To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria de portfólio.

Journal articles on the topic 'Teoria de portfólio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria de portfólio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Xavier, Karine Diniz, Kellen Cristina Campos Fernandes, Reginaldo Santana Figueiredo, and Odilon José de Oliveira Neto. "HEDGE COM COMBINAÇÃO DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, no. 4 (December 12, 2017): 953. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n4p953-976.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi desenvolver hedge por meio da combinação de diferentes atividades agropecuárias de modo a oferecer ao produtor rural e usuários em geral, um instrumento para mitigação do risco no mercado agropecuário. Tal instrumento se refere a uma tabela com diferentes portfólios compostos por diferentes atividades agropecuárias, acompanhados de seu risco e retorno operacional mensal, além das alocações ótimas dos recursos financeiros e da área da propriedade rural para cada atividade. Para alcance do objetivo da pesquisa, foi utilizada a teoria do Portfólio de Harry Markowitz (1952) com a elaboração da matriz de correlação entre os retornos das atividades em estudo e o modelo de programação linear, que possui como função objetivo a equação que visa minimizar o risco de um portfólio proposta pelo mesmo autor. Os resultados oferecem portfólios com a combinação de duas, três, quatro, cinco e seis atividades agropecuárias. Foi possível verificar que o Portfólio 1, composto pelas atividades milho e soja, apresentou maior nível de retorno operacional mensal, 15,70%, para um risco de 2,79%. O Portfólio 6, formado pelas atividades tomate e bovinocultura de corte, oferece o menor nível de risco quando comparado aos outros portfólios, 0,35%, para um retorno operacional mensal de 3,33%. A escolha do melhor portfólio é feita pelo usuário levando em consideração o nível de risco que ele está disposto a enfrentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Gabriel Augusto, Renato Pereira Claus, Fabrício Molica Mendonça, and Fúlvio Rodriguez Simão. "Teoria do portfólio aplicada na diversificação da produção de café." Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 8, no. 3 (December 2, 2019): 29. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5042.

Full text
Abstract:
O setor agropecuário representa uma fração significativa do Produto Interno Mineiro, sendo o café um produto historicamente importante no desenvolvimento do Estado. Diante dos riscos incorridos na produção cafeeira tanto por questões climáticas, agronômicas ou de mercado, que impactam a produtividade e rentabilidade obtida, a diversificação com outras culturas pode auxiliar o produtor a minimizar os riscos em seu negócio sendo pelas sinergias entre as culturas ou pela outra fonte de renda. Desse modo, o emprego da teoria dos portfólios para analisar a composição de uma carteira eficiente na produção de café, mostra-se pertinente, pois considera a volatilidade dos retornos dos diferentes produtos para a composição de uma carteira ótima eficiente, que maximize o retorno para dado nível de risco. O objetivo desse estudo é verificar a viabilidade da aplicação e os resultados gerados pela teoria do portfólio de Markowitz (1952) na composição de uma lavoura de café diversificado com outras culturas permanentes. Os resultados obtidos atestam a importância da utilização da teoria do portfólio de Markowitz (1952) para minimizar os riscos e maximizar os retornos diante da existência de ganhos econômicos obtidos coma composição de uma carteira ótima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Banzato, Carlos Roberto, Roque Rabechini, Luciano Ferreira Silva, and Samile Andréa de Souza Vanz. "Influência dos atributos dos stakeholders no sucesso do portfólio de projetos." Revista Gestão & Tecnologia 20, no. 1 (January 1, 2020): 99–115. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1619.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi apresentar e discutir o panorama da produção científica sobre a gestão dos stakeholders, seus atributos e a influência no sucesso do portfólio de projetos. O método utilizado foi a bibliometria com análise de co-citações sem recorte temporal. Os resultados mostraram uma lacuna na teoria relativa à influência dos atributos dos stakeholders nas fases gerenciais do portfólio de projetos e no sucesso do portfólio. Como contribuição esse estudo faz a proposição de um quadro conceitual que apresenta a influência dos atributos dos stakeholders nas fases gerenciais do portfólio de projetos e no sucesso do portfólio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lukosevicius, Alessandro Prudêncio, Carlos Alberto Pereira Soares, and Luiz Antônio Joia. "Framework de avaliação da complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil." Ambiente Construído 17, no. 4 (December 2017): 323–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400200.

Full text
Abstract:
Resumo A importância da complexidade para o desempenho dos negócios tem ganhado reconhecimento acadêmico e gerencial. Saber lidar de forma efetiva com a complexidade é um diferencial para as organizações, incluindo as temporárias (projetos). Portanto, um melhor entendimento da complexidade em projetos e suas aplicações mostra-se necessário. No entanto, a literatura científica é carente de frameworks para avaliar a complexidade nas organizações, especialmente na área de construção civil. Assim, o objetivo deste artigo exploratório é propor um framework para avaliar a complexidade de projetos em portfólios de engenharia civil. O framework foi criado a partir dos fatores de complexidade em projetos de engenharia identificados pela revisão bibliográfica, tratado pela técnica para tomada de decisão ANP (Analytic Network Process) e suportado pela Teoria da Complexidade. Como resultado, foi criado o MID (multiplicidade, interdependência, diversidade) Framework e aplicado em um exemplo para priorizar o portfólio de projetos de uma empresa de construção civil. Em relação ao TOE (technical, organizational and environmental) Framework adotado pela literatura, a pesquisa sugere que o MID Framework é mais amplo (avalia qualquer tipo de projeto), mais simples (estrutura mais enxuta) e mais diversificado (calcula as complexidades do projeto e do projeto no portfólio) para priorização de portfólios na área de engenharia civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caldeira, João Frois, Guilherme Valle Moura, André Alves Portela Santos, and Cristina Tessari. "Seleção de carteiras com modelos fatoriais heterocedásticos: aplicação para fundos de fundos multimercados." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 2 (April 2014): 127–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712014000200006.

Full text
Abstract:
A teoria moderna do portfólio é baseada na noção de que a diversificação de uma carteira de investimento gera portfólios com uma melhor relação entre risco e retorno. Ultimamente, gestores vêm tentando ampliar a diversificação de suas carteiras por meio do investimento em cotas de diferentes fundos de investimento que, por sua vez, já contêm portfólios diversificados. Com isso, vem crescendo o interesse acadêmico e de participantes do mercado na seleção de carteiras formadas por fundos de investimento. Neste trabalho, a aplicabilidade e o desempenho fora da amostra de estratégias quantitativas de otimização para a construção de carteiras de fundos serão analisados. O desempenho dessas carteiras de fundos otimizadas será comparado ao desempenho do portfólio ingênuo igualmente ponderado, da carteira teórica do Ibovespa e do Índice de Mercado de Renda Fixa (IRF-M). Para a obtenção de portfólios ótimos, restritos para venda a descoberto, formula-se um problema de otimização de portfólios compostos por 388 fundos de investimento multimercado brasileiros ao longo de cinco anos. Para a modelagem da matriz de covariâncias dos retornos desses 388 fundos, é empregado um modelo fatorial heterocedástico parcimonioso. Tomando como base diferentes frequências de rebalanceamento dos pesos, as medidas de desempenho fora da amostra indicam que as estratégias quantitativas de otimização proporcionam resultados superiores em termos de volatilidade, desempenho ajustado ao risco, turnover e custos de transação ao longo do tempo. Em particular, os resultados obtidos indicam que o índice de Sharpe (IS) da carteira de média-variância e da carteira de mínima-variância foram estatisticamente diferentes (maiores) em relação ao IS do índice de referência de todas as frequências de rebalanceamento utilizadas. Com relação ao desvio padrão, os testes estatísticos mostraram que a volatilidade das carteiras de mínima-variância é estatisticamente diferente (menor) da volatilidade do índice de referência. Resultados semelhantes foram encontrados quando se comparou o desempenho das carteiras otimizadas ao Ibovespa e ao portfólio igualmente ponderado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Maria Alice Amorim, and Gabriela Egêa Alvaro do Nascimento. "Aplicação do Portfólio nas Escolas Médicas: Estudo de Revisão." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 (March 2019): 163–74. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180134.

Full text
Abstract:
RESUMO Com o objetivo de formar um profissional crítico, criativo e reflexivo, novas propostas e reformulações vêm sendo criadas para o ensino médico, com base num processo educativo que promova o desenvolvimento de múltiplas competências. Buscando orientar a melhor atuação do estudante no processo ensino-aprendizagem, o portfólio fornece subsídios à reflexão, ampliando a capacidade de raciocínio, aliando o conhecimento teórico – adquirido em sala de aula e pesquisas – a vivências em serviços, territórios e demais cenários de aprendizagem. Englobando informações de diferentes estratégias pedagógicas, o portfólio possibilita maior autonomia, autoavaliação, criatividade, capacidade de crítica e de intervenção. Este estudo descreve a aplicação do portfólio nas escolas médicas brasileiras com base numa revisão de publicações científicas e do levantamento de projetos pedagógicos via internet. Procedeu-se a uma revisão integrativa de artigos científicos do período de 2007 a 2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores Portfólio AND Educação Médica, Portfólio AND Ensino, Portfólio AND Avaliação Educacional, e ao levantamento de projetos pedagógicos publicados na internet com citações referentes ao portfólio. Foram encontradas 19 publicações de investigações e 73 projetos pedagógicos acessíveis, entre os quais 38 citavam a palavra portfólio. Os conceitos de competências e narrativas permeiam parte expressiva dos trabalhos. Constatou-se que os portfólios são aplicados de forma muito diferenciada em cada escola, tanto como dispositivo de reflexão da prática, quanto como arquivo de trabalhos. As descrições referem-se à aplicação em determinadas disciplinas, em geral de práticas em serviços e comunidades e experimentos em situações focais. Por meio do portfólio, problematizam-se situações e estimula-se a reflexão e a busca de conhecimentos. Destaca-se o exercício da narrativa, que permite aliar a prática à teoria, facilitando a aprendizagem, além de ampliar a segurança e a habilidade do estudante – que precisa tomar decisões frente a situações reais, muitas vezes complexas –, fazendo com que este se torne um indivíduo ativo e crítico, com maior autonomia, intervindo na realidade. Comparando-se o número de projetos pedagógicos que citaram o uso do portfólio e as publicações encontradas, conclui-se que há grande carência de estudos voltados ao processo ensino-aprendizagem nas escolas médicas. Quanto aos achados a respeito da aplicação do portfólio, sobressaem as dificuldades relativas à manutenção do modelo biomédico nas escolas e métodos tradicionais de ensino e avaliação, bem como a falta de motivação e condições para que os docentes se dediquem a transformações que requerem capacitação, coesão e apoio institucional. Com a fragilidade na participação do professor e o excesso de tempo consumido na realização do portfólio, o estudante se depara com um instrumento que fomenta a autorreflexão e facilita seu aprendizado, mas também enfrenta a dificuldade de romper a barreira do ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maia, Mirian Vieira, and Miriam Struchiner. "Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 4 (December 2016): 720–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e0272014.

Full text
Abstract:
RESUMO A pesquisa-intervenção analisou o uso do portfólio reflexivo eletrônico (PRE) na educação médica, no contexto do internato em Anestesiologia, pela perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Investigar o papel do PRE na prática reflexiva e no processo de aprendizagem; identificar as percepções dos alunos sobre ele e como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) contribuíram nesse processo. A tipologia utilizada na investigação da aprendizagem significativa (AS) baseia-se na avaliação das articulações conceituais feitas pelos alunos para representar e qualificar seus conhecimentos. Resultados 60% dos alunos referiram refletir ao elaborar o PRE e documentaram reflexão em suas narrativas; os portfólios de todos os alunos possibilitaram a recursividade; 60% dos alunos evidenciaram AS em suas narrativas; foi possível conhecer o processo individual de elaboração do PRE, os aspectos positivos e limitantes em seu uso pedagógico, e as contribuições das TICs nesse processo. Esses resultados sugerem que o PRE favorece e estimula a reflexão, facilitando o processo de AS e contribuindo no acompanhamento contínuo do aprendizado consolidado pelo aluno, não só no internato em Anestesiologia, como em outros contextos essencialmente práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Milagres, Rosileia, Otávio Rezende, and Samuel Araujo Gomes da Silva. "papel e posição do departamento de alianças: caso Embrapa." Revista de Administração Pública 51, no. 3 (June 2017): 431–50. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612160046.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar base empírica sobre os elementos que compõem a capacidade de aliança. Especificamente, procura entender as atividades da área de gestão do portfólio de alianças e sua relação com as outras áreas da organização. Para tanto, apoia-se nos pressupostos da literatura de capacidades dinâmicas, visão baseada em conhecimento, visão baseada em competências e a teoria do aprendizado organizacional. O método utilizado foi o estudo de caso, operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação participante. Os resultados destacam a importância e o papel da área responsável pela gestão do portfólio de aliança. Além disso, complementa suas funções com a estrutura organizacional; oferece evidência empírica dessas funções e demonstra como o processo de gestão é efetivamente realizado nas diferentes fases que o compõem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Bruno Candido, Éber Assis Schmitz, Mônica Ferreira Da Silva, and Luís Alberto Duncan Rangel. "Apoio Multicritério à Decisão para Priorização de Projetos de P&D: Um estudo de caso em empresa de óleo e gás." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 13, no. 1 (January 6, 2020): 05–32. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2020.532.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a verificar a viabilidade de aplicação da análise multicritério como ferramenta de suporte à decisão em um portfólio de P&D com uma grande quantidade de projetos, múltiplas carteiras e um processo periódico de tomada de decisão. Realiza um estudo de caso na área de P&D de uma empresa de óleo e gás, utilizando a técnica de swing weighting para a ordenação e ponderação dos critérios e a teoria de utilidade multiatributo (MAUT) para ranquear os projetos. Os ranqueamentos obtidos por este processo foram apresentados aos responsáveis pelas carteiras de P&D, a fim de validar a aplicação e a utilidade do método. Os resultados do estudo de caso mostraram que o método é viável para o portfólio com as características descritas, tendo aprovação de todos os decisores entrevistados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, ANEIRSON FRANCISCO DA, RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA, and FERNANDO AUGUSTO SILVA MARINS. "UM MODELO FUZZY-DEA-GAME PARA ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO SOB INCERTEZA." Revista de Administração de Empresas 55, no. 1 (February 2015): 78–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020150108.

Full text
Abstract:
Este trabalho desenvolve um novo modelo Fuzzy-DEA-Game (FDG) para apoiar o estabelecimento de estratégias de produção. Esse modelo combina a Análise Envoltória de Dados (DEA) com conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy e do Jogo da Barganha de Nash. O modelo permite uma avaliação da eficiência produtiva e econômica dos produtos, o que pode resultar num portfólio de produtos mais rentáveis e de interesse do mercado consumidor. O modelo foi aplicado em uma empresa do segmento de energia. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo FDG mostraram-se aderentes à realidade da empresa estudada e forneceram metas para a redução dos níveis de recursos (entradas) necessários para a fabricação dos produtos e para aumento dos níveis de resultados (saídas) oriundos da comercialização desses produtos. Como resultado adicional importante, o modelo FDG permitiu a identificação dos produtos do portfólio que são mais sensíveis à ocorrência de incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Ronielton Rezende, Henrique Cordeiro Martins, and Alexandre Teixeira Dias. "A gestão do portfólio de projetos e a teoria dos custos de transação: proposições teóricas." Gestão & Planejamento 19 (January 2018): 137–58. http://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v19.4661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Motta Azevedo Junior, Geraldo, and Carlos Manoel Falcão Nunes. "MODELO COMPUTACIONAL PARA A SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE AÇÕES UTILIZANDO A INTERDISCIPLINAR TEORIA DE MARKOWITZ." Projectus 3, no. 2 (July 22, 2020): 124–39. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n2p124.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o desenvolvimento de um modelo computacional, para apoio atomada de decisão, na seleção de ações mais rentáveis e com menor risco ao investidor.Para a construção do modelo é utilizada a linguagem de programação e o ambiente dedesenvolvimento R, além da plataforma de publicação shinyapp.io; tendo como basede cálculo para o modelo matemático a Teoria de Markowitz. A seleção do períododesejado para a análise dos preços das ações, a seleção das ações, a demonstração e aapresentação dos resultados dos cálculos realizados são disponibilizados através de umaAPI (Application Programming Interface).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Rafaela Barros dos, Maicon de Araújo Nogueira, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Monique Lindsy Silva de Souza, Sandra Suely Silva de Oliveira, Manuela Furtado Veloso de Oliveira, Paula Andreza Viana Lima, et al. "Portfólio reflexivo como instrumento de avaliação e auto avaliação no processo de ensino aprendizagem: Vivência do programa de pós-graduação stricto sensu, mestrado em enfermagem da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas." Research, Society and Development 10, no. 4 (March 30, 2021): e4610413295. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13295.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a experiência vivenciada por docentes e discentes do Mestrado em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, associado a Universidade Federal do Amazonas no uso do portfólio reflexivo como instrumento de avaliação e autoavaliação no processo de ensino aprendizagem. Método: Trata de um relato de experiência, utilizando a observação participativa quanto ao uso de metodologias ativas na construção do ensino da disciplina “Tecnologias de Enfermagem para a educação e o cuidado em saúde”, no período compreendido de 04 de agosto a 27 de outubro de 2020. Resultado: nesse processo de ensino-aprendizagem, com utilização de metodologias ativas de ensino e avaliação formativa, através do portfólio reflexivo, os professores protagonizaram um papel fundamental, atuando como facilitadores, enfatizando o aprendizado autodirigido e centrado no discente. Tais experiências trouxeram como relevância aos atores envolvidos (docentes, discentes e gestores), a possibilidade de verem o ensino como um espaço privilegiado, no qual é perceptível a constante interação no momento de integrar a teoria aprendida em sala de aula com a prática, aumentando o interesse, a autonomia e o conhecimento do aluno. Conclusão: o uso de metodologias ativas de ensino e consequente avaliação através do instrumento avaliativo, portfólio online, contribui para aumentar a autoconfiança, autoconhecimento e competência reflexiva dos discentes em todo o processo formativo, além de proporcionar diálogo teórico-prático voltados ao perfil do profissional que se almeja formar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

La Macchia, Evandro, James Hall, Julio Cesar Wasserman, and Luis Perez Zotes. "Sustentabilidade na indústria do petróleo - uma análise financeira comparativa de empresas integradas e verticalizadas." Sistemas & Gestão 12, no. 2 (August 24, 2017): 228–37. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.1161.

Full text
Abstract:
O presente artigo, um estudo de caso, analisa a sustentabilidade financeira da principal empresa brasileira de petróleo em relação a um grupo de outras cinco organizações internacionais, todas integradas verticalmente. As empresas objetos do estudo foram Petrobras, ExxonMobil, Shell, BP, Chevron e Total. Para tanto, foi realizada uma criteriosa análise financeira a partir de observações realizadas em relatórios anuais publicados, especialmente na SEC, Securities and Exchange Commission. Levantou-se os indicadores de: i) desempenho operacional, ii) liquidez, iii) estrutura de capital e iv) rentabilidade. Embora a amostra seja de empresas congêneres, verifica-se que os níveis de desempenho e consequente sustentabilidade econômica e financeira se diferem entre elas. A teoria da organização moderna se funda em três pilares: teoria das finanças corporativas, teoria da governança corporativa e a teoria do desenho organizacional. Este artigo trata de finanças e governança. Constatou-se que a Petrobras teve, no período analisado, desempenho financeiro aquém do referido grupo. Decisões equivocadas referentes ao modelo regulatório, ao portfólio de projetos, aos planos de negócios, à estrutura de capital e aos preços de derivados praticados foram determinantes no seu resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rausch, Rita Buzzi, and Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla. "Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa." ETD - Educação Temática Digital 9, no. 2 (November 11, 2008): 170. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v9i2.825.

Full text
Abstract:
A formação inicial de professores, comumente, propõe princípios da prática investigativa como abordagem metodológica docente, constituindo-se em aprendizagem e construção reflexiva do professor. Nesta perspectiva, muitas instituições incluíram no currículo o Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta atividade, investigamos os principais atributos do professor orientador ao desenvolvimento da reflexividade dos orientandos. Os sujeitos foram sete acadêmicas de Pedagogia. Os encontros de orientação foram gravados e transcritos e a apresentação oral da pesquisa videogravada. Foi solicitado para que cada acadêmica registrasse em portfólios, o processo de pesquisa vivenciado. Na realização de sua primeira pesquisa verificamos que as acadêmicas foram dependentes, apresentando medos e inseguranças frente ao novo. Os principais atributos da orientação à promoção da reflexividade das acadêmicas foram: mediação do conhecimento; auxílio na definição e compreensão da teoria; sinalização da necessidade de um olhar crítico frente ao fenômeno estudado; indicação de cuidados éticos à pesquisa; assunção de uma atitude indagativa; sinalização da incerteza do processo de pesquisa; animação do processo de aprendizagem das acadêmicas; inserção das acadêmicas em eventos científicos e solicitação do registro da pesquisa em portfólio. Este resultado vem ressaltar a importância da figura do orientador no processo de pesquisa à promoção da reflexividade docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sampaio, Débora Adriano. "A EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE BLOGS NA DISCILPLINA TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA: CONSTRUINDO O PORTFÓLIO ELETRÔNICOTHE EXPERIENCE OF THE USE OF BLOGS IN DISCILPLINA THEORY AND PRACTICE OF READING: BUILDING THE LECTRONIC PORTFOLIO." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 9, no. 1 (July 25, 2011): 243. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v9i1.1929.

Full text
Abstract:
Apresenta parte da experiência de construção utilização e compartilhamento do portfólio - instrumento para desenvolvimento da leitura e da escrita. Aborda acerca de sua evolução, tendo o suporte das tecnologias da informação e da comunicação - o blog – aparece nesse contexto como um portfólio eletrônico onde podemos destacar e expandir os objetivos iniciais que norteiam a importância de sua utilização.Palavras-chave Leitura; Escrita; Tecnologia da informação; Avaliação da aprendizagemAbstract Presents part of the experience of building use and ‘sharing of the portfolio - a tool for development of reading and writing. Covers about its evolution, with the support of information technology and communication - the blog - in this context appears as an electronic portfolio where we can highlight and expand the initial goals that guide the importance of its use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moretti, Vanessa Dias. "Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de matemática." Psicologia Escolar e Educacional 18, no. 3 (December 2014): 511–17. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183779.

Full text
Abstract:
Com base na Teoria Histórico-Cultural, nas proposições gerais de Vigotski acerca do caráter social do psiquismo humano e no conceito de atividade aprofundado por Leontiev, a pesquisa investigou a aprendizagem de elementos da docência da Matemática em estudantes de Pedagogia que participaram do Clube de Matemática em uma universidade pública paulista. Os dados analisados foram produzidos pelos sujeitos na forma de portfólio reflexivo individual e relatório final coletivo. A análise dos dados revela que a transformação coletiva das atividades desencadeada pelas necessidades postas aos sujeitos vincula-se ao movimento de atribuição de novos sentidos à reorganização de ações e sua relação com o planejamento, à relação do sujeito com o ensino da Matemática, à relação entre a teoria e a prática na organização do ensino e às condições objetivas do trabalho do professor. Assim, aponta para o movimento de formação docente em atividade de ensino no Clube de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Damasceno, Thiago, Anderson Luiz Rezende Mol, and Lucia de Fatima Lucio Gomes Costa. "TEORIA DO PORTFÓLIO: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DO PERFIL DE INVESTIMENTO DA FASERN." HOLOS 6 (December 11, 2015): 368. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2259.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal avaliar os fatores que influenciam a escolha do perfil de investimento dos participantes ativos da FASERN. Este estudo apresenta os fundamentos de risco e retorno, as preferências em relação ao risco, os perfis de risco e alguns dos seus desdobramentos. Esses conceitos devem ser conhecidos previamente para que deem suporte às decisões adequadas no momento de se fazer um investimento. A pesquisa pode ser considerada como descritivo-exploratória. Ela se propõe a descrever o comportamento da amostra quanto ao desempenho das variáveis, para tanto foi realizado um survey, por meio do uso de medidas de posição, como média, distribuições de frequência e gráficos e pelas análises de cluster e discriminante. Ao final da modelagem é possível identificar que apenas 4 variáveis foram significantes para discriminar os grupos ou explicá-los, são elas: área de atuação na empresa; formação acadêmica; grau de escolaridade e faixa etária que os avaliam em relação ao grau de conhecimento do mercado financeiro e a variável dependente “perfil de investimento”. Também, define a que grupo pertence cada participante de acordo com o seu perfil de risco (conservador, moderado e agressivo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mendes, Marcos Huber, Reinaldo Castro Souza, Marco Aurélio Sanfins, Tuany Esthefany Barcellos de Carvalho Silva, and Lucas Mattos Martins. "Portfólio E-V eficiente: Bibliometria das evoluções considerando simulação ou métricas do risco com espaço objetivo aumentado." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 24, 2021): e57310413802. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13802.

Full text
Abstract:
A produção científica e a necessidade de indicadores que a quantifique se fortaleceu e cresceu nas últimas décadas, como também a de ferramentas que auxiliem na sua mensuração e a busca por técnicas para analisar de forma temporal, entre outras, o volume de publicações, autores, citações e citações das referências. A bibliometria é uma importante técnica quantitativa e estatística para medir índices de produção e conhecimento científico utilizando softwares, palavras chaves de interesse e títulos para realizar levantamentos bibliométricos em plataformas de repositórios de artigos científicos, teses e livros. O trabalho objetiva analisar a veracidade de duas suposições sobre as evoluções, até a presente data, do modelo da teoria de portfólio E-V eficiente de Markowitz. A primeira se existe evoluções do modelo, com simulação pelo método de Monte Carlo, que utilizem a simulação como um fim para obter a distribuição de probabilidade empírica de todos os resultados ótimos inerentes à simulação e não, pelo usual método de concentração de dados, sendo apenas um meio para se obter melhores resultados e modelos, para comparação entre modelos ou para análise de resultados dos modelos ou ainda para projeção dos resultados dos modelos em janelas de holdout. A segunda se existe evoluções do modelo utilizando métricas do risco com espaço objetivo aumentado, possibilitando a estimação de um maior número de parâmetros. A partir de softwares para análise bibliométrica se conseguiu chegar à conclusão de que na teoria analisada, e nas suas evoluções até a presente data, as duas suposições não são verdadeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vieira, Vânia Maria de Oliveira, and Clarilza Prado Sousa. "Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário." Estudos em Avaliação Educacional 20, no. 43 (August 30, 2009): 235. http://dx.doi.org/10.18222/eae204320092047.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio</span><em style="color: #000000; text-transform: none; line-height: normal; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; font-family: verdana, arial; font-size: 13px; font-variant: normal; font-weight: normal; word-spacing: 0px; white-space: normal; background-color: #ffffff;">,</em><span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span>implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e</span><em style="color: #000000; text-transform: none; line-height: normal; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; font-family: verdana, arial; font-size: 13px; font-variant: normal; font-weight: normal; word-spacing: 0px; white-space: normal; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span></em><span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio;</span><em style="color: #000000; text-transform: none; line-height: normal; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; font-family: verdana, arial; font-size: 13px; font-variant: normal; font-weight: normal; word-spacing: 0px; white-space: normal; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span></em><span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">os que desaprovam; e</span><em style="color: #000000; text-transform: none; line-height: normal; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; font-family: verdana, arial; font-size: 13px; font-variant: normal; font-weight: normal; word-spacing: 0px; white-space: normal; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span></em><span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Spelta, Andrea Giovanni, and Alberto Luiz Albertin. "Um modelo conceitual da decisão de criação de escritório de projetos na área de TI." RAM. Revista de Administração Mackenzie 11, no. 2 (April 2010): 142–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712010000200007.

Full text
Abstract:
Escritórios de projetos (EP) são entidades organizacionais às quais são atribuídas diversas responsabilidades relacionadas ao gerenciamento de projetos da organização. Em virtude da aceleração dos investimentos em tecnologia de informação (TI) e do aumento da importância estratégica desses investimentos, a criação dessas entidades começou a se intensificar na década de 1990. Muito embora grandes empresas tenham criado um EP na área de TI (EP-TI), outras optaram por não fazer isso. Este artigo apresenta um modelo conceitual dos direcionadores da decisão de criação de EP-TI, sugerindo que essa decisão depende da satisfação com a entrega dos projetos de TI, da satisfação com o controle do portfólio de projetos de TI, da importância estratégica do portfólio de projetos de TI e da opinião da direção da empresa sobre EP. O modelo foi desenvolvido indutivamente com base na literatura e em quatro estudos de casos. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento da teoria contextual de gerenciamento de projetos por meio do aumento da compreensão das situações em que a criação de EP-TI faz sentido e das situações em que não faz. Para a prática, o modelo conceitual pode ser uma ferramenta muito útil para executivos que estão considerando se devem ou não criar um EP-TI em suas empresas, ajudando-os a tomar decisões mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silveira, Rodrigo Lanna Franco da, and Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros. "Uma análise da alocação de contratos futuros sobre commodities em portfólios diversificados." Revista de Economia e Sociologia Rural 48, no. 1 (March 2010): 195–222. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032010000100009.

Full text
Abstract:
O trabalho analisou o impacto da introdução dos contratos futuros agropecuários (de café arábica, soja, milho, açúcar cristal, etanol e boi gordo), negociados na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros - BM&FBovespa, no risco e no retorno de uma carteira diversificada, composta por ações, títulos, ouro e dólar, entre agosto de 1994 e dezembro de 2007. Foram realizados estudos para o intervalo de tempo completo e para subdivisões de dois e três períodos, além de uma análise bianual. Foram consideradas quatro diferentes estratégias com tais derivativos: posições compradas e vendidas em contratos de primeiro vencimento e de prazos superiores a seis meses. Com o uso da Teoria do Portfólio, observaram-se expansões da fronteira eficiente na análise bianual e para os períodos 1994-1998 e 1999-2003, porém estas não foram estatisticamente significativas, conforme metodologia de Gibbons, Ross e Shanken (1989).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pimentel, Ricardo. "Cultura de Inovação em uma Escola de Negócios: um estudo inspirado pela teoria da prática." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 18, no. 1 (January 1, 2019): 63–84. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.2019003.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é compreender os sentidos da inovação e como constituem a inteligibilidade da(s) prática(s) que suporta(m) a cultura de inovação em uma escola de negócios. A teoria da prática de Schatzki foi adotada como alternativa às abordagens comportamentais e individualistas. A pesquisa adotou a fenomenologia como método, a observação participante e entrevistas em profundidade como estratégias de coleta de dados e a semiótica fenomenológica como método de análise. Os resultados mostram que os sentidos da inovação estão em constante construção e são perpassados por contradições. A apreensão dessas contradições amplia a compreensão daqueles sentidos, possibilitando o acesso à construção da inteligibilidade da(s) prática(s) que sustentam a cultura de inovação. As contribuições teóricas são: ampliar a compreensão da inovação como uma prática; questionar a noção de cultura da inovação; apontar um caminho para estudar as condições nas quais a inovação ocorre. Do ponto de vista prático, o estudo aponta elementos importantes na criação de condições favoráveis à inovação. Na organização estudada, os resultados impactaram no Comitê de Inovação que mudou o foco da análise do portfólio de produtos já existentes, para a criação de uma cultura de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinheiro, Marília Cordeiro, André Ricardo Moncaico Zanon, José Alves Dantas, and Bruno Vinícius Ramos Fernandes. "Utilização de Contratos Futuros de Commodities como Forma de Otimizar Carteiras de Investimentos do Mercado Brasileiro." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 7, no. 3 (September 2, 2019): 5–23. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n3.42491.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a eficácia da utilização de contratos futuros de commodities como mecanismo de otimização das carteiras de investimentos.Fundamento: O estudo apoia-se na teoria de diversificação do portfólio, com a premissa de que os investidores são avessos ao risco e com isso elaboram carteiras tangentes à fronteira de eficiência, com maior retorno esperado para determinado nível de risco.Método: Foram compostas carteiras com contratos futuros de commodities e elaboradas cinco estratégias de investimentos com e sem esses contratos, utilizando os retornos esperados e a matriz de covariância para calcular os pesos dos ativos nas carteiras. A análise contempla o período de 2011-2016 e os subperíodos de 2011-2013 e 2014-2016, caracterizados, respectivamente, por expansão e contração econômica.Resultados: Os testes empíricos revelaram que (i) os portfólios com contratos futuros oferecem potencial de diversificação para carteiras compostas majoritariamente pelo mercado de ações (ii) apenas carteiras com contratos vendidos de café tocaram a zona de eficiência, de forma que os contratos de boi e milho não mostraram evidências de contribuição para otimização. (iii) carteiras compostas majoritariamente pelo IFIX, IAM-B, dólar e CDI foram as composições mais eficientes devido a particularidades do mercado de capital brasileiro, como alta taxa de juros, ambiente inflacionário e depreciação cambial durante o período.Contribuições: Os resultados do estudo (i) fornecem perspectiva sobre o uso dos contratos futuros de commodities para reduzir ou não os riscos de portfólios de investimentos; (ii) destacam que esses resultados podem ser distintos em momentos de expansão ou retração econômica; (iii) corroboram estudos anteriores sobre o uso de contratos futuros de commodities para otimização de carteiras de ações, porém se diferenciando quando levada essa análise para ativos imobiliários e títulos de renda fixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Magalhães-Timotio, João Guilherme, and Francisco Vidal Barbosa. "A produção científica brasileira no campo de finanças." Revista de Ciências da Administração 22, no. 58 (April 30, 2021): 39–53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e67279.

Full text
Abstract:
Assumiu-se um triplo objetivo neste trabalho: (i) identificar os aspectos mais influentes da produção científica brasileira no campo de Finanças; (ii) identificar as principais correntes de pesquisa seguidas pelos pesquisadores brasileiros; (iii) propor algumas questões para trabalhos futuros. Partiu-se de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se métodos: “análise bibliométrica”, “operações mineração de texto com base em aprendizado de máquina” e “revisão sistemática de literatura”. Os resultados mostram 2.197 artigos no nosso portfólio bibliográfico, entre os anos de 1977 e 2018, distribuídos em 406 periódicos. Os pesquisadores brasileiros que se relacionam de alguma forma estão inseridos em 20 clusters, e são influenciados, sobretudo, pela Moderna Teoria de Finanças. Identificou-se três correntes de pesquisa principais: “Macrofinanças”, “Finanças Comportamentais” e “Mercado de Capitais”. Questões relacionadas à “Alfabetização Financeira” e “Efeitos de Notícias no Mercado de Capitais” foram propostas como temas emergentes para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Frare, Anderson Betti, Vagner Horz, Carla Milena Gonçalves Fernandes, Débora Gomes de Gomes, and Marcos Antonio de Souza. "Teoria dos custos de transação: análise bibliométrica e sociométrica da literatura científica de 1945 a 2018." Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, no. 3 (October 19, 2020): 67–89. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i3.16431.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: Analisar as características das publicações científicas acerca da Teoria dos Custos de Transação (TCT).Metodologia / abordagem: Para a seleção do portfólio analisado, utilizou-se a base de dados Web of Science e alguns critérios para refinar a amostra, resultando em 9.907 artigos científicos. Com foco Bibliométrico e Sociométrico, os dados foram analisados por meio do package bibliometrix nos softwares R e RStudio.Originalidade / Relevância: Há predominância de análises direcionadas a um único campo de pesquisa e eventos ou periódicos específicos, amostras compostas por quantidades medianas de publicações, bem como cortes temporais limitados de análise ou de circunscrita localização geográfica. Assim, o estudo proporciona um panorama global da literatura.Principais resultados: Há um acentuado crescimento do número de publicações, principalmente a partir de 1990. O periódico com maior número de publicações e mais referenciado é o Strategic Management Journal. Os autores com maior rede de colaboração são Wang, Y., com 41 publicações, e Zhang, Y., com 29. Dentre as obras mais citadas e redes de cocitação, destacam-se as produções de Williamson e Coase. Os Estados Unidos detêm o maior número de artigos em parceria com outros países, o que sinaliza a importância de outros países, em especial, o Brasil, buscar por parcerias científicas. Nas palavras-chave, custos, mercado, vantagem competitiva e desempenho tomam ênfase quando atreladas à temática custos de transação.Contribuições teóricas / metodológicas: A investigação contribui ao propiciar ampla visão do estado do conhecimento científico e apontar perspectivas futuras das publicações sobre TCT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Brum, Aline De Lima, Carla Denize Ott Felcher, Elaine Corrêa Pereira, and Celiane Costa Machado. "A PRODUÇÃO DE PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL A PARTIR DA OBRA “O DIABO DOS NÚMEROS”." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 6 (December 10, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2037.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar as PMDs produzidas por estudantes do 9º ano, considerando que a produção de vídeos é o tipo mais comum de Performance Matemática Digital. Trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida com 24 estudantes, de uma escola pública de Rio Grande/RS, os quais, em grupo, deveriam produzir um vídeo inspirados na obra O Diabo dos Números, escrita pelo alemão Hans Magnus Enzensberger, para todas as pessoas que têm medo de Matemática. Os estudantes produziram quatro (4) vídeos, os quais foram analisados sob a ótica da Teoria Fundamentada. Também, os estudantes fizeram registros sobre a experiência no portfólio virtual (grupo fechado no Facebook), sendo que esses registros foram apresentados em uma nuvem de palavras. Os estudantes gostaram de produzir os vídeos e também relataram que começaram a perceber a Matemática de maneira diferente, com outros olhos, o que está em consonância com o objetivo das PMD, que é contribuir para desconstruir estereótipos sobre a Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moreira, Kleverson Dáliton Silva, and Antonio Sergio Torres Penedo. "Seleção de Portfolios: Uma análise comparativa dos cinco fatores de Fama e French e Redes Neurais Artificiais." Enfoque: Reflexão Contábil 37, no. 2 (June 22, 2018): 141. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v37i2.38329.

Full text
Abstract:
O presente artigo buscou avaliar o desempenho de uma rede neural artificial desenvolvida com o objetivo de identificar padrões e classificar títulos em carteiras de ações de empresas do mercado de capitais brasileiro, levando em consideração os pressupostos evidenciados pela Teoria das Carteiras de Markowitz (1952) de que a formação de portfolios reduz a variabilidade e possibilita a obtenção de maiores retornos ajustados ao risco. Para isto, utilizou-se variáveis em nível da firma, componentes dos cinco fatores de Fama e French (2015), os quais, inclusive, serviram para a montagem de portfolios através da utilização de regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados comparativos dos métodos de regressão com dados em painel e redes neurais artificiais apontaram que ambas as metodologias permitiram a obtenção de retornos acima da média de mercado, no entanto, que a rede neural artificial apresenta maior capacidade de evitar títulos que sejam prejudiciais ao portfólio e permite a suavização das perdas em momentos de instabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Olivo, Carla Martins, and Karin Schwabe Meneguetti. "Estética e ecologia: uma dualidade? Uma busca sistemática para a arquitetura da paisagem | Aesthetics and ecology: a duality? A systematic search for landscape architecture." Oculum Ensaios 18 (April 29, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4806.

Full text
Abstract:
A paisagem contemporânea, caracterizada pelo habitat humano natural e urbano, apresenta um panorama plural de ideias e práticas. Nesse contexto, a arquitetura da paisagem aparece como atividade proeminente de projeto, evidenciando espaços livres e verdes. Entende-se que há reequilíbrios entre noções de proteção e de consumo configurando a paisagem contemporânea e, diante disso, este artigo investiga se a relação entre dois importantes fundamentos, estética e ecologia, permanece polarizada. Assim, utiliza-se do processo de busca sistemática para abordar a teoria da arquitetura da paisagem contemporânea, delineando um portfólio de artigos provenientes de dois relevantes periódicos da área, a partir de palavras-chave, para discutir os limites do campo disciplinar da arquitetura da paisagem explorando natureza, escala e impacto da profissão, bem como a inserção de novos paradigmas. Destaca-se a elasticidade entre planejamento e projeto da paisagem, que elabora continuidades e mudanças teóricas e, ainda, propicia encontros colaborativos, como a estética ecológica e projeto (ou design) ecológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silveira, Amélia, Sabrina Nascimento, and Lúcia Regina Silveira Auozani. "A abordagem das capacidades dinâmicas se revela na produção científica de intenção empreendedora?" Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, no. 2 (September 20, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i2.12765.

Full text
Abstract:
Intenção Empreendedora (IE) e Capacidades Dinâmicas (CDs) são assuntos em desenvolvimento e importantes para o empreendedorismo. O objetivo de pesquisa foi revisar a produção científica de IE considerando a presença da abordagem de CDs. A pesquisa foi exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental. Para tanto, foi utilizada a base de dados Web of Science (WoS) para selecionar os artigos científicos que tratam do assunto, de 2013 a junho de 2017. Realizada a busca bibliográfica na WoS, foi criado um portfólio com 44 artigos científicos disponíveis com texto completo, em linha. Adotou-se o software NVivo 10 for Windows para analisar os artigos em estudo. Essa análise demonstrou que há concentração para a Intenção Empreendedora, o Empreendedorismo, a Educação Empreendedora, a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), os Estudantes Universitários, o Gênero e a Autoeficácia. A conclusão é de que a produção cientifica de IE, até o momento, não aborda as CDs em conjunto, como esperado. Sugestões para continuidade do estudo são apresentadas para ampliar e complementar o entendimento do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De Oliveira Rabelo, Leandro, Maria Nizete de Azevedo, and Maria Lúcia Vital dos Santos Abib. "PROFESSORA EXPERIENTE EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE A DOCÊNCIA NO ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM FÍSICA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 5 (August 8, 2020): 243–60. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2724.

Full text
Abstract:
Neste trabalho analisamos o caso de uma professora experiente, bacharel em Física, que está cursando a Licenciatura em Física em uma universidade pública brasileira. Focalizamos o seu estágio supervisionado, desenvolvido no âmbito de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física, buscando entender: que fatores contextuais impulsionaram a mudança de sentidos atribuídos pela estagiária-professora ao estágio supervisionado, de modo a realizar com empenho a atividade do estágio curricular supervisionado? Para isso, com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos os dados que emergiram do portfólio de estágio entregue pela estagiária-professora e de uma entrevista semi-estruturada, realizada com ela após o término do estágio. Os resultados indicam que inicialmente a estagiária-professora estava pouco mobilizada no estágio. Com o tempo, os seus sentidos em relação ao estágio se alteraram, levando a um forte engajamento no estágio e na disciplina. Alguns fatores foram importantes para essa mudança: a valorização pelos colegas e pela docente da disciplina da sua experiência como professora, o desenvolvimento de um projeto investigativo em docência e a criação de um ambiente de trocas coletivas propiciado pela disciplina da universidade. Esses resultados apontam para as potencializadas da pesquisa em docência para a formação inicial e continuada de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nascimento, Eduardo Lima Leite, Maria Cristina Mario Calvo, Sandra Rolim Ensslin, and Sandra Mara Iesbik Valmorbida. "Evolução e características da avaliação do desempenho hospitalar: uma revisão de literatura." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 9, no. 3 (October 22, 2020): 454–78. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v9i3.14768.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar as características das publicações internacionais na temática avaliação do desempenho hospitalar (ADH), por meio de um fragmento da literatura, na busca de geração de conhecimento, identificação de lacunas e possibilidade de contribuições. Esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e o instrumento selecionado para identificar e selecionar o fragmento de literatura para análise e reflexão foi o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). O portfólio bibliográfico com 43 artigos identificou os autores e os núcleos de pesquisas de destaque e os periódicos com maior número de publicações. Quanto aos métodos mais utilizados na ADH, destacam-se os que se baseiam na teoria das fronteiras Eficientes, classificados como: Data Envelopment Analysis (DEA - 53,85%), Stochastic Frontier Analysis (SFA - 12,82%), comparação entre DEA e SFA (7,69%) e Partinal Frontier Analysis (2,56%). Quanto ao emprego ou dimensões analisadas, 38,46% dos artigos destinam-se aos gestores. A partir das análises geradas foi possível identificar lacunas, referentes a mecanismos de avaliação do desempenho voltados para as dimensões que extrapolem as métricas. Para geração e aplicação de conhecimento nesta área, sugere-se a adequação da ADH as especificidades destas organizações, considerando o ambiente e a finalidade do sistema ao qual se insere.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Limberger, Silvia Cristina, and Carlos José Espíndola. "ANÁLISE GEOECONÔMICA DAS ESTRATÉGIAS PRODUTIVAS DAS GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS CERVEJEIRAS NO BRASIL." Boletim de Geografia 37, no. 3 (July 10, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i3.36781.

Full text
Abstract:
O setor cervejeiro constitui um oligopólio competitivo, no qual as barreiras à entrada de novas empresas são flexíveis, permitindo a existência de empresas marginais, no mercado dominado por empresas líderes. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo entender quais são as estratégias técnico-produtivas, organizacionais e territoriais do setor cervejeiro brasileiro em um ambiente dominado por oligopólios, mas com a presença significante de microcervejarias. A grande empresa cervejeira tem suas estratégias relacionadas à redução dos custos de produção em escala por meio da modernização do parque produtivo, à organização no sistema de distribuição e à diversificação de seu portfólio, o qual é composto por cervejas tradicionais e especiais, fabricadas no país, e cervejas importadas de diversos tipos. A microcervejaria tem seu mercado determinado pela faixa de renda e suas principais estratégias são relacionadas à agregação de valor ao produto. Esse tipo de empresa dedica-se ao estabelecimento de uma fábrica enxuta em capital físico e humano, mas intensiva em conhecimento, pois seu foco é a inovação em produtos. Essa análise é guiada pela teoria da acumulação de capital em Marx que entende o modo de produção capitalista como um processo orgânico e evolutivo e desse modo, a formação de economias de oligopólio como uma tendência do próprio processo de desenvolvimento do capital. Nesse processo, a eficiência econômica é abordada por meio do pensamento schumpeteriano, que compreende o mercado como um ambiente de seleção e a seleção das inovações como a mais importante função socioeconômica dos mercados, sendo a dinâmica inovativa a principal estratégia da concorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Reul, Marília Araújo, Elisa Diniz de Lima, Késsia Do Nascimento Irineu, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Edja Maria Melo de Brito Costa, and Renata Cardoso Rocha Madruga. "Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência." Revista da ABENO 16, no. 2 (July 12, 2016): 62–68. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241.

Full text
Abstract:
Na área da saúde estão sendo adotadas formas diferenciadas de ensino-aprendizagem e de organização curricular na perspectiva de integrar a teoria com a prática e o ensino com o serviço, além de desenvolver capacidade reflexiva acerca de problemas reais, assim como, o planejamento de ações originais e criativas capazes de modificar a realidade social. No Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, os docentes vêm utilizando as Metodologias Ativas, a exemplo da problematização, que consiste na utilização de disparadores do processo de ensino-aprendizagem para estabelecer o debate. Como forma de avaliação da aprendizagem, o portfólio crítico reflexivo é utilizado com registros fotográficos, impressões positivas e negativas da vivência durante o Estágio Supervisionado. Além destas, a internet é utilizada como tecnologia de informação e comunicação, em que o componente possui um grupo em rede social, o facebook, que é utilizado para comunicação entre os docentes, discentes e monitores para discussão de artigos, documentários e temas relacionados às aulas. A monitoria do Estágio Supervisionado vem contribuindo para a criação de um perfil discente crítico reflexivo e estimulando a vocação dos monitores para a docência. Sendo assim, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem despertado o interesse do aluno para o pensar, questionar, aprender a aprender e assumir seu papel como futuro transformador da realidade social, o que tem contribuído sobremaneira na inovação das práticas docentes e estimulado, na monitoria, o desenvolvimento das competências do perfil docente requerido na atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Nathalie Abreu Fidelis da, Nathália Thaís Cosmo da Silva, and Marcelo Leles Romarco de Oliveira. "Competências em foco: Extensionista Rural, uma profissão de multifuncionalidades." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 8, 2021): e51110615503. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15503.

Full text
Abstract:
A literatura apresenta inúmeros trabalhos que discorrem sobre as diversas atribuições e possíveis formações dos agentes de extensão rural. Buscou-se com o presente trabalho esclarecer as demandas das atuais atribuições elencadas no bojo profissional do extensionista rural, e responder quais são as competências atuais postuladas aos profissionais de Extensão Rural. A opção metodológica escolhida foi a revisão bibliográfica narrativa que envolve o tema e dialoga com a problemática apontada, analisando teses, dissertações e artigos científicos. Todo material foi lido em sua íntegra, categorizados e analisados criticamente. Lançou-se luz sobre a trajetória histórica da Extensão Rural e suas implicações no comportamento dos agentes extensionistas e buscou-se compreender as demandas institucionalizadas no exercício de suas funções. Como resultado deste trabalho, foi possível perceber que a multifuncionalidade é uma característica inerente à profissão de extensionista rural. Enquanto agente de implementação de políticas públicas, a teoria que define burocratas de nível de rua permitiu vislumbrar a importância da atuação do agente de extensão rural na execução de programas governamentais. Ainda que os profissionais de Extensão Rural se orientassem apenas por normativas, a realidade do campo em um Brasil tão diversificado e dinâmico, não permite exigir tamanha multifuncionalidade deste profissional, sendo necessária a formação de equipes multidisciplinares, uma vez que a contribuição de um agente extensionista pode ser complementada pela formação do outro. Sobre as novas condições frente à crise sanitária mundial, uma ATER remota faz emergir um novo portfólio de competências, sendo mister que estudos futuros também abordem avaliações sobre essas competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Castro, Fernanda, and Patricia Tedesco. "Promovendo a Reflexão sobre o Erro em Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Superior." Revista Brasileira de Informática na Educação 28 (February 16, 2020): 150–65. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.150.

Full text
Abstract:
Crucial para o currículo de cursos de Computação, a programação é considerada um de seus tópicos mais difíceis, pois exige habilidades de abstração, raciocínio e representação. Em sua complexidade inerente, a atividade torna-se especialmente suscetível a falhas. Teorias como as de Vygostky tratam a reflexão sobre o erro como parte integrante do processo de aprendizagem. Dado que o potencial educador do erro costuma ser desperdiçado sob uma caracterização de viés negativo, indicando uma falha pessoal do aluno, este trabalho tem como objetivo investigar, através da realização de um experimento quantitativo com foco no Ensino Superior, o uso de portfólios na criação de relatos que promovam a reflexão sobre erros cometidos em disciplinas de programação. O estudo, realizado em duas instituições de ensino, indicou efeitos positivos sobre os estudantes, que passaram tanto a registrar suas atividades diárias no portfólio quanto a desassociar os erros cometidos de uma possível inaptidão ou falta de empenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Gabriela Gomes, and Eliane Matesco Cristovão. "Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática." Revista de Educação Matemática 15, no. 20 (September 1, 2018): 503–22. http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v15n202018p503a522.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de conclusão de curso, realizada pela primeira autora e orientada pela segunda, que buscou compreender as possibilidades e limites da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aula de matemática. Para tanto, tomou como objeto de estudos os efeitos de um plano de aula sobre equações do primeiro grau, elaborado para promover a inclusão de dois alunos com TEA em uma turma regular do 7º ano de uma escola pública localizada na cidade de Itajubá-MG. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, adotou o diário de campo, o portfólio de estágio, gravações em áudio e as produções dos alunos com TEA como instrumentos de coleta de dados. Enquanto se realizava um levantamento bibliográfico sobre a temática, foram acompanhadas as aulas de matemática da turma e as atividades desenvolvidas com os dois estudantes público alvo da educação especial (EPAEE), um com TEA e outro com TEA e também Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), na sala de recursos da própria escola. Esta dupla imersão, na teoria e na prática, visou buscar indicativos sobre a abordagem mais adequada para promover a inclusão de alunos, e também facilitar o estabelecimento de uma parceria com os professores. Para compreender, na prática, as possibilidades e limites da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Matemática, buscou-se analisar indícios do que os alunos aprenderam e das interações que eles estabeleceram com os colegas durante a realização do plano de aula elaborado. A pesquisa mostrou que estratégias diferenciadas, pautadas no uso de materiais concretos e jogos, especialmente quando pensados a partir das aptidões e interesses dos alunos com TEA, auxiliam no processo de aprendizagem tanto destes alunos quanto dos demais, despertando seu interesse e motivação, e propiciando uma aprendizagem significativa. Também foi possível observar que, em diversos momentos, os alunos se sentiram inseridos com seus pares, devido às tentativas de promover atividades que priorizam a convivência, em detrimento do trabalho isolado do aluno, porém nem sempre essa mostrou ser a melhor estratégia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rocha, Laura, and Maria Luiza De Almeida Campos. "Análise da estrutura classificatória dos portfólios de projetos da Embrapa: uma aplicação da Teoria da Classificação Facetada." Em Questão 27, no. 2 (March 26, 2021): 240–66. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245272.240-266.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a aplicabilidade dos fundamentos teóricos provenientes da Teoria da Classificação Facetada para as atividades relacionadas à construção de modelos de domínios de conhecimento. Para tanto, tem como campo empírico os projetos de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária, organizados por meio de portfólios que abrangem as principais áreas de atuação da empresa a partir de uma classificação temática baseada em objetivos estratégicos. A partir de uma abordagem qualitativa, aplica-se o postulado das categorias numa amostra de onze portfólios – de um total de trinta e quatro –, selecionados a partir da possibilidade de acesso aos projetos de pesquisa vinculados, bem como a um conjunto de documentos institucionais utilizados como fonte de informação na análise. Após um exercício de categorização dos portfólios a partir das categorias fundamentais propostas por Ranganathan – Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo –, pôde-se perceber que não há um princípio norteador único na base classificatória dos portfólios e que coexistem diferentes princípios, embora isso não esteja explicitado. A análise demonstrou que existem portfólios relacionados às categorias Personalidade, Matéria e Energia. Conclui-se que a Teoria da Classificação Facetada se mostra útil e relevante em diferentes contextos, visto que possibilita um raciocínio lógico para a criação de classes e subclasses num sistema de conceitos, o que independe da materialidade do objeto, pois se situa no chamado Plano das Ideias. Logo, mostra-se essencial para a construção de modelos de domínios de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Costa, Danilo De Melo. "Revisitando os clássicos da moderna teoria de finanças: uma análise." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 2 (August 29, 2017): 16–41. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.002.0002.

Full text
Abstract:
A Moderna Teoria de Finanças teve seu desenvolvimento durante os últimos 60 anos, com as contribuições de diversos autores e a formulação de várias teorias. Entretanto, devido a um tradicionalismo presente na área e de uma restrição ligando a área de finanças a imensas fórmulas matemáticas e econométricas, muitos pesquisadores desistem de compreender as mais variadas facetas contidas nesta área. Partindo desta premissa, buscou-se no presente artigo apresentar os principais clássicos da Moderna Teoria de Finanças em uma forma compreensível a qualquer área do conhecimento. Neste artigo, são descritas as contribuições de Markowitz (Seleção de Portfólios), os estudos de Modigliani e Miller (Teoria da Estrutura e do Custo de Capital), o desenvolvimento do CAPM por meio dos estudos de Sharpe, Lintner e Mossin, as contribuições de Fama e Brown (Hipótese de Mercados Eficientes), a quebra de paradigma trazida por Tversky e Kahneman (Finanças Comportamentais), além da Teoria da Agência, conforme estudos de Jensen, Meckling e Myers. Revisitar os clássicos da Moderna Teoria de Finanças comprovou a transformação sofrida pela área e demonstra a todos os pesquisadores e interessados, que esta área, tida como tradicional durante vários anos, esta agora aberta a novas ideias, a novos paradigmas e a todos os tipos de contribuições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Paulo Moura, Kessia Mileny, Marie Jane Soares de Carvalho, and Renata Fischer Da Silveira Kroeff. "(Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio." Educação Por Escrito 10, no. 1 (December 31, 2019): 32358. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32358.

Full text
Abstract:
Considerando a profissão docente uma construção permanente, dar visibilidade aos movimentos de autoprodução dos estagiários do curso de pedagogia em relação a profissão, por meio dos portfólios de aprendizagem do estágio, pode ser um exercício interessante, por compreender que as narrativas e/ou escritos dos aprendentes da docência são expressões de suas vivências, logo de suas construções e reconstruções de si e da profissão. Este texto discute o que consideramos autoprodução docente nos escritos de portfólios de aprendizagem no contexto do estágio em docência em um curso de pedagogia a partir da teoria da autopoiese. Nesse percurso, abordamos as contribuições da teoria de autopoiese e do estudo das narrativas de formação para pensar a constituição de uma identidade docente sempre em processo. Concluiu-se na análise dos portfólios que esse movimento de escrita estimula o processo de autoprodução do profissional docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Prada, Charles Anderson, Aline França Abreu, Dorzeli Trzeciak, and Pedro Felipe Abreu. "A importância das revisões do portfólio de projetos de inovação para as organizações." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 2, no. 1 (June 5, 2009): 16–32. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.63.

Full text
Abstract:
No mundo globalizado, a inovação de produtos e serviços é essencial para a competitividade das organizações. Os fatores intangíveis que cercam os projetos inovadores tornam os riscos ainda maiores e difíceis de serem gerenciados, principalmente quando ocorrem mudanças externa e interna dos cenários que prejudicam os objetivos organizacionais. Portanto, o portfólio de projetos necessita ser periodicamente revisado para garantir que os projetos que o compõe tragam os resultados traçados pela organização. Este artigo apresenta uma abordagem de revisão de portfólio de projetos voltados para a inovação de produtos, serviços e processos, baseando-se em conceitos e teorias da inovação, projetos e gestão de portfólio. Para tanto, o presente estudo expõe-se descritivamente a importância da revisão constante do portfólio de projetos de inovação que influenciam diretamente em tomadas de decisão, gerando mudanças que podem melhorar o desempenho da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

MOREIRA, FREDERICO G. P., ANA L. V. TORKOMIAN, and HERICK MORALLES. "PORTFÓLIO DE ALIANÇAS E DESEMPENHO INOVADOR DA INDÚSTRIA BRASILEIRA." Revista de Administração de Empresas 60, no. 5 (October 2020): 336–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020200504.

Full text
Abstract:
RESUMO O principal objetivo deste artigo é analisar o relacionamento entre a Diversidade do Portfólio de Alianças (DPA) e o desempenho inovador da firma, especialmente quando esse relacionamento é moderado pela capacidade de P&D (CAPPD) e pelos Ativos Complementares Especializados (ACE) em pontos distintos de sua cadeia de valor, bem como identificar a natureza da relação existente entre tais moderadores. Métodos econométricos foram aplicados a uma base de dados composta por 13.020 empresas da indústria brasileira. Os resultados mostraram relação curvilinear em forma de U-invertido entre a DPA e o desempenho inovador, bem como a efetiva moderação positiva desse relacionamento, por parte da CAPPD e dos ACE. Esta pesquisa contribui para a literatura que aborda o conhecimento da firma, especialmente para as teorias da inovação aberta e da capacidade de absorção (CA), a primeira avançando em direção aos contextos econômicos emergentes e a segunda adicionando uma nova forma de compreender a CA, que pode ser investigada também a partir de suas dimensões espaciais, além das dimensões de habilidades e competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rocha, Laura, and Maria Luiza De Almeida Campos. "O método analítico-conceitual de Dahlberg: aplicação no contexto dos portfólios de projetos da Embrapa." Revista Conhecimento em Ação 5, no. 1 (June 24, 2020): 022–48. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v5i1.32196.

Full text
Abstract:
Objetiva ressaltar a relevância da fundamentação teórico-metodológica da Organização do Conhecimento para o profissional da informação envolvido com atividades relativas à modelização de domínios de conhecimento. Busca-se demonstrar a importância desse aporte teórico para o desempenho das atividades profissionais. Para tanto, direciona-se à aplicação do método analítico conceitual proposto por Ingetraut Dahlberg em sua Teoria do Conceito, com particular ênfase às definições conceituais, que assumem um papel fundamental para a compatibilidade entre a forma verbal e o conteúdo conceitual de um referente. Este estudo tem campo empírico dos portfólios de projetos de pesquisa da Embrapa. Conclui-se que a referida teoria mantém sua utilidade e relevância nos dias atuais, devendo ser adaptada pelo profissional da informação aos diversos contextos de aplicação possíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Portela, Ellen Maria Santos, Júlia Izadora Gonçalves Nascimento, Larissa Santana da Silva, Édila Dalmaso Coswosk, and Grégory Alves Dionor. "O significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicas." Revista de Iniciação à Docência 6, no. 1 (July 30, 2021): 96–108. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8444.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições do Pibid na formação dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência do curso de Ciências Biológicas do campus X da Uneb. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa documental. O estudo baseia-se numa análise qualitativa e interpretativa das percepções que os sujeitos manifestaram em relação a sua trajetória no programa. Foram analisados 21 portfólios. Emergiram quatro categorias que direcionaram as análises dos portfólios: i) afeto e arte de sonhar; ii) as ações coletivas em benefício da aprendizagem dos educandos; iii) ação docente na construção do conhecimento; e iv) educação e transformação social. De posse da análise, constatouse, dentre outras coisas, que as ações iniciais contribuíram para a aproximação da teoria ensinada na universidade com a prática da Educação Básica do sistema público de ensino, e que esta vivência pode colaborar para a minimização do choque com a realidade vivenciada nos primeiros anos da atuação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Magnani, Vinícius Medeiros, Heloísa Cintra Pollo, Lívia Maria Lopes Stanzani, and Marcelo Augusto Ambrozini. "RELAÇÃO ENTRE O RISCO DE CARTEIRAS COM ALTOS DIVIDEND YIELDS E CARTEIRA DIVERSIFICADA NO MERCADO BRASILEIRO." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, no. 1 (February 27, 2021): 03–20. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i1.7472.

Full text
Abstract:
Com base na Teoria Moderna de Finanças, espera-se que as empresas boas pagadoras de dividendos estejam associadas a um menor risco. Assim, esse trabalho tem como objetivo verificar se os portfólios de ações com altos dividend yields são menos arriscados do que o mercado, no contexto brasileiro. Foram analisados portfólios compostos pelas ações das empresas brasileiras que mais pagaram dividendos durante os anos de 1996 e 2017 e, por meio de testes de média, comparou-se a média do risco apresentado pelas carteiras com alto nível de dividend yield e a média do risco do Ibovespa. Os resultados encontrados sugerem que carteiras com altos dividend yields apresentam risco significativamente maior do que a carteira de mercado, o que contraria a hipótese de pesquisa. Ainda, observou-se que a relação existente entre o risco e o retorno das carteiras com altos dividend yields no Brasil é negativa, demonstrando uma peculiaridade do mercado brasileiro. Assim, o estudo contribui com a literatura ao mostrar que altos rendimentos de dividendos não estão ligados a um risco menor para o investidor, necessariamente, contrariando a relação teórica esperada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Abilio Martins, Vinicius, Sandra Rolin Ensslin, and Ademar Dutra. "Avaliação de Desempenho Organizacional: trajetória das pesquisas internacionais por meio de paradigmas e teorias." Cuadernos de Contabilidad 19, no. 47 (December 5, 2018): 94–116. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.cc19-47.pado.

Full text
Abstract:
3 A pesquisa sobre Avaliação de Desempenho Organizacional (ADO) pode ser influenciada por diferentes paradigmas científicos, e analisada por diferentes teorias. Essa diversidade direciona a pluralidade de pensamentos na agregação de valor ao conhecimento científico. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a trajetória das pesquisas internacionais quanto aos paradigmas científicos e às teorias adotadas na área de ADO. Para orientar os procedimentos da pesquisa, o instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C) foi selecionado, o que formou o Portfólio Bibliográfico com 31 artigos de cunho teórico e 39 de cunho empírico. Os resultados permitem inferir que as pesquisas na área da ADO não evoluíram em função nem dos paradigmas científicos que as informaram nem das teorias adotadas. Grande parte dos estudos, por ser informados pela abordagem Positivista, não apresentam novas propostas para atender às demandas de negócios/sociais atuais, mas sim busca agrupar e apresentar, de forma cronológica, a trajetória histórica da área e das medidas/modelos/sistemas e as emergências dessas demandas. Embora a utilização de teorias com ‘olhares’ institucional e individual se fez presente, seu uso para a amplitude da ADO e sua consorciação com teorias advindas de outras áreas de conhecimento ainda são incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Souza, Neusa Maria Marques de. "Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group)." Crítica Educativa 3, no. 2 (September 13, 2017): 253. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.138.

Full text
Abstract:
Neste artigo relata-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos potencializadores da apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino, emanados dos princípios e práticas de uma proposta de formação de professores no ambiente escolar, sustentada na teoria Histórico-Cultural com enfoque na Teoria da Atividade. Os dados foram coletados em um grupo constituído pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através de questionários, entrevistas, portfólios e e-mails. A análise documental baseou-se no decreto nº 6.755, que estabeleceu os princípios dessa formação, e a análise das práticas de formação baseou-se no método estruturado pelo materialismo-dialético, unidade organizada por cenas que compõem episódios e conduzem à identificação dos elementos estruturantes do processo. As falas dos integrantes do grupo convergem para a melhoria da qualidade na formação inicial e contínua dos professores, mas evidências revelam uma prática com ações e reflexões pontuais, restritas ao cumprimento do programa, limitadas ao saber fazer. Discussões coletivas e elaboração conjunta dão lugar às ações individuais que não se constituem objeto mediador dos integrantes do grupo no movimento formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva Neta, Maria de Lourdes Da, Antonio Germano Magalhães Junior, and Marcos James Chaves Bessa. "Práticas avaliativas: uma pesquisa nos cursos de formação docente (Evaluative practices: a research in teacher training courses)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 3 (May 18, 2019): 1156. http://dx.doi.org/10.14244/198271992870.

Full text
Abstract:
The evaluation enables making decision by monitoring educational actions, pointing out the progress of students, as well as highlighting the gaps in teaching and learning, providing information for teachers, managers and students, giving opportunities for further training in higher education. With this, the research starts from the following question: how did the evaluative practices of the teachers in the Degree in History? The object of the research was based on evaluative practices in higher education, specifically in two undergraduate courses. The objective was to understand the evaluation practices in undergraduate courses in History, to conceptualize evaluation of teaching and learning and to describe the evaluation practices carried out by the coordinators. The research, of bibliographical and field character, has used the studies of Cavalcante and Mello (2015), Moraes (2014), Tardif (2008), Viana (2012) and others. The methodology of qualitative approach was developed through semi-structured interviews with the managers. The managers' revelations evidenced that the evaluation was carried out by the teachers, autonomously, without the assistance of the Coordination, being no longer characterized as didactic-pedagogical subsidy to foster improvements in teaching and learning in teacher training courses, reducing to measurement conception focused on the application of instruments, on the quantification of learning and without the conception of measurement focused on the application of instruments, the quantification of learning and without feedback students.Resumo A avaliação possibilita a tomada de decisão promovendo o acompanhamento das ações de ensino, apontando o progresso dos discentes, assim como releva as lacunas no ensino e aprendizagem, fornecendo informações para os docentes, gestores e estudantes, dando ensejo ao aperfeiçoamento formativo no ensino superior. Com isso a pesquisa parte do seguinte questionamento: como se desenvolveram as práticas avaliativas dos professores nos cursos de licenciatura em História? O objeto da investigação aportou-se nas práticas avaliativas no ensino superior, de modo específico, em dois cursos de licenciatura. Objetivou-se compreender as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em História, conceituar avaliação do ensino e da aprendizagem e descrever as práticas avaliativas pautadas pelos coordenadores. A pesquisa, de caráter bibliográfico e de campo recorreu aos estudos de Cavalcante e Mello (2015), Moraes (2014), Tardif (2008), Viana (2012), dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante entrevistas semiestruturadas com os gestores. As revelações dos gestores evidenciaram que avaliação era realizada pelos docentes, de modo autônomo, sem o auxílio das Coordenações, deixando de ser caracterizada como subsídio didático-pedagógico para fomentar melhorias no ensino e aprendizagem nos cursos de formação de professores, reduzindo-se a concepção de medida centrada na aplicação de instrumentos, na quantificação das aprendizagens e sem feedback aos estudantes. Resumen La evaluación posibilita la toma de decisiones promoviendo el acompañamiento de las acciones de enseñanza, apuntando el progreso de los alumnos, así como releva las lagunas en la enseñanza y el aprendizaje, proporcionando informaciones para los docentes, gestores y estudiantes, dando lugar al perfeccionamiento formativo en la enseñanza superior. Con ello la investigación parte del siguiente cuestionamiento: cómo se desarrollaron las prácticas de evaluación de los profesores en los cursos de licenciatura en Historia? El objeto de la investigación se aportó en las prácticas evaluativas en la enseñanza superior, de modo específico, en dos cursos de grado. Se objetivó comprender las prácticas evaluativas en los cursos de licenciatura en Historia, conceptuar la evaluación de la enseñanza y el aprendizaje y describir las prácticas de evaluación realizadas por los coordinadores. La investigación, de carácter bibliográfico y de campo recurrió a los estudios de Cavalcante y Mello (2015), Moraes (2014), Tardif (2008), Viana (2012) y otros. La metodología de abordaje cualitativo fue desarrollada mediante entrevistas semiestructuradas con los gestores. Las revelaciones de los gestores evidenciaron que la evaluación era realizada por los docentes, de modo autónomo, sin el auxilio de las Coordinaciones, dejando de ser caracterizada como subsidio didáctico-pedagógico para fomentar las mejoras en la enseñanza y aprendizaje en los cursos de formación de profesores, reduciéndose concepción de medida centrada en la aplicación de instrumentos, en la cuantificación de los aprendizajes y sin retroalimentación estudiantes.Keywords: Teaching-learning assessment, Teacher education, Managers.Palavras-chave: Práticas avaliativas, Ensino e aprendizagem, Formação docente, Gestores.Palabras claves: Enseñanza-aprendizaje, Evaluación, Formación docente, Administradores.ReferencesBOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez. Porto: Porto, 1994.CAVALCANTE, L. P. F.; MELLO M. A. Avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em Saúde: concepções, intencionalidades, reflexões. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 423-442, jul. 2015.FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: ___________. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.MORAES, D. A. F. de. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 233-258, maio/ago. 2014.MOREIRA, S. M.; RANGEL. M. A correção como processo avaliativo: diferentes percepções em diálogo. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 520-540, maio/ago. 2015.POLTRONIERI, H.; CALDERÓN, A. I. Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 467-487, jul. 2015.SILVA NETA, M. de L.; MAGALHÃES JUNIOR. A. G. Práticas avaliativas na formação docente: teoria e prática. Horizontes, v. 35, n. 2, p. 38-48, mai./ago. 2017.TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.VIANA, C. M. Q. Q. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem na visão de alunos de graduação. In: D’ÁVILA, C. M.; VEIGA, I. P. A. (org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 61-82. VILLAS BOAS, B. M. de. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. WERLE, F. O. C. Avaliação em larga escala: foco na escola. Brasília: Liber Livros, 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carvalho, Marie Jane Soares, and Eliana Rella. "Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação." ETD - Educação Temática Digital 15, no. 2 (July 12, 2013): 356. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v15i2.1287.

Full text
Abstract:
A análise se endereça aos alcances e às limitações do projeto pedagógico de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. A análise considera a qualidade e a eficácia das narrativas sobre as aprendizagens para responder a questão sobre as relevâncias atribuídas na autoavaliação. Trabalhamos com uma amostragem de portfólios do último ano do curso. Quanto aos alcances temos: núcleo docente estável; equipe docente responsiva; metarreflexão evidente nas narrativas; equilíbrio entre teorias e práticas; responsividade dos alunos em relação às intervenções da equipe docente espraiada em suas atividades; interdisciplinaridade. As limitações apontam para: a contra-argumentação direta dos alunos para as intervenções da equipe docente é inexpressiva; a experiência pedagógica predominantemente dirigida às salas de aula e aos aspectos de ordem cognitiva; a inexpressiva abordagem sociopolítica no currículo; o investimento tímido no trabalho colaborativo. Há avanços importantes como a interdisciplinaridade e o desenvolvimento metarreflexivo.Há limitações como a inexpressiva colaboração interpares e a circunscrição do projeto pedagógico às ações em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nunes, Tatiana Wittée Neetzow, Sérgio Roberto K. Franco, and Vinícius Duval da Silva. "Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde?" Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 4 (December 2010): 554–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000400011.

Full text
Abstract:
As exigências sociopolíticas atuais quanto à formação e ao perfil do profissional de saúde se ampliam para além da capacitação técnico-científica, requerendo profissionais capazes de um atendimento integral em equipe interdisciplinar/multiprofissional. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi, através da Educação a Distância, baseada em método fundamentado na teoria construtivista, promover cenários de interação visando à construção de uma prática/pensamento integral em saúde, com a participação de seis graduandos de Medicina e nove profissionais da saúde. Foi utilizado o Teleduc, um ambiente de aprendizagem a distância. O modelo de estudo foi definido como um estudo de caso, e a análise se baseou nas interações dos alunos, na participação nos fóruns de discussão, nas edições dos exercícios individuais e dos portfólios de grupo. O procedimento mostrou-se um valioso promotor de interação em saúde, possibilitando desequilíbrios, reflexões, postura cooperativa e mudanças de conduta, com geração de conhecimento integral em saúde. A análise evidenciou que, para construir relações de cooperação no virtual, são necessários elementos que otimizem as interações, conferindo qualidade pedagógica e proporcionando um contexto favorável, a fim de prolongar o aprendizado rumo a uma prática transformadora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography