Academic literature on the topic 'Teoria da Análise Funcional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teoria da Análise Funcional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teoria da Análise Funcional"

1

SILVA, Edna Cristina MUNIZ DA. "Gêneros na teoria sistêmico-funcional." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34, no. 1 (March 2018): 305–30. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450297878862629695.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar a perspectiva teórica sobre gênero e registro da chamada ‘Escola de Sydney’ (Martin 1992; Martin e Eggins 2000; Martin e Rose 2008; Rose e Martin 2012), porque é uma poderosa ferramenta teórica e metodológica para análise de textos. Essa abordagem fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), cuja origem remonta aos conceitos de contexto e registro definido por Halliday, Mcintosh e Strevens (1964), que influenciaram Martin (1992) ao conceber outra perspectiva para o estudo do contexto, interpretando registro diferentemente da noção estabelecida por Halliday. Apresento então as diferentes interpretações dos termos ‘contexto’, ‘registro’ e ‘gênero’ dentro do paradigma sistêmico-funcional, com base na teoria de linguagem multifuncional desenvolvida por Halliday (1978, 1985, 1991, 2002, 2005) e nos estudos sobre contexto, texto, registro e gênero desenvolvidos por Hasan (1973, 1995, 2004, 2009), Matthiessen (1993, 2013) e Martin (1992). Gêneros e registros são termos utilizados pelos sistemicistas para se referirem ao significado e à função da variação entre os textos na dimensão contextual, bem como a quanto os textos se assemelham e se distinguem por expressarem linguística e discursivamente traços do contexto social em que são utilizados. Finalizo este estudo com a análise de um texto do gênero narrativa, com base na teoria de gênero desenvolvida por Martin (1992), Martin e Eggins (2000), Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veiga, Fábio Da Silva, Lourenço De Miranda Freire Neto, and Fernando Virmond Portela Giovannetti. "A EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL: DA OBJETIVAÇÃO DA RESPONSABILIDADE À PREVENÇÃO DE DANOS." Relações Internacionais no Mundo Atual 1, no. 22 (January 17, 2019): 79. http://dx.doi.org/10.21902/revrima.v1i25.3866.

Full text
Abstract:
O conceito de responsabilidade civil passou por profundas transformações durante o século XX, muito por conta das transformações verificadas no próprio tecido social, notadamente com o fenômeno da industrialização. A clássica concepção de responsabilidade civil subjetiva, calcada na culpa, foi cedendo espaço para as diversas hipóteses hoje previstas de responsabilidade objetiva, fundada nas teorias do risco. Entretanto, para além da dicotomia “teoria da culpa” e “teoria do risco”, o presente artigo pretende abordar sobre a tendência doutrinária de se discutir a mudança na perspectiva funcional da responsabilidade civil, de reparatória para a preventiva. Para esse estudo, é imprescindível a utilização do instrumental fornecido pela escola da Análise Econômica do Direito. PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade civi; prevenção; análise econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbara, Leila, and Célia Maria Macêdo de Macêdo. "Linguística sistêmico-funcional para a análise de discurso um panorama introdutório." Cadernos de Linguagem e Sociedade 10, no. 1 (November 12, 2010): 89–107. http://dx.doi.org/10.26512/les.v10i1.9278.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um panorama da Lingüística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004), explicando que é caracterizada como uma teoria social porque parte da sociedade e da situação de uso para o estudo da linguagem e também como uma teoria semiótica porque se preocupa com a linguagem em todas as suas manifestações. As três metafunções que abarcam os três significados realizados pela linguagem são explicados, enfatizando-se a relação que há entre texto e contexto. Cada metafunção é ilustrada com exemplos de trabalhos que analisaram corpus de diferentes contextos de situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garcia, Talita Storti. "UMA ANÁLISE DO ESTATUTO COMUNICATIVO DAS ORAÇÕES INTRODUZIDAS POR AUNQUE À LUZ DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL." Revista do GEL 17, no. 1 (July 6, 2020): 107–23. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i1.2755.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa, com base na teoria da Gramática Discursivo-Funcional, o estatuto comunicativo de contextos oracionais introduzidos por aunque no espanhol falado. De acordo com a literatura da língua espanhola, aunque pode expressar concessão ou adversidade. A Gramática Discursivo-Funcional reconhece a proximidade entre esses dois tipos semânticos, concebida no modelo como função retórica Concessão. De acordo com a teoria, a concessão pode ocorrer como função semântica ou retórica. Nesse último caso, em espanhol, os juntores que assinalam essa relação no processo de codificação morfossintática podem ser aunque ou pero. Os resultados mostram que a diferença de uso entre aunque e pero se dá em função do estatuto do Ato Discursivo envolvido na representação subjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Burckhart, Thiago Rafael, and Milena Petters Melo. "Interculturalidade e Constitucionalismo: uma análise da experiência boliviana." Revista Videre 13, no. 27 (August 30, 2021): 289–308. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v13i27.11800.

Full text
Abstract:
Tomando em consideração o reconhecimento constitucional da interculturalidade como princípio fundamental da Constituição boliviana de 2009, este trabalho analisa a emergência do “constitucionalismo intercultural” na Bolívia, buscando compreender a atuação do Tribunal Constitucional Plurinacional na aplicação deste princípio. A hipótese é de que a aplicação judicial da interculturalidade, mediante um método intercultural, reforça a compreensão de que a interculturalidade se projeta como fundamento do constitucionalismo boliviano, como parte da identidade constitucional boliviana e também como elemento de continuidade do “processo constitucional emancipatório” e revolucionário, por meio do qual nasce a necessidade de cotejá-lo com os demais dispositivos constitucionais na atividade jurisdicional e política. A análise parte da teoria constitucional e dogmática constitucional boliviana em chave funcional-estrutural, conjugando elementos de teoria política e teoria da cultura, sendo realizado a partir de análise jurisprudencial, e divide-se em quatro partes: I – A politização da interculturalidade; II – A interculturalidade como princípio constitucional; III – O princípio da interculturalidade e o Tribunal Constitucional Plurinacional; IV – Um “constitucionalismo intercultural”. Como conclusão, tem-se a confirmação das hipóteses de pesquisa, além da constatação de que a Bolívia realiza uma experiência inovadora no âmbito do constitucionalismo democrático, que se projeta como um desafio para este país, sobretudo em razão da crise politica que marca a realidade boliviana ao menos desde 2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira de Souza, Ivan. "Análise do discurso de dois dicionários bilíngues português – espanhol à luz da Linguística Sistêmico Funcional e da Análise Crítica do Discurso." Domínios de Lingu@gem 14, no. 2 (March 19, 2020): 630–49. http://dx.doi.org/10.14393/dl42-v14n2a2020-11.

Full text
Abstract:
Os dicionários, antes de oferecer significados, têm seu próprio significado. O objetivo deste estudo foi testar a aplicação da teoria Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) aliada a Análise Crítica do Discurso (ACD) na análise do discurso de dois dicionários bilíngues português–espanhol/espanhol–português usados em escolas de ensino fundamental e médio em uma região do Brasil. Para tanto, observou-se os elementos textuais dos dicionários e aplicou-se um modelo de análise baseado nas três variáveis do discurso (campo, relação e modo) no contexto de situação. Espera-se com isso avaliar a pertinência dos modelos teóricos usados na análise e oferecer uma visão discursiva, nem por isso menos lexical sobre dicionários usados para o ensino de língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de. "A TEORIA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO COM O TEXTO." Revista Margens Interdisciplinar 9, no. 13 (May 18, 2016): 208. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2695.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende uma reflexão sobre a contribuição da gramática sistêmico-funcional de base hallidayana para o trabalho com o gênero em sala de aula de língua materna sob o rótulo das metafunções. Não se pretende aqui nenhuma análise de corpus, mas uma discussão sobre como a sistêmico-funcional pode contribuir para as práticas metodológicas nas aulas de produção de texto. Palavras-Chave Funcionalismo. Halliday. Metafunção. Texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brito, Jônatas Nascimento de. "Vertentes da análise sistêmico-funcional no texto: a construção discursiva em foco." Revista da ABRALIN 19, no. 2 (July 6, 2020): 1–4. http://dx.doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1478.

Full text
Abstract:
A conferência proferida pelo professor Carlos Gouveia tratou das articulações teóricas entre pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e as bases da Teoria dos Códigos de Legitimação. Em sua abordagem inicial, o conferencista apresenta os principais aspectos dos modelos teóricos adotados. Por isso, são discutidos os conceitos de função, contexto social, registro e gênero, subjacentes à LSF, bem como as noções de discurso horizontal, discurso vertical, gravidade semântica, densidade semântica, estruturas de conhecimento e estruturas de conhecedores, no âmbito dos códigos de legitimação. Como procedimento de análise, tomou-se um texto jornalístico, em que se observou a estruturação textual a partir dos quadros teóricos destacados. Os resultados da análise observam que as amostras textuais se constroem a partir do entrecruzamento entre relações epistêmicas de conhecimento e relações sociais (instâncias e hierarquias) que definem quais sujeitos estão aptos a legitimar o seu discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. "O modelo das motivações competidoras no domínio funcional da negação." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 17, no. 1 (2001): 1–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502001000100001.

Full text
Abstract:
No português do Brasil co-ocorrem três estratégias de negação oracional: a negativa canônica, a negativa dupla e a negativa final. Este artigo busca descrever e interpretar propriedades lingüísticas específicas que ocorrem no uso dessas estratégias pelos falantes, com o fim de depreender as regras de codificação da função discursiva de quebra de expectativa. Utilizo-me da teoria das motivações competidoras como abordagem analítica para as negativas, que são interpretadas como resultado do conflito entre iconicidade e economia. A análise tem como fonte de dados o Corpus Discurso & Gramática - a língua falada e escrita na cidade do Natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Farah, Bárbara De Freitas, and Wagner Rodrigues Silva. "Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras." Raído 11, no. 27 (August 18, 2017): 304. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748.

Full text
Abstract:
Investigamos algumas representações de professores da escola básica em relatórios de estágio supervisionado, produzidos por professores em formação inicial. A investigação foi caracterizada como uma pesquisa documental, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada. A Linguística Sistêmico-Funcional foi utilizada como teoria de análise linguística dos relatórios. As representações de professores identificadas estão atreladas diretamente à antinomia tradicional versus inovador, que traduz as impressões preliminares sobre o trabalho docente na escola básica, construídas pelos professores em formação inicial, tomando como referência saberes teóricos produzidos na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teoria da Análise Funcional"

1

Fávero, Priscila Pereira. "Análise da representatividade de nanopartículas via Teoria do Funcional da Densidade." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4393.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2009.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2010-04-19T18:09:55Z No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaPereiraFavero.pdf: 8243510 bytes, checksum: 28da776d3cc30fcda09b06cadfca18f6 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-04-30T22:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaPereiraFavero.pdf: 8243510 bytes, checksum: 28da776d3cc30fcda09b06cadfca18f6 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-04-30T22:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_PriscilaPereiraFavero.pdf: 8243510 bytes, checksum: 28da776d3cc30fcda09b06cadfca18f6 (MD5) Previous issue date: 2009-04
Recentemente, vários modelos estruturais, baseados na Teoria do Funcional da Densidade, têm sido amplamente empregados para representar nanopartículas. Dentre os modelos mais comuns, citamos os aglomerados de 1 a 10 átomos, superfícies planas e pequenas nanopartículas com até 100 átomos. Sabemos que os aglomerados e as superfícies planas descartam a curvatura da nanopartícula e os efeitos de confinamento de exciton. Por outro lado, são modelos muito econômicos do ponto de vista computacional e seriam úteis para o estudo de adsorção de moléculas grandes. Com o intuito de avaliar os pontos positivos e as limitações de cada modelo, nós investigamos rigorosamente a representatividade da nanopartícula de CdS na fase cúbica. Para tanto, nós utilizamos a Teoria do Funcional da Densidade implementada no programa VASP. Assim, comparamos os protótipos dos tipos nanopartícula pequena, conjunto de superfícies planas e aglomerados a partir da avaliação da relaxação das superfícies, das imagens de densidade de carga e dos espectros de densidade de estados eletrônicos. Identificamos o deslocamento para o azul, a anisotropia de carga superficial, a formação de dipolos e de superestruturas. Finalmente, estudamos a adsorção do grupo tiol (HS) na superfície dos modelos de nanopartícula de CdS. A partir da avaliação dos modelos estudados foi possível sugerir um protocolo para a construção de protótipos de nanopartículas que representassem uma nanopartícula maior sem desprezar aspectos relevantes do sistema. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Nowadays, several structural models based on the Density Functional Theory have been widely employed in order to represent nanoparticles. The most significant models are clusters containing up to ten atoms, flat surfaces, and small nanoparticles containing up to a hundred atoms. It is well-known that clusters and flat surface models do not take the nanoparticle's curvature and the exciton's confinement effects into account. On the other hand, such models are very economical from the computation point of view and because of this, studying bigger molecules would be quite suitable. With the intention of evaluating the advantages and limitations of each model, the representativity of cubic CdS nanoparticles was extensively and rigorously investigaded herein. For this purpose, the VASP code (where computations are performed within the Density Functional Theory formalism) was applied to compare nanoparticles prototypes represetended by each one of the structural models above. In order to make such comparisons, the following physical properties were evaluated: surface relaxation, charge-density images, and electronic density of state spectra. Numerical findings are as follows: Occurence of band gap blue-shift, surface-charge anisotropy, dipoles and super-structures formation. In addition to this, the tiol-group (HS) adsorption on the surface of CdS nanoparticles prototypes was studied. By means of the evaluation of each structural model investigated herein, it has been possible to suggest a routine for constructing nanoparticles which may represent bigger nanoparticles, overcoming typical computational difficulties without neglecting crucial aspects of the system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pacheco, Maria F. "Funções de variação limitada." Master's thesis, Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, 2001. http://hdl.handle.net/10198/1267.

Full text
Abstract:
As funções de variação limitada têm-se revelado um importante instrumento de trabalho, não só na análise, onde aparecem de maneira natural, como em diversas outras áreas da Matemática, nomeadamente a Geometria e os Sistemas Dinâmicos. A noção clássica de variação limitada para funções reais de variável real usa de maneira importante a ordenação de R, razão pela qual não e directamente generalizável a dimensões mais altas. Uma noção um pouco menos exigente de variação - a variação essencial - tem uma extensão natural para dimensões superiores, perdendo contudo algumas das boas propriedades geométricas da definição clássica. Algumas das limitações foram ultrapassadas com o trabalho de Giusti [12] que introduziu uma definição de função de variação limitada (equivalente a variação essencial) conservando muitas das boas propriedades da definição clássica em dimensão 1. Este trabalho tem por objectivo fazer um estudo detalhado das funções de variação limitada dando um relevo muito especial a sua definição em dimensão superior. Serão apontados os principais resultados que permanecem validos em dimensão mais alta, apresentando-se contra-exemplos ilustrativos para os casos em que tal não acontece. Em particular, veremos que em dimensão maior do que 1 uma função de variação limitada não é necessariamente limitada. Esse facto constitui uma das perdas significativas quando se passa para dimensão superior, mas e atenuado por se poder provar que o espaço das funções de variação limitada e mergulhável em algum Lp. Apresentaremos também algumas das aplicações das funções de variação limitada. Faremos aplicações geométricas, nomeadamente a extensão da noção de perímetro para conjuntos muito mais gerais e o estudo da existência de superfícies minimais. Outra das aplicações que faremos será aos Sistemas Dinâmicos e prende-se com o estudo da existência de medidas invariantes absolutamente contínuas. As medidas invariantes absolutamente contínuas são particularmente relevantes no estudo dos sistemas dinâmicos caóticos. Tais sistemas são, de um ponto de vista determinístico, completamente imprevisíveis. Contudo, exibem muitas vezes medidas que descrevem o comportamento estatístico da maioria das orbitas (quase todo o ponto em relação a essa medida). Em termos práticos, pretende-se que a maioria da orbitas" para alguma medida invariante tenha algum significado em termos da medida de Lebesgue. Para tal, é suficiente que essas medidas invariantes sejam absolutamente contínuas em relação a medida de Lebesgue. Este trabalho está estruturado da seguinte maneira: No Capítulo 1 são revistos alguns conceitos fundamentais sobre medida e integração e análise funcional. Os resultados são apresentados sem demonstrações, uma vez que estas podem ser facilmente encontradas nas referências bibliográficas, sendo a sua introdução feita neste trabalho apenas com o intuito de uniformizar notação e esclarecer algum tópico menos claro para o leitor. No Capítulo 2 introduzimos o conceito de função de variação limitada na recta, conceito intimamente relacionado com o de função monótona, como veremos. Com vista a estender essa teoria a dimensão superior introduzimos o conceito de variação essencial (limitada) e demonstramos algumas das propriedades fundamentais deste tipo de funções. No Capítulo 3 generalizamos o conceito de variação essencial limitada a dimensão superior. São apresentados resultados que se mantêm com a generalização e mencionados outros que se perdem com o aumento da dimensão. Neste Capítulo introduzimos outras definições possíveis de variação limitada e provamos a sua equivalência a definição dada. O conjunto das funções de variação limitada e munido de uma norma sob a qual tem uma estrutura de espaço de Banach, para o qual provamos vários resultados importantes, nomeadamente resultados de compacidade e aproximação por funções deriváveis. Com vista a provar um resultado fundamental nas aplicações aos Sistemas Dinâmicos, introduzimos a noção de traço de uma função de variação limitada. No Capítulo 4 estudamos as aplicações geométricas das funções de variação limitada. Apresentamos uma definição de perímetro de um conjunto que, para conjuntos com fronteira suficientemente regular, coincide com a noção tradicional e estudamos o caso particular dos conjuntos cuja função característica tem variação limitada, os conjuntos de Caccioppoli. Ainda neste Capítulo, dedicamos uma secção a determinação de superfícies minimais, isto é, as superfícies com a menor área de entre todas aquelas que têm uma certa curva como fronteira. O Capítulo 5 e dedicado as aplicações das funções de variação limitada aos Sistemas Dinâmicos, particularmente ao estudo da existência das medidas invariantes absolutamente contínuas (em relação a medida de Lebesgue md): O principal instrumento deste Capítulo e o operador de transferência ou operador de Perron - Frobenius, cujos pontos fixos são precisamente densidades de medidas invariantes absolutamente contínuas. Estudamos algumas das propriedades mais importantes desse operador, nomeadamente a continuidade e propriedades de contracção. Ainda neste Capítulo estudam-se as transformações expansoras por partes. O objectivo e chegar a generalização para dimensões mais altas do resultado apresentado em 1973 por Lasota-Yorke [16] para o caso unidimensional. Num apêndice final apresentamos a noção de função regularizante e algumas das suas propriedades, utilizadas em demonstrações ao longo deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Odashima, Mariana Mieko. "Análise e aplicação do limite de Lieb-Oxford na teoria do funcional da densidade." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-14062010-164125/.

Full text
Abstract:
Simulações de propriedades de estrutura eletrônica possuem fundamental importância para a física do estado sólido e química quântica. A teoria do funcional da densidade (DFT) é atualmente o método de estrutura eletrônica mais empregado, desde escalas atômicas e nanoscópicas até aglomerados biomoleculares. A acurácia da DFT depende essencialmente de aproximações para os efeitos de troca e correlação, para as quais existem vínculos a serem satisfeitos como forma de controlar sua construção. Esse é um tópico de grande importância, pois a construção de melhores funcionais é necessária para uma descrição cada vez mais precisa dos efeitos de muitos corpos na DFT. No presente trabalho, investigamos o comportamento da energia de troca e correlação e o desenvolvimento de funcionais aproximados sob a ótica de um vínculo universal de sistemas de interação Coulombiana, o limite inferior de Lieb-Oxford. Primeiramente apresentamos evidências de que em diversas classes de sistemas a energia de troca e correlação é distante do limite de Lieb-Oxford. A redução do limite foi implementada nos funcionais Perdew-Burke-Erzenhof (PBE), porém a forma com que o vínculo é implementado apenas aumentou a energia de troca. Propusemos em seguida que o limite de Lieb-Oxford não fosse utilizado apenas para determinar o valor de um parâmetro, como em PBE, mas que fosse ponto-de-partida de uma nova forma família de funcionais, do tipo hiper-GGA. Exploramos uma construção não-empírica, com implementação pós-autoconsistente. A particular forma proposta se beneficiou da redução do limite Lieb-Oxford, obtendo resultados satisfatórios para as energias de correlação.
Electronic-structure calculations play a fundamental role in solid-state physics and quantum chemistry. Density-functional theory (DFT) is today the most-widely used electronic-structure method, from atomic and nanoscopic scales to biomolecular aggregates. The accuracy of DFT depends essentially on approximations to the exchange and correlation energy, which are controlled by exact constraints. This is a very important issue, since the improvement of functionals is the key to a better description of many-body effects. In the present work, we investigate the exchange-correlation energy and approximate functionals from the viewpoint of an universal constraint on interacting Coulomb systems: the Lieb-Oxford lower bound. Initially we present evidence that for several classes of systems (atoms, ions, molecules and solids), the actual exchange-correlation energies are far from the Lieb-Oxford lower bound. A tighter form of this bound was conjectured; implemented in the Perdew-Burke-Erzenhof (PBE) functionals, and tested for atoms, molecules and solids. Finally, we propose to use the Lieb-Oxford bound not just to fix the value of a parameter as in PBE, but as a starting point for a new family of hyper-GGA functionals. For these, we explored a non-empirical construction, investigating its performance for atoms and small molecules post-selfconsistently. The particular HGGA proposed benefited from the tightening of the Lieb-Oxford bound and exhibited satisfactory correlation energies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moraes, Jean Carlo Pech de. "Aspectos matemáticos do problema de aprendizagem em inteligência artificial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7766.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar a base teórica para o problema de aprendizagem através de exemplos conforme as ref. [14], [15] e [16]. Aprender através de exemplos pode ser examinado como o problema de regressão da aproximação de uma função multivaluada sobre um conjunto de dados esparsos. Tal problema não é bem posto e a maneira clássica de resolvê-lo é através da teoria de regularização. A teoria de regularização clássica, como será considerada aqui, formula este problema de regressão como o problema variacional de achar a função f que minimiza o funcional Q[f] = 1 n n Xi=1 (yi ¡ f(xi))2 + ¸kfk2 K; onde kfk2 K é a norma em um espa»co de Hilbert especial que chamaremos de Núcleo Reprodutivo (Reproducing Kernel Hilbert Spaces), ou somente RKHS, IH definido pela função positiva K, o número de pontos do exemplo n e o parâmetro de regularização ¸. Sob condições gerais a solução da equação é dada por f(x) = n Xi=1 ciK(x; xi): A teoria apresentada neste trabalho é na verdade a fundamentação para uma teoria mais geral que justfica os funcionais regularizados para a aprendizagem através de um conjunto infinito de dados e pode ser usada para estender consideravelmente a estrutura clássica a regularização, combinando efetivamente uma perspectiva de análise funcional com modernos avanços em Teoria de Probabilidade e Estatística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Luiz Antonio Caldeira. "Mandela através do espelho, a desconstrução do herói: uma análise à luz da gramática sistêmico-funcional e da teoria dos atores sociais." Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VMNLM.

Full text
Abstract:
The history of Apartheid is directly and necessarily connected with its main protagonist, Nelson Mandela. Numerous news reports and academic works have been dedicated to both, be it in Literature - Viljoen & Van Der Merwe (2004), Breytenbach (1989) and Sienaert (1990) or Linguistic Studies - Martin & Rose (2003; 2007), Halliday & Matthiessen (2004). However, we see that most of such works focuses on Mandela´s first autobiography, whose focus is on Mandela´s role as the main agent of the Apartheid movement. Few studies aim at his second autobiography, in which Mandela surprisingly reveals himself as an ordinary man. Even those which do, do not do so throught the use of Systemic-Functional Grammar or the Representation of Social Actors. This is precisely the objective of the present research, to reveal, in the narrAtor´s own words, his personal and intimate life. Therefore, I base the study on Systemic-Functional Grammar (SFG) (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) and Van Leeuwen´s (2008) Representation of Social Actors (RSA) in interface with Corpus Linguistics (CL). In the case of SFG, I work with Transitivity Lexicogrammatical System, as realized in the Ideational Metafunction, so as to describe and interpret data. As for RSA, it was used to highlight the social roles played by the actors within Mandela´s experiences. This was carried out in accordance with Lehrer´s (1974) Semantic Fields Theory. Thus, the study raises three questions. The first relates to how Mandela puts his lexicogrammatical choices into use to construct the self in the discourse. The second addresses the roles played by all the participants in the experience processes, according to Van Leeuwen´s theory. Lastly, the third question focuses on the process of the demystification of the hero, itself. The questions posed were answered by means of the analysis of the independent clauses in Mandela´s narrative, in which he portrays himself as that who is responsible for the events (processes). In association with the above-mentioned theories, I used the computer tool, WordSMith Tools´s (SCOTT; TRIBBLE, 2006 ; BERBER-SARDINHA, 2009), in order to work the corpus down to the Concord spreadsheet, from where I selected the personal pronoun I for analysis. The analysis of the clauses according to the patterns of Transitivity showed that Mandela reveals himself as an common man, with the same wishes, fears, expectations and uncertainties, also related to the Apartheid, as well as his misdeeds towards his family and friends, which we all are subject to. The results were supported by Van Leeuwen´s RSA categories, after splitting the participants as per their social roles played, which was done through the use of semantic fields. This presented a much higher percentage for the personal relations, in comparison to that for political matters. Finally, I discuss the study´s limitations and present suggestions for future investigations.
A História do Apartheid está direta e necessariamente ligada à de seu maior protagonista, Nelson Mandela. Inúmeros são os artigos e reportagens midiáticos ou acadêmicos a respeito de ambos, seja na Literatura, como, por exemplo, Viljoen e Van Der Merwe (2004), Breytenbach (1989) e Sienaert (1990) ou mesmo nos Estudos Linguísticos, Martin e Rose (2003; 2007), Halliday e Matthiessen (2004). No entanto, o que se percebe é que a maioria destes trabalhos focaliza a primeira obra biográfica de Mandela Long Walk to Freedom em que o foco principal é o de Mandela como pivô do movimento do Apartheid. Poucos são os estudos que utilizam sua segunda obra autobiográfica Conversations with Myself na qual Mandela se nos revela de forma totalmente inesperada, ou seja, como um homem comum. E mesmo assim, não o fazem com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) ou pela Teoria dos Atores Sociais (TAS). A presente pesquisa busca exatamente isto, revelar, através das palavras do próprio narrador, este seu lado pessoal e íntimo. Para tanto, utilizo a gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) (GSF) e a Teoria dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008) (TAS), em interface com a Linguística de Corpus (LC). No primeiro caso, trabalho com o sistema léxico-gramatical de transitividade, como realizadas pela metafunção ideacional, para descrever e interpretar os dados. No caso da TAS, ela servirá para melhor identificar os papéis sociais dos Atores envolvidos nas experiências narradas por Mandela, o que é feito utilizando-se a abordagem de campos semânticos, conforme descrita em LEHRER(1974). O estudo propõe, assim, três perguntas a serem respondidas. A primeira procura identificar como Mandela utiliza suas escolhas léxico-gramaticais para a construção do eu na autobiografia. A segunda analisa os Participantes dos Processos experienciados, pelos parâmetros da TAS. A terceira, e ultima pergunta, discute como se dá a desconstrução do mito e simultânea revelação de sua identidade humana na narrativa autobiográfica. Essas perguntas são respondidas a partir da análise das orações independentes em que Mandela se coloca como responsável pelos eventos (Processos). Utilizando outro instrumento de pesquisa juntamente com a GSF, o WordSmith Tools (SCOTT; TRIBBLE, 2006 ; BERBER-SARDINHA, 2009), a obra foi trabalhada até chegar à planilha de concordâncias (Concord), de onde, então, selecionei o pronome pessoal eu (no original em inglês, I ), para análise. A análise das orações, segundo os moldes da Transitividade, mostrou que Mandela se revela como um homem simples, com os mesmos anseios, medos, expectativas e incertezas, inclusive em relação ao Apartheid, e erros para com familiares e amigos, aos quais todos estamos sujeitos. Estes resultados foram reiterados com o uso da TAS, após separação dos Participantes segundo seus papeis sociais, pelo uso de campos semânticos, o que demonstrou um percentual enorme de relações pessoais, comparado ao das relações do político Mandela. Por fim, foram discutidas as limitações da pesquisa e sugestões para futuras investigações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mikhail, Hanna Degani. "Análise teórica da superfície Si(111)-(7x7)." Universidade Federal de Uberlândia, 2007. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15681.

Full text
Abstract:
In this work, wecarry out theoretical study of the silicon surface reconstruction (7x7) grown in the [111] direction, denoted by Si(111) (7x7), using the Density Functional Theory formalism, within the Local Density Approximation (LDA) for the exchange correlation term. The interaction with the valence electrons and the core ion (nucleus more core electrons) was described by norm conserving, non local pseudopotential approach, compatible with the LDA. The one electron Kohn Sham equations was solved self consistently, by expanding the one electron functions in terms of linear combination of numerical atomic orbitals. All the calculations were realized using the Siesta computational code. Using the clean surface reconstruction model of Si(111) (7x7), propose by Takayanagi et al.[1, 2], we modeled the surface as a slab, in which the (7x7) unitary cell contained 200 Si atoms distributed in one adatom layer (Si atoms on the topmost layer) and the other four layers, with 49 H atoms used for saturate the dangling bonds of the most internal layer of the slab. The structural analysis of the Si(111) (7x7) reconstructed surface and the electronic structure analysis showed a good agreement with both the experimental and theoretical results disposable, reproducing correctly the band structure, the surface levels and the metallic character of this surface. The obtained energy per surface atom was 1,132 eV with respect to the bulk energy. It was performed the study of the vacancy energy formation of adatoms on this surface. We find an average value of 1,2 eV of a single vacancy formation of adatom the Si(111) (7x7) surface. The analysis of the energy bands made possible to identify the electronic states due to the adatoms dangling bonds. As a first application of the obtained results to the Si(111) (7x7) clean surface, we investigated the possible states of the physisorption of the chlorobenzene molecules on specific sites on the Si(111) (7x7) surface. This study showed that chlorobenzene molecules interact with the surface for distances around 3,0 Å from the adatoms. We also inferred that the triangular faulted subunit sites are energetically most favorable to the adsorption than the correspondent triangular unfaulted subunit sites. We plotted the adsorption energy curve of the chlorobenzene on the corner adatom at the triangular faulted unitary cell (7x7). The equilibrium distance and the adsorption energy obtained was 3,005 Å and 0,161 eV, respectively. The magnitude of this interaction corresponds to a physics adsorption of the chlorobenzene molecule on the Si(111) (7x7) surface.
Neste trabalho, realizamos o estudo teórico da reconstrução (7x7) da superfície de Silício crescida na direção [111], denotada por Si(111) (7x7), utilizando para isto o formalismo da Teoria do Funcional da Densidade, com a Aproximação da Densidade Local (LDA - LocalDensityApproximation) para o termo de troca correlação. A interação entre os elétrons de valência e o íon de caroço (núcleo mais os elétrons de caroço) foi descrita por meio da Teoria dos Pseudopotenciais não locais de norma conservada, compativel com a LDA. As equações de Kohn Sham de um elétron foram resolvidas autoconsistentemente, expandindo as funções de um elétronemtermos de combinação linear de orbitais atômico numéricos, com base double . Todos os cálculos foram realizados utilizando o código computacional Siesta. Utilizando o modelo de reconstrução da superfície livre de Si(111) (7x7), proposto por Takayanagi et al.[1, 2], modelamos a superfície como um slab, cuja célula unitária (7x7) contém 200 átomos de Si distribuidos em uma camada de adatoms (átomos de Si adsorvidos sobre a superfície propriamente dita) e quatro outras camadas, além dos 49 átomos de H usados para saturar as ligações pendentes da camada mais interna ao material. A análise estrutural da superfície reconstruída Si(111) (7x7) e a análise da estrutura eletrônica mostrou ótima concordância tanto com trabalhos experimentais quanto teóricos, reproduzindo corretamente a estrutura de bandas, os níveis de superfície e o caráter metálico desta superfície. A energia obtida em nosso cálculo por átomo da superfície, com relação à energia bulk, foi de 1,132 eV. Foi feito o estudo da energia de formação de vacâncias do tipo adatom. Encontramos um valor médio de 1,2 eV para a formação de uma única vacância do tipo adatom na superfície Si(111) (7x7). A análise da estrutura de bandas do sistema com vacância possibilitou identificar os estados eletrônicos devido às ligações pendentes dos adatoms. Como uma primeira aplicação dos resultados obtidos para a superfície livre de Si(111) (7x7), investigamos possíveis estados de fisiossorção de moléculas de clorobenzeno sobre sítios específicos sobre a superfície de Si(111) (7x7). Este estudo mostrou que as moléculas de clorobenzeno interagem com a superfície para distâncias de aproximadamente 3,0 Å dos adatoms. Também inferimos que sítios da subunidade triangular faulted são mais favoráveis à adsorção do que sítios correspondentes sobre a subunidade triangula unfaulted. Levantamos a curva da energia de adsorção do clorobenzeno sobre o adatom de canto da subunidade triangular faulted da célula unitária (7x7). A distância de equilíbrio e a energia de adsorção obtidas foram 3,005 Å e 0,161 eV, respectivamente. A ordem de grandeza desta interação corresponde a uma adsorção física da molécula de clorobenzeno sobre a superfície Si(111) (7x7).
Mestre em Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reginato, Bruno César. "Ambiente computacional para identificação de sistemas nos domínios do tempo e da frequência usando bases de funções ortonormais generalizadas / Bruno César Reginato ; orientador, Gustavo Henrique da Costa Oliveira." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2008. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1554.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008
Bibliografia: f. 81-89
A identificação de sistemas é o procedimento para a representação de modelos matemáticos a partir de dados experimentais. Os métodos de identificação mais usuais visam determinar a estrutura, realização e os parâmetros do modelo a fim de, usualmente, mini
System Identification is a technique to obtain mathematical models of dynamic system by using experimental data. A usual strategy related with system identification methods is based on obtaining the model structure, realization and parameters is such a wa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Jorge Rosário de. "Análise de parâmetros de RMN em agregados de glicina." Universidade Federal do Amazonas, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4588.

Full text
Abstract:
Submitted by Kamila Costa (kamilavasconceloscosta@gmail.com) on 2015-08-25T12:30:42Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jorge R de Carvalho.pdf: 2065994 bytes, checksum: 0655865aeaa306321c7e581b5e183859 (MD5) Capa.pdf: 361187 bytes, checksum: 984971f09c5fc93637a7df2858604a5b (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-08-26T19:00:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jorge R de Carvalho.pdf: 2065994 bytes, checksum: 0655865aeaa306321c7e581b5e183859 (MD5) Capa.pdf: 361187 bytes, checksum: 984971f09c5fc93637a7df2858604a5b (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-08-26T19:03:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jorge R de Carvalho.pdf: 2065994 bytes, checksum: 0655865aeaa306321c7e581b5e183859 (MD5) Capa.pdf: 361187 bytes, checksum: 984971f09c5fc93637a7df2858604a5b (MD5)
Made available in DSpace on 2015-08-26T19:03:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jorge R de Carvalho.pdf: 2065994 bytes, checksum: 0655865aeaa306321c7e581b5e183859 (MD5) Capa.pdf: 361187 bytes, checksum: 984971f09c5fc93637a7df2858604a5b (MD5) Previous issue date: 2015-07-28
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
High-level Density Functional Theory (DFT) calculations have been performed to study the effect of the hydrogen bond formation on the nuclear magnetic resonance (NMR) parameters of clusters of glycine molecules in gas-phase. Clusters containing up to four glycine molecules besides the isolated glycine have been considered for the present work. DFT predicted isotropic chemical shifts of H, C, N and O of the isolated glycine with respect to standard reference materials are in reasonable agreement with available experimental data. The variations of isotropic and anisotropic chemical shifts for all atoms constituting these clusters containing up to four glycine molecules have been investigated systematically employing gradient corrected hybrid B3LYP functional with three different types of extended basis set : 6-31++G(2d,2p) of Pople, aug-cc-pVDZ of Dunning and aug-pc1 of Jensen. All three models show very consistent results. The glycine clusters are mainly stabilized by a network of hydrogen bond formation among the carboxylic (COOH) groups of glycine monomers. The formation of hydrogen bonds influences significantly the molecular structure of the clusters which, on the other hand, gets reflected in the variation of NMR properties. The bridging hydrogen (H) of the proton-donor O-H bond, the carbon (C) atom of the –COOH group and the oxygen (O) atom of the proton-acceptor C=O bond suffer downfield shift due to formation of hydrogen bond. The length of hydrogen bond formed between the glycine monomers and the complexity of the structure are found to vary with the number of monomers present in the cluster. A direct correlation between the hydrogen bond length and isotropic chemical shift of the bridging hydrogen is observed in all cases.
A Teoria do Funcional da Densidade (DFT) foi utilizada para estudar o efeito da formação das ligações de hidrogênios nos parâmetros ressonância magnética nuclear (RMN) dos agregados das moléculas da glicina em fase gasosa. Agregados contendo até quatro moléculas da glicina, além da glicina isolada, foram considerados para o presente trabalho. Os deslocamentos químicos isotrópicos de H, C, N e O da glicina isolada com relação aos materiais de referência padrão, calculados com base na DFT, estão razoavelmente de acordo com os dados experimentais disponíveis. As variações dos deslocamentos químicos isotrópicos e anisotrópicos para todos os átomos que constituem estes agregados foram investigados sistematicamente empregando o funcional híbrido, B3LYP junto com três diferentes tipos de conjunto de base: (i) 6-31++G(2d, 2p) de Pople; (ii) aug-cc-pVDZ de Dunning; e (iii) aug-pc1 de Jensen. Todos os três modelos mostram resultados muito consistentes. As estruturas dos agregados da glicina são estabilizadas principalmente pela formação de uma rede de ligação de hidrogênio entre os grupos carboxílicos (COOH) dos monômeros da glicina. As formações das ligações de hidrogênios influenciam significativamente na estrutura molecular dos agregados, que, por sua vez, se refletem nas variações das propriedades de RMN. Entre os átomos do grupo – COOH, os deslocamentos químicos do carbono (C), do oxigênio (O) da ligação C = O (receptor de prótons) e o hidrogênio (H) do grupo O-H (doador de prótons), sofrem diminuições devido à formação da ligação de hidrogênio. O comprimento da ligação de hidrogênio formada entre os monômeros da glicina e a complexidade da estrutura variam com o número de monômeros presentes no agregado. Uma correlação direta entre o comprimento da ligação de hidrogênio e o deslocamento químico isotrópico das ligações de hidrogênios se observa em todos os casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Simsen, Mariza Stefanello. "Estabilidade dinâmica para sistemas quânticos dependentes do tempo." Universidade Federal de São Carlos, 2006. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5804.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseMSS.pdf: 616067 bytes, checksum: 451e9054b2a724f5f35be599da8027f3 (MD5) Previous issue date: 2006-10-16
Financiadora de Estudos e Projetos
We study if a time-dependent system is either dynamically stable or unstable, i.e., if the expected value of a positive and discrete observable is a bounded function of time or not. Initially we consider topological properties of the orbits of the states of the system and how these properties are related to dynamical stability. In the case of periodic time dependence, we present a formula that allows one to decide about stability from the behavior of the matrix elements of the resolvent associated with the Floquet operator. Finally, we give an example of Floquet operator with purely point spectrum and exponentially decaying eigenfunctions and dynamical instability.
Estudamos se um sistema dependente do tempo ´e dinamicamente est´avel ou inst´avel, i.e., se o valor esperado de um observ´avel positivo e discreto ´e uma fun¸c ao limitada do tempo ou n ao. Inicialmente consideramos propriedades topol´ogicas das ´orbitas dos estados do sistema e como estas propriedades se relacionam com a estabilidade din amica. No caso de depend encia temporal peri´odica apresentamos uma f´ormula que permite decidir sobre a estabilidade conhecendo o comportamento dos elementos de matriz do resolvente do operador de Floquet em rela¸c ao a uma determinada base do espa¸co de Hilbert. Finalmente, apresentamos um exemplo de operador de Floquet com espectro pontual puro e autofun¸c oes decaindo exponencialmente cujo sistema ´e dinamicamente inst´avel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Luís Henrique Trentin de. "Análise da entropia do fluxo de informação em redes de interação proteica associadas as ferramentas de enriquecimento funcional revelam genes de interesse prognóstico em glioblastomas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/119181.

Full text
Abstract:
Gliomas são os tumores cefálicos mais comuns na vida adulta, geralmente estão associados a um mau prognóstico. A forma mais agressiva, o Glioblastoma Multiforme (GBM) leva metade de seus pacientes a morte em 12 a 14 meses, e os tratamentos pouco ou nada melhoram esta expectativa. O desenvolvimento de terapias é bastante complexo, uma vez que se trata de um tumor com alta diversidade de células, devido a sua instabilidade genômica. Esta instabilidade interfere no equilíbrio “estequiométrico” da transcrição gênica, implicando alterações na proporção entre proteínas atuantes em um mesmo complexo. Analisando proteínas que participam de um mesmo processo sob uma perspectiva de redes (de interação proteica), pode-se analisar a probabilidade de fluxo de informação entre proteínas conectadas, ponderando pela correlação de expressão gênica, assumindo que altos valores de correlação (de expressão – entre duas proteínas) correspondem a uma maior a probabilidade de fluxo de informação entre elas. Utilizando-se de uma medida de entropia chamada entropia local de rede, é possível analisar a organização do fluxo de informação entre uma determinada proteína e as demais com quem esta se relaciona. O aumento nestes valores de entropia é proposto enquanto uma assinatura sistêmica de tumores, tendo sido primeiramente demonstrada em tumores gástricos, de pulmão, bexiga, pâncreas, fígado e do colo uterino. Compreender como a informação flui ao longo de redes de interação proteica em glioblastomas pode trazer novas perspectivas de tratamento deste tumor. Portanto, este trabalho visa avaliar: I se há aumento da entropia local de rede em glioblastomas quando comparados ao tecido sadio; II: quais os genes responderiam pelo maior aumento de entropia e qual o papel biológico destes genes (em que rotas ou processos biológicos estariam atuando), III: se estas rotas ou processos biológicos apresentam alterações de expressão gênica, e IV: se algum dos genes alterados em nível de transcrição possui associação com prognóstico. Foi verificado: I: que Glioblastomas apresentam um aumento significativo da entropia local de rede em comparação a condição fisiológica normal. II: que os genes de maior ganho de entropia atuam em (28) processos biológicos relacionados com a biologia tumoral; III que estes processos biológicos têm alterações transcricionais (quando comparados com a situação fisiológica normal) em alguns de seus genes; IV que dentre todos os genes diferencialmente expressos nos (28) processos biológicos indicados pelos genes de entropia alterada, os genes PAK6 e MYC tiveram correlação com sobrevida em ambas as coortes analisadas. No entanto ao estratificar por idade, verificamos que esta relação se mantinha apenas em pacientes com idade inferior a 50 anos, onde verificou-se que PLCB1, MAPK8, CDK6 e MYD88 também tinha correlação com sobrevida, enquanto a expressão de duas formas da cinase dependente de cálcio/calmodulina (CAMK2A e CAMK2B) associou-se a um prognóstico ruim. Um estudo ainda mais aprofundado destes genes, bem como de outras enzimas chave nos processos identificados são promissores no sentido do desenvolvimento de estratégias de combate a glioblastomas.
Gliomas are the most common form of brain tumor in adults, being generally associated with dismal prognosis. Glioblastoma Multiform (GBM) is the most aggressive glioma subtype and – despite the recent advances in therapy regimens and patient care – median survival remains between 12 and 14 months after diagnosis, and the treatment is basically palliative. The development of GBM therapy is a difficult task, given that GBM possesses high levels of genomic instability, which consequently promotes the formation of a variety of highly proliferative, invasive and chemoresistant cell phenotypes. Such a genomic instability in tumors potentially impact the “stoichiometric” balance between functionally related proteins, mostly due to changes in transcriptional activity with these entities. Analyzing protein relations under a protein interaction network perspective allow studying the informational flux probability between linked proteins. It means that linked proteins with positive correlation are more prone to information flux than negatively correlated links. The local network entropy is an index which measures the “disorder” of the informational flux between a protein and its neighbors. Increased local network entropy was recently shown as a systemic hallmark of diverse tumors. However, to best of our knowledge, there are no studies investigating the significance of local network entropy changes in brain tumors thus far. We believe that understanding the network informational flux, and the biological processes affect in this context, can bring new insights on the pathobiology and drugable pathways in GBM. In this study, we aimed to investigate; i) whether the local network entropy of GBM differs from normal brain tissues; ii) which genes displayed increases in entropy and what biological pathways or processes they are involved in; iii) if the identified biological processes/pathways carry differentially expressed genes and; iv) whether some of the differentially expressed belonging to highly entropic pathways are correlated with GBM patients survival. In view of such a aims, our results showed that: i) GBMs showed a significant increase in local network entropy values when compared to non-tumor brain tissues; ii) genes with high entropy played a role in 28 biological processes potentially related to GBM physiopathology; iii) Several genes with the identified pathways were found overexpressed or down-regulated in tumor versus normal brain tissues and; iv) amidst them, the expressions of PAK6, PLCB1, MAPK8, CDK6 e MYD88 predicted better prognosis, while overexpression of two Calcium/Calmodulin Kinase isoforms (CAMK2A e CAMK2B) were correlated to poor prognosis; an effect only observed in patients younger (<50 years-old) at the age of diagnosis. In summary, this study shows that local network entropy in combination with pathway enrichment analysis are a useful strategy to improve our knowledge on the biological alterations as well as genes relevant to prognosis in GBM under a systems biology perspective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teoria da Análise Funcional"

1

Oliveira, Mariangela Rios de. Repetição em diálogos: Análise funcional da conversação. Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sociedade do medo: Teoria e método da análise sociológica em bairros populares de Salvador : juventude, pobreza e violência. Salvador [Brazil]: EDUFBA, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bruno Vinícius da Rós Bodart. Tutela de evidência: Teoria da cognição, análise econômica do direito processual e considerações sobre o projeto do novo CPC. São Paulo, SP, Brasil: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teoria da Regulação: Uma Análise Critica, A. Nobel, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lázaro, Sérgio Ricardo, Renan Augusto Pontes Ribeiro, and Luis Henrique da Silveira Lacerda. TEORIA DO FUNCIONAL DA DENSIDADE E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS. Editora CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442698.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MONTEIRO, W. Reparar, punir ou prevenir?: uma análise da perspectiva funcional da Responsabilidade Civil por Danos Coletivos. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-0273-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

M.Foucault e os Domínios da Linguagem: Discurso, Poder, Subjetividade. Claraluz, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Spezamiglio, Stéfanie dos Santos. Neoconstitucionalismo como Ideologia: uma análise a partir da teoria ontológica de György Lukács. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-87836-08-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Jacson, and Tiago Aguiar. Linguística: da sintaxe ao discurso. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786599463921.

Full text
Abstract:
O e-book reúne trabalhos sobre diversas perspectivas teórico-metodológicas, mas que tem algo em comum: foram produzidos por graduandos e graduandas. Demonstrando, assim, que a pesquisa inicia-se nesse nível e não somente na pós-graduação. As discussões propostas nos capítulos dessa coletânea analisam questões normativas e descritivas da língua (tópico/sujeito; concordância verbal; pontuação; trabalho com pontuação), de letramento e de análise de discurso - a partir da linguística cognitivo-funcional e da análise do discurso. Este e-book cumpre o objetivo de democratizar o acesso à ciência produzido nas universidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ajnhorn, Fernanda. A colisão entre os princípios constitucionais do direito de propriedade e da proteção ao patrimônio histórico e cultural uma análise a partir da teoria alexyana. Editora Fundação Fênix, 2021. http://dx.doi.org/10.36592/9786587424927.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Teoria da Análise Funcional"

1

Leoni, Paula Alves, and Ivanete da Rosa Silva de Oliveira. "FITOTERAPIA, SUPLEMENTAÇÃO E ALIMENTOS FUNCIONAIS NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - NUTRIÇÃO DO UNIFOA." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 8, 226–36. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00919130621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Federico, Leonardo. "Da teoria da ação à teoria da história." In Análise política em saúde: a contribuição do pensamento estratégico, translated by Carmen Fontes Teixeira, 151–80. EDUFBA, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220006.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Federico, Leonardo. "Da teoria do texto à teoria da ação." In Análise política em saúde: a contribuição do pensamento estratégico, translated by Carmen Fontes Teixeira, 65–84. EDUFBA, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220006.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Raíssa Katherine, Luciano Nazareth Feltre, Lorena Mota Freitas Braga, Leandro Augusto Rocha, Galeno Hassen Sales, Thomaz de Figueiredo Braga Colares, and Luciana Colares Maia. "CAPACIDADE FUNCIONAL E CÂNCER: REVISÃO DE LITERATURA." In Revisão da Teoria e da Prática Médica 2, 24–26. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0721903094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martini, Carmen Silvia da Silva, and Manuel Ferreira da Conceição Botelho. "ESCLEROSE MÚLTIPLA, MEMÓRIA VISUOMOTORA E IMAGEM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática, 145–62. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93419130616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MELGÃO, Sânzia Da Silva Virginio. "PERFIL FUNCIONAL DA BEXIGA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON." In CIÊNCIAS DA SAÚDE - TEORIA E PRÁTICA, 495–98. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513494-50.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MANDUCA, Ana Gabriela Gama, and Allethéa Robertha Sousa E. SILVA. "Avaliação da capacidade funcional de pacientes portadores de artrite reumatoide: uma revisão de literatura." In Ciência da Saúde: da teoria à prática, 139–58. Uniedusul, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/518883.1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alexandre, Iasmyn Moreira, Sérgio José Alves da Silva Filho, and Benedito Rodrigues da Silva Neto. "ANÁLISE MOLECULAR DO MELANOMA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 3, 68–85. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9581913068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Thalita Costa, Andréa Suzana Vieira Costa, Alécia Maria da Silva, Jorge Henrique França dos Santos, Emerson de Oliveira Dantas, and Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira. "ANÁLISE GRÁFICA DO EXCESSO DE PESO EM IDOSOS BRASILEIROS." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 8, 59–69. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0091913065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Maria Lucia Alves, Isa Jessica Dias Rodrigues, and Abimailde Maria Cavalcante Fonseca da Silva. "ANÁLISE DA CULTURA DA DANÇA DE SÃO GONÇALO: DESCRIÇÃO DA PRÁTICA, COSTUMES E VALORIZAÇÃO." In Pesquisas Científicas: da teoria à prática. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210403904.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teoria da Análise Funcional"

1

De Souza, Raquel M., Fabiano De S. Oliveira, and Paulo Eustáquio D. Pinto. "Análise Empírica do Algoritmo Shellsort." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9856.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é estudar a complexidade de tempo do algoritmo de ordenação Shellsort de um ponto de vista empírico. O desempenho teórico deste algoritmo depende de uma sequência de inteiros usada. Diversas sequências clássicas são estudadas na literatura, para a maioria das quais a complexidade de tempo é conhecida. No entanto, para algumas, ainda não se conhece a complexidade de tempo justa. Nossa abordagem foi a de estudar tais sequências clássicas empiricamente para ratificar as complexidades de tempo conhecidas e juntar evidências sobre aquelas desconhecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Artur Bruno Silva, Ana Paula Moura Mazini, and Maria Helena Rosa da Silva. "ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR." In I Congresso Nacional de Fisioterapia Clínica On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1143.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Serviços de Reabilitação Cardiovascular (RCV) são reconhecidos por sua importância na prevenção secundária de eventos cardiovasculares, que se configuram com as principais causas de mortalidade, invalidez e dispêndios ao sistema de saúde mundial. Não obstante, apenas 5 a 30% dos pacientes elegíveis são encaminhados aos RCV. Tal fato impacta na morbimortalidade, pois não permite mudança do estilo de vida, mediante ao combate ao sedentarismo, maus hábitos alimentares, tabagismo e gestão do estresse. OBJETIVO: Evidenciar a importância da reabilitação na prevenção secundária de evento cardiovascular. MATERIAL E MÉTODO: Revisão de literatura integrativa, realizada nos portais do PUBMED e SCIELO, utilizando como estratégia de busca os descritores: "Cardiovascular rehabilitation" AND "Impact", combinados pelo operador booleano AND. Como critério de inclusão, selecionaram estudos publicados nos últimos 5 anos e sem restrição linguística, enquanto aos de exclusão, descartam-se artigos que não foram feitos em humanos e duplicatas. As pesquisas retornaram 32 e 2 resultados, após interpretação dos títulos e resumos, selecionaram-se 10 trabalhos. RESULTADOS: Estimativa do Equivalente Metabólico (MET), dimensiona que a cada MET de incremento na capacidade funcional dos indivíduos em programas de RCV, ocorre uma redução de 25% na taxa de eventos cardiovasculares subsequentes. Logo, o suporte multiprofissional é essencial aos pacientes elegíveis à RCV, sendo procedida em 4 momentos, na fase 1, inicia-se nas 48 horas pós-evento cardiovascular até a alta médica, realizada no leito ou no quarto, com exercícios passivos que progridem para os ativos. Na fase 2, após a alta hospitalar, executada com atividade de baixa intensidade e impacto, visando à adaptação inicial e prevenção de lesões musculoesqueléticas. Na fase 3, com a manutenção de capacidade funcional, continuidade do plano de treinos, controle glicêmico, lipidograma e pressão arterial, mediante a adequação nutricional. Na fase 4, com ênfase na educação do paciente, dispõe-se no suporte à mudança de hábitos, motivação e estratégias a longo prazo. CONCLUSÃO: RCV buscam transformações no estilo de vida e controle dos fatores de risco. A fase 1, é importante na prevenção do declínio funcional; na etapa 2; para a estratificação de risco. A fase 3, na manutenção precoce e, no estágio 4, manutenção tardia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Karina Carvalho. "ANÁLISE CARDIOPULMONAR E FUNCIONAL DE PACIENTES HANSENIANOS." In VIII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair Luiz Fábio Magno Falcão. Universidade do Estado do Pará, 2019. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viiisic.2019.254-257.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

da Silva, Alex Oliveira, and Márcio André Araújo Cavalcante. "Análise Crítica da Teoria de Vigas da Resistência dos Materiais por meio da Teoria da Elasticidade Linear." In XXXVIII Iberian-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering. Florianopolis, Brazil: ABMEC Brazilian Association of Computational Methods in Engineering, 2017. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cilamce2017-1225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Fernanda Borges, Ademir João Camargo, and Solemar Silva Oliveira. "Estudo da estrutura eletrônica e da geometria da molécula Bromochalcona Sulfonamida utilizando Teoria do Funcional da Densidade." In VII Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Editora Letra1, 2018. http://dx.doi.org/10.21826/9788563800374050.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ABREU, JAQUELINE LILGE, DANIEL PACHECO LACERDA, FABIO ANTONIO SARTORI PIRAN, and ANA PAULA CARDOSO ERMEL. "Análise da Produtividade e da Eficiência a partir da Teoria das Restrições." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_stp_347_1780_40506.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cobra, Carina Cypriano, Francisco de Paula Vitor Rosa, and Solange de Oliveira Freitas Borragine. "Análise do treinamento resistido para a melhora funcional do idoso." In II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. FACULDADE ESTÁCIO DE CARAPICUÍBA, 2019. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2019.05.27a31.iispccs2.53.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Roque, Isaac Brito, and Manoel Deisson Xenofonte Araujo. "Imaginando a relatividade: Análise de representações visuais da teoria da relatividade especial." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-1.0070.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rios, Marcel L., Francisco S. S. Neto, and José F. Magalhães Netto. "Análise e Comparação dos Algoritmos de Dijkstra e A-Estrela na Descoberta de Caminhos Mínimos em Mapas de Grade." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9852.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma comparação entre dois algoritmos de descoberta de caminhos mínimos em mapas de grade. O primeiro deles é o Dijkstra, um algoritmo guloso muito conhecido por encontrar o caminho mais curto entre vértices em um dado grafo. O segundo é o A* (A-Estrela), um algoritmo que utiliza heurística para prever seu comportamento, também percorrendo um grafo e encontrando o menor caminho entre vértices. Para cada algoritmo foi adicionada uma condição de parada, demonstrando os respectivos pseudocódigos, analisando a complexidade dos mesmos e apresentando resultados promissores do A-Estrela em comparação ao Dijkstra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lever, Elton, Omar Vilca, and Rosiane De Freitas. "Análise de um algoritmo aproximativo para o problema de escalonamento de tarefas com restrições de precedência em máquinas paralelas idênticas." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9830.

Full text
Abstract:
Neste artigo é apresentado o problema de escalonamento de tarefas com tempos de execução unitários e restrições de precedência, considerando um número variável de máquinas paralelas idênticas, que é NP-difícil. Para este problema, a melhor razão de aproximação era fornecida pelo algoritmo de Coffman e Graham (1972), de fator de aproximação 2 − 2m, para m 3 máquinas paralelas idênticas, e que perdurou por um longo tempo até que recentemente um algoritmo de fator de aproximação 2 − 7 3m+1 foi proposto por Gangal e Ranade (2008), proporcionando uma melhoria pequena mas significativa e com conceitos teóricos interessantes, cuja análise é apresentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography