Academic literature on the topic 'Teoria em artes cênicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teoria em artes cênicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teoria em artes cênicas"

1

Habib, Ian Guimarães. "CORPOS TRANSFORMACIONAIS." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (2020): 68–106. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.64738.

Full text
Abstract:
Este artigo articula a dinâmica de captura da transformabilidade de corpos e gêneros diversos com a manifestação duplamente vinculada da facetrans nas Artes Cênicas brasileiras. Para tanto: 1) Introduz meu conceito de Corpo Transformacional, apresentando discussões sobre ontologias e epistemologias transgêneras; 2) Caracteriza a facetrans e expõe tensões em torno dela, estabelecendo teoria cênica contra a mesma; 3) Mapeia, via análise bibliográfica, distintas noções de representação e representatividade ligadas à facetrans; 4) Investiga, via historiografia, possíveis genealogias e reestruturações desta prática. Estas elaborações visam ser proposições decoloniais transfeministas resistentes à cisheteronormatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, Larissa de Oliveira. "Editorial." Pitágoras 500 2, no. 1 (2012): 1–2. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634772.

Full text
Abstract:
Apresentamos o segundo número da revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, a Pitágoras, 500. O volume conta com duas partes, o dossiê Teoria e Prática Teatrais: Dramaturgias e Encenações e a seção História do Teatro Brasileiro. O dossiê explora diferentes questões suscitadas pelo diálogo entre a teoria e a prática teatrais, seja na esfera de uma análise de dramaturgias, que se realizam com base em diferentes olhares acerca da teoria do drama; seja em aspectos que envolvem o trabalho de criação do ator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paulino, Leonardo Augusto. "Por uma poética de potencialização em BANDOH: desmoronando construções, ampliando percepções." Revista Periódicus 1, no. 1 (2014): 323. http://dx.doi.org/10.9771/peri.v1i1.10180.

Full text
Abstract:
<div>Este artigo procura refletir sobre a poética do grupo de transatores BANDOH, criado em</div><div>2008 durante a graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto. O intuito do texto é</div><div>evidenciar a proposta do grupo na abordagem da teoria queer durante os processos criativos, bem como</div><div>sua articulação com a criação de um corpo sem órgãos.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares, Stenio José Paulino. "UMA POÉTICA DO GESTO OU MEMÓRIAS DE UM CORPO-TESTEMUNHA." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 208. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.72670.

Full text
Abstract:
Os conhecimentos artístico e científico não são extremos heterogêneos, ambos são dotados da faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano, são abstrações do pensamento. No contexto das artes cênicas situamos em especial o fenômeno do gesto enquanto expressão singular e metafórica e, para tanto, observamos como recorte de análise sua manifestação em uma investigação cênica do movimento. Nesse sentido, cercaremos o fenômeno do gesto cênico, problematizando tanto seu aspecto de movimento do corpo que se revela por meio de um estado psicológico uma intencionalidade de exprimir algo, quanto sua maneira de manifestar uma conduta e um comportamento éticos. Quando apresentamos essa proposição como ponto de partida, pretendemos desenvolver uma experiência de pensamento a partir de um fenômeno que não se permite engessar em teorias e categorias da cultura textual científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Franco, Elison Oliveira. "Jogando com o Cômico: Relato, Experiência e Caminhos de uma Pesquisa." Arte da Cena (Art on Stage) 2, no. 3 (2016): 117. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v2i3.43518.

Full text
Abstract:
O cômico tem sido motivo de debates e composições de distintas teorias no campo das Artes Cênicas, seja como gênero teatral, fenômeno social ou filosofia pedagógica, estética e cultural. Assim, por meio da experiência que teve na Escola do Ator Cômico, em Curitiba, Paraná, o autor busca tratar e delinear, nesta escrita, não apenas as suas formulações, como ainda as suas relações com o jogo, elemento que pode contribuir vigorosamente na manifestação cênica do cômico, considerando o contexto e a abordagem artístico-pedagógica planejada metodologicamente para tal finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Leide Lene Santos. "As contribuições da escrita dos relatórios de estágio na formação de professores de artes." Revista Sítio Novo 2, no. 2 (2018): 26. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.26-43p.

Full text
Abstract:
<p class="SitioNovoResumo">A presente investigação tem por objetivo descrever as contribuições da escrita de seis excertos selecionados de relatórios de estágio supervisionado de professores em formação inicial da licenciatura em Artes Cênicas do Campus Gurupi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Tocantins. Para esse propósito, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza documental. Situamo-nos na perspectiva transdisciplinar da linguística aplicada, campo de investigação da linguagem nas diversas formas de interação humana. Como aporte teórico-metodológico, ancoramo-nos na teoria da linguística sistêmica funcional com ênfase na metafunção ideacional, a fim de retratar as experiências e reflexões vivenciadas pelo professor em formação inicial na escola-campo.</p><p class="SitioNovoResumo"><strong>Termos para indexação</strong>: Estágio supervisionado, professor em formação inicial, relatórios de estágio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Cristina Aparecida, Cláudia Moreira Ribeiro, and Maria Lúcia da Silva Rosa. "“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA." Arte da Cena (Art on Stage) 3, no. 2 (2017): 071. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo. Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mele, Claudia. "O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 40 (2021): 1–32. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101402021e0103.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma reflexão sobre como o exercício da amorosidade pode auxiliar na transformação de si, no entendimento da importância do trabalho colaborativo e na ampliação das possibilidades criativas na prática da/o atriz/ator. A pesquisadora, professora de disciplinas corporais em faculdades de artes cênicas, observou uma mudança significativa nas relações entre as/os estudantes, dentro e fora da sala de aula, após a realização de práticas através do estudo da teoria milenar hindu do sistema de chakras, com enfoque no chakra do coração. São apresentadas sugestões de exercícios, citações de percepções das/dos alunas/os e reflexões a respeito das práticas da amorosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brandi, Mirella. "A linguagem autônoma da luz como arte performativa: a alteração perceptiva através da luz e seu conteúdo narrativo." Sala Preta 15, no. 2 (2015): 46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p46-58.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo aborda a luz como linguagem autônoma de uma arte expandida que se apropria de inúmeros conceitos e técnicas de diversas áreas cênicas e visuais para a criação de narrativas subjetivas. Explora o lado perceptivo da luz como ferramenta artística que se estabelece por meio das artes visuais, do cinema expandido e da arte performativa. O texto evidencia conceitos de diferentes ordens, reunidos de modo singular através da luz. Inicia seu percurso citando algumas descobertas e teorias importantes sobre a natureza incerta da luz, e avança abordando a fusão de linguagens e pensamentos na arte. Um olhar é lançado para o que pode ser aprofundado e reorganizado na criação artística em diferentes áreas. O método investigativo transdisciplinar busca contribuir para a discussão deste tema ainda recente na esfera da iluminação como expressão artística.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Söhnle, Ernesto. "A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico." Signo 40, no. 69 (2015): 110. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i69.6572.

Full text
Abstract:
A psicanálise sempre precisou da arte, em especial da literatura, mas também, das artes plásticas e cênicas para revelar o que a teoria não consegue ver, por representar as estruturas e procedimentos do funcionamento psíquico e social. Nestes termos, Lacan vai ler este amor primordial, que é o amor pela própria imagem, sob o signo do mito de Narciso, assim como o amor transferencial, tematizado por Freud, será conjugado sob o signo do Banquete, seja como suposição de saber, que nada sabe além do desejo de Alcebíades por Agatão, seja como discurso do mestre, por alocar o amor philia no lugar do agalmasedutório. A psicanálise, também vai abordar o amor trágico a partir da lição de Antígona, aquela que deu até aquilo que não tinha, em nome da dignidade humana. Já o amor-paixão será articulado sob a rubrica do bovarismo, expressão romântica de uma aspiração amorosa que, em malogro, vai desembocar na melancolia, como antessala da morte. O amor cômico, na pena de Molière, será o amor que rebaixa o Outro, justamente para que o sujeito não se obrigue a morrer de amor. O amor ao pensamento será articulado nos termos daquele que ama o próprio amor, cujo modelo será o amor cortês provençal. Enfim, no derradeiro Lacan, será o amor de Beatriz que iluminará o caminho sublimatório de Dante em direção à significação vazia do amor eterno. Por tudo isto Lacan irá nos lembrar, em sua homenagem a Marguerite Duras, que o artista sempre irá preceder o psicanalista nos trilhamentos do inaudito, tanto no que se refere ao saber, quanto ao amor...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teoria em artes cênicas"

1

Silva, Mariza Bicudo da. "Uma viagem ao absurdo: a formação técnica em arte dramática à luz da teoria crítica da sociedade." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10323.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariza Bicudo da Silva.pdf: 447439 bytes, checksum: f34e8e5d7f79a854be34ad2ff1989791 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>The objective of this study was to investigate the training of trajectory of Technical Course in Dramatic Art. Starting from the premise that, over of its existence, important changes occurred, particularly in relation to the labor market in the arts and the increased number of people who are interested in this training type, were analyzed documents provided by schools, testimonials from students, collected by teachers of Theatre History and Dramatic Interpretation and notes made by teachers and pedagogical coordination during the course. Thus, were investigated: a) the profile of individuals who seek technical professionalization in theatre; b) the main characteristics of the approved in the selection process; c) the day by day in the classroom of one of classes this course. The analysis was performed based on ideas and concepts expressed by authors of the Critical Theory of Society, in specially, studies of T. W. Adorno and M. Horkheimer about the cultural industry and cultural background. For sometimes such ideas and concepts were related to the precepts of the Stanislavski system of scenic research, considering that these are the main theoretical reference used in the course. The results indicate that the course attracts residents of distant districts and cities, which use public transportation to their locomotion to school. Most of them have previous experience in the area, obtained in free courses promoted by public bodies, studied in public school, completed high school, but not attended superior level. Moreover, coexistence in group, promoted by the methodology used, was identified as essential and beneficial for students, because to provide the possibility of contact with the other and with art as a vehicle for self-knowledge and development of critical thinking. However, given the difficulties imposed by social conditions currently, the intention of the recent actors graduates is to remain in areas which offer greater financial stability, working with theatre only in free time<br>O objetivo deste trabalho foi investigar a trajetória de formação em um curso Técnico em Arte Dramática. Partindo da premissa de que, ao longo de sua existência, mudanças importantes aconteceram principalmente, em relação ao mercado de trabalho em artes e ao aumento do número de pessoas que se interessam por esse tipo de formação , foram analisados documentos fornecidos pela escola, depoimentos de alunos colhidos por professores de História do Teatro e Interpretação Dramática e apontamentos efetuados por docentes e coordenação pedagógica durante o curso. Dessa forma, foram investigados: a) o perfil dos sujeitos que buscam a profissionalização técnica em teatro; b) as principais características dos aprovados no processo seletivo; c) o dia a dia em sala de aula de uma das turmas do referido curso. A análise foi efetuada tendo como base noções e conceitos formulados por autores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, os estudos de T. W. Adorno e M. Horkheimer sobre a indústria cultural e formação cultural. Por vezes, tais noções e conceitos foram relacionados aos preceitos do Sistema Stanislavski de pesquisa cênica, uma vez que estes constituem a principal referência teórica utilizada no curso. Os resultados encontrados indicam que o curso atrai pessoas residentes em bairros e cidades distantes, que utilizam transporte público para sua locomoção até a escola. A maioria delas possui experiência prévia na área, obtida em cursos livres promovidos por órgãos públicos, estudou em escola pública, concluiu o ensino médio, mas não cursou o superior. Além disso, a convivência em grupo, promovida pela metodologia utilizada, foi apontada como essencial e benéfica pelos alunos, por proporcionar a possibilidade do contato com o outro e com a arte, como veículo de autoconhecimento e desenvolvimento do senso crítico. Entretanto, em razão das dificuldades impostas pelas condições sociais, na atualidade, a intenção dos recém-formados atores é permanecer trabalhando em áreas que ofereçam maiores chances de estabilidade financeira, dedicando-se à profissão de ator somente em horas de tempo livre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BEZERRA, Joelma de Almeida e. Silva. "O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical." Universidade Federal do Pará, 2015. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985.

Full text
Abstract:
Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-11T19:51:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf: 5031387 bytes, checksum: b3b69d578b6518d94b96f0724c6f6781 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-11T19:52:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf: 5031387 bytes, checksum: b3b69d578b6518d94b96f0724c6f6781 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-06-11T19:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf: 5031387 bytes, checksum: b3b69d578b6518d94b96f0724c6f6781 (MD5) Previous issue date: 2015-06-26<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia.<br>The main goal of this research was to investigate the experience of building an “identity” from a musical repertoire of the Universidade da Amazônia’s Coro Cênico, which led to the production of the CD series “Trilhas D'Água”, consisting of a musical repertoire retelling the Amazon musical universe in the language of choral singing. The following issues are addressed: how the change in musical repertoire contributed to the construction of the group’s "identity"; the changes observed in the chorists about the thinking, behavior and the generated sound itself; the academic community that mantains it, as well as the cultural context in which this group is inserted. The dissertation is structured in three sections. The first presents a contextualized biography of Coro Cênico da UNAMA; the second describes the group’s teaching and learning process, and the musical practice is analyzed in the third, considering the social sphere in which the group operates. Bibliographical sources about musical change and identity in the light of ethnomusicology are used . Data about choir practice available in blogs and sites were collected. Moreover, "semi-structured" and "episodic" interviews with the academic community, students from the group, rector and dean of the institution, composers and conductor were done, considering the oral history retold by the agents that build and perform musical practice at the university somehow . It starts from the principle that these agents are the people who hold the basis and conceptions of what the musical practice at the University of Amazonia is about.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Juliana de Almeida Ferrari. "Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640.

Full text
Abstract:
169f.<br>Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-27T11:58:08Z No. of bitstreams: 1 JulianaRosaSeg.pdf: 1805354 bytes, checksum: a0483b66944bf54f1e79b90660c2268c (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:51:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulianaRosaSeg.pdf: 1805354 bytes, checksum: a0483b66944bf54f1e79b90660c2268c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-04-10T13:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianaRosaSeg.pdf: 1805354 bytes, checksum: a0483b66944bf54f1e79b90660c2268c (MD5) Previous issue date: 2008<br>O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance.<br>Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Alberto Roberto. "A escolarização do corpus negro : processos de docilização e resistência nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma escola pública do Distrito Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19859.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.<br>Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-04-04T18:23:03Z No. of bitstreams: 1 2015_AlbertoRobertoCosta.pdf: 1989777 bytes, checksum: 3e82c53c6904e261e6f7b093ba280f50 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-04-05T18:40:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AlbertoRobertoCosta.pdf: 1989777 bytes, checksum: 3e82c53c6904e261e6f7b093ba280f50 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-04-05T18:40:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_AlbertoRobertoCosta.pdf: 1989777 bytes, checksum: 3e82c53c6904e261e6f7b093ba280f50 (MD5)<br>O presente trabalho intitulado “A Escolarização do Corpus Negro: Processos de Docilização e Resistência nas Teorias e Práticas Pedagógicas no Contexto de Ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma Escola Pública do Distrito Federal” se apresenta como fruto de minha experiência como estudante, como professor de Arte da escola pública do Distrito Federal e como sujeito negro que bebe nas fontes dos saberes da diáspora africana. Tem como objetivo analisar as relações sociorraciais nas teorias e práticas pedagógicas no ensino de Artes Cênicas em uma escola pública do DF examinando os processos de docilização dos corpos a partir da concepção que Foucault apresenta de corpos dóceis. A problemática apontada questiona como acontece a docilização do corpus negro na escola. Tem enfoque na relação entre as noções que embasam os processos educativos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras no intuito de apontar propostas pedagógicas de enfrentamento ao racismo. A condução teórico-metodológica da investigação se direciona para três eixos que atravessam transversalmente a temática: a contextualização histórico-social dos sujeitos no mundo pós-colonial, a escolarização do corpus vista sob a ótica das relações sociorraciais e a dimensão artística analisada sob o viés dos pressupostos da etnocenologia. A metodologia privilegia a trajetividade focada na etnografia que preza pela interpretação qualitativa das experiências vividas, tem como ponto de partida a observação e a análise dos sujeitos imersos em contextos de ensino-aprendizagem e valoriza as narrativas da comunidade escolar em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal.<br>This present work entitled “The Schooling of the Black Corpus: Process of docilization and Resistance in pedagogical theories and practices in the context of teaching and learning of Theatre in a public school in Distrito Federal” is presented as the result of my experience as a student, as a teacher of Art in a public school Art of the Distrito Federal as well as a black person who has gotten kowledge from the sources of the African diaspora. It aims to analyze the socio-racial relations in theories and pedagogical practices in education for the Theatre in DF public school analyzing the processes of docilization of bodies of Foucault’s conception. The problematization appointed question how the docilization the Black Corpus happens at school. It focuses on the relationship between the notions that support educational processes located in the African-Brazilian cultural events to show pedagogical proposals to confront racism. The theoretical and methodological conduction of the research is directed to three axles transversely crossing the theme: the historical and social context of the subjects in the post-colonial world, the schooling of the corpus seen from the perspective of socio-racial relations and the artistic dimension analyzed under the ethnoscenology perspective. The ethnographic methodology values qualitative interpretation of experiences. Has as a starting point the observation and analysis of the subject immersed in teaching and learning contexts and values the narratives of the school community in a public school of Primary Education of the Distrito Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maia, Cícera Vanessa. "Escola de palco método em artes cênicas." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19039.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-09-16T18:27:23Z No. of bitstreams: 1 Cícera Vanessa Maia.pdf: 2746848 bytes, checksum: 656dfad8f5f006c37ac062a59a97290e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-09-16T18:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cícera Vanessa Maia.pdf: 2746848 bytes, checksum: 656dfad8f5f006c37ac062a59a97290e (MD5) Previous issue date: 2016-05-02<br>The research initiated when observing a phenomenon in the classroom and when searching for understanding this processes that was taking place during classes of Performing Arts, through experiences of students in front of the mirrors. Therefore, there was the need to find scholars who could support such knowledge. It was then that the phenomenological method, from Goethe, expanded research offering students freedom in the process and intensifying the observation of the phenomena. Firstly, throughout a period of fifteen years the role of the mirror in the Theatre Group of Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) is reported by analyzing aspects of the context of each scene and the tool used by the group of actors. Supportive sources of knowledge and theatrical techniques that established the trajectory of the group during this first part, were theater’s authors, such as Boal, Brechet, Koudela, Spolin. Other authors being, Sartre, Ponty, Ostrower were examined to assist in the understanding of subjective interpretation processes, as well as to describe the object of research, to deepen in the concept of image and in the action of the students when seeing themselves in mirrors in the room. During the experiment, the adaptations to the process were taken note and the mirror tool described throughout the steps of formatting the class method. To this point, the methodology chosen was ethnography based on the autobiographical narrative that can take the phenomenon and its processes to an empirical research. Duvignaud, Morin, are authors who have made the languages of dialogue processes and phenomena. In phenomenology, the seven steps are very clear principles that have been experienced, first, by the researcher and then systematized into steps of enjoyment between students and mirrors, and, only later, to systematize the phases of method. The author that supported this study was Bach Jr., when clearly presenting, the phases of Goethe's phenomenological. The research, after presenting the method and its applicability proven in the past ten years, presents a format that might be a menu for the discipline of Performing Arts<br>A pesquisa partiu dos fenômenos observados em sala de aula e na busca do entendimento dos processos que ocorriam nas aulas de Artes Cênicas a partir das vivências dos alunos frente aos espelhos. Buscamos teorias que pudessem ampliar meus conhecimentos. Foi então que o método Fenomenológico, de Goethe, amparou a intensificação na observação da pesquisadora aos fenômenos. Primeiramente, durante quinze anos a função do espelho no Grupo de Teatro do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), são analisados os aspectos do contexto da cena como a ferramenta utilizada pelos atores do grupo. Nesse percurso, os autores de teatro Boal, Brecht, Koudela e Spolin, como fontes de conhecimento e técnicas teatrais, estabeleceram a trajetória do grupo. Na segunda parte, a Fenomenologia e sua Epistemologia foram incorporadas como base para a compreensão dos passos, na sistematização do processo observado e a intuição como experimentação da pesquisadora. Outros autores, Ricoeu, Sartre, Ponty e Ostrower, foram visitados para auxiliar a compreensão da subjetividade, interpretar os processos, descrever o objeto da pesquisa e aprofundar o conceito de imagem, na ação dos alunos quando eles se veem nos espelhos na sala. Na ação do experimento, as adaptações ao processo iam sendo aferidas e a ferramenta espelho, descrita nas etapas das aulas, formatando um método. A metodologia escolhida foi a etnografia que, junto a narrativa autobiográfica pode descrever os fenômenos e seus processos e sub processos em uma pesquisa empírica. As análises de dados vão sendo apresentadas no estudo, em paralelo as adaptações do processo fenomenológico, até chegar à sistematização de sete passos, etapas do método quando da utilização dos espelhos. Duvignaud e Morin são autores que fizeram o diálogo das linguagens dos processos e os fenômenos. Na fenomenologia, as sete etapas têm princípios bem claros que foram vivenciados, primeiramente, pela pesquisadora para depois sistematizar as etapas de fruição dos alunos com os espelhos e, posteriormente, as fases do método. O autor que sustentou esse estudo foi Bach Jr., quando apresenta, de forma clara, as fases da fenomenológica de Goethe. A pesquisa, após apresentar o método e sua aplicabilidade conferida nestes dez anos, apresenta um formato que possa vir a ser uma ementa de disciplina em Artes Cênicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assis, Marcelo Felipe Moreira de. "Por uma prática curatorial mediadora e colaborativa em artes cênicas." Escola de Teatro, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27153.

Full text
Abstract:
Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-29T13:23:57Z No. of bitstreams: 1 IMPRESSAO_PRE_E_TEXTO_VD.pdf: 5879617 bytes, checksum: df847b150549a71bfc3b144c5bd068d2 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-30T13:46:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IMPRESSAO_PRE_E_TEXTO_VD.pdf: 5879617 bytes, checksum: df847b150549a71bfc3b144c5bd068d2 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-08-30T13:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IMPRESSAO_PRE_E_TEXTO_VD.pdf: 5879617 bytes, checksum: df847b150549a71bfc3b144c5bd068d2 (MD5)<br>Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo problema é a formulação de uma prática curatorial em artes cênicas. A hipótese é que as noções de mediação e colaboração, oriundas respectivamente da curadoria em artes visuais e das práticas artísticas em artes cênicas, podem contribuir à formulação de uma prática curatorial em artes cênicas. A abordagem de caráter construtivista adotou procedimentos de teoria fundamentada. Foram identificadas transformações e tendências da prática curatorial na história da curadoria em artes visuais no Brasil e no exterior, analogias entre a curadoria em artes visuais e artes cênicas e, a partir de uma reflexão sobre a emergência da prática curatorial nestes campos, explorou-se o conceito de curador mediador. Seguindo a evidência de que a prática artística provoca transformações na prática curatorial, discutiram-se as produções de artes cênicas na contemporaneidade a partir das noções de Teatro Performativo, enfatizando aspectos da cena contemporânea tributários das performances e happenings. A questão da alteridade inscrita na participação e colaboração foi abordada na perspectiva da "arte participativa", destacando seus pressupostos políticos. Concluiu-se que a construção de uma prática curatorial atenta ao pressuposto da emancipação é um exercício de alteridades, deslocamentos constantes entre as posições usualmente estabelecidas pelos envolvidos, para a produção de um contexto tão performativo quanto o teatro com o qual dialoga. A hipótese inicial foi confirmada com a formulação de uma proposta de curador mediador colaborador em artes cênicas que promova ambientes de diálogo, potencializando múltiplas cadeias de tradução.<br>Cela est une recherche qualitative, dont le problème est la formulation d'une pratique de commissariat dans les arts de la scène. L'hypothèse est que les notions de médiation et de collaboration, provenant respectivement du commissaire en arts visuels et des pratiques artistiques dans les arts de la scène, peuvent contribuer à la formulation d'une pratique du commissariat dans les arts de la scène. L'approche constructiviste adoptée des procédures de la théorie fondée. Les changements et les tendances en matière du curating ont été identifiés dans l'histoire des arts visuels au Brésil et à l’étranger, des analogies entre le commissariat en arts visuels et arts du spectacle, et a partir d'une réflexion sur l'émergence de la pratique du curating dans ces domaines, on a exploré le concept de commissaire médiateur. Après la preuve que la pratique artistique provoque des changements dans la pratique du commissaire, on a discutées les productions en arts de la scène contemporaines les notions du théâtre performatif, en soulignant les aspects de la scène contemporaines influencé par la performance et le happening. La question de l'altérité ancré sur la participation et la collaboration a été approché du point de vue de «l'art participative", en soulignant leurs fondements politiques. Il a été conclu que la construction d'une pratique curatoriale attentif à l'émancipation est un exercice de l'altérité, les changements constants entre les positions généralement établies par les personnes concernées, pour la production d'un contexte aussi performative que le théâtre avec lesquels dialogues. L'hypothèse de départ a été confirmée par la formulation d'une proposition d'un commissaire médiateur collaborateur dans les arts de la scène que puisse promouvoir des environnements de dialogue pour potentialiser multiples chaînes de traduction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lyra, Luciana de Fatima Rocha Pereira de. "Guerreiras e heroínas em performance = da artetnografia à mitodologia em artes cênicas." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284426.

Full text
Abstract:
Orientador: John Cowart Dawsey<br>Acompanhado de 3 DVDs com: Filmagem da pesquisa artetnográfica; Filmagem do espetáculo "Guerreiras"; Fotografias da pesquisa<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes<br>Made available in DSpace on 2018-08-18T04:44:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lyra_LucianadeFatimaRochaPereirade_D.pdf: 43099704 bytes, checksum: 46a1894c2381c5addc86e8bd2f9df4ec (MD5) Previous issue date: 2011<br>Resumo: Partindo de uma escrita performática, esta pesquisa descortina a trança entre duas performances estéticas, quais sejam: A Batalha das Heroínas e Guerreiras. O espetáculo A Batalha das Heroínas, realizado pelas mulheres de Tejucupapo, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, desde 1993, restaura episódio histórico do século XVII, quando ocorreu, pela primeira vez, a participação de um coletivo de mulheres em conflito armado, durante a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil. A segunda performance de nome Guerreiras, que estreou em 2009, advém dos trânsitos e das interações de uma equipe de artistas, coordenada pela pesquisadora na comunidade de Tejucupapo, numa experiência que se intitula de Artetnografia. Por meio desta rede artetnográfica entre artistas e integrantes da comunidade compreendeu-se questões acerca da personificação das heroínas antepassadas pelas mulheres da Tejucupapo atual, que desvela um estado autoral, de f(r)icção das atuantes e suas máscaras, dialeticamente inverso ao da ficção (fiction ou modelado), fomentando o conceito de máscara ritual de si mesmo e alimentando um complexo de procedimentos pedagógicos de criação cênica, a Mitodologia em Artes Cênicas. Do entrecruzamento entre as máscaras rituais de Guerreiras e Heroínas, da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas, reafirma-se a estreita relação entre as Artes e os campos da Antropologia da Performance e do Imaginário<br>Abstract: Beginning with a performative writing, this research unveils the braid made from two aesthetic performances: A Batalha das Heroínas (The Battle of the Heroines) and Guerreiras (Warriors). A Batalha das Heroínas (The Battle of the Heroines) performed since 1993 by the women of Tejucupapo, situated in northern Pernambuco, Brazil. The performance restores the XVII century historical episode when for the first time an armed group of women took part in the battles during the Dutch occupation in north-eastern Brazil. The second performance called Guerreiras (Warriors) premiered in 2009 and is a result of the interactions between a group of artists leaded by the researcher and the community of Tejucupapo in an experience called Artethnography. This artethnographic network of artists and community members intended to achieve an understanding of questions involving the personification of the ancestor heroines by the present Tejucupapo women. This personification reveals a state of f(r)iction between the performers and their masks, dialectically opposed to the fiction (modeled), fomenting the concept of the ritual mask of the self and making possible a complex of pedagogical procedures related to scenic creation, the Mythodology in Drama. From the crossing of the ritual masks in Guerreiras and Heroínas, from Artethnography to the Mythodology in Drama, we reaffirm the close relationship between the Arts and the fields of Anthropology of Performance and Imaginary<br>Doutorado<br>Artes Cenicas<br>Doutor em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruvinel, Tiago de Brito. "Criança em cena : análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15186.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.<br>Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2014-02-17T11:58:34Z No. of bitstreams: 1 2013_TiagodeBritoCruvinel.pdf: 53613393 bytes, checksum: af34cf47c00ce99e5ad79fbb590e8e81 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-02-17T12:58:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_TiagodeBritoCruvinel.pdf: 53613393 bytes, checksum: af34cf47c00ce99e5ad79fbb590e8e81 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-02-17T12:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_TiagodeBritoCruvinel.pdf: 53613393 bytes, checksum: af34cf47c00ce99e5ad79fbb590e8e81 (MD5)<br>Esta pesquisa é uma análise da atuação das crianças-atores a partir do trabalho realizado por elas nos seguintes processos criativos: espetáculo Les Éphémères (2007), de Ariane Mnouchkine, Inferno e Tragedia Endogonia (2010), de Romeo Castellucci, e os curtasmetragem Requília (2012), de Renata Diniz, e O Pé de Bico (2013), de minha autoria. Esta começa com o histórico do “surgimento” da infância e aponta a importância de se mostrar quais foram os significados sociais que as crianças adquiriram ao longo dos séculos e, mesmo antes de se falar sobre os processos criativos com elas, fez-se necessário mostrar que as múltiplas concepções de infância que temos hoje são longos caminhos percorridos por muitos estudiosos da História, da Filosofia, Antropologia, Sociologia, Educação etc. O estudo teve como método de abordagem a Fenomenologia de Merleau-Ponty, focando nos cursos ministrados pelo filósofo, no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, sobre a psicologia e a pedagogia da criança. Além disso, procurou-se fazer um diálogo entre Merleau-Ponty, com o sociólogo Manuel Jacinto Sarmento, da Sociologia da Infância, e a antropóloga Clarice Cohn, da Antropologia da Criança, para traçar os novos olhares sobre a criança na contemporaneidade. Esta pesquisa propõe uma noção de criança-ator para a compreensão sobre os princípios que podem ser observados e que justificam por que uma criança foi selecionada para determinado trabalho artístico e a outra não, com o objetivo de se definir características que possam ser analisadas durante um casting que auxiliariam diretores e preparadores de elenco, tanto na linguagem teatral quanto na cinematográfica. Esta investigação mostra, ainda, que o estudo da atuação da criança não serve somente aos estudiosos da infância, mas ao ator adulto também, visto que muitos diretores afirmam a importância do resgate da credulidade infantil no processo de composição das cenas. Entender a forma como uma criança brinca (to play) em cena, via espaço potencial do psicanalista Winnicott, pode auxiliar o ator adulto a entender como a criança constrói a sua cena e utiliza isso em seu favor. O curta-metragem O Pé de Bico foi o resultado prático desse estudo teórico e mostra os processos pedagógicos que foram utilizados no casting, na preparação e na direção das crianças-atores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This research is an analysis of the acting of child actors from the work done by them in the following creative processes: the spectacles titled Les Éphémères (2007), by Ariane Mnouchkine, Inferno and Tragedia Endogonia (2010), by Romeo Castellucciand the short films Requília (2012), by Renata Diniz, and O Pé de Bico (2013), from my own authorship. This research begins with the history of the “emergence” of childhood and points out the importance of showing which social meanings that children have acquired over the centuries. Even before creative processes were talked about with them, it was necessary to show them that multiple conceptions of childhood that we have today are long paths taken by many scholars from History, Philosophy, Anthropology, Sociology , Education and others. It was used as the method of approaching the phenomenology by the philosopher Merleau-Ponty on this study, focusing on courses taught by him about the psychology and pedagogy of the child in the late 1940's and early 1950’s. Furthermore, we tried to make a dialogue between Merleau-Ponty with the sociologist Manuel Jacinto Sarmento, from Sociology of Childhood, and with the anthropologist Clarice Cohn, from Anthropology of Children, to trace new perspectives on the child in the contemporary world. This research proposes a notion of child actor to the comprehension of the principles that can be observed and justify why a child was selected for a specific artistic work and the others not, with the goal of defining characteristics that can be analyzed during a casting which would assist directors and casting preparers for both theatrical language and film and audiovisual language. This research also shows that the study of the acting of the child is not only to scholars of childhood but for the adult actor as well, since many directors affirm the importance of rescuing the childlike belief in the composing process of scenes. Understand how a child plays on the scene, according to the psychoanalyst Winnicott´s potencial space, can assist the adult actor to understand how the child builds his scene and use it in his favor. The short film O Pé de Bico was the practical result of this theoretical study and shows the pedagogical processes that were used in the casting, the preparation and direction of child actors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Otavio Miguel Chaves de. "As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22583.

Full text
Abstract:
Mestrado em Criação Artística Contemporânea<br>Esta dissertação se configura como uma cartografia forjada na prática de investigação do artista cênico. Nela abordo um investigar que diz respeito a experimentações do artista cênico sobre si, compreendendo-se enquanto Corpo Complexo, que se destrói e se reconstrói para transfigurar-se na articulação de um processo artístico que constituiu material cênico, bem como desdobramentos de materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura. Trata-se de um processo performático de transfiguração do próprio artista/corpo investigador no ato de criação, de criar investigação, material artístico e também, escritura. Deste modo, componho um estudo que propõe uma metodologia de investigação em artes cênicas que, compreendendo o fazer artístico também como lugar para a pesquisa acadêmica, traz como escopo a prática do próprio artista em seu processo de criação. Sendo a metodologia em questão constitutiva e assimilada enquanto uma possibilidade de caminho cartográfico, há também um investigar particular do artista acerca da construção de uma escritura que de a ver a própria investigação, em um contexto acadêmico. Uma escrita pessoal que articula discursos da experiencia e das reflexões do processo artístico, empregando modos de dizer particulares sobre os também se reflete.<br>This dissertation is configured as a cartography forged in the research practice of the performing artist. It approaches the process of investigation which relates to the artist's experiments on himself, understanding himself as complex body. This complex body is envisioned as one which is destroyed and reconstructed to transfigure itself into the articulation of the artistic process that constitutes the performative material. It also unfolds materials of visual languages and the writing process itself. It is a performative process of transfiguration of the artist / investigating body in the act of creation, of creating research, artistic material and writing. Thus, it proposes a methodology of investigation in performative arts that, understanding the artistic doing also as place for the academic research, brings together the scope of the practice of the artist in its own process of creation. The methodology in question is constitutive, assimilated as a possibility of a cartographic path. Therefore it envolves a particular investigation of the artist on the construction of a writing that presents the research in an academic context. A personal writing that articulates discourses of the experience and of the reflection on the artistic process, deploying ways of saying which are particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Marcelo Dias de. "A Constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-25102010-164607/.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a questão da documentação das artes cênicas e fornecer subsídios para a constituição de um patrimônio documental na área. Isso envolve a discussão de conceitos relacionados à natureza das artes cênicas e ao papel da documentação especializada, levando-se em conta o caráter efêmero e fugidio da encenação e a ausência de políticas, programas, metodologias e ações que estimulem a produção e a preservação de registros documentais na área. Discute-se o papel da documentação como bem artístico e cultural, assim como a noção de patrimônio cultural desde a sua origem até a contemporaneidade, quando as dimensões imaterial e documental da cultura passam a ser contempladas pelas políticas oficiais de patrimônio. Visando à formulação de políticas específicas para a constituição de um patrimônio documental das artes cênicas, por meio do desenvolvimento de coleções especializadas em artes cênicas, apresenta-se aqui uma tipologia documental, elaborada a partir do levantamento e análise das metodologias de pesquisa mais comuns em artes cênicas, especificamente daquelas que têm como foco a encenação teatral. Essa tipologia mapeia, define e discute os diversos tipos de documentos passíveis de serem produzidos para e a partir de encenações. Esses conjuntos documentais estão reunidos de acordo com as fases de produção de um espetáculo cênico: processo de criação, encenação, repercussão, estudos e pesquisas, registros sistemáticos e produção executiva. A fim de comprovar a validade e efetividade dessa tipologia, buscou-se testá-la levantando-se exemplos em algumas coleções especializadas em artes cênicas no Brasil e no exterior. A tipologia, além de permitir elaborar diagnósticos das coleções existentes, mostrou-se adequada para orientar a formação e o desenvolvimento de coleções especializadas em artes cênicas.<br>The research aims to reflect on the question of documentation of performing arts and provide elements to the constitution of a documental heritage in that field. That involves the discussion of concepts related to the nature of performing arts and the role of specialized documentation, taking into account the ephemeral and fugacious nature of staging and the absence of policies, programmes, methodologies and actions that could stimulate the production and preservation of documental records in the field. The role of documentation as an artistic and cultural asset is discussed, as well as the notion of cultural heritage since its origin till present time, when intangible and documental dimensions of culture start to be comprehended by the official heritage policies. Having as a goal the formulation of specific policies for the constitution of a documental heritage of performing arts, by means of the development of performing arts collections, a documental typology is presented at this point, elaborated upon the study and analysis of the most common research methodologies in performing arts, specifically of those that have as a focus the theatrical staging. This typology maps out, defines and discusses the various types of document that can be produced for and upon staging. Those documental sets are grouped according to the production phases of a performing show: process of creation, staging, repercussion, study and research, systematic records and executive production. In order to prove the validity and effectiveness of that typology, it has tested by collecting examples from some performing arts collections in Brazil and abroad. The typology, besides enabling the elaboration of diagnoses on the existing collections, has proved adequate to guide the formation and development of performing arts collections.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Teoria em artes cênicas"

1

Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (3rd 2003 Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes). Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 8 a 11 de outubro de 2003. Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aleixo, Fernando, and Narciso Telles. Ateliês em artes cênicas: produção, extensão e difusão cultural. EDUFU, 2015. http://dx.doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-406-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima Muniz, Mariana, Tiago Cruvinel, and Vicente Concilio. Pedagogia das artes cênicas: experiências em escolas e comunidades. EDITORA CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442257.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Franzoni, Tereza Mara. Anais do X Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas - Saídas de Emergência: Saberes e Afetos. Editora Udesc, 2021. http://dx.doi.org/10.5965/978-65-88565-19-3.

Full text
Abstract:
Anais do X Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas é uma publicação em parceria com o Projeto de Extensão Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas que é coordenado por Tereza Mara Franzoni, professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Teatro, do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Teoria em artes cênicas"

1

Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros. "Pesquisa na licenciatura em artes cênicas." In Cartografias do ensino do teatro. EDUFU, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788570785183.0020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Heráclito Cardoso de, João Vítor Ferreira Nunes, and Mariclécia Bezerra de Araújo. "Poéticas da saudade e do encantamento: ritos femininos como norteadores de processos na seara das artes cênicas." In ficções insurgentes: artes vivas em Estados de emergência. Caiaponte Edições, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/532466.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Villegas, Estela Vale. "REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DA PERFORMANCE E TEORIA DO FLUXO NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA." In Artes: Propostas e Acessos. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93420170921.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vilela, Sandra Maria Araújo, Kelly Cristina Ferreira, and Thainara Nominato Silva. "FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL: SENTIDOS E REFLEXÕES." In Linguística, letras e artes: Teorias e práticas interdisciplinares em espaços educativos. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9522120099.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macedo, André de Souza, Arlette Souza e. Souza, Laís Jacques Marques, Matilde Wrublevski Pereira, and Saile Moura Farias. "#Fakensaio: obra dramatúrgica absurda sobre a dicotomia entre a teoria e a prática para ser performada, atuada, vivenciada, imitada e mimetizada." In ficções insurgentes: artes vivas em Estados de emergência. Caiaponte Edições, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/532466.1-18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Nayara Stefanie Mandarino. "A CRENÇA ABSOLUTA NA VERACIDADE DOS DISCURSOS E DO LIVRO DIDÁTICO EM DISSONÂNCIA COM A TEORIA DO LETRAMENTO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/INGLÊS." In Linguística, Letras e Artes e sua Atuação Multidisciplinar. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7481923124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OLIVEIRA, Osvaldo Augusto De. "ABORDAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS." In ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONFIGURAÇÕES E ANÁLISES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Even3 Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/523736.1-24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teoria em artes cênicas"

1

ARAUJO, MARILÚ MPRAES, and Marcus Ramusyo. "O ENSINO DE ARTE E CULTURA POPULAR A PARTIR DE UM OLHAR ARTÍSTICO SOBRE OS BLOCOS TRADICIONAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, VALORIZANDO AS IDENTIDADES CULTURAIS." In X Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas / I Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/130671.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

VINICIUS BIAZON, VICTOR, and GUSTAVO AFFONSO PISANO MATEUS. "O PROFESSOR ENTRA EM CENA: ARTES CÊNICAS COMO ELEMENTOS DIFERENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." In 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.30524.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramazzini Vechi, Geovana, ANA CAROLINA CONSTANTINI, and Lavoisier Leite Neto. "AUTO-PERCEPÇÃO DO EFEITO IMEDIATO DA TÉCNICA VOCAL LAX VOX EM ESTUDANTE DE ARTES CÊNICAS." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-77844.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SAVIAN, Roberta De. "Is@.Coreo: Um corpo bailatriz em processos de mediação/interação tecnológica." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DIAS, luciana da costa. "Nietzsche, Artaud e a Performance: provocações em direção a uma Fenomenologia da Performance." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

HADERCHPEK, Robson Carlos. "A Poética dos Elementos e a Imaginação Material nos Processos de Criação do Ator: Diálogos Latino-Americanos." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ALMEIDA, Marcia. "A descolonização do pensamento dançante." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

KEISERMAN, Nara Waldemar. "Para um teatro espiritual." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BARROS, nykaelle aparecida pereira de. "Técnica de Bufão: possibilidades teórico-práticas para o ator contemporâneo." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

HAAS, Marta. "Resistência à colonialidade nas práticas artísticas e pedagógicas dos grupos Yuyachkani e Ói Nóis Aqui Traveiz." In Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/14094.1-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography