To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria de redes complexas.

Journal articles on the topic 'Teoria de redes complexas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria de redes complexas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Martins Bueno e Silva, Eliete, Jonas Gonçalves, and Edson Capoano. "A fosfoetanolamina e as comunidades no Facebook: repercussão de um tema científico em rede social." Ícone 17, no. 1 (2019): 57–71. http://dx.doi.org/10.34176/icone.v17i1.236434.

Full text
Abstract:
A fosfoetanolamina sintética (FOS) foi anunciada por reportagens veiculadas na mídia em 2015 como um suposto medicamento para a cura do câncer, apesar da falta de evidências clínicas que comprovassem a eficácia do produto. O fato ganhou notoriedade e explodiu nas redes sociais. Este artigo tem como objetivo analisar o tema fosfoetanolamina no Facebook, relacionando-o com a subjetividade e a teoria das redes complexas abordadas por autores como Elman, Barabási e Watts (2001), Santaella (2010, 2013) e Recuero (2009). Foram detectadas mais de 100 comunidades e grupos com o uso da palavra “fosfoetanolamina”, apesar de haver outras comunidades que abordam o assunto utilizando outros termos. Estudos teóricos das redes sociais e seus fenômenos se fortalecem quando os conceitos saem da teoria da subjetividade para serem explicados, a exemplo do caso fosfoetanolamina quando comparado com a teoria de redes complexas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Menezes, Cassio Roberto Conceição de, and Maria Elena Leon Olave. "Convergências teóricas: do processo de seleção natural à formação de redes interorganizacionais." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 2, no. 3 (2014): 9–21. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n3p9-21.

Full text
Abstract:
O presente ensaio vem à luz da teoria das organizações, ampliar o debate acerca de duas correntes teóricas: ecologia organizacional e redes interorganizacionais. Embora pouco difundida, a ecologia das populações organizacionais utiliza o modelo biológico para explicar de que modo as variações ambientais podem afetar a abundância e a diversidade de empresas, colocando em dúvida o poder do administrador sobre o destino das instituições. Contudo, a teoria das redes interorganizacionais vem conquistando amplo espaço no campo organizacional e, apesar de tratar de uma das mais complexas formas de relacionamento, pode configurar uma estratégia para vencer as incertezas impostas pelas mutações ambientais. Nesta perspectiva, os principais resultados revelam que ao negar a ação proativa das empresas em relação ao seu futuro, a teoria ecológica atribui ao ambiente um caráter relevante e determinista, ao passo que, a teoria das redes coloca a ação das organizações em evidência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vivaldini, Mauro. "Riscos e Colaboração: Perspectivas para a Teoria de Redes de Suprimentos." Revista Organizações em Contexto 16, no. 32 (2020): 399–424. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n32p399-424.

Full text
Abstract:
Com o rápido avanço da tecnologia e a globalização da economia, as cadeias de suprimentos tornaram-se mais complexas e evoluíram rapidamente para o que hoje é conhecido como redes de suprimentos. As empresas estão enfrentando os desafios não apenas da alta demanda de variabilidade e requisitos personalizados, mas também da influência das decisões operacionais de seus parceiros. Todos esses desafios tornam as cadeias de suprimentos mais instáveis e, portanto, mais vulneráveis a riscos e interrupções. Para contribuir com a relação do tema Riscos e Colaboração, é intenção dessa pesquisa apresentar se existem pontos comuns na abordagem literária a respeito destes dois temas em redes de suprimentos. O estudo apresenta possíveis convergências entre os temas, correlacionando o entendimento comum dado pela literatura e apontando perspectivas futuras. Também, estabelece atributos comuns aos dois temas, e sugere proposições e insights para novas pesquisas a respeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Júlia Carvalho, Renata Souza Freitas Dantas Barreto, Marcelo Do Vale Cunha, Núbia Moura Ribeiro, and Hernane Borges de Barros Pereira. "Interdisciplinaridade e Teoria de Redes: rede semântica de cliques baseada em ementas e rede de componentes curriculares." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, no. 3 (2019): 24–52. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.596.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe investigar a rede semântica de cliques baseada em ementas de um programa de pós-graduação de doutorado. Foram coletadas 46 ementas de componentes curriculares. Usando alguns índices de redes sociais e complexas como ponto de partida, observou-se que as centralidades de grau, proximidade e intermediação são índices adequados para perceber a coerência e consistência da proposta de um programa com seu ementário. E a identificação dos temas em comum às ementas auxilia na percepção das interações entre os componentes curriculares de um programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Villemor-Amaral, Anna Elisa de. "A validade teórica em avaliação psicológica." Psicologia: Ciência e Profissão 28, no. 1 (2008): 98–109. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932008000100008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é argumentar sobre a importância do respaldo teórico na interpretação de técnicas projetivas, ou métodos de auto-expressão, conferindo-lhes validade para além do que a psicometria permite. Procura-se demonstrar os pontos comuns em diversas teorias que elucidam a maneira como se estrutura a mente e a personalidade e como conteúdos ideacionais e afetivos são organizados em redes complexas. Uma vez que as respostas nas situações de investigação psicológica reproduzem os componentes afetivos e ideacionais das redes mentais, suas conexões e a qualidade das construções resultantes, que são consideradas coerentes e razoáveis em relação ao que foi experimentado pela pessoa examinada, o que interessa são as configurações e a dramaturgia presentes bem como sua plausibilidade em relação ao vivido, e não necessariamente quantidades e sintomas. Sendo assim, a validade das interpretações deve ser considerada principalmente a partir da teoria, erguida sobre observações clínicas anteriores, e sua fidedignidade só é possível com base no domínio do conhecimento teórico, da experiência clínica e do desenvolvimento mental do profissional que investiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Alexandre Pereira, Maurício Couto Polidori, Otávio Martins Peres, and Marcus Vinícius Saraiva. "O lugar dos pobres nas cidades: exploração teórica sobre periferização e pobreza na produção do espaço urbano Latino-Americano." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 3 (2017): 430–42. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.003.ao04.

Full text
Abstract:
Resumo Os processos de formação de áreas de pobreza nas periferias urbanas são fenômenos multifacetados, compostos pela influência de numerosos agentes com ações estratégicas e vinculados à diferenciação e à segregação socioespacial. Ciclos de crescimento e redefinição do valor da terra inserem a forma urbana nesse contexto, ampliando a segregação, influenciando a configuração dos processos sociais e espaciais em momentos posteriores e compondo fenômenos efetivamente dinâmicos. A teoria articulada para descrever esses fenômenos tem apresentado caminhos diversos que, geralmente, ignoram convergências, as quais este trabalho busca favorecer. Para tanto, articula-se a teoria da urbanização contemporânea com relatos empíricos da urbanização latino-americana, de um lado, e, de outro, busca-se vincular a economia urbana heterodoxa de Abramo com ferramentas da teoria da complexidade para descrever processos sociais dinâmicos de formação de pobreza e periferias em cidades latino-americanas. Indicam-se, ao final, diretrizes para avanço no tema da pesquisa, considerando redes socioespaciais complexas, emergência da base para o topo e heterogeneidade dos agentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kemper, Maria Lenz Cesar, Jessica Prado de Almeida Martins, Sabrina Felipe Serra Monteiro, Thaisa da Silva Pinto, and Fernanda Resende Walter. "Integralidade e redes de cuidado: uma experiência do PET-Saúde/Rede de Atenção Psicossocial." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, suppl 1 (2015): 995–1003. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1061.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a formação em saúde a partir da experiência do PET- Saúde/Rede de Atenção Psicossocial: priorizando o enfrentamento do álcool, crack e outras drogas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Compreendendo o cuidado em saúde mental como uma prática integral que inclui redes variadas e complexas (formal, territorial e familiar), a metodologia deste PET se utiliza da cartografia, convidando o pesquisador a estar no território e no cotidiano do usuário. Assim, aposta-se numa formação ampliada dos alunos de graduação, ao se ofertar um campo de interlocução entre teoria e prática. Alguns casos são apresentados para ilustrar essa experiência, que visa a identificar e intervir na dinâmica das redes de cuidado. A ampliação da compreensão de rede e o mapeamento de territórios afetivos expandem as possibilidades de um cuidado integral, promovendo saúde e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Deivson Rayner Teixeira da, Jorge Otávio Maia Barreto, and Ricardo Barros Sampaio. "Modelo teórico-metodológico baseado na Teoria de Redes Complexas para análise da oferta potencial dos serviços de saúde." Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3791–804. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.01202020.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é apresentar um modelo teórico-metodológico como base para a análise da oferta potencial de serviços de saúde pública brasileira a partir de uma abordagem baseada na teoria de redes complexas. O modelo analisou a oferta potencial de serviços de saúde através da relação da distância euclidiana entre setores censitários e serviços/classificadores oferecidos pelos estabelecimentos de saúde, conforme definidos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). São propostos dois tipos de métrica para análise dos relacionamentos: a distância média dos serviços de saúde para com os setores censitários e a importância da unidade de saúde na oferta potencial de cada tipo de serviço com base na centralidade e na disponibilidade deste serviço. Para demonstrar a aplicação do modelo foi construída uma rede com base na Área Metropolitana de Brasília, incluindo o Distrito Federal e 12 municípios do entorno. O modelo demostrou-se capaz de mapear e analisar os dados do CNES com os setores censitários definidos no Censo, abrindo a possibilidade de construção de novas óticas de análise na compreensão da distribuição potencial de recursos e serviços em função de variáveis socioeconômicas, bem como, uma importante ferramenta de gestão informada por evidências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, John Wesley Soares de, Gustavo Callou, and Ermeson Andrade. "Teoria de Filas e Rede de Petri Estocástica: Um tutorial." Research, Society and Development 10, no. 3 (2021): e2810312826. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12826.

Full text
Abstract:
A teoria das filas estuda sistemas que exigem que os clientes ou objetos esperem. Por outro lado, as redes de Petri são um formalismo matemático usado para modelar, analisar e otimizar sistemas complexos. Embora a teoria das filas tenha sido amplamente usada na literatura, ela não pode ser usada para modelar certos comportamentos de sistemas complexos como dependências entre componentes ou comportamento de falha e reparo. Assim, este tutorial tem como objetivo apresentar ao leitor o vocabulário e as construções de modelos de redes de Petri e ilustrar a equivalência desses modelos a sistemas de filas por meio de um conjunto de exemplos. Os resultados estatísticos obtidos via simulação revelaram que os modelos de rede de Petri podem representar sistemas de filas. Além disso, esperamos que este tutorial sirva de complemento às limitações da teoria das filas e ajude pesquisadores ou profissionais, tanto da academia quanto da indústria, a modelarem sistemas complexos com base nos exemplos apresentados neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Leandro Bruno. "Segmentação econômica e redes de poder: a atualidade da teoria de Taylor e Thrift." Ateliê Geográfico 15, no. 1 (2021): 103–21. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v15i1.65363.

Full text
Abstract:
Este texto retoma os pressupostos da teoria de segmentação econômica e redes de poder proposta por Michael Taylor e Nigel Thrift, no início dos anos 1980, com o objetivo de proporcionar um arcabouço teórico para explicar as mudanças industriais no espaço. Ao contrário das vertentes estruturalistas e descritivas que à época caracterizavam os estudos na Geografia Industrial, a abordagem da segmentação e redes de poder se inseriu no conjunto de trabalhos de geografia corporativa ou geografia das corporações, cuja preocupação central consistia em restabelecer as organizações empresariais como agentes centrais de mudança econômica. Ao longo do texto, esboçamos as principais características, os pressupostos teórico-metodológicos e os óbices dessa abordagem teórica. Embora a proposta de segmentação e redes de poder apresente alguns problemas (ausências da discussão sobre o Estado e os conflitos capital-trabalho, inovação estática, segmentação determinista etc.), seus pressupostos apóiam na compreensão da diversidade das empresas quanto à escala e escopo de suas operações e à inserção delas numa vasta e complexa rede de relações de poder desiguais. Palavras-chave: Segmentação econômica, redes de poder, corporações, pequenas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rocha, Leonel Severo, Eduardo Hoffmann, and Lucas Paulo Orlando de Oliveira. "OS LIMITES REGULAMENTADORES DA PROPAGANDA ELEITORAL NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS A PARTIR DA TEORIA DOS SISTEMAS AUTOPOIÉTICOS." Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6, no. 1 (2020): 155. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-012x/2020.v6i1.6628.

Full text
Abstract:
Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Backes, Dirce Stein, Marli Terezinha Stein Backes, Alacoque Lorenzini Erdmann, Andreas Büscher, Mara Teixeira Marchiori, and Magda Santos Koerich. "Significado da atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família em uma comunidade socialmente vulnerável." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 5 (2012): 1151–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000500009.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou compreender o significado da atuação profissional de uma equipe ESF em uma comunidade socialmente vulnerável. Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados e como técnica de coleta de dados a entrevista, realizada entre julho a dezembro de 2009, com 25 profissionais que integram a Estratégia Saúde da Família (ESF). A análise dos dados demonstrou que a ESF pode ser considerada uma estratégia facilitadora e estimuladora do processo de ampliação e de consolidação das redes de cuidado em saúde, à medida que sinaliza para uma nova abordagem de intervenção comunitária, pela valorização do ser humano como um ser singular e multidimensional, inserido em seu contexto real. Um novo modelo assistencial se desenvolve, em suma, mediante a reorganização da prática de atenção à saúde, intermediada pela multiplicidade de relações, interações e associações complexas que ocorrem no contexto familiar e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Knoblauch, Adriane, and Marília Andrade Torales. "Pesquisas sobre identidade e socialização docente: ação e formação nas imbricações biográficas dos professores." Revista Diálogo Educacional 12, no. 37 (2012): 843. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.7206.

Full text
Abstract:
Este artigo articula um diálogo entre duas pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas com base no uso de metodologias qualitativas e que buscam discutir este tipo de pesquisa para a compreensão da formação dos professores de forma mais ampla, considerando a importância dos elementos biográficos na formação identitária dos docentes. O texto trata sobre o potencial analítico que emerge da biografia dos docentes e da entrevista em profundidade nas pesquisas sobre formação e ação docente. Os resultados das pesquisas indicam que as estruturas sociais e o processo histórico exercem um papel importante na definição do percurso vital das pessoas e que esse percurso interfere no processo formativo das professoras. Desta forma, se faz necessário que tal processo seja melhor conhecido para que se possa repensar a crença de que a teoria poderia modificar a prática, sem considerar as complexas redes de conhecimentos, valores, desejos, esperanças e intenções que se configuram ao longo da trajetória pessoal e profissional de cada indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Valdir, and Rodrigo de Santana Silva. "Das infovias às ruas: o Facebook e as manifestações sociais na perspectiva da teoria do caos/complexidade." RUA 21, no. 2 (2015): 285. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642470.

Full text
Abstract:
As redes sociais eletrônicas são constitutivas das práticas sociais contemporâneas e se configuram em importantes espaços de significação histórica, cultural, ideológica, psicológica, linguística, estética para os sujeitos que nelas se inscrevem. As redes são espaços complexos e dinâmicos e dependentes das práticas de linguagem em todas as suas modalidades e plasticidade. Assim, para dar visibilidade a esses funcionamentos e feitos, tomamos para análise e reflexões, as materialidades discursivas que emergiram das manifestações de junho de 2013 no Brasil, no contexto do Facebook, com base nos postulados teóricos do caos/complexidade aplicados no contexto social. O estudo apontou que as práticas sociais realizadas nas infovias e nas ruas foram complementares para o processo de mobilização dos manifestantes, contribuindo assim, para a instauração de um sistema ainda mais complexo e dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gelinski Júnior, Eduardo, Armando Dalla Costa, Flávio De Oliveira Gonçalves, and Rogério Allon Duenhas. "Sistema de Inovação do Agronegócio Brasileiro? Dualismo estrutural-tecnológico e desafios para o desenvolvimento do país." Desenvolvimento em Questão 12, no. 28 (2014): 279. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.279-317.

Full text
Abstract:
A investigação da questão da inovação na agricultura brasileira e sua transformação em agronegócios e desenvolvimento para o país é uma tarefa consideravelmente complexa. Para tal, são relatados os cenários de contradições da formação do agronegócio, o paralelismo no segmento tradicional e dual estrutural-tecnológico agrícola e os desafios para o desenvolvimento brasileiro. Fundamenta-se a investigação na dinâmica da teoria neo-schumpeteriana em que profundas transformações e reestruturações ocorrem devido a interdependências complexas, competição, crescimento econômico e mudança estrutural, sendo a inovação o link entre componentes estruturais (agentes, redes e instituições) de Sistema de Inovação (SI) para setores, regiões e países. As discussões estão focadas na participação do Estado como agente estratégico do SI e da dinâmica de desenvolvimento. Para isto, aprofundou-se na relevância do agronegócio brasileiro, na questão da inovação como estratégia para mitigar o crescimento econômico concentrado e desigual. Analisa-se também a evolução do sistema de C&T do Brasil e suas relações com o agronegócio. Por fim, são avaliados os dispêndios públicos na agricultura. Concluiu-se que embora possam existir avanços significativos em sistemas produtivos classificados como modernos, a evolução das Politicas de CT&I, a sistemática de organização e coordenação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e os níveis de evolução dos dispêndios públicos em P&D na agricultura, não asseguram redução do dualismo estrutural-tecnológico, empecilhos relevantes à formação de um SI no agronegócio. E ainda, na dinâmica da economia de mercados os componentes estruturais do agronegócio tendem a investir em inovações nos segmentos mais competitivos vinculados às exportações. Portanto, há necessidade da presença do Estado, que na economia evolucionária é agente fundamental, articulando atores, redes, instituições, buscando desenvolver conhecimentos, mobilizando recursos, formando mercados, legitimando e influenciando a direção de pesquisas e no desenvolvimento de externalidades positivas, caso contrário, apenas crescimento econômico desigual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fernandez, Herminia Guimarães Couto, Martha Cristina Nunes Moreira, and Romeu Gomes. "Tomando decisões na atenção à saúde de crianças/adolescentes com condições crônicas complexas: uma revisão da literatura." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 6 (2019): 2279–92. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018246.19202017.

Full text
Abstract:
Resumo O perfil da assistência pediátrica passou por mudanças no Brasil e no mundo. Essa mudança se torna mais visível em pesquisas que tratam de dados de internação hospitalar ou de atenção ambulatorial especializada. Esse fato nos encaminha à ideia de que é nesses espaços que essas crianças e sujeitos que delas cuidam são mais visíveis e negociam decisões. Objetivamos, através de uma revisão da literatura, analisar o estado da arte das discussões e das definições sobre tomada de decisão, fazendo uma interpretação do material produzido à luz das perspectivas teóricas de Mol sobre as lógicas que se desenham a partir dos atores e de suas redes no que se refere à atenção às doenças crônicas; e a perspectiva das trocas de bens de cuidado no diálogo entre Martins e Moreira, acionando a Teoria da Dádiva. Concluímos que a tomada de decisão pode ser entendida como um processo de planejamento de cuidado onde participam familiares, pacientes e profissionais de saúde e está ligada ao modelo de cuidado centrado na família. Como dificuldades, citamos a predominância de uma lógica que privilegia uma escolha digna de crítica por oferecer risco de iniquidades, como a não discussão das opções de escolha e o acionamento das famílias prioritariamente em momentos de decisões difíceis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Formiga, Klebber Teodomiro Martins, and Fazal Hussain Chaudhry. "Modelos de análise hidráulica de redes de distribuição de água considerando demanda dirigida pela pressão e vazamentos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 13, no. 2 (2008): 153–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522008000200005.

Full text
Abstract:
As ferramentas para análise hidráulica são componentes importantes na avaliação do funcionamento das redes de distribuição de água para abastecimento. Existem diversos métodos que podem ser utilizados para essa análise, no entanto, os modelos que procuram resolver o sistema de equações correspondente através do método Newton-Raphson ou por meio de linearizações sucessivas são os mais eficientes. Quatro formulações baseadas nestes esquemas são avaliadas neste trabalho. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação dos métodos Newton-Raphson, Teoria Linear, Híbrido e Gradiente para a análise de redes de distribuição de água em regime permanente, considerando a demanda dirigida pela pressão e os Vazamentos. Para tanto, foi utilizado um layout de rede frequentemente empregado na literatura dotado de válvulas. O método do Gradiente foi o que convergiu em um número menor de iterações para redes mais simples, o Método Híbrido foi o que mais se adaptou para sistemas mais complexos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cerqueira da Silva, Manuella Franco, Cleber Luz-Santos, Diana Oliveira Noronha dos Santos, et al. "Análise da rede de multibormidades em idosos atendidos em um centro de referência: estudo transversal." Revista Pesquisa em Fisioterapia 10, no. 4 (2020): 625. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3234.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Idosos possuem múltiplos diagnósticos com padrões de similaridade que podem ser analisados pela teoria das redes complexas. Distúrbios crônicos com repercussões na capacidade funcional tendem aumentar em número e gravidade nesses indivíduos, sendo necessária análise integrada para compreender a relação entre envelhecimento e multimorbidades. OBJETIVO: Analisar os padrões de interação entre as doenças que acometem idosos de um centro de referência. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram coletados dados clínicos e doenças diagnosticadas em 2973 prontuários de idosos cadastrados de um centro de referência de atenção à saúde do idoso. As doenças foram consideradas nós da rede e os idosos as arestas de modo não direcionada. O peso das arestas correspondiam à quantidade de idosos com duas doenças simultaneamente. Através do software Gephi (versão 0.9.2) foram analisados grau de conectividade entre as doenças (grau de entrada), interação das doenças em sugbrupos (Comunity), doenças mais influentes (Hubs) e doenças que atuam como pontes entre duas ou mais comunidades. RESULTADOS: Foram identificados 30 nós (doenças) e 433 arestas com pesos distintos de acordo com a quantidade de idosos, e 3 comunidades onde o grau de conectividade é maior entre si. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresentou-se como o Hub de maior influência na rede. CONCLUSÃO: A construção da rede complexa mapeou as doenças e a influência na assistência ao idoso. Informações relevantes para os gestores locais, na busca de intervenções efetivas no serviço que visem contribuir para prevenção das principais comorbidades e auxiliar na independência funcional dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Aline Lourenço de, Daniel Carvalho de Rezende, and Cleber Castro de Carvalho. "Redes interorganizacionais horizontais vistas como sistemas adaptativos complexos coevolutivos: o caso de uma rede de supermercados." Revista de Administração Contemporânea 15, no. 1 (2011): 67–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000100005.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca compreender o fenômeno de surgimento e desenvolvimento das Redes Interorganizacionais Horizontais (RIHs). Para tanto, são utilizados os preceitos de sistemas adaptativos complexos (SACs) e da coevolução, ambas as abordagens são fundamentadas na Teoria da Complexidade. O objetivo do estudo é identificar características básicas de um sistema adaptativo complexo, presentes em uma rede interorganizacional horizontal de supermercados do sul de Minas Gerais. Realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma rede decompras, denominada nesse estudo de Ômega Rede. Verificou-se que esta rede é um sistema formado pelo processo coevolutivo de seus agentes, cujo objetivo básico é de favorecer a sua competitividade. Este propósito tem ocorrido pelo aumento da eficácia operacional dos agentes e pelo aprendizado, o que resulta em inovaçõescoletivas e individuais. Os resultados também apontam a presença de elementos de auto-organização na Ômega Rede. As considerações da pesquisa possuem implicações na compreensão da competitividade no âmbito das redes, e da importância do aprendizado e das inovações no seu desenvolvimento. O trabalho também abre espaço para novos estudos das redes como formas organizacionais evolutivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Luft, Eduardo. "Plato or Platonism. A topic in descending dialectic." Veritas (Porto Alegre) 62, no. 2 (2017): 407. http://dx.doi.org/10.15448/10.15448/1984-6746.2017.2.27451.

Full text
Abstract:
***Platão ou Platonismo. Um tópico em dialética descendente***A ontologia dialética pode ser reconstruída percorrendo dois caminhos complementares. A via ascendente (anabasis) parte da influência da ontologia de Platão, mediada por Nicolau de Cusa, sobre Bertalanffy, o fundador da teoria de sistemas. Esta abordagem teórica, uma vez convergindo com o darwinismo, dará nascimento à teoria dos sistemas adaptativos complexos e logo se espalhará pelas diversas ciências, transmudando-se de uma ontologia regional (ontologia da biologia) em parte relevante de uma nova ontologia geral (uma teoria do ser enquanto ser que, obviamente, não deve ser confundida aqui com uma ontologia meramente formal). O caminho descendente (katabasis), a via eminentemente filosófica, também parte de dois ramos distintos que, ao final, convergem: por um lado, esta via conduz da teoria das ideias de Platão ao idealismo alemão e à crítica imanente ao sistema de Hegel (tópico que tem sido, por um longo tempo, minha ocupação principal de pesquisa); por outro lado, e este será nosso tópico principal no presente ensaio, ela investiga o impacto decisivo do desenvolvimento autocrítico da filosofia de Platão sobre o projeto de uma ontologia relacional deflacionária ou, simplesmente, uma ontologia de redes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Leonardo Luiz Silveira da. "AS RECOMPENSAS JORDANIANAS ORIUNDAS DA ASSINATURA DO TRATADO DE PAZ COM ISRAEL (1994)." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 15, no. 2 (2018): 17–34. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v15i2.12796.

Full text
Abstract:
Em um mundo marcado pela intensificação dos transportes, comunicações e do comércio, as redes transnacionais colocam, ao lado do Estado, novos atores na política internacional. É este o contexto histórico-geográfico capaz de fazer rivais regionais que travaram duas guerras em um curto período de existência enquanto Estados-nação abandonarem a posição conflitiva e estabelecerem laços cooperativos. Este artigo objetiva apresentar os benefícios que motivaram a Jordânia a assinar o Tratado de Paz com Israel (1994), analisando o contexto internacional à luz dos pressupostos da Teoria da Interdependência Complexa. O exemplo tratado pelo artigo é extremamente didático, por apresentar um estudo centrado em rivalidades históricas regionais que se diluíram em meio à opção cooperativa, em um período emblemático, no início do pós-Guerra Fria. Tal período é notável devido intensificação dos fluxos transnacionais e intercontinentais, que são capazes, por sua vez, de colocar à prova os pressupostos da Teoria da Interdependência Complexa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Braga, Laura, Pedro Lincoln C. L. de Mattos, and Bruno Campello de Souza. "Formação de redes de consultoria organizacional: o lugar especial dos fatores relacionais." Cadernos EBAPE.BR 6, no. 4 (2008): 01–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512008000400003.

Full text
Abstract:
As consultorias organizacionais têm-se multiplicado e influem cada vez mais o dia-a-dia das organizações. Em alguns mercados há amplos espaços para médias e pequenas empresas prestadoras desse serviço. Contudo, crescente necessidade de especialização, que torna as competências das consultorias restritas e suas estruturas enxutas, tem estimulado a formação de redes em que os consultores as completam e articulam. Para estudar esse campo, cujas peculiaridades ainda são desconhecidas, este artigo toma como referência a teoria de redes sociais, especialmente os fatores de sua formação. Procurou-se o relato dos próprios profissionais sobre eles, primeiro em um grupo de noventa deles, participantes de um survey on-line. Em seguida, os resultados foram comentados em profundidade por um grupo deles, mais experiente, reunidos. Enquanto os resultados se alinham, em geral, com os fatores presentes em redes de plena imersão social (GRANOVETTER 1973; 1985), destacam-se nesse caso a confiança pessoal no outro consultor - onde não se separa a competência técnica - e na empresa associada, e a expectativa de comportamento ético. Elas se traduzem em regras, mesmo não escritas, e suportam os demais fatores de formação e sustentação da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guilarducci, Bruno Campos, and Aguinaldo Cesar Fratucci. "Análise da rede social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo, MG: uma perspectiva sistêmica e complexa." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 14, no. 1 (2020): 140–60. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1734.

Full text
Abstract:

 
 
 
 Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a composição, a organização e o funcionamento do Circuito Turístico Caminho Novo-MG (CTCN), dentro do contexto das políticas públicas de turismo, apoiado na teoria dos sistemas complexos e utilizando como suporte teórico o paradigma da complexidade proposto por Edgar Morin, o modelo do SISTUR de Beni (1998) e sua reconstrução proposta por Moesch e Beni (2015, 2017). Como ferramentas metodológicas utilizou-se o método bola de neve aplicado em três etapas, a análise de redes sociais com foco na Teoria dos Laços fracos e Laços fortes de Granovetter (1973, 1983) e dos buracos estruturais de Burt (1992), aliadas à análise de conteúdo adaptada de Bardin (2011) e a elaboração de sociogramas das relações mantidas entre os agentes sociais. Como principais re-sultados destacamos a inexistência de uma rede regional capaz de produzir resulta-dos efetivos, o baixo entendimento dos municípios sobre as políticas públicas de turismo, uma forte ingerência municipal e regional atrelada a um cenário de descon-tinuidade da gestão pública e uma postura competitiva com reduzida participação dos agentes sociais para trabalhar em rede.
 
 
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silveira Jr., Potiguara Mendes da. "Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional." Revista Observatório 1, no. 2 (2015): 136. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p136.

Full text
Abstract:
Parte-se do estado da arte feito por Muniz Sodré (2012a) sobre a abordagem acadêmica do campo comunicacional e a dificuldade para defini-lo em seu aspecto "científico". No intuito de prospectar além dos paradigmas identificados por Sodré (o sociológico, dos efeitos; e o semiótico, dos códigos), propõe-se o paradigma pulsional que orienta a Transformática, teoria psicanalítica da comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Teorias da comunicação; Conhecimento; Psicanálise. ABSTRACTAccording to the state of the art - made by Muniz Sodré (2012a) - of the academic approach of the communication field, there is a great difficulty in defining this field as "scientific". In order to examine beyond the two paradigms depicted by Sodré (sociological and semiotic) this paper exposes the "drive (Freud: Trieb) paradigm" which is the basis of Transformatics, the psychoanalytical theory of communication.KEYWORDS: Communication theories; Knowledge; Psychoanalysis. RESUMENSe inicia con el estado de la técnica hecha por Muniz Sodré (2012a) en el enfoque académico del campo de la comunicación y la dificultad de definirla en su aspecto "científico". Con el fin de perspectiva más allá de los paradigmas identificados por Sodre (la sociológicos, los efectos y los semióticos, códigos), se propone paradigma instintivo que guía Transformática, la teoría psicoanalítica de la comunicación. PALABRAS CLAVE: Teorías de la Comunicación; conocimiento; Psicoanálisis. ReferênciasALONSO, Aristides. Aspectos do verbo Haver e seu uso na Nova Psicanálise. TranZ: Revista dos Estudos Transitivos do Contemporâneo, v. 5, 2010. Acessar:http://www.tranz.org.br/5_edicao/TranZ10-Aristides-VerboHaver-RevMD.pdfCUSA, Nicolau de. [1514] Deus é visto para lá da coincidência dos contraditórios e o seu ver é ser. In: A visão de Deus. Lisboa: Gulbenkian, 1988. p. 168-171FREUD, S. [1930] Mal-estar na Civilização. ESB, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 73-171______. [1927] O Futuro de uma Ilusão. ESB, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 11-71______. [1925] As resistências à psicanálise. In: Sigmund Freud: Obras completas, volume 16. São Paulo: Cia. Das Letras, 2011. p. 252-266. Trad.: Paulo César de Souza______. [1923] "Psicanálise" e "Teoria da libido". In: Sigmund Freud: Obras completas, volume 15. São Paulo: Cia. Das Letras, 2011. p. 273-308. Trad.: Paulo César de Souza______. [1921] Psicologia de Grupo e Análise do Eu. ESB, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 87-179______. [1920] Além do princípio de prazer. ESB, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 13-85HILST, Hilda. O caderno Rosa de Lori Lamby. São Paulo: Massao Ohno, 1990.MAGNO, MD. [2009] Clownagens. Rio de Janeiro: NovaMente, 2012. Cf. trecho, A presença do Revirão, publicado em TranZ: Revista dos Estudos Transitivos do Contemporâneo, v. 4, 2009. Acessar:http://www.tranz.org.br/4_edicao/artigos/MD%20Magno_APresencaDoRevirao.pdf______. [2008] AdRem: Gnômica ou MetaPsicologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: NovaMente, 2014.______. [2005] Clavis universalis: da cura em psicanálise: revisão da clínica. Rio de Janeiro: NovaMente, 2007.______. [2000/2001] Revirão 2000/2001: "Arte da Fuga" e Clínica da Razão Prática". Rio de Janeiro: NovaMente, 2003.______. [1998] Introdução à transformática. Rio de Janeiro: NovaMente, 2004.______. [1996] "Psychopathia sexualis". Santa Maria: Editora UFSM, 2000.______. [1994] Velut luna: a Clínica Geral da Nova Psicanálise. Rio de Janeiro: NovaMente, 2008.______. [1993] A Natureza do vínculo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.______. [1982] A Música. Rio de Janeiro: Aoutra, 1986.MONTARDO, sandra Portella; PASSERINO, Liliana Maria. Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações. Novas Tecnologia na Educação. Revista Novas Tecnologias de Informação, Porto Alegre, v. 4, n. 2., 2006. http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdfRECUERO, Raquel. Estratégias de personalização e sites de redes sociais: um estudo de caso de apropriação do Fotolog.com. In: Comunicação, mídia e consumo. ESPM. São Paulo, vol.5, n. 12, p. 35-56, mar. 2008.REIS, Vanessa Alkmin. Websites pró-ana e mia: redes sociais e suas transformações. Disertação de Mestrado apresentada ao PPGCOM/UFJF e aprovada em 2009.SILVEIRA Jr., Potiguara Mendes da; REIS, Vanessa Alkmin. Vínculos no ciberespaço: websites pró anorexia e bulimia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 39, agosto de 2009, p. 91-97. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/5847/4241SILVEIRA Jr., Potiguara Mendes da. Um fato midiático: o pornoerotismo do "Caderno Rosa". In: LAHNI, Cláudia Regina; PINHEIRO, Marta de Araújo (orgs.). Sociedade e comunicação: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. p. 141-155. Também disponível em: http://www.tranz.org.br/pdf_2/potiguara_cadernorosa.pdf______. (org.). "O pornoerotismo do "Caderno Rosa": um pequeno dossiê". COMUM, vol. 13, n° 28, jan-dez 2007. O artigo inclui textos dos alunos de graduação: Clarice Fernandes, Érica Cristina Procópio Campos, Flávia Vilela e Iara Marques do Nascimento.______. Artificialismo total. Ensaios de transformática. Comunicação e psicanálise. Rio de Janeiro: NovaMente, 2006.SODRÉ, Muniz. Comunicação: um campo em apuros teóricos. MATRIZes. São Paulo: ano 5, n. 2, jan./jun. 2012, p. 11-27.Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/336/pdf ______. Sobre a episteme comunicacional. MATRIZes. São Paulo: ano 1, n. 1, out. 2007, p. 15-26. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/38/61 Disponível em:Url: http://opendepot.org/2688/ Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):Issuu / Calameo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cunha, Cleverson Renan da, and Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. "A confiança nas relações interorganizacionais." Organizações & Sociedade 11, spe (2004): 79–93. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9110006.

Full text
Abstract:
Resumo A dinâmica ambiental contemporânea tem influenciado a adoção de níveis de análise mais abrangentes para a compreensão de fenômenos organizacionais. Temas como formação de redes, alianças integração entre público e privado e outros desenhos organizacionais mais complexos exigem estudos que vão além do escopo interno das organizações. Dentre as questões de interesse desse campo de investigação, a confiança tem recebido grande atenção de pesquisadores no mundo inteiro, dada a sua importância para a adoção de mecanismos de governança mais flexíveis e adaptativos. o presente trabalho objetiva apresentar algumas definições de confiança e quatro das principais correntes teóricas que se propõem a compreendê-la enquanto fenômeno social - escolha racional, custos transacionais, neo-institucionalismo e a teoria do sistema social - destacando seus pressupostos centrais e as contribuições almejadas, orientadas pela dinâmica das relações interorganizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Piffer, Carla, and Paulo Márcio Cruz. "O direito transnacional e a consolidação de um pluralismo jurídico transnacional." RDUno: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unochapecó 2, no. 3 (2020): 111–28. http://dx.doi.org/10.46699/rduno.v2i3.5068.

Full text
Abstract:
Este artigo, cujo objetivo é discorrer sobre o direito transnacional e a possibilidade de consolidação de um pluralismo jurídico transnacional, inicia-se com algumas considerações acerca da transnacionalidade como fenômeno caracterizador da atual sociedade mundial, adotando-se o fenômeno transnacional como ponto de partida para análise da sua dimensão jurídica. Na sequência, são apresentados questionamentos acerca das teorias monistas e dualistas, com o fito de demonstrar que as complexas redes de relações jurídicas da esfera transnacional não mais se amoldam às citadas teorias. Diante desse fato, vislumbra-se a possibilidade da construção de um pluralismo jurídico transnacional a partir do direito transnacional, totalmente diverso do pluralismo jurídico clássico. Ao final, conclui-se ser imprescindível afastar qualquer tentativa de manutenção de um pluralismo adstrito a atos jurídicos de comparação e convergência, ante a necessidade de utilizar-se também da coordenação e integração entre sistemas jurídicos e não jurídicos, elevando o desafio dos fenômenos que transcendem fronteiras e superando modelos categorizados em local, internacional, supranacional ou global. A metodologia a ser empregada compreende o método indutivo, sendo acionadas as técnicas do referente, da categoria, dos conceitos operacionais e da pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Rodrigo de Santana, and Renan Monezi Lemes. "BLACK LIVES MATTER: A DINÂMICA DAS INTERAÇÕES QUE COMPLEXIFICAM AS PRÁTICAS DE ATIVISMO SOCIAL NO INSTAGRAM." Revista de Estudos Acadêmicos de Letras 14, no. 1 (2021): 148–63. http://dx.doi.org/10.30681/real.v14i1.5655.

Full text
Abstract:
A contemporaneidade é marcada pelas constantes mudanças na maneira como nos comunicamos, isso em função, principalmente, dos dispositivos conectados à internet, que possibilitam interações síncronas e assíncronas. Em razão disso, observando o número de postagens nas redes sociais mencionando a hashtag #BlackLivesMatter, decidimos observar e analisá-las, do ponto de vista da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, a fim de compreender a dinamicidade dos discursos ativistas nos espaços digitais e suas implicações nas práticas interativas mediadas pela língua(gem). Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que nos permitiu promover reflexões em torno de uma postagem e de alguns comentários nela realizados, observando, tanto a abertura das possibilidades de posicionamento na rede, quanto o próprio funcionamento complexo das discursividades expressas pelos sujeitos que interagiram no âmbito deste sistema de práticas sociais e de língua(gem).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Penido, Luiz Henrique Carvalho. "Economia a-significante como figura potencializadora do trabalho com arquivos." Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos 4, no. 8 (2008): 42. http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.4.8.42-48.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo</strong>: Em uma era na qual os acervos documentais se distendem para além de seus limites físicos e são potencializados pelos complexos de virtualização, qual é o futuro reservado aos arquivos literários e quais são suas implicações para a teoria e a prática literárias? São essas as perguntas que este artigo tenta responder através de um exercício de imaginação teórica que tem no conceito de economia a-significante, criado por Guattari, seu enfoque e o horizonte para o qual caminha a prática literária atual e seus novos "suportes móveis" como as redes informacionais.</p><p><strong>Abstract</strong>: In an age in which documental collections extend beyond their physical limits and are potentiated by the virtualization complexes, what future awaits the literary archives and what are its implications to the literary<br />theory and practice? Those are the questions that this article tries to answer through an exercise of theoretic imagination that has in the concept of a-signifying economy created by Guattari its center of approach and the horizon towards which the current literary practice and its new "mobile supports", such as the informational networks, indelibly walk.</p><p><strong>Keywords</strong>: archives; virtualization; hypertext.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ventura, Tereza. "Luta social por reconhecimento: dilemas e impasses na articulação pública do desrespeito." Revista de Sociologia e Política 19, no. 40 (2011): 159–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782011000300012.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma reconstrução da teoria de Honneth sobre o reconhecimento da imputabilidade moral e social e sua complexa articulação com a formação da identidade e de seus estados de luta. Mostra-se a inter-relação entre a comunidade de valores e as condições morais das relações jurídicas. Ou seja, os ideais de justiça e os critérios pelos quais os grupos sociais avaliam moralmente o seu meio social estão mais presentes no sentimento de desrespeito do que em uma formulação racional e crítica aos princípios de valor vigente. O desafio que se coloca é se essas zonas de conflito normativo são capazes de atingir a visibilidade e o potencial de articular e coordenar uma luta social que integre os meios semânticos, simbólicos, materiais e imateriais para além das redes emotivas e morais por em que circulam cotidianamente, sem que se deixem cooptar politicamente ou se traduzir publicamente por uma semântica inadequada a suas pretensões de reconhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Diêgo Rodrigues da, and Dhiego Antonio de Medeiros. "TERRITÓRIO, CRÉDITO E DESENVOLVIMENTO: O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL NA INTERFACE DOS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA EM ALAGOAS." Revista Contexto Geográfico 2, no. 4 (2018): 23. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v2i4.6320.

Full text
Abstract:
O artigo ora apresentado tem por objetivo explicar a inserção recente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no circuito inferior da economia urbana alagoana, através de programas de crédito especialmente direcionados às camadas sociais de menor renda. O trabalho está fundamentado sobretudo na teoria dos dois circuitos da economia urbana, desenvolvida por Santos ([1975] 2008), analisada à luz dos novos elementos do período atual, a exemplo da desburocratização do acesso ao crédito, da difusão das redes bancárias e da configuração da rede urbana alagoana. A análise mostrou que a capilaridade do crédito no circuito inferior se estrutura em uma peculiar divisão do trabalho bancário, na qual, em uma mesma operação de crédito, se verifica a ação de agentes dos dois circuitos econômicos, tanto na oferta quanto na obtenção do crédito. Sob o prisma teórico em pauta, o processo investigado evidencia um maior imbricamento das conexões entre os circuitos, em uma relação hierárquica e complexa, cujos efeitos sobre os mais pobres vêm sendo pouco investigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Verônica Macário de, and José de Arimatéia Dias Valadão. "Entre a simplificação e a complexidade, a heterogeneidade: Teoria Ator-Rede e uma nova epistemologia para os estudos organizacionais." Cadernos EBAPE.BR 15, no. 4 (2017): 877–99. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395154992.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute e reflete sobre a relevância de considerar a mediação foco de análise da heterogeneidade na Teoria Ator-Rede (TAR) nos estudos organizacionais, confrontando-a com duas perspectivas paradigmáticas muito discutidas atualmente - simplificação e complexidade. Para tanto, inicialmente, trata da crise do paradigma moderno, mostra a transição desse paradigma para o paradigma da complexidade e situa os estudos organizacionais nesse novo paradigma. Em seguida, mostra sinteticamente a trajetória histórica da heterogeneidade e então evidencia como ela é conceituada na TAR como possibilidade epistemológica para os estudos organizacionais. Por fim, destaca algumas considerações sobre a mediação como foco de análise da heterogeneidade na TAR. O argumento defendido é que, a partir da análise heterogênea dos fatores sociais, tecnológicos e naturais, inter-relacionados no que a TAR denomina atores-redes, é possível superar, nos estudos organizacionais, a circularidade em que os paradigmas modernos da simplificação e da complexidade estão inseridos. Isso porque a heterogeneidade, da forma como pressuposta no contexto da simplificação ou complexidade, trata-se, sobretudo, de concepções estáticas da realidade e, para a TAR, a heterogeneidade é sobretudo relacional, trata-se de fluxos dos coletivos e das maneiras como eles se comportam, estejam eles se apresentando simples, complexos, ordenados ou fluidos. A partir dessas reflexões, este artigo sugere que se basear, epistemologicamente, nos pressupostos da heterogeneidade da TAR constitui uma lente de análise relevante para compreensão dos fenômenos organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ferreira, Laura Ribeiro, and Elizabeth Artmann. "Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 5 (2018): 1437–50. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018235.14162016.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo apresenta os discursos de profissionais e usuários de uma instituição de pesquisa e assistência em saúde acerca da humanização. Foram entrevistados 16 profissionais e 44 usuários. As entrevistas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas à luz do referencial teórico que inclui a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas e autores reconhecidos da saúde coletiva. Os achados apontam para a importância do conjunto de tecnologias duras, leve-duras e leves para a prática humanizada. O papel de articulação da ação comunicativa foi destacado, tanto para a formação de redes entre os profissionais, como na relação entre profissionais e pacientes. O fato de a instituição realizar pesquisa foi considerado pelos profissionais e usuários como fator que eleva a qualidade da assistência e contribui para a humanização. Usuários enfatizaram a importância da resolutividade para um atendimento humanizado e consideraram-se bem atendidos. Os profissionais destacaram as condições de trabalho e a autonomia de profissionais e de pacientes, com a valorização do saber de cada um. O trabalho intersetorial aparece como um importante desafio para o instituto e para o SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Menger, Jonathan Bernardo. "REFLEXOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM DISCURSOS DE INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS: Alguns tópicos de análise do discurso sob a perspectiva do círculo de Bakhtin." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 2, no. 2 (2018): 345–63. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1754.

Full text
Abstract:
Definir “língua” é tarefa bastante complexa e, quando envolvida nos atos discursivos diários, sua conceituação se torna ainda mais difícil. Sabe-se que são muitas as vertentes da linguística e da gramática que a teorizam, e se compreende que, sendo um fato, o indivíduo pode utilizá-la com vários propósitos, até mesmo para atribuir estereótipos a outros usuários, em função do uso que fazem dessa faculdade. Desta forma, o presente artigo visa à discussão do que se concebe como língua e, além disso, do que se reflete e se refrata de sua ideia, no discurso dialógico nos meios de atividade em que esse fenômeno acontece, principalmente nas redes sociais, contexto sobre o qual se baseia a metodologia deste trabalho. Pensando-se em alguns tópicos da teoria bakhtiniana, foram compiladas para análise algumas imagens da página Língua Portuguesa, no Facebook, objetivando constatar o discurso de preconceito e pedantismo como reflexo de outros discursos anteriores, a exemplo do fazer docente e do dizer teórico nas gramáticas normativas. Perante as observações, acredita-se que o ensino de gramática seja grande porta-voz no dizer e no fazer do professor, que leva o ensino da variável normativa ao aluno, trazendo-lhe reflexos em suas ações cotidianas, com noções de certo e errado. No entanto, é possível que haja mudanças significativas, no momento em que a língua for repensada não apenas como sistema de normas, mas também como atos discursivos individuais e incessantes que fazem parte da organização socioideológica em que se inserem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Araújo, D. R. B., C. J. A. Bastos-Filho, and J. F. Martins-Filho. "Métricas de Redes Complexas para Análise de Redes Ópticas." Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação 4, no. 2 (2014): 11–18. http://dx.doi.org/10.12721/2237-5112.v04n02a02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fabbri, Renato. "Redes complexas para redes sociais: introdução, aspectos críticos e software." Impulso 27, no. 69 (2017): 87. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n69p65-75.

Full text
Abstract:
Neste ensaio apresentamos a base da área de redes complexas e resultados de sua aplicação para a análise de redes sociais humanas. Após uma exposição teórica, são descritos a obtenção de redes complexas sociais através de diferentes critérios e alguns aspectos-chave na caracterização destes sistemas, como a estabilidade topológica e a diferenciação do texto produzido por setores distintos. São discutidos uma tipologia de participantes de uma rede social baseada em hubs, periféricos e intermediários e o conceito de física antropológica. O texto inclui uma exposição sobre o aparato em software para a exploração das estruturas sociais representadas como redes, tanto programas escritos por nós como por outras comunidades dedicadas. Ao final, há considerações finais sobre este documento e trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Casaril, Carlos Cassemiro, and Fernando Dos Santos Sampaio. "A INSERÇÃO DA CIDADE PEQUENA DE AMPÉRE – PR NA REDE URBANA A PARTIR DA DINÂMICA INDUSTRIAL." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 37 (August 22, 2016): 227. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v37i0.41683.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar a inserção de Ampére – Paraná na rede urbana a partir da dinâmica de seu setor produtivo. Ampére é um centro local inserido na rede urbana de Francisco Beltrão – PR, localizada na mesorregião Sudoeste Paranaense. Rede esta que se torna cada vez mais complexa e, essa complexidade se amplia à medida que se amplia a divisão territorial do trabalho, o que, possibilita que um centro local mantenha relações não apenas com a rede urbana estruturada pela teoria das localidades centrais, mas se estruturam, ao mesmo tempo, em outra rede urbana, deste modo, um dos aspectos desta complexidade diz respeito ao fato de cada cidade situar-se em pelo menos duas redes. Por exemplo, Ampére mesmo sendo um centro local na área de influência de Francisco Beltrão nos anos 1960 e 1970, cuja dinâmica era dada, sobretudo, pela distribuição da produção rural de bens e serviços, foi nos anos 1990 e 2000 se transformando em um centro especializado na produção industrial de móveis e confecções. Deste modo, a cidade se inseriu em diversas relações que dão conta da aquisição de matérias-primas, fluxos de mão de obra, produção, distribuição da produção que alcançam todos os Estados brasileiros e uma pequena parte da produção é encaminhada para o mercado externo, não nos esquecendo, ainda que, tais relações produzem fluxos de todas as ordens, sobretudo financeiros, responsáveis, principalmente, por manter a dinâmica econômica do centro urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Isaza Villamizar, Emiliano, Felipe González-Casabianca, Santiago Herrera, et al. "Políticas públicas, grandes datos, teoría de redes y COVID-19." Desafíos 32, no. 2 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/desafios/a.9205.

Full text
Abstract:
La tecnología aplicada al uso de grandes datos ha sido una herramienta importante para proveer información necesaria para dar respuestas a los retos de salud pública ante la pandemia de COVID-19, y en Colombia no ha sido la excepción. En este documento se analizan dos insumos de analítica de datos (rastreo digital de contactos y análisis agregado de movilidad, ambos basados en datos de telefonía celular) sobre los cuales se han tomado medidas de salud púbica en el país latinoamericano como, por ejemplo, determinar zonas de control diferencial dentro de una ciudad, el rastreo de contactos, y la identificación de potenciales superdispersores. Con base en una muestra de los datos utilizados, se hace una reflexión a la luz de los hallazgos reportados hasta el momento, especialmente desde una perspectiva de redes complejas de contactos y superdispersores, las cuales se ha mostrado tienen un papel crítico en el comportamiento de la epidemia. Los análisis expuestos son parte de una compleja interacción entre el contexto político y epidemiológico que hacen diversas sus respectivas implementaciones. Por último, se resalta que Colombia cuenta con diversos ejemplos de políticas públicas informadas por datos de última generación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araújo, Luís Fernando S. C. de, and Cláudio E. M. Banzato. "Causas "fracas" e redes causais complexas em psiquiatria." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 17, no. 1 (2014): 15–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-47142014000100002.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Realizamos uma análise do conceito de causalidade aplicado em psiquiatria e propomos sua abordagem baseada nas ideias de influências causais fracas e de redes causais complexas. MÉTODO: Análise conceitual de artigos e livros selecionados. RESULTADOS: Identificamos o modelo de causalidade INUS, proposto pelo filósofo J. L. Mackie que contorna algumas das dificuldades relacionadas à presença de múltiplas causas interdependentes, como parece ocorrer no caso dos transtornos mentais e mostramos que tal modelo se aplica bem ao TEPT. CONCLUSÃO: Sugerimos que o fracasso na busca de causas "fortes" para os transtornos mentais talvez indique a necessidade de revisão de nossas expectativas, com a adoção de modelos alternativos de causalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Jadson, Felipe Andrade, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, João Batista, and Hugo Saba. "Redes complexas de homônimos para análise semântica textual." Informação & Informação 22, no. 1 (2017): 293. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p293.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos voltados ao processamento de linguagem natural já são bem difundidos e possuem aplicações diversas. Relacionado a essa área de pesquisa, o uso de técnicas para manipular um texto determinando a morfologia e sintaxe de suas palavras é bastante comum. Existem ferramentas que fazem esse tratamento, entretanto adicionar mecanismos de identificação semântica para essas palavras é fundamental para aumentar o entendimento automático da linguagem empregada. Objetivo: Com base nesse contexto, este artigo apresenta o processo de utilização de redes complexas como base de dados comparativa para determinar, através do contexto, o significado de palavras que expressam posicionamentos distintos. Além disso, são classificados com mesma morfologia e sintaxe, como ocorre com alguns homônimos.Metodologia: Através de uma metodologia experimental, o modelo aqui proposto baseia-se em pesquisa já consolidadas em Processamento de Linguagem Natural para montar uma rede complexa que recebe como vértices as palavras de um determinado texto e estabelece suas ligações a partir da ocorrência de adjacência entre esses termos. Assim observando as variações da rede, identifica-se como os homônimos do texto estão relacionados, e através da análise do contexto em que se encontram, verificar se é utilizado para expressar mais de um significado.Resultados: Um processo genérico com etapas de pré-processamento, montagem de Redes Complexas usando Processamento de Linguagem Natural para concepção de uma rede de homônimos para extrair informação textual semântica. Conclusões: A análise de homônimos selecionados e etiquetados é um processo não apenas morfossintático, acrescentado semântica em uma frase, parágrafo ou texto onde as palavras são empregadas. Assim, através de Processamento de Linguagem Natural acontecimentos mundiais e fatos filosóficos escritos textualmente podem ser melhor analisados, como por exemplo, o poder de argumentação e o perfil de escrita de um autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza, Jessé. "Uma teoria critica do reconhecimento." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 50 (2000): 133–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452000000200008.

Full text
Abstract:
A idéia de reconhecimento social é examinada com relação ao seu alcance e sua área de aplicação. Especial atenção é dedicada às contribuições de Charles Taylor e Axel Honneth. Argumenta-se que essa perspectiva é particularmente promissora para um refinamento das análises envolvendo identidades culturais múltiplas em sociedades complexas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Vicchietti, Mário Lucas, Gustavo Henrique Tomanik, and Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo. "Aplicação de redes complexas na detecção automática da epilepsia." C.Q.D.- Revista Eletrônica Paulista de Matemática 17 (February 2020): 139–51. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol17ermac202023169664mlvghtasloc139151.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Marta Regina Furlan de, and Nilo Agostini. "Sociedade Multitela e a Semiformação: um desafio ético de grande monta (Multiscreen society and the semiformation: a great proportion ethical challenge)." Revista Eletrônica de Educação 14 (March 3, 2020): 3753069. http://dx.doi.org/10.14244/198271993753.

Full text
Abstract:
The theoretical substrate in this text is to reflect, based on the foundations of the Critical Theory of Society, about the semiformation (Halbbildung) in a multiscreen society, and mediated by new technologies. In particular, our intention is to think about the impacts on the formative process in the midst of the current scenario marked by the massification of technique and the brutalization of thought keeping at bay critical thinking. Cultural formation or formative experience has conformed to the frameworks of late capitalism and technical progress which, in fact, are commanded by technological rationality, thus favoring the flowering of semiformation. The methodology, of a bibliographical nature, grounds our reflection in M. Horkheimer and T. W. Adorno, thinkers of the first generation of the Frankfurt School, and secondary readings. The focus of our research is centered on the new technologies of this "multiscreen society", which easily surrenders to the tutelage of instrumental reason and drifts into semiformation. One possible way out is in formation and in a culture (Bildung) capable of a critical self-reflection about the semiformation which it has become. The ethical challenge posed is the need of a theoretical-practical reflection from a human standpoint against this state of barbarism, in favor of the human being, autonomous, free, subject.ResumoO substrato teórico, nesse texto, é refletir, urdidos pelos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, acerca da semiformação (Halbbildung) na “sociedade multitela”, mediada pelas novas tecnologias. De modo particular, analisar sobre o processo formativo em meio ao cenário atual, marcado pela massificação da técnica e pelo embrutecimento do pensar crítico, afastando o pensamento crítico no que tange a formação humana e ética. A formação cultural ou a experiência formativa tem se conformado aos marcos do capitalismo tardio e do progresso técnico, que, de fato, são comandados pela racionalidade tecnológica, favorecendo, desse modo, o florescimento da semiformação. A metodologia, de cunho bibliográfico, ancora nossa reflexão em M. Horkheimer e T. W. Adorno, pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, e de leituras secundárias. O foco de nossa pesquisa centra-se nas novas tecnologias desta “sociedade multitela”, que facilmente se entrega à tutela da razão instrumental e descamba na semiformação. Como resultado, uma possível saída está na formação e numa cultura (Bildung) capaz de uma autorreflexão crítica sobre a semiformação em que se converteu. O desafio ético posto é a necessidade da reflexão teórico-prática enquanto tomada de posição humana contra esse estado de barbárie, em favor do próprio ser humano, autônomo, livre, sujeito.Resumen El sustrato teórico, en este texto, es el de reflexionar, urdidos por los fundamentos de la Teoría Crítica de la Sociedad, acerca de la semiformación (Halbbildung) en la "sociedad multitela", mediada por las nuevas tecnologías. De modo particular, nuestro propósito es el pensar sobre los impactos en el proceso formativo en medio del escenario actual marcado por la masificación de la técnica y el embrutecimiento del pensar, alejando el pensamiento crítico. La formación cultural o la experiencia formativa se han conformado a los marcos del capitalismo tardío y del progreso técnico que, de hecho, son comandados por la racionalidad tecnológica, favoreciendo así el florecimiento de la semiformación. La metodología, de cuño bibliográfico, ancla nuestra reflexión en M. Horkheimer y T. Adorno, pensadores de la primera generación de la Escuela de Francfort, y de lecturas secundarias. El foco de nuestra investigación se centra en las nuevas tecnologías de esta "sociedad multitela", que fácilmente se entrega a la tutela de la razón instrumental y descama en la semiformación. Una posible salida está en la formación, y en una cultura (Bildung) capaz de una autorreflexión crítica sobre la semiformación en que se ha convertido. El desafío ético puesto es la necesidad de la reflexión teórico-práctica en cuanto toma de posición humana contra ese estado de barbarie, en favor del propio ser humano, autónomo, libre, sujeto.Palavras-chave: Semiformação, Tecnologia, Ética, Teoria Crítica.Keywords: Semiformation, Technology, Ethics, Critical Theory.Palabras clave: Semiformación, Tecnología, Ética, Teoría Crítica.ReferencesADORNO, T. W. Mínima Moralia. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática, 1992a.ADORNO, T. W. Quatro textos básicos. Org. e trad. de Newton Ramos-de-Oliveira. Textos de circulação interna. Araraquara: UNESP; São Carlos: UFSCar, 1992b.ADORNO, T. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. São Carlos: Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, 2003, inédito.ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.AGOSTINI, N. Ética: Raiz do Humano, Coração da Sociedade. Atualidade Teológica, PUC-Rio, v. 11, n. 26, p. 217-234, maio/ago. 2007.AGOSTINI, N.; SILVA, L. B. O.; SILVEIRA, C. R. Educação e ética: O desafio de formar sujeitos éticos. II Congreso latinoamericano por la paz. Memorias – Grupos de Trabajo. Lima: Centro de Investigación Jurídica Essentia Iuris, 2017. p. 199-212.BERNARDO, J. A complexa arquitectura da futilidade. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. S (Orgs.). Sociedade, educação e redes: desafios à formação crítica. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014. pp. 57-77.FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: Estudos em mídia, cultura e infância. 1. reimp. Campinas: Papirus, 2012. pp. 41-56.FREIRE, P. Conscientização. Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2008.HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo B. Moosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção os pensadores)MARCUSE, H. Razão e Revolução: Hegel e o advento da Teoria Social. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.PRADO, M. E. B. B. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Brasília: MEC/PROINFO, 1999 (Coleção Informática para mudança na Educação). Disponível em:<http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Vianna.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.PUCCI, B. A escola e a semiformação mediada pelas novas tecnologias. In: PUCCI, B.; ALMEIDA, J. de; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Orgs.). Experiência formativa e educação. São Paulo: Nankin, 2009. pp. 69-79.PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010 (Coleção Educação Contemporânea).RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Para não imobilizar o conceito de indústria cultural. In: VAIDERGORN, J.; BERTONI, L. M. (Orgs.). Indústria Cultural e Educação: ensaios, pesquisas, formação. Araraquara, SP: JM, 2003. pp. 115-121.RODRIGUES, N. Educação: Da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 76, pp. 232-257, 2001.TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Unicamp, 2010.e3753069
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sanchez-Cabrero, Roberto, Óscar Costa-Román, Lidia Mañoso-Pacheco, Miguel Ángel Novillo-López, and Francisco Javier Pericacho-Gómez. "Orígenes del conectivismo como nuevo paradigma del aprendizaje en la era digital." Educación y Humanismo 21, no. 36 (2019): 113–36. http://dx.doi.org/10.17081/eduhum.21.36.3265.

Full text
Abstract:
Este artículo revisa las principales teorías sobre la adquisición de conocimiento y el aprendizaje, justificando el surgimiento del Conectivismo como el paradigma educativo más útil para entender el aprendizaje en la era digital y los procesos de e-learning. Se presenta al conectivismo como una evolución respecto a las escuelas anteriores y no una revolución teórica en el ámbito pedagógico. Se valora al Psicoanálisis y la Escuela de la Gestalt como antecedentes más remotos y se considera la influencia del Instruccionismo, Constructivismo, Teoría del Caos, Neurociencia, Teoría de redes y Sistemas Adaptativos Complejos como referentes directos. Se continúa con el análisis de las influencias recibidas por las distintas escuelas teóricas coetáneas y actuales, como la Teoría de la Conversación, la Teoría del Actor?Red, la Red de aprendizaje (Network Learning), e?learning 2.0., Microlearning, Nano?learning, Universidad 2.0., Currículum 2.0., Pedagogía 2.0. y el Navegacionismo, para completar los fundamentos teóricos sobre los que se apoya el Conectivismo. Se concluye pronosticando cada vez mayor relevancia en el ámbito educativo de este paradigma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Scaranti, Alexander, and Ronaldo Bernardi. "REDES COMPLEXAS NA EXTRAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS EM IMAGENS DE PEIXES." Colloquium Exactarum 01, no. 01 (2009): 22–35. http://dx.doi.org/10.5747/ce.2009.v01.n1.e003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Schneider, Volker. "Redes de políticas públicas e a condução de sociedades complexas." Civitas - Revista de Ciências Sociais 5, no. 1 (2006): 29. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2005.1.33.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Moura, Djairlon Henrique, Patricia de Sá Freire, and Fernanda Kempner Kempner-Moreira. "GOVERNANÇA COMPARTILHADA PARA REDES INTERORGANIZACIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA: o case da paralização dos caminhoneiros 2018." P2P E INOVAÇÃO 6, no. 2 (2020): 156–77. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p156-177.

Full text
Abstract:
O contexto da sociedade do conhecimento tem emergido a efetividade das Redes Interorganizacionais como estratégia para dar conta da crescente complexidade do ambiente organizacional. Para resultados efetivos essas Redes Interorganizacionais necessitam de uma governança que permita o alcance dos objetivos comuns, o que demanda o estabelecimento de mecanismos adequados Em um país cujo modal rodoviário é responsável por 80% da movimentação das riquezas, a paralização dos caminhoneiros em 2018 demandou articulação entre diversas organizações de segurança pública para atuar nesta situação complexa. Este artigo tem como objetivo analisar a influência dos mecanismos de governança das Redes Interorganizacionais para a melhoria da atuação da segurança pública em situações complexas. A análise do relatório produzido pelo Comitê de Crise da PRF durante o movimento sinaliza a necessidade da formação de uma Rede Interorganizacional na segurança pública, a fim de uma atuação mais efetiva nas diversas situações complexas que envolvem este setor.Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Transferência do conhecimento. Economia organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

CRISTOVÃO, Henrique Monteiro, and Jorge Henrique Cabral FERNANDES. "Recuperação de informação em dados ligados: um modelo baseado em mapas conceituais e análise de redes complexas." Transinformação 30, no. 2 (2018): 193–207. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000200005.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta um modelo para recuperação de informação em dados abertos ligados, usando métodos e operações de redes complexas para classificação e seleção de informações, bem como mapas conceituais para apresentação das informações recuperadas ao usuário. O modelo evidencia os relacionamentos entre os termos de consulta que representam uma necessidade informacional e os apresenta enquanto mapas conceituais. A hipótese subjacente é que o relacionamento do usuário com a informação recuperada ocorre à luz da equação fundamental da Ciência da Informação de Brookes, em que a estrutura cognitiva do cognoscente é uma rede complexa que é modulada pela informação recuperada, a qual, por sua vez, é derivada de uma rede complexa. A rede complexa final é mapeada em um mapa conceitual resultante aprimorado com heurísticas. Com características qualitativas e o emprego de abordagem exploratória, a pesquisa realizou primeiramente um teste piloto de recuperação da informação, que permitiu aferir os algoritmos empregados no ranqueamento e seleção nas redes de informação intermediárias, servindo de base para implementação de um protótipo. O protótipo empregou uma base de conhecimento de dados abertos ligados (linked open data), derivada da DBpedia, sobre a qual foram realizadas operações de análise de redes complexas, apresentando revocação e precisão relevantes, perante uma validação aplicada a um grupo de 17 usuários. Os resultados são promissores quanto ao uso de operações de redes complexas e mapas conceituais na recuperação de informação, especialmente em dados ligados. Como continuidade da pesquisa, observou-se demanda por ações mais interativas e pela realização de experimentos em outras bases de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Kahtalian, Marcos, and Leda Tenório da Motta. "O cinema à luz das teorias da complexidade de Edgar Morin:." Culturas Midiáticas 13, no. 2 (2020): 22–38. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55890.

Full text
Abstract:
O propósito deste artigo é evidenciar as relações produtivas entre as teorias da complexidade de Edgar Morin (1996) e o cinema, entendido a partir dessa moldura como arte complexa, prenunciadora de seu pensamento posterior. Joga-se aqui com a hipótese de que o entendimento do cinema como arte complexa pode ser relevante para a recente discussão sobre as diversas modalidades da visualização do filme, com o declínio percebido das salas de cinema como ponto de recepção do filme. Teoricamente serão mobilizados não apenas os aportes das teorias da complexidade e das redes culturais, mas também as contribuições específicas das teorias da forma cinematográfica e do cinema como prática social, também a partir de Morin (2014) e da discussão mais recente referente à ontologia do cinema, como se pode ver em Jacques Aumont (2012), entre outros autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Acatitla Romero, Edgar, and Joaquín Urbina Alonso. "El uso de redes complejas en economía: alcances y perspectivas." INTERdisciplina 5, no. 12 (2017): 9. http://dx.doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2017.12.61462.

Full text
Abstract:
La econometría es la metodología estándar en la economía. Sin embargo, existen fenómenos tales como el desarrollo económico, el cambio tecnológico y su impacto en el crecimiento económico, la estructura industrial, el comportamiento de los mercados, por mencionar algunos, donde, debido a la abundancia de agentes heterogéneos así como a las interacciones dinámicas entre estos, la econometría encuentra sus límites epistemológicos y metodológicos. Por otra parte, existe la creencia generalizada de que la econometría es una metodología para probar teorías en economía en el sentido de Popper. Sin embargo, suele desconocerse entre los economistas la amplia discusión en filosofía de la ciencia acerca de las críticas al método de falsación de Popper, desconociéndose de paso las limitaciones epistémicas de la econometría. Partiendo de este contexto, en el presente artículo se argumenta a favor de la idea de que, ante estas limitaciones de la econometría, la teoría de redes puede ser una alternativa para complementar el análisis y comprensión de fenómenos de la economía.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Aquino, Rafaela Do Nascimento Melo, Isabella Lopes Pederneira, and Miriam Lemle. "A relação raiz e estrutura sintática na semântica da formação de palavras no português brasileiro e espanhol." Revista da Anpoll 1, no. 45 (2018): 90–105. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i45.1117.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo observar se é possível palavras com múltiplas camadas morfológicas ganharem novos significados, tendo em vista os estudos sintáticos sobre a relação entre a derivação das palavras e seus significados possíveis. Seguindo a teoria Exo-esqueletal (BORER, H. 2005, 2013, 2015a e 2015b), assumimos que palavras complexas podem receber significados novos em nível morfológico superior à primeira junção entre a raiz e um morfema categorizador. Neste trabalho, mostraremos que dados de línguas aparentadas, como o Português do Brasil (PB) e o Espanhol (Esp), podem apresentar diferentes formas de inserção do conteúdo conceitual em palavras cognatas complexas. Com este estudo podemos trazer à teoria um avanço na compreensão da interface entre a sintaxe e a semântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!