To see the other types of publications on this topic, follow the link: Técnicas de compactação.

Journal articles on the topic 'Técnicas de compactação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Técnicas de compactação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Marcelo dos Santos, and Rodrigo Luiz Antoniazzi. "DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO UTILIZANDO TÉCNICA DE COMPACTAÇÃO DE IMAGENS." REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 8, no. 1 (February 26, 2021): 69–75. http://dx.doi.org/10.33053/revint.v8i1.361.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema o Desenvolvimento de Aplicativo Utilizando Técnicas de Compactação de Imagens, cujo intuito é abordar as técnicas e algoritmos de compressão de imagem, para desenvolver um aplicativo de compartilhamento de imagens. Considerando que o conceito clássico de fotografia, ligado ao meio eletrônico, tem sofrido significativas alterações, as possibilidades de manipulação, distribuição e armazenamento desses materiais pedem reinvenções nas formas de processamento e compressão desses arquivos de imagens. A escolha da temática surgiu da necessidade de aproximar ainda mais profissionais da área de fotografia e seus clientes, possibilitando o compartilhamento de imagens de forma rápida, com qualidade e segurança. No presente trabalho será utilizado procedimentos de abordagem qualitativa, objetivando uma representatividade maior de estudos sobre algoritmos de compartilhamento, criptografia e compressão de imagens. Ao se concluir a revisão sistemática, percebeu-se que alguns algoritmos e algumas técnicas possuem uma eficiência muito grande para realizar a compressão, segurança e compartilhamento das imagens de forma bastante eficiente e com boa qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOBREIRA, Danielle Savala Vieira, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes LUCENA, and Talita Miranda de SOUSA. "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE COMPACTAÇÃO DE SOLOS POR IMPACTO E AMASSAMENTO." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 683–93. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12860.

Full text
Abstract:
A compactação Proctor por impacto representa o método de laboratório ainda mais empregado mundialmente para determinar a massa específica seca máxima e umidade ótima dos solos. Procedimentos de compactação de camadas de solo no campo se desenvolveram muito nos últimos anos no que diz respeito à técnicas e tecnologias, e em contrapartida, os ensaios de Proctor permaneceram inalterados. Por conseguinte, um método mais moderno de compactação de solos em laboratório é necessário devido os ensaios Proctor não simularem com precisão métodos de compactação de campo moderno, que dependem de uma combinação de amassamento, vibração e impacto. Uma alternativa que simula estes mecanismos de compactação em amostras no laboratório é com o uso do Compactador Giratório SUPERPAVE (CGS). Este trabalho propõe comparar o efeito da Compactação Proctor (por impacto) e da Compactação CGS (por amassamento) usando três energias (Normal, Intermediário e Modificado) em três tipos de solos (arenoso, siltoso e argiloso). Foram realizados ensaios tais como: compactação, resistência à tração por compressão diametral e resistência à compressão simples. De um modo geral, esta pesquisa mostrou que a compactação giratória no CGS é um método viável de compactação de solo em laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marasca, Indiamara, Joanina Gladenucci, Emanuel Rangel Spadim, Rodrigo Domingues Barbosa, and Kleber Pereira Lanças. "GEOESTATÍSTICA APLICADA NA DETERMINAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 4, no. 2 (November 8, 2017): 49–55. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v4i2.1462.

Full text
Abstract:
As ferramentas de agricultura de precisão diversificam-se cada vez mais para facilitar a tomada de decisão no campo com o intuito de aumentar a produtividade das culturas para alimentar uma população crescente. A responsabilidade dos profissionais das áreas agronômicas deve ser embasada em estudo e domínio de novas tecnologias. Com esta pesquisa objetivou-se demonstrar a técnica de interpolação de dados para confeccionar mapas de solos utilizando software Gamma Desing e as técnicas da geoestatística. A resistência à penetração do solo foi obtida até a profundidade de 0,45 m. Para confecção dos mapas dos transeptos para os tratamentos foi utilizado o software Gamma Desing. Os dados para a camada de 0,30 a 0,45 m no preparo convencional foi o único que não apresentou dependência espacial. O uso da geoestatística como ferramenta na agricultura teve resposta satisfatória e o programa Gamma Desing mostrou-se confiável na interpolação dos mapas para a variável de compactação do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Patrícia Conceição da, Raisa Gomes Diniz, Marco Antônio Alves Ferreira, Duílio Júlio Oliveira Santos, and Gilmar Oliveira Santos. "Custos de técnicas sustentáveis e aplicáveis em recuperação de áreas de pastagens." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 6, no. 14 (2019): 667–76. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.061404.

Full text
Abstract:
Um solo sem nutrientes suficiente para produzir uma boa pastagem pode gerar grandes prejuízos econômicos e ambientais para o produtor, como erosões, assoreamento dos rios, compactação do solo, perda de solo fértil e perda no preço do animal. Esta pesquisa apresenta três técnicas que podem ser utilizadas na recuperação de áreas de pastagem degradadas, o plantio de melancia, o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (IPLF) e o sistema silvipastoril. Comparou-se com a técnica convencional de plantio de pastagem, no qual se considerou aspectos econômicos e ambientais. O plantio da melancia apresentou valor de custo de quase 60% superior em relação ao método convencional. O sistema ILPF, apresentou o maior custo de produção, atingindo um valor de aproximadamente 78% a mais que a técnica convencional. A implantação do sistema silvipastoril possui custo de R$ 4.135,74 por hectare para a sua implantação correspondendo a 56% a mais que o custo necessário para a implantação da técnica convencional. O sistema convencional apresenta menor custo de implantação, porém poderá trazer vários prejuízos ao solo e à pastagem. Apesar de todas as técnicas de recuperação não-convencional apresentarem custos superiores à técnica convencional, elas trarão retorno econômicos de curto a longo prazo, além de trazerem vários benefícios ao produtor e ao meio ambiente, como a cobertura do solo e aumento dos nutrientes necessários para que seja fértil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Antonio Júnior Alves, Carlos Augusto Uchôa Da Silva, and Suelly Helena De Araújo Barroso. "Metodologia de baixo custo para mapeamento geotécnico aplicado à pavimentação." TRANSPORTES 26, no. 2 (August 31, 2018): 84–100. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1491.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia de baixo custo para previsão e mapeamento dos valores de CBR (California Bearing Ratio) dos solos nas energias de compactação normal (CBR-N) e intermediária (CBR-I), que possa contribuir para o processo da tomada de decisão, quanto ao seu uso para fins de pavimentação. Utilizou-se Geoprocessamento e Redes Neurais Artificiais (RNA) como técnicas de modelagem, bem como variáveis biofísicas e espaciais para explicar o fenômeno modelado. As características pesquisadas (pedologia, geologia, geomorfologia, vegetação, altimetria e posição) se correlacionaram com os valores de CBR dos solos nas duas energias de compactação. Os dados de CBR foram extraídos de projetos e estudos pré-existentes na área escolhida, neste caso, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dessa forma, calibraram-se, validaram-se e testaram-se diversos modelos em RNA até encontrar os dois modelos de melhor ajuste para a geração de estimativas de CBR-N e CBR-I. As características geotécnicas estimadas por esses modelos possibilitaram a elaboração de dois Mapas Geotécnicos Neurais estratificados para previsão dos valores de CBR-N e CBR-I. Os resultados mostram claramente que a técnica de Redes Neurais Artificiais é promissora, tanto para estimar as propriedades mecânicas dos solos quanto para prever sua ocorrência e localização na área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Jaqueline Melo, and Marcelo Emílio Beletti. "Avaliação da integridade cromatínica de espermatozóides de galos (Gallus gallus, Linnaeus, 1758) de linhagem pesada em duas idades." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, no. 4 (August 1, 2006): 543. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26471.

Full text
Abstract:
Na avicultura, a avaliação de fertilidade em machos é de extrema importância, para garantir uma melhor produção de ovos férteis. As técnicas para avaliação de fertilidade em galos são pouco exploradas, sendo que na maioria das vezes, a avaliação é feita por amostragem e levando em consideração, apenas fatores morfofisiológicos, diretamente relacionados com o espermatozóide. Mas é sabido que, em outras espécies, além dos fatores morfofisiológicos, existem problemas intrínsecos ao espermatozóide, como a baixa compactação da cromatina, que pode levar a disturbios de fertilidade, que na maioria das vezes não são diagnosticados. O objetivo desse trabalho foi a adaptação de técnicas de avaliação da cromatina, já descritas em outras espécies, para aves de linhagem pesada (Gallus gallus, Linnaeus, 1758), correlacionando as alterações cromatínicas com as alterações morfológicas e com a fertilidade. Para tanto, sêmen de galo com diferentes níveis de fertilidade, foram utilizados em diferentes métodos para identificação de alterações na cromatina, utilizando os corantes azul de toluidina e alaranjado de acridina. As avaliações demonstraram que esfregaços de sêmen fresco de galo com posterior fixação geram artefatos que levam a alterações na forma da cabeça e na integridade da cromatina, não sendo indicados em métodos de avaliação de fertilidade. Apesar de todos os métodos testados apresentarem falhas metodológicas e um certo grau de subjetividade, o método que gerou melhores resultados foi a mistura de uma gota de sêmen conservado em formol salina e uma gota do alaranjado de acridina sobre lâmina de microscopia, com posterior secagem e observação em microscopia de fluorescência com filtro de excitação azul. Pelo método verificou-se que alterações na compactação da cromatina de espermatozóides de galo geralmente não são acompanhadas por alterações morfológicas e que geralmente as alterações morfológicas de espermatozóides de galo são acompanhadas por alterações na compactação da cromatina e que esse é um importante fator na determinação da fertilidade de galos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zauberas, R. T., P. L. S. Gomes, C. A. R. Diniz, and A. O. Boschi. "Planejamento estatístico de experimentos aplicado ao desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos." Cerâmica 50, no. 313 (March 2004): 33–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000100005.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia a utilização de técnicas de planejamento estatístico de experimentos com misturas envolvendo variáveis de processo no estudo de formulações para a produção de revestimentos cerâmicos, buscando minimizar o caráter empírico encontrado industrialmente nesta etapa do processamento. Misturas de três matérias-primas (argila, feldspato e areia), utilizadas industrialmente para a produção de revestimentos, foram ensaiadas sob condições padronizadas visando à quantificação da influência de cada matéria-prima na resistência mecânica e na absorção de água das peças após a queima. As influências de duas variáveis de processo, pressão de compactação e temperatura de queima, também foram avaliadas. Os resultados obtidos demonstram o potencial de utilização das técnicas de planejamento estatístico de experimentos no estudo e desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Mayara Da Silva, Thaís Cavalcante Dos Santos, Juceline Batista dos Santos Bastos, and Teresa Raquel Lima Farias. "Análise Mecânica de Resíduos de Construção e Demolição por meio de Ensaios Empíricos e Mecanísticos." Conexões - Ciência e Tecnologia 12, no. 1 (March 1, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1230.

Full text
Abstract:
Tendo em vista as vantagens técnicas, econômicas e socioambientais que o agregado reciclado pode oferecer e a busca por materiais alternativos que apresentem características adequadas para utilização em camadas de pavimentos rodoviários, nesta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade do uso de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) em camadas de pavimentos. Para tanto, o comportamento mecânico de três materiais foi avaliado, sendo um RCD puro, um solo natural e o mesmo solo estabilizado com RCD na proporção de 50%. Foram realizados ensaios de: caracterização, compactação com emprego de diferentes energias, determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) e Módulo de Resiliência (MR). A análise granulométrica demonstrou que o RCD e o solo apresentaram, respectivamente, características predominantemente pedregulhosa (51,4%) e arenosa (69,8%). Ambas as amostras (RCD e solo) foram classificadas como A-1-b, classificação da AASHTO. Os resultados do estudo sugerem a necessidade de uma maior energia de compactação nas camadas granulares estabilizadas com RCD, tendo em vista o significativo incremento proporcionado aos valores de CBR obtidos com o aumento da energia (com valores de aproximadamente 20% na energia intermediária, superou 140% na energia modificada). Os valores de CBR e MR indicaram a viabilidade técnica do RCD puro e do solo estabilizado com RCD, para ser empregado em camadas de bases, visto o comportamento mecânico desses materiais, a compatibilidade com os agregados convencionais e o atendimento às especificações para uso em pavimentos rodoviários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Márcio Ferreira, Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii, Ronaldo Quintanilha, Rodolfo Cândido, Gilbert Silva, and Marcello Filgueira. "Sinterização da liga WC/10Co por altas pressões." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 174–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300002.

Full text
Abstract:
Ligas de metal duro (WC/Co) são geralmente processadas pelas técnicas da metalurgia do pó, que compreende mistura dos pós elementares, compactação e sinterização por fase líquida, com ou sem a posterior prensagem isostática a quente (HIP). Uma nova rota de processamento de metal duro é aqui apresentada, chamada de altas pressões e altas temperaturas (HPHT). Neste trabalho foi estudada a sinterização da liga WC/10% pesoCo a 5GPa, nas temperaturas de 1200, 1300, e 1400ºC, para os tempos de 1 e 2 minutos. Os melhores resultados obtidos foram: densidade =95,6%, dureza HV45 =10GPa e tenacidade à fratura K Ic=11MPa.m½.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Leide Herllane Ferreira do, Vinicius de Oliveira Kuhn, Simone Moraes, and Natalia Correia. "ANÁLISE DE QUEBRA DE GRÃOS DE MISTURAS DE SOLO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA CAMADAS DE PAVIMENTO." Revista Tecnológica 29, no. 2 (April 17, 2020): 526–40. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i2.52110.

Full text
Abstract:
Os agregagos de resíduos da construção civil e demolição (RCD) possuem grande potencial de aplicação em obras de drenagem e pavimentação, quando atendidos os requisitos previstos pelas normas técnicas vigentes. Pesquisas apontam para a possível quebra de grãos mediante esforços de compactação no campo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade de uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos, bem como uma avaliação da potencial quebra dos agregados durante o processo de compactação e após análises de Índice de Suporte Califórnia (CBR) e compressão edométrica. Os limites de consistência indicaram o RCD como redutor de plasticidade. Através dos resultados obtidos constatou-se que o RCD e a mistura solo-RCD atendem aos requisitos de CBR e expansão para reuso como material de reforço do subleito, sub-base e até base de pavimentos para determinados teores de umidade. Na análise de quebra, identificou-se menor resistência do RCD em relação a mistura solo-RCD. Os índices de quebra determinados mostraram mudanças na distribuição granulométrica do RCD e da mistura solo-RCD como dependentes do teor de umidade do material. Os resultados indicaram que a quebra dos grãos ocorre com maior intensidade para os agregados do RCD em altas tensões, sugerindo o uso da mistura solo-RCD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vilarinho, Louriel O., Bill Lucas, and Sayee Raghunathan. "Cuidados ao se extrair dimensões de fotografia/filmagem em soldagem." Soldagem & Inspeção 14, no. 4 (December 2009): 358–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242009000400011.

Full text
Abstract:
As técnicas de fotografia e filmagem abriram caminhos para estudos em todas as áreas da soldagem e têm sido extensivamente utilizadas para se avaliar características tais como microconstituintes, fases, estruturas, transferência metálica, escoamento de gases, macrografias, deformações e medições geométricas de peças. Embora haja este uso fundamental na soldagem, tem-se notado constantes erros na utilização das técnicas de fotografia e filmagem, como erros de posicionamento, calibração, escolha do sensor, tipo e compactação de imagem. Objetiva-se assim trazer à discussão os critérios e cuidadosos necessários durante medições realizadas a partir de fotografias/filmagens em soldagem. São abordados ao longo do texto os principais detalhes relacionados ao tema de forma prática para que o usuário possa aproveitar todo o potencial de sua fotografia/filmagem. Espera-se a discussão aqui apresentada contribua para o melhor aproveitamento e correto uso das imagens/filmes obtidos em processos de soldagem. Espera-se também que haja comentários sobre o texto no sentido de melhorar e trazer à tona esta importante discussão no âmbito da Revista Soldagem & Inspeção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bittencourt, Bernadete A., Manoela V. Ellwanger, Walber A. do Nascimento, Luiz F. Belchior, Edcleide M. Araújo, and Tomás J. A. Melo. "Moldagem por compressão a frio do polietileno de ultra alto peso molecular. Parte 1: influência do tamanho, distribuição e morfologia da partícula na densidade a verde." Polímeros 19, no. 3 (2009): 224–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000300011.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram investigadas as características de amostras de pó de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM), tais como porosidade, morfologia, tamanho médio e distribuição de partícula, que são importantes na moldagem por compressão a frio. Também foi avaliada a influência dessas características na densidade a verde de pré-formas. As amostras dos pós foram caracterizadas por calorimetria diferencial de varredura (DSC), análise granulométrica, absorção de óleo, área superficial, porosimetria de mercúrio, fluidez do pó, densidade de compactação, densidade aparente e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Através das técnicas de caracterização estudadas ficou evidenciado que as características da partícula citadas anteriormente, assim como o parâmetro de densificação (DP), que é função direta da porosidade interparticular, favorecem a densidade a verde relativa (DVR) e consequentemente a tensão de resistência à flexão (TRF).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Trevisoli, Eliane Patricia Leal, Gerson de Marco, and Fabiana Florian. "SOLOS COLAPSÍVEIS - RISCOS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 9, 2021): e27535. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.535.

Full text
Abstract:
Alguns solos podem apresentar variação de volume quando da mudança de umidade, podendo resultar em danos como trincas, fissuras e rupturas nas estruturas da edificação. O objetivo deste estudo foi apresentar os principais riscos em construir fundações em solos colapsíveis e relacionar possíveis soluções tecnológicas. A metodologia do estudo é de revisão bibliográfica, com análise de documentos recuperados em fevereiro de 2021, nas bases de dados Scielo, Scopus e Google acadêmico, e tem como natureza a pesquisa qualitativa. Os resultados comprovam sobre a necessidade de análise do solo antes do início da construção, como forma de buscar soluções que minimizem os danos futuros. Quanto as técnicas para essa correção, a literatura tem apresentado o uso de estacas; o uso de mistura de pó de ferro; a compactação utilizando sonda vibratória, levando a compressão do solo; uso de misturas de polietilenoglicol (PEG) / nanolima; uso de misturas de nanomateriais (nano-sílica, nano-argila e nano-carbonato de cálcio) ; adição de escória granulada e pozolana natural; execução de colunas de solo laterítico compactado, inseridas na camada colapsível; uso de soluções aquosas aglomerantes; e sugestão de medidas estruturais para evitar a ocorrência ou reduzir a magnitude dos processos geológicos, e não estruturais de caráter extensivo, contemplando grandes áreas. Concluímos que a literatura tem apresentado soluções que viabilizam a utilização deste tipo de solo, podendo com a pré análise do solo, garantir a minimização de riscos estruturais às edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Clemente, Maria Isabela Batista, Ilton Araújo Soares, and Ana Cláudia Medeiros Souza. "PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO EM ÁREAS RURAIS NUMA REGIÃO SERRANA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO." Revista Geotemas 7, no. 1 (July 30, 2017): 50–70. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v7i1.2339.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de pequenos agricultores em relação às consequências do desmatamento como facilitador da degradação do solo, adotando como áreas de estudo três comunidades rurais localizadas no município Patu, estado do Rio Grande do Norte. A escolha das comunidades deu-se em função de estarem localizadas em uma área com declividade acentuada, possibilitando a ocorrência da degradação de terras pelo uso inadequado do solo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado à aplicação de formulários aos agricultores. Os entrevistados praticam a agricultura tradicional, fazem desmatamento da vegetação através do corte e queimadas para utilizar a terra para agricultura e têm conhecimento sobre suas principais consequências, como erosão, compactação e perda da fertilidade natural do solo. Constatamos que os entrevistados utilizam algumas técnicas para mitigar os impactos provocados ao solo como, rotação de cultura e pousio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Aguiar, Mateus Bravo, Francine Alves Martins, Milene Gabriela Gomes, Laura Francis Porto, Laerson Felipe Ribeiro, and Profª Dra Raquel Sampaio Jacob. "AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA INCORPORAÇÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO." Percurso Acadêmico 9, no. 17 (April 24, 2019): 177–97. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2019v9n17p177-197.

Full text
Abstract:
A destinação apropriada dos rejeitos constitui um grande desafio, principalmente no que se refere aos resíduos de construção e demolição (RCD). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral, o estudo dos parâmetros físicos dos RCD’s retirados na Usina de Reciclagem e Entulho da Pampulha em Belo Horizonte, com a finalidade de estudar sua resistência para que seja utilizado em obras de pavimentação. Para tanto, foi feito um estudo de modo a avaliar a viabilidade técnica, financeira e ambiental desse material. Com o propósito de o material ser aprovado, comparou-se com o solo-argila fornecido pelo laboratório de ensaios e campo da (PUC Minas)- Campus Coração Eucarístico. Foram realizados ensaios de granulometria, compactação para determinação da massa específica aparente seca e umidade ótima, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e expansão, utilizando-se 50% de RCD mais 50% de solo-argila e 100% de RCD, visando atestar a qualidade do produto em estudo. Tais testes seguiram as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Constatou-se que o material adquirido na usina (agregado reciclado) apresentou uma boa resistência comparando-se os ensaios realizados com 100 % de RCD e 50% RCD com 50% solo-argila doado pelo Laboratório da PUC Minas Campus Coração Eucarístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Aguiar, Mateus Bravo, Francine Alves Martins, Milene Gabriela Gomes, Laura Francis Porto, Laerson Felipe Ribeiro, and Profª Dra Raquel Sampaio Jacob. "AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA INCORPORAÇÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO." Percurso Acadêmico 9, no. 17 (April 24, 2019): 227–47. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2019v9n17p227-247.

Full text
Abstract:
A destinação apropriada dos rejeitos constitui um grande desafio, principalmente no que se refere aos resíduos de construção e demolição (RCD). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral, o estudo dos parâmetros físicos dos RCD’s retirados na Usina de Reciclagem e Entulho da Pampulha em Belo Horizonte, com a finalidade de estudar sua resistência para que seja utilizado em obras de pavimentação. Para tanto, foi feito um estudo de modo a avaliar a viabilidade técnica, financeira e ambiental desse material. Com o propósito de o material ser aprovado, comparou-se com o solo-argila fornecido pelo laboratório de ensaios e campo da (PUC Minas)- Campus Coração Eucarístico. Foram realizados ensaios de granulometria, compactação para determinação da massa específica aparente seca e umidade ótima, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e expansão, utilizando-se 50% de RCD mais 50% de solo-argila e 100% de RCD, visando atestar a qualidade do produto em estudo. Tais testes seguiram as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Constatou-se que o material adquirido na usina (agregado reciclado) apresentou uma boa resistência comparando-se os ensaios realizados com 100 % de RCD e 50% RCD com 50% solo-argila doado pelo Laboratório da PUC Minas Campus Coração Eucarístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rodrigues, Jean, José Antônio Souza, and Roberto Fujiyama. "Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 4 (December 2015): 946–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150004.0099.

Full text
Abstract:
RESUMO O desenvolvimento de compósitos reforçados com fibras naturais se alia à nova lógica do desenvolvimento sustentável e potencializa a produção de materiais ambientalmente corretos. A chave para tornar economicamente viável e ambientalmente favoráveis estes novos materiais passa pela adaptação de técnicas consagradas de fabricação de compósitos às propriedades peculiares e intrínsecas das fibras naturais, como o processo de infusão, que por se tratar de um processamento em molde fechado contribui para a redução das emissões de voláteis ao meio ambiente na etapa de fabricação. Neste trabalho estudaram-se como as principais variáveis do processo de infusão afetam as propriedades do compósito quando são utilizadas fibras naturais como reforço de uma matriz de poliéster insaturado. Produziram-se placas reforçadas com fibras de curauá, juta e palha da costa arranjadas na forma de fios alinhados ou tecido em estilo plano sob diferentes níveis de vácuo no processamento. A elevação do nível de vácuo altera a condição de compactação das fibras modificando sua porosidade, interface fibra/matriz e consequentemente as propriedades do compósito. Os compósitos foram caracterizados quanto à sua resistência à tração, módulo de elasticidade, impacto Charpy e porosidade. Os resultados mostraram que o processo de infusão possibilitou a fabricação de compósitos com até 45% de fração volumétrica de fibra, com porosidade em torno de 2% e excelente estabilidade dimensional. Verificou-se ainda que, no geral, a elevação do nível de vácuo alterou significativamente as condições de compactação dos reforços, alterando, a depender da estrutura da fibra utilizada, a eficiência da interface matriz/reforço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pereira, Juliana Renata, Fábio Oliveira, Thiago Pereira, and Adriana Costa. "INDICADORES PEDOLÓGICOS APLICADOS AO ESTUDO DAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO EM TERRA CRUA NO PERÍODO COLONIAL: ESTUDO DE CASO NA CAPELA SÃO JOSÉ, OURO PRETO, MG." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 9, no. 1 (August 27, 2015): 88. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v9i1.2932.

Full text
Abstract:
As construções utilizando-se a terra crua são empregados desde os tempos mais remotos. Dentre eles, destacase o pau-a-pique, bastante utilizado em edificações do período colonial em Minas Gerais. Com base nisso, este estudo objetivou, através de indicadores pedológicos, propor uma análise entre técnicas atuais e passadas, verificando se os construtores selecionavam, prepararam e utilizavam o solo para construção do pau-a-pique de maneira semelhante ao que é recomendado na atualidade. Para tal foram realizadas análises texturais, mineralógicas e micromorfológicas de uma parede datada de 1726 da Capela de São José, município de Ouro Preto, MG. Os resultados evidenciaram um material heterogêneo, formado pela mistura de saprolito de filito revolvido e com acréscimo de componentes orgânicos. Essa mistura proporcionou uma “liga” adequada, semelhante ao recomendado na atualidade. Além disso, a identificação de uma microestrutura maciça, um sistema poroso incipiente e uma matriz argilosa com orientação granoestriada, evidenciou que o material passou por destorroamento, provável pisoteio e compactação por força manual. Sugere-se, a partir disso, que no período colonial as técnicas construtivas eram muito semelhantes ao que é praticado hoje. Como se trata de uma cultura preservada pela oralidade, avalia-se o pau-a-pique como uma rica e sustentável herança construtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Vasconcelos, Vanderley de, Mônica Schvartzman, Wagner Reis da Costa Campos, and Wander L. Vasconcelos. "Validação Experimental de Modelos de Leitos Adsorvedores com Zeólitas 5A." Cerâmica 43, no. 281-282 (August 1997): 124–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131997000300005.

Full text
Abstract:
A caracterização de meios porosos é muito importante em áreas científicas e tecnológicas envolvendo materiais e processos químicos. Processos de transferência de calor e massa em meios porosos dependem, além de suas propriedades métricas, das propriedades topológicas e topográficas. No entanto, essas propriedades são de difícil acesso experimental, razão pela qual torna-se necessária, algumas vezes, a utilização de técnicas de simulação para auxiliar nas suas determinações. Este trabalho apresenta os resultados de simulação de leitos adsorvedores utilizando zeólitas 5A comerciais. Os modelos de compactação de partículas esféricas dos leitos adsorvedores são ajustados para que suas propriedades métricas, como fração volumétrica e área superficial de poros, se aproximem daquelas determinadas para os leitos reais. A partir dos modelos ajustados, os parâmetros topográficos e topológicos, como a distribuição radial da porosidade e a conectividade de poros, são estimados e comparados com valores obtidos para os leitos reais através de métodos indiretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Aparecida, Anahi H., Antonio C. Guastaldi, and Marcus V. L. Fook. "Desenvolvimento e caracterização de suportes porosos de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) para utilização como biomaterial para reposição e regeneração óssea." Polímeros 18, no. 4 (2008): 277–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000400004.

Full text
Abstract:
O uso de polímeros como biomateriais tem crescido nos últimos anos, principalmente como suportes poliméricos para regeneração tridimensional e substituição de tecidos. Embora o polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) apresente vantagens na sua utilização como biomaterial, principalmente como implante ortopédico, sua baixa reatividade química constitui-se como fator limitante para sua interação com o tecido ósseo. Neste contexto, a modificação morfológica deste polímero, tornando-o um material poroso, e sua associação com um material bioativo pode proporcionar a obtenção de um biomaterial adequado para a regeneração e reposição do tecido ósseo. Neste trabalho, foram preparados e caracterizados suportes porosos de PEUAPM, pela combinação das técnicas de lixiviação de sal e moldagem por compressão com a aplicação de diferentes pressões de compactação, visando a sua utilização como biomaterial para reposição e regeneração óssea. Os suportes poliméricos apresentaram porosidade interconectada com diâmetro médio de poros entre 34 e 49 mm e porosidade entre 39 e 53%, podendo ser classificados adequados para a utilização como biomaterial poroso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hammes, Maicon Rafael, Argemiro Luís Brum, Daniel Artur Berger, and Marcela Hammes Teixeira. "Análise do ambiente de produção de uma empresa produtora de materiais de borracha." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 6, 2021): e17110111570. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11570.

Full text
Abstract:
No presente artigo são analisados os processos produtivos e organizacionais de uma empresa de médio porte, voltada a confecção e comércio de artefatos de borracha, localizada no interior da região Noroeste do Rio Grande do Sul. A CL Borrachas atua fornecendo aos seus clientes uma diversificada linha de peças agrícolas como mangotes, bandas de compactação e peças técnicas, todas fabricados através de resíduos de borracha. O objetivo foi o de analisar os processos desenvolvidos dentro de uma organização e apresentar sugestões de melhorias no setor de produção. Para tanto, metodologicamente, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual serviu para agregar conhecimento teórico à proposição de melhorias para o setor de produção da empresa, foram realizados estudos de verificação in loco, com o uso de 40 horas de observação. Como resultado, o estudo mostrou que o método de fabricação apresentado pela empresa pode ser aperfeiçoado. Para tanto, são necessários investimentos que melhorem e automatizem tal método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Filgueira, Marcello, and Daltro Garcia Pinatti. "Desenvolvimento de uma nova rota de processamento de ferramentas diamantadas: metalurgia do pó e forjamento rotativo." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 3 (September 2006): 181–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000300003.

Full text
Abstract:
Este trabalho mostra a rota de processamento de um compósito diamantado à base de bronze 4% em peso diamante, para aplicação direta como fios diamantados, e serras lineares de desmonte e corte de rochas ornamentais. Esta rota consiste do emprego das técnicas de compactação da mistura pulverulenta, sinterização e forjamento rotativo. Ensaios de tração revelaram uma resistência de 230MPa para o compósito diamantado de 1,84mm de diâmetro. Microscopia eletrônica de varredura mostrou a distribuição dos cristais de diamantes ao longo do compósito durante a sua manufatura, assim como a adesão dos diamantes para com a matriz de bronze. Testes de corte feitos com fios do compósito bronze 4% em peso diamante, revelaram um desempenho da ordem de 4 vezes superior ao dos discos diamantados de corte, contudo, seu desempenho é cerca de 5 a 8 vezes inferior ao dos fios diamantados perolados, devido à baixa resistência à abrasão da matriz de bronze, baixa adesão entre o par bronze-diamante, devido ao uso de diamantes não metalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Enéas Carlos de Oliveira, Daniel Ricardo de Araújo Amaro, Diogo Monteiro Do Nascimento, Eduardo José Silva, Moisés Euclides da Silva Junior, Thiago Batista David, Wilton Batista Da Silva, and Oscar Olimpio de Araujo Filho. "Fabricação da liga de alumínio AA7013 através de técnicas de metalurgia do pó / Manufacturing aluminum alloy AA7013 through of powder metallurgy techniques." Brazilian Applied Science Review 5, no. 3 (June 17, 2021): 1606–24. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n3-022.

Full text
Abstract:
Entre as diversas ligas de alumínio, destacam-se as da série 7XXX, aplicadas principalmente em componentes estruturais de aeronaves, pois apresentam níveis mais elevados de resistência e dureza. Assim, este trabalho consistiu na fabricação e caracterização da liga de alumínio AA7013, fabricada via metalurgia do pó. Os pós foram processados através da moagem de alta energia (MAE) durante 0,5, 1,0 e 2,0 horas e em seguida caracterizados por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva (EDS), difração de raios-X (DRX) e por fim granulometria por Difração a Laser. Após a caracterização dos pós, eles foram consolidados através de compactação uniaxial a frio, seguida de uma sinterização por fase sólida. Por fim, foi realizada a caracterização microestrutural do sinterizado através de MO e MEV, a composição química do material foi analisada através da técnica de EDS, e em seguida o material foi submetido ao ensaio de microdureza vickers, possibilitando o estudo da propriedade de dureza obtida nos corpos de prova. A liga de Al AA7013 processada por MAE durante 2h apresentou um ganho de 381,39% de dureza na seção superficial e 339,53% na seção transversal, quando comparado com o material consolidado da liga de Al AA1100 sem moagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Baucia Jr., J. A., L. Koshimizu, C. Gibertoni, and M. R. Morelli. "Estudo de fundentes alternativos para uso em formulações de porcelanato." Cerâmica 56, no. 339 (July 2010): 262–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000300009.

Full text
Abstract:
O porcelanato tem se destacado no mercado atual de revestimentos cerâmicos, pois apresenta excelentes características técnicas e estéticas. Neste trabalho foram selecionadas matérias-primas cerâmicas tradicionais e adotada uma formulação padrão convencionalmente reportada na literatura, visando à substituição da fase fundente (feldspato) da composição por dois tipos de matérias-primas formadoras de fase líquida em alta temperatura. O objetivo foi avaliar essas matérias-primas como alternativas técnicas e de menor custo, uma vez que, em uma massa de porcelanato, a quantidade de fundente é muito grande, e representa aproximadamente 50% do total das matérias-primas utilizadas. A nefelina sienito foi a matéria-prima natural substituta escolhida por pertencer à família dos feldspatóides e que possui características físico-químicas semelhantes ao feldspato, portanto, uma elevada fundência. O segundo fundente foi um material sintético, denominado fluxo, com características físico-químicas bem diferentes e uma fundência ainda maior. A substituição ao feldspato ocorreu de maneira total e/ou parcial, por meio de combinações entre os fundentes alternativos. As massas foram processadas a partir da mistura de pós, moagem a úmido, secagem, desaglomeração, compactação e queima. Além das curvas de gresificação, técnicas como sedimentometria, dilatometria, medidas de porosidade aparente, ensaio de resistência mecânica à flexão a três pontos, microscopia eletrônica e difratometria de raios X foram utilizadas para a caracterização dos materiais após queima em diversas temperaturas. Os principais resultados mostraram que, a princípio, é possível a combinação das matérias-primas nefelina e fluxo como material alternativo ao feldspato, pois elas proporcionam a gresificação em temperaturas mais baixas. Composições com ambos fundentes apresentaram baixos valores de absorção de água (< 0,1%) e elevada resistência mecânica (45 MPa) quando comparadas a padrão, apesar de maior deformação piroplástica. A presença da nefelina não altera qualitativamente a formação de fases e o fluxo gera novas fases cristalinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Hoffmann, F. S., G. dos Santos, and M. R. Morelli. "Estudo de fundente e argilito com potencial para uso em formulações de porcelanato." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 174–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200007.

Full text
Abstract:
O porcelanato se destaca no mercado atual de revestimentos cerâmicos por apresentar excelentes características técnicas e estéticas. No presente trabalho foram selecionadas matérias-primas cerâmicas tradicionais e adotada uma formulação padrão, convencionalmente reportada na literatura, visando a substituição do componente fundente (feldspato) por uma matéria-prima formadora de fase líquida em alta temperatura, e a substituição da fração argilosa por um argilito de menor refratariedade. O objetivo do estudo foi avaliar a utilização destas matérias-primas como alternativas técnicas e de menor custo, uma vez que, em uma massa de porcelanato, a quantidade de fundente é muito grande (representa aproximadamente 50% do total das matérias-primas utilizadas). A nefelina sienito foi à matéria-prima natural substituta ao feldspato escolhida por pertencer à família dos feldspatóides e por possuir características físico-químicas semelhantes, sobretudo, elevada fundência. Para a substituição da fração argilosa foi escolhido um argilito de ocorrência natural, abundante na região de Santa Gertrudes, SP. As substituições ao feldspato e à fração argilosa ocorreram de maneira total e/ou parcial, por meio de combinações entre os fundentes e argilitos. As massas foram processadas a partir da mistura de pós, moagem a úmido, secagem, desaglomeração, compactação e queima. Além das curvas de gresificação, técnicas como dilatometria, medidas de porosidade aparente, ensaio de resistência mecânica à flexão a três pontos, microscopia eletrônica e difração de raios X foram utilizadas para a caracterização dos materiais após queima em diversas temperaturas. Os principais resultados mostraram que, a princípio, é possível a combinação das matérias-primas nefelina e argilito como material alternativo ao feldspato potássico e à argila S. Simão, pois elas proporcionam a gresificação em temperaturas mais baixas. Composições com ambas as matérias-primas apresentaram baixos valores de absorção de água (<0,1%) e elevada resistência mecânica (> 45 MPa), apesar de maior deformação piroplástica a 1150 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Colet, Marcelo José, Cláudio Bianor Sverzut, Pedro Henrique Weirich Neto, and Zigomar Menezes de Souza. "Alteração em atributos fisicos de um solo sob pastagem após escarificação." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 2 (April 2009): 361–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000200001.

Full text
Abstract:
A compactação do solo pode ser considerada uma das principais causas de degradação de pastagens. Entre várias técnicas de mobilização do solo para rompimento de camadas compactadas, a escarificação apresenta aspectos positivos para um manejo conservacionista. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as alterações ocorridas na resistência do solo à penetração, porosidade do solo e densidade do solo de um Latossolo Vermelho-Amarelo, sob pastagem mediante sua escarificação. Implementou-se um experimento em uma área de Brachiaria decumbens Stapf. em Nova Odessa (SP), utilizando um escarificador com discos de corte e ponteiras aladas. A resistência do solo à penetração foi avaliada utilizando um penetrógrafo hidráulico eletrônico e a densidade do solo e porosidade do solo, a partir de amostras indeformadas. As camadas de solo identificadas por análise multivariada da resistência do solo à penetração foram alteradas pela escarificação. A escarificação do solo reduziu significativamente os valores de resistência do solo à penetração. A escarificação do solo promoveu maiores alterações nos atributos físicos na profundidade de 0,0-0,1 m, na entrelinha da passagem das hastes do escarificador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Calleja, Carlos Catalano. "Contribuição para estudo e interpretação das regras de judô." Revista Paulista de Educação Física 2, no. 2 (May 20, 1988): 33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1988.138245.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar as normas dos combates de Judô, desde os primórdios, particulrmente após a sua transformação em esporte internacional, procurou-se analisar histórica e tecnicamente as sucessivas modificações sofridas pelas regras de competição. Constatou-se que as alterações foram idealizadas no sentido de facilitar o entendimento das lutas pelo público leigo, contribuindo para a difusão do Judô e procurando tornar os combates mais dinâmicos, com avaliação das técnicas durante a luta, propiciando decisões finais, muito mais justas. Verificou-se que as seguidas modificações, ocorridas principalmente nos anos setenta, contribuí­ ram decididamente para a efetiva elevação desse esporte como modalidade olímpica. Apurou-se que ainda existem algumas lacunas que podem gerar má interpretação, motivo pelo qual o texto das regras mereceu uma revisão. Comprovou-se que os assuntos tratados pelas Regras Internacionais de Judô não seguem uma ordem racional e que, para efeito de estudo e facilidade de entendimento, sugeriu-se a compactação dos 41 artigos em apenas sete grupos de assuntos, por apresentarem características intimamente relacionadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Enéas Carlos de Oliveira, Daniel Ricardo de Araújo Amaro, Diogo Monteiro Do Nascimento, Eduardo José Silva, Moisés Euclides da Silva Junior, Thiago Batista David, Wilton Batista Da Silva, and Oscar Olimpio de Araujo Filho. "Fabricação e caracterização da liga de alumínio AA7009 através de técnicas de metalurgia do pó / Manufacturing and characterization of aluminum alloy AA7009 processed by powder metallurgy techniques." Brazilian Applied Science Review 5, no. 3 (June 17, 2021): 1625–42. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n3-023.

Full text
Abstract:
Entre as diversas ligas de alumínio, destacam-se as da série 7XXX, aplicadas principalmente em componentes estruturais de aeronaves, pois apresentam níveis mais elevados de resistência e dureza. Assim, este trabalho consistiu na fabricação e caracterização da liga de alumínio AA7009, fabricada via metalurgia do pó. Os pós foram processados através da moagem de alta energia (MAE) durante 0,5, 1,0 e 2,0 horas e em seguida caracterizados por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva (EDS), difração de raios-X (DRX) e por fim granulometria por Difração a Laser. Após a caracterização dos pós, os mesmos foram consolidados através de compactação uniaxial a frio, seguida de uma sinterização por fase sólida. Por fim, foi realizada a caracterização microestrutural do sinterizado através de MO e MEV, a composição química do material foi analisada através da técnica de EDS, e em seguida o material foi submetido ao ensaio de microdureza Vickers, possibilitando o estudo da propriedade de dureza obtida nos corpos de prova. A liga de Al AA7009 processada por MAE durante 2h apresentou um ganho de 246,23% de dureza na seção superficial e 211,16% na seção transversal, quando comparado com o material consolidado da liga de Al AA1100 sem moagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tolentino, Gilmar, Helenice de Oliveira Florentino, and Maria Márcia Pereira Sartori. "Modelagem matemática para o aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana-de-açúcar com menor custo." Bragantia 66, no. 4 (2007): 729–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000400024.

Full text
Abstract:
O palhiço derivado da colheita de cana-de-açúcar crua, com a redução gradativa das queimadas nos canaviais, tornou-se foco para os pesquisadores e produtores. As vantagens no recolhimento, na recuperação e no aproveitamento têm mobilizado pesquisadores de universidades, gerentes e diretores de usinas, interessados em encontrar a maneira mais produtiva, econômica e eficaz de realizar esse processo. O recolhimento do palhiço é feito em quatro estágios: primeiro o palhiço é enleirado, depois passado por uma máquina de compactação, posteriormente, acondicionado no caminhão e, finalmente, transportado para o centro de processamento. O estudo da viabilidade de aproveitamento desse resíduo para a geração de energia pode ser feito com base no custo e no balanço de energia, ou seja, a energia gerada por essa biomassa menos a energia consumida no processo. Neste trabalho, é proposto o uso de técnicas matemáticas para auxiliar na escolha das variedades da cana-de-açúcar a serem plantadas a fim de otimizar o balanço de energia da biomassa residual de colheita e minimizar o custo de coleta dessa biomassa do campo para o centro de produção, além de satisfazer as principais necessidades da usina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Matos, M. R., G. S. Bobrovnitchii, C. A. Dias, R. S. Guimarães, R. J. C. Plácido, and M. Filgueira. "Estudo do desgaste de cortadores PDC (polycrystalline diamond)." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 1 (April 7, 2009): 759–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000100010.

Full text
Abstract:
Pastilhas PDC (polycrystalline diamond compact) são compósitos diamantados, onde o suporte de metal duro (WC/Co) absorve a energia de impacto sofrida pela camada diamantada, aumentando a vida útil da ferramenta. A pastilha é formada através da compactação e sinterização de pós de diamante com materiais ligantes (cobalto) utilizando técnicas de alta pressão e alta temperatura (HPHT). Esta ferramenta é utilizada para corte e usinagem, e em perfuração de poços de óleo e gás (brocas). Face à questão estratégica industrial, poucos estudos foram publicados sobre o processamento e caracterização destas ferramentas. Neste tocante, este trabalho visa o estudo da influência de alguns parâmetros de corte no desgaste dos cortadores PDC, simulando a situação de corte, quais sejam: forças sobre o cortador, temperatura na zona de corte, rotação da mesa de granito e ângulo de corte. Correlacionando estes parâmetros, descobrem-se quais deles influenciam mais no desgaste das pastilhas. Os ensaios foram realizados em um simulador físico de corte e abrasão que forneceu os resultados para análise. No presente estudo, a condição de corte que propiciou melhores resultados, foi 15kgf/30rpm/10º, onde se obteveram-se os menores valores de desgaste - 0,00002g.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Da Silva, Fabricio Justino, Carlos Alberto Alves de Oliveira, Leandro Da Silva Almeida, Leomar Paulo De Lima, and Ednaldo Carvalho Guimarães. "VARIABILIDADE ESPACIAL DA RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO E DA PRODUTIVIDADE DO MILHO." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 4, no. 3 (August 31, 2017): 77–84. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v4i3.1625.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade espacial da resistência do solo à penetração (RP), teor de água no solo (U) e a produtividade na cultura do milho. O experimento foi conduzido no ano agrícola de 2015/2016, na fazenda Sobradinho, da propriedade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia. A resistência à penetração foi determinada através do penetrômetro de impacto (modelo IAA/Planasulcar-Stolf) nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-30, Para analisar as variáveis, utilizou-se cálculos da estatística descritiva e técnicas de geoestatística. Para avaliar a dependência espacial das variáveis empregou-se o cálculo da semivariância e do ajuste dos dados ao semivariograma experimental. Para calcular a produtividade, foram colhidas as espigas, em condições de umidade de campo, em 2 m2 em cada ponto georeferenciados. RP da camada de 0-10 não apresentou dependência espacial, devido à distância entre os pontos na malha não terem sido suficiente, portanto, a quantidade de pontos deve ser maior. As variáveis de RP apresentaram valores altos, indicando compactação, porém a produtividade não foi baixa. As variáveis que apresentaram dependência espacial foram RP das camadas de 0-20 cm e 0-30.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fante Junior, L., J. C. M. Oliveira, L. H. Bassoi, C. M. P. Vaz, A. Macedo, O. O. S. Bacchi, K. Reichardt, A. C. Cavalcanti, and F. H. B. B. Silva. "Tomografia computadorizada na avaliação da densidade de um solo do semi-árido brasileiro." Revista Brasileira de Ciência do Solo 26, no. 4 (December 2002): 835–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832002000400001.

Full text
Abstract:
A densidade do solo de amostras indeformadas foi determinada por meio das técnicas de tomografia computadorizada e do torrão impermeabilizado, visando à identificação de processos de compactação do solo e a comparação de métodos. A pesquisa também visou auxiliar um levantamento pedológico elaborado com fins de classificação de terras para irrigação. As amostras de solo foram coletadas da região semi-árida de Petrolina (PE), ao longo de perfis do solo, da superfície até 1 m de profundidade, em camadas de 0,1 m e em duas áreas distintas quanto à sua ocupação vegetal e manejo: (1) vegetação natural (caatinga); (2) área cultivada e irrigada por pivô central. As tomografias foram realizadas com um tomógrafo de primeira geração, constituído por uma fonte de radiação gama de 137Cs e um detetor cintilador de NaI(Tl), com eletrônica padrão de espectrometria gama e sistema de movimentação de amostra controlados por uma interface específica acoplada a um microcomputador. Na área de caatinga, os resultados evidenciam a ocorrência de um adensamento do solo em camadas mais profundas, abaixo de 0,4 m, bem como de uma camada adensada e, ou, compactada entre aproximadamente 0 e 0,4 m, na área cultivada com pivô central, possivelmente em virtude da ação de máquinas e implementos utilizados no preparo e cultivo do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Flach, Cláudia Werner, Edvania Aparecida Corrêa Alves, and Mauricio Meurer. "TAXA DE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA E RESISTÊNCIA MECÂNICA À PENETRAÇÃO EM SOLOS SUBMETIDOS A DIFERENTES USOS NA REGIÃO DA SERRA DE SUDESTE/RS." Caminhos de Geografia 21, no. 73 (March 9, 2020): 223–42. http://dx.doi.org/10.14393/rcg217348139.

Full text
Abstract:
Muitas áreas brasileiras, com grande diversidade de atributos físicos, não possuem estudos pedológicos em escalas detalhadas, o que tem dificultado a avaliação dos impactos de determinados usos da terra nas condições físicas dos solos. Assim torna-se importante desenvolver trabalhos que reforcem a necessidade de manter a qualidade do solo, visto que o manejo inadequado pode afetar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Com o objetivo de avaliar alguns indicadores da qualidade física de solos submetidos a diferentes usos da terra na Serra de Sudeste (Pelotas e Canguçu/RS), foram realizados testes de infiltração e resistência mecânica à penetração (RMP), além da caracterização de atributos morfológicos e físicos de perfis de solos. As áreas florestais e campestres apresentaram menor RMP em relação às demais. As áreas de pastagens apresentaram os menores volumes de infiltração acumulada e os maiores de RMP, sendo tal resultado reflexo provável da compactação pelo pisoteio animal. O intenso uso da terra, com poucas técnicas de manejo e conservação do solo, associado às limitações naturais dos solos e as declividades acentuadas atuam como condicionantes para a alteração das condições físicas dos solos e o desencadeamento de processos erosivos em áreas presentes na Serra de Sudeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Moreira, Francisco Gleson dos Santos, Maria Josicleide Felipe Guedes, Veruschka Escarião Dessoles Monteiro, and Márcio Camargo de Melo. "Emissões fugitivas de biogás em camada de cobertura de solo compactado em aterro sanitário." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 2 (March 2020): 247–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020189648.

Full text
Abstract:
RESUMO As emissões fugitivas de biogás podem representar parcela significativa do fluxo de gases em aterros sanitários, inviabilizar o aproveitamento energético do metano (CH4), além de oferecer riscos à saúde ambiental das comunidades circunvizinhas ao empreendimento. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar as emissões fugitivas e os fatores que interferem no fluxo de biogás em camada de cobertura final (liner) de aterro sanitário. A área de estudo consistiu em uma célula de resíduos, com massa de 62.359,44 t de resíduos sólidos urbanos (RSU) depositados, no aterro sanitário de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Nessa célula, foram realizadas medições das emissões fugitivas de biogás, por meio da metodologia de placa de fluxo estática, análises das concentrações de gases na interface solo-resíduo, utilizando dispositivos de medição de concentração de gases (DMC) e mapeamentos das emissões de gases na célula de resíduos, aplicando técnicas de interpolação de dados baseada na Krigagem. Foram verificados fluxos de CH4 e dióxido de carbono (CO2) variando de 0 a 0,09 e 24,62 a 331,31 g.m-2.dia-1, respectivamente. O percentual de retenção do CH4 e do CO2 pela liner foi elevado, acima de 95%, sendo influenciado principalmente pelo elevado grau de compactação (GC) médio obtido para a célula (91,84%) e pela eficiência do sistema de drenagem de gases. O mapeamento das emissões de biogás na célula de resíduos mostrou-se uma ferramenta importante na identificação das áreas com maior potencial de geração e de fluxo de biogás pela camada de cobertura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Alves de Souza, Jeová, and Maria Fatima Martins. "Mapa de riscos em cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Município de Campina Grande-PB." Sistemas & Gestão 13, no. 2 (June 3, 2018): 232–45. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1385.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é avaliar os riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de acidentes de trabalho em cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Município de Campina Grande – PB, por meio da elaboração de um Mapa de Riscos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de múltiplos casos, classificado como descritivo, qualitativo e de observação não participante. Para coleta de dados foi realizada pesquisa documental, visita in loco com check list dos possíveis riscos, registros fotográficos e entrevistas com os cooperados das cooperativas envolvidos com a catação, seleção e manuseio de materiais recicláveis, expostos a diversos riscos no ambiente de trabalho. O mapeamento dos riscos tomou como base o Mapa de Risco, considerando os riscos biológicos, químicos, ergonômicos, físicos e de acidente de trabalho, a partir do trabalho de Schneider et Gervanutti (2014). Os resultados evidenciam que a realização do armazenamento dos materiais recicláveis e as técnicas operacionais utilizadas para a compactação, seleção e estocagem geram situações de risco contínuo à ocorrência de acidentes, principalmente pela ausência de utilização de equipamentos de proteção específicos para cada operação. Além disso, a precariedade no ambiente de trabalho também potencializa os riscos operacionais inerentes ao processamento e estocagem desses materiais, aumentando as possibilidades de acidentes que podem comprometer a saúde e a produtividade dos trabalhadores nas cooperativas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Thoma, Andréa Cristina, Eduardo Paranhos Fernandes, Edson Fernandes Rodrigues, Lauana Lopes dos Santos, Alexandre Christofaro Silva, and Bernat Vinolas Prat. "Blocos de solo-cimento para contenção de erosão hídrica." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 16 (2020): 1057–70. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071638.

Full text
Abstract:
A erosão antrópica vem se intensificando desde que o ser humano deixou de ser nômade, nos primórdios da agricultura. Vários procedimentos vêm sendo testados e utilizados para minimizar os efeitos da erosão. Nas últimas décadas, artefatos de solo-cimento, facilmente produzidos a baixo custo, têm sido utilizados para controle da erosão. O objetivo deste trabalho foi projetar, produzir e testar a resistência de blocos de solo-cimento com formato de meia-lua para aplicação no controle da erosão hídrica. Para a construção destes blocos foi projetada e confeccionada uma fôrma em chapa de aço. Foram realizados quatro traços de cimento (8%, 12%, 16% e 20%), que após homogeneização e compactação com solo e água, resultaram em blocos de 8 a 9 kg e dimensões aproximadas de 3,25 cm de espessura, 30 cm de comprimento e 26 cm de altura. Após o tempo de cura de 7 e 28 dias, os blocos foram submetidos a testes de absorção de água e resistência à compressão. Todos os blocos apresentaram comportamento satisfatório em relação à resistência ao empuxo do solo. Os blocos produzidos com 12% de cimento foram aqueles com menor custo que resistiram à compressão mínima especificada nas normas técnicas (~ 2 Mpa) e apresentaram uma absorção de água inferior a 13%. Os blocos de solo-cimento em formato de meia-lua podem ser utilizados no controle da erosão hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pires, Pires Cristina Gomes, Pablo Nascimento de Oliveira, Ludhana Marinho Veras, Régia Maria Gualter, and Gregori Da Encarnação Ferrão. "SUSTENTABILIDADE DO USO DA TERRA NO CERRADO MARANHENSE: SOJA E FEIJÃO-CAUPI." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 4 (December 12, 2018): 589. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018589-608.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e sistemas de manejo agrícolas e a intensificação do uso da terra permitiram o rápido crescimento populacional percebido até os dias atuais. No entanto, a história evidencia a existência do desafio em aumentar a produtividade agrícola aliada à realização de práticas adequadas de manejo sobre os agroecossistemas. Deste modo, nas últimas décadas, a busca por sistemas sustentáveis e altamente produtivos fez com que técnicas deixassem de ser simplesmente importadas e sim desenvolvidas e/ou adaptadas em face às necessidades de cada bioma. Assim a hipótese apresentada neste trabalho, é de que a otimização do espaço no plantio de soja, no curto período chuvoso do cerrado maranhense, pela sucessão do feijão-caupi, ou seja, o plantio do feijão-caupi após a colheita da soja, pode minimizar os impactos no solo nesta região. O estudo foi realizado através da revisão de literatura sistemática, utilizando-se livros de referência e artigos científicos que discorrem sobre o tema. Constatou-se que o plantio do feijão-caupi associado à cultura da soja após sua colheita (i.e. sucessão) possui potencial agrícola e ambiental, pois possibilita a intensificação do uso das áreas de produção por mais tempo durante o ano e mantém a cobertura do solo que minimiza os impactos negativos decorrentes do solo descoberto, como compactação e erosão. Desta forma, destaca-se a relevância de estudos específicos para corroborar os benefícios ambientais e agronômicos da sucessão soja/caupi verificados na literatura, sendo necessários trabalhos sobre viabilidade econômica e percepção do sojicultor do cerrado maranhense sobre esta alternativa sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Elis Regina de, Janete Rego Silva, Luís Rodrigo Fernandes Baumann, Fausto Miziara, Laerte Guimarães Ferreira, and Leonardo Rodrigues de Oliveira Merelles. "Tecnologia e degradação de pastagens na pecuária no Cerrado brasileiro." Sociedade & Natureza 32 (September 8, 2020): 626–38. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v32-2020-55795.

Full text
Abstract:
A pecuária no Brasil teve papel relevante na formação do espaço rural. Tal processo ocasionou um passivo ambiental, pois se desenvolveu sem considerar os impactos ao meio ambiente, relativos à erosão e compactação dos solos, emissão de gases de efeito estufa (GEE), além do uso intensivo de terra e dos recursos hídricos. Em significativa parcela das propriedades o manejo inadequado resultou em pastagens com níveis de degradação. A literatura aponta a importância da intensificação da tecnologia como forma de garantir pastagens sustentáveis. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre nível tecnológico de produção de bovinos e de degradação de pastagens na Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, em Goiás - Brasil. Esta área é considerada como representativa da pecuária no cerrado brasileiro. Foi utilizada amostra estratificada por compartimentos com 60 estabelecimentos agropecuários. Utilizaram-se as técnicas de análise de correspondência múltipla, análise de cluster e regressão beta para obter o Índice de Degradação de Pastagens (IDP). Verificaram-se associações bivariadas entre o Índice Tecnológico (IT) e as variáveis: renda, relevo e tamanho da propriedade. Foi possível constatar o emprego de maior nível tecnológico nas maiores propriedades e em terrenos mais planos. Também se constatou que o maior nível tecnológico propicia maior remuneração aos gestores. Porém não se observou relação entre a tecnologia empregada nos estabelecimentos e taxa de lotação animal, o que pode comprometer os resultados econômicos e bem-estar animal. Assim, como não foi observada associação entre índice tecnológico e índice de degradação de pastagens, sugerindo ocorrência de degradação de pastagens, mesmo quando do uso de tecnologias na produção de bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Taciano Oliveira da, Carlos Alexandre Braz de Carvalho, Dario Cardoso de Lima, Maria Lúcia Calijuri, Carlos Cardoso Machado, and Tales Moreira de Oliveira. "Avaliação do subleito de rodovias vicinais de baixo volume de tráfego por meio de ensaios geotécnicos." Revista Árvore 35, no. 4 (August 2011): 825–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000500008.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a viabilidade técnica do uso de solos locais, preferencialmente os de comportamento geotécnico laterítico, em camadas de reforço do subleito de rodovias vicinais de baixo volume de tráfego, através de ensaios geotécnicos e da classificação MCT (Miniatura, Compactado, Tropical). Para este propósito, consideraram-se amostras deformadas de solos coletadas no subleito das estradas VCS 493 e VCS 296, pertencente à malha rodoviária vicinal do município de Viçosa-MG, Brasil. O programa de estudo de laboratório envolveu a realização dos seguintes ensaios: (i) granulometria conjunta; (ii) limites de Atterberg (LL e LP); (iii) massa específica dos grãos do solo; (iv) compactação e CBR realizados na energia do Proctor normal; (v) compactação Mini-MCV; e (vi) perda de massa do corpo-de-prova por imersão em água. Os resultados desta pesquisa possibilitaram verificar que os solos de comportamento laterítico foram enquadrados no grupo LG' na classificação MCT e que, mesmo apresentando valores de Limite de liquidez e Índice de plasticidade elevados, quando compactados na energia do Proctor normal e, conseqüentemente, imersos em água, não apresentaram expansão com valor significativo no ensaio de CBR. Por outro lado, as areias saprolíticas apresentam perda de massa por imersão (Pi) difícil de ser previsto na Metodologia MCT, pois podem apresentar valores muito elevados e baixos, conforme a compacidade atingida durante o processo de compactação dos corpos-de-prova, como pode ser notado no resultado da amostra 8.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Borba, Willian Fernando de, José Luiz Silvério da Silva, Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Éricklis Edson Boito de Souza, and Gabriel D’Ávila Fernandes. "Permeabilidade do solo em área de aterro sanitário." Caderno de Geografia 30, no. 61 (April 4, 2020): 272. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2020v30n61p272.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos sólidos, consequência da mudança do modo de consumo da população, vem aumentando gradativamente com o passar dos anos. Aliado a isso, pesquisas desenvolvidas em áreas de disposição de resíduos, visando a proteção do meio ambiente, são de extrema importância. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a permeabilidade de um LATOSSOLO VERMELHO utilizado para um aterro sanitário utilizando várias técnicas de estimativa. Para a técnica ex situ, foi determinada a condutividade hidráulica saturada em quadruplicata em um perfil de solo, utilizando um permeâmetro de carga constante. Já para a determinação in situ, foi utilizado um permeâmetro de guelph em três pontos de análise. Resultados indicaram a presença de um solo com prodomínio de microporos (52.26 %), com valores de condutividade hidráulica médios de 5,09 x 10-4 cm.s-1 em solo natural e 1,27 x 10-5 cm.s-1 em solo compactado. A permeabilidade obtida com uso do permeâmetro de guelph em solo compactado foi de 7,03 x 10-5 cm.s-1, valores estes semelhantes aos permitidos pelas normativas. Foi possível concluir que o solo compactado apresenta baixos valores de permeabilidade, em ambas as técnicas, consequência dos altos valores de argila além da presença dos microporos. Assim, os resultados obtidos são semelhantes a faixa permitida pela legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mesquita, Marisa Vianna. "A ESTRUTURAÇÃO DE PASSADAS DO ROLO PÉ DE CARNEIRO NO PROCESSO DE COMPACTAÇÃO DO SOLO EM RODOVIAS." Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada - UNG-Ser 2, no. 1 (June 10, 2019): 33. http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v2n1-3552.

Full text
Abstract:
O “fecha”, nome dado aos trabalhos em rodovias quando se trata das questões das “passadas dos rolos” de compactação, é uma etapa que depende de muitos fatores: empíricos, técnicos, normativos e de experiência dos profissionais. O presente artigo tem por objetivo mostrar uma das etapas da metodologia de compactação do solo realizado em uma obra para pavimentação de rodovia. A quantidade de passadas depende de uma série de variáveis como: tipo de solo, sua densidade, grau de umidade e da energia exercida. Outros fatores preponderantes são os equipamentos utilizados, relacionados ao seu peso normal e o uso do lastro. Geralmente o grau de compactação aumenta já nas primeiras passadas do rolo de compactação, onde as passadas a mais podem prejudicar a compactação final do solo. Metodologias de cálculos como o método de “passadas” e os ensaios de compactação realizados em laboratórios como o de Proctor são de suma importância para uma compactação bem sucedida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodrigues, Carla Krulikowski, and Eduardo da Silva Lopes. "Análise espacial da compactação do solo causada pelo sistema de colheita de madeira de árvores inteiras." Revista Ceres 65, no. 3 (June 2018): 227–33. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201865030002.

Full text
Abstract:
RESUMO A análise espacial da compactação do solo causada pelo sistema de colheita da madeira pode auxiliar no planejamento das operações florestais. Objetivou-se, com este trabalho, identificar e mapear os níveis de compactação do solo, causados pelas máquinas, ao longo das trilhas de extração, pelo sistema de colheita de madeira de árvores inteiras. Foi estudado o sistema de colheita da madeira composto por feller buncher, skidder e harvester, sendo instaladas quatro malhas amostrais nas diferentes distâncias de extração da madeira (0 a 50; 51 a 100; 101 a 150 e 151 a 200 m) e avaliada a compactação do solo em quatro camadas de profundidade (0 a 10; 11 a 20; 21 a 40 e 41 a 60 cm), a fim de verificar o efeito da variação do tráfego do skidder, ao longo do talhão, por estudo das resistências do solo à penetração, com penetrômetro digital. A partir da técnica de geoestatística foram elaborados mapas temáticos e quantificadas as áreas com os diferentes níveis de compactação. Os resultados permitiram localizar as regiões ao longo do talhão com diferentes intensidades de compactação, sendo que a região próxima à margem do talhão apresentou os maiores níveis de compactação, com resistência à penetração acima de 2 Mpa e comprometendo em torno de 20% da área total, na primeira classe de distância. As demais classes de distância de extração não atingiram níveis significativos de compactação, mostrando que o aumento da intensidade de tráfego não influenciou as propriedades físicas do solo. A técnica de geoestatística mostrou-se viável para a determinação da compactação do solo nas diferentes regiões do talhão, podendo favorecer o planejamento das operações de preparo de solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rosa, David Peres da, José Miguel Reichert, Marcelo Ivan Mentges, Vanderleia Trevisan da Rosa, Davi Alexandre Vieira, and Dalvan José Reinert. "Demanda de tração e propriedades físicas de um Argissolo em diferentes manejos e intensidades de tráfego." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 1 (January 2012): 118–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000100016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da intensidade de tráfego e do sistema de manejo na demandade tração de umahaste sulcadora deadubo,e naspropriedadesfísicas de umArgissoloVermelho-Amarelo. Os tratamentos foram: semeadura direta com tráfego natural, semeadura direta com tráfego adicional de intensidade de 24,79 Mg km ha-1, semeadura direta com tráfego adicional de intensidade de 49,59 Mg km ha-1, cultivo mínimo e cultivo mínimo em solo compactado com tráfego de 24,67 Mg km ha-1. Foram coletados dados de: porosidade total; densidade do solo; resistência mecânica do solo à penetração; e de esforço horizontal, vertical e de tração da haste sulcadora de adubo da semeadora. A subsolagem do cultivo mínimo, utilizada como técnica isolada, não reduziu os efeitos da compactação ocasionados pela intensidade de tráfego de 24,67 Mg km ha-1. O tráfego afeta a estrutura do solo, sem alterar, porém, a demanda de tração. A mudança da intensidade de tráfego, de 24,79 para 49,59 Mg km ha-1, não ocasionou maiores alterações nas propriedades avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Chagas, Gleiber Da Silva, Alfran Sampaio Moura, and Andressa De Araujo Carneiro. "Avaliação da compactação como melhoramento de um solo silto, argiloso, colapsivel, um partidor da realização de ensaios oedometricos e provas de carga diretas." Revista de Engenharia Civil IMED 6, no. 1 (July 18, 2019): 3. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2019.v6i1.2287.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa refere-se ao estudo do comportamento de um solo silto argiloso, que será utilizado como suporte das fundações das estruturas de um conjunto habitacional, localizado na cidade de Icó-CE. O objetivo do trabalho é averiguar a eficiência da técnica da compactação no melhoramento do solo estudado tomando como base para as análises resultados de ensaios edométricos e de provas de cargas diretas. Para isso, inicialmente, foi realizada uma caracterização do solo por meio de ensaios de laboratório (granulometria, limite de liquidez, limite de plasticidade, densidade real, compactação e CBR) e campo (SPT). Posteriormente, realizaram-se ensaios especiais do tipo edométrico duplo e ensaios de provas de carga diretas em diferentes condições de umidade. Pela análise dos resultados foi possível verificar que a compactação mostrou-se uma técnica eficiente para minorar ou mesmo reduzir o potencial de colapso do solo estudado. Além disso, os resultados dos ensaios edométricos duplos obtidos apresentaram concordância com relação aos resultados obtidos com as provas de carga diretas realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Senger, Clóvis Clenio Diesel, Paulo Roberto Frenzel Mühlbach, Luis Maria Bonnecarrère Sanchez, Gilberto Vilmar Kozloski, Gerusa Pauli Kist, Lisiane Dorneles de Lima, and Diego Perez Netto. "Comparação entre os métodos químico, in situ e in vitro para estimativa do valor nutritivo de silagens de milho." Ciência Rural 37, no. 3 (June 2007): 835–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000300036.

Full text
Abstract:
Diferentes silagens de milho foram avaliadas através de sua composição química e pelos métodos de degradabilidade in situ, digestibilidade in vitro convencional e produção de gases in vitro, com o objetivo de comparar os métodos entre si na estimativa do valor nutritivo das silagens. Foram confeccionados 36 mini-silos com três teores de matéria seca (MS) (200, 260 e 280g kg-1), e duas densidades de compactação: Alta compactação (AC) e Baixa compactação (BC). Os valores de digestibilidade obtidos pelos métodos in vitro convencional e in situ somente foram afetados pelo teor de MS (P<0,05). Os valores de nutrientes digestíveis totais (NDT) estimados pela composição química foram afetados tanto pelos teores de MS e densidade, como pelas suas interações (P<0,05). As digestibilidades da matéria orgânica (MO) das silagens de milho estimadas tanto pelo método convencional in vitro como in situ foram menores que aquelas estimadas pela técnica de produção de gases in vitro ou dos valores de NDT calculados a partir da composição química (P<0,05). Comparado aos métodos in vitro convencional e in situ, a técnica de produção de gases foi mais sensível, permitindo detectar diferenças nos parâmetros de degradabilidade em função dos níveis de umidade e compactação, o que a torna mais precisa para avaliar o valor nutritivo de silagens de milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nascimento, Laecio Guedes do, Samuel Campelo Dias, Phillype Dowglas Lopes, Francisco Craveiro da Costa Júnior, Sávio Torres Melo, Marcos Rodrigues Resende, and Rebeka Manuela Lobo Sousa. "Análise do comportamento do solo quanto a sua compactação, expansão e resistência à penetração com adição do papel kraft." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 22, 2020): e157963621. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3621.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo experimental do comportamento do solo com adição de sacos de cimento triturado, conhecido como papel kraft, resíduo de saco de cimento. Para a análise foi feita a coleta do solo em uma jazida e realizados os processos iniciais para os ensaios de caracterização sendo eles a análise granulométrica por peneiramento (AGP), limite de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP) que nos permite classifica-lo quanto ao tipo de solo que está sendo estudado. Foram realizados os ensaios de compactação e o CBR conhecido como Índice Suporte de Califórnia (ISC). Nos ensaios foram verificados o comportamento do solo da cidade de Teresina – PI com adição desses resíduos procurando manter a qualidade inicial ou melhorando a capacidade de resistência do solo. Os ensaios foram realizados para o solo natural (sem adição) e com adições de 1%, 2% e 3% de papel kraft triturado. Nos resultados observou-se que ao adicionar os percentuais não houve alterações consideráveis no grau de compactação do solo, na expansão e nem na resistência a penetração do pistão no solo, resultados esses positivos para estes resíduos serem misturados com solo e compactados sem que altere o desempenho e sua qualidade técnica. A análise dos resultados, por meio do ensaio de compactação e CBR, evidenciou que há umas possíveis possibilidades da utilização do papel kraft triturados em aterros compactados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Da Silva, Albaniza Maria, Leda Christiane Lucena, Adriano Elísio Lucena, José Camapum de Carvalho, and Paulo Germano Marinho. "Estudo de parâmetros de compactação de solo para uso em pavimentos rodoviários." TRANSPORTES 24, no. 4 (December 1, 2016): 95. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1098.

Full text
Abstract:
O processo de compactação desenvolvido por Proctor é o mais difundido atualmente. A NBR 7182/86, que regu-lamenta este ensaio no Brasil, permite quatro metodologias para execução deste, onde cada uma proporciona distintas estru-turas e porosidade dos solos. Este fato pode influenciar no comportamento mecânico e hidraúlico do solo, principalmente em camadas de pavimentos rodoviários que sofrem à influência de alterações ambientais e provocam variações de umidade nas camadas de base e sub-base. Este trabalho teve como objetivo avaliar influência das diferentes metodologias de execução do ensaio Proctor no comportamento mecânico de solos para uso em pavimentos rodoviários. A fase experimental compreendeu ensaios de compactação, compressão simples, resistência à tração por compressão indireta e determinação da curva caracte-rística por meio da técnica do papel filtro. Por meio destes ensaios pretendeu-se estabelecer correlações entre as umidades do solo, sucção e resistência mecânica destes. Os resultados demonstraram que as variações na umidade e no método de com-pactação induzem a um comportamento mecânico diferenciado e que este pode ser compreendido por meio da relação entre a sucção e o teor de umidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Air Santiago Junior, Alex, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten, Eduardo Henrique Von Der Osten Junior, Camila Ferreira Miyashiro, Erich Dos Reis Duarte, and Aline Vanessa Sauer. "ATERRO SANITÁRIO: RELEVÂNCIA E TÉCNICAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO." Divers@! 13, no. 2 (February 3, 2021): 142. http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i2.76911.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mostrar a importância da impermeabilização adequada em aterros sanitários e as principais técnicas de impermeabilidade para evitar a contaminação do solo e do lençol freático. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica. O aterro sanitário é um processo utilizado para disposição final de rejeitos e resíduos sólidos no solo, particularmente lixo domiciliar. A impermeabilização do solo tem a função de proteger e impedir a infiltração do chorume, líquido originado dos processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos, para o subsolo e aquíferos existentes. Entre todos os aspectos que precisam ser conferidos em um aterro sanitário, desde o preparo da área e construção até sua operação e monitoramento, ressalta-se o sistema de impermeabilização de base. Em locais onde o solo não apresenta as características necessárias ao emprego de barreira impermeabilizante, é utilizado o acréscimo de bentonita ao solo. Em conjunto com a aplicação da camada impermeabilização e fundação do aterro, são introduzidos sistemas para drenar os líquidos. Diante disso, o presente trabalho discutiu em seus resultados as técnicas de permeabilidade como Liners utilizados em aterros sanitários, Lodo aplicado como camada de cobertura, Resíduos de construção e demolição (RCD) aplicados como camada de cobertura, Barreira capilar aplicada como camada de cobertura, Solo compactado aplicado como camada de cobertura e impermeabilização de base, Geossintéticos aplicados como camada de impermeabilização de base, Solo cimento aplicado como impermeabilização de base e Bentonita aplicada como impermeabilização de base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Valente, Gislayne Farias, Vicente Filho Alves Silva, José Nilton da Silva, Daiane Rodrigues da Silva Pinto, and Jessivaldo Rodrigues Galvão. "Resistência mecânica à penetração em sistemas de manejo do solo." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 14, no. 1 (January 1, 2019): 140. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v14i1.5892.

Full text
Abstract:
Os sistemas de manejo do solo podem resultar em alterações físicas no solo como a formação de camadas compactadas. Um dos atributos físicos mais adotados como indicativo da compactação do solo têm sido a resistência mecânica do solo à penetração, por apresentar relações diretas com o crescimento das plantas e por ser mais eficiente na identificação de estados de compactação do solo. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a resistência mecânica do solo à penetração em dois sistemas de manejo do solo, por meio de utilização da técnica de penetrometria. O experimento foi realizado em área da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com dois tipos de manejo: sistema de plantio direto (SPD) e sistema de plantio convencional (SPC), com 40 repetições para cada tratamento. A resistência do solo à penetração (RP) foi mensurada utilizando-se o Medidor Eletrônico de compactação do solo por pressão, modelo PenetroLOG – PLG 1020 da marca Falker, na profundidade de 0,00 a 0,40m a qual foi subdividida em oito camadas de 0,05 m para avaliação. A adoção dos sistemas de plantio direto e plantio convencional ocasionaram oscilação na resistência mecânica do solo à penetração ao longo das camadas do solo. No SPC foi observada menor RP quando comparado ao outro tratamento, na profundidade 0,00 - 0,10 m. Diferente disso, no SPD as subcamadas de 0,15 - 0,25 m apresentaram menores valores de RP e maior umidade do solo. A partir da profundidade de 0,20 m ambos os sistemas apresentaram indicativo de camadas compactadas do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Vanderlei Rodrigues da, José Miguel Reichert, and Dalvan José Reinert. "Variabilidade espacial da resistência do solo à penetração em plantio direto." Ciência Rural 34, no. 2 (April 2004): 399–406. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variabilidade espacial da resistência do solo à penetração (RP) em solo sob plantio direto, identificando estados de compactação. Determinou-se a RP diretamente no campo, de forma sistemática, em três classes de solos. A primeira área experimental está localizada em Santa Maria, em um Argissolo Vermelho-Amarelo, com 120g kg-1 de argila na camada de 0-20cm. A segunda está localizada no município de Cruz Alta em um Latossolo Vermelho distrófico, apresentando 500g kg-1 de argila na camada de 0-20cm, e a terceira área experimental está localizada em Coronel Barros, em um Latossolo Vermelho distroférrico típico, com 600g kg-1 de argila na camada de 0-20cm. Os valores de RP foram analisados via estatística descritiva e por geoestatística. Nos três solos, utilizou-se a técnica da krigagem para desenhar mapas de superfície, identificando três classes de RP, a qual, chamamos de estados de compactação (EC). No Argissolo, o menor EC foi considerado os valores de RP entre 0,58MPa e 0,88MPa, o EC intermediário entre 0,89MPa e 1,18MPa e o maior EC, valores de RP entre 1,19MPa e 1,50MPa. No Latossolo Vermelho distrófico, no menor EC foram selecionados os valores de RP variando entre 1,70MPa e 2,22MPa, o EC intermediário, RP entre 2,23MPa e 2,75MPa e, no maior EC, valores de RP entre 2,76MPa e 3,20MPa. No Latossolo Vermelho distroférrico típico, os valores de RP no menor EC foram entre 0,20MPa e 1,59MPa, no EC intermediário entre 1,60MPa e 2,10MPa e no maior EC, entre 2,11MPa e 2,80MPa. Nas três áreas, a distribuição dos estados de compactação diminuiu da área de cabeceira (maior EC) para o centro da lavoura (menor EC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography