Academic literature on the topic 'Tensão de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tensão de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tensão de descarga"

1

Robert, Renê. "Descarga Interna e Tensão de Retorno em Capacitores." Revista Brasileira de Ensino de Física 23, no. 3 (September 2001): 294–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172001000300007.

Full text
Abstract:
Os fenômenos de descarga interna e tensão de retorno em capacitores são calculados no caso onde a resposta do dielétrico é da forma exponencial no tempo. Com esta hipótese a matemática envolvida é simples e as características gerais dos fenômenos de hereditariedade podem ser seguidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hessel, Roberto, and Ângelo C. Perinotto. "Usando um voltímetro para medir tempo." Revista Brasileira de Ensino de Física 33, no. 4 (December 2011): 4316. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172011000400017.

Full text
Abstract:
As vezes, para se medir um intervalo de tempo, é suficiente um cronômetro, outras vezes é preciso imaginar ou lançar mão de métodos indiretos. Neste trabalho exploramos um método indireto para medir intervalos de tempo baseado na curva de descarga de um capacitor através de um resistor. O capacitor, previamente carregado, esta ligado em série com o resistor e uma chave apropriada inicialmente aberta. Quando a chave é acionada durante um certo tempo, o capacitor perde parte de sua carga e a tensão nos seus terminais cai para um valor V. Medindo-se a tensão inicial V0 e a tensão V, determina-se a partir da curva de descarga ou da equação de descarga de um capacitor num circuito RC o tempo t durante o qual a chave permaneceu fechada. O método consiste justamente em associar a duração de um evento ao tempo t durante o qual a chave permaneceu fechada. Para medir V e V0 sem que o capacitor se descarregue através da resistência interna do voltímetro, acoplamos a ele um amplificador operacional (CA 3140), montado na configuração seguidor emissor. O método foi testado com sucesso numa série de experiências que realizamos. Numa delas, por exemplo, medimos a duração de uma colisão entre duas esferas de aço e, numa outra, medimos a velocidade de um projétil disparado por uma carabina de pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Lucas Gomes de, Daesung Robson Simioni da Costa, Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, and Paulo César Linhares da Silva. "O USO DO ARDUINO PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS DO TIPO RC." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (June 21, 2021): 021009. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1914.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa realizar um guia prático de estudo sobre circuitos RC a partir de um protótipo baseado em Arduino. As equações de tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de armazenamento e decaimento de energia no capacitor foram analisadas utilizando o software de simulação computacional GNU Octave® e em seguida, foram comparadas com o circuito proposto utilizando o Arduino. Como resultado, foram obtidas curvas que descrevem o comportamento das variáveis tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de carga e descarga do capacitor analisado. Estas são as grandezas físicas de interesse no estudo de circuitos do tipo RC. Desta forma, o presente artigo descreve uma proposta didática de ensino de Física via conceitos de Programação e simulação computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lafayette, Kalinny Patrícia Vaz, José Ramon Barros Cantalice, and Roberto Quental Coutinho. "Resistência à erosão em ravinas, em latossolo argiloarenoso." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 6 (December 2011): 2167–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000600031.

Full text
Abstract:
As ravinas consistem em uma das formas de erosão hídrica com escoamento superficial concentrado em encostas de áreas degradadas e, ainda, sem escoamentos de subsuperfície. Os objetivos deste trabalho foram estudar o comportamento hidráulico do escoamento superficial das ravinas e determinar a erodibilidade (Kr) e a tensão crítica de cisalhamento (τc) na superfície de ravinas e, também, a erodibilidade (Kr) ao longo do perfil de encostas degradadas do litoral do Estado de Pernambuco. O experimento foi realizado em 2005, em um Latossolo Amarelo de textura argilosa pertencente à Formação Barreiras no município do Cabo de Santo Agostinho, PE. As parcelas foram delimitadas por chapas metálicas cravadas no solo no sentido do declive (1,0 m de largura por 3,0 m de comprimento). Os testes consistiram na aplicação de quatro níveis de vazão, determinando-se o volume de descarga líquida e a massa de sedimentos desagregados. As taxas de desagregação de solo foram lineares em relação às tensões de cisalhamento. Na superfície das ravinas, a erodibilidade (Kr) foi de 0,0016 kg N-1 s-1 e a tensão crítica de cisalhamento, de τc = 4,37 Pa. O baixo valor de erodibilidade e o alto de tensão crítica de cisalhamento de τc obtidos na superfície das ravinas possivelmente decorreram da formação de uma crosta superficial originada por ciclos de umedecimento e secagem. A erodibilidade (Kr) em profundidade variou entre 0,012 e 0,070 kg N-1 s-1, em função do teor de argila. O regime do escoamento superficial nas ravinas foi turbulento supercrítico e, portanto, semelhante ao do escoamento superficial nos sulcos de erosão, como descrito na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vasconcellos, Arnulfo Barroso de, Ângelo Bernardo Bridi, Luciana Oliveira da Silva Lima, Carlos Henrique Beuter, and Teresa Irene Ribeiro de Carvalho Malheiro. "Eficiência Elétrica e Distorções Harmônicas com o uso dos Conversores de Frequência nos Sistemas de Bombeamento de Água." E&S Engineering and Science 2, no. 1 (November 5, 2014): 43–52. http://dx.doi.org/10.18607/es201422066.

Full text
Abstract:
O uso dos conversores de frequência no acionamento dos motores de indução das bombas centrífugas permite controlar a vazão de descarga proporcionada pelos sistemas de bombeamento através da rotação da bomba. O método de controle da vazão através da rotação da bomba, em termos de eficiência energética é muito mais eficaz nas reduções do consumo de energia elétrica ativa e da demanda de potência do que o método de controle feito através da regulagem na abertura da válvula ou registro. Porém, o uso do conversor de frequência gera harmônicos de corrente, ao quais podem distorcer a forma de onda senoidal da tensão da rede de fornecimento de energia elétrica. Dentro deste contexto, este artigo visa mostrar vantagens na redução da vazão em sistemas de bombeamento com o uso dos conversores de frequência, mas principalmente mostrar que é preciso atenção especial aos harmônicos gerados com a utilização destes equipamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bernardes, Marcos Eduardo Cordeiro, and Luiz Bruner de Miranda. "Circulação estacionária e estratificação de sal em canais estuarinos: simulação com modelos analíticos." Revista Brasileira de Oceanografia 49, no. 1-2 (2001): 115–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-77392001000100010.

Full text
Abstract:
A circulação estacionária e a estratificação de sal na região sul do Sistema Estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape e no Canal de Bertioga são descritas. Os modelos de Fisher el al. (1972), Prandle (1985) e Miranda (1998) foram escolhidos para a simulação dos perfis verticais do componente longitudinal da velocidade e da salinidade. Os dados experimentais utilizados na calibração desses modelos foram amostrados em 41 estações fixas de um ou dois ciclos de maré semidiurna. Os modelos reproduziram com boa fidelidade condições experimentais bem misturadas e parcialmente misturadas. O gradiente longitudinal de densidade e a descarga de água doce foram as principais forçantes da circulação estacionária e estratificação de sal, em detrimento da influência secundária da tensão de cisalhamento do vento. De acordo com o diagrama Estratificação-circulaçâo de Hansen & Rattray (1966), a região sul do sistema estuarino de Cananéia apresentou condições bem misturadas (Tipo 1a) e parcialmente misturadas (Tipo 2b) antes e depois do rompimento da barragem do Valo Grande, respectivamente. No Canal de Bertioga foram observadas condições parcialmente misturadas (Tipo 2b) nas imediações do Rio Itapanhaú e bem misturadas (Tipo lb) no restante do canal. Os coeficientes teóricos de viscosidade turbulenta foram similares aos calculados experimentalmente por Mesquita et al. (1992).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Antonio Ricardo Santos, Ivan Amaral Guerrini, Marcio Furlan Maggi, and Wagner Martins da Cunha Vilella. "DETERMINAÇÃO A CAMPO DA POROSIDADE DRENÁVEL UTILIZANDO MODELOS MATEMÁTICOS COM BASE NO FLUXO DE DRENAGEM." IRRIGA 9, no. 2 (August 20, 2004): 106–14. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2004v9n2p106-114.

Full text
Abstract:
Determinação A campo da porosidade drenável utilizaNdo modelos matemáticos com base no fluxo de DRENAGEM Antonio Ricardo Santos Andrade; Ivan Amaral Guerrini; Marcio Furlan Maggi; Wagner Martins da Cunha VilellaDepartamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, arsa@fca.unesp.br 1 RESUMO Este estudo objetivou estimar da porosidade drenável por meio de equações de estimativa utilizando dados de carga hidráulica e descarga de drenos medidos obtidos a campo. O experimento foi conduzido em solos aluviais da área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas – Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP. Em uma área piloto, foram caracterizadas as propriedades hidráulicas do solo, determinado a carga hidráulica e descarga dos drenos subterrâneos. Os dados foram analisados com o uso das equações de Hooghoudt, para fluxo permanente, e a de Glover-Dumm, para fluxos não permanentes. Nas condições locais deste estudo a equação para fluxo permanente não permitiu uma boa estimativa da porosidade drenável na profundidade que contribui para o fluxo aos drenos. O uso da equação para fluxo não permanente proporcionou um valor de porosidade drenável mais próxima de um valor médio representativo desta propriedade para o dimensionamento de sistema de drenagem, quando comparado ao método de laboratório (mesa de tensão). Contudo, e devido à variabilidade espacial textural do solo ser ampla, vindo a dificultar a estimativa de valores mais representativos da porosidade drenável a ser utilizados nas equações para o dimensionamento de drenos. Assim, um grande número de medições pode ser requerido em condições de recarga e carga hidráulica, para levar em conta esta variabilidade, permitindo, portanto, uma estimativa mais fidedigna da porosidade drenável, no sentido de definir o melhor procedimento de análise dos resultados. UNITERMOS: Equações de drenagem, carga hidráulica, coeficiente de descarga. Andrade, A. R. S.; Gerrini, I. A.; MAGGI, M. F.; Vilella, W. M. C. field estimate of drainable porosity usING mathematical models based on the DRAINAGE flow 2 ABSTRACT This study aimed to determine the drainable porosity through estimate equations using field data from hydraulic head charge and drain discharge. The experiment was carried out in an alluvial soil area at the Agricultural Engineering Department in the School of Agronomy Sciences of Paulista State University, Botucatu, SP, Brazil. In an experimental area, the hydraulic properties of the soil were characterized through the hydraulic head charge and discharge of the underground drains. The data were analyzed with the use of Hooghoudt equations for steady-state flow and Glover-Dumm equation for non-steady-state flow. Under local conditions, the figures for steady-state flow did not allow a good estimate of the drainable porosity in the depth that contributes to the flow towards the drains. When compared to laboratory method (tension table), using an equation for non-steady-state flow, to calculate the dimension of drainage systems, provided a drainable porosity value closer to the significant average value of this property. However, and because the spatial and textural soil variability be wide, it is more difficult to estimate more significant values for drainable porosity to be used in equations for the drain dimensioning. Therefore, to take this variability into consideration and, thus, allow a more accurate estimate for drainable porosity in order to define the best procedure for result analysis, a large number of tests, under conditions of recharge and hydraulic head can be requested. KEYWORDS: drainage equations, hydraulic head charge, discharge coefficient
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

André, Anderson Soares, João Luiz Alkaim, Julibio David Ardigo, Sérgio Luciano Avila, and Bruno Filippe Espindola. "Prevenção contra danos provocados por surto de tensão devido às descargas atmosféricas através de sistema eletrônico microcontrolado." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 3, no. 1 (June 30, 2010): 1–23. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.127.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema microcontrolado, com interface computacional, que permite fazer a aquisição de dados provenientes do Sistema de Informações Integradas Baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SIDDEM), de forma a obter informações das descargas atmosféricas ocorridas na região da Subestação localizada em Palhoça/SC, de propriedade da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Tais dados subsidiam as tomadas de decisão do sistema desenvolvido a fim de proteger equipamentos eletrônicos de danos que possam ser causados por surto de tensão devido a estas descargas, desconectando-os da rede elétrica e mantendo-os em funcionamento através de um no-break. O local foi escolhido em função de sua facilidade de acesso, mas o sistema desenvolvido pode ser facilmente utilizado em outros pontos de interesse da Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lisevski, Caroline I., Camila M. O. Wolski, Marilda Munaro, Rafael G. Serta, Rafael P. Machado, Edemir Kowalski, and Anselmo Pombeiro. "Estudo do efeito do ozônio gerado durante ensaios elétricos em equipamentos de segurança confeccionados em borracha natural." Polímeros 22, no. 2 (March 13, 2012): 142–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000015.

Full text
Abstract:
A borracha natural é muito empregada na confecção de equipamentos de proteção individual e coletiva para o setor elétrico devido à sua excelente flexibilidade e isolamento elétrico. Para garantir a segurança dos eletricistas, os equipamentos são testados periodicamente, por ensaios elétricos. Durante esses ensaios ocorrem descargas corona que ionizam o ar, gerando ozônio, que pode reagir com a borracha natural mudando suas características iniciais. Neste trabalho são apresentadas as alterações provocadas pela exposição ao ozônio, em concentração medida durante os ensaios elétricos, nos equipamentos confeccionados em borracha natural. As amostras foram testadas com e sem tensão mecânica e avaliadas por microscopia e ensaios mecânicos. Foi observada alteração superficial nas amostras sem tensão mecânica, para as amostras tensionadas houve aparecimento de fissuras macroscópicas e decréscimo na resistência mecânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Villagómez Amezcua, Antonio, Eduardo Vergara Rodríguez Miaja, Ernesto Ríos Patrón, Monique Pelloux Patrón, and Roberto Luis Krause Mantilla. "Perspectivas de la ingeniería ambiental en México." Educación Química 1, no. 2 (August 31, 2018): 89. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.1990.2.67016.

Full text
Abstract:
<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>El equilibrio ecológico en las diversas zonas del país se havistodeterioradocomoconsecuenciadeuncrecimiento sin planeación en las actividades productivas. </span><span>La </span><span>actividad industrial, los medios de transporte y la utilización de algunos productos químicos han tenido un gran impacto ambiental. </span><span>La </span><span>descarga continua de contaminantes sólidos, líquidos y gaseosos trae como consecuencia el desequilibrio ecológico del ecosistema, con sus respectivas consecuencias biológicas y sociales. </span></p></div></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Tensão de descarga"

1

Silva, Joaquim Paulo da. "Cálculo de tensão induzida por descarga atmosférica: : implementação da teoria de Rusck no EMTP." Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CEGSW.

Full text
Abstract:
This work deals with the implementation of the Rusck's theory of the lightning induced voltage on distribution lines in the Electromagnetic Transients Program - EMTP. The EMTP is one of the most powerful and used computer programs for electromagnetic transient's simulation in power systems. The transmission line models implemented in this program used for studies of electromagnetic transients in power systems are not adequate to analyze directly voltages. The Rusck's theory developed by Sune Rusck in 1957 was used to evaluate the induced voltage effects. Although others have been developed to simulate lightning induced voltages on lines and equipment, the Rusck's theory, with in the approximations originally conceived, predict the same results compared with others theories and UFMG team has been used extensively. According to this theory, it is possible to obtain an analytical expression describing the lightning induced vooltage at a point of an infinite homogeneous line. Finite lines with simple discontinuities can be considered if the theory is slightly modified. Then, to implemented this theory is necessary to dicretize the line un segments and to put current sources along the transmission line. The results obtained are compared with a phase-neutral electrical line, reduced scale model and measurements on an experimental distribution line during nearby rocket triggered lightning flashes to validate the results obtained with EMTP-RUSCK methodology. The present research developed a new engineering tool to study induced overvoltages caused by lightning discharge nearby, coupling with the EMTP.
Durante este trabalho foi implementado uma rotina para o cálculo da tensão induzida por descarga atmósferica incidentes nas proximidades de sistemas elétricos, no programas de cálculo de transitórios eletromagnéticos denominado " Electromagnetic Transients Program - EMTP" que ainda não contempla em suas rotinas a possibilidade de realizar estudos de tensão induzida. A metodologia de cálculo utilizada foi desenvolvida pelo pesquisador Sune Rusck, teoria concebida no final da década de 50 e que desde então tem mostrado aos pesquisadores a sua concepção rigorosa, resistindo aos diversos questinamentos de sua aplicabilidade aos propósitos a que foi concebida. Estas pesquisas possibilitaram a consolidação da teoria e a evolução de métodos que serão aplicados neste trabalho. A teoria de Sune Rusck propõe a distribuição de fontes de correntes que representam os campos eletromagnéticos criados pela descarga atmosférica incidente no solo nas proximidades da linha sob estudo. Assim, esta metodologia implica na utilização de fontes distribuídas ao longo da linha. Então faz-se necessário discretizar a linha en trechos e aplicar ao fontes de correntes representativas dos campos eletromagnéticos iluminados. Finalmente, com o objetivo de validar os resultados obtidos pela implementação da metodologia Rusck-EMTP, testes foram realizados em uma linha com dois condutores na configuração vertical, variando os diversos parâmetros das descargas e observando sua influência nos resultados obtidos pela metodologia. Foram realizadas comparações em um modelo em escala reduzida desenvolvida pelo CRIEPI, pois tais modelos buscam representar o fenômeno da descarga atmosférica em condiçoes controladas. Foram também realizadas validações com medições realizadas em uma linha experimental sujeita a descargas atmosféricas forçadas, em um projeto desenvolvido pelo EPRI. Dessa forma, o presente projeto implementou uma rotina computacional a partir da teoria de Rusck para estudos de tensões induzidas em linhas de distribuição utilizando toda a potencialidade do conhecido programa computacional EMTP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CHAMIÉ, FILHO Ricardo Hachem Thomé. "Análise de tensões induzidas em linhas de distribuição de baixa tensão frente a uma descarga atmosférica." Universidade Federal do Pará, 2009. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2047.

Full text
Abstract:
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2011-03-29T13:52:50Z No. of bitstreams: 1 CHAMIÉ FLHO, Ricardo Hachem Thomé PPGEngenharia Elétrica.pdf: 6458600 bytes, checksum: 7f4cd65026c6bc0401a6b6a74bcaca75 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-03-29T13:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHAMIÉ FLHO, Ricardo Hachem Thomé PPGEngenharia Elétrica.pdf: 6458600 bytes, checksum: 7f4cd65026c6bc0401a6b6a74bcaca75 (MD5) Previous issue date: 2009
FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Neste trabalho são apresentadas simulações computacionais inéditas para o cálculo de tensões induzidas em linhas de baixa tensão provenientes de descargas atmosféricas em estações rádio-base de telefonia celular (ERBs). Foram construídas estruturas representativas que denotam um grau de complexidade bastante avançado e semelhante ao encontrado em campo, visando assim a obtenção o de resultados bem próximos aos da realidade. Para tal, desenvolveu-se um software, no qual as equações de Maxwell são resolvidas numericamente utilizando o Método das Diferenças Finitas no Domínio do Tempo (FDTD), associado à truncagem de domínio de análise pela técnica da UPML e representação de condutores elétricos pela formulação de fio fino para meios condutivos, gerando soluções de onda completa para o problema.
Numerical full-wave solutions of induced voltages on low-voltage energy lines due to atmospheric discharges on cell phone radio base stations (RBS), installed at the proximities of such lines, are presented for the first time in this work. Structures, such as towers and buildings, which present high structural complexity, have been modeled in order to obtain realistic results. In particular, this paper shows the importance of considering the effects related to real electrical conductivity and permittivity of the soil (in technical literature, PECs have been used to represent the soil in similar problems). For this purpose, a software has been developed in which Maxwell’s equations are numerically solved by using a parallel implementation of the Finite-Difference Time-Domain Method (FDTD), producing full wave solutions for the problem. The thin wire formulation has been implemented for representing thin cylindrical electric conductors and transmission lines.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cadorin, Bruno Mena. "Estudo químico da degradação do corante alaranjado de metila por plasma frio de descarga elétrica de alta tensão." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168245.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Química, Florianópolis, 2016
Made available in DSpace on 2016-09-20T05:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340441.pdf: 2618341 bytes, checksum: d6c59c9cd18aa18afee0e5b9c44de7ad (MD5) Previous issue date: 2016
O presente trabalho trata da utilização de um reator de plasma frio de descarga elétrica de alta tensão estabilizada por fluxo de gás sobre a degradação do corante azo Alaranjado de metila (AM) em solução aquosa.Enfoque é dado nas espécies químicas ativas formadas e nos subprodutos de degradação em função dos diferentes gases plasmogênicos. O estudo da influência dos parâmetros experimentais do sistema de plasma mostrou que a taxa de descoloração do AM é maior em função do aumento da temperatura da solução e da potência elétrica aplicada, enquanto é menor em função do aumento da concentração do AM. Demais parâmetros de funcionamento apresentaram valores ótimos de 10 mm para o gap de descarga, 1,0 L min-¹ para o fluxo de gás, 500 rpm para a agitação da solução e valor de pH igual a 2. Nessas condições, todos os experimentos de descoloração do AM ocorreram segundo um perfil cinético de ordem zero para os três gases plasmogênicos. H2O2 foi produzido em fase aquosa com três diferentes perfis de produção utilizando N2, O2 e Ar na formação do plasma. NO2- e NO3- foram identificados apenas quando se utilizou plasma de N2. Na aplicação do plasma de N2, estima-se que H2O2, NO2- e NO3- participem de um equilíbrio em que H2O2 e NO2- são consumidos na reação de formação do ácido peroxinitroso, o qual, se não consumido, sofre isomerização para ácido nítrico. Experimentos de espectroscopia de emissão ótica revelaram espécies radicalares (H, OH, O), excitadas (Ar*, N2*) e outras mais no espectro de emissão do plasma de Ar. A influência do gás plasmogênico mostrou que a produção de radicais OH e H é maior segundo a ordem: Ar > O2 > N2. A região de maior produção para ambos os radicais se identificou na interface líquido/plasma. A água ativada por plasma foi constatada para os três gases plasmogênicos, sendo que a total descoloração do AM ocorreu apenas na ativação por plasma de N2. Experimentos de cromatografia líquida de alta eficiência revelaram a formação de distintos subprodutos em fase líquida para a degradação do AM em função dos diferentes gases plasmogênicos e em função dos diversos sistemas tamponantes utilizados. Já na fase gasosa foram identificados os subprodutos CO2, N2O, NO, HNO3, NO2 e N2O5 durante a aplicação de plasma de N2; CO2 e NO2 para plasma de O2; e CO2, NO,HNO3, NO2 e N2O5 para plasma de Ar. A quantificação do CO2 produzidoevidenciou que a mineralização do AM seguiu a ordem Ar > O2 > N2,enquanto que a descoloração seguiu a ordem O2 > N2 > Ar, mostrando que descoloração e mineralização são diferentes processos.

Abstract: The present work deals about the use of a high voltage discharge nonthermal plasma reactor stabilized by gas flow on the degradation of the azodye Methyl Orange (MO) in aqueous solution. Focus is given on the active species formation and degradation byproducts according to different plasma feed gases. Study on the influence of experimental parameters ofplasma system shown that the rate of MO decay is higher as the increase of solution temperature and electric power applied, while is lower as the MO concentration is higher. Other experimental parameters presented optimal values such as 10 mm for the discharge gap, 1.0 L min?1 for gasflow, 500 rpm for solution mixing and pH value of 2. Under these experimental parameters, all MO color decay experiments followed a kinetic profile of zero order for the three feed gases used. H2O2 wasidentified in the aqueous phase with three different profiles production using N2, O2 and Ar as feed gases, while NO2- and NO3- were identifiedonly when N2 gas was used. Concerning N2 plasma application, it is estimated that H2O2, NO2- and NO3- participate in an chemical equilibriumin which H2O2 and NO2- are consumed in the peroxynitrous acid formation, which if not consumed, under goes isomerization to nitric acid. Opticalemission spectroscopy experiments revealed radicals (H, OH O),excited atoms and molecules (Ar *, N2 *) and other active species in the Arplasma emission spectrum. Different feed gases showed that the productionof OH and H radicals production is higher in the order: Air> O2 > N2. The region of highest production for both radicals were identified in the interface liquid/plasma. The Plasma Activated Water was observed for thethree feed gases, and the total MO decay occurred only in the N2 plasma activation. Chromatography analysis of the MO degradation in aqueousphase show various and different byproducts according different feed gasesand buffer systems used. In the gas phase CO2, N2O, NO, HNO3, NO2, andN2O5 were identified during the N2 plasma application; CO2 and NO2 forO2 plasma application ; and CO2, NO, HNO3, NO2, and N2O5 for Ar plasma application. Measurements of CO2 in the gas phase showed that the mineralization of MO followed the order Ar> O2 > N2, while the color decay followed the order O2 > N2 > Ar, showing that the color attenuation and mineralization are different processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assis, Sandro de Castro. "Cálculo de tensão induzida por descarga atmosférica em linhas aéreas polifásicas e multiaterradas: implementação no PSCAD®/EMTDCtm." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/AVFV-6W7RFD.

Full text
Abstract:
This work presents the implementation of lightning induced voltage calculation in multiphase overhead lines. The implementation is done using a electromagnetic transient calculation program as a dedicated component. The implemented methodology is based on the theory proposed by Sune Rusck in 1957 and adapted by Ivan Lopes in 1990. Ruscks theory, which provides an equation for the lightning induced voltage in infinite overhead lines without discontinuities over a perfect ground, is modified to take into account finite lines with multiple grounding. The implemented component extends the methodology to multiphase overhead lines with multiple grounding. Theoretical cases are analyzed clarifying the influence of lightning parameters and grounding configuration in induced voltages in multiphase lines. The results are compared to those from other authors validating the implementation.
Este trabalho apresenta a implementação do cálculo da tensão induzida por descargas atmosféricas em linhas aéreas polifásicas. Tal implementação é feita utilizando-se um pacote de cálculo de transitórios eletromagnéticos na forma de um componente dedicado.A metodologia implementada é baseada na teoria proposta por Sune Rusck em 1957 e adaptada por Ivan Lopes em 1990. A teoria de Rusck, que apresenta uma expressão analítica para a tensão induzida em linhas infinitas e sem descontinuidade sobre um solo de resistividade nula, é adaptada para se levar em consideração o fato das linhas serem finitas e possuírem aterramentos. O componente implementado estende a aplicação da metodologia para linhas aéreas multifilares e com aterramentos múltiplos. São analisados diversos casos teóricos, buscando compreender a influência dos parâmetros da descarga atmosférica e de configurações de multiaterramento na tensão induzida em linhas aéreas multifilares. Os resultados obtidos são comparados com os obtidos por outros autores validando a implementação realizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Leandro Chagas. "Modelagem de Pára-Raios de ZnO para o cálculo de tensão induzida por descarga atmosférica em redes de distribuição." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8D2KRS.

Full text
Abstract:
The competitiveness of the energy market and the action of regulatory agencies require, nowadays, from the electric utility an extremely reliable power supply that should comply with several power quality ratings (short-term voltage variation, unbalanced voltage, harmonics, steady state voltage, etc.). Thus an eective surge protection system is fundamental to any utility in order to provide a good power quality. As already shown in many studies, the overvoltage induced by lightning is the main cause of problems in overhead distribution networks. In modern systems, the additional use of zinc oxide (ZnO) lightning arrester has been a good solution to limit these disturbances, avoiding powerinterruptions in distribution and transmission lines. This work presents a program to calculate induced voltage by indirect lightning strokes on overhead distribution lines equipped with ZnO arresters. The routine was implemented in a transients program based on the Rusck's theory (Rusck-EMTP Method). The implemented routine allows the estimation of induced voltage in large networks. To validate the results of the implemented methodology, tests were performed to calculatethe induced voltage in a three-phase distribution line, varying the location of indirect lighting stroke, the quantity and the position of the arresters.The results showed that the developed software provides a good estimate of induced voltages in complex distribution systems equipped with metal oxide arresters. The implemented methodology can, therefore, be considered an enlargement of the potentiality of EMTP-like programs.
Atualmente, a competitividade do mercado energético e a atuação dos órgãos reguladores exigem das concessionárias de energia um fornecimento extremamente conável e que atenda aos limites estabelecidos para os diversos indicadores de qualidade (variaçõesde tensão de curta duração, desequilíbrio de tensão, harmônicos, tensão em regime permanente, etc.). Assim, a ecácia da proteção do sistema contra sobretensões é fundamental para qualquer concessionária que objetive fornecer ao consumidor uma energia dentrodos padrões determinados. Conforme já mostrado por diversos estudos, a sobretensão provocada por descarga atmosférica é o principal causador de problemas nas redes de distribuição. Nos sistemas modernos, a utilização adicional de pára-raios de óxido de zinco (ZnO) tem sido uma boa solução para limitar esses distúrbios, evitando a interrupção da operação, tanto em linhas de distribuição quanto nas linhas de transmissão. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo de tensão induzida por descargas atmosféricas indiretas em linhas de distribuição com protetores de ZnO, segundoa teoria de Rusck implementada em programas de cálculo de transitórios eletromagnéticos (método Rusck-EMTP). A rotina implementada permite a estimativa da tensão induzida em sistemas polifásicos com grande quantidade de estruturas e de pára-raios de ZnO, representados por sua curva V xI. Para validar os resultados da metodologia implementada, foram realizados testes de cálculo da tensão induzida em uma linha de distribuição, trifásica, variando-se o ponto de incidência da descarga indireta, a quantidade e o posicionamento dos dissipadores surto. Os resultados mostraram que o programa desenvolvido fornece uma boa estimativa para tensões induzidas em sistemas de distribuição complexos com pára-raios de óxido metálico. Amplia-se dessa forma, a grande potencialidade dos softwares do tipo EMTP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Tarcisio Antonio Santos de. "Cálculo de tensão induzida por descarga atmosférica em linhas aéreas de energia e cabos telefônicos: :uma aborgagem pela teoria de circuitos." Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CJFF9.

Full text
Abstract:
This work proposes the calculation of induced voltages on overhead power lines and telephones cables by means of a commercial electric circuits simulator, aiming at avoiding the utilization of complex numerical codes specifically oriented to the problem. Up to this stage, the program developed allows its application to multiconductor and multiple grounding overhead lines, as well as to telephone lines. Studies that analyze the incorporation of linghtning arresters and surge protection devices may be carried out, thus enabling the program to be used in studies on overvoltage protection for lines and sensitive eletronic equipment, and studies on electromagnetic compatibility. Several theoretical cases are analysed aiming at understanding the influence of linghtning discharge parameters in induced voltage in aerial lines and telephone cables that, in turn, are presented in several configurations. The results obtained are compared with similar results available in pertinent literature. Some simulations are also compared with experimental results obtained in the United States And in South Africa.
Este trabalho propõe a implementação do cálculo de tensões induzidas em redes aeréas de energia elétrica e cabos telefônicos, utilizando um simulador comercial de circuitos elétricos, de forma a evitar a utilização de códigos numéricos complexos e especificamente orientados para o problema. O programa desenvolvido permite, até o presente estágio, sua aplicação em linhas aéreas mulitifilares e com aterramentos múltiplos, bem como em linhas telefônicas. Estudos analisando a incorporação de pára-raios ou de protetores contra surtos podem ser realizador, o que permite ao programa ser utilizado em estudos de proteção de linhas contra sobretensão, proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis contra sobretensão e estudos de compatibilidade eletromagnética. Diversos casas teóricossão analisados, visando comprrender a influência dos parâmetros da descarga na tensão induzida em linhas aéreas e cabos telefônicos, que, por sua vez, são apresentados em diversas configurações. Os resultados obtidos são comparados com similares disponíveis na literatura. Algumas simulações são também comparadas com resultados experimentais obtidos na África do Sul e nos Estados Unidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borsoi, Sad Sandrini. "Coordenação de dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão: ênfase instalações nucleares." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-27022018-082038/.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma metodologia aplicável à coordenação de dispositivos de proteção contra surtos em sistemas de corrente alternada de baixa tensão. Esta tem como base a adequação dos níveis de isolamento e imunidade dos equipamentos elétricos e eletrônicos e de energia absorvida pelos dispositivos de proteção. A principal motivação está relacionada aos critérios de segurança e confiabilidade requeridos por instalações nucleares, em que a coordenação da proteção contra surtos assume um importante papel. Uma metodologia interativa é implementada visando otimizar o processo de análise e especificação dos dispositivos de proteção, considerando a adoção de métodos analíticos e numéricos. Modelos de equipamentos elétricos e eletrônicos, quando submetidos a surtos de tensão e corrente, além dos dispositivos de proteção contra surtos, são implementados no simulador de transitórios eletromagnéticos - ATP. Destacam-se nestes estudos, as análises de configurações e arranjos do sistema elétrico, assim como seus parâmetros, a influência destes na configuração ou arranjo ótimo dos dispositivos de proteção, além do atendimento aos requisitos das normas aplicáveis.
The work presents a methodology regarding to low-voltage surge protective device coordination. This is based on adequacy of the isolation and immunity level of electrical and electronic equipment and the energy absorbed by the protective devices. The main motivation is related to the required nuclear plant reliability and safety criteria, in whose the surge protection coordination can assume an important role. An interactive methodology is carried out to optimize the analysis and the protection device specification, considering the adoption of analytical and numerical methods. Electrical and electronic equipment models, when submitted to voltage and current surges, in addition to surge protective devices, are implemented in the electromagnetic transient simulator - ATP. In these studies, the analysis of electrical system configurations and arrangements, as well as their parameters, and their influence on the configuration or optimum protective device arrangement, besides compliance with the requirements of applicable standards are highlighted.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Ferraz Adelson. "Modelagem endoscópica virtual do monitoramento de equipamentos elétricos de alta tensão." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2688.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6352_1.pdf: 3506508 bytes, checksum: d2730a2c9628d30e079fa0dcef4aa7df (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
Com o advento da promulgação das Leis 10.847/2004 e 10.848/2004, o Setor Elétrico Brasileiro passou a adotar a competitividade como elemento balizador para obtenção das concessões, seja na transmissão, seja na geração de energia elétrica. Nesse sentido, as empresas do setor terão que intensificar, significativamente, os processos de monitoramento dos equipamentos que constituem o sistema elétrico, de forma a otimizar suas utilizações, repercutindo, em conseqüência, nas decisivas questões de vida útil dos mesmos e, portanto, na confiabilidade, continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica para a sociedade. O avanço tecnológico ocorrido nas duas últimas décadas, particularmente nos sistemas micro-processados, vem repercutindo em melhorias das ferramentas disponibilizadas para a operação do Sistema Nacional Interligado SIN. Os sistemas de proteção e controle das instalações migraram, nesse período, da tecnologia eletromecânica para a eletrônica analógica e desta para a digital, tornando-se subsistemas bastante eficientes. Com os equipamentos de grande porte, como os geradores, turbinas, transformadores, reatores, dentre outros, não se constatou um avanço de igual intensidade na técnica do monitoramento. Muitas são as situações em que os equipamentos aparentam estar funcionando em condições plenamente satisfatórias quando, na realidade, eles estão submetidos a condições críticas. É como um indivíduo que sofre um ataque cardíaco fulminante, um incremento infinitesimal de estresse no equipamento tornao indisponível e quase sempre o danifica. Dentro deste contexto, essa dissertação de mestrado focaliza as possibilidades de melhor aproveitamento da tecnologia disponível de sensores, particularmente, ópticos, acústicos e micro-processados para otimizar o processo de supervisão e monitoramento de equipamentos, bem como para melhor condicionar a aprendizagem dos fenômenos que, internamente, neles ocorrem. Neste caso o da aprendizagem explorase a técnica de realidade virtual numa visão imediatista para, nos médio e longo prazos, prospectar a possibilidade de investimento em sistemas virtuais on line , aqui entendido como a perspectiva de monitoramento do funcionamento interno do equipamento visualizado em tempo real e em espaço tridimensional. Para atingir os objetivos visualizados, a presente dissertação faz abordagem em três grandes aspectos, adotando uma dinâmica top down , do geral para o particular. O primeiro aspecto aborda o estado atual da arte de monitoramento de equipamentos, de um modo geral, de forma a contextualizar onde estamos . O segundo, apresenta as perspectivas de avanços esperados na aplicação da tecnologia disponível. Neste caso, considerando o grande espectro de equipamentos e possibilidades, bem como para dotar o trabalho de pragmatismo, apresenta-se uma proposta de modelo, cunhado de endoscópico , para um equipamento específico o transformador de potência. Sua escolha deveu-se ao fato de ele se constituir num dos mais caros e importantes equipamentos de um sistema elétrico. Finalmente, o terceiro aspecto enfoca um estudo de caso que permite validar o conceito proposto. Para tanto, foram feitas simulações de descargas parciais no Centro de Pesquisa de Energia Elétrica CEPEL, entidade de renome nacional e que atende, precipuamente, às empresas do Grupo Eletrobrás. Nas simulações, em apreço, enfocando, desta feita, um subconjunto dos problemas de um transformador de potência, foram geradas situações de falhas internas e a partir do uso de fibra óptica e sensores acústicos foi possível mapear a provável localização do defeito, locando-o no espaço tridimensional. Pôde-se concluir, portanto, que pequenas descargas internas que, em números repetidos, resultam na gradativa deteriorização das partes isolantes, podem, a partir do uso adequado de sensores, ser detectadas a tempo hábil, evitando-se uma perda do equipamento, que via de regra repercute em profundo prejuízo para as empresas e para a operação do sistema elétrico. Em síntese, a dissertação apresenta o status atual geral do monitoramento de equipamentos (ou seja, onde estamos), para onde, entendemos que devamos caminhar, inclusive contemplando a técnica de Realidade Virtual e, de forma prática, a partir de um estudo de caso, demonstra não se tratar apenas de uma idéia teórica ou de um desejo sem suporte técnico, mas sim de um objetivo plenamente alcançável
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Alvaro Macedo da. "Monitor para caracterização de ruídos em redes de corrente alternada." Universidade de São Paulo, 1992. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/54/54132/tde-03092010-132508/.

Full text
Abstract:
Distúrbios em redes elétricas podem causar danos materiais e/ou operacionais em equipamentos eletrônicos sensíveis, em particular, sistemas em microcomputadores. Com o objetivo de registrar esses distúrbios, um monitor para redes elétricas foi desenvolvido. O equipamento desenvolvido é controlado por um microprocessador 80C86-2. Os seguintes distúrbios podem ser monitorados: desvios da freqüência nominal da rede, interferências de rádio freqüência, subtensão, sobretensão e surtos de tensão. Para minimizar o gargalo de Von Neumann, os circuitos foram projetados de forma que a maior parte das leituras é solicitada via interrupção. O equipamento foi testado a nível de laboratório e os resultados são apresentados.
Power line disturbances can adversely affect electronic sensitive equipment, particularly microcomputer based systems. In order to register these disturbances a power line monitor has been developed. The developed instrument is microprocessor based using a 80C86-2 as the main CPU. The following electrical disturbances can be monitored: nominal frequency deviations, radio-frequency interference, under and overvoltages, transient over voltages. Attempting to minimize Von Neumann´s bottle neck, the hardware was designed in such a way that most of the readings were requested through interrupts. The equipment was tested through a series of disturbance simulations, and the results are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neto, Acácio Silva. "Tensões induzidas por descargas atmosféricas em redes de distribuição de baixa tensão." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-16112004-162658/.

Full text
Abstract:
A utilização crescente de equipamentos eletro-eletrônicos sensíveis a interferências e a adoção de novos critérios para avaliação da qualidade da energia fornecida têm resultado em um aumento do número de pesquisas desenvolvidas com o objetivo de se obter informações a respeito das características das sobretensões em redes de baixa tensão. Isto motivou a realização deste trabalho, que teve por objetivo analisar as sobretensões causadas por descargas atmosféricas próximas a redes secundárias. O estudo trata inicialmente das tensões transferidas para a rede de baixa tensão, via transformador, devido a tensões induzidas no primário. Para tal são utilizados resultados experimentais obtidos em modelo de linhas de distribuição em escala reduzida e também medições de tensões induzidas por descargas naturais em uma linha especialmente construída para estudo do fenômeno. Com o uso de um modelo de transformador de distribuição típico, de validade comprovada para avaliação de surtos transferidos, são analisadas as tensões transferidas para a rede secundária considerando-se diversas formas de onda no primário. Posteriormente são calculadas as tensões induzidas nas redes de baixa tensão por descargas incidentes em suas proximidades através do 'Extended Rusck Model' (ERM) – modelo de validade comprovada por meio de centenas de comparações entre tensões induzidas medidas e calculadas. O trabalho discute as influências, nas tensões induzidas, do modo de representação do transformador e das cargas conectadas ao secundário, valor da resistência de terra, amplitude e velocidade de propagação da corrente no canal, etc. A comparação entre as tensões induzidas em linhas convencionais e multiplexadas também é realizada. É analisado também o uso de dispositivos de proteção contra surtos na rede multiplexada tendo em vista a redução das amplitudes das tensões induzidas. Por fim são feitas comparações entre tensões induzidas e tensões transferidas via transformador à rede secundária considerando a mesma descarga atmosférica.
The growing use of electric and electronic equipment prone to electromagnetic interferences and the adoption of new criteria for evaluating the quality of the power supplied have increased the number of studies developed in order to obtain information regarding the characteristics of overvoltages on low-voltage networks. Such fact has motivated the development of this work, which aimed at analyzing overvoltages caused by lightning discharges near secondary networks. The study first covers voltages transferred to the low-voltage network through the transformer due to induced voltages on its primary terminals. In order to accomplish that, experimental results obtained on a reduced scale model are used, as well as measurements of natural lightning induced voltages on a line specially built to study the phenomena. The voltages transferred to the secondary network, considering several waveforms on the primary, are analyzed by using a typical distribution transformer model, proven valid for evaluating transferred surges. The study then presents the calculation of voltages induced on low-voltage networks by discharges on their vicinity through the 'Extended Rusck Model' (ERM) – a model that has been validated by hundreds of comparisons between measured and calculated induced voltages. This work discusses the influences on induced voltages of the manner of representing the transformer and the loads connected to the secondary, as well as grounding resistance, amplitude and stroke current propagation speed, etc. Comparisons between lightning induced voltages on open wire lines and on lines with twisted conductors are also made. The use of surge protective devices on lines with twisted conductors is analyzed, and the reduction of induced voltage amplitudes is investigated. Finally, induced voltages and voltages transferred to the secondary network through a transformer are compared, considering the same lightning discharge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Tensão de descarga"

1

Defelitto, Jorge, and Alberto H. Cariello, eds. Cirugía. Bases clínicas y terapéuticas. Servicio de Difusión de la Creación Intelectual (SEDICI), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/30064.

Full text
Abstract:
Han pasado dos años desde la edición del libro electrónico <a href="http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/15920"><i>Cirugía. Bases clínicas y terapéuticas</i></a>, y tal como lo teníamos previsto hemos encarado su segunda edición. La misma cuenta con la revisión minuciosa de cada capítulo por parte de su autor, en consideración a las nuevas evidencias que han surgido en cada tema; y, tal como estaba programado, cuenta con una ampliación de la obra con el agregado de nuevos autores, capítulos y videos de prácticas quirúrgicas. Fue muy estimulante para los coordinadores y los autores haber conocido, en el mes de mayo pasado, que en un año la página del libro había recibido casi 7000 accesos individuales (casi 20 por día en promedio) y sus 30 archivos fueron descargados más de 46.000 veces en ese lapso de acuerdo con los registros automatizados de SEDICI, el Repositorio Institucional de la Universidad Nacional de La Plata. Como coordinadores sentimos un gran orgullo por haber reunido autores tan competentes y renombrados en cada uno de los temas, y a ellos atribuimos el éxito que ha tenido la obra entre los lectores. Por otra parte, la gran cantidad de visitas y descargas del libro nos hace suponer que no estábamos equivocados hace apenas tres años, cuando creímos que la edición electrónica de un libro de Cirugía y su anclaje en un repositorio institucional gratuito era una acción necesaria y perentoria. Hoy estamos convencidos de que la tarea en el futuro es su actualización y la ampliación permanente, aprovechando las posibilidades que nos brinda el soporte informático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tensão de descarga"

1

Maurício R. de Souza Neto, José, and Helon David de Macêdo Braz. "Otimização Matemática para o Método Radiométrico de Estimação da Localização de Descargas Parciais Baseado em Razão das Potências." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2396.

Full text
Abstract:
O processo de medição de descargas parciais tem uma longa história como ferramenta de avaliação de envelhecimento de equipamentos de alta tensão. A localização, porém, ainda é um problema a ser superado. Identificar um equipamento com falhas de isolamento dentro de uma subestação é realizado por meio de campanhas de medição através de toda a subestação, ou no caso de um equipamento cujo nível de descarga parcial já esteja alto o suficiente para despertar desconfiança dos operadores. Desse modo, ter uma ferramenta de localização de descargas parciais é uma necessidade para o processo de gestão de equipamentos e recursos. No presente trabalho é descrito o processo de otimização matemática aplicado na solução de algoritmos de localização para métodos radiométricos de detecção de descargas parciais. São considerados modelos de propagação do sinal, bem como estratégias de minimização de erro para otimização da solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

S. Bastos, Maria Eduarda, Vitor C. S. Torres, Matheus S. Almeida, Manuel A. Rendón, Márcio C. B. P. Rodrigues, Pedro S. Almeida, and Janaina G. Oliveira. "Estratégia de Controle de um Conversor CC-CC Bidirecional Intercalado Aplicado a um Banco de Baterias de um Sistema de Propulsão Híbrido." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1735.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a modelagem e o controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado responsável pela interconexão de um banco de baterias com um sistema de propulsão de aeronave. A modelagem realizada é baseada nas técnicas de modelo médio no espaço de estados e linearização por pequenos sinais. A técnica de carga/descarga empregada é composta por duas etapas, onde mantém-se a corrente constante e, posteriormente, a tensão constante. Para realizar esta tarefa, são utilizados controladores de corrente e tensão. A validação do subsistema do banco de ensaios de propulsão é realizada por meio de resultados de simulações, considerando um barramento CC de tensão fixa e um modelo dinâmico que representa o comportamento do banco de baterias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Henrique Estimo, Pedro, Stanislav Mochkalev, and Alexandre da Luz Kume. "Fonte de tensão pulsada para um dispositivo de plasma de pressão atmosférica por descarga de barreira dielétrica." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-79006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ILHA, LUCAS MONTEIRO, JOãO PEDRO SCHERER CIPRIANI, GIANCARLO CLERICI DAROS, LEONARDO DE OLIVEIRA, ÁLYSSON RANIERE SEIDEL, LEANDRO ROGGIA, ADRIANO PERES DE MORAIS, and LUCIANO FAVRETTO DA ROCHA. "Projeto e Desenvolvimento de um Descarregador de Baterias Chumbo-Ácido com Aquisição de Dados." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.067.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o projeto e desenvolvimento de um descarregador de baterias chumbo-ácido para elementos com tensão nominal de 2 V com aquisição de dados e possibilidade de variar a corrente de descarga entre 1 e 20 A. Primeiramente, é apresentado o escopo e revisão bibliográfica sobre baterias chumbo-ácido. Posteriormente, o descarregador de baterias é desenvolvido e detalhado. Por fim, uma aplicação prática com obtenção de resultados visa validar o comportamento do descarregador. A partir dos dados adquiridos, verifica-se o estado de saúde da bateria sob teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

G. B. da Rocha, William, and Cassiano Rech. "Método Analítico e Automatizado para Modelagem de Baterias." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1708.

Full text
Abstract:
Atualmente, é indispensável conhecer o funcionamento de baterias, suas características e prever seu comportamento em aplicações práticas. Dessa forma, este artigo propõe o projeto e a implementação de um sistema automatizado para modelagem de baterias, empregando um método analítico. O modelo consiste em um circuito elétrico equivalente com uma fonte de tensão, um resistor série e um único par RC para representar as dinâmicas observadas nos dados experimentais. Estes dados experimentais são obtidos a partir de pulsos de descarga de corrente constante que revelam a dependência dos elementos do circuito equivalente elétrico com o estado de carga, estado de saúde, corrente de descarga e temperatura. Um método analítico foi proposto para a estimação destes parâmetros tanto em baterias de chumbo-ácido quanto em células de lítio-íon. Este método é de fácil implementação em um sistema automatizado e também foi possível diminuir o tempo computacional na estimação dos parâmetros em comparação com algoritmos de otimização. O modelo foi validado para células de lítio-íon e baterias de chumbo-ácido com um erro absoluto máximo menor que 74 mV e 83 mV, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

S. Cipriani, João Pedro, Giancarlo C. Daros, Matheus F. Gonçalves, Lucas M. Ilha, Leandro Roggia, Adriano P. de Morais, Fábio E. Bisogno, Álysson R. Seidel, and Luciano F. da Rocha. "Modelagem e Extração Paramétrica de Baterias de Chumbo-Ácido para Desenvolvimento de Conversores." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1667.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre os principais modelos para baterias de chumbo-ácido, dando foco aos modelos de circuito equivalente. Estes podem ser utilizados em simuladores comerciais e acelerar o desenvolvimento de eletrônica de potência voltada para carga e manutenção dessas baterias, especialmente em subestações de energia. Além de uma visão geral sobre ensaios com baterias, o artigo traz um levantamento dos dados fornecidos pelos principais fabricantes nacionais de baterias e apresenta métodos de extração paramétrica baseados em dados experimentais e fornecidos no manual. São ressaltadas a relação entre estado de carga, tensão, corrente e resistência interna da bateria. Por último, simulações de curva de descarga com diferentes correntes são realizadas, validando os métodos apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Costa Lopes, Andrey, João Paulo Vieira, Luiz Eduardo Sales e Silva, Camila Souza Alves, and Fábio Alexandre Martins Monteiro. "Avaliaçao de Desempenho de Tecnologias Emergentes para Controle de Tensão em Redes de Distribuição com Elevada Penetração de Microgeração Fotovoltaica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1145.

Full text
Abstract:
No cenário atual, a crescente penetração da Microgeração Distribuída Fotovoltaica (MGDFV) na Rede de Distribuição de Baixa Tensão (RDBT) tem proporcionado problemas técnicos, tais como fluxo de potência reverso, flutuação de tensão e sobretensão. Estes ocorrem devido às altas relações R/X dos cabos da RDBT associadas à injeção elevada de potência ativa pela MGDFV. Tais problemas, por sua vez, tem gerado prejuízos financeiros tanto para as concessionárias como para os consumidores residenciais. Na literatura técnica, tecnologias e equipamentos emergentes, tais como inversores inteligentes com as funções avançadas Volt-VAr e Volt-Watt e Sistemas de Armazenamento de Energia a Baterias (SAEB), surgem como soluções potenciais para mitigar os problemas mencionados. Esse artigo avalia de forma comparativa os desempenhos das técnicas de controle Volt-VAr, Volt-Watt e de um controle de carga/descarga de SAEB residencial, destacando as potencialidades e limitações de cada técnica. As simulações foram implementadas em uma rede real de distribuição de um lote residencial. Dentre as técnicas adotadas para mitigar o problema, os resultados mostraram um melhor desempenho para o uso de SAEB, enquanto que o uso de controle Volt/VAr apresentou um pior desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cuenca, Walter M. H., Alain F. S. Levy, Sandoval C. Junior, and José M. Seixas. "REMOÇÃO DO RUÍDO GAUSSIANO E OUTLIERS PARA MEDIÇÃO DE DESCARGA PARCIAL EM EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO UTILIZANDO A ANÁLISE DE COMPONENTES INDEPENDENTES." In 9. Congresso Brasileiro de Redes Neurais. SBRN, 2016. http://dx.doi.org/10.21528/cbrn2009-169.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fernandes Ribeiro, Guilherme, and Hélder De Paula. "Diagnóstico e Monitoramento de Cabos Isolados através da Análise de Descargas Parciais: O Estado da Arte." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1534.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma ampla e minuciosa revisão bibliográfica sobre a avaliação de descargas parciais para o diagnóstico e monitoramento do estado da isolação de cabos de média e alta tensão. Todos os possíveis métodos de detecção da atividade de descargas parciais, com os respectivos sensores adequados para cada situação, são discutidos de forma a explicitar suas vantagens, limitações e aplicações. É apresentada também uma avaliação dos métodos e parâmetros utilizados no tratamento dos dados de medição e discutido como os mesmos influenciam na distinção entre os sinais associados a descargas parciais e ruídos externos do sistema. Por fim, de forma ilustrar a aplicação das técnicas discutidas, são apresentados relatos de casos encontrados na literatura nos quais foram empregadas metodologias de monitoramento baseadas no controle dos níveis de descargas parciais em cabos isolados e adotadas estratégias de manutenção baseadas nesse princípio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bulhões Froes, Filipe, Helon David De Macedo, Euler Cássio Tavares de Macedo, and José Mauricio Ramos de Souza Neto. "Desenvolvimento de uma célula aplicada à geração de descargas parciais a partir de uma fonte de baixa tensão." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2155.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography