To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas Supervisórios.

Journal articles on the topic 'Sistemas Supervisórios'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistemas Supervisórios.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Jonathan Paulo, and Bruno De Paiva e. Silva Castro. "Kit Educacional para Controle e Supervisão Aplicado a Nível." HOLOS 2 (October 14, 2009): 68. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.176.

Full text
Abstract:
Dada a necessidade de ferramentas didáticas para utilização em aulas práticas nas disciplinas de Controle de Processos e Sistemas Supervisórios e tendo em vista os elevados preços desses equipamentos no mercado especializado, propôs-se o projeto e implementação de um mini kit didático, aplicado a variável nível, com objetivo principal de suprir essa deficiência. Na indústria automatizada, sistemas de supervisão e controle são muito presentes, podendo ser encontrados nas mais diversas aplicações, como por exemplo: sistemas para controle térmico de caldeiras, supervisão e controle de vasos de pressão e controle de nível de reservatórios de petróleo. O projeto tem por finalidade a confecção de um kit que servirá de instrumento nas aulas práticas de controle e sistemas supervisórios, possibilitando uma maior interação do aluno com a prática objeto de estudo dessas disciplinas. Portabilidade é o fator principal no projeto do kit. Este é formado por um CLP responsável pela comunicação com o PC, uma fonte ATX para alimentação dos circuitos de acionamento e um conjunto de dois reservatórios. O elemento final de controle constitui-se de uma bomba de corrente contínua. O sistema conta ainda com uma válvula que servirá para introduzir perturbações ao sistema de controle de nível. O kit possibilitará ao aluno a construir uma aplicação em um aplicativo supervisório e será capaz de implementar um sistema de controle Proporcional – Integral, PI, observando o comportamento do sistema através gráficos e diagramas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Vitor Luis Rodrigues. "Desenvolvimento de um micro sistema supervisório." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 2, no. 1 (2009): 49–65. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.67.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra o desenvolvimento de um micro sistema supervisório aplicado ao transporte de gás natural (GN) baseado em um software de desenvolvimento de sistemas supervisórios consagrado no mercado, trabalhando em uma plataforma Windows XP a partir de um notebook utilizando a porta serial RS232 como meio físico de comunicação com o Controlador Lógico Programável (CLP). Estes CLP’s estão localizados nas Unidades Operacionais de uma empresa transportadora de gás natural que operam sem supervisão local, obrigando os técnicos que executam as manutenções preventivas das instalações a obterem informações do processo através de conversa via telefone celular com a Central de Supervisão e Controle (CSC) localizada na cidade do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castillo, Ricardo A., João Maurício Rosário, Humberto Ferasoli Filho, and Marco Antonio Corbucci Caldeira. "Apresentação de métodos para implementação de plataformas colaborativas de Sistemas Automatizados de Produção." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 2 (May 17, 2012): 81. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i2.561.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de Sistemas Automatizados de Produção envolve aspectos concernentes à integração de componentes tecnológicos existentes no mercado, dentre eles, Controladores Programáveis (CLP), manipuladores robóticos, sensores e atuadores diversos, sistemas para processamento de imagens, redes de comunicação e sistemas supervisórios colaborativos, integrados numa única aplicação. Este trabalho propõe uma plataforma automatizada de experimentação, implementada através de uma arquitetura típica de um Sistema Automatizado de Produção, que integre os componentes descritos acima, de modo a permitir que pesquisadores e alunos possam realizar atividades práticas de laboratório. Estas atividades irão complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estudantes na sala de aula, melhorando, assim, a sua formação e competência profissional. Uma plataforma concebida utilizando esta estrutura genérica permitirá o trabalho dentro de um ambiente educacional, mas que retrata a maioria dos aspectos encontrados num Sistema Automatizado de Manufatura Industrial, tais como, integração tecnológica, redes de comunicação, controle de processos e gestão da produção, com possibilidade de realizar o controle e supervisão do processo automatizado completo através de conexão remota, por meio da internet (WebLab), possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre diferentes grupos de ensino e pesquisa.Palavras-chave: Sistema Automatizado de Produção (SAP); Robótica; Integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Ana Clara Silva, Igor Guilherme de Moraes, Pedro Rodrigues Nunes, Sérgio Vinícius de Castro Lima, and Adriana Izidoro. "CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E SUAS APLICAÇÕES EM SANEAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO." Revista ft 29, no. 140 (2024): 37–38. https://doi.org/10.69849/revistaft/ch10202411300337.

Full text
Abstract:
A automação dos sistemas de abastecimento de água evoluiu significativamente com o advento dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e o avanço da teoria moderna de controle. Este artigo analisa a aplicação de CLPs no saneamento de água e esgoto, adotando uma abordagem metodológica que combina revisão de literatura e estudo de caso. A revisão, realizada com base em artigos, dissertações, livros e relatórios técnicos publicados nos últimos 15 anos, destacou as contribuições teóricas e práticas desses dispositivos. Foram analisados seis trabalhos acadêmicos a partir de bases como SciELO, Google Acadêmico e periódicos especializados. Os resultados evidenciam que os CLPs têm otimizado operações em estações de tratamento, reduzido custos operacionais e aumentado a confiabilidade dos sistemas. Sua flexibilidade programável permite adaptações a diferentes demandas e contextos, além de integração com tecnologias avançadas, como sistemas supervisórios e sensores inteligentes, ampliando o monitoramento e a resposta em tempo real. Conclui-se que os CLPs melhoram a eficiência operacional, promovem sustentabilidade ambiental e asseguram a qualidade de vida ao garantir água potável e tratamento adequado de efluentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Beluco, L., G. Resende, V. Menezes, W. Marques, W. Santos, and C.L Noriega. "MONITORAMENTO DE UMA REDE DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL NA TOPOLOGIA ANEL UTILIZANDO ACESSO REMOTO." REVISTA FT 28, no. 128 (2023): 88. https://doi.org/10.5281/zenodo.10152788.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar o estudo e desenvolvimento de uma aplicação em um sistema de monitoramento industrial, cujo intuito é realizar o monitoramento, através de um sistema supervisório, de uma rede de comunicação em uma topologia anel. O sistema supervisório utilizado foi o Elipse E3 e o protocolo utilizado foi o PROFINET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Allan Saymon de Souza, Gabriel Gouveia Sousa da Silva, and Moisés Hamssés Sales de Sousa. "Monitoramento integrado de parâmetros hidráulicos e elétricos em estações elevatórias: uma revisão sobre eficiência energética e automação." REVISTA DELOS 18, no. 67 (2025): e5317. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n67-195.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por água e energia elétrica, impulsionada pelo aumento populacional e pela urbanização, exige soluções eficientes e sustentáveis no setor de saneamento. Nesse contexto, as estações elevatórias de água se destacam como unidades críticas, responsáveis por elevado consumo energético nos sistemas de abastecimento. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura técnico-científica que aborda o monitoramento integrado de variáveis hidráulicas e elétricas em estações elevatórias, enfatizando a aplicação de sistemas embarcados, supervisórios móveis e indicadores de desempenho energético. A metodologia adotada consistiu em um levantamento bibliográfico sistematizado, com base em dissertações, teses e artigos, selecionados conforme critérios de relevância técnica, aderência temática e aplicabilidade dos resultados. Os estudos analisados foram organizados em categorias temáticas e comparados entre si quanto aos parâmetros monitorados, técnicas empregadas e impactos observados. Os resultados evidenciam que a operação fora do ponto ideal, a ausência de automação e o subdimensionamento de componentes são fatores recorrentes que comprometem a eficiência dos sistemas. A partir da análise dos indicadores de desempenho e dos balanços energéticos aplicados, foi possível identificar oportunidades de otimização operacional, redução de perdas e economia de energia. Conclui-se que o uso integrado de tecnologias de instrumentação e análise em tempo real é uma alternativa promissora para o aperfeiçoamento da gestão energética em estações elevatórias de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

C. S. Almeida, Gabriel, and Gilberto Capistrano Cunha de Andrade. "Aplicações de uma Plataforma Didática de Controle de Nível para o Ensino na EPT." RENOTE 19, no. 1 (2021): 11–20. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.118381.

Full text
Abstract:
Plataformas didáticas constituem alternativas práticas na aprendizagem de disciplinas teóricas. A utilização e divulgação destas plataformas contribuem também para o estímulo do desenvolvimento de habilidades fundamentais nos estudantes, uma vez que elas conseguem integralizar diversas disciplinas e campos do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma virtual de controle de nível por meio de uma modelagem no software MATLAB para o ensino no Curso Técnico Integrado ao Médio em Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF). Além dos conceitos relacionados à disciplina de Controle de Processos Industriais, a plataforma também engloba conhecimentos relacionados às disciplinas de Instrumentação e de Sistemas Supervisórios, servindo como uma possibilidade de Projeto Integrador Final. Os resultados demonstram que a ferramenta conseguiu simular com sucesso uma situação real existente na indústria, fazendo com que o aluno possa estar mais preparado ao encontrar possíveis situações semelhantes em seu futuro profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro Brando, Samuel, and Ivandro Cecconello. "Sistemas Ciberfísicos desenvolvidos para apoio na manutenção centrada em confiabilidade: uma aplicação em subestações de energia e central de compressores." Scientia cum Industria 11, no. 1 (2023): e231102. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.e231102.

Full text
Abstract:
A Industria 4.0 e as tecnologias relacionadas a Internet of Things (IoT) têm avançado dentro das organizações e em ambientes industriais diversificados, trazendo consigo inovações disruptivas e transformações na gestão industrial destes cenários. O setor de manutenção tem papel importante como habilitador e desenvolvedor de recursos, dispositivos e ferramentas digitais tanto para processos de manufatura quanto para os seus processos internos relacionados a disponibilidade, confiabilidade, capabilidade e manutenibilidade dos ativos geridos. A partir disso, o presente artigo é baseado em um estudo de caso de observação e experimentação, demonstrando os processos, a implementação e os resultados obtidos no desenvolvimento de ferramentas digitais, dispositivos de monitoramento em tempo real e supervisórios para o gerenciamento remoto dos ativos críticos (subestações elétricas e compressores) de uma empresa do segmento metalmecânico da serra gaúcha. Os resultados demonstraram as seguintes vantagens: menor tempo para tomada de decisão por parte da gestão, os custos de manutenção são reduzidos, o risco de paradas nas operações é minimizado, além da otimização da manutenibilidade e economia de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Baal, Edson, Anderson Guilherme Ceretta, Richard Anthony Gomez Arcos, et al. "Demandas e soluções de engenharia no setor de pós-colheita de grãos." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 13 (2024): e6912. https://doi.org/10.55905/cuadv16n13-065.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o contexto do setor de pós-colheita de grãos no Brasil. Estima-se que mais da metade da ingestão calórica global seja proveniente de cereais, além disso, a utilização dos grãos como matéria prima na produção de biocombustíveis e na alimentação animal contribui para o crescimento da demanda mundial por esses produtos. Diante desse cenário, torna-se necessário a implementação de processos de pós-colheita eficientes, que preservem a qualidade dos grãos e minimizem as perdas de produto. O referencial teórico apresenta pesquisas com destaque para a aplicação de inteligência artificial e soluções para o aprimoramento da qualidade dos grãos. Apesar dos avanços alcançados, ainda há lacunas de soluções tecnológicas nos sistemas produtivos de pós-colheita de grãos. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória para identificar as demandas e soluções de engenharia atualmente aplicadas ao setor de pós-colheita de grãos no Brasil, e como esses tópicos são avaliados por especialistas do setor. Para isso foram realizadas vinte entrevistas com especialistas que atuam profissionalmente em empresas brasileiras do ramo de pós-colheita de grãos. Como resultados, as principais demandas observadas estão relacionadas a escassez de mão de obra qualificada, defasagem tecnológica, processos com baixa automação e sensores ineficientes. Como soluções já utilizadas, destacam-se os sistemas supervisórios e equipamentos para alimentação de fornalhas. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar pesquisas sobre a formação de profissionais de engenharia com enfoque em automação e nos processos de pós-colheita de grãos, visando reverter as fragilidades observadas nas entrevistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Romano, Maria Eduarda, Maria Letícia da Conceição dos Santos, Antony Santana da Silva, and Gilson José da Silva. "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SUPERVISÃO NA FABRICAÇÃO DE FERTILIZANTES: OTIMIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUCROALCOOLEIRO." Revista ft 29, no. 141 (2024): 33–34. https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202412051033.

Full text
Abstract:
O setor sucroalcooleiro desempenha um papel importante na matriz energética mundial, especialmente no que diz respeito à produção de etanol. A vinhaça, subproduto gerado durante a produção de etanol, apresenta desafios ambientais significativos devido à sua alta carga orgânica. No entanto, quando manejada de forma adequada a partir da utilização de tecnologias da automação industrial, pode ser um recurso valioso, tanto como fertilizante quanto para a geração de biogás. O processo de fabricação para produção de fertilizantes potencializa suas propriedades, tornando-a ainda mais eficiente para aplicações agrícolas e energéticas. A automação desse processo, por meio de sistemas supervisórios, é essencial para garantir maior eficiência, precisão e sustentabilidade nas operações, permitindo o controle rigoroso das variáveis envolvidas e minimizando o impacto ambiental. A automação não só otimiza a produção desse processo, mas também promove a sustentabilidade ao reduzir o consumo de recursos e melhorar o uso de energia, ao mesmo tempo em que diminui a geração de resíduos e emissões. O principal objetivo deste estudo, é investigar e analisar a aplicação dos níveis da automação em uma empresa sucroalcooleira no processo de fabricação de fertilizantes, avaliando como cada nível contribui para a otimização de processos e para práticas operacionais sustentáveis. Para o alcance do objetivo, será necessário realizar o levantamento bibliográfico sobre automação industrial e produção de fertilizantes, e em seguida aplicar a metodologia de estudo de caso em uma empresa do setor sucroalcooleiro. O estudo apresenta uma análise das principais tecnologias utilizadas para a automação desse processo. Os resultados são a apresentação de métodos que possam ser replicados ou adaptados por outras empresas do setor, contribuindo para o avanço tecnológico e sustentável da indústria sucroalcooleira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida, Carlos Caetano de, Fernando Ortolano, Luiz Paulo de Oliveira, Felipe Figueiredo Lara, and Almiro Franco da Silveira Junior. "Automação do sistema de transferência de peças da plataforma industrial para pesquisa, ensino e formação em automação (PIPEFA) utilizando metodologia GRAFCET e programação em LADDER." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8343.

Full text
Abstract:
Atualmente, com o aumento da competitividade mundial, a Indústria vem enfrentando uma nova realidade onde é essencial aplicar a modernização e automatização dos processos de manufatura, buscando qualidade e menor custo, com esta necessidade as instituições de ensino buscam criar sistemas simplificados que possam desenvolver tecnologias e metodologias para gerenciamento e otimização dos processos Industriais. A Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), tem a finalidade de representar condições e características reais de sistemas automatizados de manufatura, apresentando-se em um ambiente objetivado pelo ensino e entendimento da Automação e Controle de Sistemas Industriais. Este trabalho tem como objetivo a automação do sistema de transferência de peças da PIPEFA, utilizando para isso a programação Ladder, sistema supervisório e metodologia grafo de comando etapa e transição (GRAFCET), ou seja, realizar a integração entre o posto de montagem central, o posto de desmontagem lateral e o sistema de transferência e implementar o supervisório que corresponda à PIPEFA, apresentando as variáveis de memória a serem integradas ao sistema completo, realizando a interface entre os controladores lógico programáveis (CLP’s).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Queiroz, Max H. de, and José E. R. Cury. "Controle supervisório modular de sistemas de manufatura." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 2 (2002): 123–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma metodologia para a síntese de supervisores ótimos para sistemas automatizados de manufatura. A metodologia se baseia na abordagem de controle supervisório modular local, uma extensão da Teoria de Controle Supervisório que tem o objetivo de evitar a explosão de estados na modelagem e na síntese de supervisores. A modelagem considera que os sistemas de manufatura sejam formados por diversos subsistemas concorrentes que devem ser sincronizados de forma a atender a uma série de especificações. O processo de síntese explora a modularidade das especificações, bem como a estrutura descentralizada natural de sistemas de manufatura, para gerar supervisores minimamente restritivos e de tamanhos reduzidos. A metodologia proposta é aplicada a um exemplo hipotético de sistema integrado de manufatura. Os resultados obtidos mostram considerável redução da complexidade computacional e do tamanho dos supervisores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Franco Ferreira, Alex, and Maycon Luiz Santos de Almeida. "Simulação Baseada em Arduino e Supervisório SCADABR De Acionamento e Monitoramento Sob Carga de Disjuntor de Média Tensão em Subestações Blindadas." Revista Eletrônica TECCEN 15, no. 1 (2022): 87–93. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v15i1.2613.

Full text
Abstract:
O estudo foi desenvolvido com intuito de utilizar um sistema supervisório e microcontrolador Arduino para monitorar disjuntores que são manobrados sob carga de subestações blindadas, pois este equipamento possui vida útil inferior aos disjuntores que não são utilizados para tal. Contudo, foi necessário escolher um supervisório de custos baixos para implementação e simulação de tais disjuntores, uma programação no Arduino que possibilite a IHM do supervisório comunicar com o processo, resultando no controle dos equipamentos e monitoramento das operações realizadas pelo operador no supervisório e permitindo a contagem de manobras de abertura e fechamento sob carga desses disjuntores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lemos, Miguel Natalucci de, Ana Carolina Pereira Sant’ Anna, and Pedro Paulo Sena Passos. "SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEIS SUBTERRÂNEOS." Projectus 4, no. 1 (2021): 136–43. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n1p136.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a criação de um sistema eletrônico que se conecta a qualquer dispositivo móvel, a fim de tendo em vista realizar o monitoramento do nível de combustíveis armazenados em tanques de combustíveis subterrâneos. Neste trabalho também são apresentados vantagens em relação a métodos de medição atuais; relacionando custo-benefício e confiabilidade do material a ser utilizado, comprovando a possibilidade de inserir em um estabelecimento comercial um sistema de baixo custo e com precisão elevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lemos, Miguel Natalucci de, Ana Carolina Pereira Sant’ Anna, and Pedro Paulo Sena Passos. "SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEIS SUBTERRÂNEOS." Projectus 4, no. 1 (2021): 136–43. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n1p136.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a criação de um sistema eletrônico que se conecta a qualquer dispositivo móvel, a fim de tendo em vista realizar o monitoramento do nível de combustíveis armazenados em tanques de combustíveis subterrâneos. Neste trabalho também são apresentados vantagens em relação a métodos de medição atuais; relacionando custo-benefício e confiabilidade do material a ser utilizado, comprovando a possibilidade de inserir em um estabelecimento comercial um sistema de baixo custo e com precisão elevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mendonça, Márcio, Elton Carlos Correa, Ivan Rossato Chrun, and Orion Buss. "Sistema Supervisório e Controle Multivariável aplicando Controlador Fuzzy Ponderado-PID em um Processo de Fermentação Alcoólica." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 36, no. 2 (2015): 95. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n2p95.

Full text
Abstract:
<p align="left">Neste trabalho, é analisado, o controle de um sistema multivariável, um processo de fermentação alcoólica com fase não mínima. O controle é feito com controladores clássicos, Proporcional, Integrativo e Derivativo (PID) associado a um sistema supervisório baseado em Sistemas <em>Fuzzy</em>. O sistema <em>Fuzzy</em>, a priori, será um passador de <em>set-points </em>aos controladores PID, porém também agrega funções de proteção, como por exemplo, caso a biomassa esteja com valor zero ou muito próximo; O controlador <em>Fuzzy </em>altera a campanha para evitar ou amenizar o problema de paralisar a reação química na cuba. Duas arquiteturas de controle baseadas em sistemas de controle <em>Fuzzy </em>serão apresentadas, e comparadas em desempenho com controle clássico em campanhas diferentes. Um breve resumo sobre teoria <em>Fuzzy </em>e alguns trabalhos correlatos também serão apresentados. E, finalmente resultados de simulações, conclusões e futuros trabalhos encerram o artigo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Campos, Michele de Oliveira, Ailton de Oliveira Louzada, and Wesley Angelino De Souza. "Desenvolvimento de um analisador de qualidade de energia elétrica com sistema de monitoramento remoto." Brazilian Journal of Development 9, no. 2 (2023): 8112–26. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n2-129.

Full text
Abstract:
A expansão e modernização dos sistemas elétricos, junto com o crescente uso de cargas eletrônicas não lineares e fenômenos eletromagnéticos, começaram a provocar distúrbios nas redes e cargas elétricas, acarretando em problemas técnicos e prejuízos financeiros. Para resolver tal problema, é necessário o uso de sistemas quantificadores da qualidade de energia elétrica (QEE). Neste cenário, o monitoramento da energia elétrica se torna um processo importante à geração, transmissão e distribuição, permitindo a obtenção de informações acerca de anomalias relacionadas com a energia elétrica. Considerando este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de QEE, responsável pela obtenção dos dados, processamento, envio dos dados e pelo sistema de supervisão. Desta forma, foi utilizado o microcontrolador ESP32 para receber as grandezas elétricas, calcular os indicadores de QEE e enviá-los para o sistema supervisório Home Assistant, que armazena tais indicadores em uma base de dados e apresenta graficamente o monitoramento da tensão, corrente e indicadores de QEE. Os resultados apresentam o funcionamento do sistema, possibilitando a observação dos índices de QEE, auxiliando no suporte a compreensão dos níveis de tolerância destes índices em conformidade com as normas vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Franco, Ivan Carlos, Jones Erni Schmitz, Ana Maria Frattini Fileti, and Flávio Vasconcelos da Silva. "Utilização do protocolo de comunicação OLE for Process Control em processos industriais." Exacta 8, no. 3 (2011): 319–29. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v8i3.2431.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a utilização de um software matemático juntamente com o protocolo OPC para o desenvolvimento de sistemas de controle em processos industriais, transformando o software matemático em um sistema supervisório capaz não somente de monitorar o processo, mas também de desenvolver e implementar algoritmos de controle inteligente. Um estudo foi então realizado sobre a confiabilidade da comunicação OPC entre o software matemático, o Controlador Lógico Programável (CLP) e o sistema de estudo (sistema de refrigeração industrial). Neste estudo constatou-se que a comunicação é adequada para a aplicação, pois o software matemático utilizado na comunicação entre o CLP e o sistema de refrigeração apresentou boa confiabilidade referente à qualidade do sinal de comunicação além de tempo real de comunicação. Conclui-se portanto que esta forma de comunicação é uma potente ferramenta para o monitoramento, o desenvolvimento e a implementação de controladores avançados utilizando técnicas de controle neural, fuzzy e neurofuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Franco, Ivan Carlos, Jones Erni Schmitz, Ana Maria Frattini Fileti, and Flávio Vasconcelos da Silva. "Utilização do protocolo de comunicação OLE for Process Control em processos industriais DOI: 10.5585/exacta.v8i3.2431." Exacta 8, no. 3 (2011): 319–29. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v8i3.2431.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a utilização de um software matemático juntamente com o protocolo OPC para o desenvolvimento de sistemas de controle em processos industriais, transformando o software matemático em um sistema supervisório capaz não somente de monitorar o processo, mas também de desenvolver e implementar algoritmos de controle inteligente. Um estudo foi então realizado sobre a confiabilidade da comunicação OPC entre o software matemático, o Controlador Lógico Programável (CLP) e o sistema de estudo (sistema de refrigeração industrial). Neste estudo constatou-se que a comunicação é adequada para a aplicação, pois o software matemático utilizado na comunicação entre o CLP e o sistema de refrigeração apresentou boa confiabilidade referente à qualidade do sinal de comunicação além de tempo real de comunicação. Conclui-se portanto que esta forma de comunicação é uma potente ferramenta para o monitoramento, o desenvolvimento e a implementação de controladores avançados utilizando técnicas de controle neural, fuzzy e neurofuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Roncoli, Antonio Marcos, and Carlos Roberto Regattieri. "O IMPACTO DE UM SISTEMA SUPERVISÓRIO NO GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO." Revista Interface Tecnológica 15, no. 2 (2018): 527–38. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v15i2.526.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo destacar a eficácia de um gerenciamento preciso em um processo produtivo através de um sistema supervisório e seu apoio para tomadas de decisões. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram levantados conceitos de gestão de manutenção, dos métodos e metodologias, mensurando e acompanhando a integração da manutenção no processo produtivo como um todo, para posteriormente análise dos indicadores que auxiliam na visão sistêmica e no gerenciamento de manutenção em um processo produtivo. Atualmente, com a evolução da automação, é possível captar dados e informações valiosas de um processo automatizado, algo facilmente encontrado nas empresas atuais, porém a interpretação e utilização desses dados é o diferencial em uma gestão eficaz. O artigo apresenta resultados de um estudo de caso baseado em um sistema supervisório, ilustrando seus benefícios no processo produtivo e a facilidade da tecnologia aplicada, os efeitos de um monitoramento eficiente em um processo automatizado e seu impacto na manutenção industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Xavier, Roger Júlio Louriano, Vitor Cardoso Ribeiro, and Júlio Tanomaru. "SISTEMA AUTOMÁTICO PARA ZONA AZUL." Revista Estudos & Pesquisas Unilins 1, no. 1 (2021): 79–85. http://dx.doi.org/10.54149/pesquisaunilins.2019.v1.36.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca desenvolver um sistema automático para a Zona Azul, de modo a melhorar a experiência do usuário e fornecer conforto através da utilização de um dispositivo conveniente para grande parte da população, o Smartphone. Para reduzir os custos do projeto e torná-lo mais dinâmico, optou-se pela não utilização de sensores. Buscou-se um sistema eficaz para situações onde não há demarcação individual de vagas de estacionamento, utilizando um aplicativo para cadastro do usuário e compra de créditos a serem empregados no estacionamento e, um supervisório, que identificará o veículo através de um QR Code, verificando o tempo de sua permanência e assegurando a rotatividade das vagas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Torrico, César R. C., and José E. R. Cury. "Controle supervisório hierárquico modular por agregação de estados." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 15, no. 3 (2004): 291–300. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592004000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um modelo para controle hierárquico modular de sistemas a eventos discretos baseado no controle hierárquico por agregação de estados e no controle modular clássico. Apresenta-se uma combinação das arquiteturas mencionadas, e são dadas condições necessárias e suficientes para que supervisores projetados individualmente sobre a planta quando atuando conjuntamente levem a uma solução consistente e não bloqueante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gonçalves, Luiz Carlos, and Rita de Cássia Pedrosa Santos. "O uso de tecnologias de baixo custo para identificação, rastreamento e monitoramento de veículos e equipamentos em atividades de mineração a céu aberto." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 3 (2024): e3593. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n3-023.

Full text
Abstract:
O controle de acesso de veículos e equipamentos nas atividades de mineração a céu aberto é uma das premissas para garantir o sincronismo das atividades e evitar acidentes. O trabalho trata do uso de tecnologias de baixo custo para a identificação e rastreamento de veículos e equipamentos nas operações de lavra a céu aberto, apresentando uma solução conceitual, porém factível, uma vez que os componentes podem ser facilmente adquiridos a um baixo custo em lojas de componentes eletrônicos em geral. A junção do microcontrolador com um módulo de Sistema de Posicionamento Global (GPS), módulos de comunicação Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) e rede sem fio (Wi-Fi) encapsulada em uma case de proteção formam o Componente Móvel Georreferenciado ( CMG), que interage com o Sistema Supervisório e possibilita o envio e recebimento de mensagens e alarmes à CMG individuais ou em conjunto, com base em regras de localização e proximidade dos CMG previamente cadastradas no Sistema Supervisório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Menezes, F. A. de Alencar, Giovanni C. Barroso, and Bruno de A. Prata. "Restrições de controle sobre cores decompostas: uma proposta no controle supervisório de sistemas a eventos discretos utilizando redes de Petri coloridas." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 3 (2012): 356–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a prova matemática do método para a síntese de supervisores denominado Restrição de Controle sobre Cores Decompostas, o qual é baseado nos conceitos da Teoria de Controle Supervisório, utilizando como principal ferramenta as redes de Petri coloridas para modelar sistemas de eventos discretos, a fim de encontrar supervisores que satisfaçam esses sistemas sujeitos a restrições. Por extensão, é proposto um método para reduzir o número de controladores denominado Fusão de Controladores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mendonça, Márcio, L. V. R. Arruda, and Flávio Neves-Jr. "Redes dinâmicas cognitivas aplicadas no controle supervisório de um fermentador." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 4 (2011): 345–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000400003.

Full text
Abstract:
Este trabalho usa redes cognitivas dinâmicas (Dynamic Cognitive Networks - (DCN), como uma ferramenta inteligente para controle supervisório. As DCNs são uma evolução dos mapas cognitivos fuzzy (Fuzzy Cognitve Map - FCM). Os sistemas inteligentes se baseiam no conhecimento de especialistas a fim de construir modelos com capacidade de inferência e/ou tomada de decisão. Uma arquitetura de controle supervisório para um processo de fermentação alcoólica é desenvolvida a partir da aquisição de conhecimento empírico de um especialista. O objetivo do supervisor é operar o processo em situações normal e crítica. Para isto, propõe-se o uso de uma DCN que incorpora novos tipos de conceitos e relações que não apenas as relações de causa-efeito presentes nos modelos baseados em FCMs. Resultados de simulação são apresentados para validar a arquitetura desenvolvida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rosa, Cristiano, Joubert Santos, Romeu Pereira, and Alexandre Mello. "Desenvolvimento de um sistema supervisório para planta didática de geração de potência." Notas Técnicas 9, no. 2 (2019): 17–40. http://dx.doi.org/10.7437/nt2236-7640/2019.02.006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Goncalves, Diego Batista, and Sara Dereste dos Santos. "Monitoramento e controle de salas de reunião através de sistema supervisório e dashboard." Brazilian Journal of Production Engineering 9, no. 3 (2023): 224–35. http://dx.doi.org/10.47456/bjpe.v9i3.41490.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe a aplicação de um sistema de controle e monitoramento de salas de reunião, de forma emulada, para validar o emprego dessas tecnologias nos ambientes corporativos, auxiliando gestores, técnicos e empresas na manutenção desses ambientes que, com o advento do trabalho remoto e de espaços colaborativos, vêm se tornando cada vez mais importantes dentro das empresas. Neste trabalho, foi utilizado o software Iridium Mobile para criação do sistema supervisório que atua como controlador e gateway, enviando as informações para a plataforma TagoIO, por meio do protocolo HTTP, para a criação de uma interface gráfica (dashboard) para a equipe responsável pela manutenção da sala. A controladora RMC3, da empresa Crestron, foi empregada para atuar como Controlador Lógico Programável no sistema projetado para a sala de reunião, controlando as variáveis do tipo booleanas que indicam o estado dos equipamentos (monitor, projetor, matriz de vídeo, ar condicionado, cortina e iluminação). O trabalho permitiu mostrar, de forma clara e precisa, o uso dos equipamentos em uma sala de reunião, onde o usuário final consegue ter ideia do que está ocorrendo no ambiente e se mostrou eficaz quanto ao tempo de atualização dos dados na nuvem, inferior a 0,5s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, André Roberto da, Gabriel de Carvalho, Guilherme Mauri Faria da Cunha, José Sérgio Medeiros Junior, Paulo José Rodolpho, and Tony Emerson Marim. "Melhorando a eficiência do clinch em manufatura: integração de SCADA e monitoramento da vida útil das ferramentas." Revista Brasileira de Mecatrônica 6, no. 4 (2024): 73–91. https://doi.org/10.62899/revistabrmecatronica.v6i4.253.

Full text
Abstract:
O clinching é um método de união mecânica amplamente utilizado em peças estampadas, baseado na deformação local de chapas metálicas sem a adição de elementos externos. Este artigo explora o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de ferramenta para controlar o processo de clinch para empresas de manufatura, visando melhorar a qualidade, manutenção e custos. A análise abrange desde a descrição do processo e controle atual até a implementação de um sistema supervisório para monitoramento contínuo da vida útil das ferramentas de clinch. O estudo destaca a importância da informatização dos dados do processo para prever quebras e otimizar a manutenção. A revisão bibliográfica discute o histórico, características e aplicações do clinch, comparando-o com outros métodos de união e abordando modos de falha e métodos de inspeção. O processo é vantajoso por sua rapidez e simplicidade, mas exige controle rigoroso para evitar falhas, que são monitoradas por testes destrutivos e não destrutivos. A integração de controladores programáveis (CPs) e redes industriais, como Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA), para a automação e controle em tempo real, possibilita melhorar a eficiência e a segurança dos sistemas industriais. No desenvolvimento do sistema, foi utilizado um CP Siemens S7-1200 e o software SCADA Wonderware Indusoft. O sistema SCADA desenvolvido oferece funcionalidades para monitoramento remoto, geração de relatórios e análise de tendências, melhorando a gestão da vida útil de punções e matrizes e resultando em economias significativas. O estudo sugere a implementação de um banco de dados para um monitoramento mais eficiente no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Saraiva Júnior, Oscar Pereira, Rafael Augusto Donadon, and Roberto Fábio Conway Baccarat. "CONTROLE DE TEMPERATURA DE TORRE DE RESFRIAMENTO COM ARDUÍNO E SISTEMA SUPERVISÓRIO SCADA BR." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 2 (2022): 1092–112. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i2.4299.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é demonstrar o princípio de funcionamento de uma torre de resfriamento e sua automação no controle de temperatura da Água de serviço, e o princípio será demonstrado através de um protótipo bem próximo de uma torre de resfriamento. O funcionamento é baseado na troca de calor, feite pelo contato da água com as placas de enchimento, devido ao coeficiente térmico do material, bem como o fluxo de ar cruzado no interior da mesma. Espera-se reproduzir as operações e demonstrar as teorias e cálculos realizados para a construção do protótipo, onde poderemos notar que os princípios aplicados são efetivos, notada a facilidade de se executar tarefas com a utilização de sistemas automatizados, os quais com pequena intervenção do operador (sistemas manuais) nos permite executar tarefas que necessitariam do esforço de diversas pessoas para realizar a mesma operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Franco Ferreira, Alex, and Wallace Soares da Silva. "Automação de Baixo Custo, um Estudo de Caso: Inversor de Frequência Controlado Por Supervisório e Arduino." Revista Eletrônica TECCEN 14, no. 2 (2021): 28–35. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3076.

Full text
Abstract:
O Arduino foi criado com o intuito de facilitar a programação de microcontroladores para estudantes e leigos na área de eletrônica, mas rapidamente se expandiu e hoje existem várias comunidades que criam e compartilham projetos para esta plataforma, devido a seu custo e facilidade de programação. O presente trabalho teve como intuito a elaboração de um sistema de baixo custo, fácil acesso e programação, que consiste no controle de um inversor de frequência através da plataforma Arduino e de um sistema supervisório. Para realizar tal controle foi utilizado o software Elipse SCADA, nele foi criado um programa que possui um botão e um slider, quando o botão é acionado, o inversor e sua função de controle de frequência são habilitados, a variação de frequência é feita através do slider. Este controle é realizado através da lógica presente no Arduino. A comunicação entre o supervisório e o Arduino é feita através da porta USB via rede Modbus RTU utilizando o driver Modbus do Elipse. Já a comunicação entre o inversor e o Arduino é feita através das portas digitais e analógicas presentes tanto no Arduino, quanto no inversor de frequência. O objetivo foi concluído com êxito, pois foi criada uma alternativa de fácil utilização e implementação, além de ser uma ótima opção em relação ao seu custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Kauã, Ortolani Lusvarghi, and dos Santos Cristina. "SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA CONTROLE PARALELO DE FLUÍDO PARA PREVENÇÃO DE FALHAS EM TOMÓGRAFO DE BAGAGENS." Revistaft 28, no. 134 (2024): 77. https://doi.org/10.5281/zenodo.11278777.

Full text
Abstract:
Com este artigo pretende-se minimizar os problemas, custos, transtornos gerados pela parada do equipamento. Para o equipamento retornar a operar será necessário reiniciar o equipamento, onde o processo é manual, neste período o processo de escaneamento de bagagem ficará parado até que o tomógrafo retorne sua operação normal. O objetivo deste trabalho é propor um sistema de automação que atue no caso de falha através do dimensionamento de um sistema de água gelada através da programação de um sistema supervisório e seus controladores em um tomógrafo de bagagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Brisola, Eduardo Quintiliano Mota, Ivando Severino Diniz, Everson Martins, and Wesley Angelino de Souza. "Desenvolvimento de um sistema embarcado para análise do sistema respiratório através de espirometria." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 7 (2024): e4796. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n7-062.

Full text
Abstract:
Agilidade, facilidade e praticidade são palavras que regem grande parte do desenvolvimento de tecnologia atual e podem ser aplicadas ao cuidado e acompanhamento da saúde pessoal, resultando na área chamada “Healthcare”. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo baseado em sistema embarcado que funciona como um espirômetro, aparelho utilizado para medir o fluxo de ar dos pulmões. O protótipo se comunica com um smartphone, que é utilizado para exibir uma interface supervisória e realizar a análise dos dados obtidos, permitindo que as pessoas que necessitam de um acompanhamento constante do sistema respiratório possam ter uma solução rápida e mais acessível do que os aparelhos disponíveis atualmente no mercado. O espirômetro é composto por um sensor de pressão que faz a leitura e envia os sinais adquiridos para um microcontrolador Arduino Uno, que converte as informações de pressão em volume. Tais dados são enviados para um celular, via bluetooth, para facilitar a análise de toda a informação e são armazenados e analisados por um aplicativo desenvolvido em IONIC. Por fim, são apresentadas as etapas de desenvolvimento e os resultados do protótipo desenvolvido neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Alexandre, Geronimo Barbosa, Heriliany Iasmim de Sousa, and Giuseppe Manoel Dantas Melo. "Análise do controle PID aplicado a um processo térmico." Brazilian Journal of Development 11, no. 4 (2025): e79184. https://doi.org/10.34117/bjdv11n4-041.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é a montagem de uma bancada didática térmica e a avaliação do desempenho dinâmico do controlador PID na gestão da temperatura, enfocando as premissas de projeto e as vantagens e desvantagens da lei de controle utilizada. O protótipo didático é composto pela planta térmica (uma lâmpada, dois coolers de 12V, um relé de estado sólido 40A/220V e um relé de interface), o sensor de temperatura (PT100 + conversor de temperatura para 4-20mA) e o controle, que é feito no CLP FX3U24MR, onde este recebe o sinal analógico de temperatura, compara com o set-point definido na lógica em Ladder e aciona os relés que comandam a lâmpada e os coolers. O supervisório foi feito no VTScada da Trihedral, na tela é possível ligar o sistema, definir a temperatura de referência (set-point), visualizar o estado da lâmpada, bem como o valor da temperatura no slide e no gráfico ao longo do tempo. Também foi configurado o supervisório para exportar os dados do processo, gerando o relatório operacional da planta térmica. O diferencial do trabalho está no baixo custo, na supervisão local dos dados e na replicabilidade do protótipo por outras instituições de ensino. A estratégia de controle implementada conseguiu rastrear as referências de forma eficaz, com bom desempenho dinâmico e estabilidade em malha fechada. O sistema de monitoramento local mostrou-se confiável e eficiente, permitindo supervisão em tempo real pela aplicação SCADA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Adriano R. Silva, Jaques J. L. Silva, Roberto C. B. Farias, Márcio J. Dias, Sérgio M. Brandão, and Sonimar R. M. Dias. "Estudos da Implementação da Técnica de Gerenciamento OEE em uma Indústria Farmacêutica." Revista Processos Químicos 14, no. 28 (2021): 221–31. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v14i28.618.

Full text
Abstract:
Com a crescente concorrência no mercado consumidor, as empresas necessitam produzir mais, com menor custo e com melhor qualidade. Este artigo objetiva o estudo à implantação do OEE (Overall Equipment Effectiveness), sendo uma ferramenta de gestão, mensurando a eficiência do processo produtivo em uma indústria farmacêutica de Anápolis-GO. Para tanto, instalou-se um sistema de supervisório permitindo obter dados de produção disponíveis em tempo real, realizando cálculos de OEE, expondo em telas gráficas percentuais de disponibilidade, performance, qualidade, produtividade. Com a implantação do OEE, originou-se uma nova visão do acompanhamento de produção, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e eficientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lourenço, Fabio, and João Inácio Da Silva Filho. "Gestão de ativos em concessionárias de energia elétrica: o uso de Sistema Especialista Paraconsistente para elevação de eficiência e qualidade através da predição." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 9 (2023): 15625–41. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i9.2646.

Full text
Abstract:
Gestores, operadores e funcionários de manutenção enfrentam diariamente desafios para elevar e manter a qualidade dos serviços prestados em concessionárias de energia. Este trabalho mostra o desenvolvimento e as vantagens de um Sistema Especialista Paraconsistente (SEP) dedicado à gestão de ativos do setor elétrico e suas particularidades através da coleta de dados disponíveis em sistema de supervisão e aquisição de dados instalados em centros de operação (COS) de redes de distribuição elétrica. Este SEP foi construído com base em algoritmos fundamentados em lógica paraconsistente anotada LPA, configurando árvores de decisão capazes de efetuar tratamento de dados com aprendizado de máquina, lidando com informações contraditórias ou incompletas. Por ser executado dentro de supervisório elimina a desvantagem da utilização de múltiplos sistemas para cada finalidade, além de criar um índice de risco efetivo (IRE) que permite aos operadores trabalhar apenas com esta informação integrando operação e gestão de ativos. Ele ainda fornece indicadores especializados baseado em normas técnicas e se comunica nos protocolos mais comuns ao setor elétrico, podendo ser integrado em qualquer nível de automação. Ao final do artigo apresentamos resultados da aplicação do SEP atuando na gestão de transformadores de potência e disjuntores de alta tensão isolados a SF6 com dados simulados e reais de falhas comuns e críticas. Os resultados alcançados com o SEP em sua primeira versão indicam que a técnica utilizada possui grande potencial para aumentar a sua abrangência nas tomadas de decisão tornando-se excelente ferramenta computacional para o apoio à gestão de ativos do setor elétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pontes, Aline Dos Santos, Everton Luiz De Menech, and Roberto Cesar Betini. "Sistema para controle da temperatura da água em canos de PVC via SCADA." Revista Tecnologia e Sociedade 17, no. 48 (2021): 315. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n48.10954.

Full text
Abstract:
A automação residencial tem sido uma grande aliada a eficiência energética, de modo que, juntas, podem trazer conforto e economia para as residências. Desse modo, nesse artigo é relatado a montagem de um protótipo, que pode ser utilizado para realizar o aquecimento de água através da energia solar, em casas que tenham encanamento em PVC (Policloreto de Vinila). Para cumprir esse objetivo, foi desenvolvido um sistema supervisório de controle da temperatura da água que irá acessar o encanamento, onde, a água que circulará pelo PVC tenha um limite de temperatura satisfatório para fornecer água aquecida e não danificar a estrutura hidráulica da residência. Sendo assim, os principais objetivos do artigo é descrever o estudo da temperatura de operação do PVC, relatar os procedimentos para criação e montagem do protótipo e por fim, mostrar se os resultados foram coerentes com o estudo. Espera-se que através do protótipo seja possível atingir um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável numerados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é descrito pela economia de energia elétrica e utilização de fontes renováveis para atingir esse fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gusmão Ribeiro Silva, Fabrício, and Davi Leonardo de Souza. "Monitoramento de um sistema de controle de nível em planta piloto, utilizando supervisório desenvolvido no software ScadaBR." Revista Cereus 16, no. 4 (2024): 260–75. https://doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v16n4p260-275.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, José Rosenildo Bezerra da, and Leonardo Augusto Casillo. "Desenvolvimento de um sistema supervisório para telemetria de uma bomba de fluidos utilizando java, arduino e express-pcb." Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica 1, no. 1 (2019): 146–57. http://dx.doi.org/10.21708/issn27635325.v1n1.a10197.2019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Faria, Victor Henrique da Cunha, Luciano Coutinho Gomes, Ricardo Tirone Fidelis, Marcos José de Moraes Filho, Ana Caroline Marques Costa, and Gustavo de Oliveira Machado. "Desenvolvimento de uma Plataforma de Instrumentação Virtual para um MRV 8/6." Research, Society and Development 11, no. 3 (2022): e13411326114. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26114.

Full text
Abstract:
O motor a relutância variável (MRV) vem ganhando espaço nas últimas décadas devido ao avanço da eletrônica de potência e do controle. Com isso, novas pesquisas vêm surgindo em busca de metodologias que possam aumentar sua eficiência. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma plataforma de instrumentação virtual que possibilitasse o acionamento de um MRV 8/6, tanto quanto, permitisse o monitoramento de grandezas fundamentais para seu estudo durante os experimentos, agrupando todas as funcionalidades em uma única interface. Foi utilizado um sistema de acionamento robusto, com capacidade de aplicar o controle implementado através do DSP/FPGA do myRIO-1900. O sistema de aquisição de dados aplicado foi composto por sensores de corrente, de tensão, de posição e de conjugado, fornecendo informações para o controle do acionamento e para inspeção em tempo real das grandezas. Para demonstração da capacidade da plataforma criada realizou-se ensaios, acionando o MRV 8/6 e coletando as formas de onda disposta no supervisório, as quais foram comparadas com os sinais coletados por instrumentos de medição convencionais. Os ensaios demonstraram que a plataforma desenvolvida apresentou resultados confiáveis, com baixo erro de medição, e executaram a lógica de acionamento correta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carvalho, Solidônio Rodrigues de, Valério Luiz Borges, Bruno Henrique Oliveira Mulina, Rogério Lima Mota de Oliveira, Edson Alves Figueira Júnior, and José Silvio Pessoa Filho. "Instrumentação térmica aplicada ao processo de produção de carvão vegetal em fornos de alvenaria." Revista Árvore 36, no. 4 (2012): 787–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622012000400020.

Full text
Abstract:
Neste estudo, propôs-se avaliar a instrumentação térmica de fornos retangulares destinados à produção de carvão vegetal, denominados RAC220, com capacidade individual para produzir 30 toneladas de carvão por ciclo de carbonização. Os objetivos foram medir as temperaturas em pontos estratégicos do forno e identificar as relações entre temperatura e produção de carvão vegetal. Nesse sentido, este trabalho consistiu em instalar 22 sensores tipo PT100 por forno. Por meio de um sistema eletrônico supervisório conectado a uma rede sem fio, as temperaturas foram armazenadas e, via software com interface gráfica, visualizadas na forma de gráficos e tabelas. Ressalta-se que a concepção, desenvolvimento e montagem de todos os equipamentos eletrônicos foram de responsabilidade da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. O sistema atualmente está em fase de testes e permite analisar e comparar os históricos de ciclos de produção, bem como realizar interferências para corrigir os ciclos de carbonização em tempo real de produção. Tais informações guiam e auxiliam o carbonizador durante todos os estágios da produção de carvão vegetal. Por meio dos resultados, verificou-se que a instrumentação térmica de fornos destinados à produção de carvão vegetal permite, entre diversos fatores, reduzir o tempo de pirólise e resfriamento e minimizar as perdas e falhas de produção, além de aumentar a eficiência térmica dos fornos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cardoso, Lucas Braga, André Gomes Torres, Amanda Bomfim Moitinho, and Kétia Soares Moreira. "DESENVOLVIMENTO DE SUPERVISÓRIO VISANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS FIELDBUS E DE SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS / DEVELOPMENT OF SUPERVISION AIMING THE INTEGRATION BETWEEN FIELDBUS VARIABLES AND DATA ACQUISITION SYSTEMS." Brazilian Journal of Development 6, no. 9 (2020): 70684–94. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-496.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dantas, Érica Janaina de Moraes, Isabelle Cristine Prohmann Tschoeke, Josivan Pedro da Silva, et al. "Fotocatálise heterogênea para remoção de azul brilhante FCF: cinética via redes neurais sob baixa incidência solar." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 2 (2021): 410–18. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0035.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil é uma das que mais geram efluentes que poluem corpos hídricos. Corantes azóicos são difíceis de serem degradados naturalmente do ambiente e são bastante encontrados em águas residuais. Esses contaminantes são na grande maioria tóxicos, mutagênicos e carcinogênicos. Os mesmos afetam a qualidade da água e impactam do desenvolvimento da fauna e da flora que compõe esse ecossistema. Por essa razão, surge a necessidade de tratar os efluentes têxteis antes de serem lançados no corpo receptor. Dentre diversas técnicas de tratamento de efluentes a fotocatálise heterogênea é eficaz na remoção de poluentes orgânicos. Neste trabalho, foi avaliada a degradação do corante têxtil azul brilhante FCF por meio de fotocatálise heterogênea utilizando como catalisador o ZnO. Foram utilizadas como fontes de radiação a luz solar em condições climáticas de baixa luminosidade e luz de lâmpada UVC potência 60W. Foi proposto o uso de um reator operando em batelada com sistema supervisório de controle onde foi coletado as amostras de forma automática. Como parâmetros da degradação, foram avaliados por planejamento fatorial a dosagem de catalisador e o tipo de radiação aplicada. Um modelo cinético utilizando redes neurais artificiais também foi desenvolvido onde o mesmo se mostrou adequado ao processo, tanto sob radiação UVC como em radiação solar, apresentando um coeficiente de correlação superior a 0,967 para o conjunto de experimentos realizados. A aplicação do estudo fotocatalítico em cidades mais frias e com menor teor de radiação por conta das condições climáticas ambientais, proporcionou um bom resultado para o ajuste cinético aplicado ao corante azul brilhante FCF. Dessa forma, a baixa radiação UV não é uma limitação para a aplicação de tratamentos desse componente químico via reações fotocatalíticas visando a remoção de contaminantes orgânicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Melo, Daniel Antonio de Jesus, Mateus Costa Teles, Gabriel Souza Marques, and Danyelle Mousinho Medeiros Santana. "UMA PROPOSTA DE PLANTA DIDÁTICA COM SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO E CONTROLE DE NÍVEL E TEMPERATURA / A PROPOSAL FOR A TEACHING PLAN WITH SUPERVISORY SYSTEM FOR FLOW MEASUREMENT AND LEVEL AND TEMPERATURE CONTROL." Brazilian Journal of Development 7, no. 2 (2021): 13860–70. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n2-145.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Doncev, Wagner Antonio Farias, and Rogério Cesar de Lara da Silva. "AUTOMAÇÃO PARA AUTOCLAVES DE SINTESE ORGÂNICA ATRAVÉS DO SISTEMA DE SUPERVISÓRIO LABVIEW." May 9, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.11167190.

Full text
Abstract:
<strong>RESUMO</strong> Em s&iacute;nteses org&acirc;nicas auto clavadas, realizadas com autoclaves de pequena escala (bancada) tendo como fonte calor o banho maria, atende perfeitamente a comprova&ccedil;&atilde;o da forma&ccedil;&atilde;o do produto desejado, por&eacute;m quando se deseja extrair outros dados, como consumo de calor cedido (em caloria, joule, watts e KWh), press&atilde;o interna em fun&ccedil;&atilde;o da temperatura, press&atilde;o no decorrer da s&iacute;ntese, temperatura m&iacute;nima para in&iacute;cio da s&iacute;ntese, concentra&ccedil;&atilde;o da forma&ccedil;&atilde;o do produto, entre outros fatores, deixam a desejar por ser um vaso de rea&ccedil;&atilde;o primitivo. Por esses motivos, foi desenvolvido um autoclave digital capaz de monitorar todas as variantes qu&iacute;micas e f&iacute;sicas do processo de s&iacute;ntese por batelada atrav&eacute;s de sistema de automa&ccedil;&atilde;o e supervis&oacute;rio LabVIEW (Laboratory Virtual Instrument Engineering Workbench), na qual o mesmo, opera na plataforma Windows o qual faz a comunica&ccedil;&atilde;o com um micro controlador Arduino. O aparelho completo &eacute; divido em tr&ecirc;s grandes blocos estruturais para o funcionamento, sendo composto do vaso de rea&ccedil;&atilde;o, sistemas el&eacute;tricos, sistemas, eletr&ocirc;nicos, sistemas de comandos, sensores e atuadores, e o software desenvolvido em linguagem booleana respons&aacute;vel em realizar o tratamento de dados e gerar a interface em diferentes grandezas f&iacute;sicas e qu&iacute;micas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Castilho, Talles Ribeiro, and Eduardo Henrique Ferroni. "SISTEMA SUPERVISÓRIO NO CONTROLE DE DEMANDA EM ESTUFAS BASEADO NA PLATAFORMA RADIUINO." Revista Eixos Tech 8, no. 1 (2023). http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v8n12021193.

Full text
Abstract:
As tecnologias da informação com a engenharia avançam exponencialmente na construção de ferramentas para várias áreas de conhecimento, inclusive na área de agricultura e plantio, com soluções significativas e desempenho produtivo satisfatório aos produtores, com o conceito da “Internet das Coisas” (IoT), como sistemas de irrigação, controle de temperatura e umidade do ar e solo em estufas. Com isso, foi desenvolvido um sistema supervisório para gerenciamento de consumo de energia elétrica e controle de demanda, baseando-se em um protótipo de Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) na plataforma Radiuino, automatizando o cultivo protegido. Monitorando o consumo de energia elétrica, propiciando economia, controlando a demanda energética necessária para o ambiente, onde, a partir do sensoriamento, determinam-se os melhores momentos para acionamento e desligamento de cargas existentes. Ressalta-se que nesta prototipagem considera-se uma estufa que possui um sistema de irrigação, realizado por eletrobomba, para controle da umidade do solo, e um sistema de exaustão, para controle da temperatura, por meio de exaustor, com a finalidade de renovação do ar no interior do ambiente. O projeto realizado demonstrou uma performance satisfatória, com uma significativa melhora no processo de controle do ambiente, monitorando o cultivo em tempo real por dispositivos conectados a internet, mantendo os parâmetros vitais às plantas presentes na estufa, tratando a questão da eficiência energética junto aos produtores, mostrando a importância de se evitar desperdícios de energia, contribuindo assim também na entrega demandada de energia, pelas concessionárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro, Leonardo Rocha Moreira, and Marcílio Fernandes da Silva. "SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA CONTROLE DE FLUXO DE VEÍCULOS ATRAVÉS DE RFID." Revista Expressão Católica 4, no. 2 (2015). http://dx.doi.org/10.25190/rec.v4i2.1434.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos várias tecnologias foram desenvolvidas para identificar, rastrear e gerenciar uma grande quantidade de informações, dentre as que mais se destacam está a tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência). Essa tecnologia permite realizar a coleta de dados de forma rápida sem contato físico e sem a necessidade de campo visual. Este trabalho apresenta a tecnologia RFID, mostrando algumas características, benefícios, problemas e soluções encontradas com o uso da tecnologia RFID na aplicação e controle de veículos, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de um software de controle de fluxo de veículos em condomínios residenciais, possuindo como base a utilização dessa tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tabacow, Rachel Patricia, Eduardo Guy Perpétuo Bock, and FY Nakamoto. "Modelagem em Redes de Petri do Sistema de Controle Local da Plataforma de Tecnologia Assistiva." Academic Society Journal, September 1, 2018, 173–78. http://dx.doi.org/10.32640/tasj.2018.3.173.

Full text
Abstract:
Os avanços tecnológicos da medicina moderna e a melhoria na qualidade de vida são parâmetros que vêm impactando no aumento da expectativa de vida da população em geral, acarretando, conseqüentemente, no envelhecimento da sociedade. Com isso, o número de pessoas com dificuldade de locomoção motora necessita cada vez mais de cuidados especiais. Tendo isto em vista, uma plataforma Reconfigurável de Tecnologia Assistiva está sendo desenvolvida para o atendimento das necessidades destes pacientes. Podendo ser utilizada tanto em pacientes de Home Care, como em ambiente hospitalar, a plataforma é constituída de quatro módulos que visam: auxiliar na remoção de um paciente em cadeira de rodas, auxiliar durante fisioterapia, movimentar verticalmente para mudança de posição e executar a aquisição de dados. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem do Sistema de Controle para comandar a Plataforma Reconfigurável de Tecnologia Assistiva com bases em três níveis de controle. O primeiro nível é responsável pelo controle local, que possui uma interface com o usuário da plataforma, o segundo nível de controle é responsável pela integração com os diversos sistemas de controle locais com bases nas normas de segurança, e o terceiro nível é o sistema supervisório de controle. Os três níveis foram modelados com o emprego de uma metodologia Production Flow Schema/Redes de Petri (PFS/RdP). A metodologia PFS/RdP é alicerçada no conceito de projeto top-down com refinamento sucessivo de Sistemas Dinâmicos a Eventos Discretos (SDED) que resulta em um modelo RdP que permite a posterior análise para validação por meio de simulação. A partir do modelo resultante, é possível implementar uma linguagem de programação para Controladores Lógico Programáveis (CLP), de acordo com a norma IEC 61131-3.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Da Silva, Adonias Wanderson Duarte, and Gilson Fernandes Braga Junior. "AUTOMAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇAS POR CORES COM ARDUINO E SUPERVISÓRIO SCADA." Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) 7, no. 1 (2022). https://doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n11459.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um sistema de automação em pequena escala, que realiza a seleção de peças coloridas (balas de chocolate revestidas de cores) e possui programa para supervisão, emulando um sistema de aplicação industrial. A seleção de peças é realizada com o uso de um sensor que identifica os níveis RGB (Red, Green, Blue) das peças, e em seguida é acionada a liberação para reservatórios através de servomotores de acordo com a programação de uma placa Arduino. Com o software SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é realizada a supervisão do processo através do driver Modbus entre Elipse SCADA e uma placa Arduino distinta para a tarefa de coleta de dados. Apesar de ser possível utilizar a integração entre Arduino e supervisório SCADA para a aplicação desenvolvida, houveram problemas de comunicação que levaram a adoção do monitoramento da cor através de fotodetectores. Conclui-se então que a plataforma escolhida, por ser de baixo custo, pode ser utilizada para representar um sistema de aplicação industrial, servindo como base para um possível módulo didático de automação para aplicação de metodologias ativas de ensino, podendo ser adicionados alarmes contra incêndio (detectores de fumaça), comunicação bluetooth ou via internet para monitoramento por dispositivo móvel, e detecção de peças defeituosas e descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Franco, Ivan Carlos, Caio Francescato Dos Santos, Fabrizio Leonardi, Renato Aparecido Aguiar, and Mauro Renault Menezes. "Desenvolvimento de um sistema supervisório utilizando matlab/simulink® para uma planta didática de controle de nível via arduíno." Journal of Engineering and Exact Sciences 7, no. 3 (2021). http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl7iss3pp12676-01-12e.

Full text
Abstract:
A aprendizagem de controle de processos é fundamental na formação do Engenherio Químico e a prática de controle contribui muita nessa formação. A fim de auxiliar de forma efetiva a aprendizagem de controle de processos este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema, de baixo custo, de aquisição de dados e controle utilizandoo ambiente simulink do matlab e um Arduino. O Sistema foi desenvolvido para uma planta de controle de nível e será utilizado em aulas de controle de processos. A comunicação entre a planta-arduino-software se mostrou eficiente como demostrada em uma aplicação de controle utilizando a técnica shooting para a sintonia de controlador PID.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Arruda, Sérgio Roberto. "SENAI/SC contribui com a produção técnico-científica." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 2, no. 1 (2009). http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.106.

Full text
Abstract:
O volume 2 da E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial apresenta um conjunto de artigos que abordam temas relacionados ao contexto de atuação do SENAI/SC. A revista é mais um exemplo do esforço da instituição no sentido de fomentar a produção científica, ponto salutar no contexto da inovação, da educação e, portanto, da competitividade industrial.&#x0D; &#x0D; Cabe notar que o Brasil melhorou em dois pontos percentuais sua colocação no ranking da produção científica mundial em 2008, conforme dados apresentados pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) divulgados no Informativo de Gestão C&amp;T da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (n. 828, ano 9). Embora o país ainda esteja aquém do ideal, a notícia é positiva, dada a importância da produção científica para o desenvolvimento das organizações no mundo moderno.&#x0D; &#x0D; Os artigos publicados na E-Tech revelam inovações tecnológicas, reforçando a importância do conhecimento aplicado no contexto industrial. A inovação é uma preocupação recorrente no SENAI/SC, que tem implementado programas de estímulo ao desenvolvimento tecnológico e da inovação, como é o caso da própria E-Tech e de programas Pró-pesquisa e as Pré-Incubadoras. Nestes programas, alunos, professores e colaboradores apresentam propostas de pesquisa ou de negócio e são contemplados com recursos para seu desenvolvimento. A produção técnico-científica, no caso, representa um espaço para que o estudante apresente a solução de um problema real da indústria. Para o SENAI, a educação não deve ser dissociada da realidade, mais especificamente da realidade industrial.&#x0D; &#x0D; Nessa linha, o volume 2 da E-tech publica dois artigos que são resultado de trabalhos de conclusão de curso. Vitor Luis Rodrigues Barbosa, formado no curso superior em Automação Industrial do SENAI de Florianópolis, apresenta o artigo “Desenvolvimento de um micro sistema supervisório: aplicado ao transporte de gás natural”. Já Lastenia Fonseca Vicente, do curso de pós-graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos, a distância, apresenta o artigo “Gestão de pessoas em serviços de alimentação: ênfase na motivação e liderança para obtenção da qualidade e segurança dos alimentos”. São pesquisas realizadas no contexto educacional das Faculdades de Tecnologia do SENAI/SC e que confirmam o papel de instituição de ensino de fomentar a pesquisa científica por meio da promoção de práticas pedagógicas de iniciação científica.&#x0D; &#x0D; Outros artigos são decorrentes da produção de colaboradores, como é o caso dos trabalhos de Giovanni Maria Arrigone com a co-autoria de Marco Arrigone, Cristine Mutti (Automação e competitividade: um estudo de caso italiano) e de Sidnei Luciano Raduenz, Eduardo Deschamps, Adriano Peres (Análise de conservação de energia elétrica nas indústrias do setor metal-mecânico do Alto Vale do Itajaí).&#x0D; &#x0D; Como a E-Tech recebe contribuição externa, neste número publicamos artigo de Raphael Winckler de Bettio (Técnicas aplicadas em máquina de recuperação textual) e Charles Anderson Prada, Aline França Abreu, Dorzeli Trzeciak e Pedro Felipe Abreu (Revisões do portfólio de projetos para a melhoria constante da inovação nas organizações). Este número contempla também a resenha “Futuros desafios na harmonização da legislação global de segurança de alimentos”, escrita por Cyleni Regattieri Abreu de Souza.&#x0D; &#x0D; Em suma, o conjunto de artigos publicados representa a multidisciplinaridade temática da Revista, que tem como objetivo promover a transferência de tecnologia gerada nas áreas de atuação do SENAI/SC, buscando interlocução com a indústria e o contexto educacional.&#x0D; &#x0D; Aproveitamos para convidá-lo a conhecer as normas da revista e colaborar com este projeto de produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico nas áreas de educação profissional, gestão industrial e tecnologias industriais. Lembramos que a revista está aberta a contribuições, independente de seus autores estarem ou não vinculados ao SENAI.&#x0D; &#x0D; Desejamos boa leitura e bom uso das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!