To see the other types of publications on this topic, follow the link: Teoria espetral de grafos.

Journal articles on the topic 'Teoria espetral de grafos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Teoria espetral de grafos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Aguiar, Jonathan Haryson Araújo, and Francisco Cleuton de Araújo. "Teoria dos Grafos no Ensino Médio." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8, no. 23 (2021): 242–57. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109.

Full text
Abstract:
Compreendendo toda uma série de dificuldades que permeiam o ensino de matemática, esta pesquisa trata sobre o estudo de grafos na Educação Básica como uma alternativa que busca contribuir com elementos que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem. A partir do adequado uso, a Teoria dos Grafos pode facilitar a compreensão e a resolução de problemas em distintos campos da Matemática, com destaque para a Combinatória. A ideia é estimular uma abordagem lúdica e interativa de um problema clássico da teoria dos grafos e, com isso, fortalecer uma perspectiva mais generalizada de resolução, evidenciando a existência de padrões matemáticos neste tipo de situação. A expectativa é realizarmos a aplicação em uma escola da rede pública estadual do Ceará, em uma turma de 2° ano do Ensino Médio, com cerca de 40 alunos. Tendo em vista a relevância da articulação entre ensino de matemática, ciência e tecnologia, vamos utilizar, nesta pesquisa, o software educativo GeoGebra como suporte à compreensão de problemas da Teoria dos Grafos. Trata-se ainda de uma pesquisa em desenvolvimento. Nosso objetivo é discutir sobre a inserção de tópicos da teoria dos grafos nas aulas de Matemática do Ensino Médio, respaldado em estudo bibliográfico e na construção de uma aplicação prática. Para além disso, desejamos refletir sobre aspectos tecnológicos e históricos que envolvem o tema. A avaliação da aplicação didática se dará por meio de um questionário e de nossa observação participante no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que essa pesquisa possa servir como apoio ao trabalho do professor que ensina matemática, tendo como objetivo o despertar para as contribuições da Teoria dos Grafos. Palavras-chave: Teoria dos Grafos; Ensino Médio; GeoGebra; Ensino de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chagas e Sá, Lauro, and Sandra Aparecida Fraga da Silva. "USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INICIAL PARA O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOS." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 3, no. 01 (2019): 15–31. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v3i01.45.

Full text
Abstract:
Em 2009, o Currículo do Estado do Espírito Santo - Brasil foi alterado, incluindo tópicos da Teoria dos Grafos para o segundo e o terceiro anos do Ensino Médio. Face à inclusão curricular, emerge a necessidade de investigar atividades que possam discutir esse tema na Educação Básica. O objetivo deste trabalho foi analisar uma abordagem inicial da Teoria dos Grafos por meio do uso de um problema histórico real e propondo uma situação hipotética à luz da Teoria dos Grafos. O problema fictício foi elaborado para associar o Problema das Sete Pontes de Konisberg à realidade física do município, que é chamado de "Problema das Seis Pontes de Vitória", sendo aplicado aos alunos do segundo ano de ensino médio de uma escola pública do município de Vitória do Estado do Espírito Santo - Brasil, com resultados satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chagas e Sá, Lauro, and Sandra Aparecida Fraga da Silva. "DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 5, no. 02 (2019): 223–41. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i02.111.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a produção de alunos de Ensino Médio em aulas sobre Teoria de Grafos, de modo a estabelecer relações entre suas estratégias de resolução e a do matemático Leonard Euler. Escolhemos para apresentar neste trabalho resoluções de uma carta, que adapta um documento histórico do Problema das Sete Pontes de Königsberg (1736) à disposição geográfica da Grande Vitória (Espírito Santo, Brasil). Esta atividade integra uma sequência didática para a introdução de Teoria de Grafos em turmas de segundo ano de ensino médio em uma escola estadual de Vitória-ES. A atividade foi desenvolvida para uma pesquisa de natureza qualitativa em nível de trabalho de conclusão de curso universitárioa. Com essa experiência, concluímos que a História da Matemática na abordagem da Teoria dos Grafos no Ensino Médio promove apropriação do conhecimento. Também verificamos que a perspectiva histórica permite mostrar que a matemática é uma ciência em contínuo desenvolvimento e que este processo é fruto de trabalho de diversas pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Marcelo De Souza. "CICLOS HAMILTONIANOS EM GRAFOS." Ciência e Natura 39, no. 3 (2017): 595. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x24502.

Full text
Abstract:
Neste trabalho tratamos de um problema clássico bem conhecido em Teoria dos Grafos: o problema da existência de um ciclo hamiltoniano. Um grafo é dito hamiltoniano se possui um ciclo hamiltoniano, ou seja, apresenta um ciclo que percorre todos os vértices do grafo. Estudamos problemas clássicos associados a este problema em termos do número de arestas, do grau mínimo e da sequência de graus dos vértices de um grafo. Além disso, estudamos resultados espectrais para o problema de hamiltonicidade referentes às matrizes de adjacências e laplaciana. A principal contribuição deste trabalho é a apresentação detalhada de condições suficientes e condições necessárias que garantem um ciclo hamiltoniano em um grafo já existentes na bibliografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Lene Wilma Rodrigues, Celina Maria Colina Magalhães, and Patrícia Izar Mauro. "Interações entre pré-escolares: possibilidades de análises." Psicologia: Ciência e Profissão 23, no. 4 (2003): 88–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932003000400013.

Full text
Abstract:
Buscou-se, neste trabalho, construir a rede de relações sociais entre pré-escolares e analisar a pertinência das metodologias utilizadas para a coleta e análise dos dados. Participaram dezessete pré-escolares de uma escola privada em Belém-PA. Os dados foram coletados através de teste sociométrico e observação comportamental. A estrutura do grupo foi analisada a partir da rede de relações sociais, construída através de Árvores Geradoras Mínimas (Teoria dos Grafos). Os resultados mostraram preferências por parcerias diferentes no teste sociométrico e no comportamento interativo. As duas medidas complementaram-se. O uso da Teoria dos Grafos demonstrou-se relevante por possibilitar análises quantitativa e qualitativa do fenômeno social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Noronha, Adriana Backx, José Francisco Ferreira Ribeiro, and Cassilda Maria Ribeiro. "Programação de operações com restrições disjuntivas." Gestão & Produção 3, no. 2 (1996): 204–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1996000200006.

Full text
Abstract:
O problema de programação de operações em um sistema de produção consiste em determinar a seqüência e o calendário de operações a processar em cada uma das máquinas disponíveis na fábrica, de modo que a duração total de execução da programação seja mínima. As peças são processadas de acordo com roteiros de fabricação fixos e as durações operatórias são conhecidas. Neste artigo, o problema da programação de operações com restrições disjuntivas é estudado mediante duas abordagens: programação inteira e teoria dos grafos. Um programa computacional baseado na teoria dos grafos foi desenvolvido e testado. Esse programa permitiu a resolução eficiente de vários exemplos, apesar do caráter não-polinomial do problema estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Gustavo Charles, Waldir L. Roque, Moisés D. Santos, and Rafael M. Magalhães. "Grafos Conexos e Centralidade de Intermediação: Uma Aplicação à Modelagem de Poços Multilaterais em Reservatórios Petrolíferos." Comunicações em Informática 2, no. 1 (2018): 1. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2018v2n1.39198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barros da Trindade, Anna Karla, Francisco De Paula Santos de Araújo Júnior, and Fabiano Dos Santos Nascimento. "GRAFOS: uma nova visão da relação de Euler e os Poliedros regulares." Ensino da Matemática em Debate 7, no. 1 (2020): 130–51. http://dx.doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip130-151.

Full text
Abstract:
No objetivo de transformar o ensino de matemática mais atrativo para os alunos, e, também para os professores de matemática da educação básica, foi proposto um estudo mais sofisticado sobre a relação de Euler e os sólidos platônicos (conhecidos também como poliedros de Platão). A relação de Euller sem duvidas é um resultado bastante importante na matemática assim como a demonstração da existência de apenas cinco poliedros regulares. No entanto, estes resultados são bastante previsíveis, pela forma que os professores ensinam este tópico nas escolas, deixando as aulas de geometria desestimulantes aos alunos. Sendo assim, na perspectiva de enriquecer o ensino de geometria no ensino médio, buscou-se inserir uma nova forma de demonstrar a relação de Euler e os poliedros regulares, introduzindo assim uma ferramenta pouco conhecida no ensino médio, teoria dos grafos. Tais demonstrações não possuem artifícios tão diretos, porém, foi necessário introduzir esse estudo com alguns conceitos e exemplos importantes como poliedros, poliedros convexos e não convexos, poliedros regulares, grafo, grau de um vértice, grafos Eulerianos, grafos conexos, grafos planares, isomorfismo entre grafos, grafos regulares e alguns teoremas relevantes. Como consequência desse estudo, foi possível perceber que a relação de Euller e os poliedros regulares podem ser ensinados de maneira simples e interessante com a utilização dos grafos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Novi Junior, Sergio Luiz, Wagner Alan Aparecido da Rocha, Alex De Castro Carvalho, et al. "Desenvolvimento de Novos Métodos para Investigação do Cérebro durante o Estado de Repouso." Revista Brasileira de Física Médica 11, no. 3 (2018): 33. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p33.

Full text
Abstract:
O funcionamento cerebral parece ser altamente organizado mesmo na ausência de tarefas específicas. Neste trabalho usamos teoria de grafos num experimento de neuroimagem multimodal com ressonância magnética funcional e espectroscopia no infravermelho próximo para entender melhor a conectividade funcional durante o estado de repouso. Nossos resultados sugerem que, independentemente das diferenças entre voluntários, suas propriedades de grafos é muito similar. Além disso, propomos uma nova abordagem para analisar a conectividade de um grupo baseado na frequência de distribuição de links.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Koizumi, Maria Sumie, Marly Theoto Rocha, Catarina Osawa, and Mirna Namie Okamura. "UM MÉTODO DE ANÁLISE DO RACIOCÍNIO APLICADO EM ENFERMAGEM EM NEUROCIÊNCIA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 27, no. 1 (1993): 161–73. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199302700100161.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo preliminar que testa a aplicabilidade de um método de caracterização do conhecimento fundamentado na teoria dos grafos. Os grafos para elucidação do processo diagnóstico foram construídos por 11 (onze) enfermeiras de uma UTI geral as quais usualmente assistem pacientes com problemas neurológicos. Os resultados obtidos mostram que: a estrutura de conhecimento encontra-se em desenvolvimento; há consenso quanto à formulação dos diagnósticos; e, a base de dados que a fundamenta é diversificada e está ligada à forma de especificação da relação causual. O método mostrou-se viável e deve ser reaplicado em uma população maior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fernandes Bella Gomes, Letícia, Karine Fatima de Freitas, Ricardo Luiz Fernandes Bella, Renata Raposo Del-Vecchio, and Gilson Brito Alves Lima. "CENTRALIDADE DE GRAFOS APLICADA À PROJETOS DE ENERGIA RENOVÁVEL." MIX Sustentável 6, no. 4 (2020): 105–14. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.105-114.

Full text
Abstract:
Este estudo visa aplicar a teoria de grafos através da medida de centralidade de autovetor em atividades macro (EAP) de projetos de construção de usinas geradoras de energia elétrica de fonte renovável como eólica, solar, hídrica e biomassa. Os subprojetos que compõem o projeto principal, também chamados na metodologia do PMI como atividades de nível 1, são baseados nos cinco escopos principais para a construção de uma usina elétrica: (1) Projeto Civil, (2) Projeto Elétrico de Subestação, (3) Projeto Elétrico de Linha de Rede de Média Tensão, (4) Projeto Elétrico de Linha de Alta Tensão/ Transmissão, (5) Projeto de Aquisição de Maquinário Específico. A relação de impacto em cronograma final configurada por atraso em um dos subprojetos analisados par a par é analisada como a ligação entre os vértices do grafo traçado para estudo. Os resultados finais obtidos através da aplicação do método são analisados e evidenciam a aplicabilidade da teoria de grafos em diversos segmentos de mercado desde que se possa estabelecer conceitos de vértices e relação entre os mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Semaan, Gustavo Silva, Germano Lopes Ferraz, Rodrigo Erthal Wilson, Debora Alvernaz Corrêa, and José André De Moura Brito. "Uma análise do acervo da revista produção online." Revista Produção Online 20, no. 4 (2020): 1279–300. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4102.

Full text
Abstract:
Para a realização de meta-análises do acervo da Revista Produção Online foram considerados o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e conceitos de Teoria dos Grafos. Os resultados obtidos possuem estatísticas gerais, análises das redes de colaboração, termos em destaque por meio do uso de mineração de texto e a identificação de autores considerados influentes, com base em frequência de publicação, e nas medidas de centralidade em grafos. O objetivo do trabalho é apresentar um panorama geral e de contribuições da revista, de maneira impessoal, apolítica e restrita a dados públicos. Os resultados obtidos apoiam interpretações, perspectivas e saberes deste importante acervo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Figueiredo Dias, Graça, Fernando Mendes Coelho, Maria José Almeida, and Teresa Rebelo. "Aplicação da teoria dos grafos à determinação da liderança. Estruturas familiares." PSICOLOGIA 5, no. 2 (2014): 197. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v5i2.843.

Full text
Abstract:
Define-se centro do poder afectivo no sistema de relações familiares e desenvolve-se um método, baseado na Teoria dos Grafos e na Teoria das Matrizes, que permite determinar o poder de cada indivíduo no grupo familiar. Este método é utilizado na análise dos dados recolhidos através de um inquérito aplicado aos membros de dois grupos de famílias – com e sem doente mental identificado esquizofrénico. Partiu-se da hipótese básica orientadora de pesquisa, de que, comparando as famílias com doente identificado esquizofrénico com as famílias sem doente mental identificado, as primeiras têm o centro de poder afectivo ocupado sobretudo pela mãe, ou outro membro da família, ou não existindo, enquanto nas segundas ele é ocupado pelo casal coparticipativo. É feita a comparação dos resultados obtidos pela análise matemática com os resultados da análise dinâmica das famílias (a partir de entrevistas centradas na família), concluindo-se que se obtêm resultados fundamentalmente idênticos, que além disso confirmam a hipótese de base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gomes, Romulo Fernando Lemos. "Grafos, algoritmos e métricas. Como seguir rastros nas mídias sociais?" Galáxia (São Paulo), no. 38 (August 2018): 220–23. http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554236403.

Full text
Abstract:
Resumo Em Análise de Redes para Mídia Social, os pesquisadores Raquel Recuero, Marco Bastos e Gabriela Zago, do grupo de pesquisa Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), apresentam possíveis caminhos teóricos e epistemológicos para a compreensão do social forjado no digital. A resposta central dos autores aponta para a aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS), associada a elementos da teoria dos grafos e da sociometria, aos estudos de redes sociais na internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Borges, Vanessa Henriques, and Ivail Muniz Junior. "SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA TEORIA DE GRAFOS." Brazilian Journal of Development 6, no. 8 (2020): 61999–2009. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-575.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Scheeren, Vanessa, Elizangela Dias Pereira, and Francieli Aparecida Vaz. "PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS DE EXAMES ATRAVÉS DA COLORAÇÃO DE GRAFOS." Revista do CCEI 23, no. 38 (2018): 30–44. http://dx.doi.org/10.30945/ccei-v23i38.295.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma solução para o Problema de Horários de Exames de cursos universitários. O propósito é desenvolver um cronograma de exames finais viável que aplique todos os exames no período de cinco dias, atendendo às condições impostas pelo problema. Esta abordagem justifica-se pelo fato de que a elaboração do calendário de exames de forma manual consiste em uma atividade exaustiva, que exige a dedicação de muitos funcionários por um longo período de tempo e ainda assim, na maioria das vezes, o resultado final não atende as expectativas. Nesta proposta a técnica de solução fundamenta-se na Teoria dos Grafos, mais precisamente no método de Coloração de Grafos realizado por meio do algoritmo de Welsh-Powell adaptado. Com este propósito, para desenvolver a solução para o problema de programação de horários de exames finais foram utilizados dados reais referentes aos componentes curriculares ofertados aos alunos do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Os resultados alcançados mostraram que o algoritmo de Welsh-Powell adaptado, alicerçado na técnica de Coloração de Grafos conseguiu atender aos objetivos do problema. Com base neste trabalho foi possível desenvolver um Calendário de Exames Finais viável, dentro do prazo estabelecido, satisfazendo a todas as condições impostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Webert Júnio, Veríssimo Amaral Matias, and Eliezer Brandão Bailo. "Análise da Rede de Interação entre os Pesquisadores de Biblioteca Escolar." Biblioteca Escolar em Revista 3, no. 1 (2014): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106601.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a Teoria dos Grafos, com o objetivo de analisar as redes de interação entre os pesquisadores do tema biblioteca escolar, utilizando as bases de dados referências na área de Ciência da Informação no Brasil e fazendo um recorte de 2000 a 2013. Procura identificar os autores que possuem mais interações com outros pesquisadores na publicação de artigos sobre biblioteca escolar com a aplicação dos métodos da Análise de Redes Sociais (ARS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Maia Amaral, Daniel, and Regina Maria Macedo Costa Dantas. "Metodologias transdisciplinares em história das ciências." Revista Scientiarum Historia 1 (November 7, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.125.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz parte de um trabalho em desenvolvimento contínuo referente à constituição de uma rede de agenciamentos informacionais, extraída de documentos históricos, notadamente periódicos científicos especializados. É o recorte da dissertação de mestrado apresentada anteriormente pelo autor, tratando de modelagem e análise computacional-imagética de dados, tendo como base a Teoria dos Grafos e a Teoria de Redes, tema de crescente interesse na Ciência da Informação e abordagem recente no campo da Metodologia da História. Visa fortalecer a área de História das Ciências e as conexões transdisciplinares como parte de uma renovação das políticas científicas em procedimentos de inovação como elementos indispensáveis das políticas de Estado para as Ciências e as Tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Marco Antonio Moreira de, and Nei Yoshihiro Soma. "Métodos simplificados para o problema de minimização de pilhas abertas." Gestão & Produção 18, no. 2 (2011): 299–310. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000200006.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta dois métodos para a solução do Problema de Minimização de Pilhas Abertas (ou MOSP, de Minimization of Open Stacks Problem), um problema de sequenciamento de padrões oriundo do contexto de produção de peças, cuja aplicação industrial é direta. O primeiro é relativo a uma heurística baseada em teoria de grafos e critérios gulosos, enquanto o segundo é relativo a um método de programação dinâmica. Os resultados do experimento realizado comprovam a eficácia das simplificações propostas quando comparadas com os métodos da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bella, Ricardo Luiz Fernandes, Renata Raposo Delvechio, and Carolina Paes Silva. "Revisitando a integração de novos membros nas organizações: uma aplicação da análise de redes sociais." Research, Society and Development 9, no. 8 (2020): e911986290. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6290.

Full text
Abstract:
Esse artigo é uma versão de um trabalho publicado originalmente no congresso nacional em excelência em gestão. Milhões de pessoas ao redor do mundo são admitidas todos os dias em diferentes tipos de organizações. A gestão desse processo requer a dedicação de profissionais capacitados para a integração de novos membros às organizações. Muitas técnicas podem ser utilizadas, entretanto a análise de redes sociais, como Facebook e LinkedIn, tem se tornado uma componente cada vez mais utilizada pelas equipes de recursos humanos. O objetivo deste artigo é simular a escolha de facilitadores no processo de integração de 39 novos membros de uma organização não governamental. A metodologia utilizou informações de relacionamento obtidas nas redes sociais para analisar segundo técnicas matemáticas de centralidade de teoria de grafos. Como resultado a pesquisa selecionou como facilitadores as pessoas mais bem relacionadas dentro grupo considerando análise de diferentes indicadores de centralidade de grafos. A conclusão é que o grupo de facilitadores selecionados devem permitir agregar qualidade, rapidez e alcance ao processo de integração devido as suas características de centralidade na rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hernandes, Fábio, Lilian Berton, and Maria José de Paula Castanho. "O problema de caminho mínimo com incertezas e restrições de tempo." Pesquisa Operacional 29, no. 2 (2009): 471–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382009000200012.

Full text
Abstract:
O problema de caminho mínimo em grafos com parâmetros incertos é um importante problema da programação matemática, visto que possui aplicações nas mais diversas áreas da Computação e da Engenharia, como: redes de computadores, telecomunicações, transportes, manufaturas, dentre outros. Porém, devido à sua alta complexidade computacional, poucos são os algoritmos existentes na literatura. Neste trabalho é proposto um algoritmo, baseado no algoritmo de Okada & Soper, que utiliza dois parâmetros incertos nos arcos, custo e tempo, com restrições de tempo nos nós. As incertezas são abordadas utilizando a teoria dos conjuntos fuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Motta, Marcelo Paiva da. "Topologia dos backbones de internet no Brasil." Sociedade & Natureza 24, no. 1 (2012): 21–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132012000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo visa reafirmar o papel do espaço no estudo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Examinamos a topologia dos backbones de internet no Brasil usando as ferramentas matemáticas da teoria dos grafos. Através do cálculo de índices de centralidade (proximidade e intermediação), bem como de outras técnicas quantitativas, as redes físicas que compõem a internet são relacionadas à rede urbana preexistente, mostrando que em suas características gerais o funcionamento da internet não subverte a geografia econômica do país, a despeito do ideário antigeográfico suscitado por parte da literatura sobre os impactos da tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Rodrigo Sychocki da, and Leandro Carlos Blum. "Planejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA: uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”." Revista Thema 16, no. 1 (2019): 50. http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.50-64.1137.

Full text
Abstract:
O artigo pretende explorar e refletir sobre as formas com as quais foi produzida e realizada uma atividade numa disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o primeiro semestre de 2017. Após a criação do material, requisito necessário para a disciplina Combinatória II, o mesmo foi utilizado em uma turma de Ensino Médio (EJA) numa escola pública, tornando-se elemento de reflexão sobre a formação inicial docente, no que tange à iniciativa e viabilidade de se propor no Ensino Básico o estudo de conteúdos rotulados do Ensino Superior, por meio da didática francesa da Transposição Didática. A atividade consistiu em unir a brincadeira de infância conhecida como “Cama de Gatos” com conceitos sobre a Teoria de Grafos, o qual produz o trocadilho que consta no título. A análise da atividade, a partir da produção dos estudantes participantes, permite inferir que a formação do professor de matemática deva ocorrer de modo contínuo e reflexivo, desde que o professor tenha a consciência de sua importância, enquanto mediador, no processo de construção de conhecimento pelos estudantes. A título de produto, os materiais produzidos estão disponibilizados para a consulta, análise, reaplicação e possíveis adaptações por parte da comunidade de professores e demais interessados na temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Clemente, Filipe Manuel, Fernando Manuel Lourenço Martins, and Rui Sousa Mendes. "Social network analysis: um ensaio sobre a aplicabilidade na análise de cooperação em contextos esportivos." Conexões 13, no. 3 (2015): 175. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640877.

Full text
Abstract:
A cooperação entre companheiros de equipa e a forma como a mesma decorre é de fundamental importância para a compreensão dos processos sociais no interior de um grupo de trabalho no esporte. Para mensurar esta cooperação, métricas recentes baseadas na teoria de grafos tem fornecido uma nova abordagem capaz de potenciar as informações recolhidas quantitativamente. Assim, o presente ensaio tem como objetivo dar a conhecer as técnicas e possibilidades do Social Network Analysis no esporte e como tal abordagem poderá potenciar os estudos sociais. Análise das propriedades da rede de cooperação, bem como, métricas de determinação de dependência entre companheiros e centralidade individual serão apresentados e discutidos neste ensaio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Braga, Mauro Joaquim da Costa, Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, and Marco Aurélio Ruediger. "Mundos pequenos, produção acadêmica e grafos de colaboração: um estudo de caso dos Enanpads." Revista de Administração Pública 42, no. 1 (2008): 133–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122008000100007.

Full text
Abstract:
Utilizando a base de dados dos trabalhos publicados nos Enanpads realizados em 2002-04, este artigo focaliza a área de administração da informação para realizar um estudo exploratório sobre a formação de padrões nas estruturas de disseminação do conhecimento acadêmico no Brasil, apoiado nos conceitos oriundos da análise das redes sociais e conjugados com a base proveniente da teoria dos grafos e em recursos computacionais. Procurou-se mapear os fluxos de informações que possibilitam as trocas de conhecimento através das ligações existentes no meio acadêmico. Os resultados indicam a necessidade de ampliar e estreitar os laços entre os autores, notadamente os que possuem algum grau de centralidade local, no intuito de obter o fortalecimento das instituições de ensino, de forma a quebrar as resistências à produção conjunta entre elas, em detrimento do padrão de reprodução endógena detectado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

HECK, JOAQUIM, and ION GEORGIOU. "CARTOGRAFIA ESTRUTURAL PARA REVISÃO DE LITERATURA: REVELANDO A ESTRUTURA SUBJACENTE DE UMA LITERATURA POR MEIO DE UM ATLAS BIBLIOGRÁFICO." Revista de Administração de Empresas 59, no. 2 (2019): 121–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020190205.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de um estudo em metodologia que determinou um método específico de análise histórica bibliográfica, descrito como cartografia estrutural para revisão de literatura. O método de cartografia estrutural é rigoroso, interdisciplinar e revela a estrutura de uma bibliografia em estudo por meio dos conceitos metodológicos encontrados em pesquisa histórica, pesquisa bibliográfica, teoria dos grafos, análise de índices e redes de citações e cartografia. Pretende-se que o leitor tenha uma ampla compreensão sobre o que é e como se aplica o método de cartografia estrutural. Por fim, serão apresentadas 12 maneiras de se abordar a estrutura de uma literatura utilizando o atlas bibliográfico elaborado por meio da cartografia estrutural para revisão de literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

ROCHA, Manuela Lima Carvalho da, Samia Marcia Araujo Monteiro PIRES, Simone Souza da Costa SILVA, and Fernando Augusto Ramos PONTES. "Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura1." Revista Brasileira de Educação Especial 26, no. 3 (2020): 527–44. http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0168.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo, objetivou-se identificar a rede de conhecimento existente na Revista Brasileira de Educação Especial por meio da descrição do padrão relacional e de algumas métricas de rede. O estudo consistiu em uma revisão com características peculiares à revisão sistemática: a análise de rede de conhecimento por meio das palavras-chave e a teoria dos grafos. A busca dos artigos ocorreu na referida revista, atingiu publicações de 1992 a 2017. Encontrou-se 391 artigos e 615 palavras-chave diferentes. Concluiu-se que a rede de conhecimento apresenta baixa densidade e alto índice de clusterização e que as palavras-chave com maior centralidade de grau e de intermediação foram Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Vicente, Amarildo, and Rogério Luiz Rizzi. "UMA APLICAÇÃO DE GRAFOS A UM PROBLEMA AGRÍCOLA, ENVOLVENDO DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E TRANSPORTES." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 19, no. 3 (2011): 203–9. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v19i3.238.

Full text
Abstract:
Propriedades agrícolas têm necessidade de melhor planejamento da distribuição de tubulações utilizadas para irrigação e, ainda, de racionalização de estradas para veículos. Por isso, este trabalho está subdividido em dois objetivos: o primeiro consiste em determinar por onde deve passar uma rede de tubos, destinada à ligação de diversos pontos em uma área de cultivo, a fim de minimizar a quantidade de tubos; o segundo consiste em encontrar, nesta área, o menor caminho para a passagem de um veículo, que deve visitar os pontos citados, contidos em um projeto agrícola para uma propriedade rural, situada no noroeste do Paraná. Estes problemas foram resolvidos, usando-se recursos da teoria dos grafos. O primeiro, por meio de uma árvore geradora mínima e, o segundo, por meio de um algoritmo para o problema do caixeiro viajante. As soluções destes problemas mostraram que o produtor poderia ter usado 139,4 metros a menos de tubos, em relação ao sistema já implantado, bem como um caminho com 65,3 metros a menos, em relação ao caminho ora utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Faria, Antonio Hot Pereira de, Diego Filipe Cordeiro Alves, and Alexandre Magno Alves Diniz. "A análise de redes sociais para o estudo de gangues: uma abordagem a partir da teoria de grafos." Revista Brasileira de Segurança Pública 12, no. 2 (2019): 112–32. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.943.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a conformação de uma gangue oriunda de um aglomerado subnormal de Belo Horizonte e que atua na capital e outros municípios mineiros. Utilizou-se como base teorias sobre a análise de redes sociais e grafos. O instrumental da pesquisa contou com análise documental de boletins de ocorrência policial dos eventos perpetrados pelos agentes envolvidos na formação da gangue no período de 2006 a 2014. Foi utilizado NodeXL como recurso para análise de redes. Identificaram-se as conexões criminais por meio da atuação conjunta de autores de delito num mesmo evento. Descreveu-se como se dá a estruturação e desenrolar de vínculos (estrutura topológica) entre indivíduos em uma rede configurada pela gangue estudada. Os resultados de medidas de centralidade (grau, centralidade de proximidade, centralidade de intermediação, centralidade de autovetor) e métricas (distância geodésica, diâmetro, densidade e modularidade) permitiram identificar que a gangue representa uma rede social coesa, em que é possível por meio da metodologia proposta identificar os principais elementos em termos de importância para os vínculos criminais na gangue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Borges, Thiago T., Paulo A. N. Garcia, Sandoval Carneiro Jr, and José L. R. Pereira. "Restabelecimento de sistemas de distribuição utilizando fluxo de potência ótimo." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 6 (2012): 737–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000600007.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia para solução do problema de restabelecimento de Sistemas de Distribuição de Energia após a ocorrência de um defeito. Trata-se de um problema de programação não linear inteira mista de difícil solução pelos métodos tradicionais. Na metodologia proposta, as variáveis discretas do problema são modeladas como uma função contínua, permitindo que o problema possa ser resolvido utilizando-se o Método Primal-Dual de Pontos Interiores. No processo de solução, inicialmente utiliza-se teoria de grafos para determinar as áreas isoladas e os laços no sistema. Em seguida, as chaves são fechadas com base em um índice obtido através do Fluxo de Potência Ótimo (FPO). O problema é resolvido passo a passo de tal forma que uma sequência viável de operação é fornecida no final do processo. Testes e comparações são realizados mostrando a eficiência da metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sousa, Rogério Nogueira de, and David Nadler Prata. "RESUMO AUTOMÁTICO DE TEXTOS JURÍDICOS USANDO GRAFOS COM VOCABULÁRIO CONTROLADO E ALGORITMO K-MEANS COM WORDS EMBEDDING." REVISTA ESMAT 11, no. 18 (2019): 65–80. http://dx.doi.org/10.34060/reesmat.v11i18.304.

Full text
Abstract:
O processo judicial eletrônico é uma realidade no Brasil, onde 70% dos casos novos em todo Poder Judiciário são virtuais. Fazer uso adequado dessa realidade e aprimorá-la é primordial para dar vazão à demanda de aproximadamente 25 milhões de processos novos por ano. Nesse contexto, buscar facilitar o dia a dia dos operadores da justiça brasileira, responsáveis pelas análises do crescente volume de informação digital presentes nos autos, é primordial para a eficiência na prestação jurisdicional e amplo acesso à justiça. Usar resumos/textos é uma forma ágil de se inteirar sobre o assunto do texto, podendo ser um meio de empregar mais agilidade à tramitação processual. Assim, esta pesquisa visa ao desenvolvimento de uma ferramenta capaz de gerar automaticamente resumos de textos jurídicos, fazendo uso de técnicas de Processamento de Linguagem Natural e teoria de grafos em conjunto com o vocabulário jurídico advindo do Supremo Tribunal Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Magalhães, Rafael Caldeira, and Ana Rosa Baganha Barp. "INOVAÇÕES METODOLÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ESTRATÉGICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS." Review of Administration and Innovation - RAI 11, no. 3 (2014): 200. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v11i3.100221.

Full text
Abstract:
A questão central deste artigo é investigar a teoria e metodologia de criação e simulação de cenários estratégicos dos recursos hídricos em bacia hidrográfica. Esta teoria está baseada em três elementos da álgebra linear, sendo as teorias de matrizes, dos grafos e dos jogos. A integração de tais teorias foi utilizada através de métodos de análise estrutural, análise de atores sociais e análise morfológica, voltados para o planejamento e gestão da água. Para facilitar a compreensão, a modelagem computacional trouxe contribuições importantes através de três softwares: MICMAC (matriz de impacto cruzado-multiplicação aplicado à classificação), MACTOR (atores, objetivos e relações de força) e MORPHOL (matriz morfológica). A área de estudo é a bacia hidrográfica do Rio Ararandeua, caracterizada predominantemente pela prática do desmatamento na Amazônia brasileira, com grande incidência de conflitos pelo uso da água. Este trabalho demonstra a necessidade de que o planejamento do uso da água deve considerar as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais do território na visão de desenvolvimento sustentável. A partir do trabalho de campo realizado no âmbito da pesquisa, foi possível criar e simular os cenários da bacia do Rio Ararandeua. Entre os cenários criados, destacam-se duas alternativas de gestão de recursos hídricos: o cenário sustentável e o cenário tendencial de exploração de recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Valle, Marcos José. "Estratégias de Inserção e Permanência na Rede de Trabalho em Tecnologia da Informação." Connection Scientific Journal 1, no. 2 (2018): 18–40. http://dx.doi.org/10.51146/csj.v1i2.8.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é uma análise sobre configurações de trabalho na área de Tecnologia de Informação, visa identificar estratégias de inserção e permanência de profissionais no mercado de trabalho organizado em rede. Utiliza metodologia qualitativa valendo-se de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais do setor, todos da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, estado do Paraná, analisados sob a Teoria dos Grafos e observada a construção dos Laços Fortes e Laços Fracos e a superação de Buracos Estruturais. Os entrevistados selecionados para a amostra apresentam situações das quais se beneficiam por meio das cadeias relacionais curtas, laços fortes, e dos laços fracos pela enfatize de suas competências profissionais e como são lembrados. Conclui-se que os profissionais do setor enfrentam forças de oferta e demanda em um mercado cujo fator de produção e mercadoria de troca é o conhecimento, sob o risco constante de insucesso em permanecerem atuantes com base na disponibilidade de oportunidade combinadas ao esforço intensivo necessário para atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Valle, Marcos José. "Estratégias de Inserção e Permanência na Rede de Trabalho em Tecnologia da Informação." Connection Scientific Journal 1, no. 2 (2018): 18–40. http://dx.doi.org/10.51146/csj.v1i2.8.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é uma análise sobre configurações de trabalho na área de Tecnologia de Informação, visa identificar estratégias de inserção e permanência de profissionais no mercado de trabalho organizado em rede. Utiliza metodologia qualitativa valendo-se de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais do setor, todos da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, estado do Paraná, analisados sob a Teoria dos Grafos e observada a construção dos Laços Fortes e Laços Fracos e a superação de Buracos Estruturais. Os entrevistados selecionados para a amostra apresentam situações das quais se beneficiam por meio das cadeias relacionais curtas, laços fortes, e dos laços fracos pela enfatize de suas competências profissionais e como são lembrados. Conclui-se que os profissionais do setor enfrentam forças de oferta e demanda em um mercado cujo fator de produção e mercadoria de troca é o conhecimento, sob o risco constante de insucesso em permanecerem atuantes com base na disponibilidade de oportunidade combinadas ao esforço intensivo necessário para atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Couto, Andréa, Maély Ramos, Enizete Ferreira, Maria Furtado, and Jamille Silva. "TEACHER ILLNESS: A SEMANTIC NETWORK ANALYSIS BASED ON GRAPH THEORY." Psicologia, Saúde & Doença 20, no. 3 (2019): 682–97. http://dx.doi.org/10.15309/19psd200311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ramos, Maély Holanda, Simone Souza Silva, and Fernando Ramos Pontes. "Panorama das pesquisas sobre crenças coletivas de eficácia docente." PSICOLOGIA 29, no. 2 (2015): 33–46. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v29i2.1012.

Full text
Abstract:
Eficácia coletiva docente refere-se às crenças de um professor na capacidade dos membros do seu grupo para obterem sucesso numa determinada ação pedagógica. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, na perspectiva social cognitiva. Toma-se por base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Para tanto, foram analisados 30 artigos resultantes de buscas realizadas nas bases de dados da CAPES-periódicos, referentes ao período entre 2000 a 2014. Para análise dos dados aplicou-se estudo das redes de relações para identificar as conexões entre as variáveis investigadas nos artigos por meio de grafos. Os resultados indicaram que nos artigos investigados algumas variáveis alcançaram destaque, pois foram mais frequentemente relacionadas à eficácia coletiva, a saber: autoeficácia docente, desempenho de alunos e situação socioeconômica. Isto indica que estas variáveis podem influenciar a eficácia coletiva. Notou-se que os estudos indicaram uma influência recíproca entre autoeficácia e eficácia coletiva. Isto sugere que, apesar de serem construtos distintos, estas variáveis são interdependentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, André Ricardo Prazeres, Josefina Flórez, Denise Beer Frenkel, and Licinio da Silva Portugal. "Indicadores do desenho urbano e sua relação com a propensão a caminhada." Journal of Transport Literature 8, no. 3 (2014): 62–88. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312014000300004.

Full text
Abstract:
A viagem a pé envolve certas condições frequentemente denominadas como caminhabilidade, observando-se vários estudos que buscam estabelecer, não só os fatores que interferem nela como os indicadores usados para medi-la. Um destaque vem sendo dado ao ambiente construído e, em particular, ao desenho urbano, que configura a rede de caminhos. A configuração desta rede, sua densidade e conectividade afetam os tempos, a continuidade dos deslocamentos a pé, bem como o número de itinerários alternativos. A partir da revisão da bibliografia e dos índices disponíveis na Teoria dos Grafos, estabelecem-se os indicadores mais adequados para representar o desenho urbano e para investigar a influência da configuração da rede de caminhos na propensão a caminhada. Conceitualmente, indicadores derivados dos ciclos tendem a melhor explicar a conectividade. Sugere-se ainda, de forma exploratória, uma escala, baseada em indicadores de fácil obtenção, que expresse o potencial de uma dada área favorecer as viagens a pé, de acordo com tal configuração. Essa escala pode contribuir para a escolha de áreas para a implantação de Polos Geradores de Viagens orientados aos pedestres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Carmo, Frederico Augusto Rosa do, Adilson Curi, and Wilson Trigueiro de Sousa. "Otimização econômica de explotações a céu aberto." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 3 (2006): 317–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000300011.

Full text
Abstract:
A determinação dos limites da cava final de qualquer projeto de mineração é um dos maiores desafios de um projeto de mineração. Tais limites precisam ser definidos já no início dos trabalhos de planejamento de lavra e devem ser reconsiderados, novamente e rotineiramente, durante toda a vida útil da mina. Um dos propósitos do plano de exaustão de minas a céu aberto é determinar a cava final ótima, baseando-se em um modelo econômico sujeito a restrições técnicas e visando à maximização do valor atual líquido do projeto. O primeiro algoritmo específico relacionado ao tema foi publicado por Lerchs e Grossmann (1965). O algoritmo de Lerchs e Grossmann tem sido aceito como padrão de teste em comparação com outros algoritmos equivalentes, que têm sido propostos, porque ele resolve o problema correspondente, segundo a teoria dos grafos, ao corte mínimo e fluxo máximo. Outros algoritmos de otimização de cavas finais de minas a céu aberto também são apresentados nesse trabalho. Além disto, um programa acadêmico para a otimização de cavas foi desenvolvido pelos autores sendo que os fundamentos deste são apresentados no presente artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Semaan, Gustavo Silva, Edelberto Franco Silva, and José André De Moura Brito. "O acervo da Teias em foco: as perspectivas e contribuições da revista através de meta-análises." Revista Teias 22, no. 64 (2021): 4–19. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2021.53285.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de conhecer novas perspectivas em relação ao acervo da Revista TEIAS, em destaque pela alta qualidade de seus trabalhos e de excelência confirmada pelo sistema de avaliação Qualis da CAPES, o trabalho analisa sua comunidade por meio das redes de colaborações e contribuições. Criada no ano 2000 com foco na área de conhecimento Educação, em seu 21º ano de atuação superou a marca de 1.000 artigos publicados por mais de 1.300 autores. Para a realização das meta-análises foi considerado o processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados e conceitos de Teoria dos Grafos. Os resultados obtidos possuem estatísticas gerais, análises das redes de colaboração, termos em destaque ao passar dos anos e autores considerados influentes com base em sua frequência de publicação na revista, pela quantidade de autores com quem colaboram bem como por meio do uso da medida de centralidade por intermediação. Assim, o presente trabalho fornece informações e análises importantes, que podem ser consideradas em outras pesquisas e apoiam interpretações, perspectivas e contribuições deste importante acervo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira do Nascimento, Jefferson, Hernane Borges de Barros Pereira, and Marcelo Albano Moret. "Grafos e Teoria de Redes: uma análise do Ensino de Física Brasileiro no período 1972-2006 por meio de cliques de palavras-chave." Revista Cereus 10, no. 2 (2018): 315–39. http://dx.doi.org/10.18605/2175-7275/cereus.v10n2p315-339.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Moreira, José Mauro Magalhães Ávila Paz, and Luiz Carlos Estraviz Rodriguez. "A incorporação de corredores de conectividade no manejo de florestas industriais utilizando a heurística da RazãoR." Revista de Economia e Sociologia Rural 48, no. 2 (2010): 255–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032010000200001.

Full text
Abstract:
Modelos de planejamento florestal com restrições espaciais resultam em problemas matemáticos combinatoriais de difícil resolução. O procedimento mais apropriado, neste caso, é desenvolver métodos heurísticos, em vez das técnicas tradicionais de programação linear. O objetivo deste trabalho é aplicar, aprimorar e avaliar o desempenho da heurística denominada RazaoR (NOBRE e RODRIGUEZ, 2005), desenvolvido para a solução de problemas de planejamento florestal formulados integralmente com variáveis binárias e de acordo com o modelo Tipo I (JOHNSON e SCHEURMAN, 1977 apud CLUTTER et al., 1992, p. 281). O método incorpora restrições espaciais de conectividade entre os fragmentos de vegetação nativa adjacentes às florestas de produção. O déficit de conectividade das soluções foi avaliado a partir de um algoritmo recursivo baseado na Teoria de Grafos e em técnicas de programação dinâmica. Como estudo de caso, utilizou-se uma fazenda de uma empresa de celulose do estado de São Paulo. A heurística foi eficaz e eficiente no número de iterações necessárias para encontrar medidas viáveis para o problema, mostrando-se ineficiente apenas no tempo computacional exigido. Os valores da função objetivo das soluções encontradas variaram de 99,71% a 99,83% do valor da solução ótima, com uma média de 48 iterações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Walker, Rubens Aguiar, Ercilia Stefano, Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, Fátima Regina Neves Lima, Fernanda Santana Paulo, and Marcos Santos. "Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade." Brazilian Journal of Development 5, no. 12 (2019): 32647–73. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n12-328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva Neto, Francisco Firmino da, and Breno Barros Telles do Carmo. "Proposta de um modelo de coleta para o canal reverso de pós consumo de papel em um campus universitário baseado na teoria dos grafos." Revista Produção Online 13, no. 4 (2013): 1543. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1526.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pinho, Giselle Fernandes de, and Ana Cláudia Duarte Cardoso. "O legado das colonizações da Amazônia oriental: redes de aglomerados rurais ou redes proto-urbanas?" PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 7, no. 1 (2016): 35. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i1.8646107.

Full text
Abstract:
Este artigo assume estudos de caso nos Municípios de Moju e Acará para investigar uma rede de pequenas aglomerações que compõem o território rural do nordeste paraense. Normalmente invisível aos órgãos oficiais e não considerada no desenho das políticas públicas rurais e urbanas, esses aglomerados efetivamente estruturam o território rural, como pode ser apreendido por meio de cartografia social. O objetivo deste artigo é relacionar os níveis hierárquicos dessa rede de aglomerados rurais aos resquícios das políticas colonizadoras. A metodologia utilizada foi qualitativa voltada para a análise de padrões sócio-espaciais, utilizando como ferramentas a cartografia social e a teoria dos grafos para gerar um gradiente urbano-rural e os níveis de hierarquia da rede. Apesar da prevalência de funções agrárias, assumidas como ponto de partida da colonização realizada nos anos 1970, observa-se a disseminação de aglomerados rurais hierarquizados por centralidade, disponibilidade de serviços, estratégias de subsistência e coesão social, que articulam usos rurais a expectativas de consumo e acesso às políticas públicas normalmente associadas ao universo urbano, conectando esses dois mundos. O resultado de tantas superposições é um território híbrido cuja morfologia e padrão socioespacial em rede são pouco compreendidos e valorizados tanto pelo setor público quanto pela iniciativa privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Morelli, André Borgato, and André Luiz Cunha. "Assessing vulnerabilities in transport networks: a graph-theoretic approach." TRANSPORTES 29, no. 1 (2021): 161–72. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2250.

Full text
Abstract:
O projeto e a manutenção de sistemas de transporte sustentáveis e resilientes dependem da identificação de possíveis vulnerabilidades antes que as crises ocorram, para que a infraestrutura e as estratégias de ação sejam efetivamente desenvolvidas em tempos de crise. No entanto, dada a complexidade dos sistemas de transporte, os métodos propostos para avaliação de vulnerabilidades são de difícil implementação e requerem dados inacessíveis para a maioria dos municípios brasileiros. Diante desse cenário, e com o intuito de simplificar a análise preliminar de um sistema em busca de vulnerabilidades, o objetivo deste trabalho é apresentar a medida de centralidade da teoria dos grafos que melhor representa a vulnerabilidade local das redes de transporte terrestre nas cidades brasileiras. O método proposto no estudo foi a degradação sistemática da rede medindo o decaimento de continuidade no sistema, definida como a proporção de caminhos válidos que permanecem na rede após a remoção de um determinado número de vias. Os resultados apontaram que a centralidade de intermediação é a métrica que melhor reflete a vulnerabilidade, uma vez que a estratégia de ataque que remove progressivamente as estradas com maior centralidade de intermediação apresenta um declínio mais rápido da continuidade. Com este resultado, esperamos facilitar a detecção de vulnerabilidades nos sistemas de transporte e orientar a criação de sistemas de transporte mais resilientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leite, Denise, Célia Elizabete Caregnato, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Isabel Pinho, Bernardo Sfredo Miorando, and Priscila Bier da Silveira. "Avaliação de redes de pesquisa e colaboração." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19, no. 1 (2014): 291–312. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772014000100014.

Full text
Abstract:
O setor acadêmico brasileiro vive um momento de estresse quantitativista. Docentes e pesquisadores são avaliados pelas métricas individuais de sua produção bibliográfica. Apesar de sua importância, a colaboração no trabalho de pesquisa em grupo, nas redes de pesquisa, ainda não constitui objeto de avaliação sistemática. Medem-se os produtos, mas os processos que os geram permanecem desconhecidos. Este estudo objetivou construir marcadores para a avaliação de processos interativos de trabalho em redes de pesquisa. Entendemos que este tipo de rede se estabelece quando um grupo colabora com a intenção de produzir conhecimento. A literatura consultada apontou que, embora tal interação possa ser representada graficamente, há ainda número reduzido de trabalhos sobre o tema da avaliação de redes de pesquisa e colaboração ou de parceria em pesquisa. A partir da teoria, desenvolvemos uma metodologia de análise de currículos de pesquisadores com uso de softwares para construção de planilhas de dados, contagem de coautorias e análise de redes sociais. Estas técnicas permitiram a elaboração de planilhas da produção bibliográfica dos pesquisadores, de grafos representando suas redes e a construção de um protocolo de avaliação de redes de colaboração e pesquisa. Os sujeitos investigados foram pesquisadores 1A do CNPq, líderes de grupo de pesquisa nas áreas de Educação, Engenharia de Produção e Física. Os resultados identificam 10 marcadores/indicadores quali-quantitativos para avaliação de processos de pesquisa em rede que foram testados e validados em contexto de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Sá, Lauro Chagas e., Lara Sossai Corrêa da Costa, and Bruna Zution Dalle Prane. "Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do IFES." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 5, no. 1 (2019): 73–83. http://dx.doi.org/10.35819/2447-2689remat2019v5i1id3261.

Full text
Abstract:
O presente trabalho insere-se nos estudos sobre integração de componentes curriculares da Educação Profissional, a partir de estudos em Pesquisa Operacional, segundo a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). Neste texto, o objetivo foi analisar um estudo de caso denominado “Entrega das urnas para Eleição de Reitor do IFES”. O campo de investigação foi a disciplina de Pesquisa Operacional Aplicada à Logística, ofertada no Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFES – Campus Viana, em 2017. Durante a disciplina, foi abordado o conteúdo de grafos, associado à logística. Para resolução dos problemas, os alunos dividiram-se em grupos e receberam fichas-contexto e uma tarefa a modelar. Optamos pela Modelagem Matemática porque a vemos como aliada da Educação Profissional. Ao analisar as produções, verificamos que alguns grupos entregaram trabalhos observando apenas a entrega das urnas, enquanto outros consideraram fatores externos, como jornada de trabalho dos servidores etc. Ou seja, por mais que os alunos tenham recebido o mesmo material didático e desenvolvido as mesmas tarefas, houve diferentes estratégias de resolução para a mesma atividade. Um dos fatores que está relacionado a essa intensidade de envolvimento na atividade é a motivação interna, influenciada pelo contexto histórico-cultural do sujeito (LEONTIEV, 1978). Com isso, concluímos que essa experiência apontou para um ensino emancipador, pois, a partir de um tema não-matemático, os alunos formularam e resolveram problemas, sendo responsáveis pela coleta de informações, simplificação das situações e realização da modelagem. Assim, esperamos que, com a emancipação dos alunos, alcancemos a emancipação de toda a classe trabalhadora (SAVIANI, 2017).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sá, Lauro Chagas e., Lara Sossai Corrêa da Costa, and Bruna Zution Dalle Prane. "Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do IFES." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 5, no. 1 (2019): 73–83. http://dx.doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3261.

Full text
Abstract:
O presente trabalho insere-se nos estudos sobre integração de componentes curriculares da Educação Profissional, a partir de estudos em Pesquisa Operacional, segundo a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). Neste texto, o objetivo foi analisar um estudo de caso denominado “Entrega das urnas para Eleição de Reitor do IFES”. O campo de investigação foi a disciplina de Pesquisa Operacional Aplicada à Logística, ofertada no Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFES – Campus Viana, em 2017. Durante a disciplina, foi abordado o conteúdo de grafos, associado à logística. Para resolução dos problemas, os alunos dividiram-se em grupos e receberam fichas-contexto e uma tarefa a modelar. Optamos pela Modelagem Matemática porque a vemos como aliada da Educação Profissional. Ao analisar as produções, verificamos que alguns grupos entregaram trabalhos observando apenas a entrega das urnas, enquanto outros consideraram fatores externos, como jornada de trabalho dos servidores etc. Ou seja, por mais que os alunos tenham recebido o mesmo material didático e desenvolvido as mesmas tarefas, houve diferentes estratégias de resolução para a mesma atividade. Um dos fatores que está relacionado a essa intensidade de envolvimento na atividade é a motivação interna, influenciada pelo contexto histórico-cultural do sujeito (LEONTIEV, 1978). Com isso, concluímos que essa experiência apontou para um ensino emancipador, pois, a partir de um tema não-matemático, os alunos formularam e resolveram problemas, sendo responsáveis pela coleta de informações, simplificação das situações e realização da modelagem. Assim, esperamos que, com a emancipação dos alunos, alcancemos a emancipação de toda a classe trabalhadora (SAVIANI, 2017).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Patrus, Roberto, and Vinícius Tolentino Oliveira e. Silva. "A organização de uma revisão de literatura por meio da Tree of Science (Árvore da Ciência): um exemplo sobre a avaliação da pós-graduação." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 24, no. 1 (2019): 68–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000100005.

Full text
Abstract:
O advento da busca por artigos por meio da Web tornou a pesquisa bibliográfica mais rápida e econômica. Difícil, no entanto, é organizar a enorme quantidade de papers que retornam da pesquisa. Embora haja na literatura inúmeros artigos sobre os métodos e técnicas de pesquisa, poucos são os trabalhos que abordam as técnicas de revisão de literatura. Tendo em vista tal lacuna teórica e a dificuldade prática dos estudantes de mestrado e doutorado em organizar o referencial teórico de seus trabalhos acadêmicos, objetivamos com este artigo apresentar uma ferramenta que tem se mostrado útil para a organização da revisão de literatura de teses e dissertações: a Tree of Science (ToS), Árvore da Ciência. Com este recurso, os pesquisadores realizam buscas nas bases de dados da Web Of Science (WOS), criam um arquivo de texto com as referências selecionadas e o submete para a montagem de uma árvore, que classifica as referências encontradas em três níveis, utilizando conceitos da teoria dos grafos, por meio da análise das redes de citações: a raiz, que reúne os artigos seminais; o tronco, que agrega artigos estruturadores; e as folhas, que indica perspectivas de pesquisa, em geral artigos mais recentes. Como forma de trazer um exemplo do uso da ferramenta ToS, realizamos uma busca pelos termos “Avaliação” e “Pós-graduação”. Nossa revisão organizou quatro perspectivas: Avaliação da pós-graduação / Capes, Produtivismo, Avaliação educacional e Produção cientifica. Por meio desse exemplo, o artigo demonstra a utilidade da ToS para a organização da pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Neves, Cleber Nelson da Rocha das, Marcos dos Santos, Carlos Francisco Simões Gomes, and Renato Santiago Quintal. "Utilização do método do caminho crítico em obras no Complexo Naval da Ilha do Governador." Diversitas Journal 6, no. 1 (2021): 396–410. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1340.

Full text
Abstract:
RESUMO: Sabe-se que o saneamento básico de qualquer instalação impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas que habitam ou trabalham naquele espaço, contribuindo inclusive para a preservação ou degradação do ambiente circundante. Assim, este trabalho tem o objetivo de aplicar o método do caminho crítico à obra de esgotamento sanitário do Complexo Naval da Ilha do Governador. Será utilizado o PERT/CPM, Método do Caminho Crítico, em sua execução, com o propósito de acompanhar as atividades das obras de reparo. O referido método fundamenta-se na Teoria dos Grafos, devendo ser utilizado estrategicamente pelo gestor, tendo em vista que indica o conjunto de atividades que não podem sofrer atraso, sob pena de atrasar todo o projeto. No que tange à metodologia, a presente pesquisa pode ser classificada como exploratória e estudo de caso. Com o advento deste estudo, vislumbra-se a possibilidade de se devolver a funcionalidade da rede de esgoto sanitário do aludido Complexo Naval, manter todas as características de operação do sistema original, recuperar os sistemas de equipamentos da elevatória existente e contribuir com a diminuição da poluição das águas que margeiam as instalações. O estudo encontra-se dividido em cinco seções a saber: Introdução, Descrição do Problema, Fundamentação Teórica, Método do Caminho Crítico e Considerações Finais. Verificando os resultados obtidos com a utilização dos métodos PERT/CPM, foi possível observar a importância do Caminho Crítico das atividades desenvolvidas na obra. Esta pesquisa pode trazer uma significativa contribuição para a sociedade na medida em que o bom andamento da obra em questão pode evitar o despejo de milhares de litros de esgoto in natura na Baía de Guanabara.
 PALAVRAS-CHAVE: Esgoto Sanitário. Método Caminho Crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!