Academic literature on the topic 'Sistemas Supervisórios'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistemas Supervisórios.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistemas Supervisórios"

1

Pereira, Jonathan Paulo, and Bruno De Paiva e. Silva Castro. "Kit Educacional para Controle e Supervisão Aplicado a Nível." HOLOS 2 (October 14, 2009): 68. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.176.

Full text
Abstract:
Dada a necessidade de ferramentas didáticas para utilização em aulas práticas nas disciplinas de Controle de Processos e Sistemas Supervisórios e tendo em vista os elevados preços desses equipamentos no mercado especializado, propôs-se o projeto e implementação de um mini kit didático, aplicado a variável nível, com objetivo principal de suprir essa deficiência. Na indústria automatizada, sistemas de supervisão e controle são muito presentes, podendo ser encontrados nas mais diversas aplicações, como por exemplo: sistemas para controle térmico de caldeiras, supervisão e controle de vasos de pressão e controle de nível de reservatórios de petróleo. O projeto tem por finalidade a confecção de um kit que servirá de instrumento nas aulas práticas de controle e sistemas supervisórios, possibilitando uma maior interação do aluno com a prática objeto de estudo dessas disciplinas. Portabilidade é o fator principal no projeto do kit. Este é formado por um CLP responsável pela comunicação com o PC, uma fonte ATX para alimentação dos circuitos de acionamento e um conjunto de dois reservatórios. O elemento final de controle constitui-se de uma bomba de corrente contínua. O sistema conta ainda com uma válvula que servirá para introduzir perturbações ao sistema de controle de nível. O kit possibilitará ao aluno a construir uma aplicação em um aplicativo supervisório e será capaz de implementar um sistema de controle Proporcional – Integral, PI, observando o comportamento do sistema através gráficos e diagramas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Vitor Luis Rodrigues. "Desenvolvimento de um micro sistema supervisório." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 2, no. 1 (2009): 49–65. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.67.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra o desenvolvimento de um micro sistema supervisório aplicado ao transporte de gás natural (GN) baseado em um software de desenvolvimento de sistemas supervisórios consagrado no mercado, trabalhando em uma plataforma Windows XP a partir de um notebook utilizando a porta serial RS232 como meio físico de comunicação com o Controlador Lógico Programável (CLP). Estes CLP’s estão localizados nas Unidades Operacionais de uma empresa transportadora de gás natural que operam sem supervisão local, obrigando os técnicos que executam as manutenções preventivas das instalações a obterem informações do processo através de conversa via telefone celular com a Central de Supervisão e Controle (CSC) localizada na cidade do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castillo, Ricardo A., João Maurício Rosário, Humberto Ferasoli Filho, and Marco Antonio Corbucci Caldeira. "Apresentação de métodos para implementação de plataformas colaborativas de Sistemas Automatizados de Produção." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 2 (May 17, 2012): 81. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i2.561.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de Sistemas Automatizados de Produção envolve aspectos concernentes à integração de componentes tecnológicos existentes no mercado, dentre eles, Controladores Programáveis (CLP), manipuladores robóticos, sensores e atuadores diversos, sistemas para processamento de imagens, redes de comunicação e sistemas supervisórios colaborativos, integrados numa única aplicação. Este trabalho propõe uma plataforma automatizada de experimentação, implementada através de uma arquitetura típica de um Sistema Automatizado de Produção, que integre os componentes descritos acima, de modo a permitir que pesquisadores e alunos possam realizar atividades práticas de laboratório. Estas atividades irão complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estudantes na sala de aula, melhorando, assim, a sua formação e competência profissional. Uma plataforma concebida utilizando esta estrutura genérica permitirá o trabalho dentro de um ambiente educacional, mas que retrata a maioria dos aspectos encontrados num Sistema Automatizado de Manufatura Industrial, tais como, integração tecnológica, redes de comunicação, controle de processos e gestão da produção, com possibilidade de realizar o controle e supervisão do processo automatizado completo através de conexão remota, por meio da internet (WebLab), possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre diferentes grupos de ensino e pesquisa.Palavras-chave: Sistema Automatizado de Produção (SAP); Robótica; Integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Ana Clara Silva, Igor Guilherme de Moraes, Pedro Rodrigues Nunes, Sérgio Vinícius de Castro Lima, and Adriana Izidoro. "CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E SUAS APLICAÇÕES EM SANEAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO." Revista ft 29, no. 140 (2024): 37–38. https://doi.org/10.69849/revistaft/ch10202411300337.

Full text
Abstract:
A automação dos sistemas de abastecimento de água evoluiu significativamente com o advento dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e o avanço da teoria moderna de controle. Este artigo analisa a aplicação de CLPs no saneamento de água e esgoto, adotando uma abordagem metodológica que combina revisão de literatura e estudo de caso. A revisão, realizada com base em artigos, dissertações, livros e relatórios técnicos publicados nos últimos 15 anos, destacou as contribuições teóricas e práticas desses dispositivos. Foram analisados seis trabalhos acadêmicos a partir de bases como SciELO, Google Acadêmico e periódicos especializados. Os resultados evidenciam que os CLPs têm otimizado operações em estações de tratamento, reduzido custos operacionais e aumentado a confiabilidade dos sistemas. Sua flexibilidade programável permite adaptações a diferentes demandas e contextos, além de integração com tecnologias avançadas, como sistemas supervisórios e sensores inteligentes, ampliando o monitoramento e a resposta em tempo real. Conclui-se que os CLPs melhoram a eficiência operacional, promovem sustentabilidade ambiental e asseguram a qualidade de vida ao garantir água potável e tratamento adequado de efluentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Beluco, L., G. Resende, V. Menezes, W. Marques, W. Santos, and C.L Noriega. "MONITORAMENTO DE UMA REDE DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL NA TOPOLOGIA ANEL UTILIZANDO ACESSO REMOTO." REVISTA FT 28, no. 128 (2023): 88. https://doi.org/10.5281/zenodo.10152788.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar o estudo e desenvolvimento de uma aplicação em um sistema de monitoramento industrial, cujo intuito é realizar o monitoramento, através de um sistema supervisório, de uma rede de comunicação em uma topologia anel. O sistema supervisório utilizado foi o Elipse E3 e o protocolo utilizado foi o PROFINET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Allan Saymon de Souza, Gabriel Gouveia Sousa da Silva, and Moisés Hamssés Sales de Sousa. "Monitoramento integrado de parâmetros hidráulicos e elétricos em estações elevatórias: uma revisão sobre eficiência energética e automação." REVISTA DELOS 18, no. 67 (2025): e5317. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n67-195.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por água e energia elétrica, impulsionada pelo aumento populacional e pela urbanização, exige soluções eficientes e sustentáveis no setor de saneamento. Nesse contexto, as estações elevatórias de água se destacam como unidades críticas, responsáveis por elevado consumo energético nos sistemas de abastecimento. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura técnico-científica que aborda o monitoramento integrado de variáveis hidráulicas e elétricas em estações elevatórias, enfatizando a aplicação de sistemas embarcados, supervisórios móveis e indicadores de desempenho energético. A metodologia adotada consistiu em um levantamento bibliográfico sistematizado, com base em dissertações, teses e artigos, selecionados conforme critérios de relevância técnica, aderência temática e aplicabilidade dos resultados. Os estudos analisados foram organizados em categorias temáticas e comparados entre si quanto aos parâmetros monitorados, técnicas empregadas e impactos observados. Os resultados evidenciam que a operação fora do ponto ideal, a ausência de automação e o subdimensionamento de componentes são fatores recorrentes que comprometem a eficiência dos sistemas. A partir da análise dos indicadores de desempenho e dos balanços energéticos aplicados, foi possível identificar oportunidades de otimização operacional, redução de perdas e economia de energia. Conclui-se que o uso integrado de tecnologias de instrumentação e análise em tempo real é uma alternativa promissora para o aperfeiçoamento da gestão energética em estações elevatórias de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

C. S. Almeida, Gabriel, and Gilberto Capistrano Cunha de Andrade. "Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT." RENOTE 19, no. 1 (2021): 11–20. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.118381.

Full text
Abstract:
Plataformas didáticas constituem alternativas práticas na aprendizagem de disciplinas teóricas. A utilização e divulgação destas plataformas contribuem também para o estímulo do desenvolvimento de habilidades fundamentais nos estudantes, uma vez que elas conseguem integralizar diversas disciplinas e campos do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma virtual de controle de nível por meio de uma modelagem no software MATLAB para o ensino no Curso Técnico Integrado ao Médio em Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além dos conceitos relacionados à disciplina de Controle de Processos Industriais, a plataforma também engloba conhecimentos relacionados às disciplinas de Instrumentação e de Sistemas Supervisórios, servindo como uma possibilidade de Projeto Integrador Final. Os resultados demonstram que a ferramenta conseguiu simular com sucesso uma situação real existente na indústria, fazendo com que o aluno possa estar mais preparado ao encontrar possíveis situações semelhantes em seu futuro profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro Brando, Samuel, and Ivandro Cecconello. "Sistemas Ciberfísicos desenvolvidos para apoio na manutenção centrada em confiabilidade: uma aplicação em subestações de energia e central de compressores." Scientia cum Industria 11, no. 1 (2023): e231102. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.e231102.

Full text
Abstract:
A Industria 4.0 e as tecnologias relacionadas a Internet of Things (IoT) têm avançado dentro das organizações e em ambientes industriais diversificados, trazendo consigo inovações disruptivas e transformações na gestão industrial destes cenários. O setor de manutenção tem papel importante como habilitador e desenvolvedor de recursos, dispositivos e ferramentas digitais tanto para processos de manufatura quanto para os seus processos internos relacionados a disponibilidade, confiabilidade, capabilidade e manutenibilidade dos ativos geridos. A partir disso, o presente artigo é baseado em um estudo de caso de observação e experimentação, demonstrando os processos, a implementação e os resultados obtidos no desenvolvimento de ferramentas digitais, dispositivos de monitoramento em tempo real e supervisórios para o gerenciamento remoto dos ativos críticos (subestações elétricas e compressores) de uma empresa do segmento metalmecânico da serra gaúcha. Os resultados demonstraram as seguintes vantagens: menor tempo para tomada de decisão por parte da gestão, os custos de manutenção são reduzidos, o risco de paradas nas operações é minimizado, além da otimização da manutenibilidade e economia de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Baal, Edson, Anderson Guilherme Ceretta, Richard Anthony Gomez Arcos, et al. "Demandas e soluções de engenharia no setor de pós-colheita de grãos." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 13 (2024): e6912. https://doi.org/10.55905/cuadv16n13-065.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o contexto do setor de pós-colheita de grãos no Brasil. Estima-se que mais da metade da ingestão calórica global seja proveniente de cereais, além disso, a utilização dos grãos como matéria prima na produção de biocombustíveis e na alimentação animal contribui para o crescimento da demanda mundial por esses produtos. Diante desse cenário, torna-se necessário a implementação de processos de pós-colheita eficientes, que preservem a qualidade dos grãos e minimizem as perdas de produto. O referencial teórico apresenta pesquisas com destaque para a aplicação de inteligência artificial e soluções para o aprimoramento da qualidade dos grãos. Apesar dos avanços alcançados, ainda há lacunas de soluções tecnológicas nos sistemas produtivos de pós-colheita de grãos. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória para identificar as demandas e soluções de engenharia atualmente aplicadas ao setor de pós-colheita de grãos no Brasil, e como esses tópicos são avaliados por especialistas do setor. Para isso foram realizadas vinte entrevistas com especialistas que atuam profissionalmente em empresas brasileiras do ramo de pós-colheita de grãos. Como resultados, as principais demandas observadas estão relacionadas a escassez de mão de obra qualificada, defasagem tecnológica, processos com baixa automação e sensores ineficientes. Como soluções já utilizadas, destacam-se os sistemas supervisórios e equipamentos para alimentação de fornalhas. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar pesquisas sobre a formação de profissionais de engenharia com enfoque em automação e nos processos de pós-colheita de grãos, visando reverter as fragilidades observadas nas entrevistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Romano, Maria Eduarda, Maria Letícia da Conceição dos Santos, Antony Santana da Silva, and Gilson José da Silva. "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SUPERVISÃO NA FABRICAÇÃO DE FERTILIZANTES: OTIMIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUCROALCOOLEIRO." Revista ft 29, no. 141 (2024): 33–34. https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202412051033.

Full text
Abstract:
O setor sucroalcooleiro desempenha um papel importante na matriz energética mundial, especialmente no que diz respeito à produção de etanol. A vinhaça, subproduto gerado durante a produção de etanol, apresenta desafios ambientais significativos devido à sua alta carga orgânica. No entanto, quando manejada de forma adequada a partir da utilização de tecnologias da automação industrial, pode ser um recurso valioso, tanto como fertilizante quanto para a geração de biogás. O processo de fabricação para produção de fertilizantes potencializa suas propriedades, tornando-a ainda mais eficiente para aplicações agrícolas e energéticas. A automação desse processo, por meio de sistemas supervisórios, é essencial para garantir maior eficiência, precisão e sustentabilidade nas operações, permitindo o controle rigoroso das variáveis envolvidas e minimizando o impacto ambiental. A automação não só otimiza a produção desse processo, mas também promove a sustentabilidade ao reduzir o consumo de recursos e melhorar o uso de energia, ao mesmo tempo em que diminui a geração de resíduos e emissões. O principal objetivo deste estudo, é investigar e analisar a aplicação dos níveis da automação em uma empresa sucroalcooleira no processo de fabricação de fertilizantes, avaliando como cada nível contribui para a otimização de processos e para práticas operacionais sustentáveis. Para o alcance do objetivo, será necessário realizar o levantamento bibliográfico sobre automação industrial e produção de fertilizantes, e em seguida aplicar a metodologia de estudo de caso em uma empresa do setor sucroalcooleiro. O estudo apresenta uma análise das principais tecnologias utilizadas para a automação desse processo. Os resultados são a apresentação de métodos que possam ser replicados ou adaptados por outras empresas do setor, contribuindo para o avanço tecnológico e sustentável da indústria sucroalcooleira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistemas Supervisórios"

1

Villani, Emília. "Modelagem e análise de sistemas supervisórios híbridos." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-08062004-131133/.

Full text
Abstract:
Sistemas Supervisórios Híbridos podem ser definidos como sistemas de controle cujos estados são representados por variáveis discretas e contínuas, e cuja dinâmica é determinada em função do tempo e da ocorrência de eventos discretos. O desenvolvimento desta classe de Sistemas Supervisórios pode ser dividido em duas fases. A 1ª Fase consiste na elaboração de um modelo protótipo para o Sistema Supervisório, que é descrito usando um formalismo, e que é validado com base nas especificações do problema. Na 2ª Fase, este modelo, já validado, é convertido na linguagem de programação do Sistema Supervisório propriamente dito. Esta tese concentra-se na 1ª Fase, para qual abordam-se três questões principais: (1) a escolha do formalismo de modelagem; (2) como construir o modelo do Sistema Supervisório Híbrido usando este formalismo; e (3) como validar o Sistema Supervisório Híbrido usando o modelo construído. Para questão (1), introduz-se um novo formalismo de modelagem baseado na aplicação dos conceitos de Orientação a Objetos (OO) às redes Predicado Transição Diferenciais (redes PTD). Este novo formalismo é chamado de redes PTD-OO. No que se refere a questão (2), é proposto um procedimento para obtenção do modelo do Sistema Supervisório em redes PTD-OO usando os diagramas da UML (‘Unified Modeling Language’). Finalmente, para a questão (3), o problema de validação é abordado através da definição de um conjunto de propriedades que o modelo em redes PTD-OO deve respeitar afim de que sejam garantidos os requisitos do Sistema Supervisório. Estas propriedades são, então, verificadas através de um procedimento proposto para análise de redes PTD-OO.<br>Hybrid Supervisory Systems can be described as control systems with states that are represented by both discrete and continuous variables. Their dynamics are function of time and depend also on the occurrence of discrete events. The development of Hybrid Supervisory Systems can be divided in two phases. In the 1st Phase, a prototype-model for the Supervisory System is described using a specific formalism and is validated based on the system requirements. In the 2nd Phase, this validated model is converted to the programming language of the Supervisory System. This thesis is focused on the 1st Phase of Hybrid Supervisory System development. It approaches three main issues: (1) the choice of the modelling formalism; (2) how to build the Hybrid Supervisory System model using this formalism; and (3) how to validate the Hybrid Supervisory System using this model. For issue (1), a new modelling formalism is introduced based on Differential Predicate Transition nets (DPT nets) and object-oriented (OO) paradigm. This new formalism is called DPT-OO net. Then, for the issue (2), a modelling procedure that assists the building of the DPT-OO net model using Unified Modelling Language (UML) diagrams is proposed. Finally, for the issue (3), the validation problem is approached by defining a set of properties of the DPT-OO net model that assures the Supervisory System requirements. These properties are then formally verified using a proposed analysis procedure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Perozzo, Reiner Franthesco. "Framework para construção de sistemas supervisórios em dispositivos móveis." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10700.

Full text
Abstract:
Sistemas supervisórios são sistemas computacionais que permitem a monitoração de informações de processos produtivos ou de dispositivos de automação e de plantas industriais. Neste trabalho é proposto um framework para construção de tais sistemas, direcionada a dispositivos móveis, tais como Personal Digital Assistants (PDAs), telefones celulares e computadores de bolso. O framework proposto define uma arquitetura que é implementada gerando sistemas supervisórios com três características principais: (i) as telas de supervisão são construídas com base em um modelo orientado a objetos que utiliza conceitos da área da aplicação, mapeando o mundo real para um modelo computacional; (ii) o projeto de sistemas supervisórios apresenta flexibilidade com relação aos recursos computacionais disponíveis, oferecendo opções para armazenamento local ou remoto de dados multimídia, com o objetivo de não sobrecarregar os dispositivos móveis onde são executados; (iii) os sistemas supervisórios são capazes de se adaptarem dinamicamente às variações na Qualidade de Serviços (QoS) oferecidos pela infra-estrutura de comunicação, ajustando as suas telas gráficas em função de uma especificação de requisitos definidos em tempo de projeto e do nível de QoS obtido na rede em tempo de execução. Duas ferramentas computacionais são propostas e desenvolvidas no âmbito deste trabalho: (i) a primeira responsável pelo ambiente de desenvolvimento dos projetos de sistemas supervisórios, que resulta na geração automática de código em linguagem Java, correspondente à aplicação de supervisão; (ii) a segunda é responsável pela adaptação de mensagens e comunicação de dados entre as aplicações de supervisão projetadas e outros sistemas supervisórios e de controle, disponíveis no mercado. Os conceitos propostos neste trabalho foram validados através de três estudos de caso descritos na presente dissertação.<br>Supervisory systems are computational systems which allow information monitoring of production processes or automation and technical plant devices. This paper proposes a framework for building supervisory systems, targeted to mobile devices, such as Personal Digital Assistants (PDAs), cell phones and Pocket PCs. The proposed framework allows the development of supervisory systems with three main characteristics: (i) supervision screens, which graphically depict the technical plant, are built using an object oriented model that uses concepts of the application area, allowing a direct mapping of real world concepts, such as automation devices to a computational model; (ii) the supervisory systems project presents flexibility about the available computational resources, offering options for local or remote storing of multimedia and graphical data, with the purpose of not overloading the mobile devices where they are executed; (iii) the supervisory systems runtime environment can dynamically adapt to variations in the Quality of Services (QoS) offered by the communication infrastructure, adjusting their graphic displays by comparing required and offered QoS. Two computational tools are proposed and developed in this work: (i) the first one supports the development of supervisory systems and allows, from an object-oriented model of the application, an automatic code generation - in Java language - of the supervision application; (ii) the second one is responsible for the online adaptation of messages and data communication among the projected supervision applications and other control and supervisory systems. The proposed concepts are validated through three case studies described in the present dissertation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Eduardo Martins. "Framework para criação de sistemas supervisórios dinâmicos em dispositivos móveis." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/70668.

Full text
Abstract:
Esta dissertação apresenta o framework DynamicML para o desenvolvimento de aplicações (sistemas supervisórios) dinâmicas para telefones celulares. A proposta é que o aplicativo seja criado usando a linguagem DynamicML; assim, através deste arquivo, que é enviado ao dispositivo móvel (com o framework previamente instalado), este é então interpretado e, finalmente, a aplicação gerada. Além disso, a qualquer momento o arquivo de configuração pode ser alterado e isso se refletirá imediatamente na aplicação. Assim, torna-se possível a adaptação/evolução de aplicações na plataforma Java ME em tempo de execução, além de proporcionar uma maneira de desenvolver aplicações de forma rápida, e com qualidade; abstraindo do desenvolvedor a maior parte da complexidade de programação. A fim de permitir maior portabilidade nos celulares atuais, a proposta é implementada usando Java ME (Java Micro Edition) tendo como principal alvo a configuração CLDC (a mais difundida nos aparelhos atuais), mas que também é suportada na configuração CDC. Existem vários esforços para permitir o carregamento de componentes em tempo de execução na plataforma Java ME: alguns têm como alvo a configuração CDC, e consequentemente exigem hardware avançado e/ou específico; outros têm propostas que exigem um enorme esforço de desenvolvimento, exigindo uma implementação para cada plataforma alvo. A principal vantagem deste trabalho está no uso da DynamicML como uma metalinguagem para a descrição de aplicações, o que torna possível gerar a aplicação dinamicamente. Dessa forma, não é necessária nenhuma biblioteca extra (indisponível na maioria dos aparelhos) e nem o desenvolvimento de uma solução para cada plataforma alvo. A validação da proposta foi realizada através do desenvolvimento de um protótipo aplicado a três casos de uso nas áreas de automação residencial e supervisão industrial. O protótipo consiste num sistema para celulares usando o framework, e uma arquitetura web para interagir com os sistemas supervisionados e simular o funcionamento do conjunto para demonstração.<br>This dissertation presents the DynamicML, a framework for developing dynamic applications (supervisory systems) for mobile phones. The proposal is that the application is created using the DynamicML language, so through this file, which is sent to the mobile device (pre-installed with the framework), is then interpreted and, finally, the application is generated. Also, the configuration file may be changed at any time and this will immediately reflect on the application. Thus, it becomes possible adaptation/evolution of applications at runtime on the Java ME platform, while providing a way to quickly develop applications, with quality; and abstracting most of the complexity of programming from the developer. In order to allow greater portability in the today cell phones, the proposal is implemented using the Java ME (Java Micro Edition) having as the primary target the CLDC configuration (the most widespread in the current devices), but that is also supported in the CDC configuration. There are several efforts to allow the loading of components at runtime in Java ME platform: some are targeted to the CDC configuration, and consequently require advanced and/or specific hardware, others have proposals requiring a huge development effort, requiring one implementation for each target platform. The main advantage of this research is the use of DynamicML as a metalanguage for describing applications, which makes it possible to dynamically build the application. Thus, there is no need for extra library (not available on most devices) and even the development of a solution for each target platform. The validation of the proposal was done by developing a prototype applied to three use cases in the fields of residential automation and industrial supervision. The prototype consists of a system for mobile phones using the framework, and a web architecture to interact with the supervised systems and simulate the operation of the set for demonstration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tibola, Leandro Rosniak. "Geração de sistemas supervisórios a partir de modelos orientados a objetos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/2732.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda o tema da geração de sistemas supervisórios a partir de modelos orientados a objetos. A motivação para realização do trabalho surgiu com o estudo de sistemas supervisórios e de ferramentas de suporte à modelagem de sistemas usando orientação a objetos. Notou-se que nos primeiros, apesar de possuírem como principal objetivo a visualização de estados e grandezas físicas relacionadas a componentes de plantas industriais (nível de um tanque, temperatura de um gás, por exemplo), os modelos computacionais utilizados baseiam-se em estruturas de dados não hierárquicas, nas quais variáveis de contexto global e não encapsuladas, as chamadas “tags”, são associadas às grandezas físicas a serem visualizadas. Modelos orientados a objeto, por outro lado, constituem uma excelente proposta para a criação de modelos computacionais nos quais a estrutura e semântica dos elementos de modelagem é bastante próxima a de sistemas físicos reais, facilitando a construção e compreensão dos modelos. Assim sendo, a proposta desenvolvida neste trabalho busca agregar as vantagens do uso de orientação a objetos, com conceitos existentes em sistemas supervisórios, a fim de obter-se ferramentas que melhor auxiliem o desenvolvimento de aplicações complexas. Classes e suas instâncias são usadas para modelagem de componentes da planta industrial a ser analisada. Seus atributos e estados são associados às grandezas físicas a serem visualizadas. Diferentes formas de visualização são associadas às classes, aumentando assim o reuso e facilitando o desenvolvimento de sistemas supervisórios de aplicações complexas. A proposta conceitual desenvolvida foi implementada experimentalmente como uma extensão à ferramenta SIMOO-RT, tendo sido denominada de “Supervisory Designer”. A ferramenta desenvolvida estende o modelo de objetos e classes de SIMOO-RT, permitindo a adição de informações específicas para supervisão – tais como as definições de limites para os atributos. A ferramenta foi validada através do desenvolvimento de estudos de casos de aplicações industriais reais, tendo demonstrado diversas vantagens quando comparada com o uso de ferramentas para construção de sistemas supervisórios disponíveis comercialmente).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junqueira, Gustavo Santos. "Análise das possibilidades de utilização de sistemas supervisórios no planejamento e controle de produção." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-01082005-224411/.

Full text
Abstract:
O desempenho dos sistemas de Planejamento e Controle de Produção e dos sistemas de Planejamento e Controle de Chão-de-Fábrica é fortemente dependente da qualidade e confiabilidade dos dados de operação e da rapidez com que estes dados são obtidos para análise e acompanhamento da execução dos planos de produção. O processo de coleta e tratamento destes dados tem sido pouco detalhado nos modelos de referência encontrados na literatura. Este trabalho posicionou a utilização de sistemas supervisórios para a coleta de dados de produção em sistemas de planejamento e controle no ambiente da manufatura discreta, propondo um roteiro de atividades a serem consideradas no desenvolvimento de sistemas de planejamento.<br>The Production Planning and Control Systems and Shop Floor Control Systems performance are extremely dependent of the quality and reliability of the operational data and readiness in data collection process, in order to provide information to analyse the execution of production plans. The data collection process has been pour detailed in the reference models found in literature. This work locates the supervisory and control data acquisition systems role in the landscape of discrete manufacturing planning systems and proposes a routing of tasks to be considered in developing process of a manufacturing planning system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

DORASKEVICIUS, JUNIOR WALDEMAR. "Identificacao de padrões em sistemas supervisórios de instalações de reatores nucleares e em sistemas de gasodutos utilizando mapas auto-organizáveis." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2005. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/11273.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-10-09T12:50:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0<br>Made available in DSpace on 2014-10-09T14:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 10560.pdf: 13999156 bytes, checksum: 35d876c05a19cc2168712512431fdb02 (MD5)<br>Dissertacao (Mestrado)<br>IPEN/D<br>Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Marcelo de. "Gestão e otimização integrada do ciclo de saneamento pelo emprego combinado de sistemas especialistas com sistemas supervisórios em tempo real de operação." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-08032012-104352/.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa insere-se no campo do desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de automação, apresentando uma nova proposta a ser implementada na gestão do ciclo de saneamento, com o intuito de otimizar o uso dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A metodologia desenvolvida, denominada Sistema Integrado da Gestão Automatizada de Saneamento Inteligente (SIGASI), é constituída por uma arquitetura de hardware e software que integra Sistemas Especialistas (Inteligência Artificial) e Sistemas Supervisórios em tempo real de operação. A proposta foi validada virtualmente em uma Estação Elevatória de Água, um subprocesso dentro do conjunto de operações do ciclo de saneamento, segundo estratégia e critérios empregados pelas atuais empresas de água. Os testes foram realizados tendo em vista metas fixadas em função da redução de consumo e despesas com energia elétrica pelo bombeamento de água, redução do índice de perda de água no sistema de abastecimento com o emprego de sistemas inteligentes, otimização dos quantitativos de insumos na produção de água, otimização e embasamento das ações de manutenção do ciclo do saneamento e geração de banco de dados em tempo real. Os resultados aferidos mostram que o SIGASI traz muitos benefícios técnicos e econômicos em comparação ao sistema de gestão empregado, atualmente, pelos gestores das empresas de saneamento do país. Estes benefícios são: maior embasamento na tomada de ações de manutenção, maior rapidez na resposta às perturbações do processo, sistematização dos procedimentos empregados para tomada de decisão, acúmulo de conhecimentos dos especialistas atuantes na condução dos subprocessos do ciclo de saneamento e tomada de decisão automática, em tempo real, inclusive em setores ainda não automatizados. O SIGASI, quando e se implementado, será uma poderosa ferramenta de engenharia na gestão dos recursos hídricos e consequentemente, também constituirá medida importante dentro de procedimentos voltados ao desenvolvimento sustentável.<br>This research is integrated into the field of development of new automation technologies and methodologies and submits a new proposal to manage the water and sanitation cycle intended to optimize the use of water resources and contribute to sustainable development. The methodology developed, referred to as Integrated System of Intelligent Automated Management of Water and Sanitation (SIGASI), consists of a hardware and software architecture that integrates Expert Systems (Artificial Intelligence) and Supervisory Systems in real-time. The proposal has been virtually validated in a Water Pumping Station, a sub-process within the group of operations of the water and sanitation cycle, in accordance with the strategy and criteria employed by existing water and sanitation companies. Tests have been performed considering the targets established for reduction of energy consumption and expenses from water pumping, reduction of the water loss index in supply systems with the use of intelligent systems, optimization of quantities of inputs in water production, optimization of and technical basis for maintenance actions of the water and sanitation cycle, and generation of a real-time database. The results show that the SIGASI brings a number of technical and economic benefits when compared to the management system currently used by decision makers in Brazilian water and sanitation companies. These benefits are: more robust technical basis for maintenance actions, faster responses to disturbances in the processes, standardization of decision-making procedures, acquisition of knowledge by specialists in charge of sub-processes of the water and sanitation cycle, and automatic and real-time decisions, inclusive in non-automated sectors. The SIGASI when and if implemented will be a powerful engineering tool to manage water resources and, consequently, an important component of the procedures towards sustainable development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Alexandre Acácio de. "Desenvolvimento de sistema especialista com operacionalidade de aprendizado para operar em tempo real com sistemas industriais automatizados." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-28032008-180226/.

Full text
Abstract:
Os Sistemas Supervisórios (SS) executam diversas funções vitais em um processo automatizado e também operam como interface homem-máquina. Os mesmos recebem informações de dispositivos como Controladores Lógicos Programáveis (CLP), inversores de freqüência, etc, e ao mesmo tempo enviam parâmetros de controle fornecidos pelos operadores do processo aos equipamentos de controle. Na operação de SS, a atuação correta e a experiência dos operadores humanos é portanto também vital no controle do processo automatizado. Em recente trabalho(Andrade-2001) de pesquisa na Escola Politécnica da USP foi desenvolvido um Sistema Especialista para operar em tempo real com Sistemas Supervisórios para auxiliar na tomada de decisão dos operadores do sistema. Ao longo do tempo de operação de uma planta automatizada ocorrem novas situações que passam a compor os novos cenários do sistema e também contribuem para o aumento do conhecimento e da experiência dos operadores humanos. Assim sendo, Sistemas Especialistas constantemente devem ser atualizados com novas regras para atender às novas demandas da planta automatizada. Este trabalho de pesquisa apresenta os resultados obtidos com o Sistema Especialista desenvolvido para operar em tempo real com Sistemas Supervisórios, como também o andamento das pesquisas no campo de aprendizado de máquina e mineração de dados com o objetivo de desenvolver e de habilitar Sistemas Especialistas que operam em tempo real com a capacidade de aprender conforme ocorrem eventos durante o funcionamento de uma planta industrial automatizada.<br>Supervision systems ( SS ) perform diverse vital functions in an automated process and also operate as a man machine interface. The SS receive informations from devices as programmable logical Controllers (PLC), frequency inverters , etc, and at the same time send parameters of control supplied by the process users to the control equipment. In the SS operation, the correct actions and the experience of the human users are therefore vital in the control of the automated process. In a recent research work(Andrade-2001) of the USP Polytechnic School an Expert System was developed to interact in real time with a SS aiming to help in the decision-making process of the system users. During the operation time of an automated plant new situations occur, which come to compose the new system settings and also contribute to the increasing of the human users\' knowledge and experience. Thus, Expert Systems should be constantly brought up to date with these new rules for attend the new demands of the automated plant. This research work shows the results obtained by the expert system, developed to operate in real time with the supervisory systems. It also shows the course of the researches in the fields of machine learning and data mining with the objective of developing and enabling Expert Systems that operate in real time with the capacity to learn events as they happen during the operation of an automated industrial plant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leal, Andre Bittencourt. "Controle supervisório modular de sistemas híbridos." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102038.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.<br>Made available in DSpace on 2013-07-15T23:52:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222290.pdf: 1307750 bytes, checksum: c2f803225768eaa9c0da47e8a5ca1d59 (MD5)<br>A presente tese de doutorado introduz uma metodologia de s´ýntese modular de supervisores para sistemas h´ýbridos que assegura um comportamento nao bloqueante e minimamente restritivo para o sistema sob supervisao. Os sistemas h´ýbridos considerados possuem dinamicas cont´ýnuas e dinamicas a eventos discretos, sendo que a dinamica discreta ´e definida por eventos gerados quando vari´aveis do espa¸co de estado cont´ýnuo alcan¸cam uma superf´ýcie de limiar, for¸cando entao transi¸coes no estado discreto. A dinamica cont´ýnua ´e determinada em fun¸cao do estado discreto atual do sistema. O objetivo de supervisao consiste em restringir a selecao de dinamicas cont´ýnuas de forma que a seq¨uencia de eventos esteja contida em um conjunto de seq¨uencias permitidas (especifica¸cao de controle). Os supervisores sao projetados (separadamente) usando uma abordagem puramente discreta. Este trabalho contribui ainda para a consolida¸cao da abordagem monol´ýtica de s´ýntese de supervisores para sistemas h´ýbridos e estende resultados anteriores atrav´es da considera¸cao de linguagens marcadas. A introdu¸cao do conceito de supervisor marcador para sistemas h´ýbridos permite que a determina¸cao do que deve ser uma tarefa fique a cargo do supervisor (da especifica¸cao). Nesta tese estuda-se tamb´em os problemas que surgem quando o projeto de supervisores (seja na abordagem monol´ýtica ou na abordagem modular) ´e feito com base em uma aproxima¸cao para o comportamento l´ogico do sistema h´ýbrido. Estabelece-se uma condi¸cao sob a qual se pode garantir que um supervisor sintetizado com base em um modelo aproximado para a planta h´ýbrida ´e tamb´em uma solu¸cao para o problema original. Exemplos sao utilizados para ilustrar a metodologia proposta e provas matem´aticas sao apresentadas para comprovar os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DIAS, Sérgio Edoardo Correa. "Automação de manobras em subestações de transmissão de energia elétrica." Universidade Federal de Campina Grande, 2017. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/435.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2018-04-20T14:54:29Z No. of bitstreams: 1 SÉRGIO EDOARDO CORREA DIAS – DISSERTAÇÃO (PPGEE) 2017.pdf: 7223425 bytes, checksum: 1e47ec642d6afb7c8afce2e856badae9 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-04-20T14:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÉRGIO EDOARDO CORREA DIAS – DISSERTAÇÃO (PPGEE) 2017.pdf: 7223425 bytes, checksum: 1e47ec642d6afb7c8afce2e856badae9 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24<br>Em sistemas críticos, o erro humano e suas implicações constituem um desafio constan-te para pesquisadores, engenheiros e demais atores envolvidos direta ou indiretamente na execução dos processos. No contexto das subestações de transmissão de energia o erro introduzido durante a execução de manobras é impactante dado que eleva o risco para a integridade de pessoas e do sistema. Este trabalho propõe uma estratégia, apoiada por ferramenta de software, que visa a redução de erros na fase de execução de mano-bras sobre o sistema elétrico, em particular sobre o sistema de automação das subesta-ções de transmissão de energia. A estratégia é fundamentada no estudo do erro e na me-todologia de execução de manobras adotada na Companhia Hidroelétrica do São Fran-cisco – CHESF. A estratégia proposta para prevenção do erro consiste em guiar o passo-a-passo da execução de manobras de rotina e é voltada para as ações executadas através do sistema supervisório. Embora a ferramenta desenvolvida possa executar, sobre o supervisório, uma manobra selecionada pelo operador sem sua intervenção, a estratégia prevê apenas a execução guiada, deixando graus de liberdade para o operador intervir durante eventos imprevistos. Para validação da estratégia foram realizados testes opera-dores de uma subestação de transmissão de energia, os quais simularam a execução de manobras utilizando a ferramenta. Os testes objetivaram avaliar tanto a eficácia da es-tratégia proposta quanto a eficiência da ferramenta quando comparada à realização das manobras sem sua utilização. Os resultados preliminares são promissores.<br>In critical systems, human error and its implications constitute a constant challenge for researchers, engineers and other actors involved directly or indirectly in the operation of those systems. In the context of power transmission substations the error introduced during causes an impact impacting since it increases the risk levels to the integrity of people and system. This work proposes a strategy, supported by a software tool, which aims to reduce human errors during manoeuvres on the electric system, specially the automation system of the power transmission substations. The strategy is based on the study of the human error and also on the methods employed when performing manoeu-vres at CHESF, a Brazilian Hydroelectric Company at the São Francisco (river). This error prevention strategy consists of guiding the step-by-step performance of routine manoeuvres and is restricted to actions performed through the supervisory system. Alt-hough the developed tool could completely automate a manoeuvre selected by the oper-ator, without intervention, the strategy ensures the degrees of freedom necessary for intervention during unforeseen events. To validate the strategy, tests were performed with the participation of real operators from an energy transmission substation of CHESF. Those tests simulated the execution of manoeuvres adopting the proposed strategy and associated software tool. The tests aimed to evaluate both the effectiveness of the strategy and the efficiency of the tool, when compared to performing manoeuvres without its support. The preliminary results are promising.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sistemas Supervisórios"

1

Mendonça, Márcio, Gilberto Mitsuo Suzuki Trancolin, Marta Rúbia Pereira dos Santos, et al. "SISTEMA SUPERVISÓRIO E CONTROLE MIMO ATRAVÉS DE LÓGICA." In As engenharias agregando conhecimento em setores emergentes de pesquisa e desenvolvimento 2. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4142221044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alba, Gabriela Dias, Alberto Noboru Miyadaira, Oldair Donizeti Leite, Domingos Perego Junior, Eduardo Cezar Lenz, and João Pedro de Araújo Nespolo. "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA UM FOTÔMETRO." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3732123025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cruz, Fábio Lima, Matheus Pedrosa Dácio, Sterfany da Silva Oliveira, and Miguel Angel Orellana Postigo. "SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA CONTROLE DE UM PROCESSO FABRIL UTILIZANDO IOT." In 2nd Amazon Stem Academy Conference: Ciência e Tecnologia na Formação de Competências para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. Amplla Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.2asac83-41.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Goulart, Lazaro Vitor Messias. "MONITORAMENTO INTELIGENTE DE CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE SENSOR DE VAZÃO E MICROCONTROLADOR ESP32 COM PLATAFORMA TAGO.IO PARA ANÁLISE DE DADOS EM TEMPO REAL." In Smart Cities e Smart Factory: insights sobre tendências e padrões. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230613474.

Full text
Abstract:
O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de monitoramento de vazão de água em um condomínio residencial, utilizando um sensor de vazão e um microcontrolador ESP32. A plataforma Tago.io será utilizada para armazenar e analisar os dados coletados em tempo real, permitindo que os moradores possam acompanhar o consumo de água e serem alertados através de um aviso no Telegram quando houver interrupção no. O sistema também disponibiliza um link para que os moradores possam acessar o supervisório na plataforma Tago.io e verificar o consumo de água em tempo real, o que permitirá uma gestão mais eficiente e consciente do consumo de água no condomínio. Com isso, espera-se reduzir o desperdício de água e evitar interrupções constantes no fornecimento de água no condomínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rogério Júnior, Lúcio, Guilherme Henrique Alves, and Antônio Manoel Batista da Silva. "AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE UMA LINHA DE REVESTIMENTO DE CHAPAS EM UMA INDÚSTRIA DE PANEIS DE MADEIRA: UM ESTUDO DE CASO." In Engenharias - Automação, Robótica, Metrologia e Energia - Volume 2: estudos e tendências. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230412808.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este trabalho descreve o projeto de automação de um sistema de exaustão integrado à uma linha de revestimento de uma indústria fabricante de chapas de madeira. Métodos: Através de um controlador lógico programável (CLP) foi desenvolvida a lógica de controle para todos os equipamentos, possibilitando a sequência correta de partida e desligamento, intertravamento entre os equipamentos, gerenciamento de falhas e controle de limpeza do filtro de manga. Uma tela de controle foi integrada permitindo a operação em dois modos: manual, através do painel próximo aos equipamentos e automático, para o sistema operar sem intervenções. Diversos alarmes foram adicionados ao supervisório, oferecendo condições de monitorar em tempo real falhas em equipamentos do sistema. Resultados: As melhorias obtidas resultaram em uma economia na manutenção de componentes e na diminuição do consumo de energia elétrica, possibilitando a todos os equipamentos operarem com maior eficiência, contribuindo para a melhoria da operabilidade e segurança do sistema. Conclusão: Através da implementação da automação industrial foi possível reduzir de forma significativa as paradas indesejadas da linha de produção, obtendo-se um ganho no gerenciamento e qualidade da operação, reduzindo custos e aumentando produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ALEXANDER PATRICK CHAVES DE, SENA, ABREU JOSÉ LUCAS MOREIRA CAVALCANTI DE, SILVA ASAFE DOS SANTOS, and SOUZA JOÃO MANOEL FREITAS. "SISTEMA EMBARCADO PARA O CONTROLE DE POSIÇÃO DE UM ROBÔ PARALELO TIPO DELTA LINEAR DE BAIXO CUSTO." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.82-98.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta um sistema embarcado para o controle de posição de um robô paralelo com aplicação para acabamentos mecânicos. Anteriormente a máquina operava através do suporte computacional utilizando um dispositivo de alto custo. Dessa forma, com a substituição do aparato de processamento, sem a perda qualitativa, é possível estimar uma maior acessibilidade ao sistema concebido. Foi selecionada para a realização do trabalho a plataforma de software livre Arduino Due. O dispositivo controlado possui três bases manipuladas, com 300 mm de curso útil. Cada base é acionada por um motor de corrente contínua (CC) e um encoder, com resolução de 400 pulsos por volta. É utilizada a técnica de controle PID, com base no método Ziegler-Nichols de definição paramétrica. Para a melhor visualização, de forma gráfica, e definição dos dados empregados no sistema, desenvolveu-se um programa supervisório por meio da linguagem Java, que permite ao usuário definir os ganhos proporcionais, derivativos e integradores, bem como visualizar em tempo real a resposta sistemática perante aos parâmetros aplicados. Ao término do trabalho, pode se verificar um erro atuante máximo nos carros de aproximadamente 2,86%, obtendo por fim um dispositivo mais barato, com eficiência compatível com a original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Natália Corrêa de, Guilherme Augusto Nobre Aleixo, Lúcio Rogério Júnior, Antônio Manoel Batista da Silva, and Marcelo Costa Dias. "PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO AMOSTRADOR ROBÓTICO DE GRÃOS, CONTROLADO POR UM SISTEMA SUPERVISÓRIO, E DESTINADO À UNIDADES ARMAZENADORAS DE GRÃOS." In Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 3. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6032006107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistemas Supervisórios"

1

Moreira, Marcelo Vilela, Rogério Ferreira Ribeiro, Carlo Rodrigo Silveira Pereira, and Aquiles Afonso da Silveira. "INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS SUPERVISÓRIOS DA LAMINAÇÃO À QUENTE E DECAPAGEM COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E CONTROLE DE PROCESSOS NA CSN." In 43º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos. Editora Blucher, 2006. https://doi.org/10.5151/2594-5297-2004-13956-0025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno Filho, Onofre, Rogério Ferreira Ribeiro, Mário Márcio Barbosa Alves, Carlo Rodrigo Silveira Pereira, Roberto Ferreira Evaristo, and Aquiles Afonso da Silveira. "SSDA - SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA LINHAS DE DECAPAGEM ÁCIDA." In 9º Seminário de Automoção de Processos. Editora Blucher, 2005. https://doi.org/10.5151/2594-5335-2004-13737-0036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bueno Filho, Onofre, Rogério Ferreira Ribeiro, Mário Márcio Barbosa Alves, Carlo Rodrigo Silveira Pereira, Roberto Ferreira Evaristo, and Aquiles Afonso da Silveira. "SSDA - SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA LINHAS DE DECAPAGEM ÁCIDA." In 60º Congresso Anual da ABM. Editora Blucher, 2005. https://doi.org/10.5151/2594-5327-2005-13438-0132.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zanchetta, Lorena Donati, Fernando Dummer Silva, Willye Bonfá de Lima, Sávio Marcos Alfano, and Fabio Luiz Valle. "NOVO SISTEMA SUPERVISÓRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DA ARCELORMITTAL TUBARÃO." In 12º Seminário de Automação de Processos. Editora Blucher, 2008. https://doi.org/10.5151/2594-5335-2004-15697-0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barros Junior, Jair Fagundes de, Ronaldo Lee Tavares, and Luiz Carlos da Cruz. "INTEGRAÇÃO DOS DADOS DO SUPERVISÓRIO DA PLANTA DE CONCENTRAÇÃO DA MINERAÇÃO DE CASA DE PEDRA, COM SISTEMAS CORPORATIVOS." In 9º Seminário de Automoção de Processos. Editora Blucher, 2005. https://doi.org/10.5151/2594-5335-2004-13726-0025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lugli, Alexandre Baratella, Eduardo Holzbach, Egidio Raimundo Neto, Higor Inácio Souza Pinto, João Paulo Carvalho Henriques, and João Pedro M. Paula Paiva. "Uma Aplicação de Integração entre de Redes Industriais e Sistemas Supervisórios." In 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON). IEEE, 2023. http://dx.doi.org/10.1109/induscon58041.2023.10374907.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pedro H. M. Andrade, Juan M. M. Villanueva, and Helon D. M. Braz. "Detecção e Correção Automática de Outliers para Sistemas Supervisórios em Subestações." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-0963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

A. D. Massignan, Julio, Vitor H. P. de Melo, and João Bosco A. London Jr. "Efeitos Não-Lineares na Redundância e Observabilidade em Estimadores de Estado para Sistemas Elétricos de Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1745.

Full text
Abstract:
O monitoramento em tempo real de sistemas elétricos de potência, através dos estimadores de estado, está intimamente ligado a características dos sistemas supervisórios e dos medidores instalados na rede elétrica, em especial da redundância destas informações medidas. Desta forma, compreender profundamente estas relações de redundância se torna estratégico no âmbito de operação de sistemas elétricos. Este trabalho busca aprofundar a discussão dos efeitos de redundância nos estimadores de estado, através da exploração da característica não-linear do problema de estimação de estado em conjunto com métodos de análise de observabilidade: topológica, algébrica e numérica. Resultados de simulações computacionais nos sistemas de teste IEEE14, IEEE30 e IEEE118 apresentam a influência da inicialização do vetor de estado, do processo iterativo do estimador e da ponderação de medidas, que podem acarretar no incremento de redundância devido a características não lineares do modelo de medição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fábio Galvão Borges and Flavio Trojan. "Gerenciamento e controle do consumo de energia elétrica em salas de aula e laboratórios didáticos, por sistemas supervisórios." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paula, Alexandro De Oliveira, Ricardo Vergne Dias, Márcio Pereira Silva, et al. "Plataforma Integrada de Automação para Simulação Completa de Subestações Digitais com Foco em Interoperabilidade e Segurança Cibernética." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11265.

Full text
Abstract:
Tendo em vista à atual situação de vulnerabilidade digital dos sistemas supervisórios de energia, presenciada no Brasil e ao redor do mundo, este trabalho desenvolve uma plataforma que simula a implantação de nova arquitetura de automação/proteção, segundo a IEC 61850, em subestações virtuais em laboratório, antes de aplicá-la nas subestações físicas digitalizadas. O objetivo é obter Segurança Cibernética, Integração entre equipamentos de diferentes fabricantes e Gerenciamento de Riscos. A montagem da plataforma, em forma de laboratório, ainda está em fase de avaliação junto às empresas que irão fornecer os equipamentos necessários para a sua concepção. O diferencial deste trabalho está baseado na análise prévia, em ambiente isolado, dos parâmetros da aplicação no comissionamento de uma subestação digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!