Academic literature on the topic 'Teoria do risco integral'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teoria do risco integral.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teoria do risco integral"

1

Sampaio, José Adércio. "TEORIA DO RISCO AMBIENTAL INTEGRAL E IDEOLOGIA." REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 01, no. 01 (2015): 283–302. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.014.

Full text
Abstract:
A objetivação da responsabilidade civil foi produto do ganho de complexidade das relações intersubjetivas no âmbito da sociedade de massa e consumo. Não tardou a superar os espaços de interações meramente privatistas para adentrar nos domínios do direito ambiental. O presente artigo, em revisão bibiliográfica e da jurisprudência, analisa a evolução e recepção desse processo no direito positivo brasileiro. As teses que se foram desenvolvendo, inicialmente, na afirmação da responsabilidade civil do Estado se foram projetando para a constituição de um dever objetivo de reparar o dano ao meio ambiente a seu responsável ou causador. Se a Constituição, leis e jurispruência passaram a reconhecer a responsabilidade civil objetiva, há ainda discussões se ela se dá com a exigência de um nexo causal (teoria do risco criado) ou como uma reparabilidade sem escusas ou excludentes (teoria do risco integral). Em grande medida, essas diferentes interpretações têm inspiração ideológica. A teoria do risco integral é ideológica e teleologicamente mais adequada para superar a lógica da apropriação inesgotável da natureza, garantindo a efetividade do direito ao meio ambiente sadio para as presentes e futuras gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rezende, Elcio Nacur, and Cláudia Helena Alves Mesquita. "A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL NA ÍNDA: A TEORIA DO RISCO CRIADO VERSUS A TEORIA DO RISCO INTEGRAL." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 17, no. 1 (2015): 119. http://dx.doi.org/10.22409/conflu17i1.p20261.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo fazer uma breve análise sobre a responsabilidade civil ambiental na Índia, bem como a aplicação da Teoria do Risco Criado ou da Teoria do Risco Integral como mecanismo de defesa do meio ambiente. A necessidade de ampla proteção ambiental, aliada à vasta, porém frágil legislação, obrigou o país a adotar a responsabilidade civil objetiva. Quanto à modalidade a ser utilizada, se a Teoria do Risco Integral ou Teoria do Risco Criado, irá depender do caso concreto e da magnitude da atividade envolvida. Devido à ausência de definição expressa na legislação sobre qual teoria aplicar, as decisões são na esfera judicial, onde um “Tribunal Ambiental” foi criado apenas para julgar as demandas ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caronti, Raphael Abreu Senna. "Teoria do risco criado vs. risco integral na responsabilidade civil ambiental sob o prisma do REsp 1.612.887/PR, julgado pelo STJ." Revista IBERC 3, no. 3 (2020): 125–38. http://dx.doi.org/10.37963/iberc.v3i3.110.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação da teoria do risco integral na responsabilidade civil ambiental, tendo como base o julgado do REsp. n. 1.612.887 – PR, e verificar se a teoria do risco integral não causa situações de supressão do direito de ampla defesa e, se não seria melhor aplicar a teoria do risco criado, conforme as legislações estrangeiras. Com relação a metodologia adotada o estudo é classificado como dedutivo, tendo como meio de pesquisa o meio bibliográfico, com análise da doutrina e de julgados dos tribunais e, a pesquisa teve como fim o método qualitativo. O resultado obtido com a pesquisa foi a possibilidade de a teoria do risco integral se tornar um ônus excessivo para quem não está em uma atividade de risco e de suprimir em alguns casos o direito fundamental de ampla defesa e contraditório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Amanda Cambuí, and Tagore Trajano De Almeida Silva. "O INVERSO DA ANÁLISE DA CULPA: LEITURA DA TEORIA DO RISCO A PARTIR DO ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM MARIANA/MG." Revista Jurídica da FA7 17, no. 1 (2020): 65–80. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;17.1:907.

Full text
Abstract:
O presente trabalho estuda a evolução da responsabilidade civil, calcada como contemporânea, e seus reflexos na teoria do risco integral, tendo como ponto de partida as legislações e princípios gerais do direito que desembocaram numa compreensão jurisprudencial moderna através de um estudo de caso. Na nova face da responsabilidade civil, optou-se, enquanto fios condutores, pelo estudo das obras de Alvino Lima, Nelson Rosenvald e Geneviève Viney. Nesse ínterim, o objetivo deste estudo foi o de verificar a possibilidade de delimitar a teoria do risco integral a partir da compreensão contemporânea do “direito de danos”, conforme expressão emplacada por Nelson Rosenvald, levantando a hipótese de que a função preventiva do Direito por ser pouco utilizada, não colabora para abrandar os riscos ambientais já existentes, que podem se concretizar em danos. A pesquisa, orientada pelo método dedutivo, mediante análise bibliográfica-documental, indicou que esta teoria possui bases antigas e consolidadas pela jurisprudência atual, mas padece de robustez técnica em determinados aspectos. Todavia, o arcabouço jurídico-teórico conferido pelos entendimentos atuais da responsabilidade civil pode ser viabilizado por meio da teoria do risco integral, aplicável, especialmente, aos danos praticados em face do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Luís Gustavo dos, and Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza. "Responsabilidade civil das instituições financeiras pelo dano ambiental." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 6, no. 11 (2015): 125. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v6e112015125-154.

Full text
Abstract:
Um modelo de Meio Ambiente antropocêntrico que faz do homem o Centro do Universo e, por conseguinte ator principal no cenário ambiental em que não se considere a interação humana não é cabível no atual estágio da humanidade. A interação entre os sujeitos e o ambiente são muitas e elevam consideravelmente os riscos de degradação ambiental. O instituto da responsabilidade civil tem o condão de obrigar o agente degradador a indenizar os danos causados, devendo ainda responsabilizar-se pela reparação integral. Neste cenário, urge a necessária análise da responsabilidade civil do poluidor indireto, neste trabalho escorado na figura da instituição financeira concedente de crédito para atividades suscetíveis de causar dano ambiental, sendo este o objeto da presente pesquisa. A responsabilização civil de tais instituições é indiscutível e assim como se dá com o poluidor direto, também ao indireto se aplica a responsabilidade civil objetiva, celeuma há, contudo, quanto à análise do nexo de causalidade e consequente aplicação da responsabilidade objetiva alicerçada na teoria do risco integral ou do risco criado. Diante deste cenário, o presente artigo elaborado através do método indutivo, fundado na consulta à doutrina, legislação e jurisprudência pátrias, tem por objetivo analisar o instituto da responsabilidade civil das instituições financeiras pelo dano ambiental ocasionado de forma direta pelo financiado, identificar de forma clara que a sua responsabilização se dá de forma objetiva e discutir qual das teorias do risco vem sendo aplicada a tais instituições, se a do risco integral ou a do risco criado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bühring, Marcia Andrea, and Alexandre Cesar Toninello. "RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL DO ESTADO, EM FACE DOS DESASTRES NATURAIS: NA VISÃO DAS TEORIAS MITIGADAS E DA RESPONSABILIDADE INTEGRAL." Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo 4, no. 1 (2018): 57. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9628/2018.v4i1.4261.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa é verificar os novos contornos da Sociedade, pautados nos desastres e nas mudanças climáticas, que tornam imprescindível um estudo apurado acerca dos institutos modernos capazes de satisfazer a atual problemática socioambiental, como a “Sociedade de Risco” e a “Teoria da Responsabilidade”. O método utilizado é o dedutivo, natureza aplicada e abordagem qualitativa. No que se refere aos procedimentos técnicos é bibliográfica e documental. Como conclusão, demonstrar os problemas advindos do aquecimento global, trazendo a responsabilidade civil ambiental, com abordagem das teorias mitigadas e integral, inclusive, com vistas a reparação dos danos ambientais de forma efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Giovana Mereguete, Thyara Benedito Morais, Eliane de Fatima Almeida Lima, Mônica Barros Pontes, Marcos Antônio Gomes Brandão, and Candida Caniçali Primo. "Nursing protocol for assistance to women in lactation process Protocolo de enfermagem para assistência à mulher em processo de lactação." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 9, no. 4 (2017): 1040. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1040-1047.

Full text
Abstract:
Objetivo: elaborar um protocolo para a assistência à mulher em processo de lactação contendo diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido com base nos termos do Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, complementados com os da literatura da área. Resultado: Elaborou-se sete diagnósticos: “lactação adequada, lactação diminuída, lactação aumentada, lactação ausente, risco para lactação diminuída, risco para lactação aumentada, risco para lactação ausente”, e 87 intervenções de enfermagem referentes a esses diagnósticos. Conclusão: Conclui-se que o protocolo de diagnósticos, resultados e intervenções apresenta um alcance amplo do papel da enfermagem junto à mulher no período da lactação, sendo compatível com a visão integral e interativa da Teoria Interativa de Amamentação e o enfermeiro tem multidimensões para o seu agir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos Carvalho, Silas, and Bruno Rodrigues de Oliveira. "Benefícios do acolhimento com classificação de risco às gestantes." Revista Educação em Saúde 7, no. 2 (2019): 74–82. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i2.p72-80.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os benefícios do acolhimento com classificação de risco às gestantes na visão da equipe de enfermagem. Métodos: Estudo transversal de abordagem qualitativa e caráter descritivo, com análise do Discurso do Sujeito Coletivo, embasando-se na Teoria das Representações Sociais. Os participantes foram 10 profissionais de enfermagem de uma maternidade de Feira de Santana, Bahia. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com perguntas referentes ao perfil sociodemográfico, formação e trabalho dos participantes e indagações sobre acolhimento com classificação de risco. Resultados: Detectou-se que 100% dos participantes eram do sexo feminino, sendo 30% enfermeiras e 70% técnicas de enfermagem, com idade entre 24 e 53 anos e 60% das participantes referiram que a carga horária mensal era igual ou superior a 150 horas. Diante da percepção dos profissionais sobre os benefícios do acolhimento com classificação de risco às gestantes, surgiram 4 ideias centrais (IC): “Otimização da assistência”, “Gestante bem orientada”, “Relação de confiança” e “Integralidade do atendimento”. Conclusões: A equipe de enfermagem compreende que o acolhimento com classificação de risco é importante, pois contribui para a otimização da assistência, tornando-a eficaz, ágil, capaz de alcançar maior resolutividade, abordando a lógica de atendimento integral de acordo com a situação clínica de cada gestante e pode promover uma relação de confiança entre a equipe e a paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Valmorbida, Sandra Mara Iesbik, and Sandra Rolim Ensslin. "Teoria da Estruturação em estudos organizacionais: Análise da observação dos pressupostos." Enfoque: Reflexão Contábil 39, no. 1 (2019): 175–92. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v39i1.42597.

Full text
Abstract:
A Teoria da Estruturação (TE), proposta por Giddens (1984) para análise da interação social entre agentes e estruturas sociais, tem sido utilizada nos estudos organizacionais. Este artigo teve por objetivo analisar os estudos organizacionais quanto à observação dos pressupostos-base da TE. Baseado no artigo de Rossoni, Guarido Filho e Coraiola (2013) que detalha os pressupostos de Giddens aplicados aos estudos organizacionais, esta pesquisa selecionou artigos empíricos para análise. Essa seleção foi informada pelo ProKnow-C, em 8 bases de dados, nas quais se encontraram 2.463 referências de artigos, filtradas por leitura dos títulos, reconhecimento científico, leitura dos resumos e integral do trabalho, resultando em 30 trabalhos que usaram a TE em estudos organizacionais. A análise desses artigos deu-se em função do tipo de trabalho, no qual o mais utilizado foi estudo de caso (80%). A maioria usou mais de uma fonte de dados (67%), sendo utilizadas entrevistas (70%), análise documental (57%) e observações (33%). Identificou-se que a maioria (90%) não leva em consideração todos os pressupostos associados à TE. Ao não fazer isso, os pesquisadores põem em risco a validade e confiabilidade dos resultados que podem causar problemas de interpretação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bertoli Nascimento, Carlota, and Elaine Hahn. "RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DO DANO AMBIENTAL CAUSADO POR DISPENSAÇÃO DA ÁGUA DE LASTRO, NA COSTA BRASILEIRA." Revista Direito e Política 11, no. 2 (2016): 817. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v11n2.p817-847.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a Responsabilidade Civil dos agentes envolvidos no dano ambiental decorrente da dispensação da água de lastro, quando realizado na costa brasileira. Para tanto, o presente trabalho, possui como objetivos detectar quem são os agentes envolvidos, as incongruências diante das definições da legislação, analisar as sanções aplicáveis e avaliar as responsabilidades e aplicabilidade da legislação em vigor. Para ao final demonstrar que está na teoria da Responsabilidade Civil, sob a vertente do risco integral a efetivação de uma sanção cível, tendo em vista que o meio ambiente marinho, nos casos de poluição por água de lastro são de difícil ou impossível regeneração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teoria do risco integral"

1

Oliveira, Rosana dos Santos. "A teoria do risco integral aplicada à responsabilidade civil ambiental no caso chevron." Universidade Católica de Santos, 2016. http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/2981.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosina Valeria Lanzellotti Mattiussi Teixeira (rosina.teixeira@unisantos.br) on 2016-09-06T13:13:22Z No. of bitstreams: 1 Rosana dos Santos Oliveira.pdf: 1300600 bytes, checksum: 08a15ab1298524e9d3a5732845944bba (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-09-06T13:13:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana dos Santos Oliveira.pdf: 1300600 bytes, checksum: 08a15ab1298524e9d3a5732845944bba (MD5) Previous issue date: 2016-06-17<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>Esta investigación tiene como objetivo examinar si, en el caso de la contaminación del mar por la cuestión del petróleo causado por Chevron Brasil y contrató a Transocean se aplicó de manera efectiva a la Teoría Integral de Riesgos, la asunción de la responsabilidad ambiental en el sistema jurídico brasileño, ya que en benefician a la sociedad y el medio ambiente, no fue la celebración de un Término de Ajuste de Conducta (TAC), que, a su vez, condicionada al compromiso de los contaminadores para reparar y compensar el daño a la extinción de los casos civiles con una resolución de mérito. Este hecho derivó el debate en cuanto a la aplicación deliberada de la Teoría Integral de Riesgos, en los gustos de responsabilidad en caso de Chevron, o si lo había, de hecho, la relativización con respecto al uso de la teoría.<br>Esta pesquisa visa a analisar se, no caso de poluição do mar pela emissão de óleo causada pela Chevron Brasil e a contratada Transocean foi, efetivamente, aplicada a Teoria do Risco Integral, pressuposto da Responsabilidade Civil Ambiental no ordenamento jurídico brasileiro, vez que, em benefício da sociedade e do meio ambiente, houve a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que, por sua vez, condicionou o comprometimento das empresas poluidoras em reparar e compensar o dano à extinção dos processos cíveis com resolução do mérito. Desse fato, derivou o debate quanto à deliberada aplicação da Teoria do Risco Integral, na seara da responsabilidade civil, no Caso Chevron, ou se houve, na verdade, a relativização quanto ao emprego da Teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Jackelya Ara?jo da. "A teoria da ru?na aplicada em um modelo de empresa financeira com risco de cr?dito." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18627.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-03T15:22:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JackelyaAS.pdf: 313251 bytes, checksum: 729c2692ae341877eba59b8ce2bf93dd (MD5) Previous issue date: 2008-03-11<br>In this work we study a new risk model for a firm which is sensitive to its credit quality, proposed by Yang(2003): Are obtained recursive equations for finite time ruin probability and distribution of ruin time and Volterra type integral equation systems for ultimate ruin probability, severity of ruin and distribution of surplus before and after ruin<br>Neste trabalho estudamos um novo modelo de risco para uma empresa que ? sens?vel a classica??o de risco de cr?dito, proposto por Yang(2003): Obtemos equa??es recursivas para a probabilidade de ru?na em tempo nito, distribui??o do tempo de ru?na, sistemas de equa??es integrais do tipo Volterra para severidade e distribui??o conjunta do capital antes e depois da ru?na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Flavio Murilo Tartuce. "Teoria do risco concorrente na responsabilidade objetiva." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde-30042013-151055/.

Full text
Abstract:
La responsabilità civile ha subito profondi cambiamenti strutturali e funzionali dalla seconda metà del secolo scorso, sia in Brasile, sia nellambito del Diritto comparato. Uno dei temi di più grande rilievo riguarda la concausalità, che prende in conto il contributo causale di ogni partecipe per la fissazione dellimporto di riparazione. Il presente studio intende analizzare il contributo causale della vittima, da quando assume il rischio, alLa responsabilità oggettiva o senza colpa, ciò che giustifica il titolo teoria del rischio concorrente. Insomma, come enunciato principale della proposizione, nel caso di responsabilità oggettiva, lindennità deve essere fissata in conformità dei rischi assunti dalle parti, ciò che è fondato sullequità e sulla ragionevolezza. Si deve mettere in risalto che la scelta dellequità è stata fatta dal legislatore civile negli artt. 944 e 945 dellattuale Codice Civile brasiliano, ispirata ad altre disposizioni della legislazione comparata. La conclusione da essere dimostrata alla fine del presente studio ha molteplici applicazioni pratiche, tali come quelle sulla responsabilità civile dello Stato, sulla responsabilità civile derivante dai rapporti di lavoro, sulla responsabilità medica, sugli sport e divertimenti estremi o pericolosi, sulle situazioni che coinvolgono rischi derivanti dal contratto di assicurazione e sul problema attuale del tabagismo.<br>A responsabilidade civil passou por profundas alterações estruturais e funcionais desde a segunda metade do século passado, seja no Brasil, seja no Direito Comparado. Um dos temas de maior relevo refere-se à concausalidade, que leva em conta a contribuição causal de cada participante para a fixação do valor reparatório. O presente estudo pretende analisar a contribuição causal da vítima, pela assunção do risco, na responsabilidade e objetiva ou sem culpa, o que justifica o título teoria do risco concorrente. Em suma, como enunciado principal da proposta na responsabilidade objetiva, a indenização deve ser fixada de acordo com os riscos assumidos pelas partes, o que está fundamentado na equidade e na razoabilidade. Frise-se que a opção pela equidade foi adotada pelo legislador civil nos arts. 944 e 945 do atual Código Civil Brasileiro, dispositivo inspirado em outros comandos da legislação comparada. A conclusão, a ser demonstrada ao final deste estudo, tem várias aplicações práticas, como na responsabilidade civil do Estado, na responsabilidade civil decorrente das relações de trabalho, na responsabilidade médica, nos esportes e diversões radicais ou perigosos, nas situações que envolvem riscos derivados do contrato de seguro e no problema atual do tabagismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marielle Aparecida. "Teoria de oscilações para equações diferenciais em medida." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-27092017-140627/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, apresentamos novos critérios para a existência de soluções oscilatórias e não oscilatórias de equações diferenciais funcionais em medida com impulsos, separando-as em duas classes: equações diferenciais funcionais retardadas e equações diferenciais funcionais com argumento avançado. Tratamos das formas integrais destas equações diferenciais usando as integrais de Perron e Perron-Stieltjes. Assim, as funções envolvidas podem ter muitas descontinuidades e/ou podem ser de variação ilimitada.<br>In this work, we present new criteria for the existence of oscillatory and nonoscillatory solutions of measure functional differential equations with impulses, separating them into two classes: delay differential equations and functional differential equations with advanced argument. We deal with the integral forms of the differential equations using the Perron and the Perron-Stieltjes integrals. Thus the functions involved can have many discontinuities and/or they can be of unbounded variation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

França, Rodrigo Dumans. "A teoria do risco aplicada à responsabilidade objetiva." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde-11112011-104017/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos que a responsabilidade civil objetiva exerceu desde as legislações dos povos primitivos até as os dias de hoje, não somente a partir da análise de estudos das leis, como também das teorias que antecederam a teoria do risco. Aborda, ainda, as excludentes de responsabilidade civil aplicáveis à responsabilidade objetiva fundada na teoria do risco. Ao final, analisa as principais medidas introduzidas pelo legislador com o advento do parágrafo único do artigo 927 do Código Civil brasileiro.<br>This dissertation aims to analyze the effects of strict responsibility since the laws of primitive peoples until nowadays, not only from the analysis of studies of the laws, but also the theories that preceded the theory of risk. Besides, it studies the objections that can be raised by one to bar the strict civil liability based on the theory of risk. At the end, it analyzes the main measures introduced by the legislator with the advent of the single paragraph of Article 927 of the Brazilian Civil Code.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Radavelli, Carlos Henrique. "Ensaios sobre risco na teoria do prospecto intertemporal." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90422.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia<br>Made available in DSpace on 2012-10-23T10:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 245427.pdf: 276471 bytes, checksum: 29003882747a842aa79e7d0b7f42f51f (MD5)<br>A Teoria do Prospecto [14] de escolhas sobre risco tem sido desenvolvida a fim de incorporar escolhas intertemporais [19]. A apresenta¸c#ao da teoria do prospecto intertemporal incorre em pequenos erros [4]. Para esclarecer a teoria identificaremos e mostraremos os erros presentes nas apresenta¸c#oes correntes ([19], [4]) da fun¸c#ao valor e fun¸c#ao desconto. Em seguida, faremos um estudo paralelo ao desenvolvido por John W. Pratt(1964) e Kenneth J. Arrow(1965) para encontrar uma medida que quantifique a avers#ao ao risco. Arrow-Pratt o fizeram considerando a fun¸c#ao utilidade. Tentaremos encontrar uma nova medida de avers#ao ao risco atrav´es da fun¸c#ao valor, que veio substituir a fun¸c#ao utilidade. Prospect theory [14] of risky choices has been extended to encompass intertemporal choices [19]. Presentation of intertemporal prospect theory suffers from minor mistakes, however [4]. To clarify the theory we restate it and show further mistakes in current presentations ([19], [4]) of value and discount functions. Following, we are going to make a parallel study to that developed by John W. Pratt (1964) and Kenneth J. Arrow (1965) to find out a measurement which may quantify the risk avertion. Arrow-Pratt has done it considerating the utility function. We will try to find out a new measurement for risk avertion through the value function, which has substituted the utility functio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gambera, Artur Rezzieri [UNESP]. "História da Integral de Lebesgue." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/151161.

Full text
Abstract:
Submitted by Artur Rezzieri Gambera null (rezzierigambera@gmail.com) on 2017-07-19T13:16:02Z No. of bitstreams: 1 dissertação pronta.pdf: 1593134 bytes, checksum: 57040deb6933f5fd4cf21cce57c85dfd (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luiz Galeffi (luizgaleffi@gmail.com) on 2017-07-19T18:43:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 gambera_ar_me_rcla.pdf: 1593134 bytes, checksum: 57040deb6933f5fd4cf21cce57c85dfd (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-07-19T18:43:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gambera_ar_me_rcla.pdf: 1593134 bytes, checksum: 57040deb6933f5fd4cf21cce57c85dfd (MD5) Previous issue date: 2017-06-23<br>Esse trabalho consiste em um relato histórico do surgimento do conceito de integral proposto por Henri Léon Lebesgue (1875-1941). A pesquisa se insere no campo da História da Matemática e é focada na análise e discussão de duas publicações de Lebesgue: o artigo Sur une généralisation de l’intègrale dèfinie publicado em 1901 e sua tese de doutorado Intégrale, Longueur, Aire publicada em 1902. Na primeira publicação Lebesgue apresenta pela primeira vez sua ideia de integral e na segunda discute mais profundamente suas ideias acerca da noção de medida e integração.<br>This work consists in a historical report of the appearance of the concept of integral proposed by Henri Léon Lebesgue (1875-1941). The research is inserted on the History of Mathematics field and is focused on the analysis and discussions of two publications of Lebesgue: the paper Sur une généralisation de l’intègrale dèfinie published in 1901 and his doctoral thesis Intégrale, Longueur, Aire published in 1902. In the first publication Lebesgue presents for the first time his idea about integrals and in the second discuss more deeply his ideas about the notion of measure theory and integration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Duncan, Stainsby Hayden. "Triangular bases of integral closures." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2014. http://hdl.handle.net/10803/284995.

Full text
Abstract:
En aquest treball, considerem el problema de computar bases triangulars de clausures enteres d'anells locals unidimensionals. Es presenta "MaxMin", un algoritme eficient que empra representacions OM d'ideals primers per computar bases locals d'ideals fraccionaris de cossos de nombres i cossos de funcions. MaxMin garanteix que les bases generades són reduïdes i triangulars. D'aquesta manera, s'evita l'aplicació de rutines de triangularització, com ara el pas a la forma normal d'Hermite, que són lentes per a cossos de grau alt. Mostrem que aquest algoritme té la mateixa complexitat computacional asimptòtica que els mètodes ja existents basats en representacions OM. MaxMin ha estat desenvolupat i inclòs en el paquet +Ideals, dissenyat per treballar qüestions aritmètiques en cossos grans. La implementació quasi sempre és més ràpida que la de les altres rutines basades en representacions OM. Respecte a les rutines que es troben actualment als sistemes d'àlgebra computacional estàndard, la nostra implementació de MaxMin és també considerablement més ràpida, exceptuant casos concrets d'extensions de cossos molt petites.<br>En este trabajo, consideramos el problema de computar bases triangulares de clausuras enteras de anillos locales unidimensionales. Se presenta "MaxMin", un algoritmo eficiente que emplea representaciones OM de ideales primos para computar bases locales de ideales fraccionarios de cuerpos de números y cuerpos de funciones. MaxMin garantiza que las bases generadas son reducidas y triangulares. De este modo, se evita la aplicación de rutinas de triangularización, como el paso a la forma normal de Hermite, que son lentas para cuerpos de grado alto. Mostramos que este algoritmo tiene la misma complejidad computacional asintótica que los métodos ya existentes basados en representaciones OM. MaxMin ha sido desarrollado e incluido en +Ideals, un paquete diseñado para trabajar cuestiones aritméticas en cuerpos grandes. La implementación casi siempre es más rápida que las otras rutinas basadas en representaciones OM. Respecto a las rutinas que se encuentran actualmente en los sistemas de álgebra computacional estándard, nuestra implementación de MaxMin es de nuevo considerablemente más rápida, exceptuando casos concretos de extensiones de cuerpos muy pequeñas.<br>In this work, we consider the problem of computing triangular bases of integral closures of one-dimensional local rings. "MaxMin" is presented, an efficient algorithm which employs OM representations of prime ideals to compute local bases of fractional ideals of number fields and function fields. The proposed algorithm generates bases which are guaranteed to be reduced and triangular. In this way, it avoids the application of triangularisation routines, such as the Hermite Normal Form, which are slow for fields of large degree. We show that this algorithm has the same asymptotic computational complexity as existing methods based on OM representations. MaxMin has been developed and included as part of the +Ideals package for arithmetic in large fields. This implementation is almost always faster than existing OM-based routines. It is also considerably faster than the routines currently found in standard computer algebra systems, excepting some cases involving very small field extensions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gambera, Artur Rezzieri. "História da Integral de Lebesgue /." Rio Claro, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151161.

Full text
Abstract:
Orientador: Henrique Lazari<br>Banca: Irineu Bicudo<br>Banca: Carlos Roberto de Moraes<br>Resumo: Esse trabalho consiste em um relato histórico do surgimento do conceito de integral proposto por Henri Léon Lebesgue (1875-1941). A pesquisa se insere no campo da História da Matemática e é focada na análise e discussão de duas publicações de Lebesgue: o artigo Sur une généralisation de l'intègrale dèfinie publicado em 1901 e sua tese de doutorado Intégrale, Longueur, Aire publicada em 1902. Na primeira publicação Lebesgue apresenta pela primeira vez sua ideia de integral e na segunda discute mais profundamente suas ideias acerca da noção de medida e integração<br>Abstract: This work consists in a historical report of the appearance of the concept of integral proposed by Henri Léon Lebesgue (1875-1941). The research is inserted on the History of Mathematics field and is focused on the analysis and discussions of two publications of Lebesgue: the paper Sur une généralisation de l'intègrale dèfinie published in 1901 and his doctoral thesis Intégrale, Longueur, Aire published in 1902. In the first publication Lebesgue presents for the first time his idea about integrals and in the second discuss more deeply his ideas about the notion of measure theory and integration<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bosco, Estevão 1983. "Ulrick Beck = a teoria da sociedade de risco mundial." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278753.

Full text
Abstract:
Orientador: Leila da Costa Ferreira<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas<br>Made available in DSpace on 2018-08-18T09:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bosco_Estevao_M.pdf: 1064536 bytes, checksum: 6932d843d823c854b8aeca8199aa9cd9 (MD5) Previous issue date: 2011<br>Resumo: O primeiro objetivo consiste em compreender e interpretar a teoria da sociedade de risco mundial elaborada por Ulrich Beck, de modo a deslindar os aspectos-chave que lhe permitem a caracterização de teoria. A definição desse objetivo como problema justifica-se pelo uso do ensaio como estratégia analítica/discursiva por parte do autor. Para tanto, a mediação teórica é estabelecida de forma imanente, definindo-se os conceitos reguladores da teoria, reflexividade e risco, como condutores da análise. As teses principais da teoria são assim delineadas, com seus dilemas específicos, inovações e possibilidades prático-teóricas. A partir disso, torna-se possível a crítica imanente, que por meio de proposições específicas, permite novas formulações conceituais, aqui circunscritas às seguintes questões: aspectos processuais do conceito de reflexividade; continuidade e descontinuidade na concepção de processo histórico-social; e a relação entre reflexividade, modernidade e incerteza, sob a perspectiva dos significados do devir social. Além dessas contribuições específicas, a pesquisa se justifica por abordar uma teoria sobre a qual não há críticas estabelecidas, apesar de sua difusão nos circuitos acadêmicos de uma sociologia globalizada, de suas contribuições significativas para a compreensão sociológica de problemas contemporâneos e das controvérsias que suscita no âmbito da justificação do argumento<br>Abstract: The first aim is to comprehend and interpret the theory of the world risk society, formulated by Ulrich Beck, in order to unravel the key aspects that allow its characterization as a theory. The definition of this main purpose as a research question is justified by the usage of the essay by the author as an analytical/discursive strategy. To achieve this goal, the theoretical mediation is established through an immanent perspective, in which the regulatory concepts of the theory, reflexivity and risk, are defined as the analytical conductors. The main theses of the theory are thus delineated according to their specific dilemmas, innovations and practical and theoretical possibilities. From this, the immanent critique becomes possible, allowing new conceptual formulations by means of specific propositions, which are related to the following issues: procedural aspects of the concept of reflexivity; continuity and discontinuity in the design of socio-historical process; and the relation between reflexivity, modernity and uncertainty, from the perspective of the meanings of social developments (devir social). Beyond these specific contributions, this research is justified by discussing a theory on which there is no critical review, despite its spread in the academic circuit of a global sociology, their significant contributions to the sociological comprehension of contemporary issues and also despite the controversies that the theory raises in the realm of the justification of the argument<br>Mestrado<br>Sociologia<br>Mestre em Sociologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teoria do risco integral"

1

Lebesgue's theory of integration: Its origins and development. 2nd ed. AMS Chelsea Pub./American Mathematical Society, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pieczonka, Kazimierz. Metoda brzegowych równań całkowych w mechanice płynów: Teoria i zastosowania = The boundary integral equation method in fluid mechanics : theory and applications. Wydawn. Politechniki Wrocławskiej, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Antônio Gomes de. Pressupostos filosóficos e político-constitucionais do Sistema Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista: Teoria e prática da razão dialógica e do pensamento complexo na organização do trabalho e na administração da justiça: democracia integral e ética de responsabilidade social. LTr, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PIRES, D. M., Leandro FERREIRA, L. H. COSTA, and R. A. G. MARQUES. TEORIA DO RISCO ATUARIAL FUNDAMENTOS E CONCEITOS. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978854443755.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Elementi della teoria delle equazioni integrali lineari. U. Hoepli, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saúde Integral – da teoria à prática – vol. I. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010558.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saúde Integral – da teoria à prática – vol. III. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010541.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Saúde Integral – da teoria à prática – vol. II. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Agronegócios: perspectivas. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460268.

Full text
Abstract:
Apresentamos, nesta obra, uma conjugação de saberes advindos de pesquisadores com formações básicas diversas que integram o Propaga/UnB - Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. Essa diversidade de saberes é expressa no título que escolhemos para a presente obra: “Agronegócios: Perspectivas”. No capítulo 1, os autores analisam as representações sociais sobre o conceito de Agronegócios. O capítulo 2 usa a Análise Histórico Comparativa de Casos, para estruturar uma metodologia de estudo do Agronegócio. No capítulo 3, os autores trazem para o campo do Agronegócio discussões relativas às competências gerenciais. No capítulo 4, os autores apresentam a agricultura orgânica e analisam os impactos das tecnologias sustentáveis e das inovações desenvolvidas nesse tipo de produção. No capítulo 5, os autores apresentam múltiplas formas de interpretar e discutir mercados e chamam atenção para a teoria dos mercados como práticas de análise no agronegócio. No capítulo 6, a autora detalha o modelo qualitativo e quantitativo de Análise de Risco, ressaltando sua importância para a tomada de decisões relativas à segurança alimentar do consumidor. O capítulo 7, apresenta um estudo sobre a percepção dos consumidores de hortaliças orgânicas sobre a qualidade do produto na cadeia produtiva do Distrito Federal. No capítulo 8, o autor caracteriza a aderência de parte da comercialização de cafés aos princípios orientadores do atual movimento slow food. No capítulo 9, as autoras discutem o déficit no setor de armazenagem e o conceito de condomínios de armazéns rurais. No capítulo 10, as autoras utilizam a metodologia de investigação de redes sociais para compreender influência das redes sociais de três projetos de assentamento. No capítulo 11, as autoras avaliaram a existência de plantas alimentícias não convencionais no comércio do Distrito Federal-DF. Por fim, No último capítulo são analisadas questões relativas à inovação no âmbito das organizações que integram diferentes elos produtivos do Agronegócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ortodoxia Integral - Teoria e prática conectadas na missão cristã. Sal Editora, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Teoria do risco integral"

1

Barros, Caroline Gomes Farias, Queren Hapuque Almeida Gonçalves, Ronyere Ólegário de Araujo, Fernando Augusto De Castro Ribeiro, and Osorino Rodrigues dos Santos. "Fatores de risco para doenças cardiovasculares entre jovens adultos - revisão sistemática de literatura." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. II. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010572.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Natalya Cristina Pinheiro, Thayanne Melo De Souza Santos, and Grazielly Mendes De Souza. "Estudo Sobre A Seguranças Do Paciente Idoso E O Risco De Quedas: Revisão Integrativa." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. I. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010558.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guindim, Dayane De Souza, Ruth Nayara Ferreira Lopes, and Grazielly Mendes de Souza. "Estudo sobre os fatores de risco extrínsecos relacionados a quedas em idoso no domicílio." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. II. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010572.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Alana Maria Sousa, Rodrigo Ribeiro Dos Santos Andrade, and Bruno De Oliveira Araujo Sousa. "Fatores De Risco Para O Desenvolvimento De Úlcera Por Pressão: Uma Revisão Sistemática De Literatura." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. I. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010558.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junior, elielson Rodrigues Silva, Poliana Ribeiro Pereira Pedreira, Lara Inês Martins Dantas, Celiana Ribeiro Pereira Pedreira, and Jandrei Rogério Markus. "Os riscos da exposição solar e a importância da fotoproteção na infância: uma revisão de literatura." In Saúde Integral – da teoria à prática – vol. II. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010572.17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marco, Caroline Jede de, Thomas Normanton Guim, Martielo Ivan Gehrcke, et al. "CONTROLE DE RISCO OCUPACIONAL PARA ANESTESIA HOSPITALAR." In Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.11720230410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Amanda Karem Lopes, Andrêssa Pereira Machado, Jackelliny Carvalho Neves, et al. "FATORES DE RISCO QUE DESENCADEIAM A DEPRESSÃO EM IDOSOS." In Saúde Mental: Teoria e Intervenção. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3661918128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Josi Barreto, Vânia Terezinha Rigo Segalin, Katiele Hundertmarck, and Sandra Suzana Stankowski. "GESTANTES DE ALTO RISCO: DESAFIOS PARA ENFERMAGEM." In Diário da Teoria e Prática na Enfermagem. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.48519230912.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Paulo Ricardo dos, Miliane Gonçalves Gonzaga, Marcelo Melo Martins, and Rodolfo Cintra e. Cintra. "ANEURISMA AÓRTICO: PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DIAGNÓSTICO." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9341913066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Alice Correia, Leilane Camila Ferreira de Lima Francisco, Jefferson Wladimir Tenório de Oliveira, and Verônica de Medeiros Alves. "ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM GESTANTES DE ALTO RISCO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In Saúde Mental: Teoria e Intervenção. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3661918123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teoria do risco integral"

1

Tomio, Giuseppe, and Luiz Hotta. "Teoria moderna de portfólio, paridade de risco e aplicações." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720192775.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Rodolfo da Silva, and Rostand Edson Oliveira Costa. "Um Estudo Sobre o Misterioso e Arriscado Mundo dos Misturadores de Criptomoedas." In I Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wblockchain.2019.7482.

Full text
Abstract:
O novo paradigma que emergiu com as criptomoedas na última década permite uma maior transparência nas grandezas envolvidas em um determinado ativo financeiro digital e possibilita que todas as transações realizadas possam ser visualizadas. Para garantir o anonimato, uma quantidade expressiva de usuários de criptomoedas tem buscado esconder a origem de seus ativos digitais. Para atender tal demanda, surgiram serviços especializados, chamados cryptocurrency mixers (ou tumblers). O objetivo deste trabalho é realizar um estudo acerca do funcionamento de tais serviços para avaliar a sua dinâmica de funcionamento e sua eficácia na desvinculação da carteira de origem com a carteira de destino. Os resultados preliminares apontam para um negócio de alto risco e que movimenta valores bilionários através de uma ética discutível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Postal, Juliana, and Eduardo Nakamura. "Utilizando Teoria da Informação para Identificar Conversas de Pedofilia em Redes Sociais de Mensagens Instantâneas." In XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc.2017.9957.

Full text
Abstract:
Redes sociais privativas de mensagens instantâneas, como Whatsapp, representam uma ameaça para crianças e adolescentes que podem se tornar alvos de pedófilos. Portanto, a identificação automática de conversas de pedofilia representa uma importante ferramenta para proteção de jovens usuários destas redes. Contudo, estas redes possuem como particularidades: (1) as mensagens são tipicamente armazenadas apenas localmente; e (2) dispositivos móveis de capacidade limitada de processamento são os principais veículos de utilização. Neste contexto, as soluções de estado-da-arte possuem um custo computacional proibitivo para execução em dispositivos móveis. Em contrapartida, a natureza da comunicação ponto-a-ponto destas redes torna, em muitos casos, inviável o processamento em nuvem sem correr o risco de expor as vítimas de pedofilia. Neste trabalho, apresentamos um método, baseado na entropia de Shannon e na divergência de Jensen-Shannon, capaz de identificar conversas de pedofilia com um desempenho próximo a 90%, considerando as medidas F1 e F0;5, e que chega a ser 72,8% mais rápido que o estado-da-arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes, Mariana Bertani Baptista. "Da teoria à prática: o desafio real do Terminal Rodoviário de Salto/SP." In VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2020-86.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

HUGO PAIVA DE OLIVEIRA, VICTOR, and MARKO SYNESIO ALVES MONTEIRO. "As mudanças climáticas globais sob a ótica da Teoria da Sociedade de Risco: Uma análise da atual política ambiental do Estado de São Paulo." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51529.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dias, Bruna Ferreira, Ingridy Horrana Melo de Sales, and Shanoon Mariáh Consoli. "HEMOGLOBINOPATIAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/784.

Full text
Abstract:
Introdução: As hemoglobinopatias têm origem genética e hereditária. Não possuem cura, apenas o tratamento paliativo contra sinais e sintomas. De origem africana, as hemoglobinopatias foram disseminadas no mundo a partir da imigração de escravos. Para escapar da escravidão, os africanos se refugiaram e fundaram comunidades "quilombolas", afastadas dos centros urbanos e, consequentemente, com difícil acesso aos serviços de saúde. Assim, não possuem todas as informações necessárias como forma de prevenir o risco que essas patologias podem causar. Objetivo: Pesquisar a prevalência de hemoglobinopatias em comunidades quilombolas de diferentes regiões do Brasil e enfatizar a importância do aconselhamento genético e medidas de prevenção. Material e métodos : É um estudo epidemiológico a partir de dados secundários das secretarias de saúde dos estados brasileiros e do governo federal. A pesquisa foi realizada nos sites do Ministério da Saúde e da ANVISA. Foram selecionados 5 artigos referentes aos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Tocantins. 1.744 pessoas participaram da pesquisa. Resultados: 159 pessoas apresentaram algum tipo de hemoglobinopatias, dessas, 100 se autodeclararam negras, reforçando a teoria que pessoas negras e descendentes de quilombolas possuem maior tendência a apresentar algum tipo de mutação na hemoglobina. O traço falciforme apresentou maior prevalência, com 106 amostras. Outras 42 amostras apresentaram hemoglobinas variantes, nas quais 11 revelaram a presença de anemia falciforme. O que também corrobora com essa hipótese são os casamentos consanguíneos nas comunidades, pois dessa forma reduz a variabilidade genética e aumenta a possibilidade de mais pessoas apresentarem traço ou anemia falciforme. Dos artigos analisados, 2 apresentaram casamentos consanguíneos. Conclusão: Como forma de auxiliar a tomar uma decisão segura, o aconselhamento genético é indispensável, sendo que o diagnóstico precoce e o processo de educação sobre os aspectos básicos da doença são medidas educativas/preventivas essenciais para reduzir a incidência das hemoglobinopatias e melhorar a qualidade dos portadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Laís Neves de Souza, Isadora Costa Braga, Isis Silva De São Pedro, and Jade Oliveira Paranhos. "OBSTÁCULOS DA ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA SARS-COV-2." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1431.

Full text
Abstract:
Introdução: A Enfermagem tem papel fundamental no processo de enfrentamento ao período pandêmico da SARS-CoV-2. Diante disso, surgem obstáculos que afetam tanto a saúde dos profissionais através de alterações psicológicas quanto, a sua atuação profissional como é evidenciado pela falta de equipamentos de proteção individual e, estrutural. Objetivos: Apresentar os impasses sofridos pela equipe de Enfermagem durante o período de enfrentamento à COVID-19. Materiais e Métodos: Refere-se a uma revisão bibliográfica realizada em junho de 2021 diante do documento titulado “Os desafios do profissional de Enfermagem mediante a COVID-19” divulgado em junho de 2020, na revista da Faculdade Delta. Resultados: A equipe com seu exercício profissional abordado durante todo o processo de saúde-doença do paciente atravessa os limites do ambiente de saúde visto que, atua tanto no restabelecimento e manejo da saúde quanto, na sua promoção e conscientização através da orientação da lavagem de mãos e, na importância da vacinação. Por conseguinte enfrenta dificuldades por efeito da jornada de trabalho excessiva podendo levar a: síndromes causadas por estresse; maior risco de contaminação com o vírus; desenvolvimento de doenças ocupacionais; sobrecarga profissional evidenciada pela falta de profissionais neste período e, a falta de equipamentos e de estrutura adequada. Ademais, a necessidade de permanecer em mais de uma instituição por conta da baixa remuneração ofertada a estes profissionais, eleva ainda mais o seu risco diante da exposição. Conclusão: A partir dos obstáculos enfrentados durante o período pandêmico, se faz notória a importância da enfermagem diante do fato de que mesmo com todas as divergências enfrentadas, a equipe permanece na participação de todo o processo de cuidados ao adoecido de maneira humanizada e integral visto que, estes pacientes não podem receber visitas externas assim, o profissional enfermeiro ainda se faz como acompanhante e possibilita muitas vezes, encontros virtuais com os familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zambrano Asanza, Sergio, Wilson Chumbi, John Fredy Franco, and Antonio Padilha Feltrin. "Análise de Decisão Multicritério em Sistemas de Informações Geográficas para Identificação de Locais Ideais de Novas Subestações." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2349.

Full text
Abstract:
A localização de uma nova subestação é um fator chave na expansão dos sistemas de distribuição de energia elétrica. Assim, esse local é estratégico do ponto de vista dos custos associados ao suprimento de energia, devendo-se considerar um planejamento holístico e integral dos subsistemas de subtransmissão e distribuição primaria. Embora o crescimento futuro da carga seja um fator determinante para sua capacidade e localização, foram identificados outros critérios técnicos, ambientais, características do solo, risco, critérios sociais, e administrativos que influenciam a localização final. Uma análise de decisão multicritério, baseada em sistemas de informações geográficas, é usada para combinar esses critérios, considerando as preferências dos tomadores de decisão e as restrições físicas do uso da terra. As principais contribuições deste trabalho são a identificação dos critérios, dentre os quais se destaca uma análise de densidade de carga baseada na previsão espaço-temporal da demanda. O produto dessa análise, chamadode adequação, é um mapa de decisão para identificar locais ideais para novas subestações. O desempenho do método proposto é avaliado na área de serviço de uma concessionária de energia equatoriana, o que agrega mais valor a essa proposta, com o intuito que possa ser aplicada em casos reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de Souza, João Paulo Silva, Julie Catherine Siqueira Santana, Silane Mattos Peres, and Paula Barros de Oliveira Soares. "MÉTODO PSI EM INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR COMO METODOLOGIA DE ENSINO À DISTÂNCIA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/870.

Full text
Abstract:
Introdução: O PSI, Sistema de ensino personalizado (personal system of instruction) é uma metodologia de ensino embasada em princípios fundamentais da Análise do Comportamento. A flexibilidade do método é uma qualidade, e possibilita o uso de uma diversidade de recursos educacionais, síncronos e assíncronos, para compor um curso no formato do PSI. O papel do professor no PSI diferencia-se de seu papel no ensino tradicional. A função principal deixa de ser a de transmitir conhecimento e passa a ser a de acompanhar, aprimorar, treinar e gerenciar. Objetivo: Aplica-se o método PSI em alunos que foram reprovados por nota em disciplinas teórico-cognitivas presentes na matriz curricular do curso de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica até o momento. Utilizando-o, o aluno poderá dar continuidade em sua grade curricular e cumprir duas dependências. Material e métodos: Utilizamos o método PSI, onde o discente tem como ferramenta plataformas digitais gratuitas, como o Google Classroom, para disponibilização e mediação do processo de ensino aprendizagem. Resultados: Até a presente data, aplicou-se o método nas disciplinas de Cálculo diferencial e Integral, Fenômenos de Transportes, Teoria das Estruturas, Resistência dos materiais e Saneamento básico, apresentando grande aceitação dos docentes devido a nova possibilidade de ensino. Qualitativamente os discentes obtiveram índices de aprovação acima de 80%. Quantitativamente o número de inscritos no programa progride, sendo 15% do público acadêmico no curso de Engenharia da instituição. Conclusão: O PSI proporciona ao aluno o cumprimento integral de sua matriz curricular, diminui o índice de evasão, além de estimular no docente e na instituição, a ruptura do modelo tradicional de ensino e inserção de ferramentas digitais, e no aluno a capacidade de autogestão de tempo e conhecimento, disciplina e proatividade, características imprescindíveis na formação geral do profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Julia Gindre Soreano, Adriana Do Socorro Uchoa Da Silva, Déborah Ribeiro Gonçalves, Amanda Picoli Cortez Simão, and Taisa Carnelutt Chafrão. "A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE ATENDIMENTO A MULHER." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1668.

Full text
Abstract:
Introdução: O trabalho do psicólogo no ambulatório objetiva oferecer suporte ao paciente durante todo o processo de adoecimento, auxiliar na compreensão da vivência do adoecimento, fortalecer o enfrentamento a doença, suscitar maior adesão ao tratamento e promover saúde mental como forma de potencializar as possibilidades de autocuidado. Objetivo: Descrever as percepções de residentes de diversas áreas acerca da atuação do psicólogo na equipe multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que descreve percepções de residentes de diferentes áreas de formação a respeito do papel do psicólogo na equipe. A experiência ocorreu de março a junho de 2021 em um ambulatório multiprofissional especializado em saúde da mulher, de um Hospital Universitário. O ambulatório oferece consultas multiprofissionais contando com a presença de psicólogo, farmacêutico, nutricionista e profissional de educação física. A atuação do psicólogo se estende também a realização de triagens estendidas com algumas pacientes e intervenções pontuais com a equipe. Resultados: A participação do psicólogo nas consultas multiprofissionais contribuiu para uma maior organização psíquica das pacientes, de forma que puderam elaborar melhor seus relatos e receber as orientações mais satisfatoriamente. Ao realizar intervenções diretamente com a equipe, o profissional contribuiu para a prática de atendimentos mais humanizados. Já nas consultas de triagem estendida, foi possível identificar demandas psíquicas, oferecendo então escuta e encaminhamentos adequados. Considerações Finais: A presença do psicólogo na equipe multiprofissional contribuiu para uma visão integral da saúde das pacientes, considerando os fatores psíquicos inerentes ao processo saúde-doença. Ao contar com a perspectiva deste profissional a equipe tornou-se mais humanizada em seus atendimentos e mais atenta a sinais de risco que alertem para o adoecimento psíquico das mulheres atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!