To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teatro (teoria).

Journal articles on the topic 'Teatro (teoria)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teatro (teoria).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Catalão, Marco Aurélio Pinotti. "Teatro virtual: teoria e prática." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 1 (May 17, 2016): 92–106. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i1.8203.

Full text
Abstract:
A partir da análise de obras contemporâneas que expandem a concepção do teatro para além de sua realização efêmera, singular e irreproduzível, este artigo apresenta o conceito de “teatro virtual”, formulado com o intuito de problematizar os limites da experiência teatral. A partir desse novo conceito, podemos repensar não apenas a forma como analisamos as experiências performativas contemporâneas, mas também as próprias relações entre crítica e criação, teatro e literatura, ficção e realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Stanciu, Carmen. "Teatro baseado em imagem: uma nova pedagogia para um teatro “novo”." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2, no. 21 (December 20, 2019): 178–92. http://dx.doi.org/10.5965/2595034702212019178.

Full text
Abstract:
Esse artigo captura a apresentação, discussões e diálogo interativo da conferência A função teatral da imagem e sua relação com os outros elementos da encenação. A ideia principal da conferência é que hoje em dia o contexto das artes performáticas pede reconsideração do método pedagógico da profissão de diretor teatral. Eu vou lembrar como o “trabalho” de diretor teatral emergiu no século XIX como um resultado lógico da industrialização. Trazer luz elétrica aos auditórios de teatro, construir grandes teatros com longos palcos, o apetite do público por encenações elaboradas e realistas usando modelos #D e maquinário complicado – tudo isso impôs a necessidade de um homem que tem ou desenvolve habilidades e knowhow de encenar. E foi assim que a história do teatro mundial foi reescrita no século XX – O Século do Diretor. Além disso, as duas pessoas mais influentes do teatro do último século foram ambos diretores e professores: Konstantin Stanislavsky e Bertolt Brecht. Mas e sobre nosso século XXI? O teatro ainda é um playground para os diretores? Minha teoria é que as artes performáticas hoje estão apagando os padrões “tradicionais” dos precursores do teatro sob a pressão do novo papel que o teatro é exigido a performar na sociedade. O teatro do Era Digital precisa ter a mesma estrutura “pixelada” que todas as outras criações humanas. Esse é o porquê eu acredito fortemente que a pedagogia do teatro deve ser reconsiderada e reorganizada tendo como sua ideia central a dicotomia entre a estrutura dramática e pós-dramática da peça. Afinal, como Peter Brook disse, “uma peça é uma peça”. Como suporte para demonstração e discussões, usarei a teoria de Meyerhold sobre como construir uma performance, o diagrama de Schlemmer sobre tipos de performances, as observações de Brecht sobre teatro dramático versus teatro épico, a teoria de Lehmann sobre teatro pós-dramático e os argumentos de Erika Fischer-Lichte sobre estéticas transformadoras. Usarei imagens de shows encenados por diretores de teatro de destaque, que marcaram ou marcam como fazemos e vemos o teatro hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guinsburg, Jacó. "Teoria do teatro e estética teatral." Sala Preta 1 (September 28, 2001): 173. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p173-179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Viana de Souza Silva, Francenilza, and Selda Vale da Costa. "O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana." Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 5, no. 1 (May 18, 2020): 01–10. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v5i1.7156.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva articular a arte teatral às críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Portanto, trata-se de um estudo teórico que analisa o método teatral que está inserido na proposta do teatro político desse autor, estruturado a partir de seis técnicas que objetivam aproximar o teatro das grandes massas. A prática do Teatro do Oprimido amplia horizontes, exercita a prática do diálogo com diferentes campos do saber. Daí a importância de se conhecerem as conexões existentes entre os fundamentos que embasam esta teoria teatral e a teoria de Paulo Freire. Conclui-se que o Teatro do Oprimido, articulado às perspectivas freiriana, é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressões presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, uma vez que estabelece uma relação horizontal entre elas, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas de cidadãos. Palavras-Chave: Teatro do Oprimido. Augusto Boal. Educação. Paulo Freire.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Woyda, Duda, and Djalma Thürler. "O excesso não deixa a poesia pousar: o teatro anfíbio e a dimensão política da arte." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 51 (July 24, 2024): 1–24. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102512024e0112.

Full text
Abstract:
O texto levanta questões sobre diferentes significados e variações que a expressão teatro político pode gerar na cena teatral, a partir de duas noções operativas: teatro anfíbio e ações estético-políticas, examinando a sua aplicação na Teoria das Artes Cênicas e as suas implicações para a construção de uma história recente do teatro brasileiro. Através de uma abordagem dialógica com o movimento queer e estudos decoloniais, o artigo combina diferentes análises – literária, teatral, sociológica, política – para produzir um texto interdisciplinar na encruzilhada do teatro com as ciências humanas. Por fim, o texto permite fazer justiça à pluralidade de produção do teatro político contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Elvina Maria Caetano, and Vera Casa Nova. "Contribuição para uma nova leitura." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 300. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7.0.300-317.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação eo de teatro de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Julia Guimarães. "Performar teoria, desconstruir identidades." Conceição/Conception 12, no. 00 (December 17, 2023): e023016. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v12i00.8674670.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as relações entre teatro e teoria na cena contemporânea brasileira, com foco em criações que exploram esse diálogo no intuito de problematizar determinadas noções identitárias. A partir da análise dos espetáculos Stabat Mater, A Invenção do Nordeste e Isto é um Negro?, compreende-se o teatro como espaço privilegiado para abordar a teoria em sua dimensão material, performativa e processual, pelo intrínseco vínculo, presente nessa arte, entre corpo e conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Pedro Haddad. "Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 36 (December 13, 2019): 204–22. http://dx.doi.org/10.5965/1414573103362019204.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Túlio Fernandes. "Em combate a LGBTfobia: um processo de teatro-fórum conduzido por Marcia Pompeo." Revista NUPEART 23 (August 14, 2020): 75–101. http://dx.doi.org/10.5965/2358092521232020075.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um estudo da teoria do Teatro do Oprimido de Augusto Boal a partir dos processos de criação e de apresentações (pública e em sala de aula) de um Teatro-Fórum com temática de opressão a LGBTfobia dentro do ambiente familiar. O objetivo é analisar a utilização da teoria prevendo sua proposição na área de Teatro na Comunidade. O processo foi conduzido pela professora Marcia Pompeo Nogueira e realizado por um grupo de dez estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino do Teatro na Comunidade do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carneiro, Leonel Martins. "A construção do espectador teatral contemporâneo." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p11-38.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda historicamente a construção da figura teórica do espectador teatral contemporâneo. Tal assunto é tratado a partir de uma revisão do lugar do espectador em importantes escritos das áreas de teatro, filosofia, psicologia, antropologia, entre outros, que contribuíram ao longo do último século para a compreensão da experiência do espectador do teatro. Diante de tal quadro teórico, propõe-se a necessidade de aproximar-se a teoria do evento real, produzindo uma reflexão que esteja ancorada em pessoas contemporâneas reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fernandes, Sílvia. "Performatividade e Gênese da Cena." Revista Brasileira de Estudos da Presença 3, no. 2 (August 2013): 404–19. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266038137.

Full text
Abstract:
RESUMO A partir do reconhecimento da tensão entre realidade e ficção recorrente na cena contemporânea, em geral definida como teatros do real, pretende-se ensaiar neste texto uma intersecção desse fenômeno com o campo teórico da performatividade, cuja ênfase recai sobre os processos, a dinâmica de transformação e a experiência. A intenção é associar reflexões ligadas à teoria da performatividade a algumas observações sobre o último trabalho do Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo, Bom Retiro 958 metros. O recurso a modos de aproximação genética do teatro servirá como mote de leitura de alguns aspectos do processo criativo e da cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Biffon, Vanessa. "Teatro épico-dialético: uma poética de resistência e de igualdade de gênero?" Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 51 (July 24, 2024): 1–17. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102512024e0209.

Full text
Abstract:
Ainda que com uma proposta inovadora na história do teatro como forma e conteúdo, o teatro épico-dialético de Bertolt Brecht (1967; 1978) não considerou profundamente a perspectiva de gênero em sua concepção, uma vez que a luta de classes é o debate central dessa teoria. Contudo, pensadoras feministas como Elin Diamond (2011) e Della Pollock (1989) possibilitam uma compreensão mais expandida da teoria colocando o gênero como categoria aliada na busca por um teatro revolucionário. A primeira autora faz uma leitura do “método” do teatro épico-dialético e a segunda traz algumas considerações acerca das personagens femininas da dramaturgia de Brecht.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vasconcelos, Gisele, and Lauande Aires. "Desejo do teatro no político, desejo do político no teatro e político teatro do desejo." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200210.

Full text
Abstract:
O jogo de palavras que mobiliza os termos Teatro, Desejo e Político, propõe uma reflexão no campo da teoria e da prática, do texto e da cena, por meio de três formulações - desejo do teatro no político, desejo do político no teatro e político teatro do desejo – abrindo uma conversa com Guénoun (2003), Rancière (2012) e Benjamin (1994), respectivamente, para pensar os modos de produção e de criação do grupo Xama Teatro (Brasil - MA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Caetano, Andreaza. "Por uma teoria da tradução do teatro para a cena contemporânea." Dramaturgias, no. 7 (July 4, 2018): 109–27. http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i7.9517.

Full text
Abstract:
Enquanto tradutores de teatro, devemos nos pautar pela construção de tra- duções capazes de captar e expressar as necessidades e possibilidades da re- presentação teatral na atualidade, elevando a capacidade dramática e corpo- ral do texto, bem como tornando o texto acessível a qualquer cidadão. Se a intenção da tradução é a representação ou a popularização da obra, é impor- tante levar em consideração alguns fatores capazes de promover a fruição do texto, a partir da observação da sua função. Contribuir para uma teorização acerca da tradução de textos teatrais, induzir a uma análise em torno do con- vencionalismo que tem regido a tradução há vários séculos, torna-se impor- tante na contemporaneidade, posto que a Teoria da Tradução, especificamen- te teatral, ainda é incipiente. Nesse contexto, esperamos contribuir com nossas observações acerca do tema, promovendo a interação do universo acadêmico com o teatral, no intuito de fomentar o pensamento crítico em torno das con- venções que ainda regem a tradução do texto teatral no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pires, Daniel Da Silva. "SÍMBOLOS E ARQUÉTIPOS NO TEATRO UMA ANÁLISE DO ESPETÁCULO TEATRAL MERCÚRIO RETRÓGRADO (2018)." Revista Mosaico - Revista de História 13 (August 19, 2020): 64. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v13i0.7551.

Full text
Abstract:
Este ensaio pretende fazer uma análise a partir de um relato de experiência da minha participação na equipe de produção do espetáculo teatral Mercúrio Retrógrado (2018), encenado pela Indelicada Cia. Teatral em Goiânia-GO. O objetivo central é traçar alguns pontos de ligação entre a experiência artística nesta peça teatral (através do texto original escrito e do texto falado e improvisado, bem como dos outros elementos em cena) e símbolos/imagens simbólicas apresentados pela teoria junguiana, trazendo percepções em torno do mito e dos arquétipos. Esta análise bibliográfica se baseia nas premissas de Carl Gustav Jung e autores que se relacionam com sua teoria, trazendo referências sobre o teatro contemporâneo, estética com a qual o espetáculo se identifica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Castro, Daniel Fraga, and Pedro Theobald. "Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro." Letrônica 10, no. 1 (December 27, 2017): 499. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091.

Full text
Abstract:
Formado em Teatro no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniel Fraga de Castro realizou seus estudos de pós-graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2016 dirigiu a encenação da peça Como gostais no Teatro da PUCRS e no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em janeiro de 2017 concluiu, com louvor, a tese de doutorado Skenepoiesis: direção teatral como interação poética. Prepara uma nova temporada de Como gostais na Santa Casa de 13 a 16 de abril. Nesta entrevista, ele conversa com o Prof. Pedro Theobald, docente de Literatura Inglesa e Teoria da Literatura no Curso de Letras da PUCRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Motta, Gilson. "Entre Prometeu e Epimeteu: teoria e prática no ensino e formação do teatro de formas animadas." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2, no. 21 (December 20, 2019): 537–57. http://dx.doi.org/10.5965/2595034702212019537.

Full text
Abstract:
Tomando como ponto de partida a relação entre teoria e prática, o texto faz uma reflexão sobre a formação no teatro de formas animadas. Para tanto, considera duas figuras mitológicas: Prometeu e Epimeteu, como representantes da dimensão teórica e da prática, respectivamente. Com base na produção artística realizada no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação, faz-se uma análise da relação de interdependência entre prática e teoria, destacando a ideia de que a formação em teatro de sombras deve envolver não somente o conhecimento técnico, mas também uma abordagem afetiva e espiritual, em suma, uma “técnica de si”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Azevedo, Elizabeth Ribeiro. "Preservação de documentos para a história do teatro brasileiro: teoria e prática." Sala Preta 17, no. 2 (December 26, 2017): 151. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p151-163.

Full text
Abstract:
De início, este artigo apresenta rápidas considerações sobre as relações entre documentos e a história do teatro brasileiro. Em seguida, considera as formas pelas quais são constituídos alguns dos acervos nacionais abrigados em instituições públicas e privadas. Finalmente, apresenta justificativas para a criação do Centro de Documentação Teatral na Universidade de São Paulo e algumas das escolhas teórico-metodológicas feitas para o tratamento de seu acervo e das atividades de pesquisa que vem desenvolvendo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Oliveira, Humberto Moacir, Camila Rodrigues Vaz Chaves, and Jacques Fux. "A função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de cada criança." Revista de Ciências Humanas 50, no. 1 (July 31, 2016): 52. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p52.

Full text
Abstract:
Partindo da ideia aristotélica de que é na tendência a representar que repousa a capacidade de aprender do homem, o presente artigo visa discutir quais seriam os mecanismos psíquicos que possibilitariam essa operação e quais papeis o teatro poderia exercer na educação infantil. Para tanto foi imprescindível articular a discussão de Freud a respeito da fantasia à teoria sobre o ensino do teatro de Ingrid Koudela, para então trazer uma contribuição à discussão sobre a forma como esse rico veículo de representação que é o teatro pode contribuir com o desenvolvimento da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pereira, Elvina Maria Caetano, and Vera Casa Nova. "Contribuição para uma nova leitura do texto teatral." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 300–317. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7..300-317.

Full text
Abstract:
Resumo: Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação e o de teatro de atuação.Palavras-chave: análise do discurso e teatro; mise-en-scene e significação.Résumé: Cet article présente un propos de lecture qui a comme base les principes théoriques de l’Analyse du Discours et de la Sémiotique Théâtral. Il part de la distinction entre théâtre, littérature dramatique e théoric théâtral et il voit comme sujet de la Critique Théâtral, par son étroite relation avec la littérature, ce que nous appelons littérature dramatique. Le théâtre de Grotowski est vu comme un concept en scene, dans la relation entre l’acteur et le spectateur, soit mediatiséc – ou non – par le tcxte. À partir de la discussion proposée par Searle sur l’estatut logique du discours ficcional, deux importants concepts sont définis: – le concept de théâtre de représentation et le concept de théâtre d'action.Mots-clés: analyse du discours et théâtre; mise-en-scene et signification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brasilio Santa Bárbara, Rubiana, and Rui Bragado Sousa. "Teoria crítica e teoria histórico-cultural: interfaces entre Benjamim e Vigotski." Debates em Educação 13, no. 31 (June 26, 2021): 128. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p128-145.

Full text
Abstract:
<p>Neste artigo busca-se articular a Teoria Crítica da Sociedade e a Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento e protagonismo da criança com os representantes Benjamin e Vigotski, respectivamente. Estes autores revelam nuances para a educação infantil que passariam despercebidas em análises isoladas. Esta é a justificativa de um trabalho comparado. Dentre os pontos de aproximação estão a linguagem, o teatro, a mimese e o lúdico, que mesmo em abordagens epistemológicas distintas, revelam-se complementares em diversos aspectos. Espera-se, assim, demonstrar o protagonismo da criança e as implicações pedagógicas que são subjacentes aos dois autores.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dos Santos, Elisângela, and Elni Willms. "TEATRO NA ESCOLA." ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS 2, no. 1 (February 23, 2024): 01–05. http://dx.doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1124.

Full text
Abstract:
O presente resumo traz reflexões que se relacionam com o objeto de pesquisa em fase inicial, que busca compreender o teatro como uma linguagem estética e educativa na abordagem de questões ligadas a sexualidade, assuntos que também foram objeto de discussão na disciplina de Teoria da Educação Moderna e Contemporânea, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis. O estudo se faz numa perspectiva decolonial e interseccional para as discussões em relação as questões sociais, de gênero, sexualidade e educação. Metodologicamente fez-se uso do método hermenêutico de interpretação. Tais análises tem proporcionado uma compreensão que aponta para a necessidade de mudanças de atitudes em relação aos temas ligados à sexualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sordi, Mônica Marina, Pablo Mucelini, and Vitor José Petry. "TEATRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 4, no. 1 (August 9, 2022): 62–80. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2022v4n1.12960.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada uma reflexão e um estudo de possibilidades da combinação da metodologia de Resolução de Problemas com técnicas teatrais para o ensino de funções exponenciais e progressões geométricas. Parte-se da teoria de Polya sobre a Resolução de Problemas e da prática de Brecht com o Teatro como forma de comunicação e instrução do público, encarado como agente ativo na peça teatral. Investiga-se as possibilidades de aplicação em sala de aula de peças interativas que estimulem os alunos a resolverem problemas envolvendo conceitos matemáticos. A metodologia adotada nesse artigo foi a pesquisa propositiva bibliográfica, baseada no estudo de possibilidades e imaginação pedagógica, proposta por Skovsmose. A pesquisa foi realizada a partir de uma atividade desenvolvida no componente curricular de Metodologia de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como foco sua aplicabilidade no Ensino Médio. Como resultados, pode-se apontar o entusiasmo do público da peça teatral e que a literatura já apresenta algumas possibilidades de articulação entre Teatro e Matemática, porém, o exercício de imaginação pedagógica permite refletir sobre novas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Luciana Jesus de. "De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação." Revista Educação em Páginas 2 (November 18, 2023): e13829. http://dx.doi.org/10.22481/redupa.v2.13829.

Full text
Abstract:
A proposta deste trabalho permeia a descoberta de temas como as contribuições dialéticas e autônomas de autores como Paulo Freire e Augusto Boal, visando uma prática de sala de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, traçando um paralelo entre as práticas e teorias dos autores, na construção da autonomia dos alunos de áreas periféricas do primeiro ciclo. De cunho reflexivo e fazendo uso do referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação faz articulações dialógicas sobre a Pedagogia da Autonomia e o Teatro do Oprimido, a redação apresenta uma discussão sobre as seguintes questões como, autonomia, a visão do teatro quanto este contexto libertador, as possibilidades de superação da ramificação entre opressores e oprimidos e a contribuição da educação neste contexto. Os pontos abordados tem por objetivo refletir dentro no contexto de olhares críticos, possibilitando novos horizontes dentro do contexto da autonomia, teatro e educação nas séries iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Castro, Leonardo Augusto Madureira de, and Isabella Fernanda Ferreira. "Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica." Momento - Diálogos em Educação 28, no. 3 (December 18, 2019): 216–29. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v28i3.8152.

Full text
Abstract:
Resumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria Crítica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Fagundes, Patrícia. "O TEATRO COMO UM ESTADO DE ENCONTRO." Cena, no. 7 (February 5, 2010): 31. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.11156.

Full text
Abstract:
A partir da teoria da “estética relacional” proposta por Nicolas Bourriaud, o artigo desenvolve uma concepção do teatro como um estado de encontro, um fenômeno que só acontece em um espaço-tempo compartilhado entre atores e espectadores, condicionado por um mecanismo de autopoiesis: teatro como um processo que gera eventos e não obras acabadas, que só acontecem em relação. Esta dimensão pode ser identificada com muita intensidade nos processos criativos da cena, que implicam uma dinâmica coletiva de trabalho baseada na colaboração: uma máquina que provoca e administra encontros. Um processo de ensaios é um laboratório de sociabilidade que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e acoplamento coexistindo em um sistema autopoiético de relações. A idéia do teatro como estado de encontro significa uma busca por um tipo de fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética não está dissociada da estética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vieira, Marco Antônio. "Macumbarias travestis em Castiel Vitorino Brasileiro ou a implosão do teatro da representação: corpo, gênero, negritude." Trans/Form/Ação 45, spe (2022): 265–90. http://dx.doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.14.p265.

Full text
Abstract:
Resumo: Interessa ao pesquisador como o corpo poético negro e travesti da artista Castiel Vitorino Brasileiro se contrapõe à História e ao Sistema da Arte hegemônicos, ao mesmo tempo que contribui para uma revisão de suas práticas discursivas de inclusão e exclusão, por meio de sua poiesis, sua fabulação poética, na qual a um só tempo se visita e se reinventa uma ancestralidade afroindígena, atinente às origens e religiosidade da artista. A aparição e a visão do corpo preto e dissidente de Castiel apontam para uma desestabilização do que Hubert Damisch nomeará “o teatro da representação”. Teoricamente, este texto recorre a um campo caracterizado pela interdisciplinaridade, no intuito de responder à complexidade de seu objeto de eleição: teorias decoloniais, estudos de gênero, teoria queer, filosofia, teoria lacaniana, teoria e história da arte, o que o aproximaria daquilo que a teórica holandesa Mieke Bal denomina Análise Cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rosa, Carlos Gontijo. "Carnavalização no teatro ibérico barroco." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 14, no. 3 (September 2019): 101–35. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457338281.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do gracioso, o criado carnavalizado originalmente inserido no teatro pelos autores do Século de Ouro espanhol, pretende-se problematizar embates de classe e artifícios discursivos da narrativa tragicômica. Tal análise é embasada pela teoria de análise de textos barrocos ibéricos desenvolvidas em Espanha, nos estertores do século XX e no início do XXI, especialmente em Hermenegildo (1995). Desse modo, analisa-se como a personagem-tipo, seja em sua formulação tradicional masculina ou na feminina, como criada, participa das intrigas, de modo a tornar mais contundentes as questões centrais do enredo disparador. Como exemplificação da teoria trabalhada, trazemos a obra do autor português setecentista Antônio José da Silva, Precipício de Faetonte. Nela, é possível perceber a participação dessas personagens baixas entremeando a intriga principal: o que pode ser lido, em nossa perspectiva, como uma forma de carnavalização do teatro ibérico de tal período, dentro da perspectiva bakhtiniana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Caldas, Juliana, Lígia Balista, and Luisa Destri. "A hora e a vez de Iná Camargo Costa: a dramaturgia em cena." Opiniães 5, no. 8 (August 15, 2016): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.118969.

Full text
Abstract:
Entrevista realizada pelas editoras do n. 8 da revista Opiniães com Iná Camargo Costa, professora aposentada do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. Iná dedicou a vida acadêmica ao estudo da dramaturgia e do teatro, tornando-se referência para os estudos sobre Brecht e o teatro épico no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Junqueira, Thereza de Jesus Santos. ""A COMPRA DO LATÃO: UM DIÁLOGO SOBRE A ARTE DE CONHECER." Cena, no. 23 (November 23, 2017): 205. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.73428.

Full text
Abstract:
“A compra do latão”, de Bertolt Brecht, é um texto limite entre arte dramática e teoria. Pode-se dizer que a peça, ao “representar” as “realidades” do fazer teatral, apresenta, sugestiva e exemplarmente, a habilidade da arte em promover conhecimento, destacando ainda o saber diferenciado que propicia. Não se está a observar o cotidiano do teatro, mas uma apresentação desse cotidiano; não temos um observador que nos relata o que vê, mas sim personagens que falam a partir dos lugares (pontos de vista) construídos para elas. Em seu diálogo teatral, Brecht propõe um diálogo filosófico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fonseca, Ana Lara Vontobel, and Beatriz Aparecida Zanatta. "CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR." Revista Educativa - Revista de Educação 23, no. 1 (January 29, 2021): 8676. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v23i1.8676.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Furtado, Renato Guimarães. "Palco, pixel e pandemia." Pós-Limiar 5 (December 15, 2022): 1–10. http://dx.doi.org/10.24220/2595-9557v5e2022a6506.

Full text
Abstract:
Desde março de 2020, a pandemia da COVID-19 vem afetando, globalmente, inúmeras áreas da vida humana, incluindo aquelas pertencentes à cultura. Os necessários protocolos de distanciamento e isolamento sociais para conter a disseminação do vírus provocaram, por exemplo, fechamento das salas de teatro ao redor do mundo; mas também incentivaram a experimentação de espetáculos baseados em tecnologias digitais. Considerando a conjuntura mundial articulada em reação à pandemia do novo coronavírus e a consequente migração de artistas teatrais de palcos físicos para palcos virtuais, o presente estudo objetiva analisar como a ressignificação dos elementos e funcionalidades da plataforma de videoconferências Zoom motivaram uma nova reconfiguração de três das cinco constituintes teatrais: público, texto e tempo. Para empreender tal percurso, partiremos da revisão bibliográfica da teoria das affordances e da teoria da remediação e aplicaremos tais conceitos à análise de duas peças: “Caso Cabaré Privê” e “Onde Estão as Mãos, Esta Noite?”. Em seguida, a partir dos estudos de caso, buscaremos estabelecer não só como as tecnologias midiáticas são fundamentais para a prática teatral, como também o teatro desenvolvido durante a pandemia reflete diretamente a conjuntura externa – pandêmica e “platafórmica” – que o alicerça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ribeiro-Cunha, Carla Sofia, and Carla Pires-Antunes. "Teatro para e com bebés: (in)definições, contextualização histórica e características." Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 4, no. 49 (December 13, 2023): 1–26. http://dx.doi.org/10.5965/1414573104492023e0202.

Full text
Abstract:
O teatro para e com bebés é um campo relativamente novo no panorama português. A interdisciplinaridade que o caracteriza alicerça-o em diferentes áreas, estando ainda a definir-se na teoria e na práxis, e enquadra-se num conceito mais abrangente de Teatro para a Infância e Juventude. Abordando-se designações internacionalmente atribuídas ao teatro dirigido a bebés e crianças pequenas, o artigo tem por objetivo contextualizá-lo historicamente e explanar as suas características relativamente aos diferentes formatos dramatúrgicos, recursos cénicos e artísticos e especificidades do trabalho do ator/performer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Caroline Souza de Oliva, Ana, and Maria Fernanda Lacerda de Oliveira. "A PRONÚNCIA EM SALA DE AULA." Revista Ciranda 4, no. 1 (September 10, 2020): 74–80. http://dx.doi.org/10.46551/259498102020006.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva apresentar e discutir sobre o ensino de Espanhol a partir de uma estratégia didática para desenvolver a pronúncia no ambiente da sala de aula. Nessa abordagem e mediante a realidade advinda das escolas regulares, que marginalizam essa habilidade, desenvolver a prática da oralidade por meio do teatro constitui a proposta deste trabalho. Esta pesquisa configura-se a partir da discussão teórica a respeito das implicações do teatro para o ensino de espanhol com foco na pronúncia, almejando-se uma aprendizagem significativa. Sob esta ótica, para além de fins educativos, que se constroem na aprendizagem significativa, o ideário de humanização é proporcionado, visto que tal fator mostra-se primordial à aprendizagem do idioma. Dessa forma, um novo olhar para o processo de ensino-aprendizagem de línguas, associando as teorias subjacentes ao ensino de pronúncia em língua espanhola e à aprendizagem significativa, bem como ao desenvolvimento da autonomia do estudante, o ensino por meio do teatro se torna relevante para a articulação entre teoria e prática, e entre os demais conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ravetti, Graciela. "Da fragmentação das utopias: El Continente Negro, de Marco Antonio de la Parra." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 4 (October 31, 1996): 89–96. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.4..89-96.

Full text
Abstract:
Reflexões sobre a peça de teatro EI continente negro, do dramaturgo chileno Marco Antonio de la Parra, atualmente encenada pelo grupo de teatro hispânico Mayombe, da Faculdade de Letras. A partir de perspectivas abertas pela teoria da desconstrução, este artigo analisa o texto evidenciando as articulações de um sistema/rizoma como o que Deleuze e Guattari descrevem com os princípios de conexão, de heterogeneidade e de multiplicidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ravetti, Graciela. "Da fragmentação das utopias: El Continente Negro, de Marco Antonio de la Parra." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 4 (October 31, 1996): 89. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.4.0.89-96.

Full text
Abstract:
Reflexões sobre a peça de teatro EI continente negro, do dramaturgo chileno Marco Antonio de la Parra, atualmente encenada pelo grupo de teatro hispânico Mayombe, da Faculdade de Letras. A partir de perspectivas abertas pela teoria da desconstrução, este artigo analisa o texto evidenciando as articulações de um sistema/rizoma como o que Deleuze e Guattari descrevem com os princípios de conexão, de heterogeneidade e de multiplicidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Mariana Soletti da. "O PALCO SOCIAL ALINHADO ÀS CARACTERÍSTICAS BRECHTIANAS EM SIX DEGREES OF SEPARATION, DE JOHN GUARE." Revista Scripta Alumni 24, no. 2 (December 20, 2021): 39–57. http://dx.doi.org/10.55391/2676-0118.2021.2162.

Full text
Abstract:
O presente artigo relaciona a teoria do palco social de Erving Goffman (2010; 2012; 2013) com características do teatro épico de Bertolt Brecht, conforme a leitura de Bornheim (1992), Rosenfeld (1965), e Willet (1974), na peça Six degrees of separation (1990), escrita por John Guare. Começamos a pontuar os principais pontos do teatro épico e da teoria do palco social e suas ressonâncias na sociedade, realizando relações interdisciplinares com a área de Sociologia. Introduziremos as ideias principais da peça para relacionar os aspectos teóricos com as suas passagens mais marcantes, enfatizando a hipótese de que o palco social, alinhado às características brechtianas, cria um tom de denúncia à produção, que ridiculariza e expõe a burguesia. Política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nor, Gabriela Ruggiero. "Morte e contemporaneidade em três narrativas: Teatro, de Bernardo Carvalho, Rútilo Nada, de Hilda Hilst e Aventura, de Rodrigo Naves." Magma, no. 12 (December 15, 2015): 145. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.97680.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos implicados na relação entre morte e contemporaneidade, partindo de questões levantadas pelos romances Teatro, de Bernardo Carvalho, e Rútilo nada, de Hilda Hilst e pelo conto “Aventura”, de Rodrigo Naves. As teorias de Walter Benjamin oferecem produtivo aporte teórico para a discussão apresentada, contemplando a relação entre morte, experiência e a esfera coletiva, dados presentes nas três obras em análise. Elementos de teoria narrativa também são abordados, observando suas particularidades face à situação-limite representada pela proximidade da morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Machado, Marina Marcondes. "O uso criativo dos objetos." Pitágoras 500 12 (August 16, 2022): e22003. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v12i00.8670094.

Full text
Abstract:
Este artigo parte da experiência biográfica da autora junto ao grupo de teatro Ventoforte, na década de 1980, de modo a explicitar pressupostos estéticos e artístico-pedagógicos do encenador Ilo Krugli (1930-2019). A autora associa o trabalho com objetos animados e a direção de atores de Ilo com a teoria do espaço potencial de D. W. Winnicott (2019), habitando um entrelugar: dualidade entre tradição e inovação no chamado “teatro para todas as idades”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fernandes Corrêa, Alexandre. "TEATRO DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 17, no. 1 (June 14, 2020): 192–208. http://dx.doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.923.

Full text
Abstract:
Reflexões a partir de pesquisa sobre o Espaço Ciência do NUPEM/UFRJ Campus Macaé na qual analisamos a aplicação do termo "troca ativa de saberes" usada na criação do projeto de extensão universitária. Ao aprofundarmos o estudo percebemos o uso retórico da expressão, operada sem uma análise epistemológica condizente com sua efetiva aplicação num espaço dialógico. Através do olhar crítico da teoria da Complexidade se compreende a natureza dos obstáculos epistemológicos que entravam a efetiva operacionalização de um conceito dialógico no espaço ainda fixado no paradigma científico clássico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Martins da Silva, Gabriel, and Mateus Sanches Duarte. "Um teatro de espectros sem nome." Revista Eco-Pós 27, no. 1 (June 9, 2024): 498–508. http://dx.doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28306.

Full text
Abstract:
A presente resenha aborda a obra Arqueologias do fantasma: técnica, cinema, etnografia, arquivo (2017), de Serge Margel. Resultado de sete conferências ministradas no Brasil, entre 2015 e 2016, o livro oferece uma profunda reflexão sobre a transição da sociedade do espetáculo para a sociedade espectral. Organizado em três seções, o livro explora a espectralização das relações sociais, onde os sujeitos se tornam meros objetos de um discurso desprovido de subjetividade. Nesse contexto, a obra de Margel oferece uma análise crucial sobre o papel da teoria crítica em um contexto social marcado pela espectralização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dos Reis Lopes, Cassiana. "Prática E Teoria: A Importância Da Experimentação Corporal No Curso Gratuito "Teatro E Anarquismo"." Lúdica Pedagógica 1, no. 31 (January 1, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.17227/ludica.num31-11729.

Full text
Abstract:
Esse artigo é resultado da reflexão feita a partir da experiência da autora do texto, Cassiana dos Reis Lopes, de ministrar o curso livre: Teatro e Anarquismo: princípios e provocações cênicas, como estágio docência. A intenção inicial foi discutir coletivamente com os participantes do curso sobre as possíveis relações entre teatro e anarquismo. Nesse sentido, durante o curso, a experimentação corporal, a partir de improvisações cênicas e jogos teatrais, impulsionaram a pesquisa em diálogo com a teoria anarquista e o estudo da história dessa linha política. A apreciação da vivência no curso livre ofertado, feita nesse artigo, segue a ótica do percurso de discussões e práticas de pedagogia e artelibertárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cruvinel, Tiago, and Túlio Fernandes Silveira. "Um ensino ilustrativo de teatro: raça, gênero, sexualidade e classe social em livros didáticos." Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 47 (July 24, 2023): 1–29. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102472023e0202.

Full text
Abstract:
Este artigo analisou se o ensino de teatro tem tensionado as relações de poder dominantes e seus regimes regulatórios nas 54 obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD de 2021 para o Novo Ensino Médio - NEM, na área de Linguagens e suas Tecnologias. Buscou-se analisar, por meio da Teoria Queer e dos estudos de Gênero, se os livros didáticos lançam perspectivas críticas, nos conteúdos e atividades de teatro, por meio das categorias raça, gênero, sexualidade e classe social. A análise tem como objetivo auxiliar na elaboração de futuros livros didáticos, bem como contribuir para a formação de docentes nos cursos de licenciatura em Teatro. Concluiu-se que, a partir das categorias elencadas, o ensino de teatro se apresentou meramente ilustrativo nos livros didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Coutinho Soares Filho, Antônio. "falsa alegria no Pequeno teatro da felicidade (1977), de Márcio Souza." Revista Odisseia 8, Especial (November 30, 2023): 156–76. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nespecialid32359.

Full text
Abstract:
Os (des)caminhos da política brasileira em períodos autoritários e a metalinguagem teatral constituem as bases que sustentam a peça Pequeno teatro da felicidade, de Márcio Souza. Partindo da revolta da Cabanagem, a mesma tece um painel crítico acerca das arbitrariedades da ditadura civil-militar. A análise, de cunho qualitativo, leva em conta sua estrutura e as temáticas ligadas à crítica política, tendo como objetivo enfatizar sua atualidade no tocante às ameaças à democracia. O aporte teórico se funda nas contribuições literárias e ensaísticas de Márcio Souza, na sua fortuna crítica, na teoria teatral, no pensamento em torno do autoritarismo e da escrita testemunhal. Assim, a peça mimetiza os regimes opressores em geral e sua gana assassina, mas também a resistência e a luta pela liberdade, tributando à arte um papel fundamental frente à barbárie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira, Nicolas Pelicioni de, and Cláudio Aquati. "O teatro de Gabriela da Cunha e a dança de Maria Eugenia." ouvirOUver 16, no. 1 (July 24, 2020): 230–46. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v16n1a2020-42642.

Full text
Abstract:
No presente artigo desenvolvemos uma crítica acerca do trabalho que Maria Eugenia, dançarina brasileira contemporânea, faz sobre danças populares do Brasil. Para tanto, empregamos as reflexões de Walter Benjamin, em especial as contidas nos ensaios “A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica”, e “O contador de histórias”, e a filosofia do teatro proposta por Jorge Dubatti, na qual ele preconiza uma formalização crítica quanto à abordagem de artes teatrais que têm como característica indissociável a incapturabilidade. Por essa perspectiva, entendemos que a crítica de Machado de Assis acerca da atuação da atriz Gabriela da Cunha já se alinha a aspectos da teoria crítica sobre o teatro que posteriormente será desenvolvida por J. Dubatti. Por esse motivo, tomamos essa crítica de Machado de Assis como modelo para a nossa crítica acerca do trabalho da dançarina Maria Eugenia, uma vez que a dança é uma prática teatral incapturável, que sequer conta com um texto escrito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Friques, Manoel Silvestre. "Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do “mercado” teatral brasileiro." Sala Preta 16, no. 1 (July 1, 2016): 179. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p179-213.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta uma análise das condições materiais do mercado teatral brasileiro, a partir de dados colhidos de fontes oficiais diversas, com a finalidade de se elaborar um perfil de funcionamento da produção cênica no país, o que ainda é um tabu nos circuitos teatrais. Justapõe- -se aos indicadores referentes à distribuição dos equipamentos teatrais, aos hábitos teatrais dos brasileiros, à Lei Rouanet e ao Catarse, uma reflexão a respeito da lei de Baumol, considerada pelos economistas da cultura a teoria que justifica o comportamento econômico do teatro. Por fim, propõe-se um cruzamento das informações coletadas com a produção – poética e discursiva – do circuito artístico, em geral, e teatral, em particular, a fim de se vislumbrar um possível perfil material da produção teatral brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Neves, Larissa de Oliveira. "Editorial." Pitágoras 500 2, no. 1 (April 17, 2012): 1–2. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634772.

Full text
Abstract:
Apresentamos o segundo número da revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, a Pitágoras, 500. O volume conta com duas partes, o dossiê Teoria e Prática Teatrais: Dramaturgias e Encenações e a seção História do Teatro Brasileiro. O dossiê explora diferentes questões suscitadas pelo diálogo entre a teoria e a prática teatrais, seja na esfera de uma análise de dramaturgias, que se realizam com base em diferentes olhares acerca da teoria do drama; seja em aspectos que envolvem o trabalho de criação do ator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Da Silva, Mariana Soletti. "O primeiro Ivo Bender: ressonâncias do teatro épico nos primórdios do processo criativo." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 19, no. 32 (July 15, 2020): 337–56. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42836.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca inquirir sobre as características cruciais do teatro épico na primeira produção publicada do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, nos anos 1960, chamada "As cartas marcadas ou Os assassinos". Examinando conceitos a fim de fundamentar em profundidade o artigo, da teoria clássica dos gêneros às particularidades do Teatro do Absurdo, refletir-se-á acerca das similitudes entre o enredo e a estrutura do texto de Bender e os atributos encontrados nas obras de Rosenfeld (1965) e Esslin (1968).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moraes, Lenise. "As relações entre a prosódia e a compreensão do enredo no espetáculo Hypólita, uma História de Amor." Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras 5 (June 30, 2013): 270. http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.5.0.270-284.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende discutir a relação entre o conceito de prosódia como é definido por Crystal (1969) e a Teoria dos atos de fala de Austin e Searle, além de considerar conceitos desenvolvidos no âmbito da filosofia e das teorias da linguagem como “atitude”, “intenção de fala” e a noção de persuasão para a contribuição ao entendimento do enredo de um espetáculo teatral. A discussão partirá da observação da cena inicial do espetáculo Hypólita, uma história de amor da Yepocá Cia de Teatro de Belo Horizonte-MG, que ocorre entre duas personagens que utilizam uma linguagem inventada e completamente desconhecida do público e mesmo das atrizes que a executam: o gramelô. Se tentará mostrar que tal linguagem carrega possivelmente sua significação e intenções de fala nos aspectos prosódicos utilizados na encenação das falas, que são modificadas aleatoriamente, mas não necessariamente, em cada apresentação da peça, o que não compromete a compreensão das ações entre as atrizes e de todo o espetáculo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Neveux, Olivier. "DIFICULDADES DE EMANCIPAÇÃO. OBSERVAÇÕES SOBRE A TEORIA DO "TEATRO DO OPRIMIDO"." Cena, no. 24 (March 6, 2018): 128. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.75933.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography