Academic literature on the topic 'Solos Degradados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Solos Degradados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Solos Degradados"

1

Santos, Rivaldo Vital, Girlânio Holanda Silva, Kely Silva Do Ó, and Adriana Fátima Meira Vital. "Diagnóstico e desenvolvimento inicial de mamoneira em solos de áreas degradadas." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 1 (August 1, 2015): 208. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2809.

Full text
Abstract:
A degradação do solo no semiárido também ocorre pelo desmatamento da Caatinga e pela remoção da camada superficial do solo, cujo destino é a indústria de cerâmica ou olarias. O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento da mamoneira em solos degradados. Os tratamentos consistiram de solos degradados: subsolo degradado-1, subsolo degradado-2 e área desmatada; quatro doses de fósforo (0, 100, 200, 300 mgkg-1 P), com três repetições. As testemunhas absolutas, sem fósforo, corresponderam ao solo salinizado não corrigido, solo-1 não degradado, solo-2 não degradado e solo de caatinga não desmatada. O solo degradado por sais, o subsolo-2, recebeu correção com gesso agrícola, foi incubado e lavado. Os resultados demonstraram que a análise do subsolo degradado revelou alta salinidade e baixos teores de fósforo e matéria orgânica, o subsolo degradado salino exige correção com gesso para tornar possível o cultivo da mamona em caatinga desmatada e subsolos degradados. As doses de fósforo não promoveram desenvolvimento significativo em mudas de mamona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galindo, Izabel Cristina de Luna, Mateus Rosas Ribeiro, Maria de Fátima de Araújo Vieira Santos, José Fernando Wanderley Fernandes Lima, and Rafael Fernandes de Abreu e. Lima Ferreira. "Relações solo-vegetação em áreas sob processo de desertificação no município de Jataúba, PE." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 3 (June 2008): 1283–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000300036.

Full text
Abstract:
A degradação das terras na região semi-árida resulta de processos naturais, que podem ser induzidos ou catalisados pelo homem por meio do uso inadequado dos recursos naturais, produzindo a deterioração da cobertura vegetal, do solo e dos recursos hídricos. Visando relacionar os processos de degradação da vegetação e dos solos na zona do agreste de Pernambuco, foram caracterizados os solos e o recobrimento vegetal em doze parcelas representativas de ambientes conservados, moderadamente degradados e degradados, no município de Jataúba. Para caracterizar a vegetação, os indivíduos foram classificados em três estratos verticais ou classes de altura: 3- indivíduos com altura superior a 3,0 m (lenhosas altas), amostrados em toda a área da parcela (200 m²); 2- indivíduos com altura variando de 0,51 a 3,0 m, amostrados em subárea de 100 m² (lenhosas baixas); 1- indivíduos com altura igual ou inferior a 0,5 m, amostrados em 18 miniparcelas de 25 x 50 cm (estrato da regeneração). Os solos de cada parcela foram caracterizados morfologicamente e as amostras coletadas por horizonte para realização das análises físicas, químicas e mineralógicas. A vegetação no segundo estrato vertical apresentou significativa diminuição da densidade absoluta de acordo com a intensidade de degradação dos solos. As espécies com maiores densidades relativas foram: Neoglaziovia variegata (caroá) e Cordia leucocephala (moleque duro), no ambiente conservado; Bromelia laciniosa (macambira), Aspidosperma pyryfolium (pereiro) e Caesalpinia pyramidalis (catingueira), no ambiente moderadamente degradado, e C. pyramidalis e Sida galheirensis (malva branca), no ambiente degradado. As características dos Planossolos mais bem relacionadas com a vegetação preservada foram: os maiores conteúdos de cascalho nos horizontes superficiais, a maior espessura dos horizontes A + E e os teores mais elevados de CO. A ocorrência de encrostamento superficial e erosão e os elevados teores de Na trocável foram observados mais intensamente nos ambientes degradados, sendo mais severos onde a vegetação se encontrava mais esparsa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Valladares, Gustavo Souza, Agenor Francisco Rocha Júnior, and Cláudia Maria Sabóia de Aquino. "Caracterização de solos no núcleo de desertificação de Gilbués, Piauí, Brasil, e sua relação com os processos de degradação." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 2, no. 1 (July 9, 2020): 115–35. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.2618.

Full text
Abstract:
No Brasil foram definidos quatro núcleos de desertificação: Gilbués (PI), Irauçuba (CE), Seridó (PB) e Cabrobó (PE). No núcleo de desertificação de Gilbués, localizado no sudoeste do estado do Piauí da região Nordeste do Brasil, os solos são degradados por erosão hídrica, processo que se inicia com erosão laminar e evolui até formar voçorocas. O clima da região é considerado tropical úmido, mas tem vários meses de déficit hídrico e ocorrência de chuvas torrenciais. A geologia é representada pelo Grupo Areado, correspondendo a pelitos e arenitos. O objetivo perseguido neste trabalho foi o de caracterizar e classificar os solos de áreas degradadas no núcleo de desertificação de Gilbués. Foi selecionada uma topossequência com seis perfis de solos representativos das principais paisagens no entorno das áreas degradadas no município de Gilbués. Foram realizadas análises morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas. Os solos foram classificados e calculado o fator K de erodibilidade. A degradação dos solos está diretamente relacionada ao material de origem, em que solos originários de pelitos se mostraram mais erodíveis e em maior grau de degradação. Os diversos atributos indicaram relação com a degradação dos solos, em que a relação silte/argila, a atividade da argila, os teores de bases, a mineralogia esmectítica e a matéria orgânica indicam os solos mais frágeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Colodro, Gilberto, Carlos R. Espíndola, Ana M. R. Cassiolato, and Marlene C. Alves. "Atividade microbiana em um Latossolo degradado tratado com lodo de esgoto." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 2 (April 2007): 195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000200010.

Full text
Abstract:
Em geral, os solos degradados se apresentam com fraca atividade biológica, tendo em vista suas características físicas, baixa fertilidade e teores de matéria orgânica, devido principalmente à remoção ou degradação de sua camada superficial. O elevado teor de matéria orgânica facilmente decomposta do lodo de esgoto, que é uma fonte alternativa de resíduos orgânicos, aliado à sua elevada taxa dos principais elementos nutrientes às plantas, pode ser um fator importante do retorno ou incremento da atividade biológica dos solos degradados. Com a finalidade de se estudar as ações do lodo de esgoto na recuperação de um Latossolo degradado, utilizaram-se, como indicadores dos efeitos, o carbono na biomassa microbiana (Cmic), o carbono do CO2 (C-CO2) liberado e a relação entre o carbono microbiano e o carbono orgânico (Cmic/Corg); para isto, foram definidas duas doses de lodo de esgoto aplicadas em cobertura e incorporada, de 30 e 60 Mg ha-1 à base seca, juntamente com um tratamento com fertilizante mineral, utilizando-se o eucalipto como cultura teste. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 4 repetições. O lodo de esgoto promove aumento do C-CO2 liberado e do Cmic, os quais constituem indicativos de qualidade adequados ao monitoramento da recuperação do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Rui da S., and Luís F. Stone. "Índice S como indicador da qualidade física de solos do cerrado brasileiro." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 4 (August 2009): 382–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000400003.

Full text
Abstract:
Neste trabalho o objetivo principal foi verificar a adequação do índice S definido como sendo a declividade da curva característica de retenção da água do solo em seu ponto de inflexão, no diagnóstico da qualidade física de solos de cerrado. Nos bancos de dados dos Laboratórios de Solo das Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Cerrados foram selecionadas 2364 amostras, abrangendo solos sob cerrado das regiões CO, N e NE do Brasil. Valores de índice S obtidos destas amostras foram correlacionados com a densidade do solo, macroporosidade e porosidade total, considerando-se as classes texturais: muito argilosa, argilosa, argilo-arenosa, franco-argilo-arenosa, franco/franco-arenosa e areia-franca/arenosa e se buscaram, na literatura, valores limites de atributos físicos que separavam, de acordo com a textura, solos com boa e pobre qualidade estrutural e, com base neles, estabelecidos valores limites para o índice S; este índice se correlacionou altamente com os atributos físicos considerados mostrando ser um indicador adequado da qualidade física de solos de cerrado; já o valor limite de S = 0,045 mostrou-se apropriado para a divisão entre solos de boa qualidade estrutural e solos com tendência a se tornar degradados, enquanto valores de S≤0,025 indicam solos inteiramente degradados fisicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schneider, Paulo Renato, Luiz Ernesto Grilo Elesbão, Paulo Sérgio Pigato Schneider, and Régis Villanova Longhi. "Crescimento em altura dominante do Pinus elliottii e Pinus taeda em solos arenizados degradados no oeste do Rio Grande do Sul." Ciência Rural 43, no. 11 (November 2013): 1981–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013001100010.

Full text
Abstract:
A introdução de espécies florestais de rápido crescimento em áreas com solos arenizados e degradados pode ser uma alternativa tanto para a prevenção como para a minimização desse problema. O trabalho objetivou avaliar o crescimento em altura dominante do Pinus elliottii Engelm. e Pinus taeda L. em relação aos solos arenizados e degradados por ação antrópica, no oeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, foram selecionadas árvores dominantes em povoamentos com 29 anos de idade, em áreas com dois níveis de degradação, as quais foram abatidas e seccionadas pelo método de Smalian para a obtenção de discos de madeira para a análise dendrocronológica e determinação da altura dominante por idade, no período de 1982 a 2010. Os crescimentos em altura dominante dessas espécies, quando comparados entre si e por nível de degradação do solo, apresentaram tendências diferentes de desenvolvimento no tempo, indicando a presença de polimorfismo das curvas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rovedder, Ana Paula Moreira, and Flávio Luiz Foletto Eltz. "Desenvolvimento do Pinus elliottii e do Eucalyptus tereticornis consorciado com plantas de cobertura, em solos degradados por arenização." Ciência Rural 38, no. 1 (February 2008): 84–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000100014.

Full text
Abstract:
Espécies florestais exóticas têm sido utilizadas para a recuperação de solos degradados, auxiliando no controle da erosão hídrica e eólica. No sudoeste do Rio Grande do Sul, foram testados o Pinus elliotii Engelm. e o Eucalyptus tereticornis Sm., com o objetivo de avaliar o crescimento destas espécies e testar sua capacidade na contenção do fenômeno da arenização. Os tratamentos consistiram do plantio das duas espécies sobre o solo degradado por arenização (SD), sobre o campo nativo (C), sobre o campo nativo associado a plantas de cobertura (C + PC) e sobre o solo degradado com plantas de cobertura (SD + PC). Como plantas de cobertura, foram testadas a aveia preta (Avena strigosa Schieb.) e um tremoço nativo do ecossistema dos campos sulinos, o Lupinus albescens H. et Arn.. Determinaram-se o percentual de sobrevivência inicial, a altura, o diâmetro à altura do colo (DAC) e o fator de produtividade (FP) das espécies florestais, aos 30 dias, seis meses e 12 meses após plantio. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, e os resultados submetidos ao teste de Duncan, em um nível de 5% de probabilidade de erro. Em relação à sobrevivência inicial, apenas o pínus apresentou diferenças estatísticas, com menor percentual no tratamento C+PC. Os resultados demonstraram que o eucalipto beneficiou-se do consórcio com plantas de cobertura, enquanto o pínus apresentou maior sensibilidade à competição interespecífica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ernani, P. R., C. Bayer, and S. M. V. Fontoura. "Influência da calagem no rendimento de matéria seca de plantas de cobertura e adubação verde, em casa de vegetação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 4 (December 2001): 897–904. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000400012.

Full text
Abstract:
A recuperação de solos degradados é lenta e onerosa. Plantas de cobertura de solo e adubação verde têm sido amplamente utilizadas nesse processo de recuperação, pois promovem alta produção de fitomassa com baixo custo, especialmente se forem tolerantes à acidez. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito da calagem no rendimento de matéria seca de dezesseis dessas espécies, em casa de vegetação. Oito espécies de inverno (Lollium multiflorum, Avena strigosa, Lathyrus sativus, Lupinus angustifolius, Pisum sativum, Secale cereale, Vicia sativa e Vicia villosa) e oito de verão (Stizolobium niveum, Stizolobium aterrinum, Stizolobium deeringianum, Crotalaria juncea, Crotalaria retusa, Crotalaria spectabilis, Cajanus cajan e Canavalia ensiformes) foram cultivadas em amostras da camada arável de dois solos ácidos catarinenses (Latossoso Bruno e Cambissolo Húmico), em Lages (SC), em 1997. Os tratamentos consistiram da aplicação de doses de calcário equivalentes a 0, 0,25, 0,50, 1,00 e 1,50 vezes a quantidade recomendada pelo método SMP para elevar o pH dos solos a 6,0. Os valores de Ca e Mg trocáveis aumentaram linearmente com a calagem e na mesma magnitude, ao redor de 3,0 mmol c kg-1 para cada incremento de 0,1 unidade de pH. O efeito da calagem no rendimento de matéria seca variou com o solo e, principalmente, com a espécie. Dez das 16 espécies não apresentaram aumento no rendimento de matéria seca com o aumento do pH, em pelo menos um dos solos, e somente cinco espécies responderam à calagem de forma semelhante nos dois solos. O pH no qual as espécies tiveram a produção máxima de matéria seca foi igual ou inferior a 5,5 em qualquer dos solos e foi normalmente menor no Cambissolo do que no Latossolo, provavelmente pelo efeito benéfico da matéria orgânica em minimizar a toxidez do Al. Essas espécies podem, portanto, ser cultivadas com sucesso como melhoradoras das propriedades físicas, químicas e biológicas de solos ácidos degradados e requerem, para a produção máxima, menos calcário do que as doses atualmente recomendadas para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Cícero O., Marx P. Barbosa, Vera L. A. de Lima, and Miguel J. da Silva. "Uso de imagens TM/Landsat-5 e termometria na identificação e mapeamento de solos afetados por sais na região de Sousa, PB." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 2 (May 2001): 361–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000200032.

Full text
Abstract:
A região de São Gonçalo/Baixada de Sousa é um dos principais centros agrícolas do Estado da Paraíba. O manejo inadequado das terras e da irrigação tem sido responsável pela redução do rendimento das culturas e pela degradação dos solos, por salinização. Na mitigação das vulnerabilidades agrícolas, o geoprocessamento está consolidado como ferramenta poderosa no estudo e monitoramento do meio ambiente, visando ao desenvolvimento sustentável, com diminuição dos riscos a desastres. O objetivo deste trabalho foi o uso de imagens TM/Landsat-5 (análise visual e processamento digital), de medidas superficiais de temperatura e de um SIG na identificação e mapeamento de solos afetados por sais. Os resultados mostraram que, ao longo dos últimos anos, houve incremento da área de solos degradados pela salinização e, hoje, aproximadamente 39,48% da área estudada apresentam ocorrência de solos afetados por sais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schneider, Paulo Renato, Luiz Ernesto Grilo Elesbão, Paulo Sérgio Pigato Schneider, and Régis Villanova Longhi. "Crescimento em diâmetro do Pinus elliottii e Pinus taeda em áreas arenizadas e degradadas no Oeste do Rio Grande do Sul." Ciência Rural 44, no. 9 (September 2014): 1561–67. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20130744.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o desempenho do Pinus elliottii Engelm. e Pinus taeda L. em áreas arenizadas e degradadas por ação antrópica, na região da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Em povoamentos, foram selecionadas árvores médias, que foram abatidas e seccionadas pelo método de Smalian, a fim de obter discos de madeira para a análise dendrocronológica, para a obtenção do diâmetro por idade. O crescimento em diâmetro, quando comparado entre espécies, apresentou tendências diferentes de níveis de desenvolvimento no tempo. O uso de variáveis dummy no modelo de crescimento permitiu definir uma equação única para estimar o diâmetro em função da idade para ambas as espécies, considerando os níveis de degradação do solo médio e baixo, como variáveis necessárias para estimar o crescimento destas espécies nestes tipos de solos arenizados e degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Solos Degradados"

1

Franchi, José Guilherme. "Aplicação de turfa na recuperação de solos degradados pela mineração de areia." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-17122001-110912/.

Full text
Abstract:
A recuperação ambiental de áreas exploradas pela mineração de areia na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, constitui anseio popular, obrigação constitucional e fator de diferenciação dentro da mais moderna visão empresarial. Este trabalho estuda a aplicação de turfa como um melhorador de solos na etapa final do processo de recuperação destas áreas: o restabelecimento da vegetação nativa. O interesse surgiu da experiência de trabalho do autor com pesquisa mineral e tecnológica desta substância, além da observação e acompanhamento de alguns projetos de revegetação nestas áreas, tidas como ambientalmente sensíveis e onde os solos apresentam-se, via de regra, improdutivos; sua utilização representou, nestes casos, a diferença entre o sucesso e a necessidade de replantio. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre turfa e suas propriedades agronômicas, bem como acerca da utilização de matéria orgânica na revegetação de áreas degradadas. O estudo constituiu um comparativo entre resultados de ensaios efetuados em amostras de solo provenientes de área abandonada pela mineração de areia, homogeneizadas em laboratório em seu estado original (branco), de um lado, e com adição de turfa em diferentes proporções, de outro, visando aferir se alguma delas poderia adequar-se mais satisfatoriamente à melhoria das condições gerais do solo em questão. Foram analisadas variações em propriedades químicas e físicas como retenção de cátions, efeito tampão, densidade aparente, condutividade hidráulica e porosidade. Abre-se a possibilidade de os resultados deste projeto não se limitarem apenas à Indústria Mineral mas estenderem-se a outros setores onde haja a necessidade de recuperação de solos, fornecendo subsídios a eventuais modificações no manejo de solos agricultáveis, com perspectivas de geração de economia de recursos em irrigação, fertilizantes e defensivos agrícolas.
The environmental recuperation of areas explored by sand mining in the Vale do Paraíba region, in the State of São Paulo, is a popular aspiration, a constitutional obligation and constitutes a differentiating factor in the visions of modern enterprise. This work studies the utilization of peat as a soil conditioner in the final stage of the recuperation process for these areas: the revival of indigenous vegetation. This idea arose from the author's experience in technological and mineral research into peat, coupled with the observation and monitoring of these environmentally sensitive areas, whose soils were, from an agricultural stance, generally unproductive. The utilization of peat, in these cases, represented the difference between success and the necessity for a replantation process. This study presents a review of the agronomic properties of peat as well as the application of organic matter in the revegetation of damaged land. It is a comparative study between laboratory assay results from soil samples in their original state, and those where the soil has variable peat contents, seeking to ascertain which, if any, results in better general conditions for that particular soil. Both physical and chemical properties were analyzed, with an emphasis on cation exchange capacity, buffering, bulk density, hydraulic conductivity and porosity. There is a possibility that the results of this project can extended beyond the Mineral Industry to other sectors, where there are needs for soil recuperation, leading to cost savings for irrigation, fertilizers and agrotoxic compounds in food production areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Salgado, Eveline Viana. "Capacidade de suporte da serapilheira da caatinga na recuperaÃÃo de solos degradados no semiÃrido." Universidade Federal do CearÃ, 2014. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11386.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
O desenvolvimento de tÃcnicas exploratÃrias que respeitem as limitaÃÃes edafoclimÃticas, atravÃs de manejos de conservaÃÃo dos recursos naturais solo-Ãgua-planta à hoje objeto de estudo nas diferentes Ãreas do conhecimento. O objetivo desta investigaÃÃo foi definir um modelo de recuperaÃÃo das Ãreas degradadas no semiÃrido brasileiro pelo emprego da serapilheira produzida pelo bioma Caatinga, como tambÃm avaliar as mudanÃas nos atributos biolÃgicos, quÃmicos e fÃsicos ocorridas nos solos das Ãreas de retirada e deposiÃÃo da serapilheira. AlÃm de investigar a dinÃmica do regime pluviomÃtrico na produÃÃo e taxa de decomposiÃÃo da serapilheira do bioma caatinga. Este trabalho foi desenvolvido no municÃpio de General Sampaio, CearÃ, Brasil. Sendo composto por duas Ãreas experimentais, prÃximas e distintas, Ãrea 1 â RPPN Elias Andrade e Ãrea 2 â solo degradado. Os tratamentos foram definidos atravÃs de percentuais de cobertura do solo com a serapilheira, sendo estes: 0, 20, 40, 60, 80 e 100% de cobertura, o que corresponde a 0, 17, 34, 50, 67 e 83 kg, respectivamente, em parcelas de 25 m2. Em cada Ãrea de estudo foram aplicados seis tratamentos com quatro repetiÃÃes, com delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas (Ãrea 1) e delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas (Ãrea 2), nas camadas de solo 0-5, 5-10 e 5-20 cm. Avaliou-se a produÃÃo anual de serapilheira correspondente aos anos de 2009/2010, como tambÃm a dinÃmica de forma espacial e temporal de alguns atributos edÃficos: atributos biolÃgicos (RBS, CBM e qCO2), quÃmicos (Ca, Mg, Na, K, MO e P) e fÃsicos (densidade do solo, umidade, porosidade total, macroporos e microporos), com amostras indeformadas e deformadas (compostas). Observou-se nesta investigaÃÃo que a produtividade mensal de serapilheira em RegiÃes semiÃridas apresenta relaÃÃo inversa com a precipitaÃÃo. Como tambÃm, o tempo de estudo foi considerado pequeno quando se refere ao processo evolutivo dos atributos do solo. O que se pÃde constatar foram tendÃncias de alguns atributos, relacionadas diretamente aos fatores edafoclimÃticos.
The development of exploratory techniques that respect the limitations edaphoclimatic through managements conservation of natural soil-water-plant is now the object of study in different fields of knowledge. The objective of this investigation was to define a model of recovery of degraded areas in the Brazilian semiarid region by the use of litter produced by the Caatinga biome, but also assess changes in attributes biological, chemical and physical soil occurred in the soil occurred in the areas of removal and disposal of litter. Besides investigating the dynamics of rainfall in the production and decomposition rate of litter in the Caatinga biome. This study was conducted in the municipality of General Sampaio, CearÃ, Brazil. Comprised of two experimental areas, near and distinct, area 1-PRNP Elias Andrade and area 2-degraded soil. Treatments were defined by percentage of soil cover with litter, which are: 0, 20, 40, 60, 80 and 100% coverage, which corresponds to 0, 17, 34, 50, 67 and 83kg, respectively, in plots of 25 m2. In each study area applied six treatments with four replications, with random block design with split plots (area 1) and random block design with split plots (area 2), the soil layers 0-5, 5-10 and 5-20cm. We evaluated the annual litter production corresponding to the years 2009/2010, as well as the spatial and temporal dynamics of some soil attributes: biological attributes (RBS, CBM and qCO2), chemical (Ca, Mg, Na, K, MO, P) and physical (bulk density, moisture content, porosity, macropores and micropores) in disturbed and undisturbed samples (composite). Observed in this investigation that productivity monthly litter in semiarid regions is inversely correlated with rainfall. As well, the study time was considered short when referring to the evolutionary process of the soil properties. What we could see some treds were attributes related directly to edaphoclimatic factors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Yada, Marcela Midori [UNESP]. "Atributos químicos e bioquímicos em solos degradados por mineração em ecossistema amazônico em recuperação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/88224.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-07-22Bitstream added on 2014-06-13T20:50:10Z : No. of bitstreams: 1 yada_mm_me_jabo.pdf: 312702 bytes, checksum: 6f892253bdb3bc5c70ef4a35150b6ce5 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Os recursos naturais fazem da região amazônica um importante pólo para a agricultura e a exploração mineral. Entretanto, a falta de moderação na exploração causa a diminuição da matéria orgânica do solo com perda de seu potencial produtivo ou de regeneração da mata nativa. A recuperação destas áreas é de fundamental importância até mesmo para a manutenção da atividade física, química e biológica do solo. O plano de recuperação das áreas degradadas iniciou em 1997, uma série de pesquisas com a finalidade de definir estratégias para recuperação da área degradada por mineração de cassiterita na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. As áreas foram classificadas em diferentes níveis de recuperação. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os atributos químicos e bioquímicos nos solos das áreas degradadas pela mineração de cassiterita submetidos aos processos de recuperação nas minas Serra da Onça e Santa Maria. As análises dos atributos químicos e bioquímicos do solo contribuem para a caracterização das áreas degradadas por mineração em processo de recuperação podendo identificar áreas que estão em estágio avançado de recuperação comparado com as áreas de mata e de capoeira
The situation and the environmental resources of Amazon Basin make it import for agriculture and mineral extraction, both causing the destruction of soil organic matter with the loss of the soil fertility, that it became improper to agriculture of is not able to support the restore of the native forest. The recuperation of these areas is important for the maintenance of the physical, chemical and biological activity of the soil and plant growth. The plan of recuperation of degraded areas started in 1997, in a research with the purpose to define strategies for a process of recuperation of the area degraded by mining of tin ore in the National Forest of Jamari, Rondônia state. Different areas had been classified in according to their level of recuperation. The objective of this work was to evaluate chemical and biochemical attributes in soils of degraded areas submitted to mining of tin ore in different stages of restoring process in Amazon Basin. The analyses of quantification of chemistry and biochemistry attributes in degraded soils submitted to recuperation program contribute for the characteristic of the different areas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Yada, Marcela Midori. "Atributos químicos e bioquímicos em solos degradados por mineração em ecossistema amazônico em recuperação /." Jaboticabal : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/88224.

Full text
Abstract:
Orientador: Wanderley José de Melo
Banca: Mara Cristina Pessoa da Cruz
Banca: Elcio Liborio Balota
Resumo: Os recursos naturais fazem da região amazônica um importante pólo para a agricultura e a exploração mineral. Entretanto, a falta de moderação na exploração causa a diminuição da matéria orgânica do solo com perda de seu potencial produtivo ou de regeneração da mata nativa. A recuperação destas áreas é de fundamental importância até mesmo para a manutenção da atividade física, química e biológica do solo. O plano de recuperação das áreas degradadas iniciou em 1997, uma série de pesquisas com a finalidade de definir estratégias para recuperação da área degradada por mineração de cassiterita na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. As áreas foram classificadas em diferentes níveis de recuperação. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os atributos químicos e bioquímicos nos solos das áreas degradadas pela mineração de cassiterita submetidos aos processos de recuperação nas minas Serra da Onça e Santa Maria. As análises dos atributos químicos e bioquímicos do solo contribuem para a caracterização das áreas degradadas por mineração em processo de recuperação podendo identificar áreas que estão em estágio avançado de recuperação comparado com as áreas de mata e de capoeira
Abstract: The situation and the environmental resources of Amazon Basin make it import for agriculture and mineral extraction, both causing the destruction of soil organic matter with the loss of the soil fertility, that it became improper to agriculture of is not able to support the restore of the native forest. The recuperation of these areas is important for the maintenance of the physical, chemical and biological activity of the soil and plant growth. The plan of recuperation of degraded areas started in 1997, in a research with the purpose to define strategies for a process of recuperation of the area degraded by mining of tin ore in the National Forest of Jamari, Rondônia state. Different areas had been classified in according to their level of recuperation. The objective of this work was to evaluate chemical and biochemical attributes in soils of degraded areas submitted to mining of tin ore in different stages of restoring process in Amazon Basin. The analyses of quantification of chemistry and biochemistry attributes in degraded soils submitted to recuperation program contribute for the characteristic of the different areas
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Salgado, Eveline Viana. "Capacidade de suporte da serapilheira da caatinga na recuperação de solos degradados no semiárido." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10580.

Full text
Abstract:
SALGADO, E. V. Capacidade de suporte da serapilheira da caatinga na recuperação de solos degradados no semiárido. 2014. 149 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Submitted by Daniel Eduardo Alencar da Silva (dealencar.silva@gmail.com) on 2015-01-30T20:21:01Z No. of bitstreams: 1 2014_tese_evsalgado.pdf: 8906395 bytes, checksum: 9689ebed6ac051678be10b0876a662dd (MD5)
Approved for entry into archive by Margareth Mesquita(margaret@ufc.br) on 2015-02-09T14:10:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_tese_evsalgado.pdf: 8906395 bytes, checksum: 9689ebed6ac051678be10b0876a662dd (MD5)
Made available in DSpace on 2015-02-09T14:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_tese_evsalgado.pdf: 8906395 bytes, checksum: 9689ebed6ac051678be10b0876a662dd (MD5) Previous issue date: 2014
The development of exploratory techniques that respect the limitations edaphoclimatic through managements conservation of natural soil-water-plant is now the object of study in different fields of knowledge. The objective of this investigation was to define a model of recovery of degraded areas in the Brazilian semiarid region by the use of litter produced by the Caatinga biome, but also assess changes in attributes biological, chemical and physical soil occurred in the soil occurred in the areas of removal and disposal of litter. Besides investigating the dynamics of rainfall in the production and decomposition rate of litter in the Caatinga biome. This study was conducted in the municipality of General Sampaio, Ceará, Brazil. Comprised of two experimental areas, near and distinct, area 1-PRNP Elias Andrade and area 2-degraded soil. Treatments were defined by percentage of soil cover with litter, which are: 0, 20, 40, 60, 80 and 100% coverage, which corresponds to 0, 17, 34, 50, 67 and 83kg, respectively, in plots of 25 m2. In each study area applied six treatments with four replications, with random block design with split plots (area 1) and random block design with split plots (area 2), the soil layers 0-5, 5-10 and 5-20cm. We evaluated the annual litter production corresponding to the years 2009/2010, as well as the spatial and temporal dynamics of some soil attributes: biological attributes (RBS, CBM and qCO2), chemical (Ca, Mg, Na, K, MO, P) and physical (bulk density, moisture content, porosity, macropores and micropores) in disturbed and undisturbed samples (composite). Observed in this investigation that productivity monthly litter in semiarid regions is inversely correlated with rainfall. As well, the study time was considered short when referring to the evolutionary process of the soil properties. What we could see some treds were attributes related directly to edaphoclimatic factors.
O desenvolvimento de técnicas exploratórias que respeitem as limitações edafoclimáticas, através de manejos de conservação dos recursos naturais solo-água-planta é hoje objeto de estudo nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo desta investigação foi definir um modelo de recuperação das áreas degradadas no semiárido brasileiro pelo emprego da serapilheira produzida pelo bioma Caatinga, como também avaliar as mudanças nos atributos biológicos, químicos e físicos ocorridas nos solos das áreas de retirada e deposição da serapilheira. Além de investigar a dinâmica do regime pluviométrico na produção e taxa de decomposição da serapilheira do bioma caatinga. Este trabalho foi desenvolvido no município de General Sampaio, Ceará, Brasil. Sendo composto por duas áreas experimentais, próximas e distintas, área 1 – RPPN Elias Andrade e área 2 – solo degradado. Os tratamentos foram definidos através de percentuais de cobertura do solo com a serapilheira, sendo estes: 0, 20, 40, 60, 80 e 100% de cobertura, o que corresponde a 0, 17, 34, 50, 67 e 83 kg, respectivamente, em parcelas de 25 m2. Em cada área de estudo foram aplicados seis tratamentos com quatro repetições, com delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas (Área 1) e delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas (Área 2), nas camadas de solo 0-5, 5-10 e 5-20 cm. Avaliou-se a produção anual de serapilheira correspondente aos anos de 2009/2010, como também a dinâmica de forma espacial e temporal de alguns atributos edáficos: atributos biológicos (RBS, CBM e qCO2), químicos (Ca, Mg, Na, K, MO e P) e físicos (densidade do solo, umidade, porosidade total, macroporos e microporos), com amostras indeformadas e deformadas (compostas). Observou-se nesta investigação que a produtividade mensal de serapilheira em Regiões semiáridas apresenta relação inversa com a precipitação. Como também, o tempo de estudo foi considerado pequeno quando se refere ao processo evolutivo dos atributos do solo. O que se pôde constatar foram tendências de alguns atributos, relacionadas diretamente aos fatores edafoclimáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Albuquerque, José Alfredo de. "Avaliação do passivo ambiental de solos degradados por sais no perímetro irrigado Curu Pentecoste, Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18982.

Full text
Abstract:
ALBUQUERQUE, José Alfredo de. Avaliação do passivo ambiental de solos degradados por sais no perímetro irrigado Curu Pentecoste, Ceará. 2015. 82 f. : Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Fortaleza-CE, 2015.
Submitted by demia Maia (demiamlm@gmail.com) on 2016-08-08T15:40:50Z No. of bitstreams: 1 2015_tese_jaalbuquerque.pdf: 962070 bytes, checksum: 0f076f8e5aa488dfdcd3e60443022493 (MD5)
Approved for entry into archive by demia Maia (demiamlm@gmail.com) on 2016-08-08T15:41:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_tese_jaalbuquerque.pdf: 962070 bytes, checksum: 0f076f8e5aa488dfdcd3e60443022493 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-08T15:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_tese_jaalbuquerque.pdf: 962070 bytes, checksum: 0f076f8e5aa488dfdcd3e60443022493 (MD5) Previous issue date: 2015
The research has as a physical basis the Curu Pentecoste Irrigated Perimeter, under jurisdiction of the Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (National Department of Works to Combat Drought) and as an objective quantify the extent, the cost of reversal and legal responsibility for the environmental liability. The public irrigation in the Brazilian semi-arid has generated salt-induced soil degradation as a by-product, originating a legal liability, and its legal responsibility lies with the state authority. To quantify the extent and cost of reverting the environmental damage, initially, a survey was conducted among irrigating farmers to analyze the meaning they give to the problems related to the irrigation, the water used in irrigation and the degradation of the soil. Beforehand an electromagnetic induction sensor was used to measure the electrical conductivity in the soil, estimating the total of soluble salts in its solution. The electrical conductivity values obtained by the sensor oriented the collection of soil samples for the purposes of physical and chemical analyses, proceeding to the identification of the areas degraded by salt. With the definition of the extent of the environmental damage, the values of the main crops and the gross value of the agricultural production were collected to assess the costs of reverting the environmental liability. The results showed financial and technical insufficiencies of the irrigating farmers; that the environmental degradation by salt reaches 67,27% of the irrigated perimeter. In conclusion, as a result of the solidarity aspects, the strict civil liability in repairing the environmental damage caused by irrigation lies with the state authority.
A pesquisa tem como base física o Perímetro Irrigado Curu Pentecoste, jurisdicionado ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, e como objetivo geral quantificar a extensão, o custo da reversão e a responsabilidade legal pelo passivo ambiental. A irrigação pública no semiárido brasileiro tem gerado como subproduto a degradação dos solos por sais, formando um passivo ambiental, cuja responsabilidade legal da reversão é do poder público. Para quantificar a extensão e o custo da reversão do dano ambiental, inicialmente, aplicou-se um questionário aos agricultores irrigantes para analisar o significado que eles dão aos problemas relacionados com a irrigação, com a água de irrigação e com a degradação dos solos. Posteriormente, utilizou-se um sensor de indução eletromagnética para medir a condutividade elétrica no solo, estimando-se o total de sais solúveis em sua solução. Os valores da condutividade elétrica aferidos pelo sensor nortearam a coleta de amostras de solo para fins de análise física e química, procedendo-se à identificação das áreas degradadas por sais. Com a definição da extensão dos danos ambientais, levantaram-se os valores de produtividade das principais culturas e o valor bruto da produção agrícola, para aferir os custos da reversão do passivo ambiental. Os resultados demonstraram uma hipossuficiência financeira e técnica dos agricultores irrigantes; que a degradação ambiental por sais atinge 67,27% da área do perímetro irrigado. Conclui-se que, em decorrência dos aspectos de solidariedade, a responsabilidade civil objetiva na reparação do dano ambiental provocado pela irrigação é do poder público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Kaio GrÃculo Vieira. "Desenvolvimento de Mimosa caesalpiniaefolia Benth. colonizada com micorrizas arbusculares em solos degradados por mineraÃÃo de Mn." Universidade Federal do CearÃ, 2015. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15053.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Mineral exploration is considered a major human activities that cause soil pollution with metals, among which is manganese, which when too much can cause toxic symptoms, inhibiting the growth of plants and cause changes in plant communities. In this sense, the search for alternatives to minimize this type of impact is required. A technique considered recent and promising that has been used is phytoremediation, which basically consists of using plants to uptake and accumulation of heavy metals. In this context, the use of plants associated with FMA may improve the uptake of water and nutrients, besides aiding in the plant developing adverse local and contribute to reducing the availability of heavy metals. Thus, the aim of this study was to evaluate the effects of mycorrhizal inoculation in the development of Mimosa caesalpiniaefolia Benth. in soils manganese mining impact. The study was conducted in a greenhouse with experimental design of randomized type in a factorial arrangement 2x2x4, considering: two types of soil (degraded by tailings from the mining Mn and preserved forest); two soil conditions (sterile and natural) and four inoculation treatments (uninoculated (control), inoculated with G. clarum; inoculated with G. etunicatum; inoculated with G. clarum + G. etunicatum (Mix)), with four repetitions. At 60 days after transplanting were evaluated parameters: plant height, stem diameter, number of leaflets, dry matter of shoot and root, length of root system, relative chlorophyll index, spore density of AMF in the soil, root mycorrhizal colonization, mycorrhizal efficiency, macro accumulation (N, P and K) in shoots and manganese in shoot and root and translocation factor. The cultivation on degraded soil by waste of manganese mining reduced the development of thrush plants when compared to cultivated preserved in forest soil, regardless of soil condition and inoculation treatments. Inoculation with G. etunicatum and the Mix, favored the development of plants in sterile condition, regardless of the type of soil, increasing its capacity of tolerance to Mn. The high Mn content in the roots indicate that the thrush (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) May be effective in phytostabilization process in areas degraded by mining Mn.
A exploraÃÃo mineral à considerada uma das principais aÃÃes antrÃpicas que causam a poluiÃÃo do solo com metais, dentre os quais se encontra o manganÃs, que quando em excesso pode causar sintomas de toxidez, inibir o crescimento das plantas e causar alteraÃÃes nas comunidades vegetais. Neste sentido, à necessÃrio a busca por alternativas que minimizem este tipo de impacto. Uma tÃcnica considerada recente e bastante promissora que vem sendo utilizada à a fitorremediaÃÃo, que consiste basicamente no uso de plantas para absorÃÃo e acÃmulo de metais pesados. Nesse contexto, a utilizaÃÃo de plantas associadas a FMA, pode melhorar a absorÃÃo de Ãgua e nutrientes, alÃm de auxiliar no desenvolvimento vegetal em locais adversos e contribuir na reduÃÃo para disponibilidade de metais pesados. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da inoculaÃÃo micorrÃzica no desenvolvimento da Mimosa caesalpiniaefolia Benth. em solos sob impacto de mineraÃÃo de manganÃs. O estudo foi realizado em casa de vegetaÃÃo com delineamento experimental do tipo inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2x2x4, considerando-se: dois tipos de solo (degradado pelo rejeito da mineraÃÃo de Mn e mata preservada); duas condiÃÃes de solo (estÃril e natural) e quatro tratamentos de inoculaÃÃo (nÃo inoculado (controle); inoculado com G. clarum; inoculado com G. etunicatum; inoculado com G. clarum + G. etunicatum (Mix)), com quatro repetiÃÃes. Aos 60 dias apÃs o transplantio foram avaliados os parÃmetros de: altura das plantas, diÃmetro do caule, nÃmero de folÃolos, massa da matÃria seca da parte aÃrea e raiz, comprimento do sistema radicular, Ãndice relativo de clorofila, densidade de esporos de FMA no solo, colonizaÃÃo micorrÃzica radicular, eficiÃncia micorrÃzica, acÃmulo de macro (N, P e K) na parte aÃrea e manganÃs na parte aÃrea e raiz e fator de translocaÃÃo. O cultivo em solo degradado pelo rejeito da mineraÃÃo de manganÃs reduziu o desenvolvimento das plantas de sabià quando comparadas Ãs cultivadas no solo de mata preservada, independente da condiÃÃo de solo e dos tratamentos de inoculaÃÃo. A inoculaÃÃo com G. etunicatum e o Mix, favoreceram o desenvolvimento das plantas em condiÃÃo estÃril, independentemente do tipo de solo, aumentando sua capacidade de tolerÃncia ao Mn. Os elevados teores de Mn nas raÃzes indicam que o sabià (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) pode ser eficaz no processo de fitoestabilizaÃÃo em Ãreas degradadas pela mineraÃÃo de Mn.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gaudêncio, Hiara Ruth da Silva Câmara. "Uso de cinza de olaria e composto orgânico de macrófita aquática na recuperação de solos degradados." Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2016. http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/541.

Full text
Abstract:
Submitted by Socorro Pontes (socorrop@ufersa.edu.br) on 2017-01-16T15:03:50Z No. of bitstreams: 1 HiaraRSCG_DISSERT.pdf: 1989229 bytes, checksum: e4965a0c31e89207c1535ca74caaff9e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-16T15:03:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HiaraRSCG_DISSERT.pdf: 1989229 bytes, checksum: e4965a0c31e89207c1535ca74caaff9e (MD5) Previous issue date: 2016-02-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The intensification of human activity for economic purposes has caused environmental impacts increasingly significant, for example, the suppression of vegetation and as a result soil impoverishment. In this sense, this research aimed to evaluate the use of pottery ash and organic macrophyte compound in the recovery of degraded soils. Thus, the experiment was conducted in a greenhouse with experimental design in a factorial arrangement of 5x5, being five doses of the compound of water hyacinth and five doses of ash with three replications, where the volume of soil corresponded to 2 dm³ and ash doses corresponded to 0, 1, 3, 5 and 10% of the volume of each vessel and the water hyacinth compound at 0, 5, 10, 20 and 30%. After mixing the composition of soil, compound and gray equivalent to each treatment, these were placed in plastic vessels, incubated for 20 days and then held the transplanting of Jucá seedlings (Libidibia ferrea). On the occasion of collection, the plants were cut at ground level, dry in forced-air oven at 70° C to constant weight, weighed, crushed in a grinder to obtain the dry matter of shoot (MSPA) and they were subsequently mineralized by nitric digestion. In the extracts were determined the total content of Fe, Zn, Mn, Cu, Cd and Pb. After removal of the plants, the soil in each vessel was air dried, homogenised and a sample was removed for performing analysis of Fe, Zn, Mn, Cu, Cd and Pb. The addition of ash and compound doses contributed to the increase in pH, which consequently influenced the absorption of heavy metals by plants as well as in their growth
A intensificação da atividade humana para fins econômicos tem ocasionado impactos ambientais cada vez mais significativos, como por exemplo, a supressão vegetal e por consequência o empobrecimento do solo. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de cinza de olaria e composto orgânico de macrófita aquática na recuperação de solos degradados. Assim, o experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento experimental em esquema fatorial 5x5, sendo cinco doses do composto de aguapé e cinco doses de cinza com três repetições, onde o volume de solo correspondeu a 2 dm³ e as doses de cinza corresponderam à 0, 1, 3, 5 e 10% do volume de cada vaso e às de composto de aguapé à 0, 5, 10, 20 e 30%. Após a mistura da composição solo, composto e cinza equivalente a cada tratamento, esta foi colocada em vasos plásticos, incubados 20 dias e em seguida realizado o transplantio das mudas de Jucá (Libidibia ferrea). Por ocasião da coleta, as mudas foram cortadas ao nível do solo, secas em estufa de circulação forçada de ar a 70°C até peso constante, pesadas, trituradas em moinho para obtenção da matéria seca da parte aérea (MSPA) e posteriormente foram mineralizadas por digestão nítrica. Nos extratos foram determinados os teores totais de Fe, Zn, Mn, Cu, Cd e Pb. Após a retirada das mudas, o solo de cada vaso foi seco ao ar, homogeneizado e quantificado os teores de Fe, Zn, Mn, Cu, Cd e Pb. A adição das doses de cinza e o composto contribuíram para o aumento do pH, que consequentemente influenciou na absorção dos metais pesados pelas mudas, bem como no crescimento das mesmas
2017-01-16
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Garcia, Kaio Gráculo Vieira. "Desenvolvimento de Mimosa caesalpiniaefolia Benth. colonizada com micorrizas arbusculares em solos degradados por mineração de Mn." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19328.

Full text
Abstract:
GARCIA, Kaio Gráculo Vieira. Desenvolvimento de Mimosa caesalpiniaefolia Benth. colonizada com micorrizas arbusculares em solos degradados por mineração de Mn. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em agronomia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015.
Submitted by Elineudson Ribeiro (elineudsonr@gmail.com) on 2016-08-30T20:53:04Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_kgvgarcia.pdf: 2171289 bytes, checksum: d8eb104e6fa2ca51e28be7355960d1c6 (MD5)
Approved for entry into archive by Jairo Viana (jairo@ufc.br) on 2016-08-31T23:18:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_kgvgarcia.pdf: 2171289 bytes, checksum: d8eb104e6fa2ca51e28be7355960d1c6 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-31T23:18:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_kgvgarcia.pdf: 2171289 bytes, checksum: d8eb104e6fa2ca51e28be7355960d1c6 (MD5) Previous issue date: 2015
Mineral exploration is considered a major human activities that cause soil pollution with metals, among which is manganese, which when too much can cause toxic symptoms, inhibiting the growth of plants and cause changes in plant communities. In this sense, the search for alternatives to minimize this type of impact is required. A technique considered recent and promising that has been used is phytoremediation, which basically consists of using plants to uptake and accumulation of heavy metals. In this context, the use of plants associated with FMA may improve the uptake of water and nutrients, besides aiding in the plant developing adverse local and contribute to reducing the availability of heavy metals. Thus, the aim of this study was to evaluate the effects of mycorrhizal inoculation in the development of Mimosa caesalpiniaefolia Benth. in soils manganese mining impact. The study was conducted in a greenhouse with experimental design of randomized type in a factorial arrangement 2x2x4, considering: two types of soil (degraded by tailings from the mining Mn and preserved forest); two soil conditions (sterile and natural) and four inoculation treatments (uninoculated (control), inoculated with G. clarum; inoculated with G. etunicatum; inoculated with G. clarum + G. etunicatum (Mix)), with four repetitions. At 60 days after transplanting were evaluated parameters: plant height, stem diameter, number of leaflets, dry matter of shoot and root, length of root system, relative chlorophyll index, spore density of AMF in the soil, root mycorrhizal colonization, mycorrhizal efficiency, macro accumulation (N, P and K) in shoots and manganese in shoot and root and translocation factor. The cultivation on degraded soil by waste of manganese mining reduced the development of thrush plants when compared to cultivated preserved in forest soil, regardless of soil condition and inoculation treatments. Inoculation with G. etunicatum and the Mix, favored the development of plants in sterile condition, regardless of the type of soil, increasing its capacity of tolerance to Mn. The high Mn content in the roots indicate that the thrush (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) May be effective in phytostabilization process in areas degraded by mining Mn.
A exploração mineral é considerada uma das principais ações antrópicas que causam a poluição do solo com metais, dentre os quais se encontra o manganês, que quando em excesso pode causar sintomas de toxidez, inibir o crescimento das plantas e causar alterações nas comunidades vegetais. Neste sentido, é necessário a busca por alternativas que minimizem este tipo de impacto. Uma técnica considerada recente e bastante promissora que vem sendo utilizada é a fitorremediação, que consiste basicamente no uso de plantas para absorção e acúmulo de metais pesados. Nesse contexto, a utilização de plantas associadas a FMA, pode melhorar a absorção de água e nutrientes, além de auxiliar no desenvolvimento vegetal em locais adversos e contribuir na redução para disponibilidade de metais pesados. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da inoculação micorrízica no desenvolvimento da Mimosa caesalpiniaefolia Benth. em solos sob impacto de mineração de manganês. O estudo foi realizado em casa de vegetação com delineamento experimental do tipo inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2x2x4, considerando-se: dois tipos de solo (degradado pelo rejeito da mineração de Mn e mata preservada); duas condições de solo (estéril e natural) e quatro tratamentos de inoculação (não inoculado (controle); inoculado com G. clarum; inoculado com G. etunicatum; inoculado com G. clarum + G. etunicatum (Mix)), com quatro repetições. Aos 60 dias após o transplantio foram avaliados os parâmetros de: altura das plantas, diâmetro do caule, número de folíolos, massa da matéria seca da parte aérea e raiz, comprimento do sistema radicular, índice relativo de clorofila, densidade de esporos de FMA no solo, colonização micorrízica radicular, eficiência micorrízica, acúmulo de macro (N, P e K) na parte aérea e manganês na parte aérea e raiz e fator de translocação. O cultivo em solo degradado pelo rejeito da mineração de manganês reduziu o desenvolvimento das plantas de sabiá quando comparadas às cultivadas no solo de mata preservada, independente da condição de solo e dos tratamentos de inoculação. A inoculação com G. etunicatum e o Mix, favoreceram o desenvolvimento das plantas em condição estéril, independentemente do tipo de solo, aumentando sua capacidade de tolerância ao Mn. Os elevados teores de Mn nas raízes indicam que o sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) pode ser eficaz no processo de fitoestabilização em áreas degradadas pela mineração de Mn.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Toma, Raul Shiso. "Efeito da aplicação de composto orgânico sobre o processo de encrostamento e a recuperação de solos degradados pela erosão hídrica." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-17072008-175406/.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos orgânicos juntamente com a erosão, são dois grandes problemas ambientais mundiais. São responsáveis pela redução da produtividade agrícola e pelos altos impactos ambientais. O presente projeto teve como objetivo a utilização de resíduos orgânicos gerados na agropecuária, na forma de composto orgânico, para a recuperação de áreas degradadas pela erosão hídrica. Foram avaliados os efeitos de quatro doses de composto (0, 20, 40 e 100 Mg.ha-1) na recuperação dos solos degradados por erosão. Somado a isto foi também avaliado o efeito da dose de composto sobre o processo de encrostamento superficial do solo. O projeto foi composto por dois experimentos, um com a ausência da erosão e o outro com presença de erosão (remoção de uma camada de 50 cm de solo), sendo realizados concomitantemente na mesma área. O delineamento experimental usado para cada experimento foi o inteiramente casualizado com 4 tratamentos (0, 20, 40 e 100 Mg.ha-1) e 4 repetições. Para o monitoramento da recuperação do solo e do processo de encrostamento em função das diferentes doses de composto, amostras deformadas e indeformadas de solo foram coletadas para análises físicas e químicas de rotina, para medidas da densidade do solo, para confecção de curvas características de retenção de água, e para análises micromorfológicas e de imagens. No campo foram realizados o monitoramento da chuva, da condutividade hidráulica e da infiltração de água no solo. Ficou claro que com o aumento da dose de composto orgânico aplicado no solo, melhor era a condição química do mesmo. Os valores dos elementos aumentavam conforme a dose de composto era também aumentada. A ação da matéria orgânica no solo colaborou com um aumento na retenção de água no solo a partir das doses de 40 e 100 Mg.ha-1. Esta melhor retenção de água favoreceu juntamente com a química, o crescimento das culturas no período seco garantindo assim uma maior produção de matéria seca das culturas implantadas, principalmente na dose de 100 Mg.ha-1. Com o aumento da porosidade do solo ao longo do tempo estudado em todas as doses de composto aplicado, a densidade do solo diminuiu onde o composto estava presente, se tornando mais constante em altas doses seus valores. A condutividade hidráulica do solo foi reduzida ao longo dos dois experimentos para todas as doses de composto aplicado. Essa redução pode ser explicada pelo aumento do encrostamento superficial do solo ao longo do tempo principalmente nas doses de 0 e 20 Mg.ha-1, dificultando a infiltração de água no solo. Portanto, a aplicação de altas doses de composto orgânico aceleram a recuperação dos atributos químicos e físicos do solo, assim como colaboram na redução da formação de vesículas nas crostas superficiais e diminuem os efeitos do impacto das gotas de chuvas na formação do encrostamento.
The generation of organic waste along with soil erosion are two major environmental problems worldwide. They are responsible for the reduction of agricultural productivity and high environmental impacts. The objective of this dissertation is the use of organic waste generated in agriculture, in the form of organic compost, for the recovery of degraded areas by water erosion. The effects of four doses of compost (0, 20, 40 and 100 Mg.ha-1) in the recovery of degraded soils by erosion, was tested. Added to this, the effect of the dose of compost on the process of soil surface crusting surface was also tested. The project was composed of two experiments, one with no erosion and the other with erosion (removal of a layer of 50 cm of soil), conducted concurrently in the same area. The experimental design for each experiment was completely randomized with 4 treatments (0, 20, 40 and 100 Mg.ha-1) and 4 replications. For the monitoring of the recovery of soil and the process of crusting according to the different doses of compost, deformed and undeformed soil samples were collected for routine physical and chemical analyses soil density evaluation, determination of the characteristic water retention curve, and for micromorphological and image analysis. In the field, rain, hydraulic conductivity and soil water infiltration were monitored. It was clear that with the increasing doses of organic compost used in the soil, the chemical condition meliorated. The content of the nutrients increased as the dose of compost was also increased. The action of organic matter in the soil collaborated with an increase in its water retention mainly for doses of 40 and 100 Mg.ha-1. This better water retention helped, together with the chemical recuperation, in the growth of the crops in the dry season thereby ensuring a higher dry matter yield, mainly in the dose of 100 Mg.ha-1. The increasing soil porosity over time observed in all doses of compost applied, led to a decrease in the soil density. The hydraulic conductivity of the soil was reduced in both experiments for all the applied compost doses. This reduction can be explained by the increase of the soil crusting process over time, especially in the doses of 0 and 20 Mg.ha-1, hampering the water infiltration in the soil. Therefore, the application of high doses of organic compost accelerates the recuperation of the chemical and physical attributes of the soil. It also collaborates in reducing the formation of vesicles in the superficial crust and decreases the effects of the impact of the raindrops on the crust formation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Solos Degradados"

1

H, Wong M., and Bradshaw A. D, eds. The restoration and management of derelict land: Modern approaches. River Edge, NJ: World Scientific Pub., 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Maria José de Holanda. Co-produtos da extração de vermiculita na produção de mudas de espécies arbóreas da Caatinga. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cpe535.1121-0.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental ocorre principalmente nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta, e resulta de fatores climáticos e antrópicos tais como as atividades pecuárias, de agricultura e de mineração (LIMA, 2004). Especificamente na região semiárida do nordeste do Brasil, que se estende por mais de 980 km2 distribuídos em todos os Estados nordestinos (exceto o Maranhão) e no norte de Minas Gerais, o desequilíbrio ambiental atinge mais de 20 milhões de hectares, o que equivale a mais de 12% da região Nordeste e quase 22% da região semiárida nordestina (MEDEIROS et al., 2012; SILVA et al., 2004). Estes autores informam que este quadro é mais crítico no Ceará e na Paraíba, onde a degradação ambiental é observada em mais da metade dos seus territórios. Esta degradação tem um forte componente humano, pois 21,3 milhões de habitantes habitam essa região, além dos rebanhos constituídos de 23,9 milhões de bovinos, 8,8 milhões de caprinos e 8,0 milhões de ovinos que se alimentam da vegetação nativa (IBGE, 2007; MEDEIROS et al., 2012), sendo por isso considerada a região semiárida mais populosa e com maior grau de antropismo do planeta (DRUMOND et al., 2000). As atividades humanas, tais como a pecuária e a mineração praticadas de maneira inadequada, podem desencadear processos de degradação ambiental, caracterizada pelo empobrecimento da flora e da fauna, erosão do solo e deterioração da qualidade da água dos rios e dos reservatórios (AZEVÊDO, 2011). Especificamente no solo, a densidade e a porosidade da camada superficial são os atributos mais prejudicados e precisam ser melhorados para favorecer a regeneração da vegetação, pois desequilíbrios nesses atributos prejudicam o desenvolvimento do sistema radicular e no estabelecimento e crescimento das plantas (NUNES, 2012). A mineração é uma atividade de forte impacto ambiental, pois implica geralmente na remoção da camada superficial do solo na área da jazida e na deposição superficial de rejeitos (BARRETO, 2001). A exploração da vermiculita, um produto utilizado na construção civil, melhoria das propriedades físicas de solos agrícolas, produção de cerâmica e remediação de solos contaminados por petróleo (NASCIMENTO, 2008). Há várias jazidas em exploração na região Nordeste do Brasil, uma delas no município de Santa Luzia-PB. Em visita à Mineradora Pedra Lavrada, que extrai a vermiculita no município de Santa Luzia, constatou-se a presença de crateras resultantes da extração do minério e a deposição de rejeitos no entorno da unidade de beneficiamento. Estes rejeitos não têm valor comercial que justifique o seu processamento. Este material de menor valor, doravante denominado de coproduto, afeta diretamente o ambiente pela ocupação de áreas de Caatinga, causando poluição visual e soterrando a vegetação nativa. Além disto, provoca efeitos indiretos no ambiente quando é carreado pelo vento e pelas águas pluviais, poluindo a água e assoreando rios e reservatórios. Este material de menor valor comercial é gerado quando a rocha é moída, e a vermiculita é separada de acordo com a sua granulometria. Dos cinco co-produtos gerados, apenas os de menor granulometria (poeira fina e ultrafina) são compatíveis para a produção de mudas, pois as pedras e pedaços menos friáveis do minério não apresentam, por motivos óbvios, potencial para a nutrição de plantas. Estes dois co-produtos provêm de um material friável do grupo das micas que formam silicato hidratado de magnésio, ferro e alumínio e constitui uma fonte de Ca, K e Mg para as plantas (NASCIMENTO, 2008). A utilização destes co-produtos se mostrou adequada para compor até 50% do substrato de produção de mudas de maracujá Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.) (LEITE, 2012) e pinhão manso (Jatropha curcas L.) (TRAJANO, 2010), propiciando ao substrato boas características de porosidade e capacidade de retenção de umidade, o que sugere a possibilidade de seu uso na produção de mudas de outras espécies. As mudas produzidas com estes co-produtos poderiam ser direcionadas para plantios em geral ou para a revegetação de áreas degradadas pela mineração, num círculo virtuoso em que a degradação ambiental provocada pela mineração em si e pela deposição dos co-produtos no ambiente seria parcialmente revertida pela utilização dos co-produtos gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Agroecologia em Foco – Volume 3. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Solos Degradados"

1

Queiroz, Maria Elisa Ferreira de, Aleksandra Gomes Jácome, Jéssica Lanne Oliveira Coelho, and Jheny Borges da Conceição. "FERTILIDADE DE SOLOS COM A PRESENÇA DA ESPÉCIE Bambusa vulgaris: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL NA REABILITAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS." In Solos nos biomas brasileiros 2, 81–85. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0941814129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosa Junior, Laércio dos Santos, Hélio da Silva Almeida, Lia Martins Pereira, Bruno Silva de Holanda, Iury Gustavo Mendonça de Souza, Naira Pearce Malaquias, Luciana dos Santos Cirino, et al. "APROVEITAMENTO DO LODO DE ESGOTO PROVENIENTE DE TANQUE SÉPTICO VISANDO A RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS." In Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 234–43. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.54319111119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paes, Leocimara Sutil de Oliveira Pessoa, Luís Fernando Roveda, and Kátia Kalko Schwarz. "RESÍDUO DE CURTUME DE COURO DE PEIXE NA RECUPERAÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DE SOLOS DEGRADADOS." In Iniciação científica: Educação, inovação e desenvolvimento humano 2, 182–94. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37221300820.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lucas Fernando da Costa, Lima, Santos Breno Barbosa dos, Santos Gabriel Garreto dos, Tavares Domingos Sávio Morais, and Gama Juliana Simões Nobre. "DESEMPENHO AGRONÔMICO DE VARIEDADES DE FEIJÃO-CAUPI NO PERÍODO DE ESTIAGEM EM CASTANHAL-PA." In Ciências agrárias: inovação e responsabilidade social, 33–46. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-991061-4-9.33-46.

Full text
Abstract:
O estudo da época de plantio do feijão-caupi tem grande importância para a sua produção, visto que, ele é bastante sensível à precipitação, temperatura, chuvas irregulares e mal distribuídas, juntamente com o período de estiagem, causam danos enormes às lavouras. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de variedades de feijão-caupi (Vigna unguiculata L.) no período de estação seca, assim como, fazer um resgate das sementes crioulas produzidas no nordeste paraense. O experimento foi realizado em campo localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Castanhal, conduzido de setembro a novembro de 2018. Foram utilizadas 4 variedades de feijão-caupi, sendo elas: BRS Novaera (conhecido como caupi branco), caupi vermelho (conhecido como mata fome) e caupi verde (conhecido como sempre verde), sendo todas encontradas em cidades pertencentes à região nordeste paraense, como Marapanim, Santa Maria do Pará, Irituia e Castanhal. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com área de 9x5 m cada bloco, divididos em 4 parcelas de 4x2 m, respeitando o espaçamento de 1 metro entre parcelas dentro do bloco. As plantas foram observadas durante um período de 60 dias a partir da semeadura, sendo as variáveis de crescimento analisadas, diâmetro do caule, altura das plantas e massa seca da parte aérea, avaliados a cada 12 dias. Após a colheita foram avaliadas as variáveis de rendimento: número de vagens por planta, comprimento das vagens, número de sementes por vagem e peso de 100 sementes. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. Para os períodos de avaliação, foi realizada uma análise de regressão polinomial. As variedades de feijão-caupi BRS Novaera, seguida da “sempre verde” e “mata fome” apresentam desempenho satisfatório no período de estiagem, sendo uma opção para o agricultor poder cultivar mais uma safra de feijão durante o ano. A variedade “mata fome” pode ser uma alternativa para adubação verde e recuperação de solos degradados, devido a produção expressiva de matéria seca e cobertura verde no solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SOUSA, Karina Aguiar, Diane Ribeiro MARINHO, Silmara Ribeiro LEAL, Adriane Sousa PEREIRA, and Ediane FARIAS. "GEOMORFOLOGIA DO SOLO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. RFB Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890171.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mateus, Vinícius de Freitas, Adriana Silva Florindo, Bruno Fazolo Repossi, César Santos Carvalho, Cristiano de Oliveira, João Otávio da Silva Malaquias, Leticia Bremide Leal, Jéssica Martins dos Reis, Ricardo Garcia Lima, and Maurício Novaes Souza. "Práticas de conservação de solo e água com ênfase nas barraginhas." In Tópicos em recuperação de áreas degradadas Volume II. Canoas: Mérida Publishers, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/mp.978-65-994457-2-9.c5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Diego Herzog de, and Aline Carneiro Silverol. "Utilização do mapa de uso do solo na identificação de áreas potenciais de solo degradado." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, 4538–42. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2301.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Renan Felix da, and Josiane Lourencetti. "RECUPERAÇÃO DE SOLOS EM AREAS DEGRADADAS EM MEIO RURAL: O CASO DO MUNICIPIO DE VALPARAISO – SÃO PAULO." In Aspectos e impactos ambientais: O que geram as atividades do homem?, 124–31. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.51421120711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ana Cláudia do Nascimento, Silva, Araújo Sayonara Rejane Lima, Júnior Luiz Francinélio Cavalcante, Silva Josefa Maria Francieli da, and Sousa Sebastião Cavalcante de. "O USO DO PÓ DE ROCHA DA PEDRA CARIRI NO CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE PAU D’ARCO (Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.)) IMPLANTADAS EM ÁREAS DEGRADADAS." In Ciências agrárias: inovação e responsabilidade social, 14–32. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-991061-4-9.14-32.

Full text
Abstract:
O semiárido brasileiro vem sofrendo continua degradação ambiental, principalmente com o uso inadequado do solo, o que tem acarretado perdas consideráveis de produção nos diversos sistemas agrícolas no referido bioma. O presente estudo objetivou aplicar práticas de conservação do solo na implantação de sistemas agroflorestais no semiárido nordestino. As práticas de manejo avaliadas foram terraço de base estreita, pó da rocha pedra cariri em mudas de pau d’arco Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos. O experimento foi conduzido na comunidade de Triunfo, Nova Olinda- CE entre o período de março a junho de 2019 em delineamento inteiramente casualizado, com 5 estações envolvendo 4 terraços de base estreita, 4 tratamentos de pó de rocha: T1- testemunha, T2- 50g de pó amarelo, T3- 50g de pó cinza, T4- 25g de pó amarelo + 25g de pó cinza. A análise estatística foi realizada no programa SPSS Statistics. A análise do período hídrico apresentou 463 mm de chuvas e 3 períodos de déficits hídricos. A estação 3 entre os terraços 2 e 3 apresentou melhor crescimento no diâmetro do caule de plantas. A rochagem não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos, mas na estação 3 o pó cinza apresentou melhor resultado. O terraço de base estreita apresentou resultado imediato no controle da erosão hídrica e na perda de água por escoamento superficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa Neto, Vicente Paulo da, Delânio Brasil de Siqueira, Cyro Henrique Lima dos Santos, Lucas Alexandre Ribeiro Carvalho, Valdinar Bezerra dos Santos, and Flávio Luiz Simões Crespo. "Atributos microbiológicos do solo em área de pastagem degradada e em áreas reabilitadas sob manejo agroecológico." In Agroecologia em Foco – Volume 5. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-035-4.cap.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Solos Degradados"

1

Cruz, Vanessa David, Luelma Vieira Montel, Juciene Da Silva De Souza, and Cristiane Scheidegger Laia Maia. "ROTAÇÃO DE CULTURAS E ADUBAÇÃO VERDE NO MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1700.

Full text
Abstract:
Introdução: A agricultura mundial construiu importante eficiência com números de produção, pautando seus sistemas de cultivos em monoculturas, culminando no esgotamento químico, físico e biológico do solo. Neste sentido, as práticas conservacionistas como a rotação de cultura e adubação verde são essenciais para manutenção e recuperação dos solos degradados, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas, viabilizando maior sustentabilidade na produção agrícola e ao meio ambiente. Objetivo: Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo destacar aspectos positivos da rotação de culturas e da adubação verde no manejo e conservação dos solos na agricultura. Material e métodos: O trabalho foi viabilizado por meio de pesquisas de caráter exploratório, utilizando-se de pesquisas bibliográficas em livros, revistas, sites e periódicos, para subsidiar o referencial teórico. Resultados: Técnicas e práticas conservacionistas como a rotação de culturas e a adubação verde trazem vantajosos incrementos na produtividade dos cultivos, a primeira introjeta diferentes culturas em uma mesma área, possibilitando maior diversidade ecológica ao longo do tempo e, consequentemente, a quebra no ciclo de pragas e doenças, bem como o controle de plantas daninhas, estruturação de solo, a outra que pode estar contida na rotação de cultura, consiste em prover nutrientes ao solo, bem como fomentar o desenvolvimento biológico, porosidade, temperatura amena na superfície, descompactar, entre outros efeitos positivos que contribuem diretamente nos processos de manejo e conservação dos solos. Técnicas e práticas conservacionistas como estás trazem incrementos a produtividade dos cultivos agrícolas, pois atuam diretamente na melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, gerando assim economia com adubos. Essas técnicas potencializam uma agricultura eficiente, produtiva e ao mesmo tempo sustentável à curto, médio e longo prazo. Conclusão: A rotação de cultura e a adubação verde são medidas de grande valor quando se pensa na sustentabilidade dos solos e consequentemente garantias de produção perdurável, desta forma é imprescindível que se priorize a adoção de práticas agrícolas sustentáveis que garantam a conservação dos recursos naturais e seguridade alimentar de qualidade para a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Victor Ribeiro de Oliveira, João, Laércio dos Santos Rosa Junior, Hélio da Silva Almeida, Ramon Flexa Santos, and Lucas Silva Pereira. "APROVEITAMENTO DO LODO DE ESGOTO PROVENIENTE DE TANQUE SÉPTICO VISANDO A RECUPERAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-162863.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gilberto Meza Ucella Filho, JOAO, THALLES Luiz Negreiros da Costa, BRUNA Rafaella Ferreira da Silva, ANDERSON Aurelio de Azevêdo Carnaval, and TATIANE Kelly Barbosa de Azevedo. "CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Aspidosperma pyrifolium MART. & ZUCC. EM SOLOS DEGRADADOS NO SEMIÁRIDO, CURRAIS NOVOS - RN." In II Congresso Internacional das Ciência Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00276.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Vitória Cristina Costa da, Ana Elisa Araujo Pereira, Nicoly Muniz Dos Santos, Ryan Alves Da Silva, and Victoria De Souza Romano. "REVISÃO SISTEMÁTICA: RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1788.

Full text
Abstract:
Introdução: O Brasil é o país que possui maior diversidade biológica, mas, desde a colonização, sofre com impactos no ecossistema oriundos das ações humanas, e com isso tomou-se cada vez mais importante a análise da degradação ambiental. Objetivo: O trabalho em questão possui o objetivo de abordar a viabilidade da restauração ambiental de uma área totalmente degradada, dissertando sobre metodologias já utilizadas e evidenciadas em artigos publicados, dos quais foram selecionados através da revisão bibliográfica. Para que assim, fosse possível concluir se é realmente viável essa regeneração. Metodologia: O material e método utilizados para a elaboração deste trabalho foram a revisão sistemática, de artigos científicos, através do método prisma, com a finalidade de selecionar as pesquisas mais completas para serem aplicadas como referenciais teóricos. A fim de, reunir uma coletânea de artigos sobre possíveis métodos a serem utilizados. Resultados: Após análises feitas, foram obtidos como resultados cinco artigos científicos, eleitos após a realização do fluxograma do método prisma, em seguida posteriormente a realização da análise qualitativa de cada artigo ,concluiu-se que com a utilização de diversas técnicas ambientais, é possível a restauração ecológica de uma área totalmente degradada. Conclusão: Além disso, foi constatado a eficiência dos regenerantes como indicador ecológico de restauração ambiental, a aplicabilidade de plantas jovens em áreas degradadas, e a transposição da serapilheira e do banco de sementes do solo como método para auxiliar a total recuperação ecológica de um solo. Ademais, a elaboração desse trabalho e as evidências supracitadas acerca das possíveis maneiras de recuperar um ambiente degradado, contribuíram para estudos ambientais com ênfase no reflorestamento, e para auxiliar o manejo de atividades que visem a regeneração de solos ecologicamente danificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Rui Pedro Cordeiro Abreu de, Camila Santiago Martins Bernardini, Carlos de Araújo Farrapeira Neto, and André Luís Oliveira Cavaleiro de Macêdo. "INFLUÊNCIA DO PLANTIO DE ÁRVORES EM CEMITÉRIOS: VANTAGENS E POSSIBILIDADES DE ATENUAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS ADVINDOS DE SEPULTAMENTOS." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1297.

Full text
Abstract:
Introdução: As atuais preocupações da sociedade com as questões ambientais instigam à reflexão sobre o tratamento dos solos, visto que recebem poluentes oriundos de diversas fontes. No âmbito dos processos de sepultamento em necrópoles, ocorre intenso depósito de resíduos orgânicos e inorgânicos, os quais acarretam impactos ambientais negativos. A influência do plantio de árvores, em especial do tipo freatófitas (plantas que utilizam água subterrânea), em áreas degradadas, como técnica de fitorremediação de solos contaminados por metais pesados é um tema científico pouco explorado, embora oportuno. Os cemitérios representam uma ameaça à proteção das águas subterrâneas nos centros urbanos, se planejados inadequadamente, devido à percolação do necrochorume.Objetivos: Objetivou-se realizar um estudo exploratório, visando demonstrar as potencialidades e vantagens do plantio de árvores em cemitérios, como atenuadoras de impactos ambientais negativos. Material e métodos: Neste estudo, adotou-se o método exploratório, onde foram realizadas revisões bibliográficas em bibliotecas virtuais para a compilação do estado da arte, advindas de artigos e teses. Aplicou-se os descritores referentes ao assunto: ¨necrópoles¨, ¨árvores freatófitas¨ e ¨fitorremediação¨. Resultados: Gerou-se como resultado cinco artigos científicos selecionados, os quais evidenciaram os benefícios das árvores freatófitas, como Cedro ou Cedrinho em cemitérios. Devido às suas raízes profundas, elas atingem o lençol freático, absorvem o necrochorume do solo e o transformam em gás carbônico, através de suas propriedades depurativas. Estas árvores têm especial importância no ambiente cemiterial, pois além do seu valor estético e patrimonial, contribuem para manutenção do equilíbrio ecológico, por meio de melhora no microclima, na poluição atmosférica e acústica, no solo e fauna, assim como na redução do escoamento superficial (reduzindo o impacto da chuva no solo), purificando a atmosfera e oxigenando solo e subsolo. Além disso, repelem vetores ali presentes, devido ao odor de suas folhas com funções repelentes. Conclusão: Concluiu-se que a predominância de área vegetada em detrimento da área pavimentada dos cemitérios tem importante papel na atenuação dos efeitos edáficos e atmosféricos, pois funciona como um oásis verde. Portanto, a aplicação de plantas freatófitas em ambiente cemiterial apontam incipientes resultados positivos e requer urgente exploração científica, com vista à promoção de otimização sustentável desses espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gabriel Orquizas Mattielo Pedroso and Jefferson Lins da Silva. "Quantificação de esforços em geomembranas virgem e degradada devido o aumento da disposição de resíduos." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-07-0029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"INOCULAÇÃO MICORRÍZICA NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE SABIÁ EM SOLO DEGRADADO PELA MINERAÇÃO DE MANGANÊS." In II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2015. http://dx.doi.org/10.18068/iisbrns2015.read341.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira de SOUZA, Maílson, Rafaela Martins da SILVA, and Guilherme Montadon CHAER. "POTENCIAL REGENERATIVO DO BANCO DE SEMENTES DO SOLO VISANDO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO NA CAATINGA." In IV Simpósio ABC: Argentina-Brasil-Cuba. Seropédica, Rio de Janeiro: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/ivsimposioabc.238153.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Juciene da Silva de, and Elton Das Chagas Costa. "O PASTEJO DIFERIDO COMO TÉCNICA DE MANEJO E PRESERVAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1809.

Full text
Abstract:
Introdução: O município de Marabá possui grande influência na pecuária bovina, estando em 2019 no ranking de 5º maior rebanho do Brasil, com 1,1 milhão de cabeças, demonstrando ser uma atividade importantíssima para a economia local. No entanto, como conciliar o crescimento da bovinocultura com a conservação ambiental? Devido ao déficit hídrico do município de Marabá e a práticas inadequadas de manejo característicos da região, como queimadas, superlotação de animais, falta de adubações e correções do solo, há extensas áreas de pastagem degradadas, com sua capacidade de suporte reduzido, o que desencadeia em constantes desmatamentos em busca de novas áreas. Como solução para a problemática da baixa oferta de forragem no período de estiagem, o pastejo diferido mostra-se como uma excelente alternativa de baixo custo. Objetivo: Objetivou-se abordar os efeitos benéficos do Pastejo Diferido em pastagens degradadas e propor seu emprego em Marabá, apontando as épocas e forrageiras adequadas de acordo com as especificidades do município. Material e métodos: O referencial teórico fundamentou-se em revisões bibliográficas, em periódicos, artigos e sites. Os dados climatológicos foram obtidos no INMET. Resultados: O diferimento de pastagem consiste na vedação de uma parcela da pastagem por meio de piquetes, no final do período chuvoso, com o objetivo de produzir grande quantidade de forragem que será disponibilizada ao animal no decorrer do período seco, reduzindo a perda de peso do animal neste período. Esta técnica atua diretamente na restauração da pastagem, proporcionando a recomposição da cobertura vegetal, revertendo os processos de compactação e erosão do solo, promovendo a recomposição da fauna edáfica e assim reestabelecendo o vigor das plantas. Ao avaliar as características das principais forrageiras utilizadas em diferimentos, selecionou-se a Brachiaria brizantha cv Marandu como melhor opção, e identificou-se como melhor período para a vedação os meses de março e abril, com entrada dos animais em julho e agosto, vedando-se de 30% a 50% da área total no escalonamento de 40% e 60% consecutivamente. Conclusão: O diferimento é uma solução simples, porém pouco difundido na região, há necessidade de estudos que demonstrem quantitativamente seus efeitos positivos tanto na produção como no meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, K. F., M. D. Melo, A. A. Primo, R. G. Fontinele, M. A. R. Carvalho, and H. A. Souza. "PARÂMETROS BIOMÉTRICOS E CLOROFILA DE CULTIVARES DE MILHETO EM FUNÇÃO DE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO, CULTIVADOS EM SOLO DEGRADADO." In III Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI, 2015. http://dx.doi.org/10.12702/iii.inovagri.2015-a307.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography