Dissertations / Theses on the topic 'Termografia por Infravermelhos'
Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles
Consult the top 45 dissertations / theses for your research on the topic 'Termografia por Infravermelhos.'
Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.
You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.
Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.
Melrinho, Ana Cláudia Estêvão. "Anomalias em impermeabilizações de coberturas em terraço: detecção por termografia de infravermelhos." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. http://hdl.handle.net/10362/12525.
Full textUma cobertura constitui a parte superior da envolvente exterior de um edifício, garantindo estanquidade e protecção face à actuação de agentes atmosféricos como a água da chuva, o vento e a radiação solar. Apesar das coberturas planas serem uma solução com uso crescente em Portugal e de terem sofrido evoluções positivas ao longo do tempo, a nível de materiais e de soluções construtivas, continuam a surgir vários tipos de anomalias que não permitem um comportamento adequado destas soluções. Para detectar precocemente estes problemas, é de extrema importância a melhoria do ensaio não destrutivo através de termografia de infravermelhos, avaliado e desenvolvido no âmbito deste trabalho. Este método de ensaio permite, através da medição da radiação emitida pela superfície da cobertura e consequente representação da distribuição das suas temperaturas superficiais, identificar heterogeneidades de temperatura que podem resultar da presença de espaços de ar e/ou de água sob o revestimento de impermeabilização. Face às dificuldades encontradas na aplicação do método in situ, numa primeira fase utilizou-se a termografia de infravermelhos em laboratório. Para o efeito foram realizados ensaios em dois provetes distintos: um com anomalias controladas e outro sem qualquer tipo de anomalias. Assim, em condições controladas e comparando os provetes entre si, pretende-se comprovar que é possível detectar a existência de espaços de ar e água sob o revestimento de impermeabilização. Numa segunda fase, o método termográfico foi utilizado em provetes no exterior, com anomalias controladas, e em coberturas in situ de forma a validar o estudo realizado em laboratório. Como estudo complementar, foram realizados ensaios em laboratório para caracterizar as propriedades radiativas das membranas de impermeabilização. Esta análise torna-se muito importante por ser necessária a introdução de vários parâmetros, como é o caso da emitância, na câmara de termografia.
Gonçalves, Luís Filipe Milheiro. "Avaliação do desempenho térmico de tintas reflectantes em fachadas por análise termográfica." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13043.
Full textActualmente, são usadas em coberturas planas tintas de elevada reflectância (cool paints), com o intuito de reduzir os ganhos térmicos resultantes da incidência da radiação solar e, consequentemente, melhorar o conforto térmico e a eficiência energética nos edifícios, principalmente em períodos de verão. Tendo em conta o potencial de aplicação destas tintas em fachadas (cool facades), foi desenvolvido, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), um estudo de investigação para avaliar o desempenho térmico de tintas reflectantes, sob condições reais de exposição. Nesse sentido, foram estudadas diversas tintas, na maioria caracterizadas por apresentarem uma elevada reflexão. Estas tintas foram aplicadas em fachadas, sobre uma solução de revestimento do tipo ETICS, de três células experimentais construídas à escala real. Para avaliar o desempenho térmico das tintas aplicadas recorreu-se ao método de análise não destrutivo de Termografia de infravermelhos. A Termografia permite conhecer a distribuição de temperatura das fachadas, ao medir a radiação emitida pelas suas superfícies. Como apoio ao diagnóstico termográfico, colocaram-se termopares entre o isolamento térmico e o sistema de pintura das células experimentais. Testes laboratoriais adicionais permitiram a caracterização das propriedades radiativas (reflectância e emitância) das diferentes tintas reflectantes utilizadas neste estudo. Nesta dissertação apresentam-se os resultados obtidos, nomeadamente da análise comparativa do contributo para o desempenho térmico entre tintas reflectantes e convencionais e demonstra-se o potencial da termografia de infravermelhos na avaliação do desempenho térmico de tintas reflectantes. Verificou-se que as tintas reflectantes permitem reduzir a temperatura superficial da fachada, diminuindo o risco de perda das propriedades isolantes do sistema ETICS e garantindo a sua melhor funcionalidade e longevidade. A cor da tinta utilizada afecta, naturalmente, a capacidade reflectora da superfície, podendo desempenhar um papel importante no balanço energético do edifício.
Matos, Luís Carlos Soares Abreu de Ferreira. "" Mensurabilidade dos Efeitos da Prática de Qigong por Termografia de Infravermelhos e Medição da Diferença de Potencial Eléctrico "." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2011. http://hdl.handle.net/10216/57119.
Full textMatos, Luís Carlos Soares Abreu de Ferreira. "" Mensurabilidade dos Efeitos da Prática de Qigong por Termografia de Infravermelhos e Medição da Diferença de Potencial Eléctrico "." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2011. http://hdl.handle.net/10216/57119.
Full textSturion, Marco Aurélio Torrecillas. "Termografia de infravermelho na avaliação de cães-guia em treinamento." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/191453.
Full textResumo: A termografia infravermelha (TIV) representa um exame de imagem complementar, trata-se de uma ferramenta não ionizante e não invasiva que capta e registra a emissão térmica da superfície da pele. Apesar da grande literatura existente sobre as respostas ao estresse em cães, o potencial uso da termografia na avaliação das reações de estresse dos cães-guia em treinamento ainda não foi investigado até o momento. O propósito desse estudo foi utilizar a TIV na investigação do estresse proveniente do treinamento de cães-guia. Sendo utilizados 13 animais, adultos e em fase final de treinamento. Foram avaliados com TIV o sistema músculo-esquelético, contemplando as principais articulações e grupos musculares e correlacionando com níveis séricos de cortisol com objetivo de detectar dor e estresse nos animais avaliados. Para realização desse estudo, foi utilizada câmera termográfica Flir E60 com resolução de imagem 240 x 320 indicando, com acurácia de <0,05oC, faixa espectral 7,5 a 13 µm e emissividade de 0,98. Os resultados encontrados demonstram TIV como uma ferramenta de triagem importante na detecção precoce de alterações de temperatura superficial do corpo, apresentando correlação positiva com valores de cortisol, temperatura retal e auricular. Os resultados gerais sugerem que a TIV pode representar uma ferramenta útil para investigar dor e /ou estresse em cães, considerando-se a correlação positiva das temperaturas ocular, auricular, retal e sua comparação aos níveis de cortisol.
Abstract: Infrared thermography (TIV) represents a complementary imaging test. It is a non-ionizing, non-invasive tool that captures and records the thermal emission of the skin surface. Despite the great literature on stress responses in dogs, the potential use of thermography in the evaluation of stress responses in training dogs has not been yet investigated. The purpose of this study is the use of TIV to investigate the training-induced stress in guide dogs. In this study, thirteen adult dogs were used in the final phase of training. In this study, the skeletal muscle system was evaluated with TIV. In order to detect pain and stress in the animals evaluated, we investigated the correlation between TIV results of the main joints and muscle groups and the serum levels of cortisol. The Flir E60 thermographic camera with 240 x 320 image resolution was used, with an accuracy of <0.05 ° C, a spectral range of 7.5 to 13 μm and an emissivity of 0.98. The results showed TIV as an important screening tool for the early detection of changes in body surface temperature, showing a positive correlation with cortisol, rectal and ear (tympanic) temperature. Altogether these results suggest that TIV may represent a useful tool for investigating pain and / or stress in dogs. These assumptions are based on the positive correlation of ocular, atrial, rectal temperatures and their comparison to cortisol levels.
Doutor
Rodríguez, Fernando de Jésus López. "Detecção e caracterização de defeitos internos por termografia infravermelha pulsada." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129291.
Full textMade available in DSpace on 2015-02-05T20:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328997.pdf: 12083628 bytes, checksum: d77530944b0286906102e770e698109e (MD5) Previous issue date: 2014
A termografia pulsada (TP) é uma técnica promissora para a avaliação não-destrutiva de materiais. O protocolo de inspeção consiste na aplicação de um pulso térmico no espécime e monitorar a resposta térmica da superfície via radiação infravermelha (IV). Descontinuidades internas aparecem na sequência térmica como "hot spots" ou padrões térmicos irregulares, os quais são prodruzidos por alterações na taxa interna de difusão de calor. Apesar de ser uma das técnicas mais usadas e atrativas para a avaliação não-destrutiva, sua aplicação apresenta grandes desafios especialmente durante a inspeção de materiais anisotrópicos. 'Blurring', a perda de visibilidade devido aos efeitos da condução lateral de calor e a não-uniformidade produzida durante a excitação térmica representam as maiores limitações da TP. Esta tese é focada na otimização da inspeção por TP em laminados compósitos. Para tal propósito, foi desenvolvido um modelo termo-numérico para a análise da resposta térmica da material devido a presença de defeitos internos. Um estudo paramétrico foi desenvolvido com o objetivo de estudar o impacto do aquecimento não-uniforme, da intensidade da radiação e da geometria dos defeitos em vários parâmetros informativos da inspeção por TP. Uma análise das três técnicas mais usadas para o tratamento de sinais termográficos foi realizada e os seus desempenhos foram avaliados em função da relação sinal-ruído no ponto de maior contraste entre região com defeito e região sem defeito. Neste trabalho foi desenvolvida uma nova técnica de processamento e análise de imagens térmicas. A nova técnica - baseada no método de regressão dos mínimos quadrados parciais (PLSR) - decompõe a sequência térmica em variáveis latentes, permitindo assim a separação das diversas fontes de ruído que afetam a qualidade das imagens. A partir deste método de correlação foi desenvolvido um modelo empírico para a quantificação da profundidade e tamanho lateral dos defeitos empregando dados experimentais. Ambos os métodos - de tratamento de sinais e quantificação de defeitos - foram analisados e comparados com técnicas tradicionais, apresentando uma melhoria substancial na relação sinal-ruído e na precisão no processo de inversão de profundidade e forma dos defeitos.
Abstract: Pulsed thermography (PT) is a novel and promissory technique for the nondestructive and evaluation (NDT&E) of materials. The inspection protocol consists in pulse heating the specimen while monitoring the resulting thermal response via infrared (IR) radiation. Subsurface discontinuities appear as transient hot spots or irregular thermal patterns in the thermogram sequence, which are produced by the alterations in the internal heat diffusion fluxes. In spite of being one of the most used and attractive methods for the NDT&E, its application still presents challenges specially when inspecting anisotropic materials. 'Blurring', the lost of defect visibility due to the effects of lateral heat conduction and the non-uniform heating produced during the application of the thermal excitation, represent the major drawbacks of PT. This thesis is focused on the optimization of the PT inspection of laminated composites. A thermal-numerical model is developed in order to analysis the thermal response of the material due to the presence of subsurface defects. A parametric study was performed aiming to study the impact of the effects of non-uniform heating, irradiation density and defects geometry on several informative variables of the PT inspection. An in-depth analysis of three of the most used PT sinal processing techniques was carried out and their performance was evaluated in terms of the signal-to-noise (SNR) at maximum signal contrast. In this work was also developed a new promissory technique for the processing and analysis of thermographic data. The new method - based on partial least squares regression (PLSR) - decomposes the thermal sequence into latent variables, allowing to separate several sources of noise affecting the quality of the images. From the statistical correlation method an empirical model was developed for the quantification of the depth and lateral size of defects using experimental data. Both methods - for the signal processing and for the inversion of depth and lateral size - were analyzed and compared with traditional techniques, achieving a substantial improvement in the signal-to-noise ratio and in the accuracy in the prediction results of depth and lateral size of the defects.
Martins, Raphael Felipe Saraiva. "Índices de conforto térmico e temperatura superficial por termografia infravermelha em ovinos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11045.
Full textSubmitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-07-25T22:14:44Z No. of bitstreams: 1 2011_RaphaelFelipeSaraivaMartins.pdf: 849495 bytes, checksum: 9c3d2ebc15c2acacb420654079d4b12b (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-08-06T12:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RaphaelFelipeSaraivaMartins.pdf: 849495 bytes, checksum: 9c3d2ebc15c2acacb420654079d4b12b (MD5)
Made available in DSpace on 2012-08-06T12:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RaphaelFelipeSaraivaMartins.pdf: 849495 bytes, checksum: 9c3d2ebc15c2acacb420654079d4b12b (MD5)
O objetivo deste estudo foi avaliar o uso da termografia infravermelha como método de inspeção das temperaturas superficiais de cordeiros, assim como determinar os valores para os índices de Conforto Térmico bem como avaliar o uso da termografia infravermelha como ferramenta de apoio na inspeção da superfície dos liberes de matrizes ovinas em lactação, auxiliando no diagnóstico do tipo de mastite. Foram realizados dois experimentos simultâneos utilizando-se 40 cordeiros e 40 matrizes lactantes para coleta de temperaturas superficiais. Em seguida correlacionaram-se os valores de temperaturas superficiais coletados por meio de termógrafo infravermelho a partir de pontos específicos dos cordeiros e do úbere das matrizes. Os cordeiros foram submetidos a três tipos distintos de alojamentos visando obtenção de diferentes valores de índices de Conforto Térmico para posterior correlação com as temperaturas superficiais coletadas em diferentes condições. Foram consideradas características como a pelagem do animal, sexo, presença de mastite na mãe, pontos de temperatura superficiais, peso, idade, ganho de peso e índices de conforto térmico. Para a inspeção do úbere foi feito imageamento infravermelho de todo o órgão e correlação posterior com análise de leite para qualidade e contagem de células somáticas. E possível correlacionar índices de Conforto Térmico com temperaturas superficiais do olho, pescoço, soldra e axila, tornando possível investigação de estresse térmico em condições de calor por inspeção infravermelha. Observou-se também que há possibilidade de correlação direta com o diagnóstico de mastite do tipo subclínico utilizando a ferramenta de inspeção de ondas infravermelhas emitidas por tecido com reação inflamatória, porém, carece de mais estudos nessa espécie para melhor determinação de parâmetros e protocolos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was evaluate the use of infrared thermography as a method of inspecting the surface temperatures of lambs and to determine the values for the thermal comfort indices available in the literature as well as evaluate the use of infrared thermography as a tool for supporting and inspecting the surface of the udders of lactating ewes, aiding in the diagnosis of mastitis and the type of infection. Two experiments were conducted simultaneously using 40 lambs and 40 lactating arrays to collect surface temperatures. The surface temperatures collected by means of infrared thermography from specific points of the lambs and udder of the ewes were correlated. The lambs were subjected to three different types of rearing to obtain different values of thermal comfort index for further relation with the surface temperatures. Characteristics were determined in terms of the animal's coat, sex, mother's diagnosis of mastitis, points of surface temperature, weight, age, weight gain and thermal comfort indices. For the inspection of the udder was made by infrared imaging of the entire organ and correlating with subsequent analysis of milk quality and somatic cell count. Was possible to correlate thermal comfort indices with surface temperatures of the eye, neck and chest of the animal's body, making possible the investigation of thermal stress by cold or heat by infrared inspection. The diagnosis of subclinical mastitis may be applicable using infrared radiation emitted by the tissue with an inflammatory reaction. However, other studies are needed to better determine the parameters and protocols.
CAVALCANTI, Sávio Duarte Lopes. "Termografia por infravermelho para determinação da temperatura de bandejas na produção de alface." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7660.
Full textMade available in DSpace on 2018-10-24T15:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Savio Duarte Lopes Cavalcanti.pdf: 1691596 bytes, checksum: b753767b6fca824255a89c1e034528fe (MD5) Previous issue date: 2016-02-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This study was conducted in Recife – PE, under greenhouse conditions, with the aim to evaluate the variation of seedling trays’ temperature throughout the production of lettuce seedlings and its influence on the seedlings quality and on the final product. Two lettuce cultivars were used: Solaris and Vanda. The trays are made of expanded polystyrene, conventional polypropylene (black), polypropylene painted white and polypropylene painted gray. In order to perform a micrometeorological monitoring of the internal and external environment to the greenhouse, it was used two dataloggers equipped with sensors which allowed records of air temperature (Tar, ºC), relative air humidity (UR, %) and global solar radiation (Rg, MJ m-2 day-1). Trays’ and substrate surface’s temperature were measured by thermal images, using an infrared thermal imager. Substrate temperature monitoring was performed by a mini datalogger, with thermistor sensors inserted into the tray cells. Biometric evaluation and plant quality was performed in two steps. The first one at 24 days after seeding, measuring seedling height, plant collar, number of leaves, root length, aerial part dry matter, root dry matter, total dry matter and Dickson’s quality index. On the second step, from transplanting to final product phase (22 days), it was considered the following variables: number of leaves, plant diameter, commercial fresh matter, stalk diameter and commercial classification. It was used a completely randomized design under a factorial scheme of 4 x 2, with three replications. The black-painted polypropylene tray was the one who showed the highest surface temperature (31.1 oC), followed by the gray (30.4 oC), white (30.0 oC) and polystyrene (29.3 oC). The temperature of the substrate in the polystyrene tray (27.2 ºC) was higher than the other trays, followed by the black (26.8 ºC), gray (26.6 ºC) and white ones (26.5 ºC), respectively. Seedlings quality and the most important agronomical characters for lettuce commercialization were derived from the white tray, being its use the best alternative for lettuce cultivation. The cultivar Vanda showed the best production responses under the experiment conditions.
Esta pesquisa foi realizada em Recife – PE, em ambiente protegido, com o objetivo de avaliar a variação da temperatura de bandejas na produção de mudas de alface e sua influência na qualidade das mudas e no produto final. Foram utilizadas duas cultivares de alface: Solaris e Vanda. As bandejas empregadas foram constituídas por poliestireno expandido, polipropileno convencional (preto), polipropileno pintado de branco e polipropileno pintado de cinza. Para o monitoramento micrometeorológico interno e externo ao ambiente protegido foram utilizadas duas dataloggers equipadas com sensores que permitiram o registro dos dados de temperatura do ar (Tar, ºC), umidade relativa do ar (UR, %) e radiação solar global (Rg, MJ m-2 dia-1). O registro da temperatura das bandejas e da superfície do substrato foi obtido por meio de imagens térmicas, a partir de um termovisor por infravermelho. O monitoramento da temperatura do substrato foi realizado por um mini datalogger, com termistores inseridos nas células das bandejas. A avaliação biométrica e da qualidade das plantas foi realizada em duas etapas. A primeira etapa aos 24 dias após a semeadura, com aferição da altura da muda, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, matéria seca da parte aérea, matéria seca da raiz, matéria seca total e índice de qualidade de Dickson. Na segunda etapa, do transplantio até a obtenção do produto final (22 dias), foi considerado número de folhas, diâmetro da planta, massa fresca comercial, comprimento do caule, diâmetro do caule e classificação comercial. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 2, com três repetições. A bandeja de polipropileno de coloração preta foi a que apresentou a maior temperatura superficial (31,1 oC), seguida pela cinza (30,4 oC), branca (30,0 oC) e isopor (29,3 oC). A temperatura do substrato na bandeja de isopor (27,2 ºC) foi maior que as demais, seguido pela bandeja preta (26,8 ºC) cinza (26,6 ºC) e branca (26,5 ºC), respectivamente. A qualidade das mudas e os caracteres agronômicos mais importantes para a comercialização da alface foi proveniente da bandeja branca, sendo o seu emprego, a melhor alternativa para o cultivo da alface. A cultivar Vanda apresentou as melhores respostas produtivas na condição da pesquisa.
Nunes, Tavares da Silva Renata. "Estudo da termografia por infravermelho: aplicações na engenharia e determinação de parâmetros termofísicos e geométricos de materiais." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5497.
Full textA termografia por infravermelho permite a realização de imagens térmicas da distribuição de temperatura superficial de objetos. Essas informações de temperatura podem ser usadas em análises qualitativas ou quantitativas. O objetivo principal deste trabalho é mostrar algumas áreas em que a aplicação da termografia é bem sucedida. São mostrados alguns exemplos onde as alterações na temperatura superficial de objetos podem ser usadas para a identificação de anomalias (seja em dispositivos, edificações, equipamentos ou no corpo humano). Esses exemplos incluem: a visualização de fenômenos térmicos básicos, a detecção de pontos quentes em instalações elétricas, um estudo preliminar sobre diagnóstico de doenças, a detecção de falhas em monumentos históricos e a detecção de perdas energéticas em equipamentos industriais. Também é resolvido, neste trabalho, um problema inverso de condução de calor a partir dos dados obtidos por termografia. O método divide-se em três partes: (a) experimental, que consiste no aquecimento em estufa de amostras em forma de placa de gesso e na gravação de imagens térmicas das placas durante o período de resfriamento; (b) simulação numérica, onde o modelo matemático das amostras é discretizado e o problema numérico é resolvido computacionalmente; (c) comparação entre resultados experimentais e numéricos. Para o caso apresentado é possível determinar tanto parâmetros termofísicos (condutividade térmica e capacidade térmica) do gesso quanto parâmetros termofísicos e geométricos (capacidade térmica, raio, altura, centro) de uma inclusão metálica. Foram obtidos resultados com boa precisão a partir de um experimento simples
Oliveira, Filho Manoel. "Estudo dos aspectos da termografia digital infravermelha, da PAAF (citológico e imunocitologico), e dos achados histológicose imunohistoquimicos da endometriose subcutânea na mulher." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12444.
Full textSubmitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2015-05-26T16:26:39Z No. of bitstreams: 1 2013_tese_moliveirafilho.pdf: 4848592 bytes, checksum: cd067e10267591c4e6f29f9ed1cd559f (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2015-05-26T16:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_tese_moliveirafilho.pdf: 4848592 bytes, checksum: cd067e10267591c4e6f29f9ed1cd559f (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-26T16:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_tese_moliveirafilho.pdf: 4848592 bytes, checksum: cd067e10267591c4e6f29f9ed1cd559f (MD5) Previous issue date: 2013
Endometriosis is defined as the presence of endometrial glands and stroma in an anatomical site other than the uterine cavity and muscles, which may be pelvic or extra - pelvic, affecting up to 5 - 1 5% of women of childbearing age, in its various presentations. Extra pelvic endometriosis affects 12% of women with endometriosis, a condition that is rare umbilical endometriosis - about 0.5% of all patients with ectopic endometrium. Most cases of subcuta neous endometriosis develop from pelvic organs to surgery scars in young women in the reproductive age. The complaints are tumor growth in the abdominal wall after interventional procedures and pain. It must be differentiated from incisional hernias, granu lomas, abscesses and benign and malignant tumors. The methods are based on clinical diagnosis and in fine needle aspiration (FNA) cytology. The excision and histopathological analysis, the ultrasound, the computed tomography and magnetic resonance imaging and in our research, teletermography use (not reported in the literature). The morphological characteristics allow the cytological diagnosis from fine needle aspiration (FNA). However, to date, the immunohistochemical profile and biological characteristics of this unusual type of endometriosis is poorly understood, requiring cellular phenotyping studies for understanding the pathophysiology and its possible treatments. Objectives : We formed a study group (20 cases) from the smears of fine needle aspiration and its analysis by immunocytochemistry, assessing the teletermography digital and histopathological lesions. In seven cases (07) were performed immunohistochemistry for estrogen receptors, progesterone and marker of cell proliferation (Ki - 67). The morphol ogical aspects will be faced with the possibility or not of the markers. To store data, will be created spreadsheet Excel/Office 2000. The database will be exported to the Soft Prism 5.0, which will be the logical consistency of the final typed information . Statistical significance will be performed by Fisher's exact test with a confidence interval of 95%. Results. Twenty patients with a mean age of 30.4±1.3 years were evaluated during the period January 2007 to December 2010. The location was more frequent in surgical scar resulting from cesarean section (n=18), in the suprapubic region level of the umbilicus (laparoscopy) (n=1), resulting in surgical scar of hysterectomy (n=1). Thirteen were primiparous, four secundiparous, two nulliparous and one tercípar ous. During this period, 6818 deliveries were performed by cesarean. The incidence of endometriosis in the scar was 0.26%, the time interval between surgery and onset of symptoms ranged from 6 to 36 months with a mean of 17±1.6. The most common complaint w as pain in the scar (80%) of these 40% reported pain cyclical. Lump in the scar was found in 17 patients (85%), fixed and painful. In two cases presented hematometra or hematoma. Eleven patients (55%) reported increased nodule during the pre and menstrual. FNA showed endometrial cells and stromal cells in the cytologig smears (65%), the digital telethermography was performed in all. The thermographic asymmetry indicates inflammation. All cases were treated with surgical resection. No clinical treatment was done before and after surgery. All patients were followed for a period exceeding two years and recurrence of 3 in 20 patients (15%). In two patients, the recurrence was after 12 months, the third was to 24 months, both with a history of peritoneal endometr iosis. The results of immunohistochemical showed epithelium and stroma receptor s in 80% and 100% and 72% Ki - 67
A endometriose é definida como a presença de estroma e glândulas endometriais em um sítio anatômico diferente da cavidade uterina e musculatura, podendo ser pélvica ou extrapélvica, chegando a acometer, nas diversas apresentações, de 5 a 15% das mulheres em idade fértil. A endometriose extrapélvica acomete 12% das mulheres com endometriose, sendo rara a condição de endometriose umbilical – cerca de 0,5% de todas as pacientes com ectopia endometrial. A maioria dos casos de endometriose subcutânea desenvolve-se com origem em cicatrizes cirúrgicas pélvicas em mulheres jovens no período reprodutivo, que apresentam crescimento tumoral na parede abdominal, após procedimentos intervencionistas. Faz-se diagnóstico diferencial com hérnias incisionais, granulomas de corpo estranho, abscesso e neoplasias. Os métodos diagnósticos são baseados na clínica, na punção aspirativa com agulha fina (PAAF) e do seu estudo citológico, na exérese da lesão e da análise histopatológica, na ultrassonografia, na tomografia computadorizada, na ressonância magnética, e neste experimento, o uso da Teletermografia. As características morfológicas permitem o diagnóstico citopatológico com base na punção aspirativa com agulha fina (PAAF). Até o momento, no entanto, o perfil imuno-histoquímico e as características biológicas desse tipo incomum de endometriose estão mal entendidos, necessitando de estudos de fenotipagem celular para a compreensão da fisiopatologia e de seus eventuais tratamentos. Objetivo. Foi constituído um grupo de estudo (20 casos) com suporte nos esfregaços de punção aspirativa com agulha fina (PAAF) e da sua analise pela imunocitoquimica, pela avaliação da Teletermografia digital e do estudo histopatológico das lesões. Em sete casos (07), foram realizados imunohistoquímica para receptores de estrogênio, progesterona e marcador de proliferação celular (KI-67). Os aspectos morfológicos serão confrontados com a positividade ou não dos marcadores. Para armazenar dados, será criada planilha de Excel/Office 2000. O banco de dados será exportado para o Soft Prism 5.0, onde será feita a consistência lógica final das informações digitadas. A significância estatística será realizada pelo Teste Exato, de Fisher, com intervalo de confiança de 95%. Resultados. 20 pacientes com média de idade de 30,4±1,3 anos foram avaliados. A localização mais frequente foi em cicatriz cirúrgica decorrente de parto abdominal (n=18), na região suprapúbica em nível da cicatriz umbilical (videolaparoscopia) (n=1), em cicatriz cirúrgica decorrente de histerectomia (n=1). Treze eram primíparas, quatro secundíparas, duas tercíparas e uma nulípara. Nesse período, foram realizados 6.818 partos por via abdominal. A incidência de endometriose na cicatriz foi de 0,26%. O intervalo de tempo da cirurgia ao surgimento dos sintomas variou de seis a 36 meses com media de 17±1,6. A queixa mais comum foi dor na cicatriz 80%; destas, 40% referiam dor cíclica. Nódulo na cicatriz foi encontrado em 17 pacientes (85%), fixo e doloroso. Em dois casos apresentaram hematometra ou hematoma. Onze pacientes (55%) descreveram aumento do nódulo durante o período pré e menstrual. A PAAF mostrou células endometriais e estromais em 13 citologias 65%; e a Teletermografia digital foi realizada em todas. A assimetria termográfica indica processo inflamatório. Todos os casos foram tratados com ressecção cirúrgica. Não foi realizado nenhum tratamento clinico pré e pós-cirúrgico. Todas as pacientes foram acompanhadas por um período superior a dois anos e houve recidiva em 3/20 (15%). Em duas a recidiva foi aos 12 meses, a terceira foi aos 24 meses, ambas com antecedentes de endometriose peritoneal. Os resultados imuno histoquímicos mostraram receptores de E no epitélio e no estroma em 80%; os de P foram 100% e o Ki-67 72%
Souza, Camila Dutra de. "Termografia digital por infravermelho no estudo de características reprodutivas de touros nelore (Bos taurus indicus)." Universidade do Oeste Paulista, 2015. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/719.
Full textThe objective was to study the surface temperature of the scrotum with digital infrared thermography before and after semen collection, and the correlation of these temperatures with semen quality in Nelore bulls bred extensively. 80 Nelore bulls, with an average age of 60 months, of which was collected semen by electroejaculation and digital infrared thermograms (E-40®, FLIR) of the scrotum, before and after collection of semen and measurement of rectal temperature. The data were subjected to analysis of variance and means compared by Tukey at 5% and the correlations were obtained by Pearson at 5%. There were differences (P>0.05) between the surface temperatures of the scrotum, before and after semen collection, between the anatomical points analyzed, where, spermatic cords temperature (T1), temperatures of dorsal, medial and ventral thirds of the testicles (T2, T3 and T4), and epididymal tail temperature. However, there was no difference (P>0.05) comparing times before and after semen collection between the temperatures of each anatomical point of the scrotum. There was decrease in scrotal surface temperature in the dorso-ventral axis, where the difference between spermatic cord temperature (T1) and epididymal tails temperature was 4.04ºC, resulting in a good quality semen. There was correlation between T2 x total defects (r=0,30; P<0,05); T3 x minor defects (r=0,35; P<0,05); T3 x major defects (r=0,30; P<0,05) and T3 x total defects (r=0,42; P<0,05); T4 x minor defects (r=0,30; P<0,05); T4 x major defects (r=0,28; P<0,05) and T4 x total defects (r=0,37; P<0,05); T5 x major defects (r=0,29; P<0,05) e T5 x total defects (r=0,28; P<0,05). There was correlation between rectal temperature RT x T1 (r=0,51; P<0,05); RT x T2 (r=0,43; P<0,05); RT x T3 (r=0,37; P<0,05); RT x T4 (r=0,33; P<0,05) and RT x T5 (r=0,32; P<0,05). The digital infrared thermography is a complementary exam of image with accuracy in the measurements of the scrotal surface temperature indicated before and after semen collection of the bulls bred extensively. Therefore, is recommended this technique as of the screening to detect the adequate scrotal thermoregulation in the breeding bulls selection.
Objetivou-se estudar a temperatura da superfície da bolsa escrotal por meio da termografia digital por infravermelho antes e após a colheita de sêmen bem como a correlação dessas temperaturas com a qualidade do sêmen em touros Nelore criados extensivamente. Foram utilizados 80 touros Nelore, com idade média de 60 meses, dos quais foi coletado o sêmen por eletroejaculação e termografias digitais por infravermelho (E40®, Flir) da bolsa escrotal foram realizadas antes e após a colheita do sêmen e mensurada a temperatura retal. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% e as correlações obtidas pelo coeficiente de Pearson a 5%. Houve diferenças (P<0,05) para as temperaturas da superfície da bolsa escrotal, antes e após a colheita de sêmen, entre os pontos anatômicos estudados, sendo: (T1) temperaturas dos cordões espermáticos, (T2, T3 e T4) temperaturas dos terços dorsal, médio e ventral dos testículos, respectivamente e (T5) temperaturas das caudas dos epidídimos. No entanto, não houve diferença (P>0.05) entre os momentos, antes e após a colheita de sêmen entre as temperaturas dos pontos anatômicos da bolsa escrotal. Houve redução na temperatura da superfície da bolsa escrotal no eixo dorso-ventral, sendo a diferença entre a temperatura do cordão espermático (T1) e cauda do epidídimo (T5) de 4,04ºC, resultando na boa qualidade do sêmen. Houve correlação entre: T2 x defeitos espermáticos totais (r=0,30; P<0,05); T3 x defeitos menores (r=0,35; P<0,05); T3 x defeitos maiores (r=0,30; P<0,05) e T3 x defeitos totais (r=0,42; P<0,05); T4 x defeitos menores (r=0,30; P<0,05); T4 x defeitos maiores (r=0,28; P<0,05) e T4 x defeitos totais (r=0,37; P<0,05); T5 x defeitos maiores (r=0,29; P<0,05) e T5 x defeitos totais (r=0,28; P<0,05). Houve correlação entre temperatura retal (TR) x T1 (r=0,51; P<0,05); TR x T2 (r=0,43; P<0,05); TR x T3 (r=0,37; P<0,05); TR x T4 (r=0,33; P<0,05) e TR x T5 (r=0,32; P<0,05). A termografia digital por infravermelho é um exame de imagem complementar com acurácia nas mensurações da temperatura da superfície da bolsa escrotal indicada antes ou após a colheita de sêmen de bovinos criados extensivamente. Portanto, recomenda-se essa técnica como de triagem na detecção da termorregulação escrotal adequada na seleção de reprodutores.
Ruediger, Felipe Rydygier de. "Termografia Digital por Infravermelho do Escroto e Qualidade do Sêmen em Touros Nelore (Bos taurus indicus)." Universidade do Oeste Paulista, 2014. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/302.
Full textReproductive efficiency is one of factors for improving livestock production indices cutting factors. The contribution of the bull to the reproductive efficiency of the herd is of great importance. Bovine testes should be kept below the core body temperature for the production of morphologically viable, normal sperm. The scrotal and testicular thermoregulation is a system for maintaining the physiological temperature of the testicles. Infrared thermography is a noninvasive technique that is used to measure the surface temperature of the scrotum bulls. The objective of this work was to study the relationship of scrotal temperature on semen quality by use of infrared thermography in Nellore bulls bred extensively. 6 Nellore by performing scrotal thermography and semen collection every 10 days were used, totaling 36 ejaculates. Climatic data were collected through globe thermometer. The thermograms of the scrotum were obtained by digital infrared thermography and analyzed by software to the scrotal surface temperatures, the right and left sides, neck of the scrotum, dorsal thirds, middle, and ventral of the testes and cauda epididymis. We conducted ejaculates through electroejaculation for analysis of quantitative and qualitative characteristics. For the data, we used analysis of variance and subsequently applied the Tukey test at 5%, and Pearson correlation. There was a positive correlation between sperm motility and the temperatures of the scrotum; between concentration and temperature of the scrotum; between climatic factors and rectal temperature. There was a negative correlation between temperature and sperm concentration (p <0.05). There was no correlation between the climatic data, and temperatures between the scrotum and rectal temperature and temperature of the scrotum. It was concluded that the surface temperatures of the scrotum and climatic factors, temperature and humidity, influence the quality of semen. Thermography is recommended as a complementary test in the evaluation of reproductive bulls.
A eficiência reprodutiva é um dos fatores determinantes para melhorar os índices zootécnicos da pecuária de corte. A contribuição do touro para a eficiência reprodutiva do rebanho é de grande importância. Os testículos bovinos devem ser mantidos abaixo da temperatura corporal central, para a produção de espermatozoides morfologicamente viáveis, normais. A termorregulação escrotal e testicular é um sistema de manutenção da temperatura fisiológica dos testículos. A termografia infravermelha é uma técnica não invasiva que é utilizada para medir a temperatura da superfície escrotal em touros. O objetivo deste trabalho, foi de estudar a relação da temperatura do escroto sobre a qualidade seminal pelo uso da termografia por infravermelho em touros Nelore criados extensivamente. Foram utilizados 6 touros Nelore realizando-se termografia escrotal e colheita de sêmen a cada 10 dias, totalizando 36 ejaculados. Os dados climáticos foram coletados por meio de globo termômetro. Os termogramas do escroto foram obtidos por meio de termografia digital de infravermelho e analisados por meio de software para as temperaturas da superfície escrotal, dos lados direito e esquerdo, colo do escroto, terços dorsal, médio, e ventral dos testículos e cauda do epidídimo. Efetuou-se colheitas de sêmen, por meio de eletroejaculação para analise das características quantitativas e qualitativas. Para os dados, utilizou-se análise de variância e posteriormente aplicou-se o teste de Tukey a 5%, e correlação linear de Pearson. Houve correlação positiva entre motilidade espermática e as temperaturas do escroto; entre concentração, e as temperaturas do escroto; entre os fatores climáticos e temperatura retal. Houve correlação negativa entre temperatura ambiente e concentração espermática (p<0,05). Não houve correlação entre os dados climáticos, e as temperaturas do escroto e entre temperatura retal e as temperaturas do escroto. Concluiu-se que as temperaturas da superfície do escroto e os fatores climáticos, temperatura e umidade do ar, influenciaram na qualidade do sêmen. A termografia é recomendada como exame complementar na avaliação reprodutiva de touros.
Menegassi, Silvio Renato Oliveira. "Avaliação reprodutiva de touros Braford por meio de marcadores moleculares STRs e SNPs e da termografia infravermelho." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/95997.
Full textThe identification of alleles and genotype associated with these features was only possible through the development and localization of polymorphic molecular markers in the bovine genome, especially the short tandem repeated (STR) and single nucleotide polymorphysm (SNP). Infrared thermography has been widely used as a noninvasive method for determining the temperature of the body surface. This tecnhique shows a promising method to assess the adaptation of environmental effects. Therefore, the aim of this study was to identify molecular markers that are linked to bulls fertility. We also evaluted the uses of infrared thermography to evaluate the reproductive performance of bulls, measuring the surface temperature of the scrotum. Samples were collected from of 87 bulls submitted to analysis from 7 to 36 mo of age measurement of scrotal circumference and analyzed by BBSE. Subsequently, 17 bulls the previous sample measured and had their PE and was examined by BBSE at 28, 32 and 36 mo old. There was no significant association between markers BMS3004 STRs, HEL5, AFZ1, IDVGA51 ILSTS002 and reproductive performance in both experiments. The FSHR SNP showed a significant association with the GG genotype for low SC at 24 mo. The CG and GG genotypes were different for identification of SC less than 29 cm and CC genotype for highest score the BBSE. During the second experiment, in relation to the SNP FSHR at 7, 24, 28, 32 and 36 mo of age were found different with the CC genotype, but no correlation was found in relation to the BBSE in both markers. In conclusion, we observed a strong association of FSHR SNP genotype GG higher for SC and BBSE reduced the possibility of CC genotype and when found the CG and GG genotypes. During the second experiment also, we evaluated the seasonal effects of the environment on semen quality in breeding using infrared thermography images data that were collected using an infrared camera. Changes in temperature scrotal gradient were significantly higher in autumn (4.5° C) , winter (4.0°C) and spring (2.9°C) compared to the summer (0.9°C) (P < 0.05). Ocular temperatures were lower in winter (27.6°C) and autumn (26.8°C) compared to summer (33.9°C) and spring (31.1°C) (P < 0.05). Sperm motility, mass motion and vigor decreased in the summer compared with other seasons. It was concluded that infrared thermography can be used as an indirect method to assess testicular gradient and its consequences to the seminal physical aspects.
Haddad, Denise Sabbagh. "Estudo da distribuição térmica da superfície cutânea facial por meio de termografia infravermelha: termoanatomia da face." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23139/tde-15042015-171442/.
Full textAnatomical and functional information of the structures of interest are the basis for interpretation of imaging exams. For recognizing diseases it is necessary to understand and identify the anatomical structures and its variations. Diagnosis of some facial diseases may be done through medical imaging techniques; however, the most conventional methods present lack of information regarding physiological and functional aspects such as microcirculation and autonomous nervous system. The aim of this study was to identify, map and quantify the facial thermal gradients (thermo-anatomical points) in healthy adult population. A hundred sixty-one volunteers of both gender and mean age of 63 ±15 years were included. The results showed that twenty eight thermo-anatomical points have been identified in 94.6% of the sample, with a significant difference of the temperature in gender and racial groups (p<0.05). Moreover, there was no statistically significant difference between ages and sides in healthy individuals (?T = 0.11°C). The average temperature of the points ranged from 33.3°C to 35.6°C. When the maximum temperature reached to detect a facial thermal gradient is higher than 34.5°C, the thermo-anatomical point is meant to be correctly delineated. For detection of functional changes from thermoanatomical points on the face, thermography may be used as an auxiliary diagnostic imaging method.
Moreira, Rodrigo Mencalha. "Avalia??o morfol?gica, eletromiogr?fica e por termografia infravermelha do bloqueio do plexo braquial em coelhos guiado por ultrassonografia." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1473.
Full textMade available in DSpace on 2017-03-22T12:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Rodrigo Mencalha Moreira.pdf: 28440057 bytes, checksum: 791e667a1aa1132fd32db5ed549faf27 (MD5) Previous issue date: 2016-04-28
Funda??o Carlos Chagas Filho de Amparo ? Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ
The brachial plexus block (BPB) remains one of the most intriguing topics of contemporary anesthesia because, due to the complex organization of this structure is associated with a significant number of failures. The aim of this study was to evaluate the effectiveness of ultrasound-guided associated with peripheral nerve stimulation BPB in rabbits. Initially, 80 plexus were dissected, so as to enable researchers in the gross anatomy of the region. Later, in the in vivo study, we used 40 male rabbits which were randomly divided into two groups: Group 1: Ultrasound-guided associated with peripheral nerve stimulation (US/ENP) BPB; Group 2: Peripheral nerve stimulation-guided (ENP) BPB. Under general anesthesia, axillary BPB was performed, under lidocaine 2% without vasoconstrictor injection at the maximum dose of 0,7ml.kg-1. The motor latency, motor block and volume difference between the BPB between the techniques were evaluated by recording motor action potentials compounds of the radial nerve. The measurement of skin temperature (ST), by infrared thermography, was carried out in areas of interest, previously stipulated in the forepaw, digits and forearm, in order to verify the correlation of the variation in the effectiveness of BPB. In 92.5% of the animals the nerves resulting consisted of connections between the ventral rami of the last four cervical spinal nerves (C5, C6, C7, C8) and first thoracic (T1). No significant difference was observed in time performance of US/ENP-guided BPB (4.3 ? 0.73 min) or ENP-guided BPB (6.4 ? 0.68 minutes), however, significantly less volume administration was necessary to local anesthetic in the US/ENP-guided BPB (0.61 ? 0.15 mL vs 1.22 ? 0.17; P <0.0001). Despite the lower volume used, it was observed that the US/ENP group had shorter on set time block (1.1 ? 0.45) compared to ENP group (1.95 ? 0.79; P <0.01). The US/ENP-guided BPB or ENP-guided BPB resulted in a substantial and significant increase in ST areas of interest in the radial, musculocutaneous, median and ulnar nerves (P < 0.001), however this increase was outstanding in hand and digits regions Thus it is concluded that the US/ENP-guided BPB is an effective and easy technique to reproduce in this experimental model which required lower volume of local anesthetic, provided a smaller motor latency and a higher motor blockade time when compared to the ENP-guided BPB. The increase in ST is a highly effective tool for assessing the effectiveness of BPB with predictive value, sensitivity and specificity of 100%. Furthermore, future clinical studies are needed to verify its correlation with the anaesthetized area.
O bloqueio do plexo braquial (BPB) permanece como um dos temas mais intrigantes da anestesia contempor?nea, pois, devido a complexa organiza??o desta estrutura, est? associado a um n?mero expressivo de insucessos. Com o estudo objetivou-se avaliar a efic?cia do bloqueio do BPB guiado por ultrassonografia associado a estimula??o de nervos perif?rico em coelhos. Inicialmente foram dissecados 80 plexos braquiais, de 40 cad?veres, de modo a capacitar os pesquisadores na anatomia macrosc?pica da regi?o. Posteriormente, no estudo in vivo, foram utilizados 40 coelhos do sexo masculino os quais foram aleatoriamente alocados em dois grupos experimentais: Grupo 1: BPB guiado por ultrassonografia associado a estimula??o de nervos perif?ricos (US/ENP); Grupo 2: BPB guiado por estimula??o de nervos perif?rivos (ENP). Sob anestesia geral, o BPB foi realizado, por via axilar, atrav?s da inje??o de lidoca?na 2% sem vasoconstrictor, na dose m?xima de 0,7ml.kg-1. A diferen?a entre o tempo de lat?ncia motora, tempo de bloqueio motor e do volume necess?rio para o BPB entre as t?cnicas foram avaliadas atrav?s da grava??o dos potenciais de a??o motores compostos do nervo radial. A mensura??o da temperatura cut?nea (TC), por termografia infravermelha, foi realizada em ?reas de interesse (AIEs), previamente estipuladas, nas m?os, d?gitos e antebra?os, de modo a verificar a correla??o de sua varia??o com a efic?cia do BPB. Em 92,5% dos animais os nervos resultantes foram constitu?dos das conex?es entre os ramos ventrais dos 4 ?ltimos nervos espinhais cervicais (C5, C6, C7, C8) e o primeiro tor?cico (T1). N?o houve diferen?a significativa no tempo de performance do BPB guiado por US/ENP (4,3 ? 0,73 min) ou por ENP (6,4 ? 0,68 min), no entanto, foi necess?rio a administra??o de um volume significativamente menor de anest?sico local no grupo guiado por US/ENP (0,61 ? 0,15 ml versus 1,22 ? 0,17; P < 0,0001). Apesar do menor volume utilizado, observou-se que o grupo US/ENP apresentou menor tempo para instala??o do bloqueio (1,1 ? 0,45) em compara??o ao grupo ENP (1,95 ? 0,79; P < 0,01). O BPB guiado por US/ENP ou por ENP resultou em um aumento substancial e significativo da TC nas AIEs dos nervos radial, musculocut?neo ulnar e mediano (P < 0,001), no entanto, este aumento foi mais contudente na regi?o da m?o e d?gitos. Nas AIEs dos nervos radial, mediano e ulnar na regi?o dorsolateral das m?os, foram observadas as maiores varia??es de temperatura no grupo US/ENP em compara??o ao ENP (radial 3,1 versus 2,0oC; mediano 4,5 versus 3,1 oC e ulnar 4,1 versus 3,6 oC). Dessa forma conclui-se que o BPB guiado por US/ENP ? uma t?cnica eficaz e de f?cil reprodutibilidade no modelo experimental utilizado a qual requereu menor volume de anest?sico local, proporcionou menor tempo de lat?ncia motora e maior tempo de bloqueio motor quando comparado ao bloqueio guiado por ENP. O aumento da TC ? uma ferramenta altamente eficaz na avalia??o da efic?cia do BPB com valor preditivo, sensibilidade e especificidade de 100%. Outrossim,futuros estudos cl?nicos s?o necess?rios para verificar sua correla??o com a ?rea anestesiada.
Corrêa, Paulo Roberto. "Desenvolvimento de uma interface de comunicação para determinação da difusividade térmica em função da temperatura, por termografia no infravermelho." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-15042013-084244/.
Full textThe aim of this work was to develop a software, easy to operate and efficient, to determine the thermal diffusivity of biomaterials as enamel and dentin. It is necessary to know the thermal diffusivity of these materials to establish laser irradiation protocols, to avoid collateral damage to the patient. The software developed named called CZ ThermaDiff, processes thermographic images from a thermographic camera (ThermaCam SC300, FLIR System, USA). The software was programmed in LabView environment, allowing easy operation from a control window with only two buttons (start and stop). Thermal diffusivity values, the mean values for intervals of 10 °C and its respective temperature, for one sample are saved in table form. For both biomaterials, thermal diffusivity increased as function of the temperature increase. The experimental thermal diffusivity data were used in a heat transfer model, for a human molar tooth with three layers: enamel, dentin and pulp. The model was based on the thermal resistors method, for the three layers and for the pulp, it was applied the heat diffusion model, taking into account the blood circulation. Using temperature dependent diffusivities, temperatures where values were higher than the temperatures of the theoretical model using a constant diffusivity value, obtained at ambient temperature. This fact emphasized the importance of both: the temperature dependent diffusivity measurement and the software developed in this work.
CORREA, PAULO R. "Desenvolvimento de uma interface de comunicação para determinação da difusividade térmica em função da temperatura, por termografia no infravermelho." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2013. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/10504.
Full textMade available in DSpace on 2014-10-09T14:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Dissertação (Mestrado)
IPEN/D
Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
BARROS, Rafaela Queiroz de. "Aplicação da neuroergonomia, rastreamento ocular e termografia por infravermelho na avaliação de produto de consumo: um estudo de usabilidade." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17912.
Full textMade available in DSpace on 2016-09-21T13:00:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Rafaela Queiroz 01.06.16.docx..pdf: 38785641 bytes, checksum: 6a42f06574706d4681fe6f9dadc8b8ec (MD5) Previous issue date: 2016-01-29
A embalagem é a interface mais utilizada no cotidiano das pessoas. No entanto, muitas delas apresentam problemas de usabilidade e segurança fazendo com que o seu design proporcione ao usuário falta de segurança, conforto, eficiência e satisfação estética. Particularmente, a dificuldade na abertura da embalagem pode provocar desperdício e até a inutilização do produto. Os estudos relacionados a mensuração da satisfação do usuário de embalagens PET de refrigerante ainda são escassos, principalmente quando relacionados ao desempenho real do usuário no momento da abertura das tampas roscadas. Embora existam técnicas de usabilidade que avaliam a experiência do usuário através do processo de concepção e avaliação de produtos de consumo, nem sempre o pesquisador tem o conhecimento de fato se a experiência relatada pelo usuário no momento da pesquisa condiz plenamente com a experiência real sentida pelo usuário. Este estudo realizou uma avaliação de usabilidade de uma amostra de usuários durante a manipulação manual de embalagens PET de refrigerante através da comparação entre a experiência relatada pelo usuário e a experiência real sentida mensuradas através das técnicas de análise de usabilidade, rastreamento ocular, eletroencefalografia e termografia. No estudo de usabilidade foi solicitado aos voluntários que abrissem duas garrafas PET de refrigerantes e preenchessem um questionário de avaliação de usabilidade para relatar o nível de satisfação no manuseio do produto. Este experimento obteve a experiência relatada pelos usuários a ser comparada com as demais ferramentas que visavam obter a experiência sentida pelos usuários. O rastreamento ocular objetivou analisar o foco de atenção visual dos voluntários para identificar qual seria a sua embalagem preferida numa amostra de duas garrafas PET e se este resultado seria compatível com os obtidos nos demais experimentos. Com o auxílio da Neuroergonomia, a ferramenta de EEG foi aplicada no estudo das atividades elétricas do cérebro dos voluntários durante o tempo da apresentação das garrafas PET associada ao comando de fixar o olhar para a garrafa que o voluntário gostou e não gostou. Foi utilizado o software sLORETA para a análise dos dados. A termografia objetivou a captação de imagens de calor irradiado de partes do corpo dos voluntários para associá- las a eventuais excitações emocionais durante o manuseio do produto. Os resultados demonstraram que da mesma forma que é possível analisar a experiência relatada pelos usuários através da usabilidade, é possível analisar a experiência sentida através das técnicas de rastreamento ocular, EEG e termografia. Também foir comprovado que estas ferramentas demonstraram ser eficazes para mensurar a satisfação (experiência sentida) dos usuários no manuseio de produtos de consumo.
Packaging is the most widely used interface in daily life. However, many of them have problems of usability and safety causing the design provides the user with lack of safety, comfort, efficiency and aesthetic satisfaction. Particularly, the difficulty in opening the package may lead to waste and destruction of the product. Studies related to measurement of PET packaging user satisfaction soda are still scarce, especially when related to the actual performance of the user at the opening of the screw caps. Although there are usability techniques that evaluate the user experience through the process of design and evaluation of consumer products, not always the researcher has the knowledge if the experience reported by the user at time of search matches fully with the actual experience felt by user. This study conducted a usability evaluation of a sample of users during manual handling of soda PET packaging by comparing the user-reported experience and the actual experience felt measured through usability analysis techniques, eye tracking, electroencephalograph and thermography. In the study of usability were asked to volunteer that opened two PET soft drink bottles and complete a usability evaluation questionnaire to report their level of satisfaction in product handling. This experiment got the experience reported by users to be compared with other tools aimed at getting the experience felt by users. The eye-tracking aimed to analyze the focus of visual attention of volunteers to identify what would be your preferred packaging a sample of two bottles PET and this outcome would be consistent with those obtained in other experiments. Supported by Neuroergonomics, EEG was applied in the study of the electrical activity of the brain of the volunteers during the PET bottles of presentation time associated with the command to set the look for the bottle that voluntary liked and disliked. The software sLORETA was used for data analysis. Thermography aimed to capture images from the volunteers radiated heat body parts to associate them with any emotional excitement while handling the product. The results showed that in the same way that you can analyze the experience reported by users through the usability, you can analyze the experience felt through the eye-tracking techniques, EEG and thermography. Also proved that these tools have proven to be effective to measure users’ satisfaction (felt experience) in handling consumer products.
Colman, Daniel. "Análise por imagem infravermelha da taxa de transferência de calor em ratos com pneumoperitônio submetidos a anestesia inalatória." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2004. http://hdl.handle.net/1884/24202.
Full textCo-orientador: Prof. Dr. Marcos Leal Brioshi
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica. Defesa: Curitiba, 2004
Bibliografia: fls. 52-66
Resumo: O anestesiologista lida com situações inerentes ao ato anestésico e operatório que desenvolvem alteração do equilíbrio da temperatura. O objetivo deste estudo foi quantificar e qualificar os fenômenos de redistribuição térmica em ratos submetidos a pneumoperitônio sob efeito de diferentes anestésicos inalatórios utilizados comumente em anestesia geral. Sessenta ratos foram submetidos à anestesia inalatória, distribuídos: A) halotano (n=20); B) isoflurano (n=20) e, C) sevoflurano (n=20). Para cada grupo, houve divisão em outros dois sub-grupos: I- sem pneumoperitônio e IIcom pneumoperitônio de 15 mmHg. A análise termodinâmica foi realizada de duas formas: mensuração da temperatura central esofágica por um termistor de alta sensibilidade e pelo mapeamento das temperaturas da superfície cutânea do animal, verificada por imageamento infravermelho (AGEMA 550). A análise multivariada (ANOVA) e a análise de incertezas foram utilizadas, respectivamente, para interpretação dos resultados numéricos e expressão das curvas de temperatura. Resultados: não houve diferença significativa em relação ao comportamento térmico durante a indução da anestesia geral entre os grupos A,B e C e durante o experimento sem pneumoperitônio, no sub-grupo I. A imagem infravermelha demonstrou transferência homogênea de calor em relação aos animais do sub-grupo I. Em relação ao sub-grupo I. Em relação ao sub-grupo II, com pneumoperitônio, a imagem infravermelha demonstrou alterações na distribuição térmica, documentando concentração de maior temperatura na região anterior do rato, em relação a região posterior, havendo significativa diferença do grupo B-II e relação ao A-II e C-II, Conclusão: Os efeitos dos pneumoperitônio foram documentado com padrão de distribuição térmica diferente em relação aos animais sem pneumoperitônio. O uso do isoflurano determinou maior taxa de transferência de calor em ratos sob pneumoperitônio em ambiente térmico mais frio que a temperatura central do rato.
Abstract: The anesthesiology involves the handling of situations inherent to anesthetic and surgical procedures which lead to patients thermal unbalance, with noxious physiological effects. This study aimed at qualifying and quantifying thermal redistribution in rats subjected to pneumoperitoneum, during inhalation general anesthesia. The study involved sixty male rats, submitted to inhalation anesthesia, which were distributed in three groups: A) halothane; B) isoflurane; C) sevoflurane. Each group was divided in subgroups: I) without pneumoperitoneum and II) with pneumoperitoneum (15 mmHg). The core temperature was measured by high precision esophagic thermistor YSI 44004. The skin temperature was measured by high resolution infrared thermography (AGEMA 550). The results were analyzed by the ANOVA variance analysis and by the TUKEY parametric tests. Results: There have been no significant differences in the thermal profile (initial temperature; final temperature) and heat loss (Watts) among the three halogenate (groups A, B and C) agents during the first 10 minutes (anesthetic induction) and during the experiment with pneumoperitoneum, subgroup I. The infrared images have shown homogeneous skin heat loss during the whole experiment in subgroup I. In subgroup II, with pneumoperitoneum, infrared images have shown heterogeneous heat loss, with areas of less (anterior) or more (posterior) heat loss. In the subgroup II there was similar behavior between group A-I and group C-II. Group B-II had a significantly higher heat loss. Conclusions: Thermal distribuition was morphologic different between group I (without pneumoperitoneum) and group II with pneumoperitoneum). The group B-II (isoflurane with pneumoperitoneum) had a significantly higher heat loss.
Girardi, Annita Morais. "Acidose ruminal subaguda em ovinos Santa Inês : estudo clínico, laboratorial e avaliação da laminite por termografia infravermelha e radiologia digital /." Jaboticabal, 2016. http://hdl.handle.net/11449/134272.
Full textBanca: Thaís Helena Constantino Patelli
Banca: Lúcia Helena Rodrigues
Banca: Daniela Gomes da Silva
Banca: Luís Guilherme de Oliveira
Resumo: Este estudo avaliou o uso da termografia infravermelha e do exame radiológico digital como ferramentas de diagnóstico precoce da laminite em ovinos com acidose ruminal subaguda induzida experimentalmente e os efeitos da ingestão prolongada de alta proporção de alimento concentrado sobre as variáveis clínicas e laboratoriais. Foram utilizadas sete ovelhas adultas, com cânulas ruminais permanentes, que não tiveram prévio contato com alimento concentrado. Para a indução da acidose ruminal, incluiu-se ao volumoso, diariamente, 10% de alimento concentrado até atingir 80%, porcentagem mantida até completarem 19 semanas. A observação dos sinais de diarreia deu-se do quarto ao 22º dia e de laminite do quinto ao 24º dia. O fluido ruminal foi predominantemente líquido, de odor ácido e coloração amarelada. Observou-se elevação inicial nos valores da frequência cardíaca, tempo de sedimentação e flotação no fluido ruminal, plaquetas, neutrófilos segmentados, AST, FA, GGT, cálcio ionizado, magnésio, glicose, ureia, triglicérides e bilirrubinas indireta e total. No início do experimento, notou-se redução da frequência respiratória, linfocitopenia, monocitopenia, hipocalcemia, hipofosfatemia, hiponatremia, hipoproteinemia e hipocolesterolemia. A frequência de movimentos ruminais, o tempo de redução do azul de metileno, os níveis sanguíneos de creatinina, bilirrubina direta, lactato e CK foram reduzidos, enquanto as médias de temperatura, peso e escore corporal, eosinófilos, albumina, cloretos e potássio no sangue aumentaram durante todo o período de observação. Redução do pH ruminal ocorreu nos primeiros dias, a despeito de sua manutenção acima de 5,5 durante as 19 semanas de observação. Mecanismos compensatórios respiratórios e metabólicos, principalmente a acidificação da urina, mantiveram o pH sanguíneo dentro dos limites fisiológicos considerados...
Abstract: This study evaluated the use of infrared termography and digital radiologic examination as early diagnostic tools for laminitis in sheep with experimentally induced subacute ruminal acidosis, and the effects of long-term ingestion of a high concentrate diet on clinical and laboratory variables. Seven adult ewes with permanent rumen cannula were used, which did not have any previous ingestion of concentrate feed. For the induction of ruminal acidosis, it was added to the roughage, 10% of concentrate feed until reach 80%, percentage held to the end of the 19-week experiment. Diarrhea signs were observed from fourth to 22nd day and laminitis from fifth to 24th day. Ruminal fluid was predominantly liquid, sour-smelling and yellowish. Initial increases of heart rate, sedimentation and flotation time, platelets, segmented neutrophils, AST, ALP, GGT, ionized calcium, magnesium, glucose, urea, triglycerides, indirect and total bilirubin were noted. At the beginning of the experiment, there was reduction of respiratory rate, lymphocytopenia, monocytopenia, hypocalcemia, hypophosphatemia, hyponatremia, hypoproteinemia, and hypocholesterolemia. Ruminal movement rate, methylene blue reduction time, creatinine, direct bilirubin, lactate and CK blood levels decreased, while body temperature, weight and score, eosinophils, albumin, chloride and potassium blood levels increase throughout the period. Ruminal pH reduction occurred within the first days, despite its maintenance above 5.5 during the 19 weeks. Respiratory and metabolic mechanisms, mainly urine acidification, remained the blood pH between physiologic limits for sheep. Sixteen protein fractions were separated by electrophoresis, among them eight proteins of unknown functions, identified by their molecular weights. Most acute phase proteins and the immunoglobulins identified in the electrophoretic fractionation varied throughout the observation ...
Doutor
Park, Moses. "Avaliação da atividade vasomotora na perfusão tecidual da acupuntura em pacientes com disfunção temporomandibular por meio da termografia infravermelha." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23139/tde-05112018-123846/.
Full textThe purpose of this study was to evaluate the response of the sympathetic vasomotor effect, through infrared thermography, in patients with temporomandibular dysfunction (TMD) submitted to acupuncture. Seventeen patients with a diagnosis of muscular and joint TMD were selected. All received acupuncture treatment with application of the following points: ST6, ST44, SI18, SJ17, SJ23, EX HN3, GB2, GB34, LI4, LR3. Thermography exams were performed before and after acupuncture in the first and fifth sessions, with areas of interest in the frontal region, right and left sides. Pain level measurements were also performed through visual analogue scale (EVA) and mouth opening measurement (AB) before and after the sessions. A short-term temperature decrease between the time before and after the first session was observed for most of the regions of interest analyzed (p <0.05). However, in the long run, the temperature in all regions analyzed equaled the moments before the first and fifth sessions. There was an improvement of the painful symptomatology and slight increase of the oral opening with acupuncture treatment for TMD. Infrared thermography showed to be an effective method for monitoring vascular reactivity in the treatment of TMD by acupuncture.
Girardi, Annita Morais [UNESP]. "Acidose ruminal subaguda em ovinos Santa Inês: estudo clínico, laboratorial e avaliação da laminite por termografia infravermelha e radiologia digital." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/134272.
Full textApproved for entry into archive by Sandra Manzano de Almeida (smanzano@marilia.unesp.br) on 2016-02-17T13:22:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 girardi_am_dr_jabo.pdf: 19183057 bytes, checksum: cf7a9853bcc87aef37b3ca91a2afceea (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-17T13:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 girardi_am_dr_jabo.pdf: 19183057 bytes, checksum: cf7a9853bcc87aef37b3ca91a2afceea (MD5) Previous issue date: 2016-01-26
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Este estudo avaliou o uso da termografia infravermelha e do exame radiológico digital como ferramentas de diagnóstico precoce da laminite em ovinos com acidose ruminal subaguda induzida experimentalmente e os efeitos da ingestão prolongada de alta proporção de alimento concentrado sobre as variáveis clínicas e laboratoriais. Foram utilizadas sete ovelhas adultas, com cânulas ruminais permanentes, que não tiveram prévio contato com alimento concentrado. Para a indução da acidose ruminal, incluiu-se ao volumoso, diariamente, 10% de alimento concentrado até atingir 80%, porcentagem mantida até completarem 19 semanas. A observação dos sinais de diarreia deu-se do quarto ao 22º dia e de laminite do quinto ao 24º dia. O fluido ruminal foi predominantemente líquido, de odor ácido e coloração amarelada. Observou-se elevação inicial nos valores da frequência cardíaca, tempo de sedimentação e flotação no fluido ruminal, plaquetas, neutrófilos segmentados, AST, FA, GGT, cálcio ionizado, magnésio, glicose, ureia, triglicérides e bilirrubinas indireta e total. No início do experimento, notou-se redução da frequência respiratória, linfocitopenia, monocitopenia, hipocalcemia, hipofosfatemia, hiponatremia, hipoproteinemia e hipocolesterolemia. A frequência de movimentos ruminais, o tempo de redução do azul de metileno, os níveis sanguíneos de creatinina, bilirrubina direta, lactato e CK foram reduzidos, enquanto as médias de temperatura, peso e escore corporal, eosinófilos, albumina, cloretos e potássio no sangue aumentaram durante todo o período de observação. Redução do pH ruminal ocorreu nos primeiros dias, a despeito de sua manutenção acima de 5,5 durante as 19 semanas de observação. Mecanismos compensatórios respiratórios e metabólicos, principalmente a acidificação da urina, mantiveram o pH sanguíneo dentro dos limites fisiológicos considerados para a espécie ovina. Dezesseis frações proteicas séricas foram separadas pela eletroforese, dentre elas oito proteínas identificadas pelos seus pesos moleculares, de funções desconhecidas. A maioria das proteínas de fase aguda e as imunoglobulinas identificadas no fracionamento eletroforético variaram durante o período de observação, sugerindo reação inflamatória. Nenhuma alteração macroscópica foi detectada à necropsia. A radiologia digital não permitiu a identificação de alterações podais decorrentes de laminite durante o período de avaliação. A termografia infravermelha detectou aumentos na temperatura da parede do casco mesmo sem a manifestação clínica de dor, indicando que esta técnica pode ser uma ferramenta útil para detectar laminite em ovinos numa fase precoce de evolução da doença.
This study evaluated the use of infrared termography and digital radiologic examination as early diagnostic tools for laminitis in sheep with experimentally induced subacute ruminal acidosis, and the effects of long-term ingestion of a high concentrate diet on clinical and laboratory variables. Seven adult ewes with permanent rumen cannula were used, which did not have any previous ingestion of concentrate feed. For the induction of ruminal acidosis, it was added to the roughage, 10% of concentrate feed until reach 80%, percentage held to the end of the 19-week experiment. Diarrhea signs were observed from fourth to 22nd day and laminitis from fifth to 24th day. Ruminal fluid was predominantly liquid, sour-smelling and yellowish. Initial increases of heart rate, sedimentation and flotation time, platelets, segmented neutrophils, AST, ALP, GGT, ionized calcium, magnesium, glucose, urea, triglycerides, indirect and total bilirubin were noted. At the beginning of the experiment, there was reduction of respiratory rate, lymphocytopenia, monocytopenia, hypocalcemia, hypophosphatemia, hyponatremia, hypoproteinemia, and hypocholesterolemia. Ruminal movement rate, methylene blue reduction time, creatinine, direct bilirubin, lactate and CK blood levels decreased, while body temperature, weight and score, eosinophils, albumin, chloride and potassium blood levels increase throughout the period. Ruminal pH reduction occurred within the first days, despite its maintenance above 5.5 during the 19 weeks. Respiratory and metabolic mechanisms, mainly urine acidification, remained the blood pH between physiologic limits for sheep. Sixteen protein fractions were separated by electrophoresis, among them eight proteins of unknown functions, identified by their molecular weights. Most acute phase proteins and the immunoglobulins identified in the electrophoretic fractionation varied throughout the observation period, suggesting inflammation. No macroscopic alteration was detected at necropsy. The digital radiology did not allow the identification of podal changes resulting from laminitis during the trial period. Infrared thermography has detected increases in the maximum temperature of the hoof wall, even without the clinical manifestation of pain, indicating that this technique can be an useful tool to detect laminitis in sheep at an early stage of the disease.
FAPESP: 2012/09111-7
Souza, Camila Dutra de. "Temperaturas da superfície da bolsa escrotal antes e após colheita de sêmen mensuradas com termografia digital por infravermelho em Nelore (Bos taurus indicus)." Universidade do Oeste Paulista, 2015. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/315.
Full textThe objective was to study the surface temperature of the scrotum with digital infrared thermography before and after semen collection, and the correlation of these temperatures with semen quality in Nelore bulls bred extensively. 80 Nelore bulls, with an average age of 60 months, of which was collected semen by electroejaculation and digital infrared thermograms (E-40®, FLIR) of the scrotum, before and after collection of semen and measurement of rectal temperature. The data were subjected to analysis of variance and means compared by Tukey at 5% and the correlations were obtained by Pearson at 5%. There were differences (P>0.05) between the surface temperatures of the scrotum, before and after semen collection, between the anatomical points analyzed, where, spermatic cords temperature (T1), temperatures of dorsal, medial and ventral thirds of the testicles (T2, T3 and T4), and epididymal tail temperature. However, there was no difference (P>0.05) comparing times before and after semen collection between the temperatures of each anatomical point of the scrotum. There was decrease in scrotal surface temperature in the dorso-ventral axis, where the difference between spermatic cord temperature (T1) and epididymal tails temperature was 4.04ºC, resulting in a good quality semen. There was correlation between T2 x total defects (r=0,30; P<0,05); T3 x minor defects (r=0,35; P<0,05); T3 x major defects (r=0,30; P<0,05) and T3 x total defects (r=0,42; P<0,05); T4 x minor defects (r=0,30; P<0,05); T4 x major defects (r=0,28; P<0,05) and T4 x total defects (r=0,37; P<0,05); T5 x major defects (r=0,29; P<0,05) e T5 x total defects (r=0,28; P<0,05). There was correlation between rectal temperature RT x T1 (r=0,51; P<0,05); RT x T2 (r=0,43; P<0,05); RT x T3 (r=0,37; P<0,05); RT x T4 (r=0,33; P<0,05) and RT x T5 (r=0,32; P<0,05). The digital infrared thermography is a complementary exam of image with accuracy in the measurements of the scrotal surface temperature indicated before and after semen collection of the bulls bred extensively. Therefore, is recommended this technique as of the screening to detect the adequate scrotal thermoregulation in the breeding bulls selection.
Objetivou-se estudar a temperatura da superfície da bolsa escrotal por meio da termografia digital por infravermelho antes e após a colheita de sêmen bem como a correlação dessas temperaturas com a qualidade do sêmen em touros Nelore criados extensivamente. Foram utilizados 80 touros Nelore, com idade média de 60 meses, dos quais foi coletado o sêmen por eletroejaculação e termografias digitais por infravermelho (E40®, Flir) da bolsa escrotal foram realizadas antes e após a colheita do sêmen e mensurada a temperatura retal. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% e as correlações obtidas pelo coeficiente de Pearson a 5%. Houve diferenças (P<0,05) para as temperaturas da superfície da bolsa escrotal, antes e após a colheita de sêmen, entre os pontos anatômicos estudados, sendo: (T1) temperaturas dos cordões espermáticos, (T2, T3 e T4) temperaturas dos terços dorsal, médio e ventral dos testículos, respectivamente e (T5) temperaturas das caudas dos epidídimos. No entanto, não houve diferença (P>0.05) entre os momentos, antes e após a colheita de sêmen entre as temperaturas dos pontos anatômicos da bolsa escrotal. Houve redução na temperatura da superfície da bolsa escrotal no eixo dorso-ventral, sendo a diferença entre a temperatura do cordão espermático (T1) e cauda do epidídimo (T5) de 4,04ºC, resultando na boa qualidade do sêmen. Houve correlação entre: T2 x defeitos espermáticos totais (r=0,30; P<0,05); T3 x defeitos menores (r=0,35; P<0,05); T3 x defeitos maiores (r=0,30; P<0,05) e T3 x defeitos totais (r=0,42; P<0,05); T4 x defeitos menores (r=0,30; P<0,05); T4 x defeitos maiores (r=0,28; P<0,05) e T4 x defeitos totais (r=0,37; P<0,05); T5 x defeitos maiores (r=0,29; P<0,05) e T5 x defeitos totais (r=0,28; P<0,05). Houve correlação entre temperatura retal (TR) x T1 (r=0,51; P<0,05); TR x T2 (r=0,43; P<0,05); TR x T3 (r=0,37; P<0,05); TR x T4 (r=0,33; P<0,05) e TR x T5 (r=0,32; P<0,05). A termografia digital por infravermelho é um exame de imagem complementar com acurácia nas mensurações da temperatura da superfície da bolsa escrotal indicada antes ou após a colheita de sêmen de bovinos criados extensivamente. Portanto, recomenda-se essa técnica como de triagem na detecção da termorregulação escrotal adequada na seleção de reprodutores.
VIANA, Mariana Jorge de Andrade. "Reconstrução tridimensional da mama feminina a partir de imagens médicas por infravermelho com auxílio de geometrias substitutas." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17939.
Full textMade available in DSpace on 2016-10-04T19:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) tese mariana viana para BC revisado profa Rita.pdf: 5880006 bytes, checksum: 58b21f8952495e3aba8663b4efa5c48c (MD5) Previous issue date: 2016-02-12
Capes
O câncer de mama desenvolve-se de maneira silenciosa, podendo levar a óbito se não for tratado em sua fase inicial. Por este motivo, é necessário desenvolver técnicas para sua detecção precoce. A carcinogênese altera a temperatura dos tecidos na região afetada e o uso da simulação computacional calcula como ocorre tal fenômeno. A imagem por infravermelho é capaz de indicar a distribuição superficial de temperatura e a comparação destes valores com os cálculos obtidos na simulação computacional é uma ferramenta promissora para a detecção precoce do câncer de mama. O objetivo desta tese é construir a geometria substituta tridimensional (3D) da mama feminina a partir de imagens por infravermelho da paciente. Isso possibilita o cálculo da distribuição de temperatura através de software de dinâmica dos fluidos computacional (CFD – Computational Fluid Dynamics). O corregistro de uma prótese mamária externa aos contornos da paciente modelou a superfície da geometria tridimensional da mama. No interior dessa geometria existem os lóbulos mamários, os ductos lactíferos, o tecido adiposo da mama e a lesão conforme indicado no exame de ultrassonografia da paciente. Um software de CFD realizou o preparo da geometria e subsequente cálculo da distribuição de temperatura na mama. Um estudo de caso verificou o impacto da inserção das estruturas citadas na geometria substituta. O erro entre as temperaturas máximas indicadas pela imagem por infravermelho das pacientes na região da pele sobre a anomalia e a temperatura máxima alcançada no cálculo de temperatura sobre a região correspondente na geometria substituta foi de 0,20%. A geometria 3D aqui apresentada adequa-se aos contornos de cada paciente e é mais próxima da mama real do que a geometria substituta 3D obtida pelo escaneamento de próteses mamárias externas e outras apresentadas na literatura técnica. Além disso, a geometria desenvolvida permitiu o cálculo de temperatura nos casos em que não era possível com a geometria anteriormente utilizada.
Breast cancer develops silently and can lead to death if not treated in its early stages. For this reason, it is necessary to develop techniques for its early detection. The carcinogenesis changes the temperature of the tissue in the affected area, the use of computer simulation to evaluate how such a phenomenon occurs. The infrared image can indicate the surface temperature distribution, and the comparison of these figures with the calculations obtained in a computer simulation is a promising tool for early detection of breast cancer. The purpose of this thesis is to build three-dimensional (3D) surrogate geometry of the female breast from infrared images of the patient. It allows the calculation of the distribution of temperature through Computational Fluid Dynamics (CFD) software. The breast prosthesis co-registration to the contours of the patient modeled the external surface of the 3D geometry of the breast. Within this geometry, there are mammary lobules, lactiferous ducts and adipose tissue of the breast and the lesion as indicated in the ultrasound examination of the patient. CFD software performed the preparation of the geometry and subsequent calculation of the breast temperature distribution. A case study verified the impact of the insertion of such structures in the surrogate geometry. The error between the maximum temperature indicated by the infrared image of the patient in the area of the skin over the abnormality and the maximum temperature achieved in the temperature calculation in the corresponding region in the surrogate geometry were 0.20%. The 3D geometry presented here fits the contours of each patient, and it is closer to the real breast than the surrogate 3D geometries acquired by the scanning of external breast prostheses and others ones presented in the technical literature. Furthermore, the modeled geometry allowed the temperature calculation in cases where it was not possible with the geometry that was previously used.
Costa, de Araújo Marcus. "Utilização de câmera por infravermelho para avaliação de diferentes patologias em clima tropical e uso conjunto de sistemas de banco de dados para detecção de câncer de mama." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5062.
Full textCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A inspeção termográfica é uma técnica não-destrutiva e sem uso de radiações ionizantes, fator este que sem dúvida é sua grande vantagem para aplicação na medicina. Utiliza a radiação infravermelha emitida pelos corpos para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura. Dentre as aplicações da termografia na medicina, destaca-se sua utilização na detecção de tumores mamários, nos quais as células produzem substâncias responsáveis pela criação de uma nova vascularização ao seu redor. Os novos vasos elevam a perfusão sangüínea, causando um aumento da temperatura no local, caracterizando-se assim como um teste fisiológico, enquanto que outros métodos tradicionais de diagnóstico, tais como ultrassom e mamografia, representam normalmente testes anatômicos. As imagens estão sendo obtidas com a utilização de uma câmera de infravermelho FLIR S45, adquirida pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) da Universidade Federal de Pernambuco, através do Edital FINEP 2003. Os exames são efetuados em pacientes do Hospital das Clínicas da UFPE. A aquisição de imagens termográficas de mama, de pessoas com suspeita de câncer ou outros distúrbios de mama, bem como o desenvolvimento de um portal eletrônico capaz de cruzar e de manipular dados e imagens termográficas desses pacientes, como um prontuário eletrônico de paciente, é o objetivo deste trabalho. O banco de dados (BD) desenvolvido funciona sobre um software escrito em PHP (Hipertext Preprocessor), uma linguagem não compilada, embutido em código HTML, usando bases de dados MySQL (sistema de gerenciamento de banco de dados que utiliza o padrão SQL). O sistema permite o acesso a usuários identificados por senha. Cada usuário mantém um nível de privilégio, garantindo apenas a visualização dos dados cadastrados ou permitindo o cadastro, alteração ou remoção de pacientes já cadastrados. Há ainda uma área para pesquisa de pacientes já cadastrados, na qual pode-se realizar a busca por pacientes como o resultado da combinação de variáveis de interesse. Cada paciente é visualizado em janelas independentes, facilitando a observação conjunta de vários pacientes. Os dados dos pacientes já cadastrados podem ser exportados para arquivos em formato Excel, o que permite a emissão de relatórios, gráficos e análises estatísticas sobre esses dados
Sanches, Ionildo José. "Sobreposição de imagens de termografia e ressonância magnética: uma nova modalidade de imagem médica tridimensional." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/125.
Full textInfrared (IR) imaging is a noninvasive diagnostic technique that allows the examiner to evaluate and quantify changes on skin surface temperature. Since changes over the human body surface temperature are continuous, it is difficult to associate anatomical details, as well to associate skin temperature with internal structures or organs. Though providing significant information to clinical diagnosis, this technique does not allow evaluating anatomical details of the imaged region. In this work it is presented a new image fusion method for combining 3D Magnetic Resonance Images (or Computed Tomography) and 2D thermal images. The result is a 3D thermographic imaging that can improve medical diagnosis of certain human diseases, such as peripheral vascular disease, diabetic foot, breast and thyroid tumors,sinusitis, cephalalgia, rheumatic disorder and others inflammations process, i.e., diseases that can be diagnosis through the body surface thermal mapping. In the development of this interdisciplinary work of Biomedical Engineering, the knowledge of Digital Image Processing, Computer Graphics, Machine Vision, Computer Programming, Radiology, Medical Imaging and Thermography, was necessary, interacting with areas of Medicine,Computer Science and Electrical Engineering. First, magnetic resonance images (MRI) or computed tomography (CT) from region of interest are acquired. In a second experiment, a set of IR images is acquired. From the MRI or CT data, 2D projections are generated in the same direction/orientation of the tomographic planes. Then, the generated projections and the IR images are registered. Next, the registered IR images set is combined and projected over the 3D-MRI or 3D-CT. The result is a fused image that combines the information contents from two different medical images modalities. The excellent results obtained with the new methodology demonstrate that it can aid medical diagnosis.
Almeida, Euripedes Guilherme Raphael de. "Inspeção termográfica de danos por impacto em laminados compósitos sólidos de matriz polimérica reforçada com fibras de carbono." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-27052010-215815/.
Full textContinuous carbon fiber-reinforced thermosetting and thermoplastic composite laminates were exposed to single transversal impact with different energy levels. The damages marked to the structural materials were evaluated by active infrared thermography in transmission mode. In general, the thermoplastic laminate thermograms showed more clear and delineated damage indications when compared to the ones from thermosetting composite. The convective heating of the samples by controlled hot air flow was more efficient than via irradiation using lamp. It was also observed that longer heating times improved the damage visualization. The positioning of the specimen´s impacted face regarding the infrared camera and the heating source did not affect the thermo-imaging of thermosetting specimens, whereas it substantially influenced the thermograms of thermoplastic laminates. The results allow concluding that infrared thermography is a simple, robust and trustworthy methodology for detecting impact damages as light as 5 Joules in carbon fiber composite laminates.
ROCHA, Eduardo José Fernandes. "Modelagem da distribuição de temperatura numa junta soldada do aço API 5L X80 com validação do modelo por imagens termográficas." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24074.
Full textMade available in DSpace on 2018-03-27T16:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese Eduardo Rocha_ Março 2017_Final.pdf: 6940724 bytes, checksum: d7e77c81e57f723257434d9f0195799a (MD5) Previous issue date: 2016-12-22
CAPES
Este trabalho visa realizar estudos de distribuição de temperatura num processo de soldagem com enchimento ao arco elétrico mediante aplicação de uma modelagem matemática e validados com o auxílio de equipamentos de medição de calor que operam no intervalo do espectro da radiação infravermelha. A metodologia numérica baseou-se no método de elementos finitos, suportados pelo software Abaqus 6.12 que permitiu realizar uma análise em três dimensões do calor envolvido neste enchimento. A modelagem da fonte de calor em movimento foi empreendida com base na dupla elipsoide de Goldak e consequente distribuição do volume de energia, onde incluem-se as propriedades termofísicas do material e respectivas condições de contorno inerentes ao sistema. O campo experimental serviu de base para alimentar os dados computacionais e neste, foram utilizados painéis retangulares de aço ASTM A36 medindo 300 mm x 200 mm x 4,76 mm com soldagem por enchimento, sem entalhe no cordão de solda, bem como o uso de painéis retangulares do aço API 5L X80 medindo 150 mm x 80 mm x 7,5 mm com profundidade de chanfro de 4mm, tendo sido realizados em ambos modelos, soldagem com sistema semi-automatizado na posição horizontal 2G, por intermédio do processo de soldagem GMAW (Gas Metal Arc Welding), especificamente MAG (Metal Active Gas). Os estudos para obtenção dos campos de temperatura foram realizados sob diferentes condições de aporte térmico, fazendo-se uso de dois sistemas independentes de termografia infravermelha aplicados na forma passiva: pirômetro e câmera termográfica. A primeira etapa coincide com o uso de ambos os sistemas de instrumentação quando estes, previamente calibrados, norteiam as respostas dos campos de temperatura e em comparação, pode-se validar a câmera termográfica como um instrumento confiável. Nesta fase, a temperatura captada na chapa atinge 670°C (≈ 943 K). A segunda etapa ocorreu em disposição semelhante, sendo captada temperaturas apenas através da câmera termográfica. Os resultados mostram que a chapa alcança a temperatura de 1.045ºC (≈ 1.318 K), sendo possível captar a curva completa do ciclo térmico de soldagem na face oposta ao cordão de solda. Propriedades térmicas dependentes no tempo, bem como, efeitos de mudança de fase foram considerados. Em substituição ao uso de termopares fora assumido aplicar-se a técnica da termografia infravermelha que, comparativamente à modelagem numérica, foram obtidos excelentes graus de coerência na quantificação dos demasiados campos térmicos vigentes na soldagem.
This work aims to conduct temperature distribution studies in a welding process that involves electric arc filling with the use of a mathematical model, where validation was performed with the aid of a heat measurement equipment operating in the infrared spectrum range. The numerical methodology was based on the finite element method, supported by Abaqus 6.12 software, which enabled a three-dimensional analysis of the heat involved in the filling. The modeling of the heat source in motion was based on Goldak's double ellipsoid and the consequent energy volume distribution, including the thermophysical properties of the material and the respective boundary conditions inherent to the system. The experimental field served as a basis for providing the computational data, in which rectangular panels made of ASTM A36 steel measuring 300 mm x 200 mm x 4.76 mm were used with welding by filling, without notch in the weld bead, as well as the use of rectangular panels made of API 5L X80 steel measuring 150 mm x 80 mm x 7.5 mm with a chamfer depth of 4 mm, where semi-automated welding system in the 2G horizontal position have been realized in both models through the GMAW welding process (Gas Metal Arc Welding), specifically MAG (Metal Active Gas). The studies required to obtain the temperature fields were carried out under different thermal input conditions, applying passively two independent infrared thermography systems: pyrometer and thermographic camera. The first step coincides with the use of both instrumentation systems which when previously calibrated, direct the temperature field responses and in comparison, it becomes possible to validate the thermographic camera as a reliable instrument. At this stage, the temperature captured on the plate reaches 670 ° C (≈ 943 K). The second stage occurred in a similar arrangement, with temperatures being captured only through the thermographic camera. The results show that the plate reaches a temperature of 1,045ºC (≈ 1,318 K), making it possible to capture the complete curve of the thermal welding cycle on the opposite side of the weld bead. Time-dependent thermal properties, as well as phase change effects were considered. In substitution to the use of thermocouples, the infrared thermography technique was applied, which, when compared to numerical modeling, demonstrated excellent coherence degrees with respect to other thermal fields in welding.
Damiano, Luiz Eduardo Genovez. "Estudo experimental dos efeitos de exercícios padronizados, aeróbios e anaeróbios em portadores de diabetes tipo II, mediante avaliações antropométricas, da glicemia e termográficas." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-30072007-155542/.
Full textDiabetes Mellitus type II investigations about quality of life improvement have been a concern nowadays, although there is some controversy about the cause of this disease. The incidence of this disease has been on younger people, what shows no direct relation with aging. During 90 decade it was estimated to exist 175 to 200 millions of people with diabetes type II around the world, it is estimated that in 2025 there will be 300 millions of diabetic people and 90 to 95% of these with the type II one. Those facts conduct the present research. Exercise associated to medicaments has improved the quality of life in people with diabetes type II. The present study investigated two different exercises and evaluated both with glucose dosage and periferical teletermography. Glicemic level was evaluated before and after both type of exercise (aerobic and anaerobic), and it was more sensitive to anaerobic exercises proposed. Aerobic exercises (GDEA) - mean initial glicemic index 127,40 mg/dl - mean final glicemic index 97,92 mg/dl - initial glicemic standard deviation 97,72 mg/dl - final glicemic standard deviation - 69,98 mg/dl. Anaerobic exercises (GDEAn) - mean initial glicemic index 132,62 mg/dl - mean final glicemic index 91,54 mg/dl - initial glicemic standard deviation 90,84 mg/dl - final glicemic standard deviation - 61,11 mg/dl. Peripherical teletermography evaluated trough feet plantar circulation demonstrated to be equally suitable to people with diabetes type II submitted to GDEA, mean temperature 28,09 °C - standard deviation 1,14°C, and to GDAn, mean temperature 29,67°C - standard deviation 1,13°C. Explanation was searched for presented results, those results demonstrated that exercise practicing must be reviewed if practiced by people with diabetes mellitus type II.
Ruediger, Felipe Rydygier de. "Efeito da eCG sobre a irrigação sanguínea das estruturas ovarianas e temperatura vulvar de búfalas murrah com ovulação sincronizada." Botucatu, 2017. http://hdl.handle.net/11449/152442.
Full textResumo: Estratégias que busquem resultados reprodutivos superiores em búfalos devem ser pesquisadas. Para tanto, a gonadotrofina coriônica equina (eCG) vem sendo estudada apresentando resultados satisfatórios em búfalas, porém os mecanismos envolvidos na ação da eCG não foram totalmente esclarecidos. A termografia digital por infravermelho apresenta importância no estudo das variações de temperaturas da vulva durante o ciclo estral, podendo auxiliar na detecção do estro nesta espécie. O objetivo do presente estudo foi avaliar as variações morfológicas e de vascularização dos folículos e corpo lúteo (CL) e nas concentrações plasmáticas de progesterona (P4) e cortisol durante protocolo hormonal para a sincronização da ovulação com e sem eCG. Também objetivou-se avaliar a influência da fase reprodutiva e do clima sobre a temperatura da superfície da vulva em búfalas Murrah. Os animais foram aleatoriamente divididos em dois grupos, grupo com eCG (eCG, n=20) e grupo sem eCG (controle, n=20). No primeiro dia do protocolo hormonal (Dia 0), as vacas receberam um dispositivo intravaginal de P4 e administração de benzoato de estradiol. No dia 9, removeu-se o dispositivo de P4, administrou-se PGF2α em todas as búfalas e eCG nos animais do grupo eCG. No dia 11, foi administrado GnRH. A partir do dia 9, foram realizadas ultrassonografias doppler no período da tarde e termografia digital pela manhã e à tarde, diariamente até o dia 16 e depois nos dias 20, 24, 28 e 32, visando avaliar o desenvolvim... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Strategies that seek better reproductive results in buffaloes should be researched. Thus, equine chorionic gonadotrophin (eCG) was studied presenting satisfactory results when used in buffalo during the breeding season and anestrous period, but the mechanisms involved in the reproductive improvement observed with the eCG implementation were not fully understood. The superficial digital thermography may be important in the study of temperature variations of the vulva inherent to the estrous cycle, and may help in the detection of estrus in this species. The objective of the present study was to evaluate the morphological and irrigation alterations in the follicles and corpus luteum (CL) and the changes in plasma concentrations of progesterone (P4) during hormonal protocol for ovulation synchronization with and without eCG. As well the aim of this study was to evaluate the influence of the reproductive phase and the climate on the superficial vulvar temperature in Murrah buffaloes. The animals were randomly divided into two groups, group with eCG (eCG, n = 20) and group without eCG (control, n = 20). On the first day of the hormonal protocol (Day 0), cows received an intravaginal P4 device and estradiol benzoate administration. On day 9, the P4 device was removed, PGF2α was administered in all buffaloes and eCG in eCG group. On day 11, GnRH was administred. From day 9, Doppler ultrasonography was daily performed in the afternoon and digital thermography in the morning and after... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Oliveira, Débora Caroline Gonçalves de. "Percepção de suínos em relação ao ambiente térmico promovido por diferentes sistemas de resfriamento." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74132/tde-13102015-104350/.
Full textEnvironmental control in livestock buildings is an important factor to be taken into account to promote the welfare and optimize the animal production. As the Brazilian climate is predominantly tropical, cooling systems are essential in animal facilities across the country. Different cooling systems are available in the Brazilian market and, despite having the same goal, to mitigate the temperature inside the shed, they can be perceived by the animals in different ways. The aim of this study was to evaluate the perception of pigs through their preference in relation to the different environment of the cooling systems in an environmental preference chamber. This assessment was made by the preference test, which is to provide alternatives between different situations or resources, so that the animals transmit their responses. An environmental preference chamber was used, and consisted of four compartments connected to each other by a neutral area. Each compartment has its environmental conditions controlled independently, and may thus provide four different types of cooling system: nebulizer associated to forced ventilation, forced ventilation, sprinkler and sprinkler associated to forced ventilation. In this preference study, two main groups of pigs were used: the test-pigs and companion-pigs. The test-pigs were the animals with free access to the chamber and companion-pigs, in turn, were confined in their respective systems. To characterize the environment inside and outside the chamber, data-loggers were used to collect the variables: ambient temperature, relative humidity, black globe temperature and dew point; to determine the levels of index thermal comfort: globe temperature and humidity index and enthalpy. The air speed with digital anemometer also was collected. Physiological measures were also registered: respiratory rate and body surface temperature in the neck region in the schedule at 2pm. Daily gain and feed conversion were evaluated to analyze the performance of the animals in addition to the measures in vivo backfat thickness, lean yield and depth of loin area. The preference test considered days that characterize climatic conditions in which the cooling systems were in operation. The video images were collected and recorded and they were automatically analyzed and interpreted as a preference (or rejection) of certain environments through the frequency and time that test-pig in each environment. The environmental preference chamber conditions attended the recommended values for globe temperature and humidity index, ambient temperature and relative humidity over the periods of the day, and the values obtained for enthalpy were slightly above the recommended literature. The chamber performance was satisfactory since the physiological measures respiratory rate and body surface temperature and the performance variables indicated that the animals were in thermal comfort and obtained backfat thickness, lean yield and depth of loin area measures, characteristic for the category. Regarding the preference of the test-pigs, the highest frequency was observed in sprinkler (40%) and sprinkler associated to forced ventilation (34,7%) systems. Thus the results validated the use of the environmental preference chamber for experimentation with pigs in order to verify their perception to different thermal environments with different cooling systems.
Francisquini, Camila Dutra de Souza. "Avaliação sazonal da qualidade seminal a fresco, refrigerado e pós-descongelação de touros Nelore." Universidade do Oeste Paulista, 2018. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1113.
Full textMade available in DSpace on 2018-11-22T11:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Dutra de Souza Francisquini.pdf: 2946141 bytes, checksum: d4a8301da20ac5338becde2b5af3e95b (MD5) Previous issue date: 2018-10-10
In regions of tropical climate, mating occurs during warmer months, bulls are subject to environmental variations that interfere with their fertility and reproductive efficacy of the herd. The use of some biotechnologies contributes to the efficiency of the production system and to evaluate the fertilization potential of a semen sample, be it fresh, chilled or frozen. A combination of several analyzes and seminal assay methods offers greater accuracy to define a complex functionality. For Chapter 1, the objectives of the study were: (1) to evaluate the effect of the seasons on the surface temperature of the scrotum and ocular globe, the semen quality and plasma concentration of testosterone from Nellore bulls raised extensively, (2) to verify the plasma protein composition (3) investigate the relationships of these proteins with seminal parameters, surface temperatures of the scrotum and THI. Nellore bulls (n = 20) were evaluated with two data collections with a 30-day interval within each season of the year. Infrared thermography (FLIR E40®) with image analysis (FLIR tools software) for spermatic cord (SCT), proximal pole of the testis (PPT), distal pole of the testis (DPT), tail of the epididymis (TeT) and scrotal temperature gradient (TG), and semen collected and analyzed for quantitative and qualitative characteristics. Blood samples were collected by venipuncture of the jugular to obtain the plasma concentration of testosterone by radioimmunoassay (RIA). The seminal plasma proteins were identified by electrophoresis on SDS-PAGE. The temperature-humidity index (THI) calculated per season. The TG was higher (P <0.05) in autumn (5ºC) and winter (4.4ºC) compared to spring (3.4ºC) and summer (3.7ºC). The THI of spring (73.5) and summer (72) differed (P <0.05) from autumn (64.5) and winter (59.6) and there were correlations (P <0.01) with SCT (0.54), TeT (0.74), PPT (0.71), DPT (0.72) and TG (-0.35). Similarly, MOT (61.5%) and VIG (2.7) in spring were lower in relation to autumn and winter (P <0.05). The plasma concentration of testosterone was higher (P <0.05) in the autumn, in relation to the other seasons of the year. Seminal plasma proteins of 20, 55 and 66KDa contributed positively to seminal quality. The concentration of the protein with 50KDa was high in all seasons, being considered indispensable for the fertility of the bulls. In the spring and summer seasons, in which the THI exceeded the value of 72, there was a decrease in progressive motility and spermatic vigor. The summer and fall, the seasons that presented greater percentages of major and total sperm defects. Ocular globe and scrotal surface temperatures increased in spring and summer and the thermal gradient and testosterone plasma concentration decreased in the same seasons, concluding that the thermal stress with THI above 72 in the spring and summer seasons was sufficient for negatively affect the reproduction of Nelore bulls raised in pasture in the tropics. The chapter 2, the objectives of the study were: (1) assess the quality of refrigerated beef semen transported by 3 hours, passive systems of transport of semen BotuBOX® and BotuFLEX®, diluted in TRIS and BotuBOV®; and (2) evaluate the spermatic kinetics, oxidative stress, mitochondrial potential and cell membrane integrity and acrossomal bovine semen after thawing, diluted in TRIS and BotuBOV® and transported in passive systems semen transport BotuBOX® and BotuFLEX®. The six bulls semen of Nellore breed (Bos taurus indicus), cooled and frozen in 2 extenders TRIS and BotuBOV® and transported in 2 cooling systems BotuBOX® and BotuFLEX®. In a semen sample refrigerated was made a subjective analysis of motility (MOT) and sperm vigor (VIG) and in the sample frozen-thawed, computer-assisted sperm analysis (CASA) and flow cytometry, evaluation of integrity of plasma membrane and acrossomal (IPAM), production of superoxide (O2-) and integrity of cells (IC). On after cooled analysis, the MOT of semen in the BotuBOV® and BotuFLEX® (69.4%) and TRIS and BotuFLEX® (62.9%), were higher (P < 0.05) when compared to the TRIS and BotuBOX®. The largest (P < 0.05) MOT (45.9%) observed in subjective analysis, TM (47.3%) and PM (37%) in the CASA, IPAM (29%), IC (19.8%) and lower production of the O2- (82%) found in the samples frozen-thawed diluted in BotuBOV® extender and transported in the BotuFLEX® system. We conclude that the diluted semen in the BotuBOV® and transported on BotuBOX® or BotuFLEX®, and diluted TRIS extender and transported on BotuFLEX® maintained the viability for using the cooled semen, as well as employment for freezing. The association between the BotuBOV® diluent and refrigerated transport of semen BotuFLEX® presented best effect on the frozen semen in regard to kinetics parameters, integrity of plasma and acrossomal membranes and oxidative stress reduction.
Em regiões de clima tropical, o acasalamento ocorre durante os meses mais quentes, os touros estão sujeitos às variações ambientais que interferem com a sua fertilidade e eficácia reprodutiva do rebanho. A utilização de algumas biotecnologias colabora para a eficiência do sistema de produção e avaliar o potencial de fertilização de uma amostra de sêmen, seja ela fresca, refrigerada ou congelada e Uma combinação de várias análises e métodos de avalição seminal oferece maior acurácia para definir uma complexa funcionalidade. Para o capítulo 1, os objetivos do estudo foram (1) avaliar o efeito das estações do ano na temperatura da superfície do escroto e do globo ocular, na qualidade do sêmen e concentração plasmática de testosterona de touros Nelore criados extensivamente, (2) verificar a composição proteica do plasma seminal em cada estação do ano e as proteínas com maior frequência e (3) investigar as relações dessas proteínas com parâmetros seminais, temperaturas da superfície do escroto e ITU. Touros Nelore (n=20) foram avaliados com duas coletas de dados com intervalo de 30 dias dentro de cada estação do ano, sendo realizados: termografia infravermelha (FLIR E40®) com análise de imagens (software FLIR tools) para cordão espermático (TCE), polo proximal do testículo (PPT), polo distal do testículo (PDT, cauda do epidídimo (TCEp) e gradiente de temperatura escrotal (GT). O sêmen foi coletado e analisado quanto às características quantitativas e qualitativas. Amostras de sangue foram coletadas por venopunção da jugular para obter a concentração plasmática de testosterona por radioimunoensaio (RIA). As proteínas do plasma seminal foram identificadas por eletroforese em SDS-PAGE. O índice de temperatura-umidade (ITU) por estação do ano. O GT foi maior (P<0.05) no outono (5ºC) e inverno (4.4ºC) comparado a primavera (3.4ºC) e verão (3.7ºC). O ITU da primavera (73.5) e verão (72) diferiram (P<0,05) do outono (64.5) e inverno (59.6) e houveram correlações (P<0,01) com TCE (0.54), TCEp (0.74), PPT (0.71), PDT (0.72) e GT (-0.35). Assim como, motilidade espermática (61.5%) e vigor (2.7) na primavera foram inferiores, em relação ao outono e inverno (P<0.05). A concentração plasmática de testosterona foi superior (P<0,05) no outono, em relação às demais estações do ano. As bandas proteicas do plasma seminal de 20, 55 e 66KDa contribuíram de forma positiva para a qualidade seminal. A concentração da banda com 50KDa foi elevada em todas as estações, sendo considerada indispensável para a fertilidade dos touros. Nas estações primavera e verão, nas quais o ITU excedeu o valor de 72, observou-se decréscimo na motilidade progressiva e vigor espermático. O verão e outono, as estações que apresentaram maiores porcentagens de defeitos espermáticos maiores e totais. As temperaturas do globo ocular e da superfície do escroto aumentaram na primavera e verão e o gradiente térmico e a concentração plasmática de testosterona diminuiu nas mesmas estações, concluindo que o estresse térmico com ITU acima de 72, nas estações primavera e verão, foi suficiente para afetar negativamente a reprodução de touros Nelore criados a pasto nos trópicos. Para o capítulo 2, Os objetivos do estudo foram: (1) avaliar a qualidade do sêmen bovino refrigerado transportado por 3 horas, nos sistemas passivos de transporte de sêmen BotuBOX® e BotuFLEX®, diluídos nos meios TRIS e BotuBOV®; e (2) avaliar a cinética espermática, estresse oxidativo, potencial mitocondrial e integridade de membrana plasmática e acrossomal do sêmen bovino pós-descongelação, diluídos nos meios TRIS e BotuBOV® e transportados nos sistemas passivos de transporte de sêmen BotuBOX® e BotuFLEX®. O sêmen de seis touros da raça Nelore (Bos taurus indicus), refrigeradas e congeladas em 2 meios diluentes TRIS e BotuBOV® e transportados em 2 sistemas de refrigeração BotuBOX® e BotuFLEX®. Em uma amostra de sêmen refrigerado foi realizada a análise subjetiva de motilidade (MOT) e vigor (VIG) e na amostra pós-descongelação, realizada a análise computadorizada da motilidade espermática (CASA) e por citometria de fluxo, avaliação de integridade de membrana plasmática e acrossomal (MPA), produção de superóxido (O2) e células íntegras (CI). Na análise pós-refrigeração, a MOT do sêmen na associação BotuBOV® e BotuFLEX® (69.4%) e TRIS e BotuFLEX® (62.9%), foram maiores (P<0.05) quando comparado à TRIS e BotuBOX®. A maior (P<0.05) MOT (45.9%) observada na análise subjetiva, MT (47.3%) e MP (37%) no CASA, MPAI (29%), CI (19.8%) e menor produção de O2- (82%) encontrados nas amostras pós-descongelação diluídas em meio BotuBOV® e transportados no sistema BotuFLEX®. Concluímos que o sêmen diluído no meio BotuBOV® e transportado na BotuBOX® ou BotuFLEX®, e diluído em meio TRIS e transportado na BotuFLEX® mantiveram a viabilidade seminal para uso do sêmen refrigerado, bem como o emprego para a congelação. A associação entre o meio diluente BotuBOV® e o sistema de transporte refrigerado de sêmen BotuFLEX® apresentou melhor efeito sobre o sêmen congelado em relação aos parâmetros de cinética espermática, integridade de membrana plasmática e acrossomal e redução do estresse oxidativo.
Ferreira, José Jamacy de Almeida. "Efeitos dos exercícios de aquecimento e alongamento na flexibilidade de sujeitos idosos." Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5090.
Full textFinanciadora de Estudos e Projetos
Este estudo teve o propósito de avaliar as alterações termográficas associadas ao exercício localizado em sujeitos idosos e jovens. Um protocolo de exercícios utilizando carga de 1 Kg foi aplicado durante 3 minutos aos flexores do joelho de 14 sujeitos idosos (67±5 anos) e 15 jovens (23±2 anos) saudáveis. A temperatura do membro exercitado e contralateral foi medida por meio de termografia por infravermelho em condições pré-exercício, imediatamente pósexercício e durante o período de 10 minutos pós-exercício. Foi observada uma diferença (p<0,01) na temperatura pré-exercício entre os sujeitos idosos e jovens. Embora não tenha sido observada diferença entre a temperatura pré-exercício e imediatamente pós-exercício no membro exercitado, o perfil termográfico mostrou uma concentração de calor nas áreas exercitadas, para ambos os grupos. Apenas para os sujeitos jovens houve diminuição da temperatura do membro exercitado (p<0,05) aos 10 min pós-exercício (de 30,7±1,7 para 30,3±1,5 º C). Em contraste, houve uma redução da temperatura pós-exercício no membro contralateral (p<0,01), para ambos os grupos. Estes resultados apontam para novas evidências de que sujeitos jovens e idosos apresentam capacidade similar de produção de calor; entretanto, os sujeitos idosos apresentaram uma menor temperatura de repouso e uma dissipação de calor mais lenta. Este trabalho contribui para melhorar o entendimento sobre as alterações de temperatura em sujeitos idosos e pode apresentar implicações na prática esportiva e para os programas de reabilitação
SILVA, Tatiana Patrícia Nascimento da. "Tipologia e conforto térmico em galpões avícolas no Estado de Pernambuco e sua influência no desempenho de frangos de corte." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5702.
Full textMade available in DSpace on 2016-10-14T11:39:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiana Patricia Nascimento da Silva.pdf: 1324693 bytes, checksum: 31662474b4f5103f7a070cf7f5439bb7 (MD5) Previous issue date: 2013-02-25
This research was conducted with the objective of analyzing quantitative and qualitative aspects of the poultry houses in terms of thermal efficiency and typology of built environments, with emphasis on productive performance. The first step was a survey of the main typological characteristics of the region where it was evaluated 68 sheds on 27 farms in the period May 2011 to April 2012, which allowed the removal of the constructive features of the aviaries in mesoregion of Pernambuco. For the second stage we selected five sheds with different typological characteristics, to determine the thermal efficiency of the system-poultry shed by means of thermal comfort indices (radiant heat load index, globe temperature and humidity and specific enthalpy) and the balance energy (sensible and latent exchanges) based on the performance of broilers. As a result of the first stage, the constructive characteristics were most evident width of 10-12 m (56%), length of 100-120 m (59%), with a slight separation between warehouses (<30 m) below the ceiling recommended (<3 m), eaves between 1 and 1.25 m (40%) low walls and high (> 0.2 m). As for natural cooling, most installations presented coverage natural lawn type (56%), no lining (96%) and louver (100%), cover with ceramic tile (93%), reflective paint on the roof (97%) and oriented east / west (89.7%). For artificial cooling, the primary heating source is wood hoods (71%), positive pressure ventilation (68%), fogging at high pressure (57%). As for the equipment presented to most feeders (54%) and drinkers (65%) commuting, axial fans (100%), the bed was used by most rice straw (56%) and yellow curtain (65%). In the second phase of this work, the thermal comfort indices showed no significant difference between the sheds (P <0.05). Environmental variables showed variations during the day, and the hours of 09 am to 15:00, showed mean values above the thermal comfort zone. As the energy balance, trade sensitive significant difference among the five sheds, as the times the effect was significant (P <0.05). The sensitive exchanges showed variation between the sheds. The data showed an increase in trade latent from the fourth week, but these values were lower than is thermal stress conditions, except for 3 who shed the seventh week exceeded trade exchanges latent sensitive. With respect to production performance, we note that there was no significant difference between 1 and 4 to shed the weight gain, mortality, feed intake and feed conversion. Including this last variable Shed 3. For other sheds the difference was significant at the 5% level of probability. Overall, it can be observed that the values found for the production indices remained below the tracks taken as optimal for cutting poultry industry.
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar aspectos quantitativos e qualitativos das instalações avícolas, em termos de eficiência térmica e tipologia dos ambientes construídos, com ênfase no desempenho produtivo das aves. Na primeira etapa foi realizado um levantamento das principais características tipológicas da região onde foi avaliados 68 galpões, em 27 granjas, no período de maio de 2011 a abril de 2012, o que permitiu o levantamento das características construtivas dos aviários na Mesorregião do Agreste pernambucano. Para a segunda etapa foram selecionados cinco galpões com características tipológicas distintas, para determinação da eficiência térmica no sistema ave-galpão, por meio dos índices de conforto térmico (carga térmica radiante, índice de temperatura de globo e umidade e entalpia específica) e do balanço de energia (trocas sensíveis e latentes) com base no desempenho de frangos de corte. Como resultado da primeira etapa, as características construtivas mais evidentes foram largura de 10-12 m (56%), comprimento de 100-120 m (59%), com pequeno afastamento entre galpões (< 30 m), pé-direito abaixo do recomendado (<3 m), beirais entre 1 e 1,25 m (40%) e muretas altas (> 0,2 m). Quanto à climatização natural, a maioria das instalações apresentou cobertura natural tipo gramado (56%), ausência forro (96%) e lanternim (100%), cobertura com telha cerâmica (93%), pintura reflexiva no telhado (97%) e orientação leste/oeste (89,7%). Para a climatização artificial, a principal fonte de aquecimento foi campânulas a lenha (71%), ventilação a pressão positiva (68%), nebulização a alta pressão (57%). Quanto aos equipamentos à maioria apresentaram comedouros (54%) e bebedouro (65%) pendulares, ventiladores axiais (100%), a cama utilizada pela maioria foi palha de arroz (56%) e cortina amarela (65%). Na segunda etapa do desse trabalho, os índices de conforto térmicos não apresentaram diferença significativa entre os galpões (P<0,05). As variáveis ambientais apresentaram variações ao longo do dia, sendo que os horários das 09 às 15:00, mostraram valores médios acima da zona de conforto térmico. Quanto o balanço de energia, as trocas sensíveis apresentaram diferença significativa entre os cinco galpões, quanto aos horários o efeito foi significativo (P<0,05). As trocas sensíveis apresentaram variação entre os galpões. Os dados mostraram que houve aumento das trocas latentes a partir da quarta semana, porém esses valores ficaram abaixo do que representa condições de estresse térmico, com exceção do galpão 3 que na sétima semana as trocas latentes ultrapassaram as trocas sensíveis. Com relação ao desempenho produtivo, nota-se que não houve diferença significativa entre o galpão 1 e 4 para as variáveis ganho de peso, mortalidade, consumo de ração e conversão alimentar. Incluindo nessa última variável o galpão 3. Para os demais galpões a diferença foi significativa ao nível de 5% de probabilidade. No geral, pode-se observar que os valores encontrados para os índices produtivos se mantiveram abaixo das faixas tidas como ideais para a indústria de aves de corte.
Rodrigues, Harley Fernandes. "Hipertermia magnética in vivo com nanopartículas de MnFe2O4 no tratamento de tumores sólidos e subcutâneos de Sarcoma 180." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7389.
Full textApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-05-30T10:44:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Harley Fernandes Rodrigues - 2017.pdf: 14917308 bytes, checksum: 98bd396b4a6b5e7839b6b8ff0fd12102 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-30T10:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Harley Fernandes Rodrigues - 2017.pdf: 14917308 bytes, checksum: 98bd396b4a6b5e7839b6b8ff0fd12102 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
In this thesis a methodology of real-time monitoring of magnetic hyperthermia (HM) in vivo was developed in the murine tumor model Sarcoma 180 using infrared thermography technique. Magnetic nanoparticles (NPM) consisted of Mn ferrites capable of generating heat at low magnetic field amplitude at the 300 kHz frequency within the safety limit determined by Atkinson. It has been shown that the apparent surface temperature value measured with the infrared camera underestimates the real skin temperature value of the mice if the camera objective does not form an angle 0 ° with the normal direction to the animal's skin in the region of interest on the tumor, with the error reaching more than 7.0 ° C (for 60 °). A new theoretical model to estimate the error in the temperature of curved surfaces was developed and proved valid even in the case where the surface temperature diverges significantly from the environment. Preclinical treatment results indicated a complete remission condition in animal that was submitted to 150 min of hyperthermia and other cases with partial remission, suggesting that biological response analyzes need to be done in a long time (> 60 days). Measurements of the intratumoral temperature monitored by three fiber-optic thermometers during the therapeutic procedure of HM with NPM indicated an inhomogeneous heat delivery within the tumor. Additionally, a new methodology for calculating the thermal dose (CEM43) evaluated at the surface, considering each pixel of the thermographic image as a thermometer in the tumor region, indicated that the value T10(t) of the temperature detected in vivo at the surface of the skin over subcutaneous tumors can report, with an error of the order of 5%, the mean intratumoral temperature value during the therapeutic procedure of HM.
Nesta tese foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento em tempo real da hipertermia magnética (HM) in vivo no modelo tumoral murino Sarcoma 180 utilizando a técnica de termografia por infravermelho. As nanopartículas magnéticas (NPM) consistiam de ferritas de Mn capazes de gerar calor em baixa amplitude de campo magnético, na frequência de 300 kHz, dentro do limite de segurança determinado por Atkinson. Foi demonstrado que o valor da temperatura superficial aparente medido com a câmera de infravermelho subestima o valor da temperatura real da pele dos camundongos se a objetiva da câmera não formar um ângulo 0° com a direção normal à pele do animal na região de interesse sobre o tumor, podendo o erro chegar a mais do que 7,0 °C (para 60°). Um novo modelo teórico para estimar o erro na temperatura de superfícies curvas foi desenvolvido e se mostrou válido inclusive para o caso em que a temperatura superficial diverge significativamente da ambiente. Resultados pré-clínicos do tratamento indicaram uma situação de remissão completa em animal que passou por 150 min de hipertermia e outros casos com remissão parcial, sugerindo que análises de resposta biológica precisam ser feitas em longo tempo (> 60 dias). Medidas da temperatura intratumoral monitorada por três termômetros de fibra-óptica durante o procedimento terapêutico de HM com NPM indicaram uma entrega de calor não homogênea dentro do tumor. Adicionalmente, uma nova metodologia para o cálculo da dose térmica (CEM43) avaliada na superfície, considerando cada pixel da imagem termográfica como um termômetro na região do tumor, indicou que o valor de T10(t) da temperatura detectada in vivo na superfície da pele sobre tumores subcutâneos pode informar, com um erro da ordem de 5%, o valor da temperatura média intratumoral durante o procedimento terapêutico de HM.
Riachos, Joana Raquel Raimundo. "Avaliação da determinação experimental do coeficiente de transmissão térmica com recurso à Termografia." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10316/38676.
Full textNa União Europeia (UE), quase 40% do consumo final de energia é atribuível à habitação. A Europa 2020 define como metas, que as emissões de gases com efeito estufa deve ser 20% menor, 20% da energia deve ser proveniente de fontes renováveis e um aumento da eficiência energética em 20%. Com estes objectivos definidos, considera-se importante um adequado conhecimento do consumo de energia em edifícios. De forma a compreender o desempenho térmico das envolventes dos edifícios, em particular durante as auditorias energéticas e processos de certificação, tem vindo a tornar-se importante o uso de técnicas que permitam aferir o coeficiente de transmissão térmica (U) das soluções construtivas. A determinação do valor de U tem-se revelado um desafio sempre que a constituição da solução construtiva é desconhecida. Nestes casos pode ser estimado, por exemplo, através da técnica dos termofluxímetros ou por aplicação da técnica de termografia infravermelha (IRT). A IRT consiste na aplicação de uma técnica, com ausência de contacto, em relação à superfície em estudo, que recorre a um dispositivo de aquisição de radiação infravermelha para adquirir imagens térmicas. Uma vez que todos os corpos emitem radiação infravermelha em quantidade proporcional à quarta potência da sua temperatura e emissividade da sua superfície, é possível, através desta técnica, estimar as temperaturas superficiais. Assumindo um regime permanente essas temperaturas superficiais, em simultâneo com a temperatura ambiente, podem ser usadas para estimar a transmissão térmica através de soluções construtivas. Neste trabalho é avaliada a aplicação da técnica de termografia infravermelha para determinação da resistência térmica de soluções construtivas compostas por uma camada ou multicamada. Para este efeito são consideradas três expressões alternativas para estimar o valor de U. Os coeficientes estimados com o apoio da técnica de IRT são comparados com os calculados de acordo com a ISO 6946:2007 e também com os obtidos com termofluxímetros.
In the European Union (EU), almost 40% of energy consumption is attributable to housing. Europe 2020 sets as goals, among others, that emissions of greenhouse gases should be 20% less than in 1990, 20% of energy should come from renewable sources and increased energy efficiency by 20%. With these objectives, it is considered important to understanding the energy consumption of buildings. In order to understand the thermal performance of the surrounding buildings, in particular for energy audits and certification processes, has become important to use techniques to obtain the value of heat transfer coefficient (U) in constructive solutions. The determination of the U-value, has proved a challenge when the constitution of the constructive solution is unknown. In such cases, it maybe estimated, for example, through the technique of heat flux sensors or by applying infrared thermography (IRT). The IRT, the application of this technique, with no contact to the surface under study, which uses an acquisition device to acquire infrared thermal imaging. All objects radiate energy that is proportional to the surface emissivity of the material and to the fourth power of the absolute temperature, it is possible using this technique to estimate the surface temperature Assuming a steady–state these surface temperatures with the surrounding temperature can be used to estimate the heat transfer through constructive solutions. In this work it was evaluated the technique of the infrared thermography to determine the thermal resistance of single-layers and multi-layers of constructive solutions. For this purpose are considered three alternatives to obtain the U-value. The coefficients obtain with those expressions are compared with the coefficients determined with ISO 6946:2007 and also with heat flow sensors.
Mourão, Natália. "Identificação de Defeitos do Revestimento Polimérico de Rolhas de Cortiça por Termografia de Infravermelhos." Dissertação, 2013. http://hdl.handle.net/10216/75479.
Full textMourão, Natália Guedes. "Identificação de Defeitos do Revestimento Polimérico de Rolhas de Cortiça por Termografia de Infravermelhos." Dissertação, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/68703.
Full textMourão, Natália Guedes. "Identificação de Defeitos do Revestimento Polimérico de Rolhas de Cortiça por Termografia de Infravermelhos." Master's thesis, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/68703.
Full textCarvalho, Fábio Fernando Dinis Pinto. "A termografia por infravermelhos como ferramenta de análise na prática desportiva: estudo de um caso aplicado ao futsal." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/11283.
Full textThermal changes in specific regions of the human body have been used over the years as an indicator for the diagnosis of various pathologies. In this way, numerous techniques have been developed to detect this temperature differential. After this, it is necessary to know how to interpret these results, making a correlation between them and the functional performance of the regions of interest (ROI). Infrared Thermography is a technique that allows identifying these thermal variations of several regions, building a thermal image of the surface temperature distribution of an object. In this work, it was intended to demonstrate, through this technique, the thermal register of the specific ROI of Futsal athletes. For this, a training/play was carried out, making the thermographic recording in 3 different moments. Before the training, after the training and 20 hours after the training. This ensured a thermal analysis of the behavior of specific regions and how they behave in that regard after a sport and also how they recover thermally 20 hours after the exercise. After collecting the thermal images, it was necessary to build an algorithm, through the Matlab tool, so that it limits the thermal images to the desired ROI and from there, it was possible to extract all the desired variables, including the construction of BoxPlots, for the subsequent analysis of results. With this, it was intended to demonstrate the capabilities of this technique, combined with the sports component, so that it can take advantage, in practical terms, of the thermal analysis of athletes.
Marques, Diogo Filipe Palminha da Costa. "Avaliação da qualidade térmica da envolvente de edifícios – Estudo de caso através da análise numérica e por termografia infravermelha." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14284.
Full textLima, Rui Leal Pedroso de. "Development of a method using infrared thermography for shallow flow visualization and quantitative estimation of velocity." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10316/38502.
Full textO desenvolvimento de técnicas precisas e versáteis de medição de velocidade e de caudal é crucial para as diversas áreas da hidráulica, hidrologia e recursos hídricos. Existem inúmeras opções disponíveis que proporcionam bons resultados, mesmo quando confrontadas com condições desfavoráveis. No entanto, todos os métodos apresentam vantagens e limitações para diferentes situações. Em particular no caso de medições em escoamentos em superfície livre de pequenas profundidades, é sempre complicado efectuar medições uma vez que a maior parte dos equipamentos necessitam de profundidades mínimas para funcionarem correctamente (e.g. molinetes mecânicos) ou, por outro lado, a inevitável interferência causada pelas condições de fronteira que podem afectar significativamente os resultados (e.g. reflexão de ondas dos ADCPs). Os métodos baseados em traçadores, apesar de contribuírem para superar algumas dessas limitações, são ainda bastante polémicos como, por exemplo, no caso dos líquidos corados e radioactivos que podem facilmente levantar preocupações ambientais. Esta tese descreve uma técnica inovadora para estimar a velocidade, utilizando a termografia por infravermelhos para estimar as velocidades médias de escoamento, com base no tempo de percurso de traçadores térmicos. A instalação experimental é composta por uma câmara termográfica instalada em cima de um canal que monitoriza de forma contínua o escoamento. São utilizados diversos métodos para aquecer o fluido escoado, de forma a utilizar a água quente como traçador térmico. As imagens gravadas podem então ser analisadas com o objectivo de estimar a velocidade de escoamento. Foram realizados alguns testes iniciais e foi comprovado que os resultados estão em conformidade com os resultados obtidos através da utilização de um ADV, uma técnica de medição de velocidade reconhecida. Foram também realizados outros testes para analisar quais os procedimentos com melhores resultados. Esta técnica revelou potencial como técnica de visualização do escoamento, deixando espaço para futuros estudos. O uso da termografia tem vindo a aumentar nos últimos anos e esta tecnologia já foi utilizada com sucesso em diversos estudos na área da hidrologia e hidrogeologia. É uma técnica com potencial em escoamentos pouco profundos devido à sua capacidade de monitorização de temperaturas.
The development of accurate and versatile flow measurement techniques is of crucial importance for hydraulics, hydrology and water resources applications. There is a wide range of options available that provide good results even under unfavorable conditions. However, all methods have their own strengths and limitations. Measurements in shallow water depths are inherently complicated, often colliding with minimum working depths of equipment (e.g. mechanical current meters), or affected by the inevitable interference of boundary conditions (e.g. reflection of waves of ADCPs). Tracer methods contribute to surpass some of these limitations, however they still raise some concerns namely the use of dyes that can cause environmental concerns. This thesis describes a novel technique for velocity estimation that uses infrared thermography to estimate mean flow velocity, based on time of travel. The experimental setup consists in an IR camera hanged pointing downwards above a flume, continuously recording the flow. Several methods are then used to heat the flow and the hot water acts as a heat tracer that is visible through thermography. The recorded images can then be analyzed to compute velocity. Proof of principle experiments were performed and results are in accordance with the results obtained by the use of an ADV, a well-established velocity measurement technique. Other initial tests were also performed to infer about the most efficient procedures. This technique also revealed some potential as a flow visualization technique, and leaves space for future studies and research. The use of thermography technology has increased in the last years; it has already been successfully used in hydrology and hydrogeology and can be a useful technique due to its capacities to monitor temperature distribution in shallow flows
Serra, Catarina Lopes. "Modelling of heat diffusion for infrared thermography applications in building elements." Doctoral thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10316/90450.
Full textConsidera-se essencial a deteção e caracterização de defeitos em elementos construtivos de forma a prevenir a ocorrência de patologias em edifícios e as reparações onerosas consequentes. Várias técnicas de inspeção não destrutivas têm sido propostas para este efeito, sendo uma delas a termografia por infravermelhos. Esta é uma ferramenta não invasiva com grande potencial para avaliar materiais e detetar defeitos. Em edifícios a termografia tem sido maioritariamente utilizada para avaliar a qualidade da envolvente térmica em estudos de desempenho energético uma vez que esta permite a deteção da falta de isolamento, da existência de fugas de ar e de pontes térmicas, bem como da concentração de água. Estes estudos estão geralmente confinados a uma análise em regime permanente. Contudo, em outros sectores esta técnica tem evoluído para uma análise quantitativa que permite uma avaliação dos defeitos relativamente às suas características mais importantes, como por exemplo a sua profundidade e geometria. Isto requer o uso de técnicas experimentais específicas, como a termografia ativa em que se faz o aquecimento ou arrefecimento da superfície em análise, e a interpretação de resultados experimentais obtidos em regime transiente. Esse processamento depende do material estudado e requer por sua vez o desenvolvimento de ferramentas de simulação da transferência de calor para descrever o campo de calor entre o defeito e a superfície. A maioria das técnicas que se encontram disponíveis foram desenvolvidas para as áreas da aeronáutica, mecânica e eletrónica e não se encontram adequadas aos materiais de construção, que em geral apresentam uma condutibilidade menor e requerem uma inspeção a maior profundidade. Esta é a motivação para o trabalho de investigação apresentado nesta tese. O principal objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de modelos de simulação que permitam contribuir para a interpretação quantitativa dos resultados experimentais obtidos em regime transiente em aplicações de termografia em edifícios usando uma abordagem em termos de diferença de fase, bem como para a definição da configuração de ensaio. Para isso foram desenvolvidos modelos de transferência de calor por condução em meios sólidos com base em expressões analíticas e métodos numéricos com vista à simulação de resultados experimentais de aplicações de termografia e ao estudo das relações complexas que existem entre as variáveis que afetam a resposta, em regime transiente, da fase da onda térmica em elementos construtivos com defeitos (propriedades térmicas dos materiais e características dos defeitos). Ao longo deste trabalho, o problema a ser modelado evoluiu progressivamente: do caso de um defeito fino inserido num meio sólido infinito para um defeito fino num meio estratificado. A modelação numérica de defeitos 3D fez-se com recurso a uma formulação do método de elementos fronteira adequada para resolver problemas de transferência de calor na proximidade de inclusões finas (TBEM) e a simulação da condução 3D ao longo de meios estratificados foi feita com recurso a soluções analíticas baseadas em funções de Green. A fim de se verificar a aplicabilidade dos modelos para simular resultados de diferença de fase em aplicações de termografia, realizaram-se ensaios experimentais com termografia ativa e obtiveram-se os resultados em termos de diferença de fase através da aplicação de uma transformada de Fourier. Os testes foram realizados utilizando provetes com defeitos localizados a profundidades distintas. Isto resultou num conjunto de resultados que foram comparados com os obtidos nas simulações. Concluiu-se que os modelos propostos podem ser utilizados para prever a detetabilidade dos defeitos e, em particular, podem ser úteis na definição dos parâmetros de teste. Estes resultados suportam a interpretação de resultados experimentais de diferença de fase em aplicações de termografia quantitativa para a avaliação de elementos de construção.
Early detection and characterization of defects may be essential to prevent building pathologies and avoid costly repair works. Different non-destructive techniques have been proposed over the years to perform these tasks, one of which is infrared thermography (IRT). IRT is a powerful tool that can be used to evaluate materials and detect defects in a non-invasive manner. In buildings, IRT has been mostly used to assess the quality of building envelopes in energy efficiency studies and detect defects such as missing insulation, air leakages, thermal bridges and excessive moisture. These studies are most frequently confined to a steady state analysis. However, in many other sectors the technique has evolved to a stage where a quantitative IRT analysis is performed, enabling the characterization of defects regarding their most relevant properties such as depth and geometry. This requires the employment of specific testing techniques, such as actively heating the test specimen, and the interpretation of IRT data using complex processing techniques which depend on the material being inspected and which involve the development of heat transfer simulation tools to describe the heat field between the defect and the surface. Most available techniques were developed for applications in sectors such as aeronautics, mechanics and electronics and are not adequate for building materials, which generally have lower conductivity and require deeper probing. This is the motivation for the present thesis. The main goal of this research work was to develop modelling tools that contribute to the quantitative interpretation of transient thermal data obtained from IRT applications in buildings using a phase contrast approach, and to the definition of experimental setup parameters. To achieve this goal, heat transfer by conduction in solid media was modelled using analytical solutions and numerical methods formulated in the frequency domain in an attempt to simulate experimental IRT results and to study the complex relationships that exist between the variables (material thermal properties, defect characteristics) affecting the thermal wave phase response of defective building elements in transient regime. Throughout the study, the problem being modelled progressively evolved from the case of an unbounded solid medium containing a thin defect, to a multilayered medium containing a defect within one of its layers. Numerical modelling of the three-dimensional (3D) heat diffusion in the proximity of 3D defects was performed using a formulation of the boundary element method written in terms of normal derivative integral equation (TBEM) which is suited to solve heat transfer problems in the proximity of thin inclusions. Analytical solutions based on 3D Green’s functions were used to simulate heat diffusion in multilayered systems. In order to verify the applicability of the models to simulate IRT phase contrast results, active IRT experimental studies were carried out using and, by applying a Fourier transform to the transient temperature responses, thermal wave phase results were obtained. Tests were carried out using different test specimens that incorporated defects located at various depths. This resulted in a collection of experimental measurements which were compared to the results obtained from the simulations. It was concluded that the proposed models can be used to predict the detectability of defects and in particular can be helpful in defining experimental setup parameters. These results support the interpretation of experimental phase contrast data in quantitative IRT applications to evaluate building elements.
FEDER-COMPETE 2020 co-funded projects POCI-01-0247-FEDER-003393 and POCI-01-0247-FEDER-003179.
"Estudo da termografia por infravermelho: aplicações na engenharia e determinação de parâmetros termofísicos e geométricos de materiais." Tese, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE, 2007. http://www.bdtd.ufpe.br/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1318.
Full textMujtaba, Babar. "Rock fragments and surface-subsurface hydrological processes at plot and hillslope scales: Laboratory and numerical simulations." Doctoral thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10316/98617.
Full textRainfall-induced surface runoff combined with soil erosion is one of the most important surface hydrological processes and its harmful impact on the environment and communities has been studied for decades. Understanding and modelling surface hydrological processes is vital for engineers, scientists, and policymakers to be able to develop water management and soil conservation strategies. Therefore, mathematical models that can predict the impact of surface hydrological processes on the environment require good quality measured hydrological data. Cost-effective innovative techniques are needed to obtain the good quality hydrological data from field and laboratory experiments. Furthermore, the presence of rock fragments in soils is a major soil property. Identifying the relationship between the rock fragments and surface-subsurface hydrological processes is a major challenge but one that is essential for the development of soil water conservation measures for the rock-fragment abundant soils. The present thesis focuses on two main objectives. The first is to improve understanding of the impact rock fragments have on surface-subsurface hydrological processes at plot and hillslope catchment scale. The second is concerned with the development of innovative measuring techniques and mathematical models related to surface hydrological processes. The research for the first objective started by comparing the influence of soil surface geometry and different distributions of surface rock fragment cover on runoff and soil loss under controlled laboratory conditions. Three different patterns of a constant surface rock fragment cover were tested for a single rainfall intensity event on converging and diverging plane soil surfaces at constant hillslope gradient. The study suggested that the understudied soil surface geometries had more influence on soil erosion than different distribution patterns of a specific percentage of rock fragment surface cover. The next study compared the simulated soil water response of stony soils with measured catchment runoff at hillslope scale. Rainfall-induced soil water response was simulated at three mountain catchment sites using the Hydrus-2D single porosity model. The soils at these sites had 10-65% stoniness. Soil hydraulic parameters employed in the numerical simulations, i.e. the saturated hydraulic conductivity and parameters of the soil water retention curves, were obtained by the Representative Elementary Volume approach (REVa) and by the inverse modelling with Hydrus-1D model (IMa). Shapes of the simulated soil water outflow hydrographs were similar to the measured catchment runoff ones for about a half of rainfall events. Furthermore, soil hydraulic parameters derived by REVa produced more realistic shapes of soil water hydrographs than the IMa ones. The research for the second objective started by testing the capability of a new thermal tracer (cold oil droplets) to measure the velocities of shallow overland flows (<2 mm depth) using the infrared-based particle tracking velocimetry (PTV) technique under controlled laboratory conditions without rainfall. This new approach was compared with dye tracing and the conventional PTV technique (polystyrene beads as tracer and optical video camera) in a quasi-laminar flow regime. The results showed that the infrared-based and conventional PTV techniques estimated velocities were closer to mean velocities measured through volumetric discharge method than were those given by the dye tracing method. This research stressed the potential of the infrared-based PTV technique to estimate the velocities of shallow water bodies due to its tracer's prominent visibility and independence from lighting conditions. Lastly, a 1D physically-based overland flow model that uses cascade plane theory for the estimation of rainfall-induced surface runoff, infiltration and soil erosion on converging and diverging plane surfaces was developed. The model’s simulations were evaluated by the measured data collected under controlled laboratory conditions. Satisfactory results indicated that the model could help to improve the modelling techniques for overland flow and soil erosion on convergent and divergent plane surfaces.
O escoamento superficial e o transporte sólido, induzidos pela precipitação, são importantes processos hidrológicos estudados há décadas, sendo o seu impacto muitas vezes prejudicial no meio ambiente e nos aglomerados populacionais. Compreender e modelar os processos hidrológicos de superfície é vital para que engenheiros, cientistas e decisores políticos possam desenvolver estratégias de gestão de água e conservação do solo. É por isso que os modelos matemáticos que podem prever o impacto dos processos hidrológicos de superfície no meio ambiente requerem dados hidrológicos de qualidade. São necessárias técnicas inovadoras e económicas para obter dados hidrológicos de boa qualidade em experiências de campo e de laboratório. A presença de pedras é uma propriedade importante do solo. Identificar a relação entre as pedras e fragmentos de rocha e os processos hidrológicos subsuperficiais é um grande desafio, mas é essencial para o desenvolvimento de medidas de conservação da água do solo para esses solos pedregosos. A presente tese concentra-se em dois objetivos principais. O primeiro é melhorar a compreensão do impacto que as pedras têm nos processos hidrológicos de superfície e subsuperficiais à escala de parcela e da bacia de drenagem. O segundo está relacionado ao desenvolvimento de técnicas inovadoras de medição e ao desenvolvimento de modelos matemáticos relacionados aos processos hidrológicos de superfície. A pesquisa relativamente ao primeiro objetivo começou por comparar a influência da geometria da superfície do solo e diferentes distribuições da cobertura de fragmentos de rocha no escoamento superficial e perda de solo, em condições controladas de laboratório. Três padrões diferentes de cobertura de pedras em superfícies planas, convergentes e divergentes, foram testados para uma chuvada tipo. Esse estudo concluiu que a geometria da superfície do solo tinha mais influência que os padrões de distribuição das pedras na severidade do processo de erosão. O estudo seguinte comparou a resposta da água no solo de solos pedregosos com o escoamento medido de bacia de drenagem, à escala da encosta. A resposta da água no solo induzida pela chuva foi simulada em três locais da bacia hidrográfica usando o modelo Hydrus-2D. Os solos nesses locais tinham pedregosidade entre 10-65%. Os parâmetros hidráulicos do solo usados nas simulações numéricas, ou seja, a condutividade hidráulica saturada e os parâmetros das curvas de retenção de água no solo, foram obtidos pela abordagem do Volume Elementar Representativo (REVa) e pela Modelagem Inversa com o modelo Hydrus-1D (IMa). As formas dos hidrogramas de água do solo simulados foram semelhantes às medidas formas dos hidrogramas de escoamento superficial das bacias para cerca de metade dos eventos de chuva. Além disso, os parâmetros hidráulicos do solo derivados do REVa produziram formas mais realistas de hidrogramas da água do solo do que os do IMa. A pesquisa para o segundo objetivo começou por testar a capacidade de um novo traçador térmico (gotas de óleo arrefecidas) para estimar as velocidades de escoamentos superficiais pouco profundos (<2 mm de profundidade) usando a técnica de velocimetria de rastreamento de partículas (PTV), baseada em infravermelho, sob condições controladas de laboratório. Esta nova abordagem foi comparada com o método do traçado colorido e a técnica PTV convencional (usando grânulos de poliestireno como traçador e uma câmara de vídeo) num regime de escoamento quase laminar. Os resultados mostraram que as velocidades estimadas das técnicas PTV convencionais e as baseadas no infravermelho estavam mais próximas das velocidades médias obtidas pelo método de volumétrico do que as velocidades do método de traçado colorido. Esta pesquisa enfatizou o potencial da técnica PTV baseada no infravermelho para estimativa das velocidades de escoamentos pouco profundos devido à alta visibilidade do traçador e independência das condições de iluminação. Por último, foi desenvolvido um modelo de escoamento superficial 1D, fisicamente baseado, que usa a teoria da cascata de planos para a estimativa do escoamento superficial, infiltração e erosão hídrica do solo em superfícies convergentes e divergentes. As simulações do modelo foram avaliadas comparando os resultados numéricos com dados medidos em laboratório. Os resultados indicaram que o modelo podia ajudar a aprimorar a modelação do escoamento superficial pouco profundo e a erosão do solo em superfícies planas convergentes e divergentes.