To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sociedade de aprendizagem.

Journal articles on the topic 'Sociedade de aprendizagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sociedade de aprendizagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hamilton, David. "O revivescimento da aprendizagem?" Educação & Sociedade 23, no. 78 (2002): 187–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302002000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma provocação. Ele focaliza a sociedade da aprendizagem, sua substância e retórica. Os protagonistas da sociedade da aprendizagem defendem a idéia de que a escolaridade está morrendo e que a educação deveria passar por uma reengenharia. Propõe uma nova infra-estrutura em torno do conceito de aprendizagem em linha. Entretanto, essa visão da sociedade da aprendizagem padece de, pelo menos, três defeitos. Primeiro, ela pressupõe que se pode transmitir tudo o que se pode imaginar; segundo, que fazer alguma coisa funcionar é tão simples como conceber uma infra-estrutura; e, finalment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Jocilene Gadioli de, Elena Marescotti, and Maddalena Formicuzzi. "Educação permanente e certificação das aprendizagens não-formais e informais: o contexto italiano (Europa) e brasileiro." Revista Pedagógica 16, no. 33 (2015): 23. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2841.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como foco a importância da Educação Permanente através da certificação das aprendizagens não-formais e informais; é uma pesquisa italiana, sobre as práticas italianas e brasileiras, com base nas diretrizes da União Europeia para a aprendizagem permanente, na descrição de iniciativas ou programas que certificam as aprendizagens que o indivíduo pode adquirir no arco da vida. Da mesma forma foi feita a descrição do contexto brasileiro para enfatizar a implementação de ações para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade através da valorização das aprendizagens. Conclui-se es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gasque, Kelley Gonçalves Dias, and Ricardo Tescarolo. "Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética." Ciência da Informação 33, no. 3 (2004): 35–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada 'sociedade da aprendizagem'. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Maria da Conceição X. de. "Educação como aprendizagem da vida." Educar em Revista, no. 32 (2008): 43–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602008000200005.

Full text
Abstract:
Uma sociedade-mundo que oscila entre a ocidentalização do planeta e a diversidade cultural, entre progresso e miséria, e entre as "alternativas de metamorfose da sociedade ou sua catástrofe" (MORIN, 2008a, p.38) parece ter na educação uma chave importante para enfrentar o cenário de incerteza que caracteriza nosso futuro comum. Ultrapassar a fragmentação dos conhecimentos, religar saberes e transpor as deficiências da sociedade da informação configura o horizonte aberto do conhecimento complexo e de uma reforma do pensamento e da educação. "Educar para a vida" passa a ser, segundo Edgar Morin,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, José Marcos de Oliveira. "Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação." Educação & Sociedade 29, no. 105 (2008): 1023–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000400005.

Full text
Abstract:
A sociedade da informação tem colocado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem. A forma de se proceder em relação à construção do conhecimento mudou. O contato com as fontes de informações tornou-se mais dinâmico, obedecendo a uma lógica nunca vista anteriormente. O próprio saber tornou-se maleável e instável, necessitando de atualização constante. É com base no contexto dessa sociedade que se pretende refletir sobre processo de ensino-aprendizagem, introduzindo na discussão a perspectiva da bricolagem e da rizomática, que considera a construção do conhecimento diversificada, descent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baranauskas, Maria Cecília Calani, and José Armando Valente. "Edição temática sobre aprendizagem criativa." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 6, no. 2 (2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14501.

Full text
Abstract:
A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Crislane Da Silva, and Andrecksa Viana Oliveira Sampaio. "O ENSINO DE GEOGRAFIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS." Geopauta 2, no. 1 (2018): 110. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v2i1.3858.

Full text
Abstract:
A aprendizagem é um processo inerente ao aluno que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprender. Com os avanços tecnológicos, a sociedade tem passado por transformações que resultam em práticas pedagógicas e construção de novos saberes. Na escola, a Geografia traz uma leitura de mundo aos educandos privilegiando a relação sociedade e natureza. Este artigo tem por objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa nos anos iniciais a partir do ensino de Geografia e baseia-se nas ideias de Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996), dentre outros. A aprendizagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Paulo, Carlos Morais, and Luísa Miranda. "Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software." Revista Espaço Pedagógico 26, no. 2 (2019): 432–55. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729.

Full text
Abstract:
Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Assim, neste artigo, e tendo presente as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas, defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendiz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santana, Samene Batista Pereira. "Práticas andragógicas em "Sociedade dos Poetas Mortos"." Revista de Educação Popular 19, no. 2 (2020): 99–108. http://dx.doi.org/10.14393/rep-2020-50932.

Full text
Abstract:
As diversas metodologias de aprendizagem do ensino superior se destacam, nas últimas décadas, no sentido de romper as barreiras do ensino tradicional, puramente expositivo e protagonizado na pessoa do(a) professor(a). Na defesa de métodos mais ativos e transdisciplinares, o presente trabalho objetiva associar, classificar e compreender as práticas andragógicas - estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvida para adultos -, por meio da análise fílmica de Sociedade dos Poetas Mortos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Ana Lucia de Souza, and Marili Moreira da Silva Vieira. "Cultura digital e aprendizagem colaborativa:." Comunicação & Educação 25, no. 1 (2020): 200–214. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p200-214.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma experiência com estratégias de ensino para a aprendizagem colaborativa em contextos virtuais, durante o isolamento social causado pela covid-19. A disciplina é Ciência, Tecnologia e Sociedade, com 30 estudantes do primeiro semestre do curso de Letras de uma universidade privada. As atividades-síntese consistiram na construção de um mural colaborativo utilizando a ferramenta padlet sobre o tema “O que é sociedade?” e no registro individual no Diário de Aprendizagem. Adotou-se análise qualitativa, buscando apreender como a articulação entre metodologia, uso de ferrament
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rosa, Mauricio Bueno da. "A avaliação da aprendizagem no contexto da sociedade tecnológica." Humanum Sciences 1, no. 2 (2019): 7–13. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6654.2019.002.0002.

Full text
Abstract:
Com este artigo objetivamos sistematizar as contribuições da teoria concernente à avaliação escolar nas suas várias correntes e influências da tecnologia da informação, tendo em vista um aprofundamento teórico no conhecimento do tema. Com isso avançamos na compreensão de situações concretas de sala de aula, os procedimentos de avaliação, seu lugar no processo de ensino e aprendizagem, suas relações com o todo social e suas implicações sobre o rendimento escolar e formação da personalidade no contexto dos avanços tecnológicos. Esse cenário contribui para a investigação de elementos teóricos par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de, and Kelley Cristine Gonçalves Dias GASQUE. "Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea." Transinformação 29, no. 2 (2017): 163–73. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000200004.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo discute a importância dos letramentos digital e informacional na contemporaneidade, por serem considerados processos essenciais na sociedade da aprendizagem. Em tempos líquidos, nos quais se observa o enfraquecimento dos vínculos humanos, é necessário promover a ampla formação dos sujeitos para que possam construir posicionamentos críticos, conscientes e direcionados ao bem comum. Foram analisadas práticas sociais e culturais que constituem as identidades dos indivíduos, além de algumas estratégias de ação que possibilitam aprendizagens mais significativas, com base em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Assmann, Hugo. "A metamorfose do aprender na sociedade da informação." Ciência da Informação 29, no. 2 (2000): 07–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000200002.

Full text
Abstract:
A sociedade da informação precisa tornar-se uma sociedade aprendente. As novas tecnologias da informação e da comunicação assumem, cada vez mais, um papel ativo na configuração das ecologias cognitivas. Elas facilitam experiências de aprendizagem complexas e cooperativas. O hipertexto não é uma simples técnica. É uma espécie de metáfora epistemológica para a interatividade. As redes e a conectividade podem abrir nossas mentes para a sensibilidade solidária. A sociedade da informação requer um pensamento reansversal e projetos transdisciplinares de pesquisa e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Tescarolo, Ricardo, and Lauro Darós. "APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:CONEXÕES PLANETÁRIAS." Revista Diálogo Educacional 7, no. 20 (2007): 133. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i20.4237.

Full text
Abstract:
A crise pela qual passa o planeta Terra resulta de uma cosmovisão baseada no princípio antrópico que concedeu ao ser humano o domínio sobre a natureza e o poder de explorar o planeta. Nasceu então uma nova episteme, centrada no equilíbrio entre razão e emoção, fundada em dois eixos: uma ética planetária e uma espiritualidade ecológica. Cabe à escola, mediante uma aprendizagem transformadora e em colaboração estreita com as demais instâncias da sociedade, criar e alimentar essa nova consciência planetária, que deve resultar na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Angotti, José André Perez, Fábio da Purificação de Bastos, and Rejane Aurora Mion. "Educação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade." Ciência & Educação (Bauru) 7, no. 2 (2001): 183–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000200004.

Full text
Abstract:
Analisamos uma proposta processual que vem sendo construída via investigações e ações no ensino formal de Física, que busca a mutação de equipamentos tecnológicos "resolvidos" em equipamentos geradores de reflexão, indagação e conscientização. O processo é comprometido com as dimensões temáticas do ensino/aprendizagem e com a tríade ciência, tecnologia e sociedade. A estratégia utilizada pelos autores foi construir, na prática, um programa de investigação-ação. Os resultados apontam em favor do trabalho docente nessa direção progressiva, seja na descodificação dos equipamentos ou na aprendizag
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Moretti, Gaia, and Pierfranco Malizia. "Aprendizagem e virtualidade." Revista Docência do Ensino Superior 5, no. 2 (2016): 129–52. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2035.

Full text
Abstract:
Aprender, na sociedade contemporânea, representa uma prática complexa. O processo de aprendizagem encontra-se mais desenvolvido em modalidades a distância, por meio de tecnologias digitais, redes sociais, simulações e elementos de gamificação. Os mundos virtuais e de jogos são utilizados para simular situações reais dinâmicas e podem representar uma ferramenta de inovação muito útil para o desenvolvimento do ensino, da aprendizagem e da educação, na produção do conhecimento por meio da potenciação e do cultivo das comunidades de prática. Este trabalho se propõe uma reflexão sobre as potenciali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gusmão, Neusa Maria Mendes de. "Olhar viajante: antropologia, criança e aprendizagem." Pro-Posições 23, no. 2 (2012): 161–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072012000200011.

Full text
Abstract:
O presente texto procura aproximar a Antropologia do percurso e do itinerário de Mário de Andrade e suas relações com o universo infantil. Nesse intuito, assume, por princípio, que as crianças, de qualquer grupo, sociedade ou cultura, sabem de si, sabem onde estão, o que faz parte de suas vidas; conhecem seu mundo; e se confrontam com os princípios de pertença e identidade que lhes são atribuídos. Assim, no mais profundo dos cotidianos sociais de diferentes grupos, opera a percepção de mundo, que se constrói como parte de um conhecimento, por vezes naturalizado, e que exige ser desnaturalizado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Sidney Reinaldo da, and Marcos Vinicius Pansardi. "Comunitarismo, sociedade civil e a reforma da educação na era FHC (1995-2002)." ETD - Educação Temática Digital 9, no. 1 (2008): 136. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v9i1.744.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a relação entre as reformas da educação e a concepção de sociedde civil na era FHC, a partir de uma crítica ao comunitarismo. Apontamos que a concepção de formação humana pressuposta nas reformas do período em questão, voltada para a aprendizagem do trade off econômico e moral (ajudar os pobres como forma de compensar os benefícios recebidos pela sociedade, como o emprego, bolsas de estudos) coaduna-se com o neoliberalismo e com o reforço da histórica cisão “moral” da sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Giffoni, Joel de Sousa, Maria Cleide da Silva Barroso, and Caroline de Gois Sampaio. "Aprendizagem significativa no ensino de Química: uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade." Research, Society and Development 9, no. 6 (2020): e13963416. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3416.

Full text
Abstract:
No presente artigo é realizado uma revisão de literatura sobre aprendizagem significativa e sobre a abordagem CTS/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), onde os conceitos são organizados em um planejamento pedagógico que irá produzir um método de ensino. Tem como objetivo apresentar uma relação entre uma aprendizagem com estrutura cognitiva lógica, onde seja efetuado uma conscientização social utilizando a temática CTSA. A metodologia é constituída de revisão de literatura, um estudo teórico. E por fim, apresenta a validação da literatura, propondo uma aprendizagem significativa em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Closs, Lisiane Quadrado, and Claudia Simone Antonello. "Aprendizagem transformadora: a reflexão crítica na formação gerencial." Cadernos EBAPE.BR 8, no. 1 (2010): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512010000100003.

Full text
Abstract:
Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Elias, Mara. "O papel da educação em uma sociedade democrática." Revista Amor Mundi 1, no. 3 (2020): 29–34. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.17.

Full text
Abstract:
Este texto traz de forma sucinta algumas reflexões do professor Gert Biesta em sua obra “Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano”, onde aparecem conceitos como: humano; a crítica do humanismo; o que leva a pensar o mundo da diferença; da pluralidade; da confiança; da violência transcendental; das novas linguagens da educação; da aprendizagem e algumas destas linguagens da educação ligada ao neoliberalismo como do aluno/consumidor, professor/provedor, educação/mercado, mas o foco da ação humana na escola. A possibilidade de pensar a política educacional no presente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cabamba, João Isarael. "O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje." Educação Por Escrito 10, no. 2 (2020): 29762. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.29762.

Full text
Abstract:
A família é o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem, pelo facto de ser a célula básica da sociedade e o local onde o educando passa maior tempo durante todo o acto da sua formação académica e social. A família, deve ser chamada para participar de forma reciproca na construção de um novo ser para o mundo, pois que a sociedade faz-se por consensos, esta participação provocará impacto na gestão do processo de ensino e aprendizagem. O educando, é aquele que terá a missão fundamental de assumir diferentes papéis para o desenvolvimento sustentável e integral da sociedade por todas as su
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva Junior, Paulo Roberto da, and Claudia Mayorga. "EXPERIÊNCIAS DE JOVENS POBRES PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL." Psicologia & Sociedade 28, no. 2 (2016): 298–308. http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102016aop001.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo visa discutir as experiências, nos âmbitos individual/subjetivo, coletivo/social, profissional, geracional e de classe social, vivenciadas por jovens pobres que participam de programas de aprendizagem profissional. Apontamos como as hierarquias geracional e de classe social tornam estes jovens alvo de diversas ações que visam integrá-los e adaptá-los a um modelo específico de sociedade, tornando-os um campo de intervenção social, sobre o qual vários atores da sociedade atuam no sentido regular e conformar as experiências juvenis. As análises apontam como estas hierarquias co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Furtado da Costa, Nelma, Juliana Gonçalves Da Silva, and Ana Enedi Prince. "ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA." Revista Univap 22, no. 40 (2017): 726. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1497.

Full text
Abstract:
Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecim
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Trindade Pitta, Lilian. "Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem:." Revista Dissertar, no. 3 (October 1, 2002): 67–71. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed02214.

Full text
Abstract:
Avaliação demonstra-se importante como um dos fatores dos processos de aprendizagem e de ensino, que tem como função principal informar os efeitos das situações de ensino planejadas, todavia, tem problemas que estão ligados com o sistema educacional e a sociedade em geral, mas ela deve ser descoberta como uma ferramenta à disposição dos educadores de toda a sociedade. Assim, deve-se mudar a prática avaliativa em conjunto com uma mudança no processo ensino-aprendizagem, começando com a conscientização da Necessidade dessa mudança acompanhada de uma conscientização da correta utilização dos inst
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

PEREIRA, VANESSA. "PENSAMENTO E APRENDIZAGEM CRÍTICA DA GEOGRAFIA." Revista Territórios 03, no. 07 (2021): 467–77. http://dx.doi.org/10.53782/264.

Full text
Abstract:
A disciplina de Geografia passa a ser um dos pilares da educação, proporcionando estudos que nos permitam refletir e nos adaptar a um mundo transformável, mutável e dinâmico. A proposta curricular do estado de São Paulo (2009) explicita que a disciplina revê e analisa a Geografia com uma nova visão e objetivo, também voltado para uma sociedade em rápido processo de transformação e mudanças sociais, comportamentais e tecnológicas. Desta forma, a proposta de ensino procurou ir além da dicotomia sociedade-natureza, responsável por perpetuar o espaço como uma entidade cartesiana e absoluta, na qua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Monticelli, Fernanda Ferreyro. "Efeitos da ausência paterna na aprendizagem." ETD - Educação Temática Digital 10, no. 1 (2009): 87. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10i1.1017.

Full text
Abstract:
O texto parte de uma situação de ensino envolvendo gênero dos substantivos como modo de abordar outra compreensão do erro no processo de aprendizagem. Sugere como abordagem as significações imaginárias presentes na sociedade ao verificar como a resposta do aluno pode indicar para um ponto significativo na estrutura do sujeito que no caso apresentado poderia ter relação com a ausência paterna. Após, com a intenção de ampliar a discussão sobre as conseqüências da ausência do pai é apresentado uma síntese das dissertações e teses cadastradas no CAPES cuja categoria envolve paternidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Edna Lúcia da, Lígia Café, and Araci Hack Catapan. "Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação." Ciência da Informação 39, no. 3 (2010): 93–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000300008.

Full text
Abstract:
O artigo aborda os objetos de aprendizagem no contexto da sociedade da informação. Apresenta os principais conceitos descritos na literatura para este novo recurso didático. Descreve os padrões de metadados adotados na descrição de objetos de aprendizagem, focalizando objetivos e as instituições responsáveis pelo seu desenvolvimento. Aponta os repositórios mais representativos existentes em nível nacional e no exterior, destacando suas principais características. Conclui tecendo considerações acerca dos benefícios desta nova iniciativa para o acesso aos recursos educacionais, ressaltando a con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rocha, Paulo César da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva, and Aldayr de Oliveira Monteiro. "Competências digitais na perspectiva da informação, conhecimento e aprendizagem." Research, Society and Development 8, no. 8 (2019): e42881241. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1241.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo identificar as competências digitais exigidas na sociedade contemporânea, dentro da perspectiva de seu uso na educação. Pode-se afirmar que na sociedade atual, que é amparada na informação, conhecimento e aprendizagem, num cenário de constantes e complexas mudanças impulsionadas pelo avanço da tecnologia, é importante que haja indivíduos preparados para fazer parte desse processo. Nota-se, para Rocha, Jucá e Silva (2019), um esforço contínuo de inovações humanas para transmitir ideias e criações ao longo do tempo e do espaço. Para esse artigo foi realizado uma pes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Aires, Regina Wundrack do Amaral, and Patricia De Sá Freire. "DIRETRIZES PARA CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DO SETOR INDUSTRIAL DA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL." Revista Gestão em Análise 10, no. 2 (2021): 80. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p80-99.2021.

Full text
Abstract:
A Sociedade em Transformação Digital tem exigido um conjunto de novas competências dos profissionais de diversos setores, estimulando as organizações a buscarem novos meios de proporcionar a seus profissionais o desenvolvimento contínuo que, alinhado com seus objetivos organizacionais, possibilita a construção de valores distintivos em prol do desenvolvimento corporativo. Como facilitar o desenvolvimento de novas competências ao longo da vida profissional é um tema frequentemente abordado em pesquisas acadêmicas e buscado pelas organizações no mundo corporativo. Uma estratégia de gestão do des
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Morais, José. "Criar leitores para uma sociedade democrática." Signo 38 (March 18, 2013): 2. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v38i0.4539.

Full text
Abstract:
Depois de uma breve descrição das três condições ou fases da aprendizagem da leitura e da escrita num sistema alfabético, examino as consequências das desigualdades socioeconômicas e socioculturais quer sobre a entrada no processo de alfabetização e no seu decurso, quer sobre o desenvolvimento cognitivo de maneira mais geral. Como o acesso à literacia por todos ou, ao contrário, apenas por uma elite também tem consequências para o modo de governo da sociedade, na terceira e última parte deste artigo discuto o que, ao longo dos séculos, já foi democracia e o que esta deveria realmente ser, assi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Amorim, Marcel Álvaro de. "Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 28, no. 1 (2012): 171–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502012000100009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lopes, Rodrigo Smaha, Jaqueline Laís Salles, and Nelza Maura Pallu. "Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada." Tabuleiro de Letras 11, no. 2 (2018): 196. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v11i2.4123.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva discutir sobre os métodos/as abordagens de ensino em idiomas - mais especificamente em língua inglesa, em face de seu prestígio no mundo globalizado - analisando se os mesmos possibilitam uma prática pedagógica voltada ao multiletramento, contribuindo, assim, para a formação de um aluno com consciência ético-crítica e para uma prática docente mais reflexiva e participativa. Atualmente, o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira se depara com uma significativa lacuna entre os objetivos do professor para com a matéria, e as expectativas dos alunos para c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ferreira, Carlos Alberto. "FLEXIBILIDADE CURRICULAR." Revista Espaço do Currículo 13, no. 2 (2020): 316–25. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.45563.

Full text
Abstract:
A flexibilidade curricular constitui uma prática de autonomia das escolas e dos professores na gestão do currículo em função das necessidades dos alunos e do património cultural que têm que adquirir. Em Portugal, essa flexibilidade curricular foi recentemente reforçada com vista a garantir a qualidade das aprendizagens de todos os alunos e o seu sucesso escolar. Tal facto desafia os professores a mudarem a sua mentalidade e as suas práticas de ensino, pois estas têm que se estruturar por problemas relacionados com os conteúdos programáticos, ou que resultam das vivências dos alunos em sociedad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Medeiros Neto, Benedito. "OS TELEFONES CELULARES E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA SOCIEDADE DE SERVIÇOS: O DESDOBRAMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM REDE." P2P E INOVAÇÃO 3, no. 2 (2017): 96–123. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2017v3n2.p96-123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rangel, Luana de Almeida, and Ana Camila Silva. "Atividade prática para aprendizagem geográfica." Terrae Didatica 16 (April 6, 2020): e020014. http://dx.doi.org/10.20396/td.v16i0.8658877.

Full text
Abstract:
O alunado do século XXI movido pelo imediatismo de uma sociedade cada vez mais conectada, desafia as práticas docentes escolares. Incluir atividades significativas, capazes de instiga-los a aprender o conteúdo de maneira inovadora, despertando seu interesse para o novo é de grande valia para a Geografia e sua reflexão sobre a diversidade da Natureza. Alguns conceitos, como a abordagem pedológica no 6º Ano do E.F.II, podem parecer abstratos para a faixa etária em questão e, em muitos livros didáticos, esse conteúdo é abordado de maneira descritiva e conteudista. A pesquisa teve como objetivo an
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Prestes da Silveira, Dieison, and Denise Da Costa Dias Scheffer. "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS (CON)VIVÊNCIAS EM SOCIEDADE." Revista Missioneira 22, no. 2 (2020): 27–33. http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.274.

Full text
Abstract:
A formação de professores é uma temática que necessita de constantes debates e provocações dentro do campo do saber, visto que permeia o processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos para as (con)vivências em sociedade. Diante da necessidade de ampliar as discussões envolvendo a formação de professores, o presente artigo busca analisar o processo formativo de docentes, atentando para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel dos educadores para a construção de momentos críticos e reflexivos, visando o processo de emancipação social dos escolares. Em se tratando de metodologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araújo, Luís Fernando Ferreira, Claudia Bianchi Progetti, and Robson Alves dos Santos. "O processo de ensino-aprendizagem." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 3 (2021): e334992. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992.

Full text
Abstract:
A pandemia da Covid-19 causou não apenas uma crise sanitária mundial, mas impactou fortemente diversos desdobramentos na sociedade. Na educação, milhares de estudantes foram afastados da escola, e o ensino remoto foi a alternativa para continuidade dos estudos. Este trabalho visa relatar os recursos metodológicos utilizados durante o período de isolamento social no novo formato imposto de aulas remotas. Por meio das aulas online estabeleceu-se um diálogo entre discurso escolar e não escolar, descobriu-se as aulas virtuais como espaço educativo, um grande desafio para todos os envolvidos, mas p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nogaro, Arnaldo, Idanir Ecco, and Ivania Nogaro. "SONO E SEUS INTERFERENTES NA APRENDIZAGEM." Educação em Revista 19, no. 2 (2018): 95–108. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v19n2.07.p95.

Full text
Abstract:
O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em obras e autores que têm se preocupado com abordar o assunto sono e sua relação com a aprendizagem. O objetivo é demonstrar como o sono interfere ou estabelece diferentes interfaces com a aprendizagem. A intensificação de estudos sobre o tema está ancorada nas descobertas de novas tecnologias de estudo do cérebro e nos conhecimentos oriundos de diferentes áreas que se preocupam com o estilo de vida do ser humano na sociedade contemporânea. O conhecimento dos efeitos positivos do sono ou das consequências de sua ausência ou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Jocenildes Zacarias, Márcia Tereza Fonseca Almeida, José Humberto Silva, and Sidneya Magaly Gaya. "Letramento digital no contexto da educação de jovens e adultos: tecendo redes de conhecimentos para o processo ensino-aprendizagem." Perspectiva 39, no. 1 (2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e67798.

Full text
Abstract:
O presente texto, nasce de uma pesquisa realizada em um colégio da rede estadual de Salvador, no intuito de compreender as contribuições do letramento digital tem para o processo ensino-aprendizagem da EJA, tendo em vista que as tecnologias estão presentes nos espaços escolares e se constituem em importantes instrumentos de informação, de comunicação e apropriação de saberes para os estudantes que estudam nessa modalidade educacional, uma vez que os mesmos estão inseridos no contexto de uma sociedade tecnológica e, portanto, torna-se necessário pensar práticas pedagógicas que possibilitem por
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dias, Paulo Maria. "CULTURA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EM REDE." Revista e-Curriculum 18, no. 4 (2020): 1733–47. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1733-1747.

Full text
Abstract:
No presente texto desenvolvemos uma abordagem de natureza teórica e reflexiva sobre a educação a distância e em rede na sociedade digital contemporânea, tendo como referência inicial o processo de acolhimento enquanto condição para o desenvolvimento da colaboração na aprendizagem, a qual consideramos constituir a expressão central na construção do pensamento para a promoção da cultura de inovação na pedagogia e na educação a distância e em rede, em particular, na formação ao longo da vida. O nosso objeto é promover a sustentabilidade do pensamento educacional para as cenarizações do futuro. A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Miranda, Sérgio Gomes de. "Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem." Griot : Revista de Filosofia 1, no. 1 (2010): 24–38. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v1i1.462.

Full text
Abstract:
O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto histórico-cultural como u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Souza Cabello, Carlos Alberto de. "As mudanças do processo de ensino e aprendizagem perante a sociedade do conhecimento." Revista Iberoamericana de Educación 55, no. 5 (2011): 1–5. http://dx.doi.org/10.35362/rie5551558.

Full text
Abstract:
Em tudo, de qualquer situação, de qualquer leitura ou de qualquer pessoa podemos extrair algumainformação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar determinadas visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista. Um dos grandes desafios do educador é ajudar a recuperar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial. Estamos aprendendo melhor, quando viven
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nogaro, Arnaldo, Idanir Ecco, and Ivania Nogaro. "SONO E SEUS INTERFERENTES NA APRENDIZAGEM." Educação em Revista 19, no. 2 (2018): 95–108. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.07.p95.

Full text
Abstract:
O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, em obras e autores que têm se preocupado com abordar o assunto sono e sua relação com a aprendizagem. O objetivo é demonstrar como o sono interfere ou estabelece diferentes interfaces com a aprendizagem. A intensificação de estudos sobre o tema está ancorada nas descobertas de novas tecnologias de estudo do cérebro e nos conhecimentos oriundos de diferentes áreas que se preocupam com o estilo de vida do ser humano na sociedade contemporânea. O conhecimento dos efeitos positivos do sono ou das consequências de sua ausência ou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nadin, Odair Luiz, Nildicéia Aparecida Rocha, and Sandra Mari Kaneko Marques. "O Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas: o processo de internacionalização do conhecimento." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 13, no. 1 (2019): 2. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p2-8.

Full text
Abstract:
O Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas sempre cumpriram relevante papel nas sociedades. No mundo moderno, tecnológico e globalizado em que vivemos, saber diferentes línguas se tornou imprescindível tanto do ponto de vista cultural quanto com relação ao mercado de trabalho. Esse fato, atrelado ao intenso processo de internacionalização do conhecimento presente na sociedade moderna, principalmente em contextos acadêmicos, promove a necessidade de dar maior visibilidade ao ensino de línguas, à formação de professores e à produção científica decorrente desses aspectos. O princi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Trivilin Comiotto, Samanta. "O ensino híbrido nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: impactos e transformações no processo de aprendizagem." História & Ensino 26, no. 1 (2020): 244. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p244.

Full text
Abstract:
As rápidas mudanças que ocorrem na sociedade atual levam a escola a repensar suas práticas para adequar-se a modelos cognitivos que se encaixem as necessidades sociais exigidas aos sujeitos pertencentes a ela. Neste sentido, as metodologias do ensino híbrido trazem novas possibilidades para a produção do conhecimento e para a significação da aprendizagem dos educandos “nativos virtuais”. Unir o ensino de história que, possui em seu caráter primeiro, o objetivo de formar cidadãos pensantes e atuantes na sociedade com base na análise das ações humanas ao longo do tempo, a novas formas de signifi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gonçalves, Valmir, Renata Muniz da Silva, and Samantha Guimarães de Castro. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS." Revista Mythos 10, no. 2 (2019): 16–23. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.231.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a importância da aprendizagem baseada em problemas no ensino superior, considerando que o modelo tradicional de educação está esgotado e não mais atende às expectativas dos alunos e da sociedade contemporânea em função de suas mudanças no âmbito tecnológico, econômico e sociocultural. Assim, esse relato busca identificar os desafios e impactos na aplicação da metodologia ativa no ensino superior com a aplicação da Aprendizagem baseada em problemas – (Problem Based Learning - PBL), considerando a necessidade de o aluno sair do seu estado passivo, para uma participação efeti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Da Silva Costa, Roberta, Emmanuela Ferreira de Lima, and Cinthia Maria Felicio. "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:." Revista Brasileira de Educação em Geografia 10, no. 20 (2020): 580–90. http://dx.doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.995.

Full text
Abstract:

 
 
 
 A sociedade tem passado por constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas que pressupõem mudanças no modo como o conhecimento é adquirido e construído no processo educacional. Diante disso, este estudo teve por objetivo investigar como seria a participação e a aprendizagem em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual, a partir do planejamento e da realização de atividades fundamentadas na Aprendizagem baseada na Investigação, de José Moran. A partir da abordagem qualitativa, procedeu-se à elaboração e à aplica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Aragão, Rodrigo, and Iky Anne Dias. "Redes sociais na internet e aprendizagem de línguas." Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 4, no. 1 (2015): 95. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v4i1.1779.

Full text
Abstract:
ResumoA sociedade atual, onde tudo está interconectado em redes sociais na internet, demanda novas concepções de sociabilidade, de linguagem e de aprendizagem. Nesse contexto, criar condições para o ensino de inglês se constitui em um novo desafio. Nesse trabalho, investigamos como podemos nos apropriar das características das redes sociais na internet enquanto recursos para o ensino de línguas. Argumentamos que elas podem ser utilizadas como instrumento de interação que permite e provoca a aplicação da língua a contextos reais e o desenvolvimento dos multiletramentos.Palavras-chaveAprendizage
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De los Santos, Janice Valia. "Postura do Professor e a Aprendizagem: O curso de engenharia." REVISTA PLURI 1, no. 1 (2019): 233. http://dx.doi.org/10.26843/rpv112018p233-244.

Full text
Abstract:
Este artigo visa discutir alguns pontos de vista sobre o papel do professor diante das transformações da sociedade e seu papel de educador. A evolução do mundo exige nova postura dos cidadãos e cria novas expectativas para o direcionamento dos processos escolares de aprendizagem e formação. Os professores devem estar preocupados não apenas em incutir nos alunos saberes fragmentados e desarticulados da vida cotidiana de cada um, mas um conhecimento que possibilite a compreensão da sociedade atual e suas contradições, e devem ser capazes de perceber as necessidades e possibilidades de mudanças p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!