Academic literature on the topic 'Tendências de moda'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tendências de moda.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tendências de moda"

1

Campos, Amanda Queiroz. "“Eu não sigo tendência”." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 32 (August 3, 2021): 153–67. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i32.1371.

Full text
Abstract:
No sistema da moda, as tendências organizam em maior ou menor grau o calendário de lançamento de coleções que renovam o mercado a cada ano. As empresas responsáveis por editar as tendências de moda em relatórios (reports) são denominadas bureaux de style. Este trabalho teve como objetivo compreender a forma como esses relatórios são usufruídos contemporaneamente por designers de moda. Assim, conduziu-se uma investigação interpretativa, seguindo-se a metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas com designers de moda no Brasil e na Alemanha e foram analisados seguindo as etapas de codificação, à luz do Realismo Crítico (BHASKAR, 2008) e da Teoria da Estruturação (GIDDENS, 1991). Como o recorte definido para a pesquisa foi a de um sistema da moda, adotou-se como ponto de partida a justificativa endógena para as tendências (ERNER, 2012; GODART, 2005). O trabalho evidenciou um discurso que, à primeira vista, nega o uso dos relatórios de tendências de moda. Todavia, quase a totalidade dos entrevistados têm (pago pelo) acesso a eles. Sendo assim, desenvolveu-se um quadro que denota diferentes níveis de uso dos relatórios de tendências dos bureaux de style; ampliando a concepção de seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guercovich, Isadora Micaela, Carlos Alberto Silva, and Thaissa Schneider. "Pesquisa de tendências de moda na indústria catarinense." DAPesquisa 16 (May 27, 2021): 01–23. http://dx.doi.org/10.5965/18083129152021e0018.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem foco na pesquisa de tendências de moda realizada na indústria catarinense, relacionando com conceitos de colonialismo e eurocentrismo. Por meio de um questionário aplicado a estilistas e designers de moda, observou-se que estes têm a Europa como principal referência de pesquisa, mas que também valorizam a análise e o lançamento de tendências nacionais. Para entender este fenômeno, a revisão de literatura apresenta um apanhado histórico do surgimento das tendências de moda e da centralização da moda na Europa. Somado a isso, são estudados os conceitos de colonialismo e eurocentrismo, difundidos na América Latina por teóricos como Aníbal Quijano (2005) e Edgardo Lander (2005). O artigo busca pontuar as possíveis consequências da hegemonia da moda europeia na pesquisa de tendências realizada pela indústria catarinense, já que dessa forma expõe-se ao risco de perder autonomia e identidade na moda lançada pelo estado, tornando deficitário o quesito inovação e diferenciação de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

D’Almeida, Tarcisio. "Não basta desfilar, tem que vender: (des)encontros entre moda e mercado." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 2, no. 2 (February 14, 2008): 80. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v2i2.383.

Full text
Abstract:
A moda registra, desde suas origens no Renascimento até a modernidade nos séculos XIX, XX e neste início do XXI, a essência do consumo. A criatividade adquire caráter mercadológico no mundo da moda, seja na esfera simbólico-estética, seja na econômico-financeira, e ela não existe sem uma equação que contrabalanceie a liberdade do ato criativo dos estilistas de alta-costura e do prêt-à-porter – árbitros da “sugestão” de conceitos/tendências à sociedade. Esta, conseqüentemente, força os criadores de moda a se adequarem ao seu público-alvo. Até que ponto uma tendência de moda pode sobreviver independente das regras mercadológicas? Este artigo traça algumas reflexões acerca desse questionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jakemiu Araujo Bortolon, Flavia. "A Moda e a Morte: Ciclos de Tendências." ModaPalavra 10, no. 19 (December 16, 2016): 098–116. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x10192017098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campos, Amanda Queiroz. "Expertise e legitimidade: os bureaux de style e a moda contemporânea." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 12, no. 27 (December 19, 2019): 193–205. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v12i27.989.

Full text
Abstract:
O estudo aborda as empresas de previsão de tendências de moda, bureaux de style, e a ampla rede de relacionamentos por elas organizada no sistema de moda, demonstrando sua centralidade na criação de valor para produtos de moda. Primeiramente, discute-se a perspectiva de Giddens sobre a modernidade e o desencaixe da experiência direta, cujo vácuo foi preenchido por instituições especializadas. No sistema de moda, uma das expertises mais valorizadas ao longo da cadeia é o conhecimento das tendências, cuja institucionalização se dá por meio dos bureaux de style nos anos 1960. O objetivo principal deste trabalho é analisar o papel dos bureaux de style no atual sistema de moda. Para esse fim, os representantesmais relevantes foram investigados para desvendar as modalidades e as estratégias de informação de tendências da moda – e de si mesmos como especialistas. A pesquisa documental envolveu a coleta de imagens e de textos das empresas de pesquisa de tendências: Peclers, Promostyl, Carlin, DMI, View, WGSN, Use Fashion, TrendsTop e TrendUnion. Os dados foram analisados com o auxílio do software MAXQDA e com base nos fundamentos da GroundedTheory. Os resultados levam a questionar a fé depositada nessas agências. Considera-se que as “grandes” casas de estilo sustentam sua legitimidade graças aos seus discursos e à circulação de representações específicas, que podem ser vistas como estratégia de marca. Os bureaux de style mantêm e reiteram seu status de especialistas à medida que continuam a articular demanda, produção e consumo na moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Maria Eduarda Eduarda Araújo. "A moda do futuro ou o futuro da moda?" dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 10, no. 21 (May 18, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v10i21.550.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre os estudos ante­cipatórios e as metodologias de prospecção de futuro e sua relação com a moda, pensada aqui como meio de expressão de comportamentos e de consumo. Essas metodologias são: a análise de tendências, a construção de cenários e a criação de narrativas. Como parte introdutória desta discussão também analisaremos a relação da moda com o tempo, discutindo as possibilidades de se pensar uma moda do futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mesquita, Márcia. "Desmistificando os estudos de tendências." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 30 (December 1, 2020): 277–83. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i30.1248.

Full text
Abstract:
O termo tendência é amplamente utilizado dentro do universo relacionado ao vestuário e aos outros elementos da aparência, muitas vezes com visões um pouco generalizadas e até mesmo equivocadas sobre o conceito e as práticas de seus estudos. De toda maneira, saber qual será a próxima moda atrai interesse tanto das empresas produtoras quanto de seus consumidores desde as mudanças de lábitos de consumo ainda no século XIX, o surgimento dos primeiros chamados bureaux de style em meados do século XX, quando esse tipo de pesquisa foi institucionalizado, até os atuais reports constantes divulgados por agências de pesquisa com alcance global. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges, Virgínia Todeschini. "COM QUE ROUPA EU VOU? O JORNALISTA ESPECIALIZADO COMO FORMADOR DE OPINIÃO E AGENTE DE CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DA MODA." Revista_Mídia_e_Cotidiano 4, no. 4 (July 7, 2014): 25. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9706.

Full text
Abstract:
Este artigo examina o papel do jornalista moda como formador de opinião e como um dos agentes de consagração no campo da moda. Tendo como base pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas qualitativas como metodologia de coleta de dados, procuramos responder as seguintes perguntas: Quem dita a moda na atualidade? Como é o trabalho de um jornalista de moda? Qual a importância destes formadores de opinião no lançamento de tendências de moda?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliva, Gabriela Costa, Sandra Regina Rech, and Icleia Silveira. "O contexto das pesquisas de tendências para marcas de moda." DAPesquisa 14, no. 23 (August 2, 2019): 205–10. http://dx.doi.org/10.5965/1808312914232019205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moeran, Brian. "Lançando a moda: o discurso das revistas." Comunicação e Sociedade 24 (December 30, 2013): 95–119. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1778.

Full text
Abstract:
No presente artigo discute-se a produção e o discurso das revistas de moda, que constituem parte integrante do "sistema da moda". Enquanto intermediárias entre os fabricantes e os consumidores, estas revistas têm por principal objetivo: apresentar propostas sobre as peças de vestuário que estão na moda; sobre quais serão as últimas tendências; sobre a importância dos nomes que ostentam; sobre os motivos pelos quais a moda deve ocupar um lugar importante nas vidas das leitoras; e sobre os locais onde se pode comprar o vestuário publicitado. Estas propostas conferem legitimidade à moda e ao mundo da moda em termos culturais e comerciais.As revistas estabelecem relações significativas entre coisas que aparentam ser independentes na sua essência; dão-lhes vida social, criando um mundo imaginário sobre elas; e impõem ordem, quer histórica quer esteticamente, num mundo cujos produtos provavelmente passam despercebidos, devido à sua natureza sazonal e quantidade potencialmente caótica. As revistas de moda apresentam as tendências que fazem parte das coleções mostradas nas passarelas. Ao fazê-lo, criam um "discurso da moda" cujos termos avaliativos são usados por diferentes pessoas, em tempos e espaços distintos, para demarcar e contestar um território semântico em que as preferências culturais de âmbito local interagem com as normas globalizantes do sentido de moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Tendências de moda"

1

Garcia, Clarice Carvalho. "As previsões de tendências em cores na moda contemporânea." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31964.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 1. Coolhunting e tendências e 3. Pesquisas de tendências de cor.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-30T20:27:14Z No. of bitstreams: 1 2017_ClariceCarvalhoGarcia_PARCIAL.pdf: 19472706 bytes, checksum: 7790b434b0a3d19e098c98861c04c038 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-05-23T14:00:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ClariceCarvalhoGarcia_PARCIAL.pdf: 19472706 bytes, checksum: 7790b434b0a3d19e098c98861c04c038 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-23T14:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ClariceCarvalhoGarcia_PARCIAL.pdf: 19472706 bytes, checksum: 7790b434b0a3d19e098c98861c04c038 (MD5) Previous issue date: 2018-05-23
Na contemporaneidade, a pesquisa de tendências emerge como ferramenta crucial para a indústria da moda, ao permitir o entendimento em profundidade das motivações e atributos simbólicos que norteiam as decisões de consumo dos indivíduos. Este trabalho tem por objetivo discutir o papel das previsões de tendências de cores no panorama atual, antagonizando vantagens e desvantagens ocasionadas pelo delineamento de tendências frente aos processos produtivos e perante às mudanças constantes que caracterizam a moda como expressão da cultura material de uma sociedade. A partir de revisão bibliográfica e de pesquisa qualitativa por estudo de caso, a presente dissertação verifica o papel das tendências de cor no sistema moda, sua acuidade e sua veracidade frente às cores adotadas em 24 desfiles de moda feminina, particularmente, do segmento prêt-à-porter. Para realizar este trabalho, foram discutidos aspectos relacionados a métodos e processos das pesquisas de tendências, parâmetros de cor e seus desdobramentos em desfiles de moda. Esta dissertação está estruturada em dois grandes eixos: i) revisão bibliográfica sobre pesquisas de tendências socioculturais e estéticas; ii) estudo de caso executado por meio de análise do relatório primavera/verão 2017 da empresa britânica Worth Global Style Network (WGSN). O estudo de caso compara transformações socioculturais com as cores previstas e verifica a assertividade das previsões em desfiles de moda de marcas clássicas, de vanguarda e de marcas nacionais. Essa reflexão aponta para o entendimento de que previsões de cores apresentam fragilidades ao mesmo tempo em que contribuem para estimular o desejo pelo novo. Os vetores de influência das transformações em moda são difusos e complexos, de maneira que as previsões atuam como filtro das possibilidades estéticas presentes na atualidade e viabilizam a mudança cíclica da moda, sustentando o desejo de consumo e a lucratividade do setor.
In the contemporary context, trend research emerges as a key tool for the fashion industry by allowing in-depth understanding of the motivations and symbolic attributes that guide consumer decisions. This paper aims to discuss the role of predictions of color trends in the current landscape, antagonizing the advantages and disadvantages caused by the design of trends in relation to the productive processes and ongoing changes that characterize fashion as an expression of the material culture of a society. Based on a literature review and a qualitative case study, the present dissertation analyzes the role of color trends in the fashion system, its accuracy and veracity regarding the colors adopted in 24 women's fashion shows, particularly the prêt-à-porter. This work was based on a discussion of trend research methods and processes, color parameters and their ramifications in fashion shows. This dissertation is structured in two main pillars: i) literature review on sociocultural and aesthetic trends; ii) a case study that analyzes the Spring / Summer 2017 report of the British company Worth Global Style Network (WGSN). The case study compares sociocultural transformations with predicted colors and verifies the assertiveness of the predictions in fashion shows of classic, avant-garde and national brands. This study helps to understand that color predictions present weaknesses at the same time that they contribute to stimulate the desire for the new. The vectors of influence of the transformations in fashion are diffuse and complex, so that the predictions act as a filter of the present aesthetic possibilities and allow the cyclical change of fashion, sustaining the consumption desire and the profitability of this sector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanettini, Juliana. "Pesquisas de tendências: uma abordagem sob a ótica do design de moda." Universidade Anhembi Morumbi, 2012. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1601.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Zanettini.pdf: 2600303 bytes, checksum: dd009561afa8435075bba0688e292631 (MD5) Previous issue date: 2012-03-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente trabalho faz uma investigação sobre as pesquisas de tendências no campo do design. Para tanto, objetiva-se um levantamento qualitativo e de cunho exploratório sobre os modos como as tendências se inter-reacionam com instâncias distintas do consumo e um enfoque particular para com o design de moda. Em nosso trajeto apontam-se aspectos partinentes ao histórico, à pesquisa e à classificação das tendências, bem como considerações sobre a importância dos indivíduos na configuração deste fenômenos. Uma abordagem a respeito das formas como as tendências são criadas e desseminadas nas esferas coletivas e individuais é explorada a partir de um estudo acerca dos estilos de vida. Nessa perspectiva, as questões que envolvem diferentes formas de viver social se articulam tanto no âmbito das ruas quanto das redes virtuais e caracterizam-se como suporte para a prospecção de sinais emergentes de tendências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Adriana Bertoldi Carretto de. "Inovação e indústria da moda: um modelo de inovação em estilos e tendências." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-23062016-155629/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como intuito propor um modelo de inovação para a indústria da moda feminina. O modelo visa compreender o comportamento de estilos e tendências determinados e difundidos pelas empresas. A construção deste modelo é justificada pela contribuição que um estudo sobre inovação pode proporcionar à indústria da moda, a qual enfrenta baixos padrões de competitividade no mercado externo e interno. Além disso, embora existam muitos artigos sobre o assunto, poucos foram os modelos de inovação para a indústria da moda encontrados por esta pesquisa. Uma avaliação destes modelos indicou que existe espaço para a proposta de um modelo que aborde o comportamento de estilos e tendências ao longo do tempo. A estrutura de composição do modelo é sustentada por três pilares conceituais: teoria econômica neoschumpeteriana, modelos de inovação e modelos de inovação para a indústria da moda. A característica central do modelo é avaliar se existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua ou descontínua. Como existe similaridade conceitual entre os estilos, no que se refere à identidade de gênero (androginia e feminilidade), foi efetuada uma aglutinação de alguns estilos dentro desta denominação. Nem todos os estilos se encaixaram nesta classificação. Então, estes estilos foram denominados como neutros. Como a pesquisa tem abordagem fenomenológica, qualitativa e longitudinal, foi adotada a metodologia hipotética dedutiva para a construção do modelo. Para verificação da validade das hipóteses foi usada uma análise exploratória dos dados por meio de estatística descritiva e decomposição da estrutura de variabilidade através de uma análise de componentes principais (PCA). Ambas as análises forneceram evidências a respeito das hipóteses em questão, as quais também foram testadas através de um teste binomial e de uma análise de variância multivariada por meio de permutações. Os resultados comprovaram que existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua e que existem períodos de polarização das aglutinações de estilo.
This work aims at proposing an innovation model for the women\'s fashion industry, which intends to understand the behavior of styles and trends spread by companies. The justification for building this model lies in the contribution an innovation study can offer to the fashion industry, which faces low competitiveness patterns in the external as well as internal market. In addition, although there are lots of papers related to this topic, there were only few innovation models found by this research. An evaluation of these models indicated that there is room for a model proposal that addresses style and trends over time. The model composition structure is supported by three conceptual pillars: neo-schumpeterian economic theory, innovation models and innovation models for the fashion industry. The central feature of the model is to evaluate whether there are fashion styles that remain in fashion in a continuous or discontinuous manner. As there is conceptual similarity between the styles, related to gender identity (androgyny and femininity), an agglutination of some styles was performed within this description. No all styles fit into this classification, then, these styles were called neutral. As this research is based on a phenomenological, qualitative and longitudinal approach, the methodology adopted was hypothetical deductive. In order to verify the hypotheses, an exploratory data analysis was developed, by means of descriptive statistic and decomposition of variability structure through a principal component analysis (PCA). Both analyses provided evidence about the considered hypotheses, which were tested using a binomial test and a multivariate variance analysis by means of permutations. The results showed there are fashion styles that remain continuously fashionable and there are polarizations periods of style agglutinations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Visoná, Paula Cristina. "Design estratégico e design de moda: construção de princípios metodológicos para o estudo de tendências." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2010. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3607.

Full text
Abstract:
Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-20T19:29:17Z No. of bitstreams: 1 design_estrategico.pdf: 2183886 bytes, checksum: 339d7188b28e6a0ecc3d303d9d1a1a86 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-20T19:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 design_estrategico.pdf: 2183886 bytes, checksum: 339d7188b28e6a0ecc3d303d9d1a1a86 (MD5) Previous issue date: 2010
Nenhuma
A presente pesquisa apresenta a construção de um método para o estudo de tendências baseado nos procedimentos metodológicos do design estratégico e no conceito de intertextualidade. Pretende abordar de forma transdisciplinar os signos emergentes no meio sociocultural, antecipando os sinais representativos de mudança constituinte de tendências, a fim de operar na elaboração de estratégias projetuais. Parte-se do princípio que a antecipação dos sinais emergentes do meio sociocultural, permite identificar tendências e aprimorar as decisões estratégicas, contribuindo para a criação de diálogos entre organizações, indivíduos e artefatos de design. A perspectiva de comunicabilidade entre instâncias de representação de subjetividades, tal como arte, cinema, moda, etc., é fundamental para esse estudo, e o desdobramento teórico-metodológico da mesma permite a construção do escopo ferramental constituinte do método proposto.
The following research presents the construction of a method for trend studies based on the strategic design methodological procedures and the concept of intertextuality. It intends to approach in a transdisciplinary way the emerging signs from the sociocultural environment, anticipating the representative signals of constituent change of trends in order to work towards the development of projectual strategies. It considers the understanding that the anticipation of emerging signs from the sociocultural environment allows the identification of trends and the improvement of strategical decisions, contributing the creation of dialog between organizations, individuals and design artefacts. The communicability perspective between representation instances of subjectivities such as art, film, fashion, etc is essential for this study, and its theoretical and methodological unfolding allows the framing of the tools that constitutes the proposed method.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Denise Helena Rutkowski. "A arte da concepção do figurino : um estudo de caso dos diferentes figurinos utilizados nas adaptações do livro orgulho & preconceito." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1707.

Full text
Abstract:
Este estudo pretende analisar a função do figurinista no desenvolvimento de um “guarda roupa” direcionadas ao cinema e televisão e sua relação com a moda da época. Com este objectivo foram pesquisados os fatos históricos para avaliar a relação entre a história e as tendências do design de moda da época e o figurino, como signo fundamental em uma comunicação não –verbal. Numa primeira fase o estudo baseou-se numa pesquisa teórica e na segunda parte, numa componente de análise de três obras cinematográficas baseados na obra literária “Pride and Prejudice”, identificando a amplitude pela qual a narrativa visual está inserida e suas inúmeras possibilidades. A realização desta análise baseou-se na investigação feita de experiência de profissionais figurinistas, através de livros, relatos e entrevistas já existentes. A vertente teórica fundamenta-se em historiadores de moda e autores direcionados ao estudo da comunicação visual, como Umberto Eco. A investigação possibilitou a compreensão aprofundada da complexidade do processo de concepção do figurino e a sua ligação com o telespetador, isto porque os meio de comunicação influenciam a vida do indivíduo, seja no modo de vestir ou se comportar. Permitiu também concluir a influência que das tendências de moda de uma determinada época exercem na realização do “guarda roupa” realizado pelo figurinista, bem como as influências que determinadas tendências de moda usadas em cinema e filmes podem transpor-se para a sociedade do consumidor pelo sucesso obtido perante o olhar do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Fátima Marques. "A nova realidade do consumo. O coolhunting como metodologia de investigação de tendências aplicáveis ao Design e à Moda." Master's thesis, Faculdade de Arquitetura de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5762.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camponez, Rira Daniela da Silva. "Batman. Sete décadas de histórias e de estórias. A evolução da imagem de um herói à luz das tendências de moda." Master's thesis, Faculdade de Arquitectura de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/2999.

Full text
Abstract:
Tese de Mestrado em Design de Moda
Se a presente dissertação não apresentasse um título e começasse por analisar um personagem vestido de morcego que anda pelas ruas a combater o crime, o leitor certamente saberia identificar a figura em questão. Batman conta, em 2010, com uma história de setenta anos. Foram centenas de artistas que nele viram fundamento para o seu trabalho e que ajudaram a crescer o personagem e o seu universo. Desenhadores, designers, realizadores, argumentistas ou actores são apenas alguns exemplos dos homens que contribuíram para a história de Batman. Nas estórias deste personagem, Bruce Wayne encarna Batman e a acção desenrola-se geralmente numa cidade imaginária chamada Gotham City, muito semelhante às cidades da época em que a estória é desenhada. No entanto, o ambiente apresenta algumas diferenças: a moda, a arquitectura ou os veículos são artefactos fantasiados mas simultaneamente realísticos, tornando a linha de fronteira entre o real e o imaginário tremendamente ténue. Por seu lado, a moda surge como reflexo da sociedade, dependendo de factores de origem social, cultural ou económica. Desde o nascimento do protagonista, no final dos anos 30, é possível encontrar grandes transformações na sua imagem, relacionando as primeiras aparições de Batman com a actualidade. Esta imagem, que conta não só com o Batsuit, mas com todo o design da série, deixa influenciar-se como qualquer outro tipo de objecto pelas tendências de moda ao longo do tempo. Desta forma, a presente investigação pretende, não só analisar a imagem do Homem Morcego – ao nível das formas, cores, texturas e materiais – como também o design de ambientes, as cidades povoadas pelo imaginário, os objectos, assim como os personagens secundários. O projecto aspirou comprovar que as transformações da imagem de Batman são reflexo da moda vigente. Esta reflexão tem por base imagens: quer da banda desenhada, como das séries televisivas ou ainda das obras cinematográficas centradas no super-herói. Tornando a sociedade como fonte de inspiração para a imagem de Batman, a dissertação proposta visa igualmente, em contrapartida, reconhecer a influência deste no design de moda.
If this dissertation did not announce a title and began by analyzing a character dressed as a bat, moving through the streets to fight crime, the reader would certainly identify the figure in question. Batman counts, in 2010, with a history of seventy years. There were hundreds of artists who saw in him the basis for their work and helped to grow the character and his universe. Drawers, designers, directors, screenwriters and actors are just some examples of people who contributed to the history of Batman. In this character’s stories, Bruce Wayne embodies Batman and the action usually takes place in an imaginary city called Gotham City, much like the cities of the time in which the story is drawn. However, the ambience has some differences: the fashion, architecture or vehicles are artifacts both imagined, but realistic at the same time, making the border line between the real and imaginary tremendously blurred. For its part, fashion design emerges as a reflection of society, depending on factors of social, cultural or economic origin. Since the birth of the protagonist in the late 30's, you can find great changes in his image, relating the first appearances of Batman with the latest ones. This image, which includes not only the Batsuit but the whole design of the series, lets itself be influenced as any other common object by the fashion trends over time. Thus, this investigation aims to analyze not only the image of Batman - in forms, colors, textures and materials - as well as the design of environments, the cities populated by the imaginary, the objects or even the secondary characters. The project aspired to prove that transformations of the Batman’s image are a reflection of the fashion trends. This reflection is based on images: either of comics or television series or even of the superhero’s movies. Making the society as a source of inspiration to Batman’s image, the proposed dissertation also has the purpose of recognizing its influence on fashion design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Silvia Raquel Teixeira de. "O contributo dos blogues de street style para o sistema de moda." Master's thesis, Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3004.

Full text
Abstract:
Tese de Mestrado em Design de Moda
A presente dissertação tem como objectivo estudar a relação entre o fenómeno do street style que é difundido nos blogues1 e outras comunidades virtuais e as tendências apresentadas pela imprensa tradicional de moda. Pretendemos perceber se existe alguma relação entre as tendências sazonais apresentadas nas revistas de moda e aquilo que estes novos suportes de comunicação divulgam, bem como se contribuem para o aumento da individualidade de estilos de vestir das comunidades urbanas. De que forma poderão estes suportes de comunicação, mais democráticos, imediatos e dinâmicos influenciar a orgânica estabelecida entre designers, imprensa e consumidores? Qual o contributo dos blogues de street style para a divulgação e consolidação da moda e quais as novidades que introduziram na forma como nos apresentamos, pensamos e vivenciamos a cidade. Com a Revolução Industrial e o crescimento rápido das cidades, evoluiu também a forma como as pessoas se relacionavam entre elas. Entre multidões de estranhos que se cruzavam fugazmente a aparência e o vestuário ganharam importância acrescida (Entwistle 2000). Hoje em dia, vários autores teóricos, bloguistas e fotógrafos de street style, bem como as pessoas que são fotografadas, celebram a cidade como cenário excitante onde tudo está a acontecer e novas ideias se desenvolvem. Ted Polhemus resume bem este espírito: “Hanging out. (…) Auspicious moments. The art of being at the right place at the right time. Just hanging around. Looking sharp. All dressed up and nowhere to go. Doing nothing in particular. v 1 Ver glossário. Making history.”2 (Polhemus, 1994, p.6) A roupa que vestimos e as formas de adorno são expressivas da nossa personalidade, dos nossos gostos e grupos de afinidade. Numa época de produção massiva e consumo massivo procuramos a diferenciação da multidão. Os grandes centros cosmopolitas constituem o palco ideal para a exibição de um estilo único e pessoal, ao invés de uma moda colectiva e indiferenciada. Esta investigação tem por objecto de estudo a estação Outono/ Inverno 2008/09, baseando-se na análise de imagens recolhidas de diversos blogues europeus de street style e posterior confronto com os trend reports das revistas de moda da mesma estação. Para esta investigação consideraram-se apenas as imagens de street style femininas. Da mesma forma, as revistas consultadas — Vogue e Elle — dizem respeito apenas a womenswear. Os resultados desta investigação serão de cariz qualitativo, recorrendo para tal, a metodologias de observação e estudos de caso. A validação das hipóteses será obtida através de recurso à opinião de perito, com entrevistas online. Não se pretende chegar a um consenso mas apenas obter as opiniões de outras fontes.
This dissertation intends to study the relations between the phenomenon of street style diffused through blogs and other virtual communities and the trends presented by the traditional fashion press. Our goal is to try to understand if there is some relation between seasonal trends shown in fashion magazines and what these new communication media diffuse, as well as if they contribute to the increase of individuality of dress styles in urban communities. How can these communication media, more democratic, immediate and dynamic influence the relations established between designers, press and consumers? How did street style blogs contribute to the spread and affirmation of this phenomenon and which are the news theyʼve introduced in the way we present ourselves, think and live the city. With the Industrial Revolution and fast growing cities, the ways in which people related to each other evolved. Among crowds of strangers that met briefly, appearance and clothing became ever more important. (Entwistle 2000). Currently, many theoretic authors, bloggers and street style photographers, as well as the people they photograph celebrate the city as an excitant set where everything is happening and new ideas are developed. Ted Polhemus expresses this idea accurately: “Hanging out. (…) Auspicious moments. The art of being at the right place at the right time. Just hanging around. Looking sharp. All dressed up and nowhere to go. Doing nothing in particular. Making history.” (Polhemus, 1994, p.6) The clothes we wear and adornment forms are expressive of our personality, of our tastes and affinity groups. In a time of mass production and mass consumption, we aspire to be differentiated from the crowds. Big vii cosmopolite cities are the ideal stage for the exhibition of a unique and personal style, instead of a collective and undifferentiated fashion. This investigation is focused on the Fall/Winter 20008/09 season, and based on the analysis of images collected from several European street style blogs to later compare them to the trend reports from fashion magazines corresponding of the same season. To this investigation we considered street style posts regarding women. Likewise, the magazines we researched — Vogue and Elle — are aimed at womenswear. The results from this investigation are qualitative, using methodologies of observation and case studies. The validation of the hypothesis will be obtained by expert opinion, with online interviews. We donʼt wish to achieve consensus but solely to obtain opinion from other sources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Filho álvaro de. "O design da marca Colcci." Universidade Anhembi Morumbi, 2010. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1585.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alvaro de Melo Filho.pdf: 6687704 bytes, checksum: 221b3c99a0b730dac2f6adcd77078ba0 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Na contemporaneidade, o design da marca se configura em sua complexidade, onde a marca, seus simbolos, valores, imagem, produtos, pontos de venda, comunicação, merchandising e o relacionamento com o cliente estão imbricados em um trabalho com objetivo único: o de proporcionar os significados, funcionais e emocionais, que serão traduzidos por um grupo de pessoas que compartilham o mesmo código. A marca, portanto, fornece mais que a simples identificação de um produto, serviço ou empresa; ela se constitui em significado simbólico para a experiência do indivíduo quanto ao consumo de objetos e sistemas. Nesse sentido, esta dissertação vem propor um estudo que identifique e explore o design de marcas, tendo como suporte de pesquisa a evolução de uma marca nacional. O trabalho pretende analisar como se desenvolve um projeto de design de marcas, em especial a da empresa Colcci. Objetiva-se estudar a procura dessa marca por encontrar um design característico que a propulsione dentro do mercado nacional, que busque estruturar seu trabalho por meio do relacionamento com o consumidor e que caminhe rumo a um reconhecimento internacional. O trabalho adota pesquisa qualitativa, utilizando para as análises da marca o modelo comparativo, com base em levantamento bibliográfico. Dentre os procedimentos técnicos estão o levantamento e análise de livros, dissertações e teses; publicações em revistas e jornais; ilustrações e fotografias; bem como entrevistas com designers, estilistas, gestores de marcas franqueados e comsumidores. Todo um processo de reflexão que pretende revelar os rumos que traçaram o design da marca Colcci dentro da contemporaneidade, anunciando os passos em que a empresa está inclinada e que poderá levá-la a trabalhar um redesign, contrariando seu discurso de ser apenas uma moda jeanswear, e não uma grande lançadora de tendências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pugliese, Flávia Cecília da Silva Medeiros. "A moda pelo olhar adolescente : o corpo midiatizado como tendência." Universidade de Fortaleza, 2013. http://dspace.unifor.br/handle/tede/92299.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-12-16
The aim of this study was to seize basting thread between fashion and the adolescent in contemporary times, in an attempt to exalt the fashion and adolescence phenomena more as issues that deserve space in the academic area, due to the complexity, and less with reductionist explanations. The methodological procedure adopted in this research was the qualitative research based on interface with psychoanalysis and sociology, however discussing with anthropology and social communication. The subjects investigated were adolescents of both sexes, aged 13 to 17 years, high school students from the city of Fortaleza and belonging to the economic classes A1, A2 and B1, according to Economic Classification criterion assessment Brazil. The technique of data collection chosen for this investigation was the focal group. In the development of the work were surveyed, initially, the clothing and adornments as relevant elements in the meaning of individuals in their interaction with the world, existing since the most remote civilizations, which investigated the social economic cultural context that enabled the birth of fashion. Then sought to reflect on the present moment and the transformations of this period that affected directly the subjectivities of research subject, and its own variation on way to do fashion. Above this "contemporary catwalk" we analyzed the teenage condition, understanding it as a phenomenon produced socially that is subject, on the one hand, the physical transformations and reconstruction of self-image, inherent to puberty, and on the other hand, the psychic transformations of adolescent pointed out by psychoanalysis. Finally, it was highlighted the voices in common of the subject-teenager who refer to both meanings of fashion, as regards aspects of collective subjective Constitution that pass through the sets of body and the body of fashion, and by the stitching of these bodies the thresholds of fashion. Keywords: Fashion, teen, body, contemporaneity, psychoanalysis.
O objetivo desse estudo foi apreender alinhavos entre a moda e o adolescer na contemporaneidade, na tentativa de exaltar os fenômenos moda e adolescência mais como questões que merecem espaço na área acadêmica, devido à complexidade, e menos com explicações reducionistas. O procedimento metodológico adotado nesta investigação foi a pesquisa qualitativa sustentada na interface com a psicanálise e a sociologia, contudo dialogando também com a antropologia e comunicação social. Os sujeitos investigados foram adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 13 a 17 anos, estudantes do ensino médio da cidade de Fortaleza e pertencentes às classes econômicas A1, A2 e B1, segundo a avaliação do Critério de Classificação Econômica Brasil. A técnica de coleta de dados escolhida para esta investigação foi o grupo focal. No desenvolvimento do trabalho foram pesquisados, inicialmente, o vestuário e os adornos como elementos relevantes na significação dos indivíduos em sua interação com o mundo, existentes desde as mais remotas civilizações, a partir dos quais se investigou o contexto socioeconômico cultural que viabilizou o nascimento da moda. Em seguida, buscouse refletir sobre o momento presente e as transformações desse período que afetaram, diretamente, as subjetividades do sujeito da pesquisa, bem como a própria variação na maneira de se fazer moda. Sobre essa passarela contemporânea analisou-se a condição adolescente, entendendo-a como um fenômeno produzido socialmente que está subordinado, por um lado, às transformações físicas e de reconstrução da autoimagem, inerentes à puberdade, e por outro lado, às transformações psíquicas do adolescer apontadas pela psicanálise. Por fim, destacaram-se as vozes em comum do sujeito-adolescente que remetem tanto aos significados da moda, quanto aos aspectos de constituição coletiva da subjetividade que passam pela moda do corpo e o corpo da moda, bem como pela costura desses corpos aos limiares da moda. Palavras-Chave: Moda, adolescente, corpo, contemporaneidade, psicanálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Tendências de moda"

1

Políticas e tendências de internacionalização do ensino superior no Brasil. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558461562.

Full text
Abstract:
A internacionalização das universidades é inevitável, e as instituições começam a implementar suas políticas e estratégias, influenciadas pelas dinâmicas acadêmicas internacionais, pelas políticas governamentais nacionais, regionais e mundiais. O desafio é manter o foco nas questões e necessidades locais, beneficiando-se de competências internacionais. Deve ser definida de acordo com o perfil das instituições e das necessidades das suas comunidades, com potencial para melhorar o ensino e a pesquisa localmente produzida de modo a fomentar o crescimento sustentável da região, em diálogo constante com o contexto global e valores compartilhados em projetos acadêmicos de temáticas transversais, multidisciplinares e interinstitucionais, a fim de estruturar uma rede territorial de cooperação acadêmica. É mais um instrumento para fomentar o diálogo entre atores da internacionalização acadêmica. Esta obra apresenta reflexões sobre as políticas de internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil; foca na questão do pertencimento e da atuação em redes internacionais de pesquisa e de diálogo acadêmico; as políticas linguísticas em prol da internacionalização também são objeto de ampla reflexão, aliando-se a sugestões de boas práticas como duplas titulações e eficientes modelos de mobilidade baseados em simetria e reciprocidade. Apresenta discussões voltadas aos programas de cooperação acadêmica e às parcerias consolidadas entre universidades e órgãos internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Simões, Maria da Graça, and Gercina Ângela de Lima. Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1944-6.

Full text
Abstract:
Esta obra apresenta uma reflexão teórica e histórica sobre as noções clássicas de tratamento da informação e de organização da informação, com base na esfera epistemológica da organização do conhecimento. É Composta de oito capítulos que discorrem sobre (1) as variações terminológicas produzidas na Ciência e no Ensino Brasileiro e Português, (2) a discussão de aspectos teórico-conceituais da organização e representação da informação e a sua correlação com os aspectos práticos que envolvem os ambientes informacionais digitais; (3) o delineamento conceitual inerente à representação da informação feito a partir da discussão da catalogação como confluência de aspectos descritivos, temáticos, contextuais e de acesso à informação de modo que a interconexão entre eles esteja assegurada; (4) as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre a modelagem de domínios aplicados à elaboração de ferramentas de representação e recuperação de informação, no contexto das redes eletrônicas de informação e comunicação; (5) a identificação e exploração dos aspectos da variação terminológica na produção científica sobre Organização da Informação relativos aos termos Análise Documentária e Análise de Assunto; (6) as aplicações de representação de recurso informacional, os contextos e processos onde as inovações derivadas da ciência da computação, da inteligência artificial, da área de processamento de linguagem natural e de novas plataformas de bancos de dados têm transformado o contexto de produção de documentos, de sistemas de organização do conhecimento, de métodos de exploração semântica e de visualização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tendências de moda"

1

Visoná, Paula Cristina. "MODA E TENDÊNCIAS: UMA PROPOSIÇÃO QUE BUSCA PENSAR INOVAÇÃO E ESTRATÉGIAS A PARTIR DE CENÁRIOS DE FUTURO." In Na Estante da Moda 2, 48–58. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3611921095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gollo, Silvana Saionara, Luciele Thalia da Rosa Souza, Angelita Freitas Silva, Keila Cristina Rosa, and Jeferson Bottoni. "COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO DE PRODUTOS DE MODA DA GERAÇÃO Z." In Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas 2, 382–99. Brazilian Journals Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000127.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Mayara Magalhães, Jorge Luiz Diogo Junior, and Camila Assis Peres Silva. "O CADERNO DE TENDÊNCIAS E A BUSCA DA COR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL COR APLICADA AO DESIGN DE MODA NO SENAI CETIQT." In Na Estante da Moda 2, 1–7. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3611921091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CERQUEIRA CAMPELO, LOREN. "APRENDER - (A) (P)ERSPECTIVA DA (R)ESISTÊNCIA AO (E)NSINAR COM (N)ECESSIDADES E (D)IFICULDADES NA (E)SCOLA E SUAS (R)EFLEXÕES." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.096.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ARTIGO RETRATA AS QUESTÕES OBSERVADAS DURANTE A FORMAÇÃO DO DOCENTE, RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, VISTAS E COMPREENDIDAS ATRAVÉS DE CINCO PERSPECTIVAS: PROFESSOR, ESCOLA, FAMÍLIA, ALUNO E GOVERNO. TODAS ESTAS PERSPECTIVAS ESTÃO INTERCONECTADAS E PODEM SER UTILIZADAS DE MODO A CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS DESDOBRAMENTOS ATUAIS. ALÉM DISSO, SÃO RETRATADAS AS TENDÊNCIAS, DIFICULDADES, REFLEXÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS, E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UM DEBATE SOB A ÓTICA, DE UMA ALUNA DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

GUSMÃO, ELAINE CUSTÓDIO RODRIGUES, ALLANY KALINE NASCIMENTO GOMES, and GABRIELA STÉFANY ALVES DE LIMA. "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.023.

Full text
Abstract:
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL SE APRESENTA COMO UM DESAFIO EM SAÚDE, POIS MESMO DIANTE DOS DECLÍNIOS DECORRENTES DA TERCEIRA IDADE, O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA É ACOMPANHADA PELA DEMANDA DA AUTONOMIA E DA QUALIDADE DE VIDA. DIANTE DISSO, SE REVELA COMO CRUCIAL O INVESTIMENTO EM PRÁTICAS EM SAÚDE QUE FOCALIZEM E ESTIMULEM AS POTENCIALIDADES EM DETRIMENTO DAS FRAGILIDADES VIVENCIADAS PELOS IDOSOS. DESTE MODO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA OBJETIVANDO VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE, NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO NO CONTEXTO BRASILEIRO. FORAM ANALISADOS 10 ARTIGOS PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS BASES SCIELO, BVS E PERIÓDICOS CAPES. OBSERVOU-SE QUE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS COM A POPULAÇÃO IDOSA AINDA SÃO INCIPIENTES NA ÁREA, BEM COMO PERCEBEU-SE QUE OS ESTUDOS REALIZADOS ESTÃO CONCENTRADOS EM DETERMINADOS CAMPOS DO SABER. ENTRETANTO, VERIFICOU-SE QUE AS PESQUISAS DEMONSTRAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS PROCESSOS FUNCIONAIS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS, RESSALTANDO A INTERSECÇÃO E COOPERAÇÃO DE TAIS ASPECTOS NA PRÁTICA PSICOMOTORA EM IDOSOS, O QUE AUXILIA A PROMOÇÃO INTEGRAL DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

BRASILIENSE, CAIO BRUNELLI, and ROSAMARIA RODRIGUES GARCIA. "LUTO: UM ESPAÇO PARA VOCÊ! RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IDOSOS ENLUTADOS DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.016.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: “CAIO, PERDI MEU FILHO E MÃE. COMO DÓI”- M.,75. “ROSA, PERDI MINHA ESPOSA APÓS CONVIVER 52 ANOS COM ELA.” –D.,77. “EU TAMBÉM. ESPOSO PARTIU E LEVOU PEDAÇOS DE MIM”- H., 84. IDOSO CONVIVE MUITO COM LUTOS E, DEVIDO A MORTE SER TABU, NÃO ENFRENTA-A. ASSIM, A DOR FICA E OS SINTOMAS DE DESMOTIVAÇÃO, AUTONEGLIGÊNCIA E DEPRESSÃO SURGEM. QUE FAZER? COMO FAZER? OBJETIVO: RELATAR EXPERIÊNCIA DE GRUPO À IDOSOS ENLUTADOS POR MEIO DE UM MÉTODO INOVADOR. METODOLOGIA. ACOLHIMENTO EMPODERADOR TERAPÊUTICO, CUJO IDOSO ERA COLOCADO FRENTE AO SEU IGUAL E, A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO PEER INSTRUCTION E SALA DE AULA INVERTIDA, ACOLHIA E ERA ACOLHIDO. RESULTADOS E DISCUSSÃO. AO VEREM-SE ENTRE SEUS IGUAIS, IDOSOS IDENTIFICARAM-SE E ACOLHERAM-SE DE TAL MODO A CHAMAREM-SE DE GRANDE FAMÍLIA, CRIARAM GRUPO DE LUTO EXTRAMUROS E, COMO OUTRO RESULTADO DO EMPODERAMENTO, PASSARAM A ACOLHER E APOIAR ENLUTADOS PELO COVID-19! CONCLUSÃO. EMBORA TABU, QUANDO ENFRENTADA HUMANAMENTE, A MORTE PODE NÃO SÓ LEVAR E, SIM, TRAZER (NOVAS) PESSOAS: UMA NOVA FAMÍLIA E EMPODERAR E FAZER DO ENLUTADO UMA NOVA PESSOA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SOUZA, MARCIO VENÍCIO CRUZ DE, MARCO JOSÉ MENDONÇA DE SOUZA, RICARDO FIGUEIREDO PINTO PINTO, and ALENA DO SOCORRO RODRIGUES FEIO. "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA IDOSOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.053.

Full text
Abstract:
ESTA PESQUISA TEM COMO O OBJETIVO EXPOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICABILIDADE DE UM MANUAL DE EXERCÍCIO EM UMA IDOSA COM PESO CORPORAL E LIVRE. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM COMPARAR A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL DOMINANTE E A RESISTÊNCIA DE FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES. O PROGRAMA DE TREINAMENTO COMEÇOU 24 HORAS APÓS OS TESTES DE AVALIAÇÃO. A MÉDIA DA PREENSÃO MANUAL PREDOMINANTE ANTES E DEPOIS FOI DE 20,2 KGF±6 E 23,2 KGF±7,4, RESPECTIVAMENTE. A MÉDIA DE LEVANTAR E SENTAR ANTES E DEPOIS FOI DE 19,1 REP/30’’±2,8 E 23,8 REP/30’’±3,4, RESPECTIVAMENTE.NOSSAS LIMITAÇÕES SÃO BEM EVIDENTES, POIS SE TRATA DE UM ESTUDO DE CASO E A INEXISTÊNCIA DE UM GRUPO CONTROLE. NO ENTANTO PODE-SE CONCLUIR QUE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA COM PESOS CORPORAL E LIVRE DE 12 SEMANAS É CAPAZ DE PROPORCIONAR ALTERAÇÕES BENÉFICAS EM COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA EM IDOSA NÃO INSTITUCIONALIZADA, CONTRIBUINDO PARA A MANUTENÇÃO DE UM MODO DE VIDA AUTÔNOMO E PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BEZERRA, ALANA SIMÕES. "ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO DOS IDOSOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS REALIZADAS NO NASF DE JARDIM DO SERIDÓ – RN." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.002.

Full text
Abstract:
A ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO NA TERCEIRA IDADE TEM SIDO UM ASSUNTO BASTANTE DISCUTIDO NOS ÚLTIMOS ANOS. É IMPORTÂNCIA SE CONHECER A AUTOPERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA, POIS A PARTIR DAÍ SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR FATORES DE RISCO QUE INDICAM A VULNERABILIDADE DESSA POPULAÇÃO. DE MODO QUE O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A AUTOPERCEPÇÃO DAS IDOSAS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS REALIZADAS NO NASF DE JARDIM DO SERIDÓ – RN. ESTA PESQUISA CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE 30 IDOSAS, COM FAIXA ETÁRIA ACIMA DE 60 ANOS, PARTICIPANTES DE ATIVIDADE FÍSICAS DESENVOLVIDAS PELO NASF DA CIDADE DE JARDIM DO SERIDÓ - RN, O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DE CAMPO, EXPLORATÓRIO E QUANTITATIVIO. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ELABORADO PELOS PESQUISADORES CONTENDO 4 QUESTÕES OBJETIVAS. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTARAM QUE EM BUSCA DE UMA MELHORIA PARA A SAÚDE AS IDOSAS PASSAM A PARTICIPAR DE ATIVIDADES FÍSICAS QUE POSSAM DIMINUIR O SEDENTARISMO, ALÉM DE AJUDAR CONTRA DIVERSAS DOENÇAS, ASSIM OS IDOSOS TEM UMA ÓTIMA AUTOPERCEPÇÃO COM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS REALIZADAS PELO NASF COM RELAÇÃO A MELHORA NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA. TAMBÉM REVELARAM QUE A ATIVIDADE FÍSICA REALIZADA NO NASF QUE MAIS GOSTAM FOI A GINÁSTICA E OS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES FÍSICAS OFERTADAS NO SERVIÇO DO NASF AOS OLHOS DOS INDIVÍDUOS DA TERCEIRA IDADE, VISAM MANTER SEU ESTADO DE SAÚDE, ALÉM DE DESENVOLVER A CAPACIDADE DE REALIZAR AS TAREFAS DIÁRIAS COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

DAVI AZEVEDO FERREIRA, REGINA LÍGIA WANDERLEI DE, and DAVI AZEVEDO FERREIRA. "O USO DE PSICOFÁRMACO POR PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.071.

Full text
Abstract:
O SABER NA PSIQUIATRIA FARMACOLÓGICA É FUNDAMENTALMENTE EMPÍRICO, PELA FALTA DE CAUSALIDADE ENTRE EFEITOS BIOQUÍMICOS DOS PSICOFÁRMACOS E AS RESPOSTAS PSICOPATOLÓGICAS OBSERVADAS NOS PACIENTES. O ENVELHECIMENTO AUMENTA A PROBABILIDADE DE DEPENDÊNCIA A DROGAS E INTOXICAÇÃO, SIGNIFICANDO QUE OS IDOSOS SÃO VULNERÁVEIS AOS EFEITOS DESSES MEDICAMENTOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROVER EVIDÊNCIAS INTEGRATIVAS CONTEMPORÂNEAS ACERCA DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR IDOSOS COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO E/OU DE ANSIEDADE. ESTUDO NO FORMATO REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO INTEGRATIVA, REALIZADA EM MAIO DE 2020, TENDO COMO PROBLEMÁTICA: COMO SE DÁ O USO DE PSICOFÁRMACOS PELOS IDOSOS? A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA NO PERIÓDICO CAPES, SCIELO E LILACS, UTILIZANDO OS DESCRITORES PSICOFÁRMACOS, DEPRESSÃO E ANSIEDADE. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E DE EXCLUSÃO, 24 ARTIGOS FORAM SELECIONADOS POR ATENDEREM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE GRANDE USO DE PSICOFÁRMACOS NA POPULAÇÃO IDOSA, SENDO ESSA MEDICAMENTALIZAÇÃO OCORRIDA POR VÁRIOS FATORES, COMO DESIGUALDADE SOCIAOECONÔMICA, MODO COMO ENXERGA A VIDA, FATORES DE ABANDONO OU DE SENTIMENTO DE SOLIDÃO, OCORRÊNCIAS DE QUEDAS, PODENDO SER CAUSADAS PELO USO DO MEDICAMENTO OU NÃO, PÓS HOSPITALIZAÇÃO OU DURANTE, ONDE ACABA SE FAZENDO USO DE ANTIDEPRESSIVOS, BENZODIAZEPÍNICOS, ANSIOLÍTICOS E HIPONÓTICOS. EVIDENCIA-SE ASSIM, A NECESSIDADE DE UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSA PRÁTICA MEDICAMENTOSA EM SENIS, PARA UM MELHOR PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE VÃO LIDAR COM ESSE TIPO DE TRANSTORNO EM IDOSOS, SENDO, NA MAIORIA DAS VEZES, UM PACIENTE POLIMEDICADO E DE DIFÍCIL PRESCRIÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moia, Mix de Leão, Francisco Wagner Urbano, and Walter de Leão Moia. "NAS TRILHAS DA CALÇA MOLHADA: A INFLUÊNCIA DAS NARRATIVAS MÍTICAS NO COTIDIANO SOCIAL DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO MOLA, EM CAMETÁ-PA." In Tendências contemporâneas das ciências sociais aplicadas (Vol. 5), 268–79. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tendências de moda"

1

Andrade, Raquel Rabelo, and Livia Marsari Pereira. "Evolução histórica do uniforme escolar infantil e as tendências de moda: um estudo correlacional." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.192.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Jéssica da Silva, Felipe da Rocha Henriques, and Kele Teixeira Belloze. "Análise de Dados de Focos de Calor no Brasil Através de Técnicas de Visualização." In Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2021.15784.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa dados de focos de incêndio nos Estados brasileiros entre os anos de 1998 e 2020. Técnicas de visualização de dados são usadas para realizar uma análise exploratória dos dados, de modo a gerar informações úteis, tais como os meses e anos com maior quantidade de focos. Além disso, um modelo de predição foi usado, de modo a avaliar a tendência da quantidade de focos, para três Estados específicos. Os resultados mostraram que as técnicas de visualização, em conjunto com a predição, formam um conjunto válido de ferramentas para a análise de dados e tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Muller S. Ribeiro, Caio, and Felipe V. Lopes. "Funções de Proteção de Sistemas Elétricos Baseadas na Transformada de Stockwell: Revisão Bibliográfica e Implementação." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2364.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre funções de proteção que se baseiam na Transformada de Stockwell (TS). A TS fornece uma localização do espectro no domínio tempo-frequência, e para tal, combina elementos das Transformadas de Fourier e Wavelet. A popularidade dessa transformada tem crescido nos últimos anos e diversos esquemas de proteção usando-a têm sido propostos. Sendo assim, com o objetivo de reunir as principais funções de proteção via TS, realiza-se uma revisão bibliográfica, na qual se destaca as vantagens e desvantagens, vertentes e tendências de pesquisa. Por fim, analisa-se três algoritmos usando o Alternative Transients Program (ATP). Destarte, reúne-se em ordem cronológica, de forma objetiva e sucinta trabalhos até então dispostos de modo disperso na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

T. Cordeiro Ottoni, Lara, and Lucas S. Batista. "Proposta de uma abordagem multiobjetivo para o projeto de dimensionamento de redes de gás natural." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1191.

Full text
Abstract:
O gás natural vem sendo usado de modo crescente como fonte de energia e se apresenta como uma forte tendência para o futuro. Nesse contexto, levando-se em consideração o alto custo de instalação de gasodutos, o projeto dessas redes requer soluções de qualidade, relacionando não apenas indicadores financeiros mas também de confiabilidade e segurança quanto ao atendimento da demanda. Assume-se uma topologia de rede pré-definida, onde os diâmetros das tubulações definem as variáveis de projeto. Propõe-se algoritmos multiobjetivo baseados na metaheurística Multiobjetive Variable Neiborhood Search (MOVNS), os quais são contrastados com o NSGA-II. Além disso, propõe-se uma modelagem multiobjetivo para o problema e um gerador aleatório de instância definidas a partir dos dados da biblioteca TSPLIB. Os resultados obtidos indicaram diferentes características entre as fronteiras Pareto estimadas pelos algoritmos comparados. Em especial um algoritmo se destacou obtendo, na maioria das vezes, valores de hipervolume maiores que os outros algoritmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Pablo De Andrades, Jean Lucas Cimirro, Erico Amaral, and Gerson Munhos. "Estudo sobre Fake News: modo de operação e como atenuar a sua propagação." In XVII Escola Regional de Redes de Computadores. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/errc.2019.9238.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma revisão literária para buscar, analisar e verificar as formas de disseminação e as tecnologias usadas no combate as notícias falsas. Foram incluídos no estudo, artigos de pesquisa brasileiros sobre o tema, que resultaram na investigação de dois problemas: O uso de robôs sociais/digitais e influência do filtro bolha no direcionamento dos acessos e como parte da solução do problema a verificação das fakes news com uso de deep learning. As pesquisas citadas mostram um tendência promissora de evolução no combate às fake news utilizando o padrão automatizado de machine learning e inteligência humana para diferenciar robôs de pessoas além de outras ações no combate a fake news como fact checking, o uso de leis punitivas e o delicado conflito entre o combate às fake news e o respeito e a liberdade de expressão, onde planos legais nacionais, sob a justificativa de combater notícias falsa possam violar esta autonomia. Após a análise dos artigos enquadrados no escopo da pesquisa, pode-se verificar a dificuldade no tratamento de notícias falsas nos meios digitais atuais como redes sociais devidas a complexidade na classificação das notícias e interesses mercadológicos que utilizam ferramentas de disseminação de conteúdo robotizados. Muito embora hajam técnicas avançadas de inteligência artificial capazes de reduzir, ainda não existem ferramentas totalmente funcionais e práticas no combate às fake news, sendo ainda a conscientização dos usuários a melhor forma de prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ortega, André, Cecília Mello, and Joana D'Arc Hollerback. "Aspectos das propagandas sobre a Lei 13.415/2017: a construção de uma ideologia da liberdade." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1302.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo estabelecer reflexões sobre o uso da palavra “Liberdade” nas propagandas produzidas pelo Ministério da Educação para promover a reforma do ensino médio consubstanciada na Lei 13.415 de 201 à luz do conceito de Ideologia, tomado aqui em sua definição enquanto um dos principais elementos do Materialismo Histórico Dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. Mediante investigação, constatou-se que, num contexto de forte tendência neoliberal, as propagandas utilizaram-se da ideia de liberdade para difundir que com o novo arranjo curricular proposto, os estudantes teriam mais opções para a formação durante os três anos de ensino médio. Advoga-se, entretanto, que diante das questões sensíveis ao ensino médio, das fragilidades dos sistemas de ensino público por todo país e das diversas brechas nos termos da lei, tal ideia não se sustenta, configurando-se, assim, enquanto uma Ideologia, ou seja, uma falsa consciência que molda a forma de pensar, agir e sentir, ao mesmo tempo em que serve ao intuito de manter a dominação dos interesses das classes dominantes e dirigentes nacionais no debate sobre educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Taine Teotonio Teixeira da. "FEIJÃO TRANSGÊNICO RESISTENTE AO MOSAICO DOURADO E A ACEITAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1361.

Full text
Abstract:
Introdução: O mosaico dourado é umas das principais doenças que acometem a cultura do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). A doença é transmitida pela mosca branca e tem como agente etiológico um geminivírus (BGMV). As perdas em produção de grãos causadas pela doença são estimadas entre 40 e 100%, conforme o grau de suscetibilidade da cultivar plantada. Assim como em outras doenças virais, a utilização de plantas resistentes é a medida mais eficaz no controle, e desse modo, a adoção do feijão transgênico é uma alternativa efetiva no seu controle, reduzindo o uso de defensivos e os riscos de produção. Objetivos: Apresentar as principais características genéticas e agronômicas da cultivar transgênica de feijão. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em meios digitais e impressos de publicações nos idiomas português e inglês, utilizando como palavras chaves: Phaseolus vulgaris, transgenia, BGMV e melhoramento. Resultados: A primeira cultivar transgênica do feijão comum ainda apresenta baixa aceitação na cadeia produtiva, por características relacionadas principalmente a produtividade e a baixa resistência ao Carlavirus que tem potencial de causar perda de até 30% da produção. Outro ponto argumentado pelo produtor é a inexistência de recursos para identificação da cultivar, e a resistência e insegurança por parte dos consumidores sobre os alimentos transgênicos. Conclusões: Ainda que apresente por parte da cadeia produtiva grande resistência, o feijão transgênico é uma realidade, e para o controle do mosaico dourado, a opção mais efetiva. Assim como qualquer tecnologia, passará por esse período de aceitação, mas a tendência é que torne presente nos plantios e na mesa do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paiva, Juan Magalhães, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Alessandra Viana Natividade Oliveira, and Karla Patrícia Bernardes Ferreira Lima. "MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/871.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação a Distância (EaD) já faz parte do contexto educacional em diversas áreas de formação que modificou o comportamento do homem moderno para novas perspectivas formativas. A difusão da EaD evidencia a necessidade de novos processos pedagógicos para atender a uma demanda crescente de usuários como é o caso da modalidade dos Cursos Abertos e Massivos Online (Massive Open Online Courses– MOOCs), com forte tendência para qualificação dos profissionais na área da saúde. Descrição do Caso: Este relato de experiência da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) visa apresentar a condução de procedimentos estratégicos institucional de monitoramento mediante a qualificação de ingressos ao longo do processo formativo no curso de Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, frente a eminente evidência da COVID19 em território nacional. Material e métodos: O monitoramento institucional foi realizado através de dados explorados e extraídos do Moodle, onde foram geradas planilhas analíticas e adotadas estratégias pedagógicas diante dos agrupamentos de alunos de modo a resgatar aqueles em processo de evasão, através de intervenções formativas. Discussão: A oferta deste curso foi realizada entre abril de 2020 e janeiro de 2021 e teve 78.304 inscritos. Neste intervalo foram realizados acompanhamentos e intervenções sistematizadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos ingressos foram aprovados, superando as expectativas em cursos MOOCs que, por sua vez, obteve apenas 29% de alunos evadidos. Conclusão: Verificou-se uma melhoria na participação dos discentes junto aos recursos avaliativos, após as ações de intervenções e análises de dados monitorados. Não obstante, a ausência de um tutor/mediador pode reduzir a motivação destes ingressos nos MOOCs. O monitoramento consistente e ações planejadas infere na motivação, principalmente aos profissionais que atuam no combate da COVID-19, pois geram impactos positivos durante o período monitorado transversal para esta modalidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paiva, Juan Magalhães, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Alessandra Viana Natividade Lima, and Karla Patrícia Bernardes Ferreira Lima. "MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1122.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação a Distância (EaD) já faz parte do contexto educacional em diversas áreas de formação que modificou o comportamento do homem moderno para novas perspectivas formativas. A difusão da EaD evidencia a necessidade de novos processos pedagógicos para atender a uma demanda crescente de usuários como é o caso da modalidade dos Cursos Abertos e Massivos Online (Massive Open Online Courses– MOOCs), com forte tendência para qualificação dos profissionais na área da saúde. Descrição do Caso: Este relato de experiência da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) visa apresentar a condução de procedimentos estratégicos institucional de monitoramento mediante a qualificação de ingressos ao longo do processo formativo no curso de Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, frente a eminente evidência da COVID19 em território nacional. Material e métodos: O monitoramento institucional foi realizado através de dados explorados e extraídos do Moodle, onde foram geradas planilhas analíticas e adotadas estratégias pedagógicas diante dos agrupamentos de alunos de modo a resgatar aqueles em processo de evasão, através de intervenções formativas. Discussão: A oferta deste curso foi realizada entre abril de 2020 e janeiro de 2021 e teve 78.304 inscritos. Neste intervalo foram realizados acompanhamentos e intervenções sistematizadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos ingressos foram aprovados, superando as expectativas em cursos MOOCs que, por sua vez, obteve apenas 29% de alunos evadidos. Conclusão: Verificou-se uma melhoria na participação dos discentes junto aos recursos avaliativos, após as ações de intervenções e análises de dados monitorados. Não obstante, a ausência de um tutor/mediador pode reduzir a motivação destes ingressos nos MOOCs. O monitoramento consistente e ações planejadas infere na motivação, principalmente aos profissionais que atuam no combate da COVID-19, pois geram impactos positivos durante o período monitorado transversal para esta modalidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Flávia Vicentini, Amanda Marques Almeida, and Cleusa Cascaes Dias. "Violência contra a mulher em tempos de pandemia pelo SARS-CoV-2 no estado de São Paulo." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130212.

Full text
Abstract:
Introdução: A violência contra a mulher é um relevante problema de saúde pública global, tendo alto impacto sobre a saúde física e mental da vítima. No Brasil, entre os anos de 2009 e 2018, o número de notificações por “violência doméstica, sexual e outras” contra a mulher, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), subiu mais de 9 vezes, passando de 26.563 para 252.668, aumentando gradativamente a cada ano nesse período. Com a pandemia pelo SARS-CoV-2, mulheres que vivem relacionamentos abusivos, ou as que estão em situação de risco para tal, encontram-se isoladas com o agressor em um ambiente de risco para perpetuação dos abusos, o que é preocupante pelo possível aumento nos índices de violência doméstica. Objetivos: Analisar os dados sobre violência contra a mulher disponíveis no banco de dados público do estado de São Paulo, a fim de comparar suas tendências no período de março a maio de 2019 em relação aos mesmos meses de 2020, de modo a elucidar se houve aumento nas denúncias no período de isolamento social recomendado para combater a pandemia de Covid-19 no estado. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva e analítica realizada na base de dados pública do estado de São Paulo, disponível no site da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. Seu conteúdo foi assimilado e a amostra quantificada por meio de gráficos e tabelas de forma a permitir a análise de maneira mais clara e metódica. Resultados e Conclusão: Comparando-se os períodos de março a maio de 2019 aos mesmos meses de 2020, foi possível observar um aumento nas categorias de violência por outros crimes contra a dignidade sexual (aumento de 3,7%) e constrangimento ilegal (aumento de 172,7%). Por outro lado, houve categorias que demonstraram queda significativa de ocorrências, como ameaça (declínio de 22,7%), lesão corporal dolosa (declínio de 23,5%), calúnia, difamação e injúria (declínio de 37%), estupro consumado (declínio de 28%) e maus-tratos (declínio de 34,7%). Os casos de homicídio culposo permaneceram inalterados em relação ao mesmo período de 2019. Desse modo, da análise dos dados coletados e consolidados foi notória uma aparente diminuição nas notificações de violência contra a mulher no estado, indo contra o sendo comum e as denúncias veiculadas pelos meios de imprensa. Contudo, a subnotificação, a dificuldade de acesso aos transportes públicos e a falta de opções de acolhimento a mulheres em situação de violência são pontos a serem levantados, especialmente no contexto de pandemia. Assim, são necessários novos estudos para uma investigação mais aprofundada acerca do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography