To see the other types of publications on this topic, follow the link: Softwares (projeto).

Journal articles on the topic 'Softwares (projeto)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Softwares (projeto).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Melo, Rafaela da Silva, and Breno Gonçalves Bragatti Neves. "Avaliação de software livre educacional: investigando o potencial de utilização do KDEDU nos anos iniciais do ensino fundamental." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 6, no. 2 (November 27, 2013): 90–105. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.90-105.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial dos softwares educacionais livres do projeto KDEdu para a utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de apresentar contribuições e sugestões para o seu aperfeiçoamento. Destaca-se as contribuições de Campos (1993) e Boff & Reategui (2005), ao considerarem que avaliar um software educativo é levantar as reais possibilidades que determinado software apresenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu na elaboração e aplicação de uma checklist baseada em critérios pedagógicos, com ênfase nas competências sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e em critérios ergonômicos baseados nas atribuições da NBR ISO/IEC 9126-1 para a avaliação da qualidade de softwares. Posteriormente, foi realizada a análise e a avaliação de quatro diferentes aplicativos desenvolvido pelo projeto KDEdu (Kanagram, Kturtle, Marble e Kbruch). A partir da avaliação dos softwares livres educacionais do projeto KDEdu, constatamos que, de um modo geral, estes apresentam propostas pedagógicas em consonância com a proposta curricular nacional, documentação consistente em língua portuguesa, são livres e necessitam de poucos recursos computacionais. Fatores que, se combinados, podem facilitar e ampliar a utilização de softwares livres educacionais nas instituições educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Ralf Luis de, Teresa Cristina Janes Carneiro, and Erica R. Freitas. "Condicionantes de sucesso em projetos de software e sua influência nos resultados." Revista Gestão & Tecnologia 18, no. 1 (April 1, 2018): 61–87. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i1.1115.

Full text
Abstract:
Projetos de software não têm atingido os índices de sucesso esperados e isso tem afetado as organizações de forma significativa. Esse trabalho analisou os fatores condicionantes de sucesso de projetos de softwares e seus impactos no sucesso do produto e no processo de desenvolvimento. Um modelo estrutural foi testado, em três cenários, por meio de uma pesquisa empírica realizada com profissionais de 77 empresas no Brasil. Os resultados sugerem que a Complexidade do Sistema, o Planejamento do Projeto e o Envolvimento da Equipe e dos Usuários influenciam o sucesso dos projetos de software. A Complexidade do Sistema é o fator com maior potencial de influência, o Planejamento do Projeto tem maior influência quando apenas o sucesso do processo de desenvolvimento é testado. Como contribuição esse estudo oferece um conjunto consolidado e parcimonioso de condicionantes do sucesso para projetos de software além de indicar os fatores que podem ter ações de acompanhamento e monitoramento priorizadas visando influenciar positivamente os resultados dos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rossi, Jandira Ferreira de Jesus, Luis Carlos Passarini, and Leandro Innocentini Lopes de Faria. "Aplicação do software Zotero para apoiar a prática de Inteligência CompetitivaThe application of Zotero software as a tool to support the practice of Competitive Intelligence." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 10, no. 1 (July 10, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1893.

Full text
Abstract:
Existem softwares que podem ser aplicados às várias fases do ciclo de Inteligência Competitiva – IC, como por exemplo, os que fazem a garimpagem de informações. Porém esses softwares são deficientes quando se trata de atividades realizadas entre as fases da coleta e análise que necessitam da leitura humana de documentos. Em geral, um software não consegue analisar dados puramente qualitativos nas fases do ciclo de IC. Por essa razão é de suma importância estudar softwares que tenham cunho colaborativo para saber até onde podem ser efetivos na prática de IC. Este artigo relata a aplicação do software Zotero por coletores e analistas de IC. Para averiguar seu apoio foi realizado um experimento simulando-o em um projeto de inteligência competitiva dividido em duas partes: sem o uso do software e com o uso do software. A simulação teve a participação de duas equipes locadas em diferentes pontos tendo a comunicação somente via web. O resultado indicou que com o uso do software foi possível comprovar que efetivamente o Zotero auxilia coletores e analistas em suas atividades.Abstract There are softwares which can be applied to various stages of the cycle of Competitive Intelligence - CI, such as, the ones which can sort the information. However, these softwares are defficient when it comes to activities to be carried out between the stages of collection and analysis which require the human reading of documents. Generally, a software cannot analize purely qualitative data in the stages of CI. Therefore, it is of paramount importance to study softwares which have a collaborative nature to know how far it can be effective in the practice of CI. This article reports the applicaiton of the software Zotero by CI collectors and analists. To assess its support, an simulating experiment was conducted in a CI project divided into two parts: one without the use of the software and the other with the use of the softwared. Two teams, located in different points and being connected only via web, participated in the simulation. The result indicated that with the use of the software it was possible to prove that Zotero effectivelly helps collectors and analysts in their activities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva, Henrique Perim Thiengo, Víctor Davi Mafra Dias, and Andréa Cristina Marques De Araújo. "Transformação digital: um estudo de caso em um salão de beleza / Digital tranformation: study case in a beauty salon." Brazilian Journal of Development 7, no. 12 (December 29, 2021): 113333–59. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n12-221.

Full text
Abstract:
Apesar do avanço da globalização, muitas empresas de pequeno porte ainda possuem certas dificuldades para adaptar-se às novas tecnologias, dessa forma, o objetivo deste artigo é fornecer metodologias para aprimorar a gestão empresarial de uma empresa de pequeno porte, por meio de um projeto de transformação digital. Para isso, foi escolhido um salão de beleza, localizado em Belém do Pará, onde foram feitos estudos nas áreas de gerência de projetos, gerência da qualidade e simulação de processos, e aplicadas ferramentas de cada uma delas. Na gerência de projetos, foram usadas ferramentas como Canvas Project, Estrutura Analítica de Projetos - para definir o escopo - e Cronograma. Para gerência da qualidade, foi elaborado indicadores com foco na satisfação do cliente no processo de atendimento. Por fim, na simulação de processos, o software ARENA foi usado para criar uma precisão do resultado das propostas apresentadas. Com isso, foi possível perceber que as ferramentas e softwares utilizados para viabilizar e gerenciar o projeto foram fundamentais para a sua execução, e o salão de beleza, o qual foi o objeto do estudo, foi beneficiado com a aplicação do sistema de gestão proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Jainy De Noronha, Sanny Aparecida Guimarães Souza, Igor Medeiros Vanderlei, Mariel José Pimentel de Andrade, and Anderson Fernandes de Alencar. "INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE GARANHUNS - PE: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 2 (August 31, 2020): 50–66. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i2.134.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta resultados das atividades desenvolvidas até julho de 2019 no projeto de extensão “Informática, educação e acesso ao conhecimento: fomentando ensino com qualidade sociocultural e inclusão social nas escolas municipais de Garanhuns – PE”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns (PE), bem como viabilizar a continuidade dos projetos de extensão ‘Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem’ (2016), 'Informática e multimídia na educação básica: intensificando a presença de softwares livres com foco educacional no município de Garanhuns (PE)' (2017) e ‘Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital’ (2018). As atividades a serem explanadas tem enfoque no eixo formativo do projeto. No decorrer das ações desse eixo, de 2016 até atualmente, foram realizadas oficinas sobre o sistema operacional e os softwares educativos livres disponibilizados nos netbook do programa “Um Computador por Aluno” (UCA), onde professores, coordenadores, supervisores e gestores da rede municipal de ensino puderam participar. Neste ano de 2019, foi dado início às oficinas sobre o sistema operacional e os softwares educativos livres implantados nos laboratórios de informática das escolas municipais, onde foi possível concretizar as formações continuadas com foco nos desktop. No decorrer dessa ação formativa do projeto foi incentivada a elaboração de planos de aula para utilização dos softwares disponibilizados nos UCAs e desktop; e o envio dos planos para o ambiente virtual e disponibilização dos mesmos para toda a comunidade. Considerando as ações já finalizadas e as que estão em andamento, avançamos consideravelmente quanto a melhorias no âmbito da informática aplicada à educação na rede municipal de Garanhuns, continuamos em atividades neste segundo semestre para desenvolver 3 formações, dentre elas: uso do laboratório de informática, uso dos software livres disponibilizados nos UCAs, metodologias de ciências e informática e uma formação sobre pensamento computacional; publicação dos guias de uso dos softwares livres disponibilizados nos netbook do programa UCA e nos computadores de mesa (desktop) das escolas municipais, e o acompanhamento do uso dos UCAs e dos desktop.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Monteiro, Cristiano Martins, Flavianne Braga Campos de Lima, and Carlos Renato Storck. "GERADOR DE CÓDIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB A PARTIR DA MODELAGEM ENTIDADE-RELACIONAMENTO." e-xacta 9, no. 1 (June 1, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v9i1.1663.

Full text
Abstract:
<p>A geração automática de código-fonte é uma prática adotada no desenvolvimento de softwares para agilizar, facilitar e padronizar a implementação dos projetos. Embora seja uma prática comum nas fábricas de software, não se conhece uma ferramenta que permita escolher o padrão de projeto a ser usado. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um gerador de códigos para o desenvolvimento de sistemas Web a partir de uma modelagem entidade-relacionamento, uma linguagem de programação e um padrão de projeto determinados pelo usuário. Os objetivos específicos são propor uma arquitetura do sistema capaz de adequar e reaproveitar diferentes padrões de projeto, linguagens de programação e projetos cadastrados; permitir que o usuário cadastre, altere, exclua, importe e exporte um projeto; e gerar automaticamente o seu código-fonte e scripts de banco de dados. Este trabalho se justifica pela importância de reduzir erros de codificação; e evitar perca tempo ao realizar atividades rotineiras de implementação de padrões de projeto. Possibilitando assim, maior dedicação no planejamento das regras de negócios e redução de custos. A ferramenta proposta (GCER) foi desenvolvida em linguagem Java com o uso banco de dados Oracle 11g, e seguindo os padrões DAO e MVC. Os resultados foram avaliados através da geração e compilação de códigos de um projeto para cadastro de veículos. A geração com êxito evidencia a viabilidade da ferramenta proposta para a geração automática de códigos no processo de desenvolvimento de software.</p><p>Abstract</p><p>The automatic generation of source code is a practice adopted in the development of software to streamline, facilitate and standardize the implementation of projects. Although it be a common practice in software factories, it is not known a tool able to choose the design pattern to be used. The main objective of this paper is to present a code generator for the development of Web systems from an entity-relationship modeling, a programming language and a design pattern determined by the user. The specific objectives are to propose a system architecture able to suit and reuse different design patterns, programming languages and saved projects; allow the user to insert, update, delete, import and export a project; and automatically generate the source code and database scripts. This work is justified by the importance to reduce errors of coding; and to avoid waste of time in the development of Web systems performing routine tasks. Allowing, then, a greater dedication in the planning of business rules and the reduction of costs. The tool proposed (GCER) was developed in Java with the database using Oracle 11g, and following the DAO and MVC patterns. The results were evaluated by generating and compiling codes of a project for vehicle registration. The successful code generation demonstrate the feasibility of the proposed tool for the automatic generation of code in the software development process.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Pablo Marques, Thiago de Almeida Correia, Thiciane Couto, and Larissa Santana. "A Engenharia de Requisitos: Um caso de implementação de um sistema para engenharia de requisitos." Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas 1, no. 3 (October 17, 2015): 43–54. http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p43-54.

Full text
Abstract:
A implementação de softwares que atenda as expectativas dos usuários, em relação às funcionalidades desejadas, custos e prazos ainda é um processo complexo. O alto índice de falhas na construção de sistemas representa perda de qualidade e elevação de custos aos desenvolvedores, comprometendo os resultados perante o cliente-usuário. Como ferramenta para evitar esse cenário, esta investigação exploratória, utilizando a metodologia de apresentação de produto, trata sobre a implementação de um software de engenharia de requisitos, denominado SER, demonstrando as fases de construção e testes diante dos pressupostos teóricos que embasam as etapas a serem cumpridas na identificação e acompanhamento de aspectos essenciais à adequada elaboração de projetos de softwares. Confirmou-se a aplicabilidade do produto elaborado, o qual representa uma solução adequada ao atendimento das necessidades do projetista/analista de ferramentas de apoio para a etapa de projeto e levantamento de requisitos, pois cumpre os aspectos imprescindíveis recomendados pelo International Requirements Engineering Board (IREB).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Alberto Leandro, Tamiris De Abreu Momma, Celio Daroncho, and Pedro José Pérez Martínez. "ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ESTRADAS COM USO DA METODOLOGIA BIM – ESTUDO DE CASO EM SEGMENTO DA BR 030." South American Development Society Journal 8, no. 22 (May 3, 2022): 60. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p60-85.

Full text
Abstract:
O modal rodoviário é o meio de transporte de maior utilização no Brasil, portanto, necessita de investimentos em expansão e manutenção visto que participa ativamente na economia e no desenvolvimento do país. Isto requer agilidade e rapidez na execução e alteração dos projetos de estradas, sendo necessária uma alternativa para a evolução dos processos de um projeto. Neste trabalho é apresentada uma proposta de execução do projeto de uma estrada com a metodologia BIM (Building Information Modeling), utilizando-se de softwares como o AutoCad Civil 3D para a modelação e o Navisworks para a integração com o cronograma, onde será analisada a eficiência da aplicação da referida metodologia no projeto de estradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Longaray, André Andrade, Bruno Ferreira Da Silva, Paulo Roberto Munhoz, Catia Maria dos Santos Machado, and Vilmar Gonçalves Tondolo. "Uma proposição de análise do emprego de sistemas de gestão empresarial à luz da usabilidade de software." BIBLOS 32, no. 1 (November 6, 2018): 53–70. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7796.

Full text
Abstract:
Em um momento em que softwares informatizados impactam diretamente no sucesso das organizações, o presente estudo busca analisar a usabilidade dos softwares de gestão empresarial quanto aos aspectos de eficiência e eficácia da tarefa, visto que esta é uma forma de prevenção utilizada para minimizar erros no uso destes softwares. Para a realização do trabalho, os autores utilizaram a pesquisa aplicada como propósito do projeto, a fim de analisar a usabilidade de um software de uma empresa. O instrumento de pesquisa elaborado foi organizado em clusters, proporcionando uma análise mais aprofundada de cada aspecto examinado – eficiência, eficácia, satisfação do usuário e impacto do contexto de uso. Como contribuição do trabalho, tem-se o conhecimento do que precisa ser melhorado no sistema de forma que ele aprimore sua usabilidade e proporcione, de forma mais coerente, os quatro aspectos analisados pela investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Ezequias Batista, Alexandre Meira Vasconcelos, and Álvaro Guillermo Rojas Lezana. "Abordagens do PMBOK e CMMI sobre o Sucesso dos Projetos de Softwares." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (April 1, 2014): 55–70. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.161.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas aumentaram as discussões, publicações, métodos e ferramentas sobre gestão de projetos. Ao mesmo tempo, várias pesquisas buscam apontar as principais causas para fracassos em projetos, propiciando análises sobre as causas e criação de melhores práticas para auxiliar os profissionais a adquirirem maturidade e repetição de casos de sucesso. Diante da relevância do tema, este artigo descreve as principais abordagens do modelo de maturidade no desenvolvimento de software (CMMI) e a metodologia PMI para gestão de projeto (PMBOK), com o intuito de compará-los e levantar requisitos para a eficácia no gerenciamento de projetos de software. Concluiu-se que tanto o PMBOK quanto o CMMI tem um enfoque em gerenciamento de projetos, porém a estrutura de ambos é diferente e se completam. O PMBOK proporciona processos adicionais de gerenciamento de projetos para o CMMI, uma vez que apresenta o planejamento de documentos, tais como o plano de comunicações, de maneira mais detalhada. Já o CMMI proporciona uma estrutura para o gerenciamento e a melhoria de processos, para as melhores práticas de engenharia de software, para o gerenciamento de dados e para a análise de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marques, Suelem Teixeira, and Reynaldo Furtado Faria Filho. "Estudo do software livre QGIS no desenvolvimento do projeto geométrico de rodovias." Revista de Engenharia Civil IMED 8, no. 2 (June 1, 2022): 69. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2021.v8i2.4373.

Full text
Abstract:
O método de ensino brasileiro vem evoluindo cada vez mais. O conhecimento teórico deve sempre estar aliado ao conhecimento prático, principalmente através da aplicação de situações reais dentro das salas de aulas. Além disso, a tecnologia trouxe diversos meios de acesso à informação, como os softwares livres e gratuitos. Sendo assim, pensando na aplicação destas novas tecnologias nas disciplinas oferecidas nas Universidades, o presente estudo propôs a análise do potencial do software livre QGIS para o cálculo geométrico de uma rodovia. Para isto, foi escolhido um trecho que liga a BR 354 ao povoado de Capela do Abaeté localizado na região do Alto Paranaíba em Minas Gerais. Os parâmetros de projeto se basearam no Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais do DNER. Ainda, utilizou-se o software Civil 3D para gerar o anteprojeto da mesma rodovia, com o objetivo de complementar a análise realizada no Quantum GIS. Analisou-se também quais etapas podem ser calculadas por cada software. Concluiu-se que o QGIS é capaz de realizar poucas etapas de um projeto de rodovias, mas que se o software for aperfeiçoado através da criação de novos complementos específicos para este uso, ele possui grande potencial para gerar um projeto completo de uma estrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Alfredo, Alex Lara Martins, Tiago Bicalho Ferreira, and Liara Pereira Duarte. "Promoção do uso de softwares livres através de um projeto de intervenção pedagógica em uma escola do Vale do Jequitinhonha." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 25, 2020): e2409108355. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8355.

Full text
Abstract:
O artigo em tela apresenta os resultados de um projeto de intervenção pedagógica para sensibilização de estudantes contra a pirataria digital e a favor dos usos básico e avançado de softwares livres e/ou gratuitos no IFNMG Campus Almenara, uma instituição pública localizada na região do vale do Jequitinhonha, região nordeste de Minas Gerais, que oferece os cursos de formação técnica em Informática e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As ações de intervenção foram baseadas nos resultados de uma pesquisa diagnóstica em formato de survey de caráter quantitativo, interseccional, autoaplicado, com amostragem não-probabilística por acessibilidade, que envolveu a aplicação de 115 questionários entre estudantes do ensino médio, e que apontou tanto para a dificuldade de distinção entre softwares livres e proprietários, quanto para o uso difundido de softwares piratas. As ações de intervenção basearam-se na elaboração de cartazes tratando dos aspectos identificados como os mais sensíveis, e a intervenção em sala de aula com diálogo e debate sobre os softwares livres. Concluiu-se que ações foram capazes de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação às possibilidades alternativas, seguras e legais que os softwares livres oferecem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, João Marcos da, Douglas Mateus de Lima, Iálysson da Silva Medeiros, Matheus Alves Pereira, and Pablo Aníbal López-Yánez. "Análise e projeto de múltiplas longarinas de uma ponte rodoviária utilizando concreto protendido." Research, Society and Development 11, no. 3 (February 26, 2022): e36711326752. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26752.

Full text
Abstract:
No âmbito de projetos rodoviários, a construção de pontes representa um dos seus maiores custos. Assim, a busca de soluções economicamente mais viáveis que reduza o emprego de materiais e os aproveite de forma eficiente revela-se imprescindível. Nesse sentido, destaca-se a aplicação da protensão a tais estruturas, pois tal técnica permite explorar ao máximo a resistência à tração do aço e a resistência à compressão do concreto. Este trabalho consiste na elaboração de um projeto estrutural das múltiplas longarinas do tabuleiro de uma ponte utilizando concreto protendido. Os cálculos do projeto foram desenvolvidos no software Mathcad 15.0 – que, junto com softwares auxiliares, permitiu determinar os esforços atuantes em cada longarina do tabuleiro. Com tais valores, determinou-se a longarina mais solicitada, que foi dimensionada no restante do projeto. Posteriormente, determinou-se o esforço de protensão mínimo que deve atuar na estrutura. Em seguida, através do posicionamento do cabo equivalente de protensão, foram calculadas as perdas de protensão imediatas e progressivas. Ao final do projeto, foram verificadas as situações dos estados limites últimos de fadiga e de flexão da armadura ativa e também se realizou a verificação do estado limite de serviço de deformações excessivas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização da protensão contribuiu para reduzir a quantidade de aço utilizada na estrutura, além de diminuir as deformações e ainda melhorar o comportamento da viga aos efeitos da fadiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fernandes de Lima, Mônica Maria, Marcela Lemos Gomes Aguiar Serrano, Iran Luiz Seabra Souza, and SABRINNY RAKEL SILVA DE LIMA. "PROJETO DE PASSARELA PARA LIGAÇÃO ENTRE O PRÉDIO DOS LABORATÓRIOS DE ARQUITETURA E O PRÉDIO DO PPGAU NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRN." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 4, no. 2 (September 18, 2019): 132–42. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2019v4n2id18417.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o resultado produzido pelo grupo 03 na disciplina ofertada no período 2019.1 ao Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Oficina de projeto computacional - cujo enfoque foi a aprendizagem do desenho paramétrico através dos softwares Rhinoceros e Grasshopper aplicada ao projeto arquitetônico, tendo como produto final a proposta de projeto para uma passarela interligando o prédio dos laboratórios do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e o novo prédio em execução do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Dando início ao processo, o grupo fez análises de referências de projetos correlatos, seguido pela definição do conceito. Após esta etapa, foram realizados estudos diversos e elaboração da proposta em desenho paramétrico. Por fim, o grupo obteve o modelo 3D virtual parametrizado, o qual foi apresentado aos professores participantes da banca para análise e seleção da proposta vencedora, a ser executada em maquete física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pantoja Cristo Moura, Marleude, Raiza Portilho Nunes, Miguel Ângelo Rodrigues Mocbel, and Fabrício De Souza Farias. "Protótipo de Aplicativo Educativo para o ensino de POO: Avaliação da Usabilidade e Experiência do Usuário." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 305–14. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99485.

Full text
Abstract:
O ensino de programação orientada a objetos (POO) é considerado um processo não trivial e desafiador para muitos estudantes. Neste cenário, diversos softwares são apresentados oferecendo suporte ao ensino de POO. No entanto, antes de implementá-los é importante avaliar critérios técnicos para melhor aceitação e eficácia. Desta forma, este trabalho apresenta um protótipo de software para o ensino de POO e analisa critérios de Usabilidade e Experiência do Usuário, para verificar a adequação do projeto e a facilidade de interação dos usuários. Os resultados evidenciam a importância da aplicação desses critérios durante as etapas planejamento de um software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Crispim, Calvin Mariano Rêgo, Honório Assis Filho Crispim, and Ariadny Rodrigues Cirino. "PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO REALIZADO EM SOFTWARES COM TECNOLOGIA BIM." Brazilian Journal of Development 6, no. 8 (2020): 60647–68. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-472.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tenorio, Dayse Duarte, Lucas Duarte Almeida, and Felipe de Oliveira Quintaes. "SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ." HOLOS 4 (February 8, 2010): 127. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.355.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir e formular a implantação de um sistema de gestão da manutenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró, que prioriza a maximização da disponibilidade dos equipamentos em questão, enquanto controla custos. Entende-se por sistema de gestão um conjunto de técnicas e medidas que serão aplicadas no Instituto para organização do setor de manutenção e melhoria dos seus resultados. Outros objetivos são: Discutir o emprego e desenvolvimento de softwares que gerenciam o setor de manutenção, discutir a importância da manutenção e identificar alguns elementos que deveriam estar presentes em um modelo de gestão da manutenção apropriado para a Instituição em questão. A proposta busca contribuir para a formação profissional da equipe técnica do projeto, além de motivar os alunos e pesquisadores para desenvolvimento de projetos voltados a área de manutenção elétrica e industrial. De acordo com a metodologia adotada, o seu desenvolvimento foi realizado em três fases distintas. Inicialmente, foi feito um levantamento da situação atual, isto é como vem sendo executada a manutenção dos equipamentos elétricos e eletrônicos nesta Instituição. Nesta etapa foram registrados todos os elementos do sistema atual adotado. Em seguida foi elaborado um projeto detalhado de um sistema de manutenção, especificando todos os procedimentos, métodos e softwares envolvidos no presente projeto. Nesta etapa foi elaborado um estudo para verificação das tecnologias existentes com possibilidade de aplicação. E por último foi proposto aperfeiçoamento de alguns contratos de manutenção para equipamentos específicos. Palavras-chave: manutenção, equipamentos, sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carvalho, Bernardo Vasconcelos de, and Carlos Henrique Pereira Mello. "Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica." Gestão & Produção 19, no. 3 (2012): 557–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, realizada em uma pequena empresa de base tecnológica, na qual se aplicou o método ágil Scrum em um projeto de desenvolvimento de um produto de software. A empresa objeto desta atua em Itajubá/MG e seus principais produtos são sistemas de software. Estudos indicam que a indústria de produção de software é ineficiente e ineficaz. E as micro e pequenas empresas de base tecnológica (MPEBT) têm um desafio ainda maior devido aos seus recursos restritos. Além disso, os métodos tradicionais de desenvolvimento de produtos de softwares demandam muitos custos. Tendo em vista a importância estratégica das MPEBT no desenvolvimento regional, seria importante que o Scrum fosse compatível com seus processos, para que elas pudessem se tornar mais competitivas e usufruir de seus benefícios. O objetivo deste trabalho foi analisar a implantação do método ágil Scrum nos projetos de desenvolvimento de novos produtos de software de uma MPEBT, além de compreender e mensurar o impacto desta implantação na empresa. Concluiu-se que os resultados alcançados sugerem que o método melhorou a comunicação e aumentou a motivação do time, diminuiu o custo, o tempo e o risco do projeto e aumentou a produtividade da equipe. Com esses resultados alcançados, a organização tende a se tornar mais competitiva, pois a bem-sucedida gestão de desenvolvimento de produtos é ponto crucial para o sucesso de uma empresa de base tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

FRANÇA FILHO, GENAUTO CARVALHO DE, and VICENTE MACEDO DE AGUIAR. "Um trabalho a troco de nada? A ação de uma comunidade de hackers à luz da teoria da dádiva." Sociologias 16, no. 36 (August 2014): 104–42. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-016003606.

Full text
Abstract:
Mais do que apontar possíveis respostas para um "enigma" contemporâneo, este artigo discute as especificidades da dinâmica de trabalho dos hackers, no processo de produção não-contratual e colaborativo, presente na comunidade on-line de desenvolvimento de softwares do Projeto GNOME (GNU Network Object Model Environment). A partir de uma imersão netnográfica de mais de um ano, analisou-se a organização do trabalho que dá vida ao processo de produção empreendido por mais de 300 hackers e colaboradores de todos os cinco continentes do planeta. Mais especificamente, buscou-se compreender a natureza do trabalho adotado pelos hackers ao longo do desenvolvimento e distribuição de softwares nessa comunidade online de abrangência internacional. Como resultado, constatou-se a presença no Projeto GNOME de um tipo de engajamento não-contratual, associado a uma forma de trabalho e circulação de bens que se difere completamente de organizações ligadas à esfera do mercado ou do Estado, mas que consegue, por meio da internet, viabilizar um processo internacional de desenvolvimento de software de alta complexidade. Em outras palavras, foi possível verificar por meio da dinâmica social empreendida no seio dessa comunidade online, a emergência, nos liames digitais da internet, de uma nova expressão da dádiva moderna: um sistema de dádiva mediada por computador, tanto na essência como no modo de funcionamento e organização do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bertolin Furstenau, Leonardo, Liane Mahlmann Kipper, Rejane Frozza, and Daniel Hoppe. "Proposta de aplicação do software Quality Function Deployment em ambiente computacional." Revista Jovens Pesquisadores 9, no. 2 (July 6, 2019): 57–76. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13397.

Full text
Abstract:
A qualidade de um software precisa estar alinhada com o grau de satisfação do cliente. Para que isto ocorra, é fundamental que os requisitos do cliente sejam devidamente identificados e atendidos a fim de suprir suas reais necessidades. O QFD (quality function deployment) também conhecido como a casa da qualidade foi originalmente criado para melhorar a qualidade de produtos a partir do atendimento da voz do cliente. O QFD tem sido utilizado por pesquisadores tanto para desenvolver quanto para melhorar a qualidade de softwares. Esta pesquisa tem como objetivo propor a utilização do QFD como ferramenta de melhoria do ambiente computacional (Ideiaware) desenvolvido no projeto de pesquisa “Ambiente Computacional para Desenvolver a Criatividade e Inovação nas Organizações”. Para isto, realizou-se uma revisão da literatura a fim de identificar de que forma o QFD tem sido aplicado em softwares. Por fim, uma porposta da aplicação do QFD para melhorias do ambiente computacional é apresentada ao final deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Juliano Lima da, Andréa Quadrado Mussi, Thaísa Leal da Silva, Paola Zardo, and Lauro André Ribeiro. "Desenvolvimento de plug-ins voltados para a análise de requisitos da Norma de Desempenho Brasileira." Gestão & Tecnologia de Projetos 14, no. 2 (December 13, 2019): 46–64. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v14i2.147285.

Full text
Abstract:
Entre as potencialidades do Building Information Modeling está a tomada de decisões com base em verificações e simulações de um modelo. Contudo, este processo pode tornar-se complexo se as informações não são acessíveis ou se o software BIM utilizado não conta com funcionalidades para manipulá-las. Neste cenário, a programação na engenharia e arquitetura surge como uma maneira de customizar soluções, ultrapassar as limitações de software e consequentemente, ampliar a capacidade de tomada de decisão em etapas cada vez mais preliminares do projeto. No presente trabalho, tem-se como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de programação para projetos, por meio de plug-ins voltados para a integração de informações, possibilitando análise e exploração de alternativas em um modelo. Para atingir este objetivo, foram desenvolvidas ferramentas voltadas para verificação de requisitos da Norma de Desempenho em um software BIM. O método utilizado para conduzir a pesquisa é o Design Science Research, abordagem construtiva voltada para o desenvolvimento de artefatos vinculados a um tema específico, como um meio de prescrever uma solução para um problema de cunho prático. Como resultado, é apresentada a etapa de construção de artefatos da pesquisa na forma de dois plug-ins: um voltado para a estimativa do desempenho acústico de vedações verticais, e outro para a estimativa da iluminância interna de ambientes. Conclui-se que o processo de criação de ferramentas pelos projetistas possibilita, além de automatizar muitos dos processos de verificação de projeto, a adequação às particularidades de uma variedade de possíveis cenários específicos, podendo tornar a programação de softwares BIM uma maneira de ultrapassar limitações de plataformas e auxiliar na tomada de decisões de projeto em etapas preliminares do processo de desenvolvimento do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Maria Cleide Ribeiro de, and Gabriela Almeida Araújo. "NEPP - NUCLEO DE EXTENSÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL." Revista Diálogos da Extensão 1, no. 1 (December 29, 2015): 48. http://dx.doi.org/10.15628/dialogos.2015.3926.

Full text
Abstract:
O Núcleo de Extensão e Prática Profissional – NEPP – é um projeto, sem fins lucrativos, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de suprir as demandas de prática profissional, na área da construção civil para os alunos do IFRN. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, o NEPP, além de proporcionar a prática profissional aos alunos da DIACON (Diretoria Acadêmica de Construção Civil), também oferece serviços técnicos na área de arquitetura e engenharia civil, de forma gratuita, à comunidade carente, instituições filantrópicas, além de servidores e alunos do Instituto. Os alunos atuantes nesse projeto desenvolvem atividades relativas à sua formação técnica utilizando softwares como o AutoCAD, o Sketchup e o Revit Architecture.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cintra, Vanessa De Paula, and Miriam Godoy Penteado. "A importância de projetos governamentais na formação inicial docente: um estudo de caso." Revista Profissão Docente 20, no. 44 (September 4, 2020): 01–20. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1332.

Full text
Abstract:
Neste texto apresentamos os resultados de uma investigação realizada por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar a constituição do trabalho da equipe de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, participante do Projeto Rede Interativa Virtual de Educação, que foi um projeto governamental que visava promover e incentivar o uso da informática na educação, por meio da produção de módulos educacionais na forma de Objetos de Aprendizagem. O foco da pesquisa foi a configuração da equipe, sua produção, as dificuldades para se atingir as metas propostas pelo Projeto RIVED e as influências na formação inicial dos alunos bolsistas ao participarem do projeto. A discussão é feita a partir da perspectiva teórica da produção de softwares educacionais, da produção de design, da aprendizagem dos participantes apoiada no construcionismo, do trabalho coletivo e da disseminação dos objetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sousa, Nilberto, Alessio Dionisi, and Clodoaldo Castro. "MODELAGEM PARAMÉTRICA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 4, no. 2 (September 18, 2019): 109–20. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2019v4n2id18425.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a proposta arquitetônica elaborada pela equipe que obteve o segundo lugar no concurso interno, intitulado Exercício de Concepção de um Elemento Arquitetônico, da disciplina Oficina de Projeto Computacional do Programa de Pós-graduação Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da UFRN/Natal. O objetivo do concurso era projetar uma cobertura de forma complexa, que conectasse os prédios da graduação e da pós-graduação do curso de Arquitetura. Dentre as diretrizes e restrições impostas pelo enunciado do exercício, destacam-se a concepção em modelagem paramétrica, o uso da madeira como material principal, o recobrimento da estrutura em telha, a preservação da espécie arbórea existente e a escolha por materiais disponíveis na universidade. O conceito da proposta é reverter restrições em potencialidades, e o projeto reinterpreta uma técnica construtiva vernacular, a oca indígena, cuja estabilidade estrutural resulta do arqueamento de um pontalete fincado na terra. A ripa é o material escolhido para compor a estrutura arqueada. O uso do Grasshopper se constituiu numa alternativa aos processos projetuais tradicionais como croquis à mão livre, modelagem em softwares Sketchup, maquete e mockup. O benefício do programa reside na rapidez com que formas são geradas sem que, para isso, novos modelos sejam elaborados. Ele é uma mudança de paradigma em relação aos softwares CAD convencionais, pois o processo inicial de projeto se volta mais aos parâmetros que estabelecem a forma do que o próprio desenho da forma em si. A interoperabilidade do Grasshopper com programas de cálculo estrutural é outro aspecto relevante desse processo projetual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rocha, Rafael Pandolfo da, Matheus Henrique Riffel, André Rosiak, and Lirio Schaeffer. "Caracterização dos aços inoxidáveis AISI 304 e AISI 430 para aplicação em processos de estampagem profunda / Characterization of AISI 304 and AISI 430 stainless steels for application in deep drawing processes." Brazilian Journal of Development 8, no. 7 (July 14, 2022): 51077–101. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-160.

Full text
Abstract:
O conhecimento prévio das propriedades mecânicas é fundamental para especificar os parâmetros dos processos de conformação de chapas metálicas, além de viabilizar, através de softwares de simulação computacional, o projeto de ferramentas e a redução de custos inerentes ao desperdício de matéria-prima, ocasionado por rugas, orelhas e, até mesmo, estricções localizadas. Embora a maioria dos softwares possuam em sua base de dados as propriedades genéricas da maioria dos aços comerciais, é imprescindível a caracterização prévia das suas propriedades mecânicas, as quais podem ser distintas para cada lote do mesmo tipo de material, o que pode levar os profissionais de manufatura a incorrer em alguns erros de projeto. Desse modo, este trabalho tem, como objetivo, caracterizar as propriedades mecânicas de chapas metálicas de aços inoxidáveis austenítico AISI 304 e ferrítico AISI 430, com espessura de 1 mm, através de ensaio de tração normatizado, fornecendo dados corretos das variáveis de entrada aos softwares de simulação numérica. As propriedades mecânicas foram obtidas através da construção das curvas de engenharia e de escoamento através dos cálculos analíticos dos valores de tensão e de deformação, bem como através do Critério de Schaeffer e Rocha [10] durante a condição de “instabilidade em tração”, possibilitando, assim, uma avaliação do grau de verossimilhança entre os resultados fornecidos por esses métodos. Além disso, também foram avaliados a composição química e o grau de anisotropia das amostras em relação aos sentidos de laminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Vale, Marina Pires de Castro Aguiar, Camila Vieira Ghisleni, Fernanda Fontana de Gasperin, Roger Langone Leal, Fabio Pinto da Silva, and Underléa Miotto Bruscato. "Proposta de código automatizado para conversão de malhas poligonais de formas orgânicas para superfícies NURBS utilizáveis em softwares CAD." Gestão & Tecnologia de Projetos 17, no. 2 (June 28, 2022): 5–17. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i2.166353.

Full text
Abstract:
A possibilidade de digitalização 3D de elementos da natureza facilita o desenvolvimento de projetos inspirados por formas orgânicas. Entretanto, a digitalização 3D costuma produzir modelos tridimensionais constituídos por malhas poligonais, quando o padrão utilizado no projeto de produtos são as superfícies NURBS, por conta de sua precisão. Neste contexto, este trabalho propõe e analisa uma alternativa de código para conversão automatizada de malhas poligonais em superfícies NURBS para seu uso em, mas não restrito a isso, projetos de produtos baseados em formas orgânicas. Para tanto, foi criado um algoritmo de conversão por meio do plug-in Grasshopper© do software de modelagem Rhinoceros©, que possibilita uma programação visual, sem a necessidade do uso de uma linguagem de programação. O código proposto possibilita a conversão automatizada de malhas poligonais de determinados formatos em superfícies NURBS, com controle de fidelidade dimensional por parte do usuário, bem como torna os modelos tridimensionais mais leves do ponto de vista computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Venancio, Raoni, and Déborah Cecília Trigueiro Custódio de Brito. "FLUXOS DE TRABALHO COM FERRAMENTAS BIM: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, no. 3 (December 19, 2018): 84–100. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n3id16538.

Full text
Abstract:
O advento de softwares BIM como suporte ao projeto de arquitetura trouxe não só uma nova ferramenta de trabalho para o arquiteto, mas também um novo modo de projetar. Além das vantagens práticas trazidas pelo processo BIM, o uso desse tipo de ferramenta no projeto desafia procedimentos tradicionais no modo de ver e conceber, o que traz rebatimentos na prática projetual. Esse artigo visa identificar e analisar fluxos de trabalho predominantes em ferramentas BIM a partir da aplicação de questionários online com arquitetos brasileiros. Os dados coletados são analisados com o uso de filtros, que ajudam a compreender melhor os resultados, enriquecendo a análise. Com base nas informações obtidas, o trabalho faz uma síntese dos principais fenômenos que podem apresentar algumas consequências potencialmente negativas no processo de projeto de arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Xavier, Ana Clara de Almeida, Izabella Hafele Gularte, Martin Ordenes Mizgier, and Marieli Azoia Lukiantchuki. "Visualização da ventilação natural em ensaios na mesa d´'água comparado a simulações computacionais." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (September 30, 2020): e020020. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8656954.

Full text
Abstract:
No processo de projeto nota-se a existência de uma lacuna entre a teoria e a prática, principalmente com relação à ventilação natural. Isso requer o uso de métodos que auxilie a visualização do fluxo de ar nos edifícios e sua transferência para os projetos. Muitas das ferramentas confiáveis de predição da ventilação natural, como o túnel de vento e os softwares de Dinâmica dos Fluídos Computacional (Computational Fluid Dynamic – CFD), são complexas e caras, dificultando o seu uso durante o ensino e na prática dos projetistas. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar se ferramentas simplificadas representam o escoamento do ar no projeto arquitetônico de maneira fiel. Para isso, a visualização da ventilação natural através de experimentações simplificadas é comparada com ferramentas complexas e de alta confiabilidade, como simulações CFD. O método foi dividido em 3 etapas. Primeiramente, foi construído um modelo físico modular, baseado na literatura especializada. Em seguida, ensaios na mesa d'água foram executados. Por fim, simulações computacionais em uma ferramenta simplificada (software Fluxovento) e em uma mais complexa baseada na Dinâmica dos Fluídos Computacional (software CFX) foram realizadas. Os resultados demonstram a compatibilidade entre as simulações CFD e os ensaios na mesa d´água, indicando que o ensino com essa ferramenta torna acessível o entendimento de conceitos básicos da ventilação natural. Já no Fluxovento, diferenças significativas foram registradas na análise do fluxo de ar, dificultando o entendimento da ventilação natural. Ressalta-se a característica modular do modelo para elaborar novos casos em estudo de ventilação natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Corrêa, Pablo Ermida, Fábio Gonçalves Teixeira, and Paulo Maldonado. "Design-by-Analogy: proposta para um modelo de ferramenta computacional de auxílio ao processo de design." Design e Tecnologia 7, no. 14 (December 30, 2017): 30. http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss14pp30-40.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade altamente complexa, onde a aplicação de metodologias e ferramentas para apoiar o processo de design é fundamental na condução das inúmeras atividades entre as etapas envolvidas. A fase conceitual no design é um momento crítico para o sucesso do produto, onde o acesso ao conhecimento de design gerado e a experiência prévia do designer são as bases para a construção do processo de criação. Diante disso, o campo Design-by-Analogy (DbA) é uma abordagem no design que utiliza os processos de analogias para estimular a geração de ideias na busca por soluções inovadoras através de técnicas e ferramentas computacionais. Neste contexto, este artigo tem como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento de um software baseado nas técnicas em DbA para estimular e auxiliar o designer durante o processo projetual. Para atingir este objetivo, a revisão da literatura e o levantamento do estado da arte dos softwares existentes em DbA estabeleceram as bases de conhecimento para este estudo. A partir das informações obtidas destas bases, foram definidos critérios de análise para a avaliação das características de qualidade dos softwares existentes. Isto, reuniu um conjunto de características desejáveis para estabelecer os requisitos que guiaram a elaboração do modelo proposto, especificando seus elementos e estrutura. O resultado deste trabalho é a proposta deste modelo, onde a combinação de técnicas já existentes somada a novos elementos que exploram caminhos alternativos e promovem avanços para o campo do DbA. Este modelo será a base para o desenvolvimento de um software para auxílio e estímulo à fase conceitual de projeto, permitindo o registro dos conhecimentos gerados durante o desenvolvimento de projetos para que estes possam ser reutilizados em projetos futuros, acrescentando novas possiblidades que darão continuidade aos estudos em ferramentas digitais para apoiar o processo de design. Palavras-chave: Design-by-Analogy, Processo de Design, Software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Traldi de Lima, Flavia, Sandra Francisca Bezerra Gemma, Milton Shoiti Misuta, Samuel Bento da Silva, and José Luiz Pereira Brittes. "Métodos e Práticas Integrativas em P&D: Contribuições para a Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV) de Eletricistas de Linha Viva." Desenvolvimento em Questão 20, no. 58 (November 3, 2022): e12318. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12318.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar métodos e práticas integrativas desenvolvidas em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que visa à melhoria da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho (SSQV), por meio de soluções em ferramentas para Eletricistas de Linha Viva (ELV). Para isso, o projeto baseia-se em estudos teóricos e empíricos em Ergonomia, Biomecânica e Cibernética aplicados à tarefa de Poda de Vegetação. Os resultados apresentam os métodos e práticas articulados no projeto e suas constatações preliminares. Entende-se que as inovações proporcionadas pela P&D rompem com métodos e práticas tradicionais ao propor a integração entre Ergonomia, Biomecânica e Cibernética e seus usos por meio de softwares e plataformas de motion capture system e de simulação 3D de forma original no setor elétrico. Para além disso, os resultados preliminares direcionam para o potencial industrial, científico e tecnológico do projeto que possa culminar em melhoria na saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho (SSQV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa Máximo, Jônios, and Karina Zavilenski Custódio. "Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 13, no. 1 (July 11, 2020): 120–36. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.120-136.

Full text
Abstract:
Este artigo traz um estudo de caso sobre o Projeto Novos Rumos 4.0, executado em Foz do Iguaçu/PR, pelo Parque Tecnológico Itaipu – PTI-BR, no ano de 2018. A iniciativa capacitou jovens em situação de vulnerabilidade social para a elaboração de softwares utilizando a linguagem de programação Python, por meio de uma formação voltada ao desenvolvimento humano, crítico e técnico. A análise faz uso de um levantamento bibliográfico e documental para referenciar todas as etapas de criação e aplicação da proposta, que formou 30 alunos e buscou desenvolver soluções tecnológicas para problemas enfrentados por entidades do terceiro setor do município. O sucesso alcançado pela ação permite concluir que a elaboração de cursos na área da tecnologia deve passar, necessariamente, pela construção de Projetos Político-Pedagógicos mais aderentes às necessidades reais e práticas de uma sociedade contemporânea que, cada vez mais, faz uso de recursos tecnológicos para superar dificuldades de seu cotidiano. Nesse sentido, o Projeto Novos Rumos 4.0 pode ser uma referência inspiradora e embasadora de políticas públicas educacionais e iniciativas similares em outras localidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pinheiro, Carolina Dias, Andréa Menêzes da Costa Gama, Renato De Vasconcellos, Ana Karoline Versiane Soares Araújo, Esther De Almeida Costa, João Paulo Dos Santos Oliveira, Mariana De Almeida Medina, Vandeval Lopes Da Silva, Victor Hugo Queiroz Porto, and Vitória Nara De Freitas Paulo. "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MUSICOGRAFIA BRAILLE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA." Cadernos Cajuína 6, no. 3 (March 18, 2021): 191. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.501.

Full text
Abstract:
<span>Trata-se de relato de experiência do projeto “Adaptação de materiais acadêmicos para musicografia braille”, durante o segundo semestre de 2019. O propósito do projeto foi transcrever as partituras e adaptar outros materiais musicais para estudantes de Música na Universidade de Brasília com defici</span><span>ẽ</span><span>ncia visual. Os transcritores eram alunos bolsistas, que analisavam cada material, definiam quais métodos deveriam ser empregados e então atribuíam funções entre si, de forma que alguns realizavam a transcrição para musicografia enquanto outros faziam a adaptação de imagens, descrições e revisão. Os resultados foram positivos. Os alunos relatam a satisfação em aprender uma nova habilidade profissional e em participar da promoção da acessibilidade. Notou-se a necessidade de maior estudo sobre o uso de softwares como ferramentas de transcrição. Há perspectiva de projetos futuros de pesquisa e extensão na área. Conclui-se que mais alunos de música precisam ser apresentados à musicografia braille em sua formação, de forma multidisciplinar.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Siepamann, Michel Rodrigo, Artur Vitório Andrade Santos, Kariston Dias Alves, José Diogo Forte de Oliveira Luna, and Rafael Pissinati de Souza. "Retroffiting de impressora 3D com monitoração e impressão online." Brazilian Journal of Development 8, no. 12 (December 26, 2022): 80416–38. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n12-240.

Full text
Abstract:
Atualmente os sistemas de prototipagem e manufatura tendem ao amplo uso de técnicas de manufatura aditiva com modelagem por fusão e deposição (FDM) e vêm sendo associadas com as tecnologias de Internet of Things (IoT). Seguindo esta premissa, este projeto busca realizar o retrofitting de uma impressora 3D inspirada no modelo de software livre Replicating Rapid-prototyper (RepRap) de baixo custo, utilizando peças construídas com outras impressoras 3D, máquinas de corte a laser, router CNC, placa Arduino, Raspberry Pi e seus complementos. Além do aprimoramento da estrutura física e do hardware da impressora, foi inserida uma interface web Octoprint para gerenciamento, controle e monitoramento das operações de forma remota e realizada a revisão de softwares e firmware específicos. Para validação e calibragem da máquina, foram impressos modelos de teste e operações específicas da impressora. Ao final, o projeto apresenta um perfil sustentável ao reativar um equipamento em desuso e contribuir no processo de ensino e aprendizagem relacionados à manufatura aditiva, à inovação e estimular a criatividade através da inserção desses recursos no cotidiano dos alunos e professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva Junior, Mauro Augusto, and Claudio Vicente Mitidieri Filho. "Verificação de critérios de desempenho em projetos de arquitetura com a modelagem BIM." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 4 (December 1, 2018): 334–43. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i4.8650453.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo propor uma forma de incorporar a verificação de critérios de desempenho em projetos de arquitetura de edificações habitacionais utilizando a Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM), como uma alternativa ao método de projeto bidimensional, tradicionalmente utilizado. Foi adotado o método baseado na pesquisa construtiva (constructive research) para o desenvolvimento do trabalho no Programa de Mestrado Profissional em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT. Requisitos e critérios de desempenho constantes da ABNT NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho, foram aplicados ao modelo BIM, no desenvolvimento de projetos de arquitetura, de forma que o projetista possa fazer uma verificação ao longo do desenvolvimento do projeto. O resultado foi promissor, considerando a possibilidade de identificar e detalhar aproximadamente um terço dos critérios constantes da ABNT NBR 15575:2013, usando somente a ferramenta da modelagem. Foram identificadas vantagens em utilizar recursos de softwares de modelagem, como etiquetas e tabelas para aplicações de regras e requisitos, que podem ser facilmente constatadas pelo modelo. Desta forma, nota-se que esse novo processo poderá resultar melhores projetos de arquitetura, com informações sobre desempenho mais completas e confiáveis. Se as ferramentas de simulação forem adotadas e associadas a projetos de arquitetura, poderão ser feitas verificações de outros requisitos e critérios, como por exemplo, simulação do desempenho térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Damasceno Jr., Jose Benedito, and Marcirio Silveira Chaves. "EXPLORANDO O USO DO MODELO TARGET: A GESTÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS NA ÁREA DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO GOVERNAMENTAL DE SEGURANÇA PÚBLICA." Revista Alcance 24, no. 1 (May 11, 2017): 147. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p147-160.

Full text
Abstract:
Cada vez mais o tema lições aprendidas em projetos vem se fazendo presente, haja vista a sua abordagem nas instituições e a crescente produção de pesquisas acadêmicas. Modelos para Gestão de Lições Aprendidas (GLA) vêm sendo desenvolvidos, apoiados em processos e ferramentas como os softwares sociais (e.g. Wikis, Blogues e Microblogues). Considerando o problema do desuso ou do desconhecimento de processos e ferramentas para GLA nas instituições, esta pesquisa empírica tem como objetivo validar um modelo de GLA em uma instituição governamental de segurança pública. O modelo foi instanciado em uma plataforma Wiki. Este trabalho usa o paradigma de pesquisa Design Science Research (DSR) e o método de pesquisa Technical Action Research (TAR). Os resultados sugerem incrementos ao modelo instanciado na relação processos de lições aprendidas por fase do ciclo de vida do projeto, enquanto a utilidade e a facilidade no uso da Wiki foram reconhecidas pelos envolvidos que, também, consideram haver efeito positivo na eficiência e na eficácia nos processos e nas atividades do projeto. A contribuição para a teoria ocorre à medida que se confirma que investir na adoção de técnicas e ferramentas em projetos é fundamental e que é possível inovar na segurança pública brasileira por meio das boas práticas de projetos. Já a contribuição para a prática se apresenta na adoção de uma sistemática para GLA em projetos inéditos naquela instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leal, Felipe Carlos de Araújo, Ana Paula Sobral de Freitas, Osvaldo de Freitas Neto, and Alexandre Duarte Gusmão. "Avaliação do desempenho de uma fundação do tipo radier estaqueado de um aerogerador por métodos dos elementos finitos." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 16, 2022): e20611426174. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.26174.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de avaliar o comportamento da fundação de um aerogerador situado no nordeste do Brasil. O projeto original da fundação da torre não considerou o contato radier-solo no desempenho do sistema. Dessa forma, o presente trabalho propõe considerar o contato radier-solo, ou seja, assumir que a fundação é um radier estaqueado e avaliar o impacto dessa premissa no desempenho da fundação. As análises foram realizadas por meio de dois softwares de elementos finitos: o ABAQUS e o Plaxis 3D Foundation, adotando diferentes critérios de modelagem para os softwares. A caracterização geotécnica do local foi realizada através de sondagens SPT e retroanálise de uma prova de carga. Os resultados obtidos através do ABAQUS e Plaxis 3D foram concordantes, de modo geral, apesar das particularidades de modelagem adotadas em cada software. Os resultados mostraram que o radier suportou mais de 60% da carga vertical aplicada à fundação, atestando a sua importância neste caso. A fundação atendeu aos critérios de rigidez e segurança com certa folga, o que indica a possibilidade de otimização do sistema, com a redução do número de estacas, por exemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Palma, Jandira Guenka, Rafael Thomaz de Araújo, and João Artur Souza. "Uma abordagem de Design Thinking no desenvolvimento de software." Conjecturas 22, no. 5 (April 23, 2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.53660/conj-857-i08.

Full text
Abstract:
Conciliar o resultado do novo sistema com as expectativas dos usuários é uma das grandes dificuldades na área de Engenharia de Software. Muitos desses impasses estão relacionados à falta de compreensão do problema e reais necessidades envolvidas. Nesse contexto, o Design Thinking surge como uma estratégia para o desenvolvimento, o modelo permite que o usuário final seja colocado no centro do processo, trazendo soluções criativas e melhorias na construção do produto. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de criação de software inovadores utilizando os conceitos de Design Thinking (DT). Propôs uma metodologia de desenvolvimento de software baseada nas práticas de DT. Para analisar a metodologia foi desenvolvida uma aplicação para o experimento, um sistema para gestão de baterias universitárias. Como resultado proporcionou grande imersão no contexto do domínio do projeto, geração de ideias relevantes e colaboração com usuários, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de softwares inovadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pimentel, Breno Pontes, Andréa Teresa Riccio Barbosa, and Marcelo De Miranda Reis. "Integração entre BIM e simulação termoenergética para obtenção de ENCE de uma edificação do exército brasileiro." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 232–48. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0020.

Full text
Abstract:
No Brasil, o Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações promove, juntamente com o INMETRO, a avaliação de eficiência energética das edificações por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O regulamento que define os métodos para avaliação energética, no âmbito das edificações públicas, está sendo atualizado, passando a ser denominado Instrução Normativa INMETRO para Classe de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Para atender Atos Normativos do Governo Federal, os projetos de obras do Exército Brasileiro devem obter ENCE Nível 'A' e devem ser elaborados utilizando a metodologia BIM. Na INI-C, há um método que utiliza simulação termoenergética de edificações para sua classificação. O objetivo desse trabalho, portanto, é avaliar a possibilidade de fazer interoperabilidade entre o projeto elaborado em Revit e os softwares utilizados para simulação, indicando estratégias a serem seguidas nesse processo. Para isso, foi realizada uma análise energética de um pavilhão militar pelo método de simulação da INI-C, utilizando três combinações de softwares: modelagem da edificação no ScketchUp e no OpenStudio, caracterização e simulação no EnergyPlus; modelagem, caracterização e simulação da edificação no DesignBuilder; e utilização do projeto em Revit para caracterização e simulação no DesignBuilder, após processo de interoperabilidade. O consumo energético anual simulado na condição real das três modelagens foi, em média, 32.243,44 kWh com desvio máximo de 1,00% entre as modelagens. Na condição de referência, 80.118,71 kWh com desvio máximo de 0,01%. Em todas, obteve-se ENCE Geral Classe 'A', com média de 59,76% de economia energética. A modelagem que utiliza interoperabilidade entre Revit e DesignBuilder foi mais vantajosa, com economia de tempo no processo de avaliação e excelente precisão (desvio máximo de 1,00% em relação às demais). Para usufruir desse potencial, há de se seguir algumas recomendações no processo de interoperabilidade, apresentadas nesse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barata, André Montoia, Camila De Araujo, Guilherme Delefrate Martins, and Daniel Capaldo Amaral. "Estratégias para Utilização das Tecnologias do Google Code no Gerenciamento Ágil de Projeto." Revista de Gestão e Projetos 2, no. 1 (October 18, 2011): 88–105. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v2i1.35.

Full text
Abstract:
O gerenciamento de projetos (GP) de produtos inovadores é caracterizado por incertezas e colaboração entre diferentes equipes. Há críticas sobre a adequação dos softwares atuais de GP e uma solução possível é explorar o conceito de Cloud Computing. Um exemplo são os aplicativos Google Spreadsheet e Google Calendar. O tema é investigado com a avaliação de estratégias de integração de dados de programação de projeto, entre um aplicativo especialmente desenvolvido pelos pesquisadores, programado em JAVA, e os aplicativos do Google, com o uso de APIs do Google Code. O artigo descreve os recursos dos aplicativos Google Gadget, Google Spreadsheet, Google Apps Script e Google Calendar, identifica possíveis estratégias de integração para uma solução de GP, descreve os resultados de um protótipo realizado e discute potenciais futuros para a aplicação. Ilustra e compara essas tecnologias e descreve o potencial para a criação de soluções de um aplicativo de gerenciamento ágil de projetos. Como resultado final, mostra a melhor estratégia que seria a utilização do Google Calendar em interação com uma ferramenta de GP, e indica pesquisas futuras para a criação de uma solução completa baseada no tema.DOI:10.5585/gep.v2i1.35
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Amanda Mosele Tonin, Diniane Baruffi, Gabriele Rech Silveira, Gilson Francisco Paz Soares, and Thomas Bertochi Rigotti Rigotti. "Comparação orçamentária entre lajes de concreto armado e lajes planas lisas protendidas." Revista Perspectiva 46, no. 174 (August 18, 2022): 95–105. http://dx.doi.org/10.31512/persp.v.46.n.174.2022.236.p.95-105.

Full text
Abstract:
Concreto protendido é uma técnica crescente na engenharia civil. Visa a diminuir e/ou eliminar as tensões de tração no concreto, aproveitando ao máximo as tensões de compressão resistente pelo concreto simples, possibilitando estruturas com vãos maiores. Este artigo apresenta uma comparação orçamentária em relação ao custo dos materiais, aço, fôrma e concreto, entre o concreto armado e protendido, em lajes maciças. Foi utilizado um estudo de caso de um edifício multifamiliar, com a estrutura em concreto protendido, concebida com lajes planas lisas e a estrutura em concreto armado composta pelo sistema laje-viga-pilar. Para a análise de materiais obteve-se o quantitativo global a partir do projeto estrutural com a utilização do software TQS, para o Concreto Armado (CA). Já o projeto em Concreto Protendido (CP) foi disponibilizado pela empresa responsável pelo dimensionamento, utilizando-se dos softwares Eberick e ADAPT. Elaborou-se um orçamento comparativo, utilizando os valores disponibilizados pela construtora responsável pelo estudo de caso. Os resultados apresentaram um custo de R$ 1.248.780,22 para o CP e R$ 1.038.298,54 para o CA, sendo o método construtivo de lajes maciças em CA, 20 % mais econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues dos Anjos, Juliana, Savana Dos Anjos Freitas, and Agostinho Serrano de Andrade Neto. "Utilização do software scratch para a aprendizagem de lançamentos de projéteis e conceito de gravidade no ensino fundamental." ACTIO: Docência em Ciências 1, no. 1 (November 19, 2016): 128. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v1n1.5004.

Full text
Abstract:
A utilização de softwares e aplicativos no celular tem, cada vez mais, auxiliado em atividades didáticas, tendo em vista a rápida evolução dos recursos tecnológicos, e consequentemente o acesso aos mesmos. Neste trabalho, iremos mostrar como utilizar, de forma combinada, o software Scratch e o jogo Angry Birds Space para uma aprendizagem/ensino de lançamento de projéteis e sobre o conceito de gravidade e, como decorrência, introduzir programação no ensino fundamental. Como, no Brasil, o ensino de Física é predominantemente desenvolvido a partir do ensino médio, o aprendizado de Física no ensino fundamental, acaba ficando abandonado e este trabalho é uma tentativa de discutir atividades que podem ser realizados já neste nível de ensino. O trabalho foi fundamentado em um projeto do PIBID de Física da Universidade Luterana do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sanches, Leonardo, José Gustavo Francis Abdalla, and Klaus Chaves Alberto. "As pesquisas sobre sistemas generativos." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 2 (June 29, 2018): 133–51. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i2.8650200.

Full text
Abstract:
As transformações da sociedade proporcionadas pela tecnologia digital nos impelem a estudar suas implicações no campo da arquitetura. Há algumas décadas, nota-se o impacto da adoção do desenho auxiliado por computador no que diz respeito à apresentação e representação de projetos, sendo que, nos últimos tempos, as ferramentas digitais tem assumido cada vez mais um papel ativo no processo de projeto. BIM, parametrização e sistemas generativos são temas ligados a esta transformação e ainda podem ser explorados no cenário brasileiro. Este estudo teve como objetivo verificar o panorama atual de pesquisas relacionadas aos Sistemas Generativos de Projeto, tema que, apesar de não ser exclusivamente digital, tem despertado maior interesse com as possibilidades oferecidas pelas novas ferramentas de projeto. Como método de trabalho foi adotada a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas bases de dados Periódicos CAPES e CumInCAD. Através de uma consistente compilação das publicações direcionadas ao tema, feita a partir de combinações de palavras chave, buscou-se delinear o contorno do problema de pesquisa e identificar, entre outros, os principais agentes, métodos e técnicas, utilizados. A análise do material se deu em duas etapas, a princípio na amostra de artigos de interesse e posteriormente nas referências utilizadas por tais artigos. Com isso, foi possível identificar as principais publicações, autores, periódicos e eventos de área, bem como estabelecer direcionamentos para futuros trabalhos acadêmico-científico a partir do diagnóstico de tendências relativas a temas, métodos, softwares utilizados e resultados obtidos pelas publicações analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Faoro, Roberta Rodrigues, Pelayo Munhoz Olea, Sylvia Maria Azevedo Roesch, and Marcelo Faoro de Abreu. "DIFERENCIAÇÃO E FOCO PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA BETA SISTEMAS." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 3 (December 2014): 838–56. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0322013.43244.

Full text
Abstract:
Este caso expõe elementos para reflexões e discussões sobre posicionamentos estratégicos em uma empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação. Com sede na Serra Gaúcha, a empresa atua em todo o território nacional, sendo que os seus principais clientes estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. O caso se desdobra a partir da volta de uma viagem do jovem proprietário da empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação à Salvador, onde o mesmo fechou mais um grande projeto com um dos seus melhores clientes do setor de fruticultura, mas ao invés de estar contente estava muito preocupado sobre como iria entregar o projeto no prazo acordado entre as partes, em virtude de sua equipe estar sobrecarregada de trabalho. Afinal, atendendo clientes de mais de trinta ramos de atividades a empresa enfrenta um dilema estratégico: especializar-se ou pulverizar sua atuação em diversos setores? Portanto, qual estratégia a empresa deveria escolher? Os dados para a elaboração deste caso de ensino foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com os gestores e por meio de dados secundários como documentos internos, sites e observação direta. Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas à estratégia, na graduação e pós-graduação lato sensu do curso de administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Padovani, Marisa, and Marly Monteiro Carvalho. "O Impacto da Gestão do Conhecimento e Recursos na Gestão." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 1 (March 28, 2010): 04–25. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i1.20102.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho foi investigar práticas de gestão do conhecimento, competências e recursos aplicados à área de projetos de capital, em uma indústria brasileira, de capital intensivo; mapear as competências gerais e essenciais; conhecer quais os fatores críticos de desempenho desses processos e ferramentas de gestão de conhecimento disponíveis. Além disso, pretende-se saber como a estratégia de implantação adotada impacta nos resultados da implantação levando ao sucesso ou fracasso do empreendimento. São objetivos específicos deste trabalho, responder às seguintes questões: a) Como manter o conhecimento disponível na organização, mesmo em condições de elevada rotatividade de funcionários? e b) Quais os efeitos da perda do capital intelectual para a empresa? A pesquisa realizada é de natureza exploratória e utiliza o método qualitativo, a abordagem adotada foi o estudo de caso longitudinal, conforme recomendado por Voss, Tsikritsis e Frolich. A unidade de análise desse estudo é o projeto, foram selecionados 15 projetos de construção de novas plantas e Revamps de plantas existentes, realizados no período de 2007 a 2009. A coleta de dados foi realizada a partir de diferentes fontes: os dados primários foram levantados por intermédio de entrevistas com funcionários chave da área de gestão de projetos da organização; e os secundários, foram coletados pela análise documental e pelas pesquisas em relatórios gerenciais da empresa e bancos de dados de softwares utilizados na gestão de projetos. O estudo demonstrou que existe forte relação entre o perfil do gerente do projeto e a estrutura adotada, entre outras conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Martins, Dalton Lopes, Marcel Ferrante Silva, and Joyce Siqueira. "Comparação entre sistemas para criação de acervos digitais: análise dos softwares livres DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora a partir de novas dimensões analíticas." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 9, no. 1 (June 1, 2018): 52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p52-71.

Full text
Abstract:
Os repositórios digitais estão cada vez mais integrados ao cotidiano, principalmente por possibilitar a universalização do conhecimento por meio de acesso rápido e, muitas vezes, gratuito a documentos de toda ordem. Existem atualmente diversas opções de softwares disponíveis para este fim, dessa forma, para auxiliar os gestores responsáveis por definir a melhor ferramenta para seu projeto, originou-se o objetivo desta pesquisa, de analisar cinco principais softwares livres: DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora e verificar quais destes atendem o maior número de requisitos previamente classificados em dimensões analíticas. Assim, foram analisadas 182 funcionalidades, divididas em 10 dimensões analíticas, dos quais obteve-se que o DSpace atende uma maior porcentagem de funcionalidades, com 57%, sendo seguido pelo EPrints, com 38%, a Islandora, com 36%, o Greenstone, com 23% e o Fedora, com 19%. A partir deste resultado, pretende-se oferecer aos gestores importante ferramenta de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matos, Jéssica Cristine da Silva Fonseca, and Paulo Sergio Scarazzato. "A iluminação natural no projeto de arquitetura: revisão sistemática da literatura." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 8, no. 4 (December 31, 2017): 249–56. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v8i4.8650250.

Full text
Abstract:
Os benefícios da luz do dia nos edifícios são conhecidos: melhor qualidade da iluminação quando comparada com a iluminação artificial, redução do consumo de energia elétrica, impacto positivo na produtividade e desempenho, bem-estar e conforto dos usuários e a descoberta, no início dos anos 2000, de sua influência nos ritmos circadianos. Tais benefícios justificam a inclusão de questões relativas ao aproveitamento da luz do dia já nas primeiras fases do projeto de arquitetura, quando são definidas importantes variáveis do edifício como orientação, volumetria, layout dos ambientes, aberturas e sombreamento. Entretanto, a formação do arquiteto com relação a tais questões raramente vai além de uma abordagem básica. Ferramentas e metodologias de projeto que apoiem as decisões referentes à iluminação natural em estágios iniciais do processo de projeto são, pois, bem-vindas. Seguindo a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) selecionamos 21 artigos em quatro bases de dados relevantes da área e estabelecemos o filtro entre os anos de 2012 a 2017 e nos idiomas português, espanhol e inglês para identificar o quanto e como está sendo abordada a questão da iluminação natural em estudos atuais que tratam do processo de projeto em arquitetura. Identificamos que é imprescindível na fase inicial do projeto um olhar treinado do projetista e conhecimento dos aspectos da luz do dia para lidar com as questões de iluminação natural no processo de projeto, e deixar para as etapas posteriores, a utilização de softwares de simulação para análises quantitativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Juscileide Braga de, and José Aires de Castro Filho. "PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE." Interfaces Científicas - Educação 9, no. 2 (July 15, 2020): 95–109. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109.

Full text
Abstract:
Considerando que as representações e comunicações possibilitadas pelas tecnologias digitais, trazem para a Educação Matemática uma variedade de formas de expressão e de perspectivas de trabalho em sala de aula; este artigo tem como objetivo analisar evidências do potencial das tecnologias utilizadas durante o projeto Pensar, Conectar e Fazer; para a aprendizagem de conceitos relacionados à proporcionalidade. O projeto realizado com 12 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental buscou promover a construção e a reflexão de conceitos Matemáticos a partir do uso de Recursos Educacionais Digitais (vídeos, softwares, simulações, aplicativos) e da produção colaborativa de materiais (vídeos, infográficos, textos argumentativos, dentre outros etc). Os resultados trazem evidências de que as tecnologias contribuíram para o desenvolvimento da compreensão da proporcionalidade, por meio da visualização e da representação; da construção e produção de conhecimento; e da significação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Seixas, Renato de Melo, Luiz Mauricio Furtado Maués, Carolina Caldas Neves Rosa, and Fabriccio de Almeida Oliveira. "Building Information Modeling (BIM) para gestão da segurança do trabalho em obras de habitações populares." Ambiente Construído 22, no. 3 (September 2022): 235–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212022000300617.

Full text
Abstract:
Resumo A construção civil possui características peculiares, como baixa comunicação entre os projetistas e os responsáveis técnicos pela execução da obra, além de grande rotatividade de operários, o que gera dificuldades para implantação de uma cultura de segurança eficaz. O surgimento de tecnologias vem contribuindo para a melhoria da comunicação e segurança, um exemplo é o Building Information Modeling (BIM), que possibilita a modelagem computacional da obra, que oferece dados detalhados do seu andamento ainda na fase de projeto. Esta pesquisa objetiva realizar a modelagem de uma obra vertical de interesse social. A modelagem baseou-se nos padrões estabelecidos pela NR 18. Finalizada a modelagem, os resultados foram confrontados com o cenário real da obra objetivando avaliar incompatibilidades com o que se é exigido pela NR. Para a modelagem utilizou-se os softwares Revit, MS Project e Naviswork. Concluiu-se que a obra não atendia alguns aspectos exigidos pela NR, além de falta de projetos, erros de dimensionamento e problemas de execução. Quanto aos responsáveis técnicos pela obra, foi avaliado que o uso do BIM em sua obra poderia trazer benefícios para o seu trabalho e facilitar a tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Matte, Ana Cristina Fricke, Daniervelin Renata Marques Pereira, and Conrado Moreira Mendes. "Semiótica e tecnologia: algumas experiências interdisciplinares." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 7, no. 1 (March 22, 2014): 171–76. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.171-176.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta algumas experiências de um Grupo de Pesquisa que propõe uma abordagem inter e transdisciplinar entre semiótica, as tecnologias e outras abordagens complementares: o Texto Livre. Baseado predominantemente na lógica da triagem, seu objetivo é respeitar os diferentes pontos de vista e enfoques de cada teoria ao relacioná-los nas análises que o projeto acolhe. É também essa a preocupação que subjaz à criação de softwares e atividades organizadas pelo grupo, seja dentro da Universidade ou no seu diálogo com a comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Almeida, Caio Augusto Rabite, Fernando Tadeu de Araújo Lima, and Marcos Martins Borges. "Tectônicas Digitais: a (in) tangibilidade no processo de projeto em arquitetura." Design e Tecnologia 9, no. 18 (June 30, 2019): 01–21. http://dx.doi.org/10.23972/det2019iss18pp01-21.

Full text
Abstract:
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado que centrou-se na investigação da relação entre o estudo das tectônicas em paralelo com a evolução das técnicas e conhecimentos envolvidos no processo de projeto em arquitetura. O conceito de Tectônica em Arquitetura é uma maneira de se falar sobre o ambiente construído em que o seu uso, estrutura e experiência estão explicitamente relacionados à materialização e à construção deste ambiente construído. Nos últimos anos as novas tecnologias digitais e os processos de produção pós-industriais surgiram como ferramentas de apoio que modificam a maneira de se projetar, avaliar e produzir este ambiente construído, incorporando-se assim uma lógica digital ao conceito tradicional de tectônicas. Como resultado, este trabalho é direcionado no emprego de softwares computacionais paramétricos para a proposição de um experimento intitulado Pavilhão Waffle, que foi realizado com a combinação de variáveis e parâmetros digitais e construtivos, objetivando perceber o potencial em que cada um desses diversos níveis se combinam, em uma série de campos de estudo e em um cruzamento multi escalar de arquitetura, engenharia, computação, análises físicas e experimentações de design e construção. Palavras-chave: Tectônicas Digitais; Processo de Projeto; Arquitetura Paramétrica; Fabricação Digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography