To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria em artes cênicas.

Journal articles on the topic 'Teoria em artes cênicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria em artes cênicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Habib, Ian Guimarães. "CORPOS TRANSFORMACIONAIS." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (2020): 68–106. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.64738.

Full text
Abstract:
Este artigo articula a dinâmica de captura da transformabilidade de corpos e gêneros diversos com a manifestação duplamente vinculada da facetrans nas Artes Cênicas brasileiras. Para tanto: 1) Introduz meu conceito de Corpo Transformacional, apresentando discussões sobre ontologias e epistemologias transgêneras; 2) Caracteriza a facetrans e expõe tensões em torno dela, estabelecendo teoria cênica contra a mesma; 3) Mapeia, via análise bibliográfica, distintas noções de representação e representatividade ligadas à facetrans; 4) Investiga, via historiografia, possíveis genealogias e reestruturações desta prática. Estas elaborações visam ser proposições decoloniais transfeministas resistentes à cisheteronormatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, Larissa de Oliveira. "Editorial." Pitágoras 500 2, no. 1 (2012): 1–2. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634772.

Full text
Abstract:
Apresentamos o segundo número da revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, a Pitágoras, 500. O volume conta com duas partes, o dossiê Teoria e Prática Teatrais: Dramaturgias e Encenações e a seção História do Teatro Brasileiro. O dossiê explora diferentes questões suscitadas pelo diálogo entre a teoria e a prática teatrais, seja na esfera de uma análise de dramaturgias, que se realizam com base em diferentes olhares acerca da teoria do drama; seja em aspectos que envolvem o trabalho de criação do ator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paulino, Leonardo Augusto. "Por uma poética de potencialização em BANDOH: desmoronando construções, ampliando percepções." Revista Periódicus 1, no. 1 (2014): 323. http://dx.doi.org/10.9771/peri.v1i1.10180.

Full text
Abstract:
<div>Este artigo procura refletir sobre a poética do grupo de transatores BANDOH, criado em</div><div>2008 durante a graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto. O intuito do texto é</div><div>evidenciar a proposta do grupo na abordagem da teoria queer durante os processos criativos, bem como</div><div>sua articulação com a criação de um corpo sem órgãos.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares, Stenio José Paulino. "UMA POÉTICA DO GESTO OU MEMÓRIAS DE UM CORPO-TESTEMUNHA." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 208. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.72670.

Full text
Abstract:
Os conhecimentos artístico e científico não são extremos heterogêneos, ambos são dotados da faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano, são abstrações do pensamento. No contexto das artes cênicas situamos em especial o fenômeno do gesto enquanto expressão singular e metafórica e, para tanto, observamos como recorte de análise sua manifestação em uma investigação cênica do movimento. Nesse sentido, cercaremos o fenômeno do gesto cênico, problematizando tanto seu aspecto de movimento do corpo que se revela por meio de um estado psicológico uma intencionalidade de exprimir algo, quanto sua maneira de manifestar uma conduta e um comportamento éticos. Quando apresentamos essa proposição como ponto de partida, pretendemos desenvolver uma experiência de pensamento a partir de um fenômeno que não se permite engessar em teorias e categorias da cultura textual científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Franco, Elison Oliveira. "Jogando com o Cômico: Relato, Experiência e Caminhos de uma Pesquisa." Arte da Cena (Art on Stage) 2, no. 3 (2016): 117. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v2i3.43518.

Full text
Abstract:
O cômico tem sido motivo de debates e composições de distintas teorias no campo das Artes Cênicas, seja como gênero teatral, fenômeno social ou filosofia pedagógica, estética e cultural. Assim, por meio da experiência que teve na Escola do Ator Cômico, em Curitiba, Paraná, o autor busca tratar e delinear, nesta escrita, não apenas as suas formulações, como ainda as suas relações com o jogo, elemento que pode contribuir vigorosamente na manifestação cênica do cômico, considerando o contexto e a abordagem artístico-pedagógica planejada metodologicamente para tal finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Leide Lene Santos. "As contribuições da escrita dos relatórios de estágio na formação de professores de artes." Revista Sítio Novo 2, no. 2 (2018): 26. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.26-43p.

Full text
Abstract:
<p class="SitioNovoResumo">A presente investigação tem por objetivo descrever as contribuições da escrita de seis excertos selecionados de relatórios de estágio supervisionado de professores em formação inicial da licenciatura em Artes Cênicas do Campus Gurupi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Tocantins. Para esse propósito, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza documental. Situamo-nos na perspectiva transdisciplinar da linguística aplicada, campo de investigação da linguagem nas diversas formas de interação humana. Como aporte teórico-metodológico, ancoramo-nos na teoria da linguística sistêmica funcional com ênfase na metafunção ideacional, a fim de retratar as experiências e reflexões vivenciadas pelo professor em formação inicial na escola-campo.</p><p class="SitioNovoResumo"><strong>Termos para indexação</strong>: Estágio supervisionado, professor em formação inicial, relatórios de estágio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Cristina Aparecida, Cláudia Moreira Ribeiro, and Maria Lúcia da Silva Rosa. "“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA." Arte da Cena (Art on Stage) 3, no. 2 (2017): 071. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo. Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mele, Claudia. "O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 40 (2021): 1–32. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101402021e0103.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma reflexão sobre como o exercício da amorosidade pode auxiliar na transformação de si, no entendimento da importância do trabalho colaborativo e na ampliação das possibilidades criativas na prática da/o atriz/ator. A pesquisadora, professora de disciplinas corporais em faculdades de artes cênicas, observou uma mudança significativa nas relações entre as/os estudantes, dentro e fora da sala de aula, após a realização de práticas através do estudo da teoria milenar hindu do sistema de chakras, com enfoque no chakra do coração. São apresentadas sugestões de exercícios, citações de percepções das/dos alunas/os e reflexões a respeito das práticas da amorosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brandi, Mirella. "A linguagem autônoma da luz como arte performativa: a alteração perceptiva através da luz e seu conteúdo narrativo." Sala Preta 15, no. 2 (2015): 46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p46-58.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo aborda a luz como linguagem autônoma de uma arte expandida que se apropria de inúmeros conceitos e técnicas de diversas áreas cênicas e visuais para a criação de narrativas subjetivas. Explora o lado perceptivo da luz como ferramenta artística que se estabelece por meio das artes visuais, do cinema expandido e da arte performativa. O texto evidencia conceitos de diferentes ordens, reunidos de modo singular através da luz. Inicia seu percurso citando algumas descobertas e teorias importantes sobre a natureza incerta da luz, e avança abordando a fusão de linguagens e pensamentos na arte. Um olhar é lançado para o que pode ser aprofundado e reorganizado na criação artística em diferentes áreas. O método investigativo transdisciplinar busca contribuir para a discussão deste tema ainda recente na esfera da iluminação como expressão artística.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Söhnle, Ernesto. "A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico." Signo 40, no. 69 (2015): 110. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i69.6572.

Full text
Abstract:
A psicanálise sempre precisou da arte, em especial da literatura, mas também, das artes plásticas e cênicas para revelar o que a teoria não consegue ver, por representar as estruturas e procedimentos do funcionamento psíquico e social. Nestes termos, Lacan vai ler este amor primordial, que é o amor pela própria imagem, sob o signo do mito de Narciso, assim como o amor transferencial, tematizado por Freud, será conjugado sob o signo do Banquete, seja como suposição de saber, que nada sabe além do desejo de Alcebíades por Agatão, seja como discurso do mestre, por alocar o amor philia no lugar do agalmasedutório. A psicanálise, também vai abordar o amor trágico a partir da lição de Antígona, aquela que deu até aquilo que não tinha, em nome da dignidade humana. Já o amor-paixão será articulado sob a rubrica do bovarismo, expressão romântica de uma aspiração amorosa que, em malogro, vai desembocar na melancolia, como antessala da morte. O amor cômico, na pena de Molière, será o amor que rebaixa o Outro, justamente para que o sujeito não se obrigue a morrer de amor. O amor ao pensamento será articulado nos termos daquele que ama o próprio amor, cujo modelo será o amor cortês provençal. Enfim, no derradeiro Lacan, será o amor de Beatriz que iluminará o caminho sublimatório de Dante em direção à significação vazia do amor eterno. Por tudo isto Lacan irá nos lembrar, em sua homenagem a Marguerite Duras, que o artista sempre irá preceder o psicanalista nos trilhamentos do inaudito, tanto no que se refere ao saber, quanto ao amor...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Peruzzo, Leomar, and Caroline Carvalho. "PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E AS ARTES CÊNICAS: POSSIBILIDADES EM TEATRO E DANÇA." O Teatro Transcende 23, no. 1 (2018): 61. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p61-80.

Full text
Abstract:
: Ao considerar a arte como campo de conhecimento no desenvolvimento de capacidades comunicativas, buscamos reflexões sobre a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas que compreende, neste estudo, o Teatro e a Dança. O presente estudo busca apresentar discussões teórico metodológicas para pensar a inserção das artes cênicas (Teatro e Dança) na pesquisa em educação. Buscamos referências em bases de teses e dissertações (BDTD), repositório de Universidades eda CAPES para conhecermos pesquisas em artes cênicas e educação que adotam como referencial teórico-metodológico a PEBA, e a partir dos dados tecemos nossas discussões em busca de vislumbrar possíveis inserções das artes cênicas na Pesquisa em Educação. Ao término do estudo podemos apontar para a PEBA como uma importante abordagem de pesquisa e produção de conhecimento em Arte e Educação que legitima o Teatro e a Dança como áreas do conhecimento.Palavras chave: Artes Cênicas. Pesquisa em Educação Baseada em Arte (PEBA). A/r/tografia. Teatro. Dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alexandre, Marcos Antônio. "Panorama geral das artes cênicas." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 7 (December 31, 2000): 91. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.7.0.91-99.

Full text
Abstract:
O propósito desse artigo é realizar um panorama das artes<br />cênicas em Belo Horizonte, nos últimos cinco anos, parde<br />tindo da análise de mais de oitenta espetáculos assistidos nesse período e buscando tecer algumas considerações teóde<br />ricas sobre o direcionamento do teatro em nossa cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sebiane Serrano, Leonardo. "Corporeidades Mestiças: pesquisa somático - Performativa como uma opção descolonial." Conceição/Conception 2, no. 1 (2013): 21. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647709.

Full text
Abstract:
O texto discute o princípio de corporeidade e(m) mestiçagem para as artes (cênicas/performáticas), sob os princípios do Manifesto da Pesquisa Somático-Performativa apresentado no VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, em 2012, na cidade de Porto Alegre, pela Profa. Dra. Ciane Fernandes; (re)vistos como uma opção descolonial, para a pesquisa/criação artística e acadêmica nas artes cênicas e performativas na atualidade. Discute a necessidade e a possibilidade de (re)considerar novos olhares, estéticas e poéticas para a pesquisa/criação em artes, a partir da Pesquisa Somático-Performativa, das interfases destas corporeidades mestiças e da desobediência epistêmica, proposta na opção descolonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carreira, André, Biange Cabral, and Diego de Medeiros Pereira. "As Artes da Cena como conhecimento e pesquisa na escola." Revista NUPEART 25, no. 25 (2021): 06–23. http://dx.doi.org/10.5965/2358092525252021006.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões sobre metodologia de pesquisa em artes cênicas, a partir da perspectiva da prática artística como objeto de pesquisa. Discute-se a investigação científica em artes cênicas, particularmente considerando possíveis diálogos com trabalhos desenvolvidos no espaço da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira, Marcilio De Souza. "A ARS EROTICA EM MEDEIA E ROMEU E JULIETA." Revista Europeia de Estudos Artisticos 5, no. 4 (2014): 17–31. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v5i4.80.

Full text
Abstract:
O que a estética da ars erotica significa para pensarmos as Artes Cênicas na atualidade? Com base nesse questionamento apresentamos as peças teatrais Medéia de Eurípides e Romeu e Julieta de Shakespeare, como significativas para se pensar a ars erotica neste texto. Essas obras abrempossibilidades de vivenciarmos outras estéticas na contemporaneidade seja no teatro, na dança ou no cinema. Investigamos a ars erotica buscando compreender como a mesma pode contribuir para a reflexão sobre o corpo e sexualidade no contexto das Artes Cênicas. Utilizamos como referencial metodológico a análise de imagens a partir de representações cênicas e cinematográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Brandão, Tania. "Metodologia nas pesquisas em Artes Cênicas no Brasil." Urdimento 1, no. 3 (2018): 04–15. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101032000004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Carlos Alberto. "Parâmetros fenomenológicos para pesquisa qualitativa em artes cênicas." Revista Aspas 7, no. 2 (2018): 64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p64-77.

Full text
Abstract:
Este artigo é a primeira parte de um ensaio cujo objetivo é expor o emprego de alguns parâmetros do método fenomenológico de pesquisa qualitativa, estruturado para um estudo sobre a operacionalidade do gesto cênico e que constituiu minha tese de doutorado no âmbito do programa de pós-graduação da ECA-USP, a qual foi editada pela Nova Editora Acadêmica com o título Operacionalidade do gesto poético: do cotidiano à cena. Nesta etapa são abordados, em particular, aspectos epistemológicos que fundamentam o método, bem como alguns procedimentos que pontuam o trânsito entre noções teóricas e articulações práticas na estruturação metodológica para orientar a percepção, o registro, a organização e a análise de dados, que derivaram do acompanhamento de performances cênicas envolvendo três atrizes em processos criativos de diferentes montagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Teixeira, João Gabriel L. C. "Análise Dramatúrgica e Teoria Sociológica." Revista Brasileira de Ciências Sociais 13, no. 37 (1998): 89–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69091998000200005.

Full text
Abstract:
O artigo relata a reflexão sociológica sobre os usos da perspectiva dramatúrgica nas ciências sociais contemporâneas a partir de experiência extensiva na utilização de encenações teatrais para o ensino de Sociologia, realizada com alunos de graduação da Universidade de Brasília. Busca desvendar as afinidades entre a Sociologia e as artes cênicas através da aplicação da metáfora do theatrum mundi a objetos sociológicos diferenciados. Faz uma exegese atualizada da perspectiva dramatúrgica, mostrando seu desdobramento nos estudos contemporâneos sobre a performance na vida, na cultura e no palco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez, and Marta Isaacsson Souza e. Silva. "Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar." Urdimento 1, no. 34 (2019): 144–60. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101342019144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rosa, André Luís, Daiane Dordete Steckert Jacobs, Dodi Leal, José Fernando Peixoto de Azevedo, Mara Leal, and Maria Fernanda Vomero. "Editorial - Em trabalho de cura." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 40 (2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101402021e0901.

Full text
Abstract:
Os Editores responsáveis pelo Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas realizam, neste Editorial, uma conversa sobre os conceitos que formaram este trabalho publicado na Urdimento v.1, n.40, setembro de 2021.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Terra, Vinícius Demarchi Silva, and Marina Souza Lobo Guzzo. "Cartógrafos e inventariantes: listas como pesquisa em artes cênicas." Revista aSPAs 5, no. 1 (2015): 60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p60-70.

Full text
Abstract:
<p>Chama atenção o número de trabalhos recentes na cena contemporânea que apresentam em seu processo de criação o uso de listas, inventários e mapeamentos limitados por números, aqui compreendidos como listas cartográficas. Provocados pela radicalidade e qualidade dessas obras, partimos deles para ensaiar sobre a necessidade dessas cartografias listadas na cultura contemporânea. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Penuela Sanches, Pedro Rodrigo. "Algumas de nossas dificuldades: inventário de impasses." Sala Preta 17, no. 1 (2017): 309. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p300-323.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura discutir alguns aspectos fundantes da produção, da circulação e do pensamento em artes cênicas que aqui serão considerados como problemáticos, atravessados por contradições e fontes de possíveis impasses e complexidades de difícil enfrentamento, quais sejam: novidade (ou originalidade) como instituição e norma, e certas noções de espetáculo, representação e representatividade, tal como têm aparecido em alguns debates importantes e frequentes neste campo. Para a construção das reflexões, recorre-se a discussões e problematizações oriundas da filosofia e da crítica de arte, a fim de, no horizonte, instabilizar (ainda que de maneira deliberadamente aberta e inconclusiva) alguns aspectos de certo modus operandi nas artes cênicas, bem como nas artes de modo geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gomes, André Luís. "“Lei(a)tores” em processo coletivo e colaborativo no Quartas Dramáticas." Pitágoras 500 2, no. 1 (2012): 23–32. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634775.

Full text
Abstract:
Em 2010 iniciamos o projeto de extensão “Quartas Dramáticas” no qual são apresentadas leituras cênicas de textos teatrais, realizadas, na sua grande maioria, por alunos do curso de Letras e Artes Cênicas sob a coordenação de professores/pesquisadores da Universidade de Brasília. Nesse artigo, nosso objetivo é relatar essa experiência e analisá-la enquanto procedimento cênico-literário e realização coletiva e colaborativa, propondo uma reflexão entre a leitura analítica e a leitura cênica do texto literário-teatral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Evani Tavares, and Fabrícia Dias. "Culturas negras, ensino, pesquisa e formação em artes cênicas. Uma reflexão.[Evani Tavares Lima e Fabrícia Dias]." REPERTÓRIO, no. 29 (January 26, 2018): 220. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i29.25482.

Full text
Abstract:
<p>A proposta desta fala em forma de entrevista é discorrer a respeito do pensamento estético<br />negro nas artes cênicas, culturas negras e ensino, suas contribuições e possibilidade a partir da<br />prática de uma docente, artista e pesquisadora Inaicyra Falcão. Esta também uma reflexão política<br />respeito de iniciativas como o I Fórum Negro das Artes Cênicas (FNAC). Os principais pontos<br />discutidos durantes as mesas do evento serão aqui retomados a título de reflexão, na perspectiva<br />da construção de metodologias pluriculturais para a formação e vivência da arte.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Repertório, Teatro &. Dança Periódico. "Minha música em cena [Tom Tavares]." REPERTÓRIO, no. 11 (July 20, 2009): 61. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i11.4326.

Full text
Abstract:
O compositor discorre abreviadamente sobre a sua trajetória, enfatizando a frutífera relação com as artes cênicas, e disponibiliza fichas técnicas contendo nomes de todos os músicos que contribuíram para a materialização dos seus trabalhos destinados a peças teatrais e espetáculos de dança encenados na Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sousa, Otavio Miguel Chaves de, and Renato Ferracini. "Por uma Investigação em Artes Cênicas: um caminho cartográfico possível." Urdimento 1, no. 34 (2019): 378–95. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101342019378.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Emerson de Paula, and Álvaro R. M. Duarte. "Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200118.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência constitui um registro, reflexivo, da prática de estágio supervisionado em Teatro, realizada junto à graduação de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/IFAC/UFOP). Neste contexto abrangemos o registro de uma prática, estudo e reflexões sobre o Teatro junto às mulheres em situação de cárcere. Apresentamos, nesse sentido, os desdobramentos e conexões de uma prática teatral a partir da natureza do seu público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dias, Fabrícia. "Memória visual do I Fórum Negro das Artes Cênicas[Fabrícia Dias]." REPERTÓRIO, no. 29 (January 26, 2018): 163. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i29.25479.

Full text
Abstract:
<p>Realizado em fevereiro de 2017, o I Fórum Negro das Artes Cênicas (FNAC) fomentou discussões<br />e iniciativas no âmbito do ensino das artes cênicas, sobretudo no contexto de articulação da<br />Escola de Teatro e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).<br />Desenvolveu atividades dedicadas à formação, promovendo mesas de discussão, conferências,<br />atividades culturais e debates importantes a partir de ateliês temáticos – os ateliês foram espaços<br />de diálogo em que se propusessem sugestivas de inserção de temáticas negras (estética, poética,<br />ensino) no currículo acadêmico e na práxis docente. Esta breve curadoria fotográfica, tecida<br />durante a realização do FNAC por fotógrafos colaboradores da cidade de Salvador, homenageia<br />e busca inscrever na memória esse momento marcante, no qual professores, estudantes, arteeducadores, artistas e coletivos engajados com as pautas negras no âmbito acadêmico e cultural se debruçaram a refletir e propor ações a serem implantadas no ensino superior, promovendo a visibilidade e representatividade de negros e negras pesquisadores e fazedores das artes cênicas, nos âmbitos regional, nacional e internacional.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dallago, Saulo Germano Sales. "MANIPULAÇÃO E PARTITURA VOCAL: O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO PERSONAGEM “SANCHO PANÇA”." O Teatro Transcende 22, no. 1 (2017): 19. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p19-33.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo abordar o processo de composição, tanto do ponto de vista da manipulação quanto da interpretação vocal, do personagem Sancho-Pança, protagonista do espetáculo O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, produzido em 2014 pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. A montagem, fruto de parceria entre os cursos de Música, Artes Cênicas e Direção de Arte da EMAC, teve como eixo principal a relação entre música e formas animadas, utilizando-se do trabalho com a manipulação de bonecos de balcão, dentre os quais se enquadra o personagem supramencionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cabral, Jeferson De Oliveira, and Vera Lúcia Bertoni Dos Santos. "UM OLHAR SOBRE PARTILHA SENSÍVEL NAS ARTES CÊNICAS." Cena, no. 32 (December 11, 2020): 312–18. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.102104.

Full text
Abstract:
Este ensaio trata das relações entre as artes cênicas, mais especificamente do teatro e da dança com à fisosofia, com ênfase na partilha de conhecimento sensível. Os argumentos, aqui dissertados, intentam traçar noções de construção de conhecimento de sujeitos a partir do contato com processos formativos em teatro. Para isto, serão utilizadas noções sobre partilha, sensibilidade, estética, dentre outras; ambos aspectos encontrados nos estudos de Jacques Rancière (2005), filósofo com pensamentos voltados à educação e arte. Como procedimentos metodológicos para confecção desse texto, foram realizadas leituras do livro “Partilha do sensível”, uma resenha crítica do mesmo, e por fim, a criação de diálogos entre seus argumentos e escritos de autores da pedagogia do teatro e da dança. A reflexão procura evidenciar a arte como movimento do sujeito perante si e o mundo. Deste modo, o artigo problematiza noções do texto de Rancière, trazendo suas citações e minhas próprias reflexões a respeito dos escritos, que relacionam os preceitos do autor diretamente com processos formativos nas artes cênicas. Palavras-chavesPartilha Sensível. Artes Cênicas. Conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Thaïs Cristófaro, and Hani Camille Yehia. "Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia." Revista Docência do Ensino Superior 1 (October 15, 2011): 62–74. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2021.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o projeto intitulado “Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia”, cujos resultados se encontram disponibilizados em www.fonologia.org. Através da divulgação gratuita de material de ensino e de aprendizagem das áreas de Fonética e Fonologia de forma interativa, o projeto contribui com a formação de profissionais de várias áreas do conhecimento, entre elas: Letras, Artes Cênicas, Música, Fonoaudiologia, Psicologia e Tecnologia da Fala. O site é apresentado de maneira que o usuário possa praticar um determinado conteúdo quantas vezes sejam necessárias, o que permite maior sucesso, uma vez que pessoas diferentes têm tempos diferentes para sedimentar conteúdos específicos. O sucesso do projeto pode ser comprovado pelo crescente número de acessos ao site, tanto de usuários do Brasil quanto do exterior. O projeto contribui com o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e socializa o conhecimento específico de maneira abrangente para a comunidade em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fernandes, Ciane. "A ARTE DO MOVIMENTO COMO PESQUISA SOMÁTICO-PERFORMATIVA." Cena, no. 32 (December 11, 2020): 73–82. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.104331.

Full text
Abstract:
No contexto da Prática Artística como Pesquisa, a Arte do Movimento de Rudof Laban fundamenta princípios da Abordagem Somático-Performativa e, mais especificamente, da Pesquisa Somático-Performativa. Sob a perspectiva da Análise Laban/Bartenieff de Movimento, a performatividade consiste no mover e ser co-movido por pulsões espaciais, entre matéria e energia, ebulição e pausa, integrando-se com princípios somáticos, exemplificados no texto com atividades dos Laboratórios de Performance do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Através de procedimentos somático-performativos, os processos de pesquisa em artes cênicas são guiados pela vivência criativa em movimento, em imersões de improvisação e análise, dança e escrita, gradualmente estruturando a inovação do conhecimento de modo dinâmico, coerente e relevante. Palavras-chavesArte do Movimento. Análise Laban/Bartenieff de Movimento. Somática. Prática Artística como Pesquisa. Pesquisa Somático-Performativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Theiss, Fabricio, and Fernanda Areias de Oliveira. "O NOIVA: primeiros movimentos de uma pesquisa-criação em Artes Cênicas." IAÇÁ: Artes da Cena 3, no. 2 (2020): 80. http://dx.doi.org/10.18468/iaca.2020v3n2.p80-96.

Full text
Abstract:
<p>Este ensaio apresenta os movimentos de uma pesquisa-criação<em> </em>que está sendo desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e que tem como fonte disparadora uma fotoperformance criada pelo pesquisador em 2012. O objetivo desta escrita é expor as etapas metodológicas dessa pesquisa, bem como apresentar as primeiras etapas de seu estudo genético. Essa investigação artística tem como base de experiência laboral o programa performativo apresentado pela pesquisadora Dra. Eleonora Fabião. Trata-se da etapa inicial de uma pesquisa-criação<em> </em>que, como tal, o compartilhamento público se faz necessário tanto para o prosseguimento do trabalho em questão quanto para a troca entre os pesquisadores que buscam processos metodológicos para suas respectivas pesquisas em Artes Cênicas.</p><p>Palavras Chaves: pesquisa-criação,<em> </em>fotoperformance, performance, programa performativo.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lima, Evelyn Furquim Werneck. "Dos galpões industriais aos espaços públicos da cidade: alguns processos de configuração espacial nas artes da cena brasileira." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 38 (2020): 1–31. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200023.

Full text
Abstract:
Espaços não convencionais utilizados para a performance e o teatro têm sido cada vez mais apropriados pelos encenadores contemporâneos, principalmente em razão das qualidades espaciais com quais a dinâmica cênica atual envolve performers e participantes, em geral intitulada site-specific. Com base nas teorias de Carlson (1989, 2012), Rufford (2015) e Pearson (2001), discutem-se neste artigo ocupações de diferentes configurações espaciais, seja em galpões industriais, seja em espaços públicos ou semipúblicos da cidade que asseguram uma relação participativa entre palco e plateia e estabelecem papel relevante na fruição entre o corpo e o espaço, fora do edifício teatral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Belém, Elisa. "Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial." Sala Preta 16, no. 1 (2016): 120. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p120-131.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta questões relativas ao teatro brasileiro. Defendendo um pensamento fronteiriço, uma descolonização do pensamento e da subjetividade, discute-se a importância da valorização da literatura e das artes cênicas como saberes outros, cujas práticas instruem a produção de conhecimento teórico. Indica-se que a necessidade de criar pode servir como parâmetro para refletir sobre a presença simultânea da brincadeira e da representação, em diversas manifestações performativas e cênicas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Fischer, Stela. "POR QUE FAZEMOS PERFORMANCE E ATIVISMO FEMINISTA?" Arte da Cena (Art on Stage) 3, no. 1 (2017): 008. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v3i1.46166.

Full text
Abstract:
O texto identifica e analisa duas ações cênicas ativistas do Coletivo Rubro Obsceno: Eu abortei (2014) e O que te prende, mulher? (2014-2016), ambas apresentadas como intervenção urbana na cidade de São Paulo. Considerando a análise e cartografia dessas ações - que lançam posicionamentos políticos na construção de poéticas cênicas, e cujas premissas giram em torno de visibilizar as subjetividades das mulheres -, enfatizo a importância da reflexão crítica a partir do próprio fazer artístico. Compartilho a experiência de atuação enquanto artista das artes cênicas e, acima de tudo, identifico os motivos pelos quais ainda se faz necessário promover ativismos feministas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Braga, Bya, Stephan Baumgärtel, and Gláucio Machado Santos. "Sobre o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira." ouvirouver 13, no. 1 (2017): 178–87. http://dx.doi.org/10.14393/ouv20-v13n1a2017-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Tavares Borges Leal, Dodi. "Espacialidade travesti: habitat de gênero e práticas topográficas de corpos trans nas artes da cena brasileira." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 38 (2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200003.

Full text
Abstract:
O artigo trata de interrogar os processos poético-topográficos nas artes cênicas a partir dos paradigmas espaciais instaurados pelas corporalidades transgêneras na cena brasileira recente. A reflexão põe em tensão os fenômenos de performatividade do espaço (Mostaço, 2016) e de performatividade transgênera (Leal, 2018b) buscando entender traços de habitat de gênero nas artes contemporâneas. A espacialidade travesti é então pensada a partir de configurações cênicas provocativas suscitadas por modos atitudinais de proteção e criação de gênero no ambiente. Neste sentido, a partir de incitações de processos criativos recentes, e da noção de racismo ambiental (Santos et al., 2016), analisamos as categorias da passabilidade, da reclusão e do cisplay como possíveis modos de violência ambiental às transgeneridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Camila, and Christina Gontijo Fornaciari. "A tecnologia como elemento transversal da cena." Conceição/Conception 7, no. 1 (2018): 69–91. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648610.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a mirada para a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance) por meio do mapeamento de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia. Será identificada também a transversalidade da tecnologia no ambiente acadêmico das artes cênicas, mediante um levantamento qualitativo e quantitativo de sua inclusão em ementas ou projetos/linhas de pesquisa dos cursos de graduação em dança e teatro, em Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferracini, Renato, and Charles Feitosa. "A Questão da Presença na Filosofia e nas Artes Cênicas." ouvirOUver 13, no. 1 (2017): 106. http://dx.doi.org/10.14393/ouv20-v13n1a2017-8.

Full text
Abstract:
No espetáculo ao vivo o corpo do espectador parece se sintonizar com a distribuição de energia provocada por outros corpos em movimento. Pode-se dizer que o público dança com o performer, sente a vertigem dos movimentos, balança no mesmo ritmo, mesmo sem se movimentar na cadeira. Os recursos técnicos do vídeo, cinema ou computador, ao contrário, fazem com que o senso de esforço do ator ou performer seja distorcido, transmitindo frequentemente uma impressão de espontaneidade em cada gesto. A respiração ofegante, o suor, os erros e os riscos da performance ao vivo acabam por ser eliminados após a edição. A transformação do corpo fluido ao vivo para o corpo exposto na tela passa por uma série de mediações e distanciamentos, que implicam em uma redução das possibilidades de percepção do movimento. O objetivo da mesa é refletir sobre os limites e possibilidades do conceito de “presença cênica” na filosofia, no teatro e nas artes contemporâneas da performance, enfatizando as transformações mediáticas e tecnológicas das relações entre corpo, tempo e espaço, tanto do artista em cena, como dos objetos ao redor, como ainda do público em geral.
 
 ABSTRACT
 In the live performance the body of the viewer seems to tune into the energy distribution caused by other moving bodies. It can be said that the public dance with the performer, feel the vertigo of motion, balance at the same pace, even without moving the chair. The technical features of video, film or computer instead distort the sense of the actor's effort, often conveying a spontaneous impression in every gesture. The panting, sweat, errors and risks of live performance end up being eliminated after editing. The transformation of live body fluid to the body exposed on the screen passes through a series of mediations and differences that imply a reduction in perception of movement possibilities. The purpose of the round-table is to reflect on the limits and possibilities of the concept of "stage presence" in philosophy, theater and contemporary arts of performance, emphasizing the media and technological transformation of the relationship between body, space and time, both the artist on the scene as the objects around, but also the general audience.
 
 KEYWORDS
 Template, referencing, sources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Biscaro, Barbara. "CONSIDERAÇÕES SOBRE O CORPO MUSICAL." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 177. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.72436.

Full text
Abstract:
Neste artigo teço reflexões sobre o corpo musical, partindo das teorias do Gesto Musical. Para compreender o que seria um corpo musical, abordo conceitos das ciências cognitivas e do estudo do movimento, com o objetivo de problematizar as visões de corpo na música. A metáfora do corpo como instrumento é posta em discussão, a partir do momento que os estudos em Gesto Musical reivindicam diferentes formas de vivenciar/olhar para o corpo na experiência musical/sonora. Elementos como a Estética da Sonoridade e as intersecções entre música e teatro complementam uma discussão, acerca da intersecção entre as artes na performance cênica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fagundes, Tuany. "Do amor entre mulheres ao amor entre bonecas: relato de uma atriz e seus processos criativos." Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2, no. 23 (2020): 303–17. http://dx.doi.org/10.5965/2595034702232020303.

Full text
Abstract:
Este artigo relata parte de dois processos artísticos em teatro de animação que a autora desenvolveu durante o curso de Mestrado em Artes Cênicas na UFU (Universidade Federal de Uberlândia). O estopim criativo foi a necessidade da autora em conhecer mais espetáculos em teatro de formas animadas que mostrassem histórias de amor entre mulheres (como lésbicas e bissexuais), uma vez que ela mesma é homossexual. Esta exposição traz reflexões e criações realizadas com teatro de sombras, teatro de objetos e teatro lambe-lambe, além de dialogar com artistas mulheres que foram inspiração e grande influência nas experiências cênicas e espetáculo criado pela respectiva autora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Oliveira, Felipe Henrique Monteiro. "“Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo”: A Performance do meu Corpo Diferenciado." Conceição/Conception 2, no. 2 (2014): 119. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647706.

Full text
Abstract:
Este artigo se pauta na pesquisa desenvolvida para a elaboração de dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, sob orientação da Profa. Dra. Nara Salles e objetiva refletir sobre as questões relacionadas aos artistas com corpos diferenciados nos processos de criação cênica, sobretudo no teatro pós-dramático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rocha, Gabriel Dos Santos. "O DRAMA HISTÓRICO DO NEGRO NO TEATRO BRASILEIRO E A LUTA ANTIRRACISMO NAS ARTES CÊNICAS (1840-1950)." Sankofa (São Paulo) 10, no. 20 (2017): 40. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2017.143681.

Full text
Abstract:
Este artigo abordará a presença do negro nas artes cênicas brasileiras do Segundo Império (1840-1889) – quando o teatro se tornava um ambiente restrito às classes dominantes, os negros eram representados em imagens fortemente ligadas a escravidão e as peças eram carregadas de conteúdo racista – ao Pós-Estado Novo, quando Abdias Nascimento fundou o Teatro Experimental do Negro (1944-1968), visando reverter tal quadro. Analisaremos o processo histórico de mudanças nas representações dos afro-brasileiros nas artes cênicas, enfatizando os esforços empreendidos pelos próprios negros no combate aos estereótipos e imagens pejorativas recorrentes nas produções dramatúrgicas. Podemos caracterizar tais esforços como parte de uma estratégia de luta do antirracismo pela via cultural, na qual o Teatro Experimental do Negro foi um importante expoente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rocha, Fernanda Marília, and Vera Lúcia Bertoni dos Santos. "TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR: PARA UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA, EXPERIMENTAL E COMPARTILHADA." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 109–18. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.110558.

Full text
Abstract:
O texto apresenta reflexões constitutivas de uma pesquisa envolvendo processos de encenação teatral na Educação Básica, que teve por base empírica uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Arte-Teatro junto a jovens estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, configurada como pesquisa-ação e desenvolvida a partir de projetos de encenação teatral propostos em sala de aula. Dentre os subsídios às reflexões sobre a experiência pedagógica e artística vivenciadas nesses processos, destacam-se alguns aspectos do fazer teatral no ambiente escolar, tais como: as relações entre processo e produto na construção de conhecimento em teatro; a perspectiva de compartilhamento da criação artística como inerente à prática teatral; e o caráter eminentemente investigativo da criação em teatro, que se relaciona à sua condição experimental. A reflexão constitui-se a partir de referenciais do campo da Pedagogia das Artes Cênicas, tais como, Koudela e Almeida Junior (2015), Mendonça (2013),Desgranges (2012) e Pupo (2009), dentre outros, dos Estudos Teatrais, como Dubatti (2003) e da Educação, como Becker (2017). A perspectiva do texto é refletir sobre a presença do teatro na educação escolar de maneira a aproximar a sua prática das formas cênicas proliferadas na atualidade. Palavras-chavePedagogia das Artes Cênicas. Educação Básica. Experiência Artística. Processo e Produto. Conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Belém, Elisa. "Quando o pensamento se torna uma prática." Conceição/Conception 2, no. 2 (2014): 14. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647698.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um relato da participação da autora em dois congressos internacionais, na área de artes cênicas. Os eventos ocorreram em 2012, no Reino Unido. Sendo assim, compartilham-se impressões.Descrevem-se partes das programações assistidas destacando-se a prática do debate e da reflexão, assim como a prática cênica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pla, Daniel Reis. "Práticas contemplativas e ensino de teatro na universidade." Conceição/Conception 6, no. 2 (2017): 44. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v6i2.8648587.

Full text
Abstract:
Este artigo refere-se ao uso de abordagens contemplativas no contexto do ensino superior de teatro, considerando minha experiência junto a alunos do curso bacharelado em Artes cênicas da Universidade Federal de Santa Maria e junto ao Centre For Psychophysical Performance Research na Universidade de Huddersfield. Meu objetivo é apresentar algumas noções iniciais sobre esse tema considerando a singularidade das práticas citadas para o processo pedagógico ligado as artes da presença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Almeida, Rogério Salatini de. "Performance, Espaço, Presença, Exposição e Controle: Curadorias, Expografia e performatividade em Artes do Corpo." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 1, no. 40 (2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.5965/1414573101402021e0116.

Full text
Abstract:
O presente texto trata das chamadas “artes do corpo”, abrangendo discussões das artes cênicas, coreográficas e da arte da performance, esboçando uma conceituação do termo “expor”, propondo-o como conceito que define graus de controle sobre a exibição e a fruição de obras de arte nestes gêneros. A hipótese é de que a arte da performance é hoje a linguagem na qual os elementos expositivos mais se engendram com melhor adequação no que concerne à definição do termo “expor”. De forma transversal também trata de questões ligadas às curadorias e expografias, de mudanças de paradigmas na presença do corpo nas artes e da produção de sentido estético pela materialidade dos elementos que constituem a obra de arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lerro, Luiz Daniel. "Re-Ver a tradição: elementos moto-vocais da matriz afro-brasileira no processo educativo do artista da cena." Conceição/Conception 4, no. 2 (2015): 31. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647660.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo promover reflexões sobre o processo de apropriação de gestos, atitudes e ações moto-vocais da cultura afro-brasileira, no âmbito das pesquisas em artes cênicas. Em específico buscar-se-á analisar o uso dos elementos técnico-expressivos da cultura dos candomblés em estruturas de treinamentos corporais, voltados à formação do artista da cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Monteiro, Marianna Francisca Martins. "BATUQUE NO CAMPUS." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (2020): 232–57. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.66744.

Full text
Abstract:
Nesse artigo pretendo refletir sobre o espaço das expressões afrodiaspóricas no ensino das Artes Cênicas. A reflexão se dá em torno de dois momentos no percurso de minhas pesquisas sobre cultura tradicional brasileira. Essas experiências, em seus contextos e consequências, põem em pauta as possibilidades e as dificuldades enfrentadas por epistemologias e pedagogias decoloniais na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography