To see the other types of publications on this topic, follow the link: Terapêutica enzimática de substituição.

Journal articles on the topic 'Terapêutica enzimática de substituição'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 25 journal articles for your research on the topic 'Terapêutica enzimática de substituição.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cavalcanti, G. A. O., R. B. Araújo, E. G. Melo, M. C. V. Moreira, K. B. G. Borges, M. M. Melo, L. R. Borboleta, and R. A. L. Muzzi. "Infarto agudo do miocárdio e injeção intramiocárdica experimental em cães: estudos clínico, enzimático, eletrocardiográfico e ecocardiográfico." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, no. 2 (April 2012): 286–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000200006.

Full text
Abstract:
Os eventos isquêmicos em cães são incomuns, porém podem estar sendo subnotificados. Avaliou-se o infarto agudo do miocárdio (IAM) clinicamente, por meio de eletrocardiografia (ECG), eletrocardiografia contínua (EC), ecocardiografia (ECO), enzima creatina quinase (CK), enzima creatina quinase fração MB (CK-MB) e anátomo-histologicamente em cães sem raça definida, e observou-se a ocorrência de arritmias após injeção intramiocárdia por EC. O IAM foi obtido após a ligadura da coronária descendente anterior. Os animais apresentaram ao ECO dilatação da câmara esquerda e aumento do índice de desempenho miocárdico. Ao ECG houve desnivelamento de ST nas derivações pré-cordiais V1 e V2. No EC observaram-se arritmias ventriculares graves e supradesnivelamento de ST. As enzimas CK e CK-MB aumentaram significativamente, sendo que os picos de CK-MB e de CK ocorreram seis horas e 12 horas, respectivamente, após o IAM. Na análise histológica constatou-se infarto da parede inferior do ventrículo esquerdo e substituição do tecido muscular por tecido fibroso. Avaliou-se a injeção intramiocárdica por EC que pode servir como via terapêutica cardíaca, não sendo observado aumento das arritmias ventriculares após a injeção no miocárdio infartado. O infarto em cães pode ser detectado pelos exames cardíacos disponíveis, e a injeção intramiocárdica é uma via terapêutica cardíaca possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tesser, Marcelo Borges, Carolina Isabel Flores-Quintana, Dalton José Carneiro, João Martins Pizauro Junior, and Maria Célia Portella. "Suplementação de enzimas exógenas em dieta microparticulada para larvicultura do pacu." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 6 (December 2006): 2211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000800003.

Full text
Abstract:
Este experimento foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação de enzimas exógenas (pancreatina suína) em microdietas sobre o crescimento, a sobrevivência e as alterações morfológicas do trato digestório de larvas de pacu, Piaractus mesopotamicus. Foram testados oito programas alimentares: alimentação exclusiva com náuplios de Artemia (AV); alimentação exclusiva com dieta microparticulada com (DMP) ou sem (DM) suplementação enzimática; substituição, aos cinco dias, dos náuplios de Artemia por dietas inertes com (AV5DMP) ou sem (AV5DM) suplementação; e substituição dos náuplios aos dez dias por dietas com (AV10DMP) ou sem (AV10DM) suplementação. O experimento teve duração de 28 dias. Larvas que receberam o alimento vivo durante todo o período experimental apresentaram maiores médias de peso. O efeito negativo da supressão do alimento vivo sobre o crescimento das larvas foi verificado tanto na substituição aos cinco dias como aos dez dias. No entanto, nas avaliações biométricas subseqüentes, observaram-se efeitos positivos da suplementação enzimática; a partir do 20º dia de experimento, as larvas que receberam a dieta suplementada com enzima exógena apresentaram peso médio estatisticamente superior ao daquelas alimentadas com a dieta sem suplementação. As diferenças morfológicas mais evidentes proporcionadas pela suplementação enzimática foram observadas nas larvas que receberam substituição alimentar aos cinco dias. As diferenças foram relativas à quantidade de grânulos de zimogênio no pâncreas e às inclusões supranucleares no intestino. As larvas submetidas à transição alimentar aos dez dias de experimento já apresentavam diferenciação morfológica do sistema digestório mais avançada, assemelhando-se muito às larvas do tratamento com alimento vivo. Os resultados deste experimento indicam que a suplementação com pancreatina proporcionou efeitos positivos sobre o crescimento e a sobrevivência das larvas de pacu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira Filho, Emanuel Felipe, Pierre Castro Soares, Caio Alves da Costa, Gilcifran Prestes de Andrade, Francisco Fernando Ramos de Carvalho, Daniel Nunes de Araújo Gonçalves, Ângela Maria Vieira Batista, and Cleyton Charles Dantas Carvalho. "Dinâmica metabólica de cordeiros alimentados com dietas contendo níveis crescentes de glicerina bruta em substituição ao milho." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 28, 2020): e169985426. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5426.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar os efeitos da inclusão de glicerina bruta contendo 80,5% de glicerol sobre os parâmetros sanguíneos de cordeiros em confinamento. Utilizaram-se 39 cordeiros mestiços, sem padrão de raça definido, machos não castrados, com quatro meses de idade e peso corporal inicial de 21 kg±0,8 Kg, distribuídos em blocos casualizados a quatro tratamentos e dez repetições com níveis de inclusão de 0, 6, 12 e 18% de glicerina bruta na matéria seca (MS) da dieta. Coletas de sangue foram realizadas para análise de diferentes biomarcadores no 650 dia de experimento. Não foram registrados efeitos significativos da inclusão de glicerina bruta em substituição do milho na dieta de cordeiros em relação aos diferentes biomarcadores do perfil proteico, mineral e da atividade enzimática. Quando ao perfil energético, identificou-se efeito significativo apenas para a concentração plasmática de glicose (p=0,0003). Na análise de regressão da concentração de glicose plasmática de cordeiros, em função do nível de consumindo de glicerina bruta associada à ureia em substituição ao milho, verificou-se que quanto maior a inclusão de glicerina bruta na dieta, maior a glicemia (r=0,92; p<0001). A quantidade crescente de glicerina bruta na dieta de cordeiros em crescimento em substituição ao milho tem caráter gliconeogênico, além de que não provoca alteração metabólica de parâmetros relacionados ao perfil energético, proteico, mineral e de atividade enzimática. A glicerina bruta pode ser fornecida até 18% por promover adequada resposta metabólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Maria do Socorro Vieira dos, Gastão Barreto Espíndola, Maria de Fátima Freire Fuentes, Ednardo Rodrigues Freitas, and Luiz Euquério de Carvalho. "Utilização de complexo enzimático em dietas à base de sorgo-soja para frangos de corte." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 3 (June 2006): 811–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000300025.

Full text
Abstract:
Este experimento foi conduzido com os objetivos de avaliar o desempenho e o peso dos órgãos do trato gastrointestinal e analisar economicamente a produção de frangos de corte submetidos a dietas à base de sorgo e soja, suplementadas ou não com complexo multienzimático (xilanase, amilase, protease), nas fases inicial (experimento I) e final (experimento II) de crescimento. O delineamento estatístico foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2 (três níveis de sorgo = 0, 50 e 100% e dois níveis de enzima = 0 e 0,1%), em que a unidade experimental foi constituída de um boxe com 17 aves e oito repetições por tratamento. No experimento I (1 a 21 dias), não houve efeito significativo do nível de substituição do milho pelo sorgo sobre o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar. Entretanto, o acréscimo no nível de sorgo ocasionou redução no peso relativo da moela e a suplementação enzimática aumentou o peso relativo do jejuno e íleo. No experimento II (22 a 42 dias), não houve efeito significativo do nível de substituição do milho pelo sorgo sobre o consumo de ração, o ganho de peso, a conversão alimentar e os pesos relativos do duodeno, jejuno, íleo e ceco. A suplementação enzimática reduziu significativamente o rendimento de carcaça e aumentou o peso do proventrículo, da moela e do pâncreas. A análise econômica revelou que o sorgo pode substituir 50% do milho em rações para frangos de corte nas fases inicial e final do crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Consolaro, Alberto, Maurício de Almeida Cardoso, Dario A. Oliveira Miranda, and Ingrid Araújo de Oliveira. "Decoronação sem e com implantes: o que é e quando se utiliza." Journal of Clinical Dentistry and Research 18, no. 2 (August 19, 2021): 40–51. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.18.2.040-051.bes.

Full text
Abstract:
Introdução: Decoronação é uma técnica terapêutica para os dentes anquilosados depois de traumatismos dentários, que evoluem naturalmente para reabsorção dentária por substituição, para se evitar sequelas pós-cirúrgicas. Mas ela também pode ser indicada para várias outras situações clínicas. Descrição: Os dentes em anquilose alveolodentária e reabsorção dentária por substituição devem ser considerados osso normal, em pleno processo contínuo e fisiológico de remodelação. Em consequência, os implantes osseointegráveis podem ser aplicados com sucesso, se assim for necessário, pois haverá a osseointegração. É essencial para o sucesso da decoronação a ausência de contaminação, a qual representa a sua contraindicação. Considerações finais: O local, a angulação e o posicionamento para se colocar o implante após a decoronação devem ser ditados pela conveniência clínica. Ela não deve mudar o planejamento normal para a instalação de implantes e, nem mesmo, mudar os critérios de escolha do tipo e da marca de implante dentário a ser utilizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bona, Maria das Graças Motta e., Maria José Soares Leal, Liline Maria Soares Martins, Raimundo Nonato da Silva, José Adail Fonseca de Castro, and Semiramis Jamil Hadad do Monte. "Análise de restrição enzimática do gene hsp65 de isolados clínicos de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar em Teresina, Piauí." Jornal Brasileiro de Pneumologia 37, no. 5 (October 2011): 628–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132011000500010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar as espécies de micobactérias encontradas no escarro de pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar e analisar o impacto dessas identificações na abordagem terapêutica. MÉTODOS: Foram avaliados 106 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar encaminhados para o serviço de pneumologia de um hospital público em Teresina, Piauí. Espécimes de escarro matinal foram avaliados quanto à presença de micobactérias por baciloscopia e cultura. Foram utilizadas PCR e análise de restrição enzimática do gene hsp65 (PRA-hsp65) para a identificação das cepas de micobactérias isoladas em cultura. RESULTADOS: Foram analisadas 206 amostras de escarro. A idade dos pacientes variou de 15 a 87 anos, sendo 67% do gênero masculino. Tosse ocorreu em 100% dos casos. O padrão radiográfico predominante foi de lesão moderada, observada em 70%. A positividade no esfregaço foi de 76%, e isolamento em cultura ocorreu em 91% das culturas executadas. Testes tradicionais identificaram micobactérias não tuberculosas (MNT) em 9% dos isolados. O método PRA-hsp65 confirmou esses dados, mostrando sete padrões de bandas capazes de identificar as espécies de MNT isoladas: Mycobacterium kansasii; M. abscessus 1; M. abscessus 2; M. smegmatis; M. flavescens 1; M. gordonae 5 e M. gordonae 7. Todos os pacientes com MNT tinham mais de 60 anos, e observaram-se bronquiectasias em 88% das radiografias. Houve dois casos de reinfecção, identificados inicialmente como infecção por M. abscessus e M. kansasii. CONCLUSÕES: As MNT causam infecção pulmonar em pacientes imunocompetentes, e a identificação das MNT é importante para estabelecer o diagnóstico correto e a decisão terapêutica mais adequada. O método PRA-hsp65 é útil para identificar espécies de MNT e pode ser implantado em laboratórios de biologia molecular não especializados em micobactérias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Roberto, Orildo Ciquini Jr., Hamilton Matushita, Nilton Domingos Cabral, and José Píndaro Pereira Plese. "Infecções de derivações liquóricas em crianças: revisão de 100 infecções em 87 crianças." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, no. 1 (1997): 75–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000100012.

Full text
Abstract:
Estudo retrospectivo analisando quadro clínico e resultados terapêuticos de 100 episódios de infecções em 87 crianças submetidas a derivações liquóricas no período de 1982 a 1995.O quadro clínico mais frequente foi aquele secundário ao processo inflamatório e os agentes etiológicos mais comuns foram os estafilococos. A infecção ocasionada por agente Gram negativo mostrou maior gravidade e esteve mais frequentemente relacionada a falha terapêutica. As estratégias de tratamento incluíram desde o uso de antibióticos sistêmicos de forma isolada até a retirada do sistema de derivação e a utilização de antibióticos sistêmicos e intratecais. Os melhores resultados terapêuticos foram obtidos com: retirada da derivação e sua substituição por derivação ventricular externa associada a antibióticoterapia sistêmica. Em nossa experiência, essa conduta deve ser adotada como rotina para o tratamento desta grave complicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Jorenby, D. E., S. J. Leischow, M. A. Nides, S. I. Rennard, J. A. Johnston, A. R. Hughes, S. S. Smith, et al. "A valiação clínica da eficácia do cloridrato de bupropiona e da terapêutica de substituição de nicotina na cessação tabágica." Revista Portuguesa de Pneumologia 7, no. 2 (March 2001): 161–63. http://dx.doi.org/10.1016/s0873-2159(15)30819-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bessi, Rosana, Patricia Pauletti, Raul Dantas d'Arce, and Raul Machado Neto. "Absorção de anticorpos do colostro em bezerros: II. Estudo no intestino delgado distal." Revista Brasileira de Zootecnia 31, no. 6 (November 2002): 2325–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000900022.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar a morfologia e determinar a localização da enzima fosfatase ácida na região distal do intestino delgado de bezerros, do nascimento ao fechamento intestinal, foram coletadas amostras de 15 animais machos em três idades: ao nascer sem que houvesse a ingestão de colostro; três horas após a ingestão da primeira refeição de colostro e aos três dias de idade. Observou-se, ao nascimento, a presença de um grande vacúolo, que dominava todo o citoplasma das células epiteliais do jejuno distal e íleo. Após a ingestão de colostro, verificou-se o acúmulo de material absorvido nesses vacúolos. Foi detectada a reação de fosfatase ácida nas células absortivas de bezerros recém-nascidos, antes e após a ingestão de colostro. Aos três dias de idade, uma nova população de células geralmente não vacuoladas, com sistema endocítico apical reduzido, foi observada recobrindo as vilosidades intestinais. Portanto, em bezerros a maturação do epitélio absortivo do intestino delgado distal pode iniciar-se com o aumento da atividade enzimática nos vacúolos absortivos, culminando com a rápida substituição das células fetais por células diferenciadas não pinocíticas, o que determinaria o término da transferência de anticorpos maternos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yacubian, Elza Márcia T. "Medicamentos genéricos no tratamento das epilepsias: uma reflexão." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 13, no. 3 (September 2007): 127–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492007000300007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Discutimos aspectos controversos para a prescrição de medicamentos genéricos no tratamento das epilepsias e problemas relacionados à biodisponilidade e bioequivalência. Algumas drogas antiepilépticas (DAE) apresentam baixa solubilidade em água, apresentam cinética não linear e faixa terapêutica estreita, dados sugestivos da ocorrência de problemas relacionados à bioequivalência. MÉTODOS: Revisão da literatura. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Há mais informações sobre as DAE tradicionais (fenitoína, carbamazepina e valproato) e apenas uma comunicação em congresso foi encontrada sobre a substituição de uma nova DAE, a lamotrigina. O nível de evidência é fraco, baseado em séries de casos e opinião de especialistas, com exceção talvez da fenitoína para a qual há alguns estudos analíticos. Podemos permitir o uso de genéricos para o tratamento das epilepsias, desde que tenhamos em mente que este abrirá a possibilidade de substituições sucessivas de formulações durante o tratamento, com conseqüências imprevisíveis como a recorrência de crises e suas conseqüências ou o aparecimento de efeitos adversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bastos, Maíra Dias Mangueira, Victória Laysna dos Anjos Santos, Arlan De Assis Gonsalves, and Cleônia Roberta Melo Araújo. "Avaliação da atividade de aldeídos aromáticos e suas oximas frente à enzima acetilcolinesterase eritrocitária humana." Acta Brasiliensis 1, no. 3 (September 26, 2017): 22. http://dx.doi.org/10.22571/actabra13201749.

Full text
Abstract:
Considerando a importância terapêutica das drogas inibidoras da acetilcolinesterase, bem como dos regeneradores da enzima, em casos de intoxicações por organofosforados. A atividade de aldeídos aromáticos e suas respectivas oximas foi avaliada frente à acetilcolinesterase eritrocitária humana. As oximas foram preparadas a partir da oximação do benzaldeído, do 4-hidroxibenzaldeído, do 4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído e do 4-dimetialminobenzaldeído, e em seguida, o ensaio de Ellman foi empregado para avaliar o comportamento destes compostos frente à acetilcolinesterase ativa e inibida por diclorvós. Os aldeídos avaliados apresentaram atividade inibidora da acetilcolinesterase nas porcentagens de 21,33%, 53,00%, 44,00% e 62,67% respectivamente para benzaldeído, 4-hidroxibenzaldeído, 4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído e 4- dimetilminobenzaldeído. Dentre as oximas avaliadas, apenas a dimetilaminobenzaldoxima apresentou atividade inibitória (36,67%). A benzaldoxima, a 4-hidroxibenzaldoxima e a 4-hidroxi-3-metoxibenzaldoxima mostraram-se capazes de regenerar modestamente a atividade enzimática em 9,21%, 32,83% e 8,90%, respectivamente, quando a enzima se encontrava inibida por diclorvós. Os aldeídos aromáticos testados apresentaram potencial atividade inibitória da acetilcolinesterase eritrocitária, na concentração de 100mM, sendo o maior potencial demonstrado pelo 4-dimetilamibenzaldeído, com 62,67% de inibição. As oximas, com exceção da dimetilaminobenzaldoxima, se comportaram como regeneradores fracos da enzima inibida por diclorvós, mostrando a relevância do grupo oxima para a regeneração da enzima inibida por organofosforados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pinto, Bianca Carollyne Martins, Marlon Miguel Bianchi de Lima, Carolina Bicalho Braga, Isabela Costa Silva, Larissa Morais Souza, Marina Campos Guimarães, Matheus de Souza Ramos, Raphael Campos Corgozinho, and Tiago do Sacramento Souza Melo. "Troca valvar endovascular: vantagens para pacientes de risco intermediário e alto em relação ao tratamento convencional." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 10 (October 10, 2020): e4669. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4669.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar os benefícios e efeitos adversos da Substituição da Válvula Aórtica Transcateter (TAVR) em pacientes portadores de estenose aórtica, classificados como risco cardiovascular alto e intermediário, em comparação à terapêutica convencional. Métodos: Revisão literária mediante análise qualitativa de pesquisas feitas nas bases de dados eletrônicos SciELO, Medline e Lilacs, sem restrição quanto a ano, localidade e utilizando os descritores “TAVR”, “Transcatheter Aortic Valve Implantation”, “aortic stenosis”, “outcomes”, “Implante Valvar Aórtico Percutâneo”, “score sts”, “minimally invasive surgery”. Resultados: Foram analisados 17 artigos que descrevem que o uso da TAVR, nos pacientes selecionados, mostra-se eficaz na melhora da sobrevida, do quadro de AVC e redução de outras possíveis complicações pós-procedimento de TAVR. Entretanto, alguns autores citam não haver reduções drásticas na mortalidade, demonstrando, inclusive, necessidade de intervenção com implante de marcapasso. Considerações finais: A utilização da TAVR nos pacientes de risco cardiovascular alto e intermediário se mostrou segura e eficaz, resultando em melhora significativa no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes, fato que justifica a necessidade de difusão dessa técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima Junior, Francisco de Assis Almeida, John Lennon Silva Cunha, Candice Rebouças Rosa, Juliana Batista Melo Fonte, Maria de Fátima Batista Melo, and Ricardo Luiz Cavalcanti Albuquerque Junior. "FIBROMA OSSIFICANTE CENTRAL EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 5, no. 2 (February 23, 2017): 33–40. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n2p33-40.

Full text
Abstract:
O Fibroma Ossificante Central (FOC) é uma neoplasia benigna de origem fibro-óssea incomum que acomete os ossos da face, caracterizado pela substituição da arquitetura óssea normal por tecido conjuntivo rico em fibroblastos e fibras colágenas, com deposição de material mineralizado em quantidade e morfologia variada. Estudos tem demonstrado a existência de muita superposição entre os aspectos clínicos, imaginológicos e histopatológicos das lesões fibro-ósseas benignas dos maxilares, determinando dificuldades no estabelecimento de um diagnóstico seguro. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de FOC em uma localização incomum, com ênfase na discussão de sua etiopatogênese e critérios de diagnóstico diferencial imaginológico e histopatológico entre esta entidade e a outras lesões fibro-ósseas dos maxilares, como a displasia óssea fibrosa e o fibroma ossificante juvenil agressivo. A análise do caso e sua relação com a literatura vigente permitiu concluir que é de extrema relevância que o diagnóstico do FOC seja devidamente embasado numa correlação de achados clinicopatológicos para assegurar o estabelecimento do diagnóstico e terapêutica mais apropriados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Carlos Henrique Debenedito, and Fermin Roland Schramm. "Bioética da obstinação terapêutica no emprego da hemodiálise em pacientes portadoras de câncer do colo do útero invasor, em fase de insuficiência renal crônica agudizada." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 1 (March 30, 2007): 17–27. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n1.1824.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir, do ponto de vista das ferramentas da Bioética, a indicação da hemodiálise para mulheres com câncer do colo do útero avançado com insuficiência renal obstrutiva, já tratadas por radioterapia exclusiva, ou sem mais indicação de tratamento pelo avançado estado da neoplasia, atendidas em um hospital especializado em oncologia. Pergunta-se se tais pacientes se beneficiariam desse método de substituição da filtração renal, para controle da uremia, conseqüente à progressão da doença neoplásica. Conclui-se que a utilização da hemodiálise constitui uma forma de obstinação terapêutica frente ao quadro dramático da paciente, ineficaz como medida antitumoral e incapaz de proporcionar melhor qualidade de vida à paciente. Os autores pretendem que as discussões sobre o conceito de tratamento fútil sejam estimuladas cada vez mais. A inclusão dos aspectos morais envolvidos no tratamento médico e estudados pela Bioética é vista como uma forma de analisar o impacto multifatorial da doença e do seu tratamento, quer de intenção curativa ou não, sobre a qualidade de vida dos doentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Saloio, Maíra Kufner, Larissa De Fátima D'Amico, Rafael Rauber, and Vanessa Uscocovich. "ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICOS E BIOQUÍMICOS DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM INÍCIO DE TERAPIA RENAL HEMODIALÍTICA." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 1, no. 4 (December 20, 2019): 49–66. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v1i4.118.

Full text
Abstract:
A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma doença relevante na saúde pública devido sua prevalência ascendente. Ela minimiza a atividade renal, tornando os portadores dependentes de terapias de substituição (diálise), a qual simula a atividade renal para manter a homeostase hidroeletrolítica. Apesar de fundamental para a sobrevida dos portadores, ela ocasiona alterações nutricionais que devem ser monitoradas por interfirir no prognóstico e morbimortalidade. O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros bioquímicos-físicos dos pacientes-dialíticos em tratamento inicial e identificar as mudanças após 3 e 6 meses associando-os a efetividade terapêutica. Trata-se de uma análise longitudinal-descritiva, tendo como base bioquímica a albumina, ferritina, hematócrito e potássio. Para base antropométrica foi feita a média das aferições da prega cutânea tricipital (PCT) e adequação ao percentil 50. Dos 22 pacientes 68,18% são homens, a idade predominante esteve entre 60-69 anos e a doença base, a hipertensão. Com base na PCT, os pacientes estiveram em déficit grave de gordura subcutânea, enquanto que a albumina obteve melhoras gradativas, atingindo a normalidade. O hematócrito reduzido associado à ferritina aumentada, confirmou anemia inflamatória, frequente nos pacientes renais crônicos. Pacientes hipercalêmicos melhoraram gradativamente. Conclui-se, que há uma real importância do fator nutricional sobre a efetividade da terapia hemodialítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cestari, Anna Leticia de O., Ricardo Vilela, Juliana Kunisawa, and Carlos Eduardo Lopes. "Síndrome hemolítico-urêmica relacionada à infecção invasiva pelo Streptococcus pneumoniae." Revista Paulista de Pediatria 26, no. 1 (March 2008): 88–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822008000100015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A doença pneumocócica é importante problema de saúde pública e raramente há associação desta infecção com a síndrome hemolítico-urêmica (SHU) grave. O objetivo deste artigo é relatar o caso de um paciente com esta associação. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança do sexo masculino, com 17 meses de idade, admitida no hospital com insuficiência respiratória aguda e necessitando de suporte ventilatório. O exame radiológico mostrava extensa opacidade homogênea em hemitórax direito. A hemocultura foi positiva para Streptococcus pneumoniae. Nos exames de admissão, notaram-se: hemoglobina de 6,5g/dL, 38.000 plaquetas/mm³, uréia de 79mg/dL e creatinina de 1,64mg/dL. No primeiro dia, apresentou oligoanúria e hipervolemia, necessitando de hemodiafiltração. Evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos e óbito no sétimo dia. A necrópsia mostrou áreas extensas de necrose cortical e tubular renal, com depósito de fibrina nas arteríolas. COMENTÁRIOS: A SHU associada ao pneumococo apresenta morbidade e mortalidade elevadas. Em crianças com doença pneumocócica invasiva e acometimento hematológico ou renal grave, deve-se estar atento a esta rara complicação. Merecem investigação os seguintes aspectos relacionados à doença: a função da detecção precoce de antígenos T ativados no diagnóstico e terapêutica, o papel do fator H na patogênese, o método ideal de substituição renal e a definição do prognóstico em longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Puñales, Marcia Khaled, Hans Graf, Jorge Luiz Gross, and Ana Luiza Maia. "Rastreamento genético do carcinoma medular de tireóide: identificação de mutações no proto-oncogene ret." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 46, no. 6 (December 2002): 632–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302002000600006.

Full text
Abstract:
O carcinoma medular de tireóide (CMT) pode apresentar-se na forma esporádica (75%) ou hereditária (25%) como componente das síndromes de neoplasia endócrina múltipla (NEM2A e 2B), carcinoma medular de tireóide familiar (CMTF) ou outros. Diferentes mutações no proto-oncogene Ret foram identificadas e estudos recentes sugerem uma correlação entre o genótipo-fenótipo. O presente estudo realizou a análise molecular do Ret em indivíduos com CMT e avaliou a correlação genótipo-fenótipo nos afetados e seus familiares. Foram incluídos 48 indivíduos com diagnóstico histopatológico e imunohistoquímico de CMT, sendo 7 esporádicos e 41 hereditários, provenientes de 14 famílias independentes. DNA genômico foi extraído de leucócitos periféricos e os exons 10, 11, 13, 14 e/ou 16 do Ret amplificados por PCR. As mutações foram identificadas por SSCP, restrição enzimática, e/ou seqüenciamento. Das famílias com CMT hereditário, 7 apresentavam NEM2A, 2 NEM2A associada à líquen amilóide cutâneo (CLA), 2 NEM2B, 2 CMTF e 1 como outros. Em 6 famílias com NEM2A, a mutação estava presente no codon 634, troca de TGC->CGC ou TGC->TAC. Uma família com NEM2A apresentava mutação no codon 618 (TGC->CGC). Ambas famílias com CMTF e nos casos de NEM2A+CLA, a mutação também ocorreu no codon 634 (TGC->CGC). Nos indivíduos afetados com NEM2B foi detectada uma mutação de novo no códon 918 (ATG->ACG). Na família classificada como outros, a mutação localizava-se no códon 634 (TGC->TAC). O diagnóstico molecular identificou mutações em todos os indivíduos com história de doença hereditária, em 8 carreadores sem evidência clínica de neoplasia, e em 2 indivíduos com CMT aparentemente esporádico. Nossos resultados confirmam dados da literatura e demonstram que o rastreamento genético é fundamental na conduta terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Paschoal, Ilma Aparecida, Wander de Oliveira Villalba, and Mônica Corso Pereira. "Insuficiência respiratória crônica nas doenças neuromusculares: diagnóstico e tratamento." Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, no. 1 (February 2007): 81–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000100016.

Full text
Abstract:
As doenças neuromusculares prejudicam a renovação do ar alveolar e, por esta razão, produzem insuficiência respiratória crônica. A instalação da insuficiência respiratória pode acontecer de modo agudo, como nos traumas, ou ser lenta ou rapidamente progressiva, como na esclerose lateral amiotrófica, distrofias musculares, doença da placa mioneural, etc. O comprometimento da musculatura respiratória prejudica também a eficiência da tosse e, no estado atual da terapêutica disponível no Brasil para estes doentes, pode-se dizer que a morbimortalidade nestes indivíduos está mais associada ao fato de que eles tossem mal do que de que ventilam mal. Nesta revisão, uma breve compilação histórica procura mostrar a evolução das órteses e próteses respiratórias, desde o final do século XIX até agora, com o objetivo de apresentar as opções de máquinas disponíveis para o suporte e substituição da ventilação nas doenças neuromusculares. Além disso, são enfatizados os elementos fundamentais para o diagnóstico da hipoventilação alveolar e da falência do mecanismo protetor da tosse: história clínica, determinação do pico de fluxo da tosse, medida da pressão expiratória máxima e da pressão inspiratória máxima, espirometria em dois decúbitos (sentado e supino), oximetria de pulso, capnografia e polissonografia. São apresentados os valores limites disponíveis na literatura tanto para a indicação do suporte noturno da ventilação como para a extensão do suporte para o período diurno. As manobras para incremento da eficiência da tosse são aqui também discutidas, assim como o momento adequado para sua introdução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Correia, Ana Rita, Margarida Manso, Roberto Roncon-Albuquerque Jr., Gerardo Oliveira, Carlos Silva, Francisco Cruz, and Tiago Antunes-Lopes. "Doação de Rins Após Paragem Cardiocirculatória: O Papel da Oxigenação por Membrana Extracorporal." Acta Urológica Portuguesa 36, no. 1-2 (September 21, 2019): 23–29. http://dx.doi.org/10.24915/aup.36.1-2.86.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença renal crónica é uma patologia prevalente, sendo significativo o número de doentes em estádio terminal cujas alternativas se resumem à terapêutica de substituição da função renal e ao transplante, sendo o último associado a maior qualidade de vida e a menor mortalidade. A procura crescente de rins para transplante tem aumentado o desfasamento relativamente aos rins disponíveis. Esse desfasamento impulsionou a pesquisa e desenvolvimento de alternativas aos dadores cadáver em morte cerebral, sendo os dadores após paragem cardiocirculatória uma alternativa viável. Estes obrigam a técnicas de preservação de órgão distintas, de forma a poder oferecer resultados funcionais sobreponíveis. O objetivo deste artigo foi rever a evidência recente sobre o papel da utilização da oxigenação por membrana extracorporal como técnica de preservação, na colheita de rins de dadores após paragem cardiocirculatória. Material e Métodos: Foi efectuada uma pesquisa na base PubMed/MEDLINE, utilizando as expressões: “kidney transplantation”; “non-heart-beating donor”; “donation after cardiac death”; “extracorporeal membrane oxygenation”; “abdominal normothermic perfusion”. Com os artigos selecionados, realizou- se uma revisão não sistemática, sumarizando a evidência recente sobre a utilização da oxigenação por membrana extracorporal na colheita de rins de dadores após paragem cardiocirculatória. Resultados: Verificou-se que os estudos sugerem com unanimidade que a oxigenação por membrana extracorporal é superior às outras técnicas de preservação utilizadas em dadores após paragem cardiocirculatória, uma vez que está associada a melhores resultados a curto prazo do aloenxerto renal. Relativamente aos dadores convencionais, em morte cerebral, a técnica permite resultado semelhantes, quando comparada com os dadores de morte cerebral de critérios expandidos. Discussão: A preservação de órgãos através da oxigenação por membrana extracorporal nos dadores após paragem cardiocirculatória permite resultados funcionais favoráveis e, por esse motivo, poderá contribuir para o aumento do pool de dadores. As dificuldades logísticas associadas à implementação da técnica restringem a sua utilização. Conclusão: A longo prazo, deverão ser criadas condições para a implementação em mais centros da oxigenação por membrana extracorporal nos dadores após paragem cardiocirculatória, aumentando o pool de rins disponíveis para transplante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Borella, Júlio Cézar, Michelly De Pádua, and Marise C. Bastos Stevanato. "ESTUDO COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE PAPAÍNA COMERCIALIZADAS POR EMPRESAS FORNECEDORAS DE INSUMOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO." Revista Eletrônica de Farmácia 12, no. 4 (December 31, 2015). http://dx.doi.org/10.5216/ref.v12i4.36598.

Full text
Abstract:
A papaína é um insumo, de origem vegetal, usada na produção de medicamentos, por sua ação cicatrizante e desbridante de feridas. No entanto, a qualidade dessa matéria prima é questionável. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar esse quesito na papaína disponível no mercado farmacêutico do estado de São Paulo. Isto foi realizado analisando amostras de diversos fornecedores através de características físico-químicas, microbiológicas e enzimáticas. Quatro amostras de papaína foram avaliadas, comparando-se com padrão e conforme descrito na literatura, em relação às propriedades organolépticas (sensoriais), testes de solubilidade, determinação do pH, determinação de umidade, determinação de contaminação microbiológica e determinação da atividade enzimática. Os resultados mostraram que todas as amostras testadas (100%) passaram nos testes organolépticos, solubilidade, pH, umidade e contaminantes microbiológicos. Somente três delas (75%) passaram na avaliação da atividade enzimática. Além disso, observou-se para esse quesito, que há grande variabilidade da atividade enzimática entre as amostras testadas (458%), mostrando que a papaína disponível no mercado merece análise criteriosa em relação a esse quesito. Este fato pode levar a alterações em relação aos resultados do uso de formulações que incluem esse insumo, no que se refere à segurança de uso e eficácia terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Kowalski, Rafaela Luisa. "Produção de etanol de segunda geração a partir de caroço de abacate (Persea americana Mill.)." Revista Brasileira de Energias Renováveis 6, no. 4 (October 11, 2017). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v6i4.49073.

Full text
Abstract:
O amido é um dos polímeros de glicose mais abundantes no reino vegetal podendo ser utilizado como complemento ou alternativa em substituição à cana-de- açúcar como açúcar fermentável. Atualmente tem se evidenciado a necessidade de novas matrizes de fontes renováveis para a produção de etanol. Como a semente de abacate possui cerca de 20% de amido em sua composição é possível realizar a hidrólise e consequentemente, a fermentação alcoólica. O presente trabalho estudou os processos de hidrólise enzimática do caroço de abacate para produção de etanol de segunda geração. O etanol produzido foi caracterizado e os resultados mostraram que a matéria-prima é excelente para a produção do biocombustível, apresentando 1,0579 g L-1 de amido produzindo 44L de etanol por tonelada de semente e um rendimento na fermentação e destilação de 33,83%. Assim, concluiu-se que o caroço de abacate comprova ser uma fonte renovável e eco sustentável para obtenção de etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Delatorre, Andréia Boechat. "PRODUÇÃO DE BIODIESEL: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES MATÉRIAS-PRIMAS E ROTAS TECNOLÓGICAS DE PROCESSOS." Biológicas & Saúde 1, no. 1 (June 24, 2011). http://dx.doi.org/10.25242/8868112011510.

Full text
Abstract:
O Biodiesel é um biocombustível derivado de fontes renováveis como óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais, que na presença de um catalisador, reagem com o álcool etílico ou metílico, resultando em um combustível de alta qualidade e grande potencial na substituição de óleo diesel. Essas reações podem ser realizadas tanto pela rota química (processo convencional) utilizando catalisadores químicos, ácidos ou básicos, quanto pela rota biológica (processo não convencional) com catalisadores biológicos, enzimas ou células imobilizadas. Neste processo químico, a glicerina é separada da gordura ou do óleo gerando dois produtos: uma mistura de ésteres alquílicos de ácidos graxos (biodiesel) e glicerina (resíduo da reação). No entanto, o biodiesel pode ser obtido por rota química ou enzimática, ou inclusive através de uma diversidade de processos que incluem, entre outros, microemulsões, pirólise, reações de esterificação e transesterificação. Sendo esta última alternativa a de maior adoção do ponto de vista tecnológico por apresentar eficaz conversão de triglicerídeos em ésteres metílicos ou etílicos em menor tempo de reação. Neste contexto, dada à diversidade de processos implementados atualmente e sendo o conhecimento da matéria prima de qualquer processo industrial um elemento essencial para definir rotas e alternativas tecnológicas eficientes, o presente trabalho discute algumas considerações sobre a produção de diferentes matérias-primas e rotas tecnológicas de processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira Neto, Paula Teixeira Pinto, Patrícia Helena Castro Nunes, and Marco Antonio Vargas. "Intercambialidade de produtos biológicos no Sistema Único de Saúde (SUS): principais desafios regulatórios." Cadernos de Saúde Pública 35, no. 10 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00053519.

Full text
Abstract:
Resumo: Produtos biológicos revolucionaram a terapêutica mundial. O alto custo desses medicamentos, no entanto, ameaça a sustentabilidade dos sistemas de saúde. O desenvolvimento de cópias é tido como uma alternativa econômica, mas devido à complexidade desses produtos, muitos conceitos utilizados para os medicamentos genéricos não se aplicam. A intercambialidade entre produtos biológicos representa um desafio regulatório a ser superado. Este ensaio discute os principais desafios regulatórios relacionados ao estabelecimento de critérios para intercambialidade entre produtos biológicos novos e suas cópias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as diretrizes adotadas pelas principais agências reguladoras de medicamentos do mundo sobre a intercambialidade e o arcabouço regulatório vigente no Brasil para esta questão. Preocupações relacionadas à intercambialidade de produtos biológicos incluem substituição automática, nomenclatura, farmacovigilância, imunogenicidade e extrapolação das indicações terapêuticas e dos dados clínicos de produtos biológicos novos para suas cópias. Embora o sucesso clínico e os benefícios econômicos da alternância entre alguns produtos biológicos novos e seus biossimilares já tenham sido observados, a heterogeneidade das barreiras regulatórias para aprovação das cópias de produtos biológicos entre diferentes países deve ser considerada para a regulamentação da intercambialidade de produtos biológicos no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Possidónio, Anabela. "Tendências em Saúde." Gazeta Médica, December 30, 2019. http://dx.doi.org/10.29315/gm.v6i4.297.

Full text
Abstract:
É com enorme satisfação que escrevo o editorial da Gazeta Médica. À semelhança do que vem acontecendo, neste número poderão encontrar artigos e casos clínicos que abarcam várias áreas do conhecimento médico-cirúrgico.Tendo em consideração que entramos numa nova década, gostaria de dedicar este artigo às novas tendências na área da saúde sendo que, pela sua importância, não poderia deixar de falar em tecnologia. Contudo, sendo a saúde estruturante ao que nos define como pessoas, não poderei deixar de fora um tema tão importante como o relacionamento médico-paciente.Do lado da tecnologia temos assistido a uma evolução enorme, que transformou a forma como nos relacionamos com o ambiente em que vivemos. Desde questões tão simples como fazer compras online, transferir dinheiro ou comunicar com pessoas em qualquer parte do mundo, a tecnologia permitiu grandes avanços na ciência. Apenas a título de exemplo, quando pensamos em saúde, os pacientes passaram a ter acesso a técnicas avançadas de diagnóstico, a cirurgia minimamente invasiva e a tratamentos revolucionários, que transformaram a forma como se prestam cuidados de saúde.Olhando para o futuro, segundo um relatório da McKinsey (1), as nove tendências tecnológicas que maior impacto já estão e continuarão a ter no sector da saúde são: Utilização de dispositivos que monitorizam os parâmetros de saúde, administram a terapêutica de forma autónoma, ao mesmo tempo que integram o paciente com os seus cuidadores e a comunidade onde se insere. Implantação de elétrodos que podem atuar ao nível do sistema central e que permitem tratar várias doenças. Medicina de precisão: prática médica focada na pessoa através do recurso a testes genéticos, identificação de biomarcadores e desenvolvimento de terapêutica personalizada. Robótica: a nova geração de robots vai permitir o avanço da cirurgia minimamente invasiva, ao mesmo tempo que automatiza várias tarefas. Impressão 3D: esta tecnologia permite a criação de estruturas a 3 dimensões, compostas por material biológico e industrial, potenciado a possibilidade da criação de próteses personalizadas, substituição de órgãos e dosagem de medicamentos de precisão. Big Data e analytics: a utilização de plataformas para recolher e partilhar dados, potencia a existência de uma enorme quantidade de informação que permitirá diagnósticos mais precisos e uma melhor definição de terapias. Neste contexto, é de salientar que a utilização de Big Data está ainda no começo, sendo que o potencial de se transversalizar, incluindo a recolha de dados psicológicos durante procedimentos, é enorme. Inteligência Artificial: de mãos dadas com a tendência anterior, a tecnologia potencia a conversão de dados em decisões clínicas, garantindo que são encontradas as melhores soluções para o doente e para a produtividade clínica. Blockchain: banco de dados que funciona como um livro de registros inviolável, o que permite transações mais seguras, a partilha de dados confidenciais de pacientes e a democratização do acesso aos dados. Automatização robótica de processos: a automatização de tarefas rotineiras terá um enorme impacto na produtividade, ao permitirem que as pessoas se foquem no que verdadeiramente acrescenta valor. Paralelamente ao avanço destas tecnologias, o sector da saúde está sujeito a novos desafios relacionados com o envelhecimento da população, o que coloca uma enorme pressão no sistema. Nesse sentido é expectável que, tanto ao nível das políticas, como do comportamento das próprias pessoas o foco na prevenção aumente. Isso é exatamente o que um relatório da PWC (2) vem confirmar. Segundo este relatório em 2030 os pacientes vão focar-se cada vez mais na prevenção, procurando soluções que se integram com o seu dia-a-dia. Assim, paralelamente à existência de novas tecnologias temos também um paciente cada vez mais informado e participativo, o que vai colocar pressão no sistema e nos profissionais de saúde, antecipando-se que os médicos passem a ter um maior papel na prevenção, e que os Sistemas de Saúde criem as condições para uma partilha de dados segura, ao mesmo tempo que investem mais na prevenção.Tendo em consideração este contexto, em que existe um maior foco na prevenção e no uso de soluções digitais, é importante referir a emergência de novos stakeholders. Empresas como a Google, a Apple ou a Amazon estão a fazer enormes investimentos em inovação na área da saúde, sendo que as empresas farmacêuticas estão também elas a reinventar-se.O mesmo acontece com a área seguradora, que terá que alterar o foco do tratamento da doença, para a componente de prevenção. Para terminar, gostaria de referir que apesar de todas as vantagens do desenvolvimento tecnológico, as mesmas têm também contribuído para um maior isolamento das pessoas e o desenvolvimento de novas patologias e adições. Na realidade tendo em consideração que o ser humano é eminentemente social é expectável que a relação médico-pacienteganhe ainda mais importância.Na realidade, a importância da relação tem sido alvo de análise e, segundo um estudo que relaciona outcomes coma relação médico-doente no tratamento do síndrome do intestino irritado (3), mostrou que uma relação baseada em afeto, atenção e confiança tinha resultados superiores em termos de outcomes. Fica assim provado que, num contexto marcadamente tecnológico, o lado humanista da profissão ganha ainda mais relevância, sendo que comportamentos como empatia, capacidade de escuta, toque e aconselhamento serão fundamentais no futuro (4). 1. https://www.mckinsey.com/industries/healthcare-systems-and-services/our-insights/the-era-of-exponential-improvement-in-healthcare. 2. https://www.strategyand.pwc.com/gx/en/insights/2019/future-of-health.html. 3. Kaptchuk TJ, Kelley JM, Conboy LA, et al. Components of placebo effect: Randomised controlled trial in patients with irritable bowel syndrome. BMJ. 2008;336:9991003. 4. https://journals.lww.com/academicmedicine/FullText/2018/08000/Anticipating_and_Training_the_Physician_of_the.14.aspx.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Waldenfels, Bernhard. "Menschliches Leben zwischen Therapie und Technik." Veritas (Porto Alegre) 51, no. 2 (August 30, 2006). http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2006.2.1854.

Full text
Abstract:
Certamente, desde que o ser humano existe, a vida nunca esteve isenta de manipulação técnica. Todavia, formas recentes de biotecnologia vão mais longe, tendendo a tornar indiscernível as distinções clássicas entre crescimento natural e produção artificial. Ars sive natura, este poderia ser o novo slogan. Neste sentido, em oposição à bioética corrente que tenta compensar o monismo tecnológico através de um dualismo prático, discutiremos a idéia de que, quando age sobre o Outro (Fremdeneinwirkung), a biotecnologia nunca é puramente técnica, sendo imediatamente prática, ética e política. Por outro lado, confrontada com novos desafios tecnológicos, a fenomenologia necessita assumir certas características de fenomenotecnologia; ações não são nunca meramente práticas. Uma tal combinação entre fenomenologia e fenomenotecnologia abre especiais perspectivas no que diz respeito ao trato da questão da vida humana. Primeiramente, descreveremos o eu corporal como gerador de sua própria história, na medida que evidencia graus de identidade e se constitui como altamente vulnerável. Em segundo lugar, distinguiremos entre a atitude técnica, restrita ao fato de que algo se modifica, e a atitude terapêutica, que se dirige a alguém que sofre: o paciente. A seguir, ultrapassaremos os limites do enquadramento clínico ao considerar novas conquistas no que diz respeito à produção da vida (por exemplo, clonagem e manipulação genética). Antes de simplesmente argumentar pró ou contra, temos de indagar o que significa produzir um eu vivo. Neste contexto, o tempo da poiesis será contrastado com o do pathos. Examinaremos o lugar desde o qual um ser vivo ou pessoal pode ser definido como alguém em si, e pretendemos tencionar simultaneamente o caráter paradoxal de atribuição de um eu ao Outro (Fremdezuschreibung), que assemelha-se ao paradoxo de ter a experiência do Outro como Outro (Fremderfahrung). Pois a pré-história e a pós-história de um alguém específico, incluindo nascimento e morte, é apenas acessível a nós em termos de substituição. Reduzidos a conjuntos de células, seres humanos seriam liberados de tudo isto. Restaria algo sobre o que falamos, mas de modo algum alguém falando a nós. PALAVRAS-CHAVE – Biotecnologia. Terapia. Fenomenologia. Fenomenotecnologia. ABSTRACT Certainly, as long as human beings exist, life has never been exempt from technical manipulations. However, recent forms of biotechnology go further, tending to blur the classical distinction between natural growth and artificial production. Ars sive natura, that may be the new slogan. Now, in opposition to current bioethics which try to compensate the technological monism by means of a practical dualism, we will argue that by acting upon the Other (Fremdeinwirkung) biotechnology is never purely technical, it is immediately practical, ethical and political. On the other side, faced with new technological challenges, phenomenology needs certain features of phenomenotechnology; actions are never merely practical. Such an intertwining of phenomenology and phenomenotechnology opens up special perspectives in dealing with the issue of human life. Firstly, we will describe the bodily self as generating its own history, as showing grades of selfhood and as being highly vulnerable. Secondly, we will distinguish between the technological attitude, restricted on something to be changed, and the therapeutic attitude, addressed to somebody suffering, namely the patient. In the end, we cross the limits of the clinical frame by considering new attempts of life production (e.g. cloning and gene manipulation). Before simply arguing pro and con we have to ask what does it mean to produce a living self. In this context the time of poiesis will be contrasted with the time of pathos. We will examine the place from where a living or personal being may be defined as somebody in itself, and we will simultaneously stress the paradoxical character of ascribing the status of a self to the Other (Fremdzuschreibung), which resembles the paradox of experiencing the Other as an Other (Fremderfahrung). At last, the pre-history and the post-history of a oneself, including birth and death, is only accessible for us by means of substitution. Reduced to cell ensembles, human beings would get rid of all that. There would be left something we speak about, but by no means somebody speaking to us. KEY WORDS – Biotechnology. Therapy. Phenomenology. Phenomenotecnology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography