To see the other types of publications on this topic, follow the link: TEMPO PADRÃO.

Journal articles on the topic 'TEMPO PADRÃO'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'TEMPO PADRÃO.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pinho, Ana Sueli Teixeira de, and Elizeu Clementino e. Souza. "Fios que Tecem o Tempo Escolar: do ritmo padrão à simultaneidade." Educação & Realidade 42, no. 3 (May 29, 2017): 1183–204. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660927.

Full text
Abstract:
Resumo: Este texto tem por objetivo tecer os fios que, de modo complexo, atam e desatam, de forma silenciosa, a constituição do tempo em duas escolas com classes multisseriadas da Ilha de Maré, problematizando a ideia de ritmo padrão e apontando a simultaneidade como possibilidade para o tempo escolar. Do ponto de vista metodológico foi adotada a narrativa (auto)biográfica, e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. O estudo realizado aponta que o tempo escolar, das duas escolas pesquisadas, é convidado a reconhecer a existência e a legitimidade de outros tempos, para além do seu: o tempo da maré, o tempo do trabalho, o tempo das práticas simbólicas, o tempo livre e as temporalidades dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinho, Ana Sueli Teixeira de, and Elizeu Clementino de Souza. "O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo padrão às simultaneidades." Educação e Pesquisa 41, no. 3 (September 2015): 663–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201507133096.

Full text
Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa cujo intuito foi compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré (Bahia). A análise do campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados como referencial teórico os trabalhos de Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se a discussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográfica que se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, por meio da entrevista narrativa, deixar entrever traços de uma experiência ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa concluiu que a compreensão do tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e, de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kathen, Talita Ten. "Padrão postural de bailarinas clássicas." Fisioterapia Brasil 10, no. 6 (December 16, 2017): 419. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i6.1580.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva avaliar a prática do ballet clássico e sua influência sobre o padrão postural, a) avaliando quais as alterações posturais mais comuns entre as bailarinas; b) observando a incidência de lesões e de queixas álgicas mais frequentes; c) observando a relação entre alteração postural e tempo de prática. Utilizaram-se os instrumentos: ficha de avaliação postural; escala análoga de dor atual e cronológica; questionário. Os resultados indicaram alterações posturais mais incidentes, como pelve antevertida e hiperlordótica, cabeça anteriorizada, saliência de escápulas, tendão de Aquiles varo e achatamento dos arcos interiores dos pés. As queixas álgicas mais encontradas foram nos joelhos, nos pés e na coluna lombar, respectivamente. A observação da relação de tempo de prática não serviu como referencial para indicar o aumento no número de alterações posturais.Palavras-chave: ballet clássico, postura, fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dos Santos Vieira, Romero Rondinele, Ana Maria Magalhães Correia, André Duarte Lucena, and Armistrong Martins da Silva. "Estudo de tempos e métodos no processo produtivo de uma panificadora localizada em Mossoró/RN." Gestão e Sociedade 9, no. 23 (March 28, 2016): 977. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v9i23.2029.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar como o estudo de tempos e métodos pode auxiliar na otimização do processo produtivo de uma panificadora localizada na cidade de Mossoró/RN com foco na definição do tempo padrão de uma operação, através das ferramentas de cronoanálise e cronometragem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários semi-estruturados e observação in loco com o auxílio de cronômetro, filmadora e preenchimento da folha de observações com o operário que realiza a operação. Os resultados demonstram a definição do tempo padrão em 70,7481 minutos, determinação da capacidade produtiva e sugestões para a melhoria do processo produtivo. A conclusão indica que essa quantidade de tempo é necessária para desenvolver a operação, usando os métodos e equipamentos fornecidos. Entretanto, com as sugestões propostas, esse tempo pode ser melhorado para a otimização do processo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira Júnior, Alfredo, and Ivan Amaral Guerrini. "Unidade e multiplicidade do tempo: uma abordagem transdisciplinar." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 8, no. 15 (August 2004): 247–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832004000200005.

Full text
Abstract:
Procurou-se, neste trabalho, pensar o tempo no contexto das ciências da saúde, no qual se entrelaçam aspectos físicos, biológicos, psicológicos e sociológicos. Enquanto em nossa percepção do mundo e de nós mesmos o tempo se apresenta sob muitas facetas, na física clássica, conforme o modelo newtoniano, assumia-se a existência de um tempo absoluto, unilinear, homogêneo e independente do observador. Com a teoria da relatividade e o estudo dos sistemas complexos, um novo conceito de tempo apresenta-se na física: o tempo fractal, o qual possibilita maior compatibilidade com as abordagens psicológicas e sociológicas. Nesta perspectiva, a experiência de vida de uma pessoa, e seus respectivos processos de construção da saúde, envolveria uma multiplicidade de tempos, que coexistem e se organizam segundo um padrão coerente de auto-similaridade. Uma quebra desse padrão estaria correlacionada com a ocorrência da doença. Sugere-se que uma abordagem mais adequada do adoecimento deveria levar em conta, como referência para o profissional de saúde, o conceito de tempo fractal, possibilitando maior sintonia do paciente com a complexidade da natureza e, por conseguinte, consigo mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Lúcia Aparecida, Camila de Assunção Peixoto, Luciana Paiva, Quenia Cristina Gonçalves da Silva, Marina Pereira Rezende, and Maria Helena Barbosa. "Adesão às precauções padrão em um hospital de ensino." Revista Brasileira de Enfermagem 70, no. 1 (February 2017): 96–103. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0138.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: verificar os fatores associados e o nível de adesão às precauções padrão dos profissionais de enfermagem do setor de clínica médica de um hospital de ensino. Método: estudo quantitativo, transversal, analítico, realizado com 54 profissionais de enfermagem, por meio da aplicação da Escala Psicométrica de Adesão às Precauções Padrão, traduzida e validada para o português do Brasil. Resultados: o escore global de adesão foi intermediário (4,41); não houve correlação estatisticamente significativa entre adesão e categoria profissional (p=0,404) e com o tempo de exercício profissional (p= 0,612). Verificou-se correlação do item Lava as mãos após a retirada de luvas descartáveis (p=0,026) com profissionais com tempo de trabalho, na área, superior a 10 anos. Conclusão: a adesão às medidas de precaução padrão pela equipe de enfermagem foi intermediária, não tendo diferença estatisticamente significativa em relação à categoria profissional e ao tempo de exercício profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santiago, Nestor Eduardo Araruna, Italo Farias Braga, and Juliana Maria Borges Mamede. "PROGRAMA TEMPO DE JUSTIÇA." Revista da Faculdade Mineira de Direito 24, no. 47 (June 21, 2021): 530–46. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2021v24n47p530-546.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou analisar os impactos do Programa “Tempo de Justiça” no julgamento dos Recursos em Sentido Estrito (RESE) interpostos em face de decisões de pronúncia, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Buscou-se averiguar eventuais impactos no tempo de julgamento dos RESE, sob uma perspectiva quantitativa. Foram analisados 391 RESE's, dentre os quais 327 foram de decisões de pronúncia. Notou-se que há uma linha decrescente em relação ao tempo de julgamento destes recursos. Verificou-se uma dispersão elevada nos dados, apresentando desvio padrão de 334 dias e uma concentração de julgados próximos à mediana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Nathalia Veronica Carneiro, Elton Hugo Lima da Silva Souza, Jéssica Karla Alves da Silva, Valdir Luna da Silva, Bruno Oliveira Ferreira de Souza, and Fabrício Bezerra de Sá. "Potencial visual evocado por padrão reverso com tabuleiro de xadrez em gatos domésticos adultos." Ciência Rural 45, no. 5 (May 2015): 842–47. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140075.

Full text
Abstract:
O potencial visual evocado por padrão reverso (PVE-PR) é um método objetivo, não invasivo e estabelecido para as investigações funcionais. Este trabalho teve como objetivo a obtenção de dados do PVE-PR com tabuleiro de xadrez em gatos domésticos adultos, além de verificar a influência de diferentes ângulos visuais sobre os picos de tempo implícito e amplitude das ondas N75 e P100. Foram utilizados 13 gatos adultos (2-4 anos de idade), de ambos os sexos. Cada animal foi posicionado 100cm de distância de um monitor de vídeo situado a 17,2º. O estímulo gerado para a formação dos PVEs foi uma onda "quadrada" com a frequência de 6 Hz, apresentados em cinco frequências espaciais (16', 32', 64', 130' e 260'de arco). Os valores médios dos tempos implícitos (ms) e amplitudes (µV) de P100 não foram diferentes estatisticamente e nem estavam correlacionados (r=0,067). Com a mudança de tamanho do ângulo de estímulo apresentado, os picos de tempo implícito e amplitude do P100 apresentaram uma discreta variação. Aos 32' de arco, a amplitude de P100 atingiu seu pico máximo, com 14,94±1,13µV (média±erro padrão da média). N75 não mostrou nenhuma variação de amplitude. Com 16' de arco, o tempo implícito de N75 diminuiu, não havendo correlação com os valores de amplitude (r=0,26). O ângulo visual que desencadeou um maior pico de amplitude e tempo implícito constante para P100, foi o de 32' de arco. Em gatos adultos, um PVE-PR pode ser obtido sem o uso de midriáticos e sedativos, com estímulos subtendidos entre ângulos grandes como 64' e pequenos como 16'
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Filho, Omar Gabriel da, Terumi Okada Ozawa, and Heloisa Carvalho Borges. "A influência da queiloplastia realizada em tempo único e em dois tempos cirúrgicos no padrão oclusal de crianças com fissura bilateral completa de lábio e palato." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 12, no. 2 (April 2007): 24–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192007000200008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar a influência da queiloplastia realizada em tempo único e em dois tempos cirúrgicos no padrão oclusal de cirnaças com fissuras bilateral completa de lábio e palato. METODOLOGIA: a relação oclusal, de acordo com o índice Bauru, para a fissura bilateral completa de lábio e palato, foi estudada em uma amostra de 91 crianças nos estágios de dentadura decídua e mista. As crianças apresentavam fissura bilateral completa de lábio e palato e encontravam-se distribuídas na faixa etária compreendida entre 4 anos e 3 meses e 11 anos no momento do exame oclusal. Todas as crianças foram operadas na infância, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), obedecendo dois protocolos de queiloplastia primária: 53 crianças foram submetidas à queiloplastia em tempo único (G1) e 38 crianças foram submetidas à queiloplastia em dois tempos cirúrgicos (G2). RESULTADOS E CONCLUSÕES: o padrão oclusal, mensurado com base numa escala de 1 a 5, de acordo com o índice Bauru para fissura bilateral completa de lábio e palato, obteve média de 2,28 e 2,51 para a queiloplastia realizada em tempo único e em dois tempos cirúrgicos, respectivamente. Os resultados permitem concluir que as cirurgias plásticas primárias comprometem a oclusão na dentadura decídua e mista, independentemente do número de etapas para a realização da queiloplastia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Prina, Bruno Zucuni, and Romario Trentin. "Tempo de retorno de inundações: aplicação metodológica." GEOUSP Espaço e Tempo (Online) 22, no. 3 (December 12, 2018): 670–86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.145266.

Full text
Abstract:
Esse trabalho possui o intuito de realizar a estimativa do tempo de retorno das inundações urbanas no município de Jaguari, RS. Destaca-se que o processo metodológico abordado nesse trabalho fez-se uso dos dados das réguas milimétricas obtidas da Agência Nacional de Águas (ANA), e, dessa forma, com a utilização do aplicativo “Pesquisas HidroWeb” (PRINA, 2014b), pode-se sintetizar os dados a fim de obter amostras do tempo de retorno das inundações. Com isso, pode-se realizar a estimativa do tempo de retorno. Para tal, utilizaram-se 6 funções matemáticas, no aplicativo Excel (MICROSOFT, 2007b), a fim de prever o tempo de retorno e posteriormente comparar os dados, obtendo a melhor estimativa. Assim, entre várias informações obtidas, compararam-se: a correlação entre as amostras e os dados estimados, por meio do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson (R²), e o desvio padrão dos resíduos. Assim, a partir das várias análises, constatou-se que a função que melhor modela o tempo de retorno das inundações urbanas na área de estudo é a Logarítmica, por gerar o maior R² e o menor desvio padrão dos resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fortunato, Ivan. "Educação e o tempo presente." Quaestio - Revista de Estudos em Educação 23, no. 1 (April 30, 2021): 199–209. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p199-209.

Full text
Abstract:
Este artigo é um ensaio que, a partir do filme Sociedade dos Poetas Mortos e dos livros Alunos Felizes e A Alegria de Ensinar, busca provocar a reflexão sobre a escola e suas prerrogativas de educar para o pleno desenvolvimento da pessoa, exercício da cidadania e a qualificação profissional. Ao cotejar o sentido de carpe diem – um dos principais mantras do fictício professor Keating – com pressupostos teóricos de Georges Snyders e Rubem Alves a respeito da felicidade e alegria na escola, espera-se revelar elementos para uma necessária axiologia da educação escolar, cada vez mais voltada apenas para aspectos cognitivos, pragmáticos e evidenciados por meio de testes de medidas padrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zambelli, Rafael Audino, Luan Ícaro Freitas Pinto, Gerla Castello Branco Chinelate, Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres, and Dorasílvia Ferreira Pontes. "Efeito da estocagem de massas congeladas nos parâmetros colorimétricos de pães tipo forma adicionados de ingredientes funcionais." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 1 (March 28, 2015): 62. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3342.

Full text
Abstract:
<p>O presente teve como objetivo estudar o efeito da estocagem congelada de massas por até 60 dias nos parâmetros colorimétricos de pães tipo forma. Foram desenvolvidas 7 formulações de pães tipo forma, uma padrão, sema adição de ingredientes funcionais e as contendo as combinações dos ingredientes açaí em pó/polidextrose, brócolis em pó/polidextrose e tomate em pó/polidextrose nas proporções de 5% e 10% cada. Através de análise de cor instrumental foram avaliados os parâmetros de luminosidade (L), cromaticidades a* e b*, o croma (C*) e o ângulo de tonalidade (h°) do miolo dos pães nos tempos 0, 15, 30, 45 e 60 dias. Para a formulação padrão, a luminosidade apresentou redução de 77,38 a 69,43, houve redução na cromaticidade a* e ângulo de tonalidade, já a cromaticidade b* e croma apresentaram elevação em função do tempo de estocagem. Para as formulações contendo ingredientes funcionais, o comportamento foi semelhante, os pães tiveram menor luminosidade quando comparada à padrão, à medida do tempo de estocagem, pela degradação dos pigmentos houve elevação deste parâmetro. A cromaticidade a* e o ângulo de tonalidade foram reduzidos ao longo da estocagem, com exceção das formulações incorporadas com brócolis em pó, onde o ângulo de tonalidade aumentou. A cromaticidade b* e o croma apresentaram aumento durante o período estudado. Concluiu-se que o tempo de estocagem congelada das massas promoveu variações nos parâmetros colorimétricos do miolo de pães tipo forma. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Valdemar Dias dos. "METODOLOGIA DA UNIDADE PADRÃO DE TEMPO (UP) EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES." REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 1, no. 2 (August 19, 2021): e1217. http://dx.doi.org/10.47820/acertte.v1i2.17.

Full text
Abstract:
Diante da realidade vivida pelas empresas, em virtude da abertura do mercado e consequentemente da concorrência por ela imposta, os controles de quantidade produzida, custo da produção, ociosidade, capacidade produtiva e tudo mais relacionado à eficiência, se tornaram questão de sobrevivência para quem quer se manter no mercado. No setor de confecções essa realidade não é diferente. Produtos de diversas origens e características se apresentam no mercado e pressionam preços e critérios de desempenho. Especialmente na região Norte do Estado do Paraná. Em comum observa-se a preocupação dessas em estabelecer o preço adequado e competitivo para gerar sobrevivência e capacidade de crescimento. Para isso, a busca da identificação do quanto se gasta para produzir concentra uma vasta gama dos esforços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rezende, Polyane Avelar, Taciana Lopes Rezende Martins, and Mônica Ferreira Rocha. "APLICAÇÃO DO ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO SETOR ADMINISTRATIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA MINERADORA." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 8, no. 1 (April 10, 2017): 653. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2016.v8.n1.p653-665.

Full text
Abstract:
O trabalho descrito neste artigo destaca a extensão dos estudos de métodos e tempos para além do segmento industrial, aplicando-os ao setor administrativo. Investiga-se a atividade de carimbar anexos de contratos executada pelo setor de compras de uma empresa de mineração. Utilizando ferramentas de cronoanálise é possível descrever o fluxo do processo e, a partir disto, conduzir análises sob outras perspectivas tais como: tempo padrão, carga-homem, layout e produtividade. Com os resultados obtidos e a padronização do sistema, desenvolveu-se uma proposta de melhoria no processo, reduzindo o tempo de realização da atividade e, consequentemente, aumentando a produtividade do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Hatzinikolaou, Kornilia. "Expressão da capacidade de empatia em bebês de 8 e 18 semanas." Paidéia (Ribeirão Preto) 16, no. 33 (April 2006): 43–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2006000100007.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou o padrão temporal e expressivo da capacidade de empatia em bebês de 8 e 18 semanas no contexto de interações face-face entre 90 duplas de mãe-bebê. As interações foram analisadas em tempo real e através de micro-análise. Alguns comportamentos infantis apresentaram maior probabilidade de fazerem parte do padrão expressivo da empatia do que outros. Ainda, o padrão expressivo se manifestou diferente em instâncias de empatia com emoções negativas e instâncias de empatia com emoções positivas comunicadas pela mãe. Em relação ao padrão temporal, observou-se que a manifestação da capacidade de empatia ocorreu dentro de um intervalo de tempo igual de ½ segundo antes e 1 segundo depois da mudança emocional da mãe. Os resultados indicam a necessidade de reavaliação das proposições tradicionais sobre as capacidades comunicativas precoces de bebês, e sugerem uma coerência entre os achados e as proposições teóricas contemporâneas na área da Psicologia Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silveira, Fernando Lang da. "As Variações dos Intervalos de Tempo entre as Fases Principais da Lua." Revista Brasileira de Ensino de Física 23, no. 3 (September 2001): 300–307. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172001000300008.

Full text
Abstract:
Os intervalos de tempo entre as sucessivas fases principais da Lua (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante) não são idênticos e apresentam pronunciadas variações ao longo do tempo. Neste trabalho é elaborada uma explicação qualitativa para essas "anomalias". É também apresentado um conjunto de equações que permite o cálculo do momento em que cada fase principal ocorre. As equações foram geradas a partir de tabelas de lunações por procedimentos de regressão não-linear; com elas é possível se estimar os momentos das fases principais com um erro padrão (desvio padrão da estimativa) de 20 min. As tabelas de lunações foram obtidas junto ao Observatório Nacional do Brasil e se referem ao período de 1940 a 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Artioli, Guilherme Giannini, Emerson Franchini, Marina Yazigi Solis, Marina Fuchs, Mariane Takesian, Sandro Henrique Mendes, Bruno Gualano, and Antonio Herbert Lancha Junior. "Tempo de recuperação entre a pesagem e o início das lutas em competições de judô do Estado de São Paulo." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 3 (September 2011): 371–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000300002.

Full text
Abstract:
A perda rápida de peso é altamente prevalente entre atletas de luta. No judô, há um período entre a pesagem e o início da competição no qual atletas podem se recuperar da perda de peso. Apesar desse tempo ser determinante para o desempenho, nenhum estudo avaliou seu padrão de duração. Este estudo objetivou determinar o padrão de duração do tempo entre a pesagem e o início das lutas em competições oficiais de judô. Foram analisados 117 atletas do sexo masculino (classes juvenil, júnior e sênior) durante duas competições oficiais. Registraram-se o horário de término da pesagem e do início da primeira luta de cada atleta. O tempo médio de recuperação foi de aproximadamente quatro horas. A maior parte dos atletas teve aproximadamente 2,5 - 5 horas entre a pesagem e o início das lutas. O período para a classe sênior foi significantemente maior do que o das classes júnior e juvenil (p < 0,01) e o da classe júnior foi significantemente maior do que o da classe juvenil (p < 0,01). Conclui-se que os tempos de recuperação aqui registrados são provavelmente padrões para competições de mesmo porte e esquema organizacional, embora os tempos específicos para as classes etárias possam se modificar. O período que a maioria dos atletas teve para recuperar-se é suficiente para adequada ingestão de alimentos e líquidos, o que minimiza o impacto da perda de peso sobre o desempenho e estimula a pratica de métodos agressivos de perda rápida de peso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Schlindwein, Madalena Maria, and Alexandre Bandeira Monteiro e. Silva. "Gasto domiciliar com alimentos: uma análise para a Região Centro-Oeste." Informe GEPEC 14, no. 2 (February 10, 2011): 129–48. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v14i2.4204.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como meta fazer uma análise preliminar dos dados referentes ao padrão de gastos domiciliares com um grupo selecionado de alimentos, considerando os estados da região Centro-Oeste do Brasil. Será avaliada a influência de fatores socioeconômicos, como: o nível de renda; o custo de oportunidade do tempo da mulher, medido em termos de escolaridade; e, o trabalho da mulher, sobre o padrão de gasto alimentar domiciliar, nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Os dados utilizados são oriundos da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2002-2003, realizada pelo IBGE. Os resultados encontrados apontam uma relação direta entre o custo de oportunidade do tempo da mulher e o gasto familiar com alimentos que demandam um menor tempo de preparo e, uma relação inversa com a aquisição e gasto com alimentos “tempo-intensivos”. O nível de renda apresentou uma relação direta com o dispêndio de praticamente todos os alimentos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Farias, Cynthia Moura Louzada, Ligia Giovanella, Adauto Emmerich Oliveira, and Edson Theodoro dos Santos Neto. "Tempo de espera e absenteísmo na atenção especializada: um desafio para os sistemas universais de saúde." Saúde em Debate 43, spe5 (2019): 190–204. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s516.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o absenteísmo em relação ao tempo de espera por consultas e exames especializados nos 20 municípios que compõem a Região de Saúde Metropolitana do estado do Espírito Santo (RSM-ES), Brasil. Estudo descritivo retrospectivo realizado a partir da análise do Banco de Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Foram considerados 1.002.719 encaminhamentos dos usuários residentes na RSM-ES para consultas/exames especializados fora do município no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016, que correspondem a todos os agendamentos. O tempo médio de espera pela consulta foi de 419 dias (desvio padrão = 29,3, mediana = 17,0) em 2014, de 687 dias (desvio padrão = 70,5, mediana = 16,0) em 2015, de 1.077 dias (desvio padrão = 140,3, mediana = 20,0) em 2016, aumento progressivo da espera com o passar dos anos. As análises de correlação do estudo apontaram que o tempo de espera e o porte municipal são fatores correlacionados às taxas de absenteísmo em consultas e exames especializados (p-valor<5%). O impacto do absenteísmo nos serviços ambulatoriais, influenciado pelo tempo de espera, constitui-se em um grande desafio para a estruturação de um sistema público de saúde no Brasil. Conhecer como certos fatores impactam o comportamento de não comparecimento a compromissos agendados em municípios pode subsidiar mudanças nas políticas de agendamento de consultas/exames especializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Galvao, Cecilia Santos, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, and Érika Oliveira de Almeida. "Avaliação funcional após terapias de placa oclusal e fisioterapia em pacientes com DTM: ensaio clínico randomizado." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 6, 2020): e1309119688. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9688.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a amplitude e o padrão de abertura bucal em pacientes diagnosticados com Disfunção Temporomandibular (DTM) que foram submetidos à tratamento com Placa Oclusal (PO) e Fisioterapia (F) após 1 e 3 meses de tratamento. Metodologia: Foram avaliados o padrão de abertura bucal e a amplitude de abertura bucal de 48 pacientes submetidos a um ensaio clínico randomizado e divididos em 2 grupos de tratamento: placa oclusal (PO; N= 23) e fisioterapia (F; N = 25). Todos os pacientes foram diagnosticados com DTM de acordo com o eixo 1 do RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders). Os dados colhidos foram avaliados através do programa SPSS usando os testes Wilcoxon, Kruskal Wallis e Qui Quadrado Exato de Fisher. Resultados: A PO e F apresentaram desempenho semelhante no padrão de abertura, mantendo o mesmo padrão do paciente ao longo do tempo de tratamento (P = 0.003). Na amplitude máxima de abertura sem auxílio ambas as terapias apresentaram melhora significativa de ganho de amplitude no tempo inicial e após um mês de terapia (P = 0.002), mantendo a amplitude até o terceiro mês, sem apresentar ganho significativo. Conclusão: A PO e F apresentaram desempenho semelhante para o tratamento de DTM quando analisados padrão de abertura e a média de amplitude máxima de abertura sem auxílio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bento, Wilian Dos Santos, Otávio Guerson Rodrigues De Angelis, Isaias Soares da Silva, Vinícius Resende de Oliveira, and Frederico Souzalima Caldoncelli Franco. "INFLUÊNCIA DO GÊNERO E TIPO DE COMPETIÇÃO SOBRE PARÂMETROS DO RALLY NO VOLEIBOL." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no. 2 (June 12, 2019): 176. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i2.9898.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar se o gênero e o tipo de competição impactam sobre os parâmetros do rally em jogos de voleibol. Investigou 17 jogos de competições escolares e recreacionais, que foram gravados em filmadora digital, sendo analisada em ecrã de notebook de 14’. Avaliou o tempo de duração do rally e seus intervalos, densidade do set, além quantificar e caracterizar os complexos e ações nos rallies. Os resultados do presente estudo mostrou que o padrão dos rallies no voleibol em competições de equipes recreacionais foi semelhante aos de equipes escolares em treinamento, porém, nos jogos recreacionais o tempo de rally, o número de ações e o % densidade do set foram maiores do que em competições com equipes escolares em treinamento, contudo, o tempo de intervalo entre rallies foi menor. Ao fator gênero não verificou alteração na maioria dos parâmetros analisados, no entanto, observou uma frequência reduzida de complexo com três toques, que pode ser justificado pelo padrão de jogo do voleibol feminino. Também identificou um alto índice de saques errados gerando ponto à equipe adversária comparada aos aces tanto para os gêneros quanto paras os tipos de competições. Adicionalmente, observou que 82,1% dos rallies ocorreram em até 11” com predominância do complexo I, o tempo médio de rally foi de 7”7 e o tempo de intervalo 2,3 vezes maior que o de sua duração, demonstrando ser suficiente para a recuperação energética do esforço despendido. Conclui-se que o gênero e as competições escolares e recreacionais pouco interferem no padrão do rally realizado durante o jogo de voleibol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Andrade, Antônio R. S. de, Sidnei O. Jadoski, Hugo C. Guerra, and Ivan A. Guerrini. "Influência do tempo de contagem na determinação da densidade de nêutrons." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 3 (December 2001): 411–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000300008.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de se estudar a influência do tempo de contagem na determinação da densidade de nêutrons moderados com uma sonda de nêutrons, num Latossolo localizado na área experimental do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, SP, coletaram-se dados no interior de uma estufa de polietileno, a três profundidades no solo, 15, 30 e 45 cm, com tempos de contagem de 1, 4, 16, 32, 64, 128 e 256 s, com cinco repetições. Para avaliação da variabilidade entre as leituras, utilizaram-se métodos estatísticos descritivos: variância, desvio-padrão, valores de amplitude e coeficiente de variação. Para se determinar a influência do tempo de contagem no valor das leituras, utilizou-se o teste F e comparação entre médias através do teste de Tukey. Com exceção da profundidade de 45 cm, observou-se pequena variabilidade entre as leituras obtidas para cada tempo de contagem e uma significante variação entre as médias das leituras obtidas com curtos (1 e 4 s) e longos (tempos maiores de 16 s) tempos de contagem. O uso de longos tempos de contagem (maiores de 32 s) não ocasiona diferença significativa na magnitude das leituras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barbosa, Carlos Soares, and José Carlos Lima de Souza. "O NOVO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: REDUCIONISMO, PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO." e-Mosaicos 8, no. 19 (December 23, 2019): 94–107. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46449.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado da pesquisa qualitativa e bibliográfica, e tem por objetivo contribuir com as discussões que vêm sendo realizadas nos diversos espaços sociais sobre o novo Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI). Além de demonstrar sua dimensão reducionista e como atende aos interesses da classe empresarial no contexto do ultraconservadorismo brasileiro, argumenta que a privatização e a mercantilização da educação pública é um dos pilares de sustentação de nova reforma educacional. Por fim, destaca que o EMTI se orienta no sentido contrário da formação crítica, humana e integral, pois visa tão somente a formação dos trabalhadores demandados pelo atual padrão de acumulação flexível do capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinheiro, Douglas Antônio Rocha. "O constitucionalismo espectral: presença, tempo e narrativa à luz de Roque Larraquy." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 20, no. 3 (December 20, 2019): 199. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v20i3.1760.

Full text
Abstract:
O presente artigo questiona o constitucionalismo crononormativo que, ao se caracterizar por uma temporalidade linear, homogênea, abstrata e direcional, nega o reconhecimento de ritmos sociais distintos do padrão hegemônico do presente. Valendo-se da metodologia do direito através da literatura, em especial das intuições presentes na obra de Roque Larraquy, o texto faz uma reflexão interdisciplinar das categorias de presença/ausência, tempo e narrativa. Ao final, propõe-se um constitucionalismo espectral fundado na perda como constitutiva da modernidade, na simultaneidade dos tempos não-simultâneos e no poder narrativo das experiências sociais invisibilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ramos, Susie Medeiros Oliveira, Adriana Pereira Glavam, Tadeu Takao Almodovar Kubo, and Lidia Vasconcellos de Sá. "Estudo de otimização de protocolo em cintilografia de perfusão miocárdica com a utilização de um simulador antropomórfico." Radiologia Brasileira 47, no. 4 (August 2014): 217–22. http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2013.1933.

Full text
Abstract:
Objetivo:Realizar um estudo de otimização de exames de cintilografia de perfusão miocárdica.Materiais e Métodos:Foram adquiridas imagens de um objeto simulador antropomórfico de tórax contendo coração, pulmões, fígado e coluna vertebral, em uma gama câmara SPECT GE modelo Ventri, utilizando-se diferentes atividades e variando-se os tempos de aquisição, de forma a verificar a influência destes parâmetros na qualidade da imagem clínica reconstruída. Foi utilizado o radiofármaco 99mTc-sestamibi e os testes realizados foram avaliados clinicamente a partir de notas, tanto para o summed stress score quanto para a qualidade técnica da imagem e perfusão. As quantificações foram realizadas pelo software ImageJ.Resultados:Os resultados demonstraram que, para o tempo padrão utilizado na realização dos exames de 15 segundos por ângulo, a atividade injetada poderia ser reduzida em 33,34%. Além disso, se o tempo usual de exame for reduzido em 54,34% (7 segundos por ângulo), ainda assim a atividade padrão injetada poderia ser reduzida em 16,67%, sem prejudicar a qualidade da imagem e a confiabilidade do diagnóstico.Conclusão:O método desenvolvido e os resultados obtidos podem ser utilizados para o desenvolvimento de um estudo clínico de pacientes em um protocolo otimizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dos Santos, Guilherme Bulgraen, Laura Natal Rodrigues, Ana Claudia Magni De Chiara, and Gabriela Reis Dos Santos. "Avaliação do algoritmo Pencil Beam e das incertezas de Monte Carlo para o controle de qualidade em VMAT." Revista Brasileira de Física Médica 14 (December 19, 2020): 451. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2020.v14.19849001451.

Full text
Abstract:
A técnica de tratamento de arcoterapia volumétrica modulada (VMAT) possui a vantagem dosimétrica de melhorar consideravelmente a conformação da distribuição de dose. Contudo, como tal técnica utiliza fluências não uniformes, exigem um controle de qualidade (CQ) rigoroso e específico por paciente. Quando são utilizados algoritmos de cálculo baseados em Monte Carlo (MC) neste CQ, o tempo de cálculo se torna muito longo. Desta forma, este trabalho visa diminuir este tempo, variando os algoritmos de cálculo e a incerteza estatística no algoritmo baseado em MC no CQ por paciente na técnica VMAT. Para verificar a aplicabilidade destes novos cálculos na rotina, foi calculada a média e o desvio padrão da análise gamma bem como a diferença da dose absoluta para 14 casos planejados com 4 diferentes condições: algoritmo MC com incerteza estatística de 2, 3 e 5% ; e algoritmo Pencil Beam (PB). Considera-se a primeira condição como padrão de referência. Também foi registrado o tempo de cálculo e os testes de sensibilidade e especificidade. A análise dos resultados para o algoritmo PB, tanto o desvio padrão da análise gamma como da diferença de dose absoluta se apresentou alto, chegando a ter um desvio padrão de 3,5, enquanto que os outros testes tiveram um desvio de no máximo 2,1. Em todas as condições com MC, os resultados obtidos, tanto para análise gamma como para a dose absoluta, ficaram semelhantes. No teste de sensibilidade, o PB não apresentou um resultado satisfatório. O cálculo com MC e 3% de incerteza apresentou o melhor resultado de especificidade, enquanto com 5%, o melhor resultado foi de sensibilidade. Caso houvesse uma maior amostragem de dados, a especificidade e sensibilidade para os ambos os casos com MC passariam a ser equivalentes. Logo, o fator determinante é o tempo de cálculo, que foi menor para a incerteza de 5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Costa Neto, João Moreira da, Tainah Dorado Cereja de Souza, Nestor Soto Blanco, Luiza Gandara Cardoso, Verena Martinez Andrade, Isabela Santos Pereira, and Ana Maria Quesada. "Celiorrafia com sutura simples separada versus sutura simples contínua: estudo comparativo." Jornal Interdisciplinar de Biociências 2, no. 2 (December 20, 2017): 6. http://dx.doi.org/10.26694/jibi.v2i2.6169.

Full text
Abstract:
A maioria dos procedimentos cirúrgicos realizados na clínica cirúrgica de pequenos animais tem como sede a cavidade abdominal, sendo a incisão mediana ventral o acesso cirúrgico mais realizado. As hérnias incisionais e as eviscerações são complicações frequentes, diretamente relacionadas à celiorrafia. Padrões de sutura separados ou contínuos podem ser empregados para a celiorrafia, com uso de fios absorvíveis ou inabsorvíveis. Contudo, cada método ou material apresenta vantagens e desvantagens na dependência das características de cada paciente. Neste sentido, buscou-se avaliar o emprego do padrão de sutura simples separado (Grupo1) e do simples contínuo (Grupo 2) na celiorrafia de14 gatas, submetidas à ováriohisterectomia (OH) eletiva, empregando-se o categute cromado como fio padrão. As análises trans e pós-operatórias, relacionadas à síntese, ao tempo cirúrgico e aos aspectos da ferida cirúrgica permitiram concluir que ambos os padrões de sutura prestam-se para a celiorrafia em felinos, porém o padrão simples contínuo apresentou vantagens em relação ao padrão simples separado. Sua execução ininterrupta e a menor quantidade de fio de sutura depositado no organismo favoreceram o tempo cirúrgico total e, do ponto de vista macroscópico, o processo inflamatório cicatricial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Macedo, Elizeu Coutinho de, Katerina Lukasova, Juliana Emy Yokomizo, Lívia Carolina Ariente, Juliana Koakutu, and José Salomão Schwartzman. "Processos perceptuais e cognitivos na leitura de palavras: propriedades dos movimentos oculares." Psicologia Escolar e Educacional 11, no. 2 (December 2007): 275–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572007000200007.

Full text
Abstract:
A análise do padrão do movimento ocular auxilia discriminar leitores competentes daqueles com dificuldades de leitura. O padrão de leitura dos movimentos oculares é afetado por propriedades psicolingüísticas da palavra, tais como: comprimento, regularidade, freqüência e lexicalidade O objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de movimentos oculares durante a leitura em português do Brasil e compará-lo com resultados de estudos de outras línguas. Os movimentos oculares durante a leitura de palavras e pseudopalavras foram analisados em 20 universitários com idade média de 20,5 anos (DP=2,9). Os resultados indicam que o número de fixações, tempo da primeira fixação e tempo total das fixações foram influenciados pelas variáveis, comprimento, lexicalidade e freqüência dos itens. Foi observado efeito de regularidade para todas as variáveis, exceto naquela do número de fixações. Os resultados obtidos foram semelhantes àqueles encontrados em outras línguas com predomínio de palavras regulares, mas não de palavras irregulares, como o inglês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cunha, Samantha Ferreira e., and Clésio Lourenço Xavier. "China: padrão de especialização comercial, tecnologia e comércio intraindustrial." Revista Brasileira de Inovação 9, no. 2 (December 22, 2010): 257. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v9i2.8649002.

Full text
Abstract:
A China ampliou sua participação nos fluxos de comércio mundial, desde as reformas de abertura econômica em 1979. Ao mesmo tempo, verificou-se uma mudança na estrutura setorial de suas exportações em direção aos setores mais intensivos em capital e tecnologia, em detrimento daqueles primários e intensivos em trabalho. O objetivo do artigo é analisar a evolução do padrão de especialização comercial da China no período recente, a partir da classificação dos setores de exportação e importação segundo a intensidade tecnológica e abordar os fluxos bilaterais de comércio da China com seus principais parceiros comerciais, captando a importância da integração chinesa às redes de produção globais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Angela Maria de. "A qualidade educacional no Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do Amazonas." Roteiro 46 (March 23, 2021): e26988. http://dx.doi.org/10.18593/r.v46i.26988.

Full text
Abstract:
A temática de educação em tempo integral no Brasil remonta a segunda metade do século XX com a criação, por Anísio Teixeira em 1950, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador, na Bahia. Nos anos de 1980 e 1990, grandes experiências vieram à lume por meio de políticas estaduais, a exemplo dos CIEPs (1983, 1994). No século XXI, o tema voltou à baila por intermédio do Programa Mais Educação, em 2007, do Governo Federal. No estado do Amazonas a educação em tempo integral surgiu em 2002, com a criação de um projeto piloto em duas escolas públicas estaduais. Essa experiência pedagógica tem por objetivo, elevar o padrão de qualidade da escola pública. Levando em consideração esse contexto e análise sobre o padrão de qualidade educacional como direito Constitucional, este artigo tem por objetivo demonstrar em que consiste o padrão de qualidade no Projeto de Educação em Tempo Integral, em voga, na rede estadual do Amazonas. Para alcançar tal objetivo, parte da seguinte questão: Qual a concepção de qualidade educacional presente no Projeto de Educação em Tempo Integral no estado do Amazonas. Para responder essa questão, utilizou-se, da pesquisa bibliográfica para a produção científica e da documentação oficial e se chegou à conclusão de que o projeto analisado adotou um conceito de qualidade que caminha na direção contrária à formação integral do sujeito quanto às dimensões intelectuais, físicas, sociais, ética e políticas, uma vez que adotou, como perspectiva formativa o slogan aprender a aprender, oriundo da perspectiva neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nunes, Débora Porcari, Fabiano Costa, Robson Elias Bueno, and Samuel Fernandes. "ANÁLISE DE CAPACIDADE PRODUTIVA PARA UMA DEMANDA FUTURA DE “CARRINHO DE COMPRAS SUSTENTÁVEL”." South American Development Society Journal 4, no. 12 (December 19, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i12p01-20.

Full text
Abstract:
Atualmente a competitividade vem sendo um dos maiores desafios das organizações para conseguir se manter no mercado, diante disso, é necessário que os gestores tenham conhecimento da capacidade produtiva das indústrias, para assim, buscar soluções para os problemas relacionados à produção e consequentemente melhorias no ambiente organizacional. Este artigo faz uma análise da capacidade de produção de uma empresa fabricante de carrinhos de compras sustentáveis e sugere a melhor alternativa para o atendimento da demanda anual, baseado nos dados pesquisados, com foco no balanceamento de linha de produção, foram analizados os tempos e métodos de processos, utilizando o tempo padrão de produção, tempo de ciclo e tempo de atravessamento para determinar o número de máquinas, equipamentos e turnos de trabalho necessários para a produção dos carrinhos. Os estudos foram realizados a partir de uma pesquisa em uma indústria de médio porte, localizada na região de Mogi das Cruzes, SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

BRITO, Vitor Hugo dos Santos, and Marney Pascoli CEREDA. "Método para determinação de volume específico como padrão de qualidade do polvilho azedo e sucedâneos." Brazilian Journal of Food Technology 18, no. 1 (March 2015): 14–22. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.0214.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estabelecer um método para a determinação da expansão como critério de qualidade do polvilho azedo e sucedâneos. Três tipos de amidos de mandioca foram avaliados: Polvilho Azedo (padrão), Expandex® e Amido Nativo. As amostras foram condicionadas diretamente em moldes de silicone e metal revestido com politetrafluoretileno e forneadas sob condições controladas de temperatura 200 ºC ou 250 °C e tempo 20 ou 25 minutos. O método proposto foi avaliado pela repetitividade do volume específico (relação volume:massa) e os resultados foram comparados com os obtidos por método tradicional com manuseio dos ingredientes com água fervente e moldeamento manual em bolas, posteriormente forneadas em assadeira de alumínio untada, assadas nas mesmas condições. A seleção do melhor método levou em conta os maiores valores para volume específico (cm3 g–1) e menores variações entre as repetições. Para a fôrma de silicone, os melhores resultados foram obtidos nas condições de 200 °C e 25 min (8,89 cm3 g–1 com 1,46% de variabilidade), que proporcionou massas suficientemente resistentes ao manuseio para permitir as medidas. Para moldes de politetrafluoroetileno as melhores condições foram temperatura de 200 °C durante o tempo de 20 minutos (8,16 cm3 g–1 com 7,59% de variabilidade). A amostra de Expandex® apresentou a mesma resposta que o polvilho azedo às variáveis de temperatura de forno e tempo de assamento, porém com valores maiores. A presença residual de grânulos intactos mostrou que a gelatinização do amido não foi completa nas condições de forneamento. O método proposto apresentou facilidade na manipulação e o tempo necessário foi apenas aquele necessário para a elaboração da pasta com água e o forneamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lima, Jalerson Raposo Ferreira de, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Bruno Gomes de Araújo, João Marcos Teixeira Lacerda, Diego Rodrigues de Carvalho, Marcel Da Câmara Ribeiro Dantas, and Ronaldo Maia de Medeiros. "XRTPS – EXTENSIBLE REAL-TIME PUBLISH-SUBSCRIBE: MIDDLEWARE MULTICAST PARA TROCA DE DADOS BASEADO EM XML PARA REDES DE TEMPO REAL." HOLOS 3 (June 30, 2011): 191. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.585.

Full text
Abstract:
Um fator recorrente das redes de escritório é a busca por maior desempenho, ou seja, redes que executem suas tarefas no menor tempo possível. Porém, para redes industriais o desempenho médio não é o fator mais relevante, isso porque o desempenho de um sistema de tempo real está diretamente relacionado com a previsibilidade imposta pelo ambiente. Enquanto as redes de escritório são orientadas a obter o melhor desempenho médio possível, as redes industriais são orientadas a requisitos temporais, dado que o fator de cumprimento das metas temporais é imperativo em muitas aplicações de tempo real, ou seja, o determinismo. O padrão Ethernet é a principal tecnologia de interconexão de redes locais, porém ainda não foi estabelecido como padrão para redes industriais porque o seu método de acesso ao meio, o CSMA/CD, não atende aos requisitos temporais exigidos por esse tipo de rede. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver um middleware em Java para troca de dados em redes industriais, denominado Extensible Real-Time Publish Subscribe. Java foi escolhida como a tecnologia de desenvolvimento a fim de garantir a independência de plataforma provida pela Máquina Virtual Java. Essa independência também é provida pelo próprio middleware, uma vez que suas mensagens são formatadas em XML, que por se tratar de um padrão mundial estabelecido pela W3C, pode ser manipulado por diferentes tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Martins, Gabriel Lucas, and Marcia Dos Santos Machado Vieira. "CONSTRUÇÃO DE TEMPO DECORRIDO: USOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO." Estudos Linguísticos e Literários, no. 67 (April 4, 2021): 215. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i67.37858.

Full text
Abstract:
No presente estudo, sob enfoque funcional-cognitivo (BYBEE, 2003; DIESSEL, 2015, WIEDEMER &amp; MACHADO VIEIRA, 2018; TRAUGOTT &amp; TROUSDALE, 2013), verificamos ocorrências no Português Brasileiro do fenômeno de alternância de usos de formas linguísticas indicativas de tempo decorrido. Protagonizam essa alternância: a forma de base verbal [há SNtemporal], indicada pela norma padrão, e a forma emergente de base preposicional [a SNtemporal]. Advogamos por uma construcionalização gramatical resultante de uma neoanálise na mente do usuário da língua. A título de comparação, tecemos considerações morfossintáticas sobre outras construções temporais. À luz da concepção da língua como Gramática de Construções, desenhamos possíveis motivações para tal fenômeno. Compõem nosso levantamento de corpus excertos retirados de mídias digitais de junho de 2019, através da coletânea do Corpus do Português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sousa, Milena Jeimissa de Lima, Ana Maria Magalhães Correia, and Helen Silva Gonçalves. "Estudo de tempos e movimentos: uma análise em uma distribuidora de alimentos." Revista Produção Online 21, no. 1 (March 15, 2021): 259–87. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i1.4217.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a forma como o estudo de tempos e movimentos pode auxiliar no aprimoramento das operações de carregamento e descarregamento de uma distribuidora de alimentos localizada no Estado do Ceará/CE. A pesquisa é classificada em quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação in loco com o operador que realiza as operações em questão. Os resultados da pesquisa indicam que através da ferramenta de cronoanálise o tempo padrão para carregamento e descarregamento são 445,918 e 632,129 segundos, respectivamente. Logo, concluiu-se que esse seria o tempo necessário para um operador qualificado, em condições normais executar uma unidade de serviço. Para as dificuldades encontradas de aspecto ergonômico, foram propostas algumas sugestões visando manter a produtividade sem comprometer a saúde dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cataneo, Daniele Cristina, and Antonio José Maria Cataneo. "Acurácia do teste de escada utilizando o consumo máximo de oxigênio como padrão-ouro." Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, no. 2 (April 2007): 128–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000200005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a acurácia dos atributos do teste de escada (TE) de altura definida utilizando como padrão-ouro o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx). MÉTODOS: O TE foi realizado com incentivo, em escada (6 lances; 72 degraus; 12,16 m de altura total), em 51 pacientes. O 'tempo' de subida foi cronometrado e o 'trabalho' e a 'potência' calculados. O VO2 máx foi obtido por ergoespirometria, utilizando-se o protocolo de Balke. Foram calculados a correlação linear de Pearson (r) e os valores de p entre as variáveis do TE e o VO2 máx. Para o cálculo da acurácia, o ponto de corte do VO2 máx foi estabelecido em 25 mL/kg/min, estratificando os indivíduos em normais ou alterados. Os pontos de corte para os atributos do TE foram obtidos através da curva receiver operating characteristic. A estatística Kappa (k) foi utilizada para estudo da concordância. RESULTADOS: Obtiveram-se os seguintes valores para a variável 'tempo': ponto de corte = 40 s; x= 41 ± 15,5 s; r = -0,707; p < 0,005; especificidade = 89%; sensibilidade = 83%; acurácia = 86% e k = 0,724. Para a variável 'potência', obteve-se ponto de corte = 200 w; x= 222,3 ± 95,2 w; r = 0,515; p < 0,005; especificidade = 67%; sensibilidade = 75%; acurácia = 71% e k = 0,414. A correlação de 'trabalho' com o VO2 máx não foi significativa, sendo esse atributo descartado. CONCLUSÃO: Dos atributos testados do TE, tendo como padrão-ouro o VO2 máx, a variável 'tempo' foi a que apresentou a melhor acurácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cruz, Altair Carlos da, and Ricardo Pedro Bom. "Os efeitos no empacotamento de peças injetadas para diferentes espessuras de canais de ataque (gate) tipo filme." Matéria (Rio de Janeiro) 11, no. 1 (2006): 08–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762006000100003.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo determinar a variação da massa de corpos de prova fabricados pelo processo de moldagem por injeção. A partir de equações que tratam da solidificação de placas, foi correlacionado o tempo de solidificação do canal de ataque com o tempo de início de estabilização da massa do corpo de prova obtido na cavidade do molde de injeção. Para o desenvolvimento experimental foi utilizado o copolímero estireno-acrilonitrila (SAN). Para a realização dos corpos de prova, foi necessário secar o material, fixar alguns parâmetros de processo, tais como pressão de injeção, tempo de injeção, temperatura nos diferentes estágios e temperatura do molde. Os parâmetros variáveis foram o tempo e a pressão de recalque. Com os corpos de prova prontos, suas massas foram determinadas, inicialmente, para o conjunto corpo de prova e canais de distribuição; em seguida, para o corpo de prova individualmente, sendo este previamente separado dos canais de distribuição. A variação da massa dos corpos de prova para as diferentes pressões de recalque e seus respectivos desvios-padrão foram representadas graficamente em função da variação do tempo de recalque. A massa do corpo de prova começou a estabilizar a partir de um certo tempo. Este tempo foi determinado graficamente e ficou coerente com os resultados dos tempos calculados a partir de equações que tratam do resfriamento de placas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferri, S. T. S., W. R. R. Vicente, and G. H. Toniollo. "Estudo da involução uterina por meio da ultra-sonografia (modo-B) em cadelas submetidas a cesariana." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, no. 2 (April 2003): 167–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000200007.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 15 cadelas gestantes submetidas a cesariana e posteriormente a exames ultra-sonográficos seriados, em modo B (tempo real), para averiguação do diâmetro uterino nos dias 0, 3, 7, 14 e 21 pós-cesariana, com o objetivo de verificar a influência do ato cirúrgico na involução uterina. Os resultados (média e desvio-padrão, em centímetros) registrados para os dias estudados foram, respectivamente: 3,99+0,71; 3,27+0,51; 2,60+0,54; 2,01+0,34; 1,28+0,24. A involução uterina pós-cesariana seguiu o mesmo padrão do puerpério do parto normal, assim como as características das imagens ultra-sonográficas. O parto cesariana não influenciou no padrão de involução uterina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Teixeira, Mabel Oliveira. "O enunciado jornalístico no Twitter." Brazilian Journalism Research 8, no. 1 (June 30, 2012): 81–99. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v8n1.2012.376.

Full text
Abstract:
O artigo discorre sobre o impacto das características da plataforma Twitter para a aplicação da técnica jornalística padrão (TRAQUINA, 2008) durante a constituição e produção das notícias veiculadas como tweets; e, ao mesmo tempo, busca apontar suas especificidades em relação ao enunciado jornalístico tradicional. A partir da análise de 134 tweets, coletados dos perfis do jornal Folha de S. Paulo, Zero Hora e Diário Popular, obtivemos indícios que nos levaram a confirmar nosso pressuposto central, ou seja, que o padrão hierárquico e objetivo que orienta a constituição da notícia padrão e, portanto, da própria linguagem que caracteriza o jornalismo tradicional, começa a ceder espaço a modelos mais horizontalizados e interativos que remodelam a técnica padrão (baseada no modelo da Pirâmide Invertida) e, consequentemente, modificam o enunciado jornalístico – interferindo em seus efeitos discursivos (GOMES, 2000).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Procópio, A. M., J. A. G. Bergmann, H. J. Menzel, M. S. Brêtas, J. Herr, and P. Fantini. "Curvas ângulo-tempo das articulações dos eqüinos marchadores." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 1 (February 2007): 41–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000100008.

Full text
Abstract:
Gráficos com demonstração das curvas ângulo-tempo das articulações dos membros dos eqüinos foram avaliados por meio da análise de imagens digitalizadas tomadas de 10 cavalos e 13 éguas da raça Mangalarga Marchador. Foram utilizados marcadores reflexivos adesivos colocados em 19 pontos articulares dos eqüinos, procedendo-se à filmagem com freqüência de 250 quadros por segundo e utilizando-se o aplicativo Simi-motion 3D 6.0 para digitalização e análise das imagens. A utilização dos marcadores reflexivos adesivos constituiu boa metodologia para análise dos movimentos dos segmentos ósseos dos eqüinos. Os resultados observados indicam haver, durante a locomoção dos eqüinos marchadores brasileiros, comportamento similar das articulações quando comparados com eqüinos de sela europeus, apresentando mesmo padrão das curvas de ângulo-tempo e não havendo grandes diferenças entre os pontos máximos de flexão e extensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bermudi, Patricia Marques Moralejo, Alessandra Cristina Guedes Pellini, Elizabeth Angélica Salinas Rebolledo, Carmen Simone Grilo Diniz, Breno Souza de Aguiar, Adeylson Guimarães Ribeiro, Marcelo Antunes Failla, Oswaldo Santos Baquero, and Francisco Chiaravalloti-Neto. "Padrão espacial da mortalidade por câncer de mama e colo do útero na cidade de São Paulo." Revista de Saúde Pública 54 (December 12, 2020): 142. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002447.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Verificar o padrão espacial da mortalidade pelos cânceres de mama e do colo do útero, em áreas da atenção primária à saúde, levando em consideração as condições socioeconômicas. MÉTODOS: O estudo é ecológico, de janeiro de 2000 a dezembro de 2016. A área de estudo é o município de São Paulo, Brasil, e suas 456 áreas de abrangência das unidades básicas de saúde. As informações sobre óbitos de mulheres com 20 anos ou mais de idade foram geocodificadas segundo endereço de residência. Foram calculadas as taxas de mortalidade, padronizadas por idade, e suavizadas pelo método bayesiano empírico local, além de agrupadas em três ou dois anos para reduzir a flutuação aleatória dos dados. Além disso, foram calculados os índices de Moran global e local bivariados, para verificar a existência de aglomeração espacial das taxas de mortalidade padronizadas com um domínio de condição socioeconômica, elaborado a partir do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. RESULTADOS: A taxa de sucesso da geocodificação foi de 98,9%. A mortalidade por câncer de mama, sem estratificação por tempo, apresentou um padrão com maiores taxas localizadas nas regiões centrais e com melhores condições socioeconômicas. Apresentou queda ao final do período e mudança de padrão espacial, com aumento da mortalidade nas regiões periféricas. Já a mortalidade por câncer do colo do útero manteve-se com as maiores taxas nas regiões periféricas e com piores condições socioeconômicas, apesar de apresentar redução ao longo do tempo. CONCLUSÃO: O padrão espacial da mortalidade pelos cânceres do estudo, ao longo do tempo, sugere associação com as melhores condições socioeconômicas do município, seja como proteção (colo) ou risco (mama). Esse conhecimento pode direcionar recursos para a prevenção e a promoção da saúde nos territórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Amaral, Ana Karênina de Freitas Jordão do, Hilton Justino da Silva, and Etenildo Dantas Cabral. "Fatores determinantes do tempo de maceração dos alimentos em idosas edêntulas totais." Revista CEFAC 11, suppl 3 (2009): 398–404. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009000700016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: determinar o tempo de maceração dos alimentos pão e bolo, e analisar se há associação com: idade, tempo de edentulismo, grau de abertura oral máximo e dimensão vertical do 1/3 inferior da face. MÉTODOS: desenvolvido na Clínica-Escola de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, com idosas edêntulas totais atendidas no segundo período letivo do ano de 2006; amostra: 33 participantes. Para mensurar a dimensão vertical foi utilizado método fonético com paquímetro digital, o mesmo para mensurar o grau de abertura oral máximo. Para o tempo de maceração foram utilizados pão francês e bolo, usando um cronômetro. Cada alimento foi macerado três vezes, sendo considerado apenas o último tempo de duração, em segundos. Foi realizado cálculo das medidas descritivas: média, mediana, mínimo, máximo, desvio padrão. Para análise comparativa das variáveis foi utilizado teste Qui-Quadrado de independência ou Teste exato de Fisher quando necessário, sendo as conclusões tomadas ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: tempo médio de maceração do bolo: 18,1 ± 6,2 segundos; do pão: 38,3 ± 22,9 segundos; idade média: 67,4±6,8 anos; grau de abertura oral máximo médio: 46,1 ± 7,0 milímetros; dimensão vertical do 1/3 inferior da face média: 55,2 ± 6,2 milímetros; tempo de edentulismo médio: 22,9 ± 12,98 anos. Os tempos de maceração não foram significantes quando associados às variáveis estudadas, pois todos os p-valores foram maiores que 0,05. CONCLUSÃO: não foram encontradas evidências estatísticas de que os fatores estudados tenham associação com os tempos de maceração dos alimentos na amostra estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Scherre, Maria Marta Pereira, Anthony Julius Naro, and Lilian Coutinho Yacovenco. "Nós e a gente em quatro amostras do Português Brasileiro: revisitando a escala da saliência fônica." Revista Diadorim 20 (December 30, 2018): 428–57. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23285.

Full text
Abstract:
Sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista, analisamos três construções com a primeira pessoa plural: padrão antigo – nós com -mos (nós moramos); não padrão – nós sem -mos (nós mora); padrão emergente – a gente sem -mos (a gente morou/a gente mora). Os dados analisados são de quatro amostras do português brasileiro – Santa Leopoldina-ES, Baixada Cuiabana -MT, Goiás e Vitória-ES – e foram analisados em oposições binárias e ternárias, por programas estatísticos da série Varbrul. Os resultados indicam que a restrição mais importante é o grau de facilidade da percepção da diferença entre formas com e sem o morfema -mos, conhecida como saliência fônica: quanto maior a saliência fônica, mais a possibilidade de usar a forma com -mos. Uma vez que as formas do pretérito tendem a ocupar altos níveis de saliência, há distribuição parcialmente sobreposta entre tempo e saliência. Para a terceira pessoa plural, pesquisas anteriores mostram que a saliência é um preditor melhor do que tempo. Para a primeira pessoa plural, a distribuição sobreposta tende a conduzir, em alguns contextos estruturais e sociais, a uma reanálise de tal forma que o morfema -mos é usado preferencialmente para marcar pretérito perfeito. Isto resolve a ambiguidade entre presente e pretérito nos casos padrão de nós com -mos (nós moramos, preferencialmente pretérito) e não padrão nós sem -mos (nós mora, presente). Como parte de um fl uxo de padronização, a construção nominal a gente, do substantivo latino singular gens gentis ‘tribo’, é inserida no sistema pronominal como primeira pessoa do plural. Isto cria um padrão emergente, a gente sem -mos. Estas questões nos levaram a (1) propor uma hierarquia da saliência levemente modifi cada, denominada de hierarquia da proeminência, (2) discutir análises binárias e ternárias e (3) concluir que processos diacrônicos de séculos passados emergem da análise sincrônica de dados hoje disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Eltz, F. L. F., H. U. Mehl, and J. M. Reichert. "Perdas de solo e água em entressulcos em um Argissolo Vermelho-Amarelo submetido a quatro padrões de chuva." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 2 (June 2001): 485–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000200024.

Full text
Abstract:
A erosão é grandemente afetada pela intensidade da chuva. No entanto, poucas pesquisas no Brasil têm-se dedicado a estudar esse efeito. Este trabalho teve como objetivo determinar as perdas de solo e água em um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico abrúptico, submetido a quatro diferentes padrões de chuva. Os tratamentos foram: aplicação de chuvas simuladas com intensidade variável em diferentes padrões: avançado, intermediário, atrasado e constante. As chuvas tiveram duração de 60 min, com um pico de 120 mm h-1, durante 5 min, para os padrões de intensidade variável, e uma intensidade de 35 mm h-1, para o padrão constante, realizadas sobre solo preparado com uma aração e duas gradagens. As parcelas foram delimitadas por chapas de metal galvanizado, com dimensões de 0,75 m de comprimento no sentido do declive e 0,50 m de largura. Para a aplicação das chuvas, utilizou-se um simulador estacionário de bicos múltiplos, com a variação da intensidade controlada por programa computacional. As taxas máximas de perdas de solo foram, respectivamente, de 37, 49 e 91% maiores na chuva do padrão atrasado do que nas chuvas dos padrões: avançado, intermediário e constante. As taxas máximas de perdas de água foram de 19, 22 e 79% maiores na chuva do padrão atrasado do que nas chuvas dos demais padrões, respectivamente. Observou-se que o padrão atrasado revelou maiores perdas acumuladas de solo. Chuvas com picos de alta intensidade, como as de intensidade variável, ocasionam maiores perdas de solo e água do que as chuvas de intensidade constante. O padrão de chuva avançado causou o menor tempo de início do escoamento, seguido pelo padrão intermediário e pelo atrasado, enquanto este último causou o maior tempo de início de escoamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos do Nascimento, Lenuzia, Paula Flaviane Pinheiro do Nascimento, Karoline Isabelle De Almeida Pereira, and Mariane Cristina Lima de Souza. "Estudo de tempos e movimentos no processo produtivo de uma organização do ramo alimentício." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 2, no. 3 (October 29, 2014): 121. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v2i3.38420.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo propor melhorias no ambiente organizacional em detrimento da análise do processo produtivo por meio do estudo de tempos e movimentos, expondo a importância do gerenciamento de processos em empresas do setor alimentício para aquisição de uma maior vantagem competitiva. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográfica, exploratória e descritiva. Foram utilizados: o mapeamento dos processos desenvolvidos no estabelecimento, para que fosse possível uma melhor visualização das atividades envolvidas, o procedimento operacional padrão, visando à excelência na prestação dos serviços, e o estudo de tempos e movimentos para identificar o tempo real por meio de cronometragem e assim os tempos normal e padrão. Foram medidas ainda as distâncias percorridas pelos funcionários e os métodos por eles utilizados para a execução das atividades. Por meio destes dados, foram propostas melhorias que resultaram em reduções de elementos que não agregam valor ao serviço oferecido, como distâncias desnecessárias percorridas e fadiga do operador. Constatou-se que essas reduções podem levar ao aumento da produtividade e possibilita tornar ótimo o processo produtivo do serviço de almoço self-service de uma lanchonete do município de Natal/RN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Júlia Galbiati de, Sheilla de Oliveira Faria Faria, and Fernanda de Carvalho Vidigal. "Avaliação da eficácia da dieta DASH em pacientes hipertensos." Research, Society and Development 11, no. 3 (March 1, 2022): e39811326723. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26723.

Full text
Abstract:
Objetivos: Avaliar a eficácia da dieta DASH em pacientes hipertensos em um município do sul de Minas Gerais, Brasil. Metodologia: Estudo longitudinal prospectivo, realizado com 13 pacientes hipertensos, idade média de 62,5 ± 10,5 anos, recrutados de uma Clínica de Fisioterapia da cidade Alfenas, Minas Gerais. Foram realizados atendimentos individuais e em grupo. As consultas individuais ocorreram no tempo 0 (baseline), 7º dia e 37º após a primeira consulta. Já as atividades em grupo aconteceram no 15º e 30º dia após a primeira consulta. Os desfechos foram: mudanças no estado nutricional (avaliação antropométrica e da composição corporal), no padrão alimentar (score total da dieta DASH) e na PA. Resultados e Discussão: Não houve diferenças estatísticas nos desfechos estado nutricional, padrão alimentar e PA (p > 0,05). No entanto, os pacientes perderam em média 1,01 ± 2,3 kg de peso após o 37º dia de intervenção (p = 0,07). Observou-se alta adesão da intervenção, por meio da dieta DASH, em 61,5% pacientes (n=6). Conclusões: Mesmo com um pequeno tempo de intervenção (30 dias) foram observados resultados positivos quanto ao padrão dietético de alguns dos componentes da dieta DASH e uma tendência à redução no peso corporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Yamaguti, Siomara Tavares Fernandes, Amanda Roca Blasques de Mendonça, Daniela Coelho, Amanda Luiz Machado, and Juliana Nery de Souza-Talarico. "Padrão atípico de secreção de cortisol em profissionais de Enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 49, spe (December 2015): 109–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000700016.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Descrever a frequência de profissionais de enfermagem de unidades hospitalares com alteração no padrão diurno de secreção de cortisol. Método Foram incluídos 56 profissionais de enfermagem randomicamente selecionados, alocados nas unidades ambulatório, clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, pronto socorro infantil e adulto, unidade de terapia intensiva adulto e pediátrica de um hospital universitário. Para avaliação do padrão diurno de secreção de cortisol foram coletadas amostras de saliva em dois dias úteis consecutivos de trabalho. Resultados 42,5% dos profissionais de enfermagem apresentaram padrão atípico de secreção de cortisol. Além disso, quanto maior o tempo de trabalho na profissão, maior a concentração de cortisol (r=0,346; p=0,020). Conclusão Mais de um terço da amostra de profissionais de enfermagem apresentou padrões atípicos de secreção de cortisol, sugerindo que estes profissionais podem estar expostos a uma sobrecarga não apenas mental, mas biológica, estando expostos ao risco para o adoecimento por doenças relacionadas ao estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Carvalho, E. de, M. Bertolete, I. F. Machado, and E. N. S. Muccillo. "Caracterização da perovskita CaCu3Ti4O12 consolidada por sinterização assistida por campo elétrico." Cerâmica 59, no. 350 (June 2013): 293–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000200015.

Full text
Abstract:
A perovskita CaCu3Ti4O12 foi consolidada pela técnica se sinterização assistida por campo elétrico. Foi investigada a influência do tempo e da temperatura de sinterização na estrutura cristalina, na microestrutura e nas propriedades dielétricas da cerâmica policristalina. As amostras foram sinterizadas entre 750 e 930 °C, por tempos de 1 a 8 min. Os pós foram calcinados a 900 °C durante 18 h. As pastilhas foram caracterizadas por difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e por espectroscopia de impedância. O padrão da difração de raios X apresenta a estrutura do tipo perovskita e o parâmetro de rede calculado é de 7,40 Å. A densidade hidrostática aumenta com o aumento do tempo e da temperatura de sinterização. A observação das imagens do microscópio eletrônico de varredura revelam uma microestrutura heterogênea para todas as amostras. As perdas dielétricas são inferiores aos valores apresentados por outras técnicas de consolidação. A permissividade dielétrica é aproximadamente 10³ a 1 kHz. O aumento do tempo e da temperatura de sinterização torna as amostras friáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Pedro Vieira Souza, Andréa De Vasconcelos Ferraz, and Ana Cristina Gonçalves Castro Silva. "Utilização da ferramenta mapeamento de fluxo de valor (MFV) para identificação de desperdícios no processo produtivo de uma empresa fabricante de gesso." Revista Produção Online 19, no. 4 (December 16, 2019): 1197–230. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3310.

Full text
Abstract:
As indústrias do segmento gesseiro, devido ao alto volume de produção, representam um setor de grande importância econômica e que carece de estudos que visualizem a eficiência do sistema de produção. Assim, a partir da utilização da ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), o estudo pôde responder a problemática definida, ou seja, apontar quais os prováveis desperdícios e gargalos que o mapeamento de fluxo de valor pode auxiliar a identificar em uma empresa do setor do gesso. Com base nos estudos de tempos (cronoanálise), observou-se que a operação de calcinação é o gargalo do sistema de produção, apresentando um Tempo Padrão de 6338,5 s, o que representa aproximadamente 55% do tempo total de processamento para produção de um lote com, em média, 95 sacos de 40 kg cada. Logo, ressalta-se a importância de se estudar o processo de calcinação, indicado como processo gargalo, a partir da observação do elevado tempo de ciclo em relação ao takt time, o que acarreta em um desequilíbrio no ritmo para atender a demanda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Romera, Liana Abrão, Raul Aragão Martins, Heloisa Heringer Freitas, Derick Dos Santos Tinoco, and Regina Cassia Rondina. "TEMPO LIVRE E USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL." Movimento (ESEFID/UFRGS) 24, no. 3 (September 30, 2018): 765. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.81951.

Full text
Abstract:
O tempo livre está presente em todas as fases da vida e geralmente é associado ao lazer, que entre os jovens muitas vezes é acompanhado do uso de álcool e outras drogas. Investigar a forma como estudantes universitários utilizam este tempo e qual o padrão de consumo de drogas legais e ilegais é o objetivo deste trabalho, que analisa universitários brasileiros e portugueses. Participaram 238 jovens, sendo 60,5% deles portugueses, que apresentaram a média de idade de 19,9 anos. Resultados mostram que praticar esportes (31,0%), sair com amigos (18,8%) e namorar (13,4%) são as três atividades mais citadas. Bebidas alcoólicas e o tabaco são as drogas mais utilizadas, citadas por mais de 50% dos estudantes, seguidas de maconha, com 15,9% de usuários. Estudantes brasileiros apresentam padrão de beber excessivo maior do que os portugueses. Concluímos que estes estudantes praticam esportes, fato que não impede o uso de álcool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography