To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tendências de moda.

Journal articles on the topic 'Tendências de moda'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tendências de moda.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Campos, Amanda Queiroz. "“Eu não sigo tendência”." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 32 (August 3, 2021): 153–67. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i32.1371.

Full text
Abstract:
No sistema da moda, as tendências organizam em maior ou menor grau o calendário de lançamento de coleções que renovam o mercado a cada ano. As empresas responsáveis por editar as tendências de moda em relatórios (reports) são denominadas bureaux de style. Este trabalho teve como objetivo compreender a forma como esses relatórios são usufruídos contemporaneamente por designers de moda. Assim, conduziu-se uma investigação interpretativa, seguindo-se a metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas com designers de moda no Brasil e na Alemanha e foram analisados seguindo as etapas de codificação, à luz do Realismo Crítico (BHASKAR, 2008) e da Teoria da Estruturação (GIDDENS, 1991). Como o recorte definido para a pesquisa foi a de um sistema da moda, adotou-se como ponto de partida a justificativa endógena para as tendências (ERNER, 2012; GODART, 2005). O trabalho evidenciou um discurso que, à primeira vista, nega o uso dos relatórios de tendências de moda. Todavia, quase a totalidade dos entrevistados têm (pago pelo) acesso a eles. Sendo assim, desenvolveu-se um quadro que denota diferentes níveis de uso dos relatórios de tendências dos bureaux de style; ampliando a concepção de seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guercovich, Isadora Micaela, Carlos Alberto Silva, and Thaissa Schneider. "Pesquisa de tendências de moda na indústria catarinense." DAPesquisa 16 (May 27, 2021): 01–23. http://dx.doi.org/10.5965/18083129152021e0018.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem foco na pesquisa de tendências de moda realizada na indústria catarinense, relacionando com conceitos de colonialismo e eurocentrismo. Por meio de um questionário aplicado a estilistas e designers de moda, observou-se que estes têm a Europa como principal referência de pesquisa, mas que também valorizam a análise e o lançamento de tendências nacionais. Para entender este fenômeno, a revisão de literatura apresenta um apanhado histórico do surgimento das tendências de moda e da centralização da moda na Europa. Somado a isso, são estudados os conceitos de colonialismo e eurocentrismo, difundidos na América Latina por teóricos como Aníbal Quijano (2005) e Edgardo Lander (2005). O artigo busca pontuar as possíveis consequências da hegemonia da moda europeia na pesquisa de tendências realizada pela indústria catarinense, já que dessa forma expõe-se ao risco de perder autonomia e identidade na moda lançada pelo estado, tornando deficitário o quesito inovação e diferenciação de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

D’Almeida, Tarcisio. "Não basta desfilar, tem que vender: (des)encontros entre moda e mercado." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 2, no. 2 (February 14, 2008): 80. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v2i2.383.

Full text
Abstract:
A moda registra, desde suas origens no Renascimento até a modernidade nos séculos XIX, XX e neste início do XXI, a essência do consumo. A criatividade adquire caráter mercadológico no mundo da moda, seja na esfera simbólico-estética, seja na econômico-financeira, e ela não existe sem uma equação que contrabalanceie a liberdade do ato criativo dos estilistas de alta-costura e do prêt-à-porter – árbitros da “sugestão” de conceitos/tendências à sociedade. Esta, conseqüentemente, força os criadores de moda a se adequarem ao seu público-alvo. Até que ponto uma tendência de moda pode sobreviver independente das regras mercadológicas? Este artigo traça algumas reflexões acerca desse questionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jakemiu Araujo Bortolon, Flavia. "A Moda e a Morte: Ciclos de Tendências." ModaPalavra 10, no. 19 (December 16, 2016): 098–116. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x10192017098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campos, Amanda Queiroz. "Expertise e legitimidade: os bureaux de style e a moda contemporânea." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 12, no. 27 (December 19, 2019): 193–205. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v12i27.989.

Full text
Abstract:
O estudo aborda as empresas de previsão de tendências de moda, bureaux de style, e a ampla rede de relacionamentos por elas organizada no sistema de moda, demonstrando sua centralidade na criação de valor para produtos de moda. Primeiramente, discute-se a perspectiva de Giddens sobre a modernidade e o desencaixe da experiência direta, cujo vácuo foi preenchido por instituições especializadas. No sistema de moda, uma das expertises mais valorizadas ao longo da cadeia é o conhecimento das tendências, cuja institucionalização se dá por meio dos bureaux de style nos anos 1960. O objetivo principal deste trabalho é analisar o papel dos bureaux de style no atual sistema de moda. Para esse fim, os representantesmais relevantes foram investigados para desvendar as modalidades e as estratégias de informação de tendências da moda – e de si mesmos como especialistas. A pesquisa documental envolveu a coleta de imagens e de textos das empresas de pesquisa de tendências: Peclers, Promostyl, Carlin, DMI, View, WGSN, Use Fashion, TrendsTop e TrendUnion. Os dados foram analisados com o auxílio do software MAXQDA e com base nos fundamentos da GroundedTheory. Os resultados levam a questionar a fé depositada nessas agências. Considera-se que as “grandes” casas de estilo sustentam sua legitimidade graças aos seus discursos e à circulação de representações específicas, que podem ser vistas como estratégia de marca. Os bureaux de style mantêm e reiteram seu status de especialistas à medida que continuam a articular demanda, produção e consumo na moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Maria Eduarda Eduarda Araújo. "A moda do futuro ou o futuro da moda?" dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 10, no. 21 (May 18, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v10i21.550.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre os estudos ante­cipatórios e as metodologias de prospecção de futuro e sua relação com a moda, pensada aqui como meio de expressão de comportamentos e de consumo. Essas metodologias são: a análise de tendências, a construção de cenários e a criação de narrativas. Como parte introdutória desta discussão também analisaremos a relação da moda com o tempo, discutindo as possibilidades de se pensar uma moda do futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mesquita, Márcia. "Desmistificando os estudos de tendências." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 30 (December 1, 2020): 277–83. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i30.1248.

Full text
Abstract:
O termo tendência é amplamente utilizado dentro do universo relacionado ao vestuário e aos outros elementos da aparência, muitas vezes com visões um pouco generalizadas e até mesmo equivocadas sobre o conceito e as práticas de seus estudos. De toda maneira, saber qual será a próxima moda atrai interesse tanto das empresas produtoras quanto de seus consumidores desde as mudanças de lábitos de consumo ainda no século XIX, o surgimento dos primeiros chamados bureaux de style em meados do século XX, quando esse tipo de pesquisa foi institucionalizado, até os atuais reports constantes divulgados por agências de pesquisa com alcance global. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges, Virgínia Todeschini. "COM QUE ROUPA EU VOU? O JORNALISTA ESPECIALIZADO COMO FORMADOR DE OPINIÃO E AGENTE DE CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DA MODA." Revista_Mídia_e_Cotidiano 4, no. 4 (July 7, 2014): 25. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9706.

Full text
Abstract:
Este artigo examina o papel do jornalista moda como formador de opinião e como um dos agentes de consagração no campo da moda. Tendo como base pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas qualitativas como metodologia de coleta de dados, procuramos responder as seguintes perguntas: Quem dita a moda na atualidade? Como é o trabalho de um jornalista de moda? Qual a importância destes formadores de opinião no lançamento de tendências de moda?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliva, Gabriela Costa, Sandra Regina Rech, and Icleia Silveira. "O contexto das pesquisas de tendências para marcas de moda." DAPesquisa 14, no. 23 (August 2, 2019): 205–10. http://dx.doi.org/10.5965/1808312914232019205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moeran, Brian. "Lançando a moda: o discurso das revistas." Comunicação e Sociedade 24 (December 30, 2013): 95–119. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1778.

Full text
Abstract:
No presente artigo discute-se a produção e o discurso das revistas de moda, que constituem parte integrante do "sistema da moda". Enquanto intermediárias entre os fabricantes e os consumidores, estas revistas têm por principal objetivo: apresentar propostas sobre as peças de vestuário que estão na moda; sobre quais serão as últimas tendências; sobre a importância dos nomes que ostentam; sobre os motivos pelos quais a moda deve ocupar um lugar importante nas vidas das leitoras; e sobre os locais onde se pode comprar o vestuário publicitado. Estas propostas conferem legitimidade à moda e ao mundo da moda em termos culturais e comerciais.As revistas estabelecem relações significativas entre coisas que aparentam ser independentes na sua essência; dão-lhes vida social, criando um mundo imaginário sobre elas; e impõem ordem, quer histórica quer esteticamente, num mundo cujos produtos provavelmente passam despercebidos, devido à sua natureza sazonal e quantidade potencialmente caótica. As revistas de moda apresentam as tendências que fazem parte das coleções mostradas nas passarelas. Ao fazê-lo, criam um "discurso da moda" cujos termos avaliativos são usados por diferentes pessoas, em tempos e espaços distintos, para demarcar e contestar um território semântico em que as preferências culturais de âmbito local interagem com as normas globalizantes do sentido de moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Dulci, Luciana Crivellari. "Globalização, moda e a cultura do consumismo." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 8, no. 17 (October 27, 2015): 81. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v8i17.13.

Full text
Abstract:
Este artigo é um ensaio teórico que tem como proposta tecer uma reflexão sociológica a respeito do tempo presente, com suas tendências globalizadoras, e analisar como essas características influenciam a moda deste tempo e a relação com o consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Scutare, Talita de Oliveira, and Gustavo Henrique Del Vechio. "TENDÊNCIAS DE DESIGN PARA SITES DE MARCAS DO MERCADO DA MODA." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 49–61. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.661.

Full text
Abstract:
Projetar layouts de sites da web não é apenas uma questão de pensar em beleza ou estética. Mais do que isso, é preciso planejar cuidadosamente cada elemento visual, tendo em vista sua função ou sua contribuição para garantir uma ótima experiência de navegação, ao mesmo tempo em que apresenta, com clareza, o conteúdo de cada página. Posto dessa forma, este estudo procura avaliar como o design de página, por meio de geometrias, imagens, cores e tipos de texto combinam-se a fim de garantir uma boa percepção visual, enquanto destaca a marca e o conteúdo projetado para cada página. Neste caso, deseja-se analisar, mais especificamente, as marcas do segmento da moda (de luxo), a fim de compreender melhor certas tendências quanto à projeção de seus layouts. Entender, afinal, como as marcas mais famosas neste segmento projetam seus layouts pode ser muito útil para outras marcas se inspirarem e caminharem na mesma direção. A constatação deste estudo é que um design minimalista, que está menos preocupado em detalhes ou efeitos para o layout e mais focalizado na exibição imagética das peças e itens de moda, é muito mais vantajoso para destacar os modelos e coleções, que se renovam frequentemente e precisam chamar a atenção daqueles que se interessam em acompanhar ou estar sempre atualizados com a moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Jô. "Espaço aberto: o cinema e a moda: aproximações e distinções." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 7, no. 16 (October 27, 2014): 26. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v7i16.25.

Full text
Abstract:
Há uma relação de reciprocidade entre a moda e o cinema: ambos são midiáticos. Trata-se de indústrias que mexem com a sensibilidade das pessoas, além de gerar empregos, estimular o turismo e promover o entretenimento. E tem mais: cinema e moda se influenciam mutuamente. Assim como no cinema, dependendo da época, uma linguagem de moda é determinante para instaurar tendências, estilo e comportamento (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Garcia, Clarice. "A Cor na Moda Contemporânea: contribuições acerca das pesquisas de tendências de cores na indústria de moda." ModaPalavra 11, no. 22 (June 28, 2018): 293–310. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018293.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gomes, Nelson, Maria Vieira Lopes, and Paulo Emanuel Alves. "Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica." ModaPalavra 9, no. 17 (January 8, 2016): 06–26. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x09172016006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silveira, Icléia, and Thais Callegari Fernandes. "A Técnica de Modelar o Vestuário e a Moda." DAPesquisa 2, no. 4 (November 26, 2019): 403–7. http://dx.doi.org/10.5965/1808312902042007403.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo identificar o contexto social das décadas de 1900 à 1990. Optou-se pela pesquisa qualitativa e descritiva. Evidenciou-se que as características presentes no contexto social são incorporadas às tendências de moda. Todos os fatos do ambiente econômico, político, cultural e social manifestam-se na vida das pessoas sob diversas formas, na maneira de ser e de se comportar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Queiróz Campos, Amanda. "da indústria de moda catarinense." Convergences - Journal of Research and Arts Education 13, no. 25 (August 9, 2021): 57–67. http://dx.doi.org/10.53681/c1514225187514391s.25.109.

Full text
Abstract:
Este trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a partir de levantamentos sobre o contexto produtivo têxtil e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Campos, Amanda Queiroz. "Inovação, conformidade e outras ambivalências em design de moda." Modapalavra e-periódico 14, no. 33 (July 1, 2021): 14–35. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x14332021014.

Full text
Abstract:
O artigo problematiza a criação no design de moda. Uma maioria notável de empresa no mercado de moda orienta-se por tendências editadas por bureaux de style, disseminada por estilistas em desfiles internacionais ou ainda em apostas de sucesso pela mídia de moda – profissional e/ou entusiasta (amadora). A investigação resulta dos desdobramentos de uma pesquisa sobre a agência de designers de moda. O presente recorte enfatiza as dialéticas criação x adequação e inovação x segurança. De modo mais específico este artigo aborda as considerações de três entrevistadas no momento de validação dos resultados da investigação. Durante os diálogos – que consistiram em conversações informais por telefone, mas tiveram o auxílio de um roteiro semiestruturado – as profissionais relataram suas observações sobre atos deliberados de criação e a lógica mercantil das corporações de design de moda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ruviaro Junior, Almery, and Elsbeth Léia Spode Becker. "Moda: sua relação com o design de moda e a importância do ensino." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 18, 2020): e842974829. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4829.

Full text
Abstract:
A moda é um fenômeno social e cultural que expressa os valores da sociedade em usos, hábitos e costumes, em um determinado tempo, que integra o simples uso as roupas no dia a dia a um complexo contexto político e sociológico. O ato de vestir é uma forma de comunicação não verbal e a roupa assume o importante papel de transmitir significados relevantes de seu emissor e também de situá-lo em seu universo de pertencimento. Neste artigo, o principal objetivo é evidenciar o conceito de moda e a relação com o design de moda e o ensino. A metodologia está embasada no estado da arte, na perspectiva da pesquisa qualitativa e na abordagem descritiva a partir de três obras principais, dos autores Barthes, Bourdieu e Lipovetsky. Pôde-se inferir que a partir da moda como um sistema pautado em variações contínuas e no mundo contemporâneo e globalizado, o designer de moda é, constantemente, desafiado por novas tendências de materiais e de mercado e por novos conceitos sociais e de comportamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Guimarães, Maria Paula, and Rita Aparecida da Conceição Ribeiro. "O cinema Como Criador de Tendências e Fonte de Pesquisa Histórica na Moda." ModaPalavra 12, no. 25 (June 25, 2019): 10–35. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x12252019010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Visoná, Paula Cristina. "Pesquisa de Tendências para o Design de Moda: o Dialogismo como Princípio Metodológico." Latin American Journal of Development 3, no. 1 (2021): 386–94. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n1-034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cheva, Ana Flávia, and Daniele Moraes Lugli. "Desenvolvimento de produtos de moda para o público da terceira idade a partir de ferramentas do design participativo." Projetica 9, no. 1 (July 11, 2018): 25. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p25.

Full text
Abstract:
O número de idosos é crescente no mundo, porém, pouco se fala a respeito da moda para a terceira idade, muitas vezes estereotipada por concepções do século passado. O presente estudo apresenta uma coleção de produtos de moda especialmente voltada a esse público a partir do conceito de design participativo, com ferramentas adaptadas ao processo de aceitação de tendências e na criação das peças. O processo aponta que o público é, na verdade, aberto a novas experiências e está disposto a conhecer novos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sarturi, Letícia, and Carla Cerqueira. "Além dos tamanhos: o corpo e a moda nos blogs." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 9, no. 20 (November 29, 2016): 203. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v9i20.485.

Full text
Abstract:
Os blogs de moda já se consagraram no ciberespaço e conquistaram as pessoas interessadas em moda e beleza. Esses espaços oferecem informações sobre as últimas tendências e as novidades em eventos do gênero. Assim, os aspetos relacionados com a estética e o corpo são evidenciados. Este artigo visa analisar o conteúdo dos blogs Entre Topetes e Vinis e Blog da Lalá Noleto, nomeadamente a linguagem utilizada pelas autoras, com o objetivo de compreender como corpo e moda são apresentados. Para isso, recorreu à análise de conteúdo e discurso em publicações de fevereiro de 2014. Das principais conclusões, ressaltam-se as diferenças e semelhanças de abordagem de conteúdo dos blogs e a forma de se posicionarem em relação ao corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Simili, Ivana Guilheme. "ROUPAS PARA MAMÃES: CORPO E GRAVIDEZ NAS REPRESENTAÇÕES PARA A MATERNIDADE NA REVISTA MANEQUIM (1963)." História: Questões & Debates 65, no. 2 (September 22, 2017): 127. http://dx.doi.org/10.5380/his.v65i2.55390.

Full text
Abstract:
Examinar as representações para a maternidade por meio da análise das roupas para grávidas que circularam na revista Manequim, notadamente, na edição especial “Futura mamãe”, de 1963, é o objetivo deste texto. Nossa abordagem discute como a gestação é incorporada pela moda e como esta produziu e difundiu representações para o corpo grávido. No artigo, indicamos, ainda, como as transformações corporais definiram linhas de indumentárias apropriadas à gestação nos anos 1960 e como estas assimilaram tendências e estilos da moda jovem, o que contribuiu para a ampliação do consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tavares Netto, Giovanna Maria, Pauler Castorino, and Vanessa Regina Duarte Xavier. "O léxico da moda na sociedade de consumo: os campos lexicais da categoria vestuário nas lojas digitais Hering e Renner." Revista do Sell 10, no. 1 (July 22, 2021): 41. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v10i1.5042.

Full text
Abstract:
A moda modifica-se ao longo dos tempos, buscando sempre novas tendências e estilos. Conforme a moda se transforma, alteram-se também as unidades terminológicas deste campo. À luz disso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a estruturação léxico-semântica dos substantivos e adjetivos presentes em nomes de peças do vestuário adulto, feminino e masculino, nos sites das lojas Hering e Renner, coletados no segundo semestre de 2019. Além disso, intenta compreender a relação entre léxico, moda e consumo, refletindo sobre como o léxico auxilia na venda de vestuários da moda, em específico, nas lojas digitais. Sendo assim, estruturamos as unidades terminológicas coletadas em campos lexicais, à luz de Farias (2003), observando-se as relações semânticas neles presentes. A investigação embasou-se em Biderman (2001), Antunes (2012), Carvalho (2000), Coseriu (1977), Abbade (2011), Henriques (2018) e Lopes e Rio-Torto (2007). Nesse seguimento, considera-se que esta pesquisa colabora com o estudo lexical da moda, em especial em sua relação com o consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Amanda Prado. "O plus size sob a ótica da sintaxe visual: a necessidade do aprimoramento da expressão das consumidoras de moda maior." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 9, no. 20 (November 29, 2016): 216. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v9i20.486.

Full text
Abstract:
Por meio da perspectiva do campo da sintaxe visual, o presente artigo aborda aspectos relativos à moda e ao segmento plus size, tendo em vista o fenômeno do consumo autoral. Visando constatar a necessidade do aprimoramento de produtos que compõem esse mercado, será abordada a oportunidade de proporcionar melhorias na função comunicativa da moda em relação a essas consumidoras. Para tanto, estudos relativos à moda, às tendências de consumo contemporâneo e à comunicação serão mencionados, bem como questões relativas à busca por uma unidade estética estabelecida como positiva em contraste com corpos femininos fora do padrão idealizado. Dessa forma, ao enfatizar a capacidade comunicativa da moda, a qual demonstra passar por um processo de limitação ao analisar as dificuldades por parte das consumidoras plus size em expressar-se ao se vestir, busca-se evidenciar que tanto o mercado quanto as consumidoras de moda maior podem se beneficiar ao sanar tais necessidades por meio do desenvolvimento e da disponibilização de produtos de moda que satisfaçam os anseios em relação à aparência dessas mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Craveiro, Sofia Costa, and Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira. "Contributos dos Estudos de Tendências Para a Definição do Target da Marca de Moda." ModaPalavra 11, no. 22 (June 28, 2018): 240–92. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018240.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mesquita, Cristiane. "Ziguezague." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 3, no. 7 (February 7, 2009): 43. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v3i7.256.

Full text
Abstract:
Há desfiles que recusam o lugar de mera exposição de mercadorias e reforçam o papel da moda como campo expressivo daquilo que se passa no mundo e na sensibilidade dos criadores. Para além da divulgação de tendências e marcas, essas apresentações convocam afetos e provocam uma explosão de sentidos, convidando espectadores a adentrar enredos e vislumbrar paisagens (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Paulino, Suzana Ferreira. "A linguagem matemática no processo de ensino-aprendizagem de modelagem no curso superior de Tecnologia em Design de Moda: um estudo de caso em uma faculdade de Recife-PE." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no. 2 (June 1, 2020): 71–91. http://dx.doi.org/10.5965/25944630422020071.

Full text
Abstract:
Em Design de Moda, fazer modelagem requer do profissional conhecimentos técnicos sobre medidas, tecidos, tecnologias de confecção e de costura, bem como saber interpretar dados, formas, tendências e cálculos de matemática básica. Por isso, os conceitos matemáticos constituem-se em relevantes aspectos nos processos de modelagens plana e tridimensional. Este artigo tem por objetivo analisar, interdisciplinarmente, a partir da perspectiva discente, a relação entre o conhecimento de matemática e a modelagem, no processo de ensino-aprendizagem de um curso superior de Design de Moda. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, exploratório-comparativo, de natureza quali-quantitativa no Curso Superior de Design de Moda, em uma faculdade privada de Recife-PE. Constatou-se que os discentes possuem uma defasagem em relação aos conhecimentos matemáticos básicos, reconhecem sua dificuldade e veem na interdisciplinaridade uma alternativa para dirimir tal problemática, pois o baixo conhecimento de alunos de Design de Moda sobre matemática interfere negativamente no desenvolvimento adequado de conhecimentos sobre modelagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ranieri, Isabele Bedin, and Livia Marsari Pereira. "As tendências adaptadas às variáveis antropométricas: produtos de moda que contribuem para a satisfação corporal." Projetica 11, no. 1supl (June 1, 2020): 77. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp77.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo estudar os diferentes biótipos da mulher brasileira, para que seja possível desenvolver modelagens adaptadas a cada silhueta e elaborar peças que sejam tendência auxiliando a consumidora a se satisfazer com a sua imagem, com o produto e com a marca. Por meio de medições corpóreas e uma aplicação web para identificação dos shapes é esperado que a modelagem adaptada satisfaça as consumidoras de cada biótipo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Passos, Jasilaine Andrade, Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, and Ligia Amparo da Silva Santos. "Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 7 (July 2020): 2615–31. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020257.23892018.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho objetivou descrever e analisar conteúdos de notícias associadas a ciclos de buscas ao Google ligados a 8 tipos de dieta: a cetogênica; da lua; da proteína; da sopa; detox; dos pontos; paleo; e Dukan. Estas foram selecionadas por terem sido apontadas pelo Google Trends® (GT) como as mais frequentemente associadas ao termo dieta. Os conteúdos dos sites vinculados aos maiores picos de buscas foram apontados pelo Google News®. O volume de buscas às dietas foram estimados pelo GT com filtros de região (Brasil) e temática (Saúde) considerando o período de 01/01/2012 a 01/01/2017. Os acessos retratam ciclos efêmeros com centenas de picos e quedas de interesse pelas 8 dietas da moda. A ênfase se concentra nas orientações para rápida perda de peso em prol de um ideal de saúde tido como proxy de um ideal estético. A dimensão dos riscos associados às dietas mais restritivas é citada frequentemente e validada por informações de especialistas. Destaca-se a exposição e a influência da opinião de celebridades relatando suas experiências dietéticas. Ao contrário do ideal de variedade e equilíbrio, as dietas da moda retratam a pressão pelo autocontrole alimentar como recurso à construção de um corpo idealizado e tipificado por imagens das celebridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Neder, Mônica. "Monitoramento de cor." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 11, no. 23 (May 22, 2018): 235–53. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v11i23.720.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do monitoramento de cor realizado durante as semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo no período de 2013 a 2016. O objetivo era perceber congruências de cores nos lançamentos. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico sobre tendências e pesquisas de moda, além de coleta das cores. Devido ao alto poder de disseminação da informação na rede, as informações analisadas foram coletadas na internet. Para o registro dos dados, construímos mapas de cores que, posteriormente, foram analisados por meio de fichas visuais e escritas. Para o entendimento da repetição dos padrões coloridos ao longo do período abrangido pelo estudo, produzimos gráficos comparativos categorizados por família, luminosidade e saturação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mazzocchi Koppe, Vanessa, Neide Köhler Schulte, Sandra Regina Rech, and Icleia Silveira. "A teoria de Hundertwasser e sua relação com o movimento Slow fashion." Modapalavra e-periódico 13, no. 30 (December 27, 2020): 230–56. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x13302020230.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a desenvolver uma relação entre tendências de comportamento, a obra do artista Hundertwasser e o movimento Slow fashion, e compreender melhor como a moda influencia nas atitudes pessoais e de que forma ela tem contribuído para as grandes mudanças do mercado atual. Através de uma análise comportamental, demonstrar que a identidade de cada um se constrói a partir do que ele consome e seu modo de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ceccato, Patricia, and Luiz Salomão Ribas Gomez. "A Pesquisa de Tendências e a Gestão de Marcas de Moda na Sociedade de Hiperconsumo Moderna." ModaPalavra 11, no. 22 (June 28, 2018): 175–239. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018175.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Tavernari, Mariana, and Mariane Murakami. "O gênero dos Fashion Blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino." Rumores 6, no. 12 (December 2, 2012): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2012.55294.

Full text
Abstract:
<span>O presente trabalho propõe-se a investigar as configurações genéricas dos blogs de moda e beleza, explorando as mudanças na comunicação sobre esses temas com o advento das plataformas de publicação online e seu papel na constituição identitária feminina, na criação de ideias e, mais tarde, na promoção de tendências. Verifica-se, no artigo, que as estratégias discursivas do gênero estiveram sempre em larga medida condicionadas pelas estéticas realistas, fazendo com que a subjetividade e o lugar de fala das blogueiras tornem-se fatores imprescindíveis para sustentar a autenticidade das narrativas.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Calíope, Thalita Silva, Ilze Eneida Paris, and Áurio Lúcio Leocádio. "Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas." Revista Economia & Gestão 17, no. 47 (January 18, 2018): 44. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2017v17n47p44.

Full text
Abstract:
<p class="normal">O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Merle, Kamila Rodrigues, and Ricardo Kropf Santos Fermam. "ANÁLISE DE ENSAIOS DE QUALIDADE EM TECIDOS DENIM ENTRE NORMAS TÉCNICAS A PARTIR DA NORMA ABNT NBR 014634- TECIDOS PLANOS 100% ALGODÃO- MÉTODO DE ENSAIO." Revista Internacional de Ciências 9, no. 2 (August 29, 2019): 20–33. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2019.36907.

Full text
Abstract:
Dentro da cadeia têxtil e de moda mundial o tecido denim sobressai tanto quanto ao volume de produção quanto a presença em todas as publicações em tendências de moda. Atualmente, o jeans está difundido na sociedade como um produto de moda e o mercado jeanswear tem destacado o Brasil na produção de denim, sendo o quarto maior produtor mundial desse tecido. Devido à representatividade de mercado, os investimentos em desenvolvimento de produto, as inovações no processo e qualidade do produto vem aumentando cada vez mais, corroborando para aumento da qualidade e redução dos custos, contribuindo para receita de mercado. Este artigo identifica as normas aplicáveis em ensaios de qualidade em tecido acabado denim e realiza uma comparação entre as principais normas, evidenciando semelhanças e diferenças técnicas bem como a existência de impacto de cada ensaio na qualidade do produto final. Através da pesquisa revela-se a importância das normas que são utilizadas nos ensaios para verificação da qualidade no tecido denim, e identifica-se as orientações e em quais condições o produto foi inspecionado, evidenciando as condições para reprodutibilidade do ensaio, e garantia do resultado encontrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Trindade, Eneus, Priscila Rezende Carvalho, and Francisco Carlos Paletta. "Estudo bibliométrico sobre moda em teses e dissertações na área das Ciências da Comunicação." Em Questão 27, no. 3 (June 30, 2021): 251–74. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245273.251-274.

Full text
Abstract:
A recente institucionalização da moda como objeto de estudo no campo científico e acadêmico e o crescente interesse no assunto observado em diversas áreas são as premissas desta bibliometria de teses e dissertações. O objetivo é dimensionar e caracterizar a produção tendo como escopo os programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil, explorando quantitativamente como essa área, em particular, fomentou o debate sobre o assunto na academia. Para tanto, o trabalho passa por duas discussões principais: pela relação entre a moda e os estudos dos consumos na área da comunicação, e pela bibliometria e o uso de ferramentas computacionais para a visualização e comunicação de resultados. O período delimitado para o corpus de análise é entre os anos de 2006 e 2018, em que foi observado crescimento da produção sobre o tema. Além de demonstrar a evolução da produção neste período, os resultados apresentam as instituições e os pesquisadores de destaque e relacionam as palavras-chave mais utilizadas, vislumbrando tendências de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Noronha, Julia Valle, and Danielle Wilde. "The Intervened Wardrobe: Making Visible the Agency of Clothes." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 11, no. 23 (May 22, 2018): 197–217. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v11i23.718.

Full text
Abstract:
A indústria da moda é permeada por hiperconsumo. Produção em massa, preços baixos e tendências fazem com que consumidores percebam roupas como descartáveis. Essa cultura do descarte se soma aos já problemá- ticos impactos ambientais causados pela indústria. Para alterar esse cenário propomos intervenções em guarda-roupas, um método que parte de práticas experimentais em design para promover engajamentos mais ativos entre usuários e vestíveis, com suporte da noção de agência material. A partir de dois casos, usados para desenvolver e verificar o método, demonstramos como é possível intensificar valores presentes nas relações usuário-vestível através da percepção da agência das roupas, e, potencialmente, alterar ações de consumidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Aguiari, Juliana Flor de, Cintia Righetti Marcondes, José Ribamar Felipe Marques, Pedro Alejandro Vozzi, Raimundo Nonato Colares Camargo Júnior, Larissa Coelho Marques, Ronyere Olegário Araújo, and Ricardo José Gunski. "Variabilidade genética do peso ao nascer e seleção para crescimento em bubalinos do Estado do Pará, Brasil." Acta Amazonica 44, no. 3 (September 2014): 373–78. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201303305.

Full text
Abstract:
O peso ao nascer constitui característica produtiva de elevada importância zootécnica, devido à sua relação com a taxa de sobrevivência à desmama e com os pesos nas demais fases de desenvolvimento do animal, quer seja para a produção de carne, leite ou em animais que se destinam à reprodução. O objetivo deste trabalho foi obter estimativas de herdabilidade e tendências fenotípicas e genéticas do peso ao nascer, em bubalinos do Estado do Pará, Brasil. Foram calculadas as estatísticas descritivas e realizado o teste de Normalidade de Shapiro-Wilk por meio do pacote estatístico Statistical Analisys System. As estimativas de herdabilidade foram obtidas por inferência Bayesiana. O peso ao nascer apresentou média de 36,6 kg. O modelo de análise considerou como fixos os efeitos de sexo, ano de nascimento e composição racial do animal e como efeitos aleatórios animal, efeito materno e residual. A distribuição da herdabilidade direta apresentou-se platicúrtica (achatada) e com maior assimetria, tendo uma distribuição bimodal com a primeira moda próxima a 0,10 e a segunda próxima a 0,30; a materna apresentou-se trimodal, com picos bem próximos a 0,15 e outro menos evidente próximo a 0,20. A tendência genética direta do peso ao nascer mostrou-se negativa (-0,03kg ano-1) e a tendência genética materna próxima à zero (0,001 kg ano-1), ainda que a tendência fenotípica tenha sido positiva (0,156kg ano-1). Existe variabilidade genética possível de ser trabalhada em um programa de melhoramento, no entanto, pouco foi feito quanto à seleção para crescimento em búfalos no Estado do Pará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Martins, Raquel Denise Salvalaio da Silva. "A ASCENSÃO DA MODA DE BRECHÓS NA ERA DIGITAL." Revista Tecnologia e Tendências 10, no. 1 (March 12, 2019): 23. http://dx.doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1473.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos observou-se um crescimento significativo no consumo de roupas de segunda mão. A partir dessa questão, considera-se que a ressignificação da moda de brechós é em grande parte impulsionada pelas redes sociais e blogs que abordam o assunto, fortalecendo e propagando um novo conceito sobre a moda second hand. Sendo assim, esse estudo tem o objetivo de compreender de que forma as redes sociais podem contribuir e até mesmo impulsionar o consumo de moda de brechós. Tendo isso em vista, adotou-se um método exploratório descritivo, juntamente com uma análise de conteúdo de abordagem qualitativa, analisando dois perfis de usuárias do Instagram, focados em promover a moda de brechós. Entre os resultados, observou-se que os maiores incentivadores da moda de brechós são frequentemente mulheres jovens, atentas a novas tendências e heavy users de redes sociais, como Instagram e Facebook, levando a concluir que as plataformas de redes sociais possuem um papel de extrema relevância para a ressignificação da moda de brechós. Palavras-chave: Brechós. Redes sociais. Consumo. Era digital.ABSTRACTIn recent years it is observed a significant increase in the consumption of second-hand clothing. From this question, it is considered that the resignification of thrift stores fashion is largely driven by social networks and blogs that approach the subject, strengthening and spreading a new concept on second hand fashion. Thus, this study aims to understand how social networks can contribute and even boost the fashion consumption of thrift stores. Therefore, a exploratory descriptive method was adopted, together with a content analysis of qualitative approach, analyzing two profiles of Instagram users, focused on promoting second-hand fashion. Among the results it was observed that the biggest promoters of thrift stores fashion are often young women, attentive to new trends and heavy users of social networks like Instagram and Facebook, leading to the conclusion that social networking platforms play an extremely important role for the re-signification of the fashion of thrift storesKeywords: Thrift store. Social networks. Consumption. Digital age.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pires, Helena. "A paisagem urbana e a publicidade de moda: o caso da marca DKNY." Comunicação e Sociedade 26 (December 28, 2014): 275–90. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2039.

Full text
Abstract:
O investimento na comunicação estratégica, e em especial na publicidade, no âmbito das indústrias de design de moda, persiste como uma forma indispensável à promoção do valor marca. A visibilidade e notoriedade de marca devem sobretudo a sua eficácia à publicidade, quer no contexto de revistas de moda e dos novos media, quer no que se refere ao meio outdoor, um dos meios mais tradicionais e simultaneamente mais modernos de comunicação de massas. O presente trabalho visa servir como pretexto para discussão e problematização de ambas as di- mensões. Em primeiro lugar, procurar-se-á compreender de que modo a paisagem urbana é cons- truída na publicidade de moda, e sobretudo de que modo o imaginário coletivo concorre para essa mesma construção. Identificar os principais referentes paisagísticos representados e procurar a respetiva associação com os mais diversos universos culturais e artísticos, tais como a literatura, a fotografia ou o cinema, é um dos objetivos a perseguir. Na base de uma tal reflexão crítica está um entendimento segundo o qual a paisagem não é apenas um simples décor, mas antes um recurso visual e discursivo extremamente importante no conjunto da mensagem publicitária. Em segundo lugar, procurar-se-á equacionar as implicações da publicidade exterior, respeitante às marcas de moda, na sua articulação, precisamente, com a paisagem urbana e com a experiência da vida quotidiana. Discutir a publicidade outdoors no contexto de algumas das tendências cultu- rais e estéticas mais recentes é, pois, um propósito igualmente importante que aqui avançamos. A fim de cumprirmos os objetivos apontados e de ensaiarmos concretamente a discussão com a qual nos comprometemos, escolhemos o caso da marca de moda Donna Karan New York - DKNY, uma vez entendido como paradigmático dos principais princípios e hipóteses de trabalho em discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Paiva, Cláudio. "O caos urbano e a poética das cidades: um estudo de mídia, cotidiano e sociabilidade." Revista FAMECOS 8, no. 16 (April 10, 2008): 88. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3140.

Full text
Abstract:
Este trabalho é a atualização de um capítulo da tese Dionísio na Idade Média, defendida no Doutorado de Ciências Sociais, na Universidade René Descartes, Paris V, Sorbonne, no inverno de 1995, sob orientação de Michel Maffesoli. Seguimos as pistas que podem estimular uma interpretação das tendências contemporâneas na cultura brasileira, incluindo a música urbana, a moda, a publicidade, o cinema e a televisão. É um estudo que sugere enfoques pertinentes para as pesquisas sobre comunicação e linguagem, primeiramente por que trata das narrativas que traduzem e performatizam o cotidiano, as telenovelas. Privilegiamos, sobretudo, um olhar voltado para os modos de comunicação e sociabilidade, para as interações e vinculações experimentadas pelos indivíduos na era da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Bona, Fabiano Dalla. "“Usava um vestido...”: Gabriele D’Annunzio como arbiter elegantiarum da moda do século XIX." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 13, no. 28 (April 9, 2020): 77–95. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v13i28.1061.

Full text
Abstract:
Gabriele D’ Annunzio (1863-1938) desembarcou em Roma aos 19 anos de idade. Na fracassada tentativa de frequentar a universidade, troca a sala de aula pela redação dos jornais e inicia a sua atividade como cronista mundano do jornal La Tribuna. Escrevia sobre aquilo que modernamente chamaríamos de tendências: esportes, como a esgrima e a equitação, os melhores horários para oferecer chás, almoços e jantares, as melhores galerias de arte e museus, os melhores livros e a moda feminina e a masculina. Foi um atento observador das profundas mudanças sociais que a Itália atravessava no fim do século XIX. Graças à sua “miserável fadiga cotidiana” (D’ANNUNZIO, 1996, p. 931) no jornal, e graças à iluminação sobre os gostos e apetites dos leitores, atingiu o sucesso com a publicação de seu primeiro romance, Il piacere, ambientado nos locais que ele bem conhecia e frequentava, descritos em suas crônicas mundanas. Este artigo apresenta um pequeno recorte de crônicas nas quais a moda feminina é o tema central, ladeadas por trechos de romances nos quais é visível que a atividade jornalística serviu de laboratório para o escritor e dândi, que cada vez mais se afirmava como um arbiter elegantiarum ou fashion influencer da Itália oitocentista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Blain, Gabriel Constantino, Sonia Maria de Stefano Piedade, Marcelo Bento Paes de Camargo, and Angélica Giarolla. "Distribuição temporal da precipitação pluvial mensal observada no Posto Meteorológico do Instituto Agronômico, em Campinas, SP." Bragantia 66, no. 2 (2007): 347–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000200019.

Full text
Abstract:
O conceito de alteração climática está atrelado à definição do termo clima. Assim, o primeiro passo no estudo de possíveis mudanças e de suas implicações nos diversos setores da sociedade e em especial na agricultura, é a correta caracterização do regime das variáveis meteorológicas de uma região, que não deve ser desassociada da dinâmica das condições do tempo. O objetivo deste trabalho é caracterizar a distribuição temporal de precipitação pluvial mensal no posto meteorológico do Instituto Agronômico localizado no município de Campinas (1890 a 2005), buscando-se tendências no regime desse elemento. A fim de avaliar possíveis mudanças na distribuição de freqüência de precipitação pluvial, os 116 anos de dados foram subdivididos em quatro períodos de igual duração: de 1890 a 1918 (P1); de 1919 a 1947 (P2); de 1948 a 1976 (P3) e de 1977 a 2005 (P4). Os 48 agrupamentos (quatro períodos de cada um dos 12 meses) foram, então, comparados por meio da função densidade de probabilidade gama. O grau de assimetria das distribuições pluviométricas mensais, evidenciado pelas grandes diferenças entre a média e a moda, mostrou ser discutível a consistência dos balanços hídricos climatológicos que utilizam valores médios mensais de chuva. O estudo não detectou tendência na variabilidade dos totais pluviométricos, na escala temporal utilizada, mostrando não ter havido mudanças significativas no regime de precipitação pluvial da série do posto meteorológico do Instituto Agronômico em Campinas (SP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sarti, Raffaella. "Melhor o cozinheiro? Um percurso sobre a dimensão de gênero da preparação da comida (Europa ocidental, séculos XVI-XIX)." Cadernos Pagu, no. 39 (December 2012): 87–158. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-83332012000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a preparação da comida na Europa ocidental (séculos XVI a XIX), enfocando sua dimensão de gênero. São consideradas três principais variáveis: estratificação social, geografia e tempo. Sugere que na Itália, Espanha e França, no início do período moderno, os cozinheiros empregados nas cortes e pela aristocracia eram geralmente homens; a feminização da preparação da comida começou na França a partir do século XVIII. Na Europa central e do norte, as mulheres das classes mais altas estavam muito mais envolvidas na preparação da comida, embora a moda da cozinha francesa nos séculos XVII e XVIII tenha implicado no recurso crescente de homens cozinheiros. O artigo sugere explicações para essas diferenças e tendências através dos tempos, e discute o papel da nutrição e cozinha na definição da identidade feminina em contextos diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Spohr, Pedro, and Mauricio Johnny Loos. "Impactos do tamanho do lote de produção na capacidade produtiva de um recurso crítico de uma empresa calçadista." Exacta 16, no. 4 (December 18, 2018): 1–18. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.7763.

Full text
Abstract:
O mercado da moda exige constante inovação e variedade de produtos, que devem atender as diversas estações do ano e tendências. Para a manufatura industrial, tamanha variedade torna-se mais desafiadora quando acrescidos fatores como: diferentes numerações e cores. Cada fator tende a reduzir o tamanho das ordens de produção, resultando em aumento dos setups em diversos processos produtivos. Nesse contexto, esse artigo objetiva avaliar o impacto do tamanho dos lotes de produção na capacidade produtiva de um recurso crítico de uma empresa calçadista e sugerir mudanças no processo para aumentar a produtividade do equipamento. A abordagem metodológica utilizada nesse trabalho foi o estudo de caso. Os resultados mostraram que, por meio do estudo realizado foi possível aumentar 60% a eficiência do equipamento analisado, mudando o sequenciamento de carga para a produção de um mesmo modelo agrupando todas as ordens de produção nas matérias primas que não variavam de cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dantas, Marcelo. "A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 4, no. 2 (November 30, 2015): 109–20. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120.

Full text
Abstract:
O movimento musical Jovem Guarda, que surgiu no Brasil nos anos 1960, marcou profundamente sua época, causando um grande impacto no mercado da música, estendendo sua influência para a TV, o cinema, as revistas, a moda e, principalmente, deflagrando uma verdadeira revolução dos costumes. Esse estudo pretende analisar histórica e sociologicamente esse movimento, inicialmente influenciado pelo pop rock internacional, mas que conseguiu criar sua própria estética, expressando os novos valores urbanos de uma sociedade em acelerado processo de desenvolvimento, modernizando o mercado musical brasileiro. É a primeira vez que o jovem se torna consumidor em massa, distinguindo-se do público “adulto em geral”, definindo suas preferências de consumo e transformando para sempre o mercado e os costumes. Hoje, 50 anos depois, a economia distingue o consumidor jovem como estratégico para os negócios e principal indicador das tendências de consumo, não apenas de produtos culturais mas do mercado como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pontes, Maria Débora Fernandes, and Maria Alice Vasconcelos Rocha. "O Uso da Informação no Processo Criativo de Design: análise de aplicação de tendências de moda em empresas autorais na cidade de Recife." ModaPalavra 11, no. 22 (June 28, 2018): 332–62. http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018332.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Saraiva, Juracy Assmann. "A Estação: ideologia burguesa e sua denúncia em Quincas Borba." Signo 1, no. 1 (March 16, 2016): 105. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7332.

Full text
Abstract:
O artigo enfoca o contexto da instalação do mercado editorial no Brasil, a partir da década de 1870, e analisa o papel do periódico A Estação na difusão de práticas culturais oriundas da Europa, particularmente da França, e na formação de leitores. O periódico, proveniente da Alemanha, era composto por duas partes: um suplemento de moda, que informava as tendências parisienses sobre vestuário, decoração, etiqueta e comportamento, e um suplemento literário, produzido no Brasil, em que Machado de Assis publicou contos, poemas, novelas e o romance Quincas Borba. O confronto das duas versões de Quincas Borba, a primeira em fascículos e a segunda em livro, permite constatar que Machado reconhece serem distintos os leitores de cada uma das versões, estando as mudanças que ele introduz relacionadas a esse aspecto. Entretanto, em ambas as versões, transparece a denúncia contra a subserviência cultural e o apego à aparência, manifestando-se uma ruptura em relação aos valores do veículo em que a primeira versão se inscreve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography