Academic literature on the topic 'Tecnologia da cena'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tecnologia da cena.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tecnologia da cena"

1

Oliveira, Camila, and Christina Gontijo Fornaciari. "A tecnologia como elemento transversal da cena." Conceição/Conception 7, no. 1 (July 18, 2018): 69–91. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648610.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a mirada para a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance) por meio do mapeamento de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia. Será identificada também a transversalidade da tecnologia no ambiente acadêmico das artes cênicas, mediante um levantamento qualitativo e quantitativo de sua inclusão em ementas ou projetos/linhas de pesquisa dos cursos de graduação em dança e teatro, em Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Marcelo Denny. "Corpos dilatados: relações contemporâneas brasileiras entre cena e tecnologias." Sala Preta 15, no. 2 (December 23, 2015): 136. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p136-148.

Full text
Abstract:
<p>Qual é o papel do corpo nas artes contemporâneas? Certamente esse está na lista dos principais questionamentos da estética. As questões que envolvem o corpo e aquelas que de certa forma o orbitam, como sexualidade, gênero, posse, limites e poder, configuram uma constelação de temas e subdivisões que perpassam o corpo e seus limites, até questões em que a tecnologia cruza por matizes ainda mais complexos, como o cyber body e o corpo pós-humano. É claro que as artes cênicas, em especial a performance e a dança, vão investigar de forma ostensiva as relações do corpo com a tecnologia, campo que na contemporaneidade tomou proporções inumeráveis. Todavia, neste artigo tentaremos apontar algumas relações possíveis entre as tecnologias da imagem e sua relação com o corpo dos atuantes, sejam atores, dançarinos ou performers. Tais relações podem mudar as expressões mais performativas em conjunto com as tecnologias que permitem um diálogo visando ampliar aproximações entre corpo/cena e também corpo/tecnologia.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bernstein, Ana. "Performance, tecnologia e presença : The Builders Association." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 409. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p400-419.

Full text
Abstract:
O artigo examina a construção de um discurso crítico sobre as transformações da cena teatral e das artes nas últimas décadas a partir da crescente utilização de mídias, como vídeo, cinema, computadores e internet, e da incorporação de mídias digitais no processo de criação de espetáculos, performances e instalações interativas, focando na questão da presença e de seu suposto esvaziamento em decorrência da midiatização da cena. A reavaliação dos fenômenos de presença é discutida mediante exame do trabalho intermídia do grupo norteamericano The Builders Association, cujos espetáculos se destacam por uma cena plenamente integrada à tecnologia e por uma prática de colaboração verdadeiramente interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guzzo, Marina Souza Lobo, Dolores Galindo, and Daniele Milioli. "A iluminação cênica como dispositivo da experiência cinestésica." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (April 17, 2020): 182–95. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020182.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende evidenciar a luz e as tecnologias de iluminação cênica como um dispositivo capaz de modificar e contribuir para a experiência cinestésica nas artes da cena, aqui entendida como percepção do movimento. A partir de uma cartografia pelo tema nas artes, especificamente na dança e no circo e do avanço das tecnologia de iluminação, desde o final do século XIX até os dias de hoje, pretende-se estabelecer uma relação com o ato-perceptivo proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari e o aparato tecnológico da cena, evidenciando os mecanismos de iluminação como parte central para a experiência cinestésica dos artistas e do público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Velloso, Ricardo Viana. "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO NA CENA CONTEMPORÂNEA." PontodeAcesso 5, no. 2 (October 20, 2011): 3. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i2.4814.

Full text
Abstract:
A sociedade contemporânea, caracterizada por novas temporalidades e por outras territorialidades, experimenta a crise de paradigmas, relacionada ao declínio das certezas da Modernidade, que cede lugar às incertezas de uma era de desafios e possibilidades. Trata-se de um cenário marcadamente dinâmico, em que a instantaneidade e a mutabilidade constituem traços preponderantes, revelando a realidade hodierna como expressão (e síntese) da sociedade da informação ou, antes, da sociedade do conhecimento. Nesse ambiente é que emerge a propriedade de se repensar a educação a ser levada a efeito; assim como o diálogo que deve estabelecer com as tecnologias disponíveis, em particular relativamente à informática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Carina Maria Guimarães, and Berilo Luigi Deiró Nosella. "Práticas laboratoriais e a história na cena: tecnologia e iluminação na cena épica de Piscator." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (April 17, 2020): 035–53. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020035.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta algumas reflexões e resultados a partir da prática integrada de pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC/UFSJ, em suas dimensões de investigação, formação e difusão. Para tal, apresentamos as bases teóricas de pesquisa – a partir da noção de cena dialética e sua relação entre a cena e a história no trabalho do diretor Erwin Piscator (1893-1966) – e as práticas laboratoriais que resultaram no experimento cênico Confere. Nesse conjunto, destacam-se os procedimentos desenvolvidos no GPHPC/UFSJ quanto à prática cênica e no Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena – Netoc quanto ao desenvolvimento da iluminação cênica para esse espetáculo e seus aspectos históricos e épicos, pensados concomitantemente ao momento do desenvolvimento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.mento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pedro, Rosa. "Tecnologias de vigilância e visibilidade em cena: algumas controvérsias / Enacting surveillance and visibility technologies: some controversies." Revista Polis e Psique 4, no. 3 (December 5, 2014): 51–79. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.49856.

Full text
Abstract:
Na atualidade, vemos uma forte presença dos dispositivos tecnológicos em nossa vida cotidiana. Tais dispositivos atravessam e hibridizam a constituição de nossa sociedade, entrelaçando-se a ela de forma tão intensa que é possível afirmar que não há sociedade hoje fora da tecnologia – e, inversamente, que toda tecnologia é social. Assim, o presente artigo tem como objetivo explorar as ressonâncias das tecnologias de vigilância e visibilidade nos processsos de subjetivação contemporâneos. Tomamos como ponto de partida duas cenas da atualidade, exemplares da presença desses dispositivos, e buscamos seguir como elas se desdobram configurando formas de ser e de viver na sociedade contemporânea. Para tanto, tomamos como referenciais os estudos CTS (ciência-tecnologia-sociedade), em especial a Teoria Ator-Rede (TAR) e a Cartografia de Controvérsias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges Júnior, Eli. "Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea." Revista aSPAs 3, no. 1 (December 1, 2013): 61. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocca, Fabio La, and Julieta Leite. "Arte urbana." Tematicas 18, no. 35 (February 1, 2010): 99–116. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v18i35/36.13659.

Full text
Abstract:
Dentro de uma análise da cena urbana e social contemporânea, a arte e a tecnologia têm sido empregadas como um meio de expressão de sensibilidades emergentes e configuram um campo de caráter exploratório e de experimentação com fins críticos. A arte e a tecnologia fazem, cada vez mais, parte dos ambientes e objetos do cotidiano, definindo novas práticas espaciais e, ao mesmo tempo, um laboratório de novas sociabilidades. Nosso artigo busca ilustrar tais considerações dentro do atual contexto sociocultural e urbano, por meio de projetos artísticos que, ao fazerem uso das tecnologias digitais, exploram e revelam o potencial social e estético dessas ferramentas no ambiente urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Augusto Priamo Moraes, Emerson, Flavia Couto Ruback Rodrigues, Juliana Godinho de Oliveira, Kaio César Barroso Costa, Luciano Polisseni Duque, Paula Beatriz Coelho Domingos Faria, and Raysa Friaça Andrade de Mello. "Valoração de ativos intelectuais." Revista Vianna Sapiens 12, no. 1 (February 23, 2021): 27. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i1.744.

Full text
Abstract:
Com o avanço da competitividade a níveis mundiais, cabe às organizações contemporâneas buscarem o estado da arte disponível em ciência e tecnologia, em busca de vantagem estratégica e novos mercados. Como nenhuma empresa detém todo o avanço tecnológico disponível, entra em cena a possibilidade de elevar o seu patamar por meio da transferência tecnológica, do compartilhamento de know-how, conhecimento técnico, invenções e inovações de uma organização para outra. A valoração de ativos intangíveis é sempre uma tarefa complexa e que requer um detalhamento criterioso, principalmente quando se pensa na escolha da metodologia mais adequada. Os objetivos deste artigo incluem apresentar algumas das mais utilizadas metodologias de valoração de tecnologias — abordando as vantagens e desvantagens de cada uma delas — e desenvolver um estudo de caso, colocando em prática a valoração de uma tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG com a utilização das metodologias apresentadas. A metodologia deste artigo tem caráter exploratório e descritivo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso e uma entrevista semi estruturada. A conclusão sugere que as metodologias de valoração estão sujeitas a variáveis altamente sensíveis, que os adquirentes da tecnologia devem participar do processo de definição e mensuração dessas variáveis na intenção de se formar um cenário mais próximo à realidade e que não há unanimidade sobre uma única escolha metodológica como a mais adequada para valoração de tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Tecnologia da cena"

1

Júnior, Eli Borges. "Tecnodionysos: tecnologias digitais e ação em rede na cena contemporânea." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-04022015-155013/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo fundamental investigar, descrever e analisar o impacto das tecnologias digitais sobre as formas de ação nas artes cênicas contemporâneas. Entendemos que as tecnologias digitais contribuem para alterar a ação linear e frontal precipitada a partir de um ator humano, típica das formas artísticas tradicionais, dando origem a processos nos quais elementos humanos e não humanos interagem numa configuração ecossistêmica e em rede. Partindo de um percurso histórico-teórico que busca refletir sobre a presença e a participação da tecnologia nas artes cênicas, do teatro grego a nossa contemporaneidade, apresentamos a perspectiva da ação em rede, pela qual se pretende analisar a cena contemporânea como uma ecologia e pensar as novas formas em que se organizam as relações entre artista, espectador e obra de arte no contexto das tecnologias digitais. Como analisar, por exemplo, uma obra em que atores, em lugares físicos distintos, contracenam apenas a partir de uma conexão de Internet? Qual a natureza da relação com o espaço característico dessas obras, sobretudo quando comparadas àquelas que se ancoram na pressuposição de um espaço físico? Em última instância, promovendo a pesquisa transdisciplinar, pretende-se, assim, analisar como a comunicação digital estaria alterando a própria forma de atuação artística em nossa época. Para aprofundar a reflexão, a pesquisa apresenta uma análise de casos representativos, com obras do grupo catalão-espanhol La Fura dels Baus, do francês Collectif Iduun e do brasileiro Coletivo Phila 7, a fim de realizar uma articulação teórico-prática entre seus trabalhos e alguns dos conceitos que tangenciamos, como presença, tempo, espaço e performatividade da tecnologia
This research aims to investigate, describe and analyze the impact of digital technologies on the forms of action in contemporary performing arts. We believe that digital technologies contribute to change the linear and frontal action, precipited from a human actor and characteristic of traditional art forms, giving rise to processes in which human and non-human elements interact in an ecosystemic and networked configuration. From a historical and theoretical path that seeks to reflect on the presence and the participation of the technology in the performing arts - from the Greek theater to our times -, we present the perspective of the networked action, by which we intend to analyze the contemporary scene as an ecology and to think the new ways in which the relations between artist, spectator and work of art are organized in the context of the digital technologies. How to analyze, for instance, a work in which actors, in different physical locations, perform only by an Internet connection? What is the nature of the relationship with the space in this works, especially when compared to those anchored in a physical space? Finally, we intend, therefore, to analyze how the digital communications are altering the forms of art in our time. To develop our reflection, the research presents an analysis of representative cases, with works of Catalan-Spanish group La Fura dels Baus, the French Collectif Iduun and the Brazilian Coletivo Phila 7, in order to realize a theoretical and practical connection between their works and some of the concepts which we discuss, as presence, time, space and performativity of the technology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Prates, Eufrasio Farias. "Música holofractal em cena : experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10702.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte. 2011.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2012-06-04T14:50:21Z No. of bitstreams: 1 2011_EufrasioFariasPrates.pdf: 6219189 bytes, checksum: 02e746e9996f64c548585f36651479b9 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-14T13:15:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_EufrasioFariasPrates.pdf: 6219189 bytes, checksum: 02e746e9996f64c548585f36651479b9 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-14T13:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_EufrasioFariasPrates.pdf: 6219189 bytes, checksum: 02e746e9996f64c548585f36651479b9 (MD5)
Esta tese tem por objetivo apresentar experimentos inauditos de transdução semiótica de noções da física contemporânea, especialmente daquelas provenientes das teorias holonômicas e fractais - tais como atemporalidade, acausalidade, imprevisibilidade, multidimensionalidade e outras - em processos artísticos performáticos envolvendo música, dança, teatro, vídeo etc. sustentados no uso, em graus variáveis, de novas tecnologias digitais de interação. Ela confirma a hipótese de que a ênfase em processos de tradução intersemiótica de nível de primeiridade e segundidade na realização desses experimentos reforça aspectos afetivos em sua percepção. Estruturada em três capítulos e um apêndice, o primeiro apresenta as motivações dessa pesquisa e aborda os referenciais teórico-metodológicos em áreas importantes para o trabalho artístico pragmático, tais como semiótica, estética, performance, física e novas tecnologias. O segundo capítulo apresenta e analisa aspectos relevantes de três experimentos performáticos holofractais desenvolvidos e apresentados em 2009, 2010 e 2011. Embora não haja a intenção de considerá-los representantes de qualquer tipo de progresso ou evolução, o leitor notará evidências de certo refinamento e aprimoramento na linguagem poética e na composição do sistema tecnológico. O terceiro capítulo traz reflexões estéticas sobre a poética holofractal, arriscando-se a apresentar um modelo que ilustra diagramaticamente o processo criativo abstraído da série de experimentos realizada ao longo da pesquisa, seguido de um resumo da pesquisa, a título de conclusão. Finaliza o trabalho um apêndice, de ordem mais técnica, onde o sistema tecnológico digital de transdução de som e imagem, desenvolvido para dar sustentação ao projeto, é descrito e oferecido (em código aberto, publicado na Internet) à comunidade como contrapartida à oportunidade de realizar essa pesquisa em uma universidade pública. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to present some semiotic transduction experiments of contemporary notions of physics - especially those from the holonomic theory and fractals, such as atemporality, acausality, unpredictability, multidimensionality and others - into performatic artistic processes involving music, dance, theater, video, etc. based on the use, in varying degrees, of new digital interactive technologies. It confirms the hypothesis that the emphasis on firstnesses and secondnesses of intersemiotic translations in such experiments reinforces affective aspects in their perception. Divided into three chapters and one appendix, the first one presents the motivations of the research and discusses the theoretical and methodological rationales in important fields for the pragmatic artistic work, such as semiotics, aesthetics, performance art, physics and new technologies. The second chapter presents and analyzes relevant aspects of three holofractal performatic experiments developed and presented in 2009, 2010 and 2011. They are not intended to represent any kind of progress or evolution but, as it is noticeable, some refinements in language structuring and in the composition of the technological system are crystal clear. The third chapter contains aesthetic reflections on the holofractal poetics, daring to present a model that illustrates diagrammatically the creative process abstracted from the series of experiments conducted along the research, followed by a summary of the thesis, on the role of a conclusion. Finishing the work, an appendix chapter, more descriptive and technical in form, presents in detail the technological system where the digital image and sound transduction was developed to support the project. The “Holofractal Music and Image Transducer” system is described and offered (open source, published on the Internet) as retribution to the community that sponsored the opportunity to conduct this research in a public university.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cohen, Miriam Aby. "O desenho da cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre cenografia instalação expografia." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-24112015-104914/.

Full text
Abstract:
Apresenta uma abordagem do cenógrafo como artista autônomo capaz de elaborar e materializar narrativas próprias, além de acercar-se daquelas já existentes. Um artista que transita por diversas áreas de linguagem, cuja produção coloca a cenografia como protagonista no contexto das Artes Visuais, das Artes Performáticas e da Museografia. Identifica e analisa as intersecções, o ENTRE, das linguagens distintas, nas quais o cenógrafo expressa-se artisticamente: cenografia, instalação e expografia, definindo o termo \'desenho da cena\' para referir-se à produção nas distintas áreas e em suas intersecções. Adota o conceito de \'desenho da cena como experiência\' para tratar da relação e impacto entre o desenho de cena e o indivíduo. Destaca a produção da autora dessa tese, seus \'desenhos de cena\', como objetos de análise, produções realizadas durante o período vigente dessa pesquisa, de 2011 a 2015; complementando, pontualmente, com produções de relevância de outros autores, que elucidam as intersecções e colaboram para análise do tema. Projetos curatoriais recentes que apresentam relevância e influência nas práticas artísticas contemporâneas no campo do desenho da cena são também selecionados para análise, destacando aqueles que aproximam a teatralidade da prática da performance no âmbito da galeria e do museu, estabelecendo distintas possibilidades de percepção e participação do público. Através da abordagem sobre o papel do curador, discute-se o valor potencial na validação dos processos artísticos, consequentemente, do reconhecimento do trabalho de designers de cena como \'obra\'. Essa tese, busca subsidiar a reflexão sobre o processo criativo alinhado com as linguagem e ferramentas da produção artística do cenógrafo na atualidade, na intenção de motivar o artista a deflagrar processos transformadores, inspiradores e que combatam à estagnação e à repetição do mesmo fazer, que provoquem a reflexão sobre a prática e seus processos continuamente, e que possivelmente apontem para aspectos relevantes de sua formação.
Brings up the performance designer\'s attitude, as an independent artist able to develop and materialize own narratives. An artist who moves through various languages areas, whose production places the design for Performance as the protagonist in the context of visual arts, performing arts and exhibition design. This research project aims to Identify and analyze the intersections, the practice In-between of distinct languages, in which the designer expresses artistically through the theatre design, art installation and exhibition design. Adopts the term \'performance design\' to redefining and to refer to the practice in different areas and the intersections, assigning forward the concept of \'performance design as experience\' to address the relationship and impact between performance design and the human being. Highlights the author\'s production of this thesis, her \'performance designs\' as objects of analysis, developed during the current period of this research project - from 2011 to 2015; complementing, punctually, with relevant productions from other authors, which collaborate for analysis of the topic. Recent curatorial projects that demonstrate relevance and influence on contemporary artistic practices in the field of performance design are also analysed, emphasising those approaching the theatricality of the practice of Performance within the gallery and the Museum, establishing distinct possibilities of perception and interactivity. Through the approach of the today curator\'s role, discusses his influence on the validation of artistic processes, therefore, the recognition of the work by performance designers as \'art\'. This thesis seeks to support thinking on how to bearing creative processes lined up with the aesthetic demands, language and tools of artistic production of the performance designers today. Especially on how to motivate the artist to trigger inspiring processes that can combat stagnation and repetition, transforming their practices and provoking a continuous development; also possibly pointing to relevant aspects of their training.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marco Donizete Paulino da. "A indexação social na construção discursiva midiática de Jogo de cena." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1103.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4933.pdf: 1410835 bytes, checksum: 4d98e0074d7415562240e8cd81b1b9b9 (MD5) Previous issue date: 2013-02-22
This work is a desk research and was elaborated in order to ascertain to what level is the process of indexing Social within the documentary film, specifically in the discursive construction developed by media around the movie Jogo de cena (Eduardo Coutinho, 2007). It was used the theoretical repertoire pertaining to Information Science to delineate differences between the concepts of indexing and Social Indexing in the field of Social Knowledge Organization and then was observed the direction of the Social Indexing in relation to the field of Documentary filmmaking. His corpus of analysis was based on the movie Jogo de cena, and articles written about the film from its release in 2007, as a method using Content Analysis and Analysis of Moving Images.
O presente trabalho é uma pesquisa documental e foi elaborado com o objetivo de verificar em que nível se dá o processo de Indexação Social no âmbito do cinema documentário, especificamente na construção discursiva elaborada pela mídia em torno do filme Jogo de cena (Eduardo Coutinho, 2007). Utilizou-se de repertório teórico pertencente à Ciência da Informação para delinear diferenças entre os conceitos de Indexação e Indexação Social no campo da Organização do Conhecimento para depois observar o sentido da Indexação Social em relação ao campo do cinema documentário. Seu corpus de análise se baseou no filme Jogo de cena e em artigos escritos sobre o filme a partir de seu lançamento no ano de 2007, utilizando como método a análise de conteúdo e a análise de imagens em movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leite, Marcelo Denny de Toledo. "Caleidoscópio digital : contribuições e renovações das tecnologias da imagem na cena contemporânea." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-21022013-153602/.

Full text
Abstract:
Qual é o lugar das imagens tecnológicas na cena hoje? O que muda com a inclusão das linguagens cinematográficas, videográficas e agora a internet nas artes cênicas na contemporaneidade? Quais seriam as contribuições desses cruzamentos entre o teatro, a performance art, a ópera e a dança, quando utilizam as linguagens audiovisuais? Nesse estudo pretendo levantar uma reflexão sobre essas contribuições, dividindo em três pilares de análise: as somas das imagens tecnológicas em relação ao Espaço, depois sobre o Tempo e finalmente sobre o Corpo. Sempre utilizando exemplos da cena contemporânea, mas também recorrendo aos pioneiros nessa atividade, mostrarei como os recursos eletrônicos e digitais mudaram a forma de fazer e ver como potências cênicas hoje, e como podem dialogar com novas ideias de espacialidade, temporalidade e corporificação quando se apresenta: efeitos de alteração, efeitos poéticos, de memória e também como a presença. Uso como exemplos de análise também trabalhos que eu desenvolvi como diretor e diretor de arte/cenógrafo nos últimos quatro anos, bem como exemplos de artistas e grupos nacionais e internacionais. Os resultados obtidos podem abrir perspectivas para professores de artes cênicas em geral, assim como para diretores, cenógrafos, profissionais do cinema e do vídeo, artistas das mídias e outras pessoas que investiguem a encenação contemporânea e seu universo híbrido.
Which is the place of technologic images in the theatre today? What is changed due to inclusion of cinematographic, videographic and internet languages nowadays? Which contributions would be from these intersections between theatre, performance art, opera and dance when we use audiovideo languages? In this study, I wish to raise a reflection on those contributions, dividing into three pillars of analysis: The sums of the technologic images in relation to Space, on Time and then finally on the Body. Always using examples of the contemporary scene, but also using the pioneers in this activity, I will show how the electronic and digital resources like scenic powers today have changed the way of doing and seeing the theatre, and how they can engage with new ideas of spatiality, temporality and embodiment when they present effects of changing, poetry, memory and also presence. Using as examples of analysis also works that I developed as a director and art director / designer in the last four years, as well as examples of artists and national and international groups.The results may open perspectives for teachers of performing arts in general, as well as directors, designers, cinema\'s and video\'s professionals, artists from the media and others who investigate contemporary staging and its hybrid universe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Vinicio de Oliveira. "A cena nas redes: utilização de tecnologias digitais no desenvolvimento da presença e do espaço cênico." Escola de Teatro, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27313.

Full text
Abstract:
Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-31T17:37:57Z No. of bitstreams: 1 A CENA NAS REDES utilizacao de tecnologias digitais no desenvolvimeno da presenca e do espaco cenico VINICIO DISSERTACAO ~1.pdf: 1441833 bytes, checksum: 77ed7b52b5149a378671ee9695661e27 (MD5)
Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:21:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A CENA NAS REDES utilizacao de tecnologias digitais no desenvolvimeno da presenca e do espaco cenico VINICIO DISSERTACAO ~1.pdf: 1441833 bytes, checksum: 77ed7b52b5149a378671ee9695661e27 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-11T13:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A CENA NAS REDES utilizacao de tecnologias digitais no desenvolvimeno da presenca e do espaco cenico VINICIO DISSERTACAO ~1.pdf: 1441833 bytes, checksum: 77ed7b52b5149a378671ee9695661e27 (MD5)
Neste trabalho elaboro uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento do espaço cênico e da presença do ator e do espectador a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Adoto como eixo para a reflexão o pressuposto delimitador que ainda hoje é definidor de um evento teatral – a presença de pelo menos um ator e um espectador em um espaço determinado unidos por um acordo tácito. Com base nesse pressuposto relaciono ao longo do trabalho conceitos e definições referentes às tecnologias digitais da informação (realidade virtual, virtualidade, telepresença, ciberespaço) com os elementos do teatro e sua aplicabilidade na arte teatral. Analiso exemplos de propostas de espetáculos construídos sobre a perspectiva do teatro digital e midiático e por fim proponho duas características de um possível teatro digital.
In this paper I develops a critical and reflective analysis of the development of the scenic area and the presence of the actor and the spectator from the use of information and communication technologies. I adopt as an axis for reflection delimiter assumption that today is defining a theatrical event - the presence of at least one actor and spectator states in a given space unite by a tacit agreement. Based on that assumption I do a relation about concepts and definitions relative to digital information technologies (virtual reality, virtuality, telepresence and cyberspace) with the elements of theater and their applicability in theatrical art. I analyze examples of plays built on the perspective of digital and mediatic theater and finally i propose two characteristics of a possible digital theater.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moreira, Daniela Menezes. "@LUNO EM CENA: representações em filmes brasileiros sobre o estudante adolescente na era da informação." Universidade Federal do Maranhão, 2014. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/9.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DANIELA MENEZES MOREIRA.pdf: 5141801 bytes, checksum: 468c128932af430e49d2a17e35598afa (MD5) Previous issue date: 2014-08-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study deals with the establishment of representations about the teenager, turning to a field in which some of them have been produced in the early 2010s: Brazilian cinema. On to the thematic Media and Education, aiming to discuss how these representations are produced, it starts from the premise that this media vehicle is following the trend of placing the teenager in a position of centrality in contemporary culture, and simultaneously, has been promoting the pedagogical character assumed by media discourses about adolescence. The work uses the concepts of discourse, power, knowledge and subject, as were developed by Michel Foucault, putting him in conversation with theorists of cultural studies. The empirical corpus selected for analysis focuses on four films: The Famous and the Dead, Before the world ends, The best things in the world and Desenrola. Further information about these films circulating in cyberspace, in interactive processes that involve viewers in forms of subjection are considered for analysis. Its conclusion points with respect to the emphasis given to the teenager as also subject of privileged position in the age of the information.
Este estudo trata da constituição de representações sobre o estudante adolescente, voltando-se para um campo no qual algumas delas vem sendo produzidas no início da década de 2010: o cinema brasileiro. Ligado à temática Mídia e Educação, tem o objetivo de problematizar o modo como estas representações são produzidas, partindo da premissa de que este veículo midiático vem seguindo a tendência de colocar a juventude numa posição de centralidade na cultura contemporânea, e, simultaneamente, vem promovendo o caráter pedagógico assumido pelos discursos da mídia sobre a adolescência. O trabalho utiliza os conceitos de discurso, poder, saber e sujeito, conforme foram elaborados por Michel Foucault, colocando-o em conversação com teóricos dos estudos culturais. O corpus empírico selecionado para análise do discurso sobre o estudante adolescente concentra-se sobre quatro filmes: Os Famosos e os Duendes da Morte, Antes que o mundo acabe, As melhores coisas do mundo e Desenrola. São consideradas para análise, ainda, informações que circulam sobre estes filmes no ciberespaço, em processos de interatividade que envolvem os espectadores em formas de assujeitamento. Sua conclusão aponta para a ênfase dada ao adolescente também como sujeito de posição privilegiada na era da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Rodolfo Vazquez. "As formas de escritura cênica e presença no Teatro Expadido dos Satyros." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-15052017-160040/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa aborda as possibilidades de dramaturgia e de presença que as novas tecnologias da Era Digital oferecem para o fenômeno teatral a partir da observação e reflexão do processo de criação dos espetáculos de Teatro Expandido realizados pela companhia de teatro Os Satyros durante os anos de 2014 e 2015. Usando a abordagem metodológica de pesquisa/ação (Michel Thiollent), as investigações empíricas resultaram na dramaturgia e encenação dos sete espetáculos do projeto E se fez a humanidade ciborgue em sete dias. A partir da revisão bibliográfica baseada em pensadores do teatro como Béatrice Picon-Vallin, Josette Féral, Silvia Fernandes, Erika Fischer-Lichte, Marcelo Denny e Jeniffer Parker-Starbuck, bem como em cientistas sociais e estudiosos da Comunicação como Slavoj ?i?ek, Jürgen Habermas, Zygmunt Bauman, Manuel Castells e Shanyang Zhao, são analisados aspectos do processo de criação de cenas em que as tecnologias contemporâneas contribuíram para formas expandidas de presença e dramaturgia, do ponto de vista do diretor-dramaturgo. A pesquisa visa contribuir para a discussão das potencialidades tecnológicas do teatro contemporâneo. Este trabalho se dirige a alunos de graduação e pós-graduação interessados nas artes cênicas contemporâneas, encenadores interessados em tecnologia da cena e formas expandidas de dramaturgia.
This research discusses the possibilities of playwright and presence that the new technologies of the Digital Age offer to the theatrical phenomenon, based on the observation and thinking of the creation process of the augmented theater performances developed by the theater company Os Satyros during 2014. Following the action research methodology proposed by Michel Thiollent, the empirical investigations resulted in the dramaturgy and mise-en-scène of the seven performances of the project \"And so was the Cyborg Mankind made in seven days\". From the bibliographic review based on theater thinkers such as Béatrice Picon-Vallin, Josette Féral, Silvia Fernandes, Marcelo Denny and Jeniffer Parker-Starbuck, as well as social scientists such as Slavoj ?i?ek, Jürgen Habermas, Zygmunt Bauman, Manuel Castells and Shanyang Zhao, a series of scenes and investigations made in the project are analysed. The research aims to contribute to the discussion of the potentialities of contemporary theater. It adresses stage arts graduation and post-graduation students, theater directors interested in stage technology and hybrid stage artists.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Margaret Fernandes Coelho de. "Inclusão das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação contínua dos professores do ensino fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)." Master's thesis, Universidade de Évora, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15704.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é o texto final da dissertação apresentada na Universidade de Évora, Portugal para a obtenção do grau de Mestre. Esta dissertação tem como objetivo principal, analisar se os conhecimentos sobre a utilização das TIC estão sendo incluídos de maneira consistente na Formação Contínua dos professores do ensino fundamental do CENSA, de modo a que a ação desses docentes possa de fato contribuir para um ensino de qualidade. O estudo sobre a Formação Contínua dos professores baseou-se nos principais investigadores, sobre esta problemática, da atualidade, que auxiliaram no aprofundamento e compreensão da necessidade da Formação Contínua dos professores para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na prática educativa. Para a efetivação desse estudo optamos pela abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, a segunda predominando sobre a primeira. Realizamos entrevistas através de questionário misto, com questões fechadas e abertas sobre o tema estudado, aplicados com professores dos anos escolares, com pais e alunos a fim de obter os dados desejados para a realização deste estudo. A análise de documentos, a entrevistas semiestruturadas, questionários e a observação foram instrumentos utilizados para o alcance do objetivo da pesquisa. Os resultados mostram que a Formação Inicial hoje e a Formação Contínua dos professores, não são suficientes para o uso adequado, das TIC na sua prática educativa. Os resultados apontam para a necessidade da melhor formação do professor para que haja uma mudança qualitativa na sua prática; ABSTRACT: This present work is the final text of a presented dissertation at Universidade de Évora, Portugal, for the degree of Master. This dissertation intends mainly to analyze if the utilization of TIC knowledge are being included in a consistent way in the continuing formation of CENSA Basic Education teachers, so that these teachers’ actions may indeed contribute to a teaching of quality. The study of teachers’ continuing formation was based in the main investigators, about this issue, in nowadays, that have helped in the teachers’ continuing formation deepening and comprehension to the use of information technologies and in the education practice communication. To the effectiveness of this study we have chosen the quantitative and qualitative methodological approach, the last one over the first one. We have made interviews through a mixed questionnaire, with open and closed questions about the theme, with teachers of Basic School, parents and students due to receive the wanted data to complete this work. Documents analyses, semi structured interviews, questions and observation were useful tools to reach this research goal. The results show that teachers’ training and continuing formation are not enough to the correct use of the TIC in their educative practice. The results lead us to a better teachers’ formation need to make a qualitative change in their educative practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Ana Paula André. "Influência da cepa de levedura na composição fenólica e aromática de vinhos da cv. Syrah no Vale do Submédio São Francisco." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107607.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-06T00:35:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319573.pdf: 1097543 bytes, checksum: 280a8fa221c6231c28c0cd4eba627751 (MD5) Previous issue date: 2013
A cepa de levedura exerce um papel importante na qualidade final de um vinho, uma vez que é ela a responsável pela transformação do mosto em vinho. O Vale do Submédio São Francisco é uma das regiões mais promissoras na produção de vinho no Brasil, estando localizada nos estados da Bahia e Pernambuco. O uso de leveduras selecionadas é uma prática comum na região, porém, ainda é desconhecido se a região pode produzir vinhos por fermentação espontânea, através de leveduras selvagens, produzindo um produto com propriedades específicas que caracterize a região. Baseado nessas informações, este estudo teve como objetivo avaliar a influência da cepa de levedura nas características físico-química, voláteis, fenólicas e sensoriais dos vinhos da cv. Syrah cultivada nessa região. Foram elaborados 5 (cinco) vinhos tintos, 1 (um) conduzido por leveduras selvagens (LS) e os demais com cepas comerciais (A350®; A796®; MCRIO®; e MPDM®). A curva de fermentação alcoólica obtida a partir do vinho elaborado com leveduras selvagens apresentou fermentação alcoólica mais lenta quando comparada com as cepas de leveduras comerciais estudadas. A composição físico-química de todos os vinhos elaborados apresentaram valores dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. Observando a composição volátil dos vinhos, constatou-se a grande influência da cepa de levedura na formação aromática dos vinhos. O vinho fermentado com leveduras selvagens se destacou entre os compostos aromáticos por apresentar a maior concentração de acetato de isoamila, acetato de feniletina, acetato de etila, ácido isobutírico e 2-metil-propanol, valores bem mais elevados do encontrado nas outras cepas. Na composição fenólica dos vinhos foi possível observar que a cepa LS se destacou apresentando, de uma maneira geral, maiores teores de fenólicos em seus vinhos com destaque para a delfinidina, a peonidina, a malvidina e a catequina. Apesar do fraco desempenho da cinética fermentativa, o uso de leveduras selvagens deve ser considerado quando se pensar em elaborar um vinho com características regionais.

Abstract : The yeast strain has an important role in the final quality of the wine, since it is responsible for transforming must into wine. The Lower-middle São Francisco Valley is one of the most promising regions in wine production in Brazil, being located in the states of Bahia and Pernambuco. The use of select yeast is a common practice in the region, however, it is still unknown if the region can produce wines by spontaneous fermentation, through wild yeast, producing a product with specific properties that characterize the region. Based on this information, this study aimed to evaluate the influence of yeast strain on the physicochemical, volatile, phenolic and sensory characteristics of the wines from cv. Syrah grown in this region. In order to conduct this study, 5 (five) red wines were elaborated, 1 (one) conducted by wild yeasts and the others with commercial strains (A350®; A796®; MCRIO®; and MPDM®). The curve obtained from the alcoholic fermentation of the wine made with the wild yeast showed a slower fermentation when compared with commercial yeast strains studied. The physicochemical composition of all wines elaborated presented values within the standards established by the Brazilian legislation. Observing the volatile composition of the wines, it was observed the great influence of yeast strain in the formation of aromatic wines. The wine fermented by wild yeast stood out among the aromatic compounds for presenting the highest concentration of isoamyl acetate, phenylethyl acetate, ethyl acetate, isobutyric acid and 2-methyl-propanol, values well above those found in other strains. In the phenolic composition of wines it was observed that the wild yeast strain stood presenting, in general, higher levels of phenolics in their wines, highlighting the delphinidin, peonidin to the catechin and malvidin. Despite the poor performance of the fermentation kinetics, the use of wild yeast should be considered when thinking about preparing a wine with regional characteristics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Tecnologia da cena"

1

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tecnologia da cena"

1

Carvalho, Karina Pereira, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano, and Vinícius Pedro Damasceno Lima. "ENSINO REMOTO DA MATEMÁTICA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR DA APRENDIZAGEM." In Conexões: linguagens e educação em cena, 341–56. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MATHEUS KATRIEL DOS SANTOS, ARAÚJO, SUSZEK GRAZIELI, and ANDRADE WESLEY TESSARO. "MAPEAMENTO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APARENTE DO SOLO UTILIZANDO DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO NA REGIÃO DO VALE DO IVINHEMA - MS." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 18–35. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.18-35.

Full text
Abstract:
A condutividade elétrica aparente (CEa) tem sido proposta como uma maneira alternativa de se avaliar a variabilidade espacial do solo, a partir dela podem ser definidas as unidades de gerenciamento em uma área agrícola. Além disso é um método prático, de fácil medição e podendo ser feita através de aparelhos simples e com alta eficiência operacional. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um sistema de baixo custo para mensuração da condutividade elétrica aparente do solo e, a partir desse valores realizar, o mapeamento do atributo e correlaciona-lo com a umidade e a fertilidade do solo através de técnicas de agricultura de precisão. Esse trabalho foi desenvolvido em área experimental pertencente ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Nova Andradina/MS. Na área experimental foram implantadas 72 mudas de maracujazeiro amarelo da variedade BRS Rubi do Cerrado, no espaçamento de 3x5 m e também elaborada uma malha amostral de 3x15 m com 24 pontos amostrais. Em cada ponto amostral foi realizada a amostragem química do solo, mensuração da CEa e coleta de solo para determinação da umidade pelo método gravimétrico. Os dados obtidos das análises foram submetidos à análise estatística descritiva, e para elaboração dos mapas utilizou-se o Software ArcGIS usando interpolação por Inverso do quadrado da distância (IQD). O dispositivo desenvolvido mostrou-se eficiente para mensuração da condutividade elétrica aparente do solo. Foi possível identificar variabilidade espacial na área experimental através da mensuração da condutividade elétrica aparente do solo e encontrar correlações significativas entre condutividade elétrica aparente com a umidade do solo e os atributos Ca, Mg, SB, V%, Zn, Cu e Mn ligados a fertilidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Jardel A., Danielle S. Araújo, Cleyna M. F. L. Duarte, Danielle G. Sousa, Maria E. L. Rodrigues, Francisco J. F. Sousa, and Nayara F. Ricardo. "POTENCIAL BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA PRÓPOLIS VERMELHA PRODUZIDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.28.

Full text
Abstract:
A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas, composta por uma mistura de diferentes partes botânicas das plantas como botões florais, exsudatos juntamente com as próprias enzimas salivares e a cera das abelhas, resultando em uma variedade de texturas, colorações e consistências. Sua composição química pode variar em decorrência de inúmeros fatores como diferentes continentes, regiões, época da coleta e sazonalidade. Vários compostos distintos foram identificados na própolis vermelha originada no Brasil, incluindo isoflavonóides, pterocarpans, chalconas, flavonóides, benzofenonas preniladas, terpenos e taninos. A complexa composição química da própolis vermelha é responsável por diversas atividades biológicas. Este estudo objetivou realizar revisão integrativa da literatura acerca de trabalhos que realizaram a caracterização química da própolis vermelha produzida no nordeste do Brasil, destacando seu valor biológico e nutricional. Realizou-se o processo de revisão com busca de artigos nas bases de dados Science Direct, Pubmed/Medline e Lilcas, através dos descritores “Apis mellífera, Própolis e Nordeste do Brasil”, em inglês e português de acordo com a plataforma DECS/MESH, utilizando o termo ‘’AND’’ como operador booleano. A busca e seleção dos estudos de acordo com os critérios estabelecidos resultou na escolha de 5 artigos científicos. De acordo com os estudos relatados e discutidos, a própolis vermelha produzida no nordeste brasileiro se destaca como um rico composto natural, possuindo complexa composição química de nutrientes de alto valor biológico, que podem desempenhar importante papel na prevenção e tratamento coadjuvante de doenças que afetam a população humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paixão, Hémilly Caroline da Silva, Sérgio Luiz Prolo Júnior, Renato André Zan, Romeu Paulo Martins Silva, and Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti. "A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA TESTE DE Allium cepa PARA ANÁLISE MUTAGÊNICA DE RIOS DA AMAZÔNIA." In Ciência, Inovação e Tecnologia na Amazônia, 163–75. Stricto Sensu Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786580261031.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Sarah da Costa, Daniel Saraiva Lopes, Júlio da Silveira Ornellas, Christyane Bisi Tonini, and Fabrício Barros Gonçalves. "PESQUISA DE MERCADO: EMBALAGEM DE ALIMENTOS FEITA A PARTIR DA FLOR DA BANANA E FIBRA DE COCO, REVESTIDA COM CERA DE ABELHA E ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM E ORÉGANO." In Investigação Científica no Campo da Engenharia e da Tecnologia de Alimentos 3, 214–18. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.88621052121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tecnologia da cena"

1

Oliveira, Ana Mansur de, and Celso Pereira Guimarães. "Voo ou cela: o papel da tecnologia na criação do imprevisível." In XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-562.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira Coutinho, Hudson, Danilo Azevedo, and Thales A. C. Maia. "Dimensionamento e arranjo de baterias em um sistema de propulsão aeronáutica e as tendências para o futuro." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1503.

Full text
Abstract:
A constante evolução das tecnologias de baterias, impulsionadas pelos carros elétricos, vem tornando possível a eletrificação de aeronaves, bem como a hibridização entre motores a combustão e baterias. No entanto, as restrições de peso e desempenho têm forte impacto na aviação, limitando os desenvolvimentos atuais a aeronaves de turismo e curto alcance. Buscando contribuir para este nicho, uma aeronave elétrica com peso máximo de 500 kg para quebra do recorde mundial de velocidade foi proposta pelo Centro de Estudos Aeronáuticos CEA/UFMG. O presente trabalho trata do dimensionamento do armazenamento de energia para a aeronave com base no cenário atual de desenvolvimento e tendências para o setor. A escolha da bateria será feita com base nas energias e potências específicas de cada tecnologia para atender a necessidade do plano de voo do avião elétrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Sousa Ferraz, Fabriele, ANA CLARA ALVES BRAGA RODRIGUES, Danilo José Machado de Abreu, Roseane Veras de Souza, and Claudia Cristina Auler do Amaral Santos. "Produção de goma xantana por cepa selvagem de Xanthomonas spp. a partir da fermentação do soro de leite." In III Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/iiictocta2020.309916.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Canez​, Alexsander V., Gisele M. Simas​, Henrique De S. Conceição​, Igor P. Maurell​, Jônatas D. Fraga​, ​. ​Mariana P. Fernandes​, Marlon R. C. Franco​, ​. Matheus C. Corrêa​, Regina Barwaldt​, and Ricardo N. Rodrigues​. "Uma proposta de arquitetura móvel baseada em visão computacional para pessoas com deficiência visual." In IX Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2017.3315.

Full text
Abstract:
Este artigo discute um Sistema Computacional, os aspectos sobre possibilidades da utilização de técnicas e recentes avanços naárea de Visão Computacional para o desenvolvimento de recursos a partir do paradigma de Computação Ubíqua, que proporcionem a melhoria na qualidade de vida de pessoas com necessidades visuais, especialmente na realização de tarefas do cotidiano. Além disso, este artigo propõe um Sistema Computacional para mobile que realiza as tarefas: i) classificação de cenas; ii) reconhecimento de objetos; iii) detecção de colisão. São tratados aspectos relativos à arquitetura do sistema. Tendo em vista que cerca de 285 milhões de pessoas ao redor do mundo possuem algum tipo de deficiência visual [WHO, 2014] e são frequentemente excluídas em função de suas limitações, o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva se torna necessário para proporcionar a inclusão das mesmas. Dessa forma, a motivação do presente projeto é a inclusão social de pessoas com deficiência visual através de soluções assistivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography