Academic literature on the topic 'Teologia e prática'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teologia e prática.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teologia e prática"

1

Souza, Alzirinha Rocha de. "Teologia Pastoral e Teologia Prática, além da postura eclesial." Revista de Cultura Teológica, no. 91 (July 7, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i91.36158.

Full text
Abstract:
As questões suscitadas entre a TPas (Teologia Pastoral) e TPr (Teologia Prática) não são recentes e nem poucas no contexto latino-americano. De fato, o modelo de TPr como concebido no norte da Europa, ainda é recente em América Latina, que prima por denominar os trabalhos ligados à prática unicamente como TPas. Visando ampliar e trazer a luz os elementos de aproximação e divergências entre as duas linhas é que propomos e leitura desse artigo. Como afirmaremos ao largo do texto, não se trata de demonstrar a excelência de uma sobre a outra, antes de recuperar o sentido de teologias que complementando-se em suas especificidades, cumprem efetivamente o papel de “traduzir” o Mistério aproximando-o de seu destinatário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rivas, Maria Elise. "Entre teologias e preconceitos." Estudos Afro-Brasileiros 1, no. 1 (May 14, 2020): 57–84. http://dx.doi.org/10.37579/eab.v1i1.4.

Full text
Abstract:
Neste artigo, em primeiro lugar, busca-se localizar a teologia da tradição oral, especificamente afro-brasileira, como independente de outras teologias, bem como se trata de objeto basilar para o desenvolvimento de análises e estudos no âmbito das religiões afro-brasileiras; em seguida, relaciona os conceitos de escolas e núcleos duros (RIVAS NETO, 2012; 2014) como estruturantes e métodos para definir campos de estudo na área, e, por fim, introduz diferentes abordagens teológicas, a saber: teologia dos núcleos duros, teologia das escolas das religiões afro-brasileiras, teologia de exu, ecoteologia, etnomedicina ou teologia da saúde, ética e teologia, teologia prática, teologia do transe, teologia do mito de fundação, teologia do corpo, teologia do som, teologia com enfoque em gênero e etnobotância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, W. F. M. "Resenha - Fundamentos da Teologia Prática." Estudos de Religião 22, no. 35 (December 31, 2008): 208–10. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v22n35p208-210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Farris, J. "O Que é Teologia Prática?" Caminhando 6, no. 1 (December 31, 2001): 57–68. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v6n1p57-68.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Adam, Júlio Cézar, Valburga Schmiedt Streck, and Danilo Romeu Streck. "Pensamento na fronteira e Teologia Prática: um diálogo com o suma kawsay / suma qamaña ou buen vivir." Estudos Teológicos 58, no. 2 (December 31, 2018): 262. http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i2.3418.

Full text
Abstract:
Este texto tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a Teologia Prática em relação à sociedade a partir de uma perspectiva da assim chamada epistemologia do sul, entendendo o sul em uma forma metafórica, representando alternativas à visão hegemônica do mundo. Entendemos que a Teologia Prática tem um desafio importante de ajudar as igrejas e aqueles expostos à fé cristã em reconhecer o seu contexto social-histórico e com isso promover o chamado de vida em abundância. O argumento neste texto é que a Teologia Prática pode aprender de diferentes cosmovisões e de práticas sociais que emergem das antigas tradições culturais latino-americanas, contribuindo dessa forma para uma abertura da teologia tradicional baseada na epistemologia eurocêntrica, por mais sofisticada que essa se apresenta. A primeira parte deste texto apresenta uma breve reflexão sobre a discussão epistemológica na América Latina e em outras partes do mundo na perspectiva da metáfora do sul. Segue uma apresentação do buen vivir, que nas últimas décadas tem sido incorporado no repertório de alternativas. Por último, há uma reflexão da contribuição do buen vivir com a Teologia Prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chaves, Flavio Da Silva. "A dimensão da Teologia Prática na ação eclesiológica no contexto da comunidade de risco social: uma proposta para o desenvolvimento humano." Protestantismo em Revista 45, no. 2 (July 9, 2020): 20. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v45i2.3332.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Teologia Prática enquanto proposta para a ação eclesiológica no contexto da comunidade de risco social. Busca-se distinguir conceitualmente a Teologia Dogmática da Teologia Prática, demonstrar os dilemas existenciais enfrentados pela comunidade de risco social e discutir as ações eclesiológicas nesse contexto na perspectiva da Teologia Prática, tendo como princípio a Teologia da Esperança, em Jurgen Moltmann.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junker, T. B. "Espiritualidade Responsável: Teologia Prática Sacramental Wesleyana." Caminhando 11, no. 2 (December 31, 2006): 103–13. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v11n2p103-113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Farris, J. "John Wesley e a Teologia Prática." Caminhando 9, no. 2 (December 31, 2004): 56–64. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v9n2p56-64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodríguez, Luis Herrera. "TEOLOGIA DESCOLONIAL?" Perspectiva Teológica 48, no. 3 (December 22, 2016): 433. http://dx.doi.org/10.20911/21768757v48n3p433-437/2016.

Full text
Abstract:
O tema do presente número de Perspectiva Teológica é “Teologia descolonial”, um campo teológico ainda por ser explorado na América Latina num contexto em que as implicações do pensamento descolonial, sob diversos aspectos, tanto na atividade cognitiva, como na vida prática, ocupam as agendas acadêmicas nas Américas e na Ásia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Johnson, D. E. "Antítese Espiritual, Graça Comum e Teologia Prática." Teologia Prática 2, no. 3 (June 30, 2004): 25–42. http://dx.doi.org/10.15601/1679-6098/tp.v2n3p25-42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teologia e prática"

1

Reblin, Iuri Andréas. "Teologia : outros cheiros, outros sabores : a teologia na perspectiva crítica e poética de Rubem Alves : caminhos para uma teologia do cotidiano." Faculdades EST, 2007. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=65.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Uma leitura do processo de construção da teologia em Rubem Alves, em seu confronto com a ciência e com a estrutura institucional da ortodoxia teológica, fundamentada em sua biografia e em sua ênfase no corpo, na imaginação e na linguagem. A primeira parte apresenta aspectos biográficos e bibliográficos de Rubem Alves, situando o pensamento de Rubem Alves num tempo e num espaço. A segunda parte traz a crítica de Rubem Alves à idéia da teologia ser ciência do divino e aprisionar o sagrado. O conhecimento do Absoluto está além dos limites da compreensão humana. A mesma crítica é dirigida à instituição religiosa e a teólogos que se outorgam o título de representantes de Deus. A terceira parte apresenta os principais alicerces que constituem a teologia de Rubem Alves: a ênfase no corpo, a criação de universos de sentido mediados pela linguagem, a força criativa da imaginação e a religião como teia de símbolos que expressam o triunfo dos valores a despeito de uma realidade opressora. A quarta parte traz uma leitura de três textos de Rubem Alves que abordam o tema da teologia. O autor apresenta a teologia como algo intimamente vinculado à biografia, à história e à busca por referenciais de sentido. A teologia é o discurso da esperança por uma nova organização da realidade. Através do ato de contar estórias, a teologia se torna uma atividade capaz de questionar a realidade instaurada; capaz de servir aperitivos do reino de Deus; capaz de despertar o amor, mediante a proclamação de suas ausências, mediante a nostalgia e a esperança por uma nova ordem das coisas, mediante brincadeiras e sorrisos. A última parte reflete criticamente acerca do pensamento teológico de Rubem Alves e busca perguntas que tal pensamento poderia evocar. Encerra com uma breve reflexão acerca da teologia prática e de algumas perspectivas práticas que o pensamento de Rubem Alves possa fornecer à caminhada teológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, David Mesquiati de. "Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa." Faculdades EST, 2010. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=258.

Full text
Abstract:
Esta dissertação é uma investigação e proposta sobre a prática missionária da igreja cristã com vistas à transformação social em um mundo pluralista. O primeiro capítulo aborda a dimensão comunicativa da ação segundo Jürgen Habermas, analisando como são coordenadas as ações coletivas em sociedade e como a ética e as culturas influenciam as ações sociais, especialmente a ação missionária. Investiga a prática missionária na sociedade focando o objetivo e método da ação. Pergunta pela relação entre evangelho e cultura e sobre a possibilidade do encontro com as religiões no mundo. Este capítulo termina considerando como comunicar o evangelho na América Latina e aponta para uma prática missionária a partir do diálogo, tendo como referencial o agir trinitário de Deus. O segundo capítulo avalia as conseqüências de se adotar um modelo missionário baseado em debates e consensos. Fundamenta a missão como mover-se em direção ao outro, e resgata a responsabilidade social da igreja a partir da solidariedade, do amor e da compaixão. Descreve essa prática em termos de fraqueza e vulnerabilidade, em oposição aos modelos anteriores que se baseavam em projetos expansionistas da fé. Este capítulo se vale da contribuição teórica do filósofo Gianni Vattimo e sua idéia do pensamento debole, que remete à questão de como agir a partir da fraqueza. O exemplo máximo do autoenfraquecimento como forma de interagir com o mundo é analisado, teologicamente, a partir da encarnação do Filho de Deus (kenosis) e tira conseqüências para a ação missionária. O último capítulo discute sobre como a missão pode contribuir para a transformação das pessoas, culturas e sociedades. Encontra na diaconia a base para a ação comunicativa transformadora. Servir permite que a comunidade cristã pratique na sua convivência o evangelho que prega com a motivação correta. Há um redescobrimento da ética pessoal e social e da diaconia transformadora como parâmetro para medir a coerência entre proposta do reino de Deus anunciado no evangelho e o que é vivenciado nas comunidades cristãs. A participação da igreja no mundo não é de passividade nem de contemplação. Ela tem voz profética e sua ação visa transformar pessoas, instituições, estruturas sociais e de poder, pela proclamação esperançosa do reino e pela convivência encarnacional desse mesmo evangelho. A pesquisa busca um novo marco para a prática missionária em um mundo em constantes transformações. Termina sugerindo um modelo missionário a partir da diaconia transformadora e de uma teologia da ação missionária testemunhal e comunicativa, apontando para as oportunidades que se apresentam com uma nova metodologia missionária.
This dissertation is an investigation and proposal about the missionary practice of the Christian church with a view to the social change in a pluralist world. The first chapter approaches the communicative dimension of the action according to Jürgen Habermas, analyzing how the collective actions are coordinate in society and how the ethics and cultures influence the social actions, especially the missionary action. It investigates the missionary practice in society focusing to its objective and action method. It asks by the relation between gospel and culture and about the possibility of the meeting with the religions in the world. This chapter finishes wondering how to communicate the gospel in Latin America and the guides to a missionary practice starting from the dialogue, having as a reference the trinity action of God. The second chapter, evaluates the consequences of adopting a missionary model based on debates and consensus. It basis the mission as move towards the other and rescues the social responsibility from solidarity, love and compassion. It describes this practice in terms of weakness and vulnerability, opposite to the previous models that relied on expansionist designs of faith. This chapter draws on the theoretical contribution of the philosopher Gianni Vattimo and debole your idea of thinking that leads to the question of how to act from weakness. The ultimate example of own weakness as a form to interact with the world is analyzed, theologically, from the incarnation of the Son of God (kenosis). The last chapter discusses about haw the mission can contributes to people, cultures and societies transformation. It meets in the diakonia the basis to communicate acting. To serve allows to the Christian community practice in gospel familiarity that preaches with the correct motivation. There is a rediscovery of the personal and social ethics and transforming diakonia as a parameter to a measure the coherency between the proposal of Gods kingdom announced in the gospel and what is experienced in Christian communities. The participation of the church in the world is not of passivity nor contemplation. It has a prophetic voice and its action aims to transform people, institutions, social and power structures to the hopeful proclamation of the kingdom and by the incarnational familiarity of this gospel. The research seeks a new mark for the missionary practice in a world of constant transformations. It finishes suggesting a missionary model starting from the transforming diakonia and of a missionary and communication action theology, pointing to the opportunities that are presented with a new missionary methodology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kasinger, Günter Otto. "Musicoterapia e teologia prática: o cuidado em grupos de canto da IECLB." Faculdades EST, 2015. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=619.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Percebe-se que no contexto hodierno, cada vez mais as pessoas estão tendo dificuldades em lidar com a carga que o mundo pós-moderno ocidental inflige. O resultado disto são os inúmeros casos de pessoas que procuram por terapias. Esta pesquisa aborda a colaboração entre a Teologia Prática e a Musicoterapia no concernente a sua atuação para potencialização do cuidado em grupos de canto na IECLB. Para tanto se fez necessário um trabalho de pesquisa bibliográfica com a finalidade de apresentar formas de cuidado oriundas do fazer musical, das mensagens da hinologia oficial da IECLB, entre outros fatores terapêuticos atrelados ao convívio e vínculo grupal. O presente trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo destinou-se à exposição de dois importantes conceitos para este trabalho: Musicoterapia com sua abordagem terapêutica dos elementos da música (ritmo, melodia, harmonia) fornecendo um cuidado diferenciado às pessoas em situação de fragilidade; e o cuidado a partir, principalmente da concepção do teólogo Leonardo Boff. O referido cuidado é abordado primeiramente de uma forma geral, visando suas diferentes definições, até um cuidado mais específico encontrado na diaconia e cuidado advindo de Cristo. O segundo capítulo se caracteriza por uma abordagem histórica expondo a ligação da música com a espiritualidade, especialmente com a fé judaico-cristã; na sequência é pesquisada a relação música-igreja-grupo a partir do envolvimento de Lutero, e, por conseguinte, pela chegada da teologia luterana em território brasileiro, junto com os primeiros imigrantes alemães. No último capítulo é realizado um levantamento bibliográfico acerca do relato de cuidado prestado por pessoas vinculadas a grupos de música, desde membros até coordenadores; são apresentadas mensagens de cuidado contidas nos temas e hinos do hinário oficial da IECLB (Hinos do Povo de Deus); também são apresentados fatores terapêuticos atrelados ao estar em grupo; e, para finalizar, são expostas algumas formas de cuidado oriundas da aplicação de possíveis objetivos terapêuticos em Musicoterapia.
One can perceive in the context of daily life, that people are having ever greater difficulties in dealing with the load inflicted upon them by the post-modern Western world. The result of this is the innumerable cases of people seeking therapies. This research deals with the collaboration between Practical Theology and Music Therapy relating to its action in potentializing care giving in singing groups in the IECLB [Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil]. To accomplish this bibliographical research work was necessary in order to present ways of care giving stemming from musical action, from messages from the official hymnology of the IECLB, among other therapeutic factors connected to group communal interaction and ties. This paper is divided into three chapters. The first chapter was designated to the exposition of two important concepts for this work: Music Therapy with its therapeutic approach of musical elements (rhythm, melody, harmony) providing a differentiated care giving for people in situations of frailty; and care giving based mainly on theologian Leonardo Boff‟s conception. The care giving referred to is first approached in a general way, focusing on its different definitions, going to a more specific care giving found in diakonia and care giving coming from Christ. The second chapter is characterized by an historical approach presenting the connection of music to spirituality, especially within the Jewish-Christian faith; in sequence the relation of music-church-group is researched based on Luther‟s involvement, and, finally, the arrival of Lutheran theology on Brazilian territory, together with the first German immigrants. In the last chapter a bibliographic survey is carried out about the reports of care giving given by people tied to music groups, from members to coordinators; care giving messages appearing in the themes and hymns of the official hymnal of the IECLB (Hinos do Povo de Deus [Hymns of the People of God]) are presented; therapeutic factors tied to being in a group are also presented; and, finalizing, some forms of care giving coming from applying possible therapeutic goals of Music Therapy are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Queiroz, Silvia Helena Barreto Silva. "Coaching e aconselhamento pastoral: um diálogo possível?" Faculdades EST, 2015. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=659.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Relações familiares abaladas, novos conceitos de família, desafios relativos a trabalhos e estudos e vulnerabilidades sociais diversas têm levado pessoas a procurar ajuda profissional ou espiritual. Pastores, padres e demais líderes religiosos têm sido cada vez mais convocados a conhecer o comportamento humano e a saber orientar quanto aos conflitos e adversidades inerentes à vida em sociedade. Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre a possibilidade do uso do Coaching no atendimento e acompanhamento de pessoas em gabinetes pastorais e paroquiais. O Coaching é uma forma de acompanhamento individual ou coletivo que orienta pessoas quanto à realização eficaz de objetivos e metas de vida. Amplamente difundido em círculos profissionais, o Coaching é ainda pouco conhecido/empregado no contexto religioso. Desse modo, essa pesquisa propõe a interação entre Aconselhamento Pastoral e o Coaching a partir de pesquisa bibliográfica. Discute-se a atividade de Aconselhamento Pastoral, desde sua conceituação e origens até sua aplicabilidade face aos dilemas enfrentados no mundo contemporâneo. Paralelamente, a pesquisa traça considerações sobre a história do Coaching e suas as contribuições e aplicações na sociedade atual. É destacada a influência mútua que uma atividade pode exercer sobre a outra, assim como perspectivas futuras da interação do Coaching e do Aconselhamento Pastoral. Conclui-se que a união destas formas de acompanhamento de pessoas pode ser útil na intervenção em contextos de vulnerabilidade social diversos. Pode, portanto, proporcionar relevantes contribuições a líderes das igrejas cristãs e comunidades de fé.
Disrupted family relations, new family profiles, challenges posed by work and studies and various social vulnerabilities have made people seek professional or spiritual support. Pastors, priests and other religious leaders have been increasingly summoned to understand human behavior and to know how to advise in face of conflict and adversities inherent to life in society. This research presents a qualitative study on the possibility of employment of Coaching in tending to and accompanying people in pastoral and parish offices. Coaching is a form of individual or collective accompaniment of people guiding them towards effective achievement of life objectives and goals. Widespread in professional circles, Coaching is still little known/employed in religious context. This is a bibliographic research proposing the interaction of Pastoral Counseling and Coaching. It discusses the activity of Pastoral Counseling, from its conceptualization and origins to its applicability with regard to the dilemas encountered in the contemporary world. In parallel, this research outlines considerations on the history of Coaching, its contribution and applications in today's society. The mutual influence of one activity upon the other, as well as future prospects of the interaction of Coaching and Pastoral Counseling is highlighted. The paper concludes that the union of these methodologies of accompanying people may be useful in interventions in contexts of diverse social vulnerabilities. It can, therefore, provide relevant contributions to leaders of Christian churches and faith communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hoss, Geni Maria. "Relevância da abordagem bioética de Fritz Jahr para o enfoque ecológico da teologia prática." Faculdades EST, 2013. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=539.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A tese trata da contribuição da abordagem bioética de Fritz Jahr para o enfoque ecológico da Teologia Prática. A base bibliográfica concentra-se nos ensaios de Fritz Jahr publicados entre 1924 e 1948, e referências sobre o meio ambiente em diversos documentos da Igreja Católica. O estudo se dá num contexto em que as urgências da área são dadas pelas instâncias técnico-científicas, através de inúmeros estudos que comprovam a crescente e veloz degradação dos ecossistemas. O foco está no Imperativo de Fritz Jahr, particularmente naqueles aspectos dos escritos do autor que hoje interpelam as reflexões ecológicas no âmbito da Teologia Prática. O presente estudo é constituído de cinco capítulos. O capítulo I trata do legado de Jahr, o Imperativo Bioético e outros escritos, com ênfase nos aspectos relevantes para o estudo em questão. O capítulo II se ocupa com a Teologia da Criação e sustentabilidade. O trabalho está voltado para o pensamento da Igreja Católica em âmbito global, por isso, a prioridade por análise de documentos, discursos e mensagens do magistério, de conselhos pontifícios ou estudos científicos alinhados ao ensinamento oficial da Igreja. O capítulo III aborda questões relevantes para a relação com o meio ambiente: A defesa por um espaço de reflexão sobre as questões ecológicas na Teologia Prática, a visão de ser humano e eclesiologia do Concílio Vaticano II e seus desdobramentos. Trata-se da comunidade de fé edificada sobre as bases das primeiras comunidades cristãs, significativa também na sociedade atual. O capítulo IV identifica e analisa as interpelações de Fritz Jahr a partir do Imperativo Bioético e os demais escritos para a Igreja, a Teologia Prática / Pastoral. A pesquisa identificou numerosos documentos do magistério ou instância pontifícia que abordam o tema ecológico, no entanto, como breves inserções e não como um tratado amplo e completo. No entanto, as diferentes dimensões do conceito de sustentabilidade: Os três pilares (triple bottom line) economia, justiça social e ecologia, fazem parte da Doutrina Social da Igreja. É possível identificar, embora de forma ainda incipiente, a consciência das interconexões das diferentes formas de vida. Aspecto importante de Fritz Jahr para a Teologia Prática é a concepção de uma bioética integrativa, ou seja, a relação ética com todos os seres vivos. A reflexão específica sobre a relação ética com os animais, no âmbito da Igreja Católica, está reduzida a alguns enunciados doutrinais sem a devida repercussão na prática do cuidado dos animais. A dimensão pedagógica de Fritz Jahr é outro tema relevante uma vez que uma mudança de paradigma, um estilo de vida ecoamigável, se torna possível através de um consistente e permanente processo de educação.
This thesis deals with the contribution of Fritz Jahrs bioethical approach towards the ecological focus of Practical Theology. The bibliographical basis originates from the writings of Fritz Jahr published between 1924 and 1948, and references on the environment from various documents of the Catholic Church. The study was made in a context in which the emergencies of the area are presented by the technical-scientific instances, through several studies that confirm the rapid and increasing degradation of ecosystems. The focus is on the Imperative of Fritz Jahr, particularly in aspects of the authors writing that question the ecological reflections in the scope of Practical Theology. The present study is comprised of four chapters. Chapter 1 is on the legacy of Jahr, the Bioethical Imperative and other writings, focused on the relevant aspects of the study in question. Chapter 2 discusses Creation Theology and sustainability. The study is focused on the thinking of the Catholic Church within the global scope, for this reason priority is given to the analysis of documents, speeches and teaching messages of pontifical counsels or scientific studies which are aligned with the official teaching of the Church. Chapter 3 addresses relevant issues in the relationship with the environment: The defense of a space for reflection on ecological issues in Practical Theology, the vision of the human being and ecclesiology of the II Vatican Council and its ramifications. It deals with the community of faith built on the bases of the first Christian communities, also significant for current society. Chapter 4 identifies and analyzes the challenges of Fritz Jahr based on Imperative Bioethics and other writings for the Church, Practical / Pastoral Theology. The survey identifies various documents from the teachings or pontifical instance that address the ecological theme, however, as short insertions and not as an ample and complete treatise. However, the different dimensions of the concept of sustainability: The triple bottom line, economics, social justice and ecology, are part of the Social Doctrine of the Church. It is possible to identify, although still in a very incipient way, the conscience of the interconnections between different forms of life. An important aspect of Fritz Jahr for Practical Theology is the conception of integrated bioethics, i.e. the ethical relationship with all living beings. The specific reflection on the ethical relationship with animals, in the scope of the Catholic Church, has a very modest space without the respective repercussion in the practice of looking after animals. The pedagogical dimension of Fritz Jahr is another relevant theme considering that a change of paradigm, an eco-friendly lifestyle, is made possible through a consistent and permanent education process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Wanderley Pereira da. "O dualismo na teologia cristã: a deformação da antropologia bíblica e suas conseqüências." Faculdades EST, 2010. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=189.

Full text
Abstract:
A pesquisa se propõe averiguar algumas das conseqüências práticas para a história do Cristianismo em face do influxo do dualismo platônico sobre a teologia cristã. Sobretudo, no que diz respeito à relação da Igreja com o mundo da cultura. Parte-se do princípio que a combinação destes dois elementos deu origem a uma teologia platonizada o que causou uma deformação da antropologia bíblica. Esta deformação não passou impune. Ao contrário, a partir daí a Igreja percorreu caminhos que, em grande medida, desconstruíram sua face mais evangélica. O primeiro capítulo faz considerações acerca do pensamento platônico a respeito da dicotomia espírito-matéria, adentra-se pelo período patrístico e as primeiras formulações teológicas dos Pais da Igreja já sob a influência do pensamento helênico. Daí, uma rápida panorâmica sobre a Idade Média. Constatado o problema, pergunta-se pelas suas conseqüências. O segundo capítulo concentra-se na colonização ibérico-católica na América Latina seguida do genocídio dos povos ameríndios e, ato contínuo, dos povos afros escravizados. Sugere-se que esta teologia surgida da assimilação do dualismo platônico serviu como justificativa para a dominação, demonização e massacre desses povos, uma vez que se o corpo era mal, poderia ser destruído. A Teologia da Libertação surge como uma proposta de superação desta visão dicotômica do ser humano. O terceiro capítulo foca em um exemplo do Cristianismo em sua versão protestante, a saber: a inserção do protestantismo no Brasil e sua notória resistência às manifestações culturais populares do povo brasileiro. Para isto, analisa-se antes a identidade do missionário evangélico que veio para o Brasil. Esta identidade foi forjada desde o início da Reforma no século XVI percorrendo, sobretudo, um determinado tipo de protestantismo que, iniciando com os anabatistas, passa pelos puritanos, pietistas, metodistas, avivalistas, ortodoxos, fundamentalistas e pentecostais. Caso a parte é a assimilação da religiosidade popular por parte dos movimentos neopentecostais. Finalmente, o quarto capítulo aborda a visão bíblica do ser humano em sua inteireza. Analisando os principais termos bíblicos que se referem à antropologia, verifica-se que a visão bíblica do ser humano é libertadora e promotora de novas relações com o mundo ao redor em suas dimensões política, social, econômica, cultural, religiosa, estética, etc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cunha, Wadson Antonio da. "A cultura de autoajuda: um olhar crítico a partir de Howard Clinebell." Faculdades EST, 2010. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229.

Full text
Abstract:
O tema autoajuda tem invadido sem reservas a vida das pessoas no mundo atual. Esse tema, como um desdobramento cultural da modernidade tardia, está presente na literatura, na arte, na filosofia, nas discussões políticas e na administração de empresas. Está presente na pluralidade religiosa, na teologia cristã e nos consultórios de psicólogos e na psicanálise. O fenômeno cultural gigantesco não se limita a um segmento, mas, como iremos notar, faz-se presente em várias camadas sociais, desde as mais simples nas periferias das grandes cidades, até os moradores da zona rural nos rincões do mundo, alcançando a classe média e, aparentemente, fazendo dela sua promotora, interlocutora e reveladora. Uma vez que a cultura de autoajuda transita no mundo das crenças, é plausível admitir que se trate de um fenômeno não somente de natureza psico-física, ambiental ou de desenvolvimento, mas também de um fenômeno metafísico. Autoajuda como cultura recebe e empresta influências no campo religioso. Autoajuda serve a propósitos de filosofias que agrupam o conhecimento técnico em algumas áreas, tais como a psicologia, a administração e a medicina, dentre outras com as experiências transcendentais advindas das mais distintas religiões e crenças. Existe uma inquietação no sentido de que essa cultura de autoajuda já faz parte da vida das pessoas de comunidades cristãs que estão trocando o aconselhamento pastoral e a poimênica por essas leituras. O resultado de tais leituras é um movimento em direção ao individualismo, ao secularismo e pluralização que são desdobramentos dessa época em que vivemos. Nessa pesquisa, vamos trabalhar com a hipótese que o aconselhamento cristão é uma melhor resposta aos anseios das pessoas do que a cultura de autoajuda. O tema do aconselhamento pastoral será pontuado a partir da obra de Howard Clinebell, Aconselhamento pastoral: modelo centrado em libertação e crescimento. No primeiro capítulo, vamos trazer algumas definições de autoajuda. A partir dessas definições, vamos tentar nos aproximar de uma definição que traga os aportes que cumpram o papel de delimitar uma compreensão de autoajuda. A fim de sustentar a compreensão de autoajuda, trataremos, ainda nesse capítulo, da origem da literatura de autoajuda, tanto de um ponto de vista histórico antigo e filosófico quanto de uma posição sobre sua ascensão na cultura moderna. Esse capítulo vai tratar ainda da literatura de autoajuda e sua relação com a autonomia do indivíduo. Para tanto, vamos utilizar os textos de Francisco Ricardo Rüdiger, Auto-ajuda e individualismo. O capítulo dois trará uma introdução a Howard Clinebell, sua metodologia, seus propósitos ao escrever Aconselhamento pastoral: modelo centrado em libertação e crescimento. Apresentaremos o atual desafio da poimênica e do aconselhamento pastoral; e um modelo holístico centrado em cura e crescimento, bem como uma definição do trabalho do conselheiro cristão. Também serão abordadas nesse capítulo as técnicas mais usadas no aconselhamento pastoral. O ambiente do trabalho pastoral também será apontado nesse capítulo. E, finalmente, apresentamos nesse capítulo os cuidados do trabalho do conselheiro cristão. No capítulo três, faremos uma comparação entre o aconselhamento pastoral segundo Clinebell e as propostas da cultura de autoajuda com o conceito de vida plena e as seis dimensões da integralidade. Na conclusão do trabalho, pretendemos responder a nossa inquietação sobre a utilização por membros da comunidade cristã de literatura de autoajuda e responder a hipótese que o aconselhamento cristão é uma melhor resposta aos anseios das pessoas do que a cultura/literatura de autoajuda.
The theme of self-help has invaded without reservation the lives of people in the actual world. This topic as a cultural offshoot of late modernity is present in literature, art, philosophy, political discussions and in business administration. It is present in the plurality of religion, in Christian theology, and the offices of psychologists and psychoanalysis. The huge cultural phenomenon does not limits itself to one segment, but according to our research, we will notice it is presence in various strata of society from the simplest on the outskirts of large cities to the rural residents in the corners of the world, reaching the middle class and apparently making the latter its promoter, partner and developer. Since the culture of self-help transits in the world of beliefs it is reasonable to assume that it is a phenomenon not only of psyco-physical nature, environmental or development and industrial production and technology, but also a metaphysical phenomenon. Self-help culture receives and borrows influences in the religious field. Self-help serves the purposes of philosophies that combine the expertise in some areas of psychophysical nature, management, medicine, and others with the transcendent experience coming from the most diverse religions and beliefs. There is a concern in the sense that this culture of self-help plays great role in the lives of the Christian communities that are replacing the pastoral counseling and pastoral care to these readings. The result of such readings is a movement towards individualism, secularism and plurality that are developed in the present age. This research will work with the hypothesis that Christian counseling is a better response to the expectation of the people of that culture of self-help. The theme of pastoral counseling will be approached based on the work of Howard Clinebell: Basic Types of Pastoral Care and Counseling: Resources for the Ministry of Healing and Growth. The first chapter will bring some definitions of self-help. It is expected that these definitions will bring the inputs to delineate an understanding of self-help. In order to support the understanding of self-help the chapter will point out also the origin of self-help literature, both from a historical point of view and ancient philosophical as well as its position in the rise in modern culture. This chapter will also address the self-help literature and its relation to individual autonomy. For this the texts of Francisco Ricardo Rüdiger: Self-Help and Individualism will be used. Chapter two will bring an introduction to Howard Clinebell, its methodology, its purpose in writing Basic Types of Pastoral Care and Counseling: Resources for the Ministry of Healing and Growth. We will present the actual challenge of pastoral care and pastoral counseling, and a holistic model focusing on healing and growth, as well as defining the work of the Christian counselor. We will also discuss the techniques used in pastoral counseling. The work environment of this ministry will also be identified. And finally this chapter will point out the care of the work of Christian counselor. In chapter three we will do a comparison of pastoral counseling according to Clinebell and the proposals of the culture of self-help within the concept of full life and the six dimensions of human completeness. At the conclusion, we plan to respond to our concern about the members of the Christian community and their use of self-help literature. We will also answer hypothesis that "the Christian counseling is a better response to the expectation of the people than that self-help culture / literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tonetto, Milene Consenso. "O papel dos direitos humanos na filosofia prática de Habermas." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88999.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Made available in DSpace on 2012-10-22T15:42:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O tema geral da presente dissertação é a questão dos direitos humanos na filosofia prática de Habermas. Procura-se examinar o papel que eles desempenham desde a formulação do conceito da ação comunicativa, passando pela ética discursiva até a sua filosofia do direito. Na primeira parte, reconstrói-se os elementos de uma teoria da racionalização jurídica a partir da teoria da ação comunicativa onde aparecem os primeiros conceitos de uma teoria do discurso (TD). Por um lado, a aplicação da TD no âmbito da ética leva à formulação do Princípio da Universalização (PU) que é elucidado na segunda parte do trabalho. Aqui, dentre as condições da situação idealizada de fala, encontram-se alguns direitos, por exemplo, da livre expressão de argumentos. Por outro lado, a aplicação da TD no âmbito do direito leva à formulação do Princípio da Democracia (PDm) que é abordada na terceira parte do trabalho. Ali, a justificação de um sistema de direitos fundamentais pressupõe tanto o respeito à soberania do povo quanto aos direitos humanos tradicionalmente concebidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campos, Rita de Cássia Ribas. "A prática do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) à luz da metodologia de aproximação de culturas e inculturação de Paulo Suess." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/5259.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:11:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000429589-Texto+Completo-0.pdf: 2150702 bytes, checksum: 63750eae1b3547ad656641aa62c3981b (MD5) Previous issue date: 2010
The reinterpretation of Gospel through the inculturation paradigm in the practice of the Indigenous Missionary Council (CIMI) in Paulo Suess, consists in a method, which aim is the decolonization, promoting the liberation of Peoples in their cultures, oppressed by neocolonialists and monoeclesial systems. The connection to cultures and inter-religious dialog, need the missionary to bow down and kenosis. In the documents from CIMI´s National Assemblies, there is affinity with the inculturation paradigm. Ecclesial question, which are more punctual, requires deepness in internal debates of the CIMI, in order to make true respectful and friendly connection as a condition for an inter-religious and multicultural dialog.
A reinterpretação do Evangelho através do paradigma da inculturação na prática do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em Paulo Suess consiste num método que visa a descolonização, promovendo a libertação dos Povos em suas culturas, oprimidos pelos sistemas neo-colonialista e monoeclesial. A aproximação de culturas e do diálogo interreligioso exige do missionário, despojamento e kenose. Nos documentos das assembleias nacionais do CIMI, há afinidade com o paradigma da inculturação. Questões eclesiais mais pontuais requerem maior profundidade nas discussões internas do CIMI para fazer valer a aproximação respeitosa e amorosa, que é pressuposto para o diálogo interreligioso, multicultural e pluriétnico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ponick, Edson. "Teologia das e com crianças: características, possibilidades e desafios." Faculdades EST, 2014. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=537.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta pesquisa é sobre a teologia das crianças. Analisa o conteúdo e a forma da reflexão teológica produzida e suscitada por crianças por meio de sua interação com histórias bíblicas. Acontece com um grupo de crianças num contexto escolar. Embora tenha sua base na pesquisa participante, tanto sua realização quanto a análise dos dados fundamentam-se na hermenêutica filosófica de Gadamer, especialmente nas suas considerações sobre o outro, o círculo hermenêutico, a linguagem, o jogo e os preconceitos. Ao longo de um semestre, foram realizados encontros com crianças, propondo diferentes estratégias de conversação sobre parábolas de Jesus. Caracteriza, primeiramente, quem é a criança que hoje nos interpela, por meio de um diálogo com aportes dos estudos da infância. Apresenta a criança como agente da pós-modernidade e trata da sua participação na sociedade de consumo. Segue mencionando as teologias que possibilitam abordagens diferenciadas e mais inclusivas da fé cristã. Destaca experiências diversificadas de teologia com crianças em outros países. Mostra que a interpretação hermenêutica dos dados resultantes das conversações apresenta a preocupação ecológica, enquanto criação de Deus, a sensibilidade com relação às pessoas excluídas em nossa sociedade, a abertura e a honestidade para questionar e argumentar. A tese sustenta que a participação das crianças nos encontros acontece de forma dinâmica e alegre, movimento próprio das crianças realizarem suas descobertas, reflexões e produções teológicas.
This research on childrens theology analyzes the content and form of the theological reflections produced and raised by a group of children interacting with biblical stories in a school context. Although based on participatory research, both the execution of the project and the analysis of the generated data are grounded on the philosophical hermeneutics of Gadamer, particularly his considerations on the other, the hermeneutic circle, language, games and prejudices. Over a semester we held meetings with children in which different strategies for talking about the parables of Jesus were applied. The paper starts out by outlining what characterizes this child that addresses us today, in a dialogue supported by contributions from several childhood studies. It presents the child as an agent of post-modernity and discusses his/her participation in the consumer society. It then turns to theologies that allow for differentiated and more inclusive approaches to the Christian faith, while also highlighting some very diversified experiences of theology with children in other countries. The research demonstrates that the hermeneutical interpretation of the data arising from the talks reveals an ecologic concern with the environment as Gods creation, an awareness regarding people that are excluded from our society, as well as openness and honesty to raise questions and present arguments. The thesis maintains that the dynamic and joyful participation of the children typifies the meetings as appropriate occasions for the children to make their own discoveries, reflections and theological productions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teologia e prática"

1

Nowak, Jutta. Theorie der Befreiung: Struktur, Bedingungen und Resultat 'theologischer Produktion' bei Clodovis Boff. St. Ottilien: EOS Verlag, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Iniciação a Prática da Teologia: Introdução. Loyola, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Teologia e prática"

1

Souza, Kelma Amabile Mazziero de. "O TARÔ E A PRÁTICA ORACULAR NA ERA DA MIDIATIZAÇÃO ESPIRITUAL." In Teologia das Religiões 2, 232–43. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.86619070622.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gaudioso, Tomoko Kimura, and André Luis Ramos Soares. "A PRÁTICA RELIGIOSA E A MORTE NA MEMÓRIA DOS IMIGRANTES JAPONESES." In Teologia e Ciência da Religião: Agenda para Discussão 2, 28–40. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4192028103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Adma Cristhina Salles de, and Luiz Augusto Passos. "MEMÓRIAS E SENTIDOS EDUCACIONAIS: VERDADES/ MENTIRAS? POR UMA TEOLOGIA DA VIDA." In Formação Inicial e Continuada de Professores: Da Teoria à Prática, 179–92. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44119191216.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mamede, Bruno Fernandes. "O CARDEAL JOSEPH RATZINGER E A CRÍTICA A ALGUNS ASPECTOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO." In Ciências Humanas: Características Práticas, Teóricas e Subjetivas 2, 275–88. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.85419231226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography