To see the other types of publications on this topic, follow the link: Soja (história).

Journal articles on the topic 'Soja (história)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Soja (história).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Klanovicz, Jo, and Lucas Mores. "A Sojização da Agricultura Moderna no Paraná, Brasil: Uma questão de história ambiental." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6, no. 2 (September 10, 2017): 240. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i2.p240-263.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o processo de sojização da agricultura no estado do Paraná sob a perspectiva de uma história ambiental das práticas agrícolas modernas. Argumentamos que a sojização da agricultura – ou seja, a radical substituição de outras culturas tradicionalmente plantadas pela soja em meio à agricultura moderna – não é apenas o último capítulo da modernização da atividade agrícola mas sim que com ela evidenciou-se a consolidação de um duplo movimento da segunda metade do século XX, marcado por apropriações da biologia pela política e vice-versa. A soja também tem representado um desafio intelectual interessante do ponto de vista da história ambiental numa época de unificação biológica do mundo. Para pensar a sojização da agricultura no Paraná, acompanhamos a produção jornalística regional do estado à época da expansão, por entender que a imprensa regional agrega e institui na esfera pública do Paraná projetos políticos, científicos e tecnológicos de transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gerhardt, Marcos, and Paulo Afonso Zarth. "O Posto Agropecuário de Ijuí e a modernização da agricultura." Revista História: Debates e Tendências 20, no. 2 (April 29, 2020): 137–59. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.20n.2.10929.

Full text
Abstract:
o artigo trata do papel do Posto Agropecuário de Ijuí, implantado pelo Ministério da Agricultura na década de 1940 para fomentar a modernização agrícola na região noroeste do Rio Grande do Sul, a qual se destacou na história da agricultura pelo desenvolvimento das lavouras de trigo e soja. O período de instalação dessa instituição de difusão de tecnologias precede a Revolução Verde no sul do Brasil e significou uma importante colaboração para o posterior desenvolvimento dessa. Interpretamos o conteúdo de documentos arquivados no Museu Antropológico Diretor Pestana, produzidos pelo diretor do Posto Agropecuário e artigos publicados no jornal Correio Serrano. A perspectiva da análise é da história agrária e da história ambiental, com ênfase no papel do Estado como agente de difusão de novas tecnologias e nos impactos socioambientais decorrentes do processo de modernização da agricultura no período de 1940 a 1976.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Victor Da Silva, and Erica Karnopp. "A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA DINÂMICA ECONÔMICA E DEMOGRÁFICA DA REGIÃO DO COREDE CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL." Revista Geografar 8, no. 2 (December 20, 2013): 237. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v8i2.31862.

Full text
Abstract:
A história de formação do Estado do Rio Grande do Sul é marcada por uma dualidade. Num primeiro período (séc. XVIII) estabeleceu-se a grande propriedade. A partir de meados do século XIX, com os colonos alemães e italianos, foi consolidada a pequena propriedade. Esta perspectiva histórica e material que forjou o meio rural do Estado e ainda repercute nas formas que se realizam as atividades agropecuárias e resultam em dinâmicas econômicas e demográficas distintas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar de que forma a produção agropecuária, considerando a agricultura familiar e o agronegócio, influenciou na dinâmica econômica e demográfica da região do COREDE Central do Rio Grande do Sul. Buscou-se na história de formação do Estado as bases materiais para a condição heterogênea que se encontra no meio agrário do Estado e, por extensão, no COREDE Central. A partir de uma caracterização teórica das principais características da agricultura familiar e do agronegócio, buscou-se em dados secundários informações que auxiliassem na determinação da prática agrícola predominante nos municípios da região, resultando em três grupos de municípios: agricultura familiar, agronegócio e agricultura familiar menos dinâmica. Essa regionalização foi base para a análise da dinâmica econômica e demográfica dos municípios. Os munícipios com produção predominante na agricultura familiar possuem uma especialização produtiva em uma gama superior de cultivos e criações em perspectiva aos demais municípios, porém com o cultivo de produtos visando o mercado nacional/internacional e uma população que se divide entre urbano e rural. O grupo do agronegócio mostrou-se com forte especialização na produção de soja para o mercado internacional, com uma gama de serviços que possibilita a polarização frente ao grupo da agricultura familiar menos dinâmica que, por sua vez, transfere sua produção significativa de soja para estes municípios, havendo pouca dinamização de sua economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pires, Pires Cristina Gomes, Pablo Nascimento de Oliveira, Ludhana Marinho Veras, Régia Maria Gualter, and Gregori Da Encarnação Ferrão. "SUSTENTABILIDADE DO USO DA TERRA NO CERRADO MARANHENSE: SOJA E FEIJÃO-CAUPI." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 4 (December 12, 2018): 589. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018589-608.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e sistemas de manejo agrícolas e a intensificação do uso da terra permitiram o rápido crescimento populacional percebido até os dias atuais. No entanto, a história evidencia a existência do desafio em aumentar a produtividade agrícola aliada à realização de práticas adequadas de manejo sobre os agroecossistemas. Deste modo, nas últimas décadas, a busca por sistemas sustentáveis e altamente produtivos fez com que técnicas deixassem de ser simplesmente importadas e sim desenvolvidas e/ou adaptadas em face às necessidades de cada bioma. Assim a hipótese apresentada neste trabalho, é de que a otimização do espaço no plantio de soja, no curto período chuvoso do cerrado maranhense, pela sucessão do feijão-caupi, ou seja, o plantio do feijão-caupi após a colheita da soja, pode minimizar os impactos no solo nesta região. O estudo foi realizado através da revisão de literatura sistemática, utilizando-se livros de referência e artigos científicos que discorrem sobre o tema. Constatou-se que o plantio do feijão-caupi associado à cultura da soja após sua colheita (i.e. sucessão) possui potencial agrícola e ambiental, pois possibilita a intensificação do uso das áreas de produção por mais tempo durante o ano e mantém a cobertura do solo que minimiza os impactos negativos decorrentes do solo descoberto, como compactação e erosão. Desta forma, destaca-se a relevância de estudos específicos para corroborar os benefícios ambientais e agronômicos da sucessão soja/caupi verificados na literatura, sendo necessários trabalhos sobre viabilidade econômica e percepção do sojicultor do cerrado maranhense sobre esta alternativa sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Etcheverry, Carolina Martins. "O fotojornalismo gaúcho dos anos 1970: Jacqueline Joner e Eneida Serrano." Revista História: Debates e Tendências 19, no. 1 (January 17, 2019): 19–48. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.19n.1.9052.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivos apresentar e problematizar o trabalho de duas fotojornalistas gaúchas nos anos 1970, Jacqueline Joner (1953) e Eneida Serrano (1952), a fim de compreender sua inserção e seu papel no campo fotojornalístico gaúcho. As fotógrafas fazem parte da história da fotografia brasileira, o que permite compreender não apenas as tensões nas relações de trabalho e as formas de opressão que sofreram, mas também os mecanismos de emancipação. Assim, abordam-se, de modo específico, as fotografias do fotolivro Santa soja, a passagem pelo jornal Agricultura & Cooperativismo e pela agência de fotografia Ponto de Vista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brito, Eliseu Pereira de. "SOBRE OS RIBEIRINHOS TOCANTINENSES: história e resistências." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 4, no. 14 (October 23, 2018): 33. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p33-48.

Full text
Abstract:
ABOUT RIPARIAN COMMUNITIES FROM TOCANTINS: history and resistancesACERCA DE LAS COMUNIDADES RIPARIANAS DE TOCANTINS: historia y resistenciasA abordagem foi construída por uma leitura do mundo ribeirinho, por lentes histórico-sociais, na construção de uma pesquisa qualitativa com observação do autor e entrevista com sujeitos ribeirinhos nos rios Araguaia e Tocantins. O objetivo principal foi analisar as resistências dos ribeirinhos ao permanecerem nos lugares. As vivências ribeirinhas dos rios Araguaia e Tocantins possibilitaram que os sujeitos construíssem seus mundos no entorno dos rios. Nestes, plantaram suas lavouras, construíram suas residências, seus lugares de ócio e de trabalho. São lugares geossímbolos, conforme proposto por Jöel Bonnemaison. As novas políticas de ocupação das terras na Amazônia Legal, em especial no antigo norte de Goiás, atual Tocantins, produziram pressões sobre os ribeirinhos, impulsionando-os a se deslocarem para lugares cada vez mais distantes das margens dos rios, causando uma perda da identidade ribeirinha. As construções e os projetos de hidrelétricas nos rios Tocantins e Araguaia, o uso de pastos para criação do gado e de áreas para a plantação das monoculturas como a soja são fatores importantes dessa pressão sobre o território dos ribeirinhos no Tocantins. Com uma pesquisa qualitativa, fundamentada em leituras geográficas e históricas, e por meio de entrevistas, foi possível dimensionar a formação dos territórios ribeirinhos e apontar as resistências resultantes dos conflitos pelo território pelos sujeitos envolvidos no processo. O território foi identificado muito mais pelo processo de identificação dos sujeitos do que propriamente pela sua apropriação. As formas de resistências desses ribeirinhos são perpassadas pelo nível de identificação que estes têm com os rios.Palavras-chave: Modos de Vida Ribeirinhos; Resistência; Território.ABSTRACTThe approach of this work was based on the perspective of riverside people, through social-historical lenses, in the construction of a qualitative research with author observation and interview with subjects living along the rivers Araguaia and Tocantins. The main objective was to analyze their resistance in keeping at these places. The riverside experiences of the rivers Araguaia and Tocantins enabled the subjects to build their worlds around the rivers, in which they planted their crops, built their residences, their places of leisure and work. These places are geosymbols, as proposed by Jöel Bonnemaison. The new land occupation policies in the Legal Amazon, especially in the former northern state of Goiás, current state of Tocantins, have generated pressures on the riverside people, pushing them to move to places farther away from riverbanks, causing a loss of their riverside identity. The hydroelectric constructions and projects in the rivers Tocantins and Araguaia, the use of pastures for cattle raising and areas for the monoculture farming such as soybeans are important factors of this pressure on the territory of the riverside inhabitants of Tocantins. With a qualitative research, based on geographic and historical readings, and through interviews, it was possible to dimension the formation of riparian territories and to point out the resistance resulting from the conflicts over the territory by the individuals involved in the process. The territory was identified much more by the process of subjects’ identity than by land appropriation. The resistance forms of these riparian people are crossed by the level of identification they have with the rivers.Keywords: Riparian Ways of Life; Resistance; Territory.RESUMENEl enfoque de este trabajo se basó en la perspectiva de la gente ribereña, a través de lentes socio-históricas, en la construcción de una investigación cualitativa con observación de autor y entrevista con sujetos que viven a lo largo de los ríos Araguaia y Tocantins. El objetivo principal fue analizar su resistencia en el mantenimiento de estos lugares. Las experiencias ribereñas de los ríos Araguaia y Tocantins permitieron a los sujetos construir sus mundos alrededor de los ríos, donde sembraron sus cultivos, construyeron sus residencias, sus lugares de ocio y trabajo. Estos lugares son geosymbols, según lo propuesto por Jöel Bonnemaison. Las nuevas políticas de ocupación de la tierra en la Amazonia Legal, especialmente en el antiguo estado norteño de Goiás, estado actual de Tocantins, han generado presiones sobre las poblaciones ribereñas, empujándolas a mudarse a lugares más alejados de las riberas, causando una pérdida de su identidad ribereña . Las construcciones hidroeléctricas y proyectos en los ríos Tocantins y Araguaia, el uso de pastos para la ganadería y las áreas de monocultivo como la soja son factores importantes de esta presión en el territorio de los habitantes ribereños del Tocantins. Con una investigación cualitativa, basada en lecturas geográficas e históricas, ya través de entrevistas, se pudo dimensionar la formación de los territorios ribereños y señalar la resistencia resultante de los conflictos sobre el territorio por los individuos involucrados en el proceso. El territorio fue identificado mucho más por el proceso de identidad de los sujetos que por la apropiación de la tierra. Las formas de resistencia de estos pueblos ribereños están cruzadas por el nivel de identificación que tienen con los ríos.Palabras clave: Maneras de Vida Ribereñas; Resistencia; Territorio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Fabio Marcelo Andrade. "Paisagem, Fotografia e História: As transformações ocorridas no Faxinal da Conceição, Rebouças-PR (1960 – 2017)." Revista Discente Ofícios de Clio 4, no. 7 (January 24, 2020): 143. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v4i7.16281.

Full text
Abstract:
A produção tem como finalidade investigar e perceber elementos que sofreram mudanças no ambiente faxinalense do faxinal da Conceição, que se encontra desagregado desde o final da década de 1980. Como fonte, utilizou-se fotografias para evidenciar algumas alterações decorrentes do processo de desestruturação e de desagregação do criador, bem como os efeitos da chegada da tecnologia, que resultou no aparecimento das cercas de arame, na monocultura de soja, feijão e milho. Todos esses fatores provocaram redução da mata nativa.Palavras-chave: Faxinal da Conceição, Fotografia, Paisagem. AbstractThe production aims to investigate and perceive elements that have undergone changes in the faxinal environment of Conceição's faxinal, which has been disaggregated since the end of the 1980's. As a source, photographs were used to highlight some changes resulting from the process of disruption and as well as the effects of the arrival of the technology, resulting in the appearance of the wire fences, the monoculture of soybeans, beans and corn, which caused a reduction of the native forest.Keywords: Faxinal da Conceicão, Photography, Landscape.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Fernando Cezar de. "Transformação econômica, inserção externa e dinâmica territorial no Centro-Oeste Brasileiro: o caso de Rio Verde." Sociedade & Natureza 25, no. 1 (April 2013): 35–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000100004.

Full text
Abstract:
Rio Verde, município localizado no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil, apresenta grande dinamismo econômico, liderado pelo agronegócio de exportação. Seu elevado ritmo de crescimento trouxe ao debate uma série de questões acerca do sentido de suas transformações socioespaciais e de sua sustentabilidade urbana recentes. Isto torna tal processo um objeto de estudo relevante, especialmente pelo papel que cumpre tanto espacialmente (importante centralidade na rede urbana sub-regional do sudoeste goiano) quanto setorialmente (grande produtor de soja e carnes e uma das mais importantes cidades ligadas ao agronegócio brasileiro). Seu forte processo de acumulação reproduziu localmente os mesmos problemas urbanos verificados em outras áreas do Brasil que apresentaram transformações em semelhante ritmo, em diferentes momentos da história econômica do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guske, Ana Claudia, Erica Karnopp, and Virginia Elisabeta Etges. "A tradição alimentar no contexto das agroindústrias familiares de alimentos: o caso da Microrregião Norte do Corede do Vale do Rio Pardo – RS/Brasil." Geosul 34, no. 73 (December 6, 2019): 378–94. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n73p378.

Full text
Abstract:
A partir da constatação de que existe um número relevante de agroindústrias familiares na Microrregião Norte do Corede do Vale do Rio Pardo, contexto marcado pela produção de tabaco e soja, a presente pesquisa teve como objetivo analisar se a tradição alimentar, presente entre agricultores familiares, proprietários de agroindústrias familiares, expressa-se enquanto ressignificação do saber-fazer das famílias frente à homogeneização dos hábitos alimentares promovidos pela globalização. Foram pesquisadas as agroindústrias familiares formalizadas entre 2000 e 2015, sendo compreendidos 12 estabelecimentos. Concluiu-se que 75% das agroindústrias familiares pesquisadas expressam tradição na sua produção, pois os alimentos agroindustrializados fazem parte da história da família. Esses alimentos não se contrapõem somente à homogeneização dos hábitos alimentares, mas rebatem a própria globalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes. "Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens?" Revista Tempo e Argumento 11, no. 28 (October 22, 2019): 402–44. http://dx.doi.org/10.5965/2175180311282019402.

Full text
Abstract:
As imagens não são mais novidades na pesquisa historiográfica. Contudo, propostas no início dos anos 1990, a pictorial turn (nos EUA, por W. J. T. Mitchell) e a iconic turn (na Alemanha por Gottfried Boehm) alteraram o cenário das pesquisas interdisciplinares sobre artefatos visuais a partir de princípios da alteridade das imagens em relação à linguagem e da historicidade da cultura visual. Soma-se as essas propostas a anacronia das imagens e da sintomatologia de Georges Didi-Huberman, historiador da arte francesa. Este artigo procura avaliar o impacto historiográfico das viradas às imagens em dois aspectos fundamentais do trabalho do historiador: a produção de uma heurística da imagem e da fonte histórica; as construções do tempo/historicidade e da visibilidade do passado e seus usos públicos. Cruzando recursos da história da historiografia e da teoria da imagem e da história, o artigo apresenta em três seções: as matrizes norte-americana, alemã e francesa das viradas pictóricas/icônicas/visuais; as dimensões históricas e historiográficas das viradas; a concepção de fonte histórica, de temporalidade e o problema da visibilidade do passado na atualidade.Palavras-chave: Cultura Visual. História da Historiografia. Anacronia e Historicidade. Virada Visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Colturato, Andriel Rodrigo, and Luciana Massi. "O caso de Nicolas Leblanc e a produção da soda: elementos para compreensão da natureza da ciência." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 14, no. 1 (May 21, 2021): 397–423. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e71971.

Full text
Abstract:
A inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências é fundamental, pois remete à Natureza da Ciência (NdC).Entendendo que esse debate pode ser enriquecido por meio de um referencial teórico de interpretação da realidade, adotamos o materialismo histórico-dialético para analisar o caso de Nicolas Leblanc e a produção de soda para investigar a NdC. A síntese histórica se dá pela análise da particularidade do objeto considerando-a como campo de mediações entre os fatos universais e singulares inseridos na totalidade histórico-social. Analisamos as relações entre a química e a indústria no século XVIII e demonstramos, além das questões sobre NdC comumente destacadas, as dinâmicas entre o conhecimento artesanal e o industrial e as múltiplas relações entre a ciência e os aspectos sociais e naturais. O episódio explicita como a ciência é determinante e ao mesmo tempo determinada pela prática social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Carbonera, Roberto, Nilvo Basso, Juliana Boniatti Libardoni Buratti, Carlos Henrique Kovalski, Michele Renz Scheer, and Felipe Esteves Oliveski. "Níveis de reprodução social e estratégias para a agricultura familiar." Redes 25 (December 18, 2020): 2035–59. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i0.14108.

Full text
Abstract:
A ocupação do território na Região Noroeste do RS consolidou unidades de produção com características distintas. Frente a isso, o presente trabalho teve o objetivo de analisar e diagnosticar a produção agropecuária do município de Santa Rosa, RS, e propor estratégias de desenvolvimento. Estudou-se a evolução da agricultura, o zoneamento agroecológico, a tipologia, a modelização e a caracterização técnica, econômica e ambiental dos sistemas de produção. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com trinta e cinco agricultores, em duas etapas, nos anos de 2016 e 2017, assim como utilizou-se de dados secundários e mapas. Como resultados, constatou-se que os solos são favoráveis à prática da agricultura e predominam unidades de produção familiar. Nos últimos vinte anos, houve substancial crescimento da produção de leite, grãos, fruticultura e olericultura e redução da suinocultura e área cultivada de soja. Foram caracterizadas quatro zonas agroecológicas sob a ótica do desenvolvimento e a história agrária foi agrupada em quatro períodos de acordo com fatos ecológicos, técnicos e socioeconômicos. Foram identificados treze tipos de sistemas de produção e cinco casos especiais. Apenas o caso familiar com produção de grãos e venda de excedentes não atinge o nível de reprodução social, ou seja, renda agrícola mensal de um salário mínimo por unidade de trabalho familiar, mais décimo terceiro. Estes agricultores deveriam ter prioridades de ação, assim como os agricultores familiares que apresentam baixa produção de leite. Recomenda-se investir em projetos de conversão ou adequação da produção, assistência técnica e assessoria ambiental para estes agricultores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Renato Santos de, and João Garibaldi Almeida Viana. "Tendência histórica de preços pagos ao produtor na agricultura de grãos do Rio Grande do Sul, Brasil." Ciência Rural 37, no. 4 (August 2007): 1128–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000400034.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a evolução histórica dos preços pagos ao produtor pelos principais produtos da agricultura do Rio Grande do Sul nas últimas três décadas, dando especial atenção às tendências ocorridas a partir da década de 90 e, principalmente, após a estabilização monetária obtida com o Plano Real de 1994. A metodologia utilizada foi a de análise de séries temporais, realizada com base no histórico de preços médios mensais pagos ao produtor, coletados pela Emater/RS, abrangendo o período de janeiro de 1973 a dezembro de 2005. A análise permitiu concluir que todos os produtos pesquisados (arroz, feijão, milho, soja e trigo) apresentaram uma desvalorização significativa em seus preços reais entre os anos de 1973 e 2005, e que a década de 80 foi o período de maior declínio de preços. Além disso, constatou-se que o período após o Plano Real foi marcado pela inexistência de tendência de preços para arroz, trigo e milho, sobretudo pela forma errática com que os mesmos variaram, e pela leve tendência de elevação de preços da soja e de declínio de preços do feijão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Soares, Raimundo Christian Oliveira. "O mercado da soja no Paraguai: expansão, consolidação e momento atual." COLÓQUIO 16, no. 3 (June 30, 2019): 211–31. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i3.1310.

Full text
Abstract:
No mercado mundial agrícola, a soja tem sido o produto mais comercializado e vendido, impactando fortemente na economia de países desenvolvidos e, principalmente, nos em desenvolvimento, como é o caso do Paraguai. O objetivo desta investigação é analisar as características e configurações do mercado da soja no Paraguai, além de identificar os atores envolvidos nos principais processos desse mercado e a importância destes para a consolidação da cadeia da soja no país. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de obras que abordam a temática da soja numa visão histórica e que influenciaram o momento atual dessa cultura no país, período em que o mercado da soja já se encontra consolidado, o que podemos constatar com dados estatísticos relacionados à exportação e à produção desse produto. Constatou-se com a pesquisa que a soja pode ser considerada “La coluna vertebral del agronegocio en Paraguay”, devido a sua importância para a economia do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bastos, Elide Rugai. "A HISTÓRIA NUNCA SE FECHA." Sociologia & Antropologia 10, no. 2 (August 2020): 677–94. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752020v10214.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa como a expressão circuito fechado usada por Florestan Fernandes assume posição central em seus estudos sobre a sociedade brasileira, constituindo-se em um dos apoios teórico-metodológicos de sua reflexão. Assim, sua utilização proporciona o questionamento de vários ângulos utilizados na interpretação do Brasil: a visão linear da história, a ideia de dualismo do país, a proposta analítica de formação, a aceitação da autonomia das instituições. Florestan Fernandes prioriza a pergunta sobre os efeitos sociais e políticos advindos de uma formação econômico-social na periferia do capitalismo, formação peculiar, pois não apenas soma, mas combina, na manutenção de seu perfil, modernidade e arcaísmos. A pergunta sobre a coexistência no Brasil do capitalismo moderno e da desigualdade, que limita o acesso aos direitos políticos e sociais, o induz a avançar tanto no estudo dos grupos como das modalidades de ação. O artigo indaga, ainda, sobre a pertinência da utilização dessa expressão para enfocar os embates sociais e políticos contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Coelho, Vera Schattan P., Alexandre Ferraz, Fabiola Fanti, and Meire Ribeiro. "Mobilização e participação: um jogo de soma zero?: um estudo sobre as dinâmicas de conselhos de saúde da cidade de São Paulo." Novos Estudos - CEBRAP, no. 86 (March 2010): 121–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002010000100007.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um estudo sobre as dinâmicas de conselhos de saúde existentes em áreas da periferia do município de São Paulo. A partir da análise da história de mobilização social nas áreas enfocadas e o desempenho dos conselhos locais, busca examinar as relações entre a arquitetura desses conselhos gestores, o histórico de mobilização comunitária e os debates sobre políticas de saúde em cada uma dessas áreas. Por fim, procura situar os conselhos de saúde no contexto do debate internacional sobre a gestão participativa e o aprofundamento da democracia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Becerra Mayor, David. "Fascismo y vanguardia: introducción a la producción ideológica de la pequeña burguesía." Verba Hispanica 15, no. 1 (December 31, 2007): 211–26. http://dx.doi.org/10.4312/vh.15.1.211-226.

Full text
Abstract:
El autor, ya no hay que explicarlo, está muy lejos de ser la sola y única causa –y efecto- de aquello que produce; el autor es mediador entre el objeto que produce –la obra literaria- y las relaciones de producción en las que dicho producto se inscribe. La literatura, consiguientemente, es el resultado de unos mecanismos de producción muy concretos, que funcionan dentro de una coyuntura histórica determinada. Todo esto no dista mucho de aquello que Juan Carlos Rodríguez expuso al inicio de su Teoría e historia de la producción ideológica: La literatura no ha existido siempre. Los discursos a los que hoy aplicamos el nombre de «literarios» constituyen una realidad histórica que sólo ha podido surgir de una serie de condiciones -asimismo históricas- muy estrictas: las condiciones derivadas del nivel ideológico característico de las formaciones sociales «modernas» o «burguesas» en sentido general (Rodríguez, 1991: 5).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rocha, Abdruschin Schaeffer. "Nem Sola Scriptura, nem Solus Spiritus: a revelação na dimensão do humano." HORIZONTE 14, no. 44 (December 29, 2016): 1173. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2016v14n44p1173.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo se propõe discutir a revelação na dimensão do humano. Nesse sentido, parte do pressuposto de que tanto no protestantismo histórico quanto no pentecostalismo tal dimensão, e as contingências que daí derivam, não foram devidamente consideradas, na medida em que ambas as tradições recorrem a uma suposta “garantia da pureza” da revelação. No protestantismo, tal garantia fora buscada nas Escrituras, na medida em que ao evocar a autoridade das Escrituras, os reformadores acreditavam poder garantir a integridade da revelação, dentro de um suposto “ambiente higienizado”; no pentecostalismo, essa suposta segurança fora afiançada pelo Espírito, afinal, alimenta-se da forte expectativa de um encontro pessoal com Deus, que em sua <em>imediaticidade</em> supostamente garantiria a pureza da revelação. Assumindo as limitações e subjetividade humanas inerentes ao processo de <em>recepção</em> da revelação, propõe-se, portanto, <em>uma revelação que se dê nos limites da história; uma revelação que se dê nos limites da linguagem; </em>e<em> uma revelação que se dê nos limites da vulnerabilidade humana.</em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Celso Correia de, Janaína Outeiro de Andrade, Luiz Henrique Brito Lemes, Hevelyne Henn da Gama Viganó, and Anderson Susumu Kazama. "Análise do padrão estacional e previsão dos preços da soja aos produtores do estado de São Paulo, Brasil." Extensão Rural 25, no. 1 (December 23, 2018): 78–92. http://dx.doi.org/10.5902/2318179626646.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a sazonalidade dos preços da soja para os produtores de janeiro de 2000 a dezembro de 2016, no estado de São Paulo (SP). Considerando o preço como a variável mais importante na decisão de comercialização dessa commodity, foi analisado o índice de variação sazonal percentual (IVEP) da soja comercializada no estado de São Paulo, Brasil, bem como os limites inferior e superior de confiança percentuais (LICP e LSCP), no período de 2000 a 2016. Utilizando conceitos de séries temporais e da técnica ARIMA, analisou-se a tendência de preços da soja no período considerado e realizou-se uma provisão dos preços desse produto para os doze meses seguintes, ano de 2017. Os resultados constataram que os preços do saco de soja variaram muito, tanto dentro de um mesmo ano, quanto ao longo do período estudado (de 2000 a 2016). Em virtude da oferta de soja ser maior no primeiro semestre do ano devido a colheita do produto, os preços do saco de soja são menores nesse período e se elevam durante o segundo semestre. No período de março a maio de cada ano, apesar do preço praticado pelo mercado ser menor, o histórico dos preços mostra que o produtor pode vender o seu produto por um excelente preço, sem muitos riscos de prejuízos. As previsões dos preços do saco de soja para os meses do ano de 2017, logo após o período estudado, utilizando o modelo ARIMA se mostrou robusto, apresentando um bom desempenho, com pequenos erros de previsão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Feitosa, Milena Monteiro, José De Jesus Sousa Lemos, and Kilmer Coelho Campos. "Simulações para produzir soja de forma sustentável na região do Matopiba." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (April 23, 2020): 196–221. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.2629.

Full text
Abstract:
A produção de soja avança significativamente a partir dos anos noventa na região do MATOPIBA, composta pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Este trabalho objetiva simular a capacidade de produzir soja de forma sustentável naquela região, sem que novas áreas sejam desmatadas e tampouco avancem sobre as áreas destinadas à produção dos agricultores familiares. Utilizam-se dados da Produção Agrícola Municipal do IBGE no período de 1990 a 2016. Elaboram-se simulações em que se impuseram limites máximos para as áreas a serem colhidas com soja nos estados, de tal sorte que não avancem sobre aquelas dos agricultores familiares e não ultrapassem um valor teto simulado. Impõe-se assim que o crescimento da produção de soja na região, a partir daquelas áreas superiores, aconteça apenas via crescimento da produtividade por hectare. Cria-se o índice de sustentabilidade (ISUS) usando método de análise fatorial com a técnica de decomposição em componentes principais. Testam-se as diferentes simulações de respostas entre os diferentes estados no que se refere aos valores médios do ISUS e simula-se a sua provável taxa de crescimento no período investigado que foi de 1990 a 2016. Os resultados obtidos mostram ser possível produzir soja nessa região, com TGC positivas, sem que se avance em áreas ainda não desmatadas e/ou ocupadas pelos agricultores familiares. Isso é possível porque as produtividades que permitem obter esses resultados foram observadas nos estados nos anos que compõem a série histórica analisada. Conclusão geral da pesquisa: é possível cultivar soja de forma sustentável na região do MATOPIBA. Palavras-Chave: Desenvolvimento Rural Sustentável. Agricultura Familiar. Modernização agrícola. Preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Freitas, Clailton Ataídes de, and Thelma Sáfadi. "Volatilidade dos Retornos de Commodities Agropecuárias Brasileiras: um teste utilizando o modelo APARCH." Revista de Economia e Sociologia Rural 53, no. 2 (June 2015): 211–28. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-9479005302002.

Full text
Abstract:
Resumo:Este estudo analisou (2005-2013) a persistência, a alavancagem e a variância incondicional dos retornos de commodities agropecuárias3. Assim, recorreu-se ao modelo denominado APARCH. As estimativas apontaram que a alavancagem não foi confirmada nessas séries; a variância condicional foi assimétrica nos retornos do etanol, do café, do algodão, do boi gordo e do bezerro; as volatilidades mais intensas, embora com convergência às suas médias históricas, ocorreram nos retornos do açúcar, da soja, do café, do trigo, do frango e do boi gordo; as maiores volatilidades incondicionais foram dos retornos do etanol, do frango, do algodão, da soja e do açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Castillo, Alejandro Campos, José Antônio Saldanha Louzada, and Nilza Maria dos Reis Castro. "SIMULAÇÃO DO EFEITO DA IRRIGAÇÃO SOBRE O RENDIMENTO DA SOJA NA BACIA DO RIO POTIRIBU, RIO GRANDE DO SUL." IRRIGA 23, no. 1 (March 30, 2018): 44–54. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v23n1p44.

Full text
Abstract:
SIMULAÇÃO DO EFEITO DA IRRIGAÇÃO SOBRE O RENDIMENTO DA SOJA NA BACIA DO RIO POTIRIBU, RIO GRANDE DO SUL ALEJANDRO CAMPOS CASTILLO1; JOSÉ ANTÔNIO SALDANHA LOUZADA2 E NILZA MARIA DOS REIS CASTRO2 1 Engenheiro Ambiental. Mestre em Recursos Hídricos. alecamposcastillo@gmail.com 2 Professor(a), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Av. Bento Gonçalves 9500, Caixa Postal 15029, CEP: 91501-970 Porto Alegre – RS, email: louzada@iph.ufrgs.br e nilza@iph.ufrgs.br 1 RESUMO A soja cultivada em condições de sequeiro é a principal cultura do estado do Rio Grande do Sul e o estresse hídrico é o fator isolado que mais influencia a variação interanual do seu rendimento. Especificamente, a precipitação do período de dezembro a março explica cerca de 80% desta variação. A bacia do rio Potiribu, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, apresenta características predominantemente agrícolas e tem no cultivo da soja sua atividade econômica mais importante. O objetivo deste trabalho foi estimar o efeito da irrigação sobre o rendimento da soja na bacia do rio Potiribu, o que se justifica por sua importância para a economia do estado e mais especificamente para a região escolhida para o seu desenvolvimento. O modelo AquaCrop Versão 4.0 foi ajustado para simular o crescimento da soja em condições de sequeiro para um histórico de dez safras no período 2003/2004 – 2012/2013. Esse ajuste teve como variável de referência registros de produtividades de soja na região. Definidos os parâmetros do modelo, as simulações foram repetidas com aplicação de irrigação. Os resultados mostraram um incremento médio no rendimento de 1,67 t ha-1 comparado à média histórica para o período de estudo. Palavras – chave: AquaCrop, modelagem agro-hidrológica, estresse hídrico, soja. CASTILLO, A.C.; LOUZADA, J.A.S.; CASTRO, N.M.R.SIMULATION OF THE EFFECT OF IRRIGATION ON SOYBEAN YIELD IN POTIRIBU RIVER WATERSHED, RIO GRANDE DO SUL 2 ABSTRACT Soybean cultivated under rainfed conditions is the main crop of Rio Grande do Sul state and water stress is the single factor that most influences the interannual variation of its yield. Specifically, the precipitation of the period from December to March accounts for about 80% of this variation. The Potiribu river basin, located in the northwest region of the state of Rio Grande do Sul, presents predominantly agricultural characteristics and soybean cultivation is its most important economic activity. The objective of this study was to estimate the effect of irrigation on soybean yield in Potiribu river basin, which is justified by its importance for the state economy and more specifically for the region chosen for its development. The AquaCrop Version 4.0 model was adjusted to simulate soybean growth under rainfed conditions for a set of ten harvests cycles in the period 2003/2004 – 2012/2013. This adjustment had as reference variable records of soybean productivities in the region. Once the model parameters were defined, the simulations were repeated under irrigation application. The results showed an average yield increase of 1.67 t ha-1 compared to the historical average for the analyzed period. Keywords: AquaCrop, agro-hydrological modeling, water stress, soybean
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Núñez Villavicencio, Herminio, and Jade Castellanos Rosales. "Historicidad de la novela histórica." Estudios Latinoamericanos, no. 46-47 (December 21, 2020): 5–23. http://dx.doi.org/10.22267/rceilat.204647.85.

Full text
Abstract:
En estas páginas exponemos que la forma narrativa de dar cuenta del pasado ofrece mayor credibilidad, no sólo en el caso de la ficción literaria, sino también en el de la historia. Ambas visiones no son estáticas, están inmersas en la historicidad y tienen un sustrato común que permite comprender, entre otras cosas, que no hay una sola visión del pasado. Nos proponemos manifestar que es difícil mantener un concepto rígido, inflexible de novela histórica, porque algunas de sus características cambian en el tiempo, como así sucede con otras nociones. No partimos de categorías fijas, porque en este caso, como en otros, aparecen nuevas ideas sobre algo que se creía de sobra conocido, pero luego resulta que lo que se pensaba invariable ha cambiado. Es necesario realizar el examen de conceptos a la luz del presente; se trata de plantear que en cada época hay valores que la diferencian de las otras, asumiendo también que no hay neutralidad en el discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima Ferreira, Carlos Augusto. "Apresentação do dossiê." História, histórias 5, no. 9 (September 13, 2017): 3–6. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v5i9.10980.

Full text
Abstract:
O dossiê, intitulado Ensino de História, representa uma contribuição ao campo da formação de professores de História. As discussões acerca do Ensino de História têm se ampliando substantivamente o que, sem dúvida, aponta para a importância cada vez mais crescente de uma área que se consolida, pondo em relevo o trabalho daqueles que se dedicam ao fazer docente. Nesse sentido, trazemos um conjunto de artigos com discussões devidamente contextualizadas que potencializam o debate da formação de professores de História, bem como renovam o nosso fazer e nos fortalece no contexto social a partir de práticas políticas, educativas e sociais muito amplas. São, portanto, produções que dotam de sentido o papel docente. O presente dossiê aborda desde a prática docente ao uso de linguagens, e, por certo, contribuirá para/com o cotidiano escolar. Isto se constituiu efetivamente em uma das motivações da sua elaboração, ou seja, termos uma produção que também tem a aspiração de chegar aos Professores de Educação básica. Isto certamente, possibilitará que as investigações acadêmicas dialoguem com este universo, favorecendo o processo de atualização dos docentes, nos aspectos teóricos, metodológicos e historiográficos. Com a proposição da temática, queremos que a edição seja mais um meio de discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem de história, onde se analisem os aportes mais recentes e sua contribuição para a formação dos profissionais de história. Notadamente, quando chegamos a segunda década do século XXI assistindo os mais variados acontecimentos no contexto educacional e social, não só pelo número aterrador de conflitos, políticos, sociais e econômicos, como também a imensa quantidade de informações que nos chegam, quer sejam pelos meios de comunicação, quer sejam pelas chamadas redes sociais. Informações rápidas e superficiais. Dessa maneira, o ensino de História exerce um papel muito importante e fundamental para poder compreender esse cenário e a sociedade da qual fazemos parte. Em vista disso, é evidente que a história, hoje, mais que nunca, requer compreensões minuciosas acerca do contexto em que vivemos. Em sendo assim, a Revista História, Histórias do programa de pós-graduação em História da Universidade de Brasília - UnB, coloca o atual número à disposição do público, em particular aos leitores especializados, um conjunto de textos que está construído para apoiar a reflexão e a renovação no contexto escolar e na formação docente na perspectiva de um ensino de História atualizado e útil que a sociedade está a exigir. Astrogildo Fernandes Silva Junior e José Josberto Montenegro de Sousa, em seu texto EXPERIÊNCIAS AUSENTES NO ENSINO DE HISTÓRIA: INQUIETANTES PRESSUPOSTOS PARA UMA REORIENTAÇÃO DA VIDA PRÁTICA, nos convidam a compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Os autores apresentam resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Para eles, o ensino de história na educação básica necessita reorientar suas práticas, abrangendo outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. André Luiz da Silva Cazula e Ana Heloísa Molina em ORIENTAÇÃO TEMPORAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. JACAREZINHO-PR. 2015, convidam-nos a pensar sobre as diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, e que possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o texto é resultado da pesquisa, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau. Edson Hely Silva analisa OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E DESAFIOS. Para ele os povos indígenas no Brasil nos últimos anos conquistaram e ocuparam espaços sociopolíticos, questionando visões eurocêntricas, colonialistas e evolucionistas tratando os povos indígenas como primitivos, desaparecidos ou vítimas impotentes em extinção. O que além de exigir reformulações das teorias explicativas sobre a história e o destino desses povos, vem também exigindo discussões, formulações e efetivação de políticas públicas respondendo as demandas de direitos indígenas sociais específicos. Jezulino Lúcio Mendes Braga nos apresenta em seu artigo SUJEITOS DE EXPERIÊNCIA: PROFESSORES DE HISTÓRIA NO USO PEDAGÓGICO DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS, parte de sua pesquisa de doutorado na qual investiga a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresentando as experiências sensíveis dos docentes no museu o autor discute as escolhas que fazem para ensinar história, nos afirmando que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Leonardo Nascimento Bourguignon, analisa, em seu artigo REPRESENTAÇÕES DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO (1964-1997), o papel do livro didático enquanto instrumento de propagação e consolidação de representações, mais especificamente das representações acerca do negro nos livros de história regional. O texto traz como constatação da pesquisa, que, apesar da permanência de uma escrita eurocêntrica, os livros produzidos por autores capixabas apresentaram, em diversos momentos, o negro como agente ativo na história local, mesmo antes da existência de uma legislação que assim os exigisse, e a frente inclusive de uma tendência nacional. Magno Francisco de Jesus Santos em ENSINO DE HISTÓRIA, ESPAÇOS E CULTURA POLÍTICA BANDEIRANTE: JOSÉ SCARAMELI E A ESCRITA DE LIVROS ESCOLARES DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS, nos traz a discussão sobre a escrita da história para crianças no Brasil, a partir da experiência de Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, Scarameli produziu um número significativo de livros escolares de História e de Moral e Cívica. Trata-se, pois, de uma discussão como estes livros expressaram as estratégias de difusão de uma cultura política bandeirante e a construção de representações acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista. Marcella Albaine Farias da Costa O QUE NARRAM LICENCIANDOS DE HISTÓRIA SOBRE O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO INICIAL?. A autora nos revela de que forma professores de História em formação inicial – alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História da UFRJ e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência, foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Talia Meschiany e Verónica Hendel enveredam pelos caminhos do ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: REFLEXÕES EM TORNO DE EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTÍNUA EM MEIOS VIRTUAIS NA PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES. As autoras nos apresentam reflexões preliminares sobre um conjunto de práticas e representações do fazer de professores sobre o ensino da história, parte do Departamento de Educação Continuada (DFC) da Direcção-Geral da Educação e Cultura da província de Buenos Aires (DGCyE) durante os anos de 2015 e 2016. No texto analisam como a formação de professores em exercício através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA) promovem e fortalecem as boas práticas de ensino. Vitória Azevedo Fonseca, em CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE DEBATES E PRÁTICAS, apresenta a partir de um rico debate sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de discutir e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Por fim, Wilian Junior Bonete, em seu texto ALUNOS DA EJA FALAM SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E VIDA PRÁTICA, busca identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Este dossiê discute, a partir de diversos olhares, as dimensões políticas e didáticas que atravessam nossas concepções de pensar a formação de professores. A qualidade dos textos resulta da soma de esforços de docentes de várias localidades do Brasil para produzirem um primeiro número da História, História dedicado ao Ensino de História, permitindo que, pela primeira vez, professores pesquisadores da área possam intercambiar textos, experiências e estratégias de ensino e aprendizagem de História. Uma ótima leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Barrozo, João Carlos, and Juliana Cristina Da Rosa. "A expansão do cultivo da soja no brasil através dos dados oficiais." PAMPA, no. 18 (November 20, 2019): 79–98. http://dx.doi.org/10.14409/pampa.v0i18.8535.

Full text
Abstract:
A expansão do cultivo da soja no Brasil ocorreu depois de 1940, quando passou a ser produzida para fins comerciais nos estados do sul do país. Com o aumento da demanda pelo grão no mercado nacional e internacional, o cultivo foi expandido para o centro oeste, sobretudo na década de 1970, quando novas variedades de sementes foram desenvolvidas para se adaptarem ao bioma Cerrado. Na metade da década de 1990, uma nova expansão ocorreu em direção à áreas de alguns estados do norte e nordeste do Brasil, tendo como destaque a região conhecida como MATOPIBA. Essa expansão pode ser visualizada pelos dados oficiais do IBGE que apontam as tendências desse processo histórico, e esse artigo se baseou nesses dados para traçar o percurso e indicar uma possível temporalidade para esse fenômeno social e histórico tão significativo para o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Corrêa, Lays Matias Mazoti. "Em tempos de pandemia, (des)oriente-se." Cadernos de Campo (São Paulo 1991) 29, supl (August 11, 2020): 135–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp135-143.

Full text
Abstract:
Diante da pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, casos de racismo e xenofobia contra a população do leste asiático vieram à tona de forma mais significativa. Nesse sentido, este ensaio busca analisar algumas destas questões socioantropológicas presentes na atualidade. O texto se inicia a partir do problema da sopa de morcego a fim de evidenciar os pré-conceitos existentes no imaginário popular ocidental acerca dos hábitos alimentares na China. Para tanto, o Orientalismo é utilizado como chave teórica na abordagem sobre o engendramento histórico de discursos que criaram o corpo leste-asiático como inferior epidemiologicamente, isto é, a representação estereotipada que resultou na produção e reprodução de uma história única sobre os países e população que compõe essa região. Por fim, a partir desta abordagem, será possível compreender que os hábitos alimentares envolvem questões que extrapolam o simples ato de comer, se alimentar e/ou nutrir, pois também manifestam, implícita ou explicitamente, as relações de poder, neste caso, entre o Ocidente e o Oriente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mariano, Jorge Luiz, and Álvaro Barrantes Hidalgo. "Composição e diversificação do setor exportador brasileiro: uma análise do perfil das exportações." Revista Nexos Econômicos 7, no. 1 (May 22, 2013): 121. http://dx.doi.org/10.9771/1516-9022rene.v7i1.8372.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">Nos últimos anos, a estrutura das exportações brasileiras vem se alterando, com o aumento da participação de produtos manufaturados no total exportado. Essa mudança está associada ao processo de abertura comercial, à diversificação e ao aumento de competitividade do setor industrial. Este trabalho tem como objetivo examinar o processo de crescimento das exportações brasileiras no período de 1996 a 2006, através da mensuração dos índices de composição, especialização e diversificação das exportações. Os resultados mostraram, entre outros, que a associação entre produtos tradicionais e produtos primários e entre produtos não tradicionais e produtos manufaturados não é direta, quando se analisa o padrão histórico de crescimento das exportações brasileiras. O estudo apontou que alguns produtos, como soja, carnes, algodão, peixes e crustáceos, podem ser considerados produtos não tradicionais com recente destaque nas exportações. Por outro lado, as exportações de manufaturados, como alumínio e produtos da indústria química, e de papel e celulose podem ser consideradas tradicionais, numa visão histórica das exportações. Observou-se que o esforço para aumentar as exportações, nos últimos anos, vem sendo acompanhado por um processo de diversificação de produtos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Flávia Cristina dos, Roberto Ferreira Novais, Júlio César Lima Neves, José Marcos Foloni, Manoel Ricardo de Albuquerque Filho, and João Carlos Ker. "Produtividade e aspectos nutricionais de plantas de soja cultivadas em solos de cerrado com diferentes texturas." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 5 (October 2008): 2015–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000500023.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o cultivo da soja teve grande expansão em áreas com texturas mais arenosas do Cerrado. Esse fato gerou questionamentos quanto à sustentabilidade e viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção dessa cultura. Adicionalmente, esperam-se diferenças no potencial produtivo e na dinâmica de nutrientes em solo e planta com a variação da textura do solo. Este estudo objetivou avaliar a produtividade e os aspectos nutricionais de plantas de soja cultivadas em solos de Cerrado com diferentes texturas. Foram utilizados dois bancos de dados com informações de plantas de soja e solos com diferentes teores de argila (valores entre 30 e 840 g kg-1). Por meio de plotagem dos dados em gráficos e ajustes de equações de regressão, foram gerados relacionamentos da produtividade com a textura, histórico de uso e, em alguns casos, separando-se os efeitos por classes texturais: arenosa, média, argilosa e muito argilosa, além dos teores foliares de nutrientes com a textura e a produtividade. A produtividade de soja mostrou tendência de aumento com o teor de argila. Separando-se os bancos de dados por classes texturais, a mesma tendência foi verificada apenas nas classes arenosa e argilosa. Nas classes média e muito argilosa houve tendência de queda da produtividade com o aumento do teor de argila. Os nutrientes tiveram relacionamentos variados com a textura e produtividade da soja, merecendo destaque os teores foliares de P e S, que apresentaram aumento com os teores de argila até valores de 227 e 426 g kg-1, respectivamente, para posterior decréscimo. Potássio, Ca e Mg se relacionaram positiva e significativamente com teor de argila e produtividade da soja, mostrando limitação, principalmente de K+ e Ca2+, no solo para a soja cultivada em solos mais arenosos. Quanto aos micronutrientes, não houve limitação à produtividade, com exceção do B. Pode-se considerar que a produtividade de soja independe da textura do solo; condições climáticas e manejo adequado do solo parecem ser os principais fatores determinantes das respostas da cultura. Em solos arenosos, deve ser dispensada maior atenção ao manejo da adubação com K, Ca e B, que foram os elementos mais limitantes à produtividade da soja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Correia, Tiago Pereira da Silva, Paulo Roberto Arbex Silva, Gil Miguel Sousa Câmara, Leandro Augusto Felix Tavares, and Francisco Faggion. "PRODUTIVIDADE, DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO DA SEMEADURA DE SOJA COM INOCULAÇÃO VIA SULCO." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 2 (August 1, 2018): 110–17. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n2p110-117.

Full text
Abstract:
RESUMO: Atualmente, umas das formas de inoculação da cultura da soja é através da aplicação de inoculante via sulco de semeadura, ou simplesmente inoculação via sulco. Entretanto, são restritas as informações que embasam essa operação e fundamentam sua eficiência em ambientes distintos de cultivo de soja. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade, o rendimento operacional e econômico da semeadura de soja inoculada via sulco de semeadura, em áreas com e sem histórico de cultivo da cultura. O experimento foi realizado entre novembro de 2014 e março de 2015, na Fazenda Santa Fé em Pardinho/SP. Os fatores utilizados para a composição dos tratamentos foram: inoculação via sulco (taxas de aplicação 10, 20, 30, 40 e 50 L ha-1) e doses de inoculante (1,2x106; 3,6x106 e 6,0x106 UFC por semente). Os tratamentos foram experimentados em duas áreas distinta, área A, com histórico de inoculação e cultivo de soja em plantio direto, e a área B, sem histórico de inoculação e utilizada com pastagem degradada. Foram realizadas avaliações de produtividade de grãos, capacidade de campo operacional, custo operacional e relação benefício/custo da operação de semeadura com inoculação via sulco. A semeadora utilizada foi a modelo JD2113CCS de 12 linhas espaçadas em 0,5 m, equipadas com pontas de pulverização StreamJet® TP0001SS para aplicação de inoculante no sulco de semeadura. Os dados de produtividade foram submetidos a análise de variância, separadamente para a área A e B, segundo um delineamento inteiramente casualizados em um arranjo fatorial 5´3. A análise de variância dos dados foi realizada usando o procedimento Mixed do software estatístico SAS 9.2. Pelo teste de F foi considerado o nível de 5% de probabilidade para efeito de significância. Os resultados indicaram que em ambas as áreas a produtividade de grãos é maior utilizando maior dose de inoculante (6x106 UFC por semente) e maior taxa de aplicação (50 L ha-1). Maior capacidade de campo e menor custo operacional são obtidos com menor taxa de aplicação (10 L ha-1), entretanto, a melhor relação benefício/custo é obtida com taxa de aplicação de 20 L ha-1 e maior dose de inoculante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Galván, Gabriel Horacio, and Dinalva Donizete Ribeiro. "IMPACTOS DA CULTURA DA SOJA NO ÊXODO RURAL NA ARGENTINA (1990 – 2017)/ Impacts of soy cultivation on rural exodus in Argentina (1990 – 2017)/ Impactos del cultivo de soja en el éxodo rural en Argentina (1990 – 2017)." REVISTA NERA, no. 55 (September 8, 2020): 383–401. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7258.

Full text
Abstract:
A cultura da soja ocupa lugar de destaque na produção agrícola da Argentina. Porém, seu avanço, resultante da expansão da fronteira agrícola, promoveu problemáticas que expressam as contradições do modelo produtivo agropecuário adotado pelo país. Exemplo disso é a acentuação da concentração fundiária e sua interface com o êxodo de produtores de media e pequena escala que não puderam continuar com suas atividades produtivas durante o avanço da sojización. No esforço de detalhar tal processo, analisamos dados da expansão da área plantada com soja na Argentina e a variação da população rural do país, numa série histórica de 1990 e 2017, a fim de analisar o comportamento e estabelecer a relação entre essas duas variáveis. Foi utilizado um modelo de regressão linear simples e de duas variáveis para verificar a existência dessa relação. Os resultados demonstram que há correlação entre o avanço da área plantada com soja e a redução da população rural no país, o que permitiu desenvolver uma equação que expresse a relação entre estas variáveis. Diante isto, comprova-se que o efeito da expansão da fronteira agrícola destinada para o desenvolvimento dessa cultura é um elemento importante, ainda que não o único, para explicar os processos do êxodo rural na Argentina.Como citar este artigo:GALVÁN, Gabriel Horacio; RIBEIRO, Dinalva Donizete. Impactos da cultura da soja no êxodo rural na Argentina (1990 – 2017). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 383-401, set.-dez., 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Netto, Tatiane Almeida, and Daiane Loreto de Vargas. "Territorialização da soja no contexto da agricultura familiar na fronteira Brasil/Uruguai." Geosul 34, no. 71 (May 7, 2019): 428–47. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p428.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva compreender as transformações que vem ocorrendo no Pampa, em função da territorialização da soja, analisando os impactos dessas mudanças no território, especialmente referente a inserção dos agricultores e pecuaristas familiares nesse sistema de produção. O espaço de análise se concentra na zona de fronteira dos municípios de Santana do Livramento/BR e Rivera/UY. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tomando como base dados secundários, pesquisa bibliográfica e documental, e ainda, a pesquisa de campo com agricultores familiares e técnicos. Os resultados identificam uma reconfiguração territorial do espaço rural, notabilizando-se pela implantação da sojicultora, minimizando a histórica participação da pecuária na referida região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Soares, Fagno da Silva, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, and Francisco Gilson Rebouças Porto Junior. "PALIMPSESTOS DE CLIO ENTRE A CLEPSIDRA E O CLARIM: Comunicação, História Oral e Tempo Presente." Revista Observatório 2, no. 2 (May 30, 2016): 18–27. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p18.

Full text
Abstract:
A Revista Observatório vem se estabelecendo como importante periódico interdisciplinar nacional, traz à baila seu Dossiê Volume 2, “Comunicação, História Oral e Tempo Presente”, objetivando visibilizar trabalhos de diversos campos do conhecimento que perscrutam temáticas filigranadas na relação entre comunicação, história oral e tempo presente, bem como, suas ressonâncias historiográficas em face das sociedades do contemporâneo. Soma-se a isto, o intento de coadunar estudos aparentemente díspares ao vasto e transdisciplinar universo das ciências humanas, enquanto espaço heterogêneo do debate acadêmico, amalgamando Comunicação, Jornalismo e Educação, num palmilhar ladrilhado do fazer acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Prodanov, Cleber Cristiano, Magna Lima Magalhães, and Rogério De Vargas Metz. "SOPA, FAMÍLIA E TRABALHO: PERCEPÇÕES CONSTITUÍDAS ENTRE FORQUETA E ITÁLIA." POLÊM!CA 18, no. 4 (December 31, 2018): 46–59. http://dx.doi.org/10.12957/polemica.2018.45072.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo aborda as percepções de moradores da zona rural de Forqueta, distrito de Caxias do Sul, sobre o alimento. A localidade está inserida na região historicamente conhecida pela imigração italiana do século XIX e integra o roteiro turístico da região serrana do Rio Grande do Sul. Buscou-se, com base na narrativa oral, o recordar de sujeitos que vivenciaram experiências relacionadas à gastronomia italiana e que acionam, a partir de suas lembranças e rememorações, códigos culturais relacionados aos alimentos. Entende-se, de acordo com Alessandro Portelli (1996), que as narrativas apresentam significados individuais relacionados à vivência e à subjetividade de cada indivíduo. Para tanto, lança-se mão da história oral como metodologia de trabalho, o que possibilita conhecer e registrar diferentes manifestações socioculturais. Destacam-se, portanto, no artigo, as percepções e memórias de três descendentes de italianos que viajaram e conheceram o país de seus antepassados, a Itália. Entende-se o alimento como código cultural constituído em uma complexidade histórica e que pode ser relacionado à constituição de identidades e autorrepresentação.Palavras-chave: Alimento. Memória. Italianos. Imigração.Abstract: This study approaches the perceptions of residents of Forqueta rural area, Caxias do Sul district, about food. The locality is inserted in the region historically known by the Italian immigration of century XIX and it integrates the itinerary that is in the tourist route of the mountainous region of Rio Grande do Sul. Based on the oral narrative, we sought to recall the subjects who experienced experiences related to the Italian gastronomy and that trigger, from their memories and recollections, cultural codes related to food. According to Alessandro Portelli (1996), it is possible to comprehend that the narratives show individual meanings related to each person experience and subjectivity. Therefore, it was used the oral history as this works methodology, that enables us to know and to register different sociocultural manifestations. Stands out the perceptions and memories of three Italian descendants who had traveled and visited their parent’s country, Italy. The foods are understood as a cultural code that was made during a historical complexity and can be related to identity construction and self-representation. Keywords: Foods. Memory. Italians. Immigration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nóbrega, Júlio César Azevedo, José Maria de Lima, Nilton Curi, José Oswaldo Siqueira, and Paulo Emilio Ferreira da Motta. "Fosfato e micorriza na estabilidade de agregados em amostras de latossolos cultivados e não-cultivados." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 11 (November 2001): 1425–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001001100014.

Full text
Abstract:
Nos trópicos, existe escassez de informação quanto à contribuição de espécies fúngicas do solo na formação e estabilização de agregados. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do histórico de uso, níveis de P, de inoculação micorrízica e cultivo com braquiária e soja em casa de vegetação, sobre o diâmetro médio geométrico dos agregados (DMG), o índice de floculação das partículas, a matéria seca das raízes, a colonização micorrízica e o comprimento total de hifas, em amostras de Latossolo Vermelho distrófico e Latossolo Vermelho distroférrico. Amostras dos dois solos, previamente cultivados por longos períodos, e de solos não-cultivados, foram trazidas para casa de vegetação, submetidas a inoculação, e a dois níveis de P, e então cultivadas com braquiária e soja, em dois cultivos sucessivos. Os resultados mostraram que o solo previamente cultivado apresentou menor comprimento total de hifas, menor estabilidade de agregados (menor diâmetro médio de agregados) e menor índice de floculação. A inoculação propiciou maior estabilidade dos agregados, e este efeito é condicionado ao nível de P do solo e ao histórico de uso. A presença de P promoveu, indiretamente, maior agregação, por propiciar maior comprimento total das hifas e matéria seca de raízes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Abraham, Emerson Rodolfo, Joao Gilberto Mendes dos Reis, Rodrigo Carlo Toloi, Aguinaldo Eduardo De Souza, and Adriane Paulieli Colossetti. "Estimativa da produção da soja brasileira utilizando redes neurais artificiais." Agrarian 12, no. 44 (October 12, 2019): 261–71. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i44.9209.

Full text
Abstract:
Brasil e Estados Unidos foram responsáveis por dois terços da produção mundial da soja durante a safra de 2016/17, equivalente a cerca de 348,1 milhões de toneladas. A soja é o principal produto na corrente de comércio brasileira, visto que sua participação na balança comercial foi de 33%, com o volume exportado de 68 milhões de toneladas, equivalente a US$ 25,7 bilhões. Assim, faz-se necessário analisar e estimar a relação entre área plantada, produtividade e produção, visando tomadas de decisões que possam afetar o suprimento interno e externo desse cereal. Nesse contexto, propõe-se nesse trabalho, uma rede neural artificial para estimar a produção futura da soja brasileira. Utilizou-se o software Matlab R2017b e a Neural Network tool box para elaboração, treinamento, validação e testes da rede. Os dados foram coletados das séries históricas de 41 anos de área plantada, produtividade e produção, fornecidas pela Companhia Nacional de Abastecimento. Os resultados apontaram uma produção de 108,1 milhões de toneladas, para a safra 2017/2018, ou seja, uma pequena queda de 5% em relação à safra 2016/17 que foi de 114,1 milhões de toneladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Concenço, G., G. Ceccon, I. V. T. Correia, L. F. Leite, and V. B. Alves. "Ocorrência de espécies daninhas em função de sucessões de cultivo." Planta Daninha 31, no. 2 (June 2013): 359–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582013000200013.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho avaliar a composição da comunidade infestante na cultura da soja, em função de sucessões de culturas por distintos períodos (uma ou três safras consecutivas). O ensaio foi instalado em campo na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS. Foram avaliados cinco tratamentos de outono-inverno com histórico de uma ou três safras de implantação: milho solteiro - 90 cm entrelinhas; milho solteiro - 45 cm entrelinhas; consórcio milho + Brachiaria ruziziensis; Brachiaria ruziziensis solteira; e feijão-caupi. No final do mês de setembro de 2011, as áreas foram dessecadas com glyphosate para semeadura da soja; 30 dias após a dessecação, foram realizadas as avaliações. A caracterização fitossociológica das plantas daninhas estimou a abundância, a frequência, a dominância e o índice de valor de importância de cada espécie em cada área. As áreas foram ainda intra-analisadas quanto à diversidade de espécies, pelos índices de Simpson e Shannon-Weiner, e intercaracterizadas pela matriz de similaridade de Jaccard, pelo método UPGMA. O cultivo da soja deve ser seguido pela semeadura de espécie que proporcione elevada quantidade de palha residual na entressafra, com distribuição uniforme na superfície do solo. Essa palhada deve ser formada por resíduos de plantas com elevada relação C/N. Neste estudo, os sistemas de consórcio milho+braquiária, ou mesmo braquiária solteira, resultaram em menor nível de infestação por plantas daninhas em áreas de sucessão à soja, ao longo do tempo de utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nepomuceno, M. P., R. M. Varela, P. L. C. A. Alves, and J. V. F. Martins. "Períodos de dessecação de Urochloa ruziziensis e seu reflexo na produtividade da soja RR." Planta Daninha 30, no. 3 (September 2012): 557–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582012000300011.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar os efeitos de períodos de dessecação de Urochloa ruziziensis na implantação e na produtividade da soja transgênica no sistema de plantio direto, foram conduzidos dois experimentos em campo, nos municípios de Colina-SP, no ano agrícola de 2007/08, e Jaboticabal-SP, em 2009/10. Em Colina, utilizou-se uma área de pastagem de U. ruziziensis, conduzida há sete anos. Nesse local foram testados quatro períodos de dessecação da cobertura vegetal: 30, 20, 10 e 0 dias antes da semeadura da soja. No experimento de Jaboticabal, a área utilizada tinha histórico de pastagem com U. ruziziensis, que no ano agrícola 2008/09 foi cultivada com milho. Após a colheita do milho ocorreu reinfestação natural de U. ruziziensis na área, correspondendo a mais de 80% de cobertura vegetal. Nesse experimento, os tratamentos corresponderam a seis períodos de dessecação: 25, 20, 16, 12, 7 e 0 dias após a aplicação. Nos dois experimentos utilizou-se 1,44 kg e.a. ha-1 do herbicida glyphosate e o cultivar de soja M-SOY 7908 RR. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram avaliados o estande da cultura aos 20 dias após a semeadura da soja e na pré-colheita, a altura de plantas, a altura de inserção da primeira vagem, o número de vagens por planta e o rendimento de grãos (produtividade estimada em kg ha-1). Os resultados foram submetidos à análise de variância (teste F), com as médias sendo comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A dessecação de U. ruziziensis no mesmo dia da semeadura da soja reduziu a altura das plantas, o número de vagens por planta e a produtividade de grãos. O período recomendado para o manejo químico de U. ruziziensis com glyphosate está entre 10 e 20 dias antes da semeadura da soja. Pôde-se concluir que o período de dessecação de U. ruziziensis alterou a produtividade da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gonçalves, Elen Rodrigues, and Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert. "feminino indelével nas palavras poéticas de Warsan Shire, Upile Chisala e Safia Elhillo." outra travessia 1, no. 29 (April 9, 2021): 5–26. http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e72336.

Full text
Abstract:
A primeira observação relativa à escrita literária relaciona-se ao próprio ato físico de escrever, condicionado a uma tensão corpórea que só é aliviada, acabada, quando a escrita é terminada. Esta, em si, liga-se profundamente a uma conjuntura histórica, visto que não é atemporal, tampouco impessoal (SPILLERS, 2015, p. 58). Soma-se a isso o fato de que o escritor, ao conceber noções de pertencimento em meio à sociedade que o cerca, não pode isolar-se de tudo o que, de alguma forma, o sensibiliza. Considerando, portanto, que homem e sociedade coadunam-se sobremaneira, analisamos atentamente a escrita poética de Warsan Shire (Quênia), Upile Chisala (Maláui) e Safia Elhillo (Sudão), que está demasiadamente associada às suas vivências pessoais, bem como ao passado histórico de seus países de origem e às heranças culturais de seus antepassados, uma vez que a própria escrita carrega em si uma carga de urgência assaz relacionada ao momento sócio-político-cultural da sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pierri, José, and Valdemar João Wesz Junior. "La sojización en Argentina y Brasil (1980/2014): influencia de las políticas públicas, de las empresas transnacionales y de la estructura económica dependiente." Extensão Rural 24, no. 1 (May 14, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.5902/2318179623118.

Full text
Abstract:
Al largo de las últimas décadas, la soja se convirtió en la principal actividad agrícola en Brasil y Argentina. Este trabajo, partiendo de un enfoque histórico-político, procura evidenciar los principales condicionantes de la expansión de la soja en los dos países, enfatizando la influencia del factor externo (demanda y precio internacional), las diferentes políticas públicas y las grandes empresas transnacionales. Estos elementos procuran ir más allá de los argumentos que cifran en el espíritu empresario y el funcionamiento estricto de mecanismos de libre mercado como impulsores de la “sojización”, que muchas veces predomina en los discursos de las entidades representativas de los productores primarios, agroindustria y de algunos investigadores vinculados al sector agrario. La investigación realiza una revisión bibliográfica del tema y analiza noticias publicadas en distintos periódicos y datos estadísticas oficiales de los dos países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pires, F. R., C. C. E. Menezes, S. O. Procópio, A. L. L. Barroso, J. F. S. Menezes, L. M. Leonardo, J. P. G. Souza, A. B. Vieira, and J. F. Zanatta. "Potencial competitivo de cultivares de soja em relação às plantas daninhas." Planta Daninha 23, no. 4 (December 2005): 575–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582005000400003.

Full text
Abstract:
A utilização de métodos culturais no manejo de plantas daninhas é sempre importante dentro de sistemas agrícolas conservacionistas e que visam uma menor quantidade de herbicidas no ambiente. A escolha de cultivares mais competitivos com as espécies infestantes é mais uma ferramenta dentro do manejo integrado de plantas daninhas em lavouras de soja, bem como em outras culturas. Com o objetivo de avaliar o potencial competitivo de cultivares de soja difundidos no sudoeste de Goiás, em relação às plantas daninhas, visando recomendá-los para cultivo em áreas com histórico de alta densidade de espécies infestantes, foram conduzidos dois experimentos a campo em Rio Verde, GO, sendo avaliados quatro cultivares de soja de ciclo precoce no experimento 1: Monsoy 6101, Monsoy 8001, Emgopa 316 e Coodetec 204; e quatro de ciclo médio no experimento 2: Conquista, Codetec 211, Emgopa 315 e Vencedora. Também foram avaliados dois tipos de manejo de plantas daninhas: área capinada manualmente (sem plantas daninhas) e área não-capinada (com infestação de plantas daninhas). Aos 16, 25 e 46 dias após a semeadura (DAS), avaliaram-se a altura média e a biomassa seca de plantas; aos 63 DAS, a porcentagem de cobertura do solo pelos cultivares de soja; e, ao final do ciclo, o rendimento de grãos. Todos os cultivares de soja, de ciclo precoce ou médio, exibiram queda no rendimento de grãos com o nãocontrole das plantas daninhas. Emgopa 316 e Coodetec 204 mostraram ser mais competitivos, entre os de ciclo precoce, no controle de plantas daninhas. O mesmo aconteceu com o cultivar Emgopa 315, entre os de ciclo médio. Estes últimos são os mais indicados para serem cultivados em áreas com maior incidência de plantas daninhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Andrade, Fabiano Viana. "Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática." Revista História Hoje 7, no. 14 (July 12, 2018): 172–95. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.363.

Full text
Abstract:
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Venzke Filho, Solismar de Paiva, Brigitte Josefine Feigl, Marisa de Cássia Piccolo, Marcos Siqueira Neto, and Carlos Clemente Cerri. "Biomassa microbiana do solo em sistema de plantio direto na região de Campos Gerais - Tibagi, PR." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 2 (April 2008): 599–610. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000200015.

Full text
Abstract:
As diferentes práticas agrícolas realizam controles distintos na dinâmica do C e N microbiano. Com o objetivo de elucidar a dinâmica do C e N microbianos em solos sob sistema plantio direto (SPD), foram avaliados - nas seqüências milho/trigo/soja e soja/trigo/soja cultivadas em solos com diferentes classes texturais - áreas e tempos de adoção do sistema na Fazenda Santa Branca, Tibagi, PR. O experimento foi instalado em quatro áreas, sendo três delas com histórico de 12 anos sob SPD, com as seguintes classes texturais: muito argilosa (PD12-TmuA); argilosa (PD12-TA) e média (PD12-TmeA); e uma com histórico de 22 anos sob SPD com classe textural argilosa (PD22-TA). No período de 18 meses foram realizadas nove amostragens de solo em quatro camadas (0-2,5; 2,5-5; 5-10; 10-20 cm). Em função do tempo de adoção do SPD, ocorreram diferenças no C microbiano entre a PD12-TA e a PD22-TA nas camadas mais profundas do solo. A PD22-TA apresentou em média 30,8 kg ha-1 de Nmic a mais que a PD12-TA e menores variações nas quantidades de N microbiano na camada de 0-20 cm. No que se refere à textura do solo, a PD12-TmuA apresentou as maiores médias de C e N microbianos na camada de 0-20 cm, exceto nos 20 dias após o plantio do trigo (jun./01). A PD12-TA e a PD12-TmeA não apresentaram diferenças significativas nas quantidades de C microbiano em qualquer dos meses analisados, na camada de 0-5 cm. Entretanto, foram encontradas diferenças quanto a esta última propriedade nas camadas de 5-10 e 10-20 cm. Os resultados indicam que o tempo de adoção do sistema plantio direto e o aumento dos teores de argila do solo favorecem os aumentos de C e N microbianos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Andrade, Danilo Neiva de, Túlio Porto Gonçalo, Eugenio Miranda Sperandio, and Renata Pereira Marques. "Residual de herbicidas aplicados na soja sobre o milho safrinha e controle de Digitaria insularis." Agropecuária Técnica 41, no. 1-2 (August 6, 2020): 8–15. http://dx.doi.org/10.25066/agrotec.v41i1-2.49537.

Full text
Abstract:
O manejo de plantas daninhas com associação de ingredientes ativos tem sido uma alternativa para contornar o problema de biótipos resistentes. Objetivou-se com este trabalho testar moléculas de herbicidas em isoladas e em associação aplicadas em pré-emergência na cultura da soja para o controle de D. insularis em um sistema convencional de produção e com histórico de alta incidência dessa espécie, bem como a avaliação de residual dos herbicidas sobre a cultura do milho semeado em sucessão à soja. Os tratamentos foram: clomazona + carfentrazona etílica; diclosulam; s-metolacloro; trifluralina; imazetapir; sulfentrazona; imazetapir + flumioxazina e flumioxazina. Após 90 dias após a pulverização desses tratamentos, semeou-se a cultura do milho. Avaliou-se a porcentagem de controle das plantas daninhas presentes na área durante o ciclo da cultura da soja, a fitointoxicação e parâmetros biométricos para a cultura do milho. Os dados foram submetidos análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05). A mistura comercial de imazetapir + flumioxazina foi eficaz no controle de D. insularis e de outras espécies daninhas monocotiledôneas ou eudicotiledôneas, com residual observado 35 dias após a aplicação. Os tratamentos não causaram injúrias sobre o estande, altura de plantas e produtividade de grãos do milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Birchall, Joshua, Luis Henrique Oliveira, and Fiona M. Jordan. "Nota sobre o sistema de parentesco em Proto-Tupí-Guaraní." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 14, no. 1 (April 2019): 79–99. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222019000100006.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo explora o sistema de terminologia de parentesco da língua Proto-Tupí-Guaraní (PTG) a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que soma contribuições da Etnologia, da Linguística Histórica e dos trabalhos etnográficos realizados com povos Tupí-Guaraní. Fazem-se inferências sobre pré-história cultural utilizando métodos filogenéticos comparativos, um conjunto de ferramentas computacionais para explorar mudanças evolutivas em populações relacionadas, aplicados a um banco de dados de termos de parentesco em 24 línguas Tupí-Guaraní. Discute-se a amostra usada no estudo, os procedimentos de codificação adotados para dados tipológicos e os componentes, valores iniciais e premissas do modelo evolutivo. A análise de reconstrução de estados ancestrais baseada no critério de máxima parcimônia reconstrói vários traços tipológicos do sistema de parentesco do PTG, como: fusão e bifurcação na primeira geração ascendente (+1); distinções na terminologia de irmãos baseadas na idade relativa e no sexo do ego; e equação terminológica entre irmãos e primos paralelos. O estudo avalia o estado atual da reconstrução de formas linguísticas para termos de parentesco em PTG e mapeia estas formas no sistema inferido por análise comparativa. Este estudo de comprovação de conceito demonstra a utilidade de análise filogenética para inferir estruturas de sistemas de parentesco em comunidades linguísticas ancestrais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Correa, Roberto dos Santos, Lindemberg Lima Fernandes, and Laila Rover Santana. "Estudo da viabilidade econômica com o aproveitamento de água de chuva numa metrópole da Amazônia, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 11, 2020): e865997985. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7985.

Full text
Abstract:
A captação e armazenamento de água de chuva é uma alternativa para o suprimento desta, seja em regiões do semiárido brasileiro quanto nas outras regiões. Isto ficou evidente entre os anos de 2012 e 2017, como a seca mais longa da história, no qual o Brasil viveu um momento crítico em relação à disponibilidade hídrica em grandes centros urbanos, em termos pluviométricos na região Sudeste, em especial nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Soma-se a isto a escassez continuada e histórica nos estados do Nordeste e as enchentes no Norte e no Sul do Brasil, e se tem um cenário crítico generalizado, trazendo à tona discussões sobre a gestão de riscos hídricos em todo o país. Portanto, este estudo avaliou o potencial do aproveitamento da água de chuva na cidade de Belém-PA, com ênfase a viabilidade econômica na percepção do consumidor residencial e o reflexo na concessionária de água potável local. Obtendo-se como resultados para o consumidor residencial num primeiro cenário a inviabilidade econômica e para um segundo cenário o aproveitamento de água de chuva é economicamente viável, além deste, para a concessionária de abastecimento o aproveitamento mostra ser economicamente viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Castro, Biancca Scarpeline de. "Reconstrução histórica da introdução, difusão e disputa a respeito dos transgênicos no Brasil: das contendas jurídicas à opinião pública." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5, no. 1 (June 28, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p43-67.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de introdução, difusão e a disputa a respeito da autorização dos OGMs no Brasil, com foco no caso da soja transgênica. Serão enfatizadas as contendas sobre a sua rotulagem e uma pesquisa relacionada à opinião pública. Nesse artigo será demonstrado que as disputas relacionadas aos OGMs foram muito polarizadas no Brasil e se desenrolaram como conflitos de riscos. Será visto que a rotulagem desses organismos é controversa e está sendo questionada atualmente no congresso nacional. Por fim, será mostrado que na pesquisa realizada o consumidor parece estar está mais preocupado com as questões relacionadas à contaminação (biológica e química) e às características nutricionais dos alimentos do que com a biotecnologia vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Andrade, Ricardo Adriano de. "Notas sobre o papel da educação na obra de Lenin." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 41e (August 3, 2012): 210. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639905.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos um debate acerca do papel da educação na compreensão e superação do modo de produção capitalista. Para tanto, foram elencadas duas questões: porque deve se estudar o modo de produção capitalista, se fundamentado no método fundado por Marx e Engels, e formalizado por Lenin – o materialismo dialético da história? E de que se trata a educação comunista? Assim foram revisados obras de Lenin acerca do modo de produção capitalista e do papel da educação comunista para classe trabalhadora. Finalmente, nos posicionamos no sentido de afirmar que a educação comunista trata-se da apropriação e desenvolvimento, fundamentados no materialismo dialético da história, da soma dos conhecimentos adquiridos pela humanidade sob o jugo do capitalismo a serviço da classe trabalhadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vivan, Gisele Aparecida, Adroaldo Dias Robaina, Marcia Xavier Peiter, Ana Rita Costenaro Parizi, Fabrício Da Silva Barboza, and Fátima Cibele Soares. "Rendimento e rentabilidade das culturas da soja, milho e feijão cultivados sob condições de sequeiro." Semina: Ciências Agrárias 36, no. 5 (October 21, 2015): 2943. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p2943.

Full text
Abstract:
<p> </p><p class="Pa7" style="margin-right: 28pt;"><span style="font-family: Verdana; color: black; font-size: 8pt;">O clima, em especial a disponibilidade hídrica, apresenta-se como fator limitante à obtenção de rendimentos próximos ao potencial produtivo das culturas, constituindo-se na maior causa de variabilidade interanual na produção de grãos e na renda nas diversas regiões do Brasil. Neste contexto, o presente estudo objetiva identificar e caracterizar o efeito da restrição hídrica sobre o rendimento de grãos das culturas da soja, milho e feijão e sobre os custos, a renda bruta e lucro destas, na região de Santiago, RS. Para tanto, foi utilizado o sistema DSSat calibrado e validado para as condições e culturas em estudo, sendo utilizado o período histórico 1961-2010 para geração dos dados de produção referentes a cada safra. Os dados obtidos foram adimensionalizados tomando como base a produção potencial de cada cultura, sendo elaborado histograma de frequência para avaliação do risco de quebra de produção referente a cada safra. Posteriormente foram utilizadas séries de dados históricos de custos e preços de venda das culturas em estudo do mesmo período para realização de análise econômica simplificada. Em termos de produção, o feijão, o milho e a soja em 65%, 50% e 41% dos anos, respectivamente, obtiveram produções abaixo de 50% do potencial destas culturas. Em termos econômicos, o maior custo; renda bruta e lucro médio estão associado a cultura do milho, seguidos pela cultura do feijão e da soja, respectivamente. As três culturas, soja, milho, feijão, apresentaram significativas reduções de produção e consequentemente de lucro em função da restrição hídrica. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Vivan, Gisele Aparecida, Adroaldo Dias Robaina, Marcia Xavier Peiter, Ana Rita Costenaro Parizi, Fabrício Da Silva Barboza, and Fátima Cibele Soares. "Rendimento e rentabilidade das culturas da soja, milho e feijão cultivados sob condições de sequeiro." Semina: Ciências Agrárias 36, no. 5 (October 21, 2015): 2943. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p2943-2950.

Full text
Abstract:
<p> </p><p class="Pa7" style="margin-right: 28pt;"><span style="font-family: Verdana; color: black; font-size: 8pt;">O clima, em especial a disponibilidade hídrica, apresenta-se como fator limitante à obtenção de rendimentos próximos ao potencial produtivo das culturas, constituindo-se na maior causa de variabilidade interanual na produção de grãos e na renda nas diversas regiões do Brasil. Neste contexto, o presente estudo objetiva identificar e caracterizar o efeito da restrição hídrica sobre o rendimento de grãos das culturas da soja, milho e feijão e sobre os custos, a renda bruta e lucro destas, na região de Santiago, RS. Para tanto, foi utilizado o sistema DSSat calibrado e validado para as condições e culturas em estudo, sendo utilizado o período histórico 1961-2010 para geração dos dados de produção referentes a cada safra. Os dados obtidos foram adimensionalizados tomando como base a produção potencial de cada cultura, sendo elaborado histograma de frequência para avaliação do risco de quebra de produção referente a cada safra. Posteriormente foram utilizadas séries de dados históricos de custos e preços de venda das culturas em estudo do mesmo período para realização de análise econômica simplificada. Em termos de produção, o feijão, o milho e a soja em 65%, 50% e 41% dos anos, respectivamente, obtiveram produções abaixo de 50% do potencial destas culturas. Em termos econômicos, o maior custo; renda bruta e lucro médio estão associado a cultura do milho, seguidos pela cultura do feijão e da soja, respectivamente. As três culturas, soja, milho, feijão, apresentaram significativas reduções de produção e consequentemente de lucro em função da restrição hídrica. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Zilli, Jerri Édson, Gloria Regina Botelho, Maria Cristina Prata Neves, and Norma Gouvêa Rumjanek. "Efeito de glyphosate e imazaquin na comunidade bacteriana do rizoplano de soja (Glycine max (L.) Merrill) e em características microbiológicas do solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 2 (April 2008): 633–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000200018.

Full text
Abstract:
Práticas culturais, como a aplicação de agrotóxicos, podem interferir diretamente na comunidade microbiana do solo e naquela associada às raízes vegetais. Os efeitos, no entanto, são complexos e, na maioria das vezes, de difícil detecção, quando se utilizam técnicas convencionais na avaliação. Por outro lado, o recente desenvolvimento e utilização de métodos moleculares, baseados no DNA, têm permitido melhorar a avaliação desses efeitos muitas vezes negativos. Este trabalho teve como objetivo avaliar alterações provocadas pela aplicação de herbicidas à base de glyphosate e imazaquin no C da biomassa microbiana do solo (C-BMS), respiração basal do solo (RBS) e quociente metabólico (qCO2), bem como na comunidade bacteriana associada ao rizoplano de soja (Glycine max (L.) Merril), por meio das técnicas de eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE) e análise da região espaçadora intergênica ribossomal (RISA). Realizou-se um experimento em casa de vegetação com solo coletado em área com histórico de cultivo de soja e aplicação desses herbicidas. A C-BMS, RBS e qCO2 foram avaliadas antes da aplicação dos herbicidas e aos 2, 14, 30 e 62 dias depois desta. A comunidade bacteriana associada ao rizoplano de soja foi avaliada por DGGE e RISA aos 14, 30 e 62 dias após a aplicação dos herbicidas. Os resultados mostraram que ambos os herbicidas não ocasionaram alterações significativas no teor de C da biomassa microbiana do solo, na respiração basal do solo e no quociente metabólico; contudo, ocasionaram alterações na comunidade bacteriana associada ao rizoplano de soja, na forma de restrição do crescimento de determinadas bactérias e estímulo de outras, em todas as coletas realizadas. As similaridades entre os perfis bacterianos os tratamentos com herbicidas e o controle foram inferiores a 55 % em todas as coletas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography