Academic literature on the topic 'Teatro (teoria)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teatro (teoria).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teatro (teoria)"

1

Catalão, Marco Aurélio Pinotti. "Teatro virtual: teoria e prática." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 1 (May 17, 2016): 92–106. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i1.8203.

Full text
Abstract:
A partir da análise de obras contemporâneas que expandem a concepção do teatro para além de sua realização efêmera, singular e irreproduzível, este artigo apresenta o conceito de “teatro virtual”, formulado com o intuito de problematizar os limites da experiência teatral. A partir desse novo conceito, podemos repensar não apenas a forma como analisamos as experiências performativas contemporâneas, mas também as próprias relações entre crítica e criação, teatro e literatura, ficção e realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Stanciu, Carmen. "Teatro baseado em imagem: uma nova pedagogia para um teatro “novo”." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2, no. 21 (December 20, 2019): 178–92. http://dx.doi.org/10.5965/2595034702212019178.

Full text
Abstract:
Esse artigo captura a apresentação, discussões e diálogo interativo da conferência A função teatral da imagem e sua relação com os outros elementos da encenação. A ideia principal da conferência é que hoje em dia o contexto das artes performáticas pede reconsideração do método pedagógico da profissão de diretor teatral. Eu vou lembrar como o “trabalho” de diretor teatral emergiu no século XIX como um resultado lógico da industrialização. Trazer luz elétrica aos auditórios de teatro, construir grandes teatros com longos palcos, o apetite do público por encenações elaboradas e realistas usando modelos #D e maquinário complicado – tudo isso impôs a necessidade de um homem que tem ou desenvolve habilidades e knowhow de encenar. E foi assim que a história do teatro mundial foi reescrita no século XX – O Século do Diretor. Além disso, as duas pessoas mais influentes do teatro do último século foram ambos diretores e professores: Konstantin Stanislavsky e Bertolt Brecht. Mas e sobre nosso século XXI? O teatro ainda é um playground para os diretores? Minha teoria é que as artes performáticas hoje estão apagando os padrões “tradicionais” dos precursores do teatro sob a pressão do novo papel que o teatro é exigido a performar na sociedade. O teatro do Era Digital precisa ter a mesma estrutura “pixelada” que todas as outras criações humanas. Esse é o porquê eu acredito fortemente que a pedagogia do teatro deve ser reconsiderada e reorganizada tendo como sua ideia central a dicotomia entre a estrutura dramática e pós-dramática da peça. Afinal, como Peter Brook disse, “uma peça é uma peça”. Como suporte para demonstração e discussões, usarei a teoria de Meyerhold sobre como construir uma performance, o diagrama de Schlemmer sobre tipos de performances, as observações de Brecht sobre teatro dramático versus teatro épico, a teoria de Lehmann sobre teatro pós-dramático e os argumentos de Erika Fischer-Lichte sobre estéticas transformadoras. Usarei imagens de shows encenados por diretores de teatro de destaque, que marcaram ou marcam como fazemos e vemos o teatro hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guinsburg, Jacó. "Teoria do teatro e estética teatral." Sala Preta 1 (September 28, 2001): 173. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p173-179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Viana de Souza Silva, Francenilza, and Selda Vale da Costa. "O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 5, no. 1 (May 18, 2020): 01–10. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v5i1.7156.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva articular a arte teatral às críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Portanto, trata-se de um estudo teórico que analisa o método teatral que está inserido na proposta do teatro político desse autor, estruturado a partir de seis técnicas que objetivam aproximar o teatro das grandes massas. A prática do Teatro do Oprimido amplia horizontes, exercita a prática do diálogo com diferentes campos do saber. Daí a importância de se conhecerem as conexões existentes entre os fundamentos que embasam esta teoria teatral e a teoria de Paulo Freire. Conclui-se que o Teatro do Oprimido, articulado às perspectivas freiriana, é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressões presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, uma vez que estabelece uma relação horizontal entre elas, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas de cidadãos. Palavras-Chave: Teatro do Oprimido. Augusto Boal. Educação. Paulo Freire.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Woyda, Duda, and Djalma Thürler. "O excesso não deixa a poesia pousar: o teatro anfíbio e a dimensão política da arte." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 51 (July 24, 2024): 1–24. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102512024e0112.

Full text
Abstract:
O texto levanta questões sobre diferentes significados e variações que a expressão teatro político pode gerar na cena teatral, a partir de duas noções operativas: teatro anfíbio e ações estético-políticas, examinando a sua aplicação na Teoria das Artes Cênicas e as suas implicações para a construção de uma história recente do teatro brasileiro. Através de uma abordagem dialógica com o movimento queer e estudos decoloniais, o artigo combina diferentes análises – literária, teatral, sociológica, política – para produzir um texto interdisciplinar na encruzilhada do teatro com as ciências humanas. Por fim, o texto permite fazer justiça à pluralidade de produção do teatro político contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Elvina Maria Caetano, and Vera Casa Nova. "Contribuição para uma nova leitura." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 300. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7.0.300-317.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Julia Guimarães. "Performar teoria, desconstruir identidades." Conceição/Conception 12, no. 00 (December 17, 2023): e023016. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v12i00.8674670.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as relações entre teatro e teoria na cena contemporânea brasileira, com foco em criações que exploram esse diálogo no intuito de problematizar determinadas noções identitárias. A partir da análise dos espetáculos Stabat Mater, A Invenção do Nordeste e Isto é um Negro?, compreende-se o teatro como espaço privilegiado para abordar a teoria em sua dimensão material, performativa e processual, pelo intrínseco vínculo, presente nessa arte, entre corpo e conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Pedro Haddad. "Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 36 (December 13, 2019): 204–22. http://dx.doi.org/10.5965/1414573103362019204.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Túlio Fernandes. "Em combate a LGBTfobia: um processo de teatro-fórum conduzido por Marcia Pompeo." Revista NUPEART 23 (August 14, 2020): 75–101. http://dx.doi.org/10.5965/2358092521232020075.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um estudo da teoria do Teatro do Oprimido de Augusto Boal a partir dos processos de criação e de apresentações (pública e em sala de aula) de um Teatro-Fórum com temática de opressão a LGBTfobia dentro do ambiente familiar. O objetivo é analisar a utilização da teoria prevendo sua proposição na área de Teatro na Comunidade. O processo foi conduzido pela professora Marcia Pompeo Nogueira e realizado por um grupo de dez estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino do Teatro na Comunidade do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carneiro, Leonel Martins. "A construção do espectador teatral contemporâneo." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p11-38.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda historicamente a construção da figura teórica do espectador teatral contemporâneo. Tal assunto é tratado a partir de uma revisão do lugar do espectador em importantes escritos das áreas de teatro, filosofia, psicologia, antropologia, entre outros, que contribuíram ao longo do último século para a compreensão da experiência do espectador do teatro. Diante de tal quadro teórico, propõe-se a necessidade de aproximar-se a teoria do evento real, produzindo uma reflexão que esteja ancorada em pessoas contemporâneas reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teatro (teoria)"

1

MOSETTI, ALESSANDRO VIRGILIO. "Venezia teatro di teoria e tecnica." Doctoral thesis, Università IUAV di Venezia, 2022. http://hdl.handle.net/11578/315468.

Full text
Abstract:
L’emersione di un progetto perduto offre la possibilità di riflettere su come la metafora teatrale associata alla prassi del progetto costruisca uno dei versanti teorico-pratici maggiormente riconosciuti della scuola italiana inerenti alla disciplina della composizione architettonica-urbana. Proseguendo nel solco delineato da questo assunto inziale, la figura dell’autore si erge a necessario interpréte. Il progetto-composizione di Gian Carlo Leoncilli Massi per l’allestimento della mostra Venezia e lo spazio scenico curata dalla Biennale Architettura/Teatro del 1979, oltre agli aspetti inediti di un progetto scenico riflettuto alla scala urbana, ambisce a mettere in tensione il rapporto che sussiste tra una metodologia compositiva che interiorizza l’azione della mise-en-scène, e uno sguardo capace di interpretare il luogo-territorio in termini di ‘teatro di teoria e di tecnica’. Se nel comporre è intrinseca l’operazione di messa in scena, l’allestimento per Venezia e lo spazio scenico costituisce un momento di riflessione nodale per la messa a fuoco di alcuni temi teorici capaci di chiarire quali corollari pratico-compositivo-progettuali scaturiscano dall’assunzione del luogo in termini di ‘teatro’: luogo nel quale si esige il doppio della narrazione: finzione e verità, immaginazione e realtà, tradizione e invenzione. È nella tensione tra reale e mentale che il processo compositivo si attua come prassi alchemica, ars combinatoria, abile nel comporre figure che siano in grado di avvalorare la duplice natura che struttura ogni luogo: il comporre scenico garantisce la permanenza nel mox delle convenzioni di valori che hanno costruito, stratificandosi, lo stesso concetto di luogo e assicura mediante l’esercizio dell’artificio della rappresentazione l’esercizio che il soggetto autorale deve rivendicare per sé: lo straniamento. Approfondendo tali spunti teorici e tenendo come fondale l’esperienza compositiva della Biennale del 1979, il progetto di ricerca, sviando dalla metafora ormai usurata che riconosce la città come scenografia fissa e il cittadino in veste di attore, sfrutta l’occasione del progetto di Leoncilli Massi per ricostruire il senso dell’agire compositivo-scenico, le finalità, le potenzialità che un tale approccio al luogo è capace di proiettare all’interno del processo di elaborazione compositiva a fini progettuali. Le conclusioni che la tesi di ricerca individua sono trattate in apertura nella sezione Prospettive di ricerca per il teatro lagunare mediante l’unico mezzo che si ritiene coerente al tema trattato dalla ricerca: un saggio compositivo-progettuale veneziano. Predisponendo una lettura teatrale pluriscalare del territorio-laguna, il progetto ricerca lo scenario che il luogo è capace di evocare qualora sia riletto criticamente a partire da documenti storici, cronache, miti e leggende. Il progetto si definisce affermando il suo valore primo nel disegno di una geografia scenica entro la quale l’architettura si specchia e si riconosce come compartecipe di un ‘doppio’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luz, Ana Maria Lima da. "Autoconhecimento e teatro." Florianópolis, SC, 2000. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106489.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Made available in DSpace on 2013-12-05T20:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2000Bitstream added on 2014-09-25T19:19:31Z : No. of bitstreams: 1 170204.pdf: 5062878 bytes, checksum: 37c3fed031634ccb7b8c1db229b945dc (MD5)
Analisa-se a possibilidade do teatro ser uma via de acesso para o autoconhecimento do ator. Foram entrevistados doze atores, seis do sexo masculino e seis do sexo feminino com idades compreendidas entre 16 e 66 anos, pertencentes a três grupos de teatro de Florianópolis. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, enfocando a motivação dos atores para a atividade teatral, suas relações com as personagens e a elaboração psíquica decorrente da mesma. As entrevistas foram analisadas segundo as emoções expressas através da representação, pela dualidade ator versus personagem e pelos efeitos psicoterapêuticos do teatro. Na análise das entrevistas evidenciou-se que através da representação teatral os atores exercem uma atividade prospectiva de sua própria personalidade, apercebendo-se de suas características e reconhecendo a ambivalência de seus sentimentos, o que favorece a diminuição da repressão dando possibilidade ao indivíduo de experienciar menos inibição e ansiedade no cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cortez, Ligia Maria Camargo Silva. "De Asja Lacis à Casa do Teatro: teoria e práticas do teatro com e para crianças." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-11022019-154743/.

Full text
Abstract:
Esta tese reconstitui a trajetória pessoal e artística de Asja Lacis (1891-1979), enfatizando sua importância para a formulação de novas teorias e práticas do teatro com e para crianças. Nesse sentido, contextualiza e analisa o importante texto de Walter Benjamin, Programa de um teatro infantil proletário, elaborado a partir de obras e reflexões da artista leta. A tese pretende ainda demonstrar certa continuidade e desenvolvimento de perspectivas do teatro infantil e apontar um vínculo inesperado entre as experiências soviéticas, alemãs e brasileiras. Como ponto de encontro dessas práticas, que levam a uma atualização necessária da obra de Lacis, serão analisadas as experiências de ensino e teatro infantil do Teatro-escola Célia Helena e da Casa do Teatro, sediados em São Paulo, Brasil.
This thesis reconstructs the personal and artistic career of Asja Lacis (18911979), emphasizing her importance for the formulation of new theories and practices of theater with and for children. To this end, it contextualizes and analyzes the important text by Walter Benjamin, Program for a Proletarian Childrens Theater, written in light of the Latvian artists work and reflections. The thesis demonstrates a certain continuity and development of perspectives of childrens theater and points to an unexpected link between the Soviet, German and Brazilian experiences. An analysis of confluences and common threads seen specifically in the work of the Teatro-escola Celia Helena and the Casa do Teatro, both headquartered in São Paulo, indicates a need for the updating of Laciss work in regard to childrens education and theater with children.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Paula Chagas Autran. "Teoria e prática do seminário de dramaturgia do Teatro de Arena." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-31082015-152343/.

Full text
Abstract:
Este estudo pesquisa o Seminário de dramaturgia do Teatro de Arena, que ocorreu entre os anos de 1958 e 1961, na cidade de São Paulo. A partir da recuperação crítica da história do Seminário serão analisados os procedimentos de pesquisa formal ali empreendidos, que resultaram na produção de sete peças levadas à cena no período. O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena forma uma geração de artistas que consolida a modernização do teatro brasileiro também no campo da dramaturgia. Sua importância histórica e cultural se dá não só no âmbito da história do teatro, mas no da cultura brasileira como um todo. Sua influência decorre não apenas dos trabalhos dos melhores autores ali surgidos, como Vianinha e Guarnieri, e suas criações estéticas, mas também de um arsenal crítico que contribuiu para a criação de ações culturais politizadas como as do CPC (Centro Popular de Cultura) e forneceu modelos para a crescente produção cinematográfica e televisiva. Assim, o estudo dos debates, do contexto e das peças do Seminário se faz essencial para a melhor compreensão da história recente da cultura brasileira no que se refere ao desenvolvimento dos seus padrões de representação dramatúrgica
This study investigates the Seminary of Dramaturgy of the Arena Theater (Teatro de Arena) during the years between 1958 and 1961 in the city of São Paulo. The procedures of a formal research there outlined from a critical recovery of the history of the Seminary which resulted in the production and staging of 7 plays at that time will beanalyzed. The Seminary of Dramaturgy of the Arena Theater draws up a generation of artists that also consolidates the modernization of the brazilian theater in the dramaturgy field. Its historical and cultural importance occurs in the history of theater as well as in the brazilian culture. Its influence not only derives from some of the pieces written by the best artists from there emerged such as Vianinha and Guarnieri , from their esthetic creations but also from a critical arsenal that contributed for the creation of cultural politicized actions such as CPC (Popular Culture Center) and supplied models for the increasing production of cinema and television. Therefore the study of the debates, contexts and plays of the Seminary is essential for a better comprehension of the recent history of brazilian culture regarding the development of dramaturgic representation standards.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fagundes, Fl?via Maiara Lima. "A motiva??o no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodetermina??o." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20976.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-07-11T18:12:27Z No. of bitstreams: 1 FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf: 806358 bytes, checksum: ebf30d0f5339c8c0af156ede81a0b1f8 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-07-19T17:30:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf: 806358 bytes, checksum: ebf30d0f5339c8c0af156ede81a0b1f8 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-19T17:30:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf: 806358 bytes, checksum: ebf30d0f5339c8c0af156ede81a0b1f8 (MD5) Previous issue date: 2015-12-08
Este estudo teve por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodetermina??o - TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indiv?duos possuem uma propens?o inclinada ? autorregula??o. Por esse motivo, a TAD analisa as raz?es pelas quais os indiv?duos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades, e adota um conceito de internaliza??o que ? representada por um continuum de autodetermina??o, evidenciando os diferentes tipos de motiva??o previstos na miniteoria da integra??o organ?smica. Os tipos de motiva??o podem ser identificados de acordo com o n?vel de autodetermina??o dos indiv?duos, atrav?s da satisfa??o de tr?s necessidades psicol?gicas b?sicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de compet?ncia e a necessidade de pertencimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estrat?gia de investiga??o, utilizando a entrevista semiestruturada como principal t?cnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseud?nimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motiva??o dos alunos n?o era a intr?nseca. Portanto, a motiva??o foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram por internaliza??o do comportamento dependendo das condi??es situacionais. As complexidades nas intera??es puderam promover a satisfa??o das necessidades psicol?gicas b?sicas dos integrantes que apresentaram maior internaliza??o dos comportamentos autodeterminados. Assim, os integrantes com maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a import?ncia e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a import?ncia de investigar e promover a motiva??o de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos art?sticos em geral, trazendo esclarecimentos que ressaltam as contribui??es e a import?ncia que a motiva??o tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos art?sticos em diferentes atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leal, Cristyane Batista. "Configurações líricas do teatro de Hilda Hilst." Universidade Federal de Goiás, 2012. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3763.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-12-08T13:57:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Cristyane Batista Leal - 2012.pdf: 1586159 bytes, checksum: 563c08bf76db616c66102e0df855af71 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-12-08T13:58:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Cristyane Batista Leal - 2012.pdf: 1586159 bytes, checksum: 563c08bf76db616c66102e0df855af71 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-12-08T13:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Cristyane Batista Leal - 2012.pdf: 1586159 bytes, checksum: 563c08bf76db616c66102e0df855af71 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2012-10-15
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
This research examines the lyrical settings on the plays written by Hilda Hilst (1930- 2004). We analyze these plays: A empresa ou A possessa, O rato no muro, O visitante, Auto da barca de Camiri or Estória, muito notória, de uma ação declaratória and As aves da noite. These plays were written between the years 1967 and 1968 and they were published in Teatro completo (2008). It is understood that the lyricism of these plays, characteristic of a poet who writes theater and paradigmatic of a modern theater trend, is also linked to a national context of political oppression and restriction of freedom, although the plays transcends that. Accordingly, as a thesis suggested by the author herself, first complaint itself, the lyricism is the expression par excellence of the subject placed in an extreme situation. In the plays examined, we see that the poetic reflects a subjectivity repressed by various institutions that curtail individuality. The poet or artist, represented in them, is always present and sings its song of freedom, resisting a time which is hostile and oppressive. Representing an extreme situation, the dramatic character of Hilda Hilst do not have a sharp boundary, living situations in which the external action is secondary, forming a core fable frayed, his lines, often erupting in images possess the melodic rhythm poetry than the logical development of prose. These elements make up some of the lyrical settings of the Hilda Hilst’s plays. For its development, this research is divided into three chapters. In the first, there is a review of the critical reception of the dramaturgy of Hilda Hilst, trying to situate this research in relation to this critical material existing and trying to understand the shy critical reception of hilstian theater encouraged over the number of papers on poetry and fiction author. The second chapter is a brief itinerary conducted by Western drama, trying to locate the writer in an antirealist trend of the western theater. Also in this chapter, it is thought the hilstian drama at a specific time of Brazilian theater, contextualizing it in a national theater scene. In the third chapter, finally looking up mapping lyrical elements in the hilstian theather.
Esta pesquisa examina configurações líricas do teatro de Hilda Hilst (1930-2004) por meio da análise das peças A empresa ou A possessa, O rato no muro, O visitante, Auto da barca de Camiri ou Estória, muito notória, de uma ação declaratória e As aves da noite, escritas entre os anos de 1967 e 1968, e publicadas no Teatro completo (2008). Entende-se que o lirismo dessas peças, característico de uma poeta que escreve teatro e paradigmático de uma tendência do teatro moderno, também está ligado a um contexto nacional de opressão política e cerceamento da liberdade, ainda que o transcenda. Nesse sentido, conforme uma tese aventada pela própria autora, primeira crítica de si mesma, o lirismo é a expressão por excelência do sujeito colocado em uma situação extrema. Nas peças examinadas, verifica-se que o poético reflete um sujeito reprimido por instituições variadas, que cerceiam a individualidade. O poeta ou o artista, nelas representado, está sempre presente e entoa seu canto de liberdade, resistindo a um tempo que lhe é hostil e opressor. Representando uma situação extrema, as personagens dramáticas de Hilda Hilst não apresentam um contorno nítido, vivem situações em que a ação exterior é secundária, compondo um núcleo fabular esgarçado, suas falas, eclodindo frequentemente por meio de imagens, possuem antes o andamento melódico da poesia que o desenvolvimento lógico da prosa. Esses elementos compõem algumas das configurações líricas do teatro hilstiano. Para o seu desenvolvimento, esta pesquisa se estrutura em três capítulos. No primeiro, é feita uma revisão da recepção crítica da dramaturgia de HH, procurando situar esta pesquisa em relação a esse material crítico existente e tentando entender a acanhada recepção crítica do teatro hilstiano em detrimento do número alentado de trabalhos sobre a poesia e a ficção da autora. No segundo capítulo, é realizado um breve itinerário pela dramaturgia ocidental, tentando situar a escritora em uma tendência antirrealista do teatro ocidental. Ainda nesse capítulo, pensa-se a dramaturgia hilstiana em um momento específico do teatro brasileiro, contextualizando-a numa cena do teatro nacional. No terceiro capítulo, finalmente, procura-se cartografar elementos líricos do teatro hilstiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Angela Maria Barbosa. "A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena." Universidade Estadual da Paraíba, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-12-07T11:28:55Z No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5)
Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-02T18:15:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-02T18:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23
The History of Science linked to the theater form an important partnership for science teaching. Some research mention the importance of this relationship both for teaching and for the dissemination of science. In this sense the present study aimed to produce educational material that can be used for high school physics teachers to address the caloric theory in historical perspective through theater. The work is qualitative and has developed into a group of second year high school of Hortensius school Sousa Ribeiro- PREMEN, located in the city of Campina Grande. We reflect on the search for alternative use of the History of Science in the classroom, through strategies that will involve school students to consider all aspects before mentioned and understand the feasibility of using innovative methodological alternatives in room class.
A História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CAMPOBASSO, Maria Giovanna. "Die reinste Form und der höchste Gehalt: teoria e prassi nel teatro di Friedrich Hebbel." Doctoral thesis, Università degli Studi di Palermo, 2021. http://hdl.handle.net/10447/515065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Monteiro, Rui Manuel Vieira. "Ciudades paralelas, políticas e poéticas teatrais: interações entre as vanguardas teatrais Europeias e Latino-Americanas." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10638.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Melissa da Silva. "Mitologia e ascese: Jerzy Grotowski "além do teatro"." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009. http://tede.udesc.br/handle/handle/1328.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-08T16:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoMelissa.pdf: 1068920 bytes, checksum: 8ff878a2da62e4b5d5625d415bff953d (MD5) Previous issue date: 2009-04-16
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study proposes to bring in relation properties and themes of heroic mythology and the theatrical career, in the para-theatrical approach, of the Polish director Jerzy Grotowski. The first part of this work explains cultural, social and theoretical sources of Grotowski´s thought and practice, and demonstrates the relationship between his individual searches and his theatrical career. The second one puts in discussion modes to interpret myths in Grotowski´s work, its function, its significance and its influence on different kinds of artistic process: choice and treatment of texts, audience parts, actor´s work on character composition and actor ´s training. Theoretical references about mythical and symbolic questions are extracted from symbolic hermeneutic theory. In terms of conclusion, this dissertation puts in relief similarities between actions in the heroic mythology and Grotowski´s work, fundamentally, sacrificial acts as an way to consolidate an spiritual dimension
Este estudo se propõe articular as relações entre as características e os temas da mitologia heróica e o percurso teatral, além do teatro , do encenador polonês Jerzy Grotowski. Na primeira parte deste volume, são expostas as origens culturais, sociais e teóricas do pensamento e da prática de Grotowski, demonstrando, assim, a relação entre as suas buscas pessoais e o seu percurso teatral. Na segunda parte do trabalho, são discutidas as formas de tratamento do mito no trabalho de Grotowski, sua função, sua importância e a sua influência nos vários campos do processo artístico, como a escolha e o tratamento dos textos, o papel do público, o trabalho com o ator na construção da personagem e as técnicas de preparação de ator. O referencial teórico utilizado para a abordagem das questões míticas e simbólicas provém da hermenêutica simbólica. Em termos conclusivos, são destacadas as semelhanças entre as ações da mitologia heróica e o trabalho de Grotowski, no que diz respeito, principalmente, ao ato sacrificial como forma de consolidação da dimensão espiritual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teatro (teoria)"

1

Enzo, Scrivano, Alonge Roberto, and Centro nazionale di studi pirandelliani (Italy), eds. Teatro, teoria e prassi. Roma: La Nuova Italia scientifica, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Irley. Teatro: Ensino, teoria e prática. Uberlândia, MG: EDUFU, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mezzetta, Enrica. Il teatro futurista in teoria. Pisa: Giardini, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sabatini, Desirée. Teatro e video: Teoria e tecnica della memoria teatrale. Roma: Bulzoni, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Attolini, Giovanni. Teatro arte totale: Pratica e teoria in Gordon Craig. Bari: Progedit, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Witkiewicz, Stanisław Ignacy. Introduzione alla teoria della forma pura nel teatro: E altri saggi di teoria e critica. Roma: Bulzoni, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Annoni, Carlo. Lo spettacolo dell'uomo interiore: Teoria e poesia del teatro manzoniano. Milano: Vita e pensiero, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Witkiewicz, Stanisław Ignacy. Stanisław Ignacy Witkiewicz: Introduzione alla teoria della forma pura nel teatro e altri saggi di teoria e critica. Roma: Bulzoni, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de, Carvalho Sérgio, and Companhia do Latão (Theater group), eds. Introdução ao teatro dialético: Experimento da Companhia do Latão. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Semil, Małgorzata. Słownik współczesnego teatru: Twórcy, teatry, teorie. 2nd ed. Warszawa: Wydawn. Artystyczne i Filmowe, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Teatro (teoria)"

1

Giuliani, Luigi, and Victoria Pineda. "Introducción. La ecdótica de los textos teatrales del Siglo de Oro entre la praxis y la teoría." In La edición del diálogo teatral (siglos XVI-XVII), 7–14. Florence: Firenze University Press, 2021. http://dx.doi.org/10.36253/978-88-5518-224-9.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fischer-Lichte, Erika. "Entretejimiento De Culturas Escénicas: Re-Pensando El «Teatro Intercultural». Hacia Una Experiencia Y Teoría Escénicas Más Allá Del Poscolonialismo." In Literatura y política, edited by Azucena González Blanco, 165–88. Berlin, Boston: De Gruyter, 2019. http://dx.doi.org/10.1515/9783110624137-011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

do Cebreiro Rábade Villar, María. "Un Análisis Del Giro Afectivo En El Teatro Contemporáneo. Teoría Y Crítica De La Performance En «El Espectador Emancipado» De Jacques Rancière." In Literatura y política, edited by Azucena González Blanco, 189–204. Berlin, Boston: De Gruyter, 2019. http://dx.doi.org/10.1515/9783110624137-012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mecarelli, Paola. "2.4 Teoria e prassi." In Il Teatro Polifonico, 88–91. Editore XY.IT, 2015. http://dx.doi.org/10.4000/books.xy.668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lehmann, Hans-Thies. "Teoria no teatro? Comentários sobre uma velha questão." In Teatro, sociedade e criação cênica. Mórula Editorial, 2022. http://dx.doi.org/10.48073/9786586464795.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Luiz Porte, Guilherme. "Teatro comunitário do ribeirão da ilha 2019: teatro como ação cultural e social." In Pontilhados - pesquisas da cena universitária 2022, 140–67. Itaú Cultural, 2022. http://dx.doi.org/10.53343/9786588878385.6.

Full text
Abstract:
A partir de inspirações advindas das disciplinas de Metodologia do Ensino de Teatro na Comunidade III e Estágio Curricular Obrigatório na Comunidade I e II, nasce o Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, projeto autônomo de Teatro na Comunidade desenvolvido no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha, desde 2019. O presente trabalho aborda noções de comunidade e teatro em comunidade sob a luz dos estudos de Márcia Pompeo Nogueira, e gira o olhar sobre a educação apoiado nos conceitos de Pedagogia Radical, Teoria Crítica e Ação Cultural trazidos por Henry Giroux e Teixeira Coelho. Para finalizar, dedica-se a relatar a experiência realizada pelo projeto Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha no decorrer do ano de 2019 de maneira crítica e reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Beatriz Magno Alves de. "O TEATRO COMO FESTA: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA TEATRAL DE GEORG FUCHS." In A Transversalidade da Prática do Profissional de História 2, 138–46. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.83819250414.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pita, António Pedro. "Releitura de Althusser: o teatro no centro da teoria." In Outros combates pela história, 17–20. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0199-1_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Portich, Ana. "Para uma teoria da linguagem cênica, segundo Rousseau." In Ensaios de teatro e filosofia: do Renascimento ao século XVIII, 137–51. Editora UNESP, 2021. http://dx.doi.org/10.7476/9786557140536.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Arthur Barboza. "O caráter mutável dos termos literários à luz da teoria do teatro." In A literatura na teoria e na prática, 36–48. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.093.36-48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teatro (teoria)"

1

Santos, Zuliane Batista dos, and Gesse Almeida Araújo. "Perspectivas metodologicas em arte/educação: o teatro de formas animadas na sala-de-aula." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcihs0036.

Full text
Abstract:
O presente texto é fruto de uma pesquisa que teve como plano de trabalho “Perspectivas metodológicas em arte-educação: o teatro de formas animadas na sala-deaula”, cuja finalidade foi investigar uma perspectiva metodológica para docente de Artes da cidade de Teixeira de Freitas-BA. A partir disso, propõe-se uma metodologia ao públicoalvo, aos professores e professoras de artes da educação básica do referido município, por meio do teatro de formas animadas (TFA), que é um gênero teatral que integra diversas modalidades: fantoches, teatro de sombras, máscaras dentre outras técnicas. A proposta oferece um recurso didático para as aulas de arte, que irá possibilitar a criatividade e autonomia por meio da experiência, permitindo a contextualização de diversos temas, desde conteúdos escolares a assuntos cotidianos. Trata-se de uma metodologia que surge da criação coletiva e que oferece aos professores-artistas um método que permite reunir a teoria e a prática da criação. A pesquisa convida esses profissionais à experimentação do teatro de formas animadas no processo de ensino-aprendizagem, como mediador para trabalhar o referido tema em seu cotidiano em sala. A pesquisa e análises teóricas sobre o assunto seguem com a criação e a elaboração de uma metodologia por meio de oficinas, visando propor uma abordagem de ensino que pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com um gênero teatral que traga uma diversidade de técnicas à sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Zuliane Batista dos, and Gesse Almeida Araújo. "Perspectivas metodologicas em arte/educação: o teatro de formas animadas na sala-de-aula." In 7º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. GM Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.61202/2595-9328.7cipcihs0036.

Full text
Abstract:
O presente texto é fruto de uma pesquisa que teve como plano de trabalho “Perspectivas metodológicas em arte-educação: o teatro de formas animadas na sala-deaula”, cuja finalidade foi investigar uma perspectiva metodológica para docente de Artes da cidade de Teixeira de Freitas-BA. A partir disso, propõe-se uma metodologia ao públicoalvo, aos professores e professoras de artes da educação básica do referido município, por meio do teatro de formas animadas (TFA), que é um gênero teatral que integra diversas modalidades: fantoches, teatro de sombras, máscaras dentre outras técnicas. A proposta oferece um recurso didático para as aulas de arte, que irá possibilitar a criatividade e autonomia por meio da experiência, permitindo a contextualização de diversos temas, desde conteúdos escolares a assuntos cotidianos. Trata-se de uma metodologia que surge da criação coletiva e que oferece aos professores-artistas um método que permite reunir a teoria e a prática da criação. A pesquisa convida esses profissionais à experimentação do teatro de formas animadas no processo de ensino-aprendizagem, como mediador para trabalhar o referido tema em seu cotidiano em sala. A pesquisa e análises teóricas sobre o assunto seguem com a criação e a elaboração de uma metodologia por meio de oficinas, visando propor uma abordagem de ensino que pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar com um gênero teatral que traga uma diversidade de técnicas à sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PORTO, ANDREIA ANNA AMARAL. "PROMOÇÃO DA AUTONOMIA MEDIADA PELA ARTE: CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO PARA JOVENS ATENDIDOS EM PROJETOS SOCIAIS." In Anais da III Conferência de Teoria Histórico Cultural: Ciência Tecnologia e Sociedade. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/154649.2-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pascual Galbis, Pau. "Animación, marionetas y teatro Kabuki. El discurso cinematográfico de Eisenstein como herramienta etnográfica en la cultura japonesa." In V Congreso Internacional de Investigacion en Artes Visuales ANIAV 2022. RE/DES Conectar. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2022. http://dx.doi.org/10.4995/aniav2022.2022.15498.

Full text
Abstract:
El montaje filosófico propuesto por S. M. Eisenstein, funciona como un método válido de inserción antropológica en la cultura japonesa; en concreto, del teatro Kabuki. En el cual, el sonido, el movimiento, el espacio y la voz, funcionan como elementos de igual importancia cognitiva, que estimulan artísticamente al público. Además, la actuación en general, se efectúa a diferencia del teatro occidental, sin transiciones, con una destacada importancia del minimalismo escénico, del maquillaje, y vestuario. Significando a más, grados emocionales de los personajes, semejantes a las teorías extáticas del cineasta ruso. También señalar, la transformación artificial de los intérpretes en marionetas, -teatro Bunraku - e imitando sus gestos y muecas esenciales, en consonancia con el relato. De la misma manera, los actores japoneses emplean unos movimientos corporales siempre fragmentados, considerados y delicados. A veces, con una extremada lentitud, similares a las funciones del teatro Noh. Unas coreografías exactas y extraordinarias, muy cercanas a la biomecánica de Meyerhold y a los ensayos sobre las marionetas de Kleist, que tanto inspiraron al director soviético en su época de las vanguardias. Igualmente, en el Kabuki, se observa un efecto de animación, conseguido con la superposición gradual de los escenarios y cosméticos faciales, que produce en el espectador, la sensación del transcurso fluido del tiempo, sin interrupciones. En suma, conceptos y formas que son mismamente encontradas, en las películas, dibujos, ideas y técnicas cinematográficas de Eisenstein, formuladas a través de los años, e influidas en parte por dichas poéticas. Por último, esta comunicación pretende indagar la relación existente entre una etnografía nipona y la estética fílmica de Eisenstein, realzando sus aportaciones animáticas, somáticas y otros ataderos intelectuales disciplinares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albarran Gonzalez, Diana. "Através dos olhos do coração: Meu aprendizado incorporado de Jolobil e Lekil Kuxlejal." In LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.141.g278.

Full text
Abstract:
As visões coloniais modernas do Norte Global enfatizam demais a mente para a produção de conhecimento e a criação de sentido sobre as diferentes dimensões do corpo. No Sul Global, diferentes onto-epistemologias reconhecem que a compreensão vai além da mente como sentipensar (Fals Borda, 2009) e corazonar (Cepeda H., 2017; Pérez Moreno, 2012). Esta apresentação discute os insights significativos do aprendizado de tecelagem de tear traseiro ( jolobil) como uma abordagem de descolonização. Durante minha jornada de pesquisa, um desejo intuitivo crescente de aprender o jolobil tornou-se uma experiência transformadora, mudando a direção e contribuindo para a investigação de diferentes maneiras. A reflexividade incorporada de jolobil conectando corpo, mente, coração e energia vital (espírito) em relação às pessoas e ao lugar permitiu uma construção de sentido holística de Lekil Kuxlejal, um Tsotsil maia e equivalente Tseltal de Buen Vivir. Considerando a importância das diferentes dimensões do corpo para a criação de sentido e a presença do coração na cultura maia (e mesoamericana), a documentação de meu aprendizado jolobil através dos “olhos do coração” serviu como uma janela para não experimentar apenas o processo complexo e trabalhoso de tecelagem de tear traseiro, mas também para permitir que os espectadores mergulhem no jolobil, uma compreensão do meu aprendizado corazonando. Jolobil, uma prática cultural pré-colonial ensinada pela deusa Ixchel, é atualmente uma prática viva diretamente relacionada ao bem-estar do tecelão como parte de uma comunidade, e é um meio para se reconectar com a ancestralidade e herança indígenas. Também possui fortes dimensões afetivas, onde os tecelões requerem paciência e concentração para deixar o coração fluir pelos fios, nutrindo e orientando o processo, proporcionando uma sensação de harmonia, bem-estar e pertencimento. A prática do jolobil é frequentemente feita em torno da família ou em grupos, permitindo a integração intergeracional e a transmissão de conhecimento. Estes elementos, alinhados à minha herança cultural, foram integrados por meio da inclusão de meus familiares durante a pesquisa de campo, uma postura descolonial como mulher nativa latino-americana. Outra contribuição da minha experiência corporificada foi usar o jolobil como uma metáfora de pesquisa, tecendo teorias, métodos e ferramentas de diferentes disciplinas, como antropologia, sociologia e design, ao lado de conhecimentos indígenas. Usando a descolonização como um quadro transversal, esta abordagem metodológica entrelaça etnografia visual-digital-sensorial, codesign, cosmovisão maia (visão de mundo), têxteis como resistência e zapatismo para a exploração do que constitui uma vida justa e digna, Lekil Kuxlejal, para maia Tecelões Tsotsil e Tseltal, em colaboração coletiva e horizontal. Ecoando o apoio do tecelão ao tear com a parte inferior das costas, o jolobil inclui o conhecimento por meio de nossos corpos e práticas criativas, através da incorporação, sentipensar e corazonar como a integração de nós mesmos com o Todo, um ser único com o Todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography