Academic literature on the topic 'Teste Rápido Antígeno'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Teste Rápido Antígeno.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Teste Rápido Antígeno"

1

Araujo Filho, Bernardo Cunha, Rui Imamura, Luiz Ubirajara Sennes, and Flávio Akira Sakae. "Papel do teste de detecção rápida do antígeno do estreptococcus pyogenes do grupo a em pacientes com faringoamigdalites." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 71, no. 2 (2005): 168–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992005000200009.

Full text
Abstract:
O Streptococcus pyogenes do grupo A (SGA) é o agente etiológico mais comum das faringoamigdalites (FA). O diagnóstico etiológico correto e tratamento adequado evitam complicações supurativas e não-supurativas da faringoamigdalite estreptocócica, entretanto, métodos clínicos de diagnóstico não são confiáveis. Os métodos rápidos de detecção do antígeno do SGA podem ser utilizados no diagnóstico deste agente e evitar uso indevido de antibióticos. OBJETIVOS: Os autores objetivaram avaliar a sensibilidade e especificidade dos testes rápidos para detecção do antígeno do SGA em nosso meio. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. CASUÍSTICA E MÉTODO: Oitenta e um pacientes com faringoamigdalite aguda, atendidos no PS-ORL do Hospital das Clínicas da FMUSP, no período de maio de 2001 a abril de 2002, foram submetidos a duas coletas simultâneas de material de orofaringe com swabs. O teste rápido de detecção do SGA foi confrontado com a cultura em placa agar-sangue ("gold standard" para o diagnóstico etiológico). RESULTADOS: De 81 pacientes, 56% tiveram teste rápido positivo e 44% negativo; 40.7% apresentaram crescimento de SGA na cultura; a sensibilidade e especificidade do teste rápido foram, respectivamente, 93,9% e 68,7%. O valor preditivo negativo e positivo foram, respectivamente, 94,2% e 67,4%. COMENTÁRIOS FINAIS: A alta sensibilidade do exame permite utilizá-lo com intuito de identificar pacientes com SGA. Os testes de detecção rápida do antígeno estreptocócico se mostraram uma importante arma coadjuvante no diagnóstico etiológico das faringoamigdalites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo Filho, Bernardo Cunha, Rui Imamura, Luiz Ubirajara Sennes, and Flávio Akira Sakae. "Papel do teste de detecção rápida do antígeno do estreptococcus beta-hemolítico do grupo a em pacientes com faringoamigdalites." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 1 (2006): 12–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000100003.

Full text
Abstract:
O Streptococcus beta-hemolítico do grupo A (SGA) é o agente etiológico mais comum das faringoamigdalites (FA). O diagnóstico etiológico correto e tratamento adequado evitam complicações supurativas e não-supurativas da faringoamigdalite estreptocócica, entretanto, métodos clínicos de diagnóstico não são confiáveis. Os métodos rápidos de detecção do antígeno do SGA podem ser utilizados no diagnóstico deste agente e evitar uso indevido de antibióticos. OBJETIVOS: Os autores objetivaram avaliar a sensibilidade e especificidade dos testes rápidos para detecção do antígeno do SGA em nosso meio. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. METODOLOGIA: Oitenta e um pacientes com faringoamigdalite aguda, atendidos no PS-ORL do Hospital das Clínicas da FMUSP, no período de maio de 2001 a abril de 2002, foram submetidos a duas coletas simultâneas de material de orofaringe com swabs. O teste rápido de detecção do SGA foi confrontado com a cultura em placa agar-sangue ("gold standard" para o diagnóstico etiológico). RESULTADOS: De 81 pacientes, 56% tiveram teste rápido positivo e 44% negativo; 40.7% apresentaram crescimento de SGA na cultura; a sensibilidade e especificidade do teste rápido foram, respectivamente, 93,9% e 68,7%. O valor preditivo negativo e positivo foram, respectivamente, 94,2% e 67,4%. CONCLUSÕES: A alta sensibilidade do exame permite utilizá-lo com intuito de identificar pacientes com SGA. Os testes de detecção rápida do antígeno estreptocócico se mostraram uma importante arma coadjuvante no diagnóstico etiológico das faringoamigdalites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bisugo, Márcia C., Maria de Fátima L. Araújo, Helena H. Taniguchi, et al. "Avaliação do diagnóstico da leishmaniose visceral canina com a utilização de teste rápido com antígeno recombinante K39 em regiões endêmicas do estado de São Paulo." Revista do Instituto Adolfo Lutz 66, no. 2 (2007): 185–93. http://dx.doi.org/10.53393/rial.2007.66.32831.

Full text
Abstract:
Em inquéritos caninos, realizados em municípios paulistas com autoctonia de leishmaniose visceral americana (LVA), o desempenho do teste rápido imunocromatográfico (formato “dipstick”) empregando antígeno recombinante K39 (rK39) foi realizado em amostras de sangue total e soro de cães. Este teste foi comparado com a técnica de RIFI e com ELISA as quais foram realizadas em amostras de soro. As amostras foram colhidas de 1.333 cães, sendo 1199 selecionados por sorteio em municípios com transmissão de LVA. O grupo controle foi constituído de amostras de 134 cães portadores de outras patologias ou residentes em áreas indenes para LVA, para avaliar a especificidade do teste rápido antirK39. Nos cães selecionados por sorteio, a positividade do teste rápido anti-rK39 foi de 31,3% nas amostras de soro e de 17,4% no sangue total; a RIFI e o ELISA detectaram anticorpos anti-Leishmania em 25,1% e 27,2% das amostras, respectivamente. Todas amostras do grupo controle apresentaram resultados negativos no teste rápido. O teste rápido realizado em amostras de soro apresenta-se como ensaio simples, rápido, de baixo custo e, portanto, adequado para ser empregado como técnica alternativa de triagem diagnóstica em função de sua especificidade para as espécies do complexo Leishmania donovani, responsáveis pela leishmaniose visceral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Leonardo Pereira, Antonio Carlos Ricardo Braga Junior, and Aline Teixeira Amorim. "Testagem Rápida para COVID-19 em uma rede de farmácias de uma cidade do Sudoeste da Bahia." Research, Society and Development 10, no. 17 (2021): e51101724441. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24441.

Full text
Abstract:
O vírus transmissor da COVID-19 foi descoberto em casos de pneumonia viral em Wuhan (China), em 2019, e foi denominado de SARS-CoV-2 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 12 de janeiro de 2020. Pertence a uma grande família de vírus constituídos de RNA individual positivo encadeado com um envelope, cuja proteína N (Nucleocapsídeo), geralmente conservada entre os β-coronavírus, é usada constantemente como instrumento de diagnóstico para COVID-19. O Med Test Coronavírus (COVID-19) Ag (Teste Rápido) tem por finalidade a detecção, de forma qualitativa, à presença do vírus, já o Med Test Coronavírus (COVI-19) IgG/IgM (Teste Rápido) tem o propósito de revelar anticorpos IgG e IgM para COVID-19. O presente estudo tem como objetivo geral descrever o perfil dos resultados obtidos na testagem rápida para COVID-19 em uma rede de farmácias com filiais em uma cidade do sudoeste da Bahia. Tratou-se de uma pesquisa de campo, a qual contou com a participação indireta de 241 pessoas com as quais foram realizados testes, com idade entre 18 e 60 anos. Os resultados foram comparados posteriormente com os sintomas relatados pelos pacientes por intermédio de um questionário empregado antes da efetivação de cada teste. Assim, com a realização de ambos os testes, a comparação dos resultados e os sintomas descritos pelos pacientes, foi obtida uma relação entre resultado do teste, sintoma e idade do paciente. Diante dos resultados, verificou-se que pacientes que apresentaram sintomas de febre e perda de paladar foram mais associados com a positividade do teste de antígeno, e o sintoma de dor de garganta apresentou uma menor correlação com a positividade para o mesmo teste. Foi possível verificar a presença de positividade para COVID-19 em pacientes assintomáticos, e a importância de realizar os testes de antígeno e anticorpo no tempo devido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Orlando Silva, Juliana Foro da Costa, and Maysa de Vasconcelos Brito. "Avaliação do desempenho de testes imunocromatográficos para detecção de antígenos SARS-CoV-2: uma revisão da literatura." Research, Society and Development 11, no. 11 (2022): e109111132301. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.32301.

Full text
Abstract:
Introdução: Os testes rápidos imunocromatográficos, de fácil execução e de resultado rápido, configuram importante ferramenta no diagnóstico da SARS-CoV-2, porém sua taxa de eficácia é variável a depender do fabricante, sendo necessário identificar os fatores que podem influenciar o desempenho destes testes quando comparados ao padrão-ouro, RT-PCR. Objetivo: Explanar as principais evidências sobre o desempenho dos testes rápidos, apontando os principais estudos que evidenciam a detecção de antígenos e discutindo o desempenho dos métodos imununocromatográficos comparado aos ensaios moleculares no diagnóstico para COVID-19. Metodologia: Revisão bibliográfica exploratória e descritiva, realizada por meio de pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e plataforma de busca PUBMED, utilizando os descritores “COVID-19”, “SARS-CoV-2”, “lateral flow”, “immunochromatography”, “quick test”, “performance”, “evaluation”, “accuracy”, “comparison” e “antigen”, seguido de aplicação de critérios de inclusão e exclusão pertinentes ao estudo. Resultados: Dentre os 20 estudos selecionados na amostra final (E1 a E20), observou-se considerável variação da sensibilidade (24,3% a 100%), e menor variação de especificidade (86% a 100%) dos testes avaliados, e as principais variáveis analisadas que poderiam afetar o seu desempenho são: fatores do paciente, qualidade do processamento de amostras e operador do teste. Conclusão: Imunoensaios de fluxo lateral de antígeno possuem a vantagem de indicar a doença ativa, no entanto, seu uso requer cautela, principalmente em pacientes assintomáticos em que o teste possui sensibilidade diminuída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cano, Maria Isabel Nogueira, and José Antonio Livramento. "Pesquisa do antígeno circulante de Cryptococcus neoformans em líquido cefalorraqueano pelo teste de coaglutinação." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 32, no. 6 (1990): 456–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651990000600011.

Full text
Abstract:
Foram utilizadas 82 LCR de transplantados renais (24 pacientes), 43 LCR de pacientes com críptococose comprovada (controles positivos), 35 LCR de pacientes com outras doenças (histoplasmose, paracoccidioidomicose e infecções bacterianas) como controles negativos. Os primeiros foram cultivados em ágar Sabouraud com sementes de girassol e juntamente com os demais examinado pelo teste de látex para pesquisa de antígeno circulante de C. neoformans, qualitativamente. O teste de Coaglutinação foi realizado qualitativamente e quantitativamente, encontrando-se títulos até a diluição 1:2048. Não foram detectadas reações falso-positivas ou falso-negativas entre os controles. Como prova de valor diagnóstico demonstrou: sensibilidade - 92,1%; especificidade - 92,6% e eficiência - 92,3%. Provou também ser um teste rápido, exato e econômico, embora sua escolha dependa do pré-tratamento de LCR (80ºC por 3 a 5 minutos) e soros (diluição ou álcali-precipitação) para evitar autoaglutinação e aumentar a sensibilidade da reação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lemos, Elenice Moreira, Silvio F. Guimarães Carvalho, and Ralph Corey and Reynaldo Dietze. "Avaliação do teste rápido utilizando o antígeno recombinante K39 no diagnóstico da leishmaniose visceral no Brasil." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 36, suppl 2 (2003): 36–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822003000700011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Eguchi, G. U., D. R. Oliveira, P. A. T. Andreussi, V. J. B. Terra, and M. I. P. Palumbo. "Pneumomediastino, pneumotórax e enfisema subcutâneo em cão com pneumopatia e infecção pelo vírus da cinomose: relato de caso." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 70, no. 5 (2018): 1403–8. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9800.

Full text
Abstract:
RESUMO Relata-se um caso de pneumomediastino, pneumotórax e enfisema subcutâneo em um cão com pneumopatia associada à cinomose. As queixas principais eram tosse, secreção nasal purulenta, apatia e enfisema subcutâneo em face, região cervical e torácica. O exame radiográfico evidenciou pneumomediastino, pneumotórax e broncopneumopatia grave com áreas de consolidação pulmonar. Teste rápido imunocromatográfico para detecção de antígeno da cinomose foi positivo e houve melhora dos sinais respiratórios com antibioticoterapia, porém o quadro evoluiu para alterações neurológicas. De acordo com a revisão de literatura realizada, não há casos semelhantes relatados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues Souza Goncalves, Joelma, and Carlos Alberto Bhering. "Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Avanços Diagnósticos." Revista de Saúde 12, no. 1 (2021): 2399. http://dx.doi.org/10.21727/rs.v12i1.2399.

Full text
Abstract:

 O VSR é a principal causa de infecção aguda do trato respiratório superior e inferior em crianças com até 5 anos de idade e a forma grave da BVA em bebês e menores de 2 anos. O diagnóstico preciso e rápido permite a implementação de estratégias de prevenção e terapias antivirais apropriadas. Ultimamente, observou-se um aprimoramento nos testes para diagnóstico viral. Foram pesquisadas produções científicas de 2015 – 2020. Foram consultadas as bases de dados: Scielo, Bireme-Medline, Lilacs, Cochrane Library e Pubmed. Foram selecionados 55 publicações científicas que preencheram os critérios de inclusão. A infecção pelo VSR pode ser diagnosticada por cultura celular; detecção direta rápida do antígeno viral, detecção do genoma do vírus por técnicas de diagnóstico rápido incluindo RT-PCR, RT-PCR em tempo real e RT-PCR multiplex. Os mais inovadores métodos diagnósticos derivam do conceito de amplificação de ácidos nucleicos, dentre os quais se destacam os ensaios de PCR e suas variantes como a RT-qPCR que possibilita analisar quantitativamente a carga viral numa dada amostra. Destaca-se que o diagnóstico da BVA por VSR deve ser complementado com um teste laboratorial. Ressaltamos as vantagens dos Painéis Multiplex para firmar um diagnóstico preciso e detectar eventuais coinfecções virais e/ou bacterianas, além de evitar o uso desnecessário de antibióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dutra, Leticia Cardoso, Lígia Maria de Oliveira Guimarães, Fernanda Medeiros Vale Magalhães, Paula Fernandes Távora, and Luara Isabela dos Santos. "Avaliação da epidemiologia e da motivação para realização do teste rápido de antígeno durante a pandemia da COVID-19." Brazilian Journal of Health and Pharmacy 4, no. 3 (2022): 25–36. http://dx.doi.org/10.29327/226760.4.3-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Teste Rápido Antígeno"

1

Espindola, Filho Jorge Luis. "Validação de um teste rápido imunocromatográfico para semi-quantificação de antígeno prostático específico em soro humano." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7571.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-15T02:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000474772-Texto+Completo-0.pdf: 1124242 bytes, checksum: fab9ded47ccf23deb14095b1140f7d8d (MD5) Previous issue date: 2015<br>Around 1. 1 million cases of prostate cancer are estimated worldwide every year, accounting for more than 250,000 deaths. It is widely known that the improvement on patients' prognosis is due to an early diagnosis of this neoplasm. Although the Prostate Specific Antigen (PSA) has some limitations concerning sensitivity and specificity for the pathology in question, its serum dosage is used in many countries as a tool for screening and early detection of prostate cancer, which makes it one of the most used devices since its discovery. In 2014, the Brazilian public health system authorized more than 4. 8million tests of this kind. Considering the territorial and economic heterogeneity of the Brazilian population, it is necessary to the develop tests with low cost and easy application, which will assist the diagnosis of prostate cancer, without sacrificing sensitivity and specificity. Thus, this study means to validate a rapid test for semi-quantification of PSA in human serum, developed by the Brazilian company FK Biotechnology. At the end of the study, the product showed diagnostic sensitivity of 100% and specificity of 85. 71%, being considered satisfactory for a preliminary test, but requiring subsequent adjustments.<br>Cerca de 1 milhão e 100 mil casos de câncer de próstata são estimados no mundo anualmente, responsáveis por mais de 250 mil óbitos. Sabe-se que a melhora do prognóstico dos pacientes deve-se a um diagnóstico precoce desta neoplasia. Embora o Antígeno Prostático Específico (PSA) tenha limitações do ponto de vista de sensibilidade e especificidade para a patologia em destaque, sua dosagem sérica é utilizada em muitos países como ferramenta para o rastreamento e detecção precoce de câncer de próstata, caracterizando-o como uma das ferramentas mais utilizadas desde sua descoberta. Em 2014, o sistema público de saúde brasileiro autorizou aproximadamente mais de 4,8 milhões de testes como este. Levando em consideração a heterogeneidade territorial e econômica da população do Brasil, é necessária a elaboração de ensaios de baixo custo e fácil aplicação que possam auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata, sem abrir mão da sensibilidade e especificidade. Desta forma, o presente trabalho consistiu na validação de um teste rápido desenvolvido por uma empresa brasileira de biotecnologia para semi-quantificação de PSA em soro humano. Ao final do estudo, o produto apresentou sensibilidade diagnóstica = 100% e especificidade = 85,71%, sendo considerado satisfatório para um teste preliminar, mas necessitando ajustes posteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Meirielly Lima. "Avaliação de novo teste imunocromatográfico rápido para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana." Universidade Federal de Sergipe, 2015. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3896.

Full text
Abstract:
Introduction: Human Visceral Leishmaniasis (HVL) is a major public health problem in Brazil with more than 3,500 new cases per year and can lead to death if not treated. The gold standard for diagnosis is the parasitological test, but it is an invasive, expensive technique, and does not present ideal sensitivity. The serologic Indirect Immunofluorescence test is available in the public health system, however, this low sensitive that technique that requires time, equipment. Currently, there has been an investment in the development of rapid immunochromatographic tests that show good sensitivity and specificity, in addition to being faster, practical and economical. The rK39 is the immunoassay currently used for the diagnosis of HVL and has international production. Methodology: This study evaluated three new rapid immunochromatic tests (TRs) for screening of HVL, these tests were produced by Gonçalo Moniz Research Center (Fiocruz). The three tests were identified as: Test 1, comprising the recombinant antigen Lci1A; Test 2, formed by the recombinant antigen Lci2B; and Test 3, comprising the conjugate of the two antigens. A total of 159 sera from different individuals were used. The group "cases" consisted of 79 sera from patients diagnosed with VL, it considered compatible clinical symptoms (fever associated with splenomegaly and hepatomegaly), bone marrow culture and / or rK39 positive test, pancytopenia and therapeutic success. The group of "non-cases" consisted of 90 sera from patients with other diseases and healthy people. Results: The sensitivity values were good for the three tests (over 90%), but the specificity of test 1 was very low (10,0%). As for tests 2 and 3, the specificities were 90.0% and 83.3%, respectively. Conclusion: The results indicate that both test 2 has potential for use as diagnostic screening for VL in humans.<br>Introdução: A leishmaniose visceral humana (LVH) é um importante problema de saúde pública no Brasil com mais de 3.500 novos casos anuais e pode ser fatal quando não tratada. O padrão-ouro para diagnóstico é o teste parasitológico, porém é uma técnica invasiva, dispendiosa, além de não apresentar sensibilidade ideal. No Sistema público de Saúde é disponibilizado o teste sorológico Imunofluorescência Indireta, entretanto, é uma técnica que demanda tempo, equipamentos, pessoal treinado e também apresenta sensibilidade limitada. Os testes imunocromatográficos rápidos, apresentam boa sensibilidade, especificidade, além de práticos, rápidos e econômicos. O mais utilizado é o rK39 (produto importado). Portanto, é de grande valia ter outro teste equivalente com produção nacional, a fim de ter outra alternativa com igual eficiência e com menor custo. Metodologia: no estudo atual foram avaliadostrês testes imunocromatográficos rápidos (TRs) para o diagnóstico da LVH. Os testes foram produzidos pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (Fiocruz) e identificados como teste 1, constituído pelo antígeno recombinante Lci1A; teste 2, formado pelo antígeno recombinante Lci2B e teste 3 composto pelo conjugado dos antígenos citados. O grupo de casos foi composto por 79 soros de pacientes com diagnóstico de LV, a partir de clínica compatível (febre associada a esplenomegalia e hepatomegalia), mielocultura e/ou rK39 positivos, pancitopenia e sucesso terapêutico. O grupo de não casos foi formado por 90 soros de pacientes com outra patologia e pessoas sadias. Resultados: os valores de sensibilidade foram bons para os três testes (acima de 90%), porém a especificidade do teste 1 foi muito baixa (10,0%), já para os testes 2 e 3, as especificidades foram 90,0% e 83,3%, respectivamente. Conclusão: Os resultados mostram que o teste 2 apresenta potencial para utilização como triagem diagnóstica da LVH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, José Nivon da. "Estudo do teste rápido imunoenzimático através do antígeno recombinante rk39 para diagnóstico de leishmaniose visceral americana : correlação clínico-terapêutica." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2004. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1770.

Full text
Abstract:
SILVA, José Nivon da. Estudo do teste rápido imunoenzimático através do antígeno recombinante rk39 para diagnóstico de leishmaniose visceral americana : correlação clínico-terapêutica . 2004. 112 f. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Fortaleza, 2004.<br>Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2011-12-21T15:27:44Z No. of bitstreams: 1 2004_dis_jnsilva.pdf: 540512 bytes, checksum: 39b5c9becfaad01660c8ff86c8b41912 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Eliene Nascimento(elienegvn@hotmail.com) on 2012-02-01T14:12:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004_dis_jnsilva.pdf: 540512 bytes, checksum: 39b5c9becfaad01660c8ff86c8b41912 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2012-02-01T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004_dis_jnsilva.pdf: 540512 bytes, checksum: 39b5c9becfaad01660c8ff86c8b41912 (MD5) Previous issue date: 2004<br>ABSTRACT The visceral leishmaniasis diagnostic confirmation or Kala-azar is performed by detection of the parasite through direct methods of amastigotes within macrophages or monocytes, spleen aspirated, hepatic, bone marrow, lymph node histopathological and peripheral blood smear, with wide variation in sensitivity in accordance with the site searched, being the gold standard of Leishmaniasis sp . The specific antibodies for diagnostic of visceral leishmaniasis by ELISA, indirect immunofluorescence reaction and direct agglutination tests have high sensitivity and specificity cross reactions with limited by trypanosomatids and mycobacterium, including tuberculosis, leprosy, Chagas disease , leishmaniasis cutaneous and histoplasmosis. The Montenegro intradermal test is always negative during the active phase of the disease, and is based on immune memory bound on lymphocyte Th1. The purpose of this work was to highlight the importance of quick test for the detection of antibody anti-leishmania chagasi using recombinant rK39 antigen that presented sensitivity of 99.2%. There were serological by ELISA tests that presented sensitivity of 80%, and the indirect immunofluorescence reaction to Kala-azar with sensitivity of 82%. The gold-standard diagnosis made for all examinations was the direct microscopic search on parasite bone marrow aspirated and positivity was 71%, in a survey in tertiary hospitals in Fortaleza-CE. The immunoenzymatic reaction to quick test in tape containing rK39 Antigen has high sensitivity and specificity allowing immediate diagnosis and in the early beginning of treatment, in addition to confirm high-density epitopes exclusively for the Leishmaniasis genus, because there was no cross reactions among several diseases tested. We found evidence of IgG anti-leishmaniasis chagasi antibodies persistently -positive in patients treated appropriately for kala-azar, supporting with evidence that rK39 does not define disease activity and establishes criteria for cure, strengthening that other homogenizing are investigated by a positive result in individual from endemic area of Kala-azar, in disease carrier of febrile hepatosplenomegaly and pancytopenia . The quick test Rk39 must be read and interpreted immediately up to a maximum of 10 minutes driving clinical decision-making, and that its deployment as diagnostic helper method should be part of the laboratorial routine services, particularly in secondary and tertiary health endemic regions of visceral leshmaniasis . Keywords: American visceral leishmaniasis. Kala-azar. Recombinant K39 Antigen. Kala-azar through rK39 antigen diagnostic.<br>A confirmação diagnóstica de leishmaniose visceral ou calazar é realizada através da detecção do parasito por métodos diretos, através do encontro de formas amastigotas no interior de macrófagos ou monócitos, em aspirado esplênico, hepático, medula óssea, histopatológico de linfonodo e esfregaço do sangue periférico, com ampla variação de sensibilidade de acordo com o sítio pesquisado, constituindo-se o padrão-ouro a visualização de Leishmania sp. A pesquisa de anticorpos específicos para triagem diagnóstica da leismaniose visceral através do ELISA, reação de imunofluorescência indireta e os testes de aglutinação direta possuem sensibilidade alta e especificidade limitada pelas reações cruzadas com tripanosomatídeos e micobactérias, incluindo-se tuberculose, hanseníase, doença de Chagas, e ainda, leishmaniose tegumentar e histoplasmose. O teste intradérmico de Montenegro é sempre negativo durante a fase ativa da doença, e baseia-se na memória imunológica dependente de linfócitos Th1. O ojetivo deste trabalho foi evidenciar a relevância do teste rápido para detecção de anticorpo anti-leishmania chagasi utilizando o antígeno recombinante rK39 que apresentou sensibilidade de 99,2%. Foram realizados testes sorológicos pelo ELISA que apresentou sensibilidade de 80%, e a reação de imunofluorescência indireta para calazar com sensibilidade de 82%. O gold-standard diagnóstico empregado para todos exames foi a pesquisa microscópica direta do parasito no aspirado de medula óssea e a positividade foi de 71%, em uma pesquisa realizada em hospitais terciários de Fortaleza-CE. A reação imunoenzimática para teste rápido em fita contendo antígeno rK39 apresentou elevada sensibilidade e especificidade permitindo diagnóstico imediato e início precoce do tratamento, além de confirmar alta densidade de epítopos exclusivamente para o gênero Leishmania, pois não houve reações cruzadas dentre várias doenças testadas. Detectamos títulos de anticorpos IgG anti-leishmania chagasi persistentemente positivos em pacientes tratados adequadamente para calazar, corroborando com evidências de que o rK39 não define doença em atividade e nem estabelece critérios de cura, fortalecendo que outras possibilidades diagnósticas sejam investigadas mediante um resultado positivo em indivíduo procedente de zona endêmica para calazar, em paciente portador de hepatoesplenomegalia febril e pancitopenia. O teste rápido rk39 deverá ter sua leitura imediatamente relizada e interpretada em até no máximo 10 minutos, objetivando tomada de decisões clínicas, e que sua implantação como método auxiliar de diagnóstico deveria fazer parte da rotina laboratorial, particularmente de serviços secundários e terciários de saúde em regiões endêmicas para leshmaniose visceral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grassi, Adriano Badotti. "Hanseníase: comparação entre testes rápidos com antígeno PGL-I em amostras de sangue-total e soro." Universidade Federal de Goiás, 2008. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6354.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-05T14:30:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertaçao - Adriano Badotti Grassi - 2007.pdf: 1439206 bytes, checksum: 031af098879a0122f9c34462d0323a5f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-05T14:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertaçao - Adriano Badotti Grassi - 2007.pdf: 1439206 bytes, checksum: 031af098879a0122f9c34462d0323a5f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-10-05T14:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertaçao - Adriano Badotti Grassi - 2007.pdf: 1439206 bytes, checksum: 031af098879a0122f9c34462d0323a5f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2008-02-25<br>Objectives: This study compared two leprosy rapid tests detecting (1) IgM against PGL-I (ML-Flow test, KIT, Amsterdam, Netherlands) or (2) IgM, IgG and IgA against PGL-I (ML-ICA, Yonsei University, South Korea). Methods: Whole blood and serum from untreated multibacillary (MB; n=50) and paucibacillary (PB; n=48) leprosy patients (Reference Center for Diagnosis and Treatment, Goiania, central Brazil), MB household contacts (HHC; n=35) and healthy endemic controls (EC; n=50) were tested. Leprosy patients were classified by dermato-neurological evaluation, bacillary index (BI) and histopathology. Median age was 29 years, 39.9% males. MB patients had BB-BL-LL leprosy (median BI=2.0), PB patients had TT-BT leprosy. Results: (1) Using sera, ML Flow positivity of MB patients was comparable to ML-ICA positivity. (2) For ML-Flow tests, the positivity was comparable with whole blood and serum. (3) Among PB leprosy ML- flow positiviy was comparable for whole blood and serum but it was higher than the ML-ICA seropositivity in whole blood and serum. (4) Among MB leprosy patients positivity of ML Flow test in serum and whole blood was comparable to the positivity of ML-ICA in serum. Conclusion: ML-Flow test is more field applicable than ML-ICA since high positivity was observed among MB patients using whole-bood.<br>Objetivos: Este estudo comparou dois testes rápidos para hanseníase que detectam (1) IgM anti-PGL-I (ML-Flow test, KIT, Amsterdam, Holoanda) ou (2) IgM, IgG e IgA anti-PGL-I (ML-ICA, Yonsei University, Coréia do Sul). Materiais e Métodos: Foram testados sangue-total e soro de pacientes com hanseníase multibacilar (MB; n=50) e paucibacilar (PB; n=48), virgens de tratamento (Centro de Referência em Diagnóstica e Terapêutica, Goiânia, GO), contactantes intradomiciliares de MB (CD; n=35) e indivíduos saudáveis de área endêmica (CS; n=50). Pacientes com hanseníase foram classificados segundo avaliação dermato-neurológica, índice baciloscópico (IB) e exame histopatológico. A mediana da idade foi de 29 anos, 39.9% do sexo masculino. Pacientes MB apresentavam as formas BB-BL-LL (mediana do IB=2.0), Pacientes PB apresentavam as formas TT-BT. Resultados: (1) Para o grupo MB não observamos diferença significante entre os resultados dos testes ML-Flow em amostras de sangue-total e soro e os resultados do ML-ICA em amostras de soro; (2) Em todos os grupos (MB, PB, CD e CS) que não observamos diferença estatisticamente significativa entres os resultados do ML-Flow em sangue-total ou soro; (3) Entre os pacientes PB o ML-Flow apresentou sensibilidade significativamente maior que o teste ML-ICA, em amostras de sangue-total e em soro; (4) O teste ML-ICA em soro discriminou melhor os pacientes MB e PB. Conclusão: O teste ML-Flow mostrou-se melhor para utilização em situações de campo que o ML-ICA, pois apresentou alta reatividade em sangue-total em pacientes MB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Helena Medina. "Avaliação do desempenho de testes rápidos na detecção de marcadores do vírus da hepatite B." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2014. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12119.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-11-04T13:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 helena_cruz_ioc_mest_2014.pdf: 2754297 bytes, checksum: 2c7ec678b1ed921a46dbd4c47b56cced (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2015-10-29<br>O uso de testes rápidos (TR) para detecção de marcadores de infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) pode ser uma ferramenta para aumentar o acesso ao diagnóstico em áreas de difícil acesso. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de TRs na detecção de marcadores do HBV para fins de diagnóstico e estudos epidemiológicos. Um painel de referência com amostras de soro de pacientes com infecção pelo HBV e indivíduos saudáveis foi confeccionado para avaliação dos testes rápidos na detecção do HBsAg. Após, amostras de soro, sangue total e saliva foram obtidas de indivíduos de três grupos: i) alta endemicidade, ii) Baixa prevalência, e iii) alta vulnerabilidade para aquisição do HBV, e foram empregadas para avaliação dos TRs de detecção de HBsAg, anti-HBs e anti-HBe. Cinco TR foram avaliados: Vikia HBsAg® (Biomérieux, França), HBsAg teste rápido (Doles, Brasil), e do fabricante Wama (Brasil), os testes: Imuno- Rápido HBsAg®, Imuno-rápido anti-HBsAg® e Imuno-rápido anti-HBeAg®. Amostras de soro foram avaliadas em todos os TR, saliva foi avaliada nos TR para a detecção do HBsAg e sangue total somente no TR Vikia HBsAg®. Os resultados dos TR foram comparados com os obtidos em testes imunoenzimáticos comerciais (EIE) para detecção de HBsAg e anti-HBs e teste de eletroquimioluminescencia (ECLIA) para detecção de anti-HBe. Os TR para detecção de HBsAg tiveram sua repetitividade e reprodutibilidade em amostras de soro e saliva avaliadas, assim como a determinação de reação cruzada a outras infecções O Vikia HBsAg® apresentou melhor concordância, utilizando amostras de soro no painel de referencia (98,68%) e no total dos grupos de diferentes perfis (96,08%), sendo melhor no grupo i (95,81%). Os diferentes TR para detecção do HBsAg utilizando amostras de soro apresentaram concordância acima de 93% no painel de referência e 87% nos grupos de diferentes perfis. Nos dois cenários, houve aumento da sensibilidade dos TRs para detecção do HBsAg de acordo com a presença do HBV DNA. O TR Vikia HBsAg® apresentou concordância em amostras de sangue total de 72,72%, exceto no grupo ii, onde não foi possível detectar amostras HBsAg verdadeiro positivas. Os TR para HBsAg apresentaram baixos valores de concordância em amostras de saliva (45,65%), somente o Imuno-rápido HBsAg® conseguiu detectar um maior número de amostras verdadeiro positivos (n=34). Os TR para detecção de anti-HBs e anti-HBe apresentaram concordâncias iguais a 54,73% e 56,89%, respectivamente. O Imuno-rápido anti-HBs® apresentou melhores valores de sensibilidade em amostras com altos títulos de anti-HBs e naquelas obtidas de indivíduos com anti-HBc e anti-HBs reagente. Os TR para HBsAg apresentaram excelente repetitividade e reprodutibilidade (concordância igual à 100%) em amostras de soro e saliva. Não foram observados resultados HBsAg falso positivo ou negativo em amostras reativas para Dengue, porém resultados discordantes foram observados em todos os TRs avaliados em amostras com sorologia reativa para HCV, HIV e Treponema pallidum. Conclui-se que, TR para detecção do HBsAg podem ser empregados no diagnóstico da infecção em amostras de soro, enquanto os TR para detecção de anti-HBe e anti-HBs apresentam baixo desempenho para uso diagnóstico. Palavras-chave: Teste rápido, HBsAg, anti-HBs, anti-Hbe<br>The use of rapid tests (RT) for the detection of hepat itis B virus (HBV) markers can be a tool for increasing access to diagnosis in hard to r each areas. The objective of this study was to evaluate the performance of RTs for d etection of HBV markers for purposes of diagnostic and epidemiological studies. A re ference panel with serum samples from HBV patients with HBV infection and health y individuals was made for evaluation of rapid tests for HBsAg detection. Then, se rum, whole blood and saliva samples were obtained from subjects of three groups: i) high endemicity, ii) low endemicity, and iii) high vulnerability for acquisiti on of HBV infection and were employed for evaluation of TRs for HBsAg, anti- HBs , a nti- HBe detection. Five RTs were evaluated: Vikia HBsAg ® (Biomérieux, France), HBsAg teste rápido ® (Doles, Brazil), and to manufactory Wama (Brazil) the testes: Imuno-rapido HBsAg ® , Imuno- rapido anti-HBsAg ® , and Imuno-rapido anti-HBeAg ® . Serum samples were evaluated in all rapid tests, saliva samples were evaluated in all RTs for HBsAg detection and whole blood was used only along to RT Vikia HBsAg ® . The results of RT were compared with the commercial enzyme immunoassays (EIA) f or HBsAg and anti-HBs detection and electrochemiluminescence assay for detectio n of anti-HBe. The RT for detection of HBsAg had the repeatability and reproduci bility in serum and saliva evaluated, as well as the determination of cross-reactivit y to other infections. The Vikia HBsAg ® (Biomérieux) showed the best concordance using serum sa mples in the reference panel (98.68%) and in total of groups w ith different profiles of endemicity (96.08%), whereas was better in group i (95 .81%). RT for HBsAg detection using serum samples showed concordance above: 93% in the reference panel and 87% in the groups with different profiles . In both scenarios, there was increased sensitivity of RT for HBsAg detection according to the presence of HBV DNA. The RT Vikia HBsAg ® showed good agreement in whole blood samples (72.72%), except in group ii , where it was not possib le to detect HBsAg true positive samples. RT for HBsAg showed low levels of agreement in saliva samples (45.65%), where only the Imuno-rápido HBsAg ® was able to detect a larger number of true positive samples (34). RT for detection of anti-HBs and anti-HBe showed concordance of 54.73% and 56.89%, respectively. The Imun o-rápido anti-HBs ® showed better sensibility results in samples with high titers of anti-HBs and those obtained from individuals with reactive anti-HBc and an ti-HBs. RT for HBsAg showed excellent repeatability and reproducibility (concordanc e equal to 100%) in serum and saliva. No HBsAg positive or false negative results were ob served in samples reactive for Dengue virus, but discordant results were o bserved in all RT evaluated in samples with reactive serology for HCV, HIV and Treponema pallidum . In conclusion, the rapid tests for HBsAg detection can be employed for the diagnosis of infection in serum, while RT for detection of anti-HBe and anti-HB s exhibit poor performance for diagnostic use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Teste Rápido Antígeno"

1

García Cuan, Aracely. Detección de Helicobacter pylori por PCR anidada en muestras no invasivas: guía práctica. Universidad Libre Seccional Barranquilla, 2019. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-9145-77-7.

Full text
Abstract:
Helicobacter pylori es un bacilo, microaerófilo y agente etiológico asociado con la enfermedad ácido-péptica en humanos. Actualmente se le conoce responsable del 85-95 % de las úlceras duodenales, 70- 80 % de las úlceras gástricas y tiene protagonismo relevante en el 60- 70 % de los casos de cáncer gástrico, neoplasias más frecuentes a nivel mundial (1,2). En zonas costeras de Colombia (Barranquilla, Cartagena y Santa Marta), un estudio realizado a partir de biopsias gástricas reportó una frecuencia de infección por H. pylori de 77,9% (3). El riesgo de desarrollo, distribución y la severidad de las patologías relacionadas con infección por H. pylori depende de una variedad de factores: la patogenicidad y virulencia de la bacteria, la susceptibilidad del huésped y el nivel socio-económico, entre otros (4–8). Hoy se emplean diversidad de técnicas para el diagnóstico del H. pylori: cultivos microbiológicos, estudios histopatológicos, test del aliento, test rápido de la ureasa, test serológicos, test de antígeno en heces y más recientemente pruebas moleculares de ADN y ARN. Sin embargo, las técnicas convencionales se caracterizan por su complejidad, escaso valor predictivo y costos elevados (9–11). La PCR es la prueba molecular más extensamente usada por su sensibilidad, especificidad y aplicabilidad para detectar microorganismos de difícil aislamiento, como es el caso de H. pylori (12).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Teste Rápido Antígeno"

1

Santos, RWF, AA Alves, JS Melo, FOA Araujo, and PHO Silva. "VALIDAÇÃO DO TESTE RÁPIDO DE ANTÍGENO NS1 PARA O DIAGNÓSTICO DO VÍRUS DA DENGUE." In Resumos do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2022. http://dx.doi.org/10.5327/1516-3180.140s1.6761.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o desempenho do teste rápido antígeno NS1 na investigação de casos suspeitos de infecções por dengue. Método: Vinte amostras de soro de pacientes com suspeitas de infecção por dengue foram testadas, utilizando o kit ECO Diagnóstico Dengue NS1 (ensaio imunocromatográfico para detecção qualitativa do antígeno NS1 da dengue) e, posteriormente, realizou-se PCR em tempo real, com o kit Zika/Dengue/Chikungunya (ZDC) do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Conclusão: Apesar da limitação do estudo, que foi a quantidade de amostras testadas, é possível observar que o teste rápido de antígeno-dengue NS1 apresenta um bom desempenho na presença de cargas virais altas. Porém, o teste PCR em tempo real ainda permanece sendo o padrão-ouro no diagnóstico mais preciso da infecção por dengue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rubim, Nara, Michel Sucupira, Antonio Ferreira, and Edimilson Silva. "Desenvolvimento de teste rápido para titulação de anticorpos contra antígeno não treponêmico da sífilis." In I Seminário Anual Científico e Tecnológico em Imunobiológicos. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, 2013. http://dx.doi.org/10.35259/isi.sact.2013_26868.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, LF, NCN Barreto, LDP Viana, MCS Angelo, and BR Silvestrini. "CORRELAÇÃO DO AUMENTO DE POSITIVIDADE DOS EXAMES DE DENGUE NO ANO DE 2022 E 2023." In Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/1516-3180.141s2.8416.

Full text
Abstract:
Objetivo: A dengue é uma doença viral sistêmica transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que são de grande importância para a saúde pública mundial. Pode ser diagnosticada laboratorialmente através de anticorpos anti-DENV, antígeno da proteína 1 (NS1) ou detecção de ácido nucleico específico de DENV(1). O objetivo deste estudo foi comparar a positividade e o número total de exames realizados de antígeno NS1(imunocromatografia), dengue teste rápido IgM (imunocromatografia) e dengue anticorpos IgM (Elisa). Método: Foram analisados dados de pacientes que realizaram os testes nos meses de janeiro a maio dos anos de 2022 e 2023, realizando um comparativo entre eles. Conclusão: De janeiro a abril de 2022 a 2023, notou-se que, para o exame antígeno NS1, em 2022 (506 exames) e 2023 (2898 exames), ocorreu um aumento de 2392 exames (472,73%). Para o teste rápido IgM, entre 2022 (192 exames) e 2023 (508 exames), houve um aumentou de 316 exames (164,58%); já para o de dengue anticorpos IgM em 2022 (234 exames) e 2023 (2763 exames), o aumento foi de 2421 exames (707,89 %). Houve um aumento significativo da positividade nos meses de 2023 do antígeno NS1, tendo o ápice no mês de abril (76,03%). O exame de dengue teste rápido IgM não apresentou um crescimento significativo, e o dengue anticorpos IgM apresentou-se com diferença entre 12% e 15% nos meses de janeiro e fevereiro e decréscimo nos dois meses seguintes. A proteína NS1 pode ser encontrada no soro de pacientes a partir de 24 horas até o quinto dia, após o início dos sintomas, por métodos imunológicos, antes do aparecimento dos anticorpos das classes IgM e IgG, além de ser encontrado nas infecções primárias e secundárias. Os exames citados no trabalho reforçam também a importância do diagnóstico rápido e seguro para tratamentos mais eficazes, com melhor direcionamento dos pacientes. Referência: WHO. Special programme for research and training in tropical diseases. Handbook for clinical management of dengue. Geneva: World Health Organization; 2012.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Francielle Lopes dos, ELIZETE MARIA DE SOUZA BUENO, MÔNICA BEATRIZ AGNES MAGNES, EMAMUELLE BIANCHI SOCOOL, and LUCIANA PEREIRA DA SILVA. "VALIDAÇÃO DO TESTE RÁPIDO ANTÍGENO NO SERVIÇO OCUPACIONAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO SUL DO BRASIL." In III Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem on-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/iii-conaenf/9592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campelo, Ronaldo Da Silva. "TESTES DE COVID:TIPOS, COMO SÃO FEITOS, QUANDO FAZER E NÍVEL DE CONFIANÇA." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/20.

Full text
Abstract:
Introdução: Devido as doenças Covid e influenza possuírem sintomas semelhantes gerou uma alta de casos o que fez a demanda de testes crescer, buscando o diagnóstico de qual vírus foi contraído. Isso acarreta muitas vezes testes imprecisos, ocasionando assim dúvidas sobre esses testes. Objetivo: O objetivo da pesquisa é explicar os métodos, seus níveis de confiança e quando fazer cada teste para evitar um falso positivo. Materiais e métodos: Pesquisa desenvolvida durante o mês de fevereiro 2022. Utilizando como base de dados o Scielo. Resultados: RT-PCR para SARS-CoV-2: É um teste molecular, baseado na pesquisa do material genético do vírus no caso do corona vírus o seu RNA em amostras coletadas por swab (cotonete) da nasofaringe, pois é um local onde o vírus se concentra. Após coletar o material genético é feito a técnica de (PCR) que tem o objetivo de replicar o RNA várias vezes, portanto mesmo que os sintomas não estejam fortes, esse método é capas de detectar o vírus. Essa técnica possui confiabilidade acima de 90%. RT-LAMP para SARS-CoV-2: Outro teste molecular, que pesquisa o RNA do vírus, mas este por amplificação isotérmica (amplificação isotérmica mediada por loop) a coleta também é realizada por swab de nasofaringe ou saliva e sua sensibilidade é ligeiramente inferior ao RT-PCR de nasofaringe (76-97%,sendo mais elevada nos dias iniciais dos sintomas) vantagem é a rapidez do resultado, sendo o método mais rápido. Pesquisa do Antígeno de SARS-CoV-2: É um teste imunológico baseado no reconhecimento do antígeno (uma parte do vírus) em amostras coletadas por swab de saliva, muco nasal ou nasofaringe. Sua vantagem é apresentar resultados rapidamente e custo baixo. Sensibilidade inferior ao RT-PCR com sensibilidade74-85%. Se utilizada nos primeiros dias de sintomas a sensibilidade alcança 90% comparada ao RT-PCR. Teste rápido sorológico IgM e IgG: Esse exame detecta as imunoglobulinas M(IgM) e G(IgG),ou seja, detecta a presença de anticorpos, que são produzidos pelo organismo quando ele começa a combater o covid, que é por volta de 10 dias após a exposição ao vírus. Esse exame pode ser feito com uma amostra de sangue, seu nível de confiança é cerca de 95%. Conclusão: Dessa forma conclui-se que os níveis de confiabilidade e a evolução dos testes tem contribuído para diagnósticos. Os testes possuem particularidades e devem ser feitos da seguinte forma, Antígeno: Do 1°ao7°dia do inicio dos sintomas; PCR ou Rt-lamp: Do 1°ao10°dia do inicio dos sintomas; Teste rápido sorológico: Após o 7°dia de sintomas(sensibilidade máxima após 30 dias de exposição).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, LF, LDP Viana, NCN Barreto, et al. "DESEMPENHO DO TESTE RÁPIDO PARA SARSCOV-2 EM COMPARAÇÃO AO PCR REAL TIME." In Resumos do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2022. http://dx.doi.org/10.5327/1516-3180.140s1.6981.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho entre os kits comerciais, Vyttra (Imunocromatografia) e Allplex SARS-CoV/FLUA/FLUB/RSV Assay (RT-PCR), para a detecção de antígeno do SARS-CoV-2. Método: Foram analisadas 22 amostras da rotina de um laboratório de análises clínicas, selecionadas a partir do kit Allplex SARS-CoV/FLUA/FLUB/RSV Assay RT-PCR (método padrão-ouro), sendo 11 reagentes e 11 não reagentes da mesma coleta. O ensaio apresentou sensibilidade de 89%. A concordância observada foi de 0,95 e o índice kappa foi igual a 0,92, indicando ótima concordância entre os métodos. Foi observada apenas uma discordância de resultado, sendo reagente no método padrão-ouro e não reagente no teste rápido. Conclusão: O resultado entre os kits mostra que o desempenho do teste rápido é importante na triagem da infecção pelo Sars-CoV-2 e pode colaborar na prevenção da disseminação da doença. Referências: 1. Patel R, Babady E, Theel ES, et al. Report from the American Society for Microbiology COVID-19 International Summit, 23 March 2020: value of diagnostic testing for Sars-CoV-2/COVID-19. MBio [Internet]. 28 de abril de 2020; 11(2): e00722-20. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. Emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília; 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Envall, NCS, GSP Madeira, and ACW Lopes. "COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE IMUNOENSAIO FLUORESCENTE E IMUNOENZIMÁTICO RÁPIDO DE MEMBRANA PARA PESQUISA DE TOXINA A E B DE CLOSTRIDIOIDES DIFFICILE." In Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/1516-3180.141s2.9410.

Full text
Abstract:
Objetivo: O Clostridioides difficile é um bacilo que produz dois tipos de toxinas: a toxina A, que tem efeito enterotóxico e citotóxico, e a toxina B, com uma forte atividade citotóxica. A pesquisa de toxinas nas fezes por métodos imunológicos tem baixa sensibilidade, mas é utilizada como parte do algoritmo sequencial recomendado para o diagnóstico, após a aplicação de um teste de elevada sensibilidade, como o antígeno glutamato desidrogenase. O objetivo deste estudo é a comparação de dois métodos para a pesquisa de toxina de C. difficile, o método imunoensaio de fluorescência ECO F TOXINA A/B e o imunoenzimático rápido de membrana TECHLAB® C. DIFF QUIK CHEK COMPLETE®. Método: Foram selecionadas 40 amostras, sendo 20 negativas e 20 positivas, da rotina do laboratório, coletadas em frasco seco e analisadas pelo método imunoenzimático rápido. As amostras foram simultaneamente testadas pelo imunoensaio fluorescente. O ensaio imunoenzimático rápido de membrana baseia-se na detecção simultânea, a qual utiliza anticorpos específicos. A análise automatizada foi realizada por imunoensaio fluorescente no equipamento ECO F200, em que um complexo é formado na membrana como resultado da reação antígeno-anticorpo. Para análise dos resultados, foram avaliados concordância geral, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN). Conclusão: A análise dos resultados demonstrou que os dois métodos apresentaram boa correlação (1,00), com sensibilidade, especificidade, VPP e VPN de 100%. A validação de métodos automatizados, como o imunoensaio fluorescente no equipamento ECO F200, é relevante para a rotina de laboratórios clínicos, pois apresenta vantagens importantes, como a redução do tempo de análise e a menor variabilidade de resultado, por não requerer o controle manual do tempo e a leitura visual dos resultados, o que reduz a subjetividade da avaliação. Ambos os métodos se mostram como alternativas adequadas para auxílio rápido no diagnóstico de C. difficile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Shirley Cristina Reis, Luísa Neiva Araújo, Sérgio Rubens Lacerda Morais, Maria Fernanda Soares Batista, and Silvia Fernandes Ribeiro da Silva. "MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE INFECÇÃO POR H. PYLORI: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In I Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2226.

Full text
Abstract:
Introdução: A infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) é mundialmente frequente e relaciona-se a doenças, como dispepsia, úlcera péptica e neoplasias gástricas. É um bastonete espiralado, multiflagelado e gram negativo, que provoca a destruição gradativa das camadas gástricas e duodenais. Objetivo: Revisar os principais métodos que identificam a presença da bactéria H. pylori no TGI. Material e métodos: Este resumo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória feita nas bases de dados PubMed e SciELO utilizando H. pylori, pathogenicity e diagnosis como descritores. Foram incluídos 10 artigos dos últimos 5 anos. Resultados: A histologia e/ou cultura e exame direto da amostra de biópsia gástrica é padrão ouro para o diagnóstico da infecção pelo H. pylori, com sensibilidade e especificidade de até 95% e 98%, respectivamente. Porém, devido a necessidade de endoscopia para obtenção da amostra, são considerados métodos invasivos, mas fundamentais para o diagnóstico e avaliação do(a): a) grau da inflamação; b) presença de úlceras; e c) gravidade da gastrite. Além disso, pode identificar linfoma MALT e câncer. O teste rápido da urease (RUT), que também necessita da endoscopia para a sua realização, a análise da amostra do patógeno em fezes ou teste do antígeno fecal, a detecção de anticorpos anti-H. pylori e os testes baseados em reação em cadeia da polimerase (PCR), que detecta os genes de virulência, também são opções utilizadas. Alguns autores relatam que há uma relação direta dos genes de virulência com as possíveis manifestações clínicas. Conforme consenso internacional, um único teste não invasivo positivo é fundamental para indicação de endoscopia com avaliação histológica. Embora, o teste respiratório de uréia, possa apresentar resultados falso-positivos, é utilizado, bem como o teste de antígeno fecal, para detectar a erradicação da bactéria durante o tratamento. Conclusão: Os principais métodos diagnósticos utilizados para a confirmação da presença da bactéria H. pylori são testes invasivos, com endoscopia associada à biópsia, sendo a amostra obtida analisada por histologia, cultura, RUT e PCR. Os testes não invasivos sinalizam o uso de testes invasivos para confirmar patologias associadas à infecção e avaliam a erradicação da bactéria durante o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kappel, HB, IO Moura, CM Araújo, and LFA Nery. "RESULTADOS DE NS1, ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA, EM HOSPITAIS E AMBULATÓRIOS EM REDE DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E SAÚDE." In Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/1516-3180.141s2.7967.

Full text
Abstract:
Objetivo: A dengue é uma doença viral endêmica cuja complicação hemorrágica traz consequências, por vezes, fatais. A detecção do antígeno NS1 é mais uma opção importante ao diagnóstico. Avaliamos o perfil de pacientes conveniados e particulares, a partir da detecção do antígeno NS1, em unidades hospitalares e ambulatoriais, atendidos por uma empresa de diagnóstico e saúde de abrangência nacional. Método: Foram avaliados resultados qualitativos de DNS1 pela metodologia de imunocromatografia obtidos por meio de banco de dados internos. Resultados foram analisados quanto a gênero, faixa etária, regiões e prevalência entre janeiro de 2019 e abril de 2023. Conclusão: A amostragem foi representada por 214.654 pacientes provenientes de 831 cidades e 24 estados. A idade variou de 0 a 97 anos, com média de 35.7, sendo a maioria do sexo feminino (54,7%). Número maior de solicitações foi observado em 2022 (32,4% das solicitações), seguido por 2019 (23%). O primeiro quadrimestre de 2023 apresentou números absolutos maiores que 2020 e 2021, atribuído, principalmente, a surtos em estados do país, alguns deles decretaram estado de emergência local. A prevalência da infecção (testes reagentes) foi 16,4% nos cinco anos avaliados, sendo maior na região Sul do país (18,5%), seguido pelas regiões Sudeste (17,5%), Norte (15,9%), Centro-Oeste (15,4%) e Nordeste (11,6%). Curiosamente, a região Norte mostrou sazonalidade em todos os seis primeiros meses do ano, diferentemente das demais regiões, que apresentaram 80% dos casos concentrados entre fevereiro e maio dos anos analisados. Resultados demonstram a importância do teste como diagnóstico rápido e de baixo custo em urgências e emergências, contribuindo para a melhoria e o desfecho clínico favorável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Filho, Gabriel Francisco da, Kamila Cardoso dos Santos, Grazielle Rosa da Costa e. Silva, et al. "Prevalência e fatores de risco para infecções sexualmente transmissíveis em populações vulneráveis em tempos de pandemia COVID-19." In XIV Congresso da Sociedade Brasileira de DST - X Congresso Brasileiro de AIDS - V Congresso Latino Americano IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202335s1046.

Full text
Abstract:
Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis (IST) causam grande impacto na saúde pública. Vários progressos foram feitos para redução das IST, contudo a pandemia da COVID-19 interrompeu esse processo, e recursos foram redirecionados para combater essa emergência sanitária. Assim, durante a pandemia, oportunidades de rastreamento das IST devem ser aproveitadas. Objetivo: Estimar a prevalência das hepatites B e C, HIV e sífilis em populações vulneráveis testadas para COVID-19. Métodos: Estudo transversal realizado em 631 pessoas em vulnerabilidade social atendidas pelo projeto TENDA COVID-19 da Universidade Federal de Goiás, de julho de 2020 a abril de 2021. Foram incluídos indivíduos com idade ≥18 anos. Todos foram entrevistados face a face, individualmente, utilizando-se instrumento de coleta de dados contendo variáveis sociodemográficas e comportamentos de risco para as IST. Amostras de sangue foram coletadas para detecção de anticorpos anti-T. Pallidum, anti-HIV, anti-HCV e HBsAg (antígeno de superfície do vírus da hepatite B), utilizando-se ensaio imunocromatográfico (teste rápido). Prevalências foram estimadas com intervalo de confiança de 95%. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (CEP-UFG), Parecer nº 4.249.851. Resultados: Do total, 80 (12,7%) eram pessoas LGBT+, 286 (45,3%) catadores de material reciclável (CLR), 144 (22,7%) imigrantes/refugiados (IR) e 122 (19,3%) em situação de rua (SR). A prevalência de anti-HCV variou de 0% em pessoas LGBT+ a 6,6% em pessoas em SR. Por outro lado, enquanto nenhuma pessoa em SR foi positiva para o HBsAg, 8,4% dos IR foram positivos, indicando hepatite B. A positividade para teste rápido da sífilis variou de 8,4% em IR a 36,3% em pessoas LGBT+. Verificou-se que 6,3% das pessoas estavam vivendo com HIV, variando de 0,7% em CLR a 20% em pessoas LGBT+. Conclusão: Durante a pandemia, a testagem para COVID-19 poderia ter sido uma boa oportunidade para o rastreamento das IST. A variabilidade das frequências dessas infecções deve ser considerada nas ações de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography