Academic literature on the topic 'Softwares (projeto)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Softwares (projeto).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Softwares (projeto)"

1

Melo, Rafaela da Silva, and Breno Gonçalves Bragatti Neves. "Avaliação de software livre educacional: investigando o potencial de utilização do KDEDU nos anos iniciais do ensino fundamental." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 6, no. 2 (November 27, 2013): 90–105. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.90-105.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial dos softwares educacionais livres do projeto KDEdu para a utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de apresentar contribuições e sugestões para o seu aperfeiçoamento. Destaca-se as contribuições de Campos (1993) e Boff & Reategui (2005), ao considerarem que avaliar um software educativo é levantar as reais possibilidades que determinado software apresenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu na elaboração e aplicação de uma checklist baseada em critérios pedagógicos, com ênfase nas competências sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e em critérios ergonômicos baseados nas atribuições da NBR ISO/IEC 9126-1 para a avaliação da qualidade de softwares. Posteriormente, foi realizada a análise e a avaliação de quatro diferentes aplicativos desenvolvido pelo projeto KDEdu (Kanagram, Kturtle, Marble e Kbruch). A partir da avaliação dos softwares livres educacionais do projeto KDEdu, constatamos que, de um modo geral, estes apresentam propostas pedagógicas em consonância com a proposta curricular nacional, documentação consistente em língua portuguesa, são livres e necessitam de poucos recursos computacionais. Fatores que, se combinados, podem facilitar e ampliar a utilização de softwares livres educacionais nas instituições educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Ralf Luis de, Teresa Cristina Janes Carneiro, and Erica R. Freitas. "Condicionantes de sucesso em projetos de software e sua influência nos resultados." Revista Gestão & Tecnologia 18, no. 1 (April 1, 2018): 61–87. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i1.1115.

Full text
Abstract:
Projetos de software não têm atingido os índices de sucesso esperados e isso tem afetado as organizações de forma significativa. Esse trabalho analisou os fatores condicionantes de sucesso de projetos de softwares e seus impactos no sucesso do produto e no processo de desenvolvimento. Um modelo estrutural foi testado, em três cenários, por meio de uma pesquisa empírica realizada com profissionais de 77 empresas no Brasil. Os resultados sugerem que a Complexidade do Sistema, o Planejamento do Projeto e o Envolvimento da Equipe e dos Usuários influenciam o sucesso dos projetos de software. A Complexidade do Sistema é o fator com maior potencial de influência, o Planejamento do Projeto tem maior influência quando apenas o sucesso do processo de desenvolvimento é testado. Como contribuição esse estudo oferece um conjunto consolidado e parcimonioso de condicionantes do sucesso para projetos de software além de indicar os fatores que podem ter ações de acompanhamento e monitoramento priorizadas visando influenciar positivamente os resultados dos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rossi, Jandira Ferreira de Jesus, Luis Carlos Passarini, and Leandro Innocentini Lopes de Faria. "Aplicação do software Zotero para apoiar a prática de Inteligência CompetitivaThe application of Zotero software as a tool to support the practice of Competitive Intelligence." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 10, no. 1 (July 10, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1893.

Full text
Abstract:
Existem softwares que podem ser aplicados às várias fases do ciclo de Inteligência Competitiva – IC, como por exemplo, os que fazem a garimpagem de informações. Porém esses softwares são deficientes quando se trata de atividades realizadas entre as fases da coleta e análise que necessitam da leitura humana de documentos. Em geral, um software não consegue analisar dados puramente qualitativos nas fases do ciclo de IC. Por essa razão é de suma importância estudar softwares que tenham cunho colaborativo para saber até onde podem ser efetivos na prática de IC. Este artigo relata a aplicação do software Zotero por coletores e analistas de IC. Para averiguar seu apoio foi realizado um experimento simulando-o em um projeto de inteligência competitiva dividido em duas partes: sem o uso do software e com o uso do software. A simulação teve a participação de duas equipes locadas em diferentes pontos tendo a comunicação somente via web. O resultado indicou que com o uso do software foi possível comprovar que efetivamente o Zotero auxilia coletores e analistas em suas atividades.Abstract There are softwares which can be applied to various stages of the cycle of Competitive Intelligence - CI, such as, the ones which can sort the information. However, these softwares are defficient when it comes to activities to be carried out between the stages of collection and analysis which require the human reading of documents. Generally, a software cannot analize purely qualitative data in the stages of CI. Therefore, it is of paramount importance to study softwares which have a collaborative nature to know how far it can be effective in the practice of CI. This article reports the applicaiton of the software Zotero by CI collectors and analists. To assess its support, an simulating experiment was conducted in a CI project divided into two parts: one without the use of the software and the other with the use of the softwared. Two teams, located in different points and being connected only via web, participated in the simulation. The result indicated that with the use of the software it was possible to prove that Zotero effectivelly helps collectors and analysts in their activities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva, Henrique Perim Thiengo, Víctor Davi Mafra Dias, and Andréa Cristina Marques De Araújo. "Transformação digital: um estudo de caso em um salão de beleza / Digital tranformation: study case in a beauty salon." Brazilian Journal of Development 7, no. 12 (December 29, 2021): 113333–59. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n12-221.

Full text
Abstract:
Apesar do avanço da globalização, muitas empresas de pequeno porte ainda possuem certas dificuldades para adaptar-se às novas tecnologias, dessa forma, o objetivo deste artigo é fornecer metodologias para aprimorar a gestão empresarial de uma empresa de pequeno porte, por meio de um projeto de transformação digital. Para isso, foi escolhido um salão de beleza, localizado em Belém do Pará, onde foram feitos estudos nas áreas de gerência de projetos, gerência da qualidade e simulação de processos, e aplicadas ferramentas de cada uma delas. Na gerência de projetos, foram usadas ferramentas como Canvas Project, Estrutura Analítica de Projetos - para definir o escopo - e Cronograma. Para gerência da qualidade, foi elaborado indicadores com foco na satisfação do cliente no processo de atendimento. Por fim, na simulação de processos, o software ARENA foi usado para criar uma precisão do resultado das propostas apresentadas. Com isso, foi possível perceber que as ferramentas e softwares utilizados para viabilizar e gerenciar o projeto foram fundamentais para a sua execução, e o salão de beleza, o qual foi o objeto do estudo, foi beneficiado com a aplicação do sistema de gestão proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Jainy De Noronha, Sanny Aparecida Guimarães Souza, Igor Medeiros Vanderlei, Mariel José Pimentel de Andrade, and Anderson Fernandes de Alencar. "INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE GARANHUNS - PE: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 2 (August 31, 2020): 50–66. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i2.134.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados das atividades desenvolvidas até julho de 2019 no projeto de extensão “Informática, educação e acesso ao conhecimento: fomentando ensino com qualidade sociocultural e inclusão social nas escolas municipais de Garanhuns – PE”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns (PE), bem como viabilizar a continuidade dos projetos de extensão ‘Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem’ (2016), 'Informática e multimídia na educação básica: intensificando a presença de softwares livres com foco educacional no município de Garanhuns (PE)' (2017) e ‘Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital’ (2018). As atividades a serem explanadas tem enfoque no eixo formativo do projeto. No decorrer das ações desse eixo, de 2016 até atualmente, foram realizadas oficinas sobre o sistema operacional e os softwares educativos livres disponibilizados nos netbook do programa “Um Computador por Aluno” (UCA), onde professores, coordenadores, supervisores e gestores da rede municipal de ensino puderam participar. Neste ano de 2019, foi dado início às oficinas sobre o sistema operacional e os softwares educativos livres implantados nos laboratórios de informática das escolas municipais, onde foi possível concretizar as formações continuadas com foco nos desktop. No decorrer dessa ação formativa do projeto foi incentivada a elaboração de planos de aula para utilização dos softwares disponibilizados nos UCAs e desktop; e o envio dos planos para o ambiente virtual e disponibilização dos mesmos para toda a comunidade. Considerando as ações já finalizadas e as que estão em andamento, avançamos consideravelmente quanto a melhorias no âmbito da informática aplicada à educação na rede municipal de Garanhuns, continuamos em atividades neste segundo semestre para desenvolver 3 formações, dentre elas: uso do laboratório de informática, uso dos software livres disponibilizados nos UCAs, metodologias de ciências e informática e uma formação sobre pensamento computacional; publicação dos guias de uso dos softwares livres disponibilizados nos netbook do programa UCA e nos computadores de mesa (desktop) das escolas municipais, e o acompanhamento do uso dos UCAs e dos desktop.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Monteiro, Cristiano Martins, Flavianne Braga Campos de Lima, and Carlos Renato Storck. "GERADOR DE CÓDIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB A PARTIR DA MODELAGEM ENTIDADE-RELACIONAMENTO." e-xacta 9, no. 1 (June 1, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v9i1.1663.

Full text
Abstract:
<p>A geração automática de código-fonte é uma prática adotada no desenvolvimento de softwares para agilizar, facilitar e padronizar a implementação dos projetos. Embora seja uma prática comum nas fábricas de software, não se conhece uma ferramenta que permita escolher o padrão de projeto a ser usado. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um gerador de códigos para o desenvolvimento de sistemas Web a partir de uma modelagem entidade-relacionamento, uma linguagem de programação e um padrão de projeto determinados pelo usuário. Os objetivos específicos são propor uma arquitetura do sistema capaz de adequar e reaproveitar diferentes padrões de projeto, linguagens de programação e projetos cadastrados; permitir que o usuário cadastre, altere, exclua, importe e exporte um projeto; e gerar automaticamente o seu código-fonte e scripts de banco de dados. Este trabalho se justifica pela importância de reduzir erros de codificação; e evitar perca tempo ao realizar atividades rotineiras de implementação de padrões de projeto. Possibilitando assim, maior dedicação no planejamento das regras de negócios e redução de custos. A ferramenta proposta (GCER) foi desenvolvida em linguagem Java com o uso banco de dados Oracle 11g, e seguindo os padrões DAO e MVC. Os resultados foram avaliados através da geração e compilação de códigos de um projeto para cadastro de veículos. A geração com êxito evidencia a viabilidade da ferramenta proposta para a geração automática de códigos no processo de desenvolvimento de software.</p><p>Abstract</p><p>The automatic generation of source code is a practice adopted in the development of software to streamline, facilitate and standardize the implementation of projects. Although it be a common practice in software factories, it is not known a tool able to choose the design pattern to be used. The main objective of this paper is to present a code generator for the development of Web systems from an entity-relationship modeling, a programming language and a design pattern determined by the user. The specific objectives are to propose a system architecture able to suit and reuse different design patterns, programming languages and saved projects; allow the user to insert, update, delete, import and export a project; and automatically generate the source code and database scripts. This work is justified by the importance to reduce errors of coding; and to avoid waste of time in the development of Web systems performing routine tasks. Allowing, then, a greater dedication in the planning of business rules and the reduction of costs. The tool proposed (GCER) was developed in Java with the database using Oracle 11g, and following the DAO and MVC patterns. The results were evaluated by generating and compiling codes of a project for vehicle registration. The successful code generation demonstrate the feasibility of the proposed tool for the automatic generation of code in the software development process.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Pablo Marques, Thiago de Almeida Correia, Thiciane Couto, and Larissa Santana. "A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos." Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas 1, no. 3 (October 17, 2015): 43–54. http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54.

Full text
Abstract:
A implementação de softwares que atenda as expectativas dos usuários, em relação às funcionalidades desejadas, custos e prazos ainda é um processo complexo. O alto índice de falhas na construção de sistemas representa perda de qualidade e elevação de custos aos desenvolvedores, comprometendo os resultados perante o cliente-usuário. Como ferramenta para evitar esse cenário, esta investigação exploratória, utilizando a metodologia de apresentação de produto, trata sobre a implementação de um software de engenharia de requisitos, denominado SER, demonstrando as fases de construção e testes diante dos pressupostos teóricos que embasam as etapas a serem cumpridas na identificação e acompanhamento de aspectos essenciais à adequada elaboração de projetos de softwares. Confirmou-se a aplicabilidade do produto elaborado, o qual representa uma solução adequada ao atendimento das necessidades do projetista/analista de ferramentas de apoio para a etapa de projeto e levantamento de requisitos, pois cumpre os aspectos imprescindíveis recomendados pelo International Requirements Engineering Board (IREB).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Alberto Leandro, Tamiris De Abreu Momma, Celio Daroncho, and Pedro José Pérez Martínez. "ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ESTRADAS COM USO DA METODOLOGIA BIM – ESTUDO DE CASO EM SEGMENTO DA BR 030." South American Development Society Journal 8, no. 22 (May 3, 2022): 60. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p60-85.

Full text
Abstract:
O modal rodoviário é o meio de transporte de maior utilização no Brasil, portanto, necessita de investimentos em expansão e manutenção visto que participa ativamente na economia e no desenvolvimento do país. Isto requer agilidade e rapidez na execução e alteração dos projetos de estradas, sendo necessária uma alternativa para a evolução dos processos de um projeto. Neste trabalho é apresentada uma proposta de execução do projeto de uma estrada com a metodologia BIM (Building Information Modeling), utilizando-se de softwares como o AutoCad Civil 3D para a modelação e o Navisworks para a integração com o cronograma, onde será analisada a eficiência da aplicação da referida metodologia no projeto de estradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Longaray, André Andrade, Bruno Ferreira Da Silva, Paulo Roberto Munhoz, Catia Maria dos Santos Machado, and Vilmar Gonçalves Tondolo. "Uma proposição de análise do emprego de sistemas de gestão empresarial à luz da usabilidade de software." BIBLOS 32, no. 1 (November 6, 2018): 53–70. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7796.

Full text
Abstract:
Em um momento em que softwares informatizados impactam diretamente no sucesso das organizações, o presente estudo busca analisar a usabilidade dos softwares de gestão empresarial quanto aos aspectos de eficiência e eficácia da tarefa, visto que esta é uma forma de prevenção utilizada para minimizar erros no uso destes softwares. Para a realização do trabalho, os autores utilizaram a pesquisa aplicada como propósito do projeto, a fim de analisar a usabilidade de um software de uma empresa. O instrumento de pesquisa elaborado foi organizado em clusters, proporcionando uma análise mais aprofundada de cada aspecto examinado – eficiência, eficácia, satisfação do usuário e impacto do contexto de uso. Como contribuição do trabalho, tem-se o conhecimento do que precisa ser melhorado no sistema de forma que ele aprimore sua usabilidade e proporcione, de forma mais coerente, os quatro aspectos analisados pela investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Ezequias Batista, Alexandre Meira Vasconcelos, and Álvaro Guillermo Rojas Lezana. "Abordagens do PMBOK e CMMI sobre o Sucesso dos Projetos de Softwares." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (April 1, 2014): 55–70. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.161.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas aumentaram as discussões, publicações, métodos e ferramentas sobre gestão de projetos. Ao mesmo tempo, várias pesquisas buscam apontar as principais causas para fracassos em projetos, propiciando análises sobre as causas e criação de melhores práticas para auxiliar os profissionais a adquirirem maturidade e repetição de casos de sucesso. Diante da relevância do tema, este artigo descreve as principais abordagens do modelo de maturidade no desenvolvimento de software (CMMI) e a metodologia PMI para gestão de projeto (PMBOK), com o intuito de compará-los e levantar requisitos para a eficácia no gerenciamento de projetos de software. Concluiu-se que tanto o PMBOK quanto o CMMI tem um enfoque em gerenciamento de projetos, porém a estrutura de ambos é diferente e se completam. O PMBOK proporciona processos adicionais de gerenciamento de projetos para o CMMI, uma vez que apresenta o planejamento de documentos, tais como o plano de comunicações, de maneira mais detalhada. Já o CMMI proporciona uma estrutura para o gerenciamento e a melhoria de processos, para as melhores práticas de engenharia de software, para o gerenciamento de dados e para a análise de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Softwares (projeto)"

1

Tavares, Sílvia Garcia. "Simulação computacional para projeto de iluminação em arquitetura." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/8927.

Full text
Abstract:
Este trabalho estuda o uso de ferramentas de simulação computacional para projetos de iluminação em arquitetura. As diversas possibilidades de uso das ferramentas são testadas nos softwares ECOTECT v5.20 e Lumen Designer 2006, através de simulações realizadas para o edifício do Santander Cultural, em Porto Alegre (RS). O objetivo da pesquisa é auxiliar no entendimento das ferramentas de simulação computacional de iluminação pelos arquitetos e difundí-las em escritórios de arquitetura através da compreensão das facilidades e dificuldades que os arquitetos encontram no uso dessas ferramentas no dia-adia. Para tanto, a revisão de literatura baseia-se na relação entre iluminação, arquitetura e eficiência energética, fundamentos da luz, conforto visual, uso de simulação computacional em arquitetura e apresentação de softwares existentes no mercado. A metodologia desenvolve-se a partir da aplicação da simulação da luz, tendo sido simulados espaços destinados a escritórios, a fachada principal e o átrio central do edifício do Santander Cultural. Cada um dos espaços se destina a um tipo de uso e têm uma demanda diferente de iluminação, possuindo peculiaridades que permitem avaliar o comportamento da simulação computacional de iluminação em contextos diversos. Os resultados desta avaliação mostram a existência de softwares de simulação de iluminação para diferentes finalidades, e mostram ainda que cada tipo pode adaptar-se melhor a determinados casos (avaliações de quantidade de iluminação, de qualidade de iluminação, estudos acadêmicos). Apresenta-se, portanto, um grande potencial de uso das ferramentas, quando adequadas ao caso em que serão utilizadas, pois existindo uma melhor compreensão do objetivo a que se destinam, torna-se mais fácil compreender também as respostas geradas.
This work presents computer simulation use in architectural lighting projects. Simulation tools have many possibilities of use in lighting projects and in this research these possibilities are tested in ECOTECT v5.20 e Lumen Designer 2006. Some simulations were developed to the Santander Cultural building, in Porto Alegre (RS). The aim of this work is to provide computer simulation tools understanding and spread it out amongst architects, providing comprehension of its facilities and difficulties. The literature revision was based on possible existing relationship between architecture, lighting and energy efficiency, lighting fundamentals and visual comfort, computer simulation use in architecture and some softwares presentation. The methodology is based on simulation lighting tests and aplied to office spaces, façades and the atrium of Santader Cultural building. Each of these spaces have a different way of use and lighting need, permiting to evaluate the possibilities of lighting simulation in different contexts. Evaluation results show the existence of lighting simulation softwares for many purposes, and also show that each of them can better adapted to specific cases (quantitative and qualitative lighting evaluation, and academic researches). To conclude, is presented the potencial use of simulation tools when adapted to specific cases where they will be applied and whenever the objective comprehension is presented, it becomes easier to understand the answers regarding simulations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Thomaz Passos Ferraz. "A Influência da parametrização dos softwares CADD arquiteturais no processo de projetação arquietônica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6219.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.
Submitted by wesley oliveira leite (leite.wesley@yahoo.com.br) on 2009-09-25T14:38:09Z No. of bitstreams: 1 2008_ThomazPassosFerrazMoreira.pdf: 14586639 bytes, checksum: c92ddf5feb7e64e1fe20634ef989a1e2 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-12-20T14:12:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_ThomazPassosFerrazMoreira.pdf: 14586639 bytes, checksum: c92ddf5feb7e64e1fe20634ef989a1e2 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-12-20T14:12:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_ThomazPassosFerrazMoreira.pdf: 14586639 bytes, checksum: c92ddf5feb7e64e1fe20634ef989a1e2 (MD5) Previous issue date: 2008-11
Respondendo às atuais demandas do mercado e dos agentes (profissionais, clientes, empresários, etc.) da indústria da construção, diversos autores e vendedores de softwares vêm sugerindo a otimização (de tempo, custo, qualidade e integração) do atual processo de projetação arquitetônica, a partir da utilização de softwares CADD (Computer Aided Design and Drafting) Arquiteturais Paramétricos, baseados no sistema BIM – Building Information Modeling (Modelagem da Informação do Edifício). Neste contexto, ainda não estão totalmente claras as reais diferenças práticas da adoção desses softwares paramétricos em relação aos softwares não-paramétricos, utilizados tradicionalmente na projetação arquitetônica. Assim, neste estudo elaboramos a hipótese de que essas diferenças existem e são significativas. Verificamos a veracidade da mesma por comparação entre dois grupos de arquitetos, por meio da observação e registro em formulário, da execução de um experimento prático. No desenvolvimento de um projeto arquitetônico padrão, um dos grupos utilizou um software CADD não-paramétrico (AutoCAD), enquanto o outro utilizou um software CADD paramétrico (Revit). Ao todo, foram realizados trinta experimentos individuais, sendo quinze com os usuários de cada um dos softwares selecionados. Nos resultados destes experimentos sobressaíram-se principalmente três aspectos. O primeiro aspecto refere-se ao sistema de representação do edifício, que no software paramétrico baseia-se no modelo central 3D do edifício, enquanto que no software não-paramétrico baseia-se nas vistas ortogonais 2D segmentadas do edifício. O segundo aspecto referese à quantidade de informações do edifício contidas no projeto arquitetônico. No software não-paramétrico limita-se às informações gráficas da geometria do edifício, enquanto que no software paramétrico são associadas adicionalmente informações não-gráficas da execução do edifício. O terceiro aspecto refere-se à execução de alterações no projeto arquitetônico. No software paramétrico as alterações são menos trabalhosas e muito menos suscetíveis a erros, em relação ao software não-paramétrico. A partir dos resultados obtidos concluímos que existem diferenças significativas com vantagens expressivas para o processo de projetação arquitetônica, quando comparadas com os resultados da utilização de software paramétrico, porque: simplifica os procedimentos de execução de alterações nos projetos arquitetônicos; exige maiores conhecimentos técnicos dos projetistas sobre a execução da obra; e utiliza um sistema de representação projetual (modelo 3D) mais compreensível aos agentes da indústria da construção. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Answering to the current market and construction industry agents’ (professionals, clients, businessmen, etc.) demands, several authors and software salesmen have been suggesting the optimization (of time, cost, quality and integration) of the current architectural project process, from the use of Architectural Parametric CADD (Computer Aided Design and Drafting) Softwares, based on the BIM – Building Information Modeling system. In this context, the real practical differences of the adoption of these parametric softwares regarding the non-parametric softwares, traditionally used in architectural projecting, are not totally clear yet. Thus, in this study, we elaborated the hypothesis that these differences exist and that they are significant. We verified the veracity of it by comparing two groups of architects, by means of observation and registration in forms, in [of] the execution of a practical experiment. In the development of a standard architectural project, one of the groups used a non-parametric CADD software (AutoCAD), while the other group used a parametric CADD software (Revit). In the whole, thirty individual experiments were performed, consisting of fifteen with the users of each one of the selected softwares. In the results of these experiments, three aspects excelled mostly. The first aspect refers to the building representation system that, in the parametric software, is based on the 3D central model of the building, while in the non-parametric software, it is based on the 2D segmented orthogonal sights of the building. The second aspect refers to the amount of information about the building contained in the architectural project. In the nonparametric software, it is limited to the graphic information of the building geometry, while in the parametric software, non-graphic informations of the building execution are additionally associated. The third aspect refers to the execution of alterations in the architectural project. In the parametric software the alterations are less laborious and much less susceptible to mistakes, regarding the non-parametric software. From the obtained results, we concluded that there are significant differences with expressive advantages to the architectural project process, when compared to the results of the use of parametric software, because: it simplifies the execution procedures of alterations in the architectural projects; it demands from the projectors greater viii technical knowledge about the building execution; and it uses a more comprehensible projectual representation system (3D model) to the construction industry agents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Fernando Augusto Capuzzo de. "Proposta de um modelo de referência de processo para o desenvolvimento de produtos integrado com os sistemas generativos de projeto." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2201.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-25T13:28:28Z No. of bitstreams: 1 fernandoaugustocapuzzodelima.pdf: 6152432 bytes, checksum: 3675029f4950888d8c5071bd7d5d4a44 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-25T16:34:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fernandoaugustocapuzzodelima.pdf: 6152432 bytes, checksum: 3675029f4950888d8c5071bd7d5d4a44 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-25T16:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fernandoaugustocapuzzodelima.pdf: 6152432 bytes, checksum: 3675029f4950888d8c5071bd7d5d4a44 (MD5) Previous issue date: 2016-04-26
Em um cenário de constantes mudanças tecnológicas e sociais, as crescentes complexidades do projeto contemporâneo vêm aumentando significativamente. O uso de softwares com abordagens paramétricas na exploração de projetos tem facilitado a automação dos demorados processos de desenho manual e permitido a introdução de alterações em fases posteriores do projeto. A inclusão do projeto algorítmico na prática projetual leva a necessidade de repensar o processo de projeto com base em conceitos não-lineares, isso porque sua construção está vinculada a um histórico projetual explícito. O enfoque deste trabalho foi o processo de desenvolvimento de um produto (PDP). O objetivo foi propor um modelo de referência de processo, que integrado com os Sistemas Generativos de Projeto (SGP), permitiu entender a sistemática da modelagem tridimensional nos softwares Rhinoceros e Grasshopper. Para que esse objetivo fosse alcançado foi utilizada a metodologia Design Science Research, onde foram analisados dois estudos de caso e desenvolvido um estudo exploratório intitulado de “Mesa dinâmica: uma experiência de mobiliário generativo”. Essa experimentação prática nos permitiu entender o fluxo de informações de um PDP quando associado aos SGP. O ato de tornar o processo explícito pode contribuir como um método estruturado na aplicação dos princípios lógicos do projeto algorítmico, agindo como uma lista de verificação no desenvolvimento de futuros projetos e promovendo uma comunicação mais rápida e eficiente entre os vários projetistas.
The contemporary design complexities have significantly increased in a scenario of continuous technological and social changes. Using parametric approach-based softwares to explore designs helps automating time-consuming hand drawing processes and allows making changes in later stages of the design. The algorithmic design inclusion into design practices leads to the need to rethink the design process based on non-linear concepts, since its construction is linked to an explicit design history. The current study focuses on the product development process (PDP). It has the aim of proposing a process reference model that, in articulation with Generative Design Systems (GDS), allows understanding how threedimensional modeling operates in softwares such as Rhinoceros and Grasshopper. Thus, a Design Sciense Research methodology that included the analysis of two case studies as well as the development of an exploratory study entitled "Dynamic table: a generative furniture experience" was used. This practical experimentation allowed understanding the information flow of a GDS-associated PDP. Making this process explicit may work as a structured method to apply the logical principles of algorithmic design. It may also work as a checklist in the development of future designs and provide faster and more efficient communication between different designers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maciel, Marcelo Augusto Costa. "Dificuldades para a implantação de softwares integradores de projeto (BIM) por usuários da cidade de Aracaju/Sergipe." Pós-Graduação em Engenharia Civil, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5007.

Full text
Abstract:
CAD system is used in the development of a real estate projects since the 1990s. More recently, BIM has been implemented in this task. The aim of this work is to analyze what are the main difficulties to implement BIM in architecture and urban planning offices, offices that develop complementary designs and construction companies in cities of Northeast Brazil. These tools work on modeling of the building and bring a vast amount of information incorporated into the project, which helps in decision-making and minimizing wastes in real estate development. For this, the performance of architecture and urbanism offices, offices that develop complementary designs and construction companies in cities of Northeast was evaluated through structured interviews and documentary research. Interviews with companies in the Southeast, that already use the tool in order to understand the extent of the use of BIM in Brazil were also performed. It was searched the organizational structure, profile of the professionals involved, degree of implementation and the methodology used for the projects development. It´s been included the relationship with the complementary projects and actions were pursued that contribute to the waste reduction. It was found that there is strength in the adoption of BIM software, because who uses it in the projects development, presents the product to customers through CAD. It was also observed that designers, despite identifying some wastes in the development of their work, have no knowledge of lean principles, or how they could improve the development of their work. For the companies in the development and construction area, the initial research observed that, despite having knowledge of the lean construction concepts, also did not adopt the practice to develop their projects with BIM software. Since this is an extensive topic, this research it is restricted to the design and planning stages of the operations studied.It is expected that with a higher charge on the use of BIM by contractors or funding agencies, this resource will be used more often in cities of the Brazilian Northeast.
O sistema CAD é utilizado no desenvolvimento dos projetos de um empreendimento imobiliário desde a década de 1990. Mais recentemente, a tecnologia BIM vem sendo implementada nesta tarefa. O objetivo deste trabalho é analisar quais são as maiores dificuldades para se implantar a tecnologia BIM nos escritórios de arquitetura e urbanismo, nos escritórios que desenvolvem projetos complementares e nas empresas construtoras, em cidades do Nordeste do Brasil. Estas ferramentas trabalham com modelagem do edifício e trazem uma vasta quantidade de informações incorporadas ao projeto, o que auxilia no processo de decisão e na minimização das perdas no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Para isto, foi avaliada a atuação de escritórios de arquitetura e urbanismo, de escritórios de projetos complementares e empresas incorporadoras e construtoras em cidades do Nordeste, por meio de entrevistas estruturadas e pesquisa documental. Também foram realizadas entrevistas com empresas do Sudeste que já utilizam a ferramenta, a fim de se entender a extensão do uso do BIM no Brasil. Pesquisouse estrutura organizacional, perfil dos profissionais envolvidos, grau de implantação e metodologia usada para o desenvolvimento de projetos. Incluiu-se a relação com os projetos complementares e foram buscadas as ações que contribuírem para a redução de perdas. Verificou-se que existe resistência na adoção de softwares BIM, pois quem o utiliza no desenvolvimento dos projetos, apresenta o produto aos clientes por meio do CAD. Observou-se ainda que os projetistas, apesar de identificarem algumas perdas no desenvolvimento de seus trabalhos, não têm conhecimento dos princípios enxutos, nem de como eles poderiam melhorar o desenvolvimento de seus trabalhos. Quanto às empresas da área de incorporação e construção, nas pesquisas iniciais, foi observado que, apesar de terem conhecimento dos conceitos da construção enxuta, também não adotaram a prática de desenvolver seus empreendimentos com softwares BIM. Por se tratar de um tema extenso, este trabalho se restringe às fases de projeto e planejamento dos empreendimentos estudados. Espera-se que, havendo uma maior cobrança sobre o uso do BIM pelos contratantes ou órgãos financiadores, este recurso será utilizado mais frequentemente em cidades do Nordeste brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Sandro Silva [UNESP]. "Projeto e construção de um scanner tridimensional baseado no método de triangulação a laser utilizando softwares livres." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/148571.

Full text
Abstract:
Submitted by Sandro Moreira (moreira.sandro@gmail.com) on 2017-01-18T18:23:17Z No. of bitstreams: 1 SandroMoreira-DissertacaoMestradoFinal.pdf: 12934831 bytes, checksum: a63cb94b201b877dc272a7bccad284bc (MD5)
Approved for entry into archive by LUIZA DE MENEZES ROMANETTO (luizamenezes@reitoria.unesp.br) on 2017-01-23T19:48:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 moreira_ss_me_ilha.pdf: 12934831 bytes, checksum: a63cb94b201b877dc272a7bccad284bc (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-23T19:48:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 moreira_ss_me_ilha.pdf: 12934831 bytes, checksum: a63cb94b201b877dc272a7bccad284bc (MD5) Previous issue date: 2016-12-06
A modelagem tridimensional muito já contribuiu com a indústria do entretenimento e agora tem sido amplamente utilizada na manufatura e criação de novos produtos. A possibilidade de se ter um modelo de um produto a um preço menor e com uma maior rapidez tem feito essa técnica ser cada vez mais aceita em todas as áreas da engenharia. Quando já se tem um modelo real e deseja-se realizar alguma modificação, simulação ou mesmo replicar o produto, a engenharia reversa muito pode contribuir, pois permite a obtenção do modelo tridimensional a partir do objeto real. Os equipamentos de digitalização tridimensional têm um alto custo de investimento, mesmo os de baixa precisão. A comunidade de entusiastas de software e hardware livre busca também distribuir e popularizar o conhecimento compartilhando suas descobertas e contribuindo abertamente com outras iniciativas. Buscamos nesse projeto construir um scanner 3D utilizando software e hardware livre utilizando componentes de baixo custo e fácil aquisição, estabelecendo seus limites técnicos, estimulando assim a adoção de técnicas de engenharia reversa. O processo de calibragem, captura e pós tratamento da nuvem de pontos obtidas foi detalhado na construção de modelos para comparação de dimensões e levantamento de características da superfície do material.
The three-dimensional modeling has contributed much to the entertainment industry and has now been widely used in manufacturing and creating new products. The possibility of having a model of a product at a lower price and a higher speed have made this technique is increasingly accepted in all fields of engineering. When there is already a real model and you want to make any changes, simulation or even replicate the product, reverse engineering can greatly contribute, as it allows to obtain three-dimensional model from the real object. The three-dimensional scanning equipment have a high investment cost, even low accuracy. The community of enthusiasts of open source and open hardware also distribute and popularize knowledge sharing his findings and openly contribute to other initiatives. We seek in this study, build a scanner 3D using free software and hardware components using low-cost and easy acquisition, establishing its technical limits, stimulating the adoption of reverse engineering techniques. The calibration, capture and post-treatment process of the cloud of points obtained was detailed in the construction of models for comparison of dimensions and survey of surface characteristics of the material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Sandro Silva. "Projeto e construção de um scanner tridimensional baseado no método de triangulação a laser utilizando softwares livres /." Ilha Solteira, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148571.

Full text
Abstract:
Orientador: Ruis Camargo Tokimatsu
Resumo: A modelagem tridimensional muito já contribuiu com a indústria do entretenimento e agora tem sido amplamente utilizada na manufatura e criação de novos produtos. A possibilidade de se ter um modelo de um produto a um preço menor e com uma maior rapidez tem feito essa técnica ser cada vez mais aceita em todas as áreas da engenharia. Quando já se tem um modelo real e deseja-se realizar alguma modificação, simulação ou mesmo replicar o produto, a engenharia reversa muito pode contribuir, pois permite a obtenção do modelo tridimensional a partir do objeto real. Os equipamentos de digitalização tridimensional têm um alto custo de investimento, mesmo os de baixa precisão. A comunidade de entusiastas de software e hardware livre busca também distribuir e popularizar o conhecimento compartilhando suas descobertas e contribuindo abertamente com outras iniciativas. Buscamos nesse projeto construir um scanner 3D utilizando software e hardware livre utilizando componentes de baixo custo e fácil aquisição, estabelecendo seus limites técnicos, estimulando assim a adoção de técnicas de engenharia reversa. O processo de calibragem, captura e pós tratamento da nuvem de pontos obtidas foi detalhado na construção de modelos para comparação de dimensões e levantamento de características da superfície do material.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silveira, Samuel João da. "Programa para interoperabilidade entre softwares de planejamento e editoração gráfica para o desenvolvimento do planejamento 4D." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102768.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Made available in DSpace on 2013-07-16T01:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222666.pdf: 1731782 bytes, checksum: b9f57f43550780276e2004d78e2682bb (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gumiero, Paulo Sergio. "Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2033.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Sergio Gumiero.pdf: 3195215 bytes, checksum: 72208ede2f338ad5dce91dc5125f5108 (MD5) Previous issue date: 2010-02-08
This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.
O presente trabalho propõe uma análise investigativa sobre as possibilidades do trabalho com projetos utilizando o computador na prática docente. Este trabalho retrata a experiência do projeto pedagógico realizado numa escola estadual na cidade de Mauá-(SP), que teve a duração de quatro anos (2003 a 2006). O objetivo estava centrado na vivência de alunos e educadores do 2º ao 5º ano (1ª à 4ª série), no uso de novos recursos tecnológicos, dentro de uma perspectiva metodológica que favorecesse a construção do conhecimento em uma ação interdisciplinar. Por meio de três eixos de estudo tecnologias, formação docente e projetos de trabalho, permitiu uma reflexão e análise do papel da informática no cenário histórico nacional, assim como, estabelecer um questionamento do significado do computador no ambiente escolar e o papel do professor neste contexto diante de novos paradigmas educacionais. Diante dos dados coletados concluiu-se que o projeto representou mudanças no cotidiano da prática docente. O educador pode perceber as inúmeras possibilidades que o computador representa no processo de ensino aprendizagem, mas sinalizando as dificuldades tanto no aspecto pedagógico como a infra-estrutura no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando o laboratório de informática na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SILVA, Fabiana Leonel Ambrosio da. "Análise do Impacto do Gerenciamento de Riscos no Sucesso de Projetos: Um Estudo de Caso em uma Organização de Desenvolvimento de Software." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19689.

Full text
Abstract:
Submitted by Irene Nascimento (irene.kessia@ufpe.br) on 2017-07-14T18:38:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação_FabianaLeonelAmbrosioSilva.pdf: 3451937 bytes, checksum: cfeb3cbd7cc81a5e5e8b356ab0384e08 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-14T18:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação_FabianaLeonelAmbrosioSilva.pdf: 3451937 bytes, checksum: cfeb3cbd7cc81a5e5e8b356ab0384e08 (MD5) Previous issue date: 2017-02-28
A falha na condução dos projetos de software é um assunto que sempre foi uma preocupação para a engenharia de software. Muitas são as iniciativas em melhoria de processo no desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos que buscam reduzir estas falhas. Os projetos de software são complexos por natureza e estão sujeitos a uma série de incertezas. Conhecer estas variáveis pode ajudar aos gestores a tomar decisões de forma eficaz e conduzir o projeto ao sucesso. Mesmo com todas as iniciativas para que os projetos tenham sucesso, as incertezas sempre existirão. Essa constatação faz com que a área de gerência de riscos tenha uma importância significativa. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do impacto do gerenciamento dos riscos no sucesso de projetos de software. A implantação das melhorias no processo de gerenciamento de risco objetivaram também atender aos modelos de maturidade CMMI e MPS.BR. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma organização de desenvolvimento de software. Durante o estudo de caso, a criação de um repositório de riscos organizacionais foi realizada e alimentada com cinco projetos. Um dos desafios deste trabalho foi definir conceitos e medidas objetivas para avaliar os eventos associados com o gerenciamento de riscos e com o sucesso de projetos. Uma avaliação preliminar em 15 (quinze) projetos finalizados foi realizada para entender como o gerenciamento dos riscos de cada um desses projetos, impactou no seu sucesso.
The failure of conducting software projects is an issue that becomes a concern for Software Engineering. There are many initiatives to reach process improvement in software development that intend to reduce these failures. The software projects are complex by nature and are subject to a number of uncertainties. Knowing these variables can help managers take decisions to effectively lead the project to success. Even with all these initiatives for projects to succeed, uncertainties exist. This observation means risk management has significant importance. The goal of this work was to analyze the impact of risk management on the success of software projects. The implementation of improvements in the risk management process also aimed to meet the CMMI maturity models and MPS.BR. In this direction, a case study in a software development organization was conducted. During the case study, a repository with organizational risks was the created and fed with the risks from five projects. One of this work's challenges was to define concepts and accurate measures to assess the events associated with the risk management and project success. A preliminary assessment within fifteen (15) completed projects was performed in order to understand how risk management impact on their success
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braz, Miguel Joaquim Quinta. "Gestão de projetos : as práticas de uma empresa de software." Master's thesis, FEUC, 2015. http://hdl.handle.net/10316/29690.

Full text
Abstract:
Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Godinho e Benjamin Cardoso.
Os projetos são uma realidade cada vez mais em voga nas organizações atuais, tornando-se imperativo que estas pratiquem uma gestão criteriosa ao longo de todas as fases de um projeto. A Critical Software, SA identificou na gestão de projetos a metodologia chave para apoiar o desenvolvimento dos seus projetos críticos de segurança, missão e negócio. No decorrer do meu estágio na Critical Software, SA, entre o mês de fevereiro e junho de 2015, fui tendo contacto direto com várias práticas de gestão em diferentes tipos de projetos. Motivado por esta aproximação, decidi optar por este tema para o relatório, o qual resulta do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Neste relatório começo por fazer uma apresentação da Critical Software, SA e depois sucede-se a revisão da literatura sobre a gestão de projetos. Sendo este um tema bastante abrangente, decidi focar-me nos conceitos e aspetos que considero fundamentais a esta área e com os quais me fui deparando ao longo do estágio. Seguidamente, abordo as práticas que esta considera basilares para realizar com sucesso a gestão dos projetos, tendo por referência o que a literatura nos diz. Após esta experiência no contexto prático, concluo que a gestão de projetos é uma atividade crucial e deve ser encarada com extrema minúcia, tendo o gestor de projeto e o departamento afeto à gestão de projetos um papel preponderante e de extrema responsabilidade, uma vez que a sustentabilidade financeira da empresa está intimamente ligada à gestão individual de cada projeto executado na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Softwares (projeto)"

1

Stepanek, George. Software project secrets: Why software projects fail. Berkeley: Apress, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Software engineering: A practitioner's approach. 6th ed. Boston, Mass: McGraw-Hill, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pressman, Roger S. Software engineering: A practitioner's approach. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pressman, Roger S. Software engineering: A practitioner's approach. 2nd ed. New York: McGraw-Hill, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Software engineering: A practioner's approach. New York, NY: McGraw-Hill, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Software engineering: A practitioner's approach. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pressman, Roger S. Software engineering: A beginner's guide. New York: McGraw-Hill, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Software engineering: A practitioner's approach. 5th ed. Boston, Mass: McGraw Hill, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pressman, Roger S. Software Engineering: Grundkurs für Praktiker. Hamburg: McGraw-Hill, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pressman, Roger S. Software engineering: A practitioner's approach. 4th ed. New York: McGraw-Hill, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Softwares (projeto)"

1

Arya, Ali. "Software Projects." In Anyone Can Code, 543–46. First edition. | Boca Raton : CRC Press, 2020.: Chapman and Hall/CRC, 2020. http://dx.doi.org/10.1201/9780429244421-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Savolainen, Paula. "Vague Project Start Makes Project Success of Outsourced Software Development Projects Uncertain." In Product-Focused Software Process Improvement, 351–65. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-13792-1_27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ebert, Christof, and Reiner Dumke. "Project Management." In Software Measurement, 199–244. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71649-5_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Goto, Keita, Noriko Hankawa, and Hajimu Iida. "Project Replayer – An Investigation Tool to Revisit Processes of Past Projects." In Software Process Change, 72–79. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2006. http://dx.doi.org/10.1007/11754305_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dale, Tony, Neville Churcher, and Warwick Irwin. "A Framework for Linking Projects and Project Management Methods." In Product Focused Software Process Improvement, 84–97. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2005. http://dx.doi.org/10.1007/11497455_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tregubov, Alexey, Jo Ann Lane, and Barry Boehm. "Evaluation of Cross-Project Multitasking in Software Projects." In Disciplinary Convergence in Systems Engineering Research, 559–72. Cham: Springer International Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-62217-0_39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lientz, Bennet P. "Software development." In Information Technology Project Management, 295–315. London: Macmillan Education UK, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-230-34500-3_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lientz, Bennet P. "Software packages." In Information Technology Project Management, 333–53. London: Macmillan Education UK, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-230-34500-3_18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brennan, Sean. "The software." In The NHS IT Project, 133–64. London: CRC Press, 2022. http://dx.doi.org/10.1201/9781846196744-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

van der Stok, Peter, Jan Jelle Boomgaardt, Helmut Burklin, Gabriele Cecchetti, Jean-Dominique Decotignie, Hermann de Meer, Gerhard Fohler, Johan Lukkien, and Gerardo Rubino. "The FABRIC Project." In Software Architecture, 272–78. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2004. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-24769-2_24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Softwares (projeto)"

1

Santos, Alexandro Sousa dos, Matheus Neves, Yuri Rodrigues, Nisio H. de Oliveira, Daniel Kuhn, Gustavo Santos, and Rodolfo A. Silva. "Experiência do Projeto "Fábrica de Software" em um Curso de Engenharia de Software." In Escola Regional de Engenharia de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/eres.2021.18454.

Full text
Abstract:
A "Fábrica de Software" foi realizada como um projeto de ensino, com o objetivo de aproximar os objetivos formadores esperados do curso de Bacharelado em Engenharia de Software com o desenvolvimento de softwares reais, em um processo que simula uma indústria de software. O projeto teve duração de cinco meses, contou com o apoio de docentes do curso e a participação ativa de cinco discentes de diferentes períodos. O presente artigo relata o desenvolvimento desse projeto, resultados e desafios observados. Destacaram-se o contato e aprendizado com problemas reais, e a sobrecarga com atividades decorrentes do ensino remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

OLIVEIRA, Victor, Luciana JESUS, and Karla CONDE. "ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UTILIZANDO SOFTWARES BIM: USO DE FERRAMENTAS DE MODELAGEM ENERGÉTICA DO EDIFÍCIO (BEM) DA AUTODESK." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Côrtes, Fernanda Laura dos Santos, and Ana Carolina Fernandes Maciel. "Estudo de interoperabilidade entre software BIM e softwares de análise energética de edificações (BES)." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.588.

Full text
Abstract:
A utilização de softwares BIM (Building Information Model) e BES (Building Energy Simulation) facilitam as análises energéticas das edificações e tornam este processo preciso e otimizado. No entanto, para que sejam obtidos resultados consistentes, faz-se necessário garantir a interoperabilidade entre esses. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo de caso para verificar o nível de interoperabilidade de três softwares BES (eQUEST®, IES-VE® e GBS®), através da exportação de um projeto modelo desenvolvido em software BIM (Revit®). Para a avaliação do desempenho em relação a interoperabilidade entre os softwares, foram analisados cinco critérios e, com base nas análises destes e nos resultados encontrados, conclui-se que o eQUEST® apresentou as melhores condições de interoperabilidade dentre as opções analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zancaneli, Mariana Alves, Icaro Chagas, Frederico Braida, and Isabela de Mattos Ferreira. "Os softwares de realidade virtual para o projeto de arquitetura na era da quarta revolução industrial: uma análise comparativa." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.141.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o tema da Realidade Virtual (RV) como uma tecnologia para auxiliar o projeto arquitetônico no contexto da Indústria 4.0. Desta forma, discute-se a seguinte questão: quais são as características e qualidades dos principais softwares de RV voltados ao campo da Arquitetura? O objetivo principal é criar um gráfico comparativo entre quatro diferentes programas voltados para a realidade virtual em arquitetura e suas principais características de desempenho e usabilidade. Metodologicamente, este trabalho é resultado de uma revisão de literatura, seguida da análise de quatro softwares de RV destinados à arquitetura. No final, descortina-se uma visão geral da situação atual de um dos componentes importantes para os profissionais da área que desejam usar a tecnologia de RV em seus projetos e que estão verdadeiramente inseridos no contexto da Indústria 4.0. Isso abre novas oportunidades para os arquitetos adicionarem outra maneira de apresentar e comunicar seus projetos e ideias, para que possam ser cada vez mais colaborativos com os envolvidos, buscando melhores resultados e soluções de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva, Marcus Vinicius Ferreira, and Tiago Franscisconi Borges Camargo. "Sistema para Aquisição e Análise de Dados de Velocidade e Direção do Ar Utilizando Scilab e Arduino." In Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/latinoware.2019.10335.

Full text
Abstract:
Este projeto aborda o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados com foco na medição e análise de velocidade e direção do vento, utilizando modelamento em ambiente computacional de softwares livres, componentes de baixo custo e a plataforma de prototipagem Arduino para o desenvolvimento do protótipo final. O software livre utilizado para a análise de dados deste projeto foi o Scilab, software científico para computação numérica semelhante ao MATLAB, que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas. O Scilab foi então conectado à placa Arduino através de comunicação serial, visando a troca de dados adquiridos por meio de sensores implementados no protótipo físico final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Luciandro Tassio Ribeiro De. "DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE À ELABORAÇÃO DE PROJETOS - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA PRODUÇÃO DE PROJETOS EM INFORMÁTICA EDUCATIVA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/70.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia da COVID-19 acarretou inúmeros obstáculos que impediram a realização de aulas presenciais na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), exigindo alternativas urgenciais por meio da utilização de plataformas e ferramentas digitais. Objetivo: E neste sentido, este resumo objetiva relatar a experiência vivenciada perante a disciplina Produção de Projetos em Informática Educativa oferecida aos alunos de graduação em Informática Educacional na modalidade remota. Material e métodos: Cabe frisar que a disciplina foi ministrada entre outubro de 2021 à fevereiro de 2022 e as reuniões foram realizadas por meio da plataforma Google Meet e também pelo WhatsApp e Google Classroom para as comunicações. A disciplina voltou-se (conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso) para um espaço de aprofundamento das concepções teóricas e práticas que integram o processo de formação docente inicial, relacionados aos fundamentos de engenharia de software, especialmente aquelas vinculadas aos processos e ciclos de vida dos softwares e etapas vinculadas onde os objetivos convergem na análise e discussão do ciclo de vida e estágios ou etapas características de softwares estudadas em Educação e suas relações com as tecnologias educacionais, assim como na compreensão dos métodos, ferramentas e concepção de projetos de softwares educativos; na discussão para a elaboração de projetos educacionais, com base em softwares educacionais e na caracterização das etapas envolvidas em projetos de softwares educacionais, formação, gestão e avaliação de propostas educacionais envolvendo projetos educacionais. Resultados: Para a realização das atividades, a disciplina distribuiu a turma em quatro equipes possibilitando com que ambas produzissem seus respectivos softwares educativos, sendo estes: Tour Santarém por aldeias com a finalidade auxiliar visualmente em disciplinas teóricas no FBI (Formação Básica Indígena); Amazônia que objetivava despertar curiosidades dos alunos sobre a Região Amazônica; Solução e Comunicação de Sistemas de Autoria com a pretensão de complementar os conteúdos repassados em sala de aula e Modelo para edição de monografia ABNT-UFOPA com foco na produção de um modelo para a produção de monografias. Conclusão: Como considerações, a disciplina possibilitou com que os alunos colocassem em prática o ensino perpassado através das teorias acarretando desta forma em novas práticas em meio a cultura de aprendizado no ensino remoto emergencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vinícius Lima Dias, Marcus, Lorena Bosser Nepomuceno, Paulo Henrique Pereira da Silva, Thainá Suzanne Alves Souza, Vanessa Pereira Santana, Jefferson de Oliveira Barbosa, André de Oliveira Faria, et al. "Cursos Extracurriculares de softwares a alunos da Escola de Minas - UFOP e Projeto Aulões." In IV Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil. Fortaleza - CE, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/conpet-2017-60260.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Sérgio Leal, and Eduardo Toledo Santos. "CDE em Introdução do Projeto de Engenharia." In IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1931.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta alguns detalhes de um curso introdutório de BIM para alunos ingressantes nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O arranjo de projetos em grupo foi introduzido apenas em 2021; antes disso, os alunos trabalhavam apenas em projetos individuais. A disponibilidade de ambientes de colaboração online possibilitou essa transição, permitindo que a colaboração cada vez mais importante seja praticada por nossos alunos, em um ambiente BIM. Com esta mudança fez também sentido ter um BEP, e este importante tema foi introduzido no programa e elaborado e utilizado pelos alunos. Embora o número de créditos do curso seja pequeno, muitos conceitos são abordados e praticados nele. Os alunos são treinados na ferramenta de autoria BIM mais vendida no mercado, bem como em outros softwares BIM líderes para verificação e colaboração de modelos, permitindo que eles pratiquem outros usos BIM nos cursos subsequentes e estejam preparados para suas futuras atividades profissionais. Cada aluno participa em três projetos de grupo desenvolvidos ao longo do curso, assumindo um papel diferente em cada um deles. Esses projetos envolvem o projeto de edifícios residenciais e são desenvolvidos em conjunto com os exercícios da aula, com entregas sincronizadas com os tópicos ensinados em cada aula. Os projetos em grupo visam desafiar os alunos a praticar o que aprenderam em exercícios de aula em projetos maiores e mais complexos, bem como a experimentar fluxos de trabalho colaborativos. Cada projeto tem um aluno (líder) que o coordena e documenta e desenvolve seu primeiro modelo (arquitetura). Todos os alunos são os líderes de um projeto que escolhem implementar, seguindo os requisitos obrigatórios. Após a entrega do modelo de arquitetura, cada aluno atua como modelador de estrutura para um projeto de um colega (como o segundo membro do grupo) e, após a entrega do modelo estrutural, trabalha como modelador de MEP em um terceiro projeto, liderado por outro aluno . Portanto, cada grupo de projeto tem três membros, mas cada aluno trabalha individualmente em três projetos diferentes e com um total de seis colegas. Nesse cenário, os alunos podem vivenciar a coordenação de um projeto, trabalhando com modelos de referência feitos por outros e elaborando modelos de acordo com as diretrizes do BEP. O projeto arquitetônico não é criado pelos alunos que, além de serem estudantes de engenharia, também não têm o conhecimento suficiente para fazê-lo. O líder de cada projeto deve pesquisar na internet um projeto que obedeça alguns requisitos. Todos os modelos são exportados para IFC4 para entrega e compartilhamento com outros membros do projeto. Um Common Data Environment (CDE) é usado para entrega, compartilhamento, visualização e coordenação de arquivos (modelo e documento) . Os modelos estruturais limitam-se a pilares, vigas, lajes, sapatas, shafts e escadas e são propostos pelos alunos sem nenhum cálculo, pois não possuem conhecimento adequado nesta fase de seus estudos. Os modelos MEP incluem apenas sistemas de água fria e sanitários e são necessários apenas para os pisos térreos e típicos, pelo mesmo motivo. A documentação necessária inclui desenhos de projeto para arquitetura, estrutura e sistemas MEP, cronogramas de quantidade, bem como uma visualização de renderização externa e um vídeo passo a passo. Após concluir com sucesso este curso, os alunos são capazes de modelar as principais disciplinas, desenvolver habilidades de colaboração e praticá-la em ambientes online (CDE) e entender e executar processos básicos de coordenação. Ao mesmo tempo, eles entenderam os principais conceitos BIM e são capazes de reconhecer seu valor. À semelhança de muitos outros cursos em todo o mundo, devido à pandemia de covid-19, a oferta deste curso em 2020 e 2021 foi totalmente remota. Os alunos tinham a maioria dos softwares instalados em seus próprios computadores. Os computadores dos laboratórios estavam disponíveis para os alunos que não conseguiam instalar o software necessário em seus próprios dispositivos (sistema operacional incompatível e/ou especificações insuficientes) por meio de uma configuração de VPN (Virtual Private Network) e Remote Desktop Protocol (RDP). O uso do Solibri Office era apenas remoto devido a restrições de licença acadêmica. Esses arranjos funcionaram muito bem para substituir a presença física dos alunos nos laboratórios de informática e nenhum incidente significativo foi relatado. Da mesma forma, as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas ao vivo com software de webconferência. A experiência anterior dos professores com sistemas online (por exemplo, sistema de gerenciamento de aprendizado Moodle, onde todos os materiais de instrução eram disponibilizados antes mesmo das pandemias e sistemas de conferência na web) facilitou a transição para o aprendizado remoto da equipe. Na verdade, o aprendizado remoto mostrou alguns benefícios, pois as aulas gravadas permitem que os alunos visualizem e revisem as aulas em seu próprio ritmo. Esta condição também os alivia de algum stress relacionado com a necessidade de entrega de exercícios no final da aula, uma vez que o podiam fazer até ao final do dia de aula para acomodar problemas de acesso à internet que eventualmente possam ocorrer durante a aula. Os registros do histórico (data/hora/computador/nome de usuário) dos arquivos do Revit carregados mostram que os alunos fizeram os exercícios sozinhos e a qualidade geral foi boa e ainda melhor aquelas alcançadas com aulas presenciais. Os resultados do projeto também foram bons, com alguns destaques. Como era habitual nas ofertas presenciais, houve algumas desistências do curso, mas dentro da média padrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zacaroni, Rodrigo Menezes Sobral, and Gustavo Lobato Campos. "PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA CNC FIO QUENTE." In XVII CEEL – Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2019. http://dx.doi.org/10.14295/2596-2221.xviiceel.2019.345.

Full text
Abstract:
O trabalho proposto consiste em elaborar um projeto estrutural, mecânico e eletrônico de uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) e proceder com execução da montagem da máquina. O CNC consiste em um sistema que possibilita o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos, centros de usinagem, máquinas de corte e gravação laser, entre outras. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). A proposta principal é desenvolver um projeto de uma “CNC fio quente” que será utilizada para corte de Isopor (Poliestireno Expandido (EPS)) e Depron (Poliestireno Extrudado (XPS)). Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados softwares Sketchup e AutoCad para realização do projeto estrutural. O projeto eletrônico foi desenvolvido utilizando a plataforma aberta de prototipação eletrônica Arduino. Os resultados obtidos foram o projeto estrutural mecânico, o projeto eletroeletrônico e execução da máquina CNC fio quente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maciel, Marcelo, Fernando Oliveira, and Débora De Gois Santos. "Dificuldades para a implantação de softwares integradores de projeto (BIM) por escritórios de projetos de cidades do nordeste do Brasil." In Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Marketing Aumentado, 2014. http://dx.doi.org/10.17012/entac2014.18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Softwares (projeto)"

1

Howden, William. Faultless Software Project. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, June 1993. http://dx.doi.org/10.21236/ada278161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Striuk, Andrii M., Сергій Олексійович Семеріков, Hanna M. Shalatska, Vladyslav P. Holiver, Андрій Миколайович Стрюк, Ганна Миколаївна Шалацька, and Владислав Павлович Голівер. Software requirements engineering training: problematic questions. Криворізький державний педагогічний університет, January 2022. http://dx.doi.org/10.31812/123456789/6980.

Full text
Abstract:
The key problems of training Requirement Engineering and the following ways to overcome the contradiction between the crucial role of Requirement Engineering in industrial software development and insufficient motivation to master it in the process of Software Engineering specialists professional training were identified based on a systematic research analysis on the formation of the ability of future software engineers to identify, classify and formulate software requirements: use of activity and constructivist approaches, game teaching methods in the process of modeling requirements; active involvement of stakeholders in identifying, formulating and verifying requirements at the beginning of the project and evaluating its results at the end; application of mobile technologies for training of geographically distributed work with requirements; implementation of interdisciplinary cross-cutting Software Engineering projects; involvement of students in real projects; stimulating the creation of interdisciplinary and age-old student project teams.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Engle, Charles B., Gary Ford, and Tim Korson. Software Maintenance Exercises for a Software Engineering Project Course. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, February 1989. http://dx.doi.org/10.21236/ada235779.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wayant, Nicole. Adapting agile philosophies and tools for a research environment. Engineer Research and Development Center (U.S.), September 2022. http://dx.doi.org/10.21079/11681/45442.

Full text
Abstract:
There exist myriad project management methodologies, but none is focused solely on scientific research. Research projects are unique compared to other types of projects, including software development, manufacturing, and drug trials; research projects inherently have unplanned risks. These risks provide a challenge to managing resources, developing schedules, and providing team ownership while still achieving project goals. To help mitigate the risks and the challenges associated with scientific research, a methodology to manage research projects needs to be developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Curtis L.Smith and Ted S. Wood. SAPHIRE 8 Software Project Plan. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), March 2010. http://dx.doi.org/10.2172/978371.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pierce, Patricia, Richard Hartley, and Suellen Worrells. Software Quality Measurement Demonstration Project II. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, October 1987. http://dx.doi.org/10.21236/ada192849.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Warthman, James L. Software Quality Measurement Demonstration Project (I). Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, December 1987. http://dx.doi.org/10.21236/ada193429.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Abrahamson, L. User systems guidelines for software projects. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), April 1986. http://dx.doi.org/10.2172/5704829.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Davis, Darryl W. The HEC NexGen Software Development Project. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, January 1993. http://dx.doi.org/10.21236/ada273512.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Herring, Angela. Agile Project Management for Research Software. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), January 2022. http://dx.doi.org/10.2172/1840871.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography