Academic literature on the topic 'Sociedade de aprendizagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sociedade de aprendizagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Hamilton, David. "O revivescimento da aprendizagem?" Educação & Sociedade 23, no. 78 (2002): 187–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302002000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma provocação. Ele focaliza a sociedade da aprendizagem, sua substância e retórica. Os protagonistas da sociedade da aprendizagem defendem a idéia de que a escolaridade está morrendo e que a educação deveria passar por uma reengenharia. Propõe uma nova infra-estrutura em torno do conceito de aprendizagem em linha. Entretanto, essa visão da sociedade da aprendizagem padece de, pelo menos, três defeitos. Primeiro, ela pressupõe que se pode transmitir tudo o que se pode imaginar; segundo, que fazer alguma coisa funcionar é tão simples como conceber uma infra-estrutura; e, finalmente, que a sociedade da aprendizagem pode se libertar das relações de poder que marcaram seus predecessores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Jocilene Gadioli de, Elena Marescotti, and Maddalena Formicuzzi. "Educação permanente e certificação das aprendizagens não-formais e informais: o contexto italiano (Europa) e brasileiro." Revista Pedagógica 16, no. 33 (2015): 23. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2841.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como foco a importância da Educação Permanente através da certificação das aprendizagens não-formais e informais; é uma pesquisa italiana, sobre as práticas italianas e brasileiras, com base nas diretrizes da União Europeia para a aprendizagem permanente, na descrição de iniciativas ou programas que certificam as aprendizagens que o indivíduo pode adquirir no arco da vida. Da mesma forma foi feita a descrição do contexto brasileiro para enfatizar a implementação de ações para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade através da valorização das aprendizagens. Conclui-se este estudo com algumas questões e alguns desafios identificados, mas também com algumas boas práticas para possíveis avanços._________________________________________ResumenEste trabajo tiene como enfoque la importancia de la Educación Permanente a través de la certificación de los aprendizajes no formales e informales; es una investigación italiana, sobre las prácticas italianas y brasileñas, basada en las directrices de la Unión Europea para el aprendizaje permanente, en la descripción de las iniciativas o programas que certifiquen los aprendizajes que los individuos pueden adquirir al largo de la vida. Del mismo modo se hizo la descripción del contexto brasileño para enfatizar la implementación de acciones para el desarrollo del individuo y de la sociedad a través de la valoración de los aprendizajes. El estudio se concluye presentando algunas cuestiones e identificando algunos desafíos, asimismo, con algunas buenas prácticas para posibles avanzos. Palabras clave: Aprendizaje al largo de la vida. Educación Permanente. Validación de los aprendizajes informales y no formales. Educación de adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gasque, Kelley Gonçalves Dias, and Ricardo Tescarolo. "Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética." Ciência da Informação 33, no. 3 (2004): 35–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada 'sociedade da aprendizagem'. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Maria da Conceição X. de. "Educação como aprendizagem da vida." Educar em Revista, no. 32 (2008): 43–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602008000200005.

Full text
Abstract:
Uma sociedade-mundo que oscila entre a ocidentalização do planeta e a diversidade cultural, entre progresso e miséria, e entre as "alternativas de metamorfose da sociedade ou sua catástrofe" (MORIN, 2008a, p.38) parece ter na educação uma chave importante para enfrentar o cenário de incerteza que caracteriza nosso futuro comum. Ultrapassar a fragmentação dos conhecimentos, religar saberes e transpor as deficiências da sociedade da informação configura o horizonte aberto do conhecimento complexo e de uma reforma do pensamento e da educação. "Educar para a vida" passa a ser, segundo Edgar Morin, o papel e a missão da educação afinada com uma ecologia das idéias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, José Marcos de Oliveira. "Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação." Educação & Sociedade 29, no. 105 (2008): 1023–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000400005.

Full text
Abstract:
A sociedade da informação tem colocado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. A forma de se proceder em relação à construção do conhecimento mudou. O contato com as fontes de informações tornou-se mais dinâmico, obedecendo a uma lógica nunca vista anteriormente. O próprio saber tornou-se maleável e instável, necessitando de atualização constante. É com base no contexto dessa sociedade que se pretende refletir sobre processo de ensino-aprendizagem, introduzindo na discussão a perspectiva da bricolagem e da rizomática, que considera a construção do conhecimento diversificada, descentralizada e horizontalizada. Assim, analisar-se-á a relação entre informação e conhecimento, bem como as novas formas de se conceber e produzir o saber. Tal reflexão tem como finalidade pensar sobre os novos paradigmas produzidos pela sociedade da informação, bem como sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baranauskas, Maria Cecília Calani, and José Armando Valente. "Edição temática sobre aprendizagem criativa." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 6, no. 2 (2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14501.

Full text
Abstract:
A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Crislane Da Silva, and Andrecksa Viana Oliveira Sampaio. "O ENSINO DE GEOGRAFIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS." Geopauta 2, no. 1 (2018): 110. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v2i1.3858.

Full text
Abstract:
A aprendizagem é um processo inerente ao aluno que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprender. Com os avanços tecnológicos, a sociedade tem passado por transformações que resultam em práticas pedagógicas e construção de novos saberes. Na escola, a Geografia traz uma leitura de mundo aos educandos privilegiando a relação sociedade e natureza. Este artigo tem por objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa nos anos iniciais a partir do ensino de Geografia e baseia-se nas ideias de Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996), dentre outros. A aprendizagem é considerada significativa quando se relaciona com os outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, no qual servem de suportes para que sejam introduzidas novas aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Paulo, Carlos Morais, and Luísa Miranda. "Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software." Revista Espaço Pedagógico 26, no. 2 (2019): 432–55. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729.

Full text
Abstract:
Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Assim, neste artigo, e tendo presente as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas, defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos, contextualizam-se os cursos de técnico superior profissional e apresenta-se como exemplo um curso de técnico superior profissional de Desenvolvimento de Software, em funcionamento numa instituição de ensino superior português público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santana, Samene Batista Pereira. "Práticas andragógicas em "Sociedade dos Poetas Mortos"." Revista de Educação Popular 19, no. 2 (2020): 99–108. http://dx.doi.org/10.14393/rep-2020-50932.

Full text
Abstract:
As diversas metodologias de aprendizagem do ensino superior se destacam, nas últimas décadas, no sentido de romper as barreiras do ensino tradicional, puramente expositivo e protagonizado na pessoa do(a) professor(a). Na defesa de métodos mais ativos e transdisciplinares, o presente trabalho objetiva associar, classificar e compreender as práticas andragógicas - estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvida para adultos -, por meio da análise fílmica de Sociedade dos Poetas Mortos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Ana Lucia de Souza, and Marili Moreira da Silva Vieira. "Cultura digital e aprendizagem colaborativa:." Comunicação & Educação 25, no. 1 (2020): 200–214. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p200-214.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma experiência com estratégias de ensino para a aprendizagem colaborativa em contextos virtuais, durante o isolamento social causado pela covid-19. A disciplina é Ciência, Tecnologia e Sociedade, com 30 estudantes do primeiro semestre do curso de Letras de uma universidade privada. As atividades-síntese consistiram na construção de um mural colaborativo utilizando a ferramenta padlet sobre o tema “O que é sociedade?” e no registro individual no Diário de Aprendizagem. Adotou-se análise qualitativa, buscando apreender como a articulação entre metodologia, uso de ferramentas digitais e a convergência de mídias contribui para a aprendizagem. Tecemos considerações acerca da incorporação da cultura digital nas práticas pedagógicas, a partir da percepção de aprendizagem significativa pelos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Noguera-Ramírez, Carlos Ernesto. "O governamento pedagógico : da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/18256.

Full text
Abstract:
A ideia mais geral desta tese é que a Modernidade, entendida como aquele conjunto de transformações culturais, econômicas, sociais e políticas que tiveram início nos séculos XVI e XVII na Europa, tem uma profunda marca educativa. Não que tenha tido uma causa educativa ou que a educação tenha sido sua causa: a expansão das disciplinas (no seu duplo sentido de saber e de poder) e do governamento - da governamentalidade, segundo analisou Foucault - entre os séculos XVII e XX, foram asuntos profundamente pedagógicos e educacionais. Não apenas tiveram implicações pedagógicas ou educacionais; além disso, eles constituíram problematicas pedagógicas e educacionais com importantes implicações políticas, econômicas e sociais. Nesse sentido, ler a Modernidade na perspectiva da educação é ler o processo de constituição de uma "sociedade educativa" na qual é possìvel distinguir, pelo menos, três momentos ou modos de pensar e praticar a educação: o primeiro, localizado entre os séculos XVII e XVIII poder-se-ia denominar de "sociedade do ensino" pela centralidade que as práticas de ensino tiveram no processo de constituição da "razão de Estado" e na constituição de uma forma de ser sujeito; o segundo momento, iniciado no fim do século XVIII, chamei de "Estado educador" ou de "sociedade educadora", devido ao aparecimento do novo conceito de "educação" e ao papel que o Estado cumpriu na sua expansão nas distintas camadas sociais. Por último, e a partir de finais do século XIX, se estabeleceriam as bases conceituais do que se chamaria, várias décadas depois, de "sociedade da aprendizagem" pela sua ênfase na atividade do sujeito que não só aprende, mas aprende a aprender. Na procura pelas condições de constituição dessa sociedade educativa, o trabalho de pesquisa, remontou-se à época da Paidéia grega para identificar a emergência de dois modos ou vias da arte de educar que se mantiveram até os primórdios da Modernidade: o modo filosófico ou socrático e o modo sofístico ou da arte do ensino. A partir dessas duas vias a pesquisa se debruçou sobre o vocabulário pedagógico salientando os conceitos de doctrina e disciplina na Paidéia cristã, institutio e eruditio nos inicios da Modernidade (séculos XVI e XVII), educação, Bildung (formação) e instrução nos séculos XVIII e XIX e, finalmente, o nosso mais recente conceito: "aprendizagem", que emergira no fim do século XIX e se consolidara no decorrer do século XX. Segundo a análise desse vocabulário e dessas duas vias ou modos da arte pedagógica, a pesquisa estabeleceu também dois momentos particularmente significativos no saber pedagógico moderno: a constituição da Didática no século XVII ao redor do conceito de eruditio e, posteriormente, no fim do século XVIII e primórdios do século XIX, a constituição de três tradições pedagógicas (francófona, germânica e anglo-saxônica) ou pedagogias modernas sobre a base dos novos conceitos de educação, Bildung, instrução e, posteriormente, aprendizagem.<br>La idea más general de esta tesis es que la Modernidad, entendida como el conjunto de transformaciones culturales, económicas, políticas y sociales que tuvieron inicio en los siglos XVI y XVII en Europa, tiene una profunda marca educativa. No que haya tenido una causa educativa o que la educación haya sido su causa: la expansión de las disciplinas (en el doble sentido de saber y de poder) y el gobernamento - la gobernabilidad según análisis de Foucault - entre los siglos XVII y XX, fueron asuntos profundamente pedagógicos y educativos. No sólo tuvieron implicaciones pedagógicas y educativas, además, constituyeron problematicas pedagógicas y educativas que tuvieron consecuencias políticas, económicas y sociales. En este sentido, leer la Modernidad desde la perspectiva de la educación es ver el proceso de constitución de una "sociedad educativa" en la cual es posible distinguir al menos tres momentos o formas de pensar y practicar la educación: el primero, situado entre el siglo XVII XVIII se podría denominar "sociedad de enseñanza" por la centralidade que las prácticas de enseñanza tuvieron en el proceso de creación de la "razón de Estado" y en la creación de una forma de ser sujeto; el segundo momento iniciado a finales del siglo XVIII, denominado momento del "Estado educador" o de la "sociedad educadora", debido a la aparición del nuevo concepto de "educación" y el papel que el Estado cumplió en su expansión por las diferentes clases sociales. Por último, y desde finales del siglo XIX, se sentaron las bases conceptuales de lo que se llamaría después de varias décadas "sociedad del aprendizaje" por su énfasis en la actividad del sujeto no sólo aprende, sino que aprende a aprender. En la búsqueda de las condiciones de constitución de esa sociedad educativa, el trabajo de investigación, se remontó hasta la época de la Paideia griega para identificar la emergencia de dos modos o vías del arte de educar que se mantuvieron hasta los inicios de la Modernidad: el modo filosófico o socrático y el modo sofístico o del arte de la enseñanza. A partir de esas dos vías la investigación se dedicó al análisis del vocabulario pedagógico destacando los conceptos de doctrina y disciplina en la paideia cristiana, institutio y eruditio en los comienzos de la Modernidad (siglos XVI y XVII), educación, Bildung (formación) e instrucción en los siglos XVIII y XIX y, finalmente, nuestro más reciente concepto del vocabulario pedagógico: "aprendizaje", que emergiera a finales del siglo XIX y se consolidara durante el siglo XX. Según el análisis de ese vocabulario pedagógico y de esas dos vías o modos del arte pedagógico, la investigación estableció tambíen dos momentos particularmente significativos en el saber pedagógico moderno: la constitución de la Didáctica en el siglo XVII alrededor del concepto de eruditio y, posteriormente, a finales del siglo XVIII e inicios del XIX, la constitución de tres tradiciones pedagógicas (francófona, anglosajona y germánica) o pedagogías modernas sobre la base de los nuevos conceptos de educación, Bildung, instrucción y, posteriormente, aprendizaje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caron, Monica Filomena. "As relações da escola com a sociedade nos processos de diagnosticar/avaliar." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269503.

Full text
Abstract:
Orientadores: Maria Laura Mayrink-Sabinson, Maria Irma Hadler Coudry<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem<br>Made available in DSpace on 2018-08-02T15:16:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caron_MonicaFilomena_M.pdf: 4238431 bytes, checksum: 653d41803aba4e5c5e9e8ee42088b711 (MD5) Previous issue date: 2000<br>Resumo: Nessa pesquisa tenho como objetivo analisar texto de psicólogo e cartas de professores, organizados ao redor de práticas de avaliar e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e relacionados às questões do ensino de língua materna. Tenho também como objetivo analisar textos escritos de crianças, para discutir o uso de linguagem das práticas de linguagem escrita dos/nos processos diagnósticos desenvolvidos pela Psicologia e as marcas da constituição do conhecimento da linguagem. Sob o prisma de uma teoria da linguagem como atividade constitutiva do social, parto da possibilidade de os textos conterem indícios de representações sociais, determinando sujeitos e conhecimentos, fornecendo modelos de verdade que circulam na sociedade, que se valem no domínio da política, do comportamento cotidiano e na ordem da ciência, mediando as relações humanas. Importada da Psicologia Social, concebida como um mecanismo que intervém nos processos de produção de conhecimento, as representações sociais, da ordem do simbólico, se definem pelo que é cultural e coletivamente construído. Privilegio a perspectiva de FOUCAULT (1979/92a) na discussão teórica e trago para o debate a questão do poder sobre o corpo e a disciplina e a concepção de doença mental do autor, enquanto relacionada aos procedimentos de exclusão, classificação, ordenação, distribuição e rarefação dos sujeitos falantes. A metodologia de investigação da pesquisa baseia-se no paradigma indiciário de investigação das Ciências Humanas e os dados que compõem o corpus são provenientes de uma experiência de atendimento de crianças em hospital, vistas como doentes aos olhos de professores, médicos, psicólogos etc<br>Abstract: The main objective of this dissertation is to analyse texts written by psychologists and teachers involved in evaluating and diagnosing the so-called "learning disabilities". The corpus under analysis was obtained from the experience of diagnosing children considered "sick" by teachers, psychologists, doctors etc at a public hospital. We also analyse writing produced by children to discuss the use of language in the diagnostic process developed by Psychology, as well as the constitution of knowledge about written language. Assuming a conception of language as an activity that is socially constituted, we base our argument on the hypothesis that these texts contain indices of social representations that determine subjects, and they know, as well as offering models of '1ruth" circulating in society. Imported trom Social Psychology and conceived as a sociocognitive mechanism which belonging to symbolic order intervening in knowledge production processes, these social representations are defined by what is cultural and colectivelly. We bring, to the analysis of the texts, the theoretical perspective of FOUCAULT (1979/92a)on the power over the body and discipline, and especially the author's conception of mental illness and its relation to proceedings of exclusion, classification, ordenation, distribution and rarefaction of subjects. We also make use o analytical procedures from the indiciary paradigm<br>Mestrado<br>Ensino-Aprendizagem de Lingua Materna<br>Mestre em Linguística Aplicada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magalhães, Yonara Costa. "ESPECIFICAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE AGENTES PARA UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA À DISTÂNCIA." Universidade Federal do Maranhão, 2003. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/321.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-17T14:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yonara Magalhaes.pdf: 3488130 bytes, checksum: e183eccb37268ce608c84048d98d467a (MD5) Previous issue date: 2003-01-31<br>Cooperative process of teach-learning at a distance of the society of intelligent agents of environment MATHNET. It is presented architecture of the society of agents of the MATHNET that to provide the process with teach-learning. It is in exchange for distinguished the Tutor Agent and the model of communication, based messages and that it uses the FIPA-ACL Agent Communication Language, between the Tutor Agent and excessively the participant agents of this society. The main characteristics and the paper (responsibilities) of the Tutor Agent describe. Its conceptual model is constructed. Its main Cases Use, interactions with several agents of this architecture and the protocols of communication of the Tutor Agent with the other agents are shaped. The Tutor Agent creates itself using a tool of construction of agents. One implements the Tutor Agent and its Cases Use to inside demonstrate to its relevance and importance of the system and the model of communication.<br>Processo de ensino-aprendizagem cooperativo à distância da sociedade de agentes inteligentes do ambiente MATHNET. Apresenta-se a arquitetura da sociedade de agentes do MATHNET que provê o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se o Agente Tutor e o modelo de comunicação, baseado em troca de mensagens e que utiliza a Linguagem de Comunicação FIPA-ACL, entre o Agente Tutor e os demais agentes participantes dessa sociedade. Descrevem-se as principais características e o papel (responsabilidades) do Agente Tutor. Constrói-se o seu modelo conceitual. Modelam-se os seus principais Casos de Uso, as interações com os demais agentes dessa arquitetura e os protocolos de comunicação do Agente Tutor com os outros agentes. Cria-se o Agente Tutor utilizando para isto uma ferramenta de construção de agentes. Implementa-se o Agente Tutor e seus Casos de Uso para demonstrar sua relevância e importância dentro do sistema e o modelo de comunicação aqui proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Shirley Adriana de Sousa. "Atividade Social e Multiletramentos: aprendizagem não encapsulada de conceito na relação escola e sociedade." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19937.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-04-04T13:23:13Z No. of bitstreams: 1 Shirley Adriana de Sousa Silva.pdf: 2256356 bytes, checksum: c0d6536a1f69970ff2a88e4fec70cfd8 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-04-04T13:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Shirley Adriana de Sousa Silva.pdf: 2256356 bytes, checksum: c0d6536a1f69970ff2a88e4fec70cfd8 (MD5) Previous issue date: 2017-03-22<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This research investigates how the emphasis in multiliteracies, from Social Activity, fosters the non-encapsulated learning of concepts worked in the school context, establishing a relation between learning in school and acting in society. In order to reach this objective, the data were collected during the workshops of "DIGIT-M-ED hyperconnecting Brazil: transforming teaching-learning" project, hereafter "DIGIT-M-ED hyperconnecting”, an Educators´ Education Project, involving teachers, researchers, directors, coordinators and students - in the role of educators - from public and private schools, private universities and members of the Language Activities in the School Context Group (LACE) , from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). The data produced refer to the meetings held in April, May and June and aim to understand: a) how teaching was organized to deal with the non-encapsulated learning of the concept in focus, as well as the importance of this organization. b) how the pedagogy of multiliteracies contributes to the expansion and transformation of the concept in focus, in specific contexts, from social activity. The guiding questions for this investigation were: (I) how did the teaching-learning organization for the non-encapsulated learning of the concept take place? How important is this organization for the concept appropriation? (II) How does the pedagogy of multiliteracies, from social activity, contribute to the advancement of the understanding of the concept in focus, enabling a non-encapsulated appropriation? This research is inserted in the Critical Applied Linguistics field (LAC), following the line of researchers such as Moita Lopes (2006) and Fabrício (2006) who defend the view of LA "as a problematizing practice". It is based on the Socio-Historical-Cultural Activity Theory, as in the discussions of Vygotsky, ([1934] 2000) and Engeström (2011), as well as in the discussions that advance both, developed in the Language Activities in the School Context Research Group -LACE. The theoretical-methodological framework is supported by the Critical Collaborative Research (PCCol), based on Magalhães (1994/2007, 1998a, 2007, 2011, 2012, 2016), Magalhães and Liberali (2007) and Liberali (2011, 2012, 2016) ),which investigates the transformation of ways of acting in education school contexts. The data produced through video-recordings, planning and e-mail exchanges were transcribed, described and analyzed based on the dialogic-enunciative perspective of language. The results showed that multimodally materialized argumentation related to social activity amplifies living in a way that it makes it possible for the individual to establish a link between the inside and outside of school, in a theoretical-practical relationship. Throughout the work process - interventional, critical and collaborative - it was possible to understand the construction of the object of the activity in focus –the learning of concepts - as an established process that is processed in socio-history, through critical-collaborative relationships among all participants. Moreover, this work made it possible to focus on the subject making history in a critical-creative collaborative relationship in dialectical connection with the social world, as the principles of Marxist dialectical materialism advocate, Vygotsky's veins. This perception provided the understanding of human development from its social and cultural reality not determined by "nature" and / or displaced from its context regulated by teacher stimuli and / or textbook commands<br>Esta pesquisa investiga como a ênfase em multiletramentos, a partir de Atividade Social, possibilita a aprendizagem não encapsulada de conceitos trabalhados no contexto escolar, estabelecendo uma relação entre a aprendizagem na escola e o agir na sociedade. Para atingirmos tal objetivo, os dados foram coletados durante os worshops vivenciados no projeto “DIGIT-M-ED hiperconectando Brasil: transformando o ensino-aprendizagem”, doravante “DIGIT-M-ED hiperconectando”, um contexto de Projeto de Formação de formadores, envolvendo professores, pesquisadores, diretores, coordenadores e alunos - no papel de formadores - provenientes de escolas públicas e privadas, de Universidades particulares e participantes do Grupo de Pesquisa Linguagem e Atividade em Contexto Escolar (LACE), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Os dados produzidos referem-se aos encontros ocorridos, nos meses de abril e maio do ano de 2015, para compreender: a) como o ensino foi organizado para a aprendizagem não encapsulada do conceito trabalhado e a que se deve a importância dessa organização à apropriação do conceito. b) de que forma a pedagogia dos multiletramentos, a partir de atividade social, contribui para o avanço da compreensão do conceito em foco possibilitando uma apropriação desencapsulada. Foram perguntas guia: (I) como se deu a organização do ensino para a aprendizagem não encapsulada do conceito trabalhado? Qual a importância dessa organização à apropriação do conceito? II) de que forma a pedagogia dos multiletramentos, a partir de atividade social, contribui para o avanço da compreensão do conceito em foco possibilitando uma apropriação desencapsulada? Esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada Crítica (LAC), seguindo a linha de pesquisadores como Moita Lopes (2006) e Fabrício (2006) que defendem uma LA “como prática problematizadora”. Tem como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, como foco nas discussões de Vygotsky, (1934/2000) e de Engeström (2011), bem como nas discussões que avançam ambas, desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar- LACE. O quadro teórico-metodológico está apoiado na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), com base em Magalhães (1994/2007, 1998a, 2007, 2011, 2012, 2016), Magalhães e Liberali (2007) e Liberali (2011, 2012, 2016), que investiga a transformação de modos de agir em contextos escolares de formação. Os dados produzidos por meio de vídeo-gravações, planejamentos e trocas de e-mail foram transcritos, descritos e analisados com base na perspectiva dialógico-enunciativa da linguagem. Os resultados evidenciaram que a argumentação materializada multimodalmente relacionada à atividade social amplia o viver de modo tal que torna possível ao indivíduo estabelecer um elo entre o dentro e o fora da escola, numa relação prático-teórica. Ao longo do processo de trabalho – interventivo, crítico e colaborativo - foi possível compreender a construção do objeto da atividade em foco – a aprendizagem de conceitos - como um processo instituído que se processa na sócio-história, por meio de relações colaborativo-críticas entre todos os participantes. Ademais, esse trabalho possibilitou enfocar o sujeito fazendo história numa relação criativo-crítico-colaborativa em conexão dialética com o mundo social, tal como preconizam os princípios do materialismo dialético marxista, veios de Vygotsky. Essa percepção proporcionou a compreensão do desenvolvimento humano a partir de sua realidade social e cultural não determinado pela “natureza” e/ou deslocado de seu contexto regulado pelos estímulos do professor e/ou pelas comandas do livro didático
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hoffmann, Daniela Stevanin. "Aprender matemática : tornar-se sujeito da sociedade em rede." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7737.

Full text
Abstract:
A presente dissertação estuda relações entre o processo de aprendizagem de Matemática e o perfil do sujeito da Sociedade em Rede a partir das interações registradas na Lista de Discussão de e-mail da disciplina de Computador na Matemática Elementar do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os processos sócio-cognitivos dos licenciandos são analisados para investigar a hipótese de que aprender Matemática com o uso das Tecnologias da Informação contribui para a formação do sujeito da Sociedade em Rede. Estão presentes autores como Manuel Castells, Pierre Lévy e Edgar Morin, que participam da configuração dos novos paradigmas da Sociedade em Rede; Jean Piaget, Antonio Battro e Seymour Papert que, dentro da perspectiva da Epistemologia e da Psicologia Genéticas, contribuem para o estudo da aprendizagem; e Jean-Blaise Grize, que analisa os processos de comunicação Seus aportes teóricos nos permitem entrelaçar as áreas de conhecimento de Psicologia Social e Institucional, Educação (Instituição Escolar) e Matemática. A análise de uma proposta didática apoiada na utilização de Tecnologias da Informação (software Super Logo e Lista de Discussão) nos permite observar o movimento de transição de uma postura passiva, receptora de informações, para uma postura ativa, produtora de conhecimento na qual os sujeitos foram desenvolvendo atitudes, habilidades e competências para detectar e formular problemas, pensá-los sob diferentes perspectivas e equacioná-los; buscar e implementar as melhores soluções; testar e avaliar as soluções encontradas; contextualizar e questionar os caminhos escolhidos para solucionar desafios; operar com os conhecimentos, processá-los e integrá-los em novos sistemas de significação; e saber trabalhar em equipe, tendo disposição para ouvir, contribuir e produzir no e para o grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abreu, Natália Berns. "Controle social : um árduo e significativo processo de aprendizagem." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015. http://tede.udesc.br/handle/handle/153.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-01T19:18:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 125771.pdf: 2167558 bytes, checksum: a1c6eb0220e0a9ff1a8bc6e896180096 (MD5) Previous issue date: 2015-12-07<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Este trabalho sistematiza a experiência do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) organização integrante da Rede Instituto Pe Vilson Groh (IVG) em relação ao exercício do controle social. Com base nessa sistematização, busca-se contribuir para que o controle social exercidos por essas organizações empodere pessoas e organizações, para que estas tenham melhores condições de dialogar, acompanhar, propor e reivindicar ações e políticas com vistas à construção do bem comum, para uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo do estudo, são destacadas aprendizagens e inovações em controle social verificadas na ação de organizações da sociedade civil (OSCs), particularmente ao longo da trajetória do CCEA. O controle social proposto por este trabalho é um controle compartilhado, no qual os atores influenciam e são influenciados mutuamente. Assim, a abordagem ao tema, neste estudo, acentua a relevância da atuação em rede - entre pessoas em cada comunidade; de organizações da sociedade civil entre si - local, nacional e internacionalmente, nos territórios ou temas com os quais trabalham; na interação entre OSCs e órgãos governamentais, em diferentes instâncias e esferas de governo, em espaços mais institucionalizados ou menos. Conceitualmente, são abordadas as relações entre controle social e cidadania, accountability, coprodução do bem público e governança. O estudo foi realizado entre 2013 e 2015, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas a doze atores com atuação relevante no tema, e observação participante. A partir da análise dos dados coletados, das entrevistas realizadas e da vivência da autora como colaboradora do CCEA, a atuação do controle social foi descrita com base nos momentos transformacionais da organização: Momento Pioneiro, Momento de Expansão, Momento de Institucionalização e Momento de Reflexão e Avaliação. Muitas aprendizagens foram identificadas ao longo deste estudo, mostrando que, por meio de um trabalho em rede, com engajamento e relações de poder mais horizontais é possível coproduzir bens e serviços que melhorem a vida das pessoas. Ao mesmo tempo, muitos são os desafios, as limitações e fragilidades deste exercício. Os resultados apresentam ações e posicionamentos do CCEA, inovadores na temática, que concretizam o exercício do controle social neste árduo e significativo processo. Estes resultados compõem a sistematização de algumas experiências de aprendizagens e inovação do CCEA como: a criação do Grupo de Trabalho, GT Controle Social; criação do Conselho Jovem; e o CCEA enquanto integrante da Rede IVG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]. "Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/110721.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-12-18Bitstream added on 2014-11-10T11:57:24Z : No. of bitstreams: 1 000794513.pdf: 750726 bytes, checksum: 03f61e5f38fcfe6a1eb1576294f94413 (MD5)<br>A pesquisa realizada investigou as relações de poder e interação em sala de aula do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem analisando a transição da chamada sociedade disciplinar para a sociedade de controle, com estratégias metodológicas da pesquisa etnográfica em vista de considerar as teorias e as práticas pedagógicas colocadas em ação hoje e seus efeitos de produção de subjetividade. Enfocando a questão dos dispositivos disciplinares em sala de aula e a aprendizagem como diferenciação de si. Com vista a estes objetivos foram realizadas observações de 20 professores, em horário de ATPC e 80 alunos, em suas respectivas classes, em uma escola estadual de Ensino Médio na zona oeste da cidade de Franca. Foram também analisados documentos da escola, além da observação de outros profissionais que compõem o contexto educacional. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e, posteriormente, interpretados segundo as concepções de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. As análises demonstraram que o lugar professor/aluno é bem delimitado dentro da chamada sociedade disciplinar e de controle, e que as linhas de interações duras, rígidas e de fuga são mistas e compõe o quadro institucional vigente. Portanto, a instituição escolar é tão rígida quanto necessário para difundir a sociedade disciplinar e a sociedade de controle<br>The research investigated the relationships of power and interaction in the classroom of high school and its implications for learning room analyzing transition called disciplinary society to the society of control, with methodological strategies of ethnographic research in order to consider the theories and pedagogical practices put into action today and its effects of production of subjectivity . Focusing on the issue of disciplinary devices in class room and learning how to differentiate themselves . With a view to these goals observations of 20 teachers were held on schedule ATPC and 80 students in their class in a state secondary school in the west of the city of Franca . Were also analyzed school documents , and observation of other professionals that make up the educational context . The data were subjected to content analysis and subsequently interpreted according to the concepts of Michel Foucault , Gilles Deleuze and Félix Guattari . The analyzes showed that the place teacher / student is well defined within the call control and disciplinary society , and that the lines of hard, rigid interactions and leakage are mixed and composes the existing institutional framework. Therefore , the school institution is as rigid as needed to spread the disciplinary society and the society of control
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Aldovano Dantas. "Da sociedade disciplinar à sociedade de controle : interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem /." Franca, 2013. http://hdl.handle.net/11449/110721.

Full text
Abstract:
Orientador: Celia Maria David<br>Banca: Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira<br>Banca: Daniela de Figueiredo Ribeiro<br>Resumo: A pesquisa realizada investigou as relações de poder e interação em sala de aula do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem analisando a transição da chamada sociedade disciplinar para a sociedade de controle, com estratégias metodológicas da pesquisa etnográfica em vista de considerar as teorias e as práticas pedagógicas colocadas em ação hoje e seus efeitos de produção de subjetividade. Enfocando a questão dos dispositivos disciplinares em sala de aula e a aprendizagem como diferenciação de si. Com vista a estes objetivos foram realizadas observações de 20 professores, em horário de ATPC e 80 alunos, em suas respectivas classes, em uma escola estadual de Ensino Médio na zona oeste da cidade de Franca. Foram também analisados documentos da escola, além da observação de outros profissionais que compõem o contexto educacional. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e, posteriormente, interpretados segundo as concepções de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. As análises demonstraram que o lugar professor/aluno é bem delimitado dentro da chamada sociedade disciplinar e de controle, e que as linhas de interações duras, rígidas e de fuga são mistas e compõe o quadro institucional vigente. Portanto, a instituição escolar é tão rígida quanto necessário para difundir a sociedade disciplinar e a sociedade de controle<br>Abstract: The research investigated the relationships of power and interaction in the classroom of high school and its implications for learning room analyzing transition called disciplinary society to the society of control, with methodological strategies of ethnographic research in order to consider the theories and pedagogical practices put into action today and its effects of production of subjectivity . Focusing on the issue of disciplinary devices in class room and learning how to differentiate themselves . With a view to these goals observations of 20 teachers were held on schedule ATPC and 80 students in their class in a state secondary school in the west of the city of Franca . Were also analyzed school documents, and observation of other professionals that make up the educational context . The data were subjected to content analysis and subsequently interpreted according to the concepts of Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari . The analyzes showed that the place teacher / student is well defined within the call control and disciplinary society, and that the lines of hard, rigid interactions and leakage are mixed and composes the existing institutional framework. Therefore, the school institution is as rigid as needed to spread the disciplinary society and the society of control<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

RESENDE, Juliana Cherobino de. "Psicologia Organizacional e Educação Profissional: os limites da aprendizagem para a emancipação na sociedade administrada." Universidade Federal de Goiás, 2010. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1981.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 713048 bytes, checksum: 7ec41f953f621f7c5ea9b523df67d4e8 (MD5) Previous issue date: 2010-08-16<br>The changes in the world of labor are being followed by modification in the organizational psychology and professional education. In this context, the individual strives to fit the job market, projecting difficulties of resistance to the process of alienation. As the career ladder shows the workflow of the social running, contributing with the consistency of subjectivity, the purpose of this research is to debate the strain between alienation and emancipation of the pattern of professional education presented by the organizational psychology at the interface with the subjective elements presented by critical theory, which tend to prioritize the submission in detriment of the autonomy. Written by theoretical values with the aim of rearrange the tendencies of the world of labor, the current study includes the elements related to material aspects, cultural and subjectives of the organizational psychology and professional education. The bibliographic research privileges the critical theory of the Frankfurt School contribution suggesting the Horkheimer, Adorno and Marcuse with Marx, Weber and Freud; authors that debate about the domination mechanism of the capitalist system and the subjectives process of fellows inserted in this reality. Since Marx theory, one try to discuss how the material features promote the intension of alienated work. Based on Weber s theory, one try to comprehend the connection with rationality control ideology administrated with the utilitarianism intensification in the professional education and in the organizational psychology. One turn to Freud s theory to investigate the subjectives elements that immobilize the attachment rash of some individual to the capitalism inequality and the cultural industry illusion. With the science, the education, the labor and the individual are locus as much as reproduction and autonomy, this research is intended to provide elements to think about the correct confront of the transformation of objectives and subjectives condition that restrict the apprenticeship to emancipation. Is pointed out the necessity to mobilize forces from the work of organizational psychology and professional education in order to question the ideology of the administered society, whose overvaluation of the pragmatic model inhibits education dialectic against the harshness of apathy and exploration.<br>As transformações no mundo do trabalho estão sendo acompanhadas por modificações na psicologia organizacional e na educação profissional. Nesse contexto, o indivíduo se esforça para se adequar ao mercado de trabalho, projetando dificuldades de resistência ao processo de alienação. Uma vez que a formação profissional reflete a dinâmica do funcionamento social, contribuindo com a constituição da subjetividade, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a tensão entre alienação e emancipação dos modelos de educação profissional na interface com os elementos subjetivos, apresentados pela teoria crítica, que tendem a priorizar a submissão em detrimento da autonomia. De cunho teórico e com o intuito de desmistificar as tendências do mundo do trabalho, o estudo aborda os elementos relativos aos aspectos materiais, culturais e subjetivos da psicologia organizacional e da educação profissional. A pesquisa bibliográfica privilegia as contribuições da Escola de Frankfurt, propondo a interlocução de Horkheimer, Adorno e Marcuse com Marx, Weber e Freud, autores que abordam os mecanismos de dominação do sistema capitalista e os processos subjetivos do indivíduo inserido nesta realidade. A partir da teoria de Marx, busca-se discutir como os aspectos materiais promovem a intensificação do trabalho alienante. Com base na teoria de Weber, procura-se compreender a relação da ideologia de dominação da racionalidade administrada com a intensificação do utilitarismo na educação profissional e na psicologia organizacional. Recorre-se à teoria de Freud para investigar os elementos subjetivos que mobilizam a adesão irrefletida do sujeito às desigualdades do capitalismo e às ilusões da indústria cultural. Visto que a ciência, a educação, o trabalho e o sujeito são lócus tanto de reprodução quanto de autonomia, a pesquisa procura elementos de reflexão para o enfrentamento necessário à transformação das condições objetivas e subjetivas que limitam a aprendizagem para a emancipação. Ressalta-se a necessidade de mobilização de forças a partir do trabalho da psicologia organizacional e da educação no sentido de questionar a ideologia da sociedade administrada, cuja supervalorização do modelo pragmático inibe a educação dialética contra a barbárie da indiferença e da exploração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Maria Antonieta Santos. "Análise comparativa de programas da sociedade da informação no ensino." Master's thesis, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão, 2010. http://hdl.handle.net/10198/3987.

Full text
Abstract:
O estudo incide sobre a implementação de programas/projectos governamentais para a integração das TIC no ensino não superior. Trata-se de um estudo de investigação sobre os programas mais significativos que surgiram desde a década de 80 até ao presente, para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem. A evolução das TIC tem sido alucinante. As consecutivas gerações de hardware e software, cada vez mais fortes, recursos multimédia, redes locais e Internet, etc, têm vindo a impulsionar o aparecimento de novas soluções para a formação e educação, quer em ambientes presenciais, quer à distância. Nas últimas décadas o governo tem vindo a desenvolver esforços significativos no sentido de melhorar a actualização e aplicação das TIC no processo ensino-aprendizagem. A utilização das TIC tem sido fundamental no que respeita à distribuição da informação em rede, ao acesso e à partilha de todo o tipo de conhecimentos, ao intercâmbio de projectos, à capacidade de actualização instantânea e à comunicação. Tem possibilitado também o encurtamento de distâncias, o abreviar do tempo, facilitando a divulgação de ideias e a adição de perspectivas diferentes e maximizando resultados. A evolução tecnológica tem tido um grande impacto ao nível da economia e da sociedade. Também despoletou novas necessidades no que diz respeito à formação e também à forma como a aprendizagem se processa. A elevada flexibilidade, a capacidade de adaptação a novos meios e ferramentas educativas, a abertura à inovação, o anseio de se manter actualizado e atento às evoluções tecnológicas a capacidade de adaptar metodologias e práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, serão alguns dos factores facilitadores da adopção mais acelerada de todas e quaisquer tecnologias em contexto de aprendizagem. A integração das TIC no processo de ensino aprendizagem promove novas formas de aprender, de ensinar, de interagir e de pensar. As TIC constituem uma das mais importantes ferramentas não só para os professores e alunos em geral, mas também para quem abraça processos de formação contínua. Neste contexto, a presente dissertação pretende analisar os projectos implementados pelo governo com o objectivo da utilização das TIC no ensino, o seu contributo e a importância crucial que estas assumiam no processo de ensino-aprendizagem. This study is about the implementation of governmental projects/programs to integrate the Information and Communication Technologies into the non University Educational level. It is an investigation study on the most significant programs that have come to light since the 80s up to the present concerning the use of the ICTs on the teaching- learning process. The evolution of the ICTs has been hallucinating. The consecutive generations of hardware and software, more and more powerful multimedia resources, local networks, the Internet and etc. have been propulsion to the raise of new solutions demanded by teacher training and education, either in presence or distant environments. In the last decades the government has been developing significant efforts in order to improve the actualization and application of the ICTs on the teaching-learning process. The use of the ICTs has been fundamental on what the distribution of network information, the access and share of all kind of knowledge, the interchange of projects, the capacity of instantaneous actualization and communication are concerned. It also enables to shorten distances and time, facilitating the spreading of ideas, the addiction of different perspectives and maximizing results. The technological evolution has had a great impact both on the economical and social level. It has also made emerge new needs regarding teacher training as well as the way learning is processed. The high flexibility, the capacity of adaption to new means and educational tools, its openness to innovation, the desire of keeping oneself updated and attentive to technological evolutions, the skill of adapting methodologies and pedagogical practices to the students’ needs, are some of the facilitating factors of the most accelerated adoption of all and any technologies in the learning context. The integration of the ICTs on the teaching-learning process promotes new ways of learning, teaching and thinking. The ICTs are regarded as one of the most important tools not only for teachers and students in general, but also for those who are on processes of continual teacher training. On this context, the present dissertation aims to analyse the projects implemented by the government with the purpose of the use of the ICTs on teaching, the contribution and crucial importance that those assumed on the teaching-learning process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Szundy, Paula Tatianne Carréra. Linguística aplicada e sociedade: Ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Pontes, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Educar para um outro mundo possível: O Fórum Social Mundial como espaço de aprendizagem de uma nova cultura política e como processo transformador da sociedade civil planetária. Publisher Brasil, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Universidades e Investigación País Vasco (Spain). Dpto. de Educación. Comunidades de Aprendizaje en Euskadi: Una respuesta educativa en la sociedad de la información para todos y todas. Servicio Central de Publicaciones del Gobierno Vasco, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Colegio de Postgraduados (Mexico). Campus Puebla and Instituto Nacional de Desarrollo Social (Mexico), eds. Transversalidad de género en la capacitación con mujeres rurales: Aprendizajes desde la gestión de la sociedad civil. CP, Campus Puebla, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prudencio, Mochi Alemán, and Girardo Silvana, eds. Acciones y función de las organizaciones de la sociedad civil en los centros comunitarios de aprendizaje (CCA): Sus aportes para la concertación de actores y la construcción de alianzas. El Colegio Mexiquense, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinhelli, Ademir, Ademir Mendes, Joana Romanowski, and Luana Wunsch. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: desafios dos cenários de aprendizagem. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-87204-67-3.30.10.20.

Full text
Abstract:
A coletânea Educação e Tecnologias: desafios dos cenários de aprendizagem investiga a relação entre educação, tecnologias e aprendizagens em seus desafios emergentes. Diferentes grupos de autores em seus grupos de pesquisa analisam processos de ensino e aprendizagem na educação formal, não-formal, informal em discussões contemporâneas. São novos tempos com seus desafios pedagógicos e sanitários que se interpõem para reinventar a escola e o ensino, sem que se perca a dimensão da educação como partícipe da promoção da democracia, da liberdade e da justiça social para além de resultados imediatos. Os autores entendem as necessidades educacionais e as demandas sociais e tecnológicas como possibilidades às novas aprendizagens e melhoria da sociedade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seabra, Magno. DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-87204-87-1.27.11.20.

Full text
Abstract:
A obra reúne uma série de artigos construídos por pesquisadores brasileiros de diferentes regiões do País, que se debruçaram sobre estudantes com singularidades específicas, com a finalidade de promover a inclusão dessas pessoas na escola e na sociedade. Os artigos possuem embasamento teórico sobre cada tema, além de oportunizar ao leitor sugestões para melhoria da prática educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Educação (Integral) para o século XXI: cognição, aprendizagens e diversidades. Gradus Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978690.

Full text
Abstract:
Com vistas a contribuir com a construção dessa nova educação, a presente coletânea traz textos que se dedicam às questões voltadas à aprendizagem e à educação integral, na busca pela alforria cognitiva da sociedade brasileira. Sem educação pública, integral e universal, o caminho será, inexoravelmente, de trevas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bianchessi, Cleber. Nomofobia e a dependência tecnológica do estudante. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/bagai/978-65-81368-02.03.

Full text
Abstract:
Nomofobia. Um termo pouco conhecido, mesmo entre os adeptos do uso das tecnologias digitais, que cada vez mais parece tomar conta na nossa vida cotidiana. Caracterizada pelo uso exacerbado e dependendo das tecnologias digitais, não é difícil identificar atualmente pessoas com tal fobia. Eis o tamanho do desafio para pais, educadores e toda a sociedade. Por outro lado, não se pode ignorar o alerta da presente obra. Aquilo que pode ser uma grande ferramenta mediadora para o processo educacional pode transformar-se em impedimento da aprendizagem, na medida em que seu uso requer reflexão crítica e ética nas práticas sociais, incluindo as escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID-19. Gradus Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978112.

Full text
Abstract:
No contexto da pandemia causada pela COVID-19, provocando o isolamento social, toda a sociedade teve que se readaptar. Entre os setores afetados pelas mudanças provocadas pelo vírus está o educacional. A escola teve que se reinventar, fazendo a educação passar para o modelo remoto. Assim, novos cenários foram construídos para que houvesse readaptação nas dinâmicas, prevendo modelos presenciais e remotos. Diante disso, os olhares se voltaram ao ensino híbrido, que pode ser defi nido como a combinação de várias abordagens para pedagogia através da aprendizagem individualizada, colaborativa, com tutor ou através de uma abordagem tradicional em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Silva, Antonio Nunes, Deolinda Pickler Pereira, and Tânia Cristina de Souza. "TURISMO EDUCACIONAL: FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM." In Turismo, Sociedade e Ambiente. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55320041212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribas, Maria Cristina, and Victoria Wilson. "Clausura e liberdade: dialéticas da aprendizagem." In Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.519.112-133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Francine Mendes dos, and Itana Nogueira Nunes. "REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA." In Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 4. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97119040226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

OLIVEIRA, A. C. C. de, and J. R. OUVERNEY-KING. "ENSINAR E APRENDER: UMA PRÁTICA GAMIFICADA." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-oncet-3.

Full text
Abstract:
Uma aceleração no método de desenvolvimento de recursos midiáticos para o processo de ensino-aprendizagem vem crescendo e o conhecimento das tecnologias disponíveis na sociedade contemporânea é fundamental para o desenvolvimento das competências do Século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SISTI, E. R., and J. da CUNHA. "AS FORMAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA." In NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-05-14591-7.

Full text
Abstract:
Tendo em vista que uma sociedade democrática se constrói quando for considerada uma sociedade inclusiva, o presente artigo tem como objetivo apresentar as novas formas de ensino devido ao contexto atual, durante a pandemia do covid-19. O sistema educacional necessitou adequar-se às novas condições e ferramentas com criatividade e formas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, para que todos os alunos possam se desenvolver, aprender e vivenciar momentos significativos de sua infância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brocanelli, Cláudio Roberto, and Daniela Biudes dos Santos Ortega. "EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E SEXUALIDADE EM PAULO FREIRE." In Ensino e aprendizagem: perspectivas e desafios para a educação moderna. Editora In Vivo, 2021. http://dx.doi.org/10.47242/978-65-995500-0-3-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Eduardo, Carlos Renan Barboza, Caroline Almeida de Souza, Fabiano Matias de Freitas, et al. "IMPACTO DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: COVID-19." In Pandemias: Impactos na sociedade. Synapse Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.36599/editpa-2020_pan0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nora, Gabriela Almeida Marcon, Fernanda Almeida Marcon, and Rudimar Antunes da Rocha. "APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA." In Cultura e Sociedade 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4542012035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Carolina Barreiros de, and Janaína Moreira Pacheco de Souza. "AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA." In Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 2. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95719040214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Carla Maria Lopes da Silva Afonso dos, Cristina Paula da Silva Dias, Maria José Pinto da Silva Varadinov, and Joaquim Manuel Baltazar Vaz. "A FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE CONDICIONADA." In Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 4. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97119040217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Barreto, Maria dos Remédios Mendes Chaves, and Maria Eugenia. "TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSTRUTIVISMO E INTERACIONISMO." In CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110624.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista Sousa, Ana Beatriz, Ana Luiza Moura Oliveira, Janaine Borges Lustosa, et al. "Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Dificuldades de Aprendizagem no Âmbito Escolar." In CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110622.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pessoa, Nemone, Karmem Werusca Fortes Araujo, and Geraldino Sousa. "ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA." In CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110570.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rezende, Sandro M., Juanice D. B. Gonçalves, Sergio C. C. S. Pinto, and Cristina M. C. Delou. "A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura." In Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wics.2021.15968.

Full text
Abstract:
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em diversos espaços sociais, entre eles o escolar. Neste trabalho, discutimos as potencialidades de recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, realizamos uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como situações de aprendizagem envolvendo realidade aumentada na Educação Básica vêm sendo abordadas em produções científicas nos últimos dez anos. Os resultados apontam uma série de possibilidades envolvendo uso de tecnologias como smartphones, tablets e aplicativos específicos, especialmente no desenvolvimento de jogos baseados em localização e aprendizagem baseada em investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Assunção de Araújo, Hyane, and Jeiel Maira Lucena da Silva. "A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC." In CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110573.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SAMPAIO JUNIOR, KARLLOS AUGUSTO. "RELAÇÃO DO PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES DA UNIDADE ESCOLAR GOVERNADOR PEDRO FREITAS COM AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO." In CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110593.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bartholo, Viviane De Fatima, Eunice Belloti, Débora Garcia, and Gabriela Ferrari. "Objeto de aprendizagem sobre diversidade humana." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1449.

Full text
Abstract:
Atitudes preconceituosas no cotidiano tornam-se comuns na sociedade atual. Pesquisa realizada, em 2009, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que as escolas são os principais ambientes onde existem diversas formas de preconceito, dentre eles o preconceito de pessoas com deficiência, étnico-racial, orientação sexual e de gênero. O objetivo deste trabalho é desenvolver um objeto de aprendizagem voltado para os anos iniciais que corresponde à terceira infância, para auxiliar e ajudar crianças na diminuição de preconceito e na compreensão da diversidade humana. Para o desenvolvimento deste projeto, foram utilizadas as ferramentas Visual Studio e Adobe Photoshop, e uma metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem disponível na literatura. Tais etapas de análise e projeto foram desenvolvidas com sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Flôr, Daniela Eloise, Eduardo Henrique Molina da Cruz, Ayslan Trevizan Possebom, et al. "Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2021.15839.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma experiência de Educação 5.0 que engajou universidades e escolas públicas de ensino fundamental e médio em ações e reflexões sobre a disparidade de gênero e a necessidade de aumentar a presença feminina nas áreas do STEAM. Os resultados vieram do compartilhamento de conhecimentos, espaços criativos e materiais didáticos, bem como da ampliação das ações de formação técnica e diálogo com a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

OLIVEIRA, Jessica Carolina Gaspar de, Lívia Ferreira da SILVA, and Ricardo THIELMANN. "ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA SOBRE MASSIVE OPEN ONLINE COURSE COM BASE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." In Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/13531.9-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Alice T. Cybis, Luisa Eugênia dos Reis, and Adriele Marie Yamaguchi. "O Plano da Estratégia do TEAR_AD: Tecnologia no Ensino e Aprendizagem em Rede nas áreas de Arquitetura e Design." In XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 2015. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2015-100317.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Sociedade de aprendizagem"

1

Laguado Jaimes, Elveny. Estrategias de aprendizaje para historia y epistemología del cuidado de enfermería. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, 2021. http://dx.doi.org/10.16925/gcnc.16.

Full text
Abstract:
Gracias a la nota de clase, los alumnos y profesores de Enfermería disponen de un material que les permitirá desarrollar estrategias para apropiarse de los aspectos relacionados con el origen de la enfermería y su influencia en el avance del cuidado como esencia del quehacer profesional. Los hechos históricos desde una mirada crítica y reflexiva permiten valorar y reconocer en las diferentes épocas de la historia situaciones del contexto social, político y económico que contribuyeron a los cambios para el presente de la profesión y los desafíos del futuro; esto debido a que la historia, como parte inherente de una sociedad, se escribe de manera permanente por los modos cambiantes de la humanidad. Hay un presente con legados históricos que fortalecen una profesión que está evolucionando constantemente en cuanto a construcción como ciencia, con los referentes teóricos que los alumnos identifican por primera vez. Asimismo, la forma como se comprende, valora e interpreta contribuirá a que se empoderen y lideren cambios en su práctica profesional y se fortalezca la calidad del cuidado y la identidad profesional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amézquita Quintana, Constanza, Jasmín Alfonso Vargas, and Alejandro Pérez. Formando agentes de cambio para el Desarrollo Sostenible. Sistematización de la experiencia del Semillero de Investigación en Educación para la Sostenibilidad - ÚNICA Sostenible. Institucion Universitaria Colombo Americana, 2020. http://dx.doi.org/10.26817/paper.13.

Full text
Abstract:
El siguiente working paper sistematiza la experiencia del Semillero de Investigación en Educación para la Sostenibilidad - ÚNICA Sostenible, creado en 2019-II por la Dirección de Investigaciones y Sostenibilidad de la Institución Universitaria Colombo Americana – ÚNICA como uno de los resultados principales del proyecto titulado “Educando para el consumo responsable. Alternativas sostenibles frente al cambio climático”. Este proyecto buscaba generar conocimiento pertinente y aplicable, así como espacios de reflexión y acción sobre consumo responsable y alternativas sostenibles frente al cambio climático entre los miembros de la comunidad universitaria, consolidando un grupo de trabajo en torno a la educación para el desarrollo sostenible, capaz de generar información útil, veraz y aplicable que respondiera a las necesidades cotidianas de la comunidad ÚNICA en torno al tema. Con la creación del semillero también se proyectaba crear, entre los docentes en formación, multiplicadores en torno a los temas de educación para la sostenibilidad (desde la perspectiva de la UNESCO y de los Objetivos de Desarrollo Sostenible -ODS- de las Naciones Unidas) en tanto actores responsables que resuelvan desafíos, respeten la diversidad cultural y contribuyan a crear una sociedad más sostenible. En este sentido, el semillero se fundamentó en las premisas del aprendizaje experiencial y aprendizaje colaborativo, y trabajó también las habilidades del siglo XXI y de aprendizaje socio-emocional, principalmente, las relacionadas con la responsabilidad social ciudadana, el trabajo en equipo, liderazgo y la orientación hacia el futuro. Este documento aborda entonces el contexto institucional para el surgimiento del semillero, los principales referentes que guiaron sus actividades, su metodología de trabajo y sus principales resultados y aprendizajes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Morales, Olga, Benedicte De Waziers, and Adriana Salazar. ¿Cuál es el impacto de las adquisiciones en el sector de infraestructura?: Número especial de Infraestructura para el desarrollo No. 3. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003062.

Full text
Abstract:
La adecuada dotación de servicios de infraestructura en las sociedades ha probado ser un pilar fundamental para el desarrollo sostenible permitiendo aumentar la calidad de vida, reducir los niveles de pobreza, estimular el crecimiento económico y promover la inclusión social. Estos impactos positivos mantienen a la infraestructura en un lugar primordial en las agendas de la inversión pública de los países de América Latina y el Caribe (ALC). Además, su continuo desarrollo se traduce en cantidades gigantescas de inversión en la región canalizadas en su mayoría a través de contrataciones y compras públicas que se ejecutan en proyectos de infraestructura. En este sentido, las adquisiciones adquieren un enorme potencial que las convierte en una herramienta estratégica que puede ser utilizada para promover objetivos ambientales, sociales y económicos y para alcanzar el desarrollo sostenible, incluyendo el cuidado del medio ambiente, el incremento en la participación de pequeñas y medianas empresas y la inclusión de grupos en desventaja. En este reporte, primero, exploramos el impacto de las adquisiciones en el ciclo de los proyectos de infraestructura, así como, en el alcance de los objetivos de desarrollo de los países de ALC. Segundo, se describen los desafíos y las necesidades relativas a las adquisiciones en la región y en diferentes sectores de infraestructura, así como el valor de promover el aprendizaje sobre las adquisiciones a partir de las experiencias en la ejecución de los proyectos de infraestructura. Finalmente, se examinan proyectos de infraestructura financiados por el BID bajo los siguientes tres ejes de análisis: 1.Identificación de necesidades y planeación de las adquisiciones 2.Ejecución del proceso de adquisiciones 3.Supervisión de la ejecución de contratos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Desarrollo de habilidades en América Latina y el Caribe: Desafíos y estrategias. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003316.

Full text
Abstract:
Esta publicación recoge los mensajes principales del Documento Marco Sectorial de Desarrollo de Habilidades, que tiene como objetivo orientar el trabajo que realiza el Grupo BID junto con los países de América Latina y el Caribe (ALC) en este ámbito. Las habilidades se desarrollan en diferentes grados de intensidad y en diferentes lugares en cada fase del ciclo de vida. Este documento presenta cinco desafíos para el desarrollo de habilidades en cinco etapas clave de la vida: la infancia, la niñez y la preadolescencia, la adolescencia, la juventud y la edad adulta, y ofrece orientación sobre los esfuerzos del Grupo BID para ayudar a los países de ALC a promover el desarrollo de habilidades y el aprendizaje permanente como una estrategia para asegurar que los ciudadanos puedan contribuir productivamente a la sociedad, mejorar su bienestar y ser buenos ciudadanos. Propone cinco líneas de acción: (i) asegurar que las personas tengan acceso equitativo a oportunidades de aprendizaje relevantes y de alta calidad a lo largo de la vida; (ii) fortalecer los mecanismos de aseguramiento de la calidad y pertinencia; (iii) consolidar y desarrollar mejores mecanismos de financiamiento y cofinanciamiento para mejorar la eficiencia, efectividad y cobertura de las oportunidades de desarrollo de habilidades; (iv) aprovechar el uso de la tecnología para aumentar la equidad y el acceso a las oportunidades de desarrollo de habilidades y mejorar la eficiencia de los sistemas de desarrollo de habilidades; y (v) promover activamente la generación y uso de evidencia para informar las decisiones sobre el desarrollo de habilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography