Academic literature on the topic 'Teoria da guerra justa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teoria da guerra justa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teoria da guerra justa"

1

Da Silva, Davi Jóse de Souza. "Teoria Contemporânea da Guerra Justa: uma entrevista com Helen Frowe." ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy 13, no. 2 (December 17, 2014): 233. http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.2014v13n2p233.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chelo, Hugo, and André Azevedo Alves. "Discurso Contemporâneo sobre a Paz e a Guerra à Luz da Teoria da Guerra Justa: uma Leitura dos Desenvolvimentos do Magistério Católico." Revista Portuguesa de Filosofia 72, no. 4 (December 30, 2016): 1191–210. http://dx.doi.org/10.17990/rpf/2016_72_4_1191.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paraguassu, Monica. "O PRINCÍPIO DA APLICAÇÃO JUSTA DAS LEIS DOS CONFLITOS ARMADOS PARA O HUMANISMO JURÍDICO NA PÓS-MODERNIDADE." Novos Estudos Jurí­dicos 21, no. 2 (August 15, 2016): 750. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v21n2.p750-773.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um estudo sobre o princípio da aplicação justa de leis de guerra ou conflitos armados, internacionais ou não internacionais, a qual visa prevenir e reprimir violações graves de direitos humanos, considerando a teoria do humanismo jurídico e o contexto da pós-modernidade. Trata-se de estudo teórico jurídico, a partir de uma reflexão crítica sobre o princípio da aplicação justa das leis dos conflitos armados, que faz parte do direito internacional humanitário, sendo analisado segundo a relação entre as bases da teoria do humanismo jurídico, da filosofia crítica e criminológica e da compreensão dos fatos das relações internacionais presentes na pós-modernidade. De modo a aprofundar a compreensão de tal princípio, busca-se estudar outros afins, como o princípio da separação entre jus ad bellum e jus in bello, da irretroatibilidade e da legalidade, segundo referências democráticas de tratamento igualitário. Considerando o cenário internacional anárquico da pós-modernidade, que fragiliza o humanismo jurídico, o texto é construído apontando duas perspectivas, seja a da cooperação e interdependência que pode explicar o direito de pretensões universais da ONU; seja a perspectiva da fragilidade de tal direito, por sua incapacidade de enfrentar os conflitos armados internos em razão da perda das referências do Estado Moderno sob influência da transformação do Estado Mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kissling, Frances. "Perspectivas católicas progressistas em saúde e direitos reprodutivos: o desafio político da ortodoxia." Cadernos de Saúde Pública 14, suppl 1 (1998): S135—S137. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1998000500024.

Full text
Abstract:
Os católicos não seguem a doutrina Católica Romana oficial em assuntos de sexualidade e reprodução, que inclui considerar que a contracepção, mesmo para as pessoas casadas, sempre é má, e o aborto provocado, até para salvar a vida da mulher, é sempre imoral. Bem menos conhecido é o envolvimento da Igreja nas decisões políticas sobre estes mesmos assuntos. Por exemplo, a Igreja tem causado, direta ou indiretamente, o fechamento de serviços de fertilização in vitro (FIV) desde a Polônia até o Uruguai. Como a Igreja nunca declarou que quaisquer das opiniões dominantes, ao longo do tempo, acerca de quando o feto se torna uma pessoa constitui uma doutrina ou dogma, não há nenhuma justificativa teológica para a condenação absoluta ao aborto. Também não há uma teoria do "aborto justo" semelhante à da "guerra justa", que permite matar em certas circunstâncias. A grande distância entre as posições da Igreja e os pontos de vista dos fiéis tem levado os católicos a desenvolvem sua própria ética sexual e reprodutiva, funcional e digna. A Igreja poderia dar uma contribuição positiva para a solução dos problemas discutidos se escolhesse estar ao lado das pessoas em sua busca em vez de por obstáculos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Trindade, Ubiratan. "A posição original de John Rawls como modelo para a sociedade dos povos." Barbarói, no. 47 (May 10, 2016): 238. http://dx.doi.org/10.17058/barbaroi.v0i47.9577.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem a pretensão de refletir sobre se seria possível realizar a utopia proposta por John Rawls em sua obra O Direito dos Povos (2001). É tarefa da filosofia política, como o próprio Rawls admitia cumprir um papel de ser realisticamente utópica, com a pretensão de expandir os limites da possibilidade da política prática. Sua esperança era que a humanidade tivesse como base a crença de que a natureza do mundo social viesse permitir existir sociedades democráticas constitucionais, razoavelmente justas e que, as mesmas fizessem parte da Sociedade dos Povos. Neste mundo social, a paz e a justiça seriam obtidas entre povos liberais, nacional e internacionalmente. Se em Uma Teoria da Justiça (1971) e no Liberalismo Político (1993) Rawls reflete a possibilidade da existência de uma sociedade liberal, justa e igualitária, em O Direito dos Povos, sua reflexão coloca como seria possível uma sociedade mundial de povos liberais. O que motivou Rawls escrever esta obra foi os “grandes males” da humanidade, tais como a guerra injusta, a opressão, a perseguição religiosa, a fome, a pobreza, a imigração, os refugiados e a liberdade de consciência. O artigo parte da ideia da posição original como um modelo de representação para a construção de sociedades liberais. Servindo-se da alegoria da posição original, que segue alguns passos, como por exemplo, o véu da ignorância com o qual iremos demonstrar uma possível espécie de segunda posição original. Se, no primeiro modelo, ela serve para construir uma sociedade justa no interior de um Estado, no segundo modelo, poderia servir para a construção de uma Sociedade dos Povos? Esta é a resposta que vamos encaminhar a partir dessa investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ryynänen, Sanna. "Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica." Interfaces Científicas - Educação 3, no. 1 (October 27, 2014): 45–56. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56.

Full text
Abstract:
A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Regis, André. "Afeganistão, Combate ao Terrorismo e “Guerra Justa”. Reflexões à Luz do Direito Internacional e na Obra de Francisco de Vitória." Revista de Direito Brasileira 5, no. 3 (August 1, 2013): 222. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2013.v5i3.2726.

Full text
Abstract:
O Afeganistão foi admitido na ONU na década de 40, tendo assumido o compromisso de cumprir a Carta das Nações Unidas. Envolto em conflitos internos e externos nas décadas de 70 e 80, assumiu o controle da maior parte do território afegão os Taliban, grupo islâmico que permitiu a proliferação no Afeganistão de grupos radicais islâmicos. Neste período, terroristas e grupos terroristas, como a Al-Qaeda, Osama Bin Laden e seus associados, instalaram, no território afegão e sem combate do governo Taliban, bases para a estruturação de células terroristas, treinamento de terroristas e planejamento de ataques terroristas. O Conselho de Segurança da ONU, invocando o Capítulo VII da Carta das Nações Unidas, por mais de uma vez exigiu do governo Taliban, dos terroristas e dos grupos terroristas, o respeito ao Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e as suas Resoluções contra o terrorismo. Nada foi feito pelas partes sobre a matéria. Após o ataque de 11 de setembro de 2001 nos EUA, ocorreu a intervenção militar no Afeganistão. Os EUA invocou o art. 51 da Carta das Nações Unidas para justificar a ação militar. O Conselho de Segurança reconheceu o direito de autodefesa em caso de terrorismo. Seguindo a Teoria da Guerra Justa, é legítimo o conflito armado quando o uso da força se constitui meio de defesa, forma de garantir a paz e a segurança e alternativa necessária para fazer frente ao inimigo. No caso da intervenção no Afeganistão, o Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e as Resoluções do Conselho de Segurança, que condenavam e continuam condenando o terrorismo e reconhecem o direito de autodefesa, individual ou coletiva, sempre foram descumpridas pelo governo Taliban, a Al-Qaeda, Osama Bin Laden e seus associados. Por outro lado, segundo as Resoluções do Conselho de Segurança, combater o terrorismo é um dever dos Estados-membros da ONU, conforme o Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e as Resoluções do próprio Conselho de Segurança, por ser o terrorismo um ato contra toda a comunidade internacional. Garantindo, pela soberania, facilidades e comodidade aos terroristas instalados no território afegão, o governo Taliban violou todas as regras e leis internacionais de combate ao terrorismo. Buscando atacar, enfraquecer, limitar e/ou acabar com o terrorismo, os Estados interventores no Afeganistão cumpriram as regras e leis internacionais sobre o tema. Assim, é legítima e justa a guerra contra o terrorismo, porque tal ação está amparada pelo Direito Internacional, pela Carta das Nações Unidas e pelas Resoluções do Conselho de Segurança, que em momento algum rejeitou a intervenção militar no Afeganistão, reafirmou o combate ao terrorismo e reconheceu o direito a autodefesa, individual ou coletiva, para fazer frente ao terrorismo, maléfico a toda à comunidade internacional. DOI:10.5585/rdb.v5i3.102
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bavaresco, Agemir. "A CRISE DO ESTADO-NAÇÃO E A TEORIA DA SOBERANIA EM HEGEL." Síntese: Revista de Filosofia 29, no. 93 (June 16, 2010): 69. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v29n93p69-94/2002.

Full text
Abstract:
O fenômeno da globalização põe em crise a teoria da soberania moderna, porque o Estado-Nação, forjado a partir da autonomia soberana, não consegue mais controlar e proteger o seu território, bem como garantir junto ao povo a legitimação de suas decisões para incrementar um projeto político. A soberania moderna foi elaborada a partir do Estado-Nação fechado sobre si mesmo em seu território e travando guerras de expansão contra outros Estados. Há uma predominância da soberania interna, ocorrendo um eclipse da dimensão inter-estatal, enquanto que a soberania pós-moderna constrói-se a partir do Império Mundial, que desconhece os Estados nacionais. Há um deslocamento do poder para a soberania externa em detrimento da afirmação nacional. Ora, tanto o primeiro como o segundo modelo de soberania caem nos extremos do silogismo, ou seja, não articulam a soberania interna e externa na relação da mediação. Hegel, a nosso ver, propõe uma justa tensão mediadora entre os dois momentos da sua teoria sobre a soberania.Abstract: The phenomenon of the globalization puts in crisis the theory of the modern sovereignty because of the State-nation forged starting from the sovereign autonomy doesn’t get more to control and to protect its territory, as well as to guarantee to the people the legitimization of its decisions to increase a political project. The modern sovereignty was elaborated starting from State-nation shut on himself in its territory and making expansion wars against other States. There is a predominance of the sovereignty interns, happening an eclipse of the inter-state dimension while the sovereignty postmodern is built starting from the World Empire that ignores national States. There is a displacement of the power for the external sovereignty in detriment of the national affirmation. Now, so much the first as the second models of sovereignty they drop in the extreme of the syllogism, that is to say, they don’t articulate the sovereignty interns and external in the relationship of the mediation. Hegel, in our opinion, proposes a just tension among the two moments of its theory on the sovereignty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shor, Ira, Alexandre Saul, and Ana Maria Saul. ""O poder que ainda não está no poder": Paulo Freire, pedagogia crítica e a guerra na educação pública - uma entrevista com Ira Shor." Educar em Revista, no. 61 (September 2016): 293–308. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.46863.

Full text
Abstract:
Resumo Ira Shor é professor da City University of New York's Graduate Center (Phd Program in English) e no Departamento de Inglês do College of Staten Island (CSI). O Dr. Shor tem se dedicado ao ensino de alunos da graduação e pós-graduação, na perspectiva da educação crítica. O trabalho de Shor com Freire teve início em 1980 e se estendeu até 1997. Ambos são coautores do primeiro livro falado de Paulo Freire intitulado, no Brasil, Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Nesta entrevista, concedida aos professores Alexandre Saul e Ana Maria Saul, o professor Shor discute a importância da pedagogia crítica na formação de professores, diante de um cenário global de crescente conservadorismo e adoção de políticas públicas de educação neotecnicistas, que contribuem para obstaculizar a autonomia das escolas e dos professores. Ele diz da atualidade do pensamento de Paulo Freire como uma possibilidade factível de construção de uma educação pública e democrática no bojo da qual a formação de professores precisa se fazer com diálogo, respeito aos diferentes conhecimentos e formas de conhecer, horizontalidade nas relações humanas e indissociabilidade entre teoria e prática. Ira Shor destaca que, para Paulo Freire, a construção de um mundo mais justo, para todos, necessita de uma utopia que tenha raízes bem plantadas na história. Enfatiza a impossibilidade da neutralidade da educação e a necessidade da conscientização para transformação da realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes ribeiro, Graziele Cristina, and FRANCISLAINE COIMBRA. "A CONTROVERSIA DE VALLADOLID E A QUESTAO INDIGENA." Singular Sociais e Humanidades 1, no. 2 (October 30, 2019): 17–23. http://dx.doi.org/10.33911/singularsh.v1i2.32.

Full text
Abstract:
O presente estudo desdobra-se nas discussões ocorridas em terras espanholas no século XV/XVI, quando uma junta de estudiosos foi convocada pelo Imperador Carlos V para discutir a legitimidade das conquistas do Novo Mundo. A análise bibliográfica e documental tem como objetivo examinar os diferentes pontos de vista discutidos nesse embate que ficou conhecido como a “Controvérsia de Valladolid”, em especial as teses desenvolvidas pelos dois principais atores do processo: Bartolomé de Las Casas e Juan Ginés de Sepúlveda. Embora ambos os intelectuais tenham baseado suas defesas na doutrina aristotélica descrita em “A Política”, Las Casas defendeu duramente o direito dos indígenas como povo manso, organizado e evoluído, enquanto Sepúlveda acastelou a posição de inumanos dos índios sul-americanos e que por isso deviam submissão aos europeus como escravos naturais, com uso da força, se necessário, numa guerra legítima. Nesse contexto, analisa-se a violência suportada pela população indígena desde a chegada dos europeus e a ideologia que tentou-se construir para que as ações desenvolvidas na conquista de territórios fossem consideradas justas e legítimas a despeito das atrocidades cometidas. Embora a contenda tenha-se desenvolvido por volta dos anos 1550 o estudo mostra-se contemporâneo na perspectiva de que apesar dos séculos da evolução, a sociedade atual ainda reconhece o índio como inumano e por isso passível de exploração e exposição à violência, o que se contrapõe com a teoria do desenvolvimento humano de Amartya Sen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teoria da guerra justa"

1

Silva, Wendell Williamy Cristye. "Os limites morais da guerra: um estudo sobre a teoria da guerra justa de Michael Walzer." PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25125.

Full text
Abstract:
Submitted by Automação e Estatística (sst@bczm.ufrn.br) on 2018-05-02T23:53:26Z No. of bitstreams: 1 WendellWilliamyCristyeSilva_DISSERT.pdf: 1032933 bytes, checksum: f682fc10040e7c1a4deb77e0abdae195 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2018-05-08T21:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WendellWilliamyCristyeSilva_DISSERT.pdf: 1032933 bytes, checksum: f682fc10040e7c1a4deb77e0abdae195 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-08T21:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WendellWilliamyCristyeSilva_DISSERT.pdf: 1032933 bytes, checksum: f682fc10040e7c1a4deb77e0abdae195 (MD5) Previous issue date: 2017-12-06
Esta Dissertação se propõe a discutir as problemáticas morais subjacentes ao fenômeno da Guerra, a partir de uma análise da Teoria da Guerra Justa, na forma em que a mesma é delineada na obra de Michael Walzer. A Teoria da Guerra Justa trabalha assumindo como ponto de partida que há situações em que é moralmente justificável fazer uso da guerra e da violência que obrigatoriamente acompanha esta última. Ela se divide em duas partes. A justiça do guerrear (jus ad bellum) diz respeito aos motivos que justificariam o recurso à guerra, concentrando-se na discussão sobre agressão e autodefesa. Já a justiça no guerrear (jus in bello) se concentra na discussão sobre o cumprimento ou a violação das normas de combate, normas estabelecidas tanto pelo costume quanto por instrumentos legais. Uma vez que as duas partes componentes da realidade moral da Guerra se encontram separadas de forma lógica, torna-se possível que se façam julgamentos independentes entre si. Assim, segundo Walzer, é possível travar uma guerra que seja justa, ou seja, cumpra com os requisitos do jus ad bellum, mas de forma injusta, violando as normas que conformam o jus in bello. Da mesma forma, uma guerra que não seja justa pode ser travada em conformidade com as regras. Através deste estudo, procuraremos realizar uma discussão sobre a possibilidade de que a guerra possa ser analisada à luz da moralidade, bem como se é possível determinar as condições em que uma guerra pode ser dita justa ou injusta.
This dissertation offers to discuss the moral problems underlying the war phenomenon, starting from an analysis of the Just War Theory, in the feature which is outlined inside Michael Walzer’s work. The Just War Theory starts from the perception of the situations in which it is morally justifiable to dispose the war and the violence that necessarily accompanies the latter. It is divided into two parts. Jus ad bellum concerns the motives which justify the use of war, and it is focused on aggression and self-defense discussing. Jus in bello concentrates on discussion about compliance or violation of combat rules, established rules by both custom and legal instruments. Once the two component parts of the war moral reality are logically separated, it becomes possible to make independent judgments. Thus, according to Walzer, it is possible to wage a war which is just, that is, it complies the jus ad bellum requirements, but unjust, by violating the norms which conform jus in bello. In the same way, an unjust war can be fought in accordance with the rules. Through this study, we will attempt to discuss the possibility that war can be analyzed in the light of morality, as well as whether it is possible to determine the conditions under which a war can be considered just or unjust.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vasques, Rafael Franco. "A dialética do conflito num mundo fechado. Sentido e limites da teoria política de Carl Schmitt." Master's thesis, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16973.

Full text
Abstract:
O pensamento e a obra de Carl Schmitt, contínua a constituir um marco importante para vários pensadores contemporâneos. A sua oposição ao retorno da doutrina da guerra justa no ordenamento jurídico internacional, levou-o a tecer severas críticas ao imperialismo americano após o final da I Guerra Mundial. A queda do jus publicum europaeum, no entender, Schmitt, fez antever o aparecimento de uma guerra global, em nome da humanidade e da justiça, incapaz de distinguir militares de civis, onde o inimigo derrotado é agora perseguido, julgado e criminalizado; The dialectic of conflict in a closed world. Meaning and limits of Carl Schmitt political theory. Abstract: The thought and work of Carl Schmitt continued to be an important milestone for several major contemporary thinkers. Their opposition to the return of just war in international law, led him to weave severe criticism of American imperialism after the end of the First World War. The fall of jus publicum europaeum, according to Schmitt, did foresee the emergence of a global war on behalf of humanity and justice, unable to distinguish military from civilian, where the defeated enemy is now pursued, tried and criminalized
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CORREIA, Ana Carolina Batista de Oliveira. "O paradoxo jurídico-político e a motivação dos estados nas intervenções humanitárias." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26246.

Full text
Abstract:
LIMA, Marcos Ferreira da Costa, também é conhecido em citações bibliográficas por: COSTA LIMA, Marcos
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-08-27T21:07:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Ana Carolina Batista de Oliveira Correia.pdf: 1261948 bytes, checksum: da194ce1bc6478fb504c4a3f8a4523e5 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-09-05T20:06:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Ana Carolina Batista de Oliveira Correia.pdf: 1261948 bytes, checksum: da194ce1bc6478fb504c4a3f8a4523e5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-05T20:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Ana Carolina Batista de Oliveira Correia.pdf: 1261948 bytes, checksum: da194ce1bc6478fb504c4a3f8a4523e5 (MD5) Previous issue date: 2017-05-05
Este trabalho tem o intuito de estudar o paradoxo jurídico-político e a motivação dos Estados nas intervenções humanitárias, mais propriamente se elas são realizadas devido ao altruísmo ou como mecanismo de dominação. A fim de verificar a alternativa proposta, esta pesquisa pretendeu, através de princípios ocidentais pré-estabelecidos, bem como a percepção do outro inserido em um arcabouço normativo existente, verificar a necessidade de demonstrar, através da Teoria da Guerra Justa, a utilização do instituto nas intervenções humanitárias a fim de acabar com violações aos direitos humanos. Quem é legitimo para intervir? O que pode ser objeto que dê causa a intervenção? Quais os objetivos a serem alcançados? Outro ponto pertinente a ser compreendido deu-se sobre a contextualização dos Estados falidos entendendo pela não observância da relativização do princípio da soberania. São apresentados conceitos através de uma revisão bibliográfica com o intuito de estabelecer premissas que são verificadas nos estudos de casos com a finalidade de verificar a motivação dos Estados para conduzirem uma intervenção humanitária.
This work aims to study the legal-political paradox and the motivation of the states in humanitarian interventions, more properly if they are carried out due to altruism or as a mechanism of domination. In order to verify the proposed alternative, this research sought, through pre-established Western principles, as well as the perception of the other inserted in an existing normative framework, to verify the necessity to demonstrate, through the Theory of Just War, the use of the institute in the Humanitarian interventions to end human rights violations. Who is legitimate to intervene? What can be the cause of the intervention? Another topic is the utilization of failed states concept instead to the relativization of the principle of sovereignty. Concepts are presented through a bibliographical review in order to establish premises that are verified in the case studies in order to verify the motivation of the states to conduct a humanitarian intervention.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Henrique Bonato. "Guerra justa e guerra santa: fundamentação moral da guerra nos escritos de Francisco de Vitória e Sayyid Qutb." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3736.

Full text
Abstract:
Submitted by Eliezer Santos (eliezer.santos@mackenzie.br) on 2018-05-30T22:40:24Z No. of bitstreams: 1 Henrique Bonato Machado.pdf: 1527591 bytes, checksum: de50f65f94716a894e1ea920354dd1f3 (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-08-18T17:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Henrique Bonato Machado.pdf: 1527591 bytes, checksum: de50f65f94716a894e1ea920354dd1f3 (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-11-14T13:26:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Henrique Bonato Machado.pdf: 1527591 bytes, checksum: de50f65f94716a894e1ea920354dd1f3 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-14T13:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Henrique Bonato Machado.pdf: 1527591 bytes, checksum: de50f65f94716a894e1ea920354dd1f3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares
The present work has as objective to analyze the doctrines that act as support for the current military performances in groups oriented by Christian and Muslim faiths. Because of the breadth of the theme, two authors were chosen whose influence is major in the moral basis of the war in both groups: the Spanish theologian Francisco de Vitoria, notably recognized as one of the major contributors to the modern form of just war doctrine. And Sayyid Qutb, an Egyptian thinker, whose notions of Islamic state and jihad, underpin the main Islamic paramilitary groups operating on a global scale. The construction of these foundations is pointed out through the influence of precursors of both doctrines, highlighting the evolution of thought to its particular form in Vitória and Qutb, as well as the extension of its theses until its concretization in real conflicts. The method used in this dissertation is the bibliographical review of articles, transcriptions of speeches and works of reference in the subject, prioritizing the use of primary sources of the two main authors.
O presente trabalho tem como objetivo analisar as doutrinas que atuam como suporte moral para as atuações militares atuais em grupos de orientação cristã e muçulmana. Devido à amplitude do tema, fez-se a opção de selecionar dois autores cuja influência é majoritária na fundamentação moral da guerra em ambos os grupos: o teólogo espanhol Francisco de Vitória, notadamente reconhecido como um dos maiores contribuintes para a forma moderna da doutrina da guerra justa. E Sayyid Qutb, pensador egípcio, cujas noções de Estado islâmico e jihad, fundamentam os principais grupos paramilitares islâmicos atuantes em escala global. A construção destes fundamentos é apontada por meio da influência de precursores de ambas as doutrinas, destacando a evolução do pensamento até sua forma particular em Vitória e Qutb, bem como a extensão de suas teses até sua concretização em conflitos reais. O método empregado nesta dissertação é a revisão bibliográfica de artigos, transcrições de discursos e obras de referência no assunto, priorizando o uso de fontes primárias dos dois autores destacados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Daniel Justiniano. "Guerra justa: uma análise teórica a partir do pensamento de João Calvino." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2501.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel Justiniano Andrade.pdf: 548687 bytes, checksum: 40e5317fbd6d4fac3eb692d438312807 (MD5) Previous issue date: 2008-06-25
Fundo Mackenzie de Pesquisa
This research approaches the justification of the war starting from the point of view of the reformer John Calvin. Is the war fair or sacrilegious, divine or diabolical? Are the safety and the social justice, the individual freedom, the democracy, the equality, the social well-being guaranteed or done annihilate by the war? Does the thought of Calvin possess rational bases of what they justify the war and do they disqualify the religious fanaticism at the same time? Or will it be that his reasons for the war lead unavoidably to the unfaithful conversion for the fire and for the sword? Does it converge or diverge of the classic of the political science? Is it possible to find now in the countries heirs of the Calvino´s politics any likeness the essence of his thought? This research intends to answer these subjects. The starting point is the consideration of the narrow relationship among the several aspects of Calvino´s political theory and of these with certain details of his theology. The justifications of Calvin for the war, link with the authority reputed to the Bible and the history by him, the sovereignty and the providence of God, the existence of natural laws, the depravity of the mankind, the divine institution of the authorities and his duties and the legitimacy of the death penalty.
Esta pesquisa aborda a justificativa da guerra a partir do ponto de vista do reformador João Calvino. A guerra é justa ou sacrílega, divina ou diabólica? A segurança e a justiça social, as liberdades individuais, a democracia, a igualdade, o bem-estar social, são garantidos ou aniquilados pela guerra? O pensamento de Calvino possui bases racionais que justificam a guerra e desqualificam ao mesmo tempo o fanatismo religioso ou será que suas razões para a guerra conduzem inevitavelmente à conversão dos infiéis pelo fogo e pela espada? De que forma sua teoria converge ou diverge dos clássicos da ciência política? É possível encontrar atualmente nos países herdeiros da política de Calvino qualquer semelhança à essência do seu pensamento? Esta pesquisa se propõe a responder estas questões. O ponto de partida é a consideração da estreita relação entre os vários aspectos da teoria política de Calvino e destes com certos detalhes de sua teologia. As justificativas de Calvino para a guerra se relacionam com a autoridade por ele reputada à Bíblia e à história, a soberania e a providência de Deus, a existência de leis naturais, a depravação do gênero humano, a divina instituição das autoridades e seus deveres e a legitimidade da pena de morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jesus, Juarez Ferreira de. "A GUERRA JUSTA NA CRISTIANIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA (1492-1566): ORIGEM DO CONCEITO, DESLOCAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÕES." Universidade Metodista de São Paulo, 2015. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/329.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:19:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juarez Ferreira de jesus.pdf: 2116295 bytes, checksum: 6e9317a40158dc7944284fe3525050b3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-24
In 1492, the Spanish arrived in the so-called New World, known today as Latin America, in search of wealth. For such a purpose, they quickly implemented their government system, culture and religion through war, whose historical concept was reformulated and applied. The concept of fair war in Latin America, between 1482 and 1566, was developed from the history of the Roman conquest, the Aristotelian philosophy, Augustines and Thomas Aquinas theology, the Scripture and weapons. Upon advancing in areas occupied by the indigenous peoples, the concept of fair war brought about harmful effects. Deaths of innocents, trespassing of lands, wealth possession, slavery, destruction of culture and religion of the indigenous and all sorts of violence took place against the indigenous peoples. As part of this scenario, Juan Ginés de Sepúlveda, the author of Democrates Alter, which embraced the concept of fair war, had the Dominican friar Bartholomew de Las Casas as his opponent, who valiantly struggled in favor of the indigenous peoples. Another theologian, Francisco de Vitoria, from the University of Salamanca, also belongs to the historical portrait. Vitoria created the Derecho Natural y de Gentes, which supported Sepúlveda and Las Casas in their doctrines. Effectively, Sepúlveda achieved his goal. Christianity was implemented through violence. In response, Las Casas wrote Del único modo de atraer a todos los pueblos a la verdadera religión, a peace-oriented form of Christianity. Both missionary projects conceived by Sepúlveda and Las Casas defined the two ecclesiastic hermeneutics in Latin America until the XIX Century, when a new mission proposal was brought forward by the protestants.
Em 1492, com o objetivo de adquirir riquezas e expansão territorial, os espanhóis chegaram à América Latina. Para tanto, rapidamente implantaram o seu sistema de governo, cultura e religião. Este processo só foi possível por meio da guerra. Para legitimá-la, foi necessário a reelaboração e a inversão de um antigo conceito de guerra e a sua consequente instauração nas terras recém ocupadas. O uso do conceito de Guerra Justa na América Latina, entre os anos1492 a 1566, fundamentava-se na história das conquistas romanas, filosofia de Aristóteles, teologia de Agostinho e Tomás de Aquino, nas leis jurídicas, Escrituras Sagradas e nas armas. Ao ser aplicado nas províncias indígenas, o conceito de Guerra Justa proporcionou efeitos trágicos pela sua violência. Ocorreram mortes de inocentes, invasão das terras, posse das riquezas, escravidão, destruição da cultura e da religião dos indígenas. Diante destes fatores, as divergências e debates tornaram-se inevitáveis. Juan Ginés de Sepúlveda, o autor do Democrates Alter, tratado que hospeda o conceito de Guerra Justa, teve como opositor tanto na Espanha quanto na América Latina, o frei dominicano Bartolomé de Las Casas que lutou a favor dos indígenas frente a injustiça da guerra deflagrada pelos conquistadores espanhóis e da cristianização por meio das armas. Entre esses dois controversistas encontra-se outro teólogo-jurista, catedrático da Universidade de Salamanca, Francisco de Vitoria. Vitoria elaborou o Derecho Natural y de Gentes, obra que concedeu a Sepúlveda e Las Casas argumentos para fundamentar suas doutrinas. A julgar pelos resultados duradouros da conquista, Sepúlveda atingiu seus objetivos. A cristandade foi implantada em substituição às religiões dos nativos e os interesses políticos e econômicos dos conquistadores, entrementes, foram concretizados. Las Casas, por sua vez, ao discordar desse método, propôs, em sua obra, Del único modo de atraer a todos los pueblos a la verdadera religión, uma cristianização pacífica que se conduzisse somente por meio da pregação do evangelho e da fé cristã. Para chegarem a essa posição, ambos os controversistas analisaram as fontes e tradições literárias aristotélica, agostiniana e tomista, em especial. O projeto missionário colonial vislumbrado por Sepúlveda e Las Casas, definiu as duas hermenêuticas eclesiásticas presentes na América Latina que se estenderam até o século XIX quando aportou-se na América uma nova proposta de missão através dos protestantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

JESUS, JUNIOR H. "As origens da Guerra do Paraguai: uma análise das causas da guerra à luz da teoria realista das Relações Internacionais." Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3554.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:07:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_8067_Tese Helvecio de Jesus Junior20151119-84252.pdf: 1637706 bytes, checksum: d970b6b7b984426cb94642f25938196a (MD5) Previous issue date: 2015-11-06
Esse estudo tem o objetivo de investigar as origens da Guerra do Paraguai (1864-1870) conectando suas principais causas com o realismo político, teoria das Relações Internacionais voltada ao estudo das causas da guerra. As variáveis do realismo político ajudam a compreender o fenômeno da guerra e organizam o empreendimento intelectual em níveis de análise e em conceitos. Para tal finalidade, busquei apresentar um estudo sobre a importância do contexto político sobre os significados de conceitos como a balança de poder; natureza humana; balança de ameaças e geopolítica e suas conexões com as causas da Guerra do Paraguai. O pensamento político-estratégico dos principais líderes também foi exposto para entender o que pensavam sobre o poder nacional e a guerra em si. Do mesmo modo, o ambiente diplomático e a evolução das tensões regionais foram descritas com o auxílio de documentos e cartas do período que ajudaram a compreender o caminho percorrido por brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios em direção à tragédia da guerra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Valle, Ricardo Martins. "Instituições da coisa bélica: Tradições de doutrina e jurisprudência, instituições civis e práticas letradas, guerra justa e matéria heróica." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-19072010-143036/.

Full text
Abstract:
A fim de ler poemas escritos no século XVIII sobre matérias brasileiras, esta tese cruza assistematicamente algumas diferentes fontes de representação de doutrina e de ofícios, implicadas na imitação épica enquanto determinações institucionais da matéria ilustre. Em regimentos católicos ibéricos, estados armados de varões de família com distinção hereditária empenhavam legados familiares nas diversas modalidades de feitorias mais ou menos ilustres, nas correrias e correições, nas carreiras em Leis e em Armas, nas terras cujos sertões se ocupavam em nome de Sua Alteza e dos pactos sujeitos à família real. Neste sentido, poesia heróica, arquivos e cartórios de notas, disputationes metaphysicas, relacção histórica, décadas portuguesas, etc, são séries discursivas dentro de sistemas de distribuição de obediência, uma vez que sejam documentos, monumentos, produção de provas, de atestações, de testemunhos, escritos com os protocolos da Lei. O objeto desta tese é a guerra européia na ocupação de todos os horizontes, com seus modelos reprodutíveis em diversas atualizações institucionais, em apropriações de doutrina, em adaptações de currículos escolares, em representações diplomáticas, em jurisprudência, em poesia épica, em poemas bucólicos, etc. Assim, dos princípios de doutrina à narração de casos exemplares, a averiguação da Verdade e dos verdadeiros particulares, que fornecem veracidade aos verossímeis que os poemas cantam. Com lei, com jurisprudência, com princípios metafísicos, constitui-se e codifica-se a amarração do maquinário institucional do "processo de Conquista da América" ou da "história do domínio português no Brasil" de que os poemas e as histórias faziam parte. Como a guerra está em toda parte, e os ossos dos ofícios também, muitas jurisdições diferentes são mencionadas principalmente no que mutuamente se autorizam, mas mencionadas de forma incompleta, apenas para indicar os ramais dos sentidos e tentar cruzá-los provisoriamente com outra coisa, entre muitos gêneros e espécies de coisas, e entre diversas tradições de doutrina e entre as partes querelantes de tradições com umas divergindo por profissão, em querelas que seguem sendo a guerra miúda da vida institucional, nos lugares e tempos de paz, porque a res da inventio é infinita, com coisas notáveis sobretudo na guerra, e nos direitos que a envolvem. Nos documentos que lê sem disciplina, o recorte desta tese só abrange a matéria, entendida como coisa retórica, ou melhor, entendida a partir de alguns mecanismos instituídos para averiguação das matérias.
In order to read poems about Brazilian subjects in the XVIII century, this thesis crosses somewhat unsystematic sources of doctrine and officii representations implicated in the epic imitation and revealed as institutional determinations of illustrious matter. In the Iberian Catholic regiments, armed men from wealthy families and the distinguished heritage strive for family legacy in different ways, such as careers in Law and in the Arms, lands whose hinterland was occupied on behalf of His Highness and the pacts network wich are supposed to be in compliance with the Royal Family. In this sense, heroic poetry, files and registries of notes, disputationes metaphysicas, historical reports, Portuguese decadas, etc, are discursive series within obedience distribution systems, because they are documents, monuments, production of evidences and attestations according to the Law processes. The main purpose of this thesis is the European war in the occupation of all the horizons, with its reproductible models of institutional establishment on appropriations of doctrine, changes in the school curricula, in jurisprudence, in epic poetry, in pastoral poems, etc. Thus, from the principles of doctrine to the narration of exemplar cases, the verification of the Truth and all trustful private things endow with true reasons for verosimilis subject sung in the epic poems. By the means of law, jurisprudence, metaphysical principles, the institutional machinery constitutes and codifies the discorse about the "conquest of the America process" or the "history of the Portuguese domain in Brazil" that such poems and histories report. Assuming that war is everywhere, and the officii also, many different jurisdictions are reported mainly because they authorize themselves mutually. But they are cited in an incomplete manner just to indicate the branches of the senses and they try to cross them momentarily with other res, among many genera and species of things, different traditions of doctrine and the parties discussions. In the studied texts in diverse lessons, the focus in this thesis covers the matter, as res inventionis, and some mechanisms for verifying the truth of the rhetoric matter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Júnior Raimundo Campos. "NEOLIBERALISMO E LUTAS SOCIAIS NA BOLÍVIA: da guerra da água à guerra do gás (2003-2005)." Universidade Federal do Maranhão, 2014. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/874.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-18T18:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raimundo Campos Castro Junior.pdf: 546330 bytes, checksum: a61f9ab0e8d3b230e5940059e6c9076f (MD5) Previous issue date: 2014-07-02
This dissertation discusses the social struggles in Bolivia, during the Water War and the Gas War, in a context of widespread social unrest. We seek to understand the social context of the country, from the neoliberal economic restructuring. We present a socio-historical approach to reveal the social actors involved: their desires, their contradictions; the development of the struggle of the exploited class organizations and the process of struggle and resistance that invigorates an anti-imperialist nationalism imprint. Include the emergence and political-ideological structure of the main organizations who participated in the overthrow of two presidents in the timeline pertaining to this work, especially the proletariat of El Alto and the coca growers, who developed a fight to defend their ethnic-cultural values attached to their demands classist. The study is based on a historical-materialist approach, which inserts Bolivia in a context of global imperialist domination and how the struggle for nationalization of natural resources of the country, led by the exploited classes, could open a new cycle of social struggles, resulting in profound socio-political changes, from this process.
Discussão sobre as lutas sociais na Bolívia, durante a Guerra da Água e Guerra do Gás, em um contexto de revolta social generalizada. Buscamos compreender a conjuntura social do país, a partir da reestruturação econômica sob as diretrizes neoliberais. Apresenta-se uma abordagem histórico-social a fim de revelar os atores sociais envolvidos: seus anseios, suas contradições; o desenvolvimento das organizações de luta das classes exploradas e o processo de luta e resistência que revigora um nacionalismo de cunho anti-imperialista. Destaca-se o surgimento e estrutura político-ideológica das principais organizações que foram protagonistas na deposição de dois presidentes no espaço temporal pertencente a este trabalho, em especial o proletariado de El Alto e os cocaleros, que desenvolveram uma luta pela defesa dos seus valores étnico-culturais unido às suas demandas classistas. O estudo fundamenta-se numa abordagem materialista-histórica, que insere a Bolívia em um contexto de dominação imperialista mundial e como a luta pela nacionalização dos recursos naturais do país, protagonizada pelas classes exploradas, pôde abrir um novo ciclo de lutas sociais, resultando em profundas mudanças sociopolíticas, a partir deste processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Figueira, Alessandra Belletti. "Guerra e narrativa : a estetização da adolescência." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/49102.

Full text
Abstract:
Esta dissertação consiste na aproximação entre as obras O menino de Burma (2009), do nigeriano Biyi Bandele, e A pornografia (1986), do polonês Witold Gombrowicz, com a intenção de analisar os personagens adolescentes trazidos por cada uma. Além destas, a obra Guerra dentro da Gente (1991) de Leminski iluminará uma aproximação entre O menino de Burma e A pornografia por oferecer tanto uma aproximação estética quanto um suporte teórico para as obras principais. As noções de infância/maturidade bem como de inocência/malícia permeiam o universo de ambas as narrativas, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, que, nas narrativas, é a responsável por alterações comportamentais nos personagens. Este conjunto oferece uma estetização ambígua da adolescência, onde, por vezes, percebe-se uma inocência atribuída à ingenuidade e, por outras, uma maldade que é fruto do contexto violento em que estão inseridos os personagens. No plano teórico, a Literatura Comparada fornece o suporte que possibilita um diálogo entre os textos literários e também uma abordagem das relações desses textos com a Literatura de Testemunho, Autobiografia, Romance de Formação e elementos de Historiografia literária e Psicanálise. Por fim, ao observarmos os enredos, e a vida de Bandele e Gombrowicz, percebe-se que muito do que foi escrito fez parte de um contexto vivido pelos próprios autores, e não apenas imaginada para fins de composição das obras. Ao utilizar essas diversas abordagens para dar conta de uma leitura possível de O menino de Burma e A pornografia, percebo que estas são obras não acomodáveis em um gênero ou vertente literária específicos, mas, dotadas de uma estética que movimenta a realidade, e se preocupa com ela.
This dissertation is a comparison between the books O menino de Burma (2009), by the Nigerian Biyi Bandele, and A pornografia (1986), by the Polish Witold Gombrowicz, and it intends to examine the teenage characters found in each one. Besides that, Guerra dentro da gente (1991) by Leminski will be considered a theoretical tool in order to elucidade a relation between these books. Furthermore, Guerra dentro da gente suggests an aesthetic relation between the books. Notions of childhood/maturity as well as innocence/evil pervade the universe of both narratives, having the Second World War as a backdrop, which produces changes in the characters. Considering these factors, readers are inclined to notice an ambiguous representation where, sometimes it is noticed innocence and other times, malice, influenced by the severe and violent context where the characters are living. The Comparative Literature theory provides support that enables a dialogue between literary texts and also an approach to the relationship among these texts and Testimony Literature, Autobiography, Bildungsroman and elements of Literary Historiography and Psychoanalysis. Finally, by examining History and Bandele and Gombrowicz’s life, one realizes that much of what was written was part of a context experienced by the authors themselves, and not just imagined aiming the composition of these stories. By using these different approaches, in order to guarantee a possible reading of these works, I realize that these works are fickle, not accommodate in a specific literary genre or aspect, and, endowed with an aesthetic that moves the reality around, and is worried about it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teoria da guerra justa"

1

Em nome da pátria: Portugal, o ultramar, e a guerra justa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Justa causa: Teoria, prática e jurisprudência dos arts. 482 e 483 da CLT. 2nd ed. São Paulo: Editora LTr, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giglio, Wagner D. Justa causa: Teoria, prática e jurisprudência dos arts. 482 e 483 da CLT. 3rd ed. São Paulo: Editora LTr, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Benoist, Alain de. "Guerra Justa", Terrorismo, Estado de Urgência e "Nomos da Terra": A Actualidade de Carl Schmitt. Portugal: Antagonista Sociedade Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Foucault, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

OS LIMITES MORAIS DA GUERRA: Um Estudo sobre a Teoria da Guerra Justa de Michael Walzer. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.831201307.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Teoria da guerra justa"

1

Guimarães, Ariane. "GUERRA FISCAL: A “ESTRANHA” TEORIA DOS JOGOS." In Guerra Fiscal e Tributação nos 25 Anos da Constituição De 1988, 7–27. Instituto Brasiliense de Direito Público, 2013. http://dx.doi.org/10.11117/9788565604192.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teoria da guerra justa"

1

Azevedo, Edˆenis F., Carlos E. Ferreira, Alexandre S. Freire, Aritanan Gruber, and Augusto Vellozo. "Método Exato para Um Problema de Alocação Justa." In II Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2017.3208.

Full text
Abstract:
Em um problema de alocação justa, é dada uma coleção de itens que deve ser alocada aos competidores e deseja-se encontrar uma alocação em que todos os competidores fiquem igualmente satisfeitos. Este problema possui uma aplicação na qual uma distribuidora deseja distribuir sua produção de véıculos entre concessionárias. Apresentamos um método exato para o problema e alguns resultados preliminares da execução com algumas instâncias da aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schwarzstein, Leonardo Y., Flávio K. Miyazawa, and Rafael C. S. Schouery. "Um Leilão à Prova de Estratégia para o Compartilhamento de Viagens Dinâmico com Múltiplos Passageiros." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9843.

Full text
Abstract:
Sistemas de compartilhamento de viagens dinâmico designam passageiros a motoristas em curto prazo. Neste artigo, propomos um leilão que seleciona passageiros a serem servidos e define preços que estes devem pagar, de maneira justa para motoristas e passageiros, provendo lucro para a empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Souza, Raquel M., Fabiano De S. Oliveira, and Paulo Eustáquio D. Pinto. "Análise Empírica do Algoritmo Shellsort." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9856.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é estudar a complexidade de tempo do algoritmo de ordenação Shellsort de um ponto de vista empírico. O desempenho teórico deste algoritmo depende de uma sequência de inteiros usada. Diversas sequências clássicas são estudadas na literatura, para a maioria das quais a complexidade de tempo é conhecida. No entanto, para algumas, ainda não se conhece a complexidade de tempo justa. Nossa abordagem foi a de estudar tais sequências clássicas empiricamente para ratificar as complexidades de tempo conhecidas e juntar evidências sobre aquelas desconhecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maehara Aliaga, Yoshitomi Eduardo, Diego Fernandes Gonçalves Martins, and Marco Aurelio Amaral Henriques. "Proof-of-Stake baseado em Tempo Discreto." In I Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wblockchain.2019.7487.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos uma proposta mecanismo de consenso para blockchain baseado em PoS, que viabiliza a participação de usuários de uma maneira mais justa. Através da utilização de tempo discreto o protocolo utiliza rodadas, onde apenas participantes que passaram no desafio da rodada possam gerar o bloco. O protocolo garante uma participação mais igualitária pois não é possível gerar o bloco antes da próxima rodada esperada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Veloso Batschauer, Daniel, Edson Luiz Zuchi, Maria Julia Fischer, Ana Carolina Luciani Corrêa, Mateus Muller Ribeiro, Maurício Justino, and Leonardo Rauta. "Desenvolvimento de um picossatélite educacional - CapSat." In Computer on the Beach. São José: Universidade do Vale do Itajaí, 2021. http://dx.doi.org/10.14210/cotb.v12.p567-570.

Full text
Abstract:
Após o início da exploração espacial, durante a guerra fria, muitossatélites foram desenvolvidos e atualmente encontram-se em órbita.No entanto, esses equipamentos são caros de serem produzidos eo acesso a essa tecnologia é restrito basicamente a pesquisadoresde agências espaciais. Para tornar isso mais acessível, surgiu umaalternativa para o desenvolvimento de um satélite de baixo custoe dimensões reduzidas, são picossatélites. Baseado nesse conceito,esse projeto desenvolveu um picossatélite com dimensões de umalata de refrigerante de 330ml, modalidade conhecida como cansat.O objetivo principal é o uso desse cansat para demonstrar conceitose técnicas vistas apenas em teoria em unidades curricularescomo redes de computadores, física, geografia, sistemas embarcados,processamento de imagens, entre outras. Além de possibilitar aosdiscentes um contato com equipamentos e tecnologias que dificilmenteterão acesso durante o curso. Assim, esse trabalho apresentao desenvolvimento do cansat educacional, chamado CapSat.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography