To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tartaruga marinha.

Journal articles on the topic 'Tartaruga marinha'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tartaruga marinha.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lopes, Edris Queiroz, Tatiane Gonçalves De Lima, Eduardo Forzan Braz, and Nathia Nathaly Rigoglio. "Descrição Anatômica Esquelética da tartaruga verde (Chelonia Mydas) proveniente de encalhe nas unidades de Conservação do Mosaico Jureia-Itatins, Estação Ecológica Tupiniquins e APACIP – Área de Proteção Ambiental Cananeia-Iguape-Peruíbe-SP / Anatomical Skeletal Description of the Green Turtle (Chelonia Mydas) from stranded in the Jureia-Itatins Mosaic Conservation Units, Tupiniquins Ecological Station and Apacip – Cananeia-Iguape-Peruíbe-SP Environmental Protection zone." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 4 (October 26, 2021): 5441–56. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n4-046.

Full text
Abstract:
A tartaruga verde (Chelonia mydas) pertencente à família Cheloniidae é uma das espécies marinhas que habita todos os mares, apresentando comportamento altamente migratório com movimentos sazonais em busca de alimentos, além de alternar seu ciclo de vida em diferentes habitats. Embora sua origem seja terrestre, local onde são lentas e vulneráveis e onde fazem oviposição; estas evoluíram e se adaptaram ao ambiente marinho, local no qual se deslocam com rapidez e agilidade. Sua morfologia pode auxiliar na identificação das diferentes espécies de tartarugas marinhas, como por exemplo, número de placas na cabeça, formato das mandíbulas, entre outros. O dimorfismo sexual fica evidente na vida adulta, quando os machos passam a apresentar cauda mais longa e garra das nadadeiras anteriores curvada. Por ser a espécie mais comum no litoral brasileiro e por estar incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção em escala mundial, este trabalho teve como objetivo descrever sua morfologia e anatomia esquelética a fim de difundir conhecimento básicos que visam a conservação desta espécie de tartaruga marinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cintra, Israel Hidenburgo Aniceto, Lins Erik Oliveira da Silva, Alex Garcia Cavalleiro de Macedo Klautau, and Kátia Cristina de Araújo Silva. "REGISTRO DE CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGA MARINHA EM EMBARCAÇÕES CAMARONEIRAS DA COSTA NORTE BRASILEIRA." Boletim Técnico Científico do CEPNOR 16, no. 1 (July 15, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.32519/tjfas.v16i1.2126.

Full text
Abstract:
O trabalho registra capturas incidentais de tartarugas marinhas pela frota industrial camaroneira na costa norte do Brasil. Os dados foram obtidos a partir de observações e registros realizados a bordo para o Projeto “Biologia e pesca do camarão-rosa da costa norte do Brasil”, do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte, durante o período de 2000 a 2007. O estudo acompanhou 3.945 lances de pesca e no ano de 2004 registrou a captura de dois exemplares de tartaruga-oliva Lepidochelys olivacea (Eschscholtz, 1829) em profundidades de 21 a 45 m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida. "Entre a dominação racional-legal e o carisma: o Projeto Tamar e sua intervenção em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro." Sociedade e Estado 20, no. 3 (December 2005): 521–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922005000300002.

Full text
Abstract:
O trabalho discute a implantação e implementação de políticas públicas para o setor ambiental no Brasil, no período compreendido entre 1970 e 2000. Nesse contexto, realiza um estudo de caso do Projeto Tartarugas Marinhas (Projeto Tamar), apresentando uma análise comparativa das formas de intervenção em duas comunidades pesqueiras do litoral brasileiro: Praia do Forte (BA) e Regência (ES). Por meio de uma abordagem qualitativa, foram reconstruídos discursos e postos em diálogo para a compreensão. Constatou-se que o Projeto Tamar apresenta formas discursivas que se apóiam no modelo de sustentabilidade causal, isto é, o econômico viabiliza o ambiental. Neste âmbito, verificou-se que a lei e o discurso racional-legal são utilizados como estratégia de dominação em Praia do Forte, enquanto o carisma é parte do tipo ideal de dominação em Regência. Viu-se que essa diferenciação não ocorreu por acaso, mas é fruto de processos de resistência e conflitos que emergiram nas duas comunidades de pescadores e que está relacionada com suas especificidades socioculturais, especificamente quanto à forma como apresentam suas representações sociais e simbólicas sobre a pesca e a caça da tartaruga marinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Domingos, Lucilene Emidio, and José Geraldo Ferreira da Silva. "Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção / Field lesson in the TAMAR project: raising awareness among students of level 1 of early childhood education about the care and survival of turtles in the protection habitat." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 50 (May 30, 2020): 823–34. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2243.

Full text
Abstract:
Alunos da Educação Infantil realizam atividades diversificadas dentro e fora de sala de aula juntos de seus professores, em espaços formal e não formal, levando consigo conhecimentos prévios para a aula de campo, onde expressaram suas curiosidades relacionadas ao meio ambiente que foram visitar. O objetivo deste artigo é conhecer a vida da tartaruga marinha; reconhecer algumas interações entre seres vivos e conscientizar sobre questões ambientais pensando na preservação da espécie animal e cuidados com o meio ambiente marinho através do projeto TAMAR. Para coleta de dados foram realizadas observações e desenvolvimentos de planejamentos com alunos do nível 1 por 10 dias letivos. Os dados que foram colhidos e analisados de forma descritivas e interpretativa. Conforme as aula iam acontecendo os alunos mostraram bastante interesse em conhecer e aprimorar os conhecimentos, o entusiasmo dos aluno foi ainda maior na aula de campo no Projeto TAMAR a sensibilização diante que eles viam foi verificado de acordo com as reações de gritos eufóricos, gargalhadas, perguntas a monitora do projeto TAMAR, admiração frente as informações recebidas e espanto visto que muitas tartarugas morem por causa do lixo que são jogados no mar.Palavras chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Projeto TAMAR. Aula de Campo e Sensibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Karla Oliveira, Ednilza Maranhão dos Santos, Thyara Noely Simões, and Arley Cândido da Silva. "Encalhes de tartarugas marinhas no litoral sul de Pernambuco, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 2 (June 20, 2019): 53–64. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0006.

Full text
Abstract:
No nordeste do Brasil, os encalhes de tartarugas marinhas têm sido um instrumento importante de pesquisa para avaliação de impactos negativos que vem ocorrendo nas regiões costeiras. O despejo de poluentes e resíduos sólidos no mar, a exploração dos recursos pesqueiros e a degradação de áreas costeiras tem sido as principais causas para o declínio de população de animais ameaçados como as tartarugas marinhas na costa do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar os encalhes de tartarugas marinhas no litoral do Ipojuca, Pernambuco, Brasil. Foi realizado um levantamento dos encalhes nas praias do Ipojuca, desde setembro de 2008 a junho de 2016, através de informações no banco de dados da Organização não Governamental Ecoassociados, bem como o monitoramento de 12 km dessas praias, entre os meses de setembro de 2015 a junho de 2016. Os animais encontrados mortos ou debilitados foram identificados e avaliados quanto a localização em relação a praia, sexo, faixa etária, estado de conservação da carcaça, evidência de interação antropogênica, presença de tumores, presença de anilhas e evidência de interação com outra fauna. Um total de 418 encalhe foram documentados, esses distribuídos em 16,98% de tartarugas não identificadas, 4,41% de tartaruga cabeçuda, 7,05% de tartaruga de pente, 24,11% de tartaruga oliva, destacando a tartaruga verde (Chelonia mydas) como a espécie com maior número de registro (64,4%) de encalhes na costa do Ipojuca. Quanto à faixa etária, os juvenis (n=197) foram mais representativos que os adultos (n=143) e fêmeas (n=113) foram mais expressivas que os machos (n=30). A praia de Merepe obteve maior número de encalhes (n=131). Cerca de 20% das carcaças estavam com a presença de cracas e 11,11% apresentando tumores com indicativo de fibropapiloma, sendo exclusivo para C. mydas. Sendo assim, é necessário repensar em ações direcionadas para conservação das espécies, evidenciando a educação ambiental e a fiscalização como uma das principais medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sellera, Fábio Parra, Lorie Tukamoto Fernandes, Carlos Roberto Teixeira, Fabio Celidonio Pogliani, Gustavo Henrique Pereira Dutra, and Cristiane Lassálvia Nascimento. "Terapia fotodinâmica na consolidação de fratura de carapaça em tartaruga-verde (Chelonia mydas)." Natural Resources 3, no. 1 (January 7, 2014): 49–55. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.001.0005.

Full text
Abstract:
As tartarugas marinhas apresentam grande longevidade e exibem uma complexa história de vida que inclui pronunciadas mudanças em seu desenvolvimento. Todas as espécies de tartarugas marinhas encontram-se na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), classificadas como vulneráveis, ameaçadas ou criticamente ameaçadas de extinção. Dentre alterações traumáticas que acometem quelônios, destacam-se as fraturas de carapaça e plastrão, que podem ocorrer principalmente como consequência de mordida de animais predadores, hélices de barcos, entre outros. O presente relato teve como objetivo avaliar a ação da Terapia Fotodinâmica na consolidação de fratura de carapaça em um espécime de tartaruga-verde (Chelonia mydas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Gabriela Rayara A. Lima Sales de, and Maria Da Salete Horácio da Silva. "Avaliação do impacto ambiental causado pelo turismo às tartarugas marinhas na Praia de Porto de Galinhas (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 20. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0015.

Full text
Abstract:
As tartarugas marinhas são répteis, de aproximadamente 220 milhões de anos, que surgiram no período triássico. No mundo existem sete espécies de tartarugas, destas, cinco aparecem no Brasil: Dermochelys coriácea, Chelonia mydas, Caretta, Eretmochelys imbricata, Lepidochelys olivacea, (SANCHES, 1999). Essas espécimes estão com risco de extinção, sendo protegidas por leis nacionais e internacionais de acordo com a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). Avaliar e enumerar o impacto ambiental causado pelo desenvolvimento e turismo não sustentável, através de ações antrópicas responsáveis por estes impactos que atingem as tartarugas marinhas e seu ecossistema. Descrever formas de turismo sustentável, ecologicamente correto que preservem a vida destas espécies na praia de Porto de Galinhas – PE. A presente pesquisa realizou-se através de um amplo levantamento bibliográfico através de material impresso, digital, contido nas revistas científicas, artigos, livros, web que tratam deste assunto. Explorar através de procedimentos o meio ambiente danificando-o menos possível quanto ao turismo sustentável, já que poder político e o capitalismo se sobre põem diante do meio ambiente e dos animais. Nos locais de desova da tartaruga, existir a sinalização nas praias que impeça o deslocamento de pessoas e automóveis, as construções de casas, devido à iluminação artificial que desorienta as mesmas, neste período, preservando a fase de nascimento das tartarugas marinhas. As tartarugas marinhas são importantes elos da cadeia alimentar, como consumidores, atingem diversos níveis na cadeia. Nas ultimas décadas, elas veem sofrendo ameaça de extinção, principalmente pelo impacto ambiental negativo causado no seu habitat por ação antrópica. Preservar as espécies de animais e as das tartarugas marinhas é preservar a própria história da evolução da vida e do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cremer, Marta Jussara, Thiago Felipe De Souza, Isabela Guarnier Domiciano, Daphne Wrobel Goldberg, and Juçara Wanderlinde. "Tartarugas marinhas no litoral norte de Santa Catarina e Baía Babitonga." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 9 (March 30, 2020): eb2020002. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol9.675eb2020002.

Full text
Abstract:
O litoral de Santa Catarina constitui uma importante área de alimentação para tartarugas marinhas na costa do Brasil. Há poucas informações sobre esses quelônios na região, principalmente no litoral norte do Estado, que compreende o trecho entre os municípios de Itapoá e Barra do Sul, incluindo o estuário da Baía Babitonga. Oito estudos foram identificados na revisão realizada, sendo que a grande maioria constitui trabalhos acadêmicos. Cinco espécies foram registradas: a tartaruga-verde (Chelonia mydas), a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), a tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Chelonia mydas é a espécie mais abundante e para a qual há mais informações, incluindo dados sobre dieta, ingestão de lixo, prevalência de fibropapilomatose e contaminação. Esta também é a única espécie que ocorre no interior da Baía Babitonga. Caretta caretta é a segunda espécie com maior número de encalhes. Eretmochelys imbricata, L. olivacea e D. coriacea têm poucos registros na região, o que sugere que este não constitui habitat característico para estas espécies. A conservação destas espécies na região depende da preservação dos habitats de alimentação e da implementação de medidas que reduzam os efeitos diretos e indiretos de atividades de dragagem, assim como os de outras ameaças antrópicas, incluindo a poluição e interação com diferentes pescarias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Simões, Thyara N., Arley C. da Silva, Ednilza M. dos Santos, and Cristiano A. Chagas. "Temperatura de incubação e razão sexual em filhotes recém-eclodidos da tartaruga marinha Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766) no município do Ipojuca, Pernambuco, Brasil." Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 54, no. 25 (2014): 363–74. http://dx.doi.org/10.1590/0031-1049.2014.54.25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barboza, Roberta Sá Leitão, Claudia Nunes Santos, Darcy Flexa Di Paolo, and Luis Junior Costa Saraiva. "Representações Sociais Acerca das Tartarugas Marinhas de Pescadores Artesanais de Ajuruteua, Amazônia Costeira, Bragança-Pará, Brasil." Amazônica - Revista de Antropologia 9, no. 1 (February 10, 2018): 458. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5499.

Full text
Abstract:
Estudar a relação entre seres humanos e não-humanos, sobretudo, junto às chamadas populações tradicionais requer a devida identificação do contexto sócio ambiental e cultural em que tais relações se desenvolvem. As inter-relações entre pescadores e tartarugas marinhas nas Comunidades Bonifácio e vila dos Pescadores (praia Ajuruteua, Bragança-Pará) foram descritas com base em metodologias participativas. A pesca é a principal atividade desenvolvida e as atividades destes atores nas áreas marinha e praianas proporcionam o acúmulo de conhecimentos sobre os demais elementos ambientais. A maioria dos entrevistados relatou suas percepções sobre tartarugas marinhas na praia de Ajuruteua. Os encontros entre pescadores e tartarugas foram relacionados com três práticas pesqueiras (curral, espinhel e rede). O conhecimento ecológico local sobre as tartarugas marinhas inclui uma etnotaxonomia com 26 denominações e descrições de diversos aspectos ecobiológicos destes animais (desova, distribuição espacial, adaptações morfológicas e comportamento). As ocorrências dos quelônios fazem parte, tanto da memória remota, quanto recente dos pescadores, sendo apontada uma redução gradativa nos anos atuais. As tartarugas marinhas representam coletivamente para os pescadores fonte de proteínas (comem a carne e os ovos), recursos medicinais (usam gordura e casco para cura de diversas enfermidades, em diferentes preparos), e ainda como elemento estético (confecção de zooartezanato). Estas representações verificadas na memória destas comunidades constituem um importante registro da ocorrência de tartarugas marinhas na Amazônia costeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Knöbl, Terezinha, Regina Reiche, and Márcia Cristina Menão. "Fibropapilomatose em tartarugas marinhas." Neotropical Biology and Conservation 6, no. 1 (May 11, 2011): 64–69. http://dx.doi.org/10.4013/nbc.2011.61.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fonseca, Leandro A., Valéria Fagundes, Fabrícia M. Girardi, Natasha L. Maia, Filippe G. Pimentel, Fábio R. Braga, Emy Hiura, and Marcelo R. D. Santos. "Atividade da colinesterase plasmática como biomarcador de impacto ambiental em tartarugas verdes (Chelonia mydas) no litoral do Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco." Pesquisa Veterinária Brasileira 35, no. 4 (April 2015): 385–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015000400012.

Full text
Abstract:
Biomarcadores podem ser usados de forma preditiva, permitindo que sejam tomadas ações de controle antes que ocorram danos ambientais irreversíveis com consequências ecológicas severas, no entanto, espécies sentinelas são necessárias para avaliação desses marcadores. As tartarugas marinhas são consideradas espécies sentinelas quando acometidas por fibropapilomas, sendo sinalizadora do desequilíbrio ambiental marinho nas suas áreas de ocorrência. Com o objetivo de propor a determinação da atividade da colinesterase plasmática em tartarugas verdes (Chelonia mydas) como biomarcador, procedeu-se a determinação da atividade enzimática em animais saudáveis e em localidade de baixo impacto antrópico (Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil) para servir como referência para comparação com animais capturados em locais de maior impacto antrópico. Ao todo foram analisadas amostras de plasma heparinizado de 35 animais capturados. Todas as amostras analisadas apresentaram alguma atividade enzimática de colinesterase plasmática. Os valores obtidos de colinesterase variaram de 162 a 379 UI/L, com média e desvio padrão de 216,4 ± 51,4 UI/L. Nos estudos de repetibilidade e reprodutibilidade obtiveram-se coeficientes de variação menor que 5% em todas as análises, portanto a metodologia analítica utilizada se mostrou confiável. A longevidade das tartarugas marinhas da espécie C. mydas, o comportamento alimentar, juntamente com o fato de possuirem atividade enzimática detectável podem indicar essa espécie como bioindicadora de exposição a poluentes que influenciam na atividade da colinesterase plasmática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Cleber Vinicius Vitorio da, Josimar Ribeiro de Almeida, Carlos Eduardo Silva, Camilo Pinto de Souza, and Carlos Domingos da Silva. "Monitoramento reprodutivo de tartarugas marinhas na praia de Urussuquara/ES após o rompimento da barragem do Fundão em Mariana/MG." Naturae 1, no. 2 (April 28, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6441.2019.002.0001.

Full text
Abstract:
No dia 5 de novembro de 2015 ocorreu o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues-MG, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana-MG, aproximadamente 16.000 piscinas olímpicas de resíduos de mineração percolaram pelo distrito de Bento Rodrigues num período de apenas 11 minutos. A pluma deste impacto ambiental, se estendeu aproximadamente por 800 km na bacia do Rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo. O rio Ipiranga localizado entre os municípios capixabas de Linhares-ES e São Mateus-ES, foi um dos últimos locais atingidos pelos resíduos da bacia do rio Doce, tendo contato com o mar na restinga da praia de Urussuquara-ES, local que é berçário de tartarugas marinhas. O presente estudo realizado pelos cientistas e pesquisadores da Helium Corp Engenharia, teve como objetivo prospectar ninhos de tartarugas marinhas na praia de Urussuquara e realizar seu monitoramento sazonal, que teve início em setembro de 2017 e seu término em maio de 2018. Foram levantados um total de 23 ninhos com distribuição homogênea pela costa, a espécie com maior abundância de registros foi Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) com 17 ninhos, seguido da espécie Caretta caretta (Linnaeus, 1758) com 5 ninhos, seguido da espécie Dermochelys coriacea (Linnaeus, 1766) com 1 ninho levantado. Por conseguinte a praia de Urussuquara deve ser conceituada como um lócus prioritário de importância mundial à proteção e conservação de tartarugas marinhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Macedo, Gustavo Rodamilans, Thaís Torres Pires, Gonzalo Rostán, Daphne Wrobel Goldberg, Danielle Custódio Leal, Américo Fróes Garcez Neto, and Carlos Roberto Franke. "Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil." Ciência Rural 41, no. 11 (November 2011): 1938–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011001100015.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a presença de resíduos antropogênicos no trato digestório de tartarugas marinhas no Litoral Norte da Bahia, Brasil. Foram realizadas necropsias no trato digestório de 45 tartarugas marinhas encontradas mortas (Chelonia mydas n=36; Eretmochelys imbricata n=9), no período de janeiro de 2006 a outubro de 2007. Em 60% (27/45) das tartarugas necropsiadas foram encontrados resíduos, especialmente aqueles relacionados à atividade de pesca. Os resíduos encontravam-se ao longo de todo o trato gastrointestinal, com predominância no intestino grosso. A ingestão de resíduos pelas tartarugas marinhas do Litoral Norte da Bahia pode levar a debilidade e até mesmo provocar a morte destes animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Daltro, Emerson dos Santos, and Daniela Teodoro Sampaio. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL: CAMINHOS ENTRELAÇADOS PARA A CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS." Revista Sergipana de Educação Ambiental 3, no. 1 (March 28, 2018): 12–25. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8805.

Full text
Abstract:
Trata-se de um ensaio que visa refletir sobre a Teoria dasRepresentações Sociais e a Educação Ambiental para a preservaçãode tartarugas marinhas em Pirambu-SE, sendo bastante relevantepara a formação de sujeitos e educadores ambientais neste ínterim.O presente texto apresentará, para subsidiar essa reflexão, uma problemáticadiante da conservação das tartarugas marinhas no municípiode Pirambu/Se. A partir da discussão empreendida nesse texto,pretende-se mostrar a potencialidade da Teoria das RepresentaçõesSociais para o norteamento das estratégias de preservação e proteçãodas tartarugas marinhas executadas nesse município. Através da discussãoempreendida nesse texto, pode-se concluir que a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici se revela como uma potencial ferramenta para elaboração e redirecionamento das atividades de gestão e de educação ambiental voltadas para a conservação das tartarugas marinhas no município de Pirambu/SE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rosa, Brenda Madruga, Eduardo Gonçalves da Silva, Michaela Marques Rocha, Caroline Castagnara Alves, Francesca Lopes Zibetti, Daniele Weber Fernandes, Maysa Seibert de Leão, Thaís Cristina Vann, Amanda Leal de Vasconcello, and Paula Priscila Correia Costa. "Fibropapilomatose em tartarugas marinhas: Revisão." Pubvet 15, no. 12 (December 2021): 1–4. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a986.1-4.

Full text
Abstract:
A presente revisão tem por objetivo copilar informações já relatadas sobre a fibropapilomatose em tartarugas marinhas, doença altamente debilitante e potencialmente fatal, caracterizada pela formação de fibropapilomas cutâneos e fibromas viscerais, possuindo distribuição mundial, afetando principalmente tartarugas verdes. A etiologia dessa enfermidade ainda não foi estabelecida, mas a suspeita é de uma infecção viral que pode ocorrer associada a fatores ambientais. O número e tamanhos dos tumores variam entre cada indivíduo e a sua presença, em alguns casos dificulta a qualidade de vida desse animal. A confirmação ocorre por meio de diagnóstico histológico. A principal terapia empregada é a remoção cirúrgica dos papilomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moreira, Amy Borges, Fernanda Löffler Niemeyer Attademo, Radan Elvis Matias Oliveira, Lucas Inácio Santos Melo, Marcus Arthur Marques Dantas, Augusto Carlos da Bôaviagem Freire, Juliana Maia de Lorena Pires, Heloisa Cristina Morais e. Sá Leitão, Iara Cecília da Costa Morais, and Flávio José de Lima Silva. "Reabilitação de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta Linnaeus, 1758) após traumatismo craniano." Medicina Veterinária (UFRPE) 15, no. 4 (December 30, 2021): 303–11. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v15n4-3571.

Full text
Abstract:
Traumas cranianos em tartarugas marinhas geralmente estão relacionados à ação antrópica por colisão com embarcações motorizadas. Em sua maioria, estes eventos são fatais, e quando não, várias sequelas podem permanecer. Desta forma, objetivou-se relatar um caso de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) com politraumatismos craniano. O espécime foi resgatado encalhado no dia 17 de novembro de 2018, na praia de Retirinho, município de Aracati, Ceará, Brasil. O animal foi encontrado ativo e responsivo, com bom escore corpóreo e elevado grau de desidratação. Na inspeção, verificou-se uma lesão traumática na cabeça, que atingiu as placas frontoparietal, parietais e temporais esquerda e supraocular esquerda, com exposição de tecido mole adjacente. No ramo mandibular esquerdo, presença de lesão perfuro-incisa, e na cavidade oral, anzol de pesca aderido à musculatura da sínfise mandibular direita. No exame neurológico, observou-se excitação e hipersensibilidade ao toque, resposta ao teste de ameaça no olho direito, mas apresentou reflexo reduzido no olho esquerdo. Os quatro membros responderam satisfatoriamente ao teste de retirada, não manifestando movimentos incoordenados. O animal recebeu suporte terapêutico com administração de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, polivitamínicos, fluidoterapia e tratamento tópico. Após 291 dias de iniciado o processo de reabilitação, o animal foi reintroduzido em ambiente natural. Conclui-se que o protocolo terapêutico utilizado na reabilitação deste espécime de tartaruga-cabeçuda foi eficiente, principalmente no que diz respeito à terapia tópica. Além disso, a partir dos exames radiográficos foi possível visualizar a evolução do processo cicatricial das fraturas ósseas, auxiliando assim na tomada de decisão em liberar o animal à natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mascarenhas, Rita, Clenia, P. Batista, Isa F. Moura, Allinne R. Caldas, José M. da Costa Neto, Mônica Q. Vasconcelos, Sulia S. Rosa, and Taíssa V. S. de Barros. "Lixo marinho em área de reprodução de tartarugas marinhas no Estado da Paraíba (Nordeste do Brasil)." Revista de Gestão Costeira Integrada 8, no. 2 (December 2008): 221–31. http://dx.doi.org/10.5894/rgci138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sánchez-Sarmiento, Angélica María, Franz Zirena Vilca, Silmara Rossi, Sergio Henrique Monteiro, Luiz Américo da Silva do Vale, Valdemar Luiz Tornisielo, and Eliana Reiko Matushima. "Determining organochlorine pesticides in samples of green sea turtles by QuEChERS approach." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 53, no. 1 (April 12, 2016): 97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v53i1p97-102.

Full text
Abstract:
Alguns Pesticidas organoclorados (OCPs) podem causar numerosos efeitos adversos na biota. As tartarugas marinhas enfrentam diversas ameaças, em especial aquelas relacionadas às atividades antropogênicas, por isso o desenvolvimento de melhorias nos métodos para monitorar compostos químicos são tarefas importantes. Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia baseada na extração QuEChERS (Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged and Safe) para a detecção de doze OCPs, por cromatografia gasosa com captura de elétrons, em amostras de gordura e fígado de tartarugas verdes. Os limites de quantificação ficaram abaixo de 5.3 ng g-1; com taxas de recuperação aceitáveis para a maioria de compostos; efeito matriz médio; calibração da matriz com linearidade variando de 1.0 a 200 ng g-1. Esta metodologia traz contribuições ao estudo de resíduos com efeito adverso na saúde das tartarugas marinhas, sendo importante instrumento para novas direções em temas de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Camillo, Cássia Santos, Renato de Mei Romero, Luciano Gerolim Leone, Renata Lucia Guedes Batista, Raquel Sá Velozo, and Sérgio Luiz Gama Nogueira-Filho. "Características da reprodução de tartarugas marinhas (Testudines, Cheloniidae) no litoral sul da Bahia, Brasil." Biota Neotropica 9, no. 2 (June 2009): 131–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000200013.

Full text
Abstract:
Poucos estudos foram realizados sobre a nidificação de tartarugas marinhas no litoral sul da Bahia, região que está passando por um processo rápido de ocupação turística que pode ameaçar ainda mais estas espécies. Por estes motivos, este estudo teve como objetivos identificar as espécies de tartarugas marinhas que desovam no local e descrever as principais características de suas ninhadas. Durante quatro temporadas reprodutivas, de 2004 a 2008, foram identificados e monitorados os ninhos encontrados nas praias localizadas entre Uruçuca e Itacaré no litoral sul da Bahia. As variáveis coletadas foram: tamanho de ninhada, duração da incubação, sucesso de eclosão e fases de mortalidade embrionária. Foi registrada uma média de 37 ± 6,2 ninhos por temporada, com maior freqüência de ninhos das espécies Caretta caretta e Eretmochelys imbricata, tendo sido registradas também desovas esporádicas de Chelonia mydas. A temporada de desova de C. caretta ocorre de outubro a janeiro e de E. imbricata de dezembro a março. Este deslocamento temporal das temporadas reprodutivas pode estar relacionado a uma adaptação para minimizar a competição interespecífica. Além da época de nidificação, as duas espécies diferiram no tamanho de suas ninhadas, mas não diferiram na duração da incubação e no sucesso de eclosão. Diante dos resultados, acredita-se que áreas com baixa concentração de ninhos também devem ser alvo de programas de conservação, devido à sua relevância para a ampliação da variação genotípica e, sobretudo, fenotípica, das espécies de tartarugas marinhas, de forma que as mesmas possam se adaptar e sobreviver às constantes ameaças às quais estão submetidas. Tais programas de conservação podem ser estabelecidos por meio de parcerias entre organizações não governamentais e instituições privadas e a instituição governamental responsável pela conservação das tartarugas marinhas (Centro TAMAR/ICMBio).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tapavicsky Leandro, Camila, Arley Cândido Da Silva, and Ednilza Maranhão Santos. "Lixo em áreas de nidificação de tartarugas-marinhas no litoral de Ipojuca/PE: uma breve avaliação e ações educativas." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 10 (May 18, 2021): e2021004. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol10.846e2021004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo traçar um perfil do lixo encontrado nas praias de Merepe e Porto de Galinhas, litoral sul da cidade de Ipojuca, durante a temporada reprodutiva de tartarugas marinhas em 2016 (janeiro-abril). Foram feitas coletas mensais do lixo em 1,5 km de cada praia, sendo 18 coletas na praia de Merepe e cinco coletas na praia de Porto de Galinhas. Os resíduos encontrados nas áreas de desova de tartarugas foram triados, quantificados, categorizados, armazenados e utilizados em uma ação de sensibilização na comunidade de Porto de Galinhas. Um total de dez categorias e 27 subcategorias de resíduos fez parte da amostra, sendo “plástico” em maior quantidade. No geral o lixo das praias foi prioritariamente proveniente de descarte individual da população, como bitucas de cigarros, chinelos e sacolas. A ação de sensibilização visou alertar a população quanto aos impactos causados pelos resíduos sólidos antropogênicos às tartarugas na região litorânea de Merepe e Porto de Galinhas. A exposição “Lixo ao mar” aconteceu na sede da ONG Ecoassociados em Porto de Galinhas e no Colégio Assunção, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Cerca de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos visitaram a exposição e puderam saber mais sobre as tartarugas marinhas, sobre lixo e seu descarte. A interação foi marcante nesse processo necessitando que essa ação se torne contínua em Porto de Galinhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gagliardi, Talita Ribeiro, Thaís Cândido Lopes, and Thiago Zagonel Serafini. "INTERAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS E A PESCA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA." Arquivos de Ciências do Mar 51, no. 1 (September 11, 2018): 101. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v51i1.20354.

Full text
Abstract:
A pesca no Brasil é bastante diversificada, abrangendo comunidades pesqueiras artesanais distribuídas ao longo da costa, além de frotas industriais. Das sete espécies de tartarugas marinhas que ocorrem ao redor do mundo, cinco são encontradas no Brasil e todas interagem com a pesca. Esforços de pesquisa e conservação visando mitigar a captura incidental (bycatch) das tartarugas vem sendo realizados, sendo considerada uma linha de ação prioritária para a pesquisa, manejo e conservação. Com o objetivo de compreender de que maneira a pesquisa vem lidando com a questão da interação das tartarugas marinhas com a pesca no Brasil, no presente trabalho realizamos uma revisão da literatura visando identificar os avanços e as lacunas do conhecimento sobre a temática no país. Foi identificada uma literatura crescente desde os anos de 1960, com um aumento mais expressivo a partir dos anos 2000. Apesar do aumento das pesquisas, observamos um predomínio da literatura sobre a interação com a pesca industrial, em especial o espinhel pelágico, em detrimento de pescarias artesanais, a qual ainda carece de estudos, principalmente nas regiões norte e nordeste. Ainda, se faz necessário um melhor dimensionamento da mortalidade ocasionada pela captura na pesca e seu impacto nas populações, assim como na ampliação das estratégias de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Hazan, Amanda, Luana Vieira Campos, Suzana Machado Guimarães, and Neuza Rejane Wille Lima. "Reconstrução dos conhecimentos sobre pesca acidental de tartarugas marinhas." Brazilian Journal of Development 6, no. 5 (2020): 31217–33. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n5-543.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Barros, João Paulo Novaes Lessa de, Tomas Angel Del Valls Casillas, and Milena Ramires de Souza. "Análise do projeto e construção da barreira marítima na usina Angra I." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 27, 2020): e3009108666. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8666.

Full text
Abstract:
O forte empuxo das bombas hidráulicas de refrigeração, que realizam a sucção da água, da qual é necessária para gerar energia na usina nuclear de Angra I vem afetando a fauna local, em especial, as tartarugas marinhas. Para evitar a morte de diversas tartarugas sugadas, foi realizado o projeto de construção de uma barreira marítima com a finalidade de preservar a vida dos animais, garantir o funcionamento da usina. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o projeto e a construção da barreira instalada e manutenção de redes de metal (grades de carbono) tanto para proteger a usina quanto para evitar mortes dos animais marinhos com foco principal nas tartarugas. A barreira demonstrou eficiência comparado a dados anteriores evitando qualquer mortalidade após sua construção, em conjunto com o projeto, houve paralelamente a divulgação do projeto da barreira como meio de conscientização dos moradores das comunidades próximas, assim como pescadores e toda a população das cidades ao redor sob o impacto ambiental causado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pires, Thaís Torres, Gonzalo Rostan, Thereza Cristina Calmon de Bittencourt, and José Eugênio Guimarães. "Hemograma e bioquímica sérica de tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) de vida livre e mantidas em cativeiro, no litoral norte da Bahia." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 46, no. 1 (February 1, 2009): 11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2009.26744.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de se obter dados que auxiliem na rotina clínica de tartarugas marinhas, realizou-se o hemograma e a determinação de alguns parâmetros bioquímicos séricos de fêmeas de tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) de vida livre (n = 22), animais que desovam no Litoral Norte da Bahia, e em cativeiro (n = 5), animais mantidos no Centro de Visitantes do Projeto Tamar-ICMBio, na Praia do Forte, Brasil. Os valores obtidos para os dois grupos foram comparados, onde se observou diferença estatística significativa (p<0,05) para as contagens relativas e absolutas de eosinófilos e contagem relativa de monócitos dentre as variáveis do hemograma e, para a proteína total, globulina, glicose, colesterol e aspartato aminotransferase. Possivelmente, diferenças nas condições ambientais, nutricionais e reprodutivas, as quais estes animais foram submetidos, influenciaram nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Torres, Clara Crizio de Araujo, Eliana Santos Junqueira Creado, and Jerônimo Amaral de Carvalho. "Orquídeas versus Tartarugas Marinhas: tentando narrar simultaneamente conflitos aparentes e ocultos." Caderno Eletrônico de Ciências Sociais 4, no. 1 (December 15, 2016): 86. http://dx.doi.org/10.24305/cadecs.v4i1.14743.

Full text
Abstract:
O presente artigo constitui um relato e uma análise de Audiência Pública ocorrida no município de Linhares (ES), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), ao dia 29 de setembro de 2014, cujo tema em questão era a ampliação e a modificação de uma ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico), localizada na vila do Degredo. A análise focará performances e ações individuais (humanas) surgidas nas falas coletivas ao longo do episódio do evento, mais especificamente, as ações de agentes relacionados à conservação ambiental e agentes cuja atuação basear-se-ia em conhecimentos tecnocientíficos. Será abordado o movimento de agências não-humanas circunscritas nos conflitos desenrolados ao longo do evento e, para além dele, explicando a conjuntura que conformou o antagonismo dos que estavam presentes na audiência: de um lado, os agentes preocupados com a defesa dos interesses ambientais, dentre os quais a conservação de tartarugas marinhas (sobretudo as tartarugas de couro ou gigantes - Dermochelys coriacea), contrários à supressão de área ao sul da ARIE, e, de outro lado, os que argumentavam que a maior justificativa para a alteração era a proteção de orquídeas (Cattleya Guttata Lindl.). No pano de fundo do debate, estava, no entanto, a construção de um porto, cuja presença foi obliterada pelos defensores da modificação da ARIE do Degredo, e trazida à tona na fala de seus oponentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Claudia Nunes. "ETNOCONHECIMENTOS SOBRE ANIMAIS DE PESCADORES ARTESANAIS NA AMAZÔNIA COSTEIRA PARAENSE." Nova Revista Amazônica 9, no. 1 (March 13, 2021): 131. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i1.10034.

Full text
Abstract:
A diversidade faunística, bem como a diversidade humana da Amazônia tem sido estudada por diversos especialistas em busca da compreensão das formas de vida e evolução do sistema. Para superarmos os limites das interpretações produzidas, além de unirmos diferentes ferramentas, técnicas e abordagens das diversas disciplinas da ciência, precisamos considerar as subjetividades pertencentes a este complexo. Os conhecimentos locais, tradicionais ou etnoconhecimentos dos diferentes povos e comunidades ampliam a visão sobre a sociobiodiversidade da região. Um dos esforços que orientam a Etnobiologia é a ruptura como um modo de fazer ciência, que separa sociedade e natureza, bem como a compreensão de que o conhecimento é construído na relação entre pessoas pesquisadas e que pesquisam. Apresento aqui algumas inferências conservacionistas das interações entre pescadores com tartarugas marinhas e aves costeiras. As pesquisas foram realizadas entre 2015 e 2018, em seis comunidades de pescadores nos municípios Bragança, Tracuateua e Salinópolis, no estado do Pará. As ricas etnozoologias e etnotaxonomias de pescadores artesanais sobre tartarugas-marinhas e aves-costeiras locais revelam um conhecimento aprofundado sobre estes animais que não são de interesse para o autossustento. E ainda, a consciência dos pescadores quanto à importância dos animais para os ecossistemas são etnoconhecimentos importantes para o entendimento das relações humanos-animais, bem como para ações de preservação e manejo localmente referenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Claudia Nunes. "ETNOCONHECIMENTOS SOBRE ANIMAIS DE PESCADORES ARTESANAIS NA AMAZÔNIA COSTEIRA PARAENSE." Nova Revista Amazônica 9, no. 1 (March 13, 2021): 131. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10034.

Full text
Abstract:
A diversidade faunística, bem como a diversidade humana da Amazônia tem sido estudada por diversos especialistas em busca da compreensão das formas de vida e evolução do sistema. Para superarmos os limites das interpretações produzidas, além de unirmos diferentes ferramentas, técnicas e abordagens das diversas disciplinas da ciência, precisamos considerar as subjetividades pertencentes a este complexo. Os conhecimentos locais, tradicionais ou etnoconhecimentos dos diferentes povos e comunidades ampliam a visão sobre a sociobiodiversidade da região. Um dos esforços que orientam a Etnobiologia é a ruptura como um modo de fazer ciência, que separa sociedade e natureza, bem como a compreensão de que o conhecimento é construído na relação entre pessoas pesquisadas e que pesquisam. Apresento aqui algumas inferências conservacionistas das interações entre pescadores com tartarugas marinhas e aves costeiras. As pesquisas foram realizadas entre 2015 e 2018, em seis comunidades de pescadores nos municípios Bragança, Tracuateua e Salinópolis, no estado do Pará. As ricas etnozoologias e etnotaxonomias de pescadores artesanais sobre tartarugas-marinhas e aves-costeiras locais revelam um conhecimento aprofundado sobre estes animais que não são de interesse para o autossustento. E ainda, a consciência dos pescadores quanto à importância dos animais para os ecossistemas são etnoconhecimentos importantes para o entendimento das relações humanos-animais, bem como para ações de preservação e manejo localmente referenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Salvarani, Patricia Ishisaki, Ana Carolina de Menezes Fernandes, and Fernando Manuel Raposo Morgado. "Percepção Ambiental de estudantes na Conservação das Tartarugas Marinhas em Aveiro, Portugal." Revista de Gestão Costeira Integrada 13, no. 2 (June 2013): 137–44. http://dx.doi.org/10.5894/rgci334.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Dias, Paula Barata. "The turtle serpent: the physiologus testimony about sea monsters and whales." Cadmo Revista de História Antiga, no. 24 (2014): 123–42. http://dx.doi.org/10.14195/0871-9527_24_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barrios, César Augusto, Moises Fernandes Bezerra, and Luiz Drude Lacerda. "USO DE FRAGMENTOS DE CARAPAÇA PARA MONITORAMENTO DO MERCÚRIO EM DUAS ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS NO NORDESTE DO BRASIL." Arquivos de Ciências do Mar 51, no. 1 (September 11, 2018): 93. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v51i1.32973.

Full text
Abstract:
Este trabalho compara concentrações de Hg para duas espécies de tartarugas marinhas, Caretta caretta e Chelonia mydas, encontradas na zona costeira do nordeste brasileiro e fazendo uso de fragmentos de carapaça como método não invasivo de monitoramento dos níveis ambientais de Hg. Os resultados não mostraram diferença significativa entre as concentrações de Hg nas duas espécies. Porém, a comparação entre a C. caretta (adultos) e C. mydas (juvenis e subadulto), permitiu observar que a dieta exerce influência na concentração de Hg nesses organismos. Tornando relevante, em futuros estudos, a quantificação de Hg tanto nas espécies em estudo quanto em sua fonte alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cardoso, Cibele da Costa, Julio Cesar Bresolin Marinho, and Cariane Campos Trigo. "Percepção dos estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas." ETD - Educação Temática Digital 16, no. 3 (November 4, 2014): 440. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i3.1308.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo analisar a percepção, a respeito das tartarugas marinhas, dos estudantes que visitaram as bases do TAMAR, nas cidades de Florianópolis e Ubatuba. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a visitação de alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, nas duas bases. Cento e vinte questionários foram respondidos. Percebemos que o programa de educação ambiental nos Centros de Visitantes do Projeto TAMAR é eficiente, visto que a maioria dos discentes conseguia responder aos questionamentos após a visita. Porém, alguns temas poderiam ser mais enfatizados. Os alunos que possuíam uma percepção maior anteriormente à visita, foram os de Ubatuba, pelo fato do Projeto estar há mais de 20 anos na cidade, o que permite aos estudantes maior familiaridade com as questões relacionadas ao tema, e por terem visitado o projeto mais de uma vez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Brito, Tiago Pereira, Antonia Natalia Dias De Oliveira, Daniella Amor Cunha Da Silva, and Jaime Alessandro De Souza Rochas. "Conhecimento ecológico e captura incidental de tartarugas marinhas em São João de Pirabas, Pará, Brasil." Biotemas 28, no. 3 (May 14, 2015): 159. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. "Restrições e preferências alimentares em comunidades de pescadores do município de Conde, Estado da Bahia, Brasil." Revista de Nutrição 13, no. 2 (August 2000): 117–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732000000200006.

Full text
Abstract:
Restrições e preferências de recursos pesqueiros por pescadores do município de Conde, Norte do estado da Bahia, são analisadas. Dados foram obtidos através de entrevistas abertas e semiestruturadas realizadas com 114 informantes de cinco comunidades. Peixes, moluscos, crustáceos, cetáceos e tartarugas marinhas são recursos disponíveis aos pescadores, que percebem aspectos marcantes desses animais no momento de considerá-los itens comestíveis. Peixes de "couro", como arraias e cações, são os mais evitados durante enfermidades, enquanto peixes "brancos", como os robalos, são as espécies mais preferidas. Muitos desses recursos são também usados na medicina popular local. O comportamento alimentar dos pescadores deveria ser levado em consideração no planejamento ambiental, em estudos de impacto ambiental e no manejo, conservação e monitoramento dos recursos pesqueiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ricardo Javier Hurtado, Alvarez, Lourival Dutra Neto, and Jasmine Cardozo Moreira. "A PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DE FERNANDO DE NORONHA (PE): Estudo de Caso do Projeto TAMAR." Applied Tourism 3, no. 1 (April 30, 2018): 127. http://dx.doi.org/10.14210/at.v3n1.p127-146.

Full text
Abstract:
Em 1984 o Projeto TAMAR criou uma base em Fernando de Noronha, arquipélago com grande fluxo turístico, onde realiza atividades de conservação, pesquisa científica e educação ambiental em função da preservação das espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. No Centro de Visitantes do Projeto TAMAR em Fernando de Noronha há um Livro de Sugestões/Reclamações, onde os visitantes podem deixar a sua opinião sobre aspectos gerais da ilha. O objetivo foi verificar, nos 96 comentários deixados em 2016 no Livro de Sugestões/Reclamações, a percepção do visitante e o que pode ser melhorado no Arquipélago, além de classificar os comentários, de forma que possam ser direcionados para as devidas instituições. Como resultados observou-se que podem ser melhorados aspectos referentes à infraestrutura, às prestações de serviços e ao turismo sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Jannine Forattini de, João Luiz Rossi Júnior, Flaviana Lima Guião Leite, Daniel Capucho de Oliveira, Lorena Adão Vescovi Séllos Costa, Ieverton Cleiton Correia da Silva, Marcelo Weinstein Teixeira, and Fabiano Séllos Costa. "Densitometria da vértebra dorsal, osso pleural e osso neural em tartarugas verdes hígidas por tomografia computadorizada quantitativa." Ciência Rural 42, no. 8 (August 2012): 1440–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000800018.

Full text
Abstract:
A tomografia computadorizada quantitativa (TCQ) é uma técnica com alta sensibilidade, aplicabilidade e precisão no diagnóstico de perda de massa óssea, entretanto a falta de valores de normalidade para animais silvestres limita a sua aplicação clínica. O presente estudo objetiva estabelecer valores médios de radiodensidade do osso trabecular das vértebras dorsais, osso pleural e osso neural de tartarugas marinhas juvenis hígidas utilizando a TCQ. Para isso, utilizou-se um grupo experimental de cinco animais que foram submetidos a exames de tomografia computadorizada helicoidal, sendo as mensurações da radiodensidade óssea realizadas ao nível da terceira, quarta e quinta vértebras dorsais. Os valores médios de radiodensidade do osso trabecular das vértebras dorsais, osso pleural e osso neural foram, respectivamente, de 287,4±39,1, 1093,74±100,4 e 1089,6±86,5 unidades Hounsfield (HU). Estudos complementares devem ser realizados em diferentes espécies e faixas etárias de quelônios para favorecer a aplicação clínica desta técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Tiburcio, Andréa Shirley Xavier da Silva, Maria Luise Koening, Silvio José de Macêdo, and Pedro Augusto Mendes de Castro Melo. "A comunidade microfitoplanctônica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Atlântico Norte-Equatorial): variação diurna e espacial." Biota Neotropica 11, no. 2 (June 2011): 203–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000200021.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, com o objetivo de descrever a estrutura da comunidade microfitoplanctônica, assim como estabelecer sua variação diurna e espacial. As amostras foram coletadas em duas estações (Cabeço da Tartaruga e Enseada) durante cinco dias consecutivos (12 a 16/05/08) do período chuvoso, nos horários da manhã e da tarde, por meio de arrastos horizontais subsuperficiais de 10 minutos de duração, com uma rede de plâncton com abertura de malha de 45 µm. Um total de 131 táxons foram registrados, dos quais 117 foram na estação Cabeço da Tartaruga e 89 na Enseada. O grupo dos dinoflagelados foi o mais diverso, representado por 90 táxons pertencentes a 17 gêneros, destacando-se o gênero Ceratium com 33 espécies. A cianofícea Trichodesmium thiebautti Gomont ex Gomon foi a única espécie dominante na área, influenciando a estrutura da comunidade, servindo como a espécie indicadora da área. Houve um número maior de espécies na estação Cabeço do que na Enseada. As espécies marinhas planctônicas oceânicas predominaram, com 61,26% da riqueza total de espécies. A diversidade e a equitabilidade foram, no geral, altas em ambos locais de coleta. Na estação Cabeço, os valores de diversidade específica situaram-se entre o mínimo de 0,76 bits.cél-1 e máximo de 4,27 bits.cél-1 e a equitabilidade oscilou entre 0,16 e 0,84. Na Enseada, registraram-se mínimo de diversidade específica de 2,91 bits.cél-1 e máximo de 3,87 bits.cél-1, e equitabilidade com valores mínimo e máximo de 0,64 e 0,84, respectivamente. A análise de agrupamento mostrou a formação de três associações distintas de espécies, com espécies do Cabeço e da Enseada em grupos separados, evidenciando a diferença entre as comunidades dos dois locais estudados. Em cada estação, não houve diferença significativa entre as amostras dos diferentes horários. A área estudada está caracterizada por uma composição florística típica de ambiente estável, águas transparentes e oligotróficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santos, Marcelo Renan de Deus, Larissa Santos Ferreira, Cecília Batistote, Alice Grossman, and Cláudio Bellini. "Valores hematológicos de tartarugas marinhas Chelonia mydas (Linaeus, 1758) juvenis selvagens do Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 46, no. 6 (December 1, 2009): 491. http://dx.doi.org/10.11606/s1413-95962009000600008.

Full text
Abstract:
Foram determinados os valores hematológicos de referência para 60 tartarugas marinhas Chelonia mydas juvenis selvagens aparentemente saudáveis do Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil nos meses de julho a setembro de 2003. Os resultados obtidos foram: Hematócrito 21,4 a 36,6 %; Hemácias 0,244 a 0,554 x10(6)/µl; Hemoglobina 5,9 a 14,0 g/dl; Volume Corpuscular Médio 500,4 a 986,1 fl; Hemoglobina Corpuscular Média 144,0 a 367,1 pg; Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média 23,7 a 45,1 g/dl; Leucócitos 1178,8 a 8259,6 /µl; Monócitos 15,4 a 1494,3 /µl; Linfócitos 221,1 a 1924,8 /µl; Heterófilos 621,5 a 4317,8 /µl; Eosinófilos 96,1 a 1831,0 /µl; Basófilos 0,0 a 45,3 /µl e Trombócitos 9513,2 a 36316,5 /µl. A comparação dos resultados obtidos com os dados da literatura reforça a necessidade do estabelecimento de valores hematológicos específicos para aglomerações em diferentes condições geográficas, climáticas, faixas de tamanho e diferentes metodologias. Devido a estas influências estes valores não devem ser extrapolados para outras aglomerações e devem ser usados com critério para avaliação clínica de indivíduos sob outras condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Vale, Tatiane Ferrari do, Rafael Azevedo Robles, and Jasmine Cardozo Moreira. "O USO DE TECNOLOGIAS EM MUSEUS E CENTROS DE VISITANTES: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE VISITANTES DO PROJETO TAMAR DE FERNANDO DE NORONHA – PE." Applied Tourism 1, no. 1 (April 27, 2016): 97. http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n1.p97-112.

Full text
Abstract:
O projeto TAMAR é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação das tartarugas marinhas, e em 1984 se instalou em Fernando de Noronha (PE) buscando protegê-las. Com base na premissa da melhoria de serviços prestados, desenvolveu-se uma pesquisa buscando conhecer a opinião dos entrevistados quanto aos aspectos da interpretação e os serviços prestados pelo Centro de Visitantes (CV) do Projeto Tamar/ICMBio em Fernando de Noronha. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva e observação in loco, e como aporte teórico a pesquisa bibliográfica. Foram entrevistados visitantes no CV e uma das principais constatações foi a de que 80% dos entrevistados ainda preferem uma palestra tradicional a um vídeo em 3D. Com base nesse resultado, conclui-se que os turistas desejam novas tecnologias, no entanto não abrem mão da interpretaçãoambiental personalizada, realizada por meio das palestras. Descobrir o limite que tange o uso de tecnologias e a ausência de interpretes é um dos maiores desafios atuais dos museus e centros de visitantes.Palavras-chave: Projeto Tamar. Fernando de Noronha. Novas Tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bernardo, Bernardino Jose, and José Lourenço Neves. "Sustentabilidade Ambiental e Práticas Turísticas na Praia de Bilene - Uma Leitura Interpretativa das Principais Mudanças." Cadernos de Geografia, no. 42 (December 28, 2020): 83–91. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_42_6.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa intitulada: A sustentabilidade ambiental e práticas turísticas na praia de Bilene - Uma leitura interpretativa das principais mudanças, tem por objectivo avaliar a dinâmica da actividade turística e a sua influencia na sustentabilidade ambiental na praia de Bilene. A pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa apoiada pelo método de revisão bibliográfica, observação directa, método cartográfico e técnica de entrevista a 60 indivíduos, seguido da análise e síntese. O estudo revela que o turismo é o principal sector de actividade socioeconómica e que mais cresce no município. Por sua vez, este crescimento tem sido acompanhado por fortes alterações de sistemas ambientais que sustentam esta actividade, como por exemplo a praia, dunas e biodiversidade local. O estudo conclui que a actividade turística na praia de Bilene tende à sustentabilidade embora persistem alguns desafios referentes a degradação da paisagem. O estudo sugere a necessidade de uma Educação ambiental aos intervenientes, a comunidade, operadores, turistas, líderes locais, representantes locais do estado e estruturas municipais de forma a reduzir os riscos do equilíbrio dos ecossistemas locais. Sugere ainda a intensificação da fiscalização da costa, das lagoas, das dunas, da fauna endémica, em particular as Tartarugas marinha e outros é extremamente necessária de forma a reduzir os riscos do equilíbrio dos ecossistemas e infra-estruturas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Conrado Hastenreiter dos, and Paulo Dias Ferreira Júnior. "Influência do local da desova na incubação de Dermochelys coriacea Vandelli, 1761 (Testudines: Dermochelyidae) na Reserva Biológica de Comboios, norte do estado do Espírito Santo, Brasil." Biota Neotropica 9, no. 3 (September 2009): 413–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000300038.

Full text
Abstract:
O local e o momento da desova exercem grande influência na reprodução das tartarugas marinhas uma vez que afetarão a temperatura da incubação dos ovos. O grande dinamismo do ambiente litorâneo pode ocasionar a erosão de parte das praias sendo necessário a transferência de ninhos para locais mais seguros e adequados à embriogênese. Neste trabalho analisou-se como local da desova influencia a duração da incubação e o sucesso da eclosão dos ovos avaliando-se a efetividade da transferência de ninhos como estratégia de manejo. A duração da incubação e o sucesso da eclosão dos ninhos in situ de Dermochelys coriacea na temporada reprodutiva de 2007/2008 na Reserva Biológica de Comboios (ES) não foram influenciados pelo momento da desova ou pelas características da praia refletindo a homogeneidade termal das áreas de nidificação. Os ninhos transferidos apresentaram uma duração de incubação menor que os ninhos in situ. Como a desova de D. coriacea pode ser realizada em ambientes de alta energia, sujeitos à erosão e inundação, a transferência de ninhos é uma estratégia comum nos planos de manejo e conservação. Recomenda-se que as transferências sejam realizadas para pontos mais altos da praia, no limite entre a praia aberta e a berma, mas nas proximidades da desova original, minimizando diferenças no ambiente termal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodrigues, Fernanda Meneses, Ubatã Corrêa Pereira, Ana Carolina Trompieri Silveira Pereira, and Juliana Plácido Guimarães. "Ingestão de lixo por sapo (Rhinella sp.)." Natural Resources 4, no. 1 (October 29, 2015): 24–28. http://dx.doi.org/10.6008/spc2237-9290.2014.001.0003.

Full text
Abstract:
Diariamente, milhões de toneladas de lixo são lançadas no ambiente, colocando em risco o equilíbrio da natureza. O despejo de detritos no ambiente é considerado como uma das principais ameaças à vida silvestre em todo o mundo, estando relacionada como potencial fator de impacto para muitas espécies de aves e tartarugas marinhas e mamíferos aquáticos, os quais vem sofrendo com a poluição e ingestão acidental. O objetivo deste trabalho é relatar a ingestão de lixo plástico por um sapo do gênero Rhinella encontrado morto em bom estado de conservação na capital de Sergipe, Brasil. Durante a necropsia, observou-se que o animal apresentava pele íntegra e bom estado nutricional. Os órgãos da cavidade celomática apresentavam-se em sua topografia normal e, com exceção do estômago, sem alterações. O compartimento gástrico do anfíbio apresentava-se dilatado e, durante a palpação, notou-se a presença de conteúdo gástrico de aspecto folhoso. Após a sua abertura, foi identificada a presença de corpo estranho - material plástico correspondente a embalagens de balas. Até o momento, não há relatos de ingestão de lixo plástico por anfíbios no Brasil. A obstrução do trato digestivo pode desencadear um processo inflamatório, resultando na perda de apetite, caquexia, debilidade acentuada, podendo chegar ao óbito. Para que o problema do lixo no ambiente seja reduzido, é necessária a realização de campanhas educacionais voltadas para a orientação e educação da população sobre o impacto do lixo no equilíbrio ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pires, Thaís Torres, Gonzalo Rostan, and José Eugênio Guimarães. "Hemograma e determinação da proteína plasmática total de tartarugas marinhas da espécie Caretta caretta (Linnaeus, 1758), criadas em cativeiro, Praia do Forte, Município de Mata de São João - Bahia." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, no. 3 (June 1, 2006): 348. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26482.

Full text
Abstract:
Com objetivo de obter valores dos parâmetros do hemograma e de proteína plasmática total, de tartarugas marinhas da espécie Caretta caretta criadas em cativeiro, foram coletados cinco mililitros de sangue através de venopunção do seio venoso cervical dorsal de oito animais daquela espécie, utilizando como anticoagulante a heparina de sódio. Os achados hematológicos mostraram valores médios de eritrócitos de 275.000/µl (±28.030,59), volume globular de 33,12% (±2,35), concentração de hemoglobina de 8,65 g/dl (±0,80), enquanto que os índices hematimétricos encontrados foram de 725 fl (± 131,99) para volume globular médio (VGM), 198,18 pg (± 38,66) para hemoglobina globular média (HGM) e de 26,10% (± 1,21) para concentração de hemoglobina globular média (CHGM). No leucograma a média do número total de leucócitos foi de 3.656/µl (±963,04), e os valores médios relativos da contagem diferencial de leucócitos foram de 59,38% (±16.27) para heterófilos, 10,38% (±6,32) para eosinófilos, 0,13% (±0.35) para basófilos, 29,25% (±17,12) para linfócitos e 0,88% (±2,10) para monócitos, sendo os valores absolutos de 2.156,87/µl (±703,49); 366,88/µl (±216,44); 2,50/µl (±7,07); 1.110,94/µl (±783,61) e 19,06/µl (± 42,34), respectivamente. O valor médio de trombócitos encontrado foi igual a 10.968,13/µl (±3.109,19) e a determinação de proteína total teve uma média de 6,5 g/dl (±0,83). Das variáveis analisadas, a contagem de eritrócitos, o volume globular médio, a hemoglobina globular média e as contagens total e diferencial de leucócitos apresentaram valores diferentes para a espécie em questão, quando comparadas com a literatura consultada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Putrick, S. C., and M. J. F. Cury. "Turismo Educativo como Estratégia de Desenvolvimento para Comunidades Carentes e Conservação de Tartarugas Marinhas na Área de Proteção Ambiental - Apa do Delta do Parnaíba – Piauí/Brasil." Revista Lugares de Educação 4, no. 8 (June 30, 2014): 70–91. http://dx.doi.org/10.18788/2237-1451/rle.v4n8p70-91.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sayegh, Ana Elisabeth Cordeiro, Thyara Noely Simões, Ednilza Maranhão dos Santos, and Arley Cândido da Silva. "Iluminação artificial e orientação dos filhotes de Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766), litoral sul de Pernambuco, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 27, 2020): 89–101. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0008.

Full text
Abstract:
A poluição luminosa vem afetando diretamente o processo natural da orientação dos filhotes de tartarugas marinhas, que são atraídos pela luz e acabam seguindo em direção oposta ao oceano. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar se o processo natural de orientação de filhotes de Eretmochelys imbricata é influenciado pela presença de iluminação artificial e indicar pontos críticos quanto à iluminação no município do Ipojuca, Pernambuco, Brasil. A orientação dos filhotes foi analisada através de uma arena circular de 4m de diâmetro, onde os filhotes eram colocados no centro e seus rastros eram traçados para registro de seus movimentos e, de acordo com a angulação de seus rastros na arena, foi possível classificá-los em 'orientados', 'desorientados' e com 'falta de orientação'. Também foi medida a intensidade luminosa no local. Foram evidenciadas diferenças significativas entre o processo de orientação e a presença/ausência de iluminação artificial para todos os casos testados. Para fatores abióticos avaliados, houve correlação entre a intensidade luminosa e o processo de orientação, mostrando que a iluminação artificial local vem afetando a vida dos filhotes. Em relação à lua, houve alguns registros de filhotes orientados no claro em noites com a presença lunar, mostrando uma importante influência da lua nesse processo, mas para a maioria dos casos, a luz da lua não foi o suficiente para restaurar o processo natural de orientação dos filhotes. Além disso, foram categorizados 13 pontos como ‘Muito crítico’ e sete como ‘Crítico’ de acordo com a intensidade luminosa no local, evidenciando a necessidade de políticas ambientais locais e ações conservacionistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mendonça, Anderson Pereira, and Natanael Reis Bomfim. "Estudo sobre o campo representacional do turismo em Pirambu (SE)." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 2, no. 1 (October 21, 2013): 29–38. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p29-38.

Full text
Abstract:
O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Reis, Estéfane Cardinot, Christiane Soares Pereira, Dália dos Prazeres Rodrigues, Helio Kinast Cruz Secco, Luciano Moreira Lima, Bruno Rennó, and Salvatore Siciliano. "CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS TARTARUGAS MARINHAS DO LITORAL CENTRO-NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL: AVALIAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE AGENTES BACTERIANOS, FIBROPAPILOMATOSE E INTERAÇÃO COM RESÍDUOS ANTROPOGÊNICOS." Oecologia Australis 14, no. 03 (September 2010): 756–65. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2010.1403.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Miguel Ângelo Portela Pinheiro da, Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues, and Rafael Azevedo Robles. "“Tartarugada”: uma iniciativa de sensibilização ambiental no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 6, no. 5 (November 30, 2013). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6341.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como principal objetivo a análise da atividade conhecida como “Tartarugada”, promovida pelo Projeto TAMAR-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). Essa iniciativa consiste no acompanhamento, por parte dos visitantes, de uma atividade de pesquisa do TAMAR, na qual biólogos monitoram a Praia do Leão, onde ocorrem cerca de 80% das desovas de tartarugas-marinhas no arquipélago, da espécie Chelonia mydas. Como aporte teórico para o artigo, foram reunidas referências que tratam da relação homem-natureza e suas características ao longo da história. Também foi analisada a relação de contato direto com os processos naturais e como esta proximidade potencializa a efetividade da sensibilização e educação ambiental, especificamente inseridas no âmbito do ecoturismo. A realização da pesquisa no distrito estadual de Fernando de Noronha (PE) também tornou pertinente a busca por referências acerca do arquipélago e sua configuração em categorias de unidades de conservação, dividido entre uma área de proteção ambiental e um parque nacional marinho. Este artigo descreve as tartarugas-marinhas e alguns dos seus fatores biológicos e ecológicos que resultam no seu processo reprodutivo em terra, assim como a atuação do Projeto TAMAR na conservação destes quelônios. A metodologia utilizada englobou a pesquisa bibliográfica, o levantamento junto aos participantes da Tartarugada, por meio de um questionário semiaberto, e a análise descritiva e qualitativa das respostas. Foram entrevistados 105 participantes da atividade. As respostas fornecidas pelos visitantes indicam que a oportunidade de presenciar a nidificação da tartaruga-marinha é uma experiência de caráter sensibilizador, que pode gerar importantes reflexões sobre a questão ambiental, especialmente o ecossistema marinho. A presente pesquisa também identificou que os visitantes que não tiveram a oportunidade de presenciar a desova também se mostraram sensibilizados pela experiência, ainda que o objetivo primário a que se propuseram não tenha sido alcançado. Deste modo, a “Tartarugada” se constitui como uma iniciativa que traz à tona a problemática de proteção ambiental e busca sensibilizar seus participantes sobre a importância da conservação da biodiversidade, tendo como agente principal as tartarugas-marinhas de Fernando de Noronha (PE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Almeida, Antônio de Pádua, Armando José Barsante Santos, João Carlos Alciatti Thomé, Claudio Belini, Cecília Baptistotte, Maria Ângela Marcovaldi, Alexsandro Santana dos Santos, and Milagro Lopez. "Avaliação do estado de conservação da tartaruga marinha Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) no Brasil." Biodiversidade Brasileira - BioBrasil, no. 1 (July 30, 2020). http://dx.doi.org/10.37002/biobrasil.v1i1.87.

Full text
Abstract:
Apresentação e justificativa de categorização O estado de conservação da tartaruga marinha Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) (Cheloniidae) foi avaliado de acordo com os critérios da IUCN (2001), com base nos dados disponíveis até 2009. Síntese do processo de avaliação das tartarugas marinhas pode ser encontrada em Peres et al., neste número. A categoria proposta para o táxon é “Vulnerável (VU)” segundo o critério A2ab, ou seja, ameaçado, de acordo com informações sobre redução da população. A espécie Chelonia mydas possui distribuição cosmopolita, desde os trópicos até as zonas temperadas, sendo a espécie de tartaruga marinha que apresenta hábitos mais costeiros, utilizando inclusive estuários de rios e lagos. As desovas ocorrem principalmente nas ilhas oceânicas, Ilha da Trindade (ES), Atol das Rocas (RN) e Fernando de Noronha (PE). Na costa brasileira, áreas de desova secundárias ocorrem no litoral norte do estado da Bahia. Esporadicamente ocorrem também ninhos nos estados do Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte. Ocorrências não reprodutivas são registradas em toda a costa do Brasil e também nas ilhas. Este táxon apresenta ciclo de vida longo, com maturação sexual entre 26 e 40 anos. É altamente migratório. As fêmeas migram das áreas de alimentação e descanso para as áreas de reprodução, em deslocamentos que podem chegar a mais de 1500 km. São onívoros nos primeiros anos de vida e depois adotam dieta exclusivamente herbívora. Pelo fato das áreas prioritárias de reprodução estarem localizadas em ilhas oceânicas isoladas, C. mydas sofreu menor impacto de predação sobre ovos e fêmeas que outras espécies, e estas áreas de desova não estão sujeitas à ocupação desordenada da zona costeira. Esta espécie apresenta o maior número de indivíduos juvenis mortos encalhados ao longo da costa brasileira em decorrência do aumento da pesca costeira de emalhe. Não existem dados quantitativos comprovados da abundância deste táxon para o período anterior ao levantamento realizado pelo TAMAR entre 1980-82, onde está registrada a interrupção do ciclo de vida desses animais em várias áreas visitadas, devido a um longo histórico de coleta de praticamente todos os ovos e abate de quase todas as fêmeas. Historicamente, a abundância destas populações era enorme. A falta de perspectiva adequada para quantificação ou o uso de uma linha imaginaria de dados iniciais de abundância para o estudo de tendência populacional podem levar a uma interpretação errônea destas análises. A síndrome da mudança de referencial (shifting baseline syndrome) é conhecida como o uso de dados de tamanho da população que correspondem ao inicio das atividades dos pesquisadores e não da sua real abundância no passado, o que pode levar a subestimativa da perda populacional (Bjorndal 1999). Considera-se que o índice de abundância populacional mais adequado para as tartarugas marinhas seja o número de ninhos em cada temporada. A espécie vem mantendo um número estável de ninhos ao longo dos últimos anos. Adicionalmente, algumas características da estratégia de vida das tartarugas marinhas como a maturação tardia e ciclo de vida longo tornam a recuperação muito lenta. É possível que os números de desovas observados até o presente não se mantenham no futuro, devido à ação das atuais ameaças sobre o estoque de juvenis a serem recrutados para a população reprodutiva. Além disso, os estudos de tendência de população não cobrem um tempo geracional para este táxon (estimado em no mínimo 35,5 anos). Portanto, a manutenção do número de ninhos ou do tamanho populacional observado só poderá ser considerada consistente quando a série histórica de dados for mais longa, incluindo várias décadas. Mantém-se a categoria VU, pois a população brasileira está isolada, não havendo a possibilidade de migração de adultos de outras regiões para o Brasil: as tartarugas marinhas são conhecidas por sua alta filopatria (homing) – capacidade das fêmeas de voltarem para se reproduzir na praia onde nasceram, tornando praticamente impossível a recolonização das praias por fêmeas oriundas de outras populações. O táxon apresenta alta mortalidade de juvenis por captura incidental em pescarias costeiras ao longo de toda a costa brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marcovaldi, Maria Ângela, Gustave G. Lopez, Luciano Soares e. Soares, Claudio Belini, Alexsandro Santana dos Santos, and Milagros Lopez. "Avaliação do estado de conservação da tartaruga marinha Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766) no Brasil." Biodiversidade Brasileira - BioBrasil, no. 1 (July 30, 2020). http://dx.doi.org/10.37002/biobrasil.v1i1.88.

Full text
Abstract:
Apresentação e justificativa de categorização O estado de conservação da tartaruga marinha Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766) (Cheloniidae) foi avaliado de acordo com os critérios da IUCN (2001), com base nos dados disponíveis até 2009. Síntese do processo de avaliação das tartarugas marinhas pode ser encontrada em Peres et al., neste número. A categoria proposta para o táxon é “Criticamente em Perigo (CR)” segundo o critério A2abcde, ou seja, ameaçado, de acordo com informações sobre redução da população. Eretmochelys imbricata é encontrada circunglobalmente, em águas tropicais e numa menor extensão, em águas subtropicais. No Brasil, as áreas prioritárias de reprodução de Eretmochelys imbricata são o litoral norte da Bahia e Sergipe; e o litoral sul do Rio Grande do Norte. Sendo a mais tropical das espécies de tartarugas marinhas, as áreas de alimentação conhecidas deste táxon conhecidas no Brasil, são as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha-PE e Atol das Rocas-RN, havendo evidências de que o banco dos Abrolhos-BA seja uma importante área de alimentação. Há ainda ocorrência na reserva biológica do Arvoredo/SC e também na Ilha de Trindade/ES. A principal ameaça para E. imbricata no passado foi a coleta de ovos e o abate de fêmeas, principalmente para exploração e comércio do casco, o que não acontece mais nas áreas prioritárias de reprodução. Desde a implantação do Projeto TAMAR/ICMBio em 1982, o desenvolvimento e a ocupação desordenada da zona costeira e a pesca aumentaram vertiginosamente – principalmente nos últimos 10-15 anos. As tartarugas de pente são capturadas incidentalmente, principalmente em redes costeiras de emalhe e lagosteira. Não existem dados quantitativos comprovados da abundância deste táxon para o período anterior ao levantamento realizado pelo TAMAR entre 1980-82, onde está registrada a interrupção do ciclo de vida desses animais em várias áreas visitadas, devido a um longo histórico de coleta de praticamente todos os ovos e abate de quase todas as fêmeas. Historicamente, a abundância destas populações era enorme. A falta de perspectiva adequada para quantificação ou o uso de uma linha imaginária equivocada de dados iniciais de abundância para o estudo de tendência populacional podem levar a uma interpretação errônea destas análises. A síndrome da mudança de referencial, ou “shifting baseline syndrome”, é conhecida como o uso de dados de tamanho da população que correspondem ao início das atividades dos pesquisadores e não da sua real abundância no passado, e que pode levar a subestimativas de perdas (Bjorndal 1999). Considera-se que o índice de abundância populacional mais adequado para as tartarugas-marinhas seja o número de ninhos em cada temporada. Desta forma, o aumento no número de ninhos observado nos últimos anos representa um indício de aumento no tamanho populacional. No entanto, apesar de promissora, acredita-se que essa recuperação é insignificante em relação ao tamanho populacional no passado. Adicionalmente, características da estratégia de vida das tartarugas marinhas como a maturação tardia e ciclo de vida longo tornam a recuperação muito lenta. É possível que os números de desovas observados até o presente não se mantenham no futuro, devido à ação das atuais ameaças sobre o estoque de juvenis a serem recrutados para a população reprodutiva. Além disso, os estudos de tendência de população não cobrem um tempo geracional para este táxon (estimado entre 35 e 45 anos, no mínimo). Portanto, a recuperação do número de adultos ou do tamanho populacional observado só poderá ser considerada consistente quando a série histórica de dados for mais longa, incluindo várias décadas. As informações coletadas no levantamento inicial do TAMAR sugerem que o potencial de áreas de desova e a abundância nas áreas remanescentes deve ser maior do que a encontrada, indicando desaparecimento de desovas em várias destas áreas e, nas remanescentes, o declínio acentuado das populações. O TAMAR iniciou suas atividades apenas nas áreas remanescentes com concentração ainda significativa de desova. Mantém-se a categoria CR, pois além da população brasileira estar isolada, a principal área de ocorrência reprodutiva atual (norte da Bahia, Sergipe e sul do Rio Grande do Norte) é bastante reduzida quando comparada à sua área de ocorrência no passado. Não há possibilidade de migração de adultos de outras regiões para o Brasil: as tartarugas marinhas são conhecidas por sua alta filopatria (homing) – capacidade das fêmeas de voltarem para se reproduzir na praia onde nasceram, tornando praticamente impossível a recolonização das praias por fêmeas oriundas de outras populações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography