To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teologia popular.

Journal articles on the topic 'Teologia popular'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teologia popular.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Júlio César. "Teologia da Festividade: Olhares Bakhtinianos." Correlatio 15, no. 2 (2017): 235. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v15n2p235-245.

Full text
Abstract:
Desenvolvidas majoritariamente a partir da tradição oral e da cultura popular, as religiões de Umbanda são conhecidas por sua multiplicidade interna de liturgias e teologias plurais. Devido à abertura ao debate e o interesse acadêmico na pesquisa das religiões afro-brasileiras, surgiu a Faculdade de Teologia Umbandista que ainda é muito dependente da metodologia das ciências sociais como base para a construção de uma teologia sistemática para as religiões afro-brasileiras. Visando uma contribuição para a criação de uma teologia sistemática da religião de Umbanda, esse projeto expõe as razões e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Júnior, Nadir Lara. "ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DO MST (Analysis of the main ideological influences in the constitution of the MST)." REVISTA NERA, no. 20 (November 26, 2012): 156–74. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i20.1854.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é destacar que o MST para se constituir como movimento social se usou basicamente de conteúdos discursivos vindos da política, religiosidade popular e religião para convocar seus participantes a construir um laço social e assim delimitar fronteiras políticas necessárias para sua constituição, de modo a mostrar à sociedade como os brasileiros são capazes de construir seu campo da política de acordo com seus referenciais históricos, políticos, culturais e religiosos. Para isso, destacamos os elementos religiosos e políticos (Teologia da Libertação; Religiosidade Popular,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Alessandro Rodrigues, and Wesley Mello Oliveira. "Cristianismo de Libertação e Teologia da Libertação. Inspiração evangélica e pensamento marxista na gênese de um capítulo da teologia latino-americana." Fragmentos de Cultura 26, no. 4 (2016): 620. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v26i4.5046.

Full text
Abstract:
Refletir sobre as relações entre cristianismo de libertação e Teologia da Libertação, no sentido de perceber como se encontram inspiração evangélica e pensamento marxista na gênese da Teologia da Libertação é a intenção do presente artigo. Para tanto percorreremos o seguinte caminho: em primeiro lugar apresentar o cristianismo da libertação como locus da Teologia da Libertação, evidenciando a participação popular laica no movimento embrionário da Teologia da Libertação; em segundo lugar chamar a atenção para as tensões acerca do cristianismo da libertação, a saber as forças divergentes dentro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brighenti, Agenor. "Medellín e Teologia da Libertação: muito mais que uma relação histórica." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, no. 50 (2018): 544–75. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n50p544-575.

Full text
Abstract:
Medellín e a Teologia da Libertação têm em comum um contexto social e eclesial marcado por profundas transformações, desafiando os cristãos a se somarem na busca de alternativas à situação de uma sociedade marcada pela injustiça institucionalizada e a exclusão. E tanto Medellín como a Teologia da Libertação foram duas respostas à altura, que dariam muito que falar, que pensar e que fazer. Medellín deu à Igreja na América Latina um rosto próprio, plasmado pelas comunidades eclesiais de base, a leitura popular da Bíblia, por uma Igreja pobre e para os pobres, pela pastoral social e os mártires d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schönardie, Paulo Alfredo, and Claudete Beise Ulrich. "ASPECTOS DA TEOLOGIA POLÍTICA, MÍSTICA E FEMINISTA DE DOROTHEE SÖLLE: RELAÇÕES COM O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) E A EDUCAÇÃO POPULAR." Protestantismo em Revista 46, no. 1 (2020): 80. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v46i1.4031.

Full text
Abstract:
O propósito central deste trabalho visa apresentar os aspectos da teologia política, mística e feminista de Dorothee Sölle e suas relações com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a educação popular. Sölle foi uma teóloga muito atuante, comprometida com os desafios sociais e políticos de seu tempo histórico. A razão do desenvolvimento da reflexão está em evidenciar a construção teológica prática e teórica ainda pouco explorada de Sölle e a sua possível contribuição com a reflexão e práxis teológica e social na atualidade. Entendemos a tessitura teológico-social apresentada e vivida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Caldas Filho, Carlos Ribeiro. "RELIGIÃO NA LITERATURA DE CORDEL ANÁLISE DA RELIGIOSIDADE POPULAR DO NORDESTE BRASILEIRO." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 52 (April 30, 2013): 65. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i52.14959.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto teórico básico que há um valor epistemológicona literatura para o estudo tanto da teologia como também da religião, opresente artigo tem objetivo de apresentar qual é a visão religiosa veiculadapela literatura popular nordestina conhecida como “literatura de cordel”.Ao mesmo tempo, apresenta que conteúdos teológicos são expressos pelacitada literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Pedro A. Ribeiro de. "A ambivalência política da religião popular." Revista Eclesiástica Brasileira 54, no. 214 (1994): 413–26. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v54i214.2689.

Full text
Abstract:
“Entre Cristianismo e Revolução não há contradição”, dizia o slogan sandinista. Penso que hoje não há dúvidas sobre isso, pelo menos no que concerne à vertente da Teologia da Libertação. Não há, porém, igual acordo quando se trata da dimensão política das religiões populares. Há quem veja nelas (em geral depreciativamente qualificadas como religiosidade popular) apenas alienação ou, na melhor das hipóteses, formas religiosas incompatíveis com a racionalidade de um projeto político de transformação social; nesta perspectiva as religiões populares seriam toleradas como práticas e crenças de orde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Usarski, Frank. "A Ciência da Religião como disciplina auxiliar da Teologia das Religiões." Revista Pistis Praxis 6, no. 2 (2014): 719. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.dv04.

Full text
Abstract:
O diálogo inter-religioso representa para a Ciência da Religião uma oportunidade modelar e paradigmática de demonstrar sua função construtiva para a Teologia. Justificando e concretizando essa reivindicação, o artigo apresenta um exemplo de como a Ciência da Religião pode desempenhar um papel auxiliar à Teologia das Religiões. Na primeira parte, o texto esboça a síntese de posturas teológicas diante do pluralismo religioso sistematizada por Paul Knitter. Em seguida, oferece-se um resumo da religiosidade popular na Birmânia (Myanmar), caracterizada pela veneração póstuma de heróis locais divini
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ottaviani, Edelcio Serafim. "Papa Francisco e Medellín." Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap 1, no. 2 (2018): 207. http://dx.doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n2.p207-227.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto de um Workshop ministrado no V Simpósio de Teologia e Pastoral, promovido pela Editora Paulus, em comemoração aos 50 anos de Caminhada da Igreja Latino-americana. Ele relaciona o Papa Francisco à II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Medellín), realizada de 26 de agosto a 6 de setembro de 1968. Apresenta o método de abordagem e as razões que fizeram o autor descartar as duas primeiras tentativas de análise: primeira, a das citações do Documento de Medellín (DM) na Evangelii Gaudium e na Laudato Sì; e, segunda, a de citações do DM nas Conclusões da V Conferênc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benzaquen, Júlia Figueredo, and Luis Antônio Da Silva Soares. "A ASSOCIAÇÃO TRAPEIROS DE EMAÚS NO RECIFE: ENFRENTAMENTO AO RACISMO DE MÃOS DADAS COM A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 11, no. 28 (2020): 375. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p375-395.

Full text
Abstract:
O artigo trata sobre uma experiência de enfrentamento ao racismo ocorrida num processo formativo da Associação dos Trapeiros de Emaús em Recife-Brasil. O objetivo do texto foi, através dos conceitos de teologia, filosofia e pedagogia da libertação em diálogo com a temática racial, apresentar uma vivência de educação popular que faz parte do Movimento Emaús Internacional vinculado à teologia da libertação. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a análise documental e a pesquisa participante. O resultado foi a constatação de que os debates sobre a questão racial junto à juventude negra da peri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rosa, Wanderley Pereira da. "Teologia política da Reforma: Calvino, Calvinistas e revolucionários." Estudos Teológicos 57, no. 2 (2017): 316. http://dx.doi.org/10.22351/et.v57i2.2982.

Full text
Abstract:
O texto apresenta a evolução da teoria política do reformador João Calvino, de uma visão subserviente ao Estado, mesmo que tirânico, até a possibilidade da resistência armada, liderada pelos magistrados inferiores em caso de grave ameaça à fé. Coube aos calvinistas ingleses e escoceses romper esses limites, advogando a possibilidade de resistência popular, uma vez que o poder dos governantes tem sua origem no povo. O caminho percorrido passou pelas guerras religiosas que assolaram a Europa nos séculos XVI e XVII, os movimentos populares na Inglaterra (XVII) e a defesa pela tolerância religiosa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Caldas Filho, Carlos Ribeiro. "O Espírito Santo na tradição protestante: perspectivas a partir da teologia reformada." Estudos Teológicos 59, no. 1 (2019): 211. http://dx.doi.org/10.22351/et.v59i1.3315.

Full text
Abstract:
A teologia cristã tem dedicado muito espaço e atenção para a reflexão a respeito do ser de Deus – teologia propriamente – e da pessoa de Cristo – cristologia. Mas nem sempre tem sido dada atenção ao Espírito Santo, a “pessoa esquecida da Trindade”. O presente artigo apresenta, ainda que apenas em síntese, como a vertente da Reforma Protestante do século XVI, conhecida popular, mas erroneamente, como “calvinista”, elaborou o tema pneumatológico, isto é, a doutrina da pessoa e da obra do Espírito Santo. Para tanto, recorrerá à sua principal fonte primária, a saber, textos de João Calvino, e a do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Wolff, Elias, and Luiz Tarquinio Pontes Neto. "A teologia da vida em Luiz Gonzaga." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 10, no. 22 (2020): 468–90. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p468-490.

Full text
Abstract:
Luiz Gonzaga foi um dos nomes mais conhecidos e divulgados da música popular brasileira. Seu cancioneiro é pródigo em alusões ecológicas. Sua grande afeição à criação divina chama à atenção dos ouvintes. Gonzaga, no entanto, não somente estimava a natureza, mas pregava, já nos seus dias, a responsabilidade ecológica. Como uma espécie de São Francisco do sertão, conversou também com plantas e animais, chamando-os de irmão, pois possuía a clareza de que provinham da mesma matriz. Ao se referir ao juazeiro, chamava-o de “Meu velho amigo” e requeria dele respostas claras para seus questionamentos,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Faingold, Reuven. "Aviziboa: a feiticeira judia de Torres Vedras em 1492." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 2, no. 3 (2008): 47–54. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.47-54.

Full text
Abstract:

 Na história do Ocidente, particularmente na Idade Média e durante o Renascimento, não se distinguia magia, feitiços e ciências naturais. A filosofia e a teologia, por exemplo, focavam a sua atenção separando a “magia natural” da “magia popular”; esta última relacionada com forças demoníacas. Este artigo analisa uma mulher judia, Aviziboa, acusada de feitiçaria em 1492.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Taborda, Francisco De Assis Costa. "A CONFERÊNCIA DE MEDELLÍN COMO RECEPÇÃO DO VATICANO II." Perspectiva Teológica 51, no. 1 (2019): 115. http://dx.doi.org/10.20911/21768757v51n1p115/2019.

Full text
Abstract:
O estudo parte do conceito de “recepção”, a acolhida por parte do sensus fidelium de um texto do magistério. O Vaticano II, seguindo a inspiração do Papa João XXIII, desenvolveu um novo estilo de texto conciliar e introduziu um novo método na Constituição Gaudium et spes, um método indutivo de fazer teologia a partir dos “sinais dos tempos”. A partir daí se pergunta como a Conferência Episcopal de Medellín “recebeu” o Vaticano II. São quatro características: o método indutivo de fazer teologia, o recurso aos sinais dos tempos latino-americanos, a libertação dos pobres e oprimidos, a valorizaçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Tavares, Emerson Sbardelotti, and Antonio Manzatto. "A Poesia de Patativa do Assaré e a opção pelos pobres!" TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-993 7, no. 13 (2017): 12. http://dx.doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p12.52.

Full text
Abstract:
ResumoA poesia é a ponte que nos aproxima do sagrado, quando todas as outras pontes estão interditadas. A poesia nos ensina a voar quando nossos pés não conseguem mais experimentar o chão. Antônio Gonçalves da Silva, conhecido internacionalmente como Patativa do Assaré, foi um dos mais autênticos e importantes representantes da cultura popular nordestina. Sob a ótica da Teologia, a partir das intuições fundantes da Teologia da Libertação, pretende-se analisar a poesia do poeta Patativa do Assaré, no recorte em que sua obra sugere e aponta a Opção pelos Pobres. O artigo apresenta a Opção pelos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Artuso, Vicente. "As relações de dominação e violência em Números 12 e 16, 1-12, 1-35: abordagem na perspectiva dos fracos, dos vencidos." Ribla 78, no. 2 (2018): 47. http://dx.doi.org/10.15603/1676-3394/ribla.v78n2p47-62.

Full text
Abstract:
O estudo comenta os textos de Num 12, 1-12 e 16, 1-35 através ótica dos fracos e oprimidos. Se difere de autores que veem como incontestável a autoridade dos líderes. Estes textos enaltecem o poder de Moisés e Arão no fato de que o castigo é implacável contra os rebeldes. São situações de crise, onde as relações são marcadas por atitudes autoritárias, e o poder é legitimado pela teologia oficial da elite sacerdotal. Percebe-se que a base não é ouvida, o que contrasta com a teologia do Êxodo e da Aliança. Neste contexto se entende a enorme desproporção entre a culpa e castigo. Isso gera uma for
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Portella, Rodrigo. " MARIA: MIRAGENS DE SUA PRESENÇA ." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 16, no. 1 (2018): 82. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v16i1.6311.

Full text
Abstract:
O presente texto tem como objetivo apresentar, a partir dos pontos de vista da fenomenologia, psicologia e ciência da religião, em diálogo com a teologia, algumas observações sobre a construção do imaginário sobre a Virgem Maria na Igreja Católica, principalmente na denominada piedade ou religiosidade popular. Portanto, é pretendido observar os significados de algumas expressões históricas que manifestam a piedade mariana, enfatizando, em tais expressões, as relações entre subjetividade, afetividade e doutrina como construtoras de sensibilidades e devoções marianas que, revelando os rostos de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Kaefer, José Ademar. "Novelas bíblicas." Caminhando 24, no. 1 (2019): 23. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v24n1p23-48.

Full text
Abstract:
A novela bíblica é um artifício popular que cresce em importância no pós-exílio. Ela assume o papel da profecia na defesa dos direitos do povo em Israel, mantêm a esperança e aponta o caminho a seguir. A novela bíblica se torna o respiro do clamor popular. A novela de José e seus irmãos mostra o conflito na busca pela forma de governo mais justa; a novela de Jó apresenta o clamor dos pobres contra a teologia da retribuição; a novela de Rute retrata a situação humilhante dos migrantes, especialmente das mulheres, e a luta pelos seus direitos; a novela de Cântico dos Cânticos entoa a mais bela c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Martins Filho, José Reinaldo Felipe. "Sobre o protagonismo laical do catolicismo popular: pistas para reflexão." Revista Eclesiástica Brasileira 78, no. 311 (2019): 679. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v78i311.1401.

Full text
Abstract:
Este artigo tenta suscitar algumas pistas de reflexão sobre o protagonismo laical presente no catolicismo popular brasileiro, tendo como mote superar uma leitura meramente dicotômica e de oposição entre as esferas do oficial e do popular. Vale-se, para isso, de conceitos já consolidados pelas pesquisas em Teologia e Ciências da Religião, bem como de suas interfaces com a Antropologia, a Filosofia e a Sociologia. Entre as principais características do catolicismo popular que apontam para o protagonismo dos leigos estão a dimensão comunitária, a capacidade de ressignificação espaçotemporal e ide
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Xavier, Donizete José. "A Teologia e os Novos Areopágos (os lugares teológicos)." Revista de Cultura Teológica, no. 93 (June 30, 2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i93.43751.

Full text
Abstract:
Perguntar pelo lugar ou lugares da teologia é perguntar pela sua natureza e seus fundamentos. É discernir seus novos Areópagos, lugares eclesiais, sociais e históricos que oferecem garantias para que a revelação de Deus seja ouvida e acolhida. É buscar a racionabilidade de uma fé que se articule com a elaboração intelectual de uma reflexão coerente e significativa, a todos que acolhem, imaginativamente e com esperança, a relação dialógica e amorosa entre Deus e a pessoa humana. Hoje somos, cada vez mais, conscientes de que a teologia existe, germinalmente, em tantos lugares onde a Palavra de D
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Loro, Tarcísio Justino. "Diálogo entre Geografia e Teologia: Construção de um novo lugar, a experiência de Vigolo (Nova Trento)." Geography Department University of Sao Paulo 29 (June 17, 2015): 320. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102095.

Full text
Abstract:
Este trabalho surgiu de uma reflexão interdisciplinar. De um lado a reflexão teológica e do outro a geografia humana. Desejamos a partir de uma visão cultural do espaço e da reflexão teológica mostrar o quanto estas duas ciências, teologia e geografia, podem se associar na organização do espaço social. Partimos do pressuposto suficientemente explorado de que o espaço geográfico é produzido a partir de diversos interesses, dentre eles, econômico, político, esportivo, educacional, cultural e o religioso. Neste encontramos também, sem dúvida, além dos mesmos interesses, o específico da religiosid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Aquino Júnior, Francisco De. "Igreja dos pobres do Vaticano II a Medellín e aos dias atuais." Revista Eclesiástica Brasileira 72, no. 288 (2019): 807. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v72i288.809.

Full text
Abstract:
No contexto da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 40 anos da Teologia da Libertação, o artigo aborda o tema da Igreja dos pobres, tal como foi proposto pelo papa João XXIII em sua mensagem ao mundo em 11 de setembro de 1962, bem como sua repercussão e seus desdobramentos no Concílio, na conferência de Medellín e na teologia latino-americana. E o faz para mostrar e reafirmar sua densidade/atualidade teológico-dogmática e sua relevância/atualidade histórica, apesar dos ajustes/desvios teológico-pastorais e para além dos modismos teológico-pastorais em voga na Igreja, particular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sales Jr, Ronaldo Laurentino de, and Jórissa Danilla Aguiar. "A fé do povo latino-americano: entre o cristianismo da libertação e as lutas populares." Religião & Sociedade 40, no. 2 (2020): 99–122. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872020v40n2cap05.

Full text
Abstract:
Resumo: A religiosidade popular na América Latina, relacionada com a emancipação do “povo de Deus”, contribuiu fundamentalmente com as lutas e movimentos sociais no subcontinente, por meio do Cristianismo e da Teologia Libertação, nas décadas de 1950 e 1960. Contudo, nos últimos trinta anos, a fé do “povo latino-americano” vem sendo mobilizada como forma de consolidar a hegemonia de uma fração burguesa que avança no cenário político mundial conservador, como podemos observar no caso brasileiro. O reconhecimento pelas Ciências Sociais das relações de poder que estruturam os discursos e espaços
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vadico, Luiz. "“Por que não se ri de Cristo?” O vídeo Jesus Christ! The musical, no contexto de elaboração de uma teologia popular reflexiva." Rumores 7, no. 13 (2013): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2013.58932.

Full text
Abstract:
<p>Neste artigo se analisa três vídeos disponíveis no site YouTube: <em>Jesus Christ! The musical</em>, de Javier Prato (2007), T<em>he greatest action storyever told</em>, produzido pela <em>Mad TV</em> (2006) e <em>The passion of zombie Jesus</em>, de Ira Hunter (2006). A finalidade é verificar que tipos de imagens de Cristo estão sendo geradas através de novas práticas narrativas, estéticas e midiáticas na contemporaneidade, e se se organiza uma imagem consistente de Cristo, observando qual a sua finalidade e validação social. Ao final,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Higuet, Etienne Alfred. "Ambiguidade das imagens religiosas no catolicismo à luz da teologia de Paul Tillich: o exemplo de “Nossa Senhora Aparecida” no Brasil." Correlatio 17, no. 1 (2018): 81. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v17n1p81-102.

Full text
Abstract:
As ambiguidades das imagens religiosas e da devoção aos santos no catolicismo já se manifestam na história da imagem e da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Serão destacadas as ambiguidades da fé popular e da religião institucional, em particular os conflitos de interpretação entre as autoridades doutrinais e os fiéis, assim como a mistura de preocupações religiosas com interesses econômicos e políticos. Em seguida, será feita uma leitura dessas ambiguidades à luz da análise tillichiana das ambiguidades da religião: sagrado e profano, divino e demônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lauth, Hans-Joachim. "O conceito de “povo” no contexto da interculturalidade e da heterogeneidade social." Revista Debates 15, no. 2 (2021): 164–85. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.111341.

Full text
Abstract:
A heterogeneidade decorrente da Modernização engendrou a dissolução e o enfraquecimento das identidades coletivas. Não obstante, não seria a ideia de comunidade necessária a uma democracia? Talvez o conceito de povo contemple essa necessidade – conceito que também serve de base a movimentos populistas em todo o mundo, os quais sugerem uma homogeneidade que inexiste. Seria possível conceber um conceito heterogêneo de povo relacionado a um padrão identitário coletivo? Uma possível resposta pode emergir do conceito de interculturalidade como ideal regulatório. Outra possível resposta retoma o con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Marcos Martínez, Tomás. "Teología popular." Estudio Agustiniano 44, no. 2 (2021): 211–33. http://dx.doi.org/10.53111/estagus.v44i2.265.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ribeiro, Célia Maria. "“Pelas Tabelas” – A arte de cantar os dramas da existência humana." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 10, no. 22 (2020): 491–507. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p491-507.

Full text
Abstract:
A música popular brasileira reúne grandes talentos artísticos, entre estes, Chico Buarque. A apreciação pública já o demonstra há tempos, somada aos vários prêmios nacionais e internacionais a ele concedidos. Diante do vasto repertório cultural e levando em consideração as possibilidades de leitura de suas produções musicais, opta-se neste artigo por aprofundar o entendimento de “Pelas Tabelas” na perspectiva fenomenológico-existencial, com o objetivo de explicitar alguns elementos relacionados aos dramas humanos, encontrados no uso de expressões e palavras e mesmo na composição técnica da let
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Siqueira, Ruben. "PERANI, COMPANHEIRO E MESTRE DO CAMINHO." Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, no. 244 (September 20, 2018): 365. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2018.n244.p347-352.

Full text
Abstract:
<p>Há pessoas – e não são muitas – que marcam decisivamente a vida da gente. Pe. Cláudio Perani é uma dessas pessoas na minha caminhada.</p><p>Em 1981, vindo de São Paulo, interrompendo na metade o curso de Teologia e a perspectiva em crise de ser padre redentorista, cheguei à Bahia da Diocese de Juazeiro, das grilagens de terra, da barragem de Sobradinho e dos projetos de irrigação, do bispo-profeta Dom José Rodrigues, de um reduzido mas afinado grupo de agentes de pastoral e da CPT atuante. Um caminho novo e desafiador se abria e precisava de apoio seguro para trilhá-lo. Lo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Abreu de Oliveira FIlho, João César, and Otávio José Lemos Costa. "A Produção Contraditória do Espaço Urbano: A Igreja e os Movimentos Sociais na Cidade do Crato – Ceará." Geography Department University of Sao Paulo 32 (December 27, 2016): 108. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v32i0.118970.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute como as contradições internas da Igreja do ponto de vista político-ideológico se materializam e produzem um espaço contraditório na cidade do Crato - Ceará. Para tal investigação, parte-se do papel da Igreja como incorporador/promotor imobiliário, proprietário fundiário, atuante no campo dos serviços de saúde, educação, turismo, dentre outros. Contraditório a isso, outra importante forma de produção do espaço urbano se dá na lógica da Igreja libertadora, ou seja, a partir da teologia da libertação, como é o caso das ações das CEB’s e da Pastoral da Juventude do Meio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Levy, Charmain. "Influência e contribuição: a igreja católica progressista brasileira e o fórum social mundial." Religião & Sociedade 29, no. 2 (2009): 177–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-85872009000200009.

Full text
Abstract:
Desde o começo dos anos 1980, a Igreja Católica Progressista organizou e influenciou as práticas, as ideias e os objetivos da sociedade civil brasileira. A proposta do presente artigo consiste em analisar as diferentes maneiras pelas quais a Igreja Católica Progressista influenciou o Fórum Social Mundial (FSM). Os dois principais eixos de análise são, primeiro, a influência dos princípios, da visão de mundo e da metodologia da Igreja Católica Progressista sobre indivíduos e organizações da sociedade civil que estiveram envolvidos na concepção e na realização do FSM e, segundo, a participação d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Manzatto, Antonio. "MÚSICA RELIGIOSA: ESPIRITUALIDADE E CATEQUESE EM CANÇÕES DO PE. ZEZINHO." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 3 (2020): 762. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i3.8414.

Full text
Abstract:
José Fernandes de Oliveira é conhecido nacionalmente como Padre Zezinho, sacerdote católico pertencente à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, os padres dehonianos por conta do nome de seu fundador, Pe. Léon Dehon. É cantor, compositor, instrumentista, escritor, radialista, um homem de múltiplos talentos colocados a serviço da comunicação e expressões artísticas no exercício de seu ministério. Sua obra é imensa e suas canções são conhecidas mesmo além do ambiente católico, de modo que não se pode pensar a música religiosa contemporânea sem sua contribuição. O presente artigo, depois de ráp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Martins Filho, José Reinaldo Felipe, and Marcelo Gabriel de Freitas Veloso. "A RELIGIÃO COMO FONTE DE SENTIDO NAS POESIAS DE "SEU FREITAS"." INTERAÇÕES 16, no. 1 (2021): 73–92. http://dx.doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n1p73-92.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é analisar excertos extraídos do livro Poesias, de Joaquim José Oliveira Freitas – conhecido simplesmente por Seu Freitas – com enfoque nos aspectos ligados ao seu simbolismo, ressaltando características essenciais para a compreensão da religião como fornecedora de sentido e, sobretudo, como forma de expressão de uma experiência fundamental – quiçá, a experiência religiosa. Para tanto, procura-se identificar e extrair do conjunto das 208 poesias fragmentos que permitam uma articulação com o aspecto religioso, seja explicitamente posto ou, mesmo, tangencialmente presente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rodrigues, Júlio César. "A origem do mal e o crepúsculo da razão na obra do rei de amarelo de Robert W. Chambers: teologia e literatura na cultura popular contemporânea." Correlatio 18, no. 2 (2020): 173. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v18n2p173-187.

Full text
Abstract:
Nesse artigo irei abordar o tema da origem do mal a partir das referências apresentadas no gênero literário denominado “fantasia sombria” com foco na obra de Robert W. Chambers, o Rei de Amarelo. O objetivo do artigo é apresentar a hipótese de que as influências diretas do gênero remontam a experiencia religiosa que se traduziu na filosofia gnóstica que ganhou notoriedade a partir do século 2 d.C. Por fim; o artigo fará alguns apontamentos sobre a influência desse gênero na literatura e cultura popular do mundo contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Calvani, Carlos Eduardo. "Renovação dos estudos em Tillich no Brasil: novos contextos, novas gerações, novas preocupações." Correlatio 17, no. 1 (2018): 33. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v17n1p33-46.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente texto é partilhar com a comunidade acadêmica que se empenha em estudar a obra de Paul Tillich informações sobre as possibilidades de renovação dessas pesquisas em novos contextos e com uma nova geração de pesquisadores e pesquisadoras reunidos em torno do GPCOR (Grupo de Pesquisa Correlativos) na Universidade Federal de Sergipe. Secundariamente, o texto apresenta os objetivos e finalidades do GPCOR destacando dentre eles a linha de pesquisa intitulada “Teologia e Filosofia na obra de Paul Tillich”. A partir desse cenário, o texto se desdobra sinalizando iniciativas e eve
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Oliveira, Adelino Francisco, and Alexandre Mauro Bragion. "70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Perspectivas Críticas – Entrevista com José J. Queiroz." Impulso 28, no. 72 (2019): 151. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v28n72p151-153.

Full text
Abstract:
Professor emérito da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e um dos nomes mais celebrados no campo da pós-graduação em “Ciência da Religião”,José J. Queiroz foi também um militante contumaz na luta pelos Direitos Humanos no Brasil. Sua trajetória docente, religiosa, militante e de vida constitui-se numa constelação de ações marcantes e inspiradoras na seara da valorização da vida humana e do respeito à diversidade em todos os seus matizes. Em especial, sua trajetória profissional relacionada à defesa dos direitos humanos, às vicissitudes desses direitos no mundo atual e à importância da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mauti, Ricardo M. "Teología urbana. Prácticas de espiritualidad popular." Teología y vida 61, no. 3 (2020): 397–403. http://dx.doi.org/10.4067/s0049-34492020000300397.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Codina, Víctor. "Una teología más simbólica y popular." Revista Latinoamericana de Teología 3, no. 8 (1986): 159–79. http://dx.doi.org/10.51378/rlt.v3i8.6172.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

HURSEPUNY, JELFY LORDY. "MENCARI NILAI-NILAI TEOLOGIS DI BALIK LAGU “WE ARE THE WORLD” Suatu Kajian Teologi dan Budaya Populer." KENOSIS: Jurnal Kajian Teologi 2, no. 2 (2018): 141–59. http://dx.doi.org/10.37196/kenosis.v2i2.38.

Full text
Abstract:
Gereja-gereja di Indonesia pada umumnya memiliki lagu-lagu baku dalam peribadatan mereka. Dengan adanya lagu-lagu baku tersebut maka sering lagu-lagu di luar lagu-lagu tersebut tidak mendapat tempat sama sekali. Padahal banyak lagu-lagu baku tersebut yang teologinyaperlu dikaji ulang. Penulis mengkaji salah satu lagu opular “We Are The World”, dengan menggunakan pendekatan Revised Correlational yang ditawarkan Tracy dan Browning. Ternyata lagu-lagu ini justru menawarkan seruan solidaritas dan pembebasan yang konon merupakan tugas gereja sepanjang masa. Gereja kemudian dapat bersifat lebih terb
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Codina, Víctor. "Credo oficial y credo popular." Revista Latinoamericana de Teología 9, no. 26 (1992): 243–53. http://dx.doi.org/10.51378/rlt.v9i26.5572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Deck, Allan Figueroa. "LATINO MIGRATION AND THE TRANSFORMATION OF U.S.A. CATHOLICISM: FRAMING THE QUESTION." Perspectiva Teológica 46, no. 128 (2015): 89. http://dx.doi.org/10.20911/21768757v46n128p89/2014.

Full text
Abstract:
Este ensaio estuda a relação entre a migração latino-americana em direção ao Norte e as mudanças que estão tendo lugar no catolicismo estadunidense. A parte principal do artigo concentra-se na profunda e histórica experiência religiosa que os latinos trazem à Igreja nos Estados Unidos, herança marcadamente diferente da anglo-americana. Ao pano de fundo colonial, entretanto, devem ser acrescentadas as profundas mudanças que aconteceram no catolicismo latino-americano no período posterior ao Concilio Vaticano II. Os latinos têm sido um canal para comunicar a visão dinâmica de Medellín e Aparecid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cruz, A. Ernesto Palafox. "La teología de la praxis popular y Francisco." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 85 (July 5, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i85.23773.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Codina, Víctor. "La religiosidad popular en los ejercicios de San Ignacio." Revista Latinoamericana de Teología 4, no. 10 (1987): 89–99. http://dx.doi.org/10.51378/rlt.v4i10.6158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Souza, Glaucio. "Teologias e Literaturas 6 – certas canções, música popular brasileira." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 9, no. 19 (2019): 384–89. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p384-389.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Danggalimu, Novice Umbu Kamoza. "From Holy Fool to The Holy Christ: Menguak Makna Teologis Spiritualitas di Balik Lagu “Judas” oleh Lady Gaga." Aradha: Journal of Divinity, Peace and Conflict Studies 1, no. 2 (2021): 125. http://dx.doi.org/10.21460/aradha.2021.12.616.

Full text
Abstract:
AbstractThe emergence and development of Popular Culture tend to be misunderstood and disregard as a shallow culture. Due to its sensational and eccentric display, the product of Popular Culture is always considered wrong morality of what people believe as a high morality. The song, “Judas”, sung by Lady Gaga, is one of products of Popular Culture which now becomes controversy. The controversy, then, becomes wider because Gaga brings forward to show to the public Judas who in the Bible both Protestant and Catholic was the traitor and symbol of sins. The video clip of this song is also regarded
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pattipeilohy, Stella Y. E., and Yahya Wijaya. "KAJIAN TEOLOGI MORAL TERHADAP FASHION SEBAGAI ISU BUDAYA POPULER." Jurnal Kawistara 8, no. 1 (2018): 91. http://dx.doi.org/10.22146/kawistara.30412.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Conte, Isaura Isabel, and Elisiane De Fátima Jahn. "Feminismo, Educación Popular y Marxismo." Paulo Freire, no. 10 (July 17, 2017): 61. http://dx.doi.org/10.25074/07195532.10.430.

Full text
Abstract:
<p>Por medio de este ensayo, nos proponemos dialogar y problematizar la relación entre feminismo y educación popular en los encuentros y desencuentros con el marxismo. Desde ya destacamos la teoría marxista como de gran relevancia para la concepción de la historia, siendo mucho más que un método de análisis. Con todo, en algunos aspectos, la teoría marxista como fue tomada, especialmente por el llamado socialismo real, no posibilitó las debidas conexiones con las transformaciones socioculturales necesarias y posibles que propusiera la educación popular en el contexto de América Latina y
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ispas, Sabina. "Folclor și identitate." Teologie și educație la "Dunărea de Jos" 17 (June 12, 2019): 183–99. http://dx.doi.org/10.35219/teologie.2019.06.

Full text
Abstract:
The folklore phenomenon (the deep, oral, popular, traditional culture) is represented by all the creations of a community that is based on tradition, are expressed by a group of individuals and recognized as reflections of its expectations to the extent that it represents its social and cultural identity. This is, in fact, a sum of local, village and city identities in which “individual identities” are incorporated. Through it, the fusion between territory, language and people is obtained, which is legitimized “through a genealogy and a space conceptualized as such”. We belong to a world in wh
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Aquino Júnior, Francisco de. "La dimensión teologal de las resistencias y luchas populares." Revista Latinoamericana de Teología 34, no. 102 (2017): 281–99. http://dx.doi.org/10.51378/rlt.v34i102.4421.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!