To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sociabilidade e Lazer.

Journal articles on the topic 'Sociabilidade e Lazer'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sociabilidade e Lazer.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Juliana Pedreschi, and Charles Augusto Moreira Fernandes. "Lazer e Sociabilidade." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 4 (January 17, 2017): 201–25. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1358.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como objetivo investigar as memórias e motivações de idosas participantes de uma experiência de educação não formal na zona leste da cidade de São Paulo. Para o levantamento dos dados, a presente pesquisa de caráter qualitativo recorreu à técnica do grupo focal direcionada para um grupo composto por dez idosas, todas donas de casa, com idade entre 62 e 75 anos, tendo como finalidade a coleta de material discursivo sobre as memória e experiências pessoais dessas idosas que participam de um programa de lazer e atividade física desenvolvido em uma Universidade Aberta à Terceira Idade localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Identificaram-se as motivações que as trouxeram e que as mantêm na presente instituição e a importância dessas práticas em suas vidas. Em considerações finais, buscou-se refletir sobre os motivos que as trouxeram para a prática de atividades físicas, sobre as memórias de cada uma e, especialmente, sobre a necessidade de oferta de experiências similares em regiões empobrecidas das grandes cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Heloisa Heringer, Anna Carolina Martins Cassani, Gelsimar Jose Machado, and Liana Abrao Romera. "Skate Sociabilidade e Consumos no Lazer." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 1 (March 1, 2016): 85–107. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1196.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa práticas corporais desenvolvidas no litoral capixaba, elegendo o skate como modalidade de lazer vivenciada por uma parcela de jovens. O objetivo foi o de conhecer as percepções de skatistas sobre tal prática e as possíveis relações com o consumo de substâncias lícitas e ilícitas na vivência da modalidade. Trata-se de pesquisa exploratória de campo com abordagem qualitativa desenvolvida por meio de observação não participante, utilizando diários de campo e entrevistas semiestruturadas com dezenove skatistas. Foi detectado maior consumo de álcool em comparação ao uso de outras drogas, muito embora a maconha exerça a função socializante que outros grupos ainda atribuem à bebida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wedig, Josiane Carine, Angélica Servegnini de Wallau, Ana Flávia Padilha, and André Luiz Simonetti. "Sociabilidade e Lazer entre Mulheres Camponesas." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (June 30, 2020): 59–82. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.21784.

Full text
Abstract:
O estudo realiza uma análise de uma organização denominada clube de mães. A partir de um estudo de caso, na comunidade São Caetano, município de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina/Brasil, nosso objetivo foi compreender o papel que o clube de mães ocupa nas práticas de sociabilidade e nas formas de organização de mulheres camponesas. O clube de mães transpõe as dicotomias dos espaços sociais, abrindo a possibilidade de ação das mulheres no espaço público, já que elas passam a frequentar outras comunidades, e deslocam-se a outros municípios, para os quais viajam coletivamente. Ao observar o significado do clube de mães, compreende-se o aumento do reconhecimento e da visibilidade das mulheres camponesas, além da constituição de afeto entre elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Lizandra de Souza, and Coriolano Pereira da Rocha Junior. "Percepções Históricas sobre o Lazer e a Sociabilidade na Bahia (1850 – 1900)." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 3 (September 24, 2018): 126–56. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1865.

Full text
Abstract:
Este texto aborda a construção do lazer e o desenvolvimento da sociabilidade na Bahia no final do século XIX. Este estudo tem como problema norteador: Qual o processo histórico que fundou a estrutura das práticas de lazer e de sociabilidade na cidade de Alagoinhas-BA? Salientamos que nesse período a ideia de lazer estava em consolidação. Nosso objetivo foi entender como as práticas de lazer e sociabilidade se consolidou na cidade. Baseada na metodologia da Nova História Cultural, temos como recorte o período compreendido entre 1850 e 1900. Como fontes vimos periódicos da época e produções literárias que abordam o período em questão. Vemos a partir desta busca que as práticas de lazer e sociabilidade do século XIX se estruturaram em Alagoinhas a partir influência dos imigrantes que também influenciaram na estrutura urbana, deixando sua marca nos espaços públicos e na cultura da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Andre Felix de. "Lapa: da Sociabilidade na Cidade para a Sociabilidade da Cidade." Espaço Aberto 5, no. 2 (December 1, 2015): 61–78. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2524.

Full text
Abstract:
Desde meados da década de 1990, a área que abrange o atual bairro da Lapa tem se configurado como uma área de forte atratividade para o lazer noturno na cidade do Rio de Janeiro. Nos fins de semana, à noite, milhares de pessoas, provenientes dos mais variados pontos da cidade, do estado, do país e do mundo se reúnem nesta pequena porção da zona periférica do centro da cidade, produzindo um grande espetáculo da vida pública. Suas ruas, praças, bares, boates, casas de show e depósitos de bebidas se transformaram em um dos mais disputados pontos de encontro noturno desta cidade ou, por outras palavras, conforme sugere o vocabulário geográfico, um lugar central para a sociabilidade noturna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendes, Francivaldo José da Conceição, César Martins de Sousa, and Gileno Edu Lameira de Melo. "“BELO MONTE” E AS PRÁTICAS DE LAZER EM ALTAMIRA-PA." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 26, no. 4 (January 13, 2019): 144. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v26i4.9690.

Full text
Abstract:
A construção da Usina Hidrelétrica “Belo Monte” refletiu impactos de ordem multifatorial em Altamira e região. Um desses impactos foi o deslocamento compulsório de várias famílias residentes no perímetro urbano da cidade denominado Área Diretamente Afetada (ADA). Estudos indicam que o número aproximado dessa parcela da população está em torno de 22 mil pessoas o que equivalia a 25% da população de Altamira à espoca do início da obra. Essa drástica mudança implicou diretamente nas relações já estabelecidas desses sujeitos com os espaços de lazer e de sociabilidade na cidade exigindo dos sujeitos o estabelecimento de novas relações com os espaços. O objetivo deste estudo foi estabelecer uma comparação das práticas de lazer e sociabilidade dos moradores de dois bairros da cidade de Altamira-PA, após a implantação da referida Usina. A amostra foi composta por sujeitos moradores dos dois bairros mencionados. Foram realizadas entrevistas abertas, buscando compreender quais práticas de lazer e sociabilidade são habitualmente vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, após a implantação do empreendimento. Os resultados indicam significativas mudanças na forma de interação dos sujeitos com os espaços de lazer e sociabilidade, o que acaba por evidenciar a capacidade proativa de que dispõe os sujeitos para usufruírem do lazer. Conclui-se que as estratégias criadas pelos moradores (re)significaram suas práticas de lazer frente à nova dinâmica da cidade o que acabou por exigir dos moradores dos espaços mencionados um esforço significativo para que se instituam novas estratégias com vistas ao acesso do lazer na cidade a partir da interação destes com os espaços e equipamentos de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinheiro, Welington da Costa, Douglas da Cunha Dias, Lucília da Silva Matos, and Mirleide Chaar Bahia. "Práticas de Lazer e Sociabilidade na Belém do Pará dos Anos de 1920." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (June 30, 2020): 83–113. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.21815.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva investigar as práticas de lazer e sociabilidade na cidade de Belém - PA dos anos de 1920, destacando as práticas, espaços, sujeitos e sentidos do lazer e sociabilidade de um período no qual a capital paraense usufruía de um conjunto de transformações decorrentes da economia da borracha. A pesquisa é de cunho histórico, documental e à luz da História Cultural. As fontes documentais foram os impressos “A Semana: Revista Illustrada” e “Belém Nova”. A análise das fontes evidenciou que as manifestações de lazer e sociabilidade eram vivenciadas em festas, festivais, clubes, teatros, cinemas e nos passeios em meio à natureza pela elite como entretenimento e aproximação com os valores europeus; já as expressões populares de lazer foram encontradas em número menor nessas revistas, e distanciavam-se dos refinados espaços privados da cidade aparecendo com sentido de participação, diversão e celebração da cultura popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos de Lima, Keila Regina, Silvânia Melo da Cunha, and Sueli Aparecida Moreira. "Comensalidade em bares como opção de lazer entre jovens da Zona Norte de Natal/RN." Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território 7, no. 13 (December 13, 2019): 103–16. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v7i13.27061.

Full text
Abstract:
O convite aos bares como entretenimento e sociabilidade atua como alternativa de lazer, pois expressa diretamente a hospitalidade do lugar visitado. Com o objetivo de identificar a motivação, a escolha de companhias para a sociabilidade e como os bares atuam como opção de lazer para jovens, realizou-se um estudo qualitativo envolvendo 33 indivíduos de ambos os sexos, quando usufruíam dos serviços dos bares na Zona Norte de Natal, Nordeste do Brasil. As categorias analisadas apontam a escolha dos espaços do segmento ‘Alimentos & Bebidas’ para a prática do lazer, as motivações para frequência e a experiência da comensalidade no bar. Em conclusão, embora o bar represente uma opção para a prática do lazer para a maioria dos jovens, a falta de opções conduziu a sociabilidade para a mesa do bar, reiterando a identidade e o pertencimento do jovem comensal no contexto social mais vulnerável da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, Fernanda de Souza, Carlos Rogério Ladislau, Georgino Jorge de Souza Neto, and Rogério Othon Teixeira Alves. "Redes Sociais e Sociabilidade." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 22, no. 1 (March 29, 2019): 91–121. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12312.

Full text
Abstract:
O uso das redes sociais, em especial do Facebook (FB), tem permitido aos seus usuários realizar trocas significativas no plano virtual. Nesta pesquisa, esse cenário foi perscrutado por meio da aplicação de entrevistas estruturadas a moradores da região central da cidade de Montes Claros, polo econômico e cultural do Norte de Minas Gerais. Tal iniciativa procurou traçar, a partir dos sujeitos pesquisados, uma compreensão do FB como possibilidade de uso do tempo disponível buscando o entendimento acerca dos impactos desse processo na construção/consolidação de sociabilidades, problematizando as transformações dos interesses do lazer rumo àqueles vivenciados virtualmente. Os dados sinalizam a “força” que o FB tem alcançado na forja de identidades e representações, dando pistas dos processos de constituição do sujeito contemporâneo nesses espaços de sociabilidade virtuais e, precisamente por isso, tão reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silveira, Guilherme Carvalho Franco da. "Práticas Digitais, Lazer e Adolescência." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 218–58. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1937.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro ciclo de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: nativos digitais; práticas digitais e gênero; práticas digitais e sociabilidade. Conclui-se pela crítica à noção de nativo digital e pela compreensão das práticas digitais como importantes atividades de lazer de adolescentes, que borram as fronteiras entre lazer, obrigação e estudo e que são mais um meio de sociabilidade e compartilhamento de experiências de vida do que de isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Antonio Maurício Dias da. "“Vizinhos e comunitários”." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 38 (December 21, 2000): 27–32. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i38.780.

Full text
Abstract:
No interior do Bairro da Terra Firme, localizado na periferia da cidade de Belém (PA), as relações de sociabilidade produzidas pelos membros de uma organização popular (Associação de Moradores), são claramente expostas pelas suas práticas de lazer. Mais do que isto, é possível dizer que estas relações de sociabilidade vividas pelos habitantes das regiões periféricas da cidade de Belém são em grande parte definidas pelas suas atividades de lazer, especialmente pelos moradores de regiões de ocupação habitacional (moradores sem título de propriedade), como aqueles da “Área do Bosquinho” no bairro da Terra Firme. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barral, Gilberto Luiz Lima. "Nos bares da cidade: lazer e sociabilidade em Brasília." Sociedade e Estado 27, no. 3 (December 2012): 743–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922012000300018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cecchetto, Fátima, Simone Monteiro, and Eliane Vargas. "Sociabilidade juvenil, cor, gênero e sexualidade no baile charme carioca." Cadernos de Pesquisa 42, no. 146 (August 2012): 454–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000200008.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as dinâmicas interacionais de jovens frequentadores de bailes Charme no Rio de Janeiro, um ambiente de lazer noturno caracterizado pela valorização da estética negra. O objetivo foi compreender os diversos significados relativos à cor e ao gênero nas interações afetivo-sexuais de homens e mulheres, tendo por base a observação etnográfica dos bailes e entrevistas com jovens de cores diversificadas. Os achados indicam que no baile Charme prevalece um estilo de masculinidade viril, que contrasta com outros estilos comuns a espaços de lazer e sociabilidade juvenil, no Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Leiro, Augusto Cesar Rios, Ednaldo da Silva Pereira Filho, and Paulo Cesar de Carvalho Lima. "Fotografias em Instagram: imagens de práticas corporais e sociabilidades em parques públicos citadinos de lazer." Perspectiva 37, no. 1 (April 23, 2019): 61–74. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53898.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é identificar e refletir acerca das sociabilidades humanas por meio da análise de imagens de práticas corporais em parques públicos citadinos de lazer fotografadas e veiculadas no Instagram. É um estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa sobre imagens capturadas no Instagram e tomadas aqui como moldura, através do sistema de busca e rastreamento da geolocalização de dois parques públicos de cidades metropolitanas brasileiras, as quais foram importadas para o MAXQDA com o intuito de facilitar a categorização e a elucidação das informações qualitativas. Como primeiras sínteses, as sociabilidades se expressam de forma singular na internet, ao lado de imagens espetacularizadas da vida cotidiana dos sujeitos, que no instante em que fazem suas postagens estão produzindo relações sociais mediadas por imagens, portanto estreitando seus círculos sociais. Dessa forma, o espaço real e o espaço virtual não se constituem como ambientes distintos quando o assunto é a sociabilidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

RODRIGUES, MINÉIA CARVALHO, RODRIGO AMÂNCIO DE ASSIS, and WALLACE TURRA. "A UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE: ESPAÇO DE LAZER E SOCIABILIDADE." FIEP Bulletin - online 85, no. I (January 1, 2015): 319–23. http://dx.doi.org/10.16887/85.a1.59.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Tiago Luís Coelho Vaz. "Etnografando mercados: trabalho, sociabilidade e lazer no Ver-o-Peso." Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos 11, no. 1 (2011): 27–44. http://dx.doi.org/10.29327/233099.11.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fávero, Douglas Gonsalves, and Sérgio Paulo Morais. "A condição juvenil interrompida? O lazer e a sociabilidade juvenil em torno da rua em áreas de ocupação urbana em Uberlândia – MG." Em Debate, no. 15 (March 13, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p37.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p37O presente artigo tem por objetivo analisar a sociabilidade juvenil criada e vivenciada por jovens da ocupação urbana Elisson Prieto em Uberlândia –MG. Por meio de uma pesquisa do tipo survey buscamos compreender as experiências dos jovens, com foco na sociabilidade em torno do lazer e da rua. Partimos da hipótese que os jovens, mesmo com sua condição juvenil limitada pelas relações de classe, criam espaços de sociabilidade em torno da rua, como formas de resistência, que afirmam a sua condição juvenil interrompida. Dessa forma, criam-se culturas que emergem, ao mesmo tempo sendo incorporadas e criando contra-hegemonias que contribuem na constituição dos jovens enquanto sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira, Ana Paula Guimarães Santos de. "Lazer e Turismo." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 22, no. 2 (June 22, 2019): 48–89. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2019.13543.

Full text
Abstract:
Este artigo nasce da inquietação relativa à necessidade de aprofundar a compreensão sobre os contornos e fronteiras estabelecidos entre os temas lazer e turismo. O objetivo foi analisar as acepções entre os conceitos nos contornos do projeto de governo denominado Rota das Grutas de Peter Lund. Foram realizadas 27 entrevistas com representantes das instâncias de governança estadual, regional e municipal, empresários e lideranças comunitárias. Os dados foram analisados com o aporte do Software Nvivo. Fez-se uso dos recursos, frequência de palavras e análise de cluster, técnica exploratória para análise multivariada que possibilita agrupar sujeitos ou variáveis. Os resultados apontam que o turismo e o lazer estão fortemente associados à cultura e sociabilidade. O deslocamento para fora de seu local de residência é apontado como traço marcante para a distinção entre os conceitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferraz, Talitha, and Lucia Santa Cruz. "Quando o cinema é a maior sofisticação: experiências sensíveis, desejo e práticas de consumo nas salas exibidoras de luxo do Rio de Janeiro." Revista Contracampo 1, no. 24 (August 7, 2012): 249. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.219.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda as construções de sociabilidade envolvidas nas práticas de espectação cinematográfica em cinemas de luxo cariocas. Examinamos como se dão as formas de consumo realizadas pelos frequentadores de dois cinemas do Rio de Janeiro, que seguem o perfil prime. Partindo de uma abordagem histórica acerca do cenário exibidor da cidade, investigamos os modos de inserção dos indivíduos e as construções de sociabilidade efetivadas nesses espaços, buscando compreender os aspectos simbólicos envolvidos nessas experiências de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Casalecchi, Gabriel Avila. "Jovens na Metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade." Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 18, no. 18 (March 30, 2009): 319. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p319-322.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gutierrez, Gustavo, and Marco Bettine de Almeida. "Cultura e lazer: uma aproximação habermasiana." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 74 (2008): 93–130. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452008000200005.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre cultura e lazer a partir de um referencial metodológico apoiado em Habermas. Adota o presídio, mais especificamente a Casa de Detenção de São Bernardo, como um espaço dotado de cultura própria (cultura delinqüente). Conclui apontando a importância das interações comunicativas, típicas da sociabilidade espontânea, presentes nas atividades de lazer, conforme as categorias apresentadas por Kholberg e incorporadas por Habermas, nos limites de um marco jurídico construído a partir de consensos originais do mundo da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Reis, Leoncio José de Almeida, and Fernando Renato Cavichiolli. "Lazer e Jogos Digitais." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 18, no. 1 (May 8, 2015): 75–109. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1077.

Full text
Abstract:
Recorrendo a dados levantados com auxílio de pesquisa etnográfica, o objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões sobre jogos digitais como práticas culturais de lazer. O campo de estudos utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o universo virtual criado pelo jogo World of Warcraft - espaço virtual de lazer e sociabilidade onde se "encontram" jogadores de diferentes localidades geográficas. Discute-se a experiência de jogar World of Warcraft a partir do ponto de vista de seus próprios jogadores, os quais atribuem diferentes sentidos e significados a suas práticas. Busca-se também mostrar como essa atividade de lazer está em constante e permanente articulação com as demais atividades do dia-a-dia, sejam elas de lazer, de trabalho, estudantis ou domésticas, exigindo sempre negociações, agendamentos, abnegações e escolhas frente às demandas, obrigações, necessidades, vontades e expectativas cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

MANFREDI NETO, Pascoal. "O copo sujo, o lazer e a construção da sociabilidade através da periferia do sistema." Avesso do Avesso 4, no. 4 (November 2, 2006): 128–36. http://dx.doi.org/10.6005/2179-5991.2006v4p128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Moreira, Adilson de Souza, and Luiz Eduardo Fontoura Teixeira. "Vias pedonais: espaços de sociabilidade no centro de Florianópolis." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 4, no. 2 (June 19, 2013): 149. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v4i2.8635104.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura identificar a cidade e suas ruas como o local de vivência humana, sociabilidades, a partir da observação dos usos públicos do Largo da Alfândega e as Vias Pedonais contíguas, focando sua condição de centralidade em Florianópolis. A relevância do objeto de estudo está fundamentada na sua condição de via pedestrianizada, nas transformações e na importância enquanto marco referencial das atividades exercidas no local ao longo do tempo. Ao caracterizar os usos do objeto de estudo no percurso histórico, este trabalho busca identificar, no momento presente, as transformações e as permanências no uso do espaço, enquanto local de convívio, troca, trabalho e lazer, a cidade como indutora de sociabilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mascarenhas, Fernando. "Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política." Movimento (ESEFID/UFRGS) 11, no. 3 (December 27, 2007): 155–82. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2876.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta uma síntese propositiva na direção do revigoramento das políticas de lazer. Ancorado numa concepção dialética da história, funda-se no balanço crítico das mudanças que imputaram ao lazer, ao longo das duas últimas décadas, a marca da mercadoria, bem como no exame das contradições inerentes a este processo em suas possibilidades superadoras. Sustenta propostas concretas, fixando apontamentos programáticos para uma política pública de lazer, além de reivindicar uma estratégia pedagógica que, na ação cotidiana de tais políticas, possa potencializar, junto à sociedade civil, um outro tipo de sociabilidade e experiência lúdica, articulada à utopia de um novo modo de se conceber e organizar a vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Montenegro, Gustavo Maneschy, Bruno da Silva Queiroz, and Mairna Costa Dias. "Lazer em Tempos de Distanciamento Social." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 3 (September 30, 2020): 1–26. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24785.

Full text
Abstract:
Este artigo identifica os impactos nas formas de lazer vividas por universitários na cidade de Macapá (AP), diante do período de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Combinamos o uso da pesquisa bibliográfica com a aplicação de questionário virtual (Plataforma Google Forms). O questionário continha cinco questões de múltipla escolha. Obtivemos o retorno de 456 instrumentais. Os resultados indicam que o distanciamento social trouxe impactos para o lazer dos sujeitos, pois resultou no aumento da “residencialização” e da “virtualização” do lazer. Se, antes, observamos tendência para prática de lazeres vivenciados na natureza e com forte caráter de sociabilidade, o distanciamento social resultou em aumento de lazeres vividos no ambiente doméstico, bem como em práticas ligadas ao uso da internet, como jogos on-line; assistir a lives e filmes; acesso a redes sociais; uso de celulares e computadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mira, Maria Celeste. "Sociabilidade juvenil e práticas culturais tradicionais na cidade de São Paulo." Sociedade e Estado 24, no. 2 (August 2009): 563–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922009000200009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é apresentar parte dos resultados da pesquisa coletiva realizada durante o ano de 2007 na PUC-SP. A investigação mapeou 18 grupos envolvidos com a recriação de culturas populares tradicionais brasileiras na cidade de São Paulo, buscando perceber as especificidades determinadas pela história da transplantação de expressões pernambucanas, maranhenses e sudestinas, bem como de quem as recriou na metrópole, muitos deles jovens e de classe média, e dos circuitos de sociabilidade, cultura e lazer pelos quais elas circulam. Tendo como base essas práticas, seus agentes e representações, o artigo desenvolve uma breve reflexão sobre os usos da "tradição" e o seu impacto na vida desses jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andrade, Francisca Rejane Bezerra, and Tereza Nair de Paula Pachêco. "“Cabelo ao Vento, Gente Jovem Reunida”." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 4 (January 17, 2017): 138–79. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1356.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as formas de utilização e as estratégias de apropriação dos espaços e dos equipamentos públicos e privados de lazer na cidade de Fortaleza-CE na representação dos jovens que frequentam o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC. O lazer é entendido como produto da sociabilidade juvenil e expressa uma peculiar e reveladora forma de apropriação do espaço urbano e do agir coletivo. Aqui, o uso dos espaços e equipamentos públicos de lazer assume um viés em suma “negativo”, somado à sua pouca utilização/apropriação. Com isso, deve-se entender o lazer como experiência modificadora de valores e atitudes, de modo que essas vivências se distanciem do uso “negativo” do espaço público pelo jovem. Nesse ínterim, o CDMAC é um local plural que atrai e possibilita o encontro de “diferentes” jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Viana, Juliana Alencar. "A MOBILIDADE COMO AVENTURA NA CIDADE: JOGOS BASEADOS EM GEOLOCALIZAÇÃO (GPS) E APROPRIAÇÃO URBANA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 17, no. 1 (April 5, 2011): 237–51. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.18451.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe reflexões sobre a relação de uma nova modalidade de jogo e o espaço público por meio de práticas culturais que utilizam tecnologias dos dispositivos móveis. Ao tecer relações interdisciplinares entre o campo do lazer, os estudos da comunicação e do espaço, buscou-se reconhecer experiências, para além do mero consumo do discurso ecologicamente correto e/ou da utilidade da atividade física como promotora de hábitos saudáveis, inserindo os jogos urbanos de mobilidade, como práticas culturais que estabelecem a partilha de experiência, apontando novas formas de sociabilidade e de apropriação urbana como lazer na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gomes, Vivianne Limeira Azevedo, and Allyson Carvalho de Araújo. "Oricon-Line." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 3 (September 30, 2020): 289–308. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25436.

Full text
Abstract:
O texto trata de uma análise temática dos debates socioculturais do lazer a partir das exposições dos pesquisadores do Oricolé, do Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da UFMG, realizados entre os meses de abril a junho de 2020, no canal Oricolé-MG do YouTube. A intenção é discorrer sobre a proposta do Bar sem Bar, as temáticas debatidas e os anúncios de perspectiva de lazer em meio à pandemia. Para isso, traz um breve relato da pandemia. Em seguida, evidencia o Oricolé e a proposta do Papo do Bar sem Bar, como espaço de convivência e de troca de experiências do grupo e convidados. Percebeu-se que as sistematizações articuladas através das interações mediadas e da sociabilidade grupal do Oricolé reafirmam a produção de conhecimento do lazer em seus diferentes contextos e vão configurar as disputas por meio da definição dos interesses específicos que estão a orientar e moldar as ações para pensar o lazer pós-pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Maciel, Maristela Piber. "As Sociabilidades Juvenis e suas Relações na Diversidade do Espaço Escolar." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, no. 4 (December 31, 2016): 520. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i4.300.

Full text
Abstract:
As práticas escolares são mediadas por relações sociais, sociabilidades, desigualdades e diferenças étnicas, de gênero e de valores. A escolarização dos jovens de camadas populares é frequentemente associada ao fracasso escolar, do aluno desinteressado e indisciplinado. Estas classificações acabam por transferir aos alunos a responsabilidade pelo fracasso. Quais os significados que esses alunos atribuem à escola? Qual é a visão dos/as alunos/as sobre a escola? Ao responder essas perguntas, buscamos identificar práticas cotidianas de sociabilidades de jovens de classes populares no interior da escola e suas percepções deste local. A pesquisa orientou-se por essas perguntas tendo como objetivo geral analisar, através das experiências de jovens no cotidiano de convivências informais, os significados da escola e as sociabilidades neste espaço. A metodologia qualitativa adotada nesta pesquisa é etnográfica composta por um trabalho de campo com a utilização de imagens. Foram identificados grupos que se colocam durante o recreio em delimitações espaciais, corporais com interesses e estilos diversos, estabelecidas a partir de vários marcadores sociais das diferenças – classe, gênero, etnia, geração etc. As análises iniciais das práticas de sociabilidade mostram que a escola transforma-se para estes jovens em um espaço de relacionamento, lazer e de convívio. Palavras-Chave: Culturas Juvenis, Diversidade Cultural, Igualdades e Diferenças, Relações Escolares
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Ariza Maria. "Os Espaços de Sociabilidade e de Lazer na Festa de Renovação do Sagrado Coração de Jesus no Cariri Cearense." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 18, no. 4 (December 4, 2015): 1–25. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1153.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é configurar o lazer na Festa de Renovação realizada nos municípios do Aurora, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Milagres. No tecido conceitual, utiliza-se a concepção de lazer aplicada por Dumazedier (2000), Marcellino (2000) e Elias e Dunning (1985). Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com uma amostra de 24 famílias habitando no meio rural. Recorre-se à observação, diário de campo, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas e análise das narrativas. A festa é um espaço de sociabilidade e lazer, promovendo encontros, alegrias, sentimentos, emoções, afetos, afinidades e ainda fortalecendo a construção da identidade regional, principalmente através da comida. Por essa via, há a quebra da rotina doméstica da família que acolhe os parentes e os vizinhos, que compartilham, animados e voluntariamente, a festa naquela residência que congrega a cultura do Cariri.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Domingues, Petrônio José, Cláudia Nunes, and Edvaldo Alves. "O “cativeiro se acabou”:." História, histórias 4, no. 8 (January 16, 2017): 93–112. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v4i8.10947.

Full text
Abstract:
O artigo procura apontar caminhos e possibilidades de pesquisa sobre Sergipe no pós-abolição, traçando um painel amplo e multifacetado das experiências de libertos e seus descendentes no plano do trabalho, da moradia, da sociabilidade, do lazer, enfim, no plano do cotidiano. A partir da documentação do Arquivo do Judiciário, sobretudo, reconstituiremos aspectos da complexa vida desses sujeitos negligenciados pela historiografia até recentemente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rigamonte, Rosani Cristina. "A Praça Silvio Romero." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 35 (December 18, 1999): 37–42. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i35.733.

Full text
Abstract:
A identificação de estratégias de sociabilidade e de trabalho, as transformações na cultura de origem e as formas de lazer dos migrantes nordestinos na cidade de São Paulo serão os pontos de referência nesta análise, que terá como pano de fundo a procura das influências de todo este processo em seu modo de vida, tanto na metrópole, quanto no seu local de procedência. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Almeida, Marlaine Lopes de, and Coriolano Pereira da Rocha Junior. "REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM FESTAS DANÇANTES EM ARACAJU NO INÍCIO DO SÉCULO XX: EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 3 (September 30, 2017): 1013. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71966.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a educação constituiu-se em um elemento de sociabilidade e condição de acesso do público feminino aos clubes dançantes em Aracaju no início do século XX. O estudo tem como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Nova História. Para a fundamentação teórica, nos valemos da categoria de Representação de Roger Chartier (1990) e do conceito de Elites Culturais de Sirinelli (1997). O estudo nos permitiu compreender o uso que as mulheres fizeram da sua formação para frequentarem espaços de sociabilidade, como os bailes dançantes, lugares dotados de significados, ambientes pensados e projetados para constituir momentos de lazer, entretenimento e expressividade cultural e intelectual para algumas mulheres em Aracaju nas primeiras décadas do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Quaresma, Luis Augusto Barbosa, Natália Andrielly Trindade Alfaia, and Helena Doris de Almeida Barbosa. "“As Sonoras”: Leisure and Sociability in the Unprivileged Urban Areas of Belém-PA. 1960 - 1970." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 12, no. 3 (September 15, 2020): 523–36. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3p523.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Mineia Carvalho. "Uso e Apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (July 1, 2020): 209–45. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24009.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa buscou analisar as formas de apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção, quais equipamentos de lazer as pessoas mais utilizam, quais os horários esses usuários frequentam o espaço e os fatores que afetam a permanência neles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, foi utilizada a triangulação para a realização da análise e interpretação dos dados. A partir dos resultados, constatou-se que as principais atividades desenvolvidas na Avenida são circulação, lazer, como conversar, brincar, jogar bola, tomar tereré, exercitar-se, entre outros. Conclui-se que a revitalização da Avenida trouxe benefícios para a população, como espaços para as práticas de esporte e lazer, embelezamento dos bairros, segurança e tranquilidade para a população, configurando espaços de sociabilidade, promovendo encontros, estabelecendo vínculos e relações de amizade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Reis, Leoncio José de Almeida, and Fernando Renato Cavichiolli. "WORLD OF WARCRAFT COMO PRÁTICA DE LAZER: SOCIABILIDADE E CONFLITO “EM JOGO” NO CIBERESPAÇO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, no. 3 (May 29, 2014): 1083. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.43433.

Full text
Abstract:
World of Warcraft é um jogo digital bastante conhecido e jogado no mundo todo. No mundo virtual do jogo, milhares de pessoas conectadas à internet se reúnem para interagir, se relacionar e compartilhar a experiência de jogar. Esse texto é uma síntese dos principais achados de pesquisa etnográfica que abordou o jogo como prática de lazer e a partir da perspectiva dos jogadores. Dentre os principais temas discutidos estão questões referentes a performance, competição, sociabilidade e violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pereira, Lucas Poncio Gonçalves, and Ivan Marcelo Gomes. "Entre o Ambiente Construído e suas Formas de Interação." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 3 (September 30, 2020): 587–617. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25237.

Full text
Abstract:
Neste estudo, buscamos compreender os usos e apropriações de equipamentos destinados ao lazer e a saúde por frequentadores de uma praça pública localizada na região metropolitana do município de Vitória/ES. Para a realização da investigação optamos pela utilização de observações etnográficas, complementadas por observações participantes, diários de campo e entrevistas. Os resultados indicaram que o equipamento de lazer é ocupado com maior assiduidade quando comparado ao equipamento de saúde isso porque, no primeiro, as redes de sociabilidade e a produção de sentido/significado manifestam-se na coletividade de seus frequentadores. Também foi evidenciado que as opções de entretenimento e a qualidade dos espaços influenciavam nos seus usos e apropriações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gomes, Elielton Benedito Castro. "PELAS MARGENS DA CIDADE: LAZER E SOCIABILIDADE NO ESPAÇO URBANO BELENENSE NOS ANOS DE 1950." Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação 3, no. 1 (January 16, 2019): 27–47. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p27.

Full text
Abstract:
Pretende-se, com o artigo em questão, acompanhar ao longo da primeira década da segunda metade do século XX, as experiências festivas colocadas em práticas em espaços de lazer e sociabilidade espalhados ao longo do subúrbio de Belém do Pará, privilegiando a análise de diferentes significados atribuídos por jornalistas que trabalhavam na imprensa paraense à época. Para isso, alguns jornais que circulavam na cidade, no período em questão, foram consultados (O Liberal, A Província do Pará, Folha do Norte, O Estado do Pará e a Revista Amazônia: da planície para o Brasil). Com isso, busca-se perceber as representações criadas acerca dessas celebrações festivas, bem como dos lugares nos quais eram realizadas – nesse caso, o subúrbio belenense - tendo em vista trazer à tona as exposições a respeito das relações sociais estabelecidas pelas margens da cidade. PALAVRAS-CHAVE: Festas populares; Imprensa; Lazer; Sociabilidade e Subúrbio. ABSTRACT It is intended, with the article in question, to accompany during the first decade of the second half of the twentieth century the festive experiences placed in practices in spaces of leisure and sociability scattered throughout the suburb of Belém to Pará, privileging the analysis of different meanings attributed by journalists who worked in the paraense press at the time. To this end, some newspapers circulating in the city, during the period in question, were consulted (O Liberal, The Province of Pará, Folha do Norte, The State of Pará and Revista Amazônia: from the plain to Brazil). In this way, it is sought to perceive the representations created about these festive celebrations, as well as the places where they were held - in this case, the belenense suburb - in order to bring to light the exhibitions regarding the social relations established by the city's shores. KEYWORDS: Popular festivals; Press; Leisure; Sociability and Suburb. RESUMEN Se pretende, con el artículo en cuestión, acompañar a lo largo de la primera década de la segunda mitad del siglo XX, las experiencias festivas colocadas en prácticas en espacios de ocio y sociabilidad dispersos a lo largo del suburbio de Belém do Pará, privilegiando el análisis de diferentes significados atribuidos por periodistas que trabajaban en la prensa paraense en la época. Para ello, algunos periódicos que circulaban en la ciudad, en el período en cuestión, fueron consultados (El Liberal, La Provincia de Pará, Folha do Norte, El Estado de Pará y la Revista Amazonia: de la planicie para Brasil). Con ello, se busca percibir las representaciones creadas acerca de esas celebraciones festivas, así como de los lugares en los que se realizaban - en ese caso, el suburbio belenense - con el fin de traer a la luz las exposiciones acerca de las relaciones sociales establecidas por los márgenes de la ciudad. PALABRAS CLAVE: Fiestas populares; Prensa; Ocio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mina, Renan Vidal, and Marco Antonio Bettine de Almeida. "O Lazer dos Ferroviários em Rio Claro-SP e o Controle da Companhia Paulista." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 3 (September 24, 2018): 299–318. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1871.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda dois pontos principais: i) as atividades de lazer dos trabalhadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Rio Claro; ii) e a estratégia da empresa em prolongar o controle sobre seus funcionários até mesmo nos momentos de não trabalho, a partir da criação do Grêmio Recreativo da Paulista. A chegada dos trilhos e a instalação das oficinas da companhia ferroviária impulsionaram a formação da classe operária local, criando as bases para a emergência dos espaços de sociabilidade frequentados por esses trabalhadores. O desfrute do lazer pelos ferroviários, além de possibilitar o distanciamento momentâneo da extenuante rotina de trabalho, contribuía para o fortalecimento dos laços do grupo. A direção da Paulista, disposta a vigiar as ações de seus funcionários fora do universo fabril, empenhou-se em reger suas opções de lazer, fundando um clube social e recreativo destinado aos ferroviários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

SILVA, Carlos Henrique Costa da, Jeferson Ricardo Jampietri Leme, and Joe Andrew Mateus Santos. "CIDADE, COMÉRCIO, CONSUMO E LAZER: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS SHOPPING CENTERS." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 16, no. 2 (December 14, 2018): 87–105. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v16i2.13163.

Full text
Abstract:
O artigo tem como principal objetivo apresentar um debate inicial e sinalizar para a contradição existente entre o lazer e o consumo nos Shopping Centers brasileiros. Breves considerações sobre a formação, expansão e consolidação do que alguns autores denominam sociedade de consumo foram feitas para apresentar a problemática. Em seguida, com base em Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Henri Lefebvre e Jofre Dumazedier, discute-se os termos do lazer como necessidade para o ser humano e a sua cooptação pelos Shopping Centers. Ao final, tomando o Shopping Center como uma forma de comércio moderna, debate-se as contradições entre o lazer e o consumo, evidenciando que na gênese destes empreendimentos o lazer aparecia como atividade secundária. Porém, com a consolidação da sociedade de consumo, estas formas do comércio conseguiram cooptar o lazer através do consumo. Atualmente, o Shopping Center é um espaço que se reproduz a partir da contradição entre lazer e consumo, revelando-se um espaço de sociabilidade que ao mesmo tempo gera e permite a exclusão social, impulsionando a segregação. Por fim, realizam-se algumas considerações a respeito da decadência dos Shoppings Centers em Sorocaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Brito, Cristiane Miryan Drumond de, Walesson Gomes da Silva, and Walter Ernesto Ude Marques. "Lazer e Juventude Encarcerada." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 2 (June 1, 2016): 37–71. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1235.

Full text
Abstract:
Este estudo representa investigação interdisciplinar sobre os significados e sentidos atribuídos às experiências de lazer de presos em um presídio configurado conforme o modelo da Associação de Proteção aos Condenados - APAC, na região metropolitana de Belo Horizonte - MG, que se diferencia do sistema comum por ter um método próprio de trabalho, denominado “Método Apaqueano”. Nele, os apenados cumprem, no dia-a-dia, rotina preestabelecida pela gestão da unidade prisional de forma compartilhada, aproximando-se de um modelo de autogestão. Ainda assim, essa instituição exerce certo controle sobre as ações diárias dos condenados que, de certa forma, compromete suas atividades de lazer. Frente a isso, por meio de estudo etnográfico, buscamos compreender os sentidos e significados atribuídos ao lazer pelos jovens aprisionados na APAC, suas formas de apropriação dos espaços dessa instituição nas suas práticas de lazer e os processos de sociabilidade aí instaurados. Nesse sentido, realizamos revisão bibliográfica em 3 (três) áreas distintas: 1) o campo de estudos do lazer; 2) as políticas públicas que têm como foco o sistema prisional; e 3) relação entre juventude aprisionada e lazer. Dialogamos com produções acadêmicas na perspectiva da teoria histórico-cultural, visando compreender como esses sujeitos geravam sentidos a partir das práticas de lazer vivenciadas na prisão. Para isso, recorremos à metodologia qualitativa, com apoio nas técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciaram que as práticas de lazer ocorreram em tempos e espaços reduzidos e que seus potenciais educativos e formativos não são explorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Prazeres, Maria Márcia Viana, Marilda Teixeira Mendes, Ioranny Raquel Castro de Sousa, Rafaello Pinheiro Mazzocante, Demerson Godinho Maciel, Claudia Ribeiro, Nanci Maria de França, and Tânia Mara Vieira Sampaio. "Capoterapia como Lazer e Atividade Física Lúdica para Idosos." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 19, no. 4 (January 17, 2017): 320–40. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1362.

Full text
Abstract:
A Capoterapia tem em sua fundamentação o aspecto lúdico como elemento primordial para a adesão desta atividade física pelas pessoas idosas em seu momento de lazer. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de um grupo de capoterapeutas acerca dos benefícios da Capoterapia para idosos. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com 11 capoterapeutas, por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados incluíram transcrição e categorização das entrevistas e análise de conteúdo. As categorias com suas subcategorias foram: Dimensão Psicológica: autoestima e autoeficácia; Dimensão Física: bem-estar corporal e habilidade física; Sociabilidade: viagem e solidariedade e Ludicidade: musicalidade e memória. A Capoterapia como atividade física de caráter lúdico contribui para a melhoria de diversos aspectos da vida dos idosos em seus momentos de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Braz, Camilo. "Entre sobreviventes e bichas dos tempos dourados - memória, homossexualidade e sociabilidade na cidade de Goiânia, Brasil*." Cadernos Pagu, no. 45 (December 2015): 503–25. http://dx.doi.org/10.1590/18094449201500450503.

Full text
Abstract:
ResumoNeste trabalho, interpreto antropologicamente algumas narrativas sobre os primeiros estabelecimentos de lazer noturno voltados para (ou ocupados por) homossexuais ou entendidos, na cidade de Goiânia, capital de Goiás. Os relatos permitem apontar para a importância desses estabelecimentos no que diz respeito à constituição de redes de amizade, sociabilidade ou de certa movimentação homossexual na cidade, entre as décadas de 1970 e 1980. Por outro lado, permitem uma discussão preliminar sobre as relações e tensões entre memória, homossexualidade, preconceito e resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Quadros, Marta Campos. "DEPOIS DA ESCOLA, O ENCONTRO É NO SHOPPING: SOCIABILIDADES, CONECTIVIDADE E JOVENS SURDOS EM PORTO ALEGRE (RS)." Revista TOMO, no. 21 (December 1, 2012): 295. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i21.904.

Full text
Abstract:
Esse artigo é um recorte de pesquisa de pós-doutoramento em desenvolvimento cujo objetivo é (re)conhecer e compreender as redes de sociabilidade de jovens surdos e as relações estabelecidas com os espaços de lazer e com uma cultura urbana marcada pela conectividade na construção de identidades e culturas juvenis surdas. Inscrita nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, adota a etnografia pós-moderna como ferramenta teórico-metodológica e Porto Alegre (RS) como campo para a observação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ramos, Elvis. "FAZER ETNOGEOGRAFIA NA CIDADE: AS PRÁTICAS ESPACIAIS DAS REDES E MICROCULTURAS JUVENIS DA PERIFERIA EM TORNO DA FESTA DO FLUXO." Caminhos de Geografia 21, no. 77 (October 1, 2020): 71–84. http://dx.doi.org/10.14393/rcg217751788.

Full text
Abstract:
A festa do fluxo permite, com base na etnogeografia, revelar a força aglomerativa e autônoma da explosão de agenciamentos juvenis nas periferias urbanas. Saindo de bairros periféricos, estes jovens elaboram capital espacial para transpor as escalas na cidade e estabelecer circuitos e territorialidades. Ao mesmo tempo, criam dissidências sociais, territoriais e estéticas na cidade. Trata-se de uma festa juvenil inserida em um circuito de lazer paralelo, com suas formas próprias de sociabilidade, consumo e visibilidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cruz Junior, Gilson, and Gabriel Carvalho Bungenstab. "Entre o Tempo Livre e a Educação." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 4 (December 23, 2018): 502–28. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1951.

Full text
Abstract:
Este ensaio reflete sobre as relações entre juventude, mídias e lazer, buscando identificar as principais demandas formativas advindas dessa relação, bem como apresentar algumas das respostas dadas a elas. A relevância dos meios de comunicação no âmbito do lazer já é antiga e remonta a um passado não tão recente em que mídias massivas como a TV já ocupavam parte significativa do tempo livre das massas. Com a ascensão das mídias digitais, surgem novos recursos voltados à informação, criação e sociabilidade, cujas potencialidades têm sido amplamente reconhecidas e divulgadas. Nesse sentido, as apropriações dos jovens são objeto de intensos debates, ora pela originalidade e vanguardismo apresentados por elas, ora pelos discursos deterministas e essencialistas que tem ocultado suas contradições e insuficiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Siqueira, Euler David de, and Thais Cristovão de Melo. "Yes! Beer Is Girl Stuff!: Sociability, Consumption and Leisure in an Instagram Community." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 11, no. 2 (April 19, 2019): 417–34. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i2p417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

França, Jessika Paiva, and Mirleide Chaar Bahia. "ESPAÇOS PÚBLICOS, LAZER E CIDADE: CONFORMAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS EM BELÉM-PARÁ." Nova Revista Amazônica 7, no. 2 (September 9, 2019): 183. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i2.7513.

Full text
Abstract:
Este artigo identifica alguns acontecimentos marcantes na cidade de Belém-Pará, os quais influenciaram na produção e reconfiguração de Espaços Públicos, em especial na conformação dos largos que, atualmente, são mais conhecidos pela denominação de Praças Públicas. Para tanto, utilizou-se de ampla pesquisa bibliográfica e documental sobre a fundação e expansão urbana da cidade de Belém. Os resultados apontaram que, por aproximadamente dois séculos, a institucionalização desses espaços esteve vinculada a interesses religiosos de consolidação do catolicismo, por favorecer a aglutinação de pessoas. Somente no final do século XIX, foram denominados de praças e passaram a servir, mais fortemente, às práticas de lazer e de sociabilidade na cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography