To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria da Autodeterminação.

Journal articles on the topic 'Teoria da Autodeterminação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria da Autodeterminação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Prudencio, Layane Emília Costa Martins, Nívea Kelly Santos da Silva, Sheyla Christine Santos Fernandes, and Ig Ibert Bittencourt. "A utilização da Teoria da Autodeterminação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura." Psicologia Revista 29, no. 2 (December 17, 2020): 422–47. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p422-447.

Full text
Abstract:
A Teoria da Autodeterminação (TAD) é uma teoria da motivação desenvolvida por Deci e Ryan, que pode ser aplicada em diversos contextos. O objetivo deste estudo é analisar as produções acadêmicas brasileiras à luz de Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura brasileira nas bases de dados online SciELO, PePSIC, Index Psi, LILACS e PsycINFO, com os descritores “Teoria da Autodeterminação” e “Self-Determination Theory AND Brazil OR brazilian”. A análise qualitativa foi realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. O banco final foi composto por 43 artigos, a maioria empíricos (38), sendo o estudo mais antigo do ano de 2004, enquanto os anos de 2012 a 2014 obtiveram o número máximo de publicações por ano (05). Ganham destaque os trabalhos nas regiões Sul (31) e Sudeste (12). As áreas da Psicologia (23) e Educação Física (08) são as que mais se interessam em estudar a TAD. A análise qualitativa permitiu a identificação de dois eixos temáticos: (1) Validação de Construto e (2) Investigação da Motivação e suas relações. Este estudo ampliou o conhecimento acerca do estudo da TAD no Brasil, na medida em que evidenciou sua utilização no contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leal, Edvalda Araújo, Gilberto José Miranda, and Carlos Roberto Souza Carmo. "Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis." Revista Contabilidade & Finanças 24, no. 62 (August 2013): 162–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772013000200007.

Full text
Abstract:
A Teoria da Autodeterminação tem sido bastante discutida no campo da motivação para a aprendizagem escolar e, segundo alguns pesquisadores, essa teoria pode ser resumida em um continuum de autodeterminação que indica seis tipos de motivação, os quais variam, qualitativamente, conforme a internalização das regulações externas para o comportamento. Nesse sentido, o presente estudo teve o propósito de avaliar a motivação dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública, à luz da Teoria da Autodeterminação. A amostra da pesquisa foi composta de 259 estudantes matriculados em todos os períodos do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública brasileira. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio da análise fatorial exploratória, a qual identificou sete fatores que explicam 61,09% da variabilidade total dos dados. Verificou-se, neste estudo, que os resultados foram parcialmente convergentes com aqueles encontrados em estudos anteriores e, ainda, a existência de uma motivação bem diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. De um lado, encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de conhecimentos ou em atingir uma fundamentação adequada para o desempenho de sua futura atuação; de outro lado, estão aqueles preocupados apenas com a obtenção do diploma ou interessados em comparecer às aulas para garantir frequência. Esses resultados mostram a relevância de pesquisas sobre o ensino da Contabilidade, uma vez que a área possui peculiaridades epistemológicas que devem ser consideradas no processo de ensino e aprendizagem. É importante ressaltar a relevância de se compreender e de avaliar os níveis motivacionais dos estudantes, possibilitando, assim, o planejamento para incentivar e explorar a motivação em ambientes acadêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menta, Sandra Aiache. "Mulheres em situação de violência." Caderno Espaço Feminino 33, no. 1 (September 13, 2020): 101–24. http://dx.doi.org/10.14393/cef-v33n1-2020-5.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é apresentar uma análise do comportamento de mulheres em situação de violência e suas estratégias de empoderamento psicológico problematizando-a sob a perspectiva da Teoria de Autodeterminação. PALAVRAS-CHAVE: Autodeterminação. Violência. Empoderamento Psicológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Dandara de Oliveira, Maria Lucia Seidl-de-Moura, and Luciana Fontes Pessôa. "Jovens e metas para o futuro: uma revisão crítica da literatura." Estudos de Psicologia (Natal) 18, no. 3 (September 2013): 467–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2013000300007.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre de metas de realização e objetivos futuros de jovens, visando identificar as principais orientações teóricas que norteiam os estudos feitos e discuti-las sob a ótica da Psicologia Evolucionista. Três eixos teóricos principais foram encontrados na revisão realizada: (a) estudos baseados na Teoria da Perspectiva do Tempo Futuro; (b) estudos baseados na Teoria da Autodeterminação; e (c) estudos dedicados à investigação de fatores neurais e cognitivos associados ao desenvolvimento de metas para o futuro. Com base nas teorias do Desconto do Futuro e das Estratégias de História de vida, propostas pela Psicologia Evolucionista, sintetizamos um modelo diferenciado para o estudo do tema, envolvendo variáveis sociodemográficas, econômicas e contextuais específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pizani, Juliana, Ieda Parra Barbosa‐Rinaldi, Antonio Carlos Monteiro de Miranda, and Lenamar Fiorese Vieira. "(Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 38, no. 3 (July 2016): 259–66. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Farias, Cristiano Chaves. "A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O RECONHECIMENTO DA POSSIBILIDADE DAS DIRETIVAS ANTECIPADAS COMO EXERCÍCIO DA SUA AUTONOMIA PRIVADA." Revista de Doutrina Jurídica 109, no. 2 (September 21, 2018): 196–207. http://dx.doi.org/10.22477/rdj.v109i2.190.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar a possibilidade de diretivas antecipadas de vontade por pessoas com deficiência sob o regime de curatela. Para tanto, buscou verificar a efetivação da autodeterminação humana e a inclusão em igualdade de condições da pessoa com deficiência, considerando a nova teoria das incapacidades. Vocaciona-se à análise da tomada de decisão apoiada no ordenamento brasileiro, a partir da influência do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Marcus Levi Lopes, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Ricardo Pedroso Saldanha, Aline Bonini Reis Pedroso Diehl, and Carlos Adelar Abaide Balbinotti. "Validade do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no Esporte Escolar." Psico-USF 24, no. 3 (September 2019): 529–40. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240310.

Full text
Abstract:
Resumo O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca - MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre ‘fatores sociais’, ‘mediadores psicológicos’, ‘autodeterminação’ e ‘consequências’. A amostra foi composta de 517 alunos (n m = 303; n f = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (IMG = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreno Murcia, Juan Antônio. "A permanência de praticantes em programas aquáticos baseada na Teoria da Autodeterminação." Fitness & Performance Journal 5, no. 1 (January 1, 2006): 5–10. http://dx.doi.org/10.3900/fpj.5.1.5.p.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Sebastião Ribeiro da, João Guilherme Cren Chiminazzo, and Paula Teixeira Fernandes. "Motivação na educação física escolar: Teoria da Autoderminação." Caderno de Educação Física e Esporte 19, no. 1 (February 2, 2021): 11–17. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2021191.a25985.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A escola representa um dos principais espaços educacionais para a sociedade atual e tem significativa reponsabilidade frente ao ensino. Sabe- se que a motivação é um dos aspectos importantes para influenciar os alunos na busca pelo conhecimento.OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, com base na Teoria da Autodeterminação (TAD). MÉTODOS: Participaram do estudo 174 alunos do ensino médio, de ambos os sexos, de escola pública e particular, por meio de dois questionários: Percepção de Lócus de Casualidade e Questionário das Necessidades Psicológicas Básicas.RESULTADOS: No geral, os resultados apontaram altos níveis de satisfação das necessidades de autonomia, competência e relações interpessoais. Sobre as formas de regulação da motivação, a análise identificou altos escores no comportamento autodeterminado, e baixos escores no comportamento menos autodeterminado. Na comparação por sexo, os homens apresentaram pontuações maiores nas três necessidades psicológicas básicas, regulação identificada e motivação intrínseca. Na comparação por instituição, os dados mostraram que os alunos da escola particular são mais motivados que os alunos da escola pública.CONCLUSÃO: Conclui-se, no geral, que os alunos estão motivados para participar das aulas de Educação Física, mas é importante buscar alternativas para melhorar a motivação das estudantes mulheres e dos alunos de escolas públicas.Motivation in school physical education: Theory of Self-DeterminationABSTRACTBACKGROUND: The school represents one of the main educational spaces for today’s society and has a significant responsibility towards teaching. It is known that motivation is one of the important aspects to influence students in the search for knowledge.OBJECTIVE: The present study aimed to assess students’ motivation in Physical Education classes, based on the Theory of Self-Determination (TSD).METHODS: The study included 174 high school students, of both sexes, from public and private schools, were evaluated using two questionnaires: Perceived Locus of Casualty and Questionnaire of Basic Psychological Needs. RESULTS: In general, the results showed high levels of satisfaction of the needs for autonomy, competence and interpersonal relationships. Regarding the forms of regulation of motivation, the analysis identified high scores for self-determined behavior, and low scores for less self-determined behavior. In the comparison by sex, men had higher scores on the three basic psychological needs, identified regulation and intrinsic motivation. In the comparison by institution, the data showed that students from private schools are more motivated than students from public schools.CONCLUSION: It is concluded, in general, that students are motivated to participate in Physical Education classes, but it is important to look for alternatives to improve the motivation of female students and public school students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Balbinotti, Marcos Alencar Abaide, Luciano Juchem, Marcus Levi Lopes Barbosa, Ricardo Pedrozo Saldanha, and Carlos Adelar Abaide Balbinotti. "Qual é o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros?" Motriz: Revista de Educação Física 18, no. 4 (December 2012): 728–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742012000400011.

Full text
Abstract:
Motivação, na Teoria da Autodeterminação (TAD), é entendida como a chave principal do bom funcionamento psicológico do indivíduo e de seu bem-estar geral. De acordo com esta teoria, o "Prazer" é a dimensão que melhor explica o comportamento humano autodeterminado. Este estudo descreve o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros e explora possíveis diferenças significativas nas médias das dimensões que integram o perfil avaliado pelo Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-126), controladas pela variável "Sexo". Uma amostra de 226 tenistas gaúchos e catarinenses, com idades entre 13 e 16 anos. Os resultados indicam que a dimensão que mais motiva esses tenistas, independente do sexo, é o Prazer, seguida, respectivamente, pelas dimensões: Competitividade, Saúde, Sociabilidade, Estética e Controle de Estresse. Além de este resultado ser um importante indicador à formulação de modelos de treino, uma das principais conclusões é que este estudo confirma a teoria de base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Durso, Smauel De Oliveira, Eduardo Mendes Nascimento, and Jacqueline Veneroso Alves da Cunha. "Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 8, no. 2 (August 26, 2016): 83–116. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2016.v8i2.225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Albuquerque, Ediane Alves, Fabiano Ferreira Batista, Lúcia Silva Albuquerque, Francisco Daênnio Casimiro De Oliveira, and Gianinni Martins Pereira. "ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO E DAS METAS DE REALIZAÇÃO." Qualitas Revista Eletrônica 17, no. 3 (December 23, 2016): 01. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i3.3043.

Full text
Abstract:
<p>Cotidianamente a motivação é associada a desempenho, de tal modo que um indivíduo desmotivado apresentaria baixo desempenho. No entanto, a motivação apresenta-se como um processo psicológico associado à várias características de personalidade, como motivos, habilidades, interesses, expectativas, entre outras, o que impede tirar conclusões intuitivas a respeito do nível de motivação de um indivíduo sem o respaldo teórico. Dentre as teorias existentes e desenvolvidas para estudar os aspectos motivacionais, especificamente aqueles relacionados ao processo de aprendizagem, pode-se citar a Teoria da Autodeterminação e a Teoria das Metas de Realização que fundamentam esse estudo cujo objetivo é de investigar quais os tipos de motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, utilizou-se de instrumentos desenvolvidos por pesquisadores relacionados a essas teorias e aplicou-se junto a 289 alunos com diferentes estágios de integralização do curso e, de posse do Coeficiente de Rendimento Acadêmico, avaliou-se a relação do tipo de motivação e desempenho. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva, teste T para diferença de Médias e Analise de Variância (ANOVA). Os resultados evidenciaram que os alunos encontram-se motivados tanto Extrinsecamente quanto Intrinsecamente, apresentando maior alinhamento com a motivação Intrínseca para Saber, seguida pela motivação Extrínseca Regulação-Externa, não sendo observadas diferenças significativas entre os cursos e nem relação evidente com o desempenho acadêmico ou com estágio de integralização do curso. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Erick. "A AUTORIDADE NORMATIVA DAS PRÁTICAS COMPARTILHADAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DO DIREITODE HEGEL." Revista Dissertatio de Filosofia 40 (January 1, 2014): 117. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v40i0.8532.

Full text
Abstract:
Algumas discussões contemporâneas têm sido bastante influenciadas pela teoria hegeliana da normatividade. Gostaria de propor aqui uma leitura da Introdução à Filosofia do Direito fortemente inspirada na ideia de uma ontologia social constituída pela autoridade normativa das práticas compartilhadas, salientando as diretrizes hegelianas em debates contemporâneos na filosofia prática e na teoria social. Primeiramente, procuro acessar a teoria hegeliana da liberdade como respostas ao desafio moderno de se pensar a autodeterminação de maneira unilateral (1). Em seguida, procuro compreender a noção hegeliana de direito à luz das questões postas pela modernidade política (2). Concluo indicando o impacto da noção hegeliana de direito no escopo geral da filosofia prática (3).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Batista, Marco, Jorge Santos, Samuel Honório, Helena Mesquita, João Serrano, and João Petrica. "Bem-estar subjetivo em atletas veteranos: um teste prospectivo baseado na teoria da autodeterminação." Cuadernos de Psicología del Deporte 21, no. 3 (September 23, 2021): 99–109. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.467601.

Full text
Abstract:
La práctica deportiva por deportistas veteranos es una realidad evidente y con perspectivas de expansión. El objetivo fue determinar variables predictivas de bienestar subjetivo en deportistas veteranos, teniendo en cuenta la teoría de la autodeterminación. Se elaboró un modelo de ecuación estructural y un modelo de mediación. Participaron 840 deportistas veteranos portugueses, de entre 30 y 76 años (M = 42.54 DT = 7.28). Se utilizó la Escala de Necesidades Psicológicas Básicas en el Ejercicio (Moutão, Cid, Alves, Leitão y Vlachopoulos, 2012), el Cuestionario de Regulación Conductual en el Deporte (Monteiro, Moutão y Cid, 2018), la Escala de Afectos Positivos y Negativos (Galinha y Pais -Ribeiro, 2005) y la Escala de Satisfacción con la Vida (Neto, 1993). El modelo mostró los siguientes índices de ajuste: χ2 = 674,554, p <.001, χ2 / fd = 4.08, CFI = .94; IFI = .94; TLI = .92; GFI = 0,92; RMSEA = .062; SRMR = .061. En los deportistas veteranos, la percepción de satisfacción de la necesidad psicológica básica de autonomía conduce a conductas de motivación autónoma, promoviendo estas, mayores niveles de bienestar subjetivo. La motivación autónoma resultó ser una variable mediadora significativa entre la necesidad psicológica básica de autonomía y la producción de afectos positivos. También hubo efectos indirectos de la variable mediadora sobre las variables de satisfacción con la vida y afectos negativos, así como efectos directos y totales de la variable independiente y las variables de consecuencia bajo análisis. The practice of sports by veteran athletes is an evident reality and with prospects for expansion. The objective was to determine predictive variables of subjective well-being in veteran athletes, taking into account the theory of self-determination. A structural equation model and a mediation model were developed. In this study participated 840 Portuguese veteran athletes, between the ages of 30 and 76 (M = 42.54 DT = 7.28). The Basic Psychological Needs Exercise Scale (Moutão, Cid, Alves, Leitão e Vlachopoulos, 2012), the Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (Monteiro, Moutão e Cid, 2018), the Positive and Negative Affect Schedule (Galinha e Pais-Ribeiro, 2005) and the Life Satisfaction Scale (Neto, 1993) were used. The model showed the following adjustment indices: χ2 = 674,554, p <.001, χ2 / fd = 4.08, CFI = .94; IFI = .94; TLI = .92; GFI = .92; RMSEA = .062; SRMR = .061. In the veteran athletes, the perception of satisfaction of the basic psychological need for autonomy leads to autonomously motivated behaviors, promoting these, higher levels of subjective well-being. Autonomous motivation proved to be a significant mediating variable between the basic psychological need for autonomy and the production of positive affects. There were also indirect effects of the mediating variable on the variables of satisfaction with life and negative affects, as well as direct and total effects of the independent variable and the consequence variables under analysis. A prática desportiva por atletas veteranos é uma realidade evidente e com perspetivas de expansão. Objetivou-se determinar variáveis preditivas de bem-estar subjetivo em atletas veteranos, atendendo à teoria da autodeterminação. Elaborou-se um modelo de equação estrutural e um modelo de mediação. Participaram 840 atletas veteranos portugueses, entre os 30 e os 76 anos (M=42.54 DT=7.28). Utilizou-se o Basic Psychological Needs Exercise Scale (Moutão, Cid, Alves, Leitão e Vlachopoulos, 2012), o Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (Monteiro, Moutão e Cid, 2018), a Escala de Afetos Positivos e Negativos (Galinha e Pais-Ribeiro, 2005) e a Escala de Satisfação com a Vida (Neto, 1993). O modelo mostrou os seguintes índices de ajuste: χ2 = 674.554, p < .001, χ2/fd = 4.08, CFI = .94; IFI = .94; TLI = .92; GFI = .92; RMSEA = .062; SRMR = .061. Nos aletas veteranos, a perceção de satisfação da necessidade psicológica básica de autonomia leva a comportamentos motivados autonomamente, promovendo estes, níveis mais elevados de bem-estar subjetivo. A motivação autónoma revelou-se uma variável mediadora significativa entre a necessidade psicológica básica de autonomia e a produção de afetos positivos. Registaram-se ainda efeitos indiretos da variável mediadora sobre as variáveis de satisfação com a vida e afetos negativos, assim como, efeitos diretos e totais da variável independente e as variáveis de consequência em análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Cristiane Fernandes de, and Paulo de Tarso Fernandes de Souza. "Direito e democracia - o significado das leis e do legislativo na teoria da democracia." Revista do Direito 1, no. 51 (January 17, 2017): 145. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v1i51.7784.

Full text
Abstract:
O nosso objetivo com esse artigo é a realização de uma análise inicial do significado da lei e do legislativo na teoria da democracia. O ponto de partida do trabalho consiste na ideia de que a democracia está fundada na liberdade e na igualdade. Desse modo, a natureza social do ser humano indica que a liberdade como autodeterminação precisa ser entendida sob uma perspectiva coletiva, tendo em vista que a igualdade estende a autonomia moral para a larga maioria das pessoas que integram uma sociedade. Como consequência, a liberdade abrange a participação, em igualdade de condições, nos processos coletivos de tomada de decisão destinados a estabelecer as normas que devem reger a conduta dos membros da comunidade. Nesse contexto, a lei corresponde a um instrumento de defesa contra o arbítrio, uma vez que limita a discricionariedade quando define as opções morais vigentes de forma relativamente clara. O parlamento é o poder constituído detentor de maior legitimidade democrática, tendo em vista que é estruturado para representar a pluralidade política da sociedade, é composto por representantes eleitos diretamente pelo povo e sujeitos à responsabilidade política e promove a autodeterminação coletiva com a elaboração das leis. Embora seja possível reconhecer um déficit de legitimidade democrática do parlamento e dos partidos políticos, a crise do sistema representativo deve ser solucionada através do aperfeiçoamento dos mecanismos de representação, da promoção de uma cultura democrática e do exercício direto do poder político pelo povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Guimarães, Sueli Édi Rufini, and Evely Boruchovitch. "O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação." Psicologia: Reflexão e Crítica 17, no. 2 (2004): 143–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722004000200002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Siqueira Filho, Antonio Carlos, Gabriel Lucas Morais Freire, Karlla Emanuelle Ferreira Lima, Vinicius da Cruz Sousa, and José Roberto Andrade do Nascimento Junior. "Motivação, autoestima e perfil socioeconômico dos praticantes de Sanda do Vale do São Francisco." Caderno de Educação Física e Esporte 17, no. 2 (August 29, 2019): 37–45. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p37.

Full text
Abstract:
Introdução: A autodeterminação tem sido apontada como um importante construtor de bem-estar, autoestima e competência. A Teoria da Autodeterminação (TAD) mostra a importância do desenvolvimento da autodeterminação para a melhora dos níveis de competência, desempenho e empenho em atletas e praticantes de exercício físico. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre as regulações de motivação, a autoestima e o perfil socioeconômico de praticantes de Sanda do Vale do São Francisco. Métodos: Foram selecionados para participar do estudo todos os praticantes dos Centros de Treinamento de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), totalizando 48 indivíduos. Como instrumentos foram utilizados o Questionário de Regulação de Conduta no Exercício (BREQ-2), a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Para a análise dos dados, foram utilizados os testes de Kolmogorov-Smirnov, “U” de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman. A significância adotada foi de p0,05) na motivação e autoestima dos praticantes de Sanda em função sexo, estado civil, tempo de prática e nível socioeconômico. Foram encontradas as seguintes correlações significativas (p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

CABRAL, MARIA WALKIRIA DE FARO COELHO GUEDES, and Danielle Aparecida Mendes. "O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL E AS QUESTÕES DE GÊNERO: da representatividade e o crime da gravidez forçada." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 21, no. 1 (July 3, 2019): 127. http://dx.doi.org/10.22409/conflu21i1.p607.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta nuances das questões de gênero abordadas no âmbito do Tribunal Penal Internacional, realizando análises sobre a representatividade, bem como sobre a tipificação do crime de gravidez forçada. Para tanto, o trabalho tem base na teoria feminista do direito, a fim de que a análise possa ser feita por uma via diversa da tradicional, isto é, patriarcal e engessada e que contribui para a perpetuação das violações. Na perspectiva da teoria feminista do direito, a assistência às mulheres vítimas de violência é uma obrigação estatal, independente de crime de gravidez forçada, tendo em vista o princípio da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, é dever inafastável do Estado resguardar direitos de escolha e de autodeterminação da mulher e, consequentemente, seu direito fundamental à saúde, colocada em risco quando o aborto precisa ser realizado clandestinamente, sem as devidas e corretas condições para sua realização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Meurer, Simone Teresinha, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, and Giovana Zarpellon Mazo. "Fatores motivacionais de idosos praticantes de exercícios físicos: um estudo baseado na teoria da autodeterminação." Estudos de Psicologia (Natal) 17, no. 2 (August 2012): 299–304. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2012000200014.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar os fatores e índices motivacionais de idosos participantes de um programa de exercícios físicos e a sua relação com o tempo de participação. Participaram 140 idosos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Inventário de Motivação para a Prática Regular de Atividades Físicas, duas perguntas abertas sobre o motivo de adesão e permanência no referido programa e ficha de identificação do idoso. Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney (p < 0,05). Verificou-se que a recomendação médica e o prazer foram os principais fatores de permanência no programa. O tempo de prática mostrou-se um fator diferencial para a mudança nas causas da motivação, possivelmente advindas da satisfação das necessidades psicológicas básicas. Destaca-se a importância de conhecer os fatores motivacionais de idosos participantes dos programas de exercícios físicos bem como da realização de atividades que auxiliem no desenvolvimento de aspectos da motivação intrínseca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Baez, Narciso Leandro Xavier, and Janaína Reckziegel. "O direito humano fundamental de autodeterminação e os seus limites éticos frente ao princípio da proteção da dignidade humana." Prisma Juridico 12, no. 1 (September 10, 2013): 225–52. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v12n1.3427.

Full text
Abstract:
A utilização de seres humanos em pesquisas para o desenvolvimento de novos medicamentos tem sido de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos científicos relacionados com o tratamento e a cura de doenças que atingem um grande número de seres humanos. Durante a Segunda Guerra Mundial os médicos nazistas chegaram aos limites da utilização de pessoas em pesquisas científicas, criando situações de degradação, mutilação e extermínio dos indivíduos participantes destes experimentos. Esses fatos resultaram, posteriormente, na elaboração do Código de Nuremberg, o qual foi responsável por estabelecer um conjunto limites éticos às pesquisas com seres humanos, destacando-se entre eles, o respeito pela autodeterminação das pessoas, aceitando-se somente o uso de indivíduos que se submetem voluntariamente à experiência médica. Contudo, a autonomia da vontade desses voluntários não pode ser compreendida como absoluta, visto que se deve obedecer alguns limites éticos que impeçam o uso abusivo de sua saúde física e mental. A linha divisória que estabelece os contornos do direito humano fundamental à autodeterminação nessas atividades está justamente na verificação se no caso concreto a submissão do indivíduo à experiência médica atinge a dimensão básica de sua dignidade humana ou não. Para se equacionar essa análise usa-se a teoria de Immanuel Kant em contraste com as teses de Benedeto Croce, demonstrando-se que a dignidade humana possui duas dimensões: uma básica e outra cultural, construindo-se a partir dessa análise um novo conceito de direitos humanos fundamentais, capaz de oferecer ferramentas objetivas para a compreensão dos limites que devem ser impostos à autodeterminação dos indivíduos, quando isso venha colocar em risco a própria dignidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rufini, Sueli Édi, and Jose Aloyseo Bzuneck. "A relação entre motivação e a autorregulação das aprendizagens." Educação em Análise 4, no. 1 (July 1, 2019): 69. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p69.

Full text
Abstract:
No presente artigo foi exposto como a relação entre motivação e autorregulação foi considerada por teóricos na história mais recente da Psicologia Educacional. Mais especificamente, é examinada a literatura sobre constructos motivacionais que antecedem e promovem a aprendizagem autorregulada. Três modelos teóricos foram os referenciais mais adotados nas pesquisas. Primeiro, foram apresentados e discutidos resultados de estudos sobre o papel da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada. Segundo, a Teoria das Metas de Realização inspirou diversos estudos em que foi demonstrada a influência da meta domínio sobre uso de estratégias. E, por último, alguns estudos à luz da Teoria da Autodeterminação forneceram evidências de que a qualidade motivacional faz diferença para a autorregulação. Do conjunto de resultados apurados à luz dos três modelos teóricos foram extraídas conclusões para a atuação de professores nos contextos educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rufini, Sueli Édi, and Jose Aloyseo Bzuneck. "A relação entre motivação e a autorregulação das aprendizagens." Educação em Análise 4, no. 1 (November 1, 2019): 82. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p82.

Full text
Abstract:
No presente artigo foi exposto como a relação entre motivação e autorregulação foi considerada por teóricos na história mais recente da Psicologia Educacional. Mais especificamente, é examinada a literatura sobre constructos motivacionais que antecedem e promovem a aprendizagem autorregulada. Três modelos teóricos foram os referenciais mais adotados nas pesquisas. Primeiro, foram apresentados e discutidos resultados de estudos sobre o papel da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada. Segundo, a Teoria das Metas de Realização inspirou diversos estudos em que foi demonstrada a influência da meta domínio sobre uso de estratégias. E, por último, alguns estudos à luz da Teoria da Autodeterminação forneceram evidências de que a qualidade motivacional faz diferença para a autorregulação. Do conjunto de resultados apurados à luz dos três modelos teóricos foram extraídas conclusões para a atuação de professores nos contextos educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Amadeo, Javier. "Identidade, reconhecimento e redistribuição: uma análise crítica do pensamento de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser." Política & Sociedade 16, no. 35 (June 9, 2017): 242. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n35p242.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v16n35p242A política de identidade e o conceito de reconhecimento têm se transformado em questões dominantes da teoria política contemporânea. Como conceito, o reconhecimento significa que um indivíduo ou grupo social reivindica o direito a ter sua identidade reconhecida, de forma direta ou através da mediação de um conjunto de instituições. As teorias que tem problematizado estas questões abordam tanto temas teóricos importantes como questões políticas centrais do nosso tempo, como a definição de direitos das minorias, reivindicações de autodeterminação nacional ou os desafios colocados por nossas sociedades cada dia mais multiculturais. Dessa forma, o objetivo central do presente artigo é apresentar e discutir os argumentos centrais de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser que têm se transformando em essenciais para esta discussão, enfatizando o debate em torno da relação entre reconhecimento e redistribuição, e mais especificamente entre o problema da injustiça baseada na questão da identidade e o problema da injustiça econômica. Por último, tentaremos entender algumas das implicações teóricas e políticas do discurso da diferença e das teorias do reconhecimento dentro de uma perspectiva conceptual mais ampla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silveira, Lais Lanziotti da, Denise Grosso da Fonseca, and Carla da Conceição Lettnin. "Visão discente sobre a Educação Física (des)seriada no ensino médio." Lecturas: Educación Física y Deportes 25, no. 268 (September 14, 2020): 140–54. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v25i268.1893.

Full text
Abstract:
A Educação Física no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem uma dinâmica curricular específica, que se configura em turmas constituídas por alunos dos diferentes anos de ensino (1º, 2º, e 3º) e práticas corporais escolhidas pelos próprios estudantes, em assembleias. Essa proposta (des)seriada de organização das turmas está fundamentada, dentre outras teorias, nos princípios da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory), com o propósito de aumentar a permanência dos estudantes nas aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve por objetivo elucidar como os alunos do Ensino Médio da referida escola percebem a dinâmica da Educação Física desenvolvida, por meio de um grupo focal, constituído por 7 colaboradores. Do método de Análise de Conteúdo emergiram 3 categorias, denominadas: Conhecimento, Proposta (des)seriada e Importância da Educação Física, indicando que na visão dos estudantes a dinâmica da proposta de (des)seriação é válida, mas apresenta alguns aspectos que merecem ser revisados/(re)discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ribeiro, Luiz Gustavo Gonçalves, and Nathalia Bastos do Vale Brito. "Participação das comunidades tradicionais na lei de acesso aos recursos genéticos: diálogos com a Teoria Discursiva do Direito em Habermas." Revista Brasileira de Direito 14, no. 1 (April 30, 2018): 149. http://dx.doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1712.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar a participação das comunidades tradicionais no processo legislativo que culminou na edição da Lei nº 13.123/2015, sobre o acesso aos recursos genéticos, bem como verificar se as disposições desta lei atendem aos interesses de tais comunidades. Para tanto, dialoga-se com a teoria discursiva do Direito em Habermas, marco teórico do artigo. Por meio da utilização do método de pesquisa bibliográfica e análise legislativa, percebeu-se que às comunidades tradicionais não foi proporcionado o direito de participação efetiva no processo legislativo, o que retira a legitimidade da Lei 13.123/2015, nos moldes da teoria de Habermas. Entretanto, a lei e o seu regulamento apresentam aspectos importantes para a garantia da autodeterminação desses povos, em que pese a existência de alguns retrocessos e relativização de institutos como a repartição de benefícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alves, Rainer Grigolo de Oliveira, Marcia Santana Fernandes, and José Roberto Goldim. "Autonomia, autodeterminação e incapacidade civil: uma análise sob a perspectiva da bioética e dos direitos humanos." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 18, no. 3 (December 29, 2017): 215–42. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v18i3.1128.

Full text
Abstract:
O objetivo é estudar, com base na Bioética, nos Direitos Humanos e nas Garantias Fundamentais, a teoria da capacidade civil e sua relação com a autonomia e autodeterminação, na perspectiva da CDPD e do EPD. O método é o qualitativo, de análise de conteúdo, em artigos científicos - originados da Filosofia, Psicologia e Psiquiatria - textos de doutrina jurídica e a legislação nacional e internacional pertinente. Concluindo, os sistemas jurídicos que exponham a pessoa com deficiência a riscos demasiados ou possam afetar que a sua integralidade devem prever salvaguardas em conformidade com Direitos Humanos e com Direitos e Garantias Fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ribeiro, Giann Mendes, and Gibson Alves Marinho da Silva. "Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no ensino médio." Per Musi, no. 42 (January 30, 2022): 1–27. http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2022.19979.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical, mediada por tecnologias digitais (Reeve 2006; Ryan e Deci 2017; Deci e Ryan 2000; (Deci e Flaste 1998). Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, são os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017; 2000), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sobral, Dejano Tavares. "Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina." ETD - Educação Temática Digital 10 (November 6, 2009): 228. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..943.

Full text
Abstract:
O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dantas, Juliana Jota, and Martin Rego. "A efetividade do direito fundamental ao acesso à informação e seu papel na proteção da população em tempos de pandemia: um estudo a partir do cenário brasileiro no enfrentamento da Covid-19." Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] 22, no. 1 (June 22, 2021): 151–80. http://dx.doi.org/10.18593/ejjl.26339.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe-se à investigação do direito fundamental ao acesso à informação e de sua eficácia jurídica e social no contexto mundial da pandemia de Covid-19. Toma-se por referência o contexto brasileiro, em que estaria consagrado como direito voltado majoritariamente ao controle e otimização da máquina pública e suas ações. Diante das ameaças do novo coronavírus, explora-se o direito fundamental ao acesso à informação a partir da perspectiva de promoção à autodeterminação individual. Para tanto, empreende-se a revisão da teoria dos direitos fundamentais, mas também investigação empírica da conjuntura hodierna a partir de dados e estudos disponibilizados em meio digital. Assim, vê-se que a otimização eficacial do direito à informação faz-se imprescindível à proteção de outros direitos fundamentais, como saúde, segurança, liberdade e vida, sobretudo diante das incertezas da pandemia. Através da pesquisa doutrinária e documental, valendo-se da análise comparativa de tratamentos normativos e do método dedutivo-indutivo, foram destacadas reflexões quanto às diversas problemáticas jurídicas que o corte epistemológico provoca, especialmente, quanto aos caminhos de efetivação da dignidade humana e de resguardo à autodeterminação individual e coletiva instrumentalizados pelo acesso à informação e seus elementos essenciais: comunicação e o conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Moraes, Camile Barbosa, Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi, and Luciana Passos Sá. "Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência." Ciência & Educação (Bauru) 25, no. 1 (January 2019): 235–53. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190010015.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho analisamos como as experiências formativas oferecidas por um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Estágio Supervisionado motivaram os estudantes pela carreira docente na educação básica. Para tanto, a Teoria da Motivação da Autodeterminação foi adotada como referencial teórico. Os dados analisados são oriundos de narrativas autobiográficas de seis graduandos, obtidas a partir de entrevistas individuais, analisadas por meio da Análise Interpretativa. Nos resultados apresentamos e discutimos os principais elementos que motivaram ou desmotivaram os estudantes em ambas as experiências vivenciadas, resultando no maior ou menor interesse desses pela docência na Educação Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cirne-Lima, Carlos Roberto. "DIALÉTICA E LIBERDADE: razões, fundamentos e causas." Veritas (Porto Alegre) 43, no. 4 (December 30, 1998): 795. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1998.4.35456.

Full text
Abstract:
Na tradição analítica, tanto a fundamentação lógica cerno a causação ontológica pressupõem sempre a distinção, mais, a separação entre fundante e fundado, entre causa e efeito. Isso leva a regressus ad intinitum, irracionalidade essa que só pode ser evitada pela postulação de uma arkhé inicial que, estando fora da série, faz o começo da série e assim de fora a determina. Surge assim a predeterminação causal. Uma tal concepção leva ao indeterminismo causal que impossibilita a liberdade. Na tradição dialética, fundante e fundado, causa e efeito são, em última instância, um movimento circular: autofundamentação e autocausação. Isso permite pensar a liberdade como autodeterminação. Se o sistema dialético é pensado sem contingência, a autodeterminação é "livre" apenas por não sofrer coerção externa; e!a, dentro em si, é necessária. Se o sistema é pensado com contingência, como aqui se defende, liberdade pode ser pensada como livre escolha. O dilema entre causalidade e livre arbítrio é assim resolvido, sem que se apele como fez Kant para uma teoria de dois mundos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Contipelli, Ernani De Paula. "LEGITIMAÇÃO DEMOCRÁTICA, DESOBEDIÊNCIA INSTITUCIONAL E NACIONALISMOS." Revista da Faculdade Mineira de Direito 19, no. 37 (July 30, 2016): 87. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7999.2016v19n37p87.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo tem por finalidade apresentar a figura da desobediência institucional com base na teoria da legitimação democrática do direito, que se funda na atualização das disposições normativas constitucionais a partir de procedimentos de interpretação abertos aos interessados no conteúdo das decisões política, para, assim preservar o sistema de tutela da sociedade com legitimidade democrática, confiança institucional e eficácia social, com a correspondência entre os valores informantes da base axiológica constitucional com o sentimento publico de justiça. Para constatação da aplicação prática de tal teoria se adentra no sistema autonômico espanhol, o qual é apresentado em suas diretrizes essenciais, sobretudo, no que diz respeito aos <em>hechos diferenciales</em>, onde se inseri a temática do nacionalismo catalão, que, no momento político atual, apresenta uma série de casos de desobediência institucional realizadas pelas autoridades regionais em relação ao Poder Central espanhol e que dizem respeito às questões que caracterizam a identidade cultural dessa minoria nacional. Nesse ponto, discute-se com base na teoria da legitimação democrática do direito a validade dessas manifestações e a necessidade de acomodação de suas propostas de autogoverno e autodeterminação ao sentimento de justiça que paira na consciência comum do povo catalão.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

D'anjour, Miler Franco, Bruno Campelo Medeiros, Márcia Fernanda Silva Macedo Galvão, and Anne Emília Costa Carvalho. "Motivação à luz da teoria da autodeterminação: uma análise comparativa do processo motivacional de concluintes dos mestrados acadêmico e profissional em administração." Revista Organizações em Contexto 15, no. 30 (December 10, 2019): 83. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n30p83-120.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo geral compreender de forma comparativa o processo motivacional dos alunos para conclusão dos cursos de mestrado acadêmico e profissional em Administração à luz da teoria da autodeterminação. Para tanto, foi adotado um enfoque analítico qualitativo, tendo como plano básico de pesquisa o estudo comparativo e o interacionismo simbólico como postura teórica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista focalizada com uso da foto-elicitação. O método de interpretação foi a análise de conteúdo, realizada com auxílio do software NVivo, que possibilitou a análise comparativa e análises intra-casos e inter-casos, por meio de análise de agrupamento, modelos hierárquicos e tabelas de frequência. Os resultados demostraram que os mestrados profissional e acadêmico exibem a mesma sequência motivacional, com prevalência da motivação extrínseca, depois da motivação intrínseca e por fim da desmotivação. Entretanto, existem diferenças entre os níveis de motivação extrínseca. Os mestres oriundos dos mestrados acadêmico e profissional apresentaram um processo motivacional com alto grau de autonomia, no entanto, ainda considerando estímulos internos ou externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Balbinotti, Marcos Alencar Abaide, Marcus Levi Lopes Barbosa, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, and Ricardo Pedrozo Saldanha. "Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório." Estudos de Psicologia (Natal) 16, no. 1 (April 2011): 99–106. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2011000100013.

Full text
Abstract:
A motivação na perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD) sugere que uma pessoa pode ser motivada em diferentes níveis. Neste estudo essas diferenças são exploradas através de comparações dos níveis gerais de motivação, observando-se as variáveis "sexo e faixa etária". Uma amostra de 635 praticantes de ambos os sexos e com idades variando de 18 a 55 anos respondeu o "Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e Esportiva" (IMPRAFE-126). Os resultados indicam haver diferença significativa (F(2, 632) = 7,214; p = 0,001) somente quando controlada a faixa etária. As diferenças foram interpretadas conforme preconiza a TAD e com relação aos estados e tarefas do desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Maieski, Sandra, Katya Luciane de Oliveira, Andrea Carvalho Beluce, and Sueli Édi Rufini. "Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais." Psicologia Escolar e Educacional 21, no. 3 (December 2017): 601–8. http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920170213111129.

Full text
Abstract:
Resumo A motivação no contexto escolar é um tema muito discutido na contemporaneidade da educação em diferentes espaços e culturas. O presente estudo tratou do constructo motivação à luz da Teoria da Autodeterminação e buscou avaliar a motivação para aprender de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de duas realidades culturais distintas: Brasil e Chile. Participaram da pesquisa 528 crianças, sendo 268 brasileiras e 260 chilenas que responderam a dois questionários sobre motivação. O método utilizado foi para análise dos dados foi do tipo descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados evidenciaram que a maioria das crianças, dos dois contextos investigados, se revelou motivada para aprender. A discussão dos resultados considerou as implicações educacionais das duas realidades culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sena Junior, Antônio Walter, Danilo Reis Coimbra, Helder Zimmermann De Oliveira, and Renato Miranda. "A motivação autodeterminada em corredores recreacionais: uma abordagem quanti-qualitativa." Caderno de Educação Física e Esporte 17, no. 2 (August 9, 2019): 29–36. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p29.

Full text
Abstract:
Introdução: Nas últimas décadas o número de corredores de rua recreacionais aumentou substancialmente no Brasil. Assim, pesquisadores da Psicologia do Esporte vêm tentando identificar quais os motivos levam as pessoas a praticarem essa modalidade. Uma das teorias mais aceitas para entender a motivação do indivíduo para o esporte e exercício é a Teoria da Autodeterminação (TAD). A TAD define a motivação em um continuum, do indivíduo mais autodeterminado (intrinsecamente motivado) até o menos autodeterminado (amotivado). Objetivo: Identificar e analisar a motivação de corredores de rua recreacionais com base na TAD. Método: O desenho do estudo possui uma abordagem quanti-qualitativa. Foi utilizado o questionário SMS-28BR e uma entrevista semiestruturada. A amostra consistiu de 51 corredores participantes do Ranking de Corrida de Rua de Juiz de Fora (MG). Resultados: Verificou-se a existência de diversos motivos atuando concomitantemente para a prática da modalidade, principalmente por motivos intrínsecos (mais autodeterminado). Conclusão: A motivação intrínseca (autodeterminada) exerce função primordial para a continuidade da prática em corredores de rua recreacionais. ABSTRACT. Self-determined motivation in recreational runners: a quantitative-qualitative approach. Background: In the last decades the number of amateur street runners has increased substantially in Brazil. Thus, researchers in Sport Psychology have been trying to identify which motives lead people to practice this modality. One of the most accepted theories for understanding the individual’s motivation for sport and exercise is Self-Determination Theory (SDT). The SDT defines motivation on a continuum, from the most self-determined (intrinsically motivated) to the least self-determined (mastered) individual. Objective: To identify and analyze the motivation of recreational runners based on SDT. Method: The study design has a quantitative-qualitative approach. The SMS-28BR questionnaire and a semi-structured interview were used. The sample consisted of 51 runners participating in the Street Race Ranking of Juiz de Fora (MG). Results: It was verified the existence of several reasons acting concomitantly for the practice of the modality, mainly for intrinsic reasons (more self-determined). Conclusion: Intrinsic (self-determined) motivation plays a primary role in the continuity of practice in amateur street runners.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Biroli, Flávia. "Democracia e tolerância à subordinação: livre-escolha e consentimento na teoria política feminista." Revista de Sociologia e Política 21, no. 48 (December 2013): 127–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000400008.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta e analisa críticas feministas à acomodação entre a valorização liberal da livre-escolha dos indivíduos e as desigualdades materiais e simbólicas que restringem a autonomia individual. O foco da análise apresentada é, primeiramente, a crítica à noção de consentimento voluntário que é base fundamental para o liberalismo. Para expor a insuficiência da dualidade liberal entre coerção e livre-escolha para a análise das fronteiras entre consentimento voluntário e recusa, o artigo discute as relações entre consentimento e estupro. Torna-se possível, assim, analisar as conexões entre o consentimento na vida cotidiana e o consentimento no estado liberal-democrático, tomando como ponto de partida as relações de gênero e as formas de vulnerabilidade associadas à posição social das mulheres. O resultado é o deslocamento do foco da análise, do caráter voluntário da expressão de uma preferência ou da realização de uma escolha, para uma abordagem orientada pela autodeterminação como valor prioritário para a democracia. São destacados dois conjuntos de problemas: aqueles que emergem das situações nas quais a diferença entre consentimento e não-consentimento é anulada e, com ela, a condição de agentes morais daquelas que consentem ou deixam de consentir e aqueles que são expostos pela análise das situações em que há consentimento, mas este conduz à subordinação ou reforça a vulnerabilidade do próprio indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Ricardo Castro, and Jackson Gois. "Motivação de ingressantes de licenciatura em química no IFSP." ACTIO: Docência em Ciências 5, no. 3 (November 14, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n3.11563.

Full text
Abstract:
Diversos estudos têm evidenciado a importância da motivação na área educacional, no entanto, poucos trabalhos na literatura relacionam a motivação com a formação de professores. Diante da importância dessa temática e da escassez de trabalhos, este estudo tem como objetivo analisar o perfil motivacional dos estudantes ingressantes de 2019 nos cursos de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O referencial teórico utilizado neste trabalho foi a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Deci e Ryan, que expandiram a compreensão da motivação ao apresentar um continuum, no qual um indivíduo pode transitar pelos diferentes tipos de motivação, desde que satisfaça as necessidades psicológicas básicas: competência, autonomia e pertencimento. Esta pesquisa utilizou o questionário proposto por Guimarães e Bzuneck como instrumento de coleta de dados. A aplicação foi realizada presencialmente por um dos pesquisadores, em horário de aula, e contou com a participação de 176 licenciandos em Química, distribuídos em nove câmpus da Instituição. Os dados foram submetidos a análises estatísticas, tais como média, variância, teste de confiabilidade e análise de correlação e comparados com os trabalhos disponíveis na Literatura. Os resultados evidenciaram um perfil motivacional autodeterminado dos participantes, prevalecendo médias mais elevadas para as categorias motivação extrínseca por regulação integrada e motivação intrínseca. O desenvolvimento de estudos como esse é de grande importância para a área, pois, a partir deles é que podem ser traçados planos e estratégias visando à permanência e o êxito dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nascimento, Jefferson Ferreira do. "O contexto social da obra de Ellen Meiksins Wood e a busca por sistematizar uma teoria de classes." Tempo da Ciência 26, no. 52 (April 10, 2020): 49–66. http://dx.doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24509.

Full text
Abstract:
O artigo resgata a proposta de Ellen Wood sobre a necessidade de sistematizar uma teoria sobre classes que embase uma renovação do materialismo histórico. Wood pretende em sua renovação embasar a luta pela Democracia Substantiva em que esteja ao alcance do poder do povo não só os ritos que desembocam em uma representação política, mas também a real possibilidade de isegoria, de autodeterminação dos produtores, mediante a “liberdade de livre associação (sic)”. Tal intento só pode ocorrer a partir da organização da classe operária, de uma classe como sujeito histórico, para a luta de classes contra os apropriadores amparados pelo Poder Estatal. Para isto, o artigo resgata dados biográficos, o ideal humano e o contexto social da produção de Ellen Wood para compreender a especificidade histórica das suas ideias. Com isso, explica-se o motivo pelo qual a autora entende que a concepção de classe que atende ao empreendimento é a concepção formulada pelo historiador britânico E. P. Thompson.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gilbert, Bruce. "Direitos Coletivos, Meios de Produção e Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil." InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais 1, no. 2 (October 31, 2016): 40–63. http://dx.doi.org/10.26512/insurgncia.v1i2.18877.

Full text
Abstract:
Categorias ocidentais de pensamento e análise social são devidamente acusados de serem insensíveis, se não abertamente antagonistas, aos povos e comunidades tradicionais, incluindo os movimentos sociais envolvidos em lutas pela terra. Apesar dessas realidades, tentarei demonstrar que a tradição da filosofia ocidental revela, em dois sentidos, um discurso de direitos que é uma ferramenta mais sutil e poderosa do que os praticantes de direitos humanos, por vezes, levam-no a ser. Primeiro, tentarei demonstrar que a tradição de direito (com base na filosofia liberal) busca reconhecer a "irredutibilidade" de indivíduos à vida coletiva, assim, essa tradição tem a sua própria capacidade intrínseca de reconhecer a "irredutibilidade" de povos e comunidades tradicionais à cultura hegemônica dentro da qual eles se acham. Mais ainda, argumentarei que o discurso dos direitos pode, então, tornar-se uma ferramenta conceitual vital para desafiar a cultura dominante. Em segundo lugar, buscarei ligar a tradição dos direitos a dois elementos fundamentais da filosofia marxista: a propriedade comum dos meios de produção e a teoria de exploração. Os povos e comunidades tradicionais, muitas vezes, controlam os seus próprios meios de produção e, na verdade, são muitas vezes profundamente engajados na luta para defendê-los. Do mesmo modo, o MST e CPT procuram alcançar os meios de produção através das ocupações de terras que não estão cumprindo sua "função social". Em ambos os casos, o controle dos meios de produção é uma condição necessária para a possibilidade da autodeterminação das comunidades. Sem o controle dos meios de produção, os membros das comunidades tem que vender seu poder de trabalho e, assim, se tornam profundamente mais vulneráveis ao poder hegemônico da sociedade dominante. Nesse ponto, emerge uma importante correlação entre noções liberais de direita, a teoria marxista da exploração e a luta dos povos e comunidades tradicionais: a tradição dos direitos humanos deve ser estendida para proteger os indivíduos e as comunidades da exploração capitalista, precisamente para reivindicar que o controle dos meios de produção é em si um direito humano coextensivo ao direito dos povos e comunidades tradicionais à autodeterminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima, and Henrique do Nascimento Coutinho. "Licenciatura: escolha ou falta de opção." Revista Exitus 10 (April 2, 2020): e020029. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1253.

Full text
Abstract:
A princípio, ninguém discorda que a educação é essencial para o progresso do país. No entanto, essa preocupação não se traduz na valorização da profissão docente seja no quesito condições de trabalho ou salarial. Apesar de todos os problemas, ainda há alunos que ingressam em cursos de licenciatura, permanecem e se tornam professores por todo o país nas mais diversas instituições de ensino. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar o que motiva os discentes a permanecerem em um curso de Licenciatura em Química na UnB. Para responder à questão de pesquisa, foi utilizada a metodologia quantitativa tendo sido desenvolvido um questionário baseado na teoria da Autodeterminação, do tipo Likert. Como resultado, o instrumento apresentou-se adequado estatisticamente. As medianas dos 159 estudantes analisados apresentam-se deslocadas no sentido mais autorregulado do continuum com destaque para a regulação identificada, o que evidencia que a motivação dos discentes deve-se ao reconhecimento da importância da profissão docente. Além disso, por meio dos cálculos de correlação, foi possível perceber que os fatores além de poderem se apresentar de forma concomitante podem fortalecer os constructos em uma direção do continuum enquanto contribuem negativamente para os fatores do sentido oposto. Dessa forma, concluímos que é preciso atenção, emocionalmente responsável, a fim de fomentar a percepção de importância da profissão, pois há forte evidência de que ela seja capaz de contribuir com o desenvolvimento da motivação intrínseca para ser Professor. Palavras-chave: Autodeterminação. Licenciatura. Quantitativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alcará, Adriana Rosecler. "Relações entre a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas e a competência em informação." Em Questão 27, no. 2 (March 26, 2021): 346–69. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245272.346-369.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta relações entre a necessidade de competência, autonomia e pertencimento e a competência em informação. Essas três necessidades integram a Teoria da Autodeterminação e, quando satisfeitas, influenciam na motivação intrínseca, que é essencial para a aprendizagem e inerente à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Foi feita a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. Entre os principais resultados, evidencia que a competência em informação pode ser impactada pela competência, autonomia e pertencimento, assim como a satisfação dessas necessidades psicológicas básicas pode ser apoiada pela competência em informação. Isso porque ambas têm em comum aspectos cognitivos, afetivos e sociais que estão presentes nas ações para a formação do aprendiz frente às suas demandas e problemas informacionais. Ressalta que a associação entre a motivação e a competência em informação é necessária e que as variáveis individuais, coletivas e contextuais que podem influenciar a motivação para aprender também implicam em interferências na competência em informação. Assim, deve-se levar em conta essas variáveis no planejamento de ações para a formação da competência em informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mendes dos Santos, Toni Fernando, and Paulo José Sena dos Santos. "Robótica Educacional para o ensino de gráficos em cinemática: possibilidade de suporte à necessidade de autonomia a partir de relatos de estudantes do primeiro ano do ensino médio." RENOTE 18, no. 2 (January 4, 2021): 481–90. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110288.

Full text
Abstract:
Diversas pesquisas têm discutido as dificuldades de aprendizagem e a falta de interesse dos estudantes na disciplina de Física. Com o objetivo de minimizar tais problemas alguns autores sinalizam a possibilidade do uso das novas tecnologias, como a Robótica Educacional, que tem recebido destaque nos últimos anos. Alguns trabalhos apontam que o uso da ferramenta pode melhorar a motivação e contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Baseados na teoria da autodeterminação, investigamos se as atividades com robótica para o ensino de gráficos em cinemática são capazes de criar contextos com suporte à necessidade psicológica básica de autonomia. A partir de entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes concluímos que os contextos gerados pela robótica permitiram perceber a existência de escolhas e momentos de autoria, condições importantes para a promoção da autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Borges, Marina Salgado, Gilberto José Miranda, and Sheizi Calheira Freitas. "A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira." Revista Contemporânea de Contabilidade 14, no. 32 (August 31, 2017): 89. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p89.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo foi analisar as relações entre desempenho acadêmico e motivação dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, com base na Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, para alcançar esse objetivo, foram aplicados questionários estruturados nas salas de aula, contendo a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), para uma amostra de 316 estudantes matriculados no segundo ao décimo períodos do referido curso, a qual equivale a 37,2% do total de discentes. Para análise dos dados, foram utilizadas: estatística descritiva, análise fatorial exploratória (AFE) e análise de regressão linear múltipla com mínimos quadrados ordinários (MQO). As análises de regressão indicaram relações significativas entre motivação e desempenho acadêmico. Os fatores relativos à motivação intrínseca e à motivação extrínseca por regulação identificada estão positivamente correlacionados com o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) dos discentes. Já o fator relativo à motivação por regulação extrínseca introjetada está negativamente correlacionado com o desempenho acadêmico. Com base na amostra analisada, os resultados evidenciaram que a relação existente entre motivação e o CRA do aluno depende do tipo de motivação presente em cada universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Crocetta, Tânia Brusque, Carla Maria de Liz, Jorge Oscar Calomena de Souza, Maick Da Silveira Viana, and Alexandro Andrade. "Motivação e tempo de reação de universitários praticantes e não praticantes de exercícios físicos." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 1 (June 4, 2020): 177–85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i1p177-185.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar as relações entre as motivações intrínsecas e extrínsecas para a prática auto relatada de exercício físico (EF) de estudantes universitários e seu desempenho no tempo de reação total com estímulo simples visual. Participaram do estudo 212 universitários matriculados em uma instituição de ensino superior de Florianópolis, Santa Catarina, sendo 98 (46,2%) do sexo masculino e 114 (53,8%) feminino, na faixa etária entre 18 e 45 anos, sendo 147 praticantes de EF e 65 não praticantes. A motivação para prática de EF foi avaliada através do Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico-2 (Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire-2) BREQ-2, medindo cinco construtos baseados na Teoria da Autodeterminação. Para medir o tempo de reação total (TRT) foi utilizado o Software TRT_S2012. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e inferencial (teste “U” de Mann-Whitney e correlação de Spearman). Os universitários praticantes de EF apresentaram melhor TRT, menor amotivação e regulação externa, maior regulação identificada, motivação intrínseca e índice de autodeterminação quando comparados aos não praticantes de EF. O TRT esteve relacionado positivamente à regulação externa e negativamente ao índice de autodeterminação, indicando que quanto maior a regulação externa para a prática de EF, maior também é o TRT. Universitários mais autodeterminadospara a prática de exercícios físicos foram os que praticam exercício físico e apresentam melhor tempo de reação do que os universitários que não praticam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Crocetta, Tânia Brusque, Carla Maria de Liz, Jorge Oscar Calomena de Souza, Maick da Silveira Viana, and Alexandro Andrade. "Motivação e tempo de reação de universitários praticantes e não praticantes de exercícios físicos." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, no. 1 (June 4, 2020): 177–85. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000010177.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar as relações entre as motivações intrínsecas e extrínsecas para a prática auto relatada de exercício físico (EF) de estudantes universitários e seu desempenho no tempo de reação total com estímulo simples visual. Participaram do estudo 212 universitários matriculados em uma instituição de ensino superior de Florianópolis, Santa Catarina, sendo 98 (46,2%) do sexo masculino e 114 (53,8%) feminino, na faixa etária entre 18 e 45 anos, sendo 147 praticantes de EF e 65 não praticantes. A motivação para prática de EF foi avaliada através do Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico-2 (Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire-2) BREQ-2, medindo cinco construtos baseados na Teoria da Autodeterminação. Para medir o tempo de reação total (TRT) foi utilizado o Software TRT_S2012. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e inferencial (teste “U” de Mann-Whitney e correlação de Spearman). Os universitários praticantes de EF apresentaram melhor TRT, menor amotivação e regulação externa, maior regulação identificada, motivação intrínseca e índice de autodeterminação quando comparados aos não praticantes de EF. O TRT esteve relacionado positivamente à regulação externa e negativamente ao índice de autodeterminação, indicando que quanto maior a regulação externa para a prática de EF, maior também é o TRT. Universitários mais autodeterminadospara a prática de exercícios físicos foram os que praticam exercício físico e apresentam melhor tempo de reação do que os universitários que não praticam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fiuza, Patricia Jantsch, Jorge Castellá Sarriera, and Lívia Maria Bedin. "Educação a Distância - tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICE." Psicologia Escolar e Educacional 17, no. 1 (June 2013): 45–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000100005.

Full text
Abstract:
A motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Klein, Thais, Julio Sergio Verztman, and Fernanda Pacheco-Ferreira. "A antropologia contribui para a pesquisa em psicanálise? Sobre o perspectivismo e a experiência psicanalítica." Psicologia USP 29, no. 3 (December 2018): 404–11. http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420170119.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo visa discutir as implicações de certas questões colocadas pelo perspectivismo ameríndio para a experiência psicanalítica. Isso porque uma pergunta central do perspectivismo levantada por Viveiros de Castro pode ser deslocada para o campo psicanalítico, a saber: como criar condições para autodeterminação ontológica do outro quando todos nós temos nossos pressupostos ontológicos? Acompanhando a aposta do autor de que o antropólogo deve fazer uma descrição suficientemente boa, traça-se uma articulação com a experiência em psicanálise a partir de considerações suscitadas pela teoria winnicottiana. Por fim, para ilustrar as questões discutidas, apresenta-se um relato de experiência em pesquisa clínica a partir da psicanálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Alcará, Adriana Rosecler, and Sueli Édi Rufini Guimarães. "Orientações motivacionais de alunos do curso de biblioteconomia." Psicologia Escolar e Educacional 14, no. 2 (December 2010): 211–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572010000200004.

Full text
Abstract:
A motivação é um importante problema de investigação, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com a aprendizagem. Nesta pesquisa, analisaram-se as orientações motivacionais de alunos do curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública do norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, das estratégias de aprendizagem utilizadas, da percepção de desempenho acadêmico e da Perspectiva de Tempo Futuro. Participaram do estudo 143 alunos das quatro séries do curso. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de autorrelato, contendo 80 questões do tipo escala likert, elaboradas e analisadas de acordo com a Teoria da Autodeterminação e a Perspectiva de Tempo Futuro. Os resultados indicaram uma tendência para os tipos mais autônomos de motivação, o estabelecimento de metas a serem alcançadas no futuro e a percepção das atividades acadêmicas do presente como instrumentais para o alcance dessas metas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Wohlfart, João Alberto. "A Doutrina do Conceito de Hegel." Veritas (Porto Alegre) 64, no. 3 (December 31, 2019): 33316. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.33316.

Full text
Abstract:
O texto é uma resenha da Doutrina do Conceito hegeliana recém editada e publicada em português. O terceiro livro da Ciência da Lógica é estruturado em subjetividade, objetividade e ideia, com cada uma destas partes também desenvolvida numa estrutura tripartite. Nesta exposição, merece destaque o movimento contraditório de autodeterminação do conceito, no qual a universalidade se autodiferencia imanentemente em particularidade e o conceito retorna a si mesmo na forma da universalidade concreta. O conceito passa pelas diferentes formas de mediação na teoria do silogismo, especialmente com a mediação da universalidade, quando o conceito se transforma em objetividade. Esta começa com a relação externa do mecanismo, avança para a relação interna do quimismo e conclui na teleologia, onde a liberdade é mais elevada que a necessidade. A Ideia, última parte da Doutrina do Conceito, é a unidade sintética entre conceito e objetividade, com destaque no capítulo da Ideia absoluta na qual Hegel formula uma noção de método como estrutura e movimento do conteúdo e da racionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography