To see the other types of publications on this topic, follow the link: Solos Degradados.

Journal articles on the topic 'Solos Degradados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Solos Degradados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Rivaldo Vital, Girlânio Holanda Silva, Kely Silva Do Ó, and Adriana Fátima Meira Vital. "Diagnóstico e desenvolvimento inicial de mamoneira em solos de áreas degradadas." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 1 (August 1, 2015): 208. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2809.

Full text
Abstract:
A degradação do solo no semiárido também ocorre pelo desmatamento da Caatinga e pela remoção da camada superficial do solo, cujo destino é a indústria de cerâmica ou olarias. O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento da mamoneira em solos degradados. Os tratamentos consistiram de solos degradados: subsolo degradado-1, subsolo degradado-2 e área desmatada; quatro doses de fósforo (0, 100, 200, 300 mgkg-1 P), com três repetições. As testemunhas absolutas, sem fósforo, corresponderam ao solo salinizado não corrigido, solo-1 não degradado, solo-2 não degradado e solo de caatinga não desmatada. O solo degradado por sais, o subsolo-2, recebeu correção com gesso agrícola, foi incubado e lavado. Os resultados demonstraram que a análise do subsolo degradado revelou alta salinidade e baixos teores de fósforo e matéria orgânica, o subsolo degradado salino exige correção com gesso para tornar possível o cultivo da mamona em caatinga desmatada e subsolos degradados. As doses de fósforo não promoveram desenvolvimento significativo em mudas de mamona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galindo, Izabel Cristina de Luna, Mateus Rosas Ribeiro, Maria de Fátima de Araújo Vieira Santos, José Fernando Wanderley Fernandes Lima, and Rafael Fernandes de Abreu e. Lima Ferreira. "Relações solo-vegetação em áreas sob processo de desertificação no município de Jataúba, PE." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 3 (June 2008): 1283–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000300036.

Full text
Abstract:
A degradação das terras na região semi-árida resulta de processos naturais, que podem ser induzidos ou catalisados pelo homem por meio do uso inadequado dos recursos naturais, produzindo a deterioração da cobertura vegetal, do solo e dos recursos hídricos. Visando relacionar os processos de degradação da vegetação e dos solos na zona do agreste de Pernambuco, foram caracterizados os solos e o recobrimento vegetal em doze parcelas representativas de ambientes conservados, moderadamente degradados e degradados, no município de Jataúba. Para caracterizar a vegetação, os indivíduos foram classificados em três estratos verticais ou classes de altura: 3- indivíduos com altura superior a 3,0 m (lenhosas altas), amostrados em toda a área da parcela (200 m²); 2- indivíduos com altura variando de 0,51 a 3,0 m, amostrados em subárea de 100 m² (lenhosas baixas); 1- indivíduos com altura igual ou inferior a 0,5 m, amostrados em 18 miniparcelas de 25 x 50 cm (estrato da regeneração). Os solos de cada parcela foram caracterizados morfologicamente e as amostras coletadas por horizonte para realização das análises físicas, químicas e mineralógicas. A vegetação no segundo estrato vertical apresentou significativa diminuição da densidade absoluta de acordo com a intensidade de degradação dos solos. As espécies com maiores densidades relativas foram: Neoglaziovia variegata (caroá) e Cordia leucocephala (moleque duro), no ambiente conservado; Bromelia laciniosa (macambira), Aspidosperma pyryfolium (pereiro) e Caesalpinia pyramidalis (catingueira), no ambiente moderadamente degradado, e C. pyramidalis e Sida galheirensis (malva branca), no ambiente degradado. As características dos Planossolos mais bem relacionadas com a vegetação preservada foram: os maiores conteúdos de cascalho nos horizontes superficiais, a maior espessura dos horizontes A + E e os teores mais elevados de CO. A ocorrência de encrostamento superficial e erosão e os elevados teores de Na trocável foram observados mais intensamente nos ambientes degradados, sendo mais severos onde a vegetação se encontrava mais esparsa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Valladares, Gustavo Souza, Agenor Francisco Rocha Júnior, and Cláudia Maria Sabóia de Aquino. "Caracterização de solos no núcleo de desertificação de Gilbués, Piauí, Brasil, e sua relação com os processos de degradação." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 2, no. 1 (July 9, 2020): 115–35. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.2618.

Full text
Abstract:
No Brasil foram definidos quatro núcleos de desertificação: Gilbués (PI), Irauçuba (CE), Seridó (PB) e Cabrobó (PE). No núcleo de desertificação de Gilbués, localizado no sudoeste do estado do Piauí da região Nordeste do Brasil, os solos são degradados por erosão hídrica, processo que se inicia com erosão laminar e evolui até formar voçorocas. O clima da região é considerado tropical úmido, mas tem vários meses de déficit hídrico e ocorrência de chuvas torrenciais. A geologia é representada pelo Grupo Areado, correspondendo a pelitos e arenitos. O objetivo perseguido neste trabalho foi o de caracterizar e classificar os solos de áreas degradadas no núcleo de desertificação de Gilbués. Foi selecionada uma topossequência com seis perfis de solos representativos das principais paisagens no entorno das áreas degradadas no município de Gilbués. Foram realizadas análises morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas. Os solos foram classificados e calculado o fator K de erodibilidade. A degradação dos solos está diretamente relacionada ao material de origem, em que solos originários de pelitos se mostraram mais erodíveis e em maior grau de degradação. Os diversos atributos indicaram relação com a degradação dos solos, em que a relação silte/argila, a atividade da argila, os teores de bases, a mineralogia esmectítica e a matéria orgânica indicam os solos mais frágeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Colodro, Gilberto, Carlos R. Espíndola, Ana M. R. Cassiolato, and Marlene C. Alves. "Atividade microbiana em um Latossolo degradado tratado com lodo de esgoto." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 2 (April 2007): 195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000200010.

Full text
Abstract:
Em geral, os solos degradados se apresentam com fraca atividade biológica, tendo em vista suas características físicas, baixa fertilidade e teores de matéria orgânica, devido principalmente à remoção ou degradação de sua camada superficial. O elevado teor de matéria orgânica facilmente decomposta do lodo de esgoto, que é uma fonte alternativa de resíduos orgânicos, aliado à sua elevada taxa dos principais elementos nutrientes às plantas, pode ser um fator importante do retorno ou incremento da atividade biológica dos solos degradados. Com a finalidade de se estudar as ações do lodo de esgoto na recuperação de um Latossolo degradado, utilizaram-se, como indicadores dos efeitos, o carbono na biomassa microbiana (Cmic), o carbono do CO2 (C-CO2) liberado e a relação entre o carbono microbiano e o carbono orgânico (Cmic/Corg); para isto, foram definidas duas doses de lodo de esgoto aplicadas em cobertura e incorporada, de 30 e 60 Mg ha-1 à base seca, juntamente com um tratamento com fertilizante mineral, utilizando-se o eucalipto como cultura teste. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 4 repetições. O lodo de esgoto promove aumento do C-CO2 liberado e do Cmic, os quais constituem indicativos de qualidade adequados ao monitoramento da recuperação do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Rui da S., and Luís F. Stone. "Índice S como indicador da qualidade física de solos do cerrado brasileiro." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 4 (August 2009): 382–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000400003.

Full text
Abstract:
Neste trabalho o objetivo principal foi verificar a adequação do índice S definido como sendo a declividade da curva característica de retenção da água do solo em seu ponto de inflexão, no diagnóstico da qualidade física de solos de cerrado. Nos bancos de dados dos Laboratórios de Solo das Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Cerrados foram selecionadas 2364 amostras, abrangendo solos sob cerrado das regiões CO, N e NE do Brasil. Valores de índice S obtidos destas amostras foram correlacionados com a densidade do solo, macroporosidade e porosidade total, considerando-se as classes texturais: muito argilosa, argilosa, argilo-arenosa, franco-argilo-arenosa, franco/franco-arenosa e areia-franca/arenosa e se buscaram, na literatura, valores limites de atributos físicos que separavam, de acordo com a textura, solos com boa e pobre qualidade estrutural e, com base neles, estabelecidos valores limites para o índice S; este índice se correlacionou altamente com os atributos físicos considerados mostrando ser um indicador adequado da qualidade física de solos de cerrado; já o valor limite de S = 0,045 mostrou-se apropriado para a divisão entre solos de boa qualidade estrutural e solos com tendência a se tornar degradados, enquanto valores de S≤0,025 indicam solos inteiramente degradados fisicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schneider, Paulo Renato, Luiz Ernesto Grilo Elesbão, Paulo Sérgio Pigato Schneider, and Régis Villanova Longhi. "Crescimento em altura dominante do Pinus elliottii e Pinus taeda em solos arenizados degradados no oeste do Rio Grande do Sul." Ciência Rural 43, no. 11 (November 2013): 1981–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013001100010.

Full text
Abstract:
A introdução de espécies florestais de rápido crescimento em áreas com solos arenizados e degradados pode ser uma alternativa tanto para a prevenção como para a minimização desse problema. O trabalho objetivou avaliar o crescimento em altura dominante do Pinus elliottii Engelm. e Pinus taeda L. em relação aos solos arenizados e degradados por ação antrópica, no oeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, foram selecionadas árvores dominantes em povoamentos com 29 anos de idade, em áreas com dois níveis de degradação, as quais foram abatidas e seccionadas pelo método de Smalian para a obtenção de discos de madeira para a análise dendrocronológica e determinação da altura dominante por idade, no período de 1982 a 2010. Os crescimentos em altura dominante dessas espécies, quando comparados entre si e por nível de degradação do solo, apresentaram tendências diferentes de desenvolvimento no tempo, indicando a presença de polimorfismo das curvas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rovedder, Ana Paula Moreira, and Flávio Luiz Foletto Eltz. "Desenvolvimento do Pinus elliottii e do Eucalyptus tereticornis consorciado com plantas de cobertura, em solos degradados por arenização." Ciência Rural 38, no. 1 (February 2008): 84–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000100014.

Full text
Abstract:
Espécies florestais exóticas têm sido utilizadas para a recuperação de solos degradados, auxiliando no controle da erosão hídrica e eólica. No sudoeste do Rio Grande do Sul, foram testados o Pinus elliotii Engelm. e o Eucalyptus tereticornis Sm., com o objetivo de avaliar o crescimento destas espécies e testar sua capacidade na contenção do fenômeno da arenização. Os tratamentos consistiram do plantio das duas espécies sobre o solo degradado por arenização (SD), sobre o campo nativo (C), sobre o campo nativo associado a plantas de cobertura (C + PC) e sobre o solo degradado com plantas de cobertura (SD + PC). Como plantas de cobertura, foram testadas a aveia preta (Avena strigosa Schieb.) e um tremoço nativo do ecossistema dos campos sulinos, o Lupinus albescens H. et Arn.. Determinaram-se o percentual de sobrevivência inicial, a altura, o diâmetro à altura do colo (DAC) e o fator de produtividade (FP) das espécies florestais, aos 30 dias, seis meses e 12 meses após plantio. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, e os resultados submetidos ao teste de Duncan, em um nível de 5% de probabilidade de erro. Em relação à sobrevivência inicial, apenas o pínus apresentou diferenças estatísticas, com menor percentual no tratamento C+PC. Os resultados demonstraram que o eucalipto beneficiou-se do consórcio com plantas de cobertura, enquanto o pínus apresentou maior sensibilidade à competição interespecífica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ernani, P. R., C. Bayer, and S. M. V. Fontoura. "Influência da calagem no rendimento de matéria seca de plantas de cobertura e adubação verde, em casa de vegetação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 4 (December 2001): 897–904. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000400012.

Full text
Abstract:
A recuperação de solos degradados é lenta e onerosa. Plantas de cobertura de solo e adubação verde têm sido amplamente utilizadas nesse processo de recuperação, pois promovem alta produção de fitomassa com baixo custo, especialmente se forem tolerantes à acidez. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito da calagem no rendimento de matéria seca de dezesseis dessas espécies, em casa de vegetação. Oito espécies de inverno (Lollium multiflorum, Avena strigosa, Lathyrus sativus, Lupinus angustifolius, Pisum sativum, Secale cereale, Vicia sativa e Vicia villosa) e oito de verão (Stizolobium niveum, Stizolobium aterrinum, Stizolobium deeringianum, Crotalaria juncea, Crotalaria retusa, Crotalaria spectabilis, Cajanus cajan e Canavalia ensiformes) foram cultivadas em amostras da camada arável de dois solos ácidos catarinenses (Latossoso Bruno e Cambissolo Húmico), em Lages (SC), em 1997. Os tratamentos consistiram da aplicação de doses de calcário equivalentes a 0, 0,25, 0,50, 1,00 e 1,50 vezes a quantidade recomendada pelo método SMP para elevar o pH dos solos a 6,0. Os valores de Ca e Mg trocáveis aumentaram linearmente com a calagem e na mesma magnitude, ao redor de 3,0 mmol c kg-1 para cada incremento de 0,1 unidade de pH. O efeito da calagem no rendimento de matéria seca variou com o solo e, principalmente, com a espécie. Dez das 16 espécies não apresentaram aumento no rendimento de matéria seca com o aumento do pH, em pelo menos um dos solos, e somente cinco espécies responderam à calagem de forma semelhante nos dois solos. O pH no qual as espécies tiveram a produção máxima de matéria seca foi igual ou inferior a 5,5 em qualquer dos solos e foi normalmente menor no Cambissolo do que no Latossolo, provavelmente pelo efeito benéfico da matéria orgânica em minimizar a toxidez do Al. Essas espécies podem, portanto, ser cultivadas com sucesso como melhoradoras das propriedades físicas, químicas e biológicas de solos ácidos degradados e requerem, para a produção máxima, menos calcário do que as doses atualmente recomendadas para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Cícero O., Marx P. Barbosa, Vera L. A. de Lima, and Miguel J. da Silva. "Uso de imagens TM/Landsat-5 e termometria na identificação e mapeamento de solos afetados por sais na região de Sousa, PB." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 2 (May 2001): 361–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000200032.

Full text
Abstract:
A região de São Gonçalo/Baixada de Sousa é um dos principais centros agrícolas do Estado da Paraíba. O manejo inadequado das terras e da irrigação tem sido responsável pela redução do rendimento das culturas e pela degradação dos solos, por salinização. Na mitigação das vulnerabilidades agrícolas, o geoprocessamento está consolidado como ferramenta poderosa no estudo e monitoramento do meio ambiente, visando ao desenvolvimento sustentável, com diminuição dos riscos a desastres. O objetivo deste trabalho foi o uso de imagens TM/Landsat-5 (análise visual e processamento digital), de medidas superficiais de temperatura e de um SIG na identificação e mapeamento de solos afetados por sais. Os resultados mostraram que, ao longo dos últimos anos, houve incremento da área de solos degradados pela salinização e, hoje, aproximadamente 39,48% da área estudada apresentam ocorrência de solos afetados por sais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schneider, Paulo Renato, Luiz Ernesto Grilo Elesbão, Paulo Sérgio Pigato Schneider, and Régis Villanova Longhi. "Crescimento em diâmetro do Pinus elliottii e Pinus taeda em áreas arenizadas e degradadas no Oeste do Rio Grande do Sul." Ciência Rural 44, no. 9 (September 2014): 1561–67. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20130744.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o desempenho do Pinus elliottii Engelm. e Pinus taeda L. em áreas arenizadas e degradadas por ação antrópica, na região da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Em povoamentos, foram selecionadas árvores médias, que foram abatidas e seccionadas pelo método de Smalian, a fim de obter discos de madeira para a análise dendrocronológica, para a obtenção do diâmetro por idade. O crescimento em diâmetro, quando comparado entre espécies, apresentou tendências diferentes de níveis de desenvolvimento no tempo. O uso de variáveis dummy no modelo de crescimento permitiu definir uma equação única para estimar o diâmetro em função da idade para ambas as espécies, considerando os níveis de degradação do solo médio e baixo, como variáveis necessárias para estimar o crescimento destas espécies nestes tipos de solos arenizados e degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Longo, Regina M., Admilson Írio Ribeiro, and Wanderley José de Melo. "Recuperação de solos degradados na exploração mineral de cassiterita: biomassa microbiana e atividade da desidrogenase." Bragantia 70, no. 1 (2011): 132–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000100019.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade ambiental assume grande importância em programas de recuperação de áreas degradadas, razão pela qual se faz necessário o desenvolvimento de sistemas quantitativos, com base em combinação de indicadores que melhor representem as condições de degradação ou recuperação em curso. O presente trabalho utiliza-se de parâmetros biológicos do solo como a biomassa microbiana e a atividade de desidrogenase, além da análise do material vegetal, para verificar a influência do plantio sucessivo de leguminosas em um solo minerado em processo de recuperação. A atividade microbiana foi determinada a partir da quantificação do carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana (BMC e BMN respectivamente), da atividade da desidrogenase e da hidrólise do FDA avaliadas em uma área de piso de lavra após um, dois e três anos de plantio consecutivos de leguminosas e de uma área de deposição de rejeito após um ano de plantio de um mistura de leguminosas: feijão guandu, mucuna preta e crotalária juncea, comparados com o solo sob mata e com áreas sem plantio. O uso dos indicadores biológicos: biomassa microbiana e atividade de desidrogenase, e da análise do material vegetal na avaliação das técnicas e estratégias de recuperação adotadas revelaram que o plantio de leguminosas e sua posterior incorporação vêm promovendo alterações graduais positivas no solo degradado, principalmente em relação à BMC em áreas após o plantio consecutivo de três anos de leguminosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Stumpf, L., M. A. B. Pinto, E. A. Pauletto, L. F. S. Pinto, and L. A. Dutra Junior. "Recuperação de solos degradados por mineração de carvão: indicadores de qualidade e espécies vegetais." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 11, no. 3 (September 30, 2016): 210–17. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v11i3a5388.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rovedder, Ana Paula Moreira, Flávio Luiz Foletto Eltz, Marta Sandra Drescher, Ricardo Bergamo Schenato, and Zaida Inês Antoniolli. "Organismos edáficos como bioindicadores da recuperação de solos degradados por arenização no Bioma Pampa." Ciência Rural 39, no. 4 (February 13, 2009): 1051–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000023.

Full text
Abstract:
Os organismos edáficos, por sua sensibilidade a alterações no meio, têm sido utilizados como indicadores de modificações nos níveis de qualidade do solo, as quais podem ser promovidas por degradação ou agradação. Em Alegrete, Rio Grande do Sul, foram caracterizadas populações de organismos edáficos como bioindicadores dos efeitos da degradação por arenização e da recuperação por revegetação com Lupinus albescens Hook. & Arn., fabácea natural do Bioma Pampa. Os tratamentos constituíram-se de solo com cobertura natural de Lupinus albescens (TN), área arenizada que recebeu revegetação com Lupinus albescens há um ano (T1), área arenizada que recebeu revegetação com Lupinus albescens há três anos (T3), solo arenizado (SA) e campo nativo (CN). As coletas foram feitas em fevereiro e maio de 2006, com armadilhas PROVID. Foram determinados os parâmetros: abundância de organismos em nível de Ordem, riqueza de organismos e índices de diversidade e igualdade de Shannon. A arenização reduziu o desenvolvimento das populações edáficas, enquanto a estratégia de revegetação mostrou efeitos positivos na recolonização da área. O grupo Collembola destacou-se como bioindicador dos efeitos dos processos de degradação e recuperação. O índice de diversidade de Shannon não foi adequado para a avaliação dos efeitos da arenização quando analisado isoladamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Longo, Regina Márcia, Admilson Írio Ribeiro, and Wanderley José de Melo. "Uso da adubação verde na recuperação de solos degradados por mineração na floresta amazônica." Bragantia 70, no. 1 (2011): 139–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000100020.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar: (a) Uso de leguminosas e gramíneas utilizadas na adubação verde; (b) Incorporação de matéria orgânica pela adição de compostos orgânicos e (c) Efeitos da adubação química e calagem na recuperação de áreas degradadas pela mineração de cassiterita na FLONA do Jamari (RO). O experimento foi instalado em dezembro de 1999. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados com 24 tratamentos no esquema fatorial 6 X 4, constando de seis tipos de coberturas vegetais (Brachiaria humidicula (Braquiária), Cajanus cajan (Feijão guandu), Mucuma aterrima (Mucuna preta), Cajanus cajan (Feijão guandu) + Brachiaria humidicula (Braquiária); Mucuma aterrima (Mucuna preta)+ Brachiaria humidicula (Braquiária) e solo nu e quatro tipos de adubação na cova (NPK 10-10-10; 50% rejeito + 50% composto; 50% rejeito + 50% composto + NPK 10-10-10; 50% rejeito + 50% composto + NPK 10-10-10 + calcário dolomítico). As amostras de solo foram coletadas superficialmente (0-20 cm) para fins de análises químicas e físicas, 15 meses após o plantio, logo após as chuvas. Os resultados foram submetidos à análise de variância (p < 0,05) e, nos casos em que o teste F foi significativo, aplicou-se o teste Tukey para a comparação das médias de seis repetições Apenas nas características químicas foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos. As adubações química e orgânica e a calagem contribuíram para essas diferenças, e os tratamentos que receberam calcário proporcionaram como esperado aumento no pH, nos teores de Ca, Mg, na CTC, SB e V% e diminuição no H+Al quando comparados aos demais. Porém, quando se analisa o teor de matéria orgânica e os parâmetros físicos estudados não houve diferenças entre os tratamentos, mesmo naqueles onde a adubação foi intensiva associada ao plantio de adubos verde e a gramíneas indicando que as melhorias nos atributos físicos do solo em áreas de deposição de rejeito deve ocorrer de forma mais lenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Campos, Fabiana da Silva de, Marlene Cristina Alves, Zigomar Menezes de Souza, and Gener Tadeu Pereira. "Atributos físico-hídricos de um Latossolo após a aplicação de lodo de esgoto em área degradada do Cerrado." Ciência Rural 41, no. 5 (May 2011): 796–803. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000500010.

Full text
Abstract:
Os solos cultivados intensivamente e inadequadamente são degradados, assim como a construção de obras civis no meio rural executada sem atender à legislação. O trabalho objetivou definir a interferência do lodo de esgoto na recuperação de atributos de um Latossolo Vermelho. O experimento foi implantado em 2004, em Selviria (MS). Os tratamentos utilizados foram: T1-vegetação de cerrado; T2-solo exposto sem tratamento para recuperação; T3-solo cultivado com eucalipto e braquiária sem o uso do lodo de esgoto e adubação mineral; T4-solo cultivado com eucalipto e braquiária com adubação mineral; T5-solo cultivado com eucalipto e braquiária com uso de 30Mg ha-1 de lodo de esgoto e; T6-solo cultivado com eucalipto e braquiária com uso de 60Mg ha-1 de lodo de esgoto. Nas camadas do solo de 0,00-0,05; 0,05-0,10; 0,10-0,20 e de 0,20-0,30m, foram avaliados os atributos físico-hídricos e teor de matéria orgânica. Os tratamentos com adubação mineral e orgânica estão agindo de forma semelhante para a recuperação dos atributos físico-hídricos e do teor de matéria orgânica. Em solos degradados pela construção de obras civis a aplicação de 30 a 60mg de lodo de esgoto ha-1 recupera as suas propriedades físico-hídricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Melloni, R., R. S. A. Nóbrega, F. M. S. Moreira, and J. O. Siqueira. "Densidade e diversidade fenotípica de bactérias diazotróficas endofíticas em solos de mineração de bauxita, em reabilitação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 28, no. 1 (February 2004): 85–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832004000100009.

Full text
Abstract:
Bactérias diazotróficas endofíticas contribuem para o desenvolvimento das plantas por meio da fixação biológica do nitrogênio, produção e liberação de substâncias reguladoras do crescimento vegetal, podendo, assim, facilitar a revegetação de solos degradados por atividades antrópicas. No entanto, pouco se conhece sobre as populações destas bactérias em solos ou plantas de áreas de mineração. Objetivando avaliar o efeito de diferentes tipos de vegetação e tempo de reabilitação de áreas degradadas por mineração de bauxita na densidade e diversidade de algumas espécies de bactérias diazotróficas endofíticas, realizaram-se, em duas épocas, amostragens de solo, de dois ambientes distintos, submetidos a diferentes processos de reabilitação. A densidade, avaliada pelo número mais provável, utilizando os meios de cultura: NFb, JNFb e Fam, para Azospirillum brasilense e A. lipoferum, Herbaspirillum spp. e A. amazonense, respectivamente, variou de 0 a 2,0 x 10(4) bactérias por grama de solo e mostrou que o tipo de vegetação influiu nas populações destas bactérias. Foram encontradas densidades maiores em solos revegetados com gramíneas: braquiária (Brachiaria decumbens), capim-azevém (Lolium multiflorum) e capim-gordura (Melinis minutiflora). Contudo, estas densidades podem ser consideradas baixas, se comparadas às de solos agrícolas, e não apresentaram relação com o tempo de reabilitação da área. Foram encontrados 36 fenótipos culturais em meio batata, entre os 72 isolados obtidos dos três meios de cultura utilizados. A partir destes, foram formados sete grandes grupos com similaridade superior ou igual a 63 %, dos quais cinco, representando 62,5 % do total de isolados obtidos, continham as estirpes-tipo de Burkholderia brasilensis, Herbaspirillum seropedicae e Azospirillum spp. (A. brasilense, A. amazonense, A. lipoferum, A. irakense). Apesar da baixa densidade, este grupo de bactérias apresentou alta diversidade fenotípica no ambiente estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Kitamura, Aline Emy, Marlene Cristina Alves, Luiz Gustavo Akihiro Sanches Suzuki, and Antonio Paz Gonzalez. "Recuperação de um solo degradado com a aplicação de adubos verdes e lodo de esgoto." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 1 (February 2008): 405–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100038.

Full text
Abstract:
A utilização incorreta dos solos vem causando alterações neles, tornando-os cada vez menos produtivos, aumentando as áreas com solos degradados. O presente trabalho teve por objetivos estudar ações para acelerar a formação do horizonte A de um Latossolo Vermelho degradado, via uso de adubos verdes, lodo de esgoto e cultivo de uma espécie arbórea nativa de Cerrado, e selecionar indicadores para detectar alterações da camada superficial do solo. O monitoramento das alterações do solo foi realizado anualmente. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com seis tratamentos, em cinco repetições. Os tratamentos foram: testemunha - solo exposto (sem manejo); vegetação nativa (Cerrado); espécie arbórea Astronium fraxinifolium; Astronium fraxinifolium + Canavalia ensiformis; Astronium fraxinifolium + Raphanus sativus; e Astronium fraxinifolium + Brachiaria decumbens + lodo de esgoto (60 t ha-1). Avaliou-se no solo: porosidade, densidade do solo, cátions trocáveis, pH, acidez potencial (H + Al), soma de bases (SB), saturação por bases (V), CTC e macrorganismos. Nos adubos verdes, foi avaliada a massa seca e, para a espécie arbórea, a altura e o diâmetro de caule. A mobilização do solo e a mobilização mais a adubação verde e o lodo de esgoto estão recuperando as propriedades do solo degradado, com comportamento semelhante entre elas após um ano de adoção. O melhor indicador físico das alterações do solo foi sua densidade. Os tratamentos adotados são semelhantes quanto à população de macrorganismos do solo e contribuindo positivamente para recuperação da macrofauna. A presença de larva e besouro foi indicadora da melhoria da macrofauna do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Macedo, Vera R. M., Apolino J. N. da Silva, and Mário S. V. Cabeda. "Compressibilidade de um Argissolo Vermelho fisicamente degradado e recuperado." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 8 (2010): 812–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000800004.

Full text
Abstract:
A reconstituição da qualidade de solos fisicamente degradados tem sido feita por sistemas de manejos conservacionistas; no entanto, a melhoria da estrutura do solo o torna muito suscetível à compactação quando sofre compressões pela mecanização. A compressibilidade de amostras de um Argissolo Vermelho fisicamente degradado e recuperado, coletadas na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Eldorado do Sul, RS, foi avaliada com ensaios de compressão uniaxial, em duas umidades. A curva de compressão do solo, porosidade, densidade do solo e a resistência à penetração foram determinadas. Amostras de solo recuperado mostraram-se mais compressíveis, principalmente em umidade mais elevada. Após a compressão com pressões entre 25 e 500 kPa, o solo recuperado apresentou-se fisicamente muito semelhante ao solo degradado. A baixa resistência a compressão do solo recuperado torna evidente a dificuldade de compatibilizar o manejo do solo após o uso de sistemas conservacionistas e recuperadores de estrutura com a mecanização, tal como é hoje praticada, o que indica a necessidade de se encontrar alternativas que diminuam as pressões compressivas aplicadas ao solo ou que o condicionem a oferecer maior resistência à compressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa, Cheila Bonati do Carmo de, Euzelina Santos Borges Inácio, Neivesson Brito Santos, Luciana Santana Sodré, Valquíria Correia Santos, Jessica Ramos de Oliveira, Geise Bruna da Mata Camilo, and Antônio Jilson Cruz Dias. "Solos e sociedade: popularização do conhecimento para o manejo adequado do solo." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 3 (May 21, 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10204.

Full text
Abstract:
Os solos mundiais vêm sendo degradados em um ritmo muito acelerado, tornando-se urgente sensibilizar a sociedade sobre a importância do mesmo. A Educação Ambiental se constitui como uma ferramenta eficaz para a dispersão desse conhecimento, possibilitando um melhor entendimento do papel do homem frente à conservação. Diante disto, objetivou-se popularizar o conhecimento sobre a importância do solo para a manutenção da vida, entre alunos do ensino fundamental e médio, visando formar multiplicadores sociais preocupados com esta questão. Os resultados das atividades apontam que o trabalho de sensibilização ambiental, poderá conduzir a uma real mudança de atitude frente à preservação do solo e do meio ambiente como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Primo, Anacláudia Alves, Maria Diana Melo, Graziella de Andrade Carvalho Pereira, Ludmyla Araújo Silva, Francisco Éden Paiva Fernandes, and Henrique Antunes de Souza. "Potencial fertilizante da serapilheira de espécies lenhosas da Caatinga na recuperação de um solo degradado." Revista Ceres 65, no. 1 (February 2018): 74–84. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201865010010.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso da serapilheira de espécies da Caatinga, na recuperação de solos degradados, é uma alternativa interessante, por contribuir para o retorno de nutrientes para o solo e favorecer a ciclagem de elementos e a melhoria da fertilidade. Objetivou-se, com este trabalho, mensurar os efeitos da aplicação de doses da fração folhas, da serapilheira de oito espécies da Caatinga, sobre a fertilidade de um solo degradado e a produção de sorgo. Adotou-se delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e cinco repetições, com doses de serapilheira, equivalentes a 0, 15, 30, 60 e 120 kg ha-1 de N, por espécie. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se um Planossolo Nátrico Órtico coletado em área degradada do município de Irauçuba, CE. Coletaram-se folhas, sem sinal de decomposição, de Combretum leprosum Mart., Mimosa caesalpiniifolia Benth., Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir., Libidibia ferrea (Mart. ExTul.) L.P. Queiroz, Poncianella piramydalis (Tul.) L.P. Queiroz, Aspidosperma pyrifolium Mart, Cordia oncocalyx Allemão e Croton sonderianus Muell. Arg. Aos 75 dias após a germinação, realizou-se o corte das plantas, sua secagem e a quantificação da matéria seca e a análise de N-total e do acúmulo de N. A amostragem do solo foi feita após o corte do sorgo. O incremento das doses dos resíduos de mofumbo, jucá, catingueira, pereiro e pau-branco elevou as concentrações de P, K, Ca e Mg, o resíduo de marmeleiro acidificou o solo. Jurema e pau-branco elevaram a produção de biomassa do sorgo e o acúmulo de N.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Andrade, A. G., G. S. Costa, and S. M. Faria. "Deposição e decomposição da serapilheira em povoamentos de Mimosa caesalpiniifolia, Acacia mangium e Acacia holosericea com quatro anos de idade em planossolo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 4 (December 2000): 777–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000400010.

Full text
Abstract:
Algumas espécies de leguminosas arbóreas, associadas a bactérias fixadoras de nitrogênio e a fungos micorrízicos, têm apresentado bom desenvolvimento em solos degradados. Visando avaliar a influência dessas espécies na recuperação da fertilidade do solo, mediu-se a quantidade de matéria seca e nutrientes no material formador da serapilheira, durante o ano de 1995, e na serapilheira acumulada na superfície do solo, em 1995 e 1996, e estimou-se sua velocidade de decomposição. Estudaram-se povoamentos homogêneos de Mimosa caesalpiniifolia (sabiá), Acacia mangium e Acacia holosericea, em espaçamento de 4 m²/planta, em Planossolo, no campo experimental da Embrapa Agrobiologia, município de Seropédica (RJ) (22°49' S e 43°38' W, com altitude variando entre 18 e 33 m). A deposição média anual de material formador da serapilheira foi de 10 Mg ha-1, para o sabiá, e de 9 Mg ha-1, para as Acacias Em média, as folhas corresponderam a 64% do material formador da serapilheira produzido pelo sabiá e pela Acacia holosericea e 70% para Acacia mangium A parte mais rica em nutrientes do material formador da serapilheira foram as estruturas reprodutivas. A Acacia Mangium foi a espécie de maior capacidade de retranslocação interna de nutrientes, produzindo a serapilheira mais pobre em nutrientes e de menor velocidade de decomposição. A serapilheira produzida pelo sabiá foi a mais rica em nutrientes, com menor tempo de residência. As diferentes velocidades de decomposição da serapilheira dessas espécies podem ser utilizadas como estratégia para complementar necessidades nutricionais de culturas econômicas em sistemas agroflorestais e, ou, para auxiliar na recuperação de solos degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Saraiva de Moura Garcia, Ana Célia, José Coelho de Araújo Filho, Hernande Pereira Da Silva, and Renata Maria Caminha M. de O.Carvalho. "ESTUDO ESPAÇO TEMPORAL DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 3 (October 3, 2019): 352. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019352-370.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve como foco identificar áreas susceptíveis à desertificação a partir do estudo espaço temporal de imagens orbitais, na bacia do rio Moxotó, nos anos de 1995, 2006 e 2016. Assim, partiu-se do pressuposto que a estabilização de solos degradados, desnudos ou com vegetação muito rala, ao longo dos anos, no contexto de mudanças climáticas, podem potencializar processos desertificativos nas regiões semiáridas. Para tanto, aplicou-se a técnica de Modelo Linear de Mistura Espectral - MLME, Programação Álgebra de mapas. Foram pesquisados dados pluviométricos, eventos ENOS e realizado trabalho de campo. Os resultados mostraram que a bacia do rio Moxotó apresenta aproximadamente 32% de áreas vegetadas, conservadas durante os 21 anos de estudo, 28% de áreas degradadas, 21% de áreas que foram recuperadas, 9% de áreas com potenciais à desertificação, e 10% de áreas de corpos hídricos, nuvens e sombras durante o período de estudo. Os municípios mais afetados na bacia do rio Moxotó, estão situados no Estado de Pernambuco e compreendem Ibimirim, Inajá e Custódia. No Estado de Alagoas, os municípios afetados são Mata Grande, Pariconha e Delmiro Gouveia. No âmbito da gestão ambiental, os resultados poderão contribuir na discussão sobre as formas de manejo sustentáveis em áreas degradadas e subsidiar a tomada de decisão quanto à implantação de ações e programas que possam apoiar o desenvolvimento territorial com sustentabilidade. Palavras-chave: Bacia hidrográfica. Gestão ambiental. Caatinga. Evento ENOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chitero, José Guilherme Marques, Alfredo Bonini Neto, Carolina dos Santos Batista Bonini, Reges Heinrichs, Cecílio Viega Soares Filho, Gustavo Pavan Mateus, Beatriz Santos Bisi, et al. "Análise da recuperação física de solos degradados via Redes Neurais Artificiais por meio de uma interface gráfica." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 12, 2020): e257973719. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3719.

Full text
Abstract:
Técnicas adequadas de manejo do solo são fundamentais para manter o solo saudável e sem degradação. Quando isso, não é possível, esse solo deve ser recuperado, levando em conta os atributos do solo e o seu poder de regeneração, com isso, várias técnicas estão sendo utilizadas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um programa interativo (analisar e classificar) com a utilização das Redes Neurais Artificiais (RNA) para estimar os níveis de recuperação do solo (recuperado (R), parcialmente recuperado (PR) e não recuperado (NR) em função dos atributos físicos. O experimento foi realizado na Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios – APTA do Extremo Oeste, em Andradina/SP no período de 2015 a 2017, em solo classificado como Argissolo Vermelho Amarelo cultivado com pastagem de Urochloa, com diferentes formas de introdução de Estilosantes cv. Campo Grande. Os atributos do solo estudados foram: densidade do solo, porosidade do solo, resistência mecânica a penetração, infiltração de água no solo e diâmetro médio ponderado, nas camadas do solo: 0-10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m. O programa foi desenvolvido no ambiente MATLAB e a simulação foi realizada por meio de uma interface gráfica. A RNA que foi utilizada neste trabalho foi a Perceptron multicamadas (MLP). Verificou-se que a rede alcançou um treinamento adequado, com erro quadrado médio baixo, podendo gerar uma alternativa interessante e automática para a classificação e análise de solos em recuperação. Os resultados foram imprimidos em uma interface gráfica autoexplicativa, com gráficos e metadados dos índices físicos e suas classificações quanto à RNA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vital, Adriana de F. M., Rivaldo V. dos Santos, Lourival F. Cavalcante, and Jacob S. Souto. "Comportamento de atributos químicos de um solo salino-sódico tratado com gesso e fósforo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, no. 1 (March 2005): 30–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000100005.

Full text
Abstract:
Os solos degradados por sais e sódio, comuns nas áreas irrigadas da região semi-árida, apresentam atributos físicos e químicos desfavoráveis à agricultura. A baixa disponibilidade de nutrientes, como o fósforo, nesses solos é uma realidade. Desta forma o emprego de corretivos e o estudo da disponibilidade de fósforo nessas áreas constituem-se numa alternativa para reintegrar tais solos à produção agrícola. Conduziu-se um experimento para verificar o efeito da aplicação de quatro níveis de gesso (0, 50, 100 e 200% da necessidade do gesso) e quatro dosagens de fósforo (0, 150, 300 e 450 mg dm-3), em solo salino-sódico (Cambissolo - CE 4,2 dS m-1, PST 52, pH 6,3 e CaCO3 65 g kg-1) de textura franco-argilosa (areia 18,8%, silte 43,9% e argila 37,3%), do Perímetro Irrigado de Capoeira - São José do Bonfim, PB. Analisaram-se os parâmetros fósforo disponível, Na, Ca, Mg, pH, PST e CE, cujos dados revelaram que o corretivo exerceu efeito significativo no aumento de cálcio e fósforo do solo e na redução da PST e pH. A aplicação de gesso e fósforo promoveu aumento significativo nos teores de P do solo e redução do Na. Para as demais variáveis, o efeito dos tratamentos foi não significativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Corrêa, Rossini M., Maria B. G. dos S. Freire, Rinaldo L. C. Ferreira, José A. A. da Silva, Luiz G. M. Pessoa, Marcelo A. Miranda, and Diego V. M. de Melo. "Atributos físicos de solos sob diferentes usos com irrigação no semiárido de Pernambuco." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 4 (April 2010): 358–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000400003.

Full text
Abstract:
Solos sob clima semiárido têm sido degradados pela salinização, reduzindo a capacidade produtiva. Objetivou-se com este trabalho, avaliar atributos físicos dos solos de um perímetro irrigado no semiárido do Nordeste do Brasil e comparar diferentes usos utilizando-se esses atributos. O trabalho foi desenvolvido no perímetro irrigado Icó-Mandantes, entre Petrolândia e Floresta, sertão de Pernambuco, no qual as populações foram estratificadas de acordo com os usos em áreas com culturas de ciclo curto (C), fruticultura (F), pastagem (P), áreas descartadas (D) e com vegetação nativa (V). Coletaram-se amostras de solo deformadas e indeformadas nas camadas de 0-10, 10-30 e 30-60 cm, para determinação dos atributos físicos. Os indicadores foram submetidos à análise multivariada, pela técnica de componentes principais e agrupamento pelo método Tocher. O uso agrícola promoveu alterações nos atributos físicos dos solos em relação à vegetação nativa. A qualidade do solo para os atributos físicos variou entre as camadas de 0-10 e 10-30 cm, exceto para o uso V, com qualidade similar nessas camadas. Os usos F e P indicaram melhor qualidade física do solo em relação ao uso C, de 0-10 e 10-30 cm, e o uso D mostrou a pior qualidade do solo nas camadas avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moreira, Francisco Wesen, Cassiane Minelli de Oliveira, José Luiz Zanirato Maia, and Luiz Antonio de Oliveira. "Micorrízas arbusculares e composição mineral das folhas de espécies usadas na recuperação de clareiras da Província de Urucu, Amazonas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 5 (October 12, 2019): 47–55. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0005.

Full text
Abstract:
As áreas destinadas à revegetação na região explorada pela Petrobras para a extração de gás e petróleo na Amazônia é constituída de solos com baixa fertilidade e baixo potencial de inoculo de microrganismos benéficos para as plantas. Por isso, a colonização das raízes pelos fungos micorrízicos arbusculares podem acelerar o crescimento e as chances de sobrevivência das plântulas no campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da associação micorrízica arbuscular em espécies nativas cultivadas em áreas de clareiras visando a revegetação e recuperação de solos degradados e sua relação com os teores de nutrientes foliares. Foram amostradas folhas, solos e raízes de plantas que atingiram índice de colonização por FMAs acima de 10% em 12 clareiras/jazidas da Província Petrolífera de Urucu no mês de julho de 2005. Os teores de nutrientes nas folhas variaram muito entre as espécies. A sequência de macronutrientes acumulados foi K > Ca > Mg > P para a goiaba de anta, palheteira e vermelhinho e micronutrientes Fe >> Zn > Mn para a goiaba de anta, jucá e visgueiro. Os solos se mostraram ácidos, com baixos teores de K, Zn e Mn, porém com altos níveis de P, Al e Fe. A colonização por FMAs variou entre 0 a 34,8%, com a presença apenas de vesículas, não sendo encontrados hifas e arbúsculos. A ausência de hifas sugere falta de contribuição efetiva da associação micorrízica na nutrição das plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Yada, Marcela Midori, Fábio Luiz Checchio Mingotte, Wanderley José de Melo, Gabriel Peruca de Melo, Valéria Peruca de Melo, Regina Márcia Longo, and Admilson Írio Ribeiro. "Atributos Químicos e Bioquímicos em Solos Degradados por Mineração de Estanho e em Fase de Recuperação em Ecossistema Amazônico." Revista Brasileira de Ciência do Solo 39, no. 3 (June 2015): 714–24. http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20140499.

Full text
Abstract:
A mineração de cassiterita na mina Serra da Onça, localizada na Floresta Nacional do Jamari, Estado de Rondônia, causou profundas alterações físicas, químicas e biológicas nos solos. Em 1997, a área foi dividida em parcelas e foi dado início a um programa de recuperação, que consistiu na modelagem do terreno, construção de terraços, calagem, fertilização, plantio de leguminosas e plantio de espécies nativas. Em cada ano que se sucedeu, foram instaladas novas parcelas para serem recuperadas, às quais se aplicou o mesmo programa de recuperação, de tal modo que, no momento da amostragem, cada área recebeu uma nota de avaliação de 1 a 7 de acordo com o estádio visual de recuperação. Este trabalho teve por objetivo avaliar os atributos químicos e bioquímicos dos solos das diferentes áreas da mina Serra da Onça. As amostras de solo foram coletadas na camada de 0-20 cm em cada área e em áreas de mata nativa e em vegetação de capoeira localizadas no entorno. Foram avaliados: respiração basal, carbono da biomassa microbiana (CBM), quociente metabólico (qCO2), atividade enzimática (celulase, arilsulfatase, fosfatase ácida e alcalina, desidrogenase e potencial de hidrólise do diacetato de fluoresceína - FDA), concentração de estanho total e nível de fertilidade. Das 12 áreas avaliadas, sete delas estão em estádio avançado de recuperação, quando comparadas com as de mata nativa e de capoeira, por meio de análise multivariada, quanto às características de respiração basal, CBM, qCO2 e atividade enzimática (arilsulfatase, desidrogenase, hidrólise do FDA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fortunato, Ershiley Pereira David. "Desempenho do amendoim forrageiro para revegetar argissolos degradados no norte fluminense." Natural Resources 9, no. 2 (June 20, 2019): 9–18. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2019.002.0002.

Full text
Abstract:
A degradação do solo é ocasionada por impactos negativos, que ocorrem no meio ambiente. Suas principais causas são originadas por ações antrópicas, como a agricultura mal conduzida, ocasionando, por exemplo, a erosão. Uma das soluções para reduzir a degradação e seus malefícios é a revegetação, pois a mesma pode promover a recuperação do solo, reabilitando suas funções ecológicas, como a ciclagem de nutrientes. Entre as espécies utilizadas para a revegetação, as leguminosas se destacam, pois são capazes de promover a fixação biológica do nitrogênio, dentre essas, o amendoim forrageiro (Arachis pintoi). O trabalho teve como objetivo analisar o desempenho do amendoim forrageiro para revegetar o subsolo de um ARGISSOLO no norte fluminense, utilizando composto orgânico, adubação química convencional e controle. No experimento, utilizou-se o solo do horizonte B em vasos de 3L. No tratamento composto orgânico, utilizou-se 50g/L, e na adubação convencional, 6,6g/L de superfosfato, e 0,6g/L de cloreto de potássio, e após 90 dias, características do solo e das plantas foram analisadas. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. Os resultados para os parâmetros comprimento da haste, número de brotações e estimativa de matéria seca não apresentaram diferenças. Dados de produção de biomassa para o controle, composto orgânico e adubação química foram 9,33g/planta; 9,17g/planta; 8,2g/planta, respectivamente. Os teores e conteúdos de nutrientes proporcionaram maiores valores com a adição de composto orgânico. Os resultados encontrados sugerem que o amendoim forrageiro apresente potencial para revegetar solos degradados. Em relação aos fertilizantes utilizados como tratamento no período de 90 dias, os resultados foram similares para as características vegetativas, mas houve aumento no conteúdo de nutrientes, o que pode significar que ao longo do tempo a ausência de adubação poderia comprometer o processo de crescimento das plantas, diminuindo a eficiência da revegetação quando utilizadas para recuperar áreas degradadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Borlachenco, Natascha Goes Cintra, Marney Pascoli Cereda, Giselle Marques de Araújo, and Natália Pompeu Monteiro Padial. "ASPECTOS LEGAIS DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO COM APICULTURA DE Apis mellifera." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 2 (August 1, 2017): 56. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e2201756-78.

Full text
Abstract:
Este artigo informa sobre os aspectos legais referentes à implantação da apicultura de Apis mellifera na recuperação de solos degradados situados em área de preservação permanente e reserva legal. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar se é possível, sob a legislação brasileira viabilizar a exploração da apicultura comercial nestas áreas para geração de recursos, desde que não afetem o meio ambiente. Concluiu-se que a legislação atual não veta a recuperação dessas áreas com a introdução da apicultura, que é considerada atividade de baixo impacto ambiental, face as vantagens auferidas de polinização e usos diversos, inclusive a alimentação humana. Os recursos extras gerados poderão ajudar a convencer o proprietário rural a investir na recuperação, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima, Edberto Moura, Gustavo Ribas Curcio, Annete Bonnet, Alexandre Uhlmann, and Viviane Helena Palma. "CRESCIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS EM SOLOS DEGRADADOS E COM PRESENÇA DE PLINTITA NO BIOMA CERRADO, BRASÍLIA – DF." Nativa 6 (December 17, 2018): 787. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v6i0.6210.

Full text
Abstract:
A intensificação do processo de antropização somado às características dos solos do Cerrado, em grande parte oligotróficos e intemperizados, dificulta a regeneração natural das espécies florestais, sendo necessária a intervenção humana para recompor a paisagem natural. O presente estudo teve como objetivoindicar espécies para iniciar o processo de recuperação de áreas degradadas do Cerrado com presença de plintita e processo de erosão estabelecido. Desta forma, analisamos as taxas de incremento em diâmetro e altura; e a taxa de sobrevivência e mortalidade de 963 indivíduos plantados próximo a área ciliar, em diferentes espaçamentos e com distinta composição de espécies. Os valores de incremento e sobrevivência variaram bastante de espécie para espécie. Das 17 espécies arbóreas plantadas oito apresentaram taxas de sobrevivência igual ou superior a 80%. As taxas de incremento em altura e diâmetro foram classificadas em três grupos: baixo, médio e alto incremento. Quanto à altura, cerca de 50% das espécies testadas apresentaram de alto a médio incremento. Oito espécies tiveram valores de incrementos considerados baixos e duas espécies não foram mensuradas devido à elevada mortalidade. Para a distribuição dos incrementos diamétricos, com exceção de I. laurina todas as espécies apresentaram baixo valor. Em geral, os baixos valores de incrementos observados neste experimento são explicados, em grande parte, pelos fatores abióticos, principalmente pelas características edáficas da área. A ausência de horizonte A e o caráter petroplíntico reduzem o volume total de solo disponível a ser explorado pelas raízes, comprometendo o crescimento das plantas. Contudo, mesmo em condições ambientais desfavoráveis as espécies estudadas demostraram rusticidade. Entre as espécies arbóreas estudadas, T. roseoalba, M. urundeuva, A. aculeata, A. niopoides, G. ulmifolia, E. nitens, G. americana e I. laurina apresentaram taxa de sobrevivência de alta a média e com elevados incrementos. Essas características indicam que as espécies citadas são aptas a iniciar o processo de recuperação.Palavras-chave: Regeneração, fragilidade, sobrevivência, Cerrado. INITIAL GROWTH OF NATIVE TREE SPECIES IN A DEGRADED SOIL WITH PRESENCE OF PLINTHITE IN BIOME CERRADO, BRASÍLIA-DF ABSTRACT:The intensification of the anthropization process, associate with the characteristics of the Cerrado soils, which are largely oligotrophic and weathered, are an impediment to natural regeneration of forest species, requiring human intervention to restore the natural landscape. The present study had as objectives to indicate species to initiate the process of recovery of degraded areas of the Cerrado with presence of plintite and established erosion process. In this way, we analyze the rates of increase in diameter and height; and the survival and mortality rate of 963 individuals planted near the ciliary area, at different spacings and with different species composition model. Increment and survival values varied greatly from species to species. Of the 17 trees species planted eight presented survival rates equal to or greater than 80%. The rates of increase in height and diameter were classified into three groups: low, medium and high increment. Regarding the height, about 50% of the species tested showed high to medium increment. Eight species had values of increments considered low and two species were not measured due to the high mortality. For the distribution of the diametric increments, except for I. laurina all species showed low increment value. In general, the low values of increments observed in this experiment are explained, greatly, by the abiotic factors, mainly the edaphic characteristics of the area. The absence of horizon A and the petroplinthic character reduces the total volume of soil available to be explored by the roots, put at risk the plants growth rates. However, even under unfavorable environmental conditions, the studied species showed a rusticity. Among the arboreal species studied, T. urumeuva, A. aculeata, A. niopoides, G. ulmifolia, E. nitens, G. americana and I. laurina presented a high to medium survival rate with high increases. These characteristics indicate that the species mentioned are apt to initiate the recovery process.Keywords: Regeneration, fragility, plant species survival, Cerrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Paes, Leocimara Sutil de Oliveira Pessoa, Sandy Adrielle Kalb, Rafaela Lombardo, Marcelly Xavier de Farias, Patrícia de Souza, Luis Fernando Roveda, and Kátia Kalko Schwarz. "Avaliação do uso de resíduo de curtume de couro de peixe como alternativa na recuperação biológica de solos degradados." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), no. 40 (June 2016): 69–79. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820162014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Carlos E. M., José Francisco de C. Gonçalves, Ted R. Feldpausch, Flávio J. Luizão, Ronaldo R. Morais, and Glaudecy O. Ribeiro. "Eficiência no uso dos nutrientes por espécies pioneiras crescidas em pastagens degradadas na Amazônia central." Acta Amazonica 36, no. 4 (December 2006): 503–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672006000400011.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, considerável parcela da floresta amazônica tem sido transformada em pastagens que, em função da baixa fertilidade natural dos solos e do manejo deficiente, decrescem rapidamente em produtividade e são abandonadas, dando lugar a uma sucessão secundária arbórea adaptada à baixa disponibilidade de nutrientes. O objetivo deste estudo foi obter informações sobre a eficiência no uso dos nutrientes por espécies arbóreas freqüentes nesses ambientes degradados, após calagem e aplicação de fosfato. O experimento realizado numa área de sucessão secundária com seis anos de idade, consistiu na aplicação de quatro tratamentos: controle; aplicação de fósforo (P); aplicação de fósforo e calcário (P+Cal); e aplicação de fósforo, calcário e gesso (P+Cal+G). As determinações das taxas de fotossíntese, bem como as coletas de amostras de solo e de folhas foram realizadas oito meses após a aplicação dos tratamentos. A aplicação do corretivo e do fosfato favoreceu o desempenho das espécies nos tratamentos P+Cal e P+Cal+G. Bellucia grossularioides acumulou mais N, P e Zn, enquanto que Laetia procera acumulou mais Ca e Mn. Vismia japurensis foi a espécie mais eficiente no uso dos nutrientes, em função dos altos valores da taxa fotossintética; apresentou baixos teores foliares de P quando comparada com Bellucia grossularioides, sugerindo ser uma espécie bem adaptada a ambientes com baixa disponibilidade de nutrientes, como ocorre em áreas degradadas na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carneiro, Marco Aurélio Carbone, José Oswaldo Siqueira, Nilton Curi, and Fátima Maria Souza Moreira. "Efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares e da aplicação de fósforo no estabelecimento de forrageiras em solo degradado." Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, no. 9 (September 1999): 1669–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000900018.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos de doses de fósforo (0, 50, 100, 200 e 400 mg kg-1 de solo) e da inoculação de uma mistura de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) (Glomus etunicatum, Glomus clarum, Gigaspora margarita e Acaulospora scrobiculata) no acúmulo de nitrogênio, fósforo e no crescimento do estilosantes (Stylosanthes guianensis Aubl. sw.), capim-gordura (Melinis minutiflora Beauv.), capim-braquiária (Brachiaria decumbens Stapf.) e do cultivo misto com estilosantes e capim-gordura em solo degradado. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, sendo realizados três cortes da parte aérea das plantas, com intervalo de 150 dias. As raízes foram coletadas no último corte. Verificou-se, na matéria seca da parte aérea (MSPA) e de raízes (MSR), no acúmulo de N e de P, resposta positiva a doses crescentes de P em todas as espécies estudadas. A inoculação de FMAs aumentou a MSPA, MSR e o acúmulo de N e P, e causou diferenciação da magnitude deste aumento entre as espécies. O estilosantes apresentou baixa colonização (4% em média), porém foi muito responsivo à inoculação de FMAs. O efeito da aplicação de P no acúmulo de N na MSPA foi favorecido pela inoculação de FMAs. O uso do capim-gordura, que não depende dos FMAs para alcançar o estabelecimento adequado, pode ser uma estratégia para a revegetação de solos degradados sem inoculação de FMAs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vashchenko, Yury, Daniela Biondi, Marcelo Ricardo de Lima, and Carlos Vellozo Roderjan. "ASPECTOS AMBIENTAIS DA TRILHA VIA NOROESTE DO PARQUE ESTADUAL PICO DO MARUMBI, PR." FLORESTA 43, no. 4 (December 31, 2013): 535. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v43i4.30298.

Full text
Abstract:
O Parque Estadual Pico do Marumbi foi criado em 1990 com a finalidade de preservar o maciço Marumbi. A trilha Via Noroeste é um dos principais acessos ao Olimpo, ponto culminante do maciço, além de outros cumes do conjunto. Devido à visitação intensa e à ação da erosão, essa trilha apresenta pontos extremamente degradados. O objetivo foi caracterizar e classificar os solos e a vegetação e correlacioná-los com declividade, altitude, geologia e posição no relevo, gerando, assim, subsídio para posterior avaliação da erosão. Ao longo da trilha, foram realizadas tradagens e abertura de perfis para descrição geral e morfológica dos solos. A vegetação foi caracterizada fisionomicamente. Em seguida correlacionaram-se vegetação, solos, declividade, altitude, geologia e posição no relevo. Observou-se que predominou o granito Marumbi como material geológico. Foram identificados solos pertencentes às classes dos Cambissolos, Argissolos, Neossolos e Organossolos, e a cobertura vegetal foi classificada como Floresta Ombrófila Densa, subdividida nas formações Submontana, Submontana transição Montana, Montana, Montana de porte baixo, Altomontana e Altomontana de porte baixo. Concluiu-se que a altitude e a declividade definem os solos e a vegetação de acordo com a posição no relevo.Palavras-chave: Ecologia florestal; solos florestais; vegetação de montanha. AbstractEnvironmental aspects of the Via Noroeste trail of the Pico do Marumbi State Park, PR. Pico do Marumbi State Park was created in 1990 to preserve the Marumbi massif. The Via Noroeste trail is one of the main access to Olimpo, the culmination point. This trail presents extremely degraded points, because the intense visitation and action of erosion. This research aim to characterize and classify the soils and vegetation and correlate them with slope, elevation, geology and position on the relief, in order to generate subsidy for future erosion assessment. Soil profiles were exposed for morphologic description. The vegetation was physionomically characterized. Then it correlated vegetation, soils, slope, altitude, geology and position on the relief. The Marumbi granite was identified as the geological predominant material. The soils were classified as Cambisols, Acrisols, Leptosols, Regosols and Histosols. The vegetation was classified as Dense Ombrophilous Forest (Rain Forest), subdivided in Submontane Forest, Submontane transition Montane Forest, Montane Forest, small sized Submontane Forest, Upper Montane Forest, small sized Upper Montane Forest and Grassland. As conclusion, the altitude and slope define soil and vegetation according to the position on the relief.Keywords: Forestry ecology; Forestry soils; Mountain vegetation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Valadão Júnior, Daniel Dias, Flavia Firmini de Lima Souza, Franciele Caroline de Assis Valadão, Caroline Rodrigues Polizel, and Rafael Guilherme da Silva. "Desenvolvimento do feijão-de-porco em latossolo submetido à compactação." Revista Cultura Agronômica 29, no. 3 (October 16, 2020): 348–64. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2020v29n3p348-364.

Full text
Abstract:
O tráfego intenso de maquinários pode resultar em uma camada compactada afetando o crescimento das raízes e na produtividade das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial da cultura do feijão-de-porco em solo compactado visando a recuperação de solos degradados. O experimento foi instalado em Latossolo Vermelho Distrófico típico de textura argilosa sob delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por compactações obtidas pelo número de passadas de um trator agrícola (0, 1, 3, 6 e 11 passadas). As propriedades físicas do solo (densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e porosidade total) e o sistema radicular (diâmetro, área de raiz e distribuição) foram avaliados nas camadas de 0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,15 e 0,15-0,20 m de profundidade. Avaliou-se ainda a evolução da cobertura do solo, altura de planta, o conteúdo de nitrogênio (N) na planta e a produção de massa seca (MSPA) do feijão-de-porco. O tráfego de máquinas proporcionou alteração nas propriedades físicas do solo e consequente formação de camada compactada. As mudanças nas propriedades físicas ocasionadas pelo tráfego do trator provocam alterações no sistema radicular do feijão-de-porco, porém, não o suficiente para comprometer a MSPA, altura e cobertura do solo, sendo uma cultura alternativa para rotação de cultura em solos compactados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Melo, Nilvan Carvalho, Fabricio Ribeiro, Hugo Manoel Santos Costa, Francisco José Lima de Souza, Erika Cristina Gomes Sales, Naiane Franciele Barreira de Melo, and Mateus Correia Lima. "Conservação do solo: um estudo de caso sobre o processo de ensino e aprendizagem no campus agrícola do Instituto Federal do Amapá." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 28, 2021): e22810615723. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15723.

Full text
Abstract:
O uso inadequado do solo contribui para a intensificação de sua degradação, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) 33% dos solos do mundo estão degradados. Entre os principais problemas, a erosão, em especial a erosão hídrica, é considerada por muitos autores como o maior problema relacionado à degradação solo. A correta utilização do solo, com a adoção de sistemas de manejo conservacionistas é fundamental para a manutenção do solo e consequentemente para a produção de alimentos. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de aulas teóricas e ensaios práticos, a eficiência do aprendizado de alunos do ensino médio integrado do curso Técnico de Agropecuária do Instituto Federal do Amapá, IFAP, do Campus Agrícola de Porto Grande, sobre a importância da conservação do solo. O estudo foi desenvolvido no intuído de avaliar as dificuldades e potencialidades dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática de conservação do solo. Buscou-se compreender as percepções dos alunos sobre as aulas teóricas e ensaios práticos da importância do solo, tipos de solo e os impactados da influência antrópica na degradação do mesmo. As aulas teóricas em conjunto com os ensaios práticos foram eficientes, na compreensão por parte dos alunos, sobre a importância da conservação dos solos, sendo metodologias que estimularam a curiosidade e a experimentação nos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bayer, Cimélio, João Mielniczuk, and Aurélio Pavinato. "Sistemas de manejo do solo e seus efeitos sobre o rendimento do milho." Ciência Rural 28, no. 1 (March 1998): 23–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000100004.

Full text
Abstract:
Uma das metas da pesquisa em manejo de solos deve ser a definição de sistemas de produção adequados à produtividade das culturas, conservação e recuperação do solo. Nesse sentido, realizou-se este estudo que teve por objetivo avaliar o efeito da inclusão de leguminosas como culturas de cobertura, e da incorporação ou não de seus resíduos ao solo, sobre o rendimento do milho. Utilizou-se dois experimentos instalados na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, Eldorado do Sul, RS. Esses experimentos, instalados há sete e nove anos, são constituídos de métodos de preparo (convencional, reduzido e plantio direto), sistemas de cultura (pousio/milho, aveia/milho, aveia+vica/milho, aveia+-v'iça/milho+caupi, vica+gorga/milho e lablabe+milho) e doses de N (0 e 120kg/ha). Os métodos de preparo, realizados na implantação da cultura do milho, não afetaram o seu rendimento. Os sistemas de cultura somente afetaram o rendimento do milho quando não foi aplicado N mineral. Nos diferentes sistemas de cultura, sem aplicação de N, o rendimento do milho variou entre l,46t/ha e 5,02 t/ha. As culturas de cobertura do solo apresentaram um efeito no rendimento do milho equivalente a aplicação de 4 a 90kg/ha de N. A associação de culturas de cobertura leguminosas ao sistema de plantio direto resultou em maiores rendimentos de milho e maior produção de resíduos vegetais, permitindo a economia em N mineral e podendo acelerar o processo de recuperação de solos degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Andrae, Franz H., Renato Palumbo, José Newton Cardoso Marchiori, and Miguel Antão Durlo. "O sub-bosque de reflorestamentos de pinus em sítios degradados da região da Floresta Estacional Decidual do Rio Grande do Sul." Ciência Florestal 15, no. 1 (March 30, 2005): 43. http://dx.doi.org/10.5902/198050981823.

Full text
Abstract:
Analisou-se o sub-bosque de 12 povoamentos de Pinus sp. e um de Araucaria angustifolia O.Ktze., crescendo em solos degradados pelo uso agrícola na chamada 4a Colônia do Rio Grande do Sul. A Araucaria foi semeada diretamente, um dos povoamentos de Pinus, de 10 anos, resultou de uma renovação natural, os demais provêm de plantios de 25 a 30 anos atrás. Em 575 parcelas de 25 m² cada, distribuídas sistematicamente nos povoamentos, foram levantados o estrato arbóreo e a vegetação inferior, classificada em estratos de 0,3 a 1,3 m e maior que 1,3 m; no estrato inferior a 0,3 m somente a renovação natural de Pinus foi contada. A vegetação interna dos povoamentos se compôs de 121 espécies lenhosas, incluindo espécies desde comuns até nobres, mas também ornamentais ou frutíferas nativas e exóticas. Um bom número de espécies, porém, ocorreu com poucos representantes. Além disso registrou-se a presença freqüente de espécies não-arbóreas como ervas, gramas, samambaias e cipós. O número de espécies e o grau de cobertura do sub-bosque não dependiam da densidade do estrato superior de pinheiros. A abundância e a freqüência das espécies não variavam significativamente entre parcelas do centro dos povoamentos e da faixa periférica. O padrão de distribuição espacial das plantas dentro dos povoamentos foi quantificado pelo Índice de Cox. O Índice de Shannon foi usado como medida da diversidade em espécies; pelo Índice de Sörensen foi estudada a semelhança dos povoamentos. Conclui-se que plantios de exóticas nessa região não somente podem ser de interesse para os agricultores pelo elevado potencial produtivo em madeira, como também significam manchas de inesperada biodiversidade numa paisagem degradada. A riqueza do sub-bosque possivelmente se deve á extensão reduzida desses povoamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Albuquerque, José Alfredo de, Raimundo Nonato Távora Costa, Renato Sílvio da Frota Ribeiro, and Hans Raj Gheyi. "RESPONSABILIDADE OBJETIVA NA GERAÇÃO DE PASSIVO AMBIENTAL PELA IRRIGAÇÃO." IRRIGA 23, no. 2 (October 9, 2018): 402. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v23n2p402-412.

Full text
Abstract:
­RESPONSABILIDADE OBJETIVA NA GERAÇÃO DE PASSIVO AMBIENTAL PELA IRRIGAÇÃO (I) JOSÉ ALFREDO DE ALBUQUERQUE1; RAIMUNDO NONATO TÁVORA COSTA2; RENATO SÍLVIO DA FROTA RIBEIRO2 E HANS RAJ GHEYI3 (I)Parte da tese de doutorado do primeiro autor. 1 Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Avenida Duque de Caxias, 1.700. CEP 60.035-111 Fortaleza - CE, alfredo.albuquerque@dnocs.gov.br 2 Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Agrícola - UFC. Departamento de Engenharia Agrícola. Campus do Pici, Bloco 804. CEP 60.455-760. Fortaleza - CE, rntcosta@ufc.br, renato@ufc.br 3 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Núcleo de Engenharia de Água e Solo/CCAAB. UFRB/CCAAB. Núcleo de Engenharia de Água e Solo Universitário. CEP 44.380-000, Cruz das Almas - Bahia. hans@agriambi.com.br 1 RESUMO A irrigação pública no semiárido brasileiro, sobretudo nos Perímetros Irrigados por superfície, que entraram em operação no início da década de 1970, não obstante a importância do ponto de vista econômico e social tem gerado como subproduto a degradação dos solos por sais, formando um passivo ambiental, cuja responsabilidade legal da reversão é do poder público. Para quantificar a extensão do dano ambiental, inicialmente, aplicou-se um questionário aos agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado Curu Pentecoste para analisar o significado que eles dão aos problemas relacionados com infraestrutura de irrigação, com a água de irrigação e com a degradação dos solos. Posteriormente, utilizou-se um sensor de indução eletromagnética para medir a condutividade elétrica no solo, de modo a estimar o total de sais solúveis em sua solução. Os valores da condutividade elétrica aferidos pelo sensor nortearam a coleta de amostras de solo para fins de análise física e química, procedendo-se à identificação das áreas degradadas por sais. É iminente o comprometimento dos solos às gerações futuras, de vez que mais de 2/3 dos solos do perímetro irrigado estão degradados por sais. A hipossuficiência financeira dos agricultores irrigantes permite inferir não poderem assumir a responsabilidade pelo custo da reparação do passivo ambiental. Em função do aspecto da solidariedade, o custo do dano ambiental deve ser absorvido pelo órgão responsável. Palavras-chave: dano ambiental, qualidade ambiental, reparação ambiental, solidariedade. ALBUQUERQUE, J. A. de; COSTA, R. N. T.;RIBEIRO, R. S. da F.; GHEYI, H. R. OBJECTIVE RESPONSIBILITY IN THE GENERATION OF ENVIRONMENTAL LIABILITIES BY IRRIGATION 2 ABSTRACT Public irrigation in the Brazilian semi-arid region, especially in surface Irrigated Perimeters, the oldest ones, which came into operation in the early 1970, despite the importance of the economic and social point of view has generated as byproduct degradation from soil by salts, forming environmental liability, whose legal responsibility for the reversal is the government’s. To quantify the extent of the environmental damage, initially a questionnaire was applied to irrigating farmers to analyze the meaning that they give to the problems associated to irrigation infrastructure, irrigation water and soil degradation. Soil impairs future generations, considering that more than 2/3 of the soils of irrigated perimeter are degraded by salts. The financial hyper sufficiency of irrigating farmers makes it possible to infer that they cannot assume responsibility for the cost of repairing environmental liabilities. Depending on the aspect of solidarity, the cost of environmental damage must be absorbed by the agency responsible. Keywords: environmental damage, environmental quality, environmental remediation, solidarity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Pedro Luan Ferreira da, Alian Cássio Pereira Cavalcante, and Adailza Guilherme da Silva. "Avaliação da degradação dos recursos ambientais: um estudo de caso no município de Pilõezinhos - PB." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (January 15, 2016): 132. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819965.

Full text
Abstract:
A degradação dos recursos ambientais é um fator de grande preocupação nos últimos anos, principalmente nas pequenas propriedades agrícolas. No estado da Paraíba, o uso intensivo de forma inadequado pela falta de informação sob os recursos ambientais como o solo e água tem colaborado para a diminuição da produção agrícola. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi diagnosticar a degradação dos recursos ambiental solos e água em propriedade agrícola do município de Pilõezinhos-PB. O estudo ocorreu no período de julho a outubro de 2015 através de visitas técnicas as propriedades rurais Sítio Amarelinha do município, utilizou-se como ferramentas de trabalho, pesquisas em artigos e manuais técnicos para embasamento teórico e conhecimentos técnicos sobre o assunto e visitas in loco, para levantamento técnicos e construção de um acervo fotográfico. Os recursos ambientais água e solo nas propriedades estudadas encontram-se degradados e na maioria dos casos são utilizados com ausência de boas práticas de manejo pelos agricultores familiares, sendo necessário politicas públicas de incentivo as boas práticas de manejo no agroecossistema familiar, buscando a preservação destes recursos e uma convivência harmoniosa com o meio ambiente, pois são elementos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Corrêa, Rodrigo S., Lucas C. R. Silva, Gustavo M. M. Baptista, and Perseu F. dos Santos. "Fertilidade química de um substrato tratado com lodo de esgoto e composto de resíduos domésticos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 5 (May 2010): 538–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000500012.

Full text
Abstract:
O aproveitamento de resíduos urbanos como fontes de matéria orgânica e nutrientes contribui para diminuir a pressão das sociedades modernas sobre o meio ambiente. Por outro lado, a incorporação de matéria orgânica é um meio de se criarem condições edáficas para o estabelecimento de plantas em solos degradados e substratos expostos. Este trabalho visou avaliar a fertilidade e a cobertura vegetal (Paspalum notatum var. saurae Parodi) de um substrato exposto à superfície, tratado com doses crescentes (0 - 76 Mg ha-1, base seca) de lodo de esgoto ou composto de resíduos domésticos. Os resultados indicam que o lodo de esgoto foi capaz de aumentar a CTC e as concentrações de N, P e Zn no substrato enquanto não houve incrementos significativos desses nutrientes no substrato tratado com o composto de resíduos domésticos. A cobertura vegetal do substrato variou de 68 a 96% nos tratamentos com lodo (resposta assintótica) e entre 22 e 67% nos tratamentos com composto (resposta linear), de acordo com a dose aplicada. Valores de CTC e concentrações de N, P e Zn explicaram 94% da variação da cobertura vegetal sobre a superfície da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Heck, Karina, Évilin G. De Marco, Ana B. B. Hahn, Mariana Kluge, Fernando R. Spilki, and Sueli T. Van Der Sand. "Temperatura de degradação de resíduos em processo de compostagem e qualidade microbiológica do composto final." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 1 (January 2013): 54–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000100008.

Full text
Abstract:
A técnica da compostagem é um recurso empregado com o objetivo de reciclar resíduos orgânicos domésticos e sanitizar o lodo produzido nas estações de tratamento de efluentes de esgoto (ETE) podendo-se obter um composto com propriedades de fertilizante agrícola e/ou corretor de solos degradados. A alta temperatura atingida pelo sistema deve ser responsável pela redução de micro-organismos patogênicos presentes no início do processo assegurando, desta forma, a qualidade microbiológica do composto sem oferecer riscos de contaminação, conforme preconiza a Resolução 354/2006 do CONAMA. Objetivou-se, com o trabalho, avaliar a influência da temperatura sobre a redução de Escherichia coli, Salmonella sp., ovos de helmintos e vírus entéricos durante o processo de compostagem, além da contagem de bactérias heterotróficas. Foram realizados testes colimétricos, semeaduras em meios de cultivo, testes de visualização de ovos de helmintos e detecção molecular de vírus entéricos. Os resultados indicaram oscilação nas contagens de E. coli e de bactérias heterotróficas, mesmo após a fase termofílica. Por outro lado, não foi detectada a presença de Salmonella sp., vírus entéricos nem de ovos viáveis de helmintos, ao final do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Da Silva Miranda, Miriam Raquel, Sandra Mara Alves da Silva Neves, and Alexander Webber Perlandim Ramos. "Caracterização das unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Jauru –Mato Grosso, Brasil / Characterisation of the landscape units of the Jauru river basin – Mato Grosso, Brazil." Caderno de Geografia 29, no. 58 (July 31, 2019): 765–85. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29n58p765-785.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo caracterizar as unidades de paisagem da bacia hidrográfica do Rio Jauru-Mato Grosso, na perspectiva de que as informações geradas auxiliem no processo de planejamento e gestão ambiental da bacia. Para caracterização geoambiental, foram obtidos dados governamentais de geomorfologia, geologia, pedologia e climatologia. O mapa clinográfico foi gerado por imagens do radar interferométrico e o mapa de uso e cobertura vegetal das terras por imagem de satélite Landsat 8, do ano de 2016. A partir do uso da terra, foi aplicado o Índice de Transformação Antrópica (ITA) para mensuração do estado de conservação da paisagem. As formações geológicas encontradas na bacia são: Complexo Xingu (30%), Utiariti (18%), Morro cristalino (10%) e Araras (6%). Os modelados foram as Formas Convexas (36%), Formas Aguçadas (20%) e Formas Tabulares (18%); 48% das unidades se encontram em relevo ondulado, onde os solos são: Argissolos (52%), Latossolos (6%), Neossolos (40%) e Plintossolos (2%). Das unidades de paisagem, 60% são ocupadas pela pecuária, onde o ITA evidenciou que 30% das unidades estão pouco degradadas, 38% regular, 30% degradada e 2% muito degradada. A bacia apresentou paisagem diversificada, em decorrência de diversos fatores como a localização geográfica e a ampla extensão territorial, tendo como principal agente modificador ambiental a pecuária, atividade determinante na expressividade das áreas de níveis regulares e degradados identificados.Palavras–chave: Geotecnologias, planejamento territorial, conservação ambiental.Abstract This article aims to characterise the landscape units of the Rio Jauru-Mato Grosso river basin, in the perspective that the information generated to assist in the process of planning and environmental management of the basin. For geoenvironmental characterisation, we obtained government data from geomorphology, geology, pedology and climatology. The clinographic map was generated by images of the interferometric radar and the map of use and vegetation cover of land by satellite image Landsat 8, from the year 2016. From land use, the Anthropic Transformation Index (ITA) was applied to measure the conservation state of the landscape. The geological formations found in the basin are Xingu Complex (30%), Utiariti (18%), Crystalline Hill (10%) and Araras (6%). The modelled were the convex forms (36%), sharp forms (20%) and tabular forms (18%); 48% of the units are in wavy relief, where the soils are: Argissolos (52%), Oxisols (6%), Neossolos (40%) and Plinthosols (2%). Of the landscape units, 60% are occupied by livestock, where the ITA evidenced that 30% of the units are poorly degraded, 38% regular, 30% degraded and 2% very degraded. The basin presented diversified landscape, due to several factors such as geographic location and full territorial extension, with the primary environmental modifier agent being livestock, a determinant activity in the expressiveness of the areas of and degraded levels identified.Keywords: Geotechnologies, territorial planning, environmental conservation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gomide, Plínio Henrique Oliveira, Marx Leandro Naves Silva, and Cláudio Roberto Fonsêca Sousa Soares. "Atributos físicos, químicos e biológicos do solo em ambientes de voçorocas no município de Lavras - MG." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 2 (April 2011): 567–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000200026.

Full text
Abstract:
A região Sul de Minas Gerais apresenta grandes áreas comprometidas por erosões do tipo voçoroca, e a avaliação dos atributos do solo nesses ambientes é de extrema importância, pela sua sensibilidade às alterações na qualidade do solo. Os objetivos deste estudo foram avaliar os atributos físicos, químicos e biológicos dos solos e suas relações com a cobertura vegetal ocorrente no interior das voçorocas. O estudo foi realizado em três voçorocas, uma sob Cambissolo Háplico e as outras duas sob Latossolo Vermelho-Amarelo - LVA1 e LVA2, localizadas em Lavras, MG. Diferentes ambientes das voçorocas foram avaliados, compreendendo o leito, o terço médio sem vegetação (TMSV) e o terço médio com vegetação (TMCV), que foram comuns às três voçorocas, bem como outros dois ambientes encontrados na voçoroca sob LVA2: terço médio com eucalipto (TMEucalipto) e terço médio com candeia (Eremanthus incanus) (TMCandeia), além de áreas sob vegetação nativa (VN), próximas de cada voçoroca, adotadas como referência. Entre os atributos físicos, os mais alterados foram volume total de poros (VTP), macro e microporosidade e densidade do solo (Ds). A erosão hídrica provocou decréscimo acentuado na fertilidade do solo, expresso pela redução de Ca2+, Mg2+, K+, P e teores de matéria orgânica, além do acréscimo dos teores de Al3+, H + Al e saturação por Al3+ (m). Entre os atributos biológicos analisados, o C da biomassa microbiana apresentou reduções superiores a 80 % nos ambientes TMSV nas voçorocas sob Cambissolo e LVA1 e leito sob LVA2, em relação às suas respectivas áreas de referência. O qCO2 mostrou-se um índice sensível às alterações do ambiente, e os maiores valores encontrados foram no leito, ocasionados pelo excesso de umidade, e no ambiente TMSV, devido ao baixo teor de matéria orgânica e à ausência de vegetação. O número de esporos de fungos micorrízicos arbusculares apresentou decréscimo superior a 75 % nos ambientes mais degradados. Os resultados evidenciam que os atributos de solo analisados foram sensíveis às alterações nos ambientes de voçorocas e podem servir como indicadores para o monitoramento da dinâmica de ambientes degradados pela erosão hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Báez-Pérez, Ana Laura, Mariela Gómez-Romero, Javier Villegas, Erik De la Barrera, Lorena Carreto-Montoya, and Roberto Lindig-Cisneros. "Inoculación con hongos micorrízicos y fertilización con urea de plantas de Fraxinus uhdei en acrisoles provenientes de sitios degradados." Botanical Sciences 93, no. 3 (September 14, 2015): 501. http://dx.doi.org/10.17129/botsci.207.

Full text
Abstract:
<p class="p1"><span class="s1">En suelos severamente degradados el establecimiento de plantas se dificulta por la ausencia de estructura, de microorganismos del suelo y en muchos casos por las bajas concentraciones de macronutrientes. En estas condiciones, el uso de interacciones con hongos micorrízicos, podría ser una estrategia efectiva para la revegetación y la restauración ecológica. Se realizó un experimento con sustrato obtenido de un sitio severamente erosionado (acrisoles con presencia de cárcavas) en un sistema de mesocosmos, con el objetivo de evaluar el desempeño de <em>Fraxinus uhdei </em>(Wenz.) Lingelsh (fresno) inoculado con los hongos micorrízicos <em>Pisolithus tinctorius </em>y <em>Rhizophagus intraradices</em>, solos o en interacción y en presencia/ausencia de fertilización nitrogenada. Se evaluó la altura, la cobertura de la copa, el diámetro a la altura de la base del tallo y el número de hojas al finalizar el experimento y se cosechó la biomasa. Se prepararon muestras para verificar la micorrización. Los resultados indicaron que la fertilización no tuvo efecto significativo sobre el desarrollo de las plantas pero, afectó negativamente la supervivencia (con urea 67 %, sin urea 90 %). Los mayores valores para las variables de crecimiento y la biomasa aérea siempre correspondieron a las plantas con inoculación dual, y los menores para las plantas control o las inoculadas con <em>P. tinctorius </em>(altura 23.3 cm contra 15.8 cm para <em>P. tinctorius</em>, diámetro a la altura de la base 0.74 cm contra 0.5 para <em>P. tinctorius</em>, el peso seco de las partes aéreas 2.0 g contra 1.0 g del control). Los resultados sugieren que en suelos que presentan condiciones severas de degradación la co-inoculación de plantas adaptadas a condiciones adversas puede ser una estrategia eficiente de revegetación.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Albuquerque, Jackson Adriano, Jeferson Argenton, Cimélio Bayer, Leandro do Prado Wildner, and Márcio Alekssander Granzotto Kuntze. "Relação de atributos do solo com a agregação de um Latossolo Vermelho sob sistemas de preparo e plantas de verão para cobertura do solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 3 (June 2005): 415–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000300012.

Full text
Abstract:
O preparo de solo e as espécies vegetais que compõem o sistema de rotação de culturas têm expressivo efeito na qualidade física do solo, principalmente na estabilidade de agregados. Neste estudo, objetivou-se avaliar a estabilidade dos agregados de um solo cultivado com preparo reduzido (PR) e preparo convencional (PC) com utilização de plantas de cobertura. Dois experimentos foram efetuados em Chapecó (SC), num Latossolo Vermelho distroférrico em PR (1993-1998) e PC (1994-1998), nos quais foram avaliados cinco sistemas de cultura: milho + guandu anão; milho + mucuna cinza; milho + feijão-de-porco; milho + soja preta e milho isolado. O uso do solo degradou suas propriedades físicas, comparativamente ao sistema com mata nativa, reduziu o teor de C orgânico (CO) e a estabilidade dos agregados. As plantas de cobertura de verão aumentaram o teor de CO; entretanto, não modificaram o grau de floculação de argila e a estabilidade de agregados, quando comparadas às do sistema milho isolado. A recuperação de solos degradados por meio do uso de plantas de cobertura foi mais efetiva quando estas foram associadas ao preparo reduzido, evidenciando a importância de sistemas de manejo com baixo revolvimento e alto aporte de resíduos vegetais para aumentar o CO do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alves, Marlene Cristina, Luis Gustavo Akihiro Sanches Suzuki, and Luiz Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki. "Densidade do solo e infiltração de água como indicadores da qualidade física de um Latossolo Vermelho distrófico em recuperação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 4 (August 2007): 617–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000400002.

Full text
Abstract:
A necessidade cada vez maior de alimentos, espaço e condições para sobrevivência faz com que as interferências antrópicas no ambiente sejam cada vez maiores. Solos intensivamente cultivados e de forma inadequada são degradados, assim como a construção de obras civis no meio rural sem atender à legislação pertinente tudo isso tem ocasionado problemas ao meio. Várias técnicas têm sido utilizadas para recuperar esses solos, sendo a principal delas a adição de MO. Contudo, informações sobre tempo para recuperação do solo, influência dos tipos de material orgânico e indicadores das alterações ainda são escassas. Este trabalho objetivou avaliar a recuperação das propriedades de um Latossolo Vermelho distrófico, de onde foi retirado material usado na terraplanagem e nas fundações da usina hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, utilizando-se como indicadores de qualidade física a densidade do solo e a taxa de infiltração de água. A pesquisa foi feita em uma área onde se retirou uma camada de solo de 8,60 m. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e cinco tratamentos: testemunha (solo exposto sem técnicas de recuperação); espécie arbórea gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium Schott); gonçalo-alves + feijão-de-porco (Canavalia ensiformis); gonçalo-alves + nabo forrageiro (Raphanus sativus); e gonçalo-alves + gramínea (Brachiaria decumbens) + lodo de esgoto (60 Mg ha-1). A densidade do solo foi avaliada antes e 356 dias após a implantação dos tratamentos, e a infiltração de água no solo foi determinada 188 dias depois da instalação dos tratamentos. Concluiu-se que ocorrem melhorias na qualidade do solo quando efetuado o seu preparo e a adição de lodo de esgoto e adubos verdes. A densidade do solo e a infiltração de água do solo são bons indicadores na avaliação dessas melhorias. As diferentes fontes de MO adicionadas ao solo e a ação do preparo deste interagem de maneira semelhante na recuperação da sua qualidade, porém a combinação lodo de esgoto mais braquiária proporciona maior altura de planta da espécie gonçalo-alves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Teixeira, Odílio Teles, Marcos Aurélio Lopes, and Uellington Corrêa. "Diagnóstico da produção leiteira do município de Belo Oriente-MG." Agropecuária Técnica 39, no. 2 (October 25, 2018): 173. http://dx.doi.org/10.25066/agrotec.v39i2.35136.

Full text
Abstract:
Objetivou-se caracterizar produtores de leite do município de Belo Oriente, Mesorregião do Vale do Rio Doce, traçando o perfil médio da classe, com base na caracterização das propriedades, das famílias e dos sistemas de produção. Foram selecionados 25 agricultores familiares, no período de junho a agosto de 2015, que trabalhassem com bovinocultura. Foi aplicado, individualmente, o “Formulário de Diagnóstico da Propriedade Leiteira – Planilha EMATER”, abordando as caracterizações do produtor, da propriedade, do rebanho e da produção de leite, adicionados da Planilha “Manejo da Bovinocultura de Leite”, parte do “Diagnóstico da Unidade Produtiva Familiar” (Secretaria de Agricultura Familiar do MDA) sobre o manejo do rebanho. Os resultados foram tabulados em planilha eletrônica, calculando-se a média e o desvio padrão para cada variável. A área média das propriedades foi de 22,87 ha, com predomínio entre 11 a 20 ha (44%). Na ocupação do solo, predominou pastagens formadas (69%) e áreas de reserva (19%); 48% das propriedades possuíam solos degradados. Verificou-se estrutura mínima de instalações com currais sem água, pisos inadequados no local de realização da ordenha das vacas. Concluiu-se que o município de Belo Oriente possui tradição em produção de leite, mas que a atividade não se desenvolveu, necessitando profissionalização e busca por outros mercados, fora dos limites do município, abrangendo as oportunidades oferecidas pela cadeia produtiva do leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Araújo, Ana P. B. de, Raimundo N. T. Costa, Claudivan F. de Lacerda, and Hans R. Gheyi. "Análise econômica do processo de recuperação de um solo sódico no Perímetro Irrigado Curu-Pentecoste, CE." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 4 (April 2011): 377–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000400008.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo analisar, com base nos indicadores de rentabilidade da análise de investimento, a viabilidade econômica do processo de recuperação de um solo sódico no Perímetro Irrigado Curu-Pentecoste-CE. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos de recuperação foram: T0: testemunha; T1: 40 t ha-1 de matéria orgânica (M.O); T2: 20 t ha-1 de gesso; T3: 20 t ha-1 gesso + 40 t ha-1 M.O.; T4: 10 t ha-1 gesso + 20 t ha-1 M.O. A análise dos indicadores de rentabilidade foi realizada de forma "ex-ante" e "ex-post", considerando-se os custos e/ou investimentos na recuperação do solo sódico e instalação futura de um sistema de drenagem subterrânea. O cultivo do feijão-de-corda contribuiu com apenas 12% do processo de recuperação do solo sódico. Do ponto de vista estritamente financeiro e na alternativa da aplicação de um único melhorador, o gesso se apresentou como a alternativa mais atrativa. O processo de recuperação apresentou viabilidade econômica a uma taxa de juros de 12% ao ano, porém, considerando-se que o "payback" foi de nove anos, há a necessidade da criação de uma linha de crédito subsidiada, destinada a agricultores familiares como forma de incorporar, ao processo produtivo, as extensas áreas de solos degradados por sódio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Ana Carolina da, Sebastião Carlos da Silva Rosado, Cenir Teodoro Vieira, and Dulcinéia De Carvalho. "Variação genética entre e dentro de populações de candeia (Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeish)." Ciência Florestal 17, no. 3 (September 30, 2007): 271. http://dx.doi.org/10.5902/198050981959.

Full text
Abstract:
Entre as espécies indicadas para a restauração da vegetação arbórea em sítios degradados no sul de Minas Gerais, destaca-se a candeia (Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeish), que ocorre naturalmente em solos pobres e pedregosos, além de possuir atributos relativos à durabilidade natural da madeira e à qualidade de óleo essencial para uso na farmacologia. O sucesso da recuperação dessas áreas está relacionado com a rapidez com que a vegetação é restabelecida. Assim, a busca de genótipos superiores e adaptados, que possam rapidamente recolonizar a área, é de grande importância econômica e ambiental. Neste estudo, foram coletadas sementes de polinização livre de 27 matrizes em duas populações de candeia distintas, São Tomé das Letras e Carrancas, localizadas no Estado de Minas Gerais. Após a germinação, as mudas foram repicadas para tubetes e arranjadas em blocos casualizados completos, com três repetições. Três meses após a repicagem, foi avaliada a variação entre e dentro das populações. Verificou-se, pela análise de variância, que existem diferenças significativas entre e dentro de populações para o caráter diâmetro do caule. As variações entre as progênies foram significativas dentro da população de São Tomé das Letras para o diâmetro, e, dentro da população de Carrancas, para o caráter altura total das mudas. Porém, para a seleção de genótipos, é necessário maior tempo de avaliação, visto que grande parte da variação apresentada na fase de mudas pode ser decorrente do efeito materno, o qual não é transmitido para a geração seguinte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography