Academic literature on the topic 'Soja (história)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Soja (história).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Soja (história)"

1

Klanovicz, Jo, and Lucas Mores. "A Sojização da Agricultura Moderna no Paraná, Brasil: Uma questão de história ambiental." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6, no. 2 (September 10, 2017): 240. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i2.p240-263.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva de uma história ambiental das práticas agrícolas modernas. Argumentamos que a sojização da agricultura – ou seja, a radical substituição de outras culturas tradicionalmente plantadas pela soja em meio à agricultura moderna – não é apenas o último capítulo da modernização da atividade agrícola mas sim que com ela evidenciou-se a consolidação de um duplo movimento da segunda metade do século XX, marcado por apropriações da biologia pela política e vice-versa. A soja também tem representado um desafio intelectual interessante do ponto de vista da história ambiental numa época de unificação biológica do mundo. Para pensar a sojização da agricultura no Paraná, acompanhamos a produção jornalística regional do estado à época da expansão, por entender que a imprensa regional agrega e institui na esfera pública do Paraná projetos políticos, científicos e tecnológicos de transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gerhardt, Marcos, and Paulo Afonso Zarth. "O Posto Agropecuário de Ijuí e a modernização da agricultura." Revista História: Debates e Tendências 20, no. 2 (April 29, 2020): 137–59. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.20n.2.10929.

Full text
Abstract:
o artigo trata do papel do Posto Agropecuário de Ijuí, implantado pelo Ministério da Agricultura na década de 1940 para fomentar a modernização agrícola na região noroeste do Rio Grande do Sul, a qual se destacou na história da agricultura pelo desenvolvimento das lavouras de trigo e soja. O período de instalação dessa instituição de difusão de tecnologias precede a Revolução Verde no sul do Brasil e significou uma importante colaboração para o posterior desenvolvimento dessa. Interpretamos o conteúdo de documentos arquivados no Museu Antropológico Diretor Pestana, produzidos pelo diretor do Posto Agropecuário e artigos publicados no jornal Correio Serrano. A perspectiva da análise é da história agrária e da história ambiental, com ênfase no papel do Estado como agente de difusão de novas tecnologias e nos impactos socioambientais decorrentes do processo de modernização da agricultura no período de 1940 a 1976.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Victor Da Silva, and Erica Karnopp. "A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA DINÂMICA ECONÔMICA E DEMOGRÁFICA DA REGIÃO DO COREDE CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL." Revista Geografar 8, no. 2 (December 20, 2013): 237. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v8i2.31862.

Full text
Abstract:
A história de formação do Estado do Rio Grande do Sul é marcada por uma dualidade. Num primeiro período (séc. XVIII) estabeleceu-se a grande propriedade. A partir de meados do século XIX, com os colonos alemães e italianos, foi consolidada a pequena propriedade. Esta perspectiva histórica e material que forjou o meio rural do Estado e ainda repercute nas formas que se realizam as atividades agropecuárias e resultam em dinâmicas econômicas e demográficas distintas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar de que forma a produção agropecuária, considerando a agricultura familiar e o agronegócio, influenciou na dinâmica econômica e demográfica da região do COREDE Central do Rio Grande do Sul. Buscou-se na história de formação do Estado as bases materiais para a condição heterogênea que se encontra no meio agrário do Estado e, por extensão, no COREDE Central. A partir de uma caracterização teórica das principais características da agricultura familiar e do agronegócio, buscou-se em dados secundários informações que auxiliassem na determinação da prática agrícola predominante nos municípios da região, resultando em três grupos de municípios: agricultura familiar, agronegócio e agricultura familiar menos dinâmica. Essa regionalização foi base para a análise da dinâmica econômica e demográfica dos municípios. Os munícipios com produção predominante na agricultura familiar possuem uma especialização produtiva em uma gama superior de cultivos e criações em perspectiva aos demais municípios, porém com o cultivo de produtos visando o mercado nacional/internacional e uma população que se divide entre urbano e rural. O grupo do agronegócio mostrou-se com forte especialização na produção de soja para o mercado internacional, com uma gama de serviços que possibilita a polarização frente ao grupo da agricultura familiar menos dinâmica que, por sua vez, transfere sua produção significativa de soja para estes municípios, havendo pouca dinamização de sua economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pires, Pires Cristina Gomes, Pablo Nascimento de Oliveira, Ludhana Marinho Veras, Régia Maria Gualter, and Gregori Da Encarnação Ferrão. "SUSTENTABILIDADE DO USO DA TERRA NO CERRADO MARANHENSE: SOJA E FEIJÃO-CAUPI." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 4 (December 12, 2018): 589. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018589-608.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e sistemas de manejo agrícolas e a intensificação do uso da terra permitiram o rápido crescimento populacional percebido até os dias atuais. No entanto, a história evidencia a existência do desafio em aumentar a produtividade agrícola aliada à realização de práticas adequadas de manejo sobre os agroecossistemas. Deste modo, nas últimas décadas, a busca por sistemas sustentáveis e altamente produtivos fez com que técnicas deixassem de ser simplesmente importadas e sim desenvolvidas e/ou adaptadas em face às necessidades de cada bioma. Assim a hipótese apresentada neste trabalho, é de que a otimização do espaço no plantio de soja, no curto período chuvoso do cerrado maranhense, pela sucessão do feijão-caupi, ou seja, o plantio do feijão-caupi após a colheita da soja, pode minimizar os impactos no solo nesta região. O estudo foi realizado através da revisão de literatura sistemática, utilizando-se livros de referência e artigos científicos que discorrem sobre o tema. Constatou-se que o plantio do feijão-caupi associado à cultura da soja após sua colheita (i.e. sucessão) possui potencial agrícola e ambiental, pois possibilita a intensificação do uso das áreas de produção por mais tempo durante o ano e mantém a cobertura do solo que minimiza os impactos negativos decorrentes do solo descoberto, como compactação e erosão. Desta forma, destaca-se a relevância de estudos específicos para corroborar os benefícios ambientais e agronômicos da sucessão soja/caupi verificados na literatura, sendo necessários trabalhos sobre viabilidade econômica e percepção do sojicultor do cerrado maranhense sobre esta alternativa sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Etcheverry, Carolina Martins. "O fotojornalismo gaúcho dos anos 1970: Jacqueline Joner e Eneida Serrano." Revista História: Debates e Tendências 19, no. 1 (January 17, 2019): 19–48. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.19n.1.9052.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivos apresentar e problematizar o trabalho de duas fotojornalistas gaúchas nos anos 1970, Jacqueline Joner (1953) e Eneida Serrano (1952), a fim de compreender sua inserção e seu papel no campo fotojornalístico gaúcho. As fotógrafas fazem parte da história da fotografia brasileira, o que permite compreender não apenas as tensões nas relações de trabalho e as formas de opressão que sofreram, mas também os mecanismos de emancipação. Assim, abordam-se, de modo específico, as fotografias do fotolivro Santa soja, a passagem pelo jornal Agricultura & Cooperativismo e pela agência de fotografia Ponto de Vista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brito, Eliseu Pereira de. "SOBRE OS RIBEIRINHOS TOCANTINENSES: história e resistências." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 4, no. 14 (October 23, 2018): 33. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p33-48.

Full text
Abstract:
ABOUT RIPARIAN COMMUNITIES FROM TOCANTINS: history and resistancesACERCA DE LAS COMUNIDADES RIPARIANAS DE TOCANTINS: historia y resistenciasA abordagem foi construída por uma leitura do mundo ribeirinho, por lentes histórico-sociais, na construção de uma pesquisa qualitativa com observação do autor e entrevista com sujeitos ribeirinhos nos rios Araguaia e Tocantins. O objetivo principal foi analisar as resistências dos ribeirinhos ao permanecerem nos lugares. As vivências ribeirinhas dos rios Araguaia e Tocantins possibilitaram que os sujeitos construíssem seus mundos no entorno dos rios. Nestes, plantaram suas lavouras, construíram suas residências, seus lugares de ócio e de trabalho. São lugares geossímbolos, conforme proposto por Jöel Bonnemaison. As novas políticas de ocupação das terras na Amazônia Legal, em especial no antigo norte de Goiás, atual Tocantins, produziram pressões sobre os ribeirinhos, impulsionando-os a se deslocarem para lugares cada vez mais distantes das margens dos rios, causando uma perda da identidade ribeirinha. As construções e os projetos de hidrelétricas nos rios Tocantins e Araguaia, o uso de pastos para criação do gado e de áreas para a plantação das monoculturas como a soja são fatores importantes dessa pressão sobre o território dos ribeirinhos no Tocantins. Com uma pesquisa qualitativa, fundamentada em leituras geográficas e históricas, e por meio de entrevistas, foi possível dimensionar a formação dos territórios ribeirinhos e apontar as resistências resultantes dos conflitos pelo território pelos sujeitos envolvidos no processo. O território foi identificado muito mais pelo processo de identificação dos sujeitos do que propriamente pela sua apropriação. As formas de resistências desses ribeirinhos são perpassadas pelo nível de identificação que estes têm com os rios.Palavras-chave: Modos de Vida Ribeirinhos; Resistência; Território.ABSTRACTThe approach of this work was based on the perspective of riverside people, through social-historical lenses, in the construction of a qualitative research with author observation and interview with subjects living along the rivers Araguaia and Tocantins. The main objective was to analyze their resistance in keeping at these places. The riverside experiences of the rivers Araguaia and Tocantins enabled the subjects to build their worlds around the rivers, in which they planted their crops, built their residences, their places of leisure and work. These places are geosymbols, as proposed by Jöel Bonnemaison. The new land occupation policies in the Legal Amazon, especially in the former northern state of Goiás, current state of Tocantins, have generated pressures on the riverside people, pushing them to move to places farther away from riverbanks, causing a loss of their riverside identity. The hydroelectric constructions and projects in the rivers Tocantins and Araguaia, the use of pastures for cattle raising and areas for the monoculture farming such as soybeans are important factors of this pressure on the territory of the riverside inhabitants of Tocantins. With a qualitative research, based on geographic and historical readings, and through interviews, it was possible to dimension the formation of riparian territories and to point out the resistance resulting from the conflicts over the territory by the individuals involved in the process. The territory was identified much more by the process of subjects’ identity than by land appropriation. The resistance forms of these riparian people are crossed by the level of identification they have with the rivers.Keywords: Riparian Ways of Life; Resistance; Territory.RESUMENEl enfoque de este trabajo se basó en la perspectiva de la gente ribereña, a través de lentes socio-históricas, en la construcción de una investigación cualitativa con observación de autor y entrevista con sujetos que viven a lo largo de los ríos Araguaia y Tocantins. El objetivo principal fue analizar su resistencia en el mantenimiento de estos lugares. Las experiencias ribereñas de los ríos Araguaia y Tocantins permitieron a los sujetos construir sus mundos alrededor de los ríos, donde sembraron sus cultivos, construyeron sus residencias, sus lugares de ocio y trabajo. Estos lugares son geosymbols, según lo propuesto por Jöel Bonnemaison. Las nuevas políticas de ocupación de la tierra en la Amazonia Legal, especialmente en el antiguo estado norteño de Goiás, estado actual de Tocantins, han generado presiones sobre las poblaciones ribereñas, empujándolas a mudarse a lugares más alejados de las riberas, causando una pérdida de su identidad ribereña . Las construcciones hidroeléctricas y proyectos en los ríos Tocantins y Araguaia, el uso de pastos para la ganadería y las áreas de monocultivo como la soja son factores importantes de esta presión en el territorio de los habitantes ribereños del Tocantins. Con una investigación cualitativa, basada en lecturas geográficas e históricas, ya través de entrevistas, se pudo dimensionar la formación de los territorios ribereños y señalar la resistencia resultante de los conflictos sobre el territorio por los individuos involucrados en el proceso. El territorio fue identificado mucho más por el proceso de identidad de los sujetos que por la apropiación de la tierra. Las formas de resistencia de estos pueblos ribereños están cruzadas por el nivel de identificación que tienen con los ríos.Palabras clave: Maneras de Vida Ribereñas; Resistencia; Territorio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Fabio Marcelo Andrade. "Paisagem, Fotografia e História: As transformações ocorridas no Faxinal da Conceição, Rebouças-PR (1960 – 2017)." Revista Discente Ofícios de Clio 4, no. 7 (January 24, 2020): 143. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v4i7.16281.

Full text
Abstract:
A produção tem como finalidade investigar e perceber elementos que sofreram mudanças no ambiente faxinalense do faxinal da Conceição, que se encontra desagregado desde o final da década de 1980. Como fonte, utilizou-se fotografias para evidenciar algumas alterações decorrentes do processo de desestruturação e de desagregação do criador, bem como os efeitos da chegada da tecnologia, que resultou no aparecimento das cercas de arame, na monocultura de soja, feijão e milho. Todos esses fatores provocaram redução da mata nativa.Palavras-chave: Faxinal da Conceição, Fotografia, Paisagem. AbstractThe production aims to investigate and perceive elements that have undergone changes in the faxinal environment of Conceição's faxinal, which has been disaggregated since the end of the 1980's. As a source, photographs were used to highlight some changes resulting from the process of disruption and as well as the effects of the arrival of the technology, resulting in the appearance of the wire fences, the monoculture of soybeans, beans and corn, which caused a reduction of the native forest.Keywords: Faxinal da Conceicão, Photography, Landscape.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Fernando Cezar de. "Transformação econômica, inserção externa e dinâmica territorial no Centro-Oeste Brasileiro: o caso de Rio Verde." Sociedade & Natureza 25, no. 1 (April 2013): 35–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000100004.

Full text
Abstract:
Rio Verde, município localizado no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil, apresenta grande dinamismo econômico, liderado pelo agronegócio de exportação. Seu elevado ritmo de crescimento trouxe ao debate uma série de questões acerca do sentido de suas transformações socioespaciais e de sua sustentabilidade urbana recentes. Isto torna tal processo um objeto de estudo relevante, especialmente pelo papel que cumpre tanto espacialmente (importante centralidade na rede urbana sub-regional do sudoeste goiano) quanto setorialmente (grande produtor de soja e carnes e uma das mais importantes cidades ligadas ao agronegócio brasileiro). Seu forte processo de acumulação reproduziu localmente os mesmos problemas urbanos verificados em outras áreas do Brasil que apresentaram transformações em semelhante ritmo, em diferentes momentos da história econômica do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guske, Ana Claudia, Erica Karnopp, and Virginia Elisabeta Etges. "A tradição alimentar no contexto das agroindústrias familiares de alimentos: o caso da Microrregião Norte do Corede do Vale do Rio Pardo – RS/Brasil." Geosul 34, no. 73 (December 6, 2019): 378–94. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n73p378.

Full text
Abstract:
A partir da constatação de que existe um número relevante de agroindústrias familiares na Microrregião Norte do Corede do Vale do Rio Pardo, contexto marcado pela produção de tabaco e soja, a presente pesquisa teve como objetivo analisar se a tradição alimentar, presente entre agricultores familiares, proprietários de agroindústrias familiares, expressa-se enquanto ressignificação do saber-fazer das famílias frente à homogeneização dos hábitos alimentares promovidos pela globalização. Foram pesquisadas as agroindústrias familiares formalizadas entre 2000 e 2015, sendo compreendidos 12 estabelecimentos. Concluiu-se que 75% das agroindústrias familiares pesquisadas expressam tradição na sua produção, pois os alimentos agroindustrializados fazem parte da história da família. Esses alimentos não se contrapõem somente à homogeneização dos hábitos alimentares, mas rebatem a própria globalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes. "Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens?" Revista Tempo e Argumento 11, no. 28 (October 22, 2019): 402–44. http://dx.doi.org/10.5965/2175180311282019402.

Full text
Abstract:
As imagens não são mais novidades na pesquisa historiográfica. Contudo, propostas no início dos anos 1990, a pictorial turn (nos EUA, por W. J. T. Mitchell) e a iconic turn (na Alemanha por Gottfried Boehm) alteraram o cenário das pesquisas interdisciplinares sobre artefatos visuais a partir de princípios da alteridade das imagens em relação à linguagem e da historicidade da cultura visual. Soma-se as essas propostas a anacronia das imagens e da sintomatologia de Georges Didi-Huberman, historiador da arte francesa. Este artigo procura avaliar o impacto historiográfico das viradas às imagens em dois aspectos fundamentais do trabalho do historiador: a produção de uma heurística da imagem e da fonte histórica; as construções do tempo/historicidade e da visibilidade do passado e seus usos públicos. Cruzando recursos da história da historiografia e da teoria da imagem e da história, o artigo apresenta em três seções: as matrizes norte-americana, alemã e francesa das viradas pictóricas/icônicas/visuais; as dimensões históricas e historiográficas das viradas; a concepção de fonte histórica, de temporalidade e o problema da visibilidade do passado na atualidade.Palavras-chave: Cultura Visual. História da Historiografia. Anacronia e Historicidade. Virada Visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Soja (história)"

1

Brepohl, Marionilde Dias. "Arrendantes e arrendatarios no contexto da soja." [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/1884/27791.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gimenez, Heloisa Marques. "O desenvolvimento da cadeia produtiva da soja na Bolívia e a presença brasileira: uma história comum." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-18122012-114938/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho identifica a presença de brasileiros no desenvolvimento da cadeia produtiva da soja em Santa Cruz, Bolíva, e a analisa em termo sociais, políticos e econômicos, regional e nacionalmente. Para tanto, fazemos um estudo sobre a natureza do Estado, sobre geopolítica regional (em especial sobre a postura do Brasil em relação aos demais países sulamericanos), e sobre questão agrária, de maneira a compreender o desenvolvimento do capitalismo no campo em nível mundial, e do agronegócio em nível nacional. Também nos pareceu importante fazer um resgate histórico da questão agrária boliviana e uma contextualização da conjuntura política atual no país. O estudo de caso foi realizado a partir de pesquisa de campo e vivência na Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra (território que abriga o caso estudado) e La Paz (sede do governo nacional boliviano), que consistiu em entrevistas aos atores envolvidos no recorte temático, visitas a órgãos governamentais e institutos de pesquisa e contato com bibliografia local sobre o tema. Foram selecionadas algumas entrevistas e, a partir delas, pudemos fazer uma análise sociológica desta presença brasileira, podendo, também, inferir sobre questões que dizem respeito à política nacional boliviana e relacionamento internacional Brasil-Bolívia.
This work identifies the brasilian presence in the soybean production chain in Santa Cruz, Bolivia, and analyzes it in a social, politic and economic way, regionally and nationally. For that, was done a study about the State´s nature, about regional geopolitics (specially about the Brazilian attitude toward the other countries in South America), and about agrarian question, in order to understand the development of capitalism in the field worldwide, and of agribusiness nationwide. Also seemed important to make an historical review about the Bolivian agrarian question and a contextualization of the current political conjuncture in the country. The case study was developed from the fiel research and from the experience of living in Bolivia, at Santa Cruz de la Sierra (territory in wich lies the case studied) and La Paz (seat of the bolivian national government), and consisted in interviews to people involved in the theme, visits to government agencies and research institutes, and contact to local literature on the subject. A few interviews were selected, and, from them, was possible to make a sociologic analysis of this Brazilian presence in Bolivia, including inferring about issues that concern to bolivian national policy and international relations Brazil-Bolivia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cagliari, Alexandro. "História evolutiva do fator de transcrição NF-Y (Nuclear Factor of Y Box) em plantas e seu papel na regulação do desenvolvimento e acúmulo de lipídeos em oleaginosas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/152839.

Full text
Abstract:
Em sementes, os lipídeos de reserva são compostos, principalmente, por triacilglicerídeos (TAG), os quais se acumulam durante a fase de maturação do embrião ou endosperma e, durante a germinação da semente são catabolizados, fornecendo energia para o estabelecimento e desenvolvimento da plântula. Na presente tese buscamos, primeiramente, contribuir para um melhor entendimento do processo de síntese de ácidos graxos e TAGs em plantas e algas, por meio de um estudo comparativo das diferentes rotas envolvidas na produção e acúmulo de lipídeos de reserva nestes grupos de organismos. As principais rotas de biossíntese de ácidos graxos e TAGs em algas são análogas às apresentadas em plantas e, ao contrário de plantas, as algas acumulam quantidades significativas de lipídeos na forma de TAGs apenas sob condições desfavoráveis de crescimento ou de estresse. Posteriormente, passamos às análises acerca do fator de transcrição eucariótico NF-Y (Nuclear Factor of Y box), o qual participa da regulação de processos como maturação, síntese e acúmulo de lipídeos em sementes. NF-Y é um complexo hetero-oligomérico formado por três subunidades (NF-YA, NF-YB e NF-YC). Análises filogenéticas mostraram que a diversificação em todas as subunidades do fator de transcrição NF-Y é resultado de diversos eventos de duplicação ao longo da evolução e diversificação das plantas, muitos dos quais ocorridos após a divergência entre mono e dicotiledôneas. O estudo detalhado dos genes que codificam a subunidade NF-YB, sugere um modelo no qual uma subclasse de genes denominados tipo LEC1 (LEAFY COTYLEDON1) teria se originado em plantas vasculares através de processos de neofuncionalização e/ou subfuncionalização. Análises de expressão e de interação proteína-proteína demonstraram a existência de diferentes parceiros NF-YC para LEC1 e L1L, indicando que os genes do tipo LEC1 em mamona não são redundantes e podem ter evoluído para desempenhar diferentes papéis durante o desenvolvimento da semente de mamona. Por fim, realizamos a identificação dos genes alvo diretos de LEC1 nos estágios cotiledonar e de início da maturação da semente de soja (Glycine max). Nossos resultados demonstraram que LEC1 apresenta uma grande quantidade de genes alvo comuns às duas fases de desenvolvimento da semente analisadas, mas também apresenta enriquecimento em diferentes processos metabólicos nos estágios cotiledonar e de início da maturação. Além disso, LEC1 se liga não somente a promotores alvo enriquecidos na sequência canônica CCAAT como também a outras sequências, com destaque para motivos de ligação de fatores de transcrição do tipo bZIP, o que pode indicar que tais fatores de transcrição podem estar relacionados com a regulação do desenvolvimento e maturação da semente exercida por LEC1.
In seeds, lipids of storage are composed mainly of triacilglicerídeos (TAG), which accumulate during the maturation phase of embryo or endosperm, and during seed germination are catabolized, providing energy for the establishment and seedling development . In this thesis, first of all, we focused on the understanding of fatty acid and TAG biosynthesis in plants and algae, through a comparative study of the different pathways involved with lipid production and accumulation in these organisms. The main pathways for fatty acids and TAG biosynthesis in algae are analogous to those demonstrated in higher plants and, in contrast with plants, algae accumulate high levels of TAGs only under unfavorable growth or stress conditions. We also analyzed the NF-Y (Nuclear Factor of Y box) eukaryotic transcription factor, which is involved in the regulation of maturation, lipid biosynthesis and accumulation in seeds. NF-Y is an oligotrimer complex composed by three subunits (NF-YA, NF-YB and NF-YC). Phylogenetic analysis showed that the gene diversification observed for all NF-Y subunits likely resulted from several duplication events along evolution and diversification of plants, some of them occurred after the divergence of monocots and eudicots. The study of the NF-YB subunit encoding genes suggested a model in which LEC1 (LEAFY COTYLEDON1) type gene family originated in vascular plants through a process of neofunctionalization and/or subfunctionalization. Expression analysis and protein interaction experiments demonstrated that are different NF-YC partners for LEC1 and L1L, indicating that LEC1-type genes in castor bean are not redundant and could have evolved to play different roles during castor seed development. Finally, we identified the direct targets of LEC1 in the cotyledon and early maturation stages during soybean seed development (Glycine max). We observed that LEC1 has a high number of common direct targets to both stages of soybean seed development, but also presents enrichment in different metabolic process in cotyledon and early maturation stages. Besides that, LEC1 bind not only the promoter regions enriched in CCAAT binding sequences but also other sequences, especially bZIP binding sites, which can indicate that bZIP transcription factor could be related with the regulation of seed development and maturation performed by LEC1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BARROS, Eduardo Moreira. "História de vida de Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lepidoptera : Noctuidae) em diferentes hospedeiros." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5966.

Full text
Abstract:
Submitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-11-24T12:33:10Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Moreira Barros.pdf: 309180 bytes, checksum: edea775b3717bccf19c158fb0d7bf220 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-24T12:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Moreira Barros.pdf: 309180 bytes, checksum: edea775b3717bccf19c158fb0d7bf220 (MD5) Previous issue date: 2009-02-02
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
The fall armyworm, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lep.: Noctuidae), is a cosmopolitan pest attacking several important plants. This work investigated the host selection and the life history characteristics for S. frugiperda fed corn, millet, cotton and soybean plants. Selection of hosts for oviposition was studied in plastic greenhouse using the host plants cultivated in micro-parcels with five plants each. The host colonization by S. frugiperda larvae was also studied in micro-parcels, in the field, and development and reproduction in the laboratory. Females of S. frugiperda did not select a specific host for laying eggs among the studied hosts regardless their phenology: before or after setting the reproductive structures. The success of colonization by neonate larvae, measured based on the number of surviving larvae and their weight after 10 days from releasing, showed no difference among the hosts for larval weight, but greater number of larvae was found on millet. Female moths from larvae fed cotton in the field were less fecund (1144.7 eggs) and lower longevity (13.3 days). The overall results fromfertility life table parameters estimated for individuals reared during the larval stage in the field highlighted the millet as the host more favorable to S. frugiperda. The study in the laboratory using leaves of each host, and the combination of leaf and boll of cotton as diet for S. frugiperda yielded low success of boll colonization by neonate larvae compared to only leaf. S. frugiperdafed cotton bolls exhibited longer larval, pupal and adult stages, and lower egg production. However, larvae fed leaf plus cotton bolls exhibited similar performance to corn and cotton leaves. Based on the results, the millet currently used in the crop systems with soybean, corn or cotton, is a potential host for S. frugiperda while, cotton was intermediate diet compared to corn and soybean
A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lep.: Noctuidae) é uma praga cosmopolita importante para várias culturas. Assim, este trabalho investigou a seleção hospedeira e história de vida de S. frugiperda em milho, milheto, algodão e soja, conduzindo-se estudos de preferência de oviposição entre hospedeiros, em casa telada, e colonização de lagartas de S. frugiperda nos respectivos hospedeiros em campo, bem como desenvolvimento e reprodução em condições de laboratório. Adultos de S. frugiperda não demonstraram preferência hospedeira, independente do estádio fenológico desses (antes ou após emissão de estruturas reprodutivas). O sucesso de colonização, em campo, medido pelo peso e número de lagartas aos 10 dias após a liberação, mostrou não haver diferença no peso de lagartas entre os hospedeiros, entretanto maior número de lagartas foi encontrado no milheto. Fêmeas oriundas de lagartas criadas em algodão no campo, produziram menor número de ovos (1144,7) e tiveram a menor longevidade (13,3 dias).Os resultados da tabela de vida de fertilidade estimada para indivíduos criados durante a fase de lagarta em campo demonstram que o milheto foi o hospedeiro mais favorável ao desenvolvimento de S. frugiperda. O estudo de laboratório empregando folhas dos hospedeiros e a combinação de folha e maçã do algodoeiro como dieta mostrou baixo sucesso de colonização da maçã do algodoeiro por lagartas neonatas em relação a folhas de todos os hospedeiros. S. frugiperdacriadas em apenas maçã do algodão apresentaram maiores durações da fase de larva, pupa e adulta e, uma menor produção de ovos. No entanto, lagartas criadas em folhas mais maçã de algodão obtiveram desenvolvimento semelhante a, apenas, folhas de algodão e milho. Com base nos resultados o milheto como integrante do sistema de produçcão é um hospedeiro potencial para S. frugiperda, enquanto que folhas mais maçã do algodoeiro foram dietas intermediárias em comparação ao milho e soja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freire, Maíra Cristina Menezes. "História evolutiva de Phakopsora pachyrhizi no Brasil com base em seqüências de nucleotídeos da região espaçadora interna do DNA ribossomal nuclear." Universidade Federal de Viçosa, 2007. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4820.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 623187 bytes, checksum: 351372d8fb2a6df46264f48e3ae8f0e5 (MD5) Previous issue date: 2007-03-02
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
The soybean is attacked by many pathogens, spite of all the diseases the Asiatic rust caused by the fungus Phakopsora pachyrhizi has been considered one of the most important pathogens. The symptoms are characterized for small points darker than the healthy tissue, where it is observed a bulge, which it opens in small pore expelling some uredionospores. Hardly infected plants show premature fallen leave, compromising then the formation and filling of some string beans and also the final weight of some grains. The most effective controlling method is the use of some resistant varieties, however the pathogenic large variability has bothered the research of these resistant varieties. This research has aimed search the special and temporal distribution of the genetic diversity of the Phakopsora pachyrhizi, and infer about the developed relations between some Brazilian, African and Asiatic isolates. Uredionospores were collected in 20 Brazilian places and also in South African. The genomic DNA was extracted from and amplified with the PCR using specifics primers for the ITS region of the nuclear genome in the Phakopsora pachyrhizi. The ITS1 and ITS2 regions were cloned and sequenced of independent forms. Four clones of each ITS regions in samples were sequenced, aimed to verify whether it might have variability of the pathogens in same location. The sequences were lined up and compared each others and also with isolates sequences of the Phakopsora pachyrhizi from different countries in GenBank. Later, the TCS program was used to obtain haplotypes net, one for the ITS1 sequences and other for the ITS2 region. The program ARLEQUIN was used to conduct the analysis of molecular variables, calculating the diversities between and in located samples, and also to calculate the genetic and nucleotide diversity. The net based on the ITS1 sequences, was able to distinguish 21 haplotypes between 96 sequences, while the net based on ITS2 distinguished 17 haplotypes between 86 sequences, showing that spite of Phakopsora pachyrhizi was recently inserted in Brazil, the Brazilian isolates show a great genetic variability. This net shows that distributed haplotypes in Brazil were also found in Africa and Asia, showing an ancestors relation. Comparing the sequences, it was observed the presence of at least three haplotypes for each location, showing a large genetic diversity among the locations, and it was proved by variability molecular analysis. The results support the hypothesis that the origin of this fungus in Brazil has been brought through spores, probably by area transportation through the Atlantic Ocean from Africa and this migration happen more than once.
A soja é atacada por muitos patógenos, porém dentre todas as doenças a ferrugem asiática causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi tem sido considerada como uma das mais importantes. Os sintomas são caracterizados por minúsculos pontos mais escuros do que o tecido sadio, onde se observa uma protuberância, essa se abre em minúsculo poro, expelindo daí, os uredósporo. Plantas severamente infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens e o peso final dos grãos. O método mais eficiente de controle é o emprego de variedades resistente, entretanto, a grande variabilidade patogênica tem dificultado a pesquisa de tais variedades resistentes. Esse estudo teve como objetivo investigar a distribuição espacial e temporal da atual diversidade genética de Phakopsora pachyrhizi, e inferir sobre as relações evolutivas entre os isolados de origem brasileira e de origem africana e asiática. Uredósporos foram coletados de 20 localidades brasileiras e de localidades na África do Sul. O DNA genômico foi extraído e amplificado por meio de PCR utilizando-se iniciadores específicos para a região de ITS do genoma nuclear de Phakopsora pachyrhizi. As regiões ITS1 e ITS2 foram clonadas e sequenciadas de forma independente. Foram sequenciados quatro clones de cada região ITS por amostra, com o objetivo de verificar se haveria variabilidade do patógeno dentro de uma mesma localidade. As sequências foram alinhadas e comparadas entre si e com sequências de isolados de Phakopsora pachyrhizi de diferentes países obtidas no GenBank. A seguir, o programa TCS foi utilizado para obter redes de haplótipos, uma para as sequências de ITS1, e outra para a região de ITS2. O programa ARLEQUIN foi utilizado para conduzir a análise de variância molecular, calculando a diversidade entre e dentro das localidades amostradas, como também para calcular a diversidade gênica e a diversidade nucleotídica. A rede, com base em sequências provenientes de ITS1, foi capaz de distinguir 21 haplótipos entre as 96 sequências, enquanto que a rede baseada em ITS2 distinguiu 17 haplótipos entre as 86 sequências, indicando que embora P. pachyrhizi tenha sido recentemente introduzida no Brasil, os isolados brasileiros apresentam uma grande variabilidade genética. Essa rede também mostrou que haplótipos amplamente distribuídos no Brasil também foram encontrados na África e Ásia, indicando uma relação de ancestralidade. Pela comparação das sequências, foi observada a presença de cerca de três haplótipos para cada localidade, indicando uma alta diversidade genética dentro da localidade, sendo esse indício comprovado pela análise de variância molecular. Os resultados dão suporte à hipótese de que, a origem desse fungo no Brasil tenha sido por meio de esporos trazidos, provavelmente, por correntes aéreas transoceânicas que tenham atravessado o Oceano Atlântico, vindos da África. E que essa migração ocorreu mais de uma vez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baruffi, Silmara Salete. "Análise histórica do custo de produção de soja: o fator semente na construção do resultado." Universidade Federal de Pelotas, 2015. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3283.

Full text
Abstract:
Submitted by Maria Beatriz Vieira (mbeatriz.vieira@gmail.com) on 2017-03-29T16:09:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) dissertacao_silmara_salete_baruffi.pdf: 784718 bytes, checksum: 69af8ae175b1ddceac959b5c1b20d718 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-04-05T17:55:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertacao_silmara_salete_baruffi.pdf: 784718 bytes, checksum: 69af8ae175b1ddceac959b5c1b20d718 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2017-04-05T17:57:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertacao_silmara_salete_baruffi.pdf: 784718 bytes, checksum: 69af8ae175b1ddceac959b5c1b20d718 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-05T17:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertacao_silmara_salete_baruffi.pdf: 784718 bytes, checksum: 69af8ae175b1ddceac959b5c1b20d718 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-12-23
Sem bolsa
O agronegócio no Brasil alavanca a economia. A principal cultura econômica do segmento é a soja, que a cada ano supera o volume de produção e a motivação dos produtores mostra que vai continuar, mas pouco em função da expansão em áreas novas, mas sim por incremento de produtividade. A evolução da produtividade obtida nas últimas décadas teve muita contribuição do melhoramento genético e produção de sementes de qualidade que é o veículo mais eficiente de adoção de novas tecnologias por parte dos agricultores. Em contrapartida a evolução na gestão dos negócios ainda é pequena, falta foco na gestão econômica e financeira além da gestão da produção, ainda serão necessários investimentos na sua aplicação no dia a dia como ferramenta de gerenciamento para o resultado. Ter altas produtividades é fundamental para a longevidade das propriedades/empresas, mas conhecer os custos de produção e os itens que tem relevância na sua construção é o que fará diferença na assertividade das decisões. Desta forma, objetivou-se neste trabalho analisar o histórico do custo de produção de soja com ênfase no entendimento da participação do insumo semente, em 32 propriedades localizadas no Rio Grande do Sul que tem a cultura da soja com o principal atividade econômica e são assessoradas pela empresa Agros. Foram analisados os dados históricos disponíveis e realizado levantamento detalhado dos custos de insumos da safra 14/15. Os resultados mostram que: a semente é um item de importância relativamente baixa no custo dos insumos em comparação à sua relevância na construção da produtividade; os investimentos realizados com aquisição de sementes com qualidade de cultivares novas são evidenciados em incremento de produtividade; o custo de defensivos aumentou significativamente em função de problemas e situação de pragas no campo que as tecnologias existentes na semente não contemplam o controle eficiente; as margens obtidas com a cultura da soja, estão diretamente associadas com a produtividade e não mantem relação direta com o custo de produção. Estas informações são fundamentais para que o agricultor use na tomada de decisão, e que sempre que tiver necessidade de reduzir custo de produção, perceba que não está na semente o ponto de ajuste.
Agribusiness in Brazil leverages the economy, the main economic crop is soybeans, which every year exceeds the volume of production and the movement of farmers shows that it will continue, but little by expansion into new lands, but by increased productivity. The evolution of productivity achieved in recent decades has much contribution of genetic improvement and quality seed production, which is the most efficient vehicle of adoption of new technologies. In contrast to developments in business management is still small, lack focus on economic and financial management in addition to production management, will still be necessary investments in its application as a management tool for the result. Having high productivity is key to the longevity of properties / companies, but knowing production costs and items that have relevance in its construction is what will make a difference in assertiveness of decisions by farmers. Thus the aim of this work was to analyze the history of soybean production costs with emphasis on understanding of the role of seeds. It was used 32 properties located in Rio Grande do Sul that have soybean crop with the main economic activity and are advised by the company Agros. Historical data were analyzed and conducted detailed survey of the input costs. The results show that: the seed item has a relatively low importance in cost of inputs, when compared to its importance in the construction of productivity; investments in seed by acquiring new cultivars are evidenced in productivity growth, the cost of agrochemicals significantly increased as a result of problems and situation of pests field that existing technologies in seeds does not include; the margins obtained from the soybean, are directly associated with productivity and keeps directly related to the cost of production. This information is fundamental for the farmer to use in his decision-making, and that whenever he needs to reduce production costs, realize that is not in the seed the set point.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Giménez, Andrea Beatriz Wozniak. "Renovação poético-musical engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina (1960-1970) /." Franca, 2016. http://hdl.handle.net/11449/150706.

Full text
Abstract:
Orientador: Tânia da Costa Garcia
Banca: Marcia Regina Capelari Naxara
Banca: Marisa Saenz Leme
Banca: Mariana Martins Villaça
Banca: Marilda de Santana Silva
Resumo: Mercedes Sosa (1935-2009) e Elis Regina (1945-1982) constituíram-se em expressões da música popular latino-americana da segunda metade do século XX, representativas dentro de seus campos musicais, a música folclórica argentina e a música popular brasileira. Tanto Mercedes quanto Elis desenvolveram e reformularam seus projetos artísticos dialogando com os princípios estéticos dinamizados dentro de seus campos musicais assim como tensionaram os paradigmas musicais estabelecidos, contribuindo ativamente na reconfiguração destes espaços. Participantes dos processos de renovação musical e poética que deram origem ao Novo Cancioneiro e a MPB, seus repertórios e performances musicais integraram as lutas por redefinição de representações do nacional e do popular nas décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal desta tese consistiu em comparar as trajetórias artísticas, as posturas estético-ideológicas e as obras musicais de Mercedes Sosa e Elis Regina, observando suas inter-relações e apropriações das discussões que aproximavam arte e utopia de transformação social que envolveu as artes nas décadas de 1960 e 1970. Suas trajetórias artísticas aproximam-se na busca por renovação poética e musical, atualizando e ressignificando tradições musicais; na valorização da música popular e nacional; no engajamento com a utopia de transformação social e, a partir dela, na disseminação de representações centradas no ideário nacional-popular; nas relações estabelecidas com a indústria cultural com... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Resumen: Mercedes Sosa (1935-2009) y Elis Regina (1945-1982) se constituyeron em íconos de la música popular latinoamericana de la segunda mitad del siglo XX, siendo representativas en sus campos musicales, la música folclórica argentina y la música popular brasileña. Tanto Mercedes cuanto Elis desarrollaron y reformularon sus proyectos artísticos dialogando con los principios estéticos dinamizados dentro de sus campos musicales, tensionando los paradigmas musicales establecidos, contribuyendo activamente en la reconfiguración de estos espacios. Participantes de los procesos de renovación musical y poética que originaron el Nuevo Cancionero y la MPB, sus repertorios y performances musicales integraron las luchas por redefinir representaciones de lo nacional y lo popular en las décadas de 1960 y 1970. El objetivo principal de la presente tesis es comparar las trayectorias artísticas, las posturas estético-ideológicas y las obras musicales de Mercedes Sosa y Elis Regina, observando aproximaciones y distanciamientos entre sus interrelaciones con la utopía de transformación social que envolvió a las artes en las décadas de 1960 y 1970. Sus trayectorias artísticas se aproximaron en la búsqueda por renovación poética y musical, actualizando y resignificando tradiciones musicales; en la valorización de la música popular y nacional; en el compromiso con la utopía de transformación social y a partir de ella, en la diseminación de representaciones centradas en el ideario nacional-popular; en la... (Resumen completo clicar acceso eletrônico abajo)
Abstract: Mercedes Sosa (1935-2009) and Elis Regina (1945-1982) became remarkable figures of the popular latin american music of the second half of the 20th century, prominent within their respective musical spheres, the Argentinean folk music and the Brazilian popular music. Mercedes and Elis developed and recasted their artistic projects conversing with the aesthetic principles energized in their music domains, straining the established musical paradigms, actively contributing to reconfigure these spaces. Participants of the music and poetry renewal processes that gave birth to the Nuevo Cancionero and the MPB, their repertoire and musical performances where part of the struggles to redefine the representations of the national and the popular in the 1960s and 1970s. The main goal of this thesis is to compare the artistic paths, the aesthetical-ideological postures and the musical works of Mercedes Sosa and Elis Regina, paying attention to approximations and disjunctions in their inter-relations with the social transformation Utopia that pervaded the arts in the 1960s and 1970s. Their artistic paths get closer in the search for a poetical and musical renewal, updating and resignifying music traditions; in the appreciation of national and popular music; in the commitment with the social transformation Utopia and, from it, in the dissemination of representations centered in the national-popular ideas; in the relations they established with the cultural industry as ways to achieve artis... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Taiane Santi. "Vozes de Soba : história e memória, tradição e oralidade, releituras do período colonial na obra de Ahmadou Kourouma." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/142930.

Full text
Abstract:
Ce travail a pour sujet d’analyse l’ouvre de l’écrivain ivoirien Ahmadou Kourouma, surtout son deuxième roman Monnè, outrages et défis. On a aspiré de comprendre quelle est la position de l’écrivain ivoirien par rapport le dialogue entre le domaine de l’Histoire et de la Littérature et comment cela peut avoir une influence dans la composition de son récit de fiction ; dans le sens de construire une mémoire du peuple de l’Afrique sudsaharienne, en particulier la construction d’une mémoire des populations mandingues pour la période de la colonisation française dans la région. On a favorisé dans cette recherche des auteurs et des chercheurs africains, tels qu’Amadou KONÉ, Bi Kacou Parfait DIANDUE, Jean-François KOLA, Mohamadou KANE en ce qui concerne les questions spécifiques de l'institution de la littérature de langue française dans la région de l'Afrique sudsaharienne, en particulier la littérature ivoirienne. À travers la théorie du récit de Gérard GENETTE et Mikhail BAKHTINE on a analysé la construction des voix narratives de Monnè comme une construction de mémoires collectives qui représentent un peuple, les populations mandingues. On a conclu que les traditions orales des populations malinkés sont les principaux éléments de la composition des romans de Ahmadou Kourouma, influençant les écrivains d'Afrique occidentale de langue française jusqu’aux contemporain.
O presente trabalho tem como objeto de análise a obra do escritor marfinense Ahmadou Kourouma, com ênfase em seu segundo romance Monnè, outrages et défis. Pretendeu-se entender qual o posicionamento do escritor marfinense em relação ao diálogo entre os campos da História e da Literatura e como isso influencia na composição de sua narrativa ficcional; no sentido de construir uma memória das populações da África sulsaariana, em especial a construção de uma memória dos povos mandingues em relação ao período da colonização francesa na região. Favoreceu-se nesta pesquisa autores e pesquisadores africanos, tais como Amadou KONÉ, Bi Kacou Parfait DIANDUE, Jean-François KOLA, Mohamadou KANE no que se refere às questões específicas da instituição da literatura de expressão francesa na região da África sulsaariana, em especial da literatura marfinense. Através da teoria da narrativa de Gerard GENETTE e Mikail BAKHTIN analisou-se a construção das vozes narrativas do supracitado romance como uma construção de memórias coletivas que representam um povo, as populações mandingues. Conclui-se que as tradições orais das populações malinkés são o principal elemento de composição dos romances de Ahmadou Kourouma, influenciando escritores de expressão francesa do oeste africano até a contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Felipe Augusto de. "A arte-soma de José Agrippino de Paula." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-13032013-142323/.

Full text
Abstract:
Esse trabalho acompanha a trajetória artística do escritor, teatrólogo e cineasta José Agrippino de Paula do lançamento de seu primeiro romance, Lugar Público, em 1965, até algumas de suas experiências com filmes Super-8 já na década de 70. Como eixo fundamental, ele relata criticamente a gênese e a construção de uma proposta poética intitulada pelo próprio artista de arte-soma. Para tanto, prioriza-se o período que vai do início de sua carreira como romancista até a realização de seu primeiro filme, Hitler IIIº Mundo (1968), considerado aqui peça central na realização desta poética.
This work accompanies the artistic trajectory of the writer, playwright and filmmaker José Agrippino de Paula from the launch of his first novel, Lugar Público, in 1965, to some of his experiences with films super-8 already in the 1970\'s. As a fundamental axis, it reports the genesis and the construction of a poetical proposal entitled by the artist himself as arte-soma. It focus the period of the beggining of his career as a novelist until the completion of his first film, Hitler IIIº Mundo (1968), considered here the central piece on the realization of this poetics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Loyane Aline Pessato. "A soma de luzes na construção da felicidade publica e a reflexão sobre o passado portugues : politica e historia na Revista do IHGB (1838-1889)." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/282055.

Full text
Abstract:
Orientador: Izabel Andrade Marson
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-15T00:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ferreira_LoyaneAlinePessato_M.pdf: 3064927 bytes, checksum: dc3ac8324fd755c52c170cce78573c6f (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Na construção da História nacional pretendida na criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) estava imbricado um projeto de estabelecimento de originalidades para a nação recém independente, que legitimasse o Brasil enquanto corpo político singular. Compreendendo que, em geral, os membros do IHGB foram também participantes ativos na política do Brasil Imperial, este trabalho tem por objetivo principal considerar que aquilo que foi produzido por eles possuiria marcas de referenciais e idéias daquela esfera no período entre 1838 e 1889. Assim, explora como modificações de interpretação ocorridas em temáticas do passado - especialmente a colonização portuguesa - poderiam se fazer presentes ora conforme alterações nas circunstâncias e necessidades políticas (a unidade e legitimidade da nação e de seu território, a afirmação da autoridade de Pedro II, a "conciliação", as guerras platinas, a escravidão e o declínio do império) ora de acordo com o indivíduo que enunciava determinado discurso, ou defendia determinada interpretação da História. Nesse sentido demonstra que ao mesmo tempo em que se engendrava um trabalho intelectual, no qual havia espaço para indagações sobre a escrita da História, também eram condicionadas interpretações diferentes sobre o Império. Privilegiando a leitura da Revista do IHGB, foram selecionados algumas memórias compostas pelos sócios, documentos coligidos relativos à História do Brasil, e as atas das sessões realizadas periodicamente. Este material permite vislumbrar a maneira como os sócios interpretaram a história do Brasil, dando especificamente ao passado português diferentes imagens e considerações diversas: ora como figura de participação valorizada, zeloso protetor do território, ora como representante de uma Colonização mal organizada, legando ao Brasil independente diversos problemas
Abstract: In the creation of the Brazilian Institute of History and Geography (IHGB) in 1838 with the aim of constructing the national history, a project was implicated for the establishment of originality for the newly independent nation that would legitimize Brazil as a singular country. Understanding that members of IHGB were in general also active participants in the policy of Imperial Brazil, this papers main objective is to consider what was produced by those members of IHGB has marks of reference and ideas from that area of politics in the period between 1838 to 1889. Thus, it explores how changes of interpretation in themes of the past - especially Portuguese colonization - could be present as alterations in the political circumstances occur (the unity and rightfulness of the nation and its territory, the affirmation of the authority of Pedro II, the "Conciliation" politics, the wars in Prata River area, slavery and the downfall of the Empire); or according to the individual who enunciate certain speech or defended his own particular interpretation of history. In this sense, the paper shows that at the same time IHGB engendered an intellectual work, in which there was room for questioning the adequacy of the writing of history, and different interpretations about the Empire were also conditioned. Giving preference to the reading of the Journal of IHGB, some memoirs made by the members, documents relating to the history of Brazil collected by them, and extracts from the minutes of the meetings held periodically were selected for the study. This material provides a glimpse of how members interpreted the history of Brazil, specifically giving the Portuguese past different images and different considerations: sometimes as a figure of valued participation, zealous protector of the territory; sometimes as a representative of a poorly organized colonization, bequeathing to independent Brazil several problems. These discrepancies were related to political issues of the Empire, as the search for legitimacy at the border of neighboring republics or the debates about the emancipation of slaves
Mestrado
Politica, Memoria e Cidade
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Soja (história)"

1

Klaus, Willy. Soja, sua fantástica história. Porto Alegre, RS: Imprensa Livre, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

J, Zancopé Gilberto, Nasser José Monir, and Moraes, Marcus Vinicius Pratini de., eds. O Brasil que deu certo: A saga da soja brasileira. Curitiba: Tríade, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, João Maria da. Memórias de Orfeu. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufat.memoriasdeorfeu.

Full text
Abstract:
Um cineasta brasileiro que mora em Paris recebe a notícia de que seu irmão mais velho, o qual ele não vê há vários anos, ingeriu veneno e está muito mal. Ele toma o primeiro avião com destino ao Brasil. Os desdobramentos desse episódio o levam a pesquisar sobre transtornos neurológicos, como um dos temas de seu primeiro filme. E, logo no início da investigação, se depara com o diário de um professor que sofria de uma espécie de transtorno, além daqueles próprios do ofício. A partir daí, passa, igualmente, a colher depoimentos daqueles que são citados no diário. E, alternando passagens do diário com depoimentos de pessoas que conheceram o professor e de alguns especialistas no assunto, vai estruturando seu roteiro, bem como o livro que está sendo escrito. Esse processo, contudo, não se dá de modo tão ameno. E o cineasta vai percebendo que a história de vida de um sujeito nunca se completa, é plena de contradições; compreende que as pessoas se recusam a serem lidas em seus estereótipos; são mais que a soma das funções ou papéis que desempenham; e também não se reduzem a uma síntese de tudo; não funcionam isoladamente e são bem mais complexas que seus rótulos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morales Rubio, Josafat, and Kelly Giovanna Muñoz Balcázar, eds. Imaginarios sociales: Cuatro aproximaciones desde las identidades y los espacios. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2020. http://dx.doi.org/10.35985/9789585583658.

Full text
Abstract:
El estudio de los imaginarios sociales ha tenido un crecimiento metodologías y disciplinas desde los que ha sido abordado son tan ricos y variados que abarcarlos en una sola publicación resulta imposible. Existen, sin embargo, algunos trabajos que han buscado realizar un estado del arte sobre el tema, por lo que nos es posible dedicar unas palabras a ello. Aunque el tema ha sido abordado desde diferentes corrientes teóricas, quizá la que más impacto ha tenido en la tradición de habla hispano-portuguesa es la de la escuela francesa, y especialmente la obra de Cornelius Castoriadis. En su libro La institución imaginaria de la sociedad, Castoriadis presenta de manera más completa su concepto de imaginario social, dividiendo éste en dos partes. La primera, proveniente de los artículos que había publicado anteriormente en la revista Socialismo o Barbarie, representa una dura crítica al marxismo y a lo que él llama la lógica-ontológica heredada, mientras que la segunda es donde Castoriadis presenta de manera más detallada su concepto de imaginario social utilizando elementos como lo histórico-social, legein y teukhein y los magmas de significaciones (Castoriadis, 2013). Dichos conceptos aparecen de una u otra manera en la mayor parte de los estudios sobre imaginarios que se tienen en la región.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campos Villegas, Lorena Elizabeth, Alan Gerardo Jardón Medina, and María Concepción Martínez Rodríguez. ISO 14001. De la norma a la práctica en México. Ediciones Comunicación Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.52501/cc.003.

Full text
Abstract:
Actualmente las empresas se enfrentan a una competencia internacional que exige mejorar la calidad de sus productos y servicios, así como cumplir requisitos legales, administrativos y aquellos que buscan resguardar el patrimonio ambiental, como la ISO 14001. El presente trabajo ofrece una compilación de experiencias en distintos ámbitos —que van desde pequeñas empresas, entidades educativas y de investigación, hasta las de gran magnitud, como la industria farmacéutica— con la intención de dar a conocer la implementación de los sistemas de gestión ambiental gracias a la estandarización de información dispersa y de una serie de resultados experimentales derivados del análisis de la actividad diaria de una amplia gama de industrias y, por ende, de la problemática ambiental que cada una manifiesta. A través de la aplicación de diferentes técnicas en los estudios de caso procesados que van más allá del cumplimiento de las nomas, en la presenta obra se brindan herramientas útiles para la resolución de los requisitos establecidos, las cuales mostraron un buen desempeño una vez aplicadas en los distintos escenarios reales. La propuesta multitécnica busca ofrecer al lector una ventaja frente a lo obtenido con una sola metodología, que equivaldría a la repetición de un patrón único. El implementar el sistema de gestión ambiental bajo la guía de la norma ISO 14001 representa un desafío para la empresa, por lo cual los autores proponen un método útil: la técnica matricial que utiliza un doble eje —en uno de los cuales se evalúa la severidad, y en otro la ocurrencia—, lo que permite sistematizar la información y evaluar la importancia de las amenazas ambientales que ponen en riesgo la productividad empresarial. Asimismo, nuestros lectores encontrarán una reseña histórica de los cambios sufridos por la norma y la modificación a la versión anterior y sus equivalencias más recientes, las cuales dan origen a la versión vigente, la ISO 14001:2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

La erradicación del pian. Procedimientos para verificar y certificar la interrupción de la transmisión. Organización Panamericana de la Salud, 2018. http://dx.doi.org/10.37774/9789275320228.

Full text
Abstract:
[PREFACIO]. En el 2012, en una reunión de asociados celebrada en Londres (Reino Unido), la Directora General de la Organización Mundial de la Salud (OMS) puso en marcha una hoja de ruta para acelerar el control de las enfermedades tropicales desatendidas. En dicha reunión se fijó el objetivo de erradicar el pian para el 2020. Un artículo publicado en la revista The Lancet, también en el 2012, sobre la eficacia de una sola dosis de azitromicina para el tratamiento del pian representó un gran adelanto en la historia de la enfermedad y renovó el interés por erradicarla. En el 2013, la 66.a Asamblea Mundial de la Salud aprobó la resolución WHA66.12, sobre las enfermedades tropicales desatendidas, con miras a impulsar la hoja de ruta de la OMS. En dicha resolución se plantea el objetivo de erradicar el pian para el 2020. Para responder a estos sucesos, el Departamento de Control de Enfermedades Tropicales Desatendidas de la OMS organizó una consulta (Morges [Suiza], del 5 al 7 de marzo del 2012) para preparar una estrategia de erradicación del pian que sirviera de base a los planes de erradicación nacionales. A la luz de ello, el Grupo Especial Internacional para la Erradicación de Enfermedades, en su 20.a reunión (Atlanta [Estados Unidos de América], 27 de noviembre del 2012), examinó la situación actual del pian en el mundo y avaló la nueva estrategia de erradicación. [...] [PREFÁCIO]. Em 2012, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em uma reunião com parceiros em Londres, no Reino Unido, um guia destinado a acelerar os trabalhos para superar as doenças tropicais negligenciadas, com fixação de uma meta de erradicação da bouba até 2020. Naquele ano, um artigo sobre a eficácia de uma dose única de azitromicina para tratamento da bouba, publicado na revista Lancet, foi um avanço importante na história da doença e renovou o interesse em sua erradicação. Em 2013, a Sexagésima Sexta Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Resolução WHA66.12 sobre doenças tropicais negligenciadas em apoio ao guia da OMS. Essa resolução contém a meta de erradicação da bouba até 2020. Em resposta a esses acontecimentos, o Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS organizou uma consulta (Morges, Suíça, 5–7 de março de 2012) para preparar uma estratégia de erradicação da bouba como base para os planos nacionais de erradicação. Ante o novo fato, o Grupo de Trabalho Internacional para Erradicação de Doenças, em sua 20ª reunião (Atlanta, Estados Unidos, 27 de novembro de 2012), analisou o atual estado mundial da bouba e endossou a nova estratégia de erradicação. […] Versão oficial em português da obra original em Inglês / Versión official en español de la obra en inglés: Eradication of yaws: Procedures for verification and certification of interruption of transmission © World Health Organization 2018. ISBN: 978-92-4-151290-9.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Soja (história)"

1

Rigon, Algacir José, and Franciele Paz Moro. "A história da soja em Dom Pedrito: Controvérsias do pioneirismo à retomada do plantio." In Ciências Rurais em Foco - Volume 4. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-079-8.cap.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Soja (história)"

1

Bernardi de Freitas, Ivo, Gildo Girotto Junior, and Adriana Vitorino Rossi. "Relações entre História da Ciência e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: o caso da fabricação de soda na Europa." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.245265.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Taine Teotonio Teixeira da. "FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NO FEIJOEIRO - RESTRIÇOES E MELHORAMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1360.

Full text
Abstract:
Introdução: Tipicamente uma leguminosa, a espécie Phaseolus vulgaris possui a capacidade de associar simbioticamente com bactérias do gênero Rhizobium e destas obter a fixação direta de nitrogênio. Todavia, a espécie não consegue se beneficiar eficientemente da simbiose em função de características intrínsecas da planta e das bactérias fixadoras. Com a ausência histórica de fomento que pudesse propor a cultura o que se observa na cultura soja (Glycine Max), na qual o nitrogênio é integralmente ofertado a planta por bactérias simbioticamente fixadoras, faz com que a adubação mineral seja uma pratica indispensável, o que intensifica os custos de produção e os impactos ambientais causados pela dinâmica de perdas do nitrogênio. Objetivos: Entender quais as restrições do feijoeiro em se beneficiar de forma eficaz da fixação biológica e o que vem sendo trabalhado nos programas de melhoramento sobre essa característica. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em meios digitais e impressos de publicações nos idiomas português e inglês, utilizando como palavras chaves: Phaseolus vulgaris, genótipos superiores, fixação biológica de nitrogênio e melhoramento. Os trabalhos foram selecionados e inclusos conforme o grau técnico- cientifico da metodologia apresentada. Resultados: Os programas de melhoramento do feijoeiro para essa característica visam identificar e selecionar genótipos que apresentam maior afinidade com essas bactérias. A realização de análises destrutivas é um parâmetro que dificulta os avanços dos programas, assim como a determinação do método de melhoramento. Embora alguns trabalhos divergem, mas estudos apontam que o método de linhas derivadas (LDF) é o mais eficiente quando o objetivo do melhoramento é a fixação biológica de nitrogênio. As restrições inclusas na cultura estão associadas a nodulação tardia das raízes, promiscuidade na relação com bactérias diazotróficas e ao processo de domesticação e seleção de determinadas cultivares visando características desejáveis apenas no aspecto comercial. Conclusões: A seleção de genótipos superiores para essa característica na cultura é uma necessidade válida e exploratória aos argumentos de sustentabilidade, reduzindo os custos de produção e os impactos ambientais. Todavia, essa característica não é integralmente enfatizada e notória aos resultados obtidos no melhoramento da espécie, embora novas técnicas para a seleção destes genótipos venham sendo estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Taine Teotonio Teixeira da, and Taise Da Rocha Martins. "FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NO FEIJOEIRO - RESTRIÇOES E MELHORAMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1613.

Full text
Abstract:
Introdução: Tipicamente uma leguminosa, a espécie Phaseolus vulgaris possui a capacidade de associar simbioticamente com bactérias do gênero Rhizobium e destas obter a fixação direta de nitrogênio. Todavia, a espécie não consegue se beneficiar eficientemente da simbiose em função de características intrínsecas da planta e das bactérias fixadoras. Com a ausência histórica de fomento que pudesse propor a cultura o que se observa na cultura soja (Glycine Max), na qual o nitrogênio é integralmente ofertado a planta por bactérias simbioticamente fixadoras, faz com que a adubação mineral seja uma pratica indispensável, o que intensifica os custos de produção e os impactos ambientais causados pela dinâmica de perdas do nitrogênio. Objetivos: Entender quais as restrições do feijoeiro em se beneficiar de forma eficaz da fixação biológica e o que vem sendo trabalhado nos programas de melhoramento sobre essa característica. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em meios digitais e impressos de publicações nos idiomas português e inglês, utilizando como palavras chaves: Phaseolus vulgaris, genótipos superiores, fixação biológica de nitrogênio e melhoramento. Os trabalhos foram selecionados e inclusos conforme o grau técnico- cientifico da metodologia apresentada. Resultados: Os programas de melhoramento do feijoeiro para essa característica visam identificar e selecionar genótipos que apresentam maior afinidade com essas bactérias. A realização de análises destrutivas é um parâmetro que dificulta os avanços dos programas, assim como a determinação do método de melhoramento. Embora alguns trabalhos divergem, mas estudos apontam que o método de linhas derivadas (LDF) é o mais eficiente quando o objetivo do melhoramento é a fixação biológica de nitrogênio. As restrições inclusas na cultura estão associadas a nodulação tardia das raízes, promiscuidade na relação com bactérias diazotróficas e ao processo de domesticação e seleção de determinadas cultivares visando características desejáveis apenas no aspecto comercial. Conclusão: A seleção de genótipos superiores para essa característica na cultura é uma necessidade válida e exploratória aos argumentos de sustentabilidade, reduzindo os custos de produção e os impactos ambientais. Todavia, essa característica não é integralmente enfatizada e notória aos resultados obtidos no melhoramento da espécie, embora novas técnicas para a seleção destes genótipos venham sendo estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marín Ramos, Ruben. "Filmar el desacuerdo. El cine de Iris Zaki." In IV Congreso Internacional Estética y Política: Poéticas del desacuerdo para una democracia plural. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/cep4.2019.10313.

Full text
Abstract:
El presente artículo aborda la obra videográfica de la Israelí Iris Zaki, la cual emplea un singular método de trabajo con el que logra establecer espacios dialógicos en comunidades cerradas. Una particular estrategia en la que destaca el abandono temporal del rol de cineasta para entrar a trabajar en diferentes establecimientos y, una vez dentro, el empleo de un dispositivo mínimo - en la que la directora deja la cámara grabando sola (sin nadie que la controle) - mostrando, prácticamente durante toda la película, el mismo plano. Con esto Zaki centra toda la atención en las conversaciones que mantiene con sujetos de diferentes grupos o comunidades de su entorno, ya sean: judíos ortodoxos en Londres, árabes en Haifa, o colonos Israelís en un asentamiento en Cisjordania, interfiriendo lo menos posible en la escena y consiguiendo que intervengan con una mayor sinceridad y espontaneidad frente a la cámara. En los trabajos de Zaki la parte etnográfica y la autobiográfica se diluyen en una, su historia personal está, irremediablemente, sujeta a las comunidades que filma; comparten el mismo territorio, las mismas circunstancias históricas, etc., pero, además, Zaki aparece en todas sus películas. Ella también responde, pregunta, reflexiona… delante de la cámara, por lo que a la vez que conocemos a esos «otros» lo hacemos también con la misma directora. Entre la práctica artista y el activismo, lo amateur y lo experimental, las piezas de Zaki son un buen ejemplo de las nuevas fórmulas que están renovando el panorama del cine de lo real y que por su condición hacedora, pueden ser especialmente interesantes para nuevos creadores que carezcan de los recursos técnicos ligados a la tradición cinematográfica o para aquellos atraídos por el documental de vanguardia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography