Academic literature on the topic 'Terapêutica enzimática de substituição'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Terapêutica enzimática de substituição.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Terapêutica enzimática de substituição"

1

Cavalcanti, G. A. O., R. B. Araújo, E. G. Melo, M. C. V. Moreira, K. B. G. Borges, M. M. Melo, L. R. Borboleta, and R. A. L. Muzzi. "Infarto agudo do miocárdio e injeção intramiocárdica experimental em cães: estudos clínico, enzimático, eletrocardiográfico e ecocardiográfico." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, no. 2 (April 2012): 286–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000200006.

Full text
Abstract:
Os eventos isquêmicos em cães são incomuns, porém podem estar sendo subnotificados. Avaliou-se o infarto agudo do miocárdio (IAM) clinicamente, por meio de eletrocardiografia (ECG), eletrocardiografia contínua (EC), ecocardiografia (ECO), enzima creatina quinase (CK), enzima creatina quinase fração MB (CK-MB) e anátomo-histologicamente em cães sem raça definida, e observou-se a ocorrência de arritmias após injeção intramiocárdia por EC. O IAM foi obtido após a ligadura da coronária descendente anterior. Os animais apresentaram ao ECO dilatação da câmara esquerda e aumento do índice de desempenho miocárdico. Ao ECG houve desnivelamento de ST nas derivações pré-cordiais V1 e V2. No EC observaram-se arritmias ventriculares graves e supradesnivelamento de ST. As enzimas CK e CK-MB aumentaram significativamente, sendo que os picos de CK-MB e de CK ocorreram seis horas e 12 horas, respectivamente, após o IAM. Na análise histológica constatou-se infarto da parede inferior do ventrículo esquerdo e substituição do tecido muscular por tecido fibroso. Avaliou-se a injeção intramiocárdica por EC que pode servir como via terapêutica cardíaca, não sendo observado aumento das arritmias ventriculares após a injeção no miocárdio infartado. O infarto em cães pode ser detectado pelos exames cardíacos disponíveis, e a injeção intramiocárdica é uma via terapêutica cardíaca possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tesser, Marcelo Borges, Carolina Isabel Flores-Quintana, Dalton José Carneiro, João Martins Pizauro Junior, and Maria Célia Portella. "Suplementação de enzimas exógenas em dieta microparticulada para larvicultura do pacu." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 6 (December 2006): 2211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000800003.

Full text
Abstract:
Este experimento foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação de enzimas exógenas (pancreatina suína) em microdietas sobre o crescimento, a sobrevivência e as alterações morfológicas do trato digestório de larvas de pacu, Piaractus mesopotamicus. Foram testados oito programas alimentares: alimentação exclusiva com náuplios de Artemia (AV); alimentação exclusiva com dieta microparticulada com (DMP) ou sem (DM) suplementação enzimática; substituição, aos cinco dias, dos náuplios de Artemia por dietas inertes com (AV5DMP) ou sem (AV5DM) suplementação; e substituição dos náuplios aos dez dias por dietas com (AV10DMP) ou sem (AV10DM) suplementação. O experimento teve duração de 28 dias. Larvas que receberam o alimento vivo durante todo o período experimental apresentaram maiores médias de peso. O efeito negativo da supressão do alimento vivo sobre o crescimento das larvas foi verificado tanto na substituição aos cinco dias como aos dez dias. No entanto, nas avaliações biométricas subseqüentes, observaram-se efeitos positivos da suplementação enzimática; a partir do 20º dia de experimento, as larvas que receberam a dieta suplementada com enzima exógena apresentaram peso médio estatisticamente superior ao daquelas alimentadas com a dieta sem suplementação. As diferenças morfológicas mais evidentes proporcionadas pela suplementação enzimática foram observadas nas larvas que receberam substituição alimentar aos cinco dias. As diferenças foram relativas à quantidade de grânulos de zimogênio no pâncreas e às inclusões supranucleares no intestino. As larvas submetidas à transição alimentar aos dez dias de experimento já apresentavam diferenciação morfológica do sistema digestório mais avançada, assemelhando-se muito às larvas do tratamento com alimento vivo. Os resultados deste experimento indicam que a suplementação com pancreatina proporcionou efeitos positivos sobre o crescimento e a sobrevivência das larvas de pacu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira Filho, Emanuel Felipe, Pierre Castro Soares, Caio Alves da Costa, Gilcifran Prestes de Andrade, Francisco Fernando Ramos de Carvalho, Daniel Nunes de Araújo Gonçalves, Ângela Maria Vieira Batista, and Cleyton Charles Dantas Carvalho. "Dinâmica metabólica de cordeiros alimentados com dietas contendo níveis crescentes de glicerina bruta em substituição ao milho." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 28, 2020): e169985426. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5426.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da inclusão de glicerina bruta contendo 80,5% de glicerol sobre os parâmetros sanguíneos de cordeiros em confinamento. Utilizaram-se 39 cordeiros mestiços, sem padrão de raça definido, machos não castrados, com quatro meses de idade e peso corporal inicial de 21 kg±0,8 Kg, distribuídos em blocos casualizados a quatro tratamentos e dez repetições com níveis de inclusão de 0, 6, 12 e 18% de glicerina bruta na matéria seca (MS) da dieta. Coletas de sangue foram realizadas para análise de diferentes biomarcadores no 650 dia de experimento. Não foram registrados efeitos significativos da inclusão de glicerina bruta em substituição do milho na dieta de cordeiros em relação aos diferentes biomarcadores do perfil proteico, mineral e da atividade enzimática. Quando ao perfil energético, identificou-se efeito significativo apenas para a concentração plasmática de glicose (p=0,0003). Na análise de regressão da concentração de glicose plasmática de cordeiros, em função do nível de consumindo de glicerina bruta associada à ureia em substituição ao milho, verificou-se que quanto maior a inclusão de glicerina bruta na dieta, maior a glicemia (r=0,92; p<0001). A quantidade crescente de glicerina bruta na dieta de cordeiros em crescimento em substituição ao milho tem caráter gliconeogênico, além de que não provoca alteração metabólica de parâmetros relacionados ao perfil energético, proteico, mineral e de atividade enzimática. A glicerina bruta pode ser fornecida até 18% por promover adequada resposta metabólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria do Socorro Vieira dos, Gastão Barreto Espíndola, Maria de Fátima Freire Fuentes, Ednardo Rodrigues Freitas, and Luiz Euquério de Carvalho. "Utilização de complexo enzimático em dietas à base de sorgo-soja para frangos de corte." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 3 (June 2006): 811–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000300025.

Full text
Abstract:
Este experimento foi conduzido com os objetivos de avaliar o desempenho e o peso dos órgãos do trato gastrointestinal e analisar economicamente a produção de frangos de corte submetidos a dietas à base de sorgo e soja, suplementadas ou não com complexo multienzimático (xilanase, amilase, protease), nas fases inicial (experimento I) e final (experimento II) de crescimento. O delineamento estatístico foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2 (três níveis de sorgo = 0, 50 e 100% e dois níveis de enzima = 0 e 0,1%), em que a unidade experimental foi constituída de um boxe com 17 aves e oito repetições por tratamento. No experimento I (1 a 21 dias), não houve efeito significativo do nível de substituição do milho pelo sorgo sobre o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar. Entretanto, o acréscimo no nível de sorgo ocasionou redução no peso relativo da moela e a suplementação enzimática aumentou o peso relativo do jejuno e íleo. No experimento II (22 a 42 dias), não houve efeito significativo do nível de substituição do milho pelo sorgo sobre o consumo de ração, o ganho de peso, a conversão alimentar e os pesos relativos do duodeno, jejuno, íleo e ceco. A suplementação enzimática reduziu significativamente o rendimento de carcaça e aumentou o peso do proventrículo, da moela e do pâncreas. A análise econômica revelou que o sorgo pode substituir 50% do milho em rações para frangos de corte nas fases inicial e final do crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Consolaro, Alberto, Maurício de Almeida Cardoso, Dario A. Oliveira Miranda, and Ingrid Araújo de Oliveira. "Decoronação sem e com implantes: o que é e quando se utiliza." Journal of Clinical Dentistry and Research 18, no. 2 (August 19, 2021): 40–51. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.18.2.040-051.bes.

Full text
Abstract:
Introdução: Decoronação é uma técnica terapêutica para os dentes anquilosados depois de traumatismos dentários, que evoluem naturalmente para reabsorção dentária por substituição, para se evitar sequelas pós-cirúrgicas. Mas ela também pode ser indicada para várias outras situações clínicas. Descrição: Os dentes em anquilose alveolodentária e reabsorção dentária por substituição devem ser considerados osso normal, em pleno processo contínuo e fisiológico de remodelação. Em consequência, os implantes osseointegráveis podem ser aplicados com sucesso, se assim for necessário, pois haverá a osseointegração. É essencial para o sucesso da decoronação a ausência de contaminação, a qual representa a sua contraindicação. Considerações finais: O local, a angulação e o posicionamento para se colocar o implante após a decoronação devem ser ditados pela conveniência clínica. Ela não deve mudar o planejamento normal para a instalação de implantes e, nem mesmo, mudar os critérios de escolha do tipo e da marca de implante dentário a ser utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bona, Maria das Graças Motta e., Maria José Soares Leal, Liline Maria Soares Martins, Raimundo Nonato da Silva, José Adail Fonseca de Castro, and Semiramis Jamil Hadad do Monte. "Análise de restrição enzimática do gene hsp65 de isolados clínicos de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar em Teresina, Piauí." Jornal Brasileiro de Pneumologia 37, no. 5 (October 2011): 628–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132011000500010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar as espécies de micobactérias encontradas no escarro de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar e analisar o impacto dessas identificações na abordagem terapêutica. MÉTODOS: Foram avaliados 106 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar encaminhados para o serviço de pneumologia de um hospital público em Teresina, Piauí. Espécimes de escarro matinal foram avaliados quanto à presença de micobactérias por baciloscopia e cultura. Foram utilizadas PCR e análise de restrição enzimática do gene hsp65 (PRA-hsp65) para a identificação das cepas de micobactérias isoladas em cultura. RESULTADOS: Foram analisadas 206 amostras de escarro. A idade dos pacientes variou de 15 a 87 anos, sendo 67% do gênero masculino. Tosse ocorreu em 100% dos casos. O padrão radiográfico predominante foi de lesão moderada, observada em 70%. A positividade no esfregaço foi de 76%, e isolamento em cultura ocorreu em 91% das culturas executadas. Testes tradicionais identificaram micobactérias não tuberculosas (MNT) em 9% dos isolados. O método PRA-hsp65 confirmou esses dados, mostrando sete padrões de bandas capazes de identificar as espécies de MNT isoladas: Mycobacterium kansasii; M. abscessus 1; M. abscessus 2; M. smegmatis; M. flavescens 1; M. gordonae 5 e M. gordonae 7. Todos os pacientes com MNT tinham mais de 60 anos, e observaram-se bronquiectasias em 88% das radiografias. Houve dois casos de reinfecção, identificados inicialmente como infecção por M. abscessus e M. kansasii. CONCLUSÕES: As MNT causam infecção pulmonar em pacientes imunocompetentes, e a identificação das MNT é importante para estabelecer o diagnóstico correto e a decisão terapêutica mais adequada. O método PRA-hsp65 é útil para identificar espécies de MNT e pode ser implantado em laboratórios de biologia molecular não especializados em micobactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Roberto, Orildo Ciquini Jr., Hamilton Matushita, Nilton Domingos Cabral, and José Píndaro Pereira Plese. "Infecções de derivações liquóricas em crianças: revisão de 100 infecções em 87 crianças." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, no. 1 (1997): 75–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000100012.

Full text
Abstract:
Estudo retrospectivo analisando quadro clínico e resultados terapêuticos de 100 episódios de infecções em 87 crianças submetidas a derivações liquóricas no período de 1982 a 1995.O quadro clínico mais frequente foi aquele secundário ao processo inflamatório e os agentes etiológicos mais comuns foram os estafilococos. A infecção ocasionada por agente Gram negativo mostrou maior gravidade e esteve mais frequentemente relacionada a falha terapêutica. As estratégias de tratamento incluíram desde o uso de antibióticos sistêmicos de forma isolada até a retirada do sistema de derivação e a utilização de antibióticos sistêmicos e intratecais. Os melhores resultados terapêuticos foram obtidos com: retirada da derivação e sua substituição por derivação ventricular externa associada a antibióticoterapia sistêmica. Em nossa experiência, essa conduta deve ser adotada como rotina para o tratamento desta grave complicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Jorenby, D. E., S. J. Leischow, M. A. Nides, S. I. Rennard, J. A. Johnston, A. R. Hughes, S. S. Smith, et al. "A valiação clínica da eficácia do cloridrato de bupropiona e da terapêutica de substituição de nicotina na cessação tabágica." Revista Portuguesa de Pneumologia 7, no. 2 (March 2001): 161–63. http://dx.doi.org/10.1016/s0873-2159(15)30819-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bessi, Rosana, Patricia Pauletti, Raul Dantas d'Arce, and Raul Machado Neto. "Absorção de anticorpos do colostro em bezerros: II. Estudo no intestino delgado distal." Revista Brasileira de Zootecnia 31, no. 6 (November 2002): 2325–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000900022.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar a morfologia e determinar a localização da enzima fosfatase ácida na região distal do intestino delgado de bezerros, do nascimento ao fechamento intestinal, foram coletadas amostras de 15 animais machos em três idades: ao nascer sem que houvesse a ingestão de colostro; três horas após a ingestão da primeira refeição de colostro e aos três dias de idade. Observou-se, ao nascimento, a presença de um grande vacúolo, que dominava todo o citoplasma das células epiteliais do jejuno distal e íleo. Após a ingestão de colostro, verificou-se o acúmulo de material absorvido nesses vacúolos. Foi detectada a reação de fosfatase ácida nas células absortivas de bezerros recém-nascidos, antes e após a ingestão de colostro. Aos três dias de idade, uma nova população de células geralmente não vacuoladas, com sistema endocítico apical reduzido, foi observada recobrindo as vilosidades intestinais. Portanto, em bezerros a maturação do epitélio absortivo do intestino delgado distal pode iniciar-se com o aumento da atividade enzimática nos vacúolos absortivos, culminando com a rápida substituição das células fetais por células diferenciadas não pinocíticas, o que determinaria o término da transferência de anticorpos maternos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yacubian, Elza Márcia T. "Medicamentos genéricos no tratamento das epilepsias: uma reflexão." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 13, no. 3 (September 2007): 127–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492007000300007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Discutimos aspectos controversos para a prescrição de medicamentos genéricos no tratamento das epilepsias e problemas relacionados à biodisponilidade e bioequivalência. Algumas drogas antiepilépticas (DAE) apresentam baixa solubilidade em água, apresentam cinética não linear e faixa terapêutica estreita, dados sugestivos da ocorrência de problemas relacionados à bioequivalência. MÉTODOS: Revisão da literatura. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Há mais informações sobre as DAE tradicionais (fenitoína, carbamazepina e valproato) e apenas uma comunicação em congresso foi encontrada sobre a substituição de uma nova DAE, a lamotrigina. O nível de evidência é fraco, baseado em séries de casos e opinião de especialistas, com exceção talvez da fenitoína para a qual há alguns estudos analíticos. Podemos permitir o uso de genéricos para o tratamento das epilepsias, desde que tenhamos em mente que este abrirá a possibilidade de substituições sucessivas de formulações durante o tratamento, com conseqüências imprevisíveis como a recorrência de crises e suas conseqüências ou o aparecimento de efeitos adversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Terapêutica enzimática de substituição"

1

Machado, Ana Sara Leal. "Terapêutica hormonal de substituição: percepções e padrões de prescrição." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/821.

Full text
Abstract:
Introdução: Na menopausa a síntese ovariana de estrogénios e progesterona diminui, o que pode originar uma variedade de sintomas e alterações que podem influenciar a qualidade de vida da mulher. Das terapêuticas disponíveis a terapêutica hormonal de substituição (THS) constitui a mais utilizada para aliviar os sintomas e consequências que a menopausa acarreta. A decisão em iniciar a THS é complexa: os riscos e benefícios devem ser ponderados bem como o seu impacto na qualidade de vida. Objectivo: Analisar as percepções e padrões de prescrição dos especialistas de medicina geral e familiar (MGF) e de ginecologia/obstetrícia (G/O). Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo de carácter observacional transversal. Para o efeito foram administrados questionários de auto-preenchimento aos médicos especialistas de ginecologia/obstetrícia e de medicina geral e familiar, presentes no “XI Congresso Português de Ginecologia” e no “XIV Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar”, respectivamente. Resultados: Participaram no estudo 326 médicos, 18,1% especialistas de ginecologia/obstetrícia e 81,9% especialistas de medicina geral e familiar. Da amostra 43,7% dos especialistas licenciaram-se entre 2005-2008. 97,3% dos especialistas de MGF e 98,3% dos especialistas de G/O consideram que a menopausa afecta a qualidade de vida da mulher. 71,2% dos especialistas de MGF e 57,6% dos especialistas de G/O consideram que a THS se deve realizar apenas em mulheres com sintomatologia embora também considerem que poderá ser utilizada na prevenção de outras patologias, principalmente da osteoporose. 71% dos especialistas de MGF e 98,3% dos especialistas de G/O referem prescrever THS na sua prática clínica diária, sendo que os primeiros preferem utilizar a forma oral e os segundos a forma transdérmica. 100% dos especialistas de MGF e 93,3% dos especialistas de G/O consideram que a qualidade de vida da mulher pós-menopáusica melhorou com a THS. Discussão e conclusão: A maioria dos participantes deste estudo revela conhecimentos adequados acerca dos sintomas, alterações e impacto na qualidade de vida da mulher pós-menopáusica e também em relação à utilização e riscos-benefícios da THS. Não obstante foi possível evidenciar ainda algumas discrepâncias entre as especialidades, principalmente na prescrição da THS. Este facto poderá estar relacionado com a escassa existência de protocolos e normas/guidelines que permitam aos especialistas uniformizar os seus conhecimentos, estratégias de intervenção e formas de prescrição da THS na menopausa.
Introduction: At menopause the ovarian synthesis of estrogen and progesterone decreases, leading to a variety of symptoms and physiological changes that according to its intensity may influence women’s quality of life. Among available therapies, hormone replacement therapy (HRT) is the most widely used to relieve its symptoms and consequences. The decision to start HRT is complex: benefits must be weighed against risks and their impact on quality of life. Objectives: To analyze the perceptions and prescribing patterns of “general and family medicine” (GFM) and “gynecology/obstetrics” (G/O) specialists. Materials and Methods: A cross-sectional observational study was conducted. A selfadministered questionnaire was distributed to “gynecology/obstetrics” and “general and family medicine” specialists attending the “XI Portuguese Congress of Gynecology” and the “XIV National Congress of General and Family Medicine”, respectively. Results: 326 physicians participated in the study – 18,1% G/O specialists and 81,9% GFM specialists. 43,7% specialists are recent graduates (2005-2008). 97,3% GFM specialists and 98,3% G/O specialists admitted that menopause severely affects the quality of life of women. 71,2% GFM specialists and 57,6% G/O specialists felt that HRT should be used only in women with symptoms although they also consider that can be used to prevent others diseases, mainly osteoporosis. 71% GFM specialists and 98,3% G/O specialists prescribe HRT in their daily clinical practice, the former prefer to use the oral form and the second the transdermal form. 100% GFM specialists and 93,3% G/O specialists consider that the quality of life of post-menopausal women improved with HRT. Discussion and conclusion: The study participants demonstrated having appropriate knowledge about symptoms, physiological changes and the impact on quality of life of postmenopausal women as well as of HRT recommendations and risks-benefits. Nevertheless we have identified some discrepancies between the specialties, particularly on what concerns HRT prescription. This may be explained by the limited availability of protocols and standards/guidelines that allow experts to standardize their knowledge, intervention strategies and prescribing patterns of HRT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castanho, Roberto Esteves Pires. "Estudo do limiar de positividade do método imunoenzimático (ELISA) para pesquisa de coproantígenos de Giardia lamblia Stiles, 1915. Sua utilização como exame de controle de cura após terapêutica /." Araraquara : [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/11449/104539.

Full text
Abstract:
Orientador: João Aristeu da Rosa
Banca: Herminia Yohko Kanamura
Banca: Semiramis Guimarães Ferraz Viana
Banca: Vera Lucy de Santi Alvarenga
Banca: Lúcia Pagliusi Castilho
Resumo: Devido à baixa sensibilidade do exame parasitológico de fezes (EPF) para o diagnóstico laboratorial da giardíase, o método imunoenzimático (ELISA – Enzyme – linked immunosorbent assay) para pesquisa de coproantígenos de Giardia tem sido utilizado, mostrando alta sensibilidade e especificidade. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se avaliar a eficácia do ELISA ProSpecT Giardia (Alexon, Inc. BioBrás) anti-GSA65 (antígeno fecal específico de Giardia - peso molecular 65.000 Da) como instrumento de controle de cura da giardíase e o seu limiar de positividade. A contagem de cistos por grama de fezes foi feita utilizando a câmara de Neubauer em amostras positivas para G.lamblia de 100 pacientes. Os resultados mostraram eliminação de 3,6 x 106 cistos por grama de fezes em média. Em gráfico esses resultados desenharam uma curva assimétrica positiva, sugerindo a ocorrência de falso-negativos. Avaliou-se também a eficácia do ELISA anti-GSA65 e o método de Faust e Cols (MFc) em detectar mínimas concentrações de cistos de G. lamblia em amostras fecais. Fezes positivas foram diluídas em fezes negativas de modo a se obter amostras com 100, 1.000 e 10.000 cistos por grama de fezes. O ELISA anti-GSA65 mostrou uma positividade significativamente maior que o MFc. Amostras contendo 10.000 cistos por grama de fezes apresentaram 84,7% de positividade pelo ELISA anti-GSA65 e 34,7% pelo MFc. A eficácia do ELISA anti-GSA65, como instrumento de controle de cura após o tratamento pelo metronidazol em 91 pacientes com giardíase, foi avaliada e mostrou que o ELISA anti-GSA65 pode ser usado para monitorar a cura de pacientes utilizando apenas uma amostra fecal, coletada entre o 4º e 7º dias após o tratamento. Pelo MFc seriam necessárias a coleta de duas ou três amostras. Foi avaliada também comparativamente a eficácia do ELISA anti-GSA65 e do... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo).
Abstract: Due to the low sensitivity of the fecal examination (EPF) in detecting cysts of Giardia lamblia, the imunoenzimatic assay (ELISA enzyme linked immunosorbent assay) to detect G.lamblia coproantigens have been used and have showed high sensibility and specificity. With the ain of evaluating the efficacy of ELISA ProSpecT Giardia (Alexon, Inc. BioBrás) anti-GSA65 (Giardia stool specific antigens - molecular weigh 65.000 Da) as monitoring of the cure of giardiasis and its threshold of positivity it was developed this research. The cysts count per grama of faeces was calculated using Neubauer camera in positive fecal samples for Giardia in 100 patients. It was found a concentration of 3.6 X 106 cyst per grama of faeces as average. In a graph the data draw an assymmetrical positive curve, suggesting occurrence of false negative results. It was evaluated the efficacy of ELISA anti-GSA65, and fecal examination by Faust and colls. procedure (MFc), in detecting minimum concentrations of Giardia cysts in fecal samples. To obtain samples with 100, 1.000 and 10.000 cysts per grama, positive samples were diluted in negative samples. ELISA showed a positivity significative higher than MFc. Samples with 10.000 cystis per grama showed 84,7% of positivity by ELISA anti GSA65 and 34,7% by MFc. The efficacy of ELISA anti-GSA65 as cure monitoring after treatment with metronidazole in 91 patients with giardiasis, was evalued and showed that ELISA anti-GSA65 can be used to monitor the cure of patients, using only single sample of each patients, collected between the 4th and 7th days after treatment, whereas with MFc it would be necessary the exam of two or tree samples. It was also evaluated the efficacy of ELISA-anti-GSA65 and MFc in fecal samples of 96 patients. Considering 38 Giardia true positives and 58 true negatives, the ELISA anti-GSA65 showed 100% of sensibility... (Complete abstract, click electronic address below).
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cavalheiro, Carlos Pasqualin. "SUBSTITUIÇÃO DA CARNE MECANICAMENTE SEPARADA POR DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE HIDROLISADO PROTEICO EM MORTADELA." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5727.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The objective of this study was to develop a liquid protein hydrolysate from Mechanically Deboned Chicken Meat (MDCM) by enzymatic hydrolysis and to evaluate the addition of different concentrations (10, 20 and 30%) in a reduced-fat mortadella-type sausage. First, it was evaluated the addition of BHT antioxidant (0.01%) and curing salts (0.25%) in the production of protein hydrolysate at different hydrolysis times (5, 15, 30 and 60 minutes) in order to reduce lipid oxidation and brownish color formation. There were evaluated the degree of hydrolysis, pH, proximate composition, lipid oxidation and instrumental color. It was observed that the addition of BHT antioxidant and curing salts did not affect the degree of hydrolysis at 60 minutes. The pH was similar to the MDCM and the proximate composition was not affected by the hydrolysis process or by the addition of BHT antioxidant and curing salts. However, there was a synergistic action between the BHT antioxidant and the curing salts in lipid oxidation prevention of the hydrolysates during the whole period of hydrolysis. Also, there was observed a reduction in the formation of a brownish color mainly by the use of curing salts, evidenced by high levels of values of a* (redness). Subsequently, there was evaluated the addition of different concentrations protein hydrolysate containing BHT antioxidant and curing salts in a reduced-fat mortadella-type sausage. Thus, four treatments were made containing 0, 10, 20 and 30% of MDCM protein hydrolysate. There were evaluated the proximate composition, pH, lipid oxidation, colorimetric parameters, texture profile and microbiological and sensory characteristics during 60 days of storage at 4 ºC. The proximate composition, pH and microbiological characteristics were considered normal for this kind of product. The values of lipid oxidation of products containing MDCM protein hydrolysate increased up to 30th day of storage with subsequent decrease until the end of the storage period (60 days). The products containing MDCM protein hydrolysate had low values of L* (lightness) and a* (redness), higher lipid oxidation and soft textured, evidenced both by the panelists and by instrumental texture profile. The addition of up to 10% protein hydrolysate proved to be viable in the production of reduced-fat mortadella-type sausage, showing quality characteristics closer to the control treatment.
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um hidrolisado proteico líquido de carne mecanicamente separada (CMS) de frango, através de hidrólise enzimática e avaliar a adição de diferentes concentrações (10, 20 e 30%) em mortadela com teor de gordura reduzido. Primeiramente, foi avaliada a adição de antioxidante BHT (0,01%) e sal de cura (0,25%) na produção do hidrolisado proteico em diferentes tempos de hidrólise (5, 15, 30 e 60 minutos) com o objetivo de reduzir a oxidação lipídica e a formação da coloração amarronzada. Avaliou-se o grau de hidrólise, pH, composição centesimal, oxidação lipídica e cor instrumental. Foi possível observar que a adição de antioxidante BHT e sal de cura não afetou o grau de hidrólise ao final de 60 minutos. O pH foi similar ao encontrado na CMS original e a composição centesimal não foi afetada pelo processo de hidrólise nem pela adição de antioxidante BHT e sal de cura. Entretanto, houve uma ação sinergística entre o antioxidante BHT e o sal de cura na prevenção da oxidação lipídica dos hidrolisados durante todo o período de hidrólise. Também, foi observada uma redução na formação da coloração amarronzada pelo uso principalmente do sal de cura, evidenciada pelos maiores teores de vermelho (a*). Posteriormente, foi avaliada a adição do hidrolisado proteico com antioxidante BHT e sais de cura, em mortadela com teor de gordura reduzido, contendo 0, 10, 20 e 30% de hidrolisado proteico de CMS. Foram avaliadas a composição centesimal, pH, oxidação lipídica, parâmetros de cor e as características microbiológicas, sensoriais e perfil de textura durante 60 dias em armazenamento a 4 ºC. A composição centesimal, pH e as características microbiológicas foram consideradas normais para o produto em questão. Os valores de oxidação lipídica dos produtos contendo hidrolisado proteico de CMS aumentaram até o 30º dia de armazenamento com posterior decréscimo até o final do período de armazenamento (60 dias). Os produtos contendo hidrolisado proteico de CMS apresentaram valores de luminosidade (L*) e valores de a* menores e textura mais amolecida, evidenciada tanto pelos provadores quanto pelo perfil de textura instrumental. A adição de até 10% do hidrolisado proteico se mostrou viável na fabricação de mortadela com teor de gordura reduzido, pois apresentou características de qualidade mais próximas ao tratamento controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reinoso, Felipe Andres Montoya. "Caracterização físico-química do bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado com sulfito alcalino, extração enzimática da hemicelulose e sacarificação dos polissacarídeos residuais." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97131/tde-07082018-154628/.

Full text
Abstract:
No presente trabalho o bagaço de cana-de-açúcar foi pré-tratado quimiotermomecanicamente (QTM) com três concentrações de solução sulfito alcalino (g/100 g de bagaço): 2,5% Na2SO3 e 1,25% NaOH (QTM2,5%); 5% Na2SO3 e 2,5% NaOH (QTM5%), 10% Na2SO3 e 5% NaOH (QTM10%), e posteriormente refinado num refinador de discos, visando incrementar a acessibilidade da parede celular para extrair enzimaticamente as hemiceluloses. O bagaço também foi pré-tratado com clorito ácido por 2 horas (D2) e 4 horas (D4), para gerar um substrato modelo com baixo teor de lignina. A composição original do bagaço de cana-de-açúcar foi de 32,3% de celulose, 28,5% de hemicelulose e 22,0% de lignina (g/100 g de bagaço original). Depois de pré-tratados, as remoções de lignina foram de 18%; 31% e 48% para os bagaços QTM2,5%, QTM5% e QTM10%, respectivamente. Parte das hemiceluloses foi removida, em níveis de 22% para os bagaços QTM2,5% e QTM5% e 17% para o QTM10%. O pré-tratamento clorito ácido removeu lignina em níveis de 55% e 75% para os bagaços D2 e D4, respectivamente; e 10% da hemicelulose no bagaço D4. As hemiceluloses de todos os bagaços pré-tratados foram extraídas com 3 diferentes preparados de endo-xilanases comerciais, usando 20UI/g de bagaço, em pH=8.0 (tampão fosfato 50 mM), 50°C e uma relação sólido:líquido de 1:20. Após 24h de reação, a xilanase Luminase apresentou os melhores rendimentos de extração de xilana com valores de: 4%, 7% e 32% para os bagaços QTM2,5%, QTM5% e QTM10%, respectivamente; e de: 34% e 55% para os bagaços D2 e D4, respectivamente. A extração se correlacionou linearmente com a remoção de lignina (R2=0,97) e ácidos hidroxicinâmicos (R2=0,88 para ácido ferúlico; R2=0,80 para ácido p-coumárico), e com o aumento da área superficial accessível de celulose (R2=0,95). Não foi observada a produção de açúcares monoméricos nas xilanas extraídas. Aumentando a carga enzimática em 20 vezes (100 UI) no bagaço QTM10% e em 12 vezes (60 UI) no bagaço D4 a extração da xilana aumentou 29% e 21%, respectivamente, sugerindo que além da lignina e ácidos hidroxicinâmicos, existem outros impedimentos a extração. O bagaço QTM10% foi extraído sequencialmente duas vezes com 100UI de Luminase por grama de bagaço, e posteriormente sacarificado com celulases comerciais. Os resultados mostraram que primeiro são extraídas as xilanas mais substituídas com arabinose e que a extração da xilana favorece a sacarificação da celulose residual, quando comparado com um material simplesmente pré-tratado. Entretanto, para aceder a toda a xilana do bagaço, é necessário hidrolisar parte da celulose, indicando que o pré-tratamento QTM10% não consegue quebrar por completo a alta interação celulose-hemicelulose. A pré-incubação do bagaço QTM10% por 8h com endoglucanase, seguida da reação com xilanase por 24h, aumentou a extração de xilana em 17,6%. As xilanas extraídas podem ser recuperadas por precipitação com etanol. Análises de ressonância magnética nuclear mostraram que a xilana extraída corresponde a glucurono-arabinoxilana, sendo detectados também ácido pcoumárico, baixas quantidades de lignina e proteínas, derivados do processo de extração.
In the present work, the sugarcane bagasse was pretreated with a chemithermomechanically (CTM) process using three concentrations alkaline-sulfite solution (g/100 g of bagasse): 2,5% Na2SO3 e 1,25% NaOH (QTM2,5%); 5% Na2SO3 e 2,5% NaOH (QTM5%), 10% Na2SO3 e 5% NaOH (QTM2,5%), and disk refining with the aim of increasing cell wall accessibility for subsequent extraction of the hemicellulose fraction. Besides, bagasse was delignified with acidic sodium chlorite for 2 hours (D2) and 4 hours (D4), to produce a model with low lignin content. The original composition of sugarcane bagasse was 38.3% of cellulose, 28.5% of hemicellulose and 22.0% of lignin (g/100 g of original bagasse). After pretreatment, the lignin removal were 18%; 31% e 48% for the bagasse CTM2,5%, CTM5% e CTM10%, respectively. A part of the hemicellulose was removed at levels of 22% for the bagasse CTM2,5%, CTM5% and 17% for QTM10%. Acid chlorite pretreatment removed lignin at 55% and 75% levels for D2 and D4, respectively; and 10% of hemicellulose in D4 bagasse. Hemicelluloses from all pre-treated bagasses were extracted with 3 different commercial endoxylanases preparations using 20UI/g of bagasse, at pH 8.0 (phosphate buffer 50 mM), 50°C and solid:liquid ratio of 1:20. After 24h of reaction, Luminase xylanase showed the best xylan extraction yields of: 4%, 7% and 32% for QTM2,5%, QTM5% and QTM10%, respectively; and of: 34% and 55% for D2 and D4, respectively. The xylan extraction correlated linearly with lignin (R2=0.97) and hidroxicinamic acid (R2=0.88 for ferulic acid; R2=0.80 for p-coumaric acid) removal, and with the increase of accessible surface area of the cellulose (R2=0.95). The production of monomeric sugars in the extracted xylan was not observed. Increasing enzimatic loading by 20 times (100 UI) for the bagasse CTM10% and 12 times (60 UI/) for the D4 bagasse, the xylan extraction was increased 29% and 21%, respectively, suggesting that besides lignin and hydroxycinnamic acids, there are other impediments to enzymatic extraction. The QTM10% bagasse was extracted sequentially twice with 100UI of Luminase per gram of bagasse, and then saccharified with commercial cellulases. The results showed that the xylanes most substituted with arabinose are extracted first and that the extraction of the xylan favors the saccharification of the residual cellulose as compared to a simply pretreated material. However, to access all the bagasse xylan, it is necessary to hydrolyze part of the cellulose, because the QTM10% pretreatment was not enough to completely disintegrate the high cellulose-hemicellulose interaction. Pre-incubation of the QTM10% bagasse for 8h with endoglucanase, followed by xylanase reaction for 24h, increased the xylan extraction by 17.6%. Extracted xylans were recovered by precipitation with ethanol and characterized. Chemical and nuclear magnetic resonance analysis showed that extracted xylan corresponds to a glucurono-arabinoxylan with residues of p-coumaric acid and low amounts of lignin and proteins, derived from the extraction process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Marta Sofia Clara. "Oscilações hormonais e cefaleias na mulher." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2008. http://hdl.handle.net/10400.6/873.

Full text
Abstract:
As cefaleias são mais comuns no sexo feminino do que no masculino, facto que pode indicar que mecanismos endócrinos desempenhem um papel na sua fisiopatologia. As alterações hormonais associadas à menarca, ao uso de contraceptivos hormonais e/ou terapêutica de substituição hormonal, à gravidez e à menopausa são frequentemente acompanhadas de mudança no padrão e na frequência de enxaquecas. Data de 1972 um estudo conduzido por Somerville, que relacionou o aparecimento das crises menstruais com a privação abrupta do estrogénio plasmático na fase luteínica. A enxaqueca menstrual, no entanto, não é formalmente reconhecida pela CIC-II como entidade separada, mas a versão revisada de 2004 inclui-a no Apêndice como uma situação que ainda necessita de validação científica. No tratamento da enxaqueca menstrual as orientações iniciais devem compreender modificações de estilos de vida. A terapia farmacológica pode requerer abordagens profilácticas cíclicas específicas, mas deve ser empreendida uma primeira abordagem com drogas sintomáticas inespecíficas. As estratégias não farmacológicas consistem na utilização de técnicas específicas de relaxamento, retrocontrolo biológico (biofeedback), psicoterapia, acupunctura e técnicas cognitivo-comportamentais. Entre as cefaleias primárias, a influência hormonal permanece mais bem determinada e estabelecida para a enxaqueca, mas também parece ser exercida sobre as cefaleias em salvas e tipo tensão. Neste estudo, descrevem-se os progressos na compreensão das cefaleias e enfatiza-se a necessidade de elaborar algoritmos de tratamento baseados na evidência para auxiliar neurologistas, ginecologistas e médicos de família no tratamento desta condição comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FERREIRA, Bruna Cáritas Souza do Valle. "Uso de hidrolisado proteico de peixe e floco microbiano em substituição a farinha de peixe na alimentação de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931)." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6243.

Full text
Abstract:
Submitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2017-02-08T14:40:10Z No. of bitstreams: 1 Bruna Caritas Souza do Valle Ferreira.pdf: 835355 bytes, checksum: 19a5bc565f7b7a225d1406626b6c919e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-08T14:40:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Caritas Souza do Valle Ferreira.pdf: 835355 bytes, checksum: 19a5bc565f7b7a225d1406626b6c919e (MD5) Previous issue date: 2013-02-18
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
The present study aimed to evaluate the effect of replacing fishmeal for hydrolysate fish protein (HFP) and biofloc flour (BF) in diet of marine shrimp Litopenaeus vannamei postlarvae (2mg). The present study aimed to evaluate the effect of replacing fishmeal for hydrolyzed fish protein (HFP) and biofloc flour (BF) in Litopenaeus vannamei postlarvae. The HFP used in the diets formulation were produced from fish industry waste and the biofloc used for BF production was obtained in cultivation tanks of a commercial shrimp farm. Feed for this phase was designed to be isoenergetic and isoproteic. This experiment consisted of six treatments with three replicates each, corresponding to the control treatment T0, using fish meal as the main protein source. The other treatments (T10, T20, T30, T40) were a gradual replacement of fishmeal by HFP and BF in the proportions of 10, 20, 30 and 40% respectively. In the experiment a commercial feed was used as external control. It was a 42 days assay. Shrimp survival was above 99% in all treatments. After statistical analysis to zootechnical parameters (final weight, weight gain, specific growth rate) shrimps fed with formulated diets had better results than the ones fed with commercial feed. Tested parameters had ideal points indicated by regression in levels ranging between 15 and 16% of fishmeal replacement by HFP and associated BF. In the present study we inferred that BF and HFP are potential ingredients to replace fish meal in diets for L. vannamei postlarvae.
A presente dissertação teve como objetivo avaliar o efeito da substituição da farinha de peixe por hidrolisado proteico de peixe (HPP) e farinha de biofloco (FB) na alimentação de pós-larvas (2mg) do marinho camarão Litopenaeus vannamei. O HPP utilizado na elaboração das rações foi produzido a partir de resíduos de uma indústria de pescado. O biofloco para a produção da farinha foi obtido em tanques de cultivo de uma carcinicultura comercial. As rações para esta fase foram elaboradas para serem isoproteicas e isoenergéticas. Este experimento consistiu de seis tratamentos com três repetições cada, correspondendo ao tratamento controle o T0, utilizando a farinha de peixe como principal fonte proteica, e os demais tratamentos com substituição gradual da farinha de peixe por HPP e FB nas proporções de 10, 20, 30 e 40% correspondendo aos tratamentos T10, T20, T30 e T40 respectivamente. No experimento foi utilizado um tratamento com ração comercial que serviu como controle externo. Este ensaio teve duração de 42 dias. A sobrevivência dos camarões cultivados ficou acima de 99% em todos os tratamentos. As respostas estatísticas para os parâmetros de desempenho zootécnico (peso final, ganho de peso, taxa de crescimento específico) indicaram melhores resultados para os camarões alimentados com as rações formuladas quando comparados com os camarões alimentados com ração comercial. Os parâmetros testados tiveram seus pontos ideais indicados pela regressão, em níveis que variaram entre 15 e 16% de substituição da farinha de peixe por HPP e FB associados. Os resultados encontrados neste experimento indicaram o potencial dos ingredientes testados na substituição da farinha de peixe em rações para L. vannamei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ana Patrícia Gonçalves Sousa e. "Doença de Pompe: a propósito de 2 casos clínicos do Hospital Pêro da Covilhã." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1185.

Full text
Abstract:
A Doença de Pompe também conhecida como doença de armazenamento do glicogénio tipo II ou deficiência de maltase ácida, pertence a um grupo de doenças lisossomais de sobrecarga, sendo esta a forma mais grave do grupo. Trata-se de uma doença hereditária autossómica recessiva causada por mutações no gene que codifica a α-glicosidase ácida, determinando acumulação lisossomal de glicogénio. A doença de Pompe apresenta-se com um amplo espectro de manifestações clínicas e os sintomas iniciais podem surgir em qualquer idade. Previamente à aprovação, no ano 2006, da terapêutica de reposição enzimática com α-glicosidase ácida recombinante, não existia nenhum tratamento específico para a doença de Pompe. A terapêutica de reposição enzimática revelou-se eficaz e capaz de alterar a história natural da doença, dando uma nova esperança a estes doentes. Este trabalho tem como objetivo rever o estado da arte da Doença de Pompe em Portugal, com especial ênfase à forma tardia desta doença. São abordadas as formas de apresentação, patogénese, métodos de diagnósticos, bem como as atuais recomendações terapêuticas. Para tal é levada a cabo uma revisão da literatura científica mais recentemente publicada e relevante, acerca da doença em estudo. Este trabalho contempla ainda a apresentação e discussão de dois casos clínicos de doentes com a forma tardia da doença de Pompe, acompanhados no Hospital Pêro da Covilhã (Centro Hospitalar Cova da Beira).
Pompe disease, also known as glycogen storage disease type II or acid maltase deficiency, belongs to a group of lysossomal storage disorders, this being the most severe form of the group. It is an autossomal recessive disease caused by mutations in the gene encoding the lysosomal enzyme acid α-glucosidase, leading to lysosomal glygogen storage. Pompe’s disease has a broad spectrum of clinical manifestations, whose initial symptoms can appear at any age. There was no disease-specific treatment for Pompe disease until the approval, in 2006, of the enzyme replacement therapy with recombinant human acid α-glucosidase. This enzyme replacement therapy is effective in modifying the natural course of the disease and gave a new hope to Pompe patients. The present work intends to review the state of the art of Pompe disease in Portugal, with particular emphasis on the late-onset disease. It is discussed the clinical presentation, pathogenesis, diagnosis methods and current treatment recommendations of this disease. In order to achieve this, a review of the latest published and relevant scientific literature is performed. This paper also includes the presentation and discussion of two patients with lateonset Pompe disease, followed at Hospital Pêro da Covilhã (Centro Hospitalar Cova da Beira).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ESTEVES, Paulo Sérgio Cardoso. "Correlação clínico-laboratorial na amebíase intestinal." Universidade Federal do Pará, 2001. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3580.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-03-19T22:46:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CorrelacaoClinicoLaboratorial.pdf: 37431500 bytes, checksum: 9f36cdb930e05a4abda9b6adb64fd372 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-03-20T12:54:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CorrelacaoClinicoLaboratorial.pdf: 37431500 bytes, checksum: 9f36cdb930e05a4abda9b6adb64fd372 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-20T12:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_CorrelacaoClinicoLaboratorial.pdf: 37431500 bytes, checksum: 9f36cdb930e05a4abda9b6adb64fd372 (MD5) Previous issue date: 2001
O diagnóstico clínico da amebíase intestinal continua sendo meramente presuntivo; o diagnóstico de certeza depende sempre de confirmação laboratorial. Com o objetivo de correlacionar os achados clínicos com a pesquisa do coproantígeno GIAP de Entamoeba histolytica, por teste imunoenzimático, foram estudados 105 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 13 e 18 anos, provenientes de demanda passiva do Serviço Ambulatorial de Clínica Médica da Polícia Militar. A prevalência de amebíase intestinal encontrada por coproscopia foi de 13,33% (14/105) e por ELISA 24,76% (26/105). Houve diferença estatisticamente significativa na prevalência desta protozoose quando os métodos foram comparados (p<0,05-McNemar). Entre os enteroparasitas detectados por métodos coproscópicos de rotina destacaram-se: Endolimax nana com 61,90% (65/105), Blastocystis hominis 28,57% (30/105), Entamoeba coli 18,10% (19/105) e Giardia amblia em 5,71 (06/105). Entre os helmintos, os mais prevalentes foram o Trichiuris.trichiura com 4,76% (5/105) e de Ascaris lumbricoides em 3,81% (4,105). A prevalência dessas parasitoses na população estudada foi compatível com a casuística regional. No estudo da sintomatologia dos pacientes com teste de ELISA positivo, 73,08% (19/26) relataram um ou mais sintomas sugestivos de amebíase intestinal, observando-se cólicas intestinais em 46,15% (12/26), diarréia sem elementos anormais em 42,31% (11/26), tenesmo em 3,85% (1/26) e constipação intestinal em 11,54% (3/26). A presença desses sintomas quando comparada com os casos clinicamente idênticos, porém com teste de ELISA não apresentaram significância estatística (p<0,05-McNemar). Quanto a diarréia mucossanguinolenta, esta foi referida por 4,76% de apresentação das síndromes clínicas e sua amplitude de diagnósticos diferenciais, aliados às possibilidades de equívocos que os métodos diagnósticos usualmente empregados podem fornecer. Recomenda-se a inclusão do teste de ELISA no diagnóstico da amebíase intestinal como um recurso indispensável na clínica, embora ele não dispense o exame coproparasitológico, por ser capaz de indetificar somente um patógeno, a E. histolyca.
Intestinal amoebiasis clinical diagnosis remains presumable and the correct diagnosis always need laboratorial confirmation. A hundred-five patients, of both sexes, age between 13 - 80 years-old, from passive demand of "Serviço Ambulatorial de Clínica Medica da Polícia Militar", were selected for this study in order to correlate the clinical findings and imunoenzimatic E. histolytica GIAP stool antigen search. The prevalence of intestinal amoebiasis was 13,33% (14/105) for single stool examination and 24,76% (26/105) for ELISA. When the two methods were compared, diference statistically significant it was found (p < 0,05 - McNemar). Among detected parasites by single stool examination: Endolimax. nana with 61,90% (65/105), Blastocystis hominis 28,57% (30/105). Entamoeba coli 18,10% (19/105) and Giardia lamblia 5,71% (6/105) were the most prevalent. Trichiuris trichiura with 4.76% (5/105) and A lumbricoides 3,81% (4/105) had the highest prevalence among helminths. The prevalence of such parasitic infections at the studied population was according to local casuistic. In the analysis of the symptomatology of ELISA positive patients, 73,08% (19/26) had reported one or more disease suggestive symptoms, and was observed abdominal pain in 46,15% (12/26) patients, diarrhoea with no abnormal elements in 42,31 % (11/26), tenesmus in 3,85% (1/26) and intestinal constipation 11,54% (3/26). The presence of such symptons when compared with clinical similar cases ELISA negative, were not significative (p > 0,05 - McNermar). In 4,76% patients (5/105), diarrhoea with mucosus and blood was refered. This association with ELISA positive test were observed in 3,84% (1/26), and was statistically significative when compared with ELISA negative ones. The results of this work shows the difficulties in establishing the clinics and laboratory correlation in intestinal amoebiasis. It occurs because of clinical syndroms are not so specifie and the need of different diagnosis, together to the error possibility in routine diagnosis methods. Its is suggested the inclusion of ELISA test in intestinal amoebiasis diagnosis as a necessary clinical resource although, it does not exclude the single stool examination to others parasites, due to be able to identify only the pathogen, Entamoeba histolytica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues. "Novos aspectos e aplicações da química de teluranas e de teluretos orgânicos." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46135/tde-27082008-073450/.

Full text
Abstract:
A primeira parte desta tese aborda estudos sobre a reatividade de compostos de telúrio eletrofílicos, principalmente tetracloreto de telúrio e tricloretos aromáticos de telúrio. Novos aspectos da reatividade de TeCl4 frente a alcinos e algumas acetofenonas foram observados e, a partir da elucidação estrutural dos compostos obtidos, por cristalografia, uma racionalização mecanística foi proposta para cada caso. As proposições apresentadas encontraram respaldo com a detecção de intermediários transientes por estudos de espectrometria de massas com ionização por electron-spray (ESI-MS/MS). Além de novos aspectos da química do Telúrio, os compostos preparados encontraram aplicação como potentes e seletivos inibidores de cisteíno proteases. Com esta aplicação estabelecida, foram sintetizadas ambos os enantiômeros de uma telurana e a atividade inibitória destas frente a Catepsina B mostrou dependência da estereoquímica devido a dependência estereoquímica da interação entre a enzima e o inibidor. A segunda parte deste trabalho trata do desenvolvimento da reação de abertura de anel de aziridinas por reagentes organometálicos de cobre derivados de teluretos vinílicos e arílicos que resultaram em derivados de aminas homoalílicas ou homobenzílicas. Em seguida, a reatividade de aziridinas alílicas foi estudada frente a uma série de reagentes organometálicos de lítio, magnésio, cobre e zinco que mostraram influenciar a regio- e estereosseletividades das reações de abertura.
The first part of this thesis deals with the study of the reactivity of electrophilic tellurium compounds, mainly tellurium tetrachloride and aromatic tellurium trichlorides. New aspects of the reactivity of TeCl4 towards alkynes and some acetophenones were disclosed. A mechanistic rationale for each of the processes studied was possible by the determination of the stereochemistry for each product by monocrystal X-ray diffraction analysis. The proposition of the formation of cationic intermediates in the addition reaction of TeCl4 to alkynes was corroborated by the detection and characterization of transient intermediates by ESI-MS/MS experiments. Besides the new aspects of the Tellurium chemistry found, the prepared compounds showed a high and selective activity as inhibitors of cysteine proteases. A pair of enantiomers of a tellurane showed different activities against Human Catepsin B due to a stereochemical dependence in the enzyme/inhibitor interaction. The second part of the present work deals with the development of the ring opening reaction of aziridines by organometallic reagents of copper prepared from vinylic and arylic tellurides. These reactions led to homoallylic and homobenzylic amine derivatives. Finally, the reactivity of 2-alkenyl aziridines was studied towards a series of organometallic reagents of lithium, magnesium, copper and zinc which biased the regio- and stereoselectivities of the ring opening reactions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vivas, Inês Sofia Lima. "Impacto da terapêutica de substituição enzimática em mulheres grávidas com doença de Gaucher e doença de Pompe." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47961.

Full text
Abstract:
Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2020
Hoje em dia sabe-se que a gravidez e o parto são dois momentos de grande stress metabólico para a mulher, pelo que podem contribuir para o agravamento clínico de pacientes com doença de Pompe e doença de Gaucher. Tendo em conta a inexistência de ensaios clínicos aleatorizados que avaliem a segurança do uso de terapêutica de substituição enzimática (TSE) durante a gravidez e a lactação, torna-se relevante analisar a literatura disponível até ao momento, nomeadamente múltiplos relatos de caso de mulheres grávidas sob TSE. Esta revisão aborda o impacto da TSE em mulheres grávidas com doença de Pompe e doença de Gaucher, tendo como objetivos: analisar o perfil de segurança na gravidez; avaliar a sua eficácia na estabilização da doença e, por fim, perceber o impacto da TSE nos diversos outcomes obstétricos e neonatais. Para o efeito, foram analisados 29 artigos científicos utilizando o PubMed.
Nowadays it is known that pregnancy and delivery are two moments of the woman’s life marked by an increase in the cellular’s metabolic stress, which can contribute for the clinical deterioration of Gaucher and Pompe’s disease patients. Taking this into account, so far there are no randomized clinical trials that evaluate the safety of enzyme replacement therapy (ERT) during pregnancy and lactation so, for this paper, it was important to analyze multiple case reports on the matter. This review addresses the impact of ERT on pregnant patients with Gaucher and Pompe’s disease and its ultimate goals are: analyze the safety profile of ERT as the role it plays on the disease’s stabilization and also the impact on obstetric and neonatal outcomes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Terapêutica enzimática de substituição"

1

Scribel, Letícia Vale, Rafael Linden, Alexandre Zavascki, Roberta Zilles Hahn, and Cristina Boff Castro De Araujo. "AVALIAÇÃO DE MÉTODO COMERCIAL PARA DOSAGEM DE VANCOCINEMIA EM PACIENTES SOB TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1175.

Full text
Abstract:
Introdução: A vancomicina é um antibiótico amplamente utilizado como tratamento para infecções causadas por bactérias gram positivas como Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Diferentes ensaios estão disponíveis para quantificar o nível sérico da vancomicina (vancocinemia), entretanto alguns estudos reportam a interferência do produto de degradação chamado de CDP-1 (Crystalline Degradation Product) nos imunoensaios, resultando em valores de vancocinemia superestimados quando comparados com o método de Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em Sequência (LC-MS/MS). Uma vez que vancomicina é excretada pelos rins, pacientes com insuficiência renal podem acumular CDP-1. A superestimativa dos níveis séricos de vancomicina induz o médico assistente a reduzir a dose prescrita para o paciente, resultando em níveis subterapêuticos com risco de desenvolvimento de resistência bacteriana e de falha terapêutica. Assim, a quantificação precisa da vancocinemia é importante para o monitoramento terapêutico. Objetivo: Este estudo visa comparar o método CMIA (imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência) com o método LC-MS/MS para a dosagem de vancomicina em pacientes sob terapia de substituição renal. Material e métodos: Foram selecionados pacientes internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em uso de vancomicina e sob terapia de substituição renal no período de dezembro de 2020 a março de 2021. As amostras de soro foram analisadas pelos métodos CMIA e LC-MS/MS. A concordância entre os dois métodos foi avaliada utilizando a análise de regressão de Passing-Bablok, com 95% de intervalo de confiança (95% IC). Resultados: Foi analisada a vancocinemia de 55 amostras de soro coletadas de 22 pacientes que estavam sob terapia de substituição renal durante o tratamento. Os resultados obtidos pelos dois métodos foram altamente correlacionados (r = 0.913). Não foram observados desvio da linearidade (P = 0,92), diferença sistemática (intercepto = 1,7901; -0,6764 a 4,0302; IC=95%) tampouco diferença proporcional (coeficiente de inclinação =0,9223; 0,7938 a 1,0730; IC=95%). Conclusão: As concentrações de vancomicina obtidas por CMIA e LC-MS/MS são altamente correlacionadas em pacientes sob terapia de substituição renal. Assim, a LC-MS/MS apresentou-se como valiosa alternativa à CMIA em pacientes com perda de função renal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Gabriely, Samantha Gonçalves Barbosa, Maísa Schultz, Júlia Ribeiro Borges, and Maria Carolina Marques de Sousa Araújo. "TERAPIA ANTITROMBÓTICA EM PACIENTES COM COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/620.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome CAHA (Anormalidades Hemostáticas Associadas à COVID19), é um processo inflamatório endotelial que predispõe a trombose, devido a anormalidades de coagulação, principalmente um estado de hipercoagulabilidade, decorrente da infecção pelo SARS-CoV-2. Casos de COVID-19 que desenvolvem tal síndrome e não foram corretamente tratados, podem evoluir para severidade. Objetivo: Analisar terapias antitrombóticas e antiplaquetárias, bem como as orientações para a sua utilização em pacientes com COVID-19 diagnosticado ou suspeito. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura na base Pubmed (Medline), utilizando os termos de pesquisa: “Antithrombotic” “COVID-19” “Management” “Anticoagulant”. Encontrou-se 28 artigos, sendo selecionados 16 estudos observacionais, pertencentes ao ano de 2020, sem restrição de idioma. Resultados: Entre os anticoagulantes, as heparinas de baixo peso molecular (HBPM) apresentam menos interações medicamentosas e mais mecanismos de proteção fisiopatológica quando comparadas aos antagonistas da vitamina K e aos anticoagulantes orais de ação direta (DOAC). Recomenda-se que as HBPM sejam utilizadas como profilaxia em todos os pacientes na ausência de contraindicações, pacientes graves, hospitalizados e com alto risco para tromboembolismo venoso. Casos confirmados de COVID-19 em pacientes em uso crônico de anticoagulante devem avaliar o risco trombótico e hemorrágico, caso o risco hemorrágico não seja relevante, deve-se manter o tratamento, mas há possibilidade de realizar a substituição por HBPM inicialmente. Nota-se que os antirretrovirais usados no tratamento do COVID-19 reagem com os DOAC elevando sua concentração e aumentando o risco hemorrágico. Além disso, podem inibir os anticoagulantes e acentuar o risco de trombose. Assim, visando prevenir as complicações hemorrágicas pode-se suspender os DOAC e substituí-los por estratégias antitrombóticas parenterais alternativas enquanto os agentes antivirais forem necessários. Conclusão: No contexto atual, ainda não há evidência concreta da melhor terapêutica para tromboembolismo desencadeado em pacientes com COVID-19, a maioria encontra-se em fase de teste e apresenta a recomendação baseada em resultados favoráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography