To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sociedade em nome coletivo.

Journal articles on the topic 'Sociedade em nome coletivo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sociedade em nome coletivo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Macedo, Caio Sperandeo. "DIREITOS REPUBLICANOS E CIBERTRANSPARÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO." Revista Direito & Paz 1, no. 38 (2018): 62. http://dx.doi.org/10.32713/rdp.v1i38.706.

Full text
Abstract:
analisar o princípio republicano na Constituição federal de 1988 enquanto paradigma hermenêutico para a tutela da cibertransparência na administração pública e cujo conteúdo operativo confere exercício de direitos republicanos para o cidadão colaborar ativamente com o Estado e fscalizar os atos praticados pelo Governo. Em decorrência da conquista de arcabouço infraconstitucional em consonância com a sociedade da informação e das tecnologias que lhe são ínsitas, exigir dos órgãos púlbicos que a veiculação de informações e dados de interesse particular, de interesse coletivo ou de interesse púlb
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mariano da Rosa, Luiz Carlos. "Da vontade geral como poder de fato e poder de direito: do exercício da soberania popular entre a unidade multíplice da sociedade (Unitas Ordinis) e a totalidade político-jurídica e econômico-social do estado." REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão 11, no. 1 (2019): 85–99. http://dx.doi.org/10.32760/1984-1736/redd/2019.v11i2.12049.

Full text
Abstract:
Se consiste na condição sine qua non para o exercício da soberania popular em uma construção que, em função do processo que envolve as decisões coletivas e, antes, a sua elaboração, converge para as fronteiras que encerram a Constituição e o Estado, a Vontade Geral envolve a possibilidade de articulação da totalidade dos homens enquanto indivíduos em sua concreticidade histórico-cultural e econômico-social, o que implica a universalidade concreta, que advém do conjunto de vontades e fato econômico que caracteriza a sociedade e a dinâmica das relações intersubjetivas. Dessa forma, o artigo assi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MURESSAMA VIAGEM, SALOMÃO ANTÓNIO. "SOCIEDADES EM NOME COLETIVO E POR QUOTAS UM OLHAR A RESPONSABILIDADE (I)LIMITADA." Revista de Propriedade Intelectual - Direito Constitucional e Contemporâneo 1, no. 1 (2020): 99–120. http://dx.doi.org/10.16928/2316-8080.v01n1p.099-120.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Macedo, Caio Sperandeo. "PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE CIBERCIDADANIA." Revista Direitos Humanos e Democracia 7, no. 14 (2019): 85–97. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2019.14.85-97.

Full text
Abstract:
: O conceito dinâmico do princípio democrático na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 espraia seus efeitos axiológicos para outras prescrições normativas que enaltecem a participação do cidadão na administração pública para exigir dos órgãos oficiais que a veiculação de informações e dados de interesse particular, de interesse coletivo ou de interesse público em geral sejam disponibilizados pela Internet a fim de permitir não somente acessibilidade à informação, mas, também, conhecimento funcional e controle dos atos praticados por quem exerce poderes em nome do Estado. Aler
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mariano da Rosa, Luiz Carlos. "Da Vontade Geral como Poder de Fato e Poder de Direito: do exercício da soberania popular entre a unidade multíplice da sociedade (Unitas Ordinis) e a totalidade Político-Jurídica e Econômico-Social do Estado." Cadernos de Direito 19, no. 36 (2020): 3–25. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v19n36p3-25.

Full text
Abstract:
Baseada na teoria de Rousseau, a pesquisa assinala que, consistindo na condição sine qua non para o exercício da soberania popular em uma construção que converge para as fronteiras que encerram a Constituição e o Estado, a Vontade Geral envolve a possibilidade de articulação da totalidade dos homens enquanto indivíduos em sua concreticidade histórico-cultural e econômico-social, o que implica a universalidade concreta, que advém do conjunto de vontades e fato econômico que caracteriza a sociedade e a dinâmica das relações intersubjetivas. Dessa forma, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MARQUES, GLAUCO MARCELO. "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O ACESSO A INTERNET COMO DIREITO FUNDAMENTAL." Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais 6, no. 2 (2020): 57. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0111/2020.v6i2.7155.

Full text
Abstract:
O presente artigo abordará a consonância entre a era do conhecimento com suas novas tecnologias, diante dos novos desafios dos direitos fundamentais sociais coletivos, reconhecendo o acesso à internet como um destes. Atualmente vivemos na era da comunicação, a chamada Sociedade da Informação, nascida em meados dos anos 70, na denominada Quarta Revolução Industrial, na qual o conhecimento é o centro do poder político, social e econômico. O desafio da humanidade é a sobrevivência do indivíduo, que doravante necessitará do acesso à internet em nome da inclusão digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, José Roberto Silva de, and José Raimundo de Oliveira Lima. "A Reforma agrária como elemento base para um relevante movimento territorial em Feira de Santana-Ba." Geography Department University of Sao Paulo 39 (June 26, 2020): 38–47. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v39i0.161416.

Full text
Abstract:
O presente trabalho pretende analisar a situação sócio jurídica das famílias acampadas em uma fazenda pertencente ao Estado da Bahia. A propriedade era utilizada por uma empresa pública conhecida pelo nome de Empresa Baiana de Desenvolvimento Rural – EBDA, como uma estação experimental, para desenvolvimento de assistência técnica, pesquisa e extensão agrícola. Utilizamos para observação o estudo de legislação, bem como, documentos que estão diretamente relacionados com a propriedade. Buscaremos dados na titulação da propriedade, informações na legislação urbana de Feira de Santana e, no plano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mariano da Rosa, Luiz Carlos. "PODER DE FATO E PODER DE DIREITO NO EXERCÍCIO DA SOBERANIA POPULAR: DA VONTADE GERAL COMO CONDIÇÃO PARA A INSTAURAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA." Revista Direitos Humanos e Democracia 9, no. 17 (2021): 118–38. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2021.17.9069.

Full text
Abstract:
Baseada na teoria de Rousseau, a pesquisa assinala que, consistindo na condição sine qua non para o exercício dasoberania popular em uma construção que converge para as fronteiras que encerram a Constituição e o Estado, aVontade Geral envolve a possibilidade de articulação da totalidade dos homens na condição de indivíduos em suaconcreticidade histórico-cultural e econômico-social, o que implica a universalidade concreta, que advém do conjuntode vontades e fato econômico que caracteriza a sociedade e a dinâmica das relações intersubjetivas. Dessaforma, fundamentado em uma pesquisa bibliográfic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nakata, Natasha Yukari Schiavinato, Flávia Regina Schimanski dos Santos, Tatiana De Freitas Silva, and Roberta Franciele Silva. "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INFÂNCIA: Apontamentos à luz da Teoria Crítica." Cadernos Cajuína 6, no. 4 (2021): 40. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.518.

Full text
Abstract:
<p>Considerando que atualmente o campo educacional se encontra tomado por uma fragilidade formativa, sobretudo, em relação à formação docente para a infância, este texto versa refletir sobre a formação de professores para a infância, com o intuito de encontrar resquícios de uma educação potencializadora e comprometida com a de barbárie social. As reflexões partiram das discussões relacionadas ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e da participação no GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infância e Teoria Crític
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Passos, Rosemary. "Competência em informação no plano nacional do livro e da leitura aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 125. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8336.

Full text
Abstract:
Na perspectiva de formar uma sociedade de leitura, extinguir o analfabetismo e promover a inclusão social e a inclusão informacional, o governo federal brasileiro criou em 2006 o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, para promoção e incentivo da leitura em todas as regiões do país. O Eixo 2 do PNLL tem como finalidade formar mediadores e leitores na perspectiva da competência em informação e para confirmar este propósito, desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de estabelecer fundamentação teórica tanto para a Educação quanto para a Ciência da Informação, sobre os conceitos de mediação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fialho, Lia Machado Fiuza. "Ensino em Perspectivas: a experiência de elaboração coletiva de um periódico científico." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 2 (2021): e324555. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4555.

Full text
Abstract:
Há uma quantidade considerável de periódicos científicos no Brasil, muitos são consolidados, outros foram emergindo mais recentemente, como é o caso da revista Ensino em Perspectivas. Tais periódicos são importantes veículos de difusão do conhecimento produzidos, possibilitando tornar público estudos e pesquisas que podem colaborar para o desenvolvimento da sociedade e seu melhor viver. O objetivo do artigo é lançar luz sobre a experiência colaborativa de criação do periódico Ensino em Perspectivas (EnPe), realizada em 2020, por um grupo de alunos pós-graduandos da Universidade Estadual do Cea
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fontenelle Neto, José Edilson da Cunha. "Macrocriminalidade e Criminalidade Estrutural/Cultural: uma leitura da “nova” categoria de macrocriminalidade a partir de Pierre Bourdieu." Resenha Eleitoral 23, no. 2 (2019): 121–38. http://dx.doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v23i2.33.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por esco po demonstrar, de forma breve porém séria, a macrocriminalidade enquanto fenômeno estrutural e estruturante das práticas que envolvem o exercício dos poderes na sociedade contemporânea, mormente dentro do cenário eleitoral, vislumbrando os espaços de poder constitucionalmente desenhados para servirem ao interesse público sendo utilizados para fins pessoais, violando-se, em consequ ência, os princípios reitores da administração pública, sobretudo no que tange à moralida de e à impessoalidade. Nesse sentido, foram perquiridos meios adequados ao combate das prátic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Soares, Paola Santos Lima. "O aumento da inclusão de postos e graduações militares em nomes de urna como um indicador de mudanças no imaginário social brasileiro." Revista GTLex 3, no. 1 (2020): 169–82. http://dx.doi.org/10.14393/lex5-v3n1a2017-10.

Full text
Abstract:
Neste artigo foram examinados, com base nos pressupostos teóricos da Antroponomástica e das Ciências Políticas, os nomes de urna de candidatos militares ao cargo de deputado estadual em um período de 20 anos, entre 1998 e 2018. O objetivo era verificar se a preferência pela inclusão de postos e graduações militares em nomes de urna poderia variar em conformidade com mudanças no imaginário social brasileiro. Para isso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados e verificado se há correlação entre os resultados numéricos encontrados e a vigência da “direita envergonhada”, fenômeno, em decl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amaro, Fernanda Ribeiro, and Carlos Rodrigues Brandão. "Os verbos e nomes do viajar: por uma geografia do deslocamento / The verbs and names of travelling: by a geography of displacement." Geograficidade 4, no. 2 (2014): 48. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2014.42.a12899.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda viagens, nomadismos e outros deslocamentos, enquanto ações que incitam a construção subjetiva de referenciais geográfico-afetivas, numa geografia que se expressa a partir do indivíduo enquanto escala de análise, que se soma aos estudos da Geografia Humanística e Cultural. Deslocamentos geram conhecimento sobre os espaços, transmitidos pela subjetividade também expressa em escritos de viajantes, entre verbos e nomes do viajar. O sentido da espacialidade tomada em deslocamento é dado em forma de sentimentos e percepções, que poderiam ser compostos como arte e como ciência. Ao
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mainardi, Camila. "Tupi Guarani." Revista de Antropologia da UFSCar 9, no. 2 (2017): 73–86. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v9i2.203.

Full text
Abstract:

 
 
 Em minhas anotações, a recorrência da palavra conflito e suas variações em expressões como “é muita desunião” e “não têm mais paz” são o ponto de partida deste ensaio, realiza-do entre as famílias tupi guarani da TI Piaçaguera, litoral sul de São Paulo. A cada retorno a campo contavam-me que “aconteceram muitas mudanças”, elencando, por vezes, para onde tinham ido cada parente. Tal comentário mostra meu interesse em encontrar determinadas pessoas, mas também aponta para o movimento, o incessante descompor e compor coletivos. Vale mencionar que os conflitos – que sintetizam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de, and Eloisa Pereira Barroso. "De convidado a anfitrião – a ânima local do CCBB Brasília." Revista ARA, no. 4 (March 21, 2018): 207–31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i4p207-231.

Full text
Abstract:
O turista/visitante do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) ressignifica os espaços enquanto o Centro, como anfitrião, adapta-se a essa necessidade. Este artigo repercute como a movimentação do espaço modificou o relacionamento da sociedade e do próprio mecenas, o Banco do Brasil, com o CCBB. E isso levando-se em conta o turismo e seu valor simbólico sobre um ambiente outrora inóspito e atualmente vivaz em seus lugares em constante transmutação. O texto ainda aborda o que leva uma instituição financeira a investir em um segmento que não é o seu, concentrando recursos em espaços com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ribeiro, Roseana Martins, and Maria Geni Batista de Moura. "RESUMO DE TCC: ECOVILA ARUÁS." MIX Sustentável 6, no. 3 (2020): 167–68. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n3.167-168.

Full text
Abstract:
A sociedade moderna apresenta um estilo de vida acelerado, baseado principalmente no consumo excessivo, no individualismo e na despreocupação com a “pegada ecológica”. Ou seja, não se considera a disponibilidade finita dos recursos naturais para suprirem as próprias necessidades.Dessa forma, as ecovilas surgem como modelos alternativos sustentáveis que buscam o respeito com o lugar em que estão instaladas, criando condições que permitam que as necessidades individuais e coletivas sejam supridas, sem retirar da natureza mais do que ela pode oferecer ambientalmente.Diante do exposto, o presente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Presa Martins, Thaís, and Nádia Geisa Silveira de Souza. "“Ecologia política” em tempos do novo coronavírus." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1100.

Full text
Abstract:
O novo coronavírus transformou-se em um valioso objeto de estudos. Laboratórios de pesquisas, Universidades e Companhias farmacêuticas multinacionais passaram a travar uma corrida frenética, a fim de descobrir estratégias de controle da doença causada pelo mesmo, a Corona Virus Dicease – 2019 (COVID-19). Nesse ínterim, iniciaram-se disputas acirradas para se desenvolverem pesquisas em tempo recorde e se alcançar a liderança na criação de vacinas/medicamentos capazes de combater o vírus. Em meio a isso, prestígio científico; acesso a financiamentos robustos; potencial de aquisição de equipament
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guerreiro, Antonio. "Do que é Feita uma Sociedade Regional? Lugares, Donos e Nomes no Alto Xingu." Ilha Revista de Antropologia 18, no. 2 (2016): 023. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n2p23.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n2p23O objetivo deste artigo é discutir os sentidos da categoria otomo (“donos”) na definição e nomeação de coletivos no complexo multiétnico e multilíngue do Alto Xingu. A partir de pesquisa com os Kalapalo, são apresentadas as formas como aldeias e povos são nomeados por meio da atribuição de donos a lugares, procurando refletir sobre os efeitos desses nomes na produção de coletivos em escalas diversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Nogueira, Roberto Círio. "Em nome do bem." Opiniães 1, no. 1 (2010): 69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2010.108642.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um estudo comparativo entre o episódio da guerra deflagrada pelo personagem Zé Bebelo, em Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e os atentados cometidos pelo narrador-protagonista do conto “O cobrador”, de Rubem Fonseca. Com relação ao primeiro, pretende-se demonstrar sua compreensão idealizada da modernidade, segundo a qual a redenção da condição miserável dos sertanejos só seria possível através de uma revolução que impusesse a ordem republicana no sertão. Já com a análise de “O cobrador”, tencionamos explicitar a dissimulação com a qual o narrador se descreve como qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

RBMFC, Revista Brasileira de Medicina de Família e. Comunidade. "Instrução aos autores da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 2, no. 6 (2006): 151–59. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc2(6)40.

Full text
Abstract:
A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, que tem por finalidades: sensibilizar profissionais e autoridades da área de saúde sobre a área de interesse da Medicina de Família e Comunidade; estimular e divulgar temas e pesquisas em Atenção Primária à Saúde (APS); possibilitar o intercâmbio entre academia, serviço e movimentos sociais organizados; promover a divulgação da abordagem interdisciplinar e servir como veículo de educação continuada e permanente no campo da Medicina de Família
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gomide, Márcia. "Agrotóxico: que nome dar?" Ciência & Saúde Coletiva 10, no. 4 (2005): 1047–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000400027.

Full text
Abstract:
Os trabalhadores, de um modo geral, estão sempre expostos a maiores ou menores intensidades de risco. Os agricultores, em particular, também estão expostos e de forma bastante estabelecida. Contudo, trabalhos têm mostrado que existe um código coletivo de proteção para lhes permitir dar continuidade às suas atividades, uma vez que, em sua maioria, os próprios donos do cultivo fazem parte do processo produtivo e, portanto, precisam garantir a sua safra aplicando os agrotóxicos. Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com agricultores de dois municípios do sudeste do Piauí, utilizando u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Amaral, Antonio José Mattos do, and Rogério Sato Capelari. "Da Imperiosa Necessidade de Alteração do Art. 58 da lei 6.015/1973: Um Registro Público de Respeito à Transexualidade e o Direito ao Nome Social sem a Intervenção do Poder Judiciário." Revista de Biodireito e Direito dos Animais 1, no. 1 (2015): 139. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9695/2015.v1i1.22.

Full text
Abstract:
Trata o presente estudo sobre a alteração do nome civil de origem pelo nome social dos indivíduos transexuais, sem que haja a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Para tanto, imperiosa é a alteração do art. 58 da Lei 6.015/1973 Leis dos Registros Públicos. Justifica-se a presente alteração legislativa pela admissibilidade já retratada pelo Estado na utilização do nome social pelos transexuais, para se identificarem perante as várias situações, inclusive em órgãos e atividades públicas. Retrata o breve estudo o problema da discriminação sofrida por essas pessoas em seu cotidiano, ins
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dos Santos, Cristina Normandia, and Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu. "A anáfora direta no gênero digital comentário: a variação do nome (o referente) e seus determinantes condicionados à comunidade de prática no site Facebook." A Cor das Letras 20, no. 1 (2019): 108. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4740.

Full text
Abstract:
Atualmente, o uso da língua tem se realizado em situações comunicativas cada vez mais amplas e distintas, porque as necessidades de uso da língua acompanham o intenso ritmo das demandas sociais, como é o caso das inovações tecnológicas. É elementar o crescente uso da língua em gêneros digitais como nos comentários publicados no site Facebook, o qual é constituído por comunidades práticas, conceito proposto por Coelho, Görski, Souza e May (2015), que define o locus de fenômenos linguísticos utilizados por interactantes, em perfis públicos como os jornalísticos. Isso implica, interativamente (KO
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Cláudia Aparecida dos, and Ireno Antônio Berticelli. "Borboletas em lâmpadas: o coletivo escolar e a subjetivação dos educandos." Horizontes 39, no. 1 (2021): e020071. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.796.

Full text
Abstract:
Este artigo visa problematizar os modos pelos quais as culturas contemporâneas vêm significando, por suas manifestações, a expressão da vida. Busca refletir sobre a sociedade e, por extensão, a escola e os modos de subjetivação em que se constituem os indivíduos/educandos, bem como identificar alguns dos fatores condicionantes que determinam a existência de modelos paradigmáticos dominantes em cada época. A análise transita por entre a tênue fissura que demarca a modernidade e a pós-modernidade. Assim, busca identificar seus possíveis fluxos e desdobramentos na sociedade líquida a que se repor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lefèvre, Fernando. "A saúde como fato coletivo." Saúde e Sociedade 8, no. 2 (1999): 83–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901999000200005.

Full text
Abstract:
Discute-se aqui uma das formas de manifestação da Saúde Coletiva o que é a da saúde como fato coletivo de natureza midiática. Apresenta-se a mídia como instância instituinte do fato coletivo e os desdobramentos desta instituição para o campo da saúde e da doença. Coloca-se que a saúde como uma fato verdadeiramente coletivo pressupõe uma redefinição do conteúdo da saúde em termos de Promoção de Saúde e a consideração dos atores principais do processo comunicativo em saúde, a Sociedade civil e o Estado, em uma nova perspectiva de redes complexas, em conformidade com as exigências da atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Streppel, Fernanda Fontana, and Analice De Lima Palombini. "O lado avesso da extensão: universidade e sociedade (quem é o outro da relação?). Por uma pesquisa-intensão / The reverse side of the extension: university and society (who is the other of this relationship?). For une research-intension." Revista Polis e Psique 5, no. 2 (2015): 150. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.53947.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir a articulação entre universidade e sociedade, levando a problemática da alteridade ao centro da análise. Parte da experiência do Coletivo de Rádio Potência Mental, como campo de pesquisa, extensão e estágio vinculados ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para debater algumas de suas funções na construção do conhecimento, na contribuição à sociedade e na formação profissional em saúde mental, especialmente do psicólogo. Procura pensar o lugar de alteridade ocupado pelo Coletivo na relação universidade-sociedade, terminando por at
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Madeirista, Coletivo. "[r]Existo! Coletivo Madeirista." REVISTA POIÉSIS 22, no. 37 (2021): 165–76. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47268.

Full text
Abstract:
[r]Existo! é fruto de um trabalho fotográfico do Coletivo Madeirista durante a enchente do Rio Madeira em 2014, a maior de todas nos cem últimos anos, no qual são registrados o avanço das águas e depois a retomada, por parte da população, de suas próprias casas. No ano de 2015, as imagens da cheia retornaram, não com a mesma intensidade, mas trazendo a mesma problemática. Daí a importância desse [r]Existo! O Coletivo Madeirista, grupo de artistas e pensadores que se reúne desde 2001 para produzir e discutir arte contemporânea, literatura e poesia, está sediado em Porto Velho. Suas publicações,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Meira, Fabio Bittencourt. "O Gestor Coletivo: psicodinâmica grupal em empresas assumidas por trabalhadores." Organizações & Sociedade 21, no. 70 (2014): 425–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302014000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo sumariza os resultados de uma pesquisa sobre o processo de organização das Empresas Assumidas por Trabalhadores (EAT) - empresas convencionais em processo falimentar que acabam administradas por ex-trabalhadores. A questão central é de que maneira o grupo de trabalhadores recria os vínculos, interações sociais e práticas administrativas herdadas? A resposta fundamenta-se na psicossociologia dos grupos e propõe um construto teórico designado gestor coletivo: nome dado ao conjunto de mecanismos operantes na elaboração subjetiva do grupo humano ao longo do processo de auto-organização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lopes, Evandro Luiz, and José Mauro Costa Hernandez. "Percepção da estratégia de extensão de marca em estabelecimentos comerciais: qual o melhor nome para uma loja?" Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (2013): 108. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013108-133.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste estudo é verificar qual o efeito que diferentes estratégias de atribuição de um nome de marca (carregado de significado ou inventado) exercem sobre extensões de marcas varejistas mais e menos similares. Esta pesquisa se justifica tanto pela ausência de estudos sobre extensão de marcas varejistas quanto pela recorrência com que essa estratégia vem acontecendo em nossa sociedade. As hipóteses formuladas foram testadas por meio de um experimento, concebido com a projeção de cenários, em desenho fatorial completo 3 (alta, média e baixa similaridade entre formato varejist
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bezerra, Diego Michel Nascimento. "A produção histórico-discursiva do nome da língua Apurinã." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 15, no. 2 (2020): 8–32. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457341607.

Full text
Abstract:
RESUMO Procuramos, neste trabalho, demonstrar o caráter material do sentido do nome da língua indígena Apurinã a partir dos traços do seu espaço de memória. Para a consecução deste gesto, observamos os pressupostos da Análise do Discurso francesa quanto à produção dos sentidos das palavras com valor lexical. Assumimos a noção de pré-construído para caracterizar esse valor diante da historicidade da palavra apurinã. O corpus constitui-se por textos que versam sobre a sociedade Apurinã que vão desde o século XIX até o século XX. Procedemos a uma leitura de formulações onde houvesse termos que se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vilaça, Helena. "Rodrigues, Donizete (org.), Em nome de Deus: a religião na sociedade contemporânea." Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 69 (October 1, 2004): 168–70. http://dx.doi.org/10.4000/rccs.1361.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lemos, Flavia Cristina Silveira, Geise do Socorro Lima Gomes, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, and Dolores Cristina Gomes Galindo. "Medicalização e normalização da sociedade." Revista Polis e Psique 10, no. 3 (2020): 77–97. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.93406.

Full text
Abstract:
Este artigo é um ensaio temático e teórico sobre as práticas de medicalização, a partir das análises de Michel Foucault sobre poderes e saberes da disciplina e da biopolítica, em um campo da bio-história e da normalização da sociedade. O texto apresenta alguns aspectos que sustentam processos de medicalização por meio da racionalidade patologizadora dos corpos e das relações sociais, culturais e subjetivas. A docilização da existência e a gerência da vida passaram a fazer parte dos cálculos no biopoder, se tornando dispositivos de governo das condutas, na sociedade contemporânea. Governar a vi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cavaliere, Ricardo. "O nome da língua no Brasil oitocentista." Linha D'Água 32, no. 1 (2019): 81–106. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i1p81-106.

Full text
Abstract:
Este trabalho dá notícia das primeiras referências que se fizeram sobre a denominação do português falado no Brasil em textos linguísticos e não linguísticos publicados no século XIX. Nesse intuito, o trabalho traça juízo sobre estudos avulsos acerca das características e origens do então denominado dialeto brasileiro, seja no âmbito dos ensaios publicados em revistas de difusão científica e cultural, seja em crônicas e artigos publicados nos periódicos jornalísticos mais relevantes, sem descurar de eventuais referências no campo da gramatização do português. Suas conclusões são de que a socie
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Próchno, Caio César Souza Camargo, and Rita Martins Godoy Rocha. "O jogo do nome nas subjetividades travestis." Psicologia & Sociedade 23, no. 2 (2011): 254–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000200006.

Full text
Abstract:
Desde o nascimento o nome representa uma das primeiras características a ser adquiridas pelo sujeito que deverá acompanhá-lo como marca distintiva na sociedade. Ao mesmo tempo, o nome, por meio da gramática substantiva do masculino ou feminino, impõe uma relação binária rígida entre os sexos marcando, além da denominação, a determinação de normas relativas à sexualidade e ao gênero. Por meio da participação em um projeto de extensão voltado para o público travesti da cidade de Uberlândia, surge o interesse em problematizar o direito personalíssimo do nome no encontro com as subjetividades trav
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gomes, Ivan Marcelo. "Obesidade como metáfora contemporânea: uma “Cruzada Saudável” em nome do consumo e do risco." Movimento (ESEFID/UFRGS) 12, no. 3 (2006): 45–71. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2909.

Full text
Abstract:
Este ensaio remete às possibilidades de interpretação da sociedade contemporânea através da metáfora da obesidade. Apresentamos esta metáfora vinculando- a com a metáfora do “vagabundo” formulada por Zygmunt Bauman. A obesidade e o obeso são analisados como um fenômeno ambivalente, mas que contribui para compreensão de determinadas formas de exclusão social presentes na atualidade. Os conceitos de sociedade de risco de Ulrich Beck e de modernidade líquida de Zygmunt Bauman serviram como alicerce teórico desta reflexão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carvalho, Alexandre Filordi de, and Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo. "Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo." ETD - Educação Temática Digital 19, no. 4 (2017): 622. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648756.

Full text
Abstract:
É preciso defender a escola. De quê? De quem? Neste texto, partiremos da noção de “dispositivo pedagógico”, elaborada pelo filósofo René Schérer, para fazer da escola o principal combatente contra a forma que ela mesma assumiu institucionalmente na modernidade, catalisada por este dispositivo. Em obra de 1974 Schérer afirmava que não basta a crítica à escola, não bastam os projetos de “desescolarizar a sociedade” (Illich), uma vez que aquilo que funciona em nosso tempo é uma intrincada “ideologia pedagógica”. Ela sim é que deve ser combatida. Após os trabalhos de Foucault que introduziram o co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bérgamo, Luciano, and Vitor Coimbra De Oliveira. "BIG DATA EM NUVEM." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no. 1 (2019): 404–11. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.59.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é apresentar um resultado conclusivo acerca do gerenciamento de banco de dados, no qual pretende ampliar o entendimento coletivo sobre as formas de administrar bancos de dados locais e em nuvem, além de dissertar sobre as novas tecnologias que irão influenciar a forma como as empresas tratam os dados armazenados em seus bancos de dados. O volume de dados armazenados no mundo digital cresce a cada ano, conforme pôde comprovar o CEO da Google em 2010, quando afirmou que a cada dois dias a sociedade mundial gerava a mesma informação que gerou desde os primórdios de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Chahaira, Bruno Valverde. "O TERCEIRO SETOR: SISTEMATIZAÇÃO NORMATIVA A PARTIR DA SOCIEDADE CIVIL." Singular Sociais e Humanidades 1, no. 2 (2019): 41–49. http://dx.doi.org/10.33911/singularsh.v1i2.57.

Full text
Abstract:
A partir da década de 90 do século XX mais se ampliou o espaço da sociedade civil, crescendo o número de entidades associações que passaram a ser conhecidas sob o nome de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou sob a denominação de Terceiro Setor. Em virtude do florescimento em alto grau e das atuações dessas entidades, o Estado pluralista, Estado de associações, Estado de organizações, com reflexos do convívio entre o Estado e as entidades do terceiro setor incidindo sobre a tradicional dicotomia público e privado, para se cogitar não mais uma separação rígida, mas a busca de critérios de c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Nunes, Analice Assunção de Souza, and Sandra Fernandes Leite. "A fala dos excluídos em tempos líquidos." Revista Exitus 9, no. 5 (2019): 503. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1116.

Full text
Abstract:
O presente artigo foi resultado de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Unicamp e está baseado na obra de Garcia e Valla, publicado no Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES n.38, no ano de 1996, cujo conteúdo abordou subalternidade, poder e saber. Trata-se de tema recorrente na sociedade contemporânea, questão agravada nestes tempos líquidos, em que a fluidez, indefinições e volatilidade fundamentam as relações da sociedade ocidental, conforme explicita a obra de Bauman. Para a reflexão foi considerada a concepção de Paulo Freire para a e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Busquets, Monise Vieira. "Bordando a luta: O Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens e as oficinas de Arpilleras como estratégia de mobilização social." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 12, no. 23 (2020): 153–76. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.11179.

Full text
Abstract:
Esse artigo estuda o percurso de mobilização social empenhado na luta pela dignidade humana em contextos de construção de hidrelétricas no Brasil, capitaneado pelo Coletivo de Mulheres, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), através da técnica de bordado conhecida como arpillera. As arpilleras ficaram mundialmente conhecidas por denunciarem os contornos de crueldade da Ditadura Militar de Augusto Pinochet (1973-1992). No Brasil, essa técnica de bordado serve como suporte para que mulheres do Coletivo de Mulheres do MAB, bordem as violações dos direitos humanos a que estão sujeitas, o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mello, Celso Antônio Bandeira de. "Novos aspectos da função social da propriedade." RDAI | Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura 3, no. 8 (2020): 409–18. http://dx.doi.org/10.48143/rdai/08.cabm.

Full text
Abstract:
1. O direito de propriedade – ou seja, o reconhecimento que a organização da Sociedade (Estado) dispensa aos poderes de alguém sobre coisas – encarta-se, ao nosso ver, no Direito Público e não no Direito Privado.1 É evidente que tal Direito comporta relações tanto de Direito Público quanto de Direito Privado. Entretanto, o direito de propriedade, como aliás sempre sustentou o prof. Oswaldo Aranha Bandeira de Mello é, essencialmente, um direito configurado no Direito Público e – desde logo – no Direito Constitucional
 Com efeito, basta ver que dependendo do tratamento que for dispensado ao
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dionísio de Andrade, Mariana, Eduardo Régis Girão de Castro Pinto, and Beatriz Frota Moreira. "SUPERENDIVIDAMENTO: UM PROBLEMA INDIVIDUAL OU COLETIVO?" Revista Direito em Debate 29, no. 53 (2020): 55–68. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.53.55-68.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo consiste em responder o seguinte problema de pesquisa: a falta de tutela do superendividamento no ordenamento jurídico brasileiro possui consequências puramente individuais ou com abrangência social? Para responder essa pergunta o estudo parte do pressuposto que o Estado tem o dever de velar pela vida digna dos cidadãos a ele subordinados. Para isso faz-se necessário entender o conceito de superendividamento e suas consequências práticas, assim como é necessário apresentar argumentos voltados a aprovação do PL 283/2012, que traz uma maior proteção ao endividado e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Almeida, Margarida Azevedo de. "O Problema da Responsabilidade do Sócio Único Perante os Credores da Sociedade por Quotas Unipessoal." Review of Business and Legal Sciences, no. 3 (June 30, 2017): 61. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i3.776.

Full text
Abstract:
Nas páginas que se seguem iremos analisar a sociedade unipessoal, quer como instrumento utilizado com vista à limitação da responsabilidade do comerciante em nome individual, quer enquanto mecanismo de criação e de expansão de grupos de sociedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

SILVEIRA, MARCOS DELSON DA. "“MÍSTICA FEMININA”: UMA CRÍTICA DO PASSADO?" Raízes no Direito 8, no. 1 (2019): 159–69. http://dx.doi.org/10.29287/2318-2288.2019v8i1.p159-169.

Full text
Abstract:
Este artigo, fundamentado em pesquisas bibliográficas, intenciona uma sucinta reflexão sobre a ideia da “Mística feminina” de Betty Friedan focando no escopo principal do “problema sem nome”. Partindo desse pressuposto latente na obra da autora supracitada, busca-se, no resumo do primeiro capítulo, relatar a percepção de época denunciada para, em comparação, tecer alguns acontecimentos relativamente recentes ligados intrinsecamente ao imaginário de poder construído na sociedade hodierna sobre a ideia do que é uma mulher e dos seus possíveis papéis na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Archanjo Rocha, Islane, and Brunna Leles Fernandes. "A (IM)POSSIBILIDADE DO HABEAS CORPUS COLETIVO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO." Revista Vertentes do Direito 7, no. 1 (2020): 281–300. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2020.v7n1.p281-300.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objeto a análise do instituto do habeas corpus na modalidade coletiva. O estudo girou em torno da possibilidade de proteção do direito à liberdade de locomoção de forma coletiva no ordenamento jurídico brasileiro. Muito embora o habeas corpus seja previsto na Constituição Federal e regulamentado pelo Código de Processo Penal, não há previsão em sua modalidade coletiva. Tendo em vista a sociedade atual, sendo ela caracterizada como sociedade de risco o qual se faz menção no devido trabalho, as ofensas aos direitos fundamentais são cada vez mais frequentes e atingem pr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Kariri, Rafael Xucuru, and Suzane Lima Costa. "Conversações sobre povos indígenas em práxis autobiográficas." Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 4, no. 2 (2015): 85. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v4i2.1683.

Full text
Abstract:
Desde a promulgação dos seus direitos na Constituição de 1988, as assinaturas coletivas dos povos indígenas no Brasil são representativas de uma série de narrativas identitárias configuradas pelos próprios indígenas para dizerem quem são, onde e como querem viver e como desejam ser vistos e respeitados. Há, no entanto, uma lacuna significativa na abordagem dessas textualidades quando pensadas como práticas (auto) biográficas, produzidas tanto no protagonismo coletivo dos povos em suas lutas políticas, quanto na emergência autoral do sujeito histórico indígena, no campo da crítica etnográfica e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Issa, Victor Eiji, and Claudiana Cabral. "Códigos de resistência: a atuação do coletivo Minas Programam." Cadernos de Gênero e Tecnologia 12, no. 40 (2019): 62. http://dx.doi.org/10.3895/cgh.v12n40.9496.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscamos apresentar algumasreflexões resultantes da atuação do MinasProgramam. Trata se de um coletivo feminista que contesta o papel e lugar da mulher negrae periférica na produção de tecnologia digital, especificamente na programação. Inspiradospor produções teóricas feministas , do movimento negro e da antropologia, pretendemosmostrar a luta do Minas Programam para desconstruir os discursos em torno dashierarquias de gênero e raça em nossa sociedade, elementos que constituem uma grandebarreira para um acesso igual e justo aos espaços de produção de tecnologia digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Issa, Victor Eiji, and Claudiana Cabral. "Códigos de resistência: a atuação do coletivo Minas Programam." Cadernos de Gênero e Tecnologia 12, no. 40 (2019): 62. http://dx.doi.org/10.3895/cgt.v12n40.9496.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscamos apresentar algumasreflexões resultantes da atuação do MinasProgramam. Trata se de um coletivo feminista que contesta o papel e lugar da mulher negrae periférica na produção de tecnologia digital, especificamente na programação. Inspiradospor produções teóricas feministas , do movimento negro e da antropologia, pretendemosmostrar a luta do Minas Programam para desconstruir os discursos em torno dashierarquias de gênero e raça em nossa sociedade, elementos que constituem uma grandebarreira para um acesso igual e justo aos espaços de produção de tecnologia digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ceriani de Oliveira Gomes, Mike. "TODOS CONTRA TODOS: O ÓDIO NOSSO DE CADA DIA." Revista de Estudos Acadêmicos de Letras 14, no. 1 (2021): 228–32. http://dx.doi.org/10.30681/real.v14i1.4512.

Full text
Abstract:
A obra Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia, de autoria do professor e doutor em História Social (USP, 1994) Leandro Karnal (1963), tem por objeto de estudo, assim como sugere o título, as expressões de ódio multiformes no Brasil. O livro conta com análises de expressões de ódio que vão desde as mais explícitas até as que se podem compreender por “mensagem nas entrelinhas”, podendo este segundo formato ter representações em ditados populares, letras de canções, usos adverbiais e até mesmo um vocabulário frequentemente empregado no dia a dia, cuja construção histórica vem agregando cono
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!