when there is an increase in energetic demand. Since the muscular movement is performed under central nervous system control, it is this one that determines the gait pattern in the end. Therefore, this structure is able to translate mechanical events related to force/energy and more, it is capable to operate the whole system in such a way to put it in a demand optimum. Our approach aims to create a central nervous system mapping of the afferences and efferences present in a mechanical system to create a motor control network model, and then, find the operation range that minimizes the entropy generation of the mechanical system. Methods: Mathematical models of working skeletal muscles and tendons, linked to a pendulum system, and their a afferences (i.e., spindles and Golgi tendon organs) were developed and validated as a biomechanical platform. These afferences were used as inputs to another model describing a Biological Neural Network that generate the efferences used as inputs to muscle control. All models were explicited as differential equations and numerically solved in the Simulink environment. Results: The proposed neural network was able to control the biomechanical system, driving it to oscillate similarly to a gait, autonomously, using signals from Ib and Ia fibers as inputs. Optimization measures based in muscular enthalpy generation calculations pointed out that the network is capable to operate the biomechanical machinery in regions of best enthalpy generation by velocity or distance relations. Conclusions: The theoretical results of this work present some interesting experimental questions about possible relations between muscle activation patterns and biological scaling. It also gives support to the idea that exist some basic neural architecture involved in the control of biological mechanical processes in vertebrates.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Venceslau, Sheyla Maurício Maia. "Modelagem matemática de sistemas vibratórios com aplicação de autovalores." Universidade Federal de Sergipe, 2015. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6476.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>The present work aims to contribute to the teaching and learning process of disciplines such as Linear Algebra and Differential Equations, suggesting a study methodology based on mathematical modeling of mechanical systems and application of eigenvalues of problem, as well as encourage high school students to explore mathematics, a revealing and essential science, showing that content such as complex numbers, determinants, trigonometry, etc., some of these mistakenly questioned about its practical utility, can be used for the benefit of people, for example, providing more security and stability to buildings , essential in modern times. Initially, the contents will be displayed formally required for the understanding of vibrating systems with two degrees of freedom to apply them subsequently in the determination of natural frequencies of vibration of a two storey building. Also, a demo will be made of how to calculate the eigenvalues through of computational tools, the softwares MATLAB and R. Using the softwares, the determination of natural frequencies becomes even more practical and thus shows that the application of the problem is quite simple and has obvious practical use.<br>O presente trabalho visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como Álgebra Linear e Equações Diferenciais, sugerindo uma metodologia de ensino baseada na modelagem matemática de sistemas mecânicos e na aplicação do problema de autovalores, assim como, estimular alunos do ensino médio a explorar a matemática, uma ciência reveladora e essencial, mostrando que conteúdos como números complexos, determinantes, trigonometria, etc, alguns destes equivocadamente questionados quanto a utilidade prática, podem ser usados em benefício das pessoas, por exemplo, proporcionando mais segurança e estabilidade às edi cações, fundamentais nos tempos atuais. Inicialmente, serão apresentados formalmente os conteúdos necessários ao entendimento de sistemas vibratórios com dois graus de liberdade, para posteriormente aplicá-los na determinação das frequências naturais de vibração de um edi- fício de dois andares. Além disso, será feita uma demonstração de como calcular os autovalores através de ferramentas computacionais, os softwares MATLAB e R. Com o uso do software, a determinação das frequências naturais torna-se ainda mais prática e, portanto, mostrar que a aplicação do referido problema é bastante simples e tem utilidade prática evidente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schurt, Leonardo Cesar. "Modelagem matemática e controle multivariável de sistemas de refrigeração por compressão mecânica de vapor." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92254.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2009.<br>Made available in DSpace on 2012-10-24T07:11:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 269075.pdf: 2408821 bytes, checksum: b83c51e602e6628ecc809500a40c658c (MD5)<br>O presente trabalho apresenta uma estratégia de controle linear multivariável que atua na rotação do compressor e na abertura da válvula de expansão com a finalidade de controlar tanto a alimentação do evaporador como a capacidade de refrigeração de sistemas de refrigeração por compressão mecânica de vapor. O controlador foi projetado como base em um modelo fenomenológico especialmente desenvolvido para simular o comportamento dinâmico de tais sistemas. O modelo dinâmico foi linearizado de acordo com uma expansão por série de Taylor e utilizado pra projetar um controlador do tipo proporcional-integral baseado no método LQG, que utiliza um estimador de estados do tipo filtro de Kalman. Ensaios experimentais foram realizados em um aparato experimental capaz de controlar a rotação do compressor, a abertura da válvula de expansão e as taxas de transferência de calor no evaporador e no condensador. Os dados obtidos foram utilizados para identificar o sistema térmico, validar o modelo de simulação e avaliar o desempenho do controlador em termos de seguimento de referência e rejeição de perturbações. Verificou-se que o modelo reproduz as tendências experimentais em condições de trabalho distantes do ponto de operação (±30%) com um desvio máximo na faixa de erro de ±10%. Observou-se ainda que o sistema é capaz de seguir as mudanças de referência impostas ao controlador e rejeitar perturbações na carga térmica da ordem de ±25%. Em adição, um segundo controlador foi desenvolvido levando-se em consideração a maximização do COP em seu projeto. Observou-se que ambos controladores impõem dinâmicas muito parecidas às variáveis controladas, de modo que apresentam desempenhos energéticos semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Rosane Gonçalves. "Efeitos do atraso sobre a estabilidade de sistemas mecânicos não lineares." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7498.

Full text
Abstract:
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2017-06-20T18:27:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosane Gonçalves Ferreira - 2016.pdf: 4272548 bytes, checksum: a5f44a1be60a4ace1d85167dc75c33c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2017-07-07T19:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosane Gonçalves Ferreira - 2016.pdf: 4272548 bytes, checksum: a5f44a1be60a4ace1d85167dc75c33c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-07-07T19:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosane Gonçalves Ferreira - 2016.pdf: 4272548 bytes, checksum: a5f44a1be60a4ace1d85167dc75c33c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-04<br>Vibrations of mechanical systems have a wide field of research, where many work have been dedicated. Such importance is due to the fact that most human activities involve vibrations. It is worth noting that many device can suffer or produce vibrations, such as, machines, structures, motors, turbines. Vibratory systems, generally can produce complex behavior, thus the analysis of such dynamics behavior needs to use sophisticated mathematical tools. The mathematical model assigns important features of real processes with respect to linear and non-linear differential equations. In this work we are interested in the analysis of behavior of delayed mechanical systems. Time delayed can compromise the performance of controls even adding instability in the systems. On the other hand, write choose of delays can improve its performance. Systems with time delay, similar to ordinary systems, are molded by ordinary and/or partial differential equations, but, unlikely ordinary differential equations, delayed differential equations, also known as functional differential equations, are molded on Banach spaces with infinite dimension, which introduce serious difficulty in analysis of stability, since that, the spectra of solution semi-group associated with the linear part of the model can presents infinite eigenvalues. Thus, our contribution of the study of dynamics behavior of such systems will be in two directions. In the first one, we apply the perturbation method of multiple scales in themodel of differential equations, since that the system shows nonlinear vibrations. It is worth noting that the differential analysis used in the stage regarding differential equations in Banach spaces, which has infinite dimension, this approach differ substantially from standards approaches. Then we obtain numerical solutions for the amplitude at steady state using the Newton Raphson method and then we made a numerical analysis of the model of stability with delay and without delay to different parameters, using the Runge-Kuttamethod.<br>As vibrações possuem um campo extenso de estudos, ao quais trabalhos inteiros têm sido dedicados. Tamanha importância deve-se ao fato de que a maioria das atividades humanas envolve vibrações. Muitos sistemas construídos sofrem ou produzem vibração, tais como máquinas, estruturas, motores, turbinas e sistemas de controle. Umsistema vibratório geralmente apresenta comportamento complexo, assim a análise do comportamento dinâmicos envolve o uso de ferramentas matemáticas sofisticadas. O modelo matemático incorpora os aspectos importantes do processo real, em termos de equações diferenciais lineares ou não lineares. Neste trabalho nosso objetivo é analisar o comportamento de um modelo de sistemas mecânicos. Os tempos de atrasos quando presentes em controladores e atuadores podem ser motivo de ineficiência ou mesmo causar a instabilidade do sistema. Porém, o controle adequado desses atrasos pode melhorar o desempenho de sistemas mecânicos. Os sistemas com tempo de atraso, assim como os sistemas ordinários, são modelados por equações diferenciais ordinárias ou parciais, mas diferentemente das equações ordinárias, equações com tempo de atraso, também conhecidas como equações funcionais, são modeladas em espaços de dimensão infinita, o que dificulta enormemente a análise de estabilidade, uma vez que, o espectro do semigrupo solução associado à parte linear do modelo pode apresentar infinitos autovalores. Assim, nossa contribuição ao estudo do comportamento dinâmico de tais sistemas foi feito em duas partes. Na primeira, aplicamos o método de perturbação das múltiplas escalas no sistema de equações diferenciais do modelo, uma vez que o sistema apresenta vibrações não lineares. Nesta parte, é importante ressaltar que a análise diferencial usada foi em um espaço de dimensão infinita, também conhecido como espaço de Banach; esta análise difere substancialmente daquela usada no caso ordinário. Em seguida obtemos soluções numéricas para a amplitude em estado estacionário usando o método de Newton Raphson e depois fizemos uma análise numérica da estabilidade do modelo com atraso e sem atraso para diferentes parâmetros, usando o método de Runge- Kutta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Turrin, Bruno Bestle. "Projeto e desenvolvimento de um sistema de controle para um dispositivo de ventilação mecânica pulmonar." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-03052012-122930/.

Full text
Abstract:
A ventilação mecânica pulmonar é a substituição da respiração espontânea de um paciente quando este não realiza ou realiza parcialmente esta tarefa. Esta ventilação é de extrema importância para o tratamento de pacientes em estado crítico em unidades de terapia intensiva e para a manutenção da oxigenação sanguínea durante cirurgias. A ventilação mecânica pulmonar consiste em empurrar os gases para dentro do pulmão de forma controlada, mantendo uma pressão inspiratória ou um volume inspiratório determinado. Além disso, controla o nível de pressão durante a expiração do paciente para manter os alvéolos abertos e dificultar lesões internas. Este trabalho se propõe a caracterizar uma especificação de engenharia para os sistemas de controle de ventilação, se baseando em características fisiológicas do sistema respiratório do paciente saudável e também com patologias conhecidas. São apresentados modelos matemáticos para os sistemas mecânicos responsáveis pela atuação na inspiração e na expiração do paciente, bem como um modelo matemático para o sistema respiratório. Foram desenvolvidos sistemas de controle, baseados no controlador PID, para os principais tipos de modalidades ventilatórias. Os sistemas controlados foram simulados e os resultados são apresentados neste trabalho. Os controles propostos foram implementados em equipamentos de anestesia e UTI projetados na K. Takaoka Ind. Com. Prod. Hosp. LTDA. entre 2008 e 2010 no Brasil, e estão sendo usados hoje nas salas de cirurgia e centros de terapia intensiva pelo Brasil e em alguns países da América do Sul e do Oriente médio.<br>The mechanical ventilation is the replacement of spontaneous breathing of a patient when it does not perform or partially perform this task. This ventilation is extremely important for the treatment of critically ill patients in intensive care units and for the maintenance of blood oxygenation during surgery. The mechanical ventilation consists in pushing the gas into the lungs in a controlled manner, maintaining a determined inspiratory pressure or inspiratory volume. In addition, it has to control the pressure level during the patients exhalation to keep the alveoli opened and prevent internal injuries. This work aims to characterize an engineering specification for the control systems of ventilation, relying on physiological characteristics of the patient\'s respiratory system on healthy subjects and also subjects with known diseases. Here are presented mathematical models for the mechanical systems responsible for acting on the inspiration and expiration of the patient, as well as a mathematical model for the respiratory system. There were developed control systems, based on the PID controller for the main types of ventilation modes. Controlled systems were simulated and the results are presented in this dissertation. The proposed controls were implemented in anesthesia and intensive care equipments designed in K. Takaoka Ind. Com Prod. Hosp. LTD. between 2008 and 2010 in Brazil, and are being used today in the operating rooms and intensive care centers in Brazil and some countries in South America and the Middle East.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Morales, Marcelo Mecchi. "Modelagem matemática da fluidodinâmica não-newtoniana e bifásica simplificada da hemólise induzida mecanicamente em sistemas de bombeamento centrífugo de sangue." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/98/98131/tde-09012018-075451/.

Full text
Abstract:
A hemólise induzida mecanicamente em sistemas de bombeamento centrífugo é um processo complexo para o qual ainda se almeja um modelo matemático que possa auxiliar eficazmente o desenvolvimento e otimização destes dispositivos médicos. Este trabalho propõe um equacionamento matemático do escoamento do fluido sanguíneo no interior de bombas centrífugas, levando-se em consideração as variações do campo de tensões através de uma abordagem reológica não-newtoniana. A destruição da fase globular é modelada matematicamente por uma distribuição estatística. Tal modelo bifásico simplificado é utilizado em simulações numéricas de experimentos virtuais propostos e padronizados pela comunidade científica internacional especializada. A validação do modelo é realizada através de comparação com resultados referenciais. Os resultados obtidos demonstram um nova possibilidade de solução numérico-computacional para o problema da hemólise por trauma mecânico.<br>Mechanically induced hemolysis in centrifugal pumping systems is a complex process for which a mathematical model is still desired. It can effectively aid the development and optimization of these medical devices. This work proposes a mathematical modeling for the blood flow into centrifugal pumps, taking into account the variations of the stress field through a non-Newtonian rheological approach. The destruction of the globular phase is mathematically modeled by a statistical distribution. Such a simplified two-phase model is used in numerical simulations of virtual experiments proposed and standardized by the international scientific community. The validation of the model is performed through comparison with reference results. The results obtained show a new mathematical solution for the problem of hemolysis induced by mechanical trauma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Orsino, Renato Maia Matarazzo. "A contribution on modeling methodologies for multibody systems." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-22062016-160724/.

Full text
Abstract:
Multibody System Dynamics has been responsible for revolutionizing Mechanical Engineering Design by using mathematical models to simulate and optimize the dynamic behavior of a wide range of mechanical systems. These mathematical models not only can provide valuable informations about a system that could otherwise be obtained only by experiments with prototypes, but also have been responsible for the development of many model-based control systems. This work represents a contribution for dynamic modeling of multibody mechanical systems by developing a novel recursive modular methodology that unifies the main contributions of several Classical Mechanics formalisms. The reason for proposing such a methodology is to motivate the implementation of computational routines for modeling complex multibody mechanical systems without being dependent on closed source software and, consequently, to contribute for the teaching of Multibody System Dynamics in undergraduate and graduate levels. All the theoretical developments are based on and motivated by a critical literature review, leading to a general matrix form of the dynamic equations of motion of a multibody mechanical system (that can be expressed in terms of any set of variables adopted for the description of motions performed by the system, even if such a set includes redundant variables) and to a general recursive methodology for obtaining mathematical models of complex systems given a set of equations describing the dynamics of each of its uncoupled subsystems and another set describing the constraints among these subsystems in the assembled system. This work also includes some discussions on the description of motion (using any possible set of motion variables and admitting any kind of constraint that can be expressed by an invariant), and on the conditions for solving forward and inverse dynamics problems given a mathematical model of a multibody system. Finally, some examples of computational packages based on the novel methodology, along with some case studies, are presented, highlighting the contributions that can be achieved by using the proposed methodology.<br>A Dinâmica de Sistemas Multicorpos tem sido responsável por revolucionar projetos de Engenharia Mecânica pela utilização de modelos matemáticos para simulação e otimização do comportamento dinâmico de uma ampla gama de sistemas mecânicos. Estes modelos matemáticos não somente podem fornecer valiosas informações acerca de um sistema que caso contrário poderiam ser obtidas somente através de experimentos com protótipos, como também têm sido responsável pelo desenvolvimento de diversos sistemas de controle baseados em modelo. Este trabalho representa uma contribuição para a modelagem dinâmica de sistemas mecânicos multicorpos por meio do desenvolvimento de uma nova metodologia modular e recursiva que unifica as principais contribuições de diversos formalismos da Mecânica Clássica. A razão para propor tal metodologia é motivar a implementação de rotinas computacionais para a modelagem de sistemas mecânicos multicorpos complexos sem depender de pacotes de software de código fechado e, consequentemente, contribuir para o ensino de Dinâmica de Sistemas Multicorpos nos níveis de graduação e pós-graduação. Todos os desenvolvimentos teóricos são baseados em e motivados por uma revisão crítica da literatura, conduzindo a uma forma matricial geral das equações dinâmicas de movimento de um sistema mecânico multicorpos (que podem ser expressas em termos de qualquer conjunto de variáveis adotado para a descrição dos movimentos realizados pelo sistema, ainda que tal conjunto inclua variáveis redundantes) e a uma metodologia recursiva geral para a obtenção de modelos matemáticos de sistemas complexos, dado um conjunto de equações descrevendo a dinâmica de cada um de seus subsistemas desacoplados e outro descrevendo os vínculos entre estes subsistemas (no sistema) quando acoplado. Este trabalho também inclui algumas discussões acerca da descrição de movimentos (utilizando qualquer conjunto admissível de variáveis de movimento e admitindo qualquer tipo de vínculo que seja passível de descrição por invariantes), e das condições para a solução dos problemas de dinâmica direta e inversa dado um modelo matemático de um sistema multicorpos. Finalmente, alguns exemplos de pacotes computationais baseados na nova metodologia, juntamente com alguns estudos de caso, são apresentados, ressaltando as contribuições que podem ser alcançadas por meio do uso da metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Assirati, João Luis Meloni. "Quantização covariante de sistemas mecânicos." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-01072010-130800/.

Full text
Abstract:
Estudamos as restrições impostas pelo princípio da covariância sobre o procedimento de quantização em espaços planos e curvos. Mostramos que o conjunto de todas as quantizações covariantes em espaços planos em coordenadas retangulares é composto de ordenamentos de operadores de posição e momento e exibimos uma parametrização funcional deste conjunto. Deduzimos regras para a quantização covariante em espaços planos em coordenadas gerais. Generalizamos estas quantizações para espaços curvos e mostramos que nestes espaços, além da ambiguidade de ordenamento, surge uma nova ambiguidade relacionada à curvatura. Este novo tipo de ambiguidade explica o surgimento de uma classe grande de potenciais quânticos no problema da quantização de uma partícula não relativística em um espaço curvo.<br>We study the restrictions imposed by the covariance principle on the quantization procedure in flat and curved spaces. We show that the set of all covariant quantizations in flat spaces in rectangular coordinates is composed of position and momentum operator orderings and exhibit a functional parametrization of this set. We deduce rules for the covariant quantization in flat spaces in general coordinates. We generalize these quantizations for curved spaces and show that in such spaces, besides the ordering ambiguity, it appears a new ambiguity related to the curvature. This new kind of ambiguity explains the appearence of a wide class of quantum potentials in the problem of quantization of a non-relativistic particle in curved space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

João, Antônio. "Modelagem do jogo Lights Out usando sistemas lineares." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168188.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2016.<br>Made available in DSpace on 2016-09-20T05:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341762.pdf: 5545712 bytes, checksum: c95ca1d6fe235c1b68bf46acb7cdcfcf (MD5) Previous issue date: 2016<br>O objetivo deste trabalho é o estudo da álgebra linear aplicada na modelagem e resolução do jogo Lights Out. Para tal, faremos uma breve apresentação sobre os conceitos básicos da álgebra linear referentes a resolução de sistemas lineares. Buscamos aqui modelar um algoritmo que encontre soluções, bem como soluções ótimas para o jogo Lights Out e também mostrar uma possível aplicação matemática na educação básica.<br><br>Abstract : The objective of this work is the study of linear algebra applied in modelling and solving the Lights Out game. To do this, we will make a brief presentation on the basic concepts of linear algebra related to solving linear systems of equations. Here we seek to model an algorithm to find solutions and optimal solutions for the Lights Out game and also show a possible mathematical application in basic education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VILAR, Pablo Bezerra. "Modelagem matemática de varistores de Zno." Universidade Federal de Campina Grande, 2017. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/732.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2018-05-17T23:29:24Z No. of bitstreams: 1 PABLO BEZERRA VILAR – TESE (PPGEE) 2017.pdf: 2044145 bytes, checksum: 067e43ad1834e474f34f9ad7e7d6f16f (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-05-17T23:29:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PABLO BEZERRA VILAR – TESE (PPGEE) 2017.pdf: 2044145 bytes, checksum: 067e43ad1834e474f34f9ad7e7d6f16f (MD5) Previous issue date: 2017-04-17<br>Neste trabalho, foram desenvolvidos dois modelos matemáticos capazes de representar o comportamento dinâmico de um varistor de óxido de zinco. Para isso, empregaram-se técnicas de identificação de sistemas que permitiram a criação de modelos que determinem a relação entre corrente e tensão no varistor, sem explicar a física do processo. Para desenvolver e validar o modelo matemático proposto, uma base de dados foi construída com amostras de varistores com diferentes características físicas. Os varistores foram submetidos a sinais de impulsos de corrente com diferentes amplitudes e formas de onda, com tempos de frente variando de 1,5 a 30 μs. A determinação dos parâmetros dos modelos desenvolvidos é realizada a partir do método dos mínimos quadrados, que deve ser aplicado a resposta ao impulso de corrente padrão 8/20 μs. Assim, os modelos desenvolvidos são capazes de representar a resposta dos diferentes varistores utilizando apenas informações que são tipicamente fornecidas pelos fabricantes. Foi também proposto um procedimento de simulação que permite que os modelos desenvolvidos neste trabalho possam ser utilizados no software ATP, que é utilizado para realização de simulação de transitórios em sistemas elétricos. O desempenho dos modelos desenvolvidos foi comparado com o desempenho de modelos tradicionais, observou-se que os desenvolvidos foram capazes de representar a resposta dos varistores superando as limitações dos modelos existentes. O desenvolvimento deste trabalho trouxe como principais contribuições um modelo de varistores completamente funcional e com características únicas em comparação com os já existentes e um procedimento de simulação que permite a interação de modelos matemáticos e sistemas elétricos no ambiente do ATP.<br>In this work, two mathematical models were developed capable of representing the dynamic behavior of a zinc oxide varistor. For this, systems identification techniques were used, that allowed the creation of models that determine relationship between current and voltage in a zinc oxide varistor, without explaining the physics of the process. To develop and validate the proposed mathematical model, a database was constructed with samples of varistors with different physical characteristics. The varistors were subjected to current pulse signals with different amplitudes and waveforms, with front times ranging from 1.5 to 30 μs. The determination of the parameters of the developed models is carried out using the least squares method, which must be applied the response to the standard current impulse 8/20 μs. Thus, the developed models are able to represent the response of the different varistors using only information that is typically provided by the manufacturers. It was also proposed a simulation procedure that allows the models developed in this work to be used on the ATP software, which is used to performer simulations of transients on power systems. The performance of the developed models was compared with the performance of traditional models, it was observed that the proposed models were able to represent the response of the varistors overcoming the limitations of the existing models. The development of this work brought as main contributions, a broad database that characterizes the dynamic behavior of the varistors, a model of varistors fully functional and with unique characteristics in comparison with the existing ones and a simulation procedure allows the interaction of mathematical models and Electrical systems in the ATP environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistemas mecânicos (modelagem matemática)"

1

OST, AUGUSTO, EDIELSON MONTEIRO DA SILVA, JAQUELINE VALÉRIO DA CRUZ, and MARLON VINICIUS MACHADO, eds. MODELAGEM MATEMÁTICA DO CONJUNTO ESC-MOTOR-HÉLICE DE UM VANT UTILIZANDO IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Editora BAGAI, 2021. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-81368-13-5.03.07.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sistemas mecânicos (modelagem matemática)"

1

Gonçalves F., Rosane, and Marcos Napoleão R. "MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS MECÂNICOS: ANÁLISE VIBRATÓRIA." In Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/978859788580391152-v4_cap6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Natti, Paulo Laerte, Neyva Maria Lopes Romeiro, Eliandro Rodrigues Cirilo, et al. "MODELAGEM MATEMÁTICA E ESTABILIDADE DE SISTEMAS PREDADOR-PRESA." In A Produção do Conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.39519040416.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Lucas Divino, Neylor Makalister Ribeiro Vieira, and Emerson Paulino dos Reis. "MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA." In As Engenharias frente a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente 3. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32019250615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, João Socorro Pinheiro, and Cleonaia Silva de Alfaia. "MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO SISTEMA EPIDEMIOLÓGICO SI ATRAVÉS DE SISTEMAS DINÂMICOS." In As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8971918067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Grilo, Marcos, Inácio de Sousa Fadigas, Trazíbulo Henrique Pardo Casas, and Hernane Borges de Barros Pereira. "Identificação de temáticas em programas de mestrado em matemática: uma abordagem por ilhas de redes." In Construção do conhecimento em organizações na perspectiva da modelagem de processos industriais e sistemas complexos. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.707.273-298.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freitas, Adriel de Oliveira, Lígia Rodrigues Machado, Francisco Alexsandro Silva Freitas, Vandilberto Pereira Pinto, and Camila Tabosa de Souza Lima. "Modelagem Matemática da Curva de Descarga da Bateria de um Quadrirotor Rolling Spider utilizando a Teoria de Identificação de Sistemas." In Na era da Automação – Volume 1. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-20-1.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistemas mecânicos (modelagem matemática)"

1

Lacerda, Priscila, and Leonardo Stutz. "Modelagem e caracterização de sistemas mecânicos com amortecimento viscoelástico." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-1476.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Azevedo, Ayoanma C. de, Erick F. da Costa, and Vandilberto P. Pinto. "Modelagem Matemática dos Ventos para Aplicação em Sistemas Eólicos." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amorim Neto, Alcides De C., and Jean Antunes C. da Costa. "Modelagem de Sistemas Ambientais Usando o Software Stella." In XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2015. http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0374.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ARAÚJO, CAMILA SANTOS DE, MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA VALENTE, ELZA BRANDÃO SANTANA, CRISTIANE MARIA LEAL COSTA, and LÊNIO JOSÉ GUERREIRO DE FARIA. "MODELAGEM MATEMÁTICA E DIFUSIVIDADE EFETIVA DE FOLHAS DE JAMBU DURANTE A SECAGEM." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-se-666.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues Ferreira, Juliana, Itaiara Iza Simplício da Silva, and Margareth Santoro Baptista de Oliveira. "SISTEMAS SUSTENTÁVEIS: A APLICABILIDADE DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA MODELAGEM MATEMÁTICA." In VI Congresso internacional das lincenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00227.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MARIM, LAYRA VALANI, FERNANDO DE MEDEIROS RAMOS DA SILVA, DERMEVAL JOSÉ MAZZINI SARTORI, and LEONARDO DA SILVA ARRIECHE. "PRODUÇÃO DE MALTE DE NOZES DE MACADÂMIA E MODELAGEM MATEMÁTICA DA SUA SECAGEM POR CONVECÇÃO NATURAL." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-se-711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Eliane S. de Souza and Rubén Romero. "Modelagem Matemática para Restauração Ótima em Sistemas Elétricos de Distribuição Radiais com Cenários de Faltas Múltiplas." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Elétricos Industriais – OSSEI, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sbse2016-0161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NICOLIN, DOUGLAS JUNIOR, REGINA MARIA MATOS JORGE, and LUIZ MARIO DE MATOS JORGE. "DIFUSÃO DE UMIDADE EM GRÃOS DE SOJA COMO UM PROBLEMA DO TIPO STEFAN: MODELAGEM MATEMÁTICA E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-ms-367.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SANTOS, JOÃO ANTONIO BELMINO DOS, LAILA G. M. RESENDE, BIANCA S. DOS SANTOS, BEATRIZ M. TRAVÁLIA, PATRÍCIA B. L. CONSTANT, and ALESSANDRA A. C. PAGANI. "MODELAGEM MATEMÁTICA DA SECAGEM DE CASCA DO FRUTO CAMBUCÁ-PRETO (EUGENIA VELUTINA BERG.) UTILIZANDO DIFERENTES SISTEMAS DE SECADOR." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-se-667.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

A, Helmann, Vieira D. A, and Meneghel M. "MODELAGEM MATEMÁTICA DO SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE EQUILÍBRIO EMPREGANDO TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS." In Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) - COBECSEB. Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/cobecseb.78906.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography