To see the other types of publications on this topic, follow the link: Subjetividade poética relação.

Journal articles on the topic 'Subjetividade poética relação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 47 journal articles for your research on the topic 'Subjetividade poética relação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

PAULA, Felipe Oliveira de. "LEITURA DE POESIA: “PAISAGENS COM CUPIM”, DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO." Revista Texto Poético 12, no. 20 (2016): 189. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2016n20a340.

Full text
Abstract:
Inicialmente, o que pode definir um texto como poesia é a forte marca de subjetividade. Ocorre que a subjetividade expressa no poema deve ser pensada a partir de sua especificidade e pela sua dinâmica na própria forma do texto. Nessa perspectiva, proponho interpretar o poema “Paisagens com cupim”, de João Cabral de Melo Neto, na trilha do pensamento de Theodor Adorno (2003) de que quanto mais escondida estiver a relação cristalizada entre o eu e a sociedade, mais bem acabado esteticamente é o poema. A forma poética capta melhor um movimento histórico no momento em que menos se preocupa em expo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Almeida Rocha, Wesley Thales. "Dentro da cidade nua e veloz: a criação poética em meio às tensões do espaço urbano, na obra de Ferreira Gullar." Revista Texto Poético 16, no. 31 (2020): 149. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2020n31a722.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o fazer poético em meio às tensões da vida urbana, na obra lírica de Ferreira Gullar. A cidade, especialmente a rua, apresenta-se, nessa poesia, como espaço primordial da experiência poética e da política. Vagando pela cidade à procura de um outro, que pode ser a própria poesia, o sujeito lírico se depara com os signos do capitalismo a ameaçarem a sua subjetividade e a sua relação com o outro. O poema apresenta, então, uma forte carga crítica, com a expressão da experiência subjetiva e intersubjetiva vincada junto à complexa teia social que caracteriza a polis moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Priscila Viana, and Elis De Araújo Miranda. "Mario Quintana e a cidade de Porto Alegre/RS: Diálogos entre geografia e literatura." ENTRE-LUGAR 8, no. 15 (2017): 25–37. http://dx.doi.org/10.30612/el.v8i15.7244.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a análise da relação entre geografia e literatura expressa na obra do poeta Mario Quintana no livro A vaca e o hipogrifo (1983). Os poemas selecionados são considerados aqui como poéticas assumidamente espaciais (ALVES, 2009, p. 206). A relação entre a geografia e a literatura é profícua desde os primórdios da tradição geográfica. Todavia, são análises recentes que abordam essa temática ao propor um resgate desse diálogo rejeitado metodologicamente ao longo da história do pensamento geográfico. A corrente denominada Geografia Humanista valoriza as geografias marginalizada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Carla Andrea. "Uma poética da corporeidade: relações entre destituição subjetiva, o Real do corpo e da cena." Conceição/Conception 3, no. 1 (2014): 28. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v3i1.8647691.

Full text
Abstract:
Este artigo articula os conceitos de corpo, pulsão e imagem, mobilizados pela teoria psicanalítica, com a noção de acontecimento e Real. O que proponho aqui é uma reflexão que se sustenta numa zona intersticial marcada por experiências-limites no tocante à relação entre subjetividade e corporeidade, para delimitar o que passei a chamar de experiências de borda referentes ao corpo e a assunção do Real no espaço da criação e da cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alós, Anselmo Peres. "Narrativas da sexualidade: pressupostos para uma poética queer." Revista Estudos Feministas 18, no. 3 (2010): 837–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2010000300011.

Full text
Abstract:
A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronomativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das feminilidades. A partir de uma retomada dos princípios da narratologia, investiga-se de que forma (ou formas) o texto narrativo configura-se como espaço de negociação de uma perspectiva queer sobre a nacionalidade, a sexualidade e o gênero na enunciação. Nesse se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Wesley Thales de Almeida. "As agonias do poema." Remate de Males 39, no. 1 (2019): 337–62. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654002.

Full text
Abstract:
Para manifestar as dualidades e os contrastes que marcam sua subjetividade e sua visão de mundo, Murilo Mendes realiza a sua poesia a partir de certos procedimentos e recursos configuradores de uma poética agônica. Ele faz vibrar na linguagem e na organização do verso o senso de tensão e de desarticulação que marca a experiência existencial e histórica em expressão no poema. Este texto aborda procedimentos artísticos recorrentemente empregados pelo poeta na realização dessa poética, bem como a relação entre esses recursos estilísticos e correntes da arte moderna: no que diz respeito ao verso,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Daniel. "O GRAU ZERO DO CORPO: UMA SUGESTÃO DE ESCRITURA QUEER." Revista Ambivalências 4, no. 8 (2017): 185. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v4n8p185-212.

Full text
Abstract:
Este artigo dialoga com uma pesquisa teórico-prática, que tem o corpo como objeto fundamentado por questões de gênero, transculturação, política, dramaturgia e artivismo; associados às noções sobre as masculinidades do cabra macho nordestino e o dançarino flamenco. Sustento, a partir disso, como objetivo, uma ideia de corpo transcultulrado como possibilidade de pensar o grau zero do corpo em uma sugestão de escritura, inicialmente chamada de escritura queer. Esta sugestão emerge da observação de como o corpo, local de acontecimento dos eventos dos textos discutidos, está diretamente implicado:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Siqueira Ferreira de Souza, Carlos Eduardo, and Annita Costa Malufe. "A Vertigem das Sensações em “É o silêncio...”, de Pedro Kilkerry." Revista da Anpoll 1, no. 50 (2019): 20–27. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i50.1317.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma leitura do poema “É o silêncio...”, de Pedro Kilkerry, com o objetivo de enfocar a questão do processo de criação poética aí presente, não somente enquanto tema, mas sobretudo enquanto a própria dinâmica encarnada na escrita. Para tanto, parte-se do conceito de bloco de sensação (afectos e perceptos), proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, em relação com os conceitos de território e desterritorialização, dos mesmos filósofos, no intuito de compreender o movimento de criação que se materializa no poema. A partir de uma releitura de Kilkerry, busca-se testar a hipótese
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Tiago Barbosa da. "ELIZABETH BISHOP, ARMÁRIO E GOZO: DINÂMICAS DO EROTISMO." Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura 35 (May 20, 2021): 161–75. http://dx.doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15697.

Full text
Abstract:
Em carta e nos poemas O banho de xampu e Canção do tempo das chuvas, Elizabeth Bishop (2006, 2011 e 2012) representa Key West, na Flórida, e a Casa de Samambaia, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, retratando-os como lugares de maior acolhimento para sua subjetividade e sexualidade. Nesses textos, a poeta revela um jogo erótico com o lugar, dinamizado pelo soterramento de sua intimidade em descrições, aparentemente, neutras da realidade. Essa dinâmica sugere há existência de um jogo libidinal entre a insinuação de um segredo e, ao mesmo tempo, a manutenção de seu sigilo. Dona de uma poética do a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ricieri, Francine Fernandes Weiss. "Duas execuções musicais." Revista Diadorim 22, no. 1 (2020): 384–408. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a32018.

Full text
Abstract:
Dois poemas longos (que têm em comum a encenação de duas execuções musicais) colocam em discussão aspectos teóricos da constituição da categoria “sujeito lírico” em sua relação com o conceito de “endereçamento”. A consideração da experiência poética como resistente à representação e voltada para o que Rancière pensou como “partilha do sensível”, leva, também à exploração das formas de estabelecimento de um ritmo por meio do qual cada um dos poemas presentifica as execuções referidas. Reportando-se a reflexões de Rogério Chociay sobre a complexidade dos suportes rítmicos em poesia, de Mary Ann
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mendes, Bruno Moretti Falcão. "O caráter específico do romance em Teoria do Romance de György Lukács e a liberdade em Schiller." Revista Limiar 3, no. 5 (2019): 173–92. http://dx.doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9250.

Full text
Abstract:
No presente artigo, tendo como centralidade a discussão acerca de TdR, de György Lukács, buscar-se-á apresentar Schiller como uma via de acesso e leitura aos aspectos fundamentais da autonomia e finalidade interna da obra ressaltados na estética de juventude de Lukács, apropriados aqui com o objetivo de convergir em torno de uma melhor formulação acerca da problemática do romance e o seu caráter qualitativamente único em sua relação com a época histórica, a virilidade madura do romance. Situando de modo histórico-filosófico a problemática das formas, tem-se a virilidade madura do romance enqua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Amorim, Moisés Carlos, and Diego Pinto Sousa. "António Nobre: entre a Solidão Essencial e a Solidão Povoada." Revista Letras Raras 9, no. 3 (2020): 192. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1718.

Full text
Abstract:
A solidão coloca-se diante do humano como um paradoxo. Ao passo que originária e constitutiva (Heiddeger) e, por isso, inescapável – para o ser humano – em sua sociabilidade, a solidão pode configurar-se como temível e que faz adoecer. Entre estes extremos encontra-se uma visão dual concebida nos conceitos de Solidão e Solitude (Tillich), parte negativa e positiva da solidão, respectivamente. Neste artigo, refletimos a questão da solidão a partir do farol da literatura. Em especial a obra Só de António Nobre, publicada no fim do século XIX. Auxiliada por Bakhtin, Blanchot, Volochínov e Rilke,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Borsato, Fabiane Renata, and Lysllaynne Prysccylla Tavela. "Duas faces do amor em A Paixão Medida, de Carlos Drummond de Andrade / Two Faces of Love in A Paixão Medida, by Carlos Drummond de Andrade." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 28, no. 3 (2019): 239. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.3.239-258.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo analisa dois poemas da obra A Paixão Medida (1980) para compreensão de duas faces do amor presentes na poética de Carlos Drummond de Andrade, sendo uma delas o amor comercializável do poema “A festa do mangue” e a outra o amor epifânico, presente no poema “Nascer de novo”. Para isso, serão descritos e analisados os modos de instauração das vozes dos poemas, ora pautados na objetividade, ora na intensa subjetividade da primeira pessoa; as gradações e regularidades rítmicas; a relação entre princípio identitário e epifania; o amor como concepção simpática das coisas e da alterid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Ellen Margareth Ribeiro. "MANOEL DE BARROS E OSWALD DE ANDRADE: PERFORMANCES SUBJETIVAS EM DIÁLOGO." Movendo Ideias 25, no. 1 (2020): 51. http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v25n1-1880.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva discutir a subjetividade lírica nas poesias modernas de Manoel de Barros e Oswald de Andrade, aproximadas pela relação sujeito lírico e sujeito empírico que se dá por meio da tensão ambígua entre o ficcional e o autobiográfico. Essa conexão é disfarçada pelas máscaras do fingimento poético, culminando no retorno do sujeito performando subjetividades como outros eus. Como aporte teórico, serão considerados os estudos de G. W. Friedrich Hegel, Hugo Friedrich, Michael Hamburger, Arthur Rimbaud, Maria Esther Maciel e Fabíola Padilha, os quais fundamentarão os argumentos aqui a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Médes, Marcelo Augusto Nery. "A poética da fluidez e as subjetividades líquidas." Em Tese 17, no. 2 (2011): 61. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.17.2.61-80.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os romances O paciente inglês, de Michael Ondaatje, e<br />O deus das pequenas coisas, de Arundhati Roy, em seus questionamentos de<br />identidade nacional e de gênero e teoriza uma “poética da fluidez” por meio<br />de um trabalho comparado com relação à linguagem e às imagens<br />associadas a líquidos e fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Sá, Jussara Bittencourt, Marlene Rodrigues Brandolt, and Mayara Gonçalves De Paulo. "O lirismo poético em obras de autoras brasileiras do século XIX ao século XXI." Revista Memorare 5, no. 3 (2018): 66. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v5e3201866-81.

Full text
Abstract:
Analisar o modo como escritoras brasileiras, entre os séculos XIX e XXI, descrevem a identidade do eu lírico na relação com a poesia constitui o objetivo do presente artigo. As autoras adotam a essência da poesia para, na imersão da solidão, avaliarem a trajetória das próprias construções atravessadas pelos laços identitários. Numa sequência encadeada de palavras e ritmo, a poesia materializa-se em poemas de Ana Eurídice Eufrosina de Barandas, Nísia Floresta, Marina Colasanti, Elisabeth Veiga e Lígia Dabul como referencial estético para minimizar a indiferença que o estado lírico enfrenta com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Alves, Ida. "EM TORNO DA PAISAGEM: LITERATURA E GEOGRAFIA EM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR." Revista da Anpoll 1, no. 35 (2013): 181–202. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i35.650.

Full text
Abstract:
desenvolve-se reflexão sobre a relação literatura e paisagem, a partir de fundamentação teórico-crítica que aborda a paisagem como construção cultural capaz de expressar de maneira questionadora a relação entre sujeito, mundo e palavra. A presença da paisagem em alguma produção poética de língua portuguesa pós-70 do século XX e a configuração de uma geografia lírica literária produzida por subjetividades em tensão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, Ida. "A Literatura é uma Geografia?" Revista Geografia, Literatura e Arte 1, no. 2 (2018): 20–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2018.140269.

Full text
Abstract:
Desenvolve-se reflexão sobre a relação literatura e paisagem, a partir de fundamentação teórico-crítica que aborda a paisagem como construção cultural capaz de expressar de maneira questionadora a relação entre sujeito, mundo e palavra. A presença da paisagem em alguma produção poética de língua portuguesa pós-70 do século XX e a configuração de uma geografia lírica urbana produzida por subjetividades em tensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sales, Paulo Alberto da Silva. "Espaços urbanos em trânsito na poesia de Antonio Cicero." Letrônica 14, no. 1 (2021): e37893. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2021.1.37893.

Full text
Abstract:
A poesia brasileira contemporânea, sobretudo aquela produzida desde a década de 1980, tem apresentado relações diretas entre as paisagens citadinas e a subjetividade. Em poéticas assumidamente espaciais, o sujeito lírico é confrontado com novas experiências urbanas que ampliaram sua percepção de mundo na observância dos gestos que marcam o cotidiano. Nessas revelações, a poesia passa a investir na primeira pessoa endereçada ao promover a expansão da noção de sujeito lírico que, por sua vez, passa a se identificar com espaços e imagens visuais. Essas associações criam um sujeito fora de si que,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Aguiar, Renata. "Ykamyabas: poéticas de um corpo-território." REVISTA POIÉSIS 22, no. 37 (2021): 41–62. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47234.

Full text
Abstract:
O presente artigo percorre o corpo-território de rios e terras de uma Amazônia vivida e imaginada, lugar de origem e afeto que, contando as histórias das Ykamyabas – tribo de mulheres sem maridos que viviam na região do baixo amazonas –, colhe os vestígios deixados por seu imaginário mítico na relação arquetípica da mulher selvagem em narrativas que chegam principalmente pela oralidade, de modos de vida que subvertem a cisão do mundo operada pelos dualismos cultura/natureza, masculino/feminino, corpo/mente. Para articular cenas e, a partir da fotografia, reconstruir realidades, em um conhecime
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Aline Cristina da. "Subjetividade e dualismo homem-animal em The Jaguar, de Ted Hughes." Revista X 16, no. 3 (2021): 928. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79285.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou traçar um paralelo e estabelecer uma conversa entre os dualismos de homem e animal. Para que esta discussão se articulasse dentro do campo literário, escolhemos como objeto de pesquisa o poema The Jaguar (1957), de Ted Hughes. Iniciamos nossa discussão passando pelos princípios narrativos poéticos e estabelecemos uma conexão entre os estudos de Descartes e Heidegger, filósofos que discutem os animais e a animalidade. Para além disso, discutimos a historicidade do autor e analisamos o poema de Hughes a partir da perspectiva do olhar e do aprisionamento animal e a relação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, José Carlos Malafaia, and Rosamaria Rodrigues Garcia. "Narrativas de vida de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos: o olhar das peças poéticas." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e583101119919. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19919.

Full text
Abstract:
Introdução: dor total em cuidados paliativos implica atenção às dimensões biopsicossocial e espiritual de cada um. A dor de alguém com câncer transcende sua dor física. Conhecer alguém além da sua moléstia, iluminando suas subjetividades, pode tonificar condutas mais humanizadas e favorecer uma relação médico-paciente que se beneficiará com o aguçamento da empatia pelo médico. Objetivo: apresentar peças poéticas sobre os aspectos mais valiosos da vida de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos, baseadas em narrativas de vida. Método: estudo qualitativo, prospectivo, exploratório, pautado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chauvin, Jean Pierre. "Elocução de proa: o Diário da navegação (1769-1771) de Teotônio José Juzarte." Artcultura 21, no. 39 (2019): 205–22. http://dx.doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52036.

Full text
Abstract:
Neste artigo, examina-se o Diário da navegação, escrito pelo sargento-mor Teotônio José Juzarte no final do século XVIII. Orientado por preceitos de retórica e poética, pretende-se aproximar o leitor da mentalidade concebida pela coroa portuguesa, durante o reinado de Dom José I. Na análise, discute-se o lugar da narrativa de viagem, compreendida aqui como gênero próximo da épica, o que pressupõe ler o relato para além dos critérios anacrônicos de originalidade, marcas de subjetividade e autoria. Para isso, resgatam-se os vínculos entre a História (segundo a concepção de Heródoto) e a Retórica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pessoa, Nicollas Ranieri De Moraes. "Ricardo Domeneck e a reivindicação do lirismo." Revista do Sell 8, no. 2 (2019): 441. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v8i2.4157.

Full text
Abstract:
Ricardo Domeneck frequentemente associa seu trabalho poético à tradição lírica. Sublinhar o lirismo, nesse caso, tem um sentido crítico e estabelece, principalmente, um contraste em relação às tendências mais objetivas da poesia brasileira, que foram formuladas a partir de uma determinada leitura da poesia e do discurso crítico de João Cabral de Melo Neto. Partindo de textos ensaísticos de Ricardo Domeneck e do livro a cadela sem Logos, o presente trabalho pretende investigar a concepção de lirismo que está em jogo. Nesse sentido, a discussão convoca oposições como interioridade e exterioridad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva Filho, Antônio Vieira da. "Hegel e o jovem Lukács: da consonância estética à dissonância política." Kriterion: Revista de Filosofia 55, no. 129 (2014): 9–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2014000100001.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e a experiência da fragmentação e da consolidação da subjetividade lírica que a modernidade traz consigo. Não
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alves, Izandra, and Bruna Souza. "O Slam como representação de literatura marginal e manifestação cultural na escola." Travessias 14, no. 2 (2020): 233–50. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i2.24819.

Full text
Abstract:
Em seus pouco mais de 30 anos de existência, o slam tem se apresentado como uma prática de poesia extremamente democrática, um local aberto às mais variadas manifestações culturais e palco para aqueles que buscam se expressar livremente. Essa prática iniciou em grandes centros urbanos e mantêm-se em meio a praças e parques, de forma muitas vezes marginalizada, logo, nem sempre é possível que essas experiências sejam transformadas em dados estatísticos e números. Devido a seu caráter multifacetado e fluído, a maior parte desses registros se encontram através de narrativas dos participantes ou g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Garcia, Joe. "Apresentação Dossiê Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior." EccoS – Revista Científica, no. 55 (December 16, 2020): e18869. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n55.18869.

Full text
Abstract:
Este Dossiê Temático apresenta um conjunto de pesquisas sobre avaliação da aprendizagem na Educação Superior, um tema certamente relevante, sobretudo em tempos de pandemia, cuja investigação, em diversos países, segue avançando neste século. Os textos aqui publicados formam um quadro interessante de questões, que interessam e indagam os professores que atuam na Educação Superior. De um lado, análises sobre desafios encontrados no cotidiano das práticas pedagógicas universitárias, que invariavelmente exigem reflexões e adaptações dos professores, muitas vezes em contextos complexos, como é o ca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pires, Eloiza Gurgel. "A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação." Educação e Pesquisa 36, no. 1 (2010): 281–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022010000100006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho relaciona os campos da comunicação e da educação a partir de uma reflexão sobre a experiência audiovisual no contexto dos espaços educativos. Aponta-se a transversalidade das mídias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico em que vivemos e seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas práticas atuais dos espaços de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsídios para aprofundar algumas questões relacionadas ao discu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Abufhele Meza, Paulina, and Santiago Diaz. "TODA DANZA VALE." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (2020): 34–67. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.66560.

Full text
Abstract:
Resumen:
 El presente texto propone un ejercicio poético-político de exploración que tiene como objetivo discutir la noción del valor de la danza. En cinco apartados, exponemos una serie de planteamientos, conceptos, preguntas y vivencias personales relativas a las condiciones de existencia sensible, memoria y perdurabilidad de la danza. Situamos estos aspectos en relación a los mecanismos de producción, valoración y marginación de la danza, y sus implicaciones corporales, políticas y sensibles, tanto en nosotrxs, como en quienes participan indirectamente en la construcción de este relato
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Casale, Marta N. R. "La imagen faltante, de Rithy Panh, testigo y cineasta. El genocidio en primera persona." Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, no. 77 (September 17, 2019): 119–31. http://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi77.1014.

Full text
Abstract:
Desde hace más de una década el director camboyano viene abordando el tema del genocidio en su país durante la Kampuchea Democrática (1975-1979) en distintos films documentales, siempre con el ánimo de registrar las atrocidades del régimen. En todas las realizaciones anteriores a La imagen faltante (2013), film en el que haremos foco en esta ponencia, tal abordaje se efectúa tomando distancia frente a los acontecimientos relatados, acontecimientos de los que, sin embargo, el director Rithy Panh formó parte directamente, ya que él y su familia estuvieron en campos de trabajo forzado, siendo él
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves, Nilda Guimarães, Marcio Caetano, and Maria Da Conceição Silva Soares. "IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 37, no. 2 (2020): 04–07. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v0i0.11625.

Full text
Abstract:
Como existem imagens que são capazes de construir histórias também existem aquelas histórias motivadas a partir dos modos como as imagens foram produzidas ou nos atravessaram de sentidos. Ainda que aparentemente tautológico, o trocadilho produzido na primeira frase expõe questões conceituais aos estudos das imagens. Vários(as) autores(as), a exemplo de Jacques Rancière (2012), nos chamam a atenção para a compreensão de que a imagem seja entendida em sua expressão de alteridade. Esse percurso daria conta de evitar a simplicidade da visualidade e, com isso, a ideia de produção de representações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Tavares, Valéria Alves Correia, and Roberto Abdala Junior. "A linguagem poética lourenciana e sua relação com outras artes." Revista Desenredo 16, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v16i1.8538.

Full text
Abstract:
As transformações ocorridas na maneira de se interpretar uma obra contribuem para a performance do leitor, do poeta e da própria linguagem poética. Recorrendo aos escritos de Bakhtin (1998), Benjamin (1994), Compagnon (2001), Hamburger (1975) e Zumthor (2010) intenta-se mostrar, neste artigo , como a relação da poesia com as outras artes estão inseridas nos versos de Edival Lourenço . Pretende-se ainda, pensar a poesia contemporânea e em como ela pode introduzir uma nova constituição do sujeito lírico estabelecido pela linguagem poética inter-relacionada com outras artes. O recorte da subjetiv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

YOKOZAWA, Solange Fiuza Cardoso. "GEOGRAFIA ÍNTIMA DAS COISAS: A POESIA DE MICHELINY VERUNSCHK." Revista Texto Poético 6, no. 9 (2010). http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2010n9a49.

Full text
Abstract:
Propõe-se examinar a poética das coisas no livro Geografia íntima do deserto, de Micheliny Verunschk, procurando evidenciar a relação dessa poética com uma tradição lírica moderna que remonta a, entre outros, Francis Ponge e João Cabral de Melo Neto. Intenta-se acompanhar como se configura a intimidade nessa poesia que parece negá-la ao se voltar para o exterior. Para tanto, serão lidos alguns poemas exemplares de Geografia íntima do deserto. Antes disso, far-se-á um percurso por teorias da lírica, de Hegel a pensadores modernos e contemporâneos, para refletir sobre a subjetividade, seu supost
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

FLORES JR., Wilson José. "Fragmentos de uma subjetividade poética: três poemas de amor de Libertinagem, de Manuel Bandeira." Revista Texto Poético 3, no. 4 (2014). http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2007n4a171.

Full text
Abstract:
O livro Libertinagem ocupa sabidamente lugar de destaque na obra de Manuel Bandeira. Entre os procedimentos característicos à arte moderna presentes no livro, destaca-se a auto-referencialidade. Neste trabalho, são analisados alguns pontos de articulação entre os poemas “Porquinho-da-índia”, “Teresa” e “Madrigal tão engraçadinho”. A inter-relação entre o discurso amoroso e a perda do objeto amado, nesses poemas, afigura-se como uma possibilidade de exploração do espaço ocupado pelo sujeito poético, permitindo discutir alguns dos sentidos que memória e infância adquirem nesse que é o momento de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Andrade, Marta Mega de. "Tempo, história e subjetividade em uma abordagem “atópica” das teses de Walter Benjamin em seu ensaio Sobre o conceito de história." História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 12, no. 29 (2019). http://dx.doi.org/10.15848/hh.v12i29.1374.

Full text
Abstract:
Neste artigo, busca-se refletir acerca dos problemas do tempo e da subjetividade na produção de conhecimento histórico. A abordagem escolhida é profundamente inspirada no pensamento de Giorgio Agamben e parte da citação da relação entre história e poesia no trecho 1451 (a, b) da Poética de Aristóteles. O trecho procura estabelecer uma diferença entre história e poesia, que é discutida aqui com referência a três dimensões míticas da temporalidade grega — aiôn, chrónos, kairós — com o objetivo de caracterizar esboços de uma concepção de tempo diferente da nossa e para a qual se propõe aqui a ima
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mendes Júnior, Simião, and Flávio Pereira Camargo. "O SER DESCONTÍNUO E O DESEJO HOMOERÓTICO EM CONTOS DE ANTONIO DE PÁDUA." fólio - Revista de Letras 9, no. 1 (2018). http://dx.doi.org/10.22481/folio.v9i1.3254.

Full text
Abstract:
Antonio de Pádua Dias da Silva em sua primeira obra de contos Sobre rapazes e homens, de 2006, explora, através de seus personagens, questões relacionadas à subjetividade e à identidade gay, como a carência afetiva e sexual, através de uma narrativa carregada de sensibilidade poética e visceral. Esse artigo procura discutir e identificar como se manifesta o desejo homoerótico destes personagens, demonstrando a relação intrínseca entre o desejo inquietante com a descontinuidade do ser, que muitas vezes levam os sujeitos gays a situações de injúria, abjeção e solidão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mariano Rosa, Olliver. "AS VOZES DE DENTRO DA POESIA CABRALINA." Revista Letras 102 (March 9, 2021). http://dx.doi.org/10.5380/rel.v102i0.72109.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo, tratamos da relação entre a performance vocal e a poesia de João Cabral de Melo Neto. A obra desse poeta é normalmente dividida em duas vertentes: uma de poesia reflexiva, destinada à leitura individual, e outra, de poesia comunicativa, afeita à leitura em voz alta. Reconsideramos essa separação com base na reflexão sobre as possibilidades de comunicação do texto poético por meio de sua execução vocal, ou vocalização. Para isso, discutimos, primeiramente, a configuração das vozes nas publicações que compõem a coletânea Morte e vida severina e outros poemas em voz alta. De
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Tiago Kramer de. "ENTRE O FáSICO E O POÉTICO: Considerações sobre a questão do espaço na historiografia contemporá¢nea." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 8, no. 11 (2011). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v8i11.79.

Full text
Abstract:
Nosso objetivo neste artigo é fazer uma reflexão sobre a questão do espaço na historiografiacontemporá¢nea a partir da percepção da narratividade da história e das relações que os historiadorespassaram a estabelecer com a filosofia e a crá­tica literária para analisar a relação entre tempo e espaço. Noentanto, defendemos que, apesar da perspectiva fenomenológica e poética do espaço, é possá­vel apreenderaspectos da realidade a qual os documentos fazem referência, levando em conta a subjetividade e asrelações de poder presentes na documentação. Para tanto, tecemos algumas observações sobre docu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barbosa, Márcia Helena Saldanha. "Identidade e alteridade: o jogo do amor e da poesia em Vinicius de Moraes." Revista Desenredo 12, no. 1 (2016). http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v12i1.5884.

Full text
Abstract:
Este artigo procede à análise da obra poética de Vinicius de Moraes, a fim de mostrar que, na obra desse autor, a questão da identidade e da alteridade está imbricada com a temática do amor. A perda de si, desencadeada no sujeito pelo amor, é que dá acesso a uma experiência ainda mais radical de alteridade: a despersonalização do eu na linguagem, na poesia. O fato de que o amor, em sua presença ou ausência, é a via encontrada pelo eu lírico para constituir-se como poeta fica evidenciado pelo modo como os poemas examinados encenam a relação que o sujeito estabelece não apenas com a amada, mas t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Alós, Anselmo Peres. "Narrativização e subversão sexual: considerações em torno de Puig, Abreu e Bayly." Gragoatá 15, no. 28 (2010). http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33096.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo a realização de uma análise contrastiva de três romances representa­tivos da problematização da identidade homosse­xual masculina no continente latino-americano: El beso de la mujer araña (Argentina, 1976), de Manuel Puig; Onde andará Dulce Veiga? (Brasil, 1990), de Caio Fernando Abreu e No se lo digas a nadie (Peru, 1994), de Jaime Bayly. A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronomativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência basead
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fernandes, Paulo Emílio De Paiva Bonillo, and Andre De Paiva Bonillo Fernandes. "Por uma filosofia do presente: em torno da pandemia, da reificação do tempo e de uma utopia do tempo que vem." Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia 10, no. 1 (2021). http://dx.doi.org/10.12957/ek.2021.56747.

Full text
Abstract:
Ao longo dos últimos cinco anos, rematados pela pandemia causada pela covid-19, vem se impondo de modo ineludível o cunho que marca a condição geral da civilização ocidental globalizada: a exaustão, o esgotamento – não só dos recursos naturais, mas também dos psíquicos. Antes de mais nada, o ano de 2020 representa o fastígio de uma crise da pólis, não da phýsis. Cumpre, aqui, focalizar as implicações que a crise da covid-19 faculta à experiência do tempo vivido. Para tanto, propõe-se investigar a relação de subordinação entre as categorias do trabalho e do tempo que se dá no interior do capita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Souza, Ágnes Christiane de. "Representações do sujeito poético lésbico." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 61 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018613.

Full text
Abstract:
Resumo Ao escrever “Heterossexualidade compulsória e existência lésbica”, a feminista radical e ativista lésbica Adrienne Rich pontua, entre tantas colocações pertinentes, a presença da marca da dupla subjetividade no corpo político da mulher lésbica. Ela é uma mulher, sujeito menor diante de uma sociedade patriarcal e misógina, e ela é lésbica em uma sociedade que, além do que já foi posto, é lesbofóbica e fetichista. Passa-se o tempo e a poeta lésbica Angélica Freitas nos/se pergunta: “para que serve um útero quando não se faz filhos?”. Em consonância, a poeta carioca Simone Brantes dá a voz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Giacomolli, Dóris Helena Soares da Silva, and Antônio Carlos Mousquer. "Manoel de Barros - A paisagem e a linguagem." Literatura e Autoritarismo, no. 30 (December 31, 2017). http://dx.doi.org/10.5902/1679849x29804.

Full text
Abstract:
Nesta leitura da obra de Manoel de Barros, onde se sobressai a paisagem do pantanal mato-grossense, tentaremos identificar a relação que existe em seu trabalho, e sua apreensão dessa paisagem por uma nova combinação de palavras e figuras de linguagem. num intentar não somente de representar o sujeito-lírico interior, mas que o percebe, por fim, derramar-se na paisagem; “liquefazejar-se”, num trabalho poético que é mais a fixação de uma nova imagem do que o poeta vê que propriamente uma descrição dessa paisagem. Realçaremos, especialmente, o diálogo dos seus textos com as palavras, buscando con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sabiá, Ana Paula. "A fotografia autoral como tradução de memórias e afecções subjetivas em diálogos compartilhados nas ações educativas no espaço cultural." REVISTA APOTHEKE 6, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.5965/24471267612020011.

Full text
Abstract:
O presente ensaio apresenta parte da série fotográfica autoral intitulada “Do porão ao sótão” na qual busco traduzir e criar em imagens, memórias e devaneios poéticos a partir de referências na literatura de Clarice Lispector e Gaston Bachelard. Exploro a relação entre a casa e o corpo como simbolismos, subjetividades e coletividades a partir de justaposições que tramam arte, psicanálise e fenomenologia. A série, em questão, foi exposta em 2019 à públicos variados, de modo que as ações educativas propostas no espaço cultural também foram diversas. Para visibilizar alguns daqueles diálogos foto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Farias, Camila Mota. "“Antes de dançar o Coco era como estar no mundo, mas não existir”: experiências dançantes de mulheres em contextos de políticas públicas culturais no Cariri Cearense." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 5, no. 5 (2019). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1445.

Full text
Abstract:
Objetivamos investigar a experiência dançante de mulheres brincantes de Coco no Cariri cearense, em um contexto marcado por políticas públicas culturais, compreendendo a relação existente entre o Estado, organizações não governamentais e os saberes/fazeres populares. A dança do Coco é uma prática de origem afro-indígena encontrada no nordeste brasileiro, no Ceará destaca-se como dança de homens pescadores. Todavia, o espaço escolhido para estudo localiza-se no sertão, no qual esta dança é produzida, sobretudo, por mulheres agricultoras que assumem os papéis de dançadeiras e de mestras. Identif
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Puelles, Luis. "Presentación." Contrastes. Revista Internacional de Filosofía 21, no. 3 (2017). http://dx.doi.org/10.24310/contrastescontrastes.v21i3.2425.

Full text
Abstract:
Podríamos iniciar estas líneas de acercamiento al problema, poliédrico y espejeante, que los autores aquí reunidos han sabido tratar acudiendo a la arquelogía de cierto vértigo de la conciencia sobre el que se constituye la subjetividad moderna. Para ello, cabría acudir al primer gran umbral de pérdida del equilibrio, para encontrarnos con la desfundamentación renacentista de la idea de cosmos. Nuestro relato, en tal caso, tendría su origen en la disolución del mundo en las cosas, de los universales en los particulares, de la metafísica en la antropognosis. También sería posible alcanzar a Des
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Campos Martín, Natalia María. "Traducción, historia y turismo: relatos de viajeros por la España del siglo XIX. Alexandre Laborde y su Voyage pittoresque (1806), vertido a la lengua castellana por Juan Fernández de Rojas en 1807." Onomázein Revista de lingüística filología y traducción, NE7 (November 2020). http://dx.doi.org/10.7764/onomazein.ne7.14.

Full text
Abstract:
En este trabajo se analiza la relación entre la literatura de viajes, el lenguaje relacionado con el turismo que se encuentra en un relato de viajes de principios del siglo XIX y la traducción. Este tipo de textos se puede considerar como un género híbrido que baila entre la literatura y la historia como fuente de estudio del turismo. Desde una perspectiva traductológica, este tipo de documentos brinda aportes interesantes para el estudio del turismo como fenómeno de la realidad moderna en donde confluyen historia, literatura y traducción, teniendo en cuenta que los libros de viaje son un comp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!