Academic literature on the topic 'Tele-enfermagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tele-enfermagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tele-enfermagem"

1

Caliari, Juliano Souza. "A IMPORTÂNCIA DO TELESAÚDE NO CUIDADO COM A POPULAÇÃO." Revista Eixos Tech 1, no. 2 (July 6, 2015): 15. http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v1n2201535.

Full text
Abstract:
Objetivo: Buscar evidências do telesaúde para o cuidado com a população. Metodologia: Trata-se de uma revisão em bases de dados de saúde, utilizando-se os descritores “Tele Enfermagem”, “Tele Cuidado”, “Tele Consulta” e “Tele Medicina”. Resultados: Dos 33 artigos, 40% estão em periódicos específicos da enfermagem e 94% descrevem a eficácia do tele medicina no atendimento a população; 94% foram publicados nos anos de 2011-2014, dez estudos descrevem os benefícios do programa e 21 tratam da sua aplicação no cuidado com o cliente. Conclusão: Os resultados apontam a necessidade de pesquisas de maior nível de evidência e de publicações em periódicos que facilitem a visualização on line dos estudos, além de melhor adequação dos resumos, os quais trazem falhas de apresentação de dados das pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Cynthia Maria Barboza do, Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima, Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Magdala de Araújo Novaes, Doralice Rodrigues Galdino, Érika Cristina Honorato Silva, Gabriela Guedes de Sá Leitão, and Tatiana de Paula Santana da Silva. "Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco." Revista CEFAC 19, no. 3 (June 2017): 371–80. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719314716.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: descrever a implantação e o nível de satisfação dos usuários sobre ações de tele-educação, relacionadas à saúde da comunicação humana. Métodos: relato de experiência que envolveu a realização de dez sessões de seminários transmitidos por webconferência, em um Núcleo de Telessaúde de Pernambuco. O público-alvo foi composto por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. A coleta de dados foi conduzida mediante entrevista estruturada, via contato telefônico com os participantes dos seminários. Foram consideradas as seguintes variáveis: temáticas das sessões, média de pontos conectados, município participante, categoria profissional e nível de satisfação do participante. Os dados foram analisados por frequência simples e média aritmética. Resultados: a média de pontos conectados nas dez sessões foi de 3,77. Participaram profissionais da área da enfermagem, medicina, fonoaudiologia e profissionais de nível técnico - Agentes Comunitários de Saúde. 100% do público considerou os temas muito interessantes, além de relevante à profissão. Todos referiram satisfação com as ações de tele-educação. Conclusões: a implantação da Telefonoaudiologia em Pernambuco iniciou-se pela capacitação da equipe, planejamento, oferta e avaliação das ações de tele-educação, voltadas para a temática da saúde da comunicação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Hugo. "Tele-enfermagem para a promoção da saúde da Criança numa Unidade de Saúde Familiar." Revista de Enfermagem Referência III Série, no. 9 (March 29, 2013): 135–44. http://dx.doi.org/10.12707/riii1250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Godoy, Solange Cervinho Bicalho, Eliane Marina Palhares Guimarães, Luiz Felipe Da Silva, Raphael Magalhães Trindade, Aline Batista, and Emanuelle Martin. "Boletim de telenfermagem: uma metodologia ativa de aprendizado." Latin American Journal of Telehealth 5, no. 2 (September 4, 2018): 187–99. http://dx.doi.org/10.32443/2175-2990(2018)245.

Full text
Abstract:
Introdução: As metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no processo de formação na área da enfermagem. Objetivo: O artigo discute o uso e os benefícios da metodologia ativa de aprendizagem na área da saúde, contextualizando com a experiência da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais na criação do Boletim de Tele Enfermagem. Método: Foram identificados e descritos aspectos para a estruturação de um boletim na telenfermagem. O conteúdo dos boletins já estruturados foi descrito, assim como seu tema. Para a avaliação do projeto, foi utilizada uma metodologia de círculo de conversação. Resultados: Os temas discutidos ao longo destes 10 anos de projeto de telenfremagem foram analisados para servir como assunto para publicação. O Boletim consistia em um periódico bimestral, produzido em até 6 páginas e distribuído digitalmente pelo site. Até agora foram produzidos quatro boletins. Quanto ao processo de aprendizagem, tanto os alunos como os professores avaliaram que este espaço permite uma melhor apropriação do conteúdo exposto, com aprofundamento do tema de cada boletim, com muitas dimensões sendo trabalhadas ao mesmo tempo: a seleção do tema, aspectos do tema que são mais importantes, exigindo que os alunos pesquisem e leiam o material anterior sobre o tema; oportunidade de se engajar com especialistas no tema, permitindo uma visão bem detalhada da área de saúde pública, esclarecendo dúvidas de um processo ativo e do próprio processo de produção do boletim. Conclusão: O uso de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada em saúde, ativa e comprometida com a transformação da realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Elisabeth Lima Dias da, Magdala de Araújo Novaes, Josiane Lemos Machiavelli, and Valdenice Aparecida de Menezes. "Caracterização dos seminários por webconferência sobre saúde do adolescente e jovem da rede de núcleos de telessaúde de Pernambuco." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 12, no. 1 (March 2012): 83–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292012000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: caracterizar o perfil dos seminários por webconferência sobre saúde do adolescente e jovem, a partir dos registros do serviço de tele-educação da Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES) de Pernambuco. MÉTODOS: estudo retrospectivo, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, com dados de 1348 participações de profissionais de saúde nos seminários ocorridos no ano de 2009. RESULTADOS: a RedeNUTES esteve presente em 45% dos municípios de Pernambuco. Foram realizados 148 seminários (19% - saúde do adolescente e jovem) com participação de todas as Gerências Regionais de Saúde; destacando a participação das equipes de enfermagem (51%) e saúde bucal (16,5%). No momento de troca de experiências foram feitos 151 esclarecimentos de dúvidas (média de 5,4 dúvidas por seminário), destacando as mesmas equipes em 55,5% e 19,7%, respectivamente. CONCLUSÕES: existe uma necessidade de estimular a participação dos profissionais de saúde nas capacitações permanentes para fortalecer as ações de promoção da saúde e o cuidado integral de forma contínua ao grupo dos adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Maria do Carmo Barros, Laiana Otto da Costa, Keitte Mendes Almeida, and Nathália Faria de Freitas Faria de Freitas. "O aleitamento materno inserido na telessaúde: revisão integrativa." Latin American Journal of Telehealth 5, no. 2 (September 4, 2018): 099–120. http://dx.doi.org/10.32443/2175-2990(2018)218.

Full text
Abstract:
O aleitamento materno é considerado uma estratégia de afeto e nutrição efetiva à criança, contribuindo para a redução da morbimortalidade infantil. Método: Pesquisa nas bases de dados indexadas BVS, MEDLINE, COCHRANE e SCIELO utilizando os descritores: aleitamento materno, telemedicina e tecnologia biomédica. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol ou português, publicados de 2007 a 2017. Resultados: Encontraram-se 22 artigos e após a seleção pela leitura do título e resumo, dois artigos foram excluídos por não ter sido possível o accesso na íntegra e cinco por não tratarem do foco ou período do estudo. Dessa forma, 15 artigos foram analisados para verificar a adequação ao tema. Discussão: Observou-se que o sistema de monitoramento interativo da amamentação pela internet é uma intervenção promissora para melhorar duração, exclusividade, intensidade da amamentação e diminuição dos sintomas da depressão pós-parto. Trabalhos indicaram que o emprego de ferramentas como sessões de videoconferência, realização de ligações ou envio de mensagens por meio de dispositivos móveis no pré-natal e puerpério corroboraram para implementação da teleamamentação e tele-enfermagem, com resultados positivos à redução da morbimortalidade. Conclusão: Tecnologias proporcionaram melhores resultados em saúde, reduzindo distância entre o binômio mãe-filho e os profissionais de saúde durante o atendimento e após alta hospitalar e contribuindo para o aleitamento materno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Liliana, Ângela Mota, and Luís Sousa. "Efeitos de um programa de (tele)reabilitação respiratória na pessoa com COVID-19: Um estudo de caso." Supplement 2 3, S2 (October 17, 2020): 23–28. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s2.3.5783.

Full text
Abstract:
Introdução: as pessoas com COVID-19 apresentarão na sua maioria formas leves a moderadas da doença e permanecerão no seu domicílio sob acompanhamento telefónico. A pessoa deve manter acompanhamento especializado levando à otimização do seu processo de cura, sem complicações associadas, responsáveis por reinternamentos. Objetivo: identificar os ganhos sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação com um programa de telereabilitação numa pessoa com COVID 19 ao nível da dispneia, ansiedade e depressão e fluxo expiratório. Método: estudo de abordagem quantitativa, tipo estudo de caso. Refere-se a um caso de uma pessoa com 53 anos com COVID 19 com internamento hospitalar seguido de alta com isolamento domiciliário. Foi feita uma intervenção com recurso a telereabilitação, através de 4 vídeos. Foram atendidos os princípios éticos em investigação. Resultados: foram evidenciados ganhos na capacitação da pessoa a nível do controlo da dispneia, na redução da ansiedade e depressão e no fluxo aéreo. Conclusão: o recurso à telereabilitação em contexto de COVID 19 pode trazer benefícios na capacitação da pessoa no controlo de sintomas, permitir a recuperação da pessoa no seu domicílio e evitar o internamento hospitalar. Palavras-chave: Infeção por coronavírus; Telereabilitação; Reabilitação respiratória; Enfermagem em Reabilitação;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Tele-enfermagem"

1

Casteli, Christiane Pereira Martins. "Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem: construção de dados mínimos." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-10052011-130841/.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivos desenvolver um Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem (SIEC) visando à construção de dados mínimos e avaliar os dados contidos no sistema, na perspectiva dos Enfermeiros especialistas. Tratou-se de um estudo aplicado, de produção tecnológica e exploratória. Para o desenvolvimento do SIEC foi utilizada a metodologia baseada no conceito do ciclo de vida de prototipação. O SIEC sedimentou-se em duas fases: definição e desenvolvimento. A fase de definição iniciou-se com a etapa de planejamento, seguida pela definição e análise dos requisitos necessários para a construção e culminou com a produção da especificação de requisitos do sistema. A fase de desenvolvimento traduziu o conjunto de requisitos em um sistema de informação informatizado. No SIEC é apresentado um conjunto de dados mínimos do SEC com 435 elementos de dados divididos em setes categorias: Profissionais, Atividades de Ensino, Estrutura Organizacional, Instituição, Produção Científica, Grupos de Estudos e Avaliação. A construção do conjunto de dados mínimos do SEC foi realizada a partir da seleção de termos da literatura e da prática deste serviço. No que se refere à avaliação, etapa do processo de prototipação, o sistema foi submetido à avaliação, por meio de aplicação de um questionário a 07 especialistas enfermeiras com experiência na área de ensino, na área de Administração em Enfermagem e/ou vivência no Serviço de Educação Continuada. O SIEC foi avaliado positivamente pelos especialistas, que pontuaram a pertinência e prioridade dos elementos de dados superior a 71% [n=5], em sua maioria, o que confirma a satisfação do usuário com relação ao conteúdo do sistema, segundo a Norma Brasileira ISO/IEC 14598-1, que indica a satisfação do cliente quando o produto alcança o nível de pontuação no intervalo alvo, ou seja, percentual igual ou superior a 70%. No entanto, 11 elementos foram pontuados com percentual de 57% [n=4], sendo eles: título de eleitor, seguro, modalidade, data de início, data de término, módulo, tipo, cadastro da auditoria de treinamento e valor hora/aluno/dia, Uniform Resource Locator (URL) e tipo de atuação. Esta pontuação mostra a necessidade de adequação dos elementos de dados para atender as necessidades do cliente e do serviço. Conclui-se que a metodologia adotada propiciou o desenvolvimento de um sistema de informação informatizado, a partir de um conjunto de dados mínimos do SEC, que possibilita o registro, a organização, análise e interpretação dos dados, com a emissão de relatórios, e que pode facilitar o acompanhamento do serviço e a implementação de melhorias tanto em recursos humanos quanto nos processos de trabalho, no âmbito da assistência, ensino, pesquisa e gestão, trazendo consigo uma linguagem que corresponda às necessidades de seus usuários.
This study aimed to develop a computerized system of Continuing Education in Nursing (SIEC) in order to build minimum data and evaluate the data in the system, from the perspective of nurses specialists. This was an applied study, exploration and production technology. To develop the SIEC methodology was used based on the concept of the life cycle of prototyping. The SIEC was deposited into two phases: definition and development. The definition phase began with the planning stage, followed by definition and analysis of requirements for construction and culminated with the specification of system requirements. The development phase led to the set of requirements in a computerized information system. SIEC is presented in a minimum data set of the SEC with 435 data elements divided into seven categories: Professional, Teaching Activities, Organizational Structure, Institution, Scientific, Group Study and Evaluation. The construction of the minimum data set of SEC was performed by the selection of terms from the literature and practice of this service. With regard to assessment, stage of prototyping, the system underwent evaluation by means of administering a questionnaire to 07 nurses with specialist experience in teaching in the area of Nursing Administration and/or experience in the Service Continuing Education. The SIEC was positively evaluated by experts, who scored the relevance and priority of data elements over 71% [n = 5], mostly confirming the user\'s satisfaction with the content of the system, according to Brazilian Standard ISO/IEC 14598-1, indicating customer satisfaction when the product reaches the level of scores in the target range, in other words, a percentage less than 70%. However, 11 items were marked with a percentage of 57% [n = 4], which are: voter registration, insurance, mode, start date, end date, module, type, registration audit and value of training hours / student per day, Uniform Resource Locator (URL) and type of activity. This score shows the need for adequacy of the data elements to meet customer needs and service. It is concluded that the methodology adopted enabled the development of a computerized information system, from a minimum data set of the SEC, which enables the recording, organization, analysis and interpretation of data, with reporting, and can facilitate the monitoring and implementation of service improvements in both human resources and work processes within the care, teaching, research and management, bringing with them a language that meets the needs of its users.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Magda Guimarães de Araujo. "Telessaúde Brasil núcleo Rio de Janeiro: a educação permanente no trabalho de enfermeiros da atenção básica." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1800.

Full text
Abstract:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
O processo de educação em saúde é um dos determinantes para a qualidade da atuação das equipes de atenção básica. A educação permanente, em especial, possibilita o aprendizado dinâmico a partir das demandas do cotidiano do trabalhador. Atualmente, a educação a distância é um dos meios pelos quais os profissionais podem se aprimorar, rompendo com incompatibilidades temporais e geográficas. Com este objetivo, foi instituído em 2007, pelo Ministério da Saúde, o Programa Telessaúde Brasil, que visa a educação permanente a distância dos profissionais da estratégia de saúde da família, sendo o Rio de Janeiro um dos núcleos do projeto piloto. Esta pesquisa teve como objetivos: a) Identificar e caracterizar, do ponto de vista sócio-demográfico, acadêmico e quanto ao uso de tecnologias de internet, os enfermeiros inseridos no Projeto Telessaúde Brasil núcleo Rio de Janeiro, segundo as regiões fluminenses; b) Identificar, categorizar e analisar as principais demandas de educação permanente apontadas pelos enfermeiros participantes no momento da adesão; c) Descrever e analisar a participação dos enfermeiros em atividades específicas. O Projeto possui duas atividades básicas: a teleconferência, funcionando de modo síncrono, em que o profissional tem a oportunidade de participar de aulas sobre temas de interesse com possibilidade de interação; e, a segunda opinião formativa que, de modo assíncrono possibilita ao trabalhador obter a opinião de um especialista sobre qualquer dúvida de seu cotidiano. A metodologia utilizada foi quantitativa, com desenho longitudinal e observacional, delineamento de pesquisa não experimental e caráter descritivo. Os dados foram obtidos entre os anos de 2009 e 2010 utilizando três fontes: formulários de Linha de base, registro de teleconferências e registros de perguntas e respostas de segunda opinião formativa. Os resultados indicam que o perfil do profissional fluminense é composto por trabalhadores do sexo feminino, jovens de formação recente, especialistas e com conhecimentos básicos sobre tecnologias de informação e comunicação. Verificou-se também que a maior parte das dúvidas do enfermeiro da ESF ainda é pautada em dúvidas clínicas, seguidos de dúvidas sobre implementação de atividades em educação permanente. Conclui-se pela viabilidade e importância deste tipo de atividade de educação permanente, em que pesem algumas contradições e dificuldades para o enfermeiro da atenção básica, que constituem-se em desafios a serem superados.
The education process is a determinant factor for the quality of service of health professionals. Permanent Education, particulary, enables dynamic learning from the daily demands of the professional. Currently, distance education is one means by which practitioners can improve, surpassing temporal and geographical incompatibilities. In this sense, it was established in 2007 by the Ministry of Health the Brazil Telehealth Program, which seeks to promote permanent distance education for professionals involved in the family health strategy, being Rio de Janeiro as one of the cores of the pilot project. This research aimed to: a) Identify and characterize, in terms of socio-demographic, academic, and on the use of Internet technologies, the nurses inserted into Telehealth Project Brazil Rio de Janeiro Nucleus, Rio de Janeiro according to region, b) To identify, categorize and analyze the permanent education demands pointed by the participants, c) Describe and analyze the participation of nurses in specific activities. The Project has two basic activities: the teleconference, working synchronously in wich the professional has the opportunity of attending classes about subjects there ar in accordance with the interaction possibility and, the second formative opinion, asynchronously working, giving the worker the possibility to obtain the opinion of an expert on any doubt in his everyday life. The methodology was based on a quantitative approach with longitudinal design and observational, not experimental research design and descriptive character. Data were collected between the years 2009 and 2010 and analyzed according to three sources of information: Baseline forms, teleconferences and formative second opinions. The results indicate that the professional profile of Rio de Janeiro is composed of female workers, young, recently trained, specialists and with basic knowledge on information technologies and communication. It was also found that most of the questions are still related to clinical issues, followed by questions about implementation of activities on continuing education. The conclusion shows the feasibility and importance of this type of continuing education activity, in spite of some contradictions and difficulties for nurses in primary care, which are challenges to be overcome.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Faria, Magda Guimarães de Araujo. "Interação em processos de construção compartilhada do conhecimento: uma experiência de educação a distância com enfermeiros da saúde da família." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8603.

Full text
Abstract:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
A educação a distância (EAD) é uma importante estratégia na realização de atividades de educação permanente em saúde. Contudo, as raízes pedagógicas de muitas destas práticas convergem para a reapresentação de uma educação tradicional e transmissora, sobretudo pela inexistência de momentos de interação social que possibilitem a troca e o compartilhamento de saberes. Neste sentido, os fóruns on line são considerados um importante recurso para promover um cenário interativo e estimular processos de construção compartilhada do conhecimento (CCC). Nesta pesquisa, defende-se a tese de que dentro da lógica dos processos de educação permanente em saúde, o fórum representa uma ferramenta interativa e possibilita a construção de saberes compartilhados. Assim, o objetivo geral é analisar os fóruns interativos como espaço de processos de ensino-aprendizagem entre enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família em um curso de especialização em saúde da família a distância. Além disso, são objetivos específicos desta pesquisa: compreender a política e os projetos de educação permanente em saúde no Brasil; observar as interações sugestivas de processos de construção compartilhada do conhecimento entre alunos e tutores; analisar a percepção dos discentes do curso sobre o fórum interativo e as possíveis repercussões deste em sua prática profissional. A metodologia escolhidabaseia-se no estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados questionários on line e análise dos fóruns temáticos das disciplinas do curso, segundo análise de suas redes sociais. Tal análise desdobrou-se na construção de três categorias: as relações comunicacionais e os processos interativos como essencialidades da CCC; a formação de grupos as redes sociais na EAD; o tutor como mediador do espaço virtual. Observou-se, neste estudo, que a construção das redes sociais dentro de uma turma de EAD obedece à mesma lógica daquelas construídas presencialmente, ou seja, é baseada na identificação com o grupo e na aceitação de ideias expostas por um determinado coletivo. Os tutores possuem papel essencial na formação das redes sociais e, também, no surgimento das relações dialógicas. As relações de cooperação dentro dos fóruns interativos indicam a existência de processos de CCC; contudo, assim como nas relações presenciais, é impossível dimensionar a influência e as consequências sociais destas construções na vida dos sujeitos. Conclui-se que o fórum possibilita a existência de relações comunicacionais, porém os desdobramentos interativos, bem como os processos de CCC, dependem, não só do instrumento utilizado, mas de outros fatores, como o estímulo do professor-tutor, a participação dos alunos e a criação de redes sociais cooperativas.
Distance learning (ODL) is an important strategy in conducting continuing education activities in health. However, the pedagogical roots of many of these practices converge to the representation of a traditional and transmitter education, especially due to the lack of social interaction moments allowing the exchange of knowledge. In this regard, on line forums are considered an important resource to promote an interactive scenario and stimulate the shared process of constructing knowledge through communication actions cooperatives. In this research we defend the thesis that within the logic of permanent education processes in health, the forum as a interactive tool of the Internet allows the construction of shared knowledge. Thus, the general objective is to analyze interactive forums as an area of teaching-learning processes between FHS nurses in a distance learning specialization course in family health. In addition, are specific objectives of this research: 1. Understand the policy and projects on permanent education in health in Brazil; 2. Observe interactions suggestive of shared construction of knowledge between students and tutors; 3. To analyze the perception of the course students on the interactive forum and its possible repercussions in their professional practice. The methodological approach chosen is based on case study where data collection used online questionnaires and analysis of thematic forums of course subjects, according to an analysis of their social networks.This analysis was divided in three categories: a) The communication relations and interactive processes as essentialities of Shared Knowledge Construction; b) Formation of groups - social networks in distance education; c) The tutor as a mediator of the virtual space. It was observed in this study that the construction of social networks within a distance education class follows the same logic of those built in person, that is, based on the identification with the group and acceptance of ideas exposed by a certain collective; Tutors have essential role in the formation of social networks and also the emergence of dialogical relations; The cooperation within the interactive forums indicate the existence of shared construction of knowledge, however, as well as in-person relationships, it is impossible to scale the influence and the social consequences of these constructions in subjects' lives. In conclusion, the forum, while interactive element, allows the existence of communication relationships, however the interactive developments and the processes of shared construction of knowledge depend also of other factors such as teacher-tutor incentive, student participation and the creation of cooperative social networks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Vera Alexandra Bártolo. "Follow-up telefónico na adesão terapêutica em pessoas com doença mental." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/16761.

Full text
Abstract:
A adesão terapêutica em pessoas com doença mental constitui um grande desafio para os enfermeiros. A gestão ineficaz do regime terapêutico e, consequente não adesão, é um problema de enfermagem que reflete sofrimento para as pessoas, assim como, um custo elevado para o Sistema Nacional de Saúde. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental participa no tratamento de pessoas com doença mental, sendo que as suas intervenções “visam contribuir para a adequação das respostas da pessoa doente e família face aos problemas específicos relacionados com a doença mental” (Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, 2010) sendo a adesão terapêutica um deles e tendo como objetivo, entre outros, evitar o agravamento da situação. O follow-up telefónico pós alta é uma estratégia que pretende melhorar a adesão terapêutica e que, além da vantagem da sua rapidez e baixo custo económico permite detetar dúvidas, realizar encaminhamento atempado e avaliar a adesão terapêutica, neste trabalho através da escala de Medida de Adesão Terapêutica. Foi Implementada uma intervenção de follow-up telefónico resultando um aumento significativo da adesão terapêutica. O principal objetivo deste relatório é descrever, de modo crítico e fundamentado, o percurso realizado, elencando as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo do mesmo. É realizada uma fundamentação teórica acerca do tema em estudo e apresenta-se o referencial teórico – Hildegard Peplau. Seguidamente é feita uma análise do percurso realizado, indicando objetivos, principais atividades realizadas e dificuldades sentidas. No final são evidenciadas algumas considerações finais que sintetizam o trabalho desenvolvido. Este trabalho é de extrema importância para o meu processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências especializadas, salientando-se a capacidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, que fui desenvolvendo ao longo de todo o percurso.
The adherence to therapy in people with mental illness is a major challenge for nurses. Ineffective management of therapeutic regimen and consequent non-adherence is a nursing problem reflecting suffering for people, as well as a high cost to the national health system. The specialist in Mental Health Nursing participate in the treatment of people with mental illness, and its interventions “aim to contribute to the adequacy of the responses of the sick person and family to face specific problems related to mental illness” (Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, 2010) being the adherence to therapy one of them and with the aim, among others, to avoid worsening the situation. The post-discharge telephone follow-up is a strategy designed to improve the adherence to therapy and in addition to the advantage of its speed and low economic cost, allows detecting doubt, conduct timely referral and evaluate the adherence to therapy, in this assignment through the Measure Treatment Adherence scale. It has been implemented a telephone follow-up intervention after which it was observed that adherence to therapy increased significantly. The aim of this report is to describe in a critical and reasoned manner, the route taken, listing the skills acquired and developed throughout the same. A theoretical foundation on the subject under study and a presentation of the theoretical framework – Hildegard Peplau – is performed. Then, an analysis of the accomplished route, indicating objectives, main activities and perceived difficulties is done. At the end, final considerations arise summarizing the work developed. This work is extremely important for my learning process and development of expertise, highlighting the capacity for self-knowledge and personal growth, which was developed throughout the route
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography