Academic literature on the topic 'Técnicas estendidas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Técnicas estendidas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Técnicas estendidas"

1

Castello Branco, Marta Cardoso, and João Queiroz. "Técnica estendida para flauta transversal e criatividade transformacional." OPUS 25, no. 3 (December 2, 2019): 474. http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2521.

Full text
Abstract:
O sistema Boehm fornece um padrão estável para construção da flauta transversal, criando um espaço estruturado de ideias concebíveis. Este espaço está relacionado ao incremento tecnológico, metalúrgico e ao desenvolvimento de chaves e sapatilhas na flauta. O sistema incorpora uma “disposição para ação”, ou um “padrão estruturado de restrições”. O surgimento de técnicas estendidas para flauta transversal constitui um caso exemplar para investigação de fenômenos de criatividade transformacional, de sua dependência de artefatos cognitivos (notações e instrumentos) e da transformação produzida em espaços conceituais específicos. Mas a expansão técnica atua com grande variabilidade. Nós examinamos aqui exemplos paradigmáticos do repertório de técnicas estendidas para flauta transversal. Na obra Voice, de Toru Takemitsu (1971), a técnica estendida foi desenvolvida a partir de parâmetros vocais relacionados à fala, enquanto em Das atmende Klarsein (1981), de Luigi Nono, a escrita para flauta é transformada pelo aparato eletrônico. Nestes casos, observamos episódios de criatividade transformacional, que correspondem à criação de espaços conceituais, cuja continuidade se observa no repertório posterior para o instrumento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista Júnior, José, and Marcel Castro Lima. "Colaboração e técnicas estendidas em “Interferência”: da concepção à performance." Revista Brasileira de Música 33, no. 2 (July 22, 2021): 749–85. http://dx.doi.org/10.47146/rbm.v33i2.39321.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o processo colaborativo entre compositor e intérprete na composição e performance de uma obra para clarinete baixo e eletrônica intitulada Interferência. Além de uma contextualização em que se discute a colaboração na música e as técnicas estendidas, o processo composicional da obra é explicitado de forma a demonstrar o papel da colaboração em seu desenvolvimento. Os desafios apresentados pelo uso do microtonalismo e pelo uso extensivo de algumas técnicas instrumentais, ainda vistas como estendidas em alguns contextos, são abordados de maneira prática. As soluções técnicas alcançadas são demonstradas através de variados exemplos de áudio e vídeo, incluindo a performance final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Madeira, Bruno. "Ampliação da técnica violonística de mão direita." Per Musi, no. 41 (July 4, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2021.26949.

Full text
Abstract:
Considerando a técnica instrumental um organismo em constantes transformações, abrangendo pouco a pouco técnicas estendidas e convertendo-as em tradicionais, o presente artigo investiga a repetição por deslizamento, recurso da técnica violonística na qual um dedo da mão direita ataca uma corda e no mesmo movimento, subsequentemente, ataca a corda adjacente. As análises e discussões são embasadas nos poucos textos que mencionam o recurso e em exemplos do repertório violonístico didático e de concerto. São expostas quatro situações na qual a repetição por deslizamento é encontrada nas referências: arpejos de várias cordas, arpejos melódicos, escalas e ornamentos; por fim, são apresentadas duas situações de aplicação do recurso ausentes na bibliografia: contraste entre vozes e movimentos rápidos em cordas adjacentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Rodolfo. "Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza." Revista Vórtex 8, no. 3 (2020): 1–25. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zomer, Ana Leticia Crozzeta, and Adriana Lopes Moreira. "Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VI de Claudio Santoro." Revista Música 21, no. 1 (July 27, 2021): 99–130. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826.

Full text
Abstract:
Relacionada contextualmente com o percurso da música brasileira do século XX, a obra Mutationen VI, para violino e fita magnética, composta por Claudio Santoro em 1972, caracteriza-se pelo uso do que o próprio compositor chama de “aleatório controlado”. A análise da obra relaciona os aspectos pertinentes à notação musical não-tradicional – através dos trabalhos de Gould (2011), Strange e Strange (2001), Dourado (1998) e Stone (1980) – às “estratégias de invariância” (Costa, 2009; 2018). A articulação de processos aparentemente díspares, como o dodecafonismo, técnicas tradicionais e estendidas ao instrumento e a gravação da parte eletroacústica pelo próprio intérprete são exploradas e expostas neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Serpe, Fábio Rodrigo, and Roseane Yampolschi. "Viola Caipira: criação e reflexão estética baseadas na livre improvisação, no timbre e no gesto musical." Revista da Tulha 2, no. 2 (July 5, 2016): 29–46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120521.

Full text
Abstract:
O autor desta pesquisa desenvolve um trabalho artístico na área de criação musical a partir de uma aproximação entre a viola caipira, desde seu contexto performático e sócio-cultural, e o universo da música contemporânea, particularmente, por meio de estudos sobre a improvisação, timbre e gesto. Este trabalho tem por finalidade apresentar novas possibilidades sonoras e composicionais para a viola caipira, de modo a ampliar o seu repertório. Desse modo, o autor se vale de uma investigação de elementos característicos do repertório tradicional da viola caipira – tanto do ponto de vista de seus materiais musicais como dos resultados sonoros gestuais mais idiomáticos –, do estudo de processos de escrita e da pesquisa de técnicas estendidas na performance deste instrumento e de outros afins na música atual. Estas atividades serão complementadas com a livre improvisação servindo como reservatório de materiais experimentais a serem desenvolvidos durante a composição. Posteriormente, será elaborado um memorial, com detalhamento das decisões relevantes tomadas durante o processo compositivo, bem como uma reflexão sobre as escolhas estéticas, gestos e técnicas utilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Simurra, Ivan Eiji, and Jônatas Manzolli. "Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela: diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio." Per Musi, no. 32 (December 2015): 338–63. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015b3213.

Full text
Abstract:
ResumoTrata-se do relato de um processo criativo musical no qual utilizou-se estratégias composicionais vinculadas a análises de conteúdo espectral com descritores de áudio. Tal procedimento foi o suporte para a elaboração da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela", para orquestra de cordas. A partir de um banco de dados sonoros, realizaram-se diversas experimentações com o objetivo de testar configurações orquestrais elaboradas com técnicas estendidas de execução instrumental. Tais experimentos foram realizados com suporte do ambiente computacional Pure Data (PD) com o qual utilizou-se a biblioteca de descritores de áudio PDescriptors. Os resultados, as reflexões e as questões levantadas durante toda a elaboração, criação e execução de "Lana Tai" suscitam um novo aporte no desenvolvimento tanto da pesquisa em processos criativos quanto na criação de novas obras inéditas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro, Felipe, Fabrício Ribeiro, and Paul Pena. "Apontamentos sobre os recursos idiomáticos da flauta transversal relativos às técnicas estendidas: levantamento de sua utilização nos séculos XX e XXI." Opus 22, no. 1 (June 2016): 119–44. http://dx.doi.org/10.20504/opus2016a2205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fernandes, Ledice. "Compreender a técnica estendida no violão: um elogio ao gesto." OPUS 25, no. 3 (November 10, 2019): 224. http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2511.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura discutir a noção atual de técnica estendida ao violão, partindo da ideia de que são a curiosidade e a inventividade do instrumentista que o propulsam a investigar seu instrumento em busca de novos sons, e que se completa por uma nova escrita musical corporificada, com que o compositor integra a seu pensamento estrutural o gesto instrumental. Faz-se um levantamento da evolução da técnica violonística ao longo de sua história e da maneira através da qual os gestos de extensão do som foram progressivamente integrados ao repertório de técnicas consagradas. Reconhecem-se os anos 1970 como originários de uma nova maneira de se combinarem gestos e de se emprestarem técnicas de outras culturas musicais. Por fim, o artigo se atém a estudar quatro modelos fundamentais da expansão sonora e gestual ao violão, embasados nos aspectos do timbre e texturas, da scordatura e microtonalismo, do gesto percussivo e da relação ao ruído, em obras de Brouwer, Ferraz, Kampela e Lachenmann.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferrari, Sonia Campaner Miguel. "Cinema e fotografia: as técnicas e suas ambiguidades em Benjamin, Flusser e Agamben." Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte 1, no. 2 (October 1, 2019): 526–47. http://dx.doi.org/10.22456/2596-0911.92506.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é o de apresentar as concepções acerca das técnicas de Walter Benjamin, Vilém Flusser e Giorgio Agamben. No ensaio sobre a obra de arte Benjamin reflete sobre o cinema e as mudanças que a nova técnica introduz não só na concepção e função da arte na modernidade, mas também na percepção. Para ele as mudanças produzem uma reordenação da percepção e introduzem novas formas de sentir e perceber o mundo que correspondem a esse mundo. Portanto não há porque considerar essas mudanças como positivas ou negativas. As reflexões de Flusser são apresentadas a partir de seu Filosofia da caixa preta, em que o autor toma o fenômeno fotográfico para fazer um diagnóstico sobre a sociedade contemporânea, e que será estendido às outras técnicas em O Universo das imagens técnicas. A visão inicialmente pessimista de Flusser é nuançada nesta última obra. Agamben parece encontrar-se no ponto médio entre os dois pensadores ao definir o dispositivo, e o processo de profanação para combatê-lo. Palavras-chave: Técnica. Dispositivo. Aparato. Cinema. Fotografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Técnicas estendidas"

1

Ribeiro, Raquel Liberato. "As técnicas estendidas no ensino do piano." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17875.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve a implementação de um projeto que analisou o impacto do uso de técnicas estendidas no processo de ensino-aprendizagem de piano. Esta seção apresenta a análise da contribuição do ensino destas técnicas para o desenvolvimento de competências musicais e pianísticas e das reações dos alunos à implementação destas técnicas no piano. A segunda parte corresponde ao Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2015/2016 no Conservatório Regional de Coimbra.
This thesis is divided into two sections. The first section describes and analyses the impact of applying extended techniques during piano lessons. This section analyses the contribution of these techniques towards the development of musical and pianistic competences, and presents also the students’ reactions to its implementation. The second part is the Final Report of Supervised Teaching Practice that took place at the Conservatório Regional de Coimbra during the 2015/2016 school year.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vasconcellos, Daniel Murray Santana 1981. "Técnicas estendidas para violão : hibridização e parametrização de maneiras de tocar." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285299.

Full text
Abstract:
Orientadores: José Augusto Mannis, Mikhail Malt
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-24T06:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vasconcellos_DanielMurraySantana_M.pdf: 888991653 bytes, checksum: d0ef7ef9c2b7bb6f672617689c6d1e8d (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: emos como essencial nesta dissertação a revisão bibliográfica sobre nosso tema e o uso de métodos experimentais na composição de peças para violão solo desenvolvidas durante a pesquisa. Na análise dos "Estudos sobre maneiras de tocar I, II e III", utilizaremos como metodologia a hibridização de técnicas instrumentais (HTI ) e a análise gestual paramétrica (AGP)
Abstract: We have as essential in this work: the literature review on our topic and the use of experimental methods in composing pieces for solo guitar developed during the research. In the analysis of "Studies on ways of playing I, II and III", we use as methodology the hybridization of instrumental techniques and gestural parametric analysis
Mestrado
Fundamentos Teoricos
Mestre em Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Alexandre Silva [UNESP]. "Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo acústico no Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/96475.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-06-25Bitstream added on 2014-06-13T19:36:47Z : No. of bitstreams: 1 rosa_as_me_ia.pdf: 3495316 bytes, checksum: 2a77f6405ac85493ade27ea28fdf38e8 (MD5)
Este trabalho discute técnicas estendidas (TE) para contrabaixo acústico aplicadas em práticas de performance e em procedimentos de ensino do instrumento no Brasil. O conceito de técnicas estendidas aqui utilizado compreende duas visões muito aceitas atualmente por estudiosos do tema: elementos inovadores ou elementos tradicionais em contextos diferenciados (Ray, 2011). A revisão da literatura apresentada traz os principais trabalhos sobre o tema publicados no Brasil além de alguns selecionados da literatura estrangeira. Dentro deste contexto, foram escolhidas cinco composições do repertório brasileiro contemporâneo para contrabaixo solista ou de câmara que utilizam as TE. São elas: Interação (1985) para contrabaixo e piano de Raul do Valle (n.1936), Die Berge (1990) para contrabaixo solo de Silvia de Lucca (n.1960), Adagio (2001) para quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira (n.1959), Gestos (2010) para contrabaixo, clarinete e trompete de Danilo Rossetti (n.1978) e Resto no Copo (2010) para contrabaixo e live-eletronics de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (n.1976). Estas composições serviram como base para um estudo de uso das TE no processo de preparação para a performance. A experiência de inserir as TE nos planos de ensino dos estudantes de contrabaixo do Instituto Bacarelli (IB)-SP são relatadas. Os resultados incluem ganhos no processo de aprendizagem e criações coletivas de peças para o grupo de contrabaixo. Como principal conclusão este trabalho apresenta possibilidades de aplicação de TE mescladas com técnicas tradicionais tanto na preparação para a performance quanto no estudo técnico do instrumento
This discusses extended techniques (TE) applied to acoustic bass performance practices and teaching procedures in this instrument in Brazil. The concept of extended techniques used here includes the two points of view commonly accepted by scholars these days: innovating elements and traditional elements within different contexts (Ray, 2011). The annotaded bibliography includes relevant Brazilian literature on the subject as well as foreign titles. Within this context, five compositions were selected from the contemporary Brazilian contrabass solo or chamber repertoire using of TE. They are: Interação (1985) for contrabass and piano by Raul do Valle (b.1936), Die Berge (1990) for contrabass solo by Silvia Lucca (b.1960), Adagio (2001) for contrabass quartet by João Pedro Oliveira (b.1959), Gestos (2010) for contrabass, clarinet and trumpet by Danilo Rosseti (b.1978) and o Resto do Copo (2010) for contrabass and live-eletronics by Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (b.1976). These compositions served as basis for a study on the use of the TE in the process of performance preparation. The experience of using TE in the process of teaching bass students at the Baccarelli Institute (IB) was reported. The results include optimization of the learning process and collective creations of pieces for bass groups. As main conclusion this work presents possibilities of TE mixed with tradiotional techniques applied to both performance preparation and technical studies of the intrument
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Alexandre Silva 1963. "Técnicas estendidas na performance e no ensino do contrabaixo acústico no Brasil /." São Paulo : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/96475.

Full text
Abstract:
Orientador: Sonia Marta Rodrigues Raymundo
Banca: Fausto Borém de Oliveira
Banca: Sonia Regina Albano de Lima
Resumo: Este trabalho discute técnicas estendidas (TE) para contrabaixo acústico aplicadas em práticas de performance e em procedimentos de ensino do instrumento no Brasil. O conceito de técnicas estendidas aqui utilizado compreende duas visões muito aceitas atualmente por estudiosos do tema: elementos inovadores ou elementos tradicionais em contextos diferenciados (Ray, 2011). A revisão da literatura apresentada traz os principais trabalhos sobre o tema publicados no Brasil além de alguns selecionados da literatura estrangeira. Dentro deste contexto, foram escolhidas cinco composições do repertório brasileiro contemporâneo para contrabaixo solista ou de câmara que utilizam as TE. São elas: Interação (1985) para contrabaixo e piano de Raul do Valle (n.1936), Die Berge (1990) para contrabaixo solo de Silvia de Lucca (n.1960), Adagio (2001) para quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira (n.1959), Gestos (2010) para contrabaixo, clarinete e trompete de Danilo Rossetti (n.1978) e Resto no Copo (2010) para contrabaixo e live-eletronics de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (n.1976). Estas composições serviram como base para um estudo de uso das TE no processo de preparação para a performance. A experiência de inserir as TE nos planos de ensino dos estudantes de contrabaixo do Instituto Bacarelli (IB)-SP são relatadas. Os resultados incluem ganhos no processo de aprendizagem e criações coletivas de peças para o grupo de contrabaixo. Como principal conclusão este trabalho apresenta possibilidades de aplicação de TE mescladas com técnicas tradicionais tanto na preparação para a performance quanto no estudo técnico do instrumento
Abstract: This discusses extended techniques (TE) applied to acoustic bass performance practices and teaching procedures in this instrument in Brazil. The concept of extended techniques used here includes the two points of view commonly accepted by scholars these days: innovating elements and traditional elements within different contexts (Ray, 2011). The annotaded bibliography includes relevant Brazilian literature on the subject as well as foreign titles. Within this context, five compositions were selected from the contemporary Brazilian contrabass solo or chamber repertoire using of TE. They are: Interação (1985) for contrabass and piano by Raul do Valle (b.1936), Die Berge (1990) for contrabass solo by Silvia Lucca (b.1960), Adagio (2001) for contrabass quartet by João Pedro Oliveira (b.1959), Gestos (2010) for contrabass, clarinet and trumpet by Danilo Rosseti (b.1978) and o Resto do Copo (2010) for contrabass and live-eletronics by Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (b.1976). These compositions served as basis for a study on the use of the TE in the process of performance preparation. The experience of using TE in the process of teaching bass students at the Baccarelli Institute (IB) was reported. The results include optimization of the learning process and collective creations of pieces for bass groups. As main conclusion this work presents possibilities of TE mixed with tradiotional techniques applied to both performance preparation and technical studies of the intrument
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Sobrinho Jasson André. "O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas." Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/594.

Full text
Abstract:
Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2018-02-02T20:43:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jasson Andre Ferreira Sobrinho.pdf: 16536373 bytes, checksum: 32447dd0fcc830d5aad7f8926009090d (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-02-03T13:17:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jasson Andre Ferreira Sobrinho.pdf: 16536373 bytes, checksum: 32447dd0fcc830d5aad7f8926009090d (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-03T13:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jasson Andre Ferreira Sobrinho.pdf: 16536373 bytes, checksum: 32447dd0fcc830d5aad7f8926009090d (MD5) Previous issue date: 2013-03-26
Dentro das possibilidades de procedimentos e materiais sonoros utilizados no processo de composição musical contemporâneo, o uso das técnicas estendidas tem sido um elemento transformador e marcante da percepção sonora e visual desta música de concerto. Falando especificamente do saxofone, as técnicas estendidas têm estado presentes em muitas obras compostas para o instrumento, fazendo com que as pessoas envolvidas neste processo de realização musical sejam levadas a se deparar com constantes e novas possibilidades de composição e interpretação. O presente trabalho tem como objetivo traçar, através das técnicas estendidas, um panorama estético e propor discussões sobre alguns processos composicionais presentes nas obras de concerto contemporâneas para saxofone. Analisando a utilização destas sonoridades em obras específicas juntamente com as necessidades relacionadas à execução geradas por tais sonoridades, procuramos partir da percepção e compreensão das rupturas ocorridas nos processos criativos, culminando na necessidade de expansão das técnicas composicionais e performáticas por parte de intérpretes e compositores. Como parte importante do trabalho, nos propomos também à composição de uma música em que se façam presentes os elementos tratados no desenvolvimento da pesquisa, de modo a servir como material final para a experiência prática nos assuntos aqui tratados.
Within the possibilities of sound procedures and materials used in the process of contemporary musical composition, the use of extended techniques has been a remarkable and transformative element of aural and visual perceptions of this music. Speaking specifically of the saxophone, extended techniques have been present in many compositions for the instrument, so that people involved in the process of making music are brought to find new possibilities for creation and interpretation. The present paper aims to trace, through extended techniques, an aesthetic overview and to propose discussions on some compositional processes present in works of contemporary concert music for saxophone. Analyzing the use of these sounds in specific works together with the needs related to the implementation generated by such sounds, we depart from the perception and understanding of the ruptures occurred in creative processes, culminating in the need for expansion of compositional techniques and by performance by players and composers. As an important part of the work, we propose also the composition of a song where the elements developed across research can be included to serve as final material for practical experience subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Daldegan, Valentina. "Técnicas estendidas e música contemporanea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2009. http://hdl.handle.net/1884/19572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Elder Thomaz da. "Música brasileira para grupos de trompetes: possibilidades para interpretação de quatro técnicas estendidas selecionadas." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7124.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-04-11T13:59:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Elder Thomaz da Silva - 2016.pdf: 1644136 bytes, checksum: dc2cc5a04dfdafcf21245055a8a5be2e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-04-11T14:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Elder Thomaz da Silva - 2016.pdf: 1644136 bytes, checksum: dc2cc5a04dfdafcf21245055a8a5be2e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-11T14:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Elder Thomaz da Silva - 2016.pdf: 1644136 bytes, checksum: dc2cc5a04dfdafcf21245055a8a5be2e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-09-14
The trumpet ensemble is an essential component in the formation of the trumpet player, however the search for repertoire for that kind of group, as well as bibliographies addressing its interpretative possibilities, is still a difficult task today. Most of the repertoire has not been edition and/or been made available to the public. The research that deals with the interpretation of trumpet music mainly comprises the trumpet solo repertoire. This research aims to present different possibilities for the interpretation of musical works that contain extended techniques. By using the internet, libraries and personal archive I listed fifty two pieces that were composed exclusively for trumpet ensembles. Fifteen of those works contain elements of extended techniques, being selected the ones that occur most frequently and which are produced by physical means without external intervention, depending exclusively on the interpreter's body (lips, tongue, throat) to be produced. We came to the conclusion of four elements: Pitch Bend, Frullato, Glissando and Half Valve. A total of nine works, which presents at least one element of the extended techniques mentioned, were selected in order to illustrate the possibilities of its interpretation in trumpet ensembles. The most challenging and important parts were highlighted to show how to apply those techniques, which can also be used in other works with similar characteristics.
Os grupos de trompetes são uma ferramenta essencial na formação do trompetista. Entretanto, a procura pelo repertório para essa formação, assim como bibliografias que abordam as possibilidades interpretativas em grupo, se torna uma tarefa árdua. Grande parte do repertório não é editorada e disponibilizada para o público, e os trabalhos que abordam as questões interpretativas no trompete, na sua maioria, contemplam apenas o repertório solista. O presente trabalho tem como finalidade a apresentação de possibilidades para interpretação de obras com técnicas estendidas. A partir de consultas realizadas pela internet, em bibliotecas digitais e acervos pessoais, foram levantadas cinquenta e duas obras brasileiras compostas exclusivamente para grupos de trompetes. Dessas obras, quinze apresentavam técnicas estendidas, sendo selecionadas as mais recorrentes e que fossem produzidas por meios físicos, ou seja, sem intervenção externa, dependendo exclusivamente do corpo do interprete (lábios, língua, garganta) para serem produzidas. Chegou-se à conclusão de quatro técnicas: pitch bend, frullato, glissando e meia válvula. Para expor as possibilidades para interpretação em grupo, foram selecionadas nove obras que apresentavam, pelo menos, uma das técnicas estendidas mencionadas. Foram destacados os trechos mais importantes ou com maiores dificuldades para exemplificar o emprego e execução dessas técnicas que também poderão ser utilizadas em outras obras com características similares, em diferentes formações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mello, Felipe Marques de [UNESP]. "Preparação para performance de música de câmara com violão: o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/132076.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-07-06. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:29:43Z : No. of bitstreams: 1 000853657.pdf: 4538307 bytes, checksum: 181f570d365ee07924a9c31eee5a16bd (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A presente pesquisa consiste em um estudo sobre a preparação corporal para performance de música de câmara com violão no repertório com técnicas estendidas. A metodologia utilizada baseia-se na revisão de literatura sobre quatro temas apresentados no decorrer do trabalho: 1 - preparação para performance de música de câmara, 2 - considerações sobre o repertório de câmara para violão, 3 - considerações sobre técnicas estendidas e 4 - estudos sobre o uso do corpo na performance. Além disso, algumas técnicas de ensaio trabalhadas pelos autores utilizados na revisão de literatura foram também abordadas de maneira mais específica, relacionando a importância das mesmas com enfoque na preparação corporal, sendo elas: 1 - leitura, 2 - memorização e 3 - comunicação gestual.Por fim, foi proposto um roteiro para elaboração da preparação para performance de três obras do repertório de câmara com violão que contenham técnicas estendidas, sendo elas: 1 - Musica da Camera, de Hans-Martin Linde, 2 - Gruselgeschichten, de Heinz Kratochwil,e 3 - Motets, de Arthur Kampela. Dessa maneira, foram tratadas as abordagens referentes às técnicas estendidas e preparação para performance musical de cada obra com enfoque na preparação corporal
The present work consists of a study on body preparation for chamber music performance with guitar on repertoire with extended techniques. The used methodology is based on a literary review of four themes presented throughoutthis work: 1 - preparation for chamber music performance, 2 - thoughts regarding chamber repertoire for guitar, 3 - thoughts regarding extended techniques and 4 - studies on the use of the body in performances. Moreover, some rehearsal techniques utilized by theauthors in the literary review were also addressed on a more specific manner, relating its importance with a focus on body preparation, such as: 1 - reading 2 - memorization,and 3 - gestural communication. Finally, a guide for performance preparation of three chamber repertoire pieces with guitar containing extended techniques was suggested, being such works: 1 - Musica da Camera, from HansMartin Linde, 2 - Gruselgeschichten, from Heinz Kratochwil, and 3 - Motets, from Arthur Kampela. Thus, approaches concerning extended techniques and musical performance preparation regarding each piece were addressed focusing on body preparation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mello, Felipe Marques de 1989. "Preparação para performance de música de câmara com violão : o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas /." São Paulo, 2015. http://hdl.handle.net/11449/132076.

Full text
Abstract:
Orientador: Sonia Marta Rodrigues Raymundo
Banca: Werner Aguiar
Banca: Arthur Kampela
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo sobre a preparação corporal para performance de música de câmara com violão no repertório com técnicas estendidas. A metodologia utilizada baseia-se na revisão de literatura sobre quatro temas apresentados no decorrer do trabalho: 1 - preparação para performance de música de câmara, 2 - considerações sobre o repertório de câmara para violão, 3 - considerações sobre técnicas estendidas e 4 - estudos sobre o uso do corpo na performance. Além disso, algumas técnicas de ensaio trabalhadas pelos autores utilizados na revisão de literatura foram também abordadas de maneira mais específica, relacionando a importância das mesmas com enfoque na preparação corporal, sendo elas: 1 - leitura, 2 - memorização e 3 - comunicação gestual.Por fim, foi proposto um roteiro para elaboração da preparação para performance de três obras do repertório de câmara com violão que contenham técnicas estendidas, sendo elas: 1 - Musica da Camera, de Hans-Martin Linde, 2 - Gruselgeschichten, de Heinz Kratochwil,e 3 - Motets, de Arthur Kampela. Dessa maneira, foram tratadas as abordagens referentes às técnicas estendidas e preparação para performance musical de cada obra com enfoque na preparação corporal
Abstract: The present work consists of a study on body preparation for chamber music performance with guitar on repertoire with extended techniques. The used methodology is based on a literary review of four themes presented throughoutthis work: 1 - preparation for chamber music performance, 2 - thoughts regarding chamber repertoire for guitar, 3 - thoughts regarding extended techniques and 4 - studies on the use of the body in performances. Moreover, some rehearsal techniques utilized by theauthors in the literary review were also addressed on a more specific manner, relating its importance with a focus on body preparation, such as: 1 - reading 2 - memorization,and 3 - gestural communication. Finally, a guide for performance preparation of three chamber repertoire pieces with guitar containing extended techniques was suggested, being such works: 1 - Musica da Camera, from HansMartin Linde, 2 - Gruselgeschichten, from Heinz Kratochwil, and 3 - Motets, from Arthur Kampela. Thus, approaches concerning extended techniques and musical performance preparation regarding each piece were addressed focusing on body preparation
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Jonathan Taylor de. "Realização de técnicas estendidas em três obras selecionadas do repertório brasileiro para piano solo do século XXI: apresentação e discussão." Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/3039.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-09-08T20:49:14Z No. of bitstreams: 2 Jonathan Taylor de Oliveira - 2014.pdf: 6874426 bytes, checksum: f8916385ae58a9b51e0a55502aea7a8a (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-08T20:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jonathan Taylor de Oliveira - 2014.pdf: 6874426 bytes, checksum: f8916385ae58a9b51e0a55502aea7a8a (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-03-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work discusses the performance of the extended techniques found in three Brazilian pieces for solo piano composed in the 21st Century in light of this researcher’s musical upbringing, which did not include repertoire with extended techniques. The pieces selected are Pó (2008), by Liduino Pitombeira (1962- ), Prélude VII (2008), by Marcílio Onofre (1982), and Pianimbau (2011), by Daniel Wolff (1968). The criteria for selecting the pieces were a contrasting compositional language between the pieces and that they should not be for beginner or intermediate levels. These pieces were the object of both parts of this research: Part A, in which the pieces were studied and prepared for the final recital, and Part B, which consists of a written record of the research. The historical context of the extended techniques found in the selected pieces, based on authors such as Stone (1980), Costa (2004), Burge (2004) and Ishii (2005), guided the investigation of the technical and interpretative aspects of the pieces. The discussions dealt with the following topics: type of extended technique, notation, dynamics, region of the piano on which a technique is performed, ways to perform a technique, parts of the body that are used, physical structure of the piano, materials used, and the sound resulting from the use of a technique. The research that was undertaken made it possible to conclude that the performance of these techniques within the established parameters involved the adaptation of technical abilities acquired previously during this researcher’s musical upbringing, as well as the development of new abilities. This research also revealed that extended techniques are present in the piano repertoire written by present day Brazilian composers, and it is thus pertinent to study such pieces throughout one’s musical upbringing.
Este trabalho discute a realização das técnicas estendidas encontradas em três peças brasileiras para piano solo compostas no século XXI à luz da formação deste pesquisador, que não incluiu repertório contendo técnicas estendidas. As peças selecionadas são Pó (2008), de Liduino Pitombeira (1962- ), Prélude VII (2008), de Marcílio Onofre (1982) e Pianimbau (2011), de Daniel Wolff (1968) que tiveram como critérios de seleção linguagem composicional contrastante entre as peças selecionadas e não serem peças de nível iniciante ou intermediário. Essas peças foram objeto de estudo nas duas partes desta pesquisa: a Parte A, que consistiu no estudo das peças para apresentação no recital de defesa, e Parte B, que consistiu no trabalho escrito. Uma contextualização histórica das técnicas estendidas encontradas nas obras, fundamentada por autores como Stone (1980), Costa (2004), Burge (2004) e Ishii (2005), norteou a investigação técnico-interpretativa das mesmas. As discussões abordaram os seguintes tópicos: tipo de técnica estendida, notação, dinâmica, região do piano em que a técnica é realizada, formas de execução, partes do corpo utilizadas, estrutura física do piano, materiais utilizados e resultado sonoro. A pesquisa realizada permitiu concluir que a realização dessas técnicas dentro do recorte estabelecido envolveu tanto a adaptação de técnicas pianísticas já utilizadas ao longo da formação deste pesquisador quanto a assimilação de novos conhecimentos e habilidades. Esta pesquisa também revela que técnicas estendidas estão presentes no repertório para piano de compositores brasileiros da atualidade sendo pertinente o estudo das mesmas no processo de formação pianística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Técnicas estendidas"

1

Garcia, Denise Hortência Lopes. Estudos para piano expandido. Universidade Estadual de Campinas, : Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786587175157.

Full text
Abstract:
Este caderno se apresenta como estudo introdutório ao piano com técnicas estendidas, focalizando o jovem pianista ainda não habituado a esses novos modos de performance do piano. Como um estudo introdutório, as peças são simples mas exploram formas de performance diferenciadas. Cada pequena peça traz toques, materiais diversos que resultam em uma rica paleta de sonoridades a serem experimentadas pelo estudante. A notação musical foi cuidadosamente detalhada para facilitar a compreensão para a performance, assim como as descrições dos materiais, preparação e guia de performance. Acreditamos que sua publicação cubra uma carência evidente na formação do estudante para a performance da música para piano do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Técnicas estendidas"

1

Santos, Diogo Maia, Luis Antonio Eugênio Afonso, and Daniel Aparecido de Oliveira. "VILLA-LOBOS E O EXPERIMENTALISMO INSTRUMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS PARA CLARINETA EM SUA OBRA." In Música: Circunstâncias Naturais e Sociais, 98–114. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.84919120710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, M. C. "O MAPA DA ESTRUTURA-AÇÃO ESTENDIDO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PERSPECTIVA SISTÊMICA E SUA APLICAÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS." In Competência Técnica e Responsabilidade Social e Ambiental nas Ciências Agrárias 5, 212–21. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.23820030220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Técnicas estendidas"

1

R. Ortiz, Alejandro, Ricardo C. L. F. Oliveira, and Pedro L. D. Peres. "Controle PID para sistemas lineares incertos de ordem arbitrária utilizando LMIs." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1353.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o problema de projeto de controladores PID (Proporcional-Integral-Derivativo) para sistemas lineares incertos contínuos no tempo por meio de otimização convexa. O modelo linear pode ter um número arbitrário de estados, entradas e saídas, e todas as matrizes podem ser incertas (incerteza politópica). Como critério de desempenho é utilizada a alocação de polos em um cone de ângulo arbitrário. A principal contribuição do artigo é uma nova formulação do problema de síntese de ganhos PID como uma realimentação estática de saída, que então pode ser resolvido pelas técnicas tradicionais da literatura baseadas em LMIs para realimentação de estados (quando a matriz de saída é precisamente conhecida) ou realimentação de saída. Quatro condições da literatura são estendidas para lidar com a abordagem proposta. Exemplos numéricos ilustram a eficácia do método na estabilização de sistemas incertos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pichiliani, Mauro. "Rastreamento de Objetos em Realidade Virtual e Realidade Aumentada." In Anais Estendidos do Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12957.

Full text
Abstract:
A geração atual de dispositivos de Realidade Virtual (RV) e as aplicações de Realidade Aumentada (RA) estão cada vez mais voltadas para o rastreamento preciso de partes de corpo, incluindo mãos e movimento corporal. Contudo, o rastreamento de objetos físicos e seu emprego em RV e RA contêm desafios técnicos e práticos. Este workshop vai apresentar as técnicas existentes para o rastreamento de objetos físicos incluindo uso de sensores, visão computacional e dispositivos que requerem a instrumentação do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sanches, Maria Celeste de Fátima, Bernabé Hernandis Ortuño, and Sergio Regis Moreira Martins. "Projetar a Forma: uma proposta de ferramenta metodológica para o direcionamento da sintaxe visual no design de moda." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3269.

Full text
Abstract:
O enfoque deste artigo, recorte de pesquisa de doutoramento desenvolvida em parceria entre (identificação das instituiçoes omitida para revisão), aborda o âmbito do ensino de projeto em graduações de design de moda. Com ênfase na investigação de metodologias para gerir o processo projetual, propõe estratégias facilitadoras da sintaxe visual para a configuraçao de artefatos de vestuário de moda. Para isso, parte de uma pesquisa exploratória, de base bibliográfica e documental, em que se analisa o sistema de interações construído entre vestimenta e usuário, para demonstrar que as relações estabelecidas no sistema corpo-artefato-ambiente se distribuem em fatores de adaptação física, expressão individual e representação social. Deste modo, situa o vestuário de moda como um espaço de vivências sensoriais que produz significações e enfatiza a dimensão estético-simbólica como quesito essencial no planejamento da experiência de uso deste tipo de produto. Tal perspectiva corrobora a relevancia de ferramentas metodológicas que propiciem a síntese de códigos expressivos para guiar a composição formal, com vistas à articulação entre as dimensões material e informacional do artefato projetado, uma vez que a informação (conteúdo) é transmitida pela sintaxe dos elementos da configuração (forma). Sobre esta plataforma, o artigo relata as bases teóricas, a proposição e a aplicação de uma ferramenta destinada à geração de conceitos formais na prática projetual do design de moda. A explanação integra fundamentos acerca da gestão sistêmica do projeto, do pensamento visual e das técnicas de síntese imagética, para examinar apreciações em campo e discutir a efetividade da referida ferramenta. Os resultados reforçam a hipótese de que a combinação de métodos que exploram o pensamento visual pode facilitar a visão sistêmica do processo projetual, auxiliando os estudantes na percepção das diversas variáveis que influenciam a composição formal de um produto e, por conseguinte, na síntese de relações sintático-semânticas para impulsionar a geração formal. Ainda que os resultados se refiram às aplicações práticas no universo acadêmico do design de moda, as mesmas estratégias poderiam ser estendidas a outras experimentações, visto que as ferramentas de síntese visual favorecem a percepção de conexões simultâneas e, como meio de organização cognitiva, facilitam a expressão de abstrações e a síntese de conceitos.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3269
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vogado, Luis H. S., Rodrigo M. S. Veras, and Kelson R. T. Aires. "“LeukNet” - Um Modelo de Rede Neural Convolucional para o Diagnóstico de Leucemia." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16106.

Full text
Abstract:
A leucemia é um tipo de câncer que afeta a produção de células sanguíneas na medula óssea o que dificulta a coagulação do sangue e o combate a infecções. Nesse trabalho propomos um método para o diagnóstico automático de leucemia utilizando Redes Neurais Convolucionais (CNNs). Nós utilizamos CNNs pré-treinadas e técnicas de transferência de aprendizagem na construção do método proposto. Empregamos a técnica modified Deeply Fine Tuning (mDFT) combinada com operações de aumento de dados para refinar um modelo pré-treinado. Para treinar e testar o método proposto, utilizamos um conjunto de 3.536 imagens de 18 bases diferentes. A técnica de validação Leave-One-Dataset-Out Cross-Validation (LODOCV) foi proposta para avaliar a capacidade de generalização do modelo. Os principais resultados obtidos utilizando o LODOCV em três bases de dados foram 97,04, 82,46 e 70,24% de acurácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rossato Rocha, Lucas, and Rodrigo Padilha Vieira. "Metodologia de projeto e análise de observadores de FCEM para máquinas BLDC aplicadas na tração de veículos elétricos." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1308.

Full text
Abstract:
Esse trabalho apresenta uma metodologia de projeto para os ganhos de um observador de força contra-eletromotriz (FCEM) para a máquina BLDC. Devido a característica não-senoidal da máquina BLDC, a transformação de Park convencional pode gerar oscilações de torque quando se utiliza controle vetorial clássico. Assim, a informação da FCEM é essencial para implementação de técnicas de controle vetorial estendido e adicionalmente implementação de algoritmos de estimação da velocidade e posição rotórica. Os ganhos do observador são projetados utilizando a técnica de alocação de polos e as limitações do observador em tempo discreto são avaliadas. Uma comparação com um observador de Luenberger é apresentada. Resultados de simulação e experimentais corroboram a metodologia proposta, demonstrando a robustez do observador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

L. Rocha, Thiago, Adriano M. C. Rezende, Victor R. F. Miranda, Héctor Azpúrua, and Gustavo M. Freitas. "Desenvolvimento de um drone autônomo para tarefas de entrega de carga." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1701.

Full text
Abstract:
Drones são cada vez mais usados em aplicações de logı́stica devido à sua rapidez e praticidade. Este artigo apresenta uma metodologia para a viabilização de entregas utilizando drones autônomos. Duas estratégias de planejamento de caminho são apresentadas e a localização do quadrirrotor é feita através do GPS, IMU e barômetro durante o voo. Na fase de pouso, a pose estimada por uma câmera junto a um marcador ArUco ou por dispositivos Ultrawide Band são fundidos ao GPS utilizando um Filtro de Kalman Estendido. O controle do robô é feito por uma técnica de Campos Vetoriais, de maneira que o drone convirja para a curva desejada. As estratégias de planejamento de caminho são validadas através de simulações e experimentos reais, e as diferentes técnicas de localização são comparadas. Os resultados preliminares mostram a viabilidade da utilização de drones para entregas de pacotes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Britto, Larissa Feliciana da Silva, Luciano Demétrio Santos Pacífico, and Teresa Bernarda Ludermir. "Inferência Automática de Nível Calórico de Receitas Culinárias Através de Técnicas de Aprendizagem de Máquina." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15350.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, uma ferramenta para inferência automática do nível calórico de receitas culinárias é proposta, através de uma abordagem de Classificação de Textos. A ferramenta fará parte de um Sistema de Recomendação em desenvolvimento, para o auxílio a profissionais de saúde e usuários em geral na elaboração de dietas saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sallaberry, Lucas, Romero Tori, and Fatima Nunes. "Avaliação automática de habilidades sensório-motoras em simulador odontológico." In Anais Estendidos do Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12943.

Full text
Abstract:
Simuladores em realidade virtual voltados para a saúde possibilitam o treinamento de estudantes antes do primeiro contato com o paciente, de maneira segura e sem gasto de material. Dados coletados durante a execução do treinamento favorecem a implementação de sistemas de avaliação automática, que podem tanto fornecer retorno de desempenho para o aluno durante o treino, sem a necessidade de um instrutor presente, quanto auxiliar o professor durante avaliações. Estudos que utilizam aprendizado de máquina para realizar a avaliação de aprendizes em simuladores de realidade virtual com retorno háptico ainda são escassos na literatura. Este trabalho propõe a utilização de técnicas de aprendizado de máquina para definir um método de avaliação a fim de mensurar a aquisição de habilidades sensório-motoras de estudantes. O modelo será validado em um simulador de anestesia odontológica em realidade virtual. Dados de especialistas e alunos iniciantes e experientes foram coletados durante experimentos e serão utilizados para treinar o modelo. Possíveis métricas de desempenho e técnicas de avaliação foram levantadas em uma revisão sistemática da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Angélica F. S., Frâncila Weidt, Juliana B. S. França, and Rodrigo Oliveira. "O Impacto de Tecnologias Persuasivas em Populações Vulneráveis." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16030.

Full text
Abstract:
As técnicas de persuasão no decorrer da história tiveram impacto na construção de frames de mundo que privilegiam interesses dos mais variados e atingem com maior força indivíduos em vulnerabilidade socioeconômica. Os avanços da computação têm viabilizado a construção de artefatos altamente persuasivos, criados principalmente para alterar as atitudes e comportamentos de seus usuários. Neste cenário a tecnologia se torna um meio de alcançar objetivos morais o que suscita preocupações éticas. O presente artigo apresenta o planejamento de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o impacto das tecnologias persuasivas em populações que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leitão, Kelvin Ramon da Silva, Indianna Lua Mendes Araújo, Daniel Gomes Eulalio, Selmar Moreira, and Jacqueline Maria Canuto De Sousa. "CORREÇÃO CIURGICA DE HIPERPLASIA DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PÁLPEBRA EM FILHOTE: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1840.

Full text
Abstract:
Introdução: A hiperplasia da glândula da terceira pálpebra não possui patogênese determinada, mas sabe-se que é causada por defeitos nos anexos entre a glândula da terceira pálpebra e periórbita. Ocorre uma protrusão por trás da terceira pálpebra, próximo ao canto medial. Objetivo: O relato tem por objetivo reportar o tratamento cirúrgico para correção de hiperplasia da glândula da terceira pálpebra. Materiais e Métodos: Um cão, SRD, 04 meses, 3 kg, deu entrada em um hospital veterinário da cidade de Teresina - PI. O tutor relatou que há alguns dias notou uma massa próximo ao canto medial do olho direito. Foi prescrito colírio (gatifloxacino 0,3%), 1 gota em cada olho, três vezes ao dia durante 10 dias e solicitado que o animal retornasse em 7 dias. Como não houve melhora, optou-se em fazer a correção cirúrgica. Resultados: O animal foi submetido ao plano anestésico e a técnica adotada foi a do tipo bolso, onde a terceira pálpebra foi elevada e estendida, fez-se incisões paralelas de 1cm de comprimento através da conjuntiva bulbar ventralmente e dorsalmente às margens livres da glândula e retornou a glândula para a posição normal pela justaposição dessas incisões sobre a glândula usando um padrão de sutura contínua simples (Vicryl 6-0) com nós sepultados. Uma sutura em âncora foi feita para afastá-la do globo até que a inflamação e edema diminuam. Para o pós-operatório foi prescrito colírio (diclofenaco sódico 0,1%), administrar uma gota em cada olho, três vezes ao dia, durante 7 dias. Conclusão: Conforme as características do presente relato de caso, arremata-se que o tratamento cirúrgico da hiperplasia da glândula da terceira pálpebra, usando a técnica do tipo bolso apresentou bons resultados, levando a um prognóstico favorável. A técnica de bolso, dentre as técnicas cirúrgicas para solucionar esse caso, possui operação simples, sendo uma das mais fáceis de executar com precisão, possui ainda uma boa aceitabilidade pelos médicos veterinários, pois não afeta a motilidade da terceira pálpebra e tem bons índices de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography