Academic literature on the topic 'Teoria de portfólio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teoria de portfólio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teoria de portfólio"

1

Xavier, Karine Diniz, Kellen Cristina Campos Fernandes, Reginaldo Santana Figueiredo, and Odilon José de Oliveira Neto. "HEDGE COM COMBINAÇÃO DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, no. 4 (December 12, 2017): 953. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n4p953-976.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi desenvolver hedge por meio da combinação de diferentes atividades agropecuárias de modo a oferecer ao produtor rural e usuários em geral, um instrumento para mitigação do risco no mercado agropecuário. Tal instrumento se refere a uma tabela com diferentes portfólios compostos por diferentes atividades agropecuárias, acompanhados de seu risco e retorno operacional mensal, além das alocações ótimas dos recursos financeiros e da área da propriedade rural para cada atividade. Para alcance do objetivo da pesquisa, foi utilizada a teoria do Portfólio de Harry Markowitz (1952) com a elaboração da matriz de correlação entre os retornos das atividades em estudo e o modelo de programação linear, que possui como função objetivo a equação que visa minimizar o risco de um portfólio proposta pelo mesmo autor. Os resultados oferecem portfólios com a combinação de duas, três, quatro, cinco e seis atividades agropecuárias. Foi possível verificar que o Portfólio 1, composto pelas atividades milho e soja, apresentou maior nível de retorno operacional mensal, 15,70%, para um risco de 2,79%. O Portfólio 6, formado pelas atividades tomate e bovinocultura de corte, oferece o menor nível de risco quando comparado aos outros portfólios, 0,35%, para um retorno operacional mensal de 3,33%. A escolha do melhor portfólio é feita pelo usuário levando em consideração o nível de risco que ele está disposto a enfrentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Gabriel Augusto, Renato Pereira Claus, Fabrício Molica Mendonça, and Fúlvio Rodriguez Simão. "Teoria do portfólio aplicada na diversificação da produção de café." Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 8, no. 3 (December 2, 2019): 29. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5042.

Full text
Abstract:
O setor agropecuário representa uma fração significativa do Produto Interno Mineiro, sendo o café um produto historicamente importante no desenvolvimento do Estado. Diante dos riscos incorridos na produção cafeeira tanto por questões climáticas, agronômicas ou de mercado, que impactam a produtividade e rentabilidade obtida, a diversificação com outras culturas pode auxiliar o produtor a minimizar os riscos em seu negócio sendo pelas sinergias entre as culturas ou pela outra fonte de renda. Desse modo, o emprego da teoria dos portfólios para analisar a composição de uma carteira eficiente na produção de café, mostra-se pertinente, pois considera a volatilidade dos retornos dos diferentes produtos para a composição de uma carteira ótima eficiente, que maximize o retorno para dado nível de risco. O objetivo desse estudo é verificar a viabilidade da aplicação e os resultados gerados pela teoria do portfólio de Markowitz (1952) na composição de uma lavoura de café diversificado com outras culturas permanentes. Os resultados obtidos atestam a importância da utilização da teoria do portfólio de Markowitz (1952) para minimizar os riscos e maximizar os retornos diante da existência de ganhos econômicos obtidos coma composição de uma carteira ótima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Banzato, Carlos Roberto, Roque Rabechini, Luciano Ferreira Silva, and Samile Andréa de Souza Vanz. "Influência dos atributos dos stakeholders no sucesso do portfólio de projetos." Revista Gestão & Tecnologia 20, no. 1 (January 1, 2020): 99–115. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1619.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi apresentar e discutir o panorama da produção científica sobre a gestão dos stakeholders, seus atributos e a influência no sucesso do portfólio de projetos. O método utilizado foi a bibliometria com análise de co-citações sem recorte temporal. Os resultados mostraram uma lacuna na teoria relativa à influência dos atributos dos stakeholders nas fases gerenciais do portfólio de projetos e no sucesso do portfólio. Como contribuição esse estudo faz a proposição de um quadro conceitual que apresenta a influência dos atributos dos stakeholders nas fases gerenciais do portfólio de projetos e no sucesso do portfólio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lukosevicius, Alessandro Prudêncio, Carlos Alberto Pereira Soares, and Luiz Antônio Joia. "Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil." Ambiente Construído 17, no. 4 (December 2017): 323–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400200.

Full text
Abstract:
Resumo A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. Saber lidar de forma efetiva com a complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de frameworks para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório é propor um framework para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O framework foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratado pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportado pela Teoria da Complexidade. Como resultado, foi criado o MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) Framework e aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. Em relação ao TOE (technical, organizational and environmental) Framework adotado pela literatura, a pesquisa sugere que o MID Framework é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula as complexidades do projeto e do projeto no portfólio) para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caldeira, João Frois, Guilherme Valle Moura, André Alves Portela Santos, and Cristina Tessari. "Seleção de carteiras com modelos fatoriais heterocedásticos: aplicação para fundos de fundos multimercados." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 2 (April 2014): 127–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712014000200006.

Full text
Abstract:
A teoria moderna do portfólio é baseada na noção de que a diversificação de uma carteira de investimento gera portfólios com uma melhor relação entre risco e retorno. Ultimamente, gestores vêm tentando ampliar a diversificação de suas carteiras por meio do investimento em cotas de diferentes fundos de investimento que, por sua vez, já contêm portfólios diversificados. Com isso, vem crescendo o interesse acadêmico e de participantes do mercado na seleção de carteiras formadas por fundos de investimento. Neste trabalho, a aplicabilidade e o desempenho fora da amostra de estratégias quantitativas de otimização para a construção de carteiras de fundos serão analisados. O desempenho dessas carteiras de fundos otimizadas será comparado ao desempenho do portfólio ingênuo igualmente ponderado, da carteira teórica do Ibovespa e do Índice de Mercado de Renda Fixa (IRF-M). Para a obtenção de portfólios ótimos, restritos para venda a descoberto, formula-se um problema de otimização de portfólios compostos por 388 fundos de investimento multimercado brasileiros ao longo de cinco anos. Para a modelagem da matriz de covariâncias dos retornos desses 388 fundos, é empregado um modelo fatorial heterocedástico parcimonioso. Tomando como base diferentes frequências de rebalanceamento dos pesos, as medidas de desempenho fora da amostra indicam que as estratégias quantitativas de otimização proporcionam resultados superiores em termos de volatilidade, desempenho ajustado ao risco, turnover e custos de transação ao longo do tempo. Em particular, os resultados obtidos indicam que o índice de Sharpe (IS) da carteira de média-variância e da carteira de mínima-variância foram estatisticamente diferentes (maiores) em relação ao IS do índice de referência de todas as frequências de rebalanceamento utilizadas. Com relação ao desvio padrão, os testes estatísticos mostraram que a volatilidade das carteiras de mínima-variância é estatisticamente diferente (menor) da volatilidade do índice de referência. Resultados semelhantes foram encontrados quando se comparou o desempenho das carteiras otimizadas ao Ibovespa e ao portfólio igualmente ponderado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Maria Alice Amorim, and Gabriela Egêa Alvaro do Nascimento. "Aplicação do Portfólio nas Escolas Médicas: Estudo de Revisão." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 (March 2019): 163–74. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180134.

Full text
Abstract:
RESUMO Com o objetivo de formar um profissional crítico, criativo e reflexivo, novas propostas e reformulações vêm sendo criadas para o ensino médico, com base num processo educativo que promova o desenvolvimento de múltiplas competências. Buscando orientar a melhor atuação do estudante no processo ensino-aprendizagem, o portfólio fornece subsídios à reflexão, ampliando a capacidade de raciocínio, aliando o conhecimento teórico – adquirido em sala de aula e pesquisas – a vivências em serviços, territórios e demais cenários de aprendizagem. Englobando informações de diferentes estratégias pedagógicas, o portfólio possibilita maior autonomia, autoavaliação, criatividade, capacidade de crítica e de intervenção. Este estudo descreve a aplicação do portfólio nas escolas médicas brasileiras com base numa revisão de publicações científicas e do levantamento de projetos pedagógicos via internet. Procedeu-se a uma revisão integrativa de artigos científicos do período de 2007 a 2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores Portfólio AND Educação Médica, Portfólio AND Ensino, Portfólio AND Avaliação Educacional, e ao levantamento de projetos pedagógicos publicados na internet com citações referentes ao portfólio. Foram encontradas 19 publicações de investigações e 73 projetos pedagógicos acessíveis, entre os quais 38 citavam a palavra portfólio. Os conceitos de competências e narrativas permeiam parte expressiva dos trabalhos. Constatou-se que os portfólios são aplicados de forma muito diferenciada em cada escola, tanto como dispositivo de reflexão da prática, quanto como arquivo de trabalhos. As descrições referem-se à aplicação em determinadas disciplinas, em geral de práticas em serviços e comunidades e experimentos em situações focais. Por meio do portfólio, problematizam-se situações e estimula-se a reflexão e a busca de conhecimentos. Destaca-se o exercício da narrativa, que permite aliar a prática à teoria, facilitando a aprendizagem, além de ampliar a segurança e a habilidade do estudante – que precisa tomar decisões frente a situações reais, muitas vezes complexas –, fazendo com que este se torne um indivíduo ativo e crítico, com maior autonomia, intervindo na realidade. Comparando-se o número de projetos pedagógicos que citaram o uso do portfólio e as publicações encontradas, conclui-se que há grande carência de estudos voltados ao processo ensino-aprendizagem nas escolas médicas. Quanto aos achados a respeito da aplicação do portfólio, sobressaem as dificuldades relativas à manutenção do modelo biomédico nas escolas e métodos tradicionais de ensino e avaliação, bem como a falta de motivação e condições para que os docentes se dediquem a transformações que requerem capacitação, coesão e apoio institucional. Com a fragilidade na participação do professor e o excesso de tempo consumido na realização do portfólio, o estudante se depara com um instrumento que fomenta a autorreflexão e facilita seu aprendizado, mas também enfrenta a dificuldade de romper a barreira do ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maia, Mirian Vieira, and Miriam Struchiner. "Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 4 (December 2016): 720–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e0272014.

Full text
Abstract:
RESUMO A pesquisa-intervenção analisou o uso do portfólio reflexivo eletrônico (PRE) na educação médica, no contexto do internato em Anestesiologia, pela perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Investigar o papel do PRE na prática reflexiva e no processo de aprendizagem; identificar as percepções dos alunos sobre ele e como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) contribuíram nesse processo. A tipologia utilizada na investigação da aprendizagem significativa (AS) baseia-se na avaliação das articulações conceituais feitas pelos alunos para representar e qualificar seus conhecimentos. Resultados 60% dos alunos referiram refletir ao elaborar o PRE e documentaram reflexão em suas narrativas; os portfólios de todos os alunos possibilitaram a recursividade; 60% dos alunos evidenciaram AS em suas narrativas; foi possível conhecer o processo individual de elaboração do PRE, os aspectos positivos e limitantes em seu uso pedagógico, e as contribuições das TICs nesse processo. Esses resultados sugerem que o PRE favorece e estimula a reflexão, facilitando o processo de AS e contribuindo no acompanhamento contínuo do aprendizado consolidado pelo aluno, não só no internato em Anestesiologia, como em outros contextos essencialmente práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Milagres, Rosileia, Otávio Rezende, and Samuel Araujo Gomes da Silva. "papel e posição do departamento de alianças: caso Embrapa." Revista de Administração Pública 51, no. 3 (June 2017): 431–50. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612160046.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar base empírica sobre os elementos que compõem a capacidade de aliança. Especificamente, procura entender as atividades da área de gestão do portfólio de alianças e sua relação com as outras áreas da organização. Para tanto, apoia-se nos pressupostos da literatura de capacidades dinâmicas, visão baseada em conhecimento, visão baseada em competências e a teoria do aprendizado organizacional. O método utilizado foi o estudo de caso, operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação participante. Os resultados destacam a importância e o papel da área responsável pela gestão do portfólio de aliança. Além disso, complementa suas funções com a estrutura organizacional; oferece evidência empírica dessas funções e demonstra como o processo de gestão é efetivamente realizado nas diferentes fases que o compõem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Bruno Candido, Éber Assis Schmitz, Mônica Ferreira Da Silva, and Luís Alberto Duncan Rangel. "Apoio Multicritério à Decisão para Priorização de Projetos de P&D: Um estudo de caso em empresa de óleo e gás." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 13, no. 1 (January 6, 2020): 05–32. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2020.532.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a verificar a viabilidade de aplicação da análise multicritério como ferramenta de suporte à decisão em um portfólio de P&D com uma grande quantidade de projetos, múltiplas carteiras e um processo periódico de tomada de decisão. Realiza um estudo de caso na área de P&D de uma empresa de óleo e gás, utilizando a técnica de swing weighting para a ordenação e ponderação dos critérios e a teoria de utilidade multiatributo (MAUT) para ranquear os projetos. Os ranqueamentos obtidos por este processo foram apresentados aos responsáveis pelas carteiras de P&D, a fim de validar a aplicação e a utilidade do método. Os resultados do estudo de caso mostraram que o método é viável para o portfólio com as características descritas, tendo aprovação de todos os decisores entrevistados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, ANEIRSON FRANCISCO DA, RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA, and FERNANDO AUGUSTO SILVA MARINS. "UM MODELO FUZZY-DEA-GAME PARA ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO SOB INCERTEZA." Revista de Administração de Empresas 55, no. 1 (February 2015): 78–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020150108.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve um novo modelo Fuzzy-DEA-Game (FDG) para apoiar o estabelecimento de estratégias de produção. Esse modelo combina a Análise Envoltória de Dados (DEA) com conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy e do Jogo da Barganha de Nash. O modelo permite uma avaliação da eficiência produtiva e econômica dos produtos, o que pode resultar num portfólio de produtos mais rentáveis e de interesse do mercado consumidor. O modelo foi aplicado em uma empresa do segmento de energia. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo FDG mostraram-se aderentes à realidade da empresa estudada e forneceram metas para a redução dos níveis de recursos (entradas) necessários para a fabricação dos produtos e para aumento dos níveis de resultados (saídas) oriundos da comercialização desses produtos. Como resultado adicional importante, o modelo FDG permitiu a identificação dos produtos do portfólio que são mais sensíveis à ocorrência de incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teoria de portfólio"

1

Lima, Marcello Anderson Ferreira Batista. "Teoria do portfólio aplicada à previsão de recursos solar e eólico." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22068.

Full text
Abstract:
LIMA, M. A. F. B. Teoria do portfólio aplicada à previsão de recursos solar e eólico. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Submitted by Hohana Sanders (hohanasanders@hotmail.com) on 2017-02-06T12:13:28Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_mafblima.pdf: 3767067 bytes, checksum: f60cb33702df959e03115cc616efc81d (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2017-02-23T13:46:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_mafblima.pdf: 3767067 bytes, checksum: f60cb33702df959e03115cc616efc81d (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-23T13:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_mafblima.pdf: 3767067 bytes, checksum: f60cb33702df959e03115cc616efc81d (MD5) Previous issue date: 2016-10-14
The generation of electricity from alternative energy sources have been increasingly used in the world. Solar and wind power generators are those which stand out in terms of growth. The implementation of wind and solar power plants is restricted as to its location, because they are sources that depend on specific climatic factors. Brazil, due to its vast territory and climate, is composed of regions that can alternative energy sources for electricity generation. The challenges for the integration of electricity production sources in large scale depends mainly on predictability, flexibility of other energy sources, due to its variability. From the perspective of costs, from March to October 2010, in Germany for example, due to solar and wind forecast errors, electricity production from these sources was 2 GWh lower than expected, resulting in an additional cost of 2 20 euros per MWh generated. This work aims to adapt the Portfolio Theory to improve the solar and wind predictability, finding a limit where the combination of energy sources will result in lower prediction errors. The theory is used in the financial sector so that investment risks are reduced by diversifying applications of investors. Developed by the american Harry Markowitz in 1952, the theory has the ultimate goal of methodize the definition of penetration percentage of each asset in order to improve financial returns. The Portfolio Theory adapted to improve the predictability of alternative energy resources is little used, so this thesis is a pioneer research in Brazil. By combining 70% of wind resource and 30% of solar resource, defined by the application of portfolio theory, resulted in a reduction of risk (standard deviation) of forecast errors. For solar resource, the risk was found to be 11.24 and wind resource 7.38. After the integration proposal, the risk obtained was 6.09. This study have use of solar and wind data measurements in Maracanaú - CE.
A geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas de energia tem sido cada vez mais empregada no mundo. Geradores elétricos solares e eólicos são os que mais se destacam em termos de crescimento. A implantação de usinas de energia eólica e solar se restringe quanto a sua localização, devido serem fontes que dependem de fatores climáticos específicos. O Brasil, devido ao seu vasto território e clima, é composto por regiões que podem explorar fontes alternativas de energia para a geração de eletricidade. Os desafios para a integração dessas fontes de produção de eletricidade em uma grande quantidade dependem principalmente da previsibilidade, da flexibilidade de outras fontes de energia, devido sua variabilidade. Na perspectiva de custos, em março a outubro de 2010, na Alemanha por exemplo, devido a erros de previsão solar e eólica, a produção de energia elétrica a partir dessas fontes foi de 2 GWh abaixo do previsto, resultando em um custo adicional de 2,20 euros por MWh gerado. A presente dissertação visa adaptar a Teoria do Portfólio ao melhoramento da previsibilidade solar e eólica, encontrando um limite em que a combinação dessas fontes de energia resulte em menores erros de previsão. A teoria é utilizada no setor financeiro para que os riscos dos investimentos sejam diminuídos através da diversificação das aplicações dos investidores. Desenvolvida pelo norte americano Harry Max Markowitz no ano de 1952, a teoria tem por objetivo final metodizar a definição do percentual de penetração de cada ativo a fim de melhores retornos financeiros. A Teoria do Portfólio adaptada para aperfeiçoar a previsibilidade de recursos alternativos de energia é pouco utilizada, portanto a presente dissertação constitui pesquisa pioneira no Brasil. Através da combinação de 70% de recurso eólico e 30% de recurso solar, definidos pela aplicação da Teoria do Portfólio, houve diminuição de riscos (desvio padrão) de erros de previsão. Em relação ao recurso solar, o risco encontrado foi de 11,24 e em relação ao recurso eólico 7,38. Após a integração proposta, o risco obtido foi de 6,09. O presente trabalho utilizou-se de medições de dados solares e eólicos realizadas em Maracanaú – CE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tito, Edison Americo Huarsaya. "Análise de portfólio: uma perspectiva bayesiana." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2016. http://hdl.handle.net/10438/16637.

Full text
Abstract:
Submitted by EDISON AMERICO HUARSAYA TITO (edison.tito@gmail.com) on 2016-06-23T14:02:55Z No. of bitstreams: 1 EdisonMscFGV(20160619).pdf: 2366030 bytes, checksum: 231be2cde1e7f8e01331fddff3f227a1 (MD5)
Approved for entry into archive by GILSON ROCHA MIRANDA (gilson.miranda@fgv.br) on 2016-06-23T14:36:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EdisonMscFGV(20160619).pdf: 2366030 bytes, checksum: 231be2cde1e7f8e01331fddff3f227a1 (MD5)
Approved for entry into archive by GILSON ROCHA MIRANDA (gilson.miranda@fgv.br) on 2016-06-24T12:51:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EdisonMscFGV(20160619).pdf: 2366030 bytes, checksum: 231be2cde1e7f8e01331fddff3f227a1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-29T12:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdisonMscFGV(20160619).pdf: 2366030 bytes, checksum: 231be2cde1e7f8e01331fddff3f227a1 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03
This work has the objective to address the problem of asset allocation (portfolio analysis) under a Bayesian perspective. For this it was necessary to review all the theoretical analysis of the classical mean-variance model and following identify their deficiencies that compromise its effectiveness in real cases. Interestingly, its biggest deficiency this not related to the model itself, but by its input data in particular the expected return calculated on historical data. To overcome this deficiency the Bayesian approach (Black-Litterman model) treat the expected return as a random variable and after that builds a priori distribution (based on the CAPM model) and a likelihood distribution (based on market investor’s views) to finally apply Bayes theorem resulting in the posterior distribution. The expected value of the return of this posteriori distribution is to replace the estimated expected return calculated on historical data. The results showed that the Bayesian model presents conservative and intuitive results in relation to the classical model of mean-variance.
Este trabalho tem com objetivo abordar o problema de alocação de ativos (análise de portfólio) sob uma ótica Bayesiana. Para isto foi necessário revisar toda a análise teórica do modelo clássico de média-variância e na sequencia identificar suas deficiências que comprometem sua eficácia em casos reais. Curiosamente, sua maior deficiência não esta relacionado com o próprio modelo e sim pelos seus dados de entrada em especial ao retorno esperado calculado com dados históricos. Para superar esta deficiência a abordagem Bayesiana (modelo de Black-Litterman) trata o retorno esperado como uma variável aleatória e na sequência constrói uma distribuição a priori (baseado no modelo de CAPM) e uma distribuição de verossimilhança (baseado na visão de mercado sob a ótica do investidor) para finalmente aplicar o teorema de Bayes tendo como resultado a distribuição a posteriori. O novo valor esperado do retorno, que emerge da distribuição a posteriori, é que substituirá a estimativa anterior do retorno esperado calculado com dados históricos. Os resultados obtidos mostraram que o modelo Bayesiano apresenta resultados conservadores e intuitivos em relação ao modelo clássico de média-variância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PAPANDRÉA, Pedro José. "Arranjo de Misturas Generalizado para Otimização de Portfólio de Ativos Financeiros: Teoria e Aplicação." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2013. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/911.

Full text
Abstract:
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2017-08-18T18:18:00Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_papandrea_2013.pdf: 10419681 bytes, checksum: 8a111a577026a9045965a9cd810b81f5 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-18T18:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_papandrea_2013.pdf: 10419681 bytes, checksum: 8a111a577026a9045965a9cd810b81f5 (MD5) Previous issue date: 2013-05
O processo de compra e venda de ações em Bolsas de Valores está cada vez mais difundido entre os investidores. Compor uma carteira ou portfólio eficiente é um grande desafio e está em constante processo de desenvolvimento, utiliza-se para tal as teorias de portfólio. Por outro lado o uso de arranjo de misturas em projetos de experimentos também é uma técnica continuamente estudada e melhorada. Utilizar estas duas técnicas em conjunto é uma inovação pouco estudada e que é explorada neste trabalho. Para estabelecer as relações entre as proporções das misturas são utilizados modelos polinomiais, no caso dos ativos, polinômios canônicos de grau dois, quadrático. Além do uso da função desirability e pontos interiores como métodos de otimização multiobjetivo lançou-se mão do teorema central do limite para reamostragem de dados determinísticos pelo método bootstrap permitindo que fossem feitas réplicas do experimento de misturas e tornando possível a análise dos erros e intervalo de confiança, intervalo este considerado também na fronteira eficiente do portfólio. O modelo de misturas escolhido foi o simplex lattice. Quanto aos tipos de investimentos, há dois tipos básicos: comprado e vendido. O primeiro diz respeito à compra de ativos, os quais se espera vender quando estiverem a um preço maior. O segundo, venda a descoberto, é a venda de um ativo que ainda não foi comprado, neste caso espera-se compra-lo a um preço menor do que foi vendido. O caso de venda a descoberto é considerado para escolha dos portfólios propostos neste trabalho como forma de aplicação nos experimentos permitindo que as misturas gerassem valores negativos, ou seja, poderá haver misturas que variem de valores negativos a positivos e vice-versa. Compor portfólios ótimos com o auxilio computacional, neste caso o programa Matlab®, em projetos de experimentos e otimização multiobjetivo será ainda uma das grandes contribuições da otimização de processos para o campo econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Mariana Silva. "Equações Diferenciais Hereditárias Estocásticas e o Problema de Portfólio Ótimo." Instituto de Matemática. Departamento de Matemática, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19477.

Full text
Abstract:
Submitted by Mayara Nascimento (mayara.nascimento@ufba.br) on 2016-06-08T12:38:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mariana Tavares.pdf: 1996387 bytes, checksum: e2e4b3f5e187c281005bee28bf067ff7 (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-06-13T17:34:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mariana Tavares.pdf: 1996387 bytes, checksum: e2e4b3f5e187c281005bee28bf067ff7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-13T17:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Mariana Tavares.pdf: 1996387 bytes, checksum: e2e4b3f5e187c281005bee28bf067ff7 (MD5)
O presente trabalho tem o intuito de estudar o problema de otimização de portfó- lio. O portfólio será composto por dois tipos de investimento: um sem risco, que será uma conta poupança, e outro com risco, que será uma conta de ações no mercado nanceiro. O preço das ações será modelado por uma equação diferencial estocástica hereditária, e o objetivo do trabalho será encontrar uma estratégia de consumo-negociação que maximize o funcional consumo, sem causar dé cit na conta poupança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Porto, Natália Addas 1987. "Seleção de projetos do mecanismo de desenvolvimento limpo = modelo baseado em latisse binomial e teoria do portfólio." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264517.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo de Barros Correia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Made available in DSpace on 2018-08-19T21:23:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Porto_NataliaAddas_M.pdf: 3278634 bytes, checksum: 844ae878f54ff582bbd8d0261e413863 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: A humanidade tem selecionado seus sistemas energéticos incorporando, além dos parâmetros de disponibilidade técnica e viabilidade econômica, os impactos ambientais causados por eles. O mercado de créditos de carbono surge neste contexto ao estabelecer mecanismos de mercado para que partes envolvidas na contribuição de redução/remoção de gases de efeito estufa na atmosfera, no âmbito do Protocolo de Quioto, cumpram o acordo quantificado, ao mesmo tempo em que surgem também novas oportunidades para investimentos nos países em desenvolvimento como o Brasil. Assim, saber como funciona esse mercado é um fator crucial para o aproveitamento das conveniências criadas pelo Protocolo de Quioto. Destarte, considerando as dificuldades para precificação de contratos de créditos carbono no mercado brasileiro, principalmente por ser um mercado muito recente, e ainda com o objetivo de originar maiores investimentos em sistemas energéticos através de energia renovável, a dissertação oferece uma contribuição situada nos seguintes focos: análise de contratos de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) e seleção de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Precificação, portanto, compreende determinar medidas de benefício e risco unitário ¿/tCO2e), uma vez que as decisões de contratação são instruídas pelo preço da RCE negociado. O modelo de latisse binomial é a principal ferramenta de precificação empregada neste trabalho, usada para calcular o valor médio esperado da RCE para realização de contratos a termo e de opções. Por sua vez, melhores condições para o comércio das RCEs é obtida por uma abordagem da teoria do portfólio proposta por Markowitz, através de projetos MDL relacionados à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis de energia no Brasil, onde a energia oferecida por tais fontes são caracterizadas, sobretudo, pela sazonalidade
Abstract: Humanity has selected energy systems by incorporating, beyond the technical and economic feasibility parameters, also the environmental impacts caused by them. The carbon credit market has appears in this context and brings alternative solutions for countries in Annex I to fulfill their emissions targets under Kyoto Protocol and also help developing countries in constructing or maintaining a clean energy mix. Knowing how this market works is crucial to incorporate all the conveniences brought by Kyoto Protocol. Pricing carbon credit market includes determining benefit and risk measures (¿/tCO2e), since the hiring decisions are instructed by the price of CERs traded. The binomial lattice model is the main tool used in this dissertation for pricing, which allow us to calculate the expected value of CERs for realization of forward and options contracts. Given that renewable energy sources are mainly characterized by seasonality, some sources can hedge others. In this sense, better conditions on trading CERs can be achieved through a portfolio theory approach proposed by Markowitz. Considering the difficulties for pricing carbon credits contracts on the Brazilian market, especially because of its recent characteristic, and with the aim of generating greater investments in the energy systems by using renewable energy sources, the present dissertation offers a contribution on: contract analysis applied to Certified Emission Reductions (CERs) and also on selecting projects from the Clean Development Mechanism (CDM).
Mestrado
Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Picoli, Radaés Fronchetti. "Avaliação da carteira de projetos : Teoria Moderna de Portfólio, Teoria da Utilidade Esperada e Método de Monte Carlo aplicados na proposição de uma sistemática." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/150497.

Full text
Abstract:
A seleção de projetos de investimento é uma das atividades essenciais no dia-a-dia das organizações, e, neste exercício de avaliação, é preciso lidar em geral com uma carga considerável de incerteza. Analisar apenas as características individuais dos projetos é insuficiente diante do impacto que seus aspectos relacionais pode causar nos resultados. Além disso, um fator adicional nesse processo de escolha é a carga informacional já disponível internamente, na forma de conhecimento e percepção de analistas e gestores. Mais ainda, o próprio conceito de valor neste caso depende da perspectiva de quem avalia. Motivado por estas questões, buscou-se neste trabalho elaborar uma proposta de avaliação da carteira de projetos de investimento logicamente estruturada e modular, adaptável a diversas realidades organizacionais possíveis. A montagem do procedimento otimizatório reuniu conceitos de métricas de risco e retorno de projetos, Teoria Moderna de Portfólio, Teoria da Utilidade, simulação de Monte Carlo e decomposição de Cholesky. Por fim, a utilidade da proposta foi testada via sua aplicação em amostra de projetos no segmento de óleo e gás.
The investment projects selection is one of the essential activities in day-to-day operation of companies, and in this evaluation exercise it is generally required to handle a considerable amount of uncertainty. Analysing only the individual characteristics of projects is insufficient considering the possible impact of their relational aspects in results. Furthermore an additional item in this selection process is the informational load already available internally in the form of knowledge and perception of analysts and managers. Moreover even the concept of value in this case depends on the perspective of who evaluates. Motivated by this issues, this study aimed to formulate a proposal for investment projects portfolio evaluation logically structured and modular, adaptable to various possible organizational realities. The conception of optimization procedure brought together concepts of risk and return project metrics, Modern Portfolio Theory, Utility Theory, Monte Carlo simulation and Cholesky decomposition. Finally the proposal utility was tested by its application in a sample of oil and gas projects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miguel, Franklin Kelly. "Aplicação da teoria de portfólio de Markowitz para a geração de energia elétrica proveniente de empreendimentos eólicos no Brasil." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-23012017-143349/.

Full text
Abstract:
A geração hidrelétrica é dependente da afluência, no entanto, é possível minimizar a variação da energia natural afluente por meio dos reservatórios. Por sua vez, a geração eólica tem como desvantagem a volatilidade devido a sua dependência em relação ao vento. Nesse sentido, uma carteira otimizada de projetos eólicos possibilita a redução da volatidade da energia gerada pelo conjunto, na medida em que aproveita as complementariedades do vento. No Brasil, os Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí concentram 90% da capacidade instalada das usinas eólicas em operação, em construção ou contratada, com uma previsão da fonte atingir 11,6% de participação na matriz elétrica. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia de apoio baseada na teoria de portifólio de Markowitz que poderá ser utilizada pelo órgão de planejamento energético brasileiro para a definição da quantidade de energia a ser contratada por fonte e local, por meio de leilões de energia regionais e por fonte, com o objetivo de se obter uma carteira otimizada de empreendimentos, que reduza a volatilidade. O método também pode servir de apoio ao investidor para se obter um portfólio de usinas que minimize o risco de exposição financeira no mercado de curto prazo. Nenhum estudo aplicando a teoria de portifólio de Markowitz em usinas eólicas do Brasil foi encontrado na literatura. Os resultados obtidos demonstram que a carteira formada pelas usinas eólicas existentes não está na fronteira eficiente e poderia ser otimizada com aumento da expectativa de geração ou redução do risco. No mesmo sentido, a otimização da carteira também reduziu o risco de exposição ao mercado de curto prazo.
Even though the hydroelectric generation is highly dependent on the river flows, it is possible to minimize the volatility of the energy generation in a given period using the storage capacity of the reservoirs. In contrast, to minimize the volatility of the wind generation is burdensome due to its dependency on wind. Accordingly, an optimized portfolio of wind projects all together allows the reduction of the volatility of the energy generation for the complementarity of wind from different locations. In Brazil, the states of Bahia, Rio Grande do Norte, Ceara, Rio Grande do Sul and Piauí concentrate 90% of the installed capacity of wind power plants in operation, under construction or contracted with a font forecast to reach 11.6% share the electric matrix. The Thesis aims to develop a support methodology based in portfolio theory of Markowitz that can be used by the Brazilian-planning agency in future, to define the amount of energy to be contracted by source and location, through regional and source energy auctions, to obtain an optimized portfolio projects, with reduced volatility. The methodology can also serve to support the investor to obtain a portfolio of plants that minimize the risk of financial exposure to short-term market. No study applying Markowitz\'s portfolio theory in wind farms of Brazil was found in the literature. The results show that the portfolio of the existing wind farms is not on the efficient frontier and could be optimized with increased expectation of generating or reducing the risk. Similarly, the optimization of the portfolio also reduced the risk of exposure to short-term market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Arce, Paulo Eduardo Bassi. "Aplicação da teoria do portfólio para otimização de carteiras de contratos de energia elétrica e gestão de risco." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18154/tde-16072014-113229/.

Full text
Abstract:
Com a crescente desregulamentação dos mercados de energia, os diferentes participantes dos mercados se deparam com a necessidade de gerenciar de maneira eficiente seus investimentos em energia elétrica. Nesse cenário, a otimização das Carteiras de Contratos mostra-se uma técnica interessante no planejamento estratégico dos agentes de mercados de energia. Os mercados estão frequentemente expostos a riscos de diversas fontes, assim, a mitigação dos mesmos é fundamental. A Teoria do Portfólio, proposta por Harry Markowitz, tem sido utilizada em análises envolvendo diversos mercados. Este trabalho analisa um problema de Gestão de Carteiras de Contratos de energia elétrica, com Gestão de Risco. A relação contratual entre a ANDE (Administración Nacional de Electricidad Paraguai) e Itaipu Binacional é utilizada como estudo de caso. A metodologia proposta para tratar o problema extende a teoria de Markowitz em um contexto de tomada de decisão multiobjetivo, no qual se busca minimizar os gastos da ANDE em contratação de energia (via programação não-linear) e também o risco do portfólio, avaliado por meio da variância do mesmo. Por meio do modelo proposto é possível obter a decisão contratual ótima de ANDE, que minimiza o custo de seu portfólio para cada nível de risco. Os resultados obtidos indicam que o modelo é eficiente em termos de redução de custos e risco.
Due to the increasing deregulation of electricity markets, different market participants were faced with the necessity to effectively manage their investment in electricity. In this scenario, portfolio optimization is a relevant technique that can be investigated for strategic planning by agents on energy markets. In general, markets are exposed to risks from multiple sources, the mitigation of such risks, thus, is important. The portfolio theory proposed by Harry Markowitz has been used in analyses involving several markets. This work analyzes the problem of electricity Portfolio Management, with Risk Management. The contractual relationship between ANDE and Itaipu Binacional is used as a study case. The methodology proposed for addressing the problem extends Markowitz´s theory (applying non-linear programming) for a context of multi-objective decision making, searching for the minimization of ANDEs power contract costs, as well the portfolio risk, evaluated by its variance. With the proposed model, it is possible to obtain the optimal contract decision, which minimizes the portfolio cost for each risk level. Results indicate that the model proposed is efficient in cost and risk minimization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Menezes, Douglas Afonso Tenório de. "Um sistema portfólio-tutor baseado no reuso de software." Universidade Federal de Alagoas, 2009. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/844.

Full text
Abstract:
Com a grande popularização da internet, a EAD vem sendo bastante difundida pelo fato da grande facilidade de acesso, onde o aluno independente do local onde reside, poderá organizar seus horários, ampliando o alcance da modalidade de ensino presencial. O objetivo do presente trabalho é o projeto e desenvolvimento de um Sistema Portfólio-Tutor Baseado no Reuso de Software através de técnicas de reutilização de software, objetivando o máximo de redução de trabalho por parte dos professores, melhorando consideravelmente a análise de dados e diminuindo as atividades repetitivas. Contudo, o sistema será capaz de integrar todas as partes que podem ser envolvidas no processo de aprendizagem. Um portfólio é uma pasta onde ficam armazenadas as evidências da habilidade de cada aluno, sendo possível um acompanhamento cronológico de seu desempenho. Um portfólio eletrônico pode ser dividido em portfólio do aluno e portfólio do professor. É possível desenvolver atualmente dois tipos de portfólios de alunos: o Portfólio de Trabalho, onde são armazenados os trabalhos dos alunos e o Portfólio de Apresentação, onde é armazenado o melhor que o aluno produziu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, André Barbosa. "Ensaios em alocação de portfólio com mudança de regime." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2014. http://hdl.handle.net/10438/12019.

Full text
Abstract:
Submitted by Andre Barbosa Oliveira (andre.boliveira@hotmail.com) on 2014-09-10T13:02:37Z No. of bitstreams: 1 EnsaiosPortfolioMudançaDeRegime.pdf: 2662067 bytes, checksum: af012615c3e200b24dcafe0ba45c563d (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2014-09-10T17:49:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EnsaiosPortfolioMudançaDeRegime.pdf: 2662067 bytes, checksum: af012615c3e200b24dcafe0ba45c563d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-10T18:01:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EnsaiosPortfolioMudançaDeRegime.pdf: 2662067 bytes, checksum: af012615c3e200b24dcafe0ba45c563d (MD5) Previous issue date: 2014-08-15
Uma das principais características dos ativos financeiros é a mudança de regime. Os preços dos ativos apresentam pouca variabilidade nos períodos de normalidade e possuem quedas inesperadas e são instáveis nos períodos de crise. Esta tese estuda alocação de portfólio com mudança de regime. O primeiro ensaio considera a decisão ótima de investimento entre os ativos de risco quando o mercado financeiro possui mudança de regime, definindo portfólios ótimos que dependem dos retornos esperados, risco e das crenças sobre o estado do mercado financeiro. O segundo ensaio estuda alocação de portfólio baseada em estimativas do modelo fatorial com mudança de regime e compara com alocações usando modelos fatoriais lineares e momentos amostrais. A mudança de regime tem maior efeito sobre o processo de escolha dos portfólios do que sobre as estimativas usadas para definir as carteiras.
Among the characteristics of the financial assets an important stylized fact is regime change. Asset prices show little variability in good times and have unexpected drops and are unstable in times of crisis. This thesis studies portfolio allocation with regime change. The first essay considers the optimal investment decision among risky assets when the financial market has regime switching. The optimal portfolio depend on expected returns and risk as well as on beliefs about the state of the financial market. The second essay studies asset allocation based on estimates of the factor model with regime change and compares with allocations using linear factor models and sample moments. The presence of multiple regimes has a greater effect on portfolio choice than on the estimates used to determine the portfolios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Teoria de portfólio"

1

Marques, Antonio Dean Barbosa, July Grassiely de Oliveira Branco, Rochelle da Costa Cavalcante, Maria Cecilia Cavalcante Barreira, and Francisca Bertilia Chaves Costa. "ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA." In O Conhecimento na Competência da Teoria e da Prática em Enfermagem 2, 129–39. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68819120312.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Padrão, Henrique Valentim, and Gisele Tessari Santos. "Análise de composição dos investimentos em geração de energia elétrica por fonte de geração por meio da Teoria de Portfólio de Markowitz." In Engenharia no Século XXI – Volume 12. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-199-9.cap.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teoria de portfólio"

1

Tomio, Giuseppe, and Luiz Hotta. "Teoria moderna de portfólio, paridade de risco e aplicações." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192775.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marcello Anderson Ferreira Batista Lima, Paulo C. M. Carvalho, Tatiane C. Carneiro, Josileudo R. Leite, Luiz J. B. Neto, and Antônio Neilton da Silva. "Teoria do Portfólio aplicada à previsão de recurso Solar e Eólico." In VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil: Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Elétricos Industriais – OSSEI, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sbse2016-0316.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva Lêdo, João Augusto, and Leonardo Nepomuceno. "Modelo de Cálculo de Ofertas Estratégicas Formulado como um Programa Matemático com Restrições de Equilíbrio para Companhias Price-Maker." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1334.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo propor um modelo matemático para a tomada de decisão relacionada ao Cálculo de Ofertas Estratégicas (COE) em mercados de energia do dia seguinte por companhias geradoras price-maker que possuam unidades de geração termoelétricas em seu portfólio. O modelo proposto leva em conta os modelos de decisão adotados pelo operador de mercado, por meio da formulação de um problema de otimização bi-nível, em que as decisões operativas do operador de mercado são consideradas no nível inferior. Essa formulação bi-nível dá origem a um problema de Programação Matemática com Restrições de Equilíbrio (PMRE). O modelo proposto é testado em um sistema elétrico que envolve 32 unidades geradoras e 17 consumidores, interligados em um sistema de transmissão de 24 barras. Os resultados apontam que o modelo de COE é coerente com a teoria microeconômica e que a técnica de solução proposta se mostra eficiente para a resolução do problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Oliveira, Paloma Maira, Hudson Silva Borges, Marco Túlio Valente, and Heitor Augustus Xavier Costa. "Uma Abordagem para Verificação de Similaridade entre Sistemas Orientados a Objetos." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2012.15305.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se uma abordagem quantitativa baseada em métricas de software para determinar similaridade entre sistemas orientados a objetos. Essa abordagem apresenta pelo menos as seguintes contribuições: (a) um mecanismo para obtenção de valores de referência para uma certa métrica de um sistema, em função dos diversos perfis de suas classes; (b) um mecanismo para obtenção de subconjuntos de sistemas similares dado um portfólio de sistemas, utilizando para isso de técnicas de clusterização; (c) um mecanismo para obtenção de subconjuntos de sistemas semelhantes, de acordo com um conjunto de métricas, utilizando para isso de conceitos de teoria de grafos. Adicionalmente, descreve-se no artigo uma aplicação real da abordagem proposta em um corpus de 86 sistemas de código aberto, totalizando cerca de 12 milhões de linhas de código. Os resultados obtidos mostram, por exemplo, que existe um grupo de 15 sistemas neste corpus com fortes indícios de similaridade. Nosso argumento é que tais sistemas apresentam provavelmente níveis bastante similares de qualidade interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography