Academic literature on the topic 'TMCI (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'TMCI (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "TMCI (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação)"

1

Maia Amaral, Daniel, and Regina Maria Macedo Costa Dantas. "Metodologias transdisciplinares em história das ciências." Revista Scientiarum Historia 1 (November 7, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.125.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz parte de um trabalho em desenvolvimento contínuo referente à constituição de uma rede de agenciamentos informacionais, extraída de documentos históricos, notadamente periódicos científicos especializados. É o recorte da dissertação de mestrado apresentada anteriormente pelo autor, tratando de modelagem e análise computacional-imagética de dados, tendo como base a Teoria dos Grafos e a Teoria de Redes, tema de crescente interesse na Ciência da Informação e abordagem recente no campo da Metodologia da História. Visa fortalecer a área de História das Ciências e as conexões transdisciplinares como parte de uma renovação das políticas científicas em procedimentos de inovação como elementos indispensáveis das políticas de Estado para as Ciências e as Tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manhique, Ilídio Lobato Ernesto. "Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 7, no. 1 (December 31, 2014): 17–31. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v7.n1.2014.1842.

Full text
Abstract:
Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sá, Rosilene Moreira Coelho de, and Cláudio Paixão Anastácio de Paula. "Gestão do conhecimento e orientação acadêmica: inter-relações." Informação & Informação 23, no. 2 (September 6, 2018): 452. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p452.

Full text
Abstract:
Introdução: A produção técnico-científica só se torna possível através da interveniência, ainda que não consciente ou não nomeada, de vários aspectos da gestão do conhecimento (GC). Este artigo de revisão foi elaborado a partir da pesquisa de mestrado que estudou a gestão do conhecimento e o processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu. Objetivo: Apresentar a gestão do conhecimento entendida como a gestão da partilha de conhecimentos, e evidenciar que a gestão do conhecimento não é uma prática restrita às organizações. Metodologia: Apresenta os elementos essenciais de uma revisão de literatura do tipo narrativa desenvolvida com base no trabalho de fundamentação teórica da pesquisa que culminou com a elaboração da dissertação “Compartilhamento do conhecimento e o processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu” (SÁ, 2015). Foram identificados artigos sobre a gestão do conhecimento no âmbito científico e acadêmico, bem como artigos sobre orientação acadêmica para, então, analisar a inter-relação destes dois temas. Os artigos foram coletados e analisados entre agosto de 2014 e julho de 2017. O presente estudo utilizou como fontes o Portal de Periódicos da Capes, a Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), o Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RABCI), o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR). Resultados: Destaca o quão pouco a gestão do conhecimento é discutida para o uso no meio acadêmico e científico. Conclusões: Observa que a gestão do conhecimento está presente na orientação acadêmica no momento em que cientistas e pesquisadores compartilham e usam informações para a criação de novos conhecimentos. Ou seja, o exercício da construção intelectual científica e, consequentemente, das orientações acadêmicas é indissociável da gestão conhecimento. Destaca que a gestão do conhecimento aplicada à orientação destina-se a promover a disseminação das melhores práticas da orientação acadêmica e propiciar o desenvolvimento de habilidades dos orientadores em ajudar seus orientandos a criar novos conhecimentos a partir do compartilhamento e uso do aprendizado nas orientações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moser, Anderson de Souza, and Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira. "Peças educomunicativas socioambientais: experiência de um processo de formação continuada em educação ambiental." ACTIO: Docência em Ciências 5, no. 2 (July 30, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.11624.

Full text
Abstract:
Este artigo explora a experiência da criação de peças educomunicativas para abordagem de temáticas socioambientais no contexto escolar. O presente trabalho aponta resultados parciais de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou gravações em áudio e entrevistas como instrumento de coleta de dados durante um processo de formação continuada em Educação Ambiental (EA) e Educomunicação. A análise dos resultados foi baseada nos princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram evidenciadas diferentes potencialidades do processo de criação das peças, como a ampliação de concepções de ambiente, análise crítica de notícias, aproximação escola-comunidade, entre outras, condizentes com os princípios críticos da EA. Notamos que a educomunicação socioambiental oportunizou que as contribuições da pesquisa se estendessem aos elementos do ensino, ao favorecer o letramento científico, a aprendizagem significativa e o trabalho com as tecnologias da informação e comunicação. Foram apontadas algumas dificuldades para a criação das peças, como aprofundamento teórico e contextualização, desinteresse de alguns alunos, ensino tradicional e escassez de materiais na escola, as quais são pertinentes e evidenciam fragilidades nas estratégias, porém são superadas pelas potencialidades levantadas e podem ser mitigadas ao longo do desenvolvimento profissional de cada professora. A análise da criação das peças educomunicativas nos permite inferir que a educomunicação socioambiental serviu como uma ferramenta capaz de contribuir com a inserção da EA Crítica no espaço escolar, bem como com a superação do ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Favato, Vânia Aparecida Marques, and Pedro Henrique Godinho. "Aspectos da cienciometria aplicados a um estudo de caso: área de Letras." Transinformação 17, no. 3 (December 2005): 285–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000300006.

Full text
Abstract:
O presente artigo originou-se do conteúdo desenvolvido na dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual procedeu-se a uma análise das citações de referências bibliográficas/bibliografia consultadas, das teses e dissertações nas subáreas de Lingüística e Teoria Literária e Literatura Comparada, produzidas no período de 1999 a 2002, nas faculdades de Letras das seguintes universidades estaduais paulistas: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Assis e Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem. Verificou-se a incidência das citações de documentos em suporte eletrônico, a partir do método cienciométrico. Foram detectados aspectos referentes às características dos documentos citados, tais como livros, artigos de periódicos, eventos científicos, teses e dissertações. Compararam-se quantitativamente as citações de documentos em suporte eletrônico e as citações de documentos impressos, a partir de uma amostra estratificada de 229 teses e dissertações, de um total de 534 trabalhos defendidos nas referidas universidades. Através de entrevistas semi-estruturadas, foram obtidos indicadores de qualidade para as políticas de divulgação de documentos impressos e eletrônicos para as Ciências Humanas, especificamente para a área de Letras. O período examinado na pesquisa foi definido a partir do ano da implantação do Programa de Biblioteca Eletrônica, pela Fundação para Amparo da Pesquisa do Estado de São Paulo, que possibilitou o acesso a periódicos eletrônicos para as universidades públicas paulistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Muniz, Jéssica Targino, Giselle Costa De Sousa, and Gabriela Lucheze De Oliveira. "RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX)." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 7, no. 20 (July 12, 2020): 277–88. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2821.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata da apresentação de um exemplar da álgebra geométrica desenvolvida na civilização islâmica medieval, com foco na resolução geométrica de equações quadráticas por Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. Inicialmente é feita a contextualização da época em relação à ciência, especificamente a matemática desenvolvida do período, para então abordamos um caso particular do método proposto por Turk para solução desse tipo de equação, ou seja, o tipo , sendo que o estudioso a desenvolve geometricamente, a partir da enunciação retórica dos passos para construção de uma figura geométrica que representa a equação anteriormente mencionada. Essa equação, no entanto, possui D < 0, e os estudiosos islâmicos daquela época não lidavam com números negativos. Mostraremos como Turk lidou com essa situação usando recursos geométricos. O nome de Abd Al-Hamid Ibn Turk foi encontrado inicialmente no livro de Boyer (1974), relacionado ao nome de Al-Khwarizmi e ao estudo de equações quadráticas. Posteriormente foi buscado um aprofundamento sobre a vida e os trabalhos desenvolvidos por esse árabe em trabalhos acadêmicos da área, tendo em vista que os outros livros pesquisados não tratam sobre ele. Desta varredura obtivemos que o principal trabalho acerca de Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência. Destaca-se que os resultados que serão apresentados neste artigo fazem parte de uma pesquisa para uma dissertação de mestrado profissional que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse projeto visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de Álgebra Geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

GRANETTO-MOREIRA, Julia Cristina. "OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA ENQUANTO GÊNERO DO DISCURSO." Trama 15, no. 35 (June 24, 2019): 79–86. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i35.21438.

Full text
Abstract:
A Tecnologia de Comunicação Digital vem se inserindo de forma crescente no cotidiano escolar, com isso, surge a necessidade de discutir sobre os materiais didáticos digitais que estão sendo elaborados, selecionados e apresentados aos estudantes, chamados neste trabalho de Objetos Digitais de Aprendência. Frente a isso, o intuito principal deste artigo é refletir sobre os Objetos Digitais de Aprendência procurando considerá-los como gênero do discurso. Apresentando o conceito, a função, os aspectos e características importantes no momento de elaborar ou selecionar um Objeto digital. As bases teóricas deste estudo fundamentam-se à luz da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin e outros autores que discutem sobre os Objetos Digitais de Aprendência e do momento da Cibercultura que estamos vivenciando. Referências:BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Maria Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.COMARELLA, Rafaela Lunardi. Gênesis - gestão de objetos digitais de ensino-aprendizagem: construindo um modelo. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, 2015.CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional, 2005.CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender: Construindo uma Taxionomia para Mediação Pedagógica em Tecnologia de Comunicação Digital. Tese (Doutorado em Mídia e Conhecimento). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2001.DAL MOLIN, Beatriz Helena. Do Tear à Tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência. Florianópolis, 2003, 237 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis – SC, 2003.______. Mapa referencial para construção de material didático para o Programa e-Tec Brasil [et al.] – Florianópolis: UFSC, 2008.GRANETTO, Julia Cristina. XANADU: Hipertextualidade, Objetos Digitais De Ensino-Aprendizagem em Língua Espanhola, Formação Continuada dos Professores – Interfaces, 2014, 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras, UNIOESTE, Cascavel – PR, 2014.LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia no ciberespaço. 3ª.Edição. São Paulo: Editora Loyola, 1999.______. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora. 34, 2004.MOTTER, Rose Maria Belim. MY WAY: um método para o ensino-aprendizagem para língua inglesa. 2013. 281f. Tese. (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis - SC, 2013.NEVEN, F; DUVAL, E. Reusable learning objects: a survey of LOM-based Repositories. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON MULTIMEDIA, Juan-les-Pins. Proceedings: ACM, 2002.RODRIGUES, Rosângela Hammes. PEREIRA, Rodrigo Acosta. Perspectivas atuais sobre gêneros do discurso no campo da lingüística. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. Ano 05 n.11 - 2º Semestre de 2009.RONCARELLI, Dóris. ÁGORA: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Florianópolis, 2012, 288 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis – SC, 2012.SILVA, Lúcia. Edna; CAFÉ, Lígia; CATAPAN, Araci. Hack. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. In: Ciência da informação. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.v. 1, n. 1 (1972) – Brasília, 1972. Ci, Inf. Brasília, DF, v. 39 n. 3, p. 93-104, set./dez. 2010.XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In: Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça. (Org.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 133-148. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdfWILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/. Recebido em 27-12-2018.Aceito em 26-03-2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

PEREIRA, Crígina Cibelle, Joelma Uchoa PINHEIRO, and Jaqueline De Jesus BEZERRA. "A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA NO DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO ATRAVÉS DOS CICLOS DE LEITURA MAISPAIC." Trama 16, no. 37 (February 27, 2020): 100–111. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i37.23696.

Full text
Abstract:
Este artigo discute sobre o espaço da literatura no ensino fundamental por meio da Experiência da Aprendizagem Mediada nos Ciclos de Leitura do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC), no eixo de Literatura e Formação do leitor. Objetivamos apresentar uma discussão acerca da atuação do professor como mediador da aprendizagem, no desafio de despertar nos alunos o gosto pela leitura de deleite e o desenvolvimento da autonomia estudantil. Analisamos os Ciclos de Leitura MAISPAIC sob três perspectivas teóricas que fundamentam a proposta do Programa. Para a mediação da aprendizagem, tomamos as concepções de Vygotsky (1991),sobre o sociointeracionismo pela linguagem com vistas ao desenvolvimento cognitivo e de Feuerstein (1991), bem como demais estudiosos, por discorrerem sobre a Experiência da Aprendizagem Mediada como impulsionadora da modificabilidade cognitiva estrutural; na perspectiva dialógica da interação entre leitor, texto e autor, trazemos o olhar de Bakhtin (1997, 2016), integrando-o às ideias de Solé (1998) e Cosson (2014), que apontam a leitura compartilhada como um momento interacional da linguagem em função do letramento literário dos alunos; para compreender a visão de educação impressa nessa proposta, buscamos a partir de Freire(1987), analisar as relações de proximidade entre as experiências do círculo de cultura e a vivência dos Ciclos de Leitura no cotidiano escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, englobando o estudo bibliográfico sobre a teoria da aprendizagem mediada, a análise documental do material orientador do MAISPAIC e as experiências vivenciadas nas formações de professores ofertadas pelo programa. Os resultados apontam os Ciclos de Leitura como uma experiência de mediação da aprendizagem que tem impulsionado os docentes a abordarem novas estratégias para o trabalho de compreensão textual e influenciado os alunos no aprendizado do deleite literário para desenvolvimento da metacognição e formação de leitores protagonistas.REFERÊNCIAS BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.________ Os gêneros do discurso. Organização, tradução e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.CEARÁ, Secretaria de Educação Básica. Cartilha Alforge de histórias. Encontros literários que sopram bons ventos na escola. Uma atividade destinada às turmas de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Fortaleza: SEDUC-CE, 2016.CEARÁ, Secretaria de Educação Básica. Eu conto contigo! Dinamização do acervo PAIC Prosa e Poesia. .Eixo de Literatura e Formação do Leitor. Fortaleza: SEDUC-CE, 2016. CEARÁ, Secretaria de Educação Básica. Guia de Orientações para o acompanhamento das CREDES aos municípios e escolas. Fortaleza: SEDUC-CE, 2017.CEARÁ, Secretaria de Educação Básica. Orientações para o acompanhamento das CREDES aos municípios e escolas. Fortaleza: SEDUC-CE, 2018.COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.FEUERSTEIN, Reuven. Mediated learning experience: teoretical, psychosocial and learning implications. Tradução para fins didáticos. Londres: Freund Publishin House LTD,1991.FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, p. 906-911, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987._______ Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.GARCIA, Sandra Regina Rezende. Um estudo do termo mediação na teoria da Modificabilidade Cognitiva EstruturaL de Feuerstein à luz da abordagem sócio-histórica de Vygotsky. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade São Marcos, São Paulo, 2004.NEVES, Dulce Amélia de Brito. Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 12, n.3 Belo Horizonte Set./Dec. 2007SILVA, Regina Claudia de Oliveira da; REIS, Francisca das Chagas Soares; NASCIMENTO, Vilmar Andrade do. O contador-mediador de Histórias. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.VYGOTSKY. Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Ed. Fontes, 1991.ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo. 8. ed. Global editora. 1994.Recebido em 29-11-2019 | Aceito em 15-02-2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SARMENTO, Cristiana Abrantes, and José Cezinaldo Rocha BESSA. "UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO DO DISCURSO NOTÍCIA EM PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PORTAL DO PROFESSOR." Trama 16, no. 37 (February 27, 2020): 34–46. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i37.23683.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho com gênero do discurso em plano de aula de língua portuguesa do Portal do Professor. O foco recai sobre o exame dos aspectos temáticos, estilísticos e composicionais do gênero do discurso notícia explorado em um plano recortado como corpus do estudo. Interessa responder a seguinte questão: propõe-se efetivamente um trabalho com gênero do discurso e que considere suas especificidades? Como ancoragem teórica, o trabalho assume, principalmente, estudos do denominado Círculo de Bakhtin (BAKHTIN; 2016; MEDVIÉDEV, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) sobre a abordagem dialógica e ideológica da linguagem, com ênfase nas discussões sobre gêneros do discurso, e trabalhos de estudiosos que discutem questões ligadas ao ensino de língua materna, dentre os quais Barbosa (2000), Rodrigues (2001), Maieski (2005) e Acosta (2008. As análises realizadas apontam que não há, no plano de aula analisado, uma adequada exploração do conteúdo temático, do estilo e da estrutura composicional enquanto partes constituintes do gênero explorado, uma vez que a proposta de abordagem desses aspectos tanto fica restrita a uma exploração superficial e de maneira genérica do enunciado, quanto se dá a partir de partes fragmentadas deste, desconsiderando, portanto, a concretude do enunciado notícia e suas especificidades.REFERÊNCIASACOSTA, P, R. O gênero jornalístico notícia: dialogismo e valoração. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-graduação em Linguística. Florianópolis: UFSC, 2008. ALVES, W. M.; BESSA, J. C. R. Orientações para escrita da redação do Enem em vídeos do Youtube. Hipertextus Revista Digital, v. 19, p. 1-23, 2018.AZZARI, E. F. EFL collaborative writing: text production and online resources. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 1, p. 52-65, jan./abr. 2019.BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.BARBOSA. J. P. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO. R. (Org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2000, p. 149-175.BARBOSA. M. S; NUNES. R. H. Os PCNs: uma experiência de formação de professores do Ensino Fundamental. In: ROJO. R. (Org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000, p. 93-126.BELEN, B. de C. O blog como ferramenta pedagógica no ensino de produção escrita em língua inglesa no PARFOR. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 03, n. 01, p. 87-106, jan./jun. 2014.BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta] teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.BENASSI, M. V. B. O gênero notícia: uma proposta de análise e intervenção. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1791-1799. Disponível em:ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguísticos/069.pdf. Acesso em: 06 jun. 2018.BESSA, J. C. R.; BERNARDINO, R. A. S. Equívocos em torno da escrita: o caso das dicas de produção de textos em vídeos do YouTube. Domínios de Lingu@Gem, v. 11, p. 174, 2016.BRASIL. SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.CASSETTARI, M. I. Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 02, p. 132 – 151, jul./dez. 2012.DEMO, P. O educador e a prática da pesquisa. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto, 2009.DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). Tradução de Roxane Rojo. Enjeux, p. 31 -49, 1996. ENGEL, T. G; SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.FARACO, C. A. Linguagem diálogo: as ideias Linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Parábola Editorial, 2009.GERALDI, J. W. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES. R. H.; ACOSTA. R. P. (Org). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisa em linguística aplicada. São Carlos: Pedro João Editores, 2016, p. 179-189.KERSCH, D. F.; MARQUES, R. G. Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 02, p. 343-362, jul./dez. 2017.LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Portalegre: Artes Médicas, Sul Ltda,; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.MAIESKI, M. N. O gênero do discurso artigo como objeto de ensino-aprendizagem: uma proposta de integração da prática de produção textual à leitura e à análise linguística. 2005. 209f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Santa Catarina, 2005.MEDVIÉDEV. P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradição de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: contexto, 2016.MENDONÇA, M. C. A produção textual na esfera escolar: considerações sobre a “escrita como trabalho”. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 1, p. 3-15, jan./abr. 2019.MORAN, J. M. Como utilizar a internet na Educação. Ciência da Informação, BRASÍLIA, v. 26, n. 2, p. 146-153, 1997.RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Linguagem Ensino, Pelotas, v.19, n.2, p. 91-111, jul./dez. 2016.RODRIGUES, R. H. A constituição e funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e Dialogismo. 2001. 347f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p.184-207.SILVA, S. L. Algumas considerações sobre memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo na formação inicial do professor de língua portuguesa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 03, n. 02, p. 05–22, jul./dez. 2014.SARMENTO, C. A. O tratamento dado aos gêneros discursivos em análise linguística: um estudo de planos de aula do Portal do Professor. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2018.SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.SUASSUNA, L.; BERNARDINO, R. A. S. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 490-496, jan./jun. 2017.VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017.Recebido em 03-12-2019 | Aceito em 20-02-2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Izoldi Klein, Dilva Bertoldi Benvenutti, and Jacir Favretto. "Ambiente de aprendizagem: conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (Learning environment: technological pedagogical content knowledge)." Revista Eletrônica de Educação 14 (March 3, 2020): 3765070. http://dx.doi.org/10.14244/198271993765.

Full text
Abstract:
The reflections are part of the Master's Dissertation entitled Integration of digital media in basic education for the study of sustainability, Professional Master in Business Administration from Unoesc, Chapecó (Brazil). The research aims to understand the TPACK structure and its relationship to the process of teaching and learning in the context of the classroom. The research addresses the integration of digital media in the teaching-learning process, allowing the student to learn in a healthy, pleasurable, meaningful and innovative way. The structure is based on Koehler and Mishra (2009), who touted the need for teachers to understand pedagogically the inclusion of technologies in the context of the classroom. The study was developed through qualitative research, using semi-structured interviews with teachers of the Education Network of a municipality located in the Santa Catarina’s State, characterized as a case study. As for its nature, the research is classified as applied and based on its objectives, the study can be considered descriptive. The dice were analyzed by content technique analysis. Among the main results, it is identified that teachers use digital media available in schools, but present traditional postures where the student becomes a passive being. In schools where digital media integration occurs, work depends on the computer teacher. Some teachers yearn for the integration of technological resources in teaching practice, however, they need training.ResumoAs reflexões fazem parte da Dissertação de Mestrado intitulada Integração das novas tecnologias na Educação Básica para o estudo da sustentabilidade, Mestrado profissional em Administração da Unoesc, Campus Chapecó. A pesquisa objetiva entender a estrutura TPACK e sua relação com o processo de ensinar e aprender no contexto da sala de aula. A pesquisa aborda a integração das mídias digitais no processo ensino aprendizagem, permitindo o aluno aprender de maneira saudável, prazerosa, significativa e inovadora. A estrutura se fundamenta em Koehler e Mishra (2009), que apregoa a necessidade dos docentes compreenderem pedagogicamente a inclusão das tecnologias no contexto da sala de aula. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada com professores da Rede de Ensino de um Município localizado no Estado de Santa Catarina, caracterizando-se como estudo de caso. Quanto à sua natureza, a pesquisa se classifica como aplicada e com base nos seus objetivos, o estudo pode ser considerado descritivo. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, identifica-se que os docentes utilizam as mídias digitais disponíveis nas escolas, porém apresentam posturas tradicionais onde o aluno se torna um ser passivo. Nas escolas onde ocorre integração das mídias digitais, o trabalho depende do professor de informática. Alguns docentes anseiam pela integração de recursos tecnológicos na prática docente, contudo, necessitam de formação.SommarioLe riflessione che seguono sono parte della Dissertazione del Master intitolata integrazione dei media digitale nell’istruzione di base e studio della sostenibilità, Master professionale in Amministrazione dell’ Unoesc, Chapecó (Brasile). La ricerca ha l’obiettivo di comprendere la struttura TPACK e la sua relazione con il processo di insegnamento e apprendimento nel contesto della classe. La ricerca tratta dell’introduzione dei media digitale nel processo d’istruzione, dando la possibilità all’alunno di imparare di forma salutare e piacevole, significativa e innovativa. La struttura si basa negli studi di Koehler e Mishra (2009), che evidenziano la necessità di comprendere dal punto di vista della didattica il ricorso alle nuove tecnologie nel contesto della classe da parte dei docenti. Lo studio è stato realizzato per mezzo di ricerca qualitativa, utilizzando intreviste semi-strutturate con professori della rete d’istruzione di un Municipio localizzato nello Stato di Santa Catarina, si caratterizza come studio di caso. Per quanto riguarda la sua natura, la ricerca si classifica come applicata e con base nei suoi obiettivi, lo studio può essere considerato descritivo. I dati sono stati analizzati con la tecnica di analise de contenuto. Tra i principali risultati, si ha identificato che i docenti fanno ricorso ai media digitali disponibili nelle scuole, però ricorrono ad approcci tradizionali ai quali l’alunno diventa un essere passivo. Nelle scuole dove occorre l’introduzione dei media digitali, il lavoro dipende dal professore di informatica. Alcuni docenti attendono per l’inserimento di strumenti tecnologici nella pratica dell’insegnamento, tuttavia, hanno necessità di formazione.Palavras-chave: Mídias digitais, Aprender, Ensinar, Conhecer.Keywords: Digital media, Learn, Teach, To know.Parole chiavi: Media digitali, Apprendere, Insegnare, Conoscere.ReferencesASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 jan. 2017.BENVENUTTI, Dilva B. Avaliação nos processos de aprendizagem. Curitiba: Prismas, 2017.CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Martin Claret, 2007. Título original em inglês: Alice’s Adventures in Wonderland (1866).CLOSS, Lisiane Quadrado; ANTONELLO, Claudia Simone. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 3, p. 221-252, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/31872/teoria-da-aprendizagem-transformadora--contribuicoes-para-uma-educacao-gerencial-voltada-para-a-sustentabilidade. Acesso em: 13 fev. 2018.DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.KENSKI, Vani Moreira Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v.9, n.1, p. 60-70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/volume-9/issue-1-09/general/what-is-technological-pedagogicalcontent-knowledge. Acesso em: 01 jan. 2017.KONDRAT, Hebert; MACIEL, Maria de Lourdes. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 825-846, 2013.MAZON, Michelle Juliana Savio. TPACK (Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Tecnológico): Relação com as diferentes gerações de professores de Matemática. Universidade Estadual Paulista, 2012. 124f. Dissertação (Mestrado Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP, 2012. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=511#. Acesso em: 12 fev. 2018.MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.NOGUEIRA, Fernanda; PESSOA, Teresa; GALLEGO, Maria-Jesus. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação contínua de professores: uma revisão em torno do TPACK em Portugal, Brasil e Espanha. # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1950. Acesso em: 12 fev. 2018.PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Horizon NCB University Press, v. 9, n. 5, Out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2018.ROMAN, Darlan José; FERREIRA, Maristela. Mapeamento da Produção Científica sobre Educação para a Sustentabilidade no período de 2005 a 2015. In: XL ENCONTRO DA ANPAD. 2016, Costa do Sauipe – BA.SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22 a ed. São Paulo: Cortez, 2002.VALENTE, J. A. Uso da internet em sala de aula. Educ. rev., Curitiba, n. 19, p. 131-146, jun. 2002 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602002000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 jan. 2017.VALENTE, José Armando. As tecnologias e a verdadeira inovação. Pátio – Ensino Fundamental. Porto Alegre, Artmed, v.14, n. 56, p. 6-9, Jan. 2011.WESTON, Mark. E.; BAIN, Alan. The Endof Techno-Critique: The Naked Truthabout 1:1 Laptop Initiatives and Educational Change. Journal of Technology, Learning, and Assessment. v. 9, n. 6, 2010.Disponível em: http://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/jtla/issue/view/15. Acesso em: 29 dez. 2016.e3765070
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "TMCI (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação)"

1

Azevedo, Vânia Cristina Bouça. "Literacia da informação: Da biblioteca escolar à biblioteca académica: Um estudo de caso." Master's thesis, Universidade Portucalense, 2015. http://hdl.handle.net/11328/1295.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação.
As transformações ocorridas no universo da informação nas últimas décadas e a consequente mudança na forma como as sociedades em geral e os indivíduos em particular passaram a relacionar-se com ela enquanto consumidores, mas também produtores, motivaram a realização deste estudo. A reconhecida importância da LI para o desenvolvimento da cidadania plena e o papel de destaque que as bibliotecas escolares (BE) alcançaram nos últimos anos na estrutura educativa portuguesa, enquadram o conjunto de motivações que orientam a investigação. Assim, o presente trabalho tem como: Objectivo – saber se existe relação entre as competências em LI reveladas por estudantes do 1º ano de licenciatura e mestrado integrado de uma escola superior privada, oriundos de escolas secundárias com bibliotecas inseridas na RBE, e o trabalho desenvolvido por essas mesmas bibliotecas na promoção da LI. Particularmente, o estudo procura abordar as seguintes questões: • Quais são as competências em LI de alunos universitários do 1º ano que frequentaram escolas secundárias públicas com bibliotecas integradas na RBE? • As bibliotecas de escolas secundárias públicas integradas na RBE contribuem para o desenvolvimento da LI em futuros estudantes universitários? • Quais as acções ou programas implementados por bibliotecas de escolas secundárias públicas da RBE para o desenvolvimento de competências de informação nos seus estudantes? • Existem factores condicionantes da eficácia das acções ou programas de desenvolvimento da LI, levados a cabo por bibliotecas de escolas secundárias públicas inseridas na RBE? • As bibliotecas de escolas secundárias públicas pertencentes à RBE avaliam o impacto das acções ou programas de desenvolvimento da LI que implementam nos seus estudantes? Instrumentos – inquérito por questionário respondido em linha; teste de literacia da informação; entrevista Universo e amostra – o universo coincide com a amostra, pois a amostra é o total de estudantes ingressados no 1.º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado de uma escola superior privada – 10 estudantes -, oriundos de escolas secundárias públicas, com BE integradas na RBE - 7 BE, pertencentes aos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.Método – não obstante o uso de um instrumento quantitativo - o inquérito por questionário -, esta investigação seguiu o método qualitativo. Enviou-se via e-mail um inquérito por questionário aos 7 professores bibliotecários (PB) responsáveis pelas BE em estudo e um outro inquérito aos 10 alunos da amostra. O inquérito enviado aos PB pretendia conhecer o trabalho das BE no desenvolvimento da LI e a percepção dos mesmos sobre esse trabalho; o inquérito aos alunos procurava saber o tipo de utilização que estes fizeram da BE durante o Secundário e a forma como lidaram com a informação durante aquele período. Mais tarde, foi solicitada aos alunos a realização do teste de LI; e, por último, foi realizada uma entrevista a um dos coordenadores interconcelhios das BE, a fim de se esclarecerem algumas dúvidas deixadas pelas respostas aos inquéritos. Principais resultados – os alunos da amostra revelaram baixos níveis de competências em LI. No entanto, estes alunos consideram-se eficientes no uso de informação; e os PB também não têm uma verdadeira noção das dificuldades dos alunos, porque não avaliam os seus níveis, nem antes, nem depois de realizarem acções de desenvolvimento de LI. Para além disso, estas acções ainda não se realizam de uma forma sistemática nas BE e, as poucas que se realizam, incidem sobre os domínios mais básicos de competências para o uso da informação. A inexistência de um programa de LI para o Ensino Secundário condiciona o desenvolvimento de competências de informação nos alunos, porque, ao não terem orientações precisas para trabalhar, as BE distanciam-se dos alunos do Secundário dirigindo-lhes poucas acções e deixando que haja uma interrupção no desenvolvimento de competências que os alunos foram adquirindo durante o Ensino Básico. Conclusão - os resultados deste estudo mostram que os alunos saídos do Ensino Secundário e recém-ingressados no Ensino Superior detêm baixos níveis de LI. As BE ainda não realizam acções sistemáticas para o desenvolvimento de competências de informação nos alunos do Ensino Secundário, o que provoca uma falha no desenvolvimento das competências que vinham sendo adquiridas. Significativo é também o facto de as BE não avaliarem o impacto das acções que desenvolvem junto dos alunos, pois isto leva a que não haja um ajustamento das acções às reais necessidades dos alunos. Com um trabalho pouco sistemático e quase vazio de colaboração com os professores curriculares, as BE acabam por contribuir de forma deficitária para o desenvolvimento de competências de informação nos alunos do Ensino Secundário, justificando-se, assim, os baixos níveis de competências evidenciados.
The changes occurred in the world of information the past decades and the resulting change in the way societies in general and individuals in particular began to relate to it as consumers, but also producers, motivated this study. The perceived importance of IL for the development of full citizenship and the important role that school libraries (SL) achieved in recent years in the Portuguese educational structure, provide the framework of motivations that guide the investigation. Thus, this work has as: Aim - to know whether there is a relationship between skills in IL revealed by students of the 1st year of bachelor’s degree and integrated master at a private higher education institution, coming from secondary schools with libraries integrated in the School Libraries Network, and the work done by these libraries in promoting IL. In particular, the study seeks to address the following questions: • What skills in IL have university students of the 1st year who attended public secondary schools with integrated libraries in the School Libraries Network? • Public secondary school libraries integrated into the School Libraries Network contribute to the development of IL in future college students? • What are the actions or programs implemented by public high school libraries of the School Libraries Network for the development of information skills in their students? • Are there any conditioning factors of the effectiveness of actions or IL development programs undertaken by libraries of public secondary schools part of the School Libraries Network? • Do the public high school libraries part of the School Libraries Network evaluate the implemented IL development actions or programs impact on the students? Instruments - survey questionnaire answered on-line; information literacy test; interview Universe and sample - the universe matches the sample, because the sample is the total enrolled 1st year of bachelor’s degree and integrated master in a private higher education institution - 10 students - from public secondary schools with school libraries integrated into the School Libraries Network - 7 school libraries, belonging to the districts of Viana do Castelo, Braga and Porto. Method - despite the use of a quantitative tool - the survey -, this research followed the qualitative method. An email questionnaire was sent to the 7 librarian teachers (LT) responsible for the studied school libraries and another one was sent to the 10 sample students. The survey sent to the LT intended to find the SL work on the development The survey sent to LT wanted to learn about the work of the SL in the development of IL and their perception about this work; the questionnaire sent to students tried to find out how they used SLs during High School and the way they handled information during that period. It was later asked students the completion of the IL test; and, finally, an interview with one of the coordinators of inter municipal SL was held in order to clarify some doubts left by survey responses. Main results - students from the sample revealed low levels of skills in LI. However, these students considered themselves efficient at using information; and LT did not have a real sense of the difficulties of the students, because they do not assess their levels, either before or after performing LI development actions. The lack of an IL program for secondary education affects the development of information skills in students, because, by not having precise work guidelines, the SL distance themselves from Secondary students providing them few actions and allowing for an interruption in the development of skills that students have acquired during Basic Education. Conclusion - the results of this study show that students coming out of secondary school and newly entered in Higher Education hold low levels of IL. SL still do not perform systematic actions for the development of information skills in students of Secondary Education, which causes a failure in the development of skills that had been acquired. It is also significant the fact that SL do not assess the impact of the actions developed among students, as this means that there isn’t an adjustment of the actions to the real needs of students. Having little systematic work and almost void of collaboration with the curricular teachers, the SL end up with little contribution for the development of information skills on Secondary School students, thus justifying the low level of skills evidenced.
Orientação: Prof. Doutora Manuela Barreto Nunes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography