Academic literature on the topic 'Técnicas de compactação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Técnicas de compactação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Técnicas de compactação"

1

Pereira, Marcelo dos Santos, and Rodrigo Luiz Antoniazzi. "DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO UTILIZANDO TÉCNICA DE COMPACTAÇÃO DE IMAGENS." REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 8, no. 1 (February 26, 2021): 69–75. http://dx.doi.org/10.33053/revint.v8i1.361.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema o Desenvolvimento de Aplicativo Utilizando Técnicas de Compactação de Imagens, cujo intuito é abordar as técnicas e algoritmos de compressão de imagem, para desenvolver um aplicativo de compartilhamento de imagens. Considerando que o conceito clássico de fotografia, ligado ao meio eletrônico, tem sofrido significativas alterações, as possibilidades de manipulação, distribuição e armazenamento desses materiais pedem reinvenções nas formas de processamento e compressão desses arquivos de imagens. A escolha da temática surgiu da necessidade de aproximar ainda mais profissionais da área de fotografia e seus clientes, possibilitando o compartilhamento de imagens de forma rápida, com qualidade e segurança. No presente trabalho será utilizado procedimentos de abordagem qualitativa, objetivando uma representatividade maior de estudos sobre algoritmos de compartilhamento, criptografia e compressão de imagens. Ao se concluir a revisão sistemática, percebeu-se que alguns algoritmos e algumas técnicas possuem uma eficiência muito grande para realizar a compressão, segurança e compartilhamento das imagens de forma bastante eficiente e com boa qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOBREIRA, Danielle Savala Vieira, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes LUCENA, and Talita Miranda de SOUSA. "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE COMPACTAÇÃO DE SOLOS POR IMPACTO E AMASSAMENTO." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 683–93. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12860.

Full text
Abstract:
A compactação Proctor por impacto representa o método de laboratório ainda mais empregado mundialmente para determinar a massa específica seca máxima e umidade ótima dos solos. Procedimentos de compactação de camadas de solo no campo se desenvolveram muito nos últimos anos no que diz respeito à técnicas e tecnologias, e em contrapartida, os ensaios de Proctor permaneceram inalterados. Por conseguinte, um método mais moderno de compactação de solos em laboratório é necessário devido os ensaios Proctor não simularem com precisão métodos de compactação de campo moderno, que dependem de uma combinação de amassamento, vibração e impacto. Uma alternativa que simula estes mecanismos de compactação em amostras no laboratório é com o uso do Compactador Giratório SUPERPAVE (CGS). Este trabalho propõe comparar o efeito da Compactação Proctor (por impacto) e da Compactação CGS (por amassamento) usando três energias (Normal, Intermediário e Modificado) em três tipos de solos (arenoso, siltoso e argiloso). Foram realizados ensaios tais como: compactação, resistência à tração por compressão diametral e resistência à compressão simples. De um modo geral, esta pesquisa mostrou que a compactação giratória no CGS é um método viável de compactação de solo em laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marasca, Indiamara, Joanina Gladenucci, Emanuel Rangel Spadim, Rodrigo Domingues Barbosa, and Kleber Pereira Lanças. "GEOESTATÍSTICA APLICADA NA DETERMINAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 4, no. 2 (November 8, 2017): 49–55. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v4i2.1462.

Full text
Abstract:
As ferramentas de agricultura de precisão diversificam-se cada vez mais para facilitar a tomada de decisão no campo com o intuito de aumentar a produtividade das culturas para alimentar uma população crescente. A responsabilidade dos profissionais das áreas agronômicas deve ser embasada em estudo e domínio de novas tecnologias. Com esta pesquisa objetivou-se demonstrar a técnica de interpolação de dados para confeccionar mapas de solos utilizando software Gamma Desing e as técnicas da geoestatística. A resistência à penetração do solo foi obtida até a profundidade de 0,45 m. Para confecção dos mapas dos transeptos para os tratamentos foi utilizado o software Gamma Desing. Os dados para a camada de 0,30 a 0,45 m no preparo convencional foi o único que não apresentou dependência espacial. O uso da geoestatística como ferramenta na agricultura teve resposta satisfatória e o programa Gamma Desing mostrou-se confiável na interpolação dos mapas para a variável de compactação do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Patrícia Conceição da, Raisa Gomes Diniz, Marco Antônio Alves Ferreira, Duílio Júlio Oliveira Santos, and Gilmar Oliveira Santos. "Custos de técnicas sustentáveis e aplicáveis em recuperação de áreas de pastagens." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 6, no. 14 (2019): 667–76. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.061404.

Full text
Abstract:
Um solo sem nutrientes suficiente para produzir uma boa pastagem pode gerar grandes prejuízos econômicos e ambientais para o produtor, como erosões, assoreamento dos rios, compactação do solo, perda de solo fértil e perda no preço do animal. Esta pesquisa apresenta três técnicas que podem ser utilizadas na recuperação de áreas de pastagem degradadas, o plantio de melancia, o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (IPLF) e o sistema silvipastoril. Comparou-se com a técnica convencional de plantio de pastagem, no qual se considerou aspectos econômicos e ambientais. O plantio da melancia apresentou valor de custo de quase 60% superior em relação ao método convencional. O sistema ILPF, apresentou o maior custo de produção, atingindo um valor de aproximadamente 78% a mais que a técnica convencional. A implantação do sistema silvipastoril possui custo de R$ 4.135,74 por hectare para a sua implantação correspondendo a 56% a mais que o custo necessário para a implantação da técnica convencional. O sistema convencional apresenta menor custo de implantação, porém poderá trazer vários prejuízos ao solo e à pastagem. Apesar de todas as técnicas de recuperação não-convencional apresentarem custos superiores à técnica convencional, elas trarão retorno econômicos de curto a longo prazo, além de trazerem vários benefícios ao produtor e ao meio ambiente, como a cobertura do solo e aumento dos nutrientes necessários para que seja fértil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Antonio Júnior Alves, Carlos Augusto Uchôa Da Silva, and Suelly Helena De Araújo Barroso. "Metodologia de baixo custo para mapeamento geotécnico aplicado à pavimentação." TRANSPORTES 26, no. 2 (August 31, 2018): 84–100. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1491.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia de baixo custo para previsão e mapeamento dos valores de CBR (California Bearing Ratio) dos solos nas energias de compactação normal (CBR-N) e intermediária (CBR-I), que possa contribuir para o processo da tomada de decisão, quanto ao seu uso para fins de pavimentação. Utilizou-se Geoprocessamento e Redes Neurais Artificiais (RNA) como técnicas de modelagem, bem como variáveis biofísicas e espaciais para explicar o fenômeno modelado. As características pesquisadas (pedologia, geologia, geomorfologia, vegetação, altimetria e posição) se correlacionaram com os valores de CBR dos solos nas duas energias de compactação. Os dados de CBR foram extraídos de projetos e estudos pré-existentes na área escolhida, neste caso, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dessa forma, calibraram-se, validaram-se e testaram-se diversos modelos em RNA até encontrar os dois modelos de melhor ajuste para a geração de estimativas de CBR-N e CBR-I. As características geotécnicas estimadas por esses modelos possibilitaram a elaboração de dois Mapas Geotécnicos Neurais estratificados para previsão dos valores de CBR-N e CBR-I. Os resultados mostram claramente que a técnica de Redes Neurais Artificiais é promissora, tanto para estimar as propriedades mecânicas dos solos quanto para prever sua ocorrência e localização na área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Jaqueline Melo, and Marcelo Emílio Beletti. "Avaliação da integridade cromatínica de espermatozóides de galos (Gallus gallus, Linnaeus, 1758) de linhagem pesada em duas idades." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, no. 4 (August 1, 2006): 543. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26471.

Full text
Abstract:
Na avicultura, a avaliação de fertilidade em machos é de extrema importância, para garantir uma melhor produção de ovos férteis. As técnicas para avaliação de fertilidade em galos são pouco exploradas, sendo que na maioria das vezes, a avaliação é feita por amostragem e levando em consideração, apenas fatores morfofisiológicos, diretamente relacionados com o espermatozóide. Mas é sabido que, em outras espécies, além dos fatores morfofisiológicos, existem problemas intrínsecos ao espermatozóide, como a baixa compactação da cromatina, que pode levar a disturbios de fertilidade, que na maioria das vezes não são diagnosticados. O objetivo desse trabalho foi a adaptação de técnicas de avaliação da cromatina, já descritas em outras espécies, para aves de linhagem pesada (Gallus gallus, Linnaeus, 1758), correlacionando as alterações cromatínicas com as alterações morfológicas e com a fertilidade. Para tanto, sêmen de galo com diferentes níveis de fertilidade, foram utilizados em diferentes métodos para identificação de alterações na cromatina, utilizando os corantes azul de toluidina e alaranjado de acridina. As avaliações demonstraram que esfregaços de sêmen fresco de galo com posterior fixação geram artefatos que levam a alterações na forma da cabeça e na integridade da cromatina, não sendo indicados em métodos de avaliação de fertilidade. Apesar de todos os métodos testados apresentarem falhas metodológicas e um certo grau de subjetividade, o método que gerou melhores resultados foi a mistura de uma gota de sêmen conservado em formol salina e uma gota do alaranjado de acridina sobre lâmina de microscopia, com posterior secagem e observação em microscopia de fluorescência com filtro de excitação azul. Pelo método verificou-se que alterações na compactação da cromatina de espermatozóides de galo geralmente não são acompanhadas por alterações morfológicas e que geralmente as alterações morfológicas de espermatozóides de galo são acompanhadas por alterações na compactação da cromatina e que esse é um importante fator na determinação da fertilidade de galos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zauberas, R. T., P. L. S. Gomes, C. A. R. Diniz, and A. O. Boschi. "Planejamento estatístico de experimentos aplicado ao desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos." Cerâmica 50, no. 313 (March 2004): 33–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000100005.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia a utilização de técnicas de planejamento estatístico de experimentos com misturas envolvendo variáveis de processo no estudo de formulações para a produção de revestimentos cerâmicos, buscando minimizar o caráter empírico encontrado industrialmente nesta etapa do processamento. Misturas de três matérias-primas (argila, feldspato e areia), utilizadas industrialmente para a produção de revestimentos, foram ensaiadas sob condições padronizadas visando à quantificação da influência de cada matéria-prima na resistência mecânica e na absorção de água das peças após a queima. As influências de duas variáveis de processo, pressão de compactação e temperatura de queima, também foram avaliadas. Os resultados obtidos demonstram o potencial de utilização das técnicas de planejamento estatístico de experimentos no estudo e desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Mayara Da Silva, Thaís Cavalcante Dos Santos, Juceline Batista dos Santos Bastos, and Teresa Raquel Lima Farias. "Análise Mecânica de Resíduos de Construção e Demolição por meio de Ensaios Empíricos e Mecanísticos." Conexões - Ciência e Tecnologia 12, no. 1 (March 1, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1230.

Full text
Abstract:
Tendo em vista as vantagens técnicas, econômicas e socioambientais que o agregado reciclado pode oferecer e a busca por materiais alternativos que apresentem características adequadas para utilização em camadas de pavimentos rodoviários, nesta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade do uso de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) em camadas de pavimentos. Para tanto, o comportamento mecânico de três materiais foi avaliado, sendo um RCD puro, um solo natural e o mesmo solo estabilizado com RCD na proporção de 50%. Foram realizados ensaios de: caracterização, compactação com emprego de diferentes energias, determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) e Módulo de Resiliência (MR). A análise granulométrica demonstrou que o RCD e o solo apresentaram, respectivamente, características predominantemente pedregulhosa (51,4%) e arenosa (69,8%). Ambas as amostras (RCD e solo) foram classificadas como A-1-b, classificação da AASHTO. Os resultados do estudo sugerem a necessidade de uma maior energia de compactação nas camadas granulares estabilizadas com RCD, tendo em vista o significativo incremento proporcionado aos valores de CBR obtidos com o aumento da energia (com valores de aproximadamente 20% na energia intermediária, superou 140% na energia modificada). Os valores de CBR e MR indicaram a viabilidade técnica do RCD puro e do solo estabilizado com RCD, para ser empregado em camadas de bases, visto o comportamento mecânico desses materiais, a compatibilidade com os agregados convencionais e o atendimento às especificações para uso em pavimentos rodoviários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Márcio Ferreira, Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii, Ronaldo Quintanilha, Rodolfo Cândido, Gilbert Silva, and Marcello Filgueira. "Sinterização da liga WC/10Co por altas pressões." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 174–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300002.

Full text
Abstract:
Ligas de metal duro (WC/Co) são geralmente processadas pelas técnicas da metalurgia do pó, que compreende mistura dos pós elementares, compactação e sinterização por fase líquida, com ou sem a posterior prensagem isostática a quente (HIP). Uma nova rota de processamento de metal duro é aqui apresentada, chamada de altas pressões e altas temperaturas (HPHT). Neste trabalho foi estudada a sinterização da liga WC/10% pesoCo a 5GPa, nas temperaturas de 1200, 1300, e 1400ºC, para os tempos de 1 e 2 minutos. Os melhores resultados obtidos foram: densidade =95,6%, dureza HV45 =10GPa e tenacidade à fratura K Ic=11MPa.m½.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Leide Herllane Ferreira do, Vinicius de Oliveira Kuhn, Simone Moraes, and Natalia Correia. "ANÁLISE DE QUEBRA DE GRÃOS DE MISTURAS DE SOLO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA CAMADAS DE PAVIMENTO." Revista Tecnológica 29, no. 2 (April 17, 2020): 526–40. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i2.52110.

Full text
Abstract:
Os agregagos de resíduos da construção civil e demolição (RCD) possuem grande potencial de aplicação em obras de drenagem e pavimentação, quando atendidos os requisitos previstos pelas normas técnicas vigentes. Pesquisas apontam para a possível quebra de grãos mediante esforços de compactação no campo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade de uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos, bem como uma avaliação da potencial quebra dos agregados durante o processo de compactação e após análises de Índice de Suporte Califórnia (CBR) e compressão edométrica. Os limites de consistência indicaram o RCD como redutor de plasticidade. Através dos resultados obtidos constatou-se que o RCD e a mistura solo-RCD atendem aos requisitos de CBR e expansão para reuso como material de reforço do subleito, sub-base e até base de pavimentos para determinados teores de umidade. Na análise de quebra, identificou-se menor resistência do RCD em relação a mistura solo-RCD. Os índices de quebra determinados mostraram mudanças na distribuição granulométrica do RCD e da mistura solo-RCD como dependentes do teor de umidade do material. Os resultados indicaram que a quebra dos grãos ocorre com maior intensidade para os agregados do RCD em altas tensões, sugerindo o uso da mistura solo-RCD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Técnicas de compactação"

1

Garcia, Diogo Caetano. "Técnicas de super-resolução para sistemas de video de múltiplas vistas em resolução mista." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12830.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-04-17T13:29:00Z No. of bitstreams: 1 2012_DiogoCaetanoGarcia.pdf: 15878878 bytes, checksum: 91fe8abc8437486d6c943da6fb83374d (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-04-17T14:00:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_DiogoCaetanoGarcia.pdf: 15878878 bytes, checksum: 91fe8abc8437486d6c943da6fb83374d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-17T14:00:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_DiogoCaetanoGarcia.pdf: 15878878 bytes, checksum: 91fe8abc8437486d6c943da6fb83374d (MD5)
Sequências de múltiplas vistas emergiram recentemente, gerando uma série de aplicações imersivas, tais como como televisões 3D, telas autoestereoscópicas e televisão de ponto-de-vista livre. Em compensação, surgem considerações técnicas, tais como o aumento das taxas de transmissão e da complexidade computacional, em uma escala muito maior do que grande parte dos sistemas de transmissão atuais está preparada para suportar. Uma alternativa viável para muito sistemas é a codificação em resolução mista, amparada por diversos estudos que indicam que a visão binocular não é afetada quando uma das vistas é mais borrada que a outra. O sistema visual humano compensa a falta de detalhes com os detalhes da outra vista, tornando a visão estéreo subjetivamente muito próxima ao resultado obtido quando não se borra uma das vistas. Em compensação, esta arquitetura não é viável para sistemas de ponto-de-vista livre, pois os usuários podem escolher ver a vista borrada em um dado momento. A presente tese propõe três métodos de super-resolução para sequências de múltiplas vistas em resolução mista, nos quais as vistas em resolução normal são utilizadas para recuperar detalhes de alta frequência nas vistas em tamanho reduzido. Diversos testes com sequências reais e sintéticas, realizados com e sem codificação H.264/AVC, mostram ganhos objetivos de qualidade significativos para os métodos propostos, recuperando detalhes de alta frequência para as vistas em tamanho reduzido. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Multiview sequences recently emerged, generating a number of immersive applications such as 3D TV, auto-stereoscopic screens ad free-viewpoint TV. On the other hand, several technical considerations emerge, like data-rate and computational-complexitv growth, in a much larger scale than many current transmission systems can bear. A viable alternative is mixed resolution coding, based on studies that indicate that binocular vision is not affected when one of the views is blurrier than the other. The human visual system compensates the lack of details with the details in the other view, making stereo vision subjectively very close to the results obtained when one of the views is not blurred. However, this system is not viable for free-viewpoint systems, as users may choose the blurred view at any given time. The present thesis proposes three super-resolution methods for mixed-resolution multiview sequences, using full-resolution views to recover high- frequency details for the low-resolution views. Several tests with real and synthetic sequences, made with and without 11.20 1 AYC coding, show significant objective quality gains for the proposed method, recovering high-frequency details for the low-resolution views.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bergamo, Rubem Toledo. "Analise da compactação de energia na codificação de imagens por sub-bandas, utilizando banco de filtros lineares e não-lineares." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261778.

Full text
Abstract:
Orientador: João Baptista T. Yabu-uti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-27T02:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bergamo_RubemToledo_M.pdf: 5494689 bytes, checksum: 0e9b4c2a4e247d985158114b3427d100 (MD5) Previous issue date: 2000
Resumo: Este trabalho avalia sistemas baseados em transformadas de multi-resolução ou decomposição em sub-bandas na aplicação em codificação de sinais e imagens. Uma importante propriedade que estas formas de representação exibem é a compactação de energia no domínio dos coeficientes resultantes da transformada. Este trabalho investiga esta propriedade através de uma medida empírica definida como ganho de compactação (GC). Em muitos casos esta medida é igual ao ganho de codificação em sub-bandas em relação à codificação PCM. A medida proposta apresenta a vantagem de poder ser calculada exclusivamente a partir das variâncias das sub-bandas geradas. Segundo esta medida, a eficiência de compactação de energia de diversos bancos de filtros lineares e 000lineares é estudada para várias imagens de teste. Estimam-se as complexidades computacionais dos bancos de filtros que tiveram melhor desempenho quanto à compactação de energia e implementa-se um sistema básico de compressão de imagens para avaliar o desempenho dos bancos de filtros através da PSNR versus taxa de compressão e da qualidade visual
Abstract: This study evaluates some systems based on multiresolution transforms or subband decomposition in image coding. An important characteristic presented by those forms of representation is the compaction of energy in the transform domain. This work investigates such a characteristic using of an empirical measure, witch is defined as compaction gain (CO). In many cases, this measure is equal to the subband coding gain in relation to PCM coding. The proposed measure is advantageous since it may be calculated exc1usively through the variance of the subbands. According to that measure, the efficiency in energy compaction of severa1linear and non-linear filter banks is analyzed for a number of test images. Computational complexity is evaluated for the filter banks which achieved the best performances regarding energy compaction, and a basic system for image compaction has been implemented in order to evaluate the performance of the filter banks concerning PSNR versus compression rate and visual quality
Mestrado
Telecomunicações e Telemática
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribas, Cristine Yohana. "Avaliação da influência do método de compactação na macroestrutura de misturas asfálticas densas utilizando o processamento digital de imagens." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169905.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
Prêmio João Menescal Fabrício de melhor dissertação do país
Made available in DSpace on 2016-10-25T03:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342551.pdf: 8448893 bytes, checksum: dd75305dbd0e12ee808dfedd3324378d (MD5) Previous issue date: 2016
Os pavimentos rodoviários devem, durante a vida útil, apresentar boas condições de rolamento e proporcionar conforto e segurança aos que neles trafegam. Para cumprir a função, a etapa da compactação exerce um papel fundamental, especialmente a compactação laboratorial, a partir da qual são estabelecidas as propriedades de referência para a compactação em campo e são realizados os ensaios de previsão de desempenho mecânico. No Brasil, o método de dosagem Marshall, em que a compactação ocorre por impacto, é o mais difundido. Contudo, não é apropriado por não simular o que ocorre no campo. No método de dosagem Superior Performance Asphalt Pavement, a compactação é realizada num compactador giratório e a densificação do material ocorre por amassamento. Quando comparado ao método Marshall, o compactador giratório é capaz de produzir corpos de prova mais similares aos obtidos em campo. Entretanto, ainda há uma divergência em relação ao campo quanto à macroestrutura (distribuição dos agregados na matriz de agregados finos), à distribuição do volume de vazios e ao desempenho mecânico. Com o objetivo de certificar que compactação laboratorial seja representativa do que ocorre no campo, este trabalho propôs-se a investigar e avaliar a compactação laboratorial, com ênfase no Compactador Giratório Superpave. Para tanto, foram compactadas misturas asfálticas com diferentes ângulos de inclinação do eixo de rotação do equipamento (0,75°; 1°; 1,25; 1,5° e 1,75°) tendo em vista que este é o parâmetro que mais influencia a organização do esqueleto mineral. Também foram analisadas misturas asfálticas produzidas no compactador Marshall e na mesa compactadora tipo Laboratoire Central des Ponts et Chaussées. Como a macroestrutura da mistura asfáltica durante a compactação em laboratório pode ser diferente daquela obtida em campo, foram extraídos corpos de prova compactados em campo por equipamentos de compactação (rolos de chapa e pneumáticos). A análise, das diferentes formas de compactação (impacto, amassamento e campo), foi realizada por meio do Processamento Digital de Imagens com o uso do software IPAS-2. As diferenças no esqueleto mineral induzidas pelos diferentes modos de compactação (Marshall, giratório, mesa compactadora e rolo compactador em campo foram descritas em função da orientação das partículas, das zonas de contato e da segregação. A orientação interna e o intertravamento dos grãos contribuem significativamente para a determinação das propriedades mecânicas da mistura compactada. A comparação com a compactação de campo torna-se um fator importante no desempenho final e deve, portanto, ser avaliada. Ao confirmar que a compactação laboratorial seja mais representativa possível do campo, pode-se prever de modo mais realista o desempenho da mistura asfáltica minimizando o efeito da variável compactação. Como resultado, em geral, o compactador Marshall e o Compactador Giratório Superpave (ângulos de inclinação do eixo de rotação 0,75°, 1,25° e 1°), nesta ordem, foram os mais representativos do campo quanto aos parâmetros macroestruturais. Contudo, o compactador Marshall foi o que apresentou maior variabilidade dos resultados. A representatividade da compactação do campo não é função apenas de um parâmetro macroestrutural, mas, de um conjunto de parâmetros e das características de desempenho mecânico do material. Considerando as análises da compactação no CGS e da macroestrutura, o CGS com ângulo de inclinação do eixo 1,25° é o que mais se aproxima do que ocorre no campo.

Abstract : Paved roads should present proper driving conditions during their lifespan, providing comfort and safety to trafficking vehicles. In order to fulfill this task, compaction plays a fundamental role particularly in laboratory stages, from which reference aspects for in-situ compaction are established, and mechanical performance and prediction assays are done. The Marshall method of compaction through impact is the most widely used in Brazil. However, it is not appropriate as it does not emulate what occurs in location. The Superior Performance Asphalt Pavement method involves compaction through a gyratory compactor, in which the material is kneaded until made denser. When compared to the Marshall method, a gyratory compactor, can produce test bodies that are more similar to what is obtained in situ. However, macrostructure (distribution of aggregates in fine aggregate mixture), air voids distribution, and mechanical performance still diverge from the field paving. In order to ensure that laboratory compaction represents what occurs in field, this paper aims to investigate and evaluate laboratory compaction with emphasis on the Superpave Gyratory Compactor. To this end, asphalt mixtures were compacted with different slopes in the gyratory angle of the device (at 0.75°; 1°; 1.25; 1.5°; and 1.75°) considering that this parameter influences most on the organization of the mineral skeleton. Asphalt mixtures produced with a Marshall compactor and LCPC compactor (Laboratoire Central des Ponts et Chaussées) were also analyzed. Since the macrostructure of laboratory asphalt mixtures can differ from field versions, compacted test bodies were extracted from the field using compaction devices such as pneumatics and sheet rolls. Analyses of the various compaction forms (impact, kneading, and field) were performed through Digital Image Processing using IPAS-2 software. Differences in mineral skeleton induced by various compaction forms (Marshall, gyratory, LCPC, and in-situ roller compactor) were described as a function of particle orientation, contact zones, and segregation. Internal orientation and grain interlocking significantly corroborate to determine the mechanical properties of a given compacted mixture. Comparison with in-situ compaction is an important factor to consider in their final performance. After confirming that laboratory compaction is the closest possible representation of field situations, it is possible to provide more realistic predictions of asphalt mixture performance, thus minimizing the effect of varying compaction. Overall results indicate that the Marshall and Superpave Gyratory Compactor (with rotation slope axes of 0.75°, 1.25°, and 1°) were, in this order, the most representative versions of in-situ asphalt in relation to macrostructural parameters. However, the Marshall compactor presented greater variability in results. The representability of in situ compaction is not just a function of a single macrostructural parameter, but of a set of parameters and mechanical performance characteristics of materials. Considering the analysis of compaction in the SGC and the macrostructure, the SGC rotation slope axes 1.25° is the closest to the field.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teigão, Roberta Geneci Neves Weber. "Análise de vídeo por ritmo visual e morfologia em cores / Roberta Geneci Neves Weber Teigão ; orientador, Jacques Facon." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2007. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1409.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007
Bibliografia: f. 88-92
Com o avanço da tecnologia digital e o consequente crescimento na utilização de vídeos digitais, aumenta-se a necessidade de recuperação de informação de interesse nesta mídia que apresenta enormes volumes de dados. Muitas pesquisas sobre indexação e proc
With the advance of digital technology and consequent increase in the use of the digital videos, the necessity for recovering interesting information in this enormous volume of data increases. Many researches on digital video indexing and processing have
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Júnior José Bonifácio da. "Paralelização em CUDA do algoritmo Aho-Corasick utilizando as hierarquias de memórias da GPU e nova compactação da Tabela de Transcrição de Estados." Universidade Federal de Sergipe, 2017. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3353.

Full text
Abstract:
The Intrusion Detection System (IDS) needs to compare the contents of all packets arriving at the network interface with a set of signatures for indicating possible attacks, a task that consumes much CPU processing time. In order to alleviate this problem, some researchers have tried to parallelize the IDS's comparison engine, transferring execution from the CPU to GPU. This This dissertation aims to parallelize the Brute Force and Aho-Corasick string matching algorithms and to propose a new compression of the State Transition Table of the Aho-Corasick algorithm in order to make it possible to use it in shared memory and accelerate the comparison of strings. The two algorithms were parallelized using the NVIDIA CUDA platform and executed in the GPU memories to allow a comparative analysis of the performance of these memories. Initially, the AC algorithm proved to be faster than the Brute Force algorithm and so it was followed for optimization. The AC algorithm was compressed and executed in parallel in shared memory, achieving a performance gain of 15% over other GPU memories and being 48 times faster than its serial version when testing with real network packets. When the tests were done with synthetic data (less random data) the gain reached 73% and the parallel algorithm was 56 times faster than its serial version. Thus, it can be seen that the use of compression in shared memory becomes a suitable solution to accelerate the processing of IDSs that need agility in the search for patterns.
Um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) necessita comparar o conteúdo de todos os pacotes que chegam na interface da rede com um conjunto de assinaturas que indicam possíveis ataques, tarefa esta que consome bastante tempo de processamento da CPU. Para amenizar esse problema, tem-se tentado paralelizar o motor de comparação dos IDSs transferindo sua execução da CPU para a GPU. Esta dissertação tem como objetivo fazer a paralelização dos algoritmos de comparação de strings Força-Bruta e Aho-Corasick e propor uma nova compactação da Tabela de Transição de Estados do algoritmo Aho-Corasick a fim de possibilitar o uso dela na memória compartilhada e acelerar a comparação de strings. Os dois algoritmos foram paralelizados utilizando a plataforma CUDA da NVIDIA e executados nas memórias da GPU a fim de possibilitar uma análise comparativa de desempenho dessas memórias. Inicialmente, o algoritmo AC mostrou-se mais veloz do que o algoritmo Força-Bruta e por isso seguiu-se para sua otimização. O algoritmo AC foi compactado e executado de forma paralela na memória compartilhada, alcançando um ganho de desempenho de 15% em relação às outras memórias da GPU e sendo 48 vezes mais rápido que sua versão na CPU quando os testes foram feitos com pacotes de redes reais. Já quando os testes foram feitos com dados sintéticos (dados menos aleatórios) o ganho chegou a 73% e o algoritmo paralelo chegou a ser 56 vezes mais rápido que sua versão serial. Com isso, pode-se perceber que o uso da compactação na memória compartilhada torna-se uma solução adequada para acelerar o processamento de IDSs que necessitem de agilidade na busca por padrões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Palomares, Carmona Enrique Manuel. "Características técnicas del concreto compactado con rodillo (CCR)." Universidad Nacional de Ingeniería. Programa Cybertesis PERÚ, 1998. http://cybertesis.uni.edu.pe/uni/1998/palomares_ce/html/index-frames.html.

Full text
Abstract:
El presente trabajo, pretende dar un alcance en el diseño de mesetas para elaborar Concreto Compactado con Rodillo (CCR), y une pequeña prueba de aplicación (mezcla para pavimento rígido), para ello se han recogido los estudios y experiencias de aquellos, que divulgaron sus aportes con el fin de mantener actualizados los conocimientos del concreto. El CCR es una tecnología nueva que se viene utilizando cada vez más y en diferentes países se investiga sobre su colocación, diseño de mezcla, propiedades mecánicas, etc. Se elabora en plantas de concreto, los materiales utilizados en su mayoría son de origen local, el cemento es de cualquier tipo, prefiriéndose usar con adiciones, el empleo de aditivos es básico en climas con aftas temperaturas, los equipos para su transporte, colocación, distribución y compactación son tos que se usan en movimientos de tierras. Por otro lado, el producto final se podría considerar como un híbrido, y para poder evaluar su comportamiento, el estudio se ha relacionado conceptos de tecnología de concreto y mecánica de suelos. Et trabajo se a dividido en siete capítulos, en el capítulo I, se hace referencia a su historia y evolución, sus características generaos y se describen tas experiencias de algunos países donde se utiliza CCR. En el capitulo II, presentamos los ensayos de los materiales, así como definiciones relacionados con éstos y que se utilizan en el desarrollo de la tesis. El capítulo III, trata sobre el proporcionamiento de te mezcla, es aquí donde se describe la fusión de los conceptos de tecnología de concreto y mecánica de suelos, es decir, que método de diseño de mezclas se utiliza para elaborar un concreto, que vibrado externamente, tenga las siguientes características: el mínimo de cemento, que sea capaz de producir concretos densos y con la menor cantidad de agua. En el capítulo IV, se describe les pruebas en un concreto fresco, tales con slump, peso unitario, etc., así como las consideraciones para evaluar la propiedades mecánicas del concreto en estado endurecido. En el capitulo V, se presentan los resultados numéricos y gráficos de las curvas granulo-métricas, curvas del ensayo del proctor, etc. En el capítulo VI, se describe la prueba experimental del CCR, describiendo el proceso constructivo, colocación de la mezcla, control de la compactación, etc. El capítulo Vil, se presentan tas conclusiones por capítulo. Finalmente, el aporte de éste trabajo sirva para comprender el uso de la mezcla seca, y por el constante dinamismo que caracteriza a este tipo de trabajo, obligue en un futuro a otras personas a revisar y actualizar la información aquí registrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Milena Cardoso de. "Avaliação de técnica de melhoria de solos colapsíveis por meio de colunas de solo laterítico compactado." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-28112016-095823/.

Full text
Abstract:
A fundação direta é limitada em solos colapsíveis pois o efeito do colapso é mais acentuado nas camadas superficiais do terreno. Diante deste cenário, nesta pesquisa foi avaliada uma nova técnica de reforço de solo com a finalidade de viabilizar o uso de fundações diretas para controlar e reduzir o recalque das fundações devido ao colapso. A técnica proposta consiste na execução de colunas de solo laterítico compactado, inseridas na camada colapsível. O processo de compactação das colunas provoca a densificação do solo ao seu entorno, e consequentemente reduz a compressibilidade da massa de solo reforçado. Neste trabalho também foi verificado se a compactação radial do solo em torno da coluna estava relacionada com a geometria do pilão utilizado. Para compreender estes efeitos, foram realizados ensaios em laboratório, em escala reduzida, para avaliar qualitativamente duas geometrias de pilões diferentes, uma cônica e outra cilíndrica (tradicionalmente utilizada na engenharia de fundações). Como resultado desta análise, concluiu-se que a geometria cônica apresentou uma maior compactação lateral do solo no entorno da coluna, comparando-se com a geometria cilíndrica. Para analisar a eficiência do método de reforço proposto, foram executadas e ensaiadas colunas em escala real no solo colapsível do Campo Experimental de Fundações da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Para esta análise, foram realizadas provas de carga em placa em solo com e sem reforço. Os ensaios foram realizados com e sem a inundação do terreno para se verificar o efeito da inundação no comportamento do solo reforçado. Desta forma, foi possível avaliar o ganho de capacidade de carga e a redução dos recalques devido à execução dos elementos de reforço ensaiados. Por meio dos resultados obtidos nas provas de carga em placa constatou-se a eficiência do método na redução do recalque e no aumento da capacidade de carga. Comparando-se as curvas dos ensaios de placa com e sem reforço, observou-se um aumento da capacidade de carga de quatro vezes em consequência da instalação do reforço.
The use of shallow foundation is limited on collapsible soils due to the collapse effect pronounced in superficial layers. Considering this scenario, this research presents a new soil reinforcement technique in order to reduce the settlement of foundations due to the collapse. The proposed technique involves the execution of compacted lateritic soil columns inserted into the collapsible soil. The compaction of these columns causes the densification of the surrounding soil and consequently reduces compressibility of the reinforced soil mass. In this work, it was also evaluated the effect of the hummer geometry on the radial compaction of the soil around the column. For this evaluation, laboratory tests were conducted using two different geometries of hammer, one conical and other cylindrical (traditionally used in foundation engineering). The results showed that the conical geometry provided greater lateral compaction of the soil around the column compared to the cylindrical geometry. The efficacy of the compacted lateritic soil columns was evaluated by the results of plate load tests performed on the collapsible soil of the Experimental Field of the University of São Paulo in São Carlos city. The tests were carried out on a plate installed in the ground with and without reinforcement. The gain on bearing capacity and settlement reductions due to the reinforcement were verified by using these tests results. The tests were performed in natural and in flooded condition to verify the efficiency of the soil reinforcement in the flooding situation. Based on the results of the plate load tests, it was verified the efficacy of the method to reduce the effect of collapse. The load-displacement curves of the load tests showed that the solution evaluated provided an increase of 400% on the ultimate capacity of the plate installed on the collapsible soil tested in this investigation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Reginaldo Sérgio. "Viabilidade técnica do emprego de resíduos da indústria de celulose para construção de estradas florestais." Universidade Federal de Viçosa, 2005. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9535.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2017-02-15T18:01:01Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 5948036 bytes, checksum: 21f531126f660e42de322b4303b17e1a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-15T18:01:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 5948036 bytes, checksum: 21f531126f660e42de322b4303b17e1a (MD5) Previous issue date: 2005-06-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Analisaram-se no presente estudo os comportamentos de engenharia das misturas solo-grits e solo-lama de cal, com base em resultados de ensaios de laboratório envolvendo determinações de parâmetros ótimos de compactação, limites de liquidez e plasticidade, capacidade de suporte CBR, resistências a compressão não confinada e a tração e, também, em resultados de avaliações qualitativas do desempenho dessas misturas, em campo, através do desenvolvimento de trechos rodoviários experimentais em subleitos de estradas florestais. Para tanto, trabalhou-se com amostras de solos representativas das ocorrências de três localidades, a saber: (i) microrregião de Viçosa (MG) solo 1 [A-7-5 (20)] e solo 2 [A-2-4 (0)]; (ii) microrregião de Ipatinga (MG) cenibra amarelo [A-7-6 (6)], cenibra róseo [A-6 (3)] e cenibra vemelho [A-7-5 (20)]; e (iii) microrregião de Alagoinhas (Ba) subleito areia [A- 2-4 (0)] e cascalho de primeira [A-1-a (0)]. Os resíduos oriundos da indústria de celulose, grits e lama de cal, foram utilizados como agentes de estabilização química. Foram realizadas misturas solo-grits com solos de Viçosa-MG empregando-se, em massa, grits nos quantitativos de 4, 8, 12, 16, 20, 24 e 28 %. Os estudos com essas misturas contemplaram a etapa 1 do trabalho que abrangeu a análise das diversas variáveis influentes no processo de estabilização química de solos. Misturas solo-grits com solos de Ipatinga-MG, também, foram realizadas, sendo os quantitativos de grits, em massa, de 12, 16, 20 e 24 %. Nesta etapa 2 os estudos abrangeram a caracterização e classificação das amostras de solo e das misturas solo-grits, avaliação da resistência mecânica via ensaio CBR e execução e avaliação de trecho experimental em áreas da empresa CENIBRA S/A. Os solos de Alagoinhas-Ba foram empregados nas misturas com a lama de cal constituindo-se nos estudos referentes a etapa 3 do trabalho. Os teores, em massa, de lama de cal empregados nas misturas foram de 10, 15, 20 e 25 %. Após a caracterização das amostras de solo, avaliou-se a resistência mecânica das misturas solo- lama de cal via ensaio CBR, em laboratório, e de posse das melhores respostas procedeu-se a construção e avaliação de trechos experimentais em áreas da empresa BAHIA PULP S/A. Os resultados obtidos em laboratório e a análise do desempenho das misturas solo-grits, em campo, possibilitou chegar às seguintes conclusões: (i) o teor de 24 % de grits apresentou-se como o teor ótimo desse resíduo para fins de estabilização dos solos; (ii) o tipo de solo, a energia de compactação, o tempo entre a mistura e a compactação, o lote e a granulometria do resíduo, o período de cura e a imersão em água influenciaram a resistência mecânica e expansão das misturas solo-grits; (iii) solos de textura argilosa tiveram seus valores de resistência mecânica influenciados pela ação dispersiva do sódio presente no resíduo grits; (iv) o tratamento térmico do grits tornou-o mais reativo nas misturas solo-grits; (v) o desempenho, em campo, de trecho experimental contendo solo local mais 24 % de grits, avaliado um ano após sua execução, evidenciou falta de cimentação das partículas do solo pelo grits, observando-se ocorrência de erosão laminar com remoção de parte da camada estabilizada. Os resultados obtidos, em laboratório e campo, para as misturas solo-lama de cal possibilitaram chegar às seguintes conclusões: (i) a melhor resposta, em laboratório, de resistência mecânica e expansão foi para a mistura cascalho de primeira + 25 % lama de cal; e (ii) no campo, o melhor desempenho foi para a mistura com 30 % de lama de cal e 70 % de cascalho de primeira.
This study addresses the engineering behavior of soil-grits and soil- whitewash mud mixtures based on data from laboratory testing program and qualitative field evaluation of forest roads testing sites. The laboratory testing program was directed to Atterberg limits (LL and PL), compaction, CBR, unconfined compression and indirect tensile strength tests performed in Brazilian soil samples, as follows: (i) soil 1 [A-7-5 (20)] and soil 2 [A-2-4 (0)], that are from the micro-region of Viçosa, Minas Gerais State; (ii) yellow Cenibra [A-7-6 (6)], pink Cenibra [A-6 (3)] and red Cenibra [A-7-5 (20)], that are from the micro-region of Ipatinga, Minas Gerais State; (iii) sandy sub-grade soil [A-2-4 (0)] and first class gravel [A-1-a (0)], that are from the micro-region of Alagoinhas, Bahia State. The wastes named grits and whitewash mud, both from the cellulose industry, were used as chemical soil stabilizers. The laboratory testing program was divided in three steps, as follows: (i) step 1, concerning the study of Viçosa soils-grits mixtures stabilization process at grits contents of 4, 8, 12, 16, 20, 24 e 28 %; (ii) step 2, encompassing Ipatinga soils- grits mixtures at grits contents of 12, 16, 20 e 24 %, which was directed to soil characterization and engineering classification, determination of mechanical strength via CBR, as well as construction and evaluation of field performance of a forest road test site at Cenibra S/A; (iii) step 3, considering Alagoinhas soils- whitewash mud mixtures at waste contents of 10, 15, 20 and 25 %, which took into account geotechnical characterization and CBR laboratory tests in order to determine best waste content to be used in the construction of forest road test sites at the Bahia Pulp S/A company. Data from the laboratory and field testing program executed with soil-grits mixtures support the following conclusions: (i) best mechanical responses of soil-grits mixtures were associated to 24 % grits content; (ii) parameters such as soil type, compaction effort, elapsed period of time between mixture and compaction, grits production run, grits size distribution, curing period of time and water immersion before testing affect ed significantly the mechanical behavior of mixtures; (iii) sodium presents in grits samples influenced significantly the mechanical strength and swelling of mixtures; (iv) thermal treatment produced more reactive grits samples; (v) one year after construction, field evaluation of the forest road test site at CENIBRA S/A generally showed lack of cementation among soil particles, as well as mixture mass losses due to laminar erosion. Data from the laboratory and field testing program carried out with soil-whitewash mud support the following conclusions: (i) best laboratory testing mechanical response was associated to 25 % whitewash mud plus 75 % first class gravel gavel; (ii) best field performance of test sites was related to 30 % whitewash mud content plus 70 % first class gravel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Simão Pedro Tavares. "Terraplenagem : metodologia e técnicas de compactação." Dissertação, 2008. http://hdl.handle.net/10216/59184.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Simão Pedro Tavares. "Terraplenagem : metodologia e técnicas de compactação." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10216/59184.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Técnicas de compactação"

1

Abreu, Fagne Batista de. "DIAGNOSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA SUBBACIA DO RIACHO BAIXÃO, MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-BAHIA." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1321.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação de impactos ambientais é uma área recente do conhecimento, porém, as práticas impactantes existem desde que o homem começou a modificar seu ambiente, utilizando-se dos recursos naturais para satisfação de suas necessidades. No município de São Gabriel-BA práticas agrícolas praticadas ao longo dos anos promoveu a modificação de sua paisagem, a exploração desordenada, consequência das políticas agrícolas descontextualizadas da realidade semiárida modificou profundamente as condições ambientais da área de estudo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo, diagnosticar a relação que se estabelece entre o uso do solo e a degradação ambiental na área da Subbacia do Riacho Baixão. Para tanto, buscou-se identificar os pontos mais impactados nas margens e leito do Riacho Baixão, analisar as formas de uso do solo desenvolvidas nas proximidades do Riacho e os impactos decorrentes. Metodologia: A metodologia se deu a partir de estudo de campo, os instrumentos utilizados para a análise da degradação da paisagem foram à observação in loco e o registro fotográfico. Percorreu-se todo o leito do Riacho observando sua paisagem, identificando as modificações provocadas pela pressão antrópica exercida sobre os recursos naturais solo, água e vegetação, que compõem o ambiente físico da área de estudo. Resultados: A pesquisa evidencia a degradação ambiental do Riacho Baixão: desmatamento das margens para uso agrícola, compactação do solo, erosão acelerada e assoreamento do canal de drenagem. Evidenciou também o aumento das inundações na área urbana, possivelmente em consequência do assoreamento do canal de drenagem do Riacho. Conclusão: Diante do quadro de degradação em que o Riacho se encontra entendemos que é preciso formular políticas públicas voltadas para a preservação e recuperação de toda a Sub-bacia, com incentivos aos produtores rurais na criação de áreas de proteção permanente em suas propriedades e reflorestamento das margens do Riacho, promova a difusão de técnicas de manejo de solo entre os agricultores, de forma a evitar o aumento dos processos erosivos ou minimizá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

M. Morais, Mateus, Caiuã C. Melo, Rodrigo B. Canto, and Carlos A. Fortulan. "CALIBRAÇÃO E MODELAGEM EM ELEMENTOS FINITOS DA COMPACTAÇÃO DE PZT USANDO O MODELO DRUCKER-PRAGER/CAP." In 10º Encontro Técnico de Materiais e Química. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/etmq10.238328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Christian Elescano Muñoz, Jackeline Castañeda Huertas, and Celso Romanel. "Avaliação numérica da técnica de bulbos de compactação em um depósito de areia fofa." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-08-0024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Danieli Aparecida Ferreira, Claudio Michel Nahas, Flaviano Lucas, Pedro Aurélio F. Coutinho, and Ricardo Leão Ricardo Leão de Castro Muniz. "Acompanhamento técnico da implantação de barragem de rejeitos de minério de ferro em aterro compactado." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-06-0046.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Juciene da Silva de, and Elton Das Chagas Costa. "O PASTEJO DIFERIDO COMO TÉCNICA DE MANEJO E PRESERVAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1809.

Full text
Abstract:
Introdução: O município de Marabá possui grande influência na pecuária bovina, estando em 2019 no ranking de 5º maior rebanho do Brasil, com 1,1 milhão de cabeças, demonstrando ser uma atividade importantíssima para a economia local. No entanto, como conciliar o crescimento da bovinocultura com a conservação ambiental? Devido ao déficit hídrico do município de Marabá e a práticas inadequadas de manejo característicos da região, como queimadas, superlotação de animais, falta de adubações e correções do solo, há extensas áreas de pastagem degradadas, com sua capacidade de suporte reduzido, o que desencadeia em constantes desmatamentos em busca de novas áreas. Como solução para a problemática da baixa oferta de forragem no período de estiagem, o pastejo diferido mostra-se como uma excelente alternativa de baixo custo. Objetivo: Objetivou-se abordar os efeitos benéficos do Pastejo Diferido em pastagens degradadas e propor seu emprego em Marabá, apontando as épocas e forrageiras adequadas de acordo com as especificidades do município. Material e métodos: O referencial teórico fundamentou-se em revisões bibliográficas, em periódicos, artigos e sites. Os dados climatológicos foram obtidos no INMET. Resultados: O diferimento de pastagem consiste na vedação de uma parcela da pastagem por meio de piquetes, no final do período chuvoso, com o objetivo de produzir grande quantidade de forragem que será disponibilizada ao animal no decorrer do período seco, reduzindo a perda de peso do animal neste período. Esta técnica atua diretamente na restauração da pastagem, proporcionando a recomposição da cobertura vegetal, revertendo os processos de compactação e erosão do solo, promovendo a recomposição da fauna edáfica e assim reestabelecendo o vigor das plantas. Ao avaliar as características das principais forrageiras utilizadas em diferimentos, selecionou-se a Brachiaria brizantha cv Marandu como melhor opção, e identificou-se como melhor período para a vedação os meses de março e abril, com entrada dos animais em julho e agosto, vedando-se de 30% a 50% da área total no escalonamento de 40% e 60% consecutivamente. Conclusão: O diferimento é uma solução simples, porém pouco difundido na região, há necessidade de estudos que demonstrem quantitativamente seus efeitos positivos tanto na produção como no meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Miranda, Luiza Rodrigues Meira de, Fabrício Gonzales de Resende, and Valdirene Maria Silva Capuzzo. "Avaliação da durabilidade do concreto autoadensável com diferentes teores de fíler calcário em substituição ao cimento Portland." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.6242.

Full text
Abstract:
O concreto autoadensável (CAA) é uma mistura que está inclusa em um grupo de concretos que possuem tecnologias inovadoras para a sua utilização, os denominados Concretos Especiais. Para que um concreto possa receber a denominação de autoadensável é imprescindível que ele possua, simultaneamente, três características: fluidez, habilidade passante e coesão. Quando comparado ao concreto convencional, o CAA exige um maior cuidado na sua dosagem e produção, sendo necessário um controle rígido na escolha dos materiais e na sua variabilidade durante o processo. Por ser um material relativamente novo no meio técnico, poucas foram as pesquisas que trataram da durabilidade do CAA. Sabe-se que um dos principais mecanismos de deterioração do concreto é a carbonatação, que ocorre pela reação entre o dióxido de carbono da atmosfera e compostos hidratados do cimento, e está diretamente ligada à facilidade que o CO2 tem para difundir-se no interior do concreto, às condições ambientais e às propriedades de permeabilidade. A dosagem do concreto foi realizada utilizando o conceito da composição do esqueleto granular através do ensaio de massa unitária no estado compactado e os critérios do ACI 237R-07. Optou-se por fixar a relação água/aglomerante em 0,55, a fim de representar o cenário de maior vulnerabilidade do material. Foram realizados três traços de concreto, sendo o referência com 0% de fíler calcário e outros dois traços com 10% e 20% de fíler calcário em substituição ao cimento Portland. No estado fresco foram realizados os ensaios de espalhamento, caixa L, funil V, índice de estabilidade visual e massa específica. Para determinação das propriedades mecânicas foram executados os ensaios de resistência à compressão simples axial, resistência à tração por compressão diametral e módulo de elasticidade. O ensaio de carbonatação acelerada seguiu as recomendações da ISO 1920-12:2015. Com os resultados obtidos, tanto foi possível classificar esse CAA conforme os critérios da NBR 15823:2010, quanto também avaliar o comportamento da carbonatação acelerada no concreto autoadensável com diferentes consumos de cimento Portland.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.6242
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography