To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria da Análise Funcional.

Journal articles on the topic 'Teoria da Análise Funcional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria da Análise Funcional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

SILVA, Edna Cristina MUNIZ DA. "Gêneros na teoria sistêmico-funcional." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34, no. 1 (March 2018): 305–30. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450297878862629695.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar a perspectiva teórica sobre gênero e registro da chamada ‘Escola de Sydney’ (Martin 1992; Martin e Eggins 2000; Martin e Rose 2008; Rose e Martin 2012), porque é uma poderosa ferramenta teórica e metodológica para análise de textos. Essa abordagem fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), cuja origem remonta aos conceitos de contexto e registro definido por Halliday, Mcintosh e Strevens (1964), que influenciaram Martin (1992) ao conceber outra perspectiva para o estudo do contexto, interpretando registro diferentemente da noção estabelecida por Halliday. Apresento então as diferentes interpretações dos termos ‘contexto’, ‘registro’ e ‘gênero’ dentro do paradigma sistêmico-funcional, com base na teoria de linguagem multifuncional desenvolvida por Halliday (1978, 1985, 1991, 2002, 2005) e nos estudos sobre contexto, texto, registro e gênero desenvolvidos por Hasan (1973, 1995, 2004, 2009), Matthiessen (1993, 2013) e Martin (1992). Gêneros e registros são termos utilizados pelos sistemicistas para se referirem ao significado e à função da variação entre os textos na dimensão contextual, bem como a quanto os textos se assemelham e se distinguem por expressarem linguística e discursivamente traços do contexto social em que são utilizados. Finalizo este estudo com a análise de um texto do gênero narrativa, com base na teoria de gênero desenvolvida por Martin (1992), Martin e Eggins (2000), Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veiga, Fábio Da Silva, Lourenço De Miranda Freire Neto, and Fernando Virmond Portela Giovannetti. "A EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL: DA OBJETIVAÇÃO DA RESPONSABILIDADE À PREVENÇÃO DE DANOS." Relações Internacionais no Mundo Atual 1, no. 22 (January 17, 2019): 79. http://dx.doi.org/10.21902/revrima.v1i25.3866.

Full text
Abstract:
O conceito de responsabilidade civil passou por profundas transformações durante o século XX, muito por conta das transformações verificadas no próprio tecido social, notadamente com o fenômeno da industrialização. A clássica concepção de responsabilidade civil subjetiva, calcada na culpa, foi cedendo espaço para as diversas hipóteses hoje previstas de responsabilidade objetiva, fundada nas teorias do risco. Entretanto, para além da dicotomia “teoria da culpa” e “teoria do risco”, o presente artigo pretende abordar sobre a tendência doutrinária de se discutir a mudança na perspectiva funcional da responsabilidade civil, de reparatória para a preventiva. Para esse estudo, é imprescindível a utilização do instrumental fornecido pela escola da Análise Econômica do Direito. PALAVRAS-CHAVE: responsabilidade civi; prevenção; análise econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbara, Leila, and Célia Maria Macêdo de Macêdo. "Linguística sistêmico-funcional para a análise de discurso um panorama introdutório." Cadernos de Linguagem e Sociedade 10, no. 1 (November 12, 2010): 89–107. http://dx.doi.org/10.26512/les.v10i1.9278.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um panorama da Lingüística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004), explicando que é caracterizada como uma teoria social porque parte da sociedade e da situação de uso para o estudo da linguagem e também como uma teoria semiótica porque se preocupa com a linguagem em todas as suas manifestações. As três metafunções que abarcam os três significados realizados pela linguagem são explicados, enfatizando-se a relação que há entre texto e contexto. Cada metafunção é ilustrada com exemplos de trabalhos que analisaram corpus de diferentes contextos de situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garcia, Talita Storti. "UMA ANÁLISE DO ESTATUTO COMUNICATIVO DAS ORAÇÕES INTRODUZIDAS POR AUNQUE À LUZ DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL." Revista do GEL 17, no. 1 (July 6, 2020): 107–23. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i1.2755.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa, com base na teoria da Gramática Discursivo-Funcional, o estatuto comunicativo de contextos oracionais introduzidos por aunque no espanhol falado. De acordo com a literatura da língua espanhola, aunque pode expressar concessão ou adversidade. A Gramática Discursivo-Funcional reconhece a proximidade entre esses dois tipos semânticos, concebida no modelo como função retórica Concessão. De acordo com a teoria, a concessão pode ocorrer como função semântica ou retórica. Nesse último caso, em espanhol, os juntores que assinalam essa relação no processo de codificação morfossintática podem ser aunque ou pero. Os resultados mostram que a diferença de uso entre aunque e pero se dá em função do estatuto do Ato Discursivo envolvido na representação subjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Burckhart, Thiago Rafael, and Milena Petters Melo. "Interculturalidade e Constitucionalismo: uma análise da experiência boliviana." Revista Videre 13, no. 27 (August 30, 2021): 289–308. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v13i27.11800.

Full text
Abstract:
Tomando em consideração o reconhecimento constitucional da interculturalidade como princípio fundamental da Constituição boliviana de 2009, este trabalho analisa a emergência do “constitucionalismo intercultural” na Bolívia, buscando compreender a atuação do Tribunal Constitucional Plurinacional na aplicação deste princípio. A hipótese é de que a aplicação judicial da interculturalidade, mediante um método intercultural, reforça a compreensão de que a interculturalidade se projeta como fundamento do constitucionalismo boliviano, como parte da identidade constitucional boliviana e também como elemento de continuidade do “processo constitucional emancipatório” e revolucionário, por meio do qual nasce a necessidade de cotejá-lo com os demais dispositivos constitucionais na atividade jurisdicional e política. A análise parte da teoria constitucional e dogmática constitucional boliviana em chave funcional-estrutural, conjugando elementos de teoria política e teoria da cultura, sendo realizado a partir de análise jurisprudencial, e divide-se em quatro partes: I – A politização da interculturalidade; II – A interculturalidade como princípio constitucional; III – O princípio da interculturalidade e o Tribunal Constitucional Plurinacional; IV – Um “constitucionalismo intercultural”. Como conclusão, tem-se a confirmação das hipóteses de pesquisa, além da constatação de que a Bolívia realiza uma experiência inovadora no âmbito do constitucionalismo democrático, que se projeta como um desafio para este país, sobretudo em razão da crise politica que marca a realidade boliviana ao menos desde 2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira de Souza, Ivan. "Análise do discurso de dois dicionários bilíngues português – espanhol à luz da Linguística Sistêmico Funcional e da Análise Crítica do Discurso." Domínios de Lingu@gem 14, no. 2 (March 19, 2020): 630–49. http://dx.doi.org/10.14393/dl42-v14n2a2020-11.

Full text
Abstract:
Os dicionários, antes de oferecer significados, têm seu próprio significado. O objetivo deste estudo foi testar a aplicação da teoria Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) aliada a Análise Crítica do Discurso (ACD) na análise do discurso de dois dicionários bilíngues português–espanhol/espanhol–português usados em escolas de ensino fundamental e médio em uma região do Brasil. Para tanto, observou-se os elementos textuais dos dicionários e aplicou-se um modelo de análise baseado nas três variáveis do discurso (campo, relação e modo) no contexto de situação. Espera-se com isso avaliar a pertinência dos modelos teóricos usados na análise e oferecer uma visão discursiva, nem por isso menos lexical sobre dicionários usados para o ensino de língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de. "A TEORIA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO COM O TEXTO." Revista Margens Interdisciplinar 9, no. 13 (May 18, 2016): 208. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2695.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende uma reflexão sobre a contribuição da gramática sistêmico-funcional de base hallidayana para o trabalho com o gênero em sala de aula de língua materna sob o rótulo das metafunções. Não se pretende aqui nenhuma análise de corpus, mas uma discussão sobre como a sistêmico-funcional pode contribuir para as práticas metodológicas nas aulas de produção de texto. Palavras-Chave Funcionalismo. Halliday. Metafunção. Texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brito, Jônatas Nascimento de. "Vertentes da análise sistêmico-funcional no texto: a construção discursiva em foco." Revista da ABRALIN 19, no. 2 (July 6, 2020): 1–4. http://dx.doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1478.

Full text
Abstract:
A conferência proferida pelo professor Carlos Gouveia tratou das articulações teóricas entre pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e as bases da Teoria dos Códigos de Legitimação. Em sua abordagem inicial, o conferencista apresenta os principais aspectos dos modelos teóricos adotados. Por isso, são discutidos os conceitos de função, contexto social, registro e gênero, subjacentes à LSF, bem como as noções de discurso horizontal, discurso vertical, gravidade semântica, densidade semântica, estruturas de conhecimento e estruturas de conhecedores, no âmbito dos códigos de legitimação. Como procedimento de análise, tomou-se um texto jornalístico, em que se observou a estruturação textual a partir dos quadros teóricos destacados. Os resultados da análise observam que as amostras textuais se constroem a partir do entrecruzamento entre relações epistêmicas de conhecimento e relações sociais (instâncias e hierarquias) que definem quais sujeitos estão aptos a legitimar o seu discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. "O modelo das motivações competidoras no domínio funcional da negação." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 17, no. 1 (2001): 1–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502001000100001.

Full text
Abstract:
No português do Brasil co-ocorrem três estratégias de negação oracional: a negativa canônica, a negativa dupla e a negativa final. Este artigo busca descrever e interpretar propriedades lingüísticas específicas que ocorrem no uso dessas estratégias pelos falantes, com o fim de depreender as regras de codificação da função discursiva de quebra de expectativa. Utilizo-me da teoria das motivações competidoras como abordagem analítica para as negativas, que são interpretadas como resultado do conflito entre iconicidade e economia. A análise tem como fonte de dados o Corpus Discurso & Gramática - a língua falada e escrita na cidade do Natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Farah, Bárbara De Freitas, and Wagner Rodrigues Silva. "Professores da escola básica representados na escrita de alunos da licenciatura em Letras." Raído 11, no. 27 (August 18, 2017): 304. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i27.6748.

Full text
Abstract:
Investigamos algumas representações de professores da escola básica em relatórios de estágio supervisionado, produzidos por professores em formação inicial. A investigação foi caracterizada como uma pesquisa documental, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada. A Linguística Sistêmico-Funcional foi utilizada como teoria de análise linguística dos relatórios. As representações de professores identificadas estão atreladas diretamente à antinomia tradicional versus inovador, que traduz as impressões preliminares sobre o trabalho docente na escola básica, construídas pelos professores em formação inicial, tomando como referência saberes teóricos produzidos na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

CUNHA, JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES DA. "Dezoito anos depois de Lucro, Acumulação e Crise: uma análise sobre desenvolvimento econômico, progresso tecnológico e distribuição." Brazilian Journal of Political Economy 24, no. 4 (December 2004): 613–31. http://dx.doi.org/10.1590/0101-35172004-1603.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo revisita a análise integrada de Bresser-Pereira (1984, 1986, 2002) sobre desenvolvimento econômico, progresso tecnológico e distribuição funcional da renda. Essa análise combina aspectos da teoria econômica pura e aspectos históricos em uma perspectiva inovadora. Críticas sobre a sucessão de fases do desenvolvimento do capitalismo tentativamente avançadas por Bresser-Pereira (1984, 1986) são oferecidas, assim como sugestões para mais pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Freiria, Antônio Acra. "A Teoria dos Conjuntos de Cantor." Paidéia (Ribeirão Preto), no. 2 (July 1992): 70–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x1992000200008.

Full text
Abstract:
No final dos anos 50 e começo doe anos 60, houve uma reformulação significativa da Matemática no Brasil. Sob a bandeira do modernismo, seus defensores buscaram inovações no ensino da Matemática. Dessa forma, os reformistas se concentraram essencialmente na linguagem abusiva e no formalismo da Teoria dos Conjuntos, o que trouxe mais danos do que benefícios do ensino da Matemática de 1º e 2ºgraus. A linguagem formal da Teoria dos Conjuntos é porém sua parte menos importante. A teoria criada por Cantor tão logo revelou-se como o fundamento de toda a Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas disciplinas, como a Topologia, a Algebra Abstrata, a Teoria da Medida e Integração, a Teoria da Probabilidade e a Análise Funcional. O objetivo deste trabalho é um relato sucinto de como surgiu essa teoria, apresentando o "Conjunto de Cantor" como um dos mais ricos exemplos de "Conjunto perfeito" encontrados na literatura matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

César, Cibele Comini, Juliana Vaz de Melo Mambrini, Fabiane Ribeiro Ferreira, and Maria Fernanda Lima-Costa. "Capacidade funcional de idosos: análise das questões de mobilidade, atividades básicas e instrumentais da vida diária via Teoria de Resposta ao Item." Cadernos de Saúde Pública 31, no. 5 (May 2015): 931–45. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00093214.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar as questões sobre capacidade funcional utilizadas no Inquérito de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, realizado em 2010, utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Foram analisados: dimensionalidade da escala, posição dos itens na escala, poder de discriminação dos itens e precisão da estimativa da capacidade funcional. O estudo teve como base uma amostra de 2.174 idosos, com idades entre 60 e 99 anos, 61% mulheres e escolaridade mediana de 4 anos de estudos. O instrumento de 21 itens com 4 opções de respostas forneceu coeficiente alfa de Cronbach de 0,98; a análise fatorial mostrou existir um fator explicando 92% da variabilidade entre as questões. Os resultados indicaram: (i) redundância nas questões; (ii) precisão na estimação da capacidade funcional apenas para os idosos que estão abaixo da mediana na escala; e (iii) dificuldade dos idosos em discernir entre as opções de resposta. A análise sugere a necessidade de se discutir as questões a serem incluídas no instrumento, com vistas a uma maior cobertura da escala e melhor adequação das opções de respostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rios, Guilherme. "Letramento, discurso e gramática funcional." Cadernos de Linguagem e Sociedade 11, no. 2 (February 7, 2011): 167–83. http://dx.doi.org/10.26512/les.v11i2.10466.

Full text
Abstract:
Este ensaio visa a oferecer uma proposta de teorização na interface entre letramento, discurso e gramática funcional, selecionando a Teoria Social do Letramento (Barton e Hamilton, 1998; 2000), nos Novos Estudos do Letramento, a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1992; Chouliaraki e Fairclough, 1999) e a Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994). Inicia-se com uma discussão acerca da possibilidade de integração entre os campos do letramento e do discurso e progride na direção de um diálogo com a etnografia e a gramática funcional. Ao final, são apresentadas algumas implicações dessa proposta para a pesquisa sobre o letramento baseada no discurso e na etnografia, ou do discurso em relação ao letramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Assunpção, Lucas Eggers, and William Jacobs. "Estudo comparativo entre layouts sob a ótica da teoria das restrições com apoio de simulação de eventos discretos em empresa de alimentos." Revista Produção Online 19, no. 1 (March 15, 2019): 152–78. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3147.

Full text
Abstract:
O layout tem interferência direta nos sistemas produtivos das empresas. Contudo não é tarefa fácil prever todas as variáveis em seu rearranjo, e se ao final atenderá às metas globais da empresa. Buscando contribuir com esta questão o presente estudo propôs uma nova abordagem para análise de layout, empregando a simulação de eventos discretos e os indicadores operacionais da Teoria das Restrições (TOC), para avaliar qual o arranjo físico mais adequado – celular ou funcional - a ser utilizado em um setor de misturas de uma empresa de alimentos. Esta análise foi realizada sob a perspectiva dos seguintes indicadores operacionais da TOC: ganho, investimentos e despesas operacionais. Inicialmente foram identificados os produtos mais vendidos em um período de 12 meses, por meio da curva ABC. Em seguida foram realizados os projetos de layout: funcional, através do método de planejamento computadorizado de relação de layout (CORELAP); celular, através da análise de fluxo de produção (FPA). Depois de realizada a modelagem dos layouts com os dados coletados, as simulações foram rodadas e posteriormente analisadas com base nos indicadores operacionais da TOC, apontando ao final o layout mais adequado. Os resultados mostraram que o layout funcional apresentou o melhor desempenho sob a perspectiva dos indicadores operacionais da TOC, proporcionando o aumento no ganho (+12,34%), redução nos investimentos (-11,47%) e redução nas despesas operacionais (-18,71%). Este estudo demonstrou que o layout funcional, no contexto estudado, ofereceu maior flexibilidade produtiva, impactando de forma positiva nos indicadores operacionais da TOC e que tais indicadores podem ser ferramentas efetivas na comparação de layouts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Botelho Moniz, Jorge. "As teorias da secularização e da individualização em análise comparada." Estudos de Religião 31, no. 2 (August 31, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v31n2p3-33.

Full text
Abstract:
Muito se tem escrito sobre a secularização, mas poucas têm sido as investigações profundas sobre as suas camadas internas e sobre as alternativas mais sólidas e sistemáticas que lhe seguiram. No nosso ver, isto refletiu-se em dificuldades de compreensão interpretativa e de aprofundamento teórico-analítico que são necessárias e possíveis de ultrapassar. Para cumprir tal desiderato, escolhemos um desenho de investigação que engloba as estratégias da descrição densa e do método comparativo e dividimos o trabalho em duas partes essenciais. Em primeiro lugar, analisamos os principais substratos da secularização, nomeadamente a diferenciação funcional, a racionalização a societalização, a segurança existencial e a diversidade, igualitarismo e individualismo. Em segundo lugar, introduzimos aquela que, para o estado da arte, é uma das principais e mais desafiantes alternativas às teorias da secularização – a individualização –, examinando-a à luz dos seus pressupostos fundamentais. No final do trabalho, para efeitos de maior sistematização, oferecemos um quadro de análise com a comparação dos principais axiomas das duas teorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Queiroz, Marcos de Souza, and Ana Maria Canesqui. "Antropologia da medicina: uma revisão teórica." Revista de Saúde Pública 20, no. 2 (April 1986): 152–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101986000200006.

Full text
Abstract:
Foi feita revisão e análise da literatura antropológica mais importantes sobre representações de saúde e doença e práticas de cura, tendo a Inglaterra, os Estados Unidos da América e a França como referência. Tendo representantes nas principais escolas dentro do pensamento antropológico (tais como o funcionalismo, o funcional-estruturalismo, o estruturalismo, a teoria do rótulo, o interacionismo simbólico, a etnometodologia, o criticismo cultural), a história da antropologia da medicina se confunde com a própria história da antropologia. Além de analisar a contribuição que essas várias escolas fizeram para esse campo de estudo, aponta-se o impasse atual que se está nele verificando. Atribui-se como principal razão para esse impasse à ausência de uma teoria capaz de explicar como os processos sociais de pequena escala (apropriados à metodologia antropológica) subordinam-se aos processos sociais recorrentes na sociedade capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

SILVA, Wagner Rodrigues. "Linguística Sistêmico-Funcional como uma teoria para análise de dados em Linguística Aplicada: escrita reflexiva do aluno-mestre." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 31, no. 1 (June 2015): 25–68. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445042525725326599.

Full text
Abstract:
Investigamos algumas representações sobre professores da escola básica na escrita reflexiva profissional elaborada por professores em formação inicial, no estágio supervisionado obrigatório da licenciatura. Ao identificarmos as representações mencionadas, também caracterizamos a referida escrita e evidenciamos a relevância desse registro acadêmico para a formação crítica do professor. Tais objetivos foram alcançados a partir da articulação entre pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, em especial o conceito de contexto de cultura, e da abordagem transdisciplinar da Linguística Aplicada. Os resultados revelaram um esforço de invisibilização dos professores no registro investigado, os quais parecem não serem representados como interlocutores dos professores em formação inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Soares, Amanda Nathale, Ana Paula De Oliveira Silveira, Belisa Vieira da Silveira, Jackeline Soares Vieira, Laura Conceição Belício Alves Souza, Luciana Rodrigues Alexandre, Luiza Valgas de Paula, Priscilla Benfica Cirilio, and Carla Aparecida Spagnol. "O diário de campo utilizado como estratégia de ensino e instrumento de análise do trabalho da enfermagem." Revista Eletrônica de Enfermagem 13, no. 4 (December 31, 2011): 665–70. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i4.10415.

Full text
Abstract:
A partir dos diários de campo, elaborados durante o estagio das alunas da disciplina Administração em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou-se análises sobre o método funcional para se organizar o trabalho e suas consequências para o cliente e o trabalhador. O objetivo foi analisar a experiência das alunas ao utilizar o diário de campo como estratégia de ensino e instrumento de análise da organização do trabalho da enfermagem. O estágio foi realizado por oito alunas, em um ambulatório localizado em Belo Horizonte/MG, durante oito dias. Após a organização dos relatos identificou-se que as alunas analisaram as consequências do método funcional, o estilo de liderança da coordenadora de enfermagem e questões éticas relacionadas à assistência. Considera-se que o diário permitiu às alunas articularem teoria e prática, evidenciando dificuldades enfrentadas no cotidiano dos serviços de saúde e confrontando-as com o conhecimento produzido na academia. Descritores: Educação de Ensino Superior; Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Administração de serviços de saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fuzer, Cristiane, Luciane Ticks, and Sara Regina Scotta Cabral. "Análise sistêmico-funcional como suporte para a leitura de textos: o caso da cerveja Devassa." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 12, no. 4 (2012): 883–909. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982012000400011.

Full text
Abstract:
Partindo do conceito de leitura como um processo que permite ao leitor colocar em relação um discurso com discursos prévios, este trabalho busca ilustrar como a análise subsidiada por categorias propostas pela teoria sistêmicofuncional permite descortinar significados muitas vezes naturalizados como senso comum pela linguagem em textos de diferentes gêneros, podendo ser utilizada pedagogicamente para a formação de leitores críticos em sala de aula. Nessa perspectiva, analisamos significados construídos em uma peça publicitária e sua repercussão em notícias publicadas em jornais on-line da imprensa brasileira durante o carnaval de 2011. Nas notícias, a análise de elementos ideacionais demonstrou uma contradição de representações que se projetam aos consumidores desse produto: libertinos ou descontraídos. A análise dos recursos de modalidade demonstrou preferência pelas proposições epistêmicas especulativas e evidenciais reportadas, que contribuem para agregar confiabilidade às declarações. A análise da peça publicitária indicou que a campanha foi articulada no sentido de atingir um grupo heterogêneo de consumidores, que se identificam com diferentes papéis. Desse modo, verifica-se que diferentes identidades profissionais podem conviver sem que uma identidade anule ou negue a outra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Siqueira, Tayane H., and Lilian T. F. M. Camargo. "Estudo Teórico da Relação Estrutura Atividade Contra o Câncer." Revista Processos Químicos 3, no. 5 (January 2, 2009): 116–21. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v3i5.94.

Full text
Abstract:
As atividades biológicas de 34 derivados análogos da Indolo[2,1b]quinazolina sintetizados foram testadas in vivo e in vitro contra o câncer de pulmão. Com o objetivo de relacionar os parâmetros físico-químicos destes derivados com a atividade anticancerígena, cálculos de mecânica quântica molecular foram realizados usando a teoria do funcional da densidade com o funcional de troca e correlação B3LYP e com o conjunto de base 6-31G* implementados no pacote de programa Gaussian 03. Os descritores obtidos nos cálculos teóricos foram relacionados com a atividade anticancerígena usando métodos da estatística multivariada implementados no programa quimiométrico Einsight. A análise de componentes principais (PCA) mostrou que quatro descritores eletrônicos são suficientes para separar os compostos em duas classes: ativos e inativos. Com base nos descritores selecionados pode se sugerir novos compostos para síntese que sejam mais ativos contra o câncer de pulmão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Queiroz, Marcos de Souza, and Ana Maria Canesqui. "Contribuições da antropologia à medicina: uma revisão de estudos no Brasil." Revista de Saúde Pública 20, no. 2 (April 1986): 141–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101986000200005.

Full text
Abstract:
Foi feita revisão e análise, sob um ponto de vista antropológico, da literatura mais representativa sobre saúde e doença e práticas de cura no Brasil. Nessa literatura, em primeiro lugar, houve a preocupação de coletar documentos sobre as tradições regionais do mundo rural, expressando uma ampla variedade de pontos de vista. Em geral, "medicina popular" era vista como um conjunto de práticas e idéias rudes e imitativas, provenientes tanto da medicina erudita do passado como das tradições étnicas brasileiras. Em segundo lugar, as ciências sociais exerceram uma grande influência neste tipo de estudo. Depois dos anos 30 e, principalmente, dos anos 40 aos 70, um número importante de trabalhos tiveram lugar nesse campo de estudo, influenciados pelas posturas acadêmicas como, por exemplo, o funcionalismo, a teoria da aculturação, e as teorias do desenvolvimento. Durante os anos 70 o campo atingiu a sua maturidade com um grande número de pesquisas sob várias influências teóricas. As teorias estruturalistas e funcional-estruturalistas (que variam entre o formalismo abstrato e o substantivismo) tiveram um peso mais consistente nessa década. Três importantes estudos recentes foram também analisados, e as principais tendências abertas nesse campo foram também discutidas, particularmente as tentativas marxistas de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lipp Pinto Basto Lupi, André. "Especialização funcional do Direito Comercial / Functional specialization in Commercial Law." Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 47, no. 1 (July 22, 2019): 39–60. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v47n1a2019-49644.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objeto a análise de estruturas argumentativas empregadas em matérias de Direito Empresarial mas construídas a partir de repertórios de outras áreas do Direito. O problema a ser analisado é avaliar o uso de tais recursos em face da função social da dogmática jurídica comercialista. Como marcos teóricos, o trabalho vale-se de insumos da teoria dos sistemas e da tópica jurídica. A metodologia consiste em explanação das premissas teóricas da análise, a exposição de exemplos da jurisprudência e as conclusões acerca da referida problemática, que apontam para certa restrição ao emprego do gênero de argumentos analisado. Abstract: The object of this work is the argumentative structures applied in matters of Commercial Law, but construed with elements from other fields of law. The problem is to evaluate recourse to those structures in the light of the social function of the legal dogmatics on Commercial Law. The theoretical approach is grounded in both social system theory and topical reasoning. The methodology consist in the explanation of the theoretical basis, the illustration by examples and the conclusions about the problem, that point out to a certain restriction to the use of structures from other fields of law.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Edna Cristina Muniz da. "DO DISCURSO À GRAMÁTICA: UM ENFOQUE CRÍTICO E FUNCIONAL DE GÊNEROS." Cadernos de Linguagem e Sociedade 11, no. 2 (February 17, 2011): 62–77. http://dx.doi.org/10.26512/les.v11i2.10471.

Full text
Abstract:
A Análise de Discurso Crítica (ADC) investiga o uso da linguagem nas instituições sociais e como as desigualdades sociais são constituídas linguisticamente. Requer uma teoria gramatical que relacione linguagem e contexto social para explicar as diferenças entre os textos e relacionálos aos contextos de cultura e de situação. Esse objetivo alinha-se com as premissas teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que conecta a linguística às práticas sociais em seus contextos de cultura e de situação e propicia a consciência dos gêneros do discurso e seus propósitos nos diversos domínios sociais. A gramática sistêmico-funcional emprega uma linguagem especializada para descrever e analisar os significados contextuais dos diversos textos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rechetnicou, Amanda Oliveira, and Sostenes Lima. "Representação social de professores/as em textos jornalísticos de revistas semanais de informação." Fórum Linguístico 16, no. 2 (August 1, 2019): 3711–28. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3711.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, temos como objetivo interpretar e discutir a representação social construída para professores/as em textos jornalísticos de revistas semanais de informação. Buscamos estabelecer uma relação entre o conceito de representação nos estudos linguísticos e sociodiscursivos – da Análise Crítica de Gêneros (ACG), da Análise de Discurso Crítica (ADC) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) – e nos estudos de Psicologia Social, a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS). Como resultado, encontramos no corpus constituído por reportagens, artigos e entrevistas das revistas semanais IstoÉ e Veja, formas de representação docente marcadas por efeitos ideológicos que, em geral, desfavorecem a imagem e as atividades do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Burckhart, Thiago. "CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO ELETIVO DE MAGISTRADOS PARA TRIBUNAIS SUPERIORES DA BOLÍVIA." Revista Eletrônica Direito e Política 14, no. 2 (August 29, 2019): 239. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v14n2.p239-264.

Full text
Abstract:
O constitucionalismo contemporâneo abriu caminho para a consolidação das “democracias constitucionais” em grande parte do globo. No entanto, embora os ideais do constitucionalismo e da democracia integraram-se sinergicamente, permanece subjacente a elas uma “tensão produtiva”. Mais recentemente, em 2009, a Bolívia introduziu em seu texto constitucional a eleição de magistrados para tribunais superiores, sendo esta uma inovação sem precedentes na história do constitucionalismo moderno. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar criticamente o processo eletivo de magistrados na Bolívia, focalizando as possíveis contribuições desta experiência para a tensão produtiva entre constitucionalismo e democracia. O trabalho conclui que as eleições aprofundam a experiência democrática e constitucional na Bolívia, mas aponta para a necessidade de aprimoramento normativo-institucional do processo eletivo. O trabalho insere-se no campo da teoria da Constituição e da teoria política, em abordagem funcional-estruturalista, e divide-se em três partes: I – Constitucionalismo e democracia: categorias em “tensão”; II – O novo constitucionalismo boliviano: uma nova jurisdição constitucional; III – A experiência de eleição de magistrados para os tribunais superiores da Bolívia: uma análise crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Valter H., Paulo S. C. Júnior, Heibbe C. B. Oliveira, and Ademir J. Camargo. "Aproximações da Mecânica Quântica no Estudo de Propriedades Moleculares." Revista Processos Químicos 3, no. 6 (July 1, 2009): 9–16. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v03i06.p09-16.2009.

Full text
Abstract:
O estudo de propriedades moleculares vem se tornando uma forte ferramenta na análise de diversos tipos de processos químicos e físicos, como: desenvolvimento de novos materiais, sistemas catalíticos, sistemas moleculares excitados, entre vários outros. Para a análise dessas propriedades, do ponto de vista teórico, o caminho mais promissor tem sido via equações da Mecânica Quântica. Entretanto, a resolução analítica para sistemas moleculares polietrônicos é inviável surgindo a necessidade de aproximações que supra este problema. Atualmente, os métodos mais promissores na descrição de sistemas moleculares, são Hartree – Fock e Teoria do Funcional de Densidade. Estes métodos serão descritos em detalhes neste artigo dentro da necessidade de descrever propriedades moleculares. Será abordado também, um método de correção para o cálculo da energia de ligação devido ao erro da superposição de bases atômicas (BSSE), conhecido como método de Counterpoise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gomes Miziara, Laís Helena de Paula, and Fernando Tadeu Marques. "A imputabiliade penal nos delitos cometidos por meio de estruturas organizadas de poder." Derecho y Justicia, no. 7 (September 25, 2018): 127. http://dx.doi.org/10.29344/07196377.7.1602.

Full text
Abstract:
ResumoO presente artigo analisa o domínio do fato, conforme desenvolvido por Claus Roxin, bem como seus desdobramentos: domínio da ação, domínio funcional e domínio da vontade. Para tanto, analisa-se brevemente se o Código Penal Brasileiro adotou um critério de autoria e, ainda, se tal critério é compatível com a aplicação da teoria do domínio do fato em nosso ordenamento jurídico. O enfoque central é a análise mais detalhada da teoria do domínio da vontade por meio do domínio da organização,com o intuito de averiguar como se dá a imputabilidade penal nestes casos, bem como discorrer sobre as discussões envolvendo tal teoria. Ademais, além de uma exposição doutrinária, este estudo analisa como a jurisprudência, sobretudo nacional, vem aplicando a teoria do domínio do fato e a teoria do domínio da organização, tendo como principal referência o julgamento da Ação Penal nº 470 pelo Supremo Tribunal Federal, devido à sua relevância e impacto no direito penal brasileiro.Palavras-chaves: domínio do fato; domínio da organização; Claus Roxin;AbstractDominion over the fact, as developed by Claus Roxin and its consequences: the action domain, functional domain and domain of will. Therefore, we analyze briefly if the Brazilian Penal Code adopted a criterion of authorship and, even such a criterion is compatible with the application of the fact that the domain theory in our legal system. The central focus is the most detailed analysis of the theory of the field of will through the organization’s domain, in order to find out how is the criminal responsibility in these cases as well as elaborate on discussions involving such a theory. Moreover, in addition to a doctrinal exposition, this study examines the case law, especially national, has applied the fact that the domain theory and the organization’s domain theory, the main reference the judgment of the Criminal Action No. 470 by the Supreme Court, because of their relevance and impact on the Brazilian criminal law.Key Words: Dominion over the fact; organization’s domain; Claus Roxin;ResumenEl presente artículo analiza el dominio del hecho, según lo desarrollado por Claus Roxin, así como sus desdoblamientos: dominio funcional y de la voluntad. Para ello, se analiza brevemente si el Código Penal Brasileño adoptó un criterio de autoría y, si tal criterio es compatible con la aplicación de la teoría del dominio del hecho en nuestro ordenamiento jurídico. El enfoque central es el análisis más detallado de la teoría del dominiode la voluntad a través del dominio de la organización, con el fin de averiguar cómo se da la imputabilidad penal en estos casos, así como discurrir sobre las discusiones involucrando tal teoría. Además, aparte de una exposición doctrinal, este estudio analiza cómo la jurisprudencia, sobre todo nacional, viene aplicando la teoría del dominio del hecho y la teoría del dominio de la organización, teniendo como principal referenciael juicio de la Acción Penal nº 470 por el Supremo TribunalFederal, debido a su relevancia e impacto en el derecho penal brasileño.Palabras clave: dominio del hecho; dominio de la organización; Claus Roxin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gonzalez, Carolina Gonçalves, and Viviane Cristina Vieira. "A MULHER COMO ALVO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-SOCIAL DAS CAMPANHAS NESFIT, DA NESTLÉ." Linguagem em (Dis)curso 15, no. 3 (December 2015): 347–65. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-150301-1015.

Full text
Abstract:
Resumo Observando o uso de vocativos femininos na campanha dos produtos da Linha Nesfit, chama atenção a opção da empresa por situar seu público-alvo: o feminino. Serão apresentadas neste artigo algumas concepções de gênero social e a interface entre estudos feministas e a Análise de Discurso Crítica, a virada metodológica empreendida pelos estudos queer e resumo teórico da Teoria Semiótica Social, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional. Contrastando imagens e textos verbais, analisamos um processo de reposicionamento discursivo da marca Nestlé. O estudo inicial aponta que a marca não reposiciona a identificação da mulher por meio de um discurso mais emancipador, mas acaba por situar suas práticas discursivas como mantenedoras de uma identidade estereotipada, que subjuga a mulher não ao homem, mas a seu próprio corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Maia, Vinicius Madureira. "“E o Verbo se fez carne”: a Teoria dos Sistemas entre nós." Sociologias 23, no. 56 (April 2021): 412–26. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-105271.

Full text
Abstract:
Resumo O texto apresenta e discute os dois últimos volumes de Teoria dos sistemas na prática, publicados pela Editora Vozes em 2019 e 2020, respectivamente. A trilogia foi editada a partir da seleção e tradução de nove estudos — igualmente distribuídos em cada edição — de um conjunto de vinte e seis trabalhos publicados por Niklas Luhmann ao longo, sobretudo, das décadas de 1980 e 1990. Voltados à análise detida de conceitos clássicos da tradição sociológica, os textos aí reunidos revelam a percepção epistemológica luhmanniana de que transformações das estruturas sociais — no caso, a transição da sociedade estamental do Antigo Regime para a sociedade moderna, sob a perspectiva de um primado da diferenciação funcional dos sistemas sociais — acarretam necessariamente transformações das estruturas semânticas. Em tese, tais implicações reclamam das ciências sociais uma teoria unificada e condizente com a sociedade moderna, acautelada contra a imposição de pregressas convenções conceituais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cerqueira da Silva, Manuella Franco, Cleber Luz-Santos, Diana Oliveira Noronha dos Santos, Tainá Soares Risso Rattes, Alanna Ribeiro Da Silva, Beatriz Santos Miranda, Jessica Oliveira Barbosa, and Kionna Oliveira Bernardes Santos. "Análise da rede de multibormidades em idosos atendidos em um centro de referência: estudo transversal." Revista Pesquisa em Fisioterapia 10, no. 4 (November 27, 2020): 625. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3234.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Idosos possuem múltiplos diagnósticos com padrões de similaridade que podem ser analisados pela teoria das redes complexas. Distúrbios crônicos com repercussões na capacidade funcional tendem aumentar em número e gravidade nesses indivíduos, sendo necessária análise integrada para compreender a relação entre envelhecimento e multimorbidades. OBJETIVO: Analisar os padrões de interação entre as doenças que acometem idosos de um centro de referência. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram coletados dados clínicos e doenças diagnosticadas em 2973 prontuários de idosos cadastrados de um centro de referência de atenção à saúde do idoso. As doenças foram consideradas nós da rede e os idosos as arestas de modo não direcionada. O peso das arestas correspondiam à quantidade de idosos com duas doenças simultaneamente. Através do software Gephi (versão 0.9.2) foram analisados grau de conectividade entre as doenças (grau de entrada), interação das doenças em sugbrupos (Comunity), doenças mais influentes (Hubs) e doenças que atuam como pontes entre duas ou mais comunidades. RESULTADOS: Foram identificados 30 nós (doenças) e 433 arestas com pesos distintos de acordo com a quantidade de idosos, e 3 comunidades onde o grau de conectividade é maior entre si. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresentou-se como o Hub de maior influência na rede. CONCLUSÃO: A construção da rede complexa mapeou as doenças e a influência na assistência ao idoso. Informações relevantes para os gestores locais, na busca de intervenções efetivas no serviço que visem contribuir para prevenção das principais comorbidades e auxiliar na independência funcional dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fonseca, Rodrigo Oliveira. "O LUGAR DA PRÁXIS NA ANÁLISE DO DISCURSO." Cadernos do IL, no. 42 (February 15, 2012): 108–18. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.26015.

Full text
Abstract:
Dentre diferentes formas de conceber a práxis, há uma que poderá servir ao desenvolvimento de uma noção propriamente discursiva de práxis: anseio de sentido mal discernido que funciona como impulso à ação (SAMPAIO & FREDERICO, 2006, p. 59). No entanto, haverá de se lidar antes com algumas questões caras à teoria do discurso, como a tese althusseriana (pascalina) do assujeitamento. Através da abordagem da práxis discursiva poderá se tornar mais clara a razão pela qual nenhuma formação discursiva simplesmente baixa em subjetividades inertes e/ou indiferentes, visto que ela é, por sua própria definição em Pêcheux, um modo de relacionar-se com a ideologia vigente, que se realiza através de um trabalho dos (e nos) sujeitos na história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Fernanda Maria Almeida dos. "Análise multissemiótica e ensino de língua portuguesa na educação básica: das teorias à proposição didática." Fórum Linguístico 18, no. 2 (September 10, 2021): 6214–32. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e78775.

Full text
Abstract:
Na sociedade contemporânea, a ampliação dos processos comunicativos, propiciada, sobretudo, pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, requer professores preparados para trabalhar com o texto não apenas numa perspectiva linguística, mas também semiótica. No entanto, ainda é um desafio, para muitos docentes, promover a didatização dos conteúdos teóricos e desenvolver o ensino de Semiótica a partir de uma análise integrada das semioses em textos multimodais. Nesse sentido, o presente artigo – embasado na Teoria Semiótica de Peirce, bem como na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e na Semiótica Social – objetiva apresentar um modelo didático para o trabalho com análise multissemiótica na educação básica. Argumenta-se, a partir de uma proposta elaborada com base nos fundamentos metodológicos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) e nos postulados da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEUWEEN, 2006 [1996]), que estratégias de aprendizagem desenvolvidas por meio da experimentação, conceitualização, análise e aplicação de conhecimentos relativos aos sistemas representacionais, interativos e composicionais podem contribuir para a compreensão global dos textos multimodais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rodrigues-Júnior, Adail Sebastião. "Análise da ideação, avaliatividade e tematização em narrativas de aprendizagem de línguas." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 26, no. 2 (2010): 255–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502010000200002.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, narrativas de aprendizagem de línguas têm revelado alguns aspectos do processo de aquisição de língua estrangeira que nem a observação comum ou a pesquisa êmica tem sido capaz de demonstrar. Isso porque os múltiplos aspectos do sistema de aprendizagem de línguas não são apreendidos exclusivamente por técnicas de observação, sobretudo aquelas que se limitam a investigar a concepção que os aprendizes têm acerca do processo do qual eles fazem parte. Narrativas de aprendizagem de línguas têm muito a dizer sobre os sentimentos, desejos e pontos de vista dos aprendizes, além do que, essas narrativas expressam informações que são, de certo modo, parecidas com as experiências de aprendizes de línguas do mundo todo. A importância das narrativas de aprendizagem de línguas para a Pesquisa em Aquisição de Segunda Língua motivou-me a compreendê-las como um gênero com traços discursivos típicos e, ao mesmo tempo, distintos, quando comparadas às narrativas investigadas por Labov (1972). Este artigo, pois, pretende analisar as narrativas de aprendizagem de línguas a partir de uma perspectiva de gêneros do discurso, usando, para tal, a teoria de gênero da Linguística Sistêmico-Funcional, com o objetivo de explicar os estágios funcionais que frequentemente aparecem nas narrativas estudadas. Os dados são compostos por trinta e sete transcrições de narrativas de aprendizagem de línguas de brasileiros disponíveis na homepage do Projeto AMFALE. Seguindo a posição de Halliday & Hasan (1985) de que todo contexto está no texto, esta pesquisa em andamento adota a abordagem textual de Martin & Rose (2003) para categorizar e, de igual modo, descrever as narrativas de aprendizagem de línguas como um gênero do discurso específico. Os resultados mostraram que uma característica explícita desse gênero, presente na maioria dos dados analisados, é uma diferença discursiva na conclusão, ou Coda, das narrativas observadas, em relação à categorização laboviana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Lima-Lopes, Rodrigo Esteves, and Carolina Palma de Sousa Arruda. "ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBE." Organon 36, no. 71 (August 31, 2021): 91–115. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.113346.

Full text
Abstract:
Tem-se por objetivo estudar a gradação em um corpus composto por 5.133 comentários extraídos de um vídeo no YouTube apoiando um candidato à presidência da república de extrema-direita. O referencial teórico está na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem socialmente orientada à análise da linguagem, e no sistema de avaliatividade, uma teoria advinda da LSF e que busca compreender os processos avaliativos da linguagem. Como método para coleta e análise de dados, utilizou-se a Linguística do Corpus, com especial ênfase para scripts na linguagem de programação R para a raspagem e análise de dados. As estratégias foram quantificadas e submetidas a testes de correlação (Pearson-R). Os resultados mostram um forte protagonismo do termo mito, apresentando em diversas estratégias de gradação cujos padrões linguísticos foram mapeados, indicando-se como as estratégias coocorrem. Essa pesquisa traz contribuições relevantes para o estudo da avaliatividade e da gradação no discurso político cotidiano da internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sousa, Poliana Macedo de, and José Rogério Lopes. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA: ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO TOCANTINS À LUZ DO MODELO NEOINSTITUCIONALISTA." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, Especial-4 (December 30, 2020): 16–28. http://dx.doi.org/10.20873/uftesp2020-8503.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar o Plano Estadual de Cultura do Tocantins (PEC/TO) - instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política estadual de cultura -, após aprovação do Sistema de Cultura do Tocantins (SC/TO), instituído pela Lei nº 3.252, de 31 de julho de 2017, bem como analisar as ações desenvolvidas após a implantação dessa política pública. Apresenta um breve histórico das políticas públicas para cultura no Brasil e no Tocantins. E, sob a perspectiva da teoria neoinstitucionalista, mostra a criação, a permanência ou a mudança de instituições não é o resultado de um processo funcional de busca de maior eficiência, mas sim de uma busca por maior legitimidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Saparas, Marcelo, Sumiko Ikeda, and Juciano Rocha Professor. "Governo pós-impeachment na mídia." Revista Odisseia 4, no. 2 (November 23, 2019): 150–70. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2id19176.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma pesquisa que, por meio de uma análise sistêmico-funcional, emprega todos os métodos e instrumentos que a abordagem oferece que podem revelar processos político-ideológicos do governo pós-impeachment. Para tanto, consideram-se as estruturas lexicogramaticais dentro de um enquadre de uma metáfora construída que não só permeia e domina todo o editorial, mas também forma a espinha dorsal da sua estrutura argumentativa. A pesquisa examina, nesse sentido, um editorial publicado no jornal Folha de S.Paulo sobre o início do governo Temer, pós-impeachment de Dilma Rousseff. O estudo conta com a proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional, bem como com a Teoria da Metáfora. Os resultados mostram as seguintes metáforas construídas com base nas escolhas ao longo do texto: o governo Temer como muralha, a muralha como sendo algo frágil e a muralha como algo destrutível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gomes, Magno Federici, and Leandro Queiroz Gonçalves. "AS RELAÇÕES ENTRE OS SUBSISTEMAS SOCIAIS DO DIREITO E DA POLÍTICA: SUSTENTABILIDADE, INTERFERÊNCIA E CORRUPÇÃO SISTÊMICA." Revista de Direito Brasileira 24, no. 9 (December 1, 2019): 120. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2019.v24i9.5361.

Full text
Abstract:
O presente estudo trata da análise dos subsistemas sociais do Direito e da Política, marcadas pela interferência mútua cujo acoplamento estrutural é a Constituição do Estado. O problema que se pretende resolver é a sobreposição de um subsistema sobre o outro e sua afetação na diferenciação funcional que pode implicar em corrupção sistêmica, utilizando como marco a teoria dos sistemas sociais de Luhmann. Objetiva-se analisar a sustentabilidade da interferência do Poder Judiciário nas políticas públicas, utilizando-se o método teórico documental, com técnica dedutiva. Concluiu-se que a interferência excessiva entre os subsistemas pode levar à sobreposição das funções de um subsistema sobre o outro, levando à corrupção sistêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de. "Avaliação social como recurso persuasivo em discursos políticos: Clinton vs. Trump." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 15, no. 3 (September 2020): 204–35. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457345726.

Full text
Abstract:
RESUMO Mudanças políticas têm intensificado os debates sobre como certos discursos estabelecem agendas e influenciam eleitores. Nesse escopo, a Análise Crítica do Discurso e a Linguística Sistêmico-Funcional, juntamente com o arcabouço teórico-metodológico da Avaliatividade, demonstraram ser bem-sucedidas na investigação da ideologia em textos, bem como na abordagem de tópicos como a polarização política. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação social da Teoria da Avaliatividade como um dispositivo ideológico e persuasivo nos discursos de nomeação de Clinton e Trump, em 2016. Os resultados enfatizam usos de estratégias retóricas que podem levar os eleitores à preferência de certos conjuntos de valores e crenças. A análise revelou que, naqueles discursos, os candidatos usaram estratégias diferentes para persuadir os eleitores, construindo abordagens discursivas ideológicas negativas (Trump) e positivas (Clinton), aplicando a avaliação social como estratégia retórica central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Calixto, Renato Kramer da Fonseca, and Leonardo Henrique Gonçalves De Siqueira. "A insustentabilidade do delito de casa de prostituição no direito penal brasileiro." Revista do Direito Público 15, no. 3 (December 26, 2020): 202. http://dx.doi.org/10.5433/1980-511x.2020v15n3p202.

Full text
Abstract:
O presente artigo discorre sobre a insustentabilidade do delito de casa de prostituição previsto no artigo 229 do código penal brasileiro. Para tanto, será feito um estudo do bem jurídico, concretizado pelo alemão Claus Roxin. Dentro desse estudo verifica-se que há situações em que não há violação do bem jurídico. Algumas delas, como mostraremos, se enquadram naqueles comportamentos previstos no tipo sob análise. Adiante, será abordado o princípio da adequação social, o qual, como será visto, funciona não apenas como um princípio regulador do tipo, mas também anterior à sua criação. Além disso, valeremo-nos do estudo das teorias da pena, seja ela retributiva ou relativa. Nesta última, apresentaremos as teorias da prevenção geral negativa e positiva. Para tanto, empregaremos o método hipotético-dedutivo, pois partiremos de critérios objetivos - teoria do bem jurídico, teoria da adequação social e da teoria da prevenção geral -, no sentido de aplicá-los aos casos particulares. Por fim, mostraremos, muitas vezes tendo como base aqueles critérios, que o crime de casa de prostituição deve ser expurgado do nosso sistema jurídico-penal, haja vista não violar nenhum bem jurído, ser compatível com a adequação social e, por fim, ser alheio aos fundamentos da pena, incorporados através da teoria da prevenção geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Costa Ferreira, Carolina, and Erica Babini Lapa do Amaral Machado. "Da crítica à criatividade: reflexões sobre o realismo de Eugenio Raúl Zaffaroni diante dos desafios da criminologia crítica brasileira." Revista Brasileira de Direito 16, no. 2 (November 23, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18256/2238-0604.2020.v16i2.3872.

Full text
Abstract:
O artigo discute a contribuição da dogmática de Eugenio Raúl Zaffaroni para as Ciências Criminais no Brasil, desde o processo de recepção da Criminologia na América Latina até sua versão crítica a partir da concepção funcional redutora. Contextualiza-se a contribuição do autor ao debate sobre raça nos campos criminológicos brasileiro e latino-americano, empreendendo esforços epistêmicos de não silenciar privilégios de branquitude, deixando de lado o sujeito abstrato – categoria alienante do branqueamento, própria da tradicional dogmática – para considerar o sujeito concreto, em suas dimensões individualizadas, a partir das experiências do controle penal latino-americano. O objetivo é discutir a contribuição de Zaffaroni para uma teoria crítica do exercício do poder punitivo. O texto aponta potencialidades do saber dogmático crítico desenhado pelo autor desde a década de 1980, quando indicava a necessidade da autorreflexão do saber criminológico-crítico, inaugurando uma perspectiva criativa de abordagem realista desde a margem latino-americana. Para tal análise, realiza-se revisão de literatura e uma análise teórica, a fim de a possibilidade de contenção do exercício do poder punitivo pela dogmática penal, com os olhos na Criminologia Crítica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, Felipe De Almeida, and Norma Suely Gomes Allevato. "Estudo das funções trigonométricas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa." Revemop 1, no. 1 (January 10, 2019): 126. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.v1n1a7.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta uma análise da produção de estudantes na resolução de uma situação-problema envolvendo funções trigonométricas. A atividade foi extraída do Caderno do Aluno, material elaborado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Participaram da resolução estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O trabalho dos estudantes foi realizado em grupos. O desenvolvimento da atividade envolvia um organizador prévio elaborado no GeoGebra e a consideração dos pesquisadores de que conhecimentos prévios estavam disponíveis na aquisição do conhecimento novo envolvido, subsidiados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A situação envolveu questões relativas às funções y = Asen(Bx) + C e y = Acos(Bx) + C e teve por objetivo possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre funções trigonométricas, mais especificamente a avaliação dos efeitos dos parâmetros A, B e C. As análises revelaram que, no uso de um <em>software</em> de geometria dinâmica, na condição de organizador prévio e com a existência de conhecimentos prévios, as funções y = sen(x) e y = cos(x) potencializam a aprendizagem dos estudantes acerca dos conhecimentos novos da situação-problema proposta.<strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Matemática. Funções Trigonométricas. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.</p><p><strong><br /></strong></p><p><strong>Trigonometric functions from the theory of meaningful learning</strong></p><p>The present article presents an analysis of student output in solving a problem situation involving parametric trigonometric functions. The situation used was extracted from the Student Notebook, material prepared by the Education Department of the State of São Paulo. 40 students from a high school class from a public school in São Paulo participated in the resolution, one of the authors of this article being a teacher and responsible for the application of the activity. The work of the students was carried out in groups of 5. The development of the activity involved a previous organizer elaborated in GeoGebra, and the consideration of the researchers of what previous knowledge was available in the acquisition of the new knowledge involved in the situation, in accordance with the Theory of Learning Significant of Ausubel. The problem situation involved questions related to the functions y = Asin(Bx) + C and y = Acos(Bx) + C, and aimed to allow a deeper understanding of trigonometric functions, but specifically to evaluate the effects of parameters A, B and C. The analyzes revealed that the use of dynamic geometry <em>software</em> as a prior organizer and the existence of previous knowledge, the functions y = sin(x) and y = cos(x) enhance students' learning about new.</p><p><strong>Keywords: </strong>Mathematics Education. Trigonometric Functions. <em>GeoGebra</em>. Meaningful Learning.</p><p><strong><br /></strong></p><p><strong>Estudio de las funciones trigonométricas a partir de la Teoría del Aprendizaje Significativo</strong></p><p>Este artículo presenta un análisis de la producción de estudiantes en la resolución de una situación-problema involucrando funciones trigonométricas. La actividad fue extraída del Cuaderno del Alumno, material elaborado por la Secretaría de Estado de Educación de São Paulo. Participaron de la resolución estudiantes del 2º año de la secundaria de una escuela pública de São Paulo. El trabajo de los estudiantes se realizó en grupos. El desarrollo de la actividad involucra un organizador previo elaborado en GeoGebra y la consideración de los investigadores de que los conocimientos previos estaban disponibles en la adquisición del nuevo conocimiento implicado, subsidiados por la Teoría del Aprendizaje Significativo de David Ausubel. La situación involucró cuestiones relativas a las funciones y = Asen(Bx) + C e y = Acos(Bx) + C y tuvo por objetivo posibilitar la profundización de conocimientos sobre funciones trigonométricas, más específicamente la evaluación de los efectos de los parámetros A, B y C. Los análisis revelaron que, en el uso de un software de geometría dinámica, en la condición de organizador previo y con la existencia de conocimientos previos, las funciones y = sen (x) e y = cos (x) potencian el aprendizaje de los estudiantes acerca de los conocimientos nuevos de la situación-problema propuesta.</p><p><strong>Palabra clave: </strong>Educación Matemática. Funciones Trigonométricas. GeoGebra. Aprendizaje Significativo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ferreguetti, Kícila, Júlia Rodrigues, and Adriana Silvina Pagano. "Variáveis contextuais na produção de significado: a tradução de instrumentos de mensuração para uso nos serviços de Saúde." Letras & Letras 32, no. 1 (August 21, 2016): 420. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v32n1a2016-22.

Full text
Abstract:
Este artigo examina o papel das variáveis contextuais na produção do texto traduzido e apresenta um estudo baseado na tradução de um instrumento de mensuração utilizado na área da Saúde. Tendo como base a teoria sistêmico-funcional da linguagem (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e as abordagens sistêmico-funcionais da tradução (MATTHIESSEN, 2001), foram analisadas três versões do texto traduzido, sendo uma delas produto da tradução a adaptação cultural, pautada pela metodologia convencional das Ciências das Saúde, e as outras duas, resultado da adequação cultural, procedimento complementar à metodologia padrão destinado a garantir a plena funcionalidade do texto traduzido para uso na população alvo. A análise textual enfocou o exame das variáveis do contexto de situação do texto original e de cada texto traduzido e suas realizações linguísticas. Os resultados mostraram aproximação entre os padrões de escolhas linguísticas do texto original e do texto traduzido e adaptado culturalmente, ambos apresentando-se como textos escritos com caráter mais monológico, enquanto que os dois textos produto da adequação cultural evidenciaram escolhas linguísticas pautadas pela demanda de sua função como textos falados de caráter dialógico. O estudo demonstra a relevância da análise textual para a execução da tarefa de tradução e da interdisciplinaridade para a tradução do tipo de texto examinado. São tecidas reflexões sobre o impacto do estudo para a formação de tradutores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Costa, Patrícia Helena da Silva, and Rogério Casanovas Tilio. "Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem." Signótica 29, no. 2 (August 30, 2017): 403. http://dx.doi.org/10.5216/sig.v29i2.40009.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga a adequação do livro didático de inglês utilizado em um programa de aceleração da SME-RJ, o Programa Acelera Brasil, de natureza sociointeracional. Tomando a Linguística Sistêmico-Funcional como teoria sócio-semiótica de linguagem e utilizando especificamente o Sistema de Transitividade, são analisados os processos presentes nos enunciados das atividades, buscando compreender a natureza das práticas de ensino e aprendizagem que constituem o livro. Os resultados apontam para concepções pedagógicas desvinculadas de questões de criticidade e ideologia, gerando discrepâncias entre o Programa e o livro didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Botelho Moniz, Jorge. "Teorias da secularização e o modelo da economia religiosa." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 19, no. 26 (July 1, 2017): 52–74. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.68122.

Full text
Abstract:
Muito se tem escrito sobre a secularização, mas poucas têm sido as investigações profundas sobre as suas camadas internas e sobre as alternativas mais sólidas e sistemáticas que lhe seguiram. No nosso ver, isto refletiu-se em dificuldades de compreensão interpretativa e de aprofundamento teórico-analítico que são necessárias e possíveis de ultrapassar. Para cumprir tal desiderato, escolhemos um desenho de investigação que engloba as estratégias da descrição densa e do método comparativo e dividimos o trabalho em duas partes essenciais. Em primeiro lugar, analisamos os principais substratos da secularização, nomeadamente a diferenciação funcional, a racionalização a societalização, a segurança existencial e a diversidade, igualitarismo e individualismo. Em segundo lugar, introduzimos aquela que, para o estado da arte, é a principal e mais desafiante alternativa às teorias da secularização – a economia religiosa –, examinando-a à luz dos seus pressupostos fundamentais. No final do trabalho, para efeitos de maior sistematização, oferecemos um quadro de análise com a comparação dos principais axiomas das duas teorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Correia Borges, Gilca Sônia, and Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira. "Uma análise do hino "EU cuido de TI" com base na teoria da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade." Revista do Sell 9, no. 2 (December 23, 2020): 419. http://dx.doi.org/10.18554/rs.v9i2.4953.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma abordagem introdutória sobre a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) fundamentada nos estudos desenvolvidos por Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004), Fuzer e Cabral (2014) sendo esta, uma teoria holística da língua(gem) em uso. Esta pesquisa busca de forma geral compreender como a LSF pode ser utilizada e aplicada a diferentes gêneros textuais discursivos, neste caso hinos evangélicos. Além disso, objetiva chamar a atenção sobre as possibilidades de leitura teórica de um determinado corpus e sobre as avaliações inseridas em um texto, sua constituição e manifestação por meio do Sistema de Avaliatividade Martin e White (2005), Autor (2010), de Oliveira (2014a, 2014b), Ikeda (2010), Nunes e Cabral (2013) e outros. E por fim, as análises segundo o sistema de Avaliatividade, o subsistema de Atitude e suas subcategorias que possibilitaram a construção da representação social do “ser cristão” na sociedade atual de acordo com os elementos avaliativos existentes nos excertos selecionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cruz, Osilene Maria De Sá e. Silva da. "Contração ou expansão? Posicionamentos em pareceres de revista científica sob a perspectiva sistemico-funcional." Letras, no. 50 (October 27, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.5902/2176148520214.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa pareceres de artigos de uma revista científica de Linguística, com base na perspectiva Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) e no Subsistema Engajamento, do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). O corpus é constituído por 67 pareceres de artigo: aprovados sem restrições (A), aprovados com restrições (AR) e reprovados (R). Foram identificados treze tópicos (aboutness) abordados pelos pareceristas: Análise, Argumentação, Bibliografia, Contribuição, Forma, Língua, Metodologia, Objetivo, Resultado, Resumo, Tema, Teoria e Título. Os resultados revelam predomínio de posicionamentos heteroglóssicos nos três grupos de pareceres, com um índice maior de posicionamentos monoglóssicos no grupo de pareceres A. O grupo de pareceres AR apresenta mais ocorrências de Expansão Dialógica, sobretudo por significados típicos da categoria Acolhimento. O grupo de pareceres R apresenta maior frequência de Contração Dialógica, predominantemente por recursos da categoria Negação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Glisoi, Soraia Fernandes das Neves, Thays Martins Vital da Silva, and Ruth Ferreira Galduróz. "Variáveis psicomotoras, cognitivas e funcionais em idosas saudáveis e com doença de Alzheimer." Fisioterapia e Pesquisa 28, no. 1 (March 2021): 39–48. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/20013128012021.

Full text
Abstract:
RESUMO A teoria da retrogênese descreve os declínios apresentados na doença de Alzheimer a partir dos estágios do desenvolvimento neuropsicomotor de Piaget. O objetivo deste estudo transversal é avaliar e descrever aspectos psicomotores, cognitivos e quedas, investigando a relação de dependência entre essas variáveis de acordo com a teoria da retrogênese. A amostra foi composta por 45 idosas (27 saudáveis e 18 com Alzheimer fase leve), residentes em São Paulo entre 2016 e 2017. Para a avaliação foram utilizados: anamnese, Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (GDS-30), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Cambridge Cognitive Exam-Revised (CAMCOG-R), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), timed up and go test (TUGT), Avaliação Direta do Estado Funcional (DAFS-BR), teste U de Mann-Whitney, coeficiente de correlação de Spearman e análise de regressão múltipla com p<0,05. Observou-se ordem de perda semelhante à sugerida pela teoria da retrogênese nos dois grupos estudados. Quanto menor o índice CAMCOG-R, maior o número de quedas (p=0,03). Itens praxia (p<0,00) e funções executivas (p<0,00) do CAMCOG-R mostraram-se altamente correlacionados com o TUGT e a EEB. Sugere-se relação de dependência entre funcionalidade e cognição e equilíbrio e cognição, bem como correlação entre risco de queda e desempenho cognitivo nos dois grupos estudados. As perdas observadas estão de acordo com o que a teoria da retrogênese propõe, mas com diferentes intensidades entre os grupos. Estudos longitudinais são necessários, com uso de exames de imagem para validar a teoria nos padrões de perda em idosos com e sem doença de Alzheimer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Camargo, Ademir J., Hamilton B. Napolitano, and Solemar S. Oliveira. "Estudo teórico químico-quântico das propriedades geométricas e físico-químicas das Ftalocianinas de Co, Cr, Cu, Mn, Ni, Fe, Sc, Ti, VO." Revista Processos Químicos 1, no. 1 (January 2, 2007): 21–34. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v01i01.p21-34.2007.

Full text
Abstract:
As ftalocianinas constituem uma importante classe de materiais orgânicos com interessantes propriedades eletroativas e fotoativas, as quais são intensamente utilizadas como pigmentos na coloração de plásticos e tecidos, catalisadores, no desenvolvimento de sensores de gases e na terapia fotodinâmica. Neste artigo, são discutidos os resultados dos cálculos teóricos usando a teoria do funcional da densidade (DFT) e o método semiempírco INDO/s para os complexos for CoPc, CrPc, CuPc, MnPc, NiPc, FePc, ScPc1+, TiOPc, VOPc and CuTBP. Os cálculos das freqüências vibracionais, juntamente com os respectivos assinalamentos, foram realizados usando o nível de teoria DFT/B3LYP/6-31G* com o programa g98. A análise populacional e os espectros de UV/visível foram obtidos com o método semiempírico INDO/s implementado no programa ZINDO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Stervid, Beatriz Terreri. "Do texto ao contexto: uma análise comparativa das abordagens descritiva e funcional dos Estudos da Tradução." Pandaemonium Germanicum 23, no. 39 (February 2, 2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.11606/1982-883723391.

Full text
Abstract:
As abordagens descritiva e funcional dos Estudos da Tradução contribuíram para o que se convencionou chamar de “virada cultural” ao propor formas não prescritivas de abordar a tradução e redirecionar o foco do estudo para o contexto de recepção. Analisamos neste artigo alguns dos principais aspectos das abordagens, a fim de localizar pontos em comum e divergências em suas teorias. Partiremos da análise de suas propostas gerais e, em seguida, será feita a comparação das principais contribuições de Gideon Toury e Christiane Nord aos Estudos da Tradução, buscando compreender melhor as propostas das duas vertentes. Por fim, trataremos da aplicação das teorias descritivistas e funcionalistas nas pesquisas sobre tradução, com base na análise de dissertações e teses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography