To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tecnologia da cena.

Journal articles on the topic 'Tecnologia da cena'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tecnologia da cena.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Camila, and Christina Gontijo Fornaciari. "A tecnologia como elemento transversal da cena." Conceição/Conception 7, no. 1 (July 18, 2018): 69–91. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648610.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a mirada para a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance) por meio do mapeamento de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia. Será identificada também a transversalidade da tecnologia no ambiente acadêmico das artes cênicas, mediante um levantamento qualitativo e quantitativo de sua inclusão em ementas ou projetos/linhas de pesquisa dos cursos de graduação em dança e teatro, em Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Marcelo Denny. "Corpos dilatados: relações contemporâneas brasileiras entre cena e tecnologias." Sala Preta 15, no. 2 (December 23, 2015): 136. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p136-148.

Full text
Abstract:
<p>Qual é o papel do corpo nas artes contemporâneas? Certamente esse está na lista dos principais questionamentos da estética. As questões que envolvem o corpo e aquelas que de certa forma o orbitam, como sexualidade, gênero, posse, limites e poder, configuram uma constelação de temas e subdivisões que perpassam o corpo e seus limites, até questões em que a tecnologia cruza por matizes ainda mais complexos, como o cyber body e o corpo pós-humano. É claro que as artes cênicas, em especial a performance e a dança, vão investigar de forma ostensiva as relações do corpo com a tecnologia, campo que na contemporaneidade tomou proporções inumeráveis. Todavia, neste artigo tentaremos apontar algumas relações possíveis entre as tecnologias da imagem e sua relação com o corpo dos atuantes, sejam atores, dançarinos ou performers. Tais relações podem mudar as expressões mais performativas em conjunto com as tecnologias que permitem um diálogo visando ampliar aproximações entre corpo/cena e também corpo/tecnologia.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bernstein, Ana. "Performance, tecnologia e presença : The Builders Association." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 409. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p400-419.

Full text
Abstract:
O artigo examina a construção de um discurso crítico sobre as transformações da cena teatral e das artes nas últimas décadas a partir da crescente utilização de mídias, como vídeo, cinema, computadores e internet, e da incorporação de mídias digitais no processo de criação de espetáculos, performances e instalações interativas, focando na questão da presença e de seu suposto esvaziamento em decorrência da midiatização da cena. A reavaliação dos fenômenos de presença é discutida mediante exame do trabalho intermídia do grupo norteamericano The Builders Association, cujos espetáculos se destacam por uma cena plenamente integrada à tecnologia e por uma prática de colaboração verdadeiramente interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guzzo, Marina Souza Lobo, Dolores Galindo, and Daniele Milioli. "A iluminação cênica como dispositivo da experiência cinestésica." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (April 17, 2020): 182–95. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020182.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende evidenciar a luz e as tecnologias de iluminação cênica como um dispositivo capaz de modificar e contribuir para a experiência cinestésica nas artes da cena, aqui entendida como percepção do movimento. A partir de uma cartografia pelo tema nas artes, especificamente na dança e no circo e do avanço das tecnologia de iluminação, desde o final do século XIX até os dias de hoje, pretende-se estabelecer uma relação com o ato-perceptivo proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari e o aparato tecnológico da cena, evidenciando os mecanismos de iluminação como parte central para a experiência cinestésica dos artistas e do público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Velloso, Ricardo Viana. "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO NA CENA CONTEMPORÂNEA." PontodeAcesso 5, no. 2 (October 20, 2011): 3. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i2.4814.

Full text
Abstract:
A sociedade contemporânea, caracterizada por novas temporalidades e por outras territorialidades, experimenta a crise de paradigmas, relacionada ao declínio das certezas da Modernidade, que cede lugar às incertezas de uma era de desafios e possibilidades. Trata-se de um cenário marcadamente dinâmico, em que a instantaneidade e a mutabilidade constituem traços preponderantes, revelando a realidade hodierna como expressão (e síntese) da sociedade da informação ou, antes, da sociedade do conhecimento. Nesse ambiente é que emerge a propriedade de se repensar a educação a ser levada a efeito; assim como o diálogo que deve estabelecer com as tecnologias disponíveis, em particular relativamente à informática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Carina Maria Guimarães, and Berilo Luigi Deiró Nosella. "Práticas laboratoriais e a história na cena: tecnologia e iluminação na cena épica de Piscator." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 37 (April 17, 2020): 035–53. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101372020035.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta algumas reflexões e resultados a partir da prática integrada de pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC/UFSJ, em suas dimensões de investigação, formação e difusão. Para tal, apresentamos as bases teóricas de pesquisa – a partir da noção de cena dialética e sua relação entre a cena e a história no trabalho do diretor Erwin Piscator (1893-1966) – e as práticas laboratoriais que resultaram no experimento cênico Confere. Nesse conjunto, destacam-se os procedimentos desenvolvidos no GPHPC/UFSJ quanto à prática cênica e no Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena – Netoc quanto ao desenvolvimento da iluminação cênica para esse espetáculo e seus aspectos históricos e épicos, pensados concomitantemente ao momento do desenvolvimento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.mento tecnológico da iluminação elétrica e seus impactos na cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pedro, Rosa. "Tecnologias de vigilância e visibilidade em cena: algumas controvérsias / Enacting surveillance and visibility technologies: some controversies." Revista Polis e Psique 4, no. 3 (December 5, 2014): 51–79. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.49856.

Full text
Abstract:
Na atualidade, vemos uma forte presença dos dispositivos tecnológicos em nossa vida cotidiana. Tais dispositivos atravessam e hibridizam a constituição de nossa sociedade, entrelaçando-se a ela de forma tão intensa que é possível afirmar que não há sociedade hoje fora da tecnologia – e, inversamente, que toda tecnologia é social. Assim, o presente artigo tem como objetivo explorar as ressonâncias das tecnologias de vigilância e visibilidade nos processsos de subjetivação contemporâneos. Tomamos como ponto de partida duas cenas da atualidade, exemplares da presença desses dispositivos, e buscamos seguir como elas se desdobram configurando formas de ser e de viver na sociedade contemporânea. Para tanto, tomamos como referenciais os estudos CTS (ciência-tecnologia-sociedade), em especial a Teoria Ator-Rede (TAR) e a Cartografia de Controvérsias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges Júnior, Eli. "Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea." Revista aSPAs 3, no. 1 (December 1, 2013): 61. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocca, Fabio La, and Julieta Leite. "Arte urbana." Tematicas 18, no. 35 (February 1, 2010): 99–116. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v18i35/36.13659.

Full text
Abstract:
Dentro de uma análise da cena urbana e social contemporânea, a arte e a tecnologia têm sido empregadas como um meio de expressão de sensibilidades emergentes e configuram um campo de caráter exploratório e de experimentação com fins críticos. A arte e a tecnologia fazem, cada vez mais, parte dos ambientes e objetos do cotidiano, definindo novas práticas espaciais e, ao mesmo tempo, um laboratório de novas sociabilidades. Nosso artigo busca ilustrar tais considerações dentro do atual contexto sociocultural e urbano, por meio de projetos artísticos que, ao fazerem uso das tecnologias digitais, exploram e revelam o potencial social e estético dessas ferramentas no ambiente urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Augusto Priamo Moraes, Emerson, Flavia Couto Ruback Rodrigues, Juliana Godinho de Oliveira, Kaio César Barroso Costa, Luciano Polisseni Duque, Paula Beatriz Coelho Domingos Faria, and Raysa Friaça Andrade de Mello. "Valoração de ativos intelectuais." Revista Vianna Sapiens 12, no. 1 (February 23, 2021): 27. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i1.744.

Full text
Abstract:
Com o avanço da competitividade a níveis mundiais, cabe às organizações contemporâneas buscarem o estado da arte disponível em ciência e tecnologia, em busca de vantagem estratégica e novos mercados. Como nenhuma empresa detém todo o avanço tecnológico disponível, entra em cena a possibilidade de elevar o seu patamar por meio da transferência tecnológica, do compartilhamento de know-how, conhecimento técnico, invenções e inovações de uma organização para outra. A valoração de ativos intangíveis é sempre uma tarefa complexa e que requer um detalhamento criterioso, principalmente quando se pensa na escolha da metodologia mais adequada. Os objetivos deste artigo incluem apresentar algumas das mais utilizadas metodologias de valoração de tecnologias — abordando as vantagens e desvantagens de cada uma delas — e desenvolver um estudo de caso, colocando em prática a valoração de uma tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG com a utilização das metodologias apresentadas. A metodologia deste artigo tem caráter exploratório e descritivo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso e uma entrevista semi estruturada. A conclusão sugere que as metodologias de valoração estão sujeitas a variáveis altamente sensíveis, que os adquirentes da tecnologia devem participar do processo de definição e mensuração dessas variáveis na intenção de se formar um cenário mais próximo à realidade e que não há unanimidade sobre uma única escolha metodológica como a mais adequada para valoração de tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rosado, Janaina Dos Reis. "NOVAS FORMAS DE SER E DE ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE: o enlace entre aprendizagem e tecnologia digital em uma perspectiva sócio-dígito-inclusiva." Revista Observatório 4, no. 5 (August 1, 2018): 923–28. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p923.

Full text
Abstract:
Falar em tecnologia e aprendizagem na contemporaneidade é trazer para a cena discussões que envolvem as novas formas de ser e de estar no mundo mediadas pelas tecnologias digitais. Diferentes maneiras de conviver, de trabalhar, de se comunicar, de cuidar da saúde, de estudar surgem todos os dias do turbilhão transformações que acontecem diariamente resultado da interação das pessoas com as tecnologias digitais. As salas de aula que até então eram lugares consagrados de aprender coabitam com cenários diversos nos quais a aprendizagem pode acontecer mediada pelas tecnologias digitais e telemáticas. Destarte, discutir e refletir sobre a aprendizagem e as tecnologias digitais em ambientes não escolares tem caráter de urgência no cenário atual e é este desafio que o livro Tecnologias & Aprendizagens: Delineando novos espaços de interação traz como seu tema central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Adriana Lima de, and Gisela Grangeiro da Silva Castro. "Smart Cities." INTERIN 24, no. 1 (December 27, 2018): 209–25. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2019.vol24.n1.pp209-225.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo identificar os sentidos produzidos pelos textos culturais que versam sobre o tema cidade - atravessada por tecnologias e tecnicidades - articulados aos estudos de comunicação e consumo. Para tanto, tomamos como objeto de investigação a expressão Smart City, presente na cena midiática contemporânea, visando explorar o ideal de cidade que emerge como modelo para o desenvolvimento urbano, no qual as atuais dicotomias Estado/mercado, público/privado estariam sujeitadas pela ideia do espaço comum. Neste cenário, seria a tecnologia algo capaz de superar as diferenças seculares nas formas de ocupação do espaço urbano? A cidade mercadoria é a lente a partir da qual buscamos refletir sobre essa nova modalidade de organização da vida social na urbe contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Fernanda Areias, Marta Isaacsson, and Maria Cristina Biasuz. "Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial." Revista Brasileira de Estudos da Presença 7, no. 3 (December 2017): 601–25. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774.

Full text
Abstract:
Resumo: Descreve-se neste artigo a presença mediada por dispositivos de imagem. O recorte proposto situa a cena contemporânea intermedial, emergindo como estudo de destaque o espetáculo imersivo Rouge Mékong, desenvolvido pelo coletivo canadense de artistas interdisciplinares, Collectif Lebovitz. A referida experiência nos guiará como obra sistematizadora do conceito efeito de presença, desenvolvido por Josette Féral, e aqui investigado como constituinte da dramaturgia desse espetáculo. Investiga-se ainda a apresentação de discussões voltadas para a presença do ator mediada pela tecnologia da imagem virtual e as possibilidades de percepção sobre o espectador levantadas por Auslander (2008), Féral (2012) e Lehmann (2007) quando em relação à cena intermedial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Maria Beatriz Rocha. "Audiodescrição: o audiodescritor, o sujeito e a cena." Educação e Fronteiras 10, no. 28 (November 22, 2020): 46–54. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13021.

Full text
Abstract:
Uma linguagem utilizada em Audiodescrição - AD é metodológica e específica, sobretudo carregada de significados e inserida numa série de historicidade. Uma ideia subjacente é a pessoa que tem acesso a informações 'visuais' e é 'transformada' por meio da descrição de algo que a pessoa não pode 'visualizar' e assim identificar. O objetivo do trabalho é contribuir para uma reflexão sobre a audiodescrição como recurso de tecnologia assistiva inserido em uma historicidade, em figuras sociais. O texto narra ao leitor, por meio de diferentes jantares, elementos das possibilidades de inter-relação entre o audiodescritor, o comensal e o usuário. Enfatiza a importância de construir uma realidade significativa para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Matte, Ana Cristina Fricke. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 4, no. 1 (October 3, 2011): 1. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.1-1.

Full text
Abstract:
Este número da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia dedica-se à área de Humanas, em especial a grande área Linguística Letras e Artes.No entanto, a seção Educação e Tecnologia vem com mais força que as demais, desta vez com três artigos dedicados ao uso de tecnologias digitais no ensino. Jaiza Helena Moisés Fernandes, com o artigo"SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS DE PROFESSORES E ALUNOS" apresenta um bem sucedido caso de utilização do Linux educacional 3.0 numa escola do Ceará. Leila de Almeida Castillo Iabel discute a resistência de professores e educadores no uso de Tecnologias da Informação em suas atividades docentes, no artigo "RELAÇÕES DE ENSINÂNCIA E APRENDÊNCIA ATRAVÉS DO USO DAS TIC'S".Gonzalo Abio, na mesma seção, apresenta uma visão panorâmica e comentada das diretrizes do livro didático no Brasil, no artigo "UN ANÁLISIS PRELIMINAR DE LAS ACTIVIDADES TIC PRESENTES EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS ESCOGIDOS POR LOS PNLD 2011 Y 2012 PARA LA ENSEÑANZA DE E/LE A BRASILEÑOS". O artigo foi vertido para o português por Vanderlei Machado e publicado na seção Vindo de Outras Trilhas (Traduções)".A ferramenta Wiki e o trabalho de produção colaborativa de textos é o foco da seção produção Textual e Tecnologia, no artigo "A FERRAMENTA WIKI: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA PRESENCIAL", assinado por Andriza Machado Becker.Finalmente, Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, na seção Semiótica e Tecnologia, discute a relação entre espaço e corpo no que diz respeito às novas formas de divulgação de espetáculos de dança pela internet, no artigo "A DANÇA EM CENA: DO PALCO À TELA DO COMPUTADOR: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA".Convidamos a todos a refletir conosco essas importantes questões.Ana Cristina Fricke Matte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Costa, Luciana Ferreira da, and Francisca Arruda Ramalho. "A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação." Perspectivas em Ciência da Informação 15, no. 1 (April 2010): 92–117. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362010000100006.

Full text
Abstract:
Descreve os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob a perspectiva da interação homem-computador. Apresenta as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas desses estudos, enfocando a usabilidade. Conclui com a ratificação da necessidade do diálogo interdisciplinar entre esses estudos diante do uso de produtos de tecnologia da informação na sociedade e cultura contemporâneas, apontando campos de interseção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lopes, Thelma. "Luz, arte, ciência... ação!" História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, suppl (2005): 401–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000400021.

Full text
Abstract:
O principal objetivo do presente artigo é refletir sobre as principais interações entre teatro, ciência e tecnologia, ao longo da história do teatro, e discutir, a partir de nossa experiência no Ciência em Cena, espaço integrante do Museu da Vida, de que modos essas interações podem estar presentes no cotidiano de um museu de ciências. A palavra 'ciência' deve ser compreendida aqui em sentido amplo, englobando não apenas as ciências naturais, mas também as ciências humanas, assim como a palavra 'tecnologia' deve ser associada à ciência aplicada. Arte e ciência serão entendidas como processos criativos, como formas de representação do mundo e expressão do conhecimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ramos, Jarbas Siqueira Ramos, Patrícia Chavarelli Vilela da Silva, and Mariane Araújo Vieira. "Composição em tempo real." ouvirOUver 15, no. 2 (March 9, 2020): 308–22. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v15n2a2019-49256.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança - NEID, vinculado ao Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, propondo discutir as noções de improvisação em dança e composição em tempo real que têm sido base para a pesquisa desenvolvida por esse grupo, refletindo sobre os processos compositivos na improvisação, que se dá na construção da própria cena. Para tanto, além de tratar das discussões conceituais que subsidiam a discussão sobre improvisação em dança no NEID, buscamos apresentar os trabalhos artísticos desenvolvidos nos últimos anos: Corpos (In)Dóceis, que surgiu do encontro com o artista visual e fotógrafo Paulo Soares Augusto, e Soma – Variações Sobre o Sensível, resultado de pesquisa compartilhada com o Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. Esperamos ao final que as discussões sobre os processos compositivos da cena improvisada possam ser ponto de partida para ampliarmos as discussões em torno da improvisação em dança. PALAVRAS-CHAVES: Dança; Improvisação; Composição em tempo real; Processos compositivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferla, Alcindo Antônio, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, and Flávia Cristina Silveira Lemos. "Medicina e hospital." Fractal : Revista de Psicologia 23, no. 3 (December 2011): 487–500. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922011000300004.

Full text
Abstract:
Este texto é resultado de uma revisão das análises históricas de Michel Foucault a respeito da constituição da Medicina Moderna e de suas relações com outros saberes. Descreve-se de que modo a organização da atenção à saúde se efetuou a partir da tecnologia hospital e das relações de poder que investiram os corpos individuais e coletivos na concretização de um projeto de sociedade. Pergunta-se como a vida entrou em cena pela via de uma biopolítica e como se constituiu a anátomo-política em seus efeitos no campo da organização dos serviços médicos e dos modos de gerir a saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mello, Christine, and Katrin Riato. "Avenida Brasília Formosa." Revista Farol, no. 22 (October 26, 2020): 139–53. http://dx.doi.org/10.47456/rf.v1i22.32690.

Full text
Abstract:
Em Avenida Brasília Formosa (2010) o diretor Gabriel Mascaro realiza uma série de tensionamentos relacionados ao cinema contemporâneo por meio de atravessamentos artísticos e midiáticos, linguagens em trânsito, processos e contaminações entre tecnologia, arte e vida. Como uma forma de reflexão sobre a cena contemporânea, esse artigo busca analisar os processos do cinema acerca das produções colaborativas (brodagem), a produção de subjetividade através da mediação da câmera com o corpo, a performance, as hibridizações entre linguagens, os novos modos de produção de presença e as ações micropolíticas no cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Meneses, Sônia. "Os vendedores de verdades: o dizer verdadeiro e a sedução negacionista na cena pública como problema para o jornalismo e a história (2010-2020)." Revista Brasileira de História 42, no. 87 (August 2021): 61–87. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-05.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo analisa a emergência da nova onda negacionista na década de 2010 partindo de uma reflexão sobre modelos de veridicção dispostos na cena pública contemporânea. Argumenta que vivemos uma crise desses modelos tradicionais que se estabeleceram como uma tecnologia da verdade, denominada por Michel de Foucault “verdade conhecimento”, ou verdade demonstrativa. Para isso, explicita o que são os modos de veridicção apresentados pelo autor e como eles produzem regimes de verdade. Procura apresentar o jornalismo e a história em seus modos de dizer-verdadeiro, e como eles têm sido impactados pelos efeitos da negação. Ao final, toma como exemplo de sintoma desse processo a negação da ditadura militar brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mulico, Lesliê Vieira, and Junot de Oliveira Maia. "DESCOLEÇÕES E REMIXES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA." Trabalhos em Linguística Aplicada 55, no. 2 (August 2016): 319–53. http://dx.doi.org/10.1590/010318135014177391.

Full text
Abstract:
RESUMO Ao concordarmos que a tecnologia pressupõe uma mentalidade caracterizada por uma lógica mais horizontal entre linguagens (GNERRE, 1991 [1986]; OLSON, 1997 [1994]), que todo letramento é metamidiático (LEMKE, 2010) e que as apropriações culturais constituem-se por meio de hibridizações (GARCIA-CANCLINI, 2011[1997]), devemos, como professores de línguas, investigar como tais conceitos podem nos ajudar a melhor compreender o processo de aprendizagem da língua inglesa quando as TDICs entram em cena. Assim, este artigo apresenta uma reflexão acerca do uso de ferramentas de produção e edição de vídeos para o ensino-aprendizagem da língua em uma escola pública federal. Fizemos isso por meio de um estudo de caso baseado em um trailer de filme produzido por um aprendiz como tarefa proposta nas aulas de inglês. Após a avaliação, o professor realizou uma entrevista gravada em vídeo com o aprendiz para que este comentasse seu próprio trabalho. A partir do trailer e da transcrição da entrevista, operacionalizamos algumas reflexões sobre o uso das tecnologias de produção do vídeo por meio dos conceitos de descoleção e remix (GARCIA-CANCLINI, 2011[1997]), que foram associados aos conceitos de tipologia e topologia (LEMKE, 2010) para analisarmos os efeitos do uso da tecnologia para a aprendizagem da língua inglesa. Esses conceitos possibilitaram um retorno crítico à sequência didática utilizada durante as aulas, e, assim, foi possível observar que o aprendiz dedicou maior esforço às questões topológicas do gênero, o que pode ter sido reflexo da proposta didática realizada na sequência. Se assim o é, sugerimos, então, que devemos buscar práticas de ensino-aprendizagem que promovam uma relação mais horizontal entre os aspectos topológicos e tipológicos da linguagem em uso, especialmente quando nos propomos a lançar mão de práticas em sala de aula que envolvam as TDICs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ramos, Marise Nogueira. "Reforma da educação profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível." Trabalho, Educação e Saúde 5, no. 3 (November 2007): 545–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462007000300013.

Full text
Abstract:
Este texto comenta e debate algumas idéias apresentadas por Kuenzer em artigo deste número, sob a perspectiva das disputas hegemônicas de grupos que ocupam o aparelho de Estado na sua relação com a sociedade civil. Retomamos a análise de forças políticas que influenciaram a reforma feita pelo decreto nº 2.208/97 discutindo a opção do primeiro governo Lula em redirecionar a política pública de educação profissional na direção de compromissos assumidos com os setores progressistas. Não obstante, este processo trouxe contradições no conteúdo e na forma da 'nova' política. A educação profissional no Brasil, mesmo em tempos de complexificação da base técnico-científica da produção, ocupa-se da formação para o trabalho simples, enquanto utiliza dispositivos de controle simbólico, associados à idéia de cidadania e de intervenção social. Em relação ao trabalho complexo, os projetos em discussão não trazem à cena a necessária publicização da produção de ciência e tecnologia, a ser orientada pela vinculação orgânica entre educação omnilateral e politécnica dos trabalhadores, política pública de ciência e tecnologia e projeto de nação soberana. Concluímos que essa concepção ainda não é hegemônica na sociedade civil nem prioridade no aparelho governamental. A análise desses fenômenos e suas contradições, nos fazem aprender com a história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Diógenes, Maria Helena Bezerra da Cunha, Lenina Lopes Soares Silva, and Adriana Aparecida de Souza. "Educação Profissional no Ensino Superior à Distância e o papel da tutoria para a formação humana." Revista Labor 1, no. 23 (June 16, 2020): 202–22. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i23.44401.

Full text
Abstract:
O crescimento das tecnologias digitais de informação e de comunicação tem demonstrado que vários setores da sociedade foram beneficiados e passaram por mudanças, com destaque para a Educação à Distância, que foi evoluindo a cada nova tecnologia, como a carta, o rádio, a televisão, até à internet. Nesse percurso, proporcionou maior alcance espaço-temporal e diminuiu a distância entre alunos e docentes. Com a internet e a possibilidade de atender quantidades cada vez maiores de discentes, para a composição de um curso a distância, novos atores entraram em cena, como o caso do professor mediador, considerado tutor presencial e à distância. A tutoria tem a função de orientar e acompanhar o desenvolvimento de alunos, bem como avaliar a aprendizagem, mediando o processo entre alunos e professores. Esse estudo traz como justificativa problematizadora a necessidade de compreensão do que seja tutoria na educação superior a distância, e objetiva refletir sobre a atuação dessa para a formação humana dos alunos. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental e utiliza na argumentação experiências e vivências derivadas do processo de tutoria, pois busca discutir a contribuição dessa para a formação humana dos discentes. As considerações destacam que a tutoria na educação à distância tem um papel primordial para a aprendizagem de discentes no processo de formação humana, principalmente, em cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Machado, Keronlay Da Silva, and Rodrigo Silva Simas. "Redução de Danos, insumos e experiência estética: uma análise da prática no consultório na rua do município do Rio de Janeiro." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 1, no. 1 (February 10, 2017): 88–104. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4823.

Full text
Abstract:
O estudo a seguir apresenta a análise da prática de dois profissionais de uma equipe de Consultório na Rua (CnaR) atuando em cenas de uso de crack localizadas nas favelas do complexo do Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro, entre outubro de 2012 e abril de 2013. Descreve e contextualiza acontecimentos no território que contribuem para a compreensão do surgimento da cena de uso no local. Destaca a atuação da Equipe de Consultório na Rua como promotora de acesso e de cuidado continuado de forma itinerante no território, acompanhando pessoas em situação de rua (PSR) e usuários de drogas que frequentam as cenas de uso da cidade. Descreve e discute a oferta da experiência estética enquanto recurso para as práticas em Redução de Danos (RD) em contextos diversos e adversos. Considera a utilização destes recursos uma tecnologia sociocultural produtora de vínculo e de possibilidades para mediar o acesso e a produção de cuidado à PSR e aos usuários de drogas em contextos de vulnerabilidade. Diante das transformações socioculturais quanto ao uso de drogas no século XXI e dos desafios enfrentados pelos redutores de danos a partir do crescimento do consumo de crack nos grandes centros urbanos do país, a experiência estética aqui descrita coloca-se como possibilidade de insumo, como atividade mediadora do trabalho de aproximação, acompanhamento, apreensão das demandas e fortalecimento dos sujeitos individuais e coletivos, para os quais se direcionam as ações em Redução de Danos.Palavras-chaves: Redução de Danos, Crack, Pessoas em Situação de Rua, Integralidade em Saúde, Arte, Cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Lidiane Maria da, and Sarah Tavares Cortês. "Reflexão crítica em cena: formação do grupo de teatro do oprimido do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras." Revista Práxis: saberes da extensão 5, no. 8 (April 19, 2017): 52. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692017v5n8p52-60.

Full text
Abstract:
Este relato nasce a partir da experiência do projeto de extensão (PROBEXT) “Reflexão crítica em cena: formação do grupo de Teatro do Oprimido do IFPB campus Cajazeiras”, o qual incentivou a formação crítica utilizando como disseminador o teatro, em especial a metodologia de Teatro do Oprimido (TO). Essa expressão teatral tem como objetivo retratar cotidianos e realidades sociais para que na ficção os espectadores se identifiquem e passem a ser atores protagonistas da encenação e de suas próprias vidas. Assim, a iniciativa desenvolveu junto aos alunos do IFPB campus Cajazeiras a formação de um grupo de TO. instrumentalizando-o por meio de oficinas de técnicas teatrais e encontros de discussão sobre temas sociais, cujas criações e apresentações, baseadas na desnaturalização da realidade social, foram partilhadas com a comunidade em quatro apresentações, até o presente momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Severiano, Andréa Paula, Renata Fialho de Menezes Araújo, Maria Liz Cunha De Oliveira, and Karla Helena Coelho Vilaça e Silva. "Relacionamento amoroso no envelhecimento: empecilhos, saúde e qualidade de vida. Uma reflexão por “nossas noites”." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 1 (December 11, 2019): 174–75. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9913.

Full text
Abstract:
Resumo: “Nossas Noites” de 2017 é um longa-metragem adaptado do livro de Kent Haruf e narra a história de amor entre os idosos Addie Moore e Louis Waters e as barreiras para tornar possível esta relação. Método: Análise crítica com aporte em estudos atuais voltados às temáticas inseridas no filme sendo que a análise do conteúdo abarcará a identificação do tema principal; síntese da história; decomposições da cena central e adjacentes. Objetivos: refletir sobre os pontos abordados no filme que trazem implicações, dilemas e dificuldades de uma nova relação amorosa entre idosos e os fatores benéficos ou maléficos a sáude. Obra Cinematográfica: abordaram questões como o medo a novos relacionamentos, a aceitação familiar e social, a solidão, o relacionamento entre filhos e netos frente a novos parceiros, o ambiente domiciliar e a tecnologia a partir da contribuição do filme que forneceu quando retratou essas questões o estímulo a uma maior discussão sobre o relacionamento amoroso na terceira idade e as barreiras que enfrentam para vivenciá-la.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fim, Tamara Raquel, and Fernanda Aparecida Szareski Pezzi. "INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES." Psicologia em Revista 25, no. 3 (September 29, 2020): 942–59. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2019v25n3p942-959.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Marques, Cíntia Bueno. "A TRANSFORMAÇÃO DE MARIA: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA PRÁTICA DE DANÇAS CIGANAS." Cena, no. 31 (July 28, 2020): 149–60. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.100319.

Full text
Abstract:
A dança é uma forma de expressão rica em significados. Na cultura cigana, a música e a dança estão presentes, tanto como forma de expressão dos sentimentos, quanto como ritual de conexão com a natureza e com a espiritualidade. Homens e mulheres têm diferentes papéis representados nessa dança que refletem modos de ser, crenças e valores próprios. Tais representações são expostas, não somente pelo repertório de movimentos executados, mas pelo conjunto de elementos que compõem a cena da dança. Esse texto resulta da pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Dança que teve como objetivo analisar representações do feminino, presentes nas danças ciganas e de que modo essas representações podem refletir transformações naqueles que a praticam. A partir da abordagem qualitativa, a pesquisa adotou o método descritivo, empregando como técnica o estudo de caso. Nesse sentido, não pretendeu produzir generalizações a partir do estudo, porém, foi possível a partir dos resultados apresentados, reconhecer o potencial da dança como tecnologia de si, para promover reflexões e desencadear transformações positivas. Palavras-chavesDanças Ciganas. Identidades. Representações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Figueiredo, Nébia Maria Almeida de, Vilma de Carvalho, and Maria Antonieta Rubio Tyrrell. "(Re)lembrando Elvira de Felic: gestos e falas de enfermeiras sobre o banho no leito, uma técnica/tecnologia de enfermagem." Escola Anna Nery 10, no. 1 (April 2006): 18–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000100003.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Matte, Ana Cristina Fricke. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 10, no. 1 (June 26, 2017): i—iii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.i-iii.

Full text
Abstract:
A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, neste primeiro número, lançado no outono brasileiro de 2017, traz artigos que transitam no campo interdisciplinar da tecnologia, da linguística e da educação, campo este não só atual, como também bastante polêmico. Não se pode falar com profundidade em tecnologia na educação ou no texto como elo linguístico mediado por artefatos tecnológicos sem que isso passe por delicados meandros da discussão epistemológica das teorias que aplicamos em nossos debates. Trata-se, no entanto, de uma discussão cuja complexidade facilmente distancia sua realização das práticas que, dela, deveriam alimentar-se.É nesse sentido que vejo este número da revista Texto Livre como um momento especial, no qual apresentamos tanto a discussão de diferentes práticas educacionais com o uso de tecnologia e diferentes análises textuais de produções mediadas pelo computador, quanto a discussão teórico epistemológica de pelo menos uma dessas abordagens. A interdisciplinaridade, e já tive a oportunidade de comentar o assunto em texto publicado aqui, há alguns anos, requer esse cuidado com a teoria, pois diferentes abordagens usam termos idênticos com significados muitas vezes totalmente diversos. O cientista inter e transdisciplinar – e não vejo outro caminho para a ciência como um todo – deve saber transitar não só entre objetos e métodos, mas também entre teorias.Assim, o primeiro artigo do número, “Quelles pratiques sémiotiques pour quelles médiations?”, de Anne Hénault, aborda uma questão essencial para a semiótica de afiliação francesa, questão essa sempre retomada quando se pretende abarcar tanto o contínuo quanto o descontínuo numa análise semiótica: a relação entre a semiótica dita estrutural, herdeira da semântica estrutural de Greimas, e a semiótica das paixões e, consequentemente, também a tensiva, semióticas da modernidade, semióticas da continuidade por excelência. A semiose é fruto da relação entre o contínuo e o descontínuo e, dependendo do objeto a ser estudado e mesmo das teorias envolvidas numa abordagem interdisciplinar, a compreensão das diferenças e afinidades entre esses modelos semióticos é fundamental para um resultado de longo alcance.Uma das interdisciplinariedades possíveis é a adotada pelo autor Paulo Henrique Serrano em seu artigo “Discurso opositivo e ironia na página "Humans of protesto"”, em que o discurso net-ativista é analisado a fim de observar como a argumentação utilizada na página em foco, Humans of Protest, busca atrair adeptos ao desqualificar, por meio da ironia, participantes de manifestações lideradas pelo Movimento Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados On Line em 2015.Iniciando a lista de sete artigos na linha Linguagem e Tecnologia, Vinícius Vargas Vieira dos Santos, em “Práticas linguísticas em Big Data”, discute possíveis transformações conceituais da linguagem como decorrentes ou influenciadas pelo Big Data, fenômeno relativo ao imenso volume de dados tratados nos diferentes sistemas web a fim de buscar padrões e orientar ações e aplicativos para influenciar o comportamento do usuário, o que, conforme a análise aponta, coloca em xeque o eu, aqui e agora do contexto criado.Num outro viés no que tange a dados e com base na Linguística de Corpus, Aline de Lima Benevides e Bruno Ferrari Guide trazem à luz a metodologia empregada na construção de um corpus de dados fonológicos abertos – um corpus linguístico do Português Brasileiro – que particularizam e amostram o falar brasileiro. O artigo “Corpus ABG” apresenta tanto as ferramentas computacionais especialmente desenvolvidas para o projeto quanto informações linguísticas já extraídas do corpus em questão.Três artigos neste número tratam da relação entre linguagem e tecnologia no escopo da leitura e da escrita. No artigo “Consciência linguística no uso de estratégias de leitura na escola, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual”, Vera Wannmacher Pereira e Thais Vargas dos Santos examinam a consciência linguística no uso de estratégias de leitura em Língua Portuguesa, língua materna (predição, leitura detalhada e scanning), atestada na experiência observada de alunos do último ano do fundamental com materiais de leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e não virtual. Já Marden Oliveira Silva, Liliane de Oliveira Neves, Valéria Netto Valente e Gláucia Maria de Moura analisam uma situação de ensino de Inglês como língua estrangeira, focalizando a produção textual em e-mail no seu artigo “A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados”, e questionam a abordagem segundo a qual o mesmo input diversificado teria o mesmo efeito positivo tanto sobre leitura quanto sobre a escrita. Por sua vez, no artigo “Análise da produção da escrita e do discurso do surdo no Facebook”, Franciany Chaves Waris, com foco na limitação no domínio da estrutura gramatical da Língua Portuguesa, recorrente em surdos, apresenta resultados que indicam que isso não compromete a interação do surdo na rede social Facebook, ambiente dos dados analisados.O discurso é o foco de dois artigos, ainda na linha de Linguagem e Tecnologia. “Espaços de enunciação no Facebook e no sistema cear: constituição de sujeitos e de sentidos”, de Fernanda Surubi Fernandes, Rodrigo de Santana Silva e Valdir Silva trazem à cena novamente o Facebook, desta vez comparado com o ambiente de aprendizagem online Moodle, com foco na construção do sujeito aprendiz no uso conjunto desses dois ambientes e na metodologia empregada no estudo de caso. Também é o sujeito o foco do artigo “Gênero digital e seus propósitos comunicativos: uma análise em perfis pessoais de sites de relacionamento”, no qual Wellington Carvalho de Arêa Leão adota uma perspectiva sociorretórica de análise de gênero para compreender como a construção do perfil – o sujeito enunciado – influencia o tipo de interação em sites de relacionamento.Seis artigos compõe a linha Educação e Tecnologia neste número da Texto Livre. A educação de surdos, dessa vez com foco no trabalho de um professor surdo no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para nativos de LIBRAS, é o tema do artigo de Aryane Nogueira e Janaina Cabello, “Considerações sobre educação de surdos e tecnologias a partir da análise das estratégias de ensino de um professor surdo”, no qual as autoras mostram que o uso da tecnologia não resultou numa nova forma de ensino-aprendizagem, nas perspectivas interlocutiva e histórico-cultural. O mesmo resultado foi apresentado por Marta Roque Branco, em seu artigo “As tecnologias de informação e comunicação: novos suportes para o ensino de literatura”, cujo principal objetivo é que novas formas de educação advêm não das tecnologias em si, mas da forma como são utilizadas a partir de um repensar da própria educação.Dois artigos nos trazem metodologias de ensino com uso de tecnologias digitais online. Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Juliana Irani Villanueva dos Reis, Alessandra Dutra e Vanderley Flor da Rosa, autores do artigo “A Webquest como recurso pedagógico no curso de Pedagogia”, mostram como a Webquest, ao ser utilizada como instrumento didático, capacita o aprendiz no uso desta mesma ferramenta em seu futuro trabalho como professor. No artigo “Uma proposta de instrumento de roteirização de videoaulas à luz da teoria instrucional e da aprendizagem multimídia”, Vinicius Carvalho Pereira detalha as etapas da roteirização de videoaulas, tendo como objetivo definir diretrizes para elaboração de um instrumento de roteirização no qual a participação do professor seja ativa em todas as etapas; o caso analisado indica a necessidade da capacitação do professor no uso das tecnologias envolvidas para que tal objetivo seja alcançado. Ana María Barrera Conrad Sackl, com seu artigo “O Popol wuj como ferramenta de ensino na era da informação”, apresenta como ferramenta didática para o ensino interdisciplinar e intercultural o Manuscrito do Popol Wuj (XIMÉNEZ, 1700), uma obra largamente utilizada nas escolas da América Latina, porém pouco aproveitada no Brasil. Finalmente, no campo dos multiletramentos, Daniel de Mello Ferraz e Isabele Vianna Nogarol retomam a discussão sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa em seu artigo “Os multiletramentos na aprendizagem de línguas por estudantes de licenciatura em Letras-Inglês”, abordando a ludicidade de músicas online, jogos virtuais, websites e aplicativos como oportunidades de ensino aprendizagem desta língua estrangeira.Desejo a todos, uma ótima leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 10, no. 2 (December 28, 2017): i—ii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.i-ii.

Full text
Abstract:
Esta segunda edição do volume 10 de 2017 traz várias contribuições no que diz respeito a novos objetos de estudo que as tecnologias e seu uso apresentam, além de diferentes olhares teórico-metodológico sobre eles.No primeiro eixo temático ou trilha, Linguística e Tecnologia, Andréa Pisan Soares Aguiar, em “Jogos eletrônicos e ensino de língua portuguesa: algumas reflexões”, propõe reflexões sobre o uso de jogos eletrônicos no ensino de língua portuguesa, especificamente, no ensino de gêneros textuais orais e escritos pela perspectiva sociointeracional da linguagem. Em “Convergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube”, Bruna Helena Rech Rocha e Marcelo Spalding Perez fazem um levantamento teórico da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional, especificamente inglês. Priscilla Tulipa da Costa, em seu artigo “Os verbos frasais mais frequentes na escrita de aprendizes: um estudo contrastivo”, analisa dois corpora contendo ensaios escritos em inglês por estudantes universitários, os quais são examinados qualitativamente com o suporte do software AntConc para o tratamento e a análise dos dados.Na trilha Educação e Tecnologia, Pablo Rodrigo Bes Oliveira, em “Pokémon GO: discutindo dispositivos e a pedagogia dos jogos eletrônicos”, analisa práticas discursivas e não discursivas do jogo Pokémon GO, para desvendar os conceitos pressupostosnesse aplicativo, mostrando a visão consumista implícita em suas práticas. Tacia Rocha e Luciana C. F. Dias Di Raimo, em “Prática de leitura em sala de aula a partir dos pressupostos foucaultianos”, propõem uma prática de leitura como processo discursivo para o Ensino Superior, a partir de uma materialidade audiovisual com a temática tecnologia na educação. Em “O Ensino Híbrido como modalidade de interação ativa e reflexão crítica: relato de uma experiência docente no Brasil”, Débora Montenegro Pasin e Heloísa Orsi Koch Delgado relatam exemplos de ações na área da educação mediada por tecnologias no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, e demonstram o uso do modelo híbrido de ensino em uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras em uma universidade particular brasileira. Alexandre Gomes Soares, em “Desafios da gestão em educação a distância: uma análise a partir da visão do gestor”, apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os limites e possibilidades da gestão em curso a distância, com foco na percepção do gestor sobre sua gestão e sobre as consequências dela na atuação da equipe multidisciplinar de suporte. No artigo em inglês “Language learning in Blended And Tandem with Brazilian partners: flexible learning models”, Ulisses Oliveira compartilha uma experiência com um programa desenvolvido com enfoque na abordagem do blended learning, além de descrever uma mesclagem com o tandem learning num projeto piloto de uma disciplina curricular de Inglês na Escola de Negócios e Hospitalidade de uma universidade brasileira. Keyseane Santos da Silva, em “Análise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas”, discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos e contribuindo para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Wilkens Lenon Silva de Andrade, em “Reflexões sobre educação, sociedade e tecnologia, numa perspectiva libertadora”, analisa as contradições existentes entre a produção do conhecimento no contexto da cultura escolar, sobretudo no âmbito da academia, e a privatizazão do conhecimento a partir das novas práticas capitalistas no mundo globalizado. Em “Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem”, Renata Barbosa Vicente e Matheus Yuri Bezerra da Silva Araújo apresentam a elaboração do aplicativo educacional “Escolinha do Letramento” e seu sistema de funcionamento para atender crianças quecursam entre o 1º e o 2º ano doensino fundamentalI. Sabrina Bagetti, Eunice Maria Mussoi e Elena Maria Mallmann, em “Fluência tecnológico-pedagógica na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)”, expõem resultados de uma investigação sobre as implicações da fluência tecnológico-pedagógica na produção de videoaulas no formato Recursos Educacionais Abertos (REA). Tiago Barbosa Souza e Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão, em “Ensinar francês por dispositivos móveis: uma experiência com Duolingo e WhatsApp”, relatam uma prática pedagógica que enfatizou o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua francesa em uma universidade pública no ano de 2015.Iniciamos a trilha “Semiótica e Tecnologia” com o artigo de Mário Sérgio Teodoro da Silva Junior, “Formas da expressão animatorial: o sentido dos movimentos na animação Disney”, no qual ele explora, dentro da perspectiva da semiótica discursiva, alguns conceitos de desenho animado, presentes na produção de filmes de animação dos estúdios da Walt Disney. Em “Castelo Rá-Tim-Bum: Das práticas educativas às formas de vida”, Carolina Mazzaron de Castro e Naiá Sadi Câmara analisam, também pela semiótica francesa, estratégias de interação do programa Castelo Rá-Tim-Bum, considerando-o como um gênero didático pedagógico produzido no universo de práticas educativas não formais. Juliane Bassanufa Oliveira e Carlos Francisco de Morais, em “Anna Karenina no cinema: o primeiro encontro de Anna e Vronski nos filmes de 1935, 1948 e 2012”, analisam a primeira cena de encontro entre Anna Karenina e Alexei Vronski nas adaptações cinematográficas de 1935 (Clarence Brown), 1948 (Julien Duvivier) e 2012 (Joe Wright) e do texto literário de Tolstói (1877), mostrando as diferentes formas de realizar adaptações. Mauriceia Silva de Paula Vieira, Paula Silva Abreu, em “Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário”, analisam, com base na Gramática do Design Visual, anúncios publicitários veiculados no YouTube, com vistas a compreender como os diferentes recursos semióticos contribuem para que o anúncio possa significar mais e atingir o público-alvo.Na trilha “Produção Textual e Tecnologia”, o artigo de Jorge Fernando Barbosa do Amaral, “Arnaldo Antunes, poesia primitiva”, investiga, a partir da análise do poema “sem saída”, de Augusto de Campos, a poesia interativa, disponibilizada na internet, que tem como condição de desenvolvimento a interação direta com o interlocutor, além de analisar a poesia multimídia de Arnaldo Antunes a partir de seu exercício de manipulação dos recursos materiais da palavra. Por fim, em “Produção textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica”, Claudemir Sousa discute uma concepção dialógica de escrita, com base em uma interação virtual escrita de estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo, baseando-se nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin.Desejamos a todos uma produtiva leitura desses textos que trazemos à luz nesta edição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ferreira Lima, Maria Do Carmo, Marina Santana, and Tatiane Ribeiro dos Santos. "RETENÇÃO DE TALENTOS NA PROFISSÃO DE SECRETARIADO." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 101–30. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.46.

Full text
Abstract:
No mundo corporativo muito se investe em tecnologia, processos especializados e técnicas cada vez mais avançadas para se alcançar as tão planejadas metas de crescimento. Porém, há um fator que está por trás de todas as técnicas e processos a ser adotado, um item sem o qual nada funcionaria: o fator humano. No cenário atual, é preciso conhecer a expectativa profissional de cada funcionário e procurar atendê-las. Devido à passagem da Era Industrial para a Era da Informação, as organizações buscam fornecedores de serviços cerebrais; necessitam das habilidades com as mãos, mas a habilidade do cérebro é mais valorizada. Pesquisas apontam que hoje, o que mais atrai os profissionais de secretariado é o Plano de Carreira. Remuneração, seja fixa ou variável, tornou-se um item de segunda ou até terceira prioridade. Isto se dá porque o perfil destes profissionais é buscar crescimento pessoal e profissional. Estes dados ficam comprovados na pesquisa primária elaborada neste trabalho. A maioria dos profissionais entrevistados, especialmente os jovens, considera a carreira como sua maior prioridade. Com base no que foi analisado e comparando aos estudos acadêmicos abordados no decorrer do trabalho, é correto confirmar que há uma tendência comprovada em pesquisas primárias e secundárias de que o salário está saindo de cena quando o assunto é reter talentos. Mais que isso, para reter o talento é preciso estudá-lo, pois conforme constatado a prioridade vai variar de acordo com a fase pessoal e profissional em que o indivíduo se encontra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

MORAIS, Caroline De. "LITERATURA MIDIÁTICA: LIVRO TRAILER DE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA." Trama 15, no. 35 (June 24, 2019): 13–24. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i35.20930.

Full text
Abstract:
O presente estudo faz uma breve análise do livro trailer sobre Triste fim de Policarpo Quaresma. O material consiste em uma animação acerca da narrativa, retomando os principais elementos da obra literária. Com o intuito de divulgar a Série Livro Trailer tem-se o objetivo de analisar a adaptação em seu formato de literatura midiática, promovendo os aspectos que são referenciados no recurso digital. Nessa perspectiva, valoriza-se a iniciativa governamental em proporcionar aos alunos o acesso ao ambiente digital associado ao contexto literário. A análise do livro trailer é articulada à obra literária física, refletindo criticamente acerca da adaptação como fator positivo na promoção da literatura.Referências:BAGGIO, Rodrigo. Real e virtual – O encontro. In: ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. (Orgs.). Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira Lent, 2008. p. 139-142.BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2001.BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Objetivo, s/d.BASNIAK, Maria Ivete. Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 32. n. 60, p. 305-319, abr./jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42627/28523. Acesso em: 27 abr. 2019.DIAS, Luis Otávio. TV multimídia: uma tela de oportunidades para a educomunicação nas escolas públicas do Paraná. 258f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2012/m2012_Luis%20Otavio%20Dias.pdf. Acesso em 16 jul. 2018.ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. O computador: ponto social ou abuso virtual? In: ESTEFENON, Susana Graciela Bruno.; EISENSTEIN, Evelyn. (Orgs.). Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira Lent, 2008. p. 46-50.GALLOTTI, Giocondo Marino Antonio (Org.). Sistemas Multimídia. São Paulo: Person Education do Brasil, 2017.HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.JACKIW, Elizandra. A TV multimídia nas escolas estaduais do Paraná: os desafios pedagógicos na prática docente. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2011/m2011_Elizandra%20Jakiw.pdf. Acesso em: 19 jul. 2018.KIRCHOF, Edgar Roberto. Ensino de Literatura na Era da Cultura Digital: obras digitalizadas e digitais. In: SANTOS, Alckmar Luiz dos.; SANTA, Everton Vinicius de. (Orgs.). Literatura, arte e tecnologia. Tubarão: Ed. Copiart, 2013. p. 11-26.MORAN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 96-100.NEVES, Carmen Moreira de Castro. Próxima atração: a TV que vem aí. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 88-91.PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Recursos Educacionais. Conectados 2.0. s/d. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/conectados_20/recursoseducacionais_conectados20.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. TV Pendrive: Manual. Multimeios, 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO. Livro Trailer Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18594. Acesso em: 10 jun. 2018.SANTOS, Márcio Carneiro dos. O trailer, o filme e a serialidade no modelo dos blockbusters do cinema hollywoodiano contemporâneo. Revista Geminis. v. 1. n. 1. p. 299-316. 2010. Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/24/22. Acesso em: 17 ago. 2018.SILVA, Alexandre Vilas Boas da. Literatura e Jogos Digitais: perspectivas e reflexões para uso de novas tecnologias na educação básica. 219f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Londrina – Londrina, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=trueid_trabalho=4454503. Acesso em 28 abr. 2019.TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA [Vídeo]. Direção geral: Cleide Ramos. Supervisão geral: Ricardo Petracca. Direção: Humberto Avelar. Paraná. Produção: Multimeios e MultiRio, 2010. Duração: 00:01:49. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18594. Acesso em: 10 jun. 2018.TYNER, K. Literacy in a digital world. Mahwa: Lawrence Erlbaum, 1998.XAVIER, Ismael. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003. p. 61-89. Recebido em 29-10-2018.Aceito em 25-04-2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Favaretto, Celso. "Do horror: a cena contemporânea." Teresa, no. 10-11 (December 3, 2010): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2010.116851.

Full text
Abstract:
Hoje a representação do horror não mais decorre, como se acreditou, da multiplicação dos teatros da memória e da perda de eficácia dos dispositivos da representação, efetuados pelo enfraquecimento do simbólico, com a contribuição das várias tecnologias da comunicação. Tal enfraquecimento resulta da potência das imagens que circulam, do excesso e da espetacularização que compõem o seu regime estético. Passados o tempo de circulação de teorias e as experiências de fechamento da representação, percebe-se que não temos ainda “uma linguagem que esteja à altura de traduzir o estado atual das coisas”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vega Garzón, Juan Carlos, Marcio Magrini, and Eduardo Galembeck. "Realidade virtual no ensino de vias metabólicas." Revista de Ensino de Bioquímica 16, no. 1 (September 21, 2018): 40. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v16i1.730.

Full text
Abstract:
A literacia visual é a capacidade de compreender (ler) e usar (escrever) imagens e de pensar e aprender usando imagens (estáticas ou em movimento). A literacia visual e a visualização são componentes de aprendizagem chave na Bioquímica, porque essa ciência usa modelos de moléculas para explicar como as células funcionam. Muitos estudos têm mostrado que as tecnologias de visualização (TV) podem ser úteis para desenvolver a literacia visual. O termo "realidade virtual" pode ser definido como um ambiente tridimensional imersivo, interativo, multissensorial, centrado no espectador e gerado por computador que leva em conta a combinação de tecnologias necessárias para construir esses ambientes. Nós projetamos um aplicativo de Realidade Virtual (RV) chamado VRMET para ajudar no desenvolvimento de habilidades de literacia visual para entender e representar conceitos bioquímicos. O aplicativo VRMET foi desenvolvido usando o Unity3D, o SDK de realidade aumentada da Vuforia e o SDK do Google VR para Unity. As moléculas 3D foram obtidas da Protein Data Bank e ChemSpider e optimizadas utilizando o Blender. O VRMET usa um modelo 3D a escala de uma célula animal. VRMET requer um dispositivo com câmera. O usuário pode obter a App da Google Play Store. O VRMET tem duas cenas diferentes: a cena de realidade aumentada (RA) e uma cena da realidade virtual (RV). A cena de RA permite visualizar, desde vários ângulos diferentes um modelo em escala de uma célula animal. A cena RV permite acompanhar cada uma das reações da glicólise e ciclo do Krebs dentro do modelo celular. O VRMET permite que os alunos visualizem a estrutura molecular de substratos e produtos, percebendo assim as mudanças em cada molécula ao longo da via metabólica. Também permite observar onde ocorre cada via metabólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Wasiak, Jason. "Ser-na-cidade: uma aproximação fenomenológica da experiência tecnológica / Being-in-the-city: a phenomenological approach to technological experience." Geograficidade 7, no. 1 (January 5, 2018): 4. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2017.71.a12968.

Full text
Abstract:
Este artigo examina a dinâmica acerca da negociação e articulação da relação corpo-tecnologia caracterizando necessariamente a experiência de ser-na-cidade. Em nenhum outro lugar a experiência cotidiana é mais mediada pela tecnologia do que na cidade. Ser-na-cidade envolve o ser encarnado pela tecnologia em níveis que vão do micro ao macro. Apesar do fato de que a tecnologia é constantemente desenvolvida no espaço da cidade, relações com a tecnologia tendem a se tornarem rapidamente normalizadas – mundanas – transparentes. Dada esta normalização, assim como a omnipresença da tecnologia na constituição do espaço da cidade, é importante examinar as formas como a tecnologia vem moldar os contextos experienciais da vida cotidiana. No espaço urbano tecnologias resultam em novas cenas a serem vistas, sons a serem ouvidos, aromas a serem cheirados, gostos a serem saboreados, texturas a serem sentidas, bem como modos totalmente novos de experienciar o cotidiano. Ao explorar a dinâmica em torno da negociação e articulação contínua em várias camadas da relação corpo-tecnologia que caracteriza necessariamente a experiência de ser na cidade, uma perspectiva fenomenológica é adotada. Os escritos de Heidegger sobre tecnologia, os de Merleau-Ponty sob corporeidade e percepção e os de Don Ihde sobre o corpo e a tecnologia, contribuem para o quadro teórico para um exame fenomenológico das implicações experienciais do Ser-na-cidade, uma ecologia tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Muniz, Mariana Lima, Alexandre Silva Nunes, and Paulo Ricardo Berton. "Estudos das ausências nas artes da cena." ouvirOUver 13, no. 1 (May 25, 2017): 120. http://dx.doi.org/10.14393/ouv20-v13n1a2017-9.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir os binômios ausência/presença e real/virtual a partir da análise de espetáculos, dramaturgias e teorias acerca da interpretação teatral produzidos no final do século XX e início do século XXI. Na oposição ausência/presença, a característica lacunar do texto, da interpretação e da encenação, que se expandiu neste período histórico, ao lado de estéticas mais fechadas, passou a exigir a contribuição do espectador para a construção do sentido. Na oposição real/virtual, desde os conceitos clássicos da relação presença-ausência do ator-personagem até a difusão das tecnologias de transmissão remota de presença vem-se discutindo cada vez mais as condições de presença concretas e virtuais e o modo como agem sobre a cena. ABSTRACT The panel Absence Studies in the Performing Arts promotes a debate about the absence/presence and actual/virtual binaries through the analysis of XXIth Century plays and productions. In the first pair, the characteristic gaps found in drama and scene, very widespread in theatrical productions of the period, besides other more traditional styles, demanded the contribution of the spectator for the construction of meaning. The second opposition, with the spreading of the remote transmission technologies of presence brought the issue of the intromission of the virtuality onto the stage. Keywords: absence/presence; actual/virtual; performing arts; XXIth century Theatre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel. "Corpo-imagem: o jogo do ator na cena intermedial." Sala Preta 18, no. 1 (June 30, 2018): 258. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p258-272.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o jogo do ator na cena intermedial e a problemática da sensibilidade da imagem. Com o advento das tecnologias digitais, o teatro contemporâneo investe nos relatos autobiográficos e na interface entre o ator e as imagens, criadas e/ou pré-registradas e projetadas na cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Soldera, Natalia. "As imagens digitais como matriz poética da composição cênica." Conceição/Conception 4, no. 2 (December 30, 2015): 89. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647665.

Full text
Abstract:
O artigo examina espetáculos teatrais, que tem como fator comum a presença de imagens digitais como matriz de composição de suas poéticas. Pretende-se observar aproximações e afastamentos entre essas criações, evidenciando que a presença de tecnologias de imagem não determina uma única linguagem ou aproximação da cena teatral, mas sim pode proporcionar múltiplas possibilidades ativas de jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alonso, Kátia Morosov, Danilo Garcia da Silva, Maria Cristina da Silveira, and Mabel Moreira Strobel. "Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência." Educação & Sociedade 33, no. 121 (December 2012): 1073–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000400009.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Arlanch, Adolfo Bergamo, GLAUBER JOSE DE CASTRO GAVA, Oriel Tiago Kolln, William José Dellabiglia, Fábio Vale Scarpare, and Regina Celia de Matos Pires. "ÍNDICES FISIOLÓGICOS E A PRODUTIVIDADE DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR NOS MANEJOS DE SEQUEIRO E IRRIGADO POR GOTEJAMENTO." IRRIGA 1, no. 1 (September 25, 2018): 112–24. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v1n1p112-124.

Full text
Abstract:
ÍNDICES FISIOLÓGICOS E A PRODUTIVIDADE DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR NOS MANEJOS DE SEQUEIRO E IRRIGADO POR GOTEJAMENTO* Adolfo BERGAMO ARLANCH1; GLAUBER JOSÉ DE CASTRO GAVA2; ORIEL TIAGO KöLLN3; William José Dellabiglia4; Fabio Vale Scarpare5 E Regina Celia de Matos Pires 6 * Artigo extraído da Dissertação do primeiro autor 1 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem, Universidade Estadual Paulista ‘‘Júlio Mesquita Filho’’ - UNESP/FCA, Rua José Barbosa de Barros, 1780, Botucatu, SP - Brasil. E-mail: adolfoarlanch@gmail.com 2 Pesquisador, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Rodovia SP 304, Km 304, Jaú, SP - Brasil. E-mail: ggava@iac.sp.gov.br 3 Pesquisador, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) - Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 - Campinas, São Paulo - Brasil. E-mail: otkolln@gmail.com 4 Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC-BT), Av. José Ítalo Bacchi, s/n, Botucatu – SP – Brasil. E-mail: williamd@fatecbt.edu.br 5 Pesquisador, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Universidade de São Paulo (USP), Av. Centenário, 303, Piracicaba, SP - Brasil. E-mail: fabioscarpare@hotmail.com 6 Pesquisadora, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Av. Theodureto de A. Camargo, 1500, Campinas, SP - Brasil. E-mail: rcmpires@iac.sp.gov.br 1 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo utilizar os índices fisiológicos e a produtividade de colmos e de açúcar de diferentes genótipos em dois manejos hídricos contrastantes: manejo irrigado e de sequeiro, buscando identificar genótipos tolerantes a deficiência hídrica e responsivos à irrigação. O experimento foi desenvolvido na Unidade de Pesquisa Hélio de Morais em Jaú – SP do Instituto Agronômico de Campinas, (IAC-Jaú). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições constituídos pela combinação de quatro genótipos de cana-de-açúcar: RB867515, SP801842, CTC 6, RB92579 e dois manejos da cultura: manejo de irrigação por gotejamento subterrâneo e manejo de sequeiro. Ao longo do desenvolvimento do experimento foram avaliados os índices fisiológicos: condutância estomática, temperatura foliar, estimativa do conteúdo de clorofila aparente (SPAD) e índice de área foliar (IAF). Ao final do período experimental foram quantificados a produtividade de colmos e de açúcar. Os índices fisiológicos: condutância estomática (gs) e temperatura foliar, selecionaram com maior acurácia, genótipos de cana-de-açúcar tolerantes a deficiência hídrica e responsivos às tecnologias de irrigação. Os genótipos RB92579 e CTC6 foram menos tolerantes a deficiência hídrica em comparação com os genótipos RB867515 e SP80-1842, considerando a produtividade de colmos e de açúcar. Palavras-Chave: Irrigação por gotejamento subsuperficial; Saccharum spp.; condutância estomática; SPAD; temperatura foliar. ARLANCH, A. B.; GAVA, G. J. C.; KöLLN, O. T.; Dellabiglia, W. J.; Scarpare, F.V.; Pires, r. C. M. PHYSIOLOGICAL INDICES AND THE YIELD OF GENOTYPES OF SUGARCANE IN THE HANDLING OF DROUGHT AND DRIP IRRIGATION 2 ABSTRACT The objective of this work was to use physiological indices and yield of stalks and sugar of different genotypes in two contrasting water managements: irrigated and dry land management, to identify genotypes tolerant to water deficiency and responsive to irrigation. The experiment was developed at Hélio de Morais Research Unit in Jaú/SP, Brazil, from the Agronomic Institute of Campinas (IAC-Jaú). The experimental design was completely randomized block with four replications made up of the combination of four sugarcane genotypes: RB867515, SP801842, CTC 6, RB92579 and two crop managements: underground drip irrigation management and dry. During the development of the experiment, the physiological indexes were evaluated: stomatal conductance, leaf temperature, estimated apparent chlorophyll content (SPAD) and leaf area index (IAF). At the end of the experimental period the yield of stalks and sugar were quantified. The physiological indices: stomatal conductance (gs) and leaf temperature, selected with greater accuracy, sugarcane genotypes tolerant to water deficiency and responsive to irrigation technologies. The genotypes RB92579 and CTC6 were less tolerant to water deficit compared to genotypes RB867515 and SP80-1842, considering the yield of stalks and sugar. Keywords: Subsurface drip irrigation; Saccharum spp.; stomatal conductance; SPAD; leaf temperature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Galindo, Dolores Cristina Gomes, Flávia Cristina Silveira Lemos, Renata Vilela, and Bruna Garcia. "Medicalização e governo da vida e subjetividades: o mercado da saúde." Estudos e Pesquisas em Psicologia 16, no. 2 (June 30, 2017): 346–65. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2016.29164.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise da literatura a respeito de medicalização, a partir da biopolítica no neoliberalismo. A construção do mercado da saúde coloca em cena um conjunto de tecnologias de governo de condutas que forja subjetividades saudáveis e controladas pelas prescrições de saúde e segurança. Os efeitos dessas práticas medicalizantes atravessam e fabricam corpos e populações, instrumentalizados pela gerência de risco e perigo, pela prevenção e controle do futuro, em nome da vida e da saúde, prolongadas ao extremo. Nesse aspecto, o objeto desse artigo é problematizar por meio de uma abordagem histórica, baseada em Foucault, a emergência do biocapital e da bioeconomia, como táticas de normalização e normatização das condutas pela biocidadania; e no âmbito das leis que reivindicam o direito à saúde, como estratégia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Maia, Hortênsia Gadelha, and Euler Sobreira Muniz. "Novos caminhos para a cenografia diante da evolução tecnológica: o teatro e a realidade aumentada." Revista Tecnologia 39, no. 1 (June 29, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2018.6706.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo principal mostrar as mudanças ocorridas na cenografia diante das novas técnicas digitais e as oportunidades que surgem a partir delas. Em menor escala, como objetivos específicos, busca mostrar um breve histórico da cenografia, pouco conhecido pelos arquitetos; assim como pouco ensinado nos cursos de arquitetura. Propõe ainda a requalificação da posição do arquiteto como criador cenográfico numa modernidade onde as novas tecnologias abrem um leque de alternativas para o desenho do espaço. Para estimular a discussão sobre a cenografia e o uso dos novos meios digitais foi feita uma análise histórica e uma busca do estado da arte da cenografia. Por meio de estudos de casos é possível observar a influência dos novos meios digitais sobre a cenografia teatral e as possibilidades de alterar o espaço e o enredo da história. Ao estudar a dinâmica de projetar as cenas, é fundamental o extenso trabalho colaborativo de diferentes profissionais. Conclui-se que a cenografia foi na antiguidade e é ainda hoje uma arte coletiva, feita por muitos, onde se ajuntam conhecimentos diferentes para criar uma ambiência efêmera e tocante em cada nova cena. A cenografia possui inúmeras perspectivas para se desenvolver diante de uma sociedade moderna, digital, da informação e do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Castro, Gisela. "(In)Comunicação, consumo e sociabilidade na cena urbana: breve reflexão a partir do cinema." Rumores 7, no. 14 (December 27, 2013): 197. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2013.69439.

Full text
Abstract:
<p>O trabalho examina a representação cinematográfica da mediação levada a cabo pelas tecnologias de informação e comunicação para refletir sobre as transformações nos vínculos sociais. Discute-se o estatuto da comunicação e da sociabilidade nas redes telemáticas que caracterizam as cidades no mundo contemporâneo, focalizando a (in)comunicação favorecida pela colonização das práticas e processos sociais pelas lógicas do mercado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Saturnino, Andrea Caruso. "Eu/Público, Eu/Cena: o espectador em ação através dos dispositivos tecnológicos." Sala Preta 17, no. 1 (July 17, 2017): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p56-67.

Full text
Abstract:
As contribuições das novas tecnologias à cena contemporânea nos convidam a repensar a questão da presença cênica, tanto real como mediatizada, na perspectiva da percepção e também de apropriação do público. Este artigo aborda espetáculos que convocam o público à participação por via de ferramentas tecnológicas, especialmente Situation Rooms, do coletivo Rimini Protokoll, e Pendente de Voto, de Roger Bernat. Trata-se de refletir sobre a questão da especificidade dessas escrituras teatrais emergentes, que por um lado trazem de volta o próprio diretor ao cerne do trabalho criativo e, por outro, torna o público sujeito ativo na construção dos espetáculos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Maria Aparecida de Moraes. "TRABALHO RURAL: AS MARCAS DA RAÇA." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 99 (December 2016): 139–67. http://dx.doi.org/10.1590/0102-6445139-167/99.

Full text
Abstract:
Resumo Atualmente, em grande parte dos estudos rurais brasileiros, o trabalho assalariado não faz parte dos temas investigados. Por outro lado, nos estudos referentes à produção das commodities, por meio de máquinas com tecnologias avançadas, o trabalho é ocultado e, até mesmo, negado. Diante dessas ausências, proponho uma reflexão capaz de trazer à cena os(as) trabalhadores(as) rurais e desvendar os marcadores étnico-raciais que os(as) remetem aos porões da escala social. Baseando-se na metodologia da história oral de minhas pesquisas e na análise comparativa de vários estudos latino-americanos, busco a compreensão da permanente situação de degradação do trabalho rural no capitalismo contemporâneo, no contexto das marcas históricas da colonialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Julião, Letícia. "desafio da comunicação nos museus universitários." Museologia & Interdisciplinaridade 9, Especial (December 9, 2020): 13–23. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9iespecial.32082.

Full text
Abstract:
Novas formas de conceber a comunicação desafiam os museus universitários a romper com o modelo hierárquico, que pressupõe uma carência de informação do visitante, em favor de uma comunicação multireferenciada, na qual novos atores e narrativas emergem na cena museal. O artigo analisa a natureza do colecionamento no âmbito das universidades, a musealização e as modalidades de comunicação desse patrimônio, e as alternativas que sublinham para a democratização das relações dos museus com o público: a exposição de controvérsias e da dinâmica de produção de conhecimento, compreendendo processos colaborativos e de negociação, e o uso tecnologias da informação como ferramenta para ampliar audiências e a formação de redes de pesquisadores e acervos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Vieira Malanovicz, Aline. "Direito romano 'in streaming'." Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, no. 16 (December 30, 2020): 274–94. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i16.31428.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, percebeu-se o aumento do interesse despertado pelos Estudos Clássicos. Ao mesmo tempo, as tecnologias evoluíram, assim como os métodos de ensino. Um dos temas presentes nos projetos de investigação sobre o passado de Roma é o Direito Romano. E, atualmente, para o seu ensino, são pesquisadas metodologias ativas com uso de tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para o ensino-aprendizagem do Direito Romano com base em metodologia ativa com uso de cenas de filmes e séries de televisão. É realizado um levantamento filmográfico focado no tema Direito Romano, realizado em canais de streaming de filmes e séries. São, então, exemplificadas algumas análises possíveis sobre a abordagem de determinados institutos do Direito Romano em filmes selecionados. É proposto o plano de atividade didática com práticas de busca de filmes e cenas, reflexão sobre os institutos e análise e interpretação relacional. Conclui-se que há amplo potencial de contribuição, para os Estudos Clássicos, do uso dos filmes e séries para reflexão sobre a sociedade da Roma antiga e o Direito Romano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Behling, Hans Peder, and Dulce Márcia Cruz. "O espetáculo da educação a distância." Revista Crítica Cultural 1, no. 1 (June 1, 2006): 18. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v1e1200618-21.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta elementos para a discussão teórica sobre algumas questões na educação à distância (EAD) pela internet. O principal objetivo é demonstrar as vias de espetacularização do ensino através de tecnologia do EAD pela internet. Iniciando com uma conceitualização, a primeira constatação é de que a questão atual não é mais a substituição do ensino presencial, mas a passagem da formação institucionalizada para uma troca generalizada de saberes. A discussão sobre a virtualização discorda semanticamente da visão de Pierre Lévy e evidencia as novas possibilidades de atos de leitura e de produção textual geradas pela tecnologia: assim como o cinema não poderia ter tido êxito se fosse apenas uma filmagem de cenas de teatro, o EAD pela internet espetaculariza o ensino modificando diversos recursos que em muito diferem de uma mera reprodução dos conteúdos do ensino presencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography