Academic literature on the topic 'Substância negra'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Substância negra.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Substância negra"

1

Costa, Maria do Desterro Leiros da, Lílian Regina Gonçalves, Egberto Reis Barbosa, and Luiz Alberto Bacheschi. "Alterações de neuroimagem no parkinsonismo: estudo de cinco casos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 2B (2003): 381–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000300011.

Full text
Abstract:
Apresentamos 5 casos de parkinsonismo nos quais as imagens de ressonância magnética (RM) mostram alterações em estruturas do circuito dos núcleos da base (NB). Foram estudados 5 pacientes: 3 do sexo masculino e 2 do feminino nos quais as manifestações clínicas tiveram início nas faixas estárias de 5 a 52 anos. Os exames de RM foram realizados com equipamento de 1.5T. As imagens nas sequências em T2 evidenciaram hipersinal bilateral e simétrico nas seguintes topografias: exclusivamente na substância negra (3 casos), exclusivamente no globo pálido (1 caso) e envolvendo simultaneamente a substância negra, o globo pálido e as conexões nigro-estriatais (1 caso). Em três casos havia dados sugestivos de parkinsonismo secundário: um pelo herbicida glifosato; outro após vacinação anti-sarampo; outro após período de coma por encefalite. Nos dois casos restantes, o diagnóstico clínico era de doença de Parkinson (DP). Entretanto, nesses dois casos, os dados da RM permitiram excluir o diagnóstico inicial de DP. A RN foi fundamental para identificar casos de parkinsonismo secundário, embora em alguns destes pacientes não tenha sido possível determinar os agentes etiológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Iara Ribeiro, Astrid Nehlig, Fernanda Elisa Rosim, et al. "Epilepsia e neuroproteção: o papel do agonista adenosinérgico A1(RPia) na modulação da crise induzida por pilocarpina." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 14, no. 3 (2008): 106–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492008000300005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi caracterizar a neuroproteção do RPia em ratos submetidos ao status epilepticus (SE) induzido pela pilocarpina (Pilo). MÉTODOS: Avaliou-se o balanço entre utilização local da glicose cerebral (ULGC) e fluxo sanguíneo cerebral local (FSCL) após 4 horas de SE, e a marcação por Fluoro Jade-B (FJB), 24 horas e 90 dias após SE. Quatro grupos foram avaliados: Salina, Pilo, RPia+Salina e RPia+Pilo. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Aumentos significantes na ULGC foram observados na maioria das regiões avaliadas nos grupos Pilo e RPia+Pilo quando comparados ao controle. Entretanto, redução significante na ULGC ocorreu na substância negra pars reticulata e giro denteado do grupo RPia+Pilo versus Pilo. Houve aumento significante do FSCL em todas as áreas estudadas, comparando-se os grupos Pilo e RPia+Pilo com o controle. Foi observado um aumento significante do FSCL durante SE em CA2, CA3, giro denteado, córtex entorrinal, corpo mamilar, núcleos talâmicos, núcleo rubro, zona incerta, núcleo oral da ponte e córtex visual, no grupo pré-tratado com RPia comparado ao tratado somente com Pilo. Grande número de células marcadas com FJB foi observado no grupo Pilo e o pré-tratamento com RPia reduziu essa marcação na formação hipocampal, córtex piriforme, amígdala basolateral e substância negra pars compacta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cardoso, Francisco, Antônio Lúcio Teixeira, Sarah Camargos, and Débora Palma Maia. "Importância dos Agonistas Dopaminérgicos nas Fases Inicial e Avançada da Doença de Parkinson." Revista Neurociências 14, no. 3 (1999): 161–65. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8753.

Full text
Abstract:
O problema bioquímico fundamental da doença de Parkinson (DP) é a deficiência de dopamina, consequência da morte de neurônios da parte compacta da substância negra. Tratamento com levo-dopa é muito eficaz em virtude de sua conversão a dopamina. No entanto, exposição prolongada a esta substância associa-se com o desenvolvimento de flutuações e discinesias em expressivo contigente de pacientes. Evidências atuais indicam
 que estas complicações resultam da meia-vida curta da levo-dopa, gerando estimulação pulsátil dos receptores dopaminérgicos. Na fase inicial da DP, monoterapia com agonistas dopaminérgicos que têm meia-vida mais longa reduz pela metade o desenvolvimento de flutuações e virtualmente elimina o aparecimento de discinesias. Quando estas complicações surgem em pacientes já expostos a levo-dopa, o acréscimo de agonistas dopaminérgicos diminui em 30% o número de horas do período off.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jardim, Edymar, and Osvaldo M. Takayanagui. "Forma nervosa crônica da doença de Chagas: estudo clínico evolutivo e anatomopatológico de um caso seguido durante vinte anos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 51, no. 4 (1993): 537–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1993000400020.

Full text
Abstract:
As formas nervosas crônicas da doença de Chagas comprometem tanto o sistema nervoso central (SNC) como o periférico, apesar de não serem encontradas com a frequência assinalada por Chagas em suas observações iniciais. O atual relato refere-se a uma paciente chagásica crônica desde a infância que, progressivamente, desenvolveu comprometimento da motricidade voluntária, do tono muscular, da coordenação, dos nervos cranianos. Sofria ainda de uma cardiopatia e de uma colopatia chagásicas, vindo a falecer no pós-operatório de uma hemicolectomia. Foi necropsiada e o estudo histopatológico do SNC revelou desmielinização dos feixes espinocerebelares e dos cordões posteriores, grande redução do número de células de Purkinje, grande destruição neuronal da substância negra e do locus coeruleus, estado lacunar dos núcleos da base, infiltração tecidual por corpúsculos de Herring aberrantes, porencefalia e espessamento meníngeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Cheylla Fabricia M., Helayne Carolyne P. Almeida, Jomário Batista Sousa, Pedro Henrique Costa, Yonara Sonaly S. Silveira, and João Carlos L. Bezerra. "A Doença de Parkinson e o Processo de Envelhecimento Motor." Revista Neurociências 19, no. 4 (2001): 718–23. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8330.

Full text
Abstract:
A doença de Parkinson (DP) é uma afecção do sistema nervoso central, a qual é expressa de forma crônica e progressiva. É resultante da morte dos neurônios produtores de dopamina da substância negra. Objetivo. Descrever os aspectos epidemiológicos, etiológicos, fisiopatológicos e os sinais e sintomas que estão integrados ao processo de envelhecimento neurológico, nos pacientes portadores da doença de Parkinson. Método. Pesquisa descritiva do tipo revisão bibliográfica. Conclusão. A qual informou que o envelhecimento esta frequentemente associado ao comprometimento do desempenho cognitivo e fisiológico, o que integra o envelhecimento aos fatores que envolvem a etiologia da DP, sendo esta tida como idiopática, questões ambientais e genéticas também a rodeiam o que tendem a repercutir no aparecimento de sinais e sintomas iniciais de natureza motora, interferindo diretamente na marcha e na execução de movimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Carlos Henrique Silva de, Belatrice Ferreira da Silva, and Simone Dal Corso. "Efeitos da Hidroterapia no Equilíbrio de Indivíduos com Doença de Parkinson." ConScientiae Saúde 9, no. 2 (2010): 317–23. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2108.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa que leva a perda progressiva de neurônios na substância negra, resultando em disfunções nos padrões de movimento. Objetivo: Analisar os efeitos da hidroterapia no equilíbrio de indivíduos com DP. Métodos: Foram estudados sete indivíduos (54,00 ± 6,08 anos) com diagnóstico de DP. Para avalição do equilíbrio funcional foram aplicados a escala de equilíbrio de Berg (EEB) e o teste timed up and go (TUGT) antes e após o protocolo de hidroterapia. O protocolo foi aplicado durante quatro semanas, sendo três sessões semanais com 40 minutos de duração cada sessão. Resultados: Foi observado um aumento significante na pontuação da EEB (25,3 ± 10,0 vs 37,0 ± 8,5) e redução do tempo do TUGT (13,2 ± 1,8 vs 11,4 ± 1,7; p 0,05) após a execução do programa de hidroterapia. Conclusão: O protocolo de hidroterapia promoveu melhora do equilíbrio dos indivíduos com DP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gasparini, Gisele, Giovana Diaféria, and Mara Behlau. "Queixa vocal e análise perceptivo-auditiva de pacientes com doença de Parkinson." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2, no. 1 (2003): 72. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4254.

Full text
Abstract:
<span class="texto">A doença de Parkinson (DP) é uma alteração degenerativa do sistema nervoso central caracterizada por perda progressiva dos neurônios da substância negra. Além dos sintomas primários (rigidez, tremor e bradicinesia), alterações de voz, fala e deglutição também podem estar presentes na DP. O objetivo do presente estudo foi realizar o levantamento da queixa vocal, análise perceptivo-auditiva por meio da escala GIRBAS e do ataque vocal. Participaram 118 pacientes, 74 do gênero masculino e 44 do feminino, que buscaram atendimento na Associação Brasil-Parkinson, no Serviço de Fonoaudiologia, em 2001. Voz fraca foi a queixa mais encontrada, as alterações vocais de grau moderado e ataque vocal isocrônico. Tais achados sugerem que os pacientes parkinsonianos que procuram tratamento apresentam disfonia moderada, caracterizada principalmente por astenia e instabilidade. A utilização de diferentes tarefas de fala é necessária para uma melhor caracterização da alteração vocal.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rubert, Vanessa de Araújo, Diogo Cunha dos Reis, and Audrey Cristine Esteves. "Doença de Parkinson e exercício físico." Revista Neurociências 15, no. 2 (2007): 141–46. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.10279.

Full text
Abstract:
A Doença de Parkinson (DP) é descrita como uma desordem neurodegenerativa que afeta a população idosa, a qual compromete os neurônios dopaminérgicos da substância negra, culminando no déficit de dopamina no corpo estriado influenciando na modulação do movimento. Entre os sintomas encontrados em pacientes com DP destacam-se: acinesia ou bradicinesia, rigidez, tremor de repouso, instabilidade postural, em alguns casos existe também comprometimento de ordem cognitiva, afetiva e autonômica. Sendo assim, pretende-se com este estudo verificar na literatura os benefícios do exercício físico (EF) para indivíduos com DP. Com este estudo, pôde-se observar que existem poucos trabalhos na literatura enfocando esta temática, mas parece haver uma tendência em acreditar que o exercício físico regular (aeróbico) é benéfico para pacientes com DP, pois reduz sintomas como a hipocinesia, bradicinesia, distúrbios da marcha, degeneração neuronal, sendo então reconhecido como uma ferramenta que auxilia a terapia medicamentosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mizutori, Fernando, Aline Cresoni de Queiroz Andreoli, Adilson Apolinário, and Andréa Scarlato. "Os ensaio motor na recuperação funcional de portadores da Doença de Parkinson." Revista Neurociências 18, no. 1 (2001): 109–15. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8510.

Full text
Abstract:
Introdução. A doença de Parkinson (DP) se caracteriza por uma desordem neurológica progressiva, sendo que os primeiros sintomas ocorrem quando há diminuição de aproximadamente 80% dos neurônios produtores de dopamina na substância negra compacta, presente nos gânglios da base. A DP interfere no circuito neural provocando áreas corticais e sub-corticais de hiper/hipoativação, sendo a mais relevante à área motora suplementar cuja hipoativação leva a bradicinesia. O ensaio motor é uma ativação consciente de áreas corticais envolvidas na preparação e execução do movimento, acompanhado de inibição voluntária do mesmo. Objetivo. Foi verificar a influência do ensaio motor na recuperação funcional da DP e as áreas envolvidas no processo. Método. Trata-se de uma revisão de literatura constando artigos de periódicos de maio de 1995 até dezembro de 2007, perfazendo um total de vinte e nove artigos, uma tese de mestrado e seis referências literárias de livros. Conclusão. O presente estudo sugere que o ensaio motor envolve mecanismos neurais que estão envolvidos no planejamento e execução do movimento voluntário, deste modo sendo uma terapia complementar na reabilitação da Doença de Parkinson.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marinho Silva de Souza, Mateus, Matheus Araújo de Oliveira Farias, Ana Rita de Oliveira Souza da Silva, Nataly Regina Fonseca Carvalho de Medeiros, and Marcelo Moraes Valença. "Neurological complications of Covid-19:." Jornal Memorial da Medicina 2, no. 1 (2020): 29–37. http://dx.doi.org/10.37085/jmmv2.n1.2020.pp.29-37.

Full text
Abstract:
A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe consigo grandes desafios para a ciência visto sua alta taxa de transmissão, que gera uma crise nos sistemas de saúde e econômicos de todo o mundo e exige respostas rápidas por parte dos pesquisadores. Sabemos que o receptor para enzima conversora de angiotensina 2 desempenha um papel importante na infecção. Esse receptor também está presente em neurônios e células gliais do córtex motor, porção posterior do giro do cíngulo, paredes dos ventrículos, substância negra, bulbo olfatório, giro temporal médio, núcleo do trato solitário, medula ventrolateral e núcleo dorsal do vago. Motivo pelo qual o mecanismo de neuroinvasão precisa ser melhor crompreendido. Suas manifestações neurológicas podem, muitas vezes, se apresentar na forma de sintomas leves, como hiposmia e ageusia. A partir de revisão da literatura, neste artigo investigamos as repercussões neurológicas da infecção pelo vírus em que foram estudadas as consequências da Covid-19 no sistema nervoso central, a resposta inflamatória causada por sua presença e o estado de hipercoagulabilidade, bem como a forma pela qual se desencadeiam as complicações, desde uma cefaleia até uma encefalopatia ou acidente vascular cerebral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Substância negra"

1

Alho, Ana Tereza Di Lorenzo. "Caracterização da substância negra humana durante o envelhecimento." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-01122011-175727/.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A presença e extensão da perda neuronal no encéfalo dos idosos ainda é controversa. A substância negra (SN) é uma região localizada no mesencéfalo e caracterizada macroscopicamente pela coloração escura, devido à presença neuromelanina. O envelhecimento da SN ainda é um mistério, mas existem grandes quantidades de estudos relativos às modificações sofridas por essa região com o passar dos anos. Alguns estudos detectaram perda neuronal na SN durante o envelhecimento, enquanto outros afirmam que não há alteração significativa durante esse processo. OBJETIVO: Caracterizar as alterações que ocorrem na SN durante o envelhecimento humano, em indivíduos sem sintomas da doença de Parkinson, do ponto de vista citoarquitetônico em 3D. CASUÍSTICA E METODOLOGIA:O presente projeto faz parte do Projeto Envelhecimento Cerebral (PEC) do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral (GEEC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foram utilizados 18 casos, classificados em quatro faixas etárias. Quinze casos foram analisados estereológicamente e recontruídos tridimensionalmente. Para estes, foram determinados número de neurônios, volume da SN e densidade neuronal e submetidos à testes estatísticos não paramétricos. Três casos foram imunocorados com quatro diferentes anticorpos: anti tirosina-hidroxilase (TH), anti proteína tau hiperfosforilada, anti proteína alfa-sinucleína e anti calbindina D28k (Calb) e analisados qualitativamente. RESULTADOS: As lâminas imunocoradas com anticorpo anti -sinucleína e anti-tau, foram negativas. As lâminas imunocoradas com anticorpo anti- TH e anti-Calb D28k foram positivas. Dos quinze casos analisados estereologicamente, Para o número de neurônios, encontrou-se: mediana de 504.575 células, valor mínimo de 348.662 células e valor máximo de 672.172 células. Para o volume, encontrou-se mediana de 190,8mm3; valor mínimo de 134,1 mm3 e valor máximo de 267,3mm3. Para a densidade total média, encontrou-se a mediana de 2.517,4 cel/mm3, valor mínimo de 1.603,1 cel/mm3 e valor máximo de 5.015,7 cel/mm3. Realizou-se o teste de correlação de Spearman para as três variáveis neuronais, correlacionando hemisfério direito e esquerdo, encontrou-se uma correlação moderada para número de neurônios e volume, e correlação forte para densidade. Com o mesmo teste, realizou-se análise das variáveis neuronais em função da idade, e não houve alteração estatisticamente significativa. Apenas uma tendência à diminuição no volume total da SN em relação à idade. Também verificou-se a relação entre as variáveis neuronais, por gênero em função da idade e não houve alteração estatisticamente significativa. Nas reconstruções tridimensionais, verificou-se uma grande variabilidade interpessoal entre as 15 SN reconstruídas. DISCUSSÃO: Diversos estudos estereológicos foram feitos, mas poucos deles com análise estereológica sem viés e a maior parte deles demonstra diminuição no número de neurônios, discordando dos achados atuais. A reconstrução tridimensional também não descreve alterações decorrentes do envelhecimento, mas aparentemente modificações interpessoais. CONCLUSÃO: As características da substância negra se mantém ao longo dos anos, porém, ainda devem ser muito mais estudadas<br>INTRODUTION: Some aspects about maco and micro braischanges are suffering modifications along the years. The presence and extension of neuronal lost in elderly still a big and polemic issue. The SUBSTANTIA NIGRA (SN) is located at the midbrain and characterized by the dark color due to the pigmented neurons, which contain neuromelanin. The SNs aging is still a mystery, nevertheless, there are great researches related to these changes suffered in this region by the years. Some of the researches noticed that neuronal lost in SN during the aging, while others claim that there are no significant modifications through this process.OBJECTIVE: Describing SN changes during the human aging in individuals with no Parkinsons disease symptoms, from the 3D cytoarchitectonic point of view. METHODS: This project is part of the Brain Aging Project of Brain Aging Study Group, in University of São Paulo Medical School. Eighteen cases had been analyzed and classified into four ages groups. Fifteen cases had been analyzed with stereological methos and 3D reconstructed. During the stereological analysis, were determinate the neuronal number, SN volume, neuronal density and submitted to nonparametric statistics test. Three cases had been immunostained with 4 different antibodies anti tyrosine-hydroxylase (TH), anti hyperphosphorylated tau (anti-tau), anti alfa-synuclein (alpha-syn) e anti calbindin D28k (Calb) and qualitatively analyzed. RESULTS: The immunostained slices with the anti alpha-syn and anti-tau antibodies were negative. The immunostained slices with anti TH and anti calb D28K antibodies were positive. From the 15 cases estereologically analyzed, 53,3% were female and 46,7% male. Had been analyzed neuron numbers, SN volume and neuronal density. For the neural numbers were found median of 504.575 cells, minimum value of 348.662 cells and maximum value of 672.172 cells. For the volume were found median of 190,8mm³; minimum value of 134,1mm³ and maximum value of 267,3mm³. For the total density, was found median of de 2.517,4 cel/mm³, minimum value of 1603,1 cel/mm³ , maximum value of 5015,7 cel/mm³. The Spearmans correlation test had been done to the three neuronal variable correlating the right and left hemispheres and was a moderated correlation between neuron numbers and neuron volume and strong correlation to density. Using the same test, the rate neuron by the age analysis had been concluded and there was no significant change.There was noticed just one trend to the reduction in the SN total volume related to aging. It was also checked the relation between the neurons variety by gender considering aging and there was no significant changes. In the 3D reconstruction, was possible to notice a great interpersonal variability between the 15 SN rebuilt. DISCUSSION: Many stereological researches had been done, however, a few of them used the unbiased stereological analysis and most of them show a reduction in the neuron number, disagreeing from the current conclusions. The 3D reconstruction also dont describe changes as aging result, but apparently interpersonal changes. CONCLUSION: The Substantia Nigra maintain the same characteristics along the years, however, it must be much more explored
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Molina, Mariana. "Abordagem para análise proteômica de neurônios contendo neuromelanina na substância negra, isolados por microdissecção a laser." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-22012016-104704/.

Full text
Abstract:
Atualmente observa-se que a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rápido do que a de outras faixas etárias. Um dos resultados desta transição epidemiológica é o aumento das doenças cujo fator de risco é o envelhecimento, entre elas, a doença de Parkinson. Embora muitas regiões exibam os sinais neuropatológicos da doença de Parkinson, a degeneração dos neurônios, contendo neuromelanina, da substância negra é considerada como sendo uma característica importante, representando o critério cardinal para o diagnóstico. No entanto, ainda não está claro por que certas regiões do cérebro, como a substância negra, são vulneráveis em algumas doenças neurodegenerativas e alguns neurônios vizinhos, às vezes morfologicamente indistinguíveis, permanecem preservados. Análises moleculares de populações de neurônios podem conduzir a uma melhor compreensão sobre a fisiologia dos mesmos, bem como os mecanismos envolvidos nos processos de doença. Na era pós genômica, realizar análises proteômicas são de grande interesse científico, pois permitem avanços no conhecimento dos processos biológicos. A técnica de microdissecção e captura a laser tem sido uma ferramenta importante e cada vez mais utilizada para aquisição de populações puras de células a partir de secções histológicas, evitando que áreas não pertencentes ao tecido alvo sejam dissecadas. A união destes métodos pode contribuir de maneira relevante para o entendimento fisiopatológico dos neurônios contendo neuromelanina da substância negra. No entanto, para que a microdissecção e captura a laser e as análises proteômicas sejam eficazes, é imprescindível a aplicação de um protocolo bem estruturado. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo criar um protocolo de microdissecção a laser de neurônios contendo neuromelanina em indivíduos cognitivamente normais, para subsequente análise proteômica. Os casos utilizados neste estudo são provenientes do Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral. Para o desenvolvimento da nossa proposta, contamos com a colaboração do Centro de Proteômica Médica da Universidade de Bochum, Alemanha. O protocolo foi desenvolvido baseado em outros previamente descritos na literatura e otimizado de acordo com objetivos pretendidos. Analisamos o plano anatômico de amostragem do tecido, o método de congelamento, a espessura do corte para a microdissecção, a solução utilizada para a coleta do tecido durante a microdissecção e o método de digestão proteolítica para posteriores análises proteômicas. Através de ensaios comparativos, alcançamos os resultados desejados e os mesmos foram validados através de análises por espectrometria de massas. Consequentemente, também fomos capazes de reconhecer fatores técnicos que possivelmente impossibilitariam um efetivo estudo do proteoma<br>Currently the worldwide proportion of people aged 60 years and over is growing faster than any other age group. This strikingly epidemiological transition results in an increase of aging related diseases, including Parkinson\'s disease (PD). Although many brain areas exhibit the neuropathological signs of Parkinson\'s disease, the degeneration of neuromelanin containing cells in the substantia nigra is considered a hallmark feature, representing cardinal diagnostic criteria for PD. However, why certain brain regions -- such as the substantia nigra -- are vulnerable in some neurodegenerative diseases, while some neighboring morphologically indistinguishable neurons remain preserved, is still unclear. Molecular analysis of specific neuronal populations can lead us to a better understanding about the physiological role played by these neurons and mechanisms involved in disease\'s processes. In a post-genomic era, proteomic analyses are of great scientific interest since they allow a better understanding of the biological processes. The laser capture microdissection technique has also became an important tool in biological research, being increasingly used for acquisition of pure populations of cells from histological sections, preventing the dissection of areas outside the target tissue. The combination of these methods can significantly contribute to understand the pathophysiological role of the containing neuromelanin neurons of the substantia nigra. However, for an effective application of both techniques, laser capture microdissection and proteomic analysis, it is essential the application of an efficient protocol. In this context, this study aims to establish a protocol for laser microdissection of containing neuromelanin neurons in cognitively normal individuals for subsequent proteomic analyses. We selected cases from the Brain Bank of the Brazilian Aging Brain Study. A collaboration with the Medical Proteome Center, University of Bochum, Germany took part during the development of our proposal. Our protocol was developed based on previous published protocols and optimized according the intended aims. We analyzed anatomical planes for neuronal collection, freezing methods, thickness of tissue for microdissection sections, solution for tissue collection during laser microdissection and the proteolytic digestion methods. Through our comparative tests, we have achieved the desired results and validated them by mass spectrometry analyses. Consequently, we were also able to exclude technical factors that could possibly preclude one effective proteome analysis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Camila Guimarães. "Padronização do modelo animal de parkinsonismo induzido por infusão de rotenona na substância negra pars compacta." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MEURER, Ywlliane da Silva Rodrigues. "Distribuição das enzimas NADPH-Diaforase e Tirosina Hidroxilase na substância negra de camundongos infectados pelo Toxoplasma gondii." Universidade Federal do Pará, 2010. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3902.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-05-20T22:24:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_DistribuicaoEnzimasNADPH.pdf: 3742931 bytes, checksum: aff3cba8ac3c63bc8f6a64965ce54c8b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-05-27T13:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_DistribuicaoEnzimasNADPH.pdf: 3742931 bytes, checksum: aff3cba8ac3c63bc8f6a64965ce54c8b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-05-27T13:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_DistribuicaoEnzimasNADPH.pdf: 3742931 bytes, checksum: aff3cba8ac3c63bc8f6a64965ce54c8b (MD5) Previous issue date: 2010<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>O Toxoplasma gondii é um protozoário parasita intracelular obrigatório de prevalência mundial e importante causador de doenças em humanos e animais domésticos. No Brasil, até 80% da população pode estar infectada, dependendo da região. Os pacientes infectados agudamente geralmente apresentam infecção assintomática com posterior desenvolvimento de cistos teciduais, que são mais comumente encontrados nos músculos estriados, retina e cérebro. A infecção latente pode alterar o comportamento dos animais hospedeiros e provocar sintomas psicóticos em humanos. Estudos sugerem que esta infecção pode contribuir para a ocorrência de desordens neurológicas e psiquiátricas, como por exemplo, a doença de Parkinson e esquizofrenia, que são associadas com anormalidades do sistema dopaminérgico. Neste estudo, avaliou-se a imunoreatividade contra a enzima tirosina hidroxilase (TH) e a atividade da NADPH-diaforase na substância negra do cérebro de camundongos infectados. Camundongos machos da linhagem Swiss Webster (Mus musculus) receberam por gavagem 10 cistos contendo bradizoítos da cepa Me-49 do Toxoplasma gondii. Os cérebros destes camundongos foram removidos após eutanásia por decapitação após os períodos de 30 e 60 dias de inoculação. A análise das secções mostrou uma reduzida marcação histoquímica para NADPHdiaforase na substância negra dos animais infectados quando comparados com os animais controle. Esta redução foi observada também na imunoreatividade contra a enzima TH na substância negra. Estes resultados indicam que a presença do T. gondii modifica o metabolismo na região da substância negra, modulando os níveis de óxido nítrico (NO) e dopamina, o que pode ser responsável pelas alterações comportamentais presentes nos hospedeiros intermediários infectados.<br>Toxoplasma gondii is a worldwide intracellular protozoan parasite and an important cause of disease in both humans and domestic animals. In Brazil, up to 80% of the population may be infected, depending on the region. Acute infection is generally asymptomatic, with posterior development of tissues cysts located mostly in muscles, retina and the central nervous system. The latent infection can alter behavior in animals and provoke psychotic symptoms in humans. Studies suggest that this infection may contribute to the occurrence of both schizophrenia and Parkinson’s disease, which are associated with abnormalities of the dopaminergic system. In this study we evaluated immunoreactivity for tyrosine hydroxylase (TH) and NADPH-diaphorase activities in the substantia nigra of infected male swiss mice. The animals were inoculated with bradyzoites (10 cysts) from a Toxoplasma gondii (Me-49 strain). The brains were removed after 30 and 60 days, sectioned and submitted to protocols to reveal NADPH-diaforase activity and immunohistochemistry anti-TH. The densitometric analysis showed a lower reactivity to NADPH-diaforase in the substantia nigra of infected animals when comparated with non-infected controls. A similar reduction was also observed in immunoreactivity against TH in the substantia nigra. These results indicate that T. gondii may change the dopaminergic system in infected brains.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Passos Priscila. "Repercussões da deficiência crônica em ácidos graxos essenciais sobre a distribuição e diferenciação de neurônios dopaminérgicos da substância negra de ratos Wistar." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1481.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1539_1.pdf: 3103545 bytes, checksum: d7cee6d311d78e4cd8591b1506f3dd61 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>Ácidos graxos essenciais (AGEs) são fundamentais para o desenvolvimento normal do cérebro especialmente durante a gestação e o aleitamento e de significância para a neurogênese, diferenciação neuronal e sinaptogênese, podendo exercer atividades antioxidativas e antiinflamatórias. No presente estudo investigamos se deficiência crônica em ácido linoléico e ácido alfa-linolênico por até duas gerações altera a distribuição e diferenciação de neurônios dopaminérgicos presentes na substância negra compacta (RD) e na substância negra reticulada (RV) os quais diferem do ponto de vista morfológico, neuroquímico e funcional. Ratos Wistar foram alimentados a partir do acasalamento com dieta balanceada e subdivididos, de acordo com a fonte lipídica utilizada nas suas dietas, em grupo controle (C; óleo de soja) e grupo deficiente em AGEs (DAGEs; óleo de coco). Os filhotes da primeira geração (F1) foram analisados aos 90-101 dias e os da segunda geração (F2) aos 30-42 dias. Secções sagitais do encéfalo foram processadas para identificação dos neurônios dopaminérgicos a partir da imunorreatividade à enzima tirosina hidroxilase (TH). Análises dos limites citoarquitetônicos da substância negra (SN), tamanho do soma e número total de neurônios dopaminérgicos foram realizadas ao nível medial deste núcleo. Homogenados do mesencéfalo ventral foram processados por imunoblot para análise dos níveis protéicos da TH. Os resultados evidenciaram que a deficiência crônica em AGEs reduziu o peso corpóreo de animais adultos de F1 (C: 381,18g ± 10,56 e DAGEs: 355g ± 10,84 (p<0,01) e a evolução ponderal dos animais de F2 do nascimento a 30 dias (p<0,01). Redução no número (C: 282,20 ± 6,65 e DAGEs 238,83 ± 12,02; p<0,05) e aumento na área do soma (C: 237,88&#956;m2 ± 3,44 e DAGES: 259,25&#956;m2 ± 3,37; p<0,01) de neurônios dopaminérgicos foram observados na RD, mas não na RV, dos animais adultos de F1. A deficiência em AGEs por duas gerações reduziu os níveis da TH em homogenados do mesencéfalo ventral (p<0,001) e a área do soma dos neurônios dopaminérgicos em ambas regiões (C: 285,07&#956;m2 ± 3,4 (RD); 347,63 &#956;m2 ± 3,83 (RV) e DAGEs: 257,03 &#956;m2 ± 4,62 (RD); 331,41&#956;m2 ± 4,89 (RV), p<0,05). No entanto, apenas na RD foi observada uma redução no número de neurônios dopaminérgicos (C: 268,57 ± 18,67 e DAGEs: 221,71 ± 6,99 p<0,05). Conclusões: Os resultados evidenciam a importância dos AGEs para o desenvolvimento da substância negra e indicam uma maior vulnerabilidade dos neurônios dopaminérgicos da pars compacta em relação aos da pars reticulada a lesões induzidas pela deficiência crônica destes macronutrientes. Além disto, os dados também reforçam a importância dos AGEs para o desenvolvimento de regiões encefálicas envolvidas com funções motoras e cognitivas bem como para a prevenção de processos neurodegenerativos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bortolanza, Mariza. "Estudo da interação entre o núcleo tegmentar pedunculopontino e a substância negra Pars Compacta nos processos de aprendizagem e memória." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/23935.

Full text
Abstract:
Resumo: O núcleo tegmentar pedunculopontino (PPTg) projeta-se para os núcleos da base, incluindo a parte compacta da substância negra (SNc), cuja perda neuronial ocorre na doença de Parkinson (DP). Perda parcial e anormalidades funcionais dos neurônios do PPTg também estão associadas com essa doença. Pacientes com DP apresentam prejuízos cognitivos além dos distúrbios motores. Nossa hipótese é de que a interação entre o PPTg e a SNc deve ter um papel importante nos prejuízos cognitivos e, então, investigamos o quanto perturbações nas conexões entre o PPTg e a SNc prejudicam a aprendizagem em um teste de resposta condicionada de esquiva em ratos machos Wistar. Os seguintes grupos foram testados: PPTg-unilateral, SNc-unilateral, PPTg-SNc ipsilateral (lesões ipsilaterais no PPTg e na SNc), PTg-SNc contralateral (lesões contralaterais no PPTg e na SNc) e lesões sham (de cada tipo). As lesões na SNc foram feitas com MPTP e as no PPTg com ácido ibotênico. Após a recuperação, todos os ratos foram submetidos a sessões de 50-tentativas no condicionamento de esquiva ativa de 2- vias durante três dias consecutivos. Ratos com lesão unilateral no PPTg ou SNc aprenderam essa tarefa entretanto, ratos com lesão unilateral combinada (mas não ipsilateral) em ambas estruturas não apresentaram sinal de aprendizagem. Esse efeito não foi devido a prejuízos sensório-motores porque as lesões não afetaram o tempo de reação ao som ou ao choque, nem a atividade locomotora dos animais nos intervalos interprovas durante o condicionamento. Entretanto, um número aumentado de nãorespostas foi observado em ratos com lesões combinadas contralaterais em ambas as estruturas. Esses resultados suportam a hipótese de que uma interação funcional entre o PPTg e a SNc é necessária para a aprendizagem e o desempenho de espostas condicionadas de esquiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Stephanie Alves. "Análise da mobilidade mitocondrial em células vivas do hipocampo, substância negra e locus coeruleus anterior à agregação proteica envolvida em neurodegeneração." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-07022014-103631/.

Full text
Abstract:
A alteração do tráfego mitocondrial em neurônios leva ao aumento do estresse oxidativo, privação de energia, deficiência da comunicação intercelular e neurodegeneração. Há evidências de que essas alterações de tráfego antecedem a morte neuronal associada à agregação proteica. Portanto, conhecer a relação entre a mobilidade mitocondrial e a formação de agregados proteicos pode ser um passo importante para o melhor entendimento dos mecanismos da neurodegeneração. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar a mobilidade das mitocôndrias em culturas de células do hipocampo, substância negra e locus coeruleus expostas a rotenona e MPTP, como agentes neurodegenerativos, e à rapamicina como ativador da autofagia. Um outro objetivo do estudo é avaliar o papel do cálcio (através do emprego de EGTA e ionomicina) no modelo experimental. Os resultados mostraram aumento da mobilidade mitocondrial no hipocampo e diminuição na substância negra, já no locus coeruleus houve aumento seguido de diminuição da mobilidade mitocondrial dependendo da concentração de rotenona. O emprego do EGTA e ionomicina mostra que a ação da rotenona sobre o tráfego mitocondrial envolve o cálcio, mas não se relaciona com uma possível alteração da integridade mitocondrial, já que não foi observada alteração no potencial de membrana mitocondrial. Foram também realizados experimentos a fim de avaliar a mobilidade mitocondrial em modelo utilizando rapamicina para ativar a autofagia e MPTP como indutor da neurodegeneração em culturas de células, onde foi observado aumento da mobilidade no hipocampo e no locus coeruleus quando exposto a rapamicina e aumento da mobilidade mitocondrial em cultura de células do hipocampo exposto a MPTP já no locus coeruleus houve uma diminuição significativa da mobilidade mitocondrial. Os resultados permitem concluir que o tráfego mitocondrial está alterado antes da agregação proteica podendo contribuir com a neurodegeneração<br>Altered mitochondrial traffic in neurons can lead to increased oxidative stress, energy deprivation, impaired intercellular communication and neurodegeneration. There are evidences mitochondria disturbing precedes neuronal death associated with protein aggregation. Therefore, the study of mitochondrial traffic and protein aggregation can be an important step towards a better understanding of the mechanisms of neurodegeneration. Thus, the aim of this study is to analyze mitochondria mobility in cultured cells of the hippocampus, substantia nigra and locus coeruleus exposed to rotenone and MPTP, as neurodegeneration-promoting agents, and rapamycin to activate autophagy. The other objective of the study was to analyze the role of calcium (through EGTA and ionomycin) in the experimental model. The results showed increased and decreased mobility mitochondrial in cells from hippocampus and substantia nigra, respectively, while the locus coeruleus cell culture has increased followed by decreased mitochondrial mobility depending upon rotenone concentration. The use of EGTA and ionomycin showed that alteration of mitochondrial traffic is associated with calcium, however it is not related with changes in mitochondrial membrane potential. Additional experiments were also conducted to assess mitochondrial mobility in a model using rapamycin to activate autophagy and MPTP to induce neurodegeneration in cell cultures. The results of these experiments showed increased mitochondrial mobility in the hippocampus and locus coeruleus when exposed to rapamycin; while MPTP also increased mitochondria mobility in hippocampal cell cultures, but decreased it in locus coeruleus. Results suggest that mitochondrial traffic is altered before protein aggregation, which may contribute to neurodegeneration
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, Patrícia Severo do. "Treinamento em esteira em ratos diabéticos : efeitos sobre o comportamento motor e sensorial, imunomarcação de tirosina hidroxilase na substância nigra, peptídeo relacionado ao gene da calcitonina no corno dorsal da medula espinal e morfologia do nervo sural." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/54858.

Full text
Abstract:
O objetivo desta tese foi analisar os efeitos do exercício físico sobre o comportamento motor, a expressão de tirosina hidroxilase na subtsância nigra, a sensibilidade mecânica e nociceptiva, a morfologia do nervo sural e a expressão de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina no corno dorsal da medula espinal de ratos adultos machos e diabéticos induzidos por estreptozotocina. Para isso foram realizados três experimentos. No primeiro, foi realizado protocolo de oito semanas de treinamento em esteira em animais não diabéticos e diabéticos. Foi analisado o comportamento motor, pelo uso do teste do rotarod e campo aberto e a expressão de TH na substância nigra e área tegmental ventral desses animais. Os animais diabéticos sedentários apresentaram déficits motores e diminuição na reatividade à tirosina hidroxilase (TH) na substância nigra e área tegmental ventral. As alterações motoras e reatividade à TH na substância nigra foram prevenidas nos animais diabéticos treinados. No segundo experimento os animais diabéticos sedentários apresentaram diminuição no limiar sensorial mecânico, avaliado pelos filamentos de von Frey, bem como diminuição da área e diâmetro das fibras mielinizadas, aumento da densidade de fibras e área ocupada pelo tecido conjuntivo, diminuição da espessura da bainha de mielina e aumento da relação g no nervo sural. Essas alterações não foram vistas nos animais diabéticos treinados. Ainda, o nervo sural dos animais diabéticos apresentou maior porcentagem de fibras mielinizadas pequenas e menor porcentagem de fibras mielinizadas de pequeno diâmetro quando comparado aos animais controles e diabéticos treinados. No terceiro experimento demonstramos que os animais diabéticos induzidos por estreptozotocina apresentaram diminuição da sensibilidade nociceptiva, avaliada pelo teste do tail flick, assim como diminuição da expressão do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina no corno dorsal da medula espinal. Por outro lado, os animais diabéticos treinados não mostraram alterações na sensibilidade mecânica e na expressão do mesmo peptídeo. Estes dados demonstram que o exercício físico em esteira em ratos diabéticos é capaz de prevenir alterações no comportamento motor e sensorial, assim como as alterações morfológicas no nervo sural, na expressão de tirosina hidroxilase na substância nigra e do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina no corno dorsal da medula espinal.<br>The aim of this thesis was to study the effects of treadmill training on the motor and sensitive behavior, the tyrosine hydroxylase immunoreactivity in the substantia nigra, the mechanical and nociceptive sensitivity, the sural nerve morphology and the calcitonin gene-related peptide immunoreactivity in the dorsal horn of the spinal cord from diabetic rats induced by streptozotocin. For this, we made three experiments. In the first, an eight weeks treadmill training protocol was made in diabetic and non diabetic animals. Was analyzed the motor behavior using rotarod and open field tests and the immunoreactivity to tyrosine hydroxylase (TH) in the substantia nigra and ventral tegmental area of these animals. Sedentary diabetic animals showed motor deficits and a decrease in the TH immunoreactivity in the substantia nigra and in the ventral tegmental area. Treadmill training in diabetic animals prevented the motor deficits and the decrease in the tyrosine hydroxylase reactivity. In the second experiment, sedentary diabetic animals showed a reduction in the mechanical sensitivity threshold, analyzed using von Frey filaments. Also, diabetic animals showed a decreased in the area and in diameter of the myelinated fibers, an increased in the fibers density and in the area occupied by connective tissue, a decreased myelin sheat thickness and an increased g ratio in the sural nerve. These alterations were not seen in trained diabetic animals. In addition, the sural nerve of the sedentary diabetic animals had a higher percentage of small myelinated fibers and a lower percentage of large diameter myelinated fibres than the control and trained diabetic animals. Moreover, in the third experiment we showed that the diabetic animals induced by streptozotocin had a decrease in the nociceptive sensitivity, analyzed using the tail flick test. These animals showed a decrease in the calcitonin gene-related peptide immunoreactivity in the dorsal horn of the spinal cord. Furthermore, these decreased in the nociceptive sensitivity and in the peptide immunoreactivity were not seen in the trained diabetic rats These data showed that treadmill training in diabetic rats is able to prevent alterations in the motor and sensitive behavior. Also, exercise is able to prevent the morphological alterations in the sural nerve, the decrease in the TH immunoreactivity in the substantia nigra and the decrease in the calcitonin gene-related peptide immunoreactivity in the dorsal horn of the spinal cord.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferraz, Marcia Martins Dias. "Efeitos da hipóxia-isquemia perinatal sobre o comportamento motor, distribuição da Tirosina Hidroxilase na substância negra e da NADPH diaforase no hipocampo durante o desenvolvimento em ratos." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6164.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>A hipóxia isquemia (HI) pré-natal é uma das principais causas de mortalidade e doenças neurológicas crônicas em neonatos, que podem apresentar déficits remanentes como: retardamento, paralisia cerebral, dificuldade de aprendizado ou epilepsia. Estes prejuízos, provavelmente, estão relacionados com o atraso no desenvolvimento neural, astrogliose e com a perda de neurônios e oligodendrócitos. Déficits funcionais e cognitivos estão associados à degeneração de vias dopaminérgicas e de estruturas hipocampais. A enzima tirosina hidroxilase (TH) é a enzima limitante na síntese de dopamina e seus níveis são alterados em eventos de HI. O óxido nítrico (NO) é um gás difusível que atua modulando diferentes sistemas, participando de eventos como plasticidade sináptica e neuromodulação no sistema nervoso central e é produzido em grandes quantidades em eventos de injúria e inflamação, como é o caso da HI. O presente estudo teve por objetivos avaliar, utilizando o modelo criado por Robinson e colaboradores em 2005, os efeitos da HI sobre o comportamento motor e avaliar o desenvolvimento de estruturas encefálicas relacionadas a este comportamento como a substância negra (SN) e o complexo hipocampal. A HI foi induzida a partir do clampeamento das artérias uterinas da rata grávida, por 45 minutos no décimo oitavo dia de gestação (grupo HI). Em um grupo de fêmeas a cirurgia foi realizada, mas não houve clampeamento das artérias (grupo SHAM). A avaliação do comportamento motor foi realizada com os testes ROTAROD e de campo aberto em animais de 45 dias. Os encéfalos foram processados histologicamente nas idades de P9, P16, P23 e P90, sendo então realizada imunohistoquímica para TH e histoquímica para NADPH diaforase (NADPH-d), para avaliação do NO. Nossos resultados demonstraram redução da imunorreatividade para a TH em corpos celulares na SN aos 16 dias no grupo HI e aumento na imunorreatividade das fibras na parte reticulada aos 23 dias, com a presença de corpos celulares imunorreativos nesta região no grupo HI. Demonstramos também aumento do número de células marcadas para NADPH-d no giro dentado nos animais HI, nas idades analisadas, assim como aumento na intensidade de reação no corno de Ammon (CA1 e CA3) aos 9 dias no grupo HI, e posterior redução nesta marcação aos 23 e 90dias neste mesmo grupo. Nos testes comportamentais, observamos diminuição da atividade motora no grupo HI com uma melhora do desempenho ao longo dos testes no ROTAROD, sem entretanto atingir o mesmo nível do grupo SHAM. Os animais HI não apresentaram maior nível de ansiedade em relação ao grupo SHAM, descartando a hipótese das alterações observadas nos testes de motricidade estarem relacionadas a fatores ansiogênicos. O modelo de clampeamento das artérias uterinas da fêmea se mostrou uma ferramenta importante no estudo das alterações decorrentes do evento de HI pré-natal, por produzir diversos resultados que são similares aos ocorridos em neonatos que passam por este evento.<br>Perinatal hypoxia-ischemia (HI) is one of the major causes of mortality and chronic neurological diseases in newborns that can show permanent effects such as mental retardation, cerebral palsy, learning difficulty and epilepsy. It is probable that these impairs may be related to a delay in the neural development, astrogliosis and to the death of neurons and oligodendrocytes. Cognitive and functional deficits are related to degeneration of dopaminergic pathways and hippocampus. The enzyme tyrosine hydroxylase (TH) is a limiting step in the dopamine synthesis and its levels are impaired in HI insults. Nitric oxide (NO) is a diffusible gas that acts by modulating different systems and participates in several phenomena such as synaptic plasticity and neuromodulation in the central nervous system and is produced in higher levels in events of injury and inflamation as in the case of HI. This study aimed to evaluate the effects of HI on the motor behavior and to evaluate the development of brain structures related to this behavior as the substantia nigra (SN) and the hippocampal complex, using the model developed by Robinson and colleagues in 2005. HI was induced by clamping the uterine arteries of pregnant rats, for 45 minutes, on the eighteenth day of gestation (group HI). In a group of females, the surgery was performed, but no clamping of the arteries (group SHAM) was made. Assessment of motor behavior was performed with the ROTAROD test and open field test in animals of 45 days (P45) of age. The brains were processed histologically at ages P9, P16, P23 and P90, and then submitted to immunohistochemistry for TH and NADPH diaphorase (NADPH-d) histochemistry for evaluation of NOS. Our results demonstrated an apparent decrease in TH immunoreactivity in cell bodies in the SN at P16 in the HI group and an increase in immunoreactivity of the fibers in the SN pars reticulata at P23 with the presence of TH immunoreactive cell bodies at this same region in the HI group. We also showed an increase in the number of NADPH-d stained cells in the dentate gyrus in the HI group, at all ages, as also an increase in the intensity of staining in the Ammons horn (CA1 and CA3) at P9 in the HI group and, after that, a decrease in this staining at P23 and P90 in this same group. In the behavioral tests we observed a decrease in the motor activity in the HI group with a partial recovery all over the several sessions in the ROTAROD test, however this group did not reach the same performance as the SHAM group. HI animals did not show a higher level of anxiety when compared to SHAM animals, ruling out the hypothesis that anxiogenic factors may be impairing the results in the motor behavior tests. Our results showed that the model of uterine arteries clamping could be an important tool in the study of the effects of perinatal HI, by producing several consequences that are very similar to the effects observed in newborn children who suffered an HI event.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Wagner Fernandes de. "O papel do colículo superior no comportamento de caça predatória." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-20012011-145728/.

Full text
Abstract:
O Colículo Superior (SC) é conhecido por apresentar diversas funções que modulam a caça predatória. Neste estudo, investigamos as funções do SC em ratos expostos a caça de insetos. Primeiramente, verificamos que o comportamento predatório induz uma distinta ativação da porção lateral do SC (SCl). Para entender as potenciais funções dessa região colicular, foi analisado o comportamento predatório antes e após lesões bilaterais iontoforéticas por NMDA do SCl. Animais com SCl lesados ficaram menos motivados a perseguirem as baratas, falharam para se orientarem na direção do movimento das presas e quando tentaram capturar as presas, eles apresentaram sérios déficits para capturá-las e segurá-las eficientemente. Por outro lado, animais com lesões da porção medial do SC (SCm) apresentaram apenas um aumento da latência para iniciar a caça, enquanto os outros parâmetros não diferiram significantemente dos animais intactos. Posteriormente, examinamos as conexões eferentes do SCl e do SCm usando como traçador anterógrado a leucoaglutinina do Phaseolus vulgaris. Notamos projeções densas do SCl para a região rostral da coluna lateral da matéria cinzenta periaquedutal (PAGl), um setor criticamente envolvido no controle dos aspectos motivacionais relacionados aos comportamentos de caça predatória e forrageamento. Além disso, o SCl se projeta densamente para o tálamo dorsal, especificamente para os núcleos ventral lateral, central medial e paracentral do tálamo, os quais sabemos que se projetam para setores estriatais ou para áreas motoras corticais, que provavelmente estão envolvidas no ajuste da ação motora durante a captura das presas. O SCm, por sua vez, aferenta densamente a coluna dorsolateral da PAG, núcleo cuneiforme, e núcleos reticulares mesencefálico e pontino, que são setores envolvidos na elaboração de respostas defensivas, além disso, o SCm se projeta esparsamente para os núcleos posterior lateral e suprageniculado do complexo geniculado medial<br>The superior colliculus is classically known to present a number of functions that fit hunting behavior. In the present study, we investigate the potential roles of the superior colliculus in rats displaying insect hunting. First, we have found that predatory hunting induces a distinct activation of the lateral region of the intermediate layer of the superior colliculus (SCl). To understand the potential roles of this collicular region, we analyzed the hunting performance before and after iontophoretic NMDA lesions bilaterally placed into the SCl. Animals with SCl lesions were clearly less motivated to pursue the roaches, failed to orient themselves toward the moving prey, and whenever the SCl-lesioned rats tried to catch the roaches, they presented serious deficits to capture and hold them efficiently. Next, we examined the SCl efferents connections using Phaseolus vulgaris leucoagglutinin as an anterograde tracer. Of particular relevance, we noted that the SCl projects to the rostral lateral periaqueductal gray, a site critically involved in controlling motivational drive to chase prey and forage. In addition, the SCl also present particularly strong projections to the dorsal thalamus, aimed at the ventral lateral, ventral medial, central medial and paracentral nuclei of thalamus, all of which known to project either to striatal sites or to cortical motor areas, likely to be involved in adjusting the motor action during prey capture. Therefore, the SCl, which seems to present cells responding to prey displacement in the temporal field, presents important arms to the periaqueductal gray and dorsal thalamic sites, influencing, respectively, the motivational drive and the motor skills to hunt
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Substância negra"

1

Sonara de França, Sousa, Silva Raphaela Maceió da, and Carneiro Ely Félix de Sá. "CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E TOXICIDADE DE FRUTOS DE MARIA PRETINHA (Solanum americanum)." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.408-422.

Full text
Abstract:
A Maria pretinha (Solanum americanum) é uma erva daninha que pertence à família das Solanáceas nativa das Américas, planta muito comum no Brasil. Apresenta frutos tipo bagas negras, moles, brilhantes, esféricos, contendo pequenas sementes. A diversidade de plantas encontradas nos diferentes biomas é utilizada como forma de alimentação, ornamentação e medicamentos. No entanto, se faz necessário obter o conhecimento da presença de substâncias toxicas nas plantas que podem causar intoxicação nos seres humanos, visto que, o conhecimento do grau de toxicidade das plantas depende da dosagem e da espécie e vem ganhando interesse pelos pesquisadores pois além de esclarecer diferentes aspectos dos casos de intoxicação pode ainda fornecer compostos líderes para o desenvolvimento de fármacos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a caracterização físicoquímica e a toxicidade de frutos de Maria pretinha. A caracterização físico-química foi realizada para os seguintes parâmetros: teor de água, atividade de água, acidez total titulável e pH, em triplicata. Para análise do teste de toxicidade foi utilizado o método do bioensaio de Artemia salina, realizada em três etapas: incubação, exposição e contagem sendo os resultados submetidos ao tratamento estatístico, o qual forneceu os valores de DL50. De acordo com os resultados obtidos, os frutos apresentaram teor de água de 81,33 %, atividade de água de 0,979, acidez total titulável de 0,55% e pH de 4,24. O ensaio revelou DL50 de 28,681 µg/mL, inferior a 1000 µg/mL, indicando alta toxicidade. A taxa de mortalidade encontrou-se acima de 50% em relação ao estímulo (dose), constatando-se que houve morte de mais de 50% da população testada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Substância negra"

1

Zamprogno, Nathália Perini, and Maria Angélica Santos Novaes. "REVISÃO: DOENÇA DE PARKINSON E SUAS ETIOLOGIAS MITOCONDRIAIS." In I Congresso Nacional On-line de Biologia Celular e Estrutural. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1956.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença de Parkinson (DP) apresenta etiologia multifatorial, que inclui disfunções genéticas e ambientais. Resulta da perda progressiva de células produtoras de dopamina na substância negra e do acúmulo de proteínas, principalmente a alfa-sinucleína (SNCA), nos corpos de Lewy. Esses aspectos levam a sintomatologia de bradicinesia, tremor de repouso e rigidez. Neurônios dopaminérgicos necessitam de demanda energética, assim, distúrbios mitocondriais, como bioenergéticos, mutações no DNA nuclear ou mitocondrial, alterações no transporte, movimento e morfologia dessa organela, estão associados à DP. Objetivo: Esclarecer a relação de distúrbios mitocondriais e o desenvolvimento da DP. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica da literatura realizada na bases de dados PubMed/MEDLINE, durante abril e maio de 2021, por meio do cruzamento dos descritores, cadastradas no DeCS, “Parkinson Disease” AND “Mitochondria”. Foram incluídos artigos com textos disponíveis completos gratuitamente, publicados nos últimos cinco anos, em inglês e português, com o estudo envolvendo humanos e excluídos aqueles cujo título ou resumo eram incoerentes com a linha de interesse da atual revisão. Com base nisso, encontraram-se 106 artigos, dos quais 8 foram selecionados, além de outros 2 e um livro didático, julgados importantes para a discussão do tema. Resultados: Evidências científicas mostram que mutações nos genes SNCA, LRRK2, Parkin e PINK1 implicam em mecanismos mitocondriais deficitários que desenvolvem a DP. A mutação do gene SNCA sensibiliza neurônios ao estresse oxidativo e provoca danos por toxinas, o que induz a fragmentação mitocondrial e a produção de radicais livres. A PARKIN previne o edema e a ruptura mitocondrial secundária à toxicidade, ou seja, relaciona-se à integridade mitocondrial. Alterações na proteína PINK1 interferem no potencial da membrana mitocondrial. Ademais, mutações na quinase LRRK2 interferem no tráfego mitocondrial e nas proteínas da membrana externa. Logo, modificações nesses genes além de diminuírem a atividade do complexo I da cadeia transportadora de elétrons, prejudicam a produção energética, a regulação da síntese de dopamina e sua neurotransmissão. Conclusão: De acordo com a literatura, observa-se a fundamental relação entre DP e disfunções mitocondriais, todavia mais estudos são necessários para esclarecer e justificar tal abordagem, como forma de melhorar o prognóstico e a terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!